Pesquisadores da Caltech e do Lawrence Berkeley National Laboratory criaram um novo tipo de vidro que é mais forte que o aço. O material é uma combinação de vidro comum ou “vidro marginal”, do metal paládio (palladium), já usado em algumas ligas de uso odontológico, e pequenas frações de fósforo, silício, germânio e prata, associação que o torna resistente a grandes forças de pressão e tensão.
Seu desempenho é tão bom que potencialmente pode ser usado em grandes projetos estruturais de carros, aviões e até pontes. Mas como o paládio tem um custo muito alto, os pesquisadores apostam que o novo vidro será melhor aproveitado em produtos menores… como os implantes dentários! Atualmente os implantes são produzidos em titânio e vários tipos de ligas metálicas. O novo material promete melhor desempenho e maior biocompatibilidade.
Em resumo, provavelmente não veremos carros, aviões e pontes fabricadas com o super vidro tão cedo. Mas os novos implantes devem aparecer nos consultórios odontológicos já em 2016. É o que prometem os cientistas.
Em tempo: o metal que constitui o esqueleto do Wolverine, personagem mutante da Marvel Comics, é o adamantium. É um metal fictício praticamente indestrutível e de origem alienígena que teria chegado ao nosso planeta em um meteoro da paixão. Por causa desse metal, Wolverine tem a habilidade de regenerar seus órgãos e tecidos quando ferido. O dia em que os implantes de adamantium estiverem disponíveis, eu aviso. E arranco um dente só pra poder ter um. 😀
Fonte: Engadget.com
Dica do amigo @diebasis 🙂
5 comentários
>SouOdonto,
Mesmo? Sensacional isso! Nossas suspeitas se confirmam… o Implante do Wolverine existe! Eu sabia…
E o cara ainda tira uma graninha "fácil"… e eu aqui trabalhando… tsc tsc tsc..
Valeu pelo comentário e pela visita! 🙂
>Gente, vocês ainda não sabem?
Sim, se a gente extrair um dente do Wolverine, nasce outro nele. E é assim que ele está ganhando grana sempre que não está gravando X-men.
Ele fez uma parceria com um dentista americano muito famoso e passa uma hora por dia na cadeira do dentista, que extrai os seus dentes e os vende como implante.
😀
>Genial sua pergunta, Tio! Acredito que sim! Já pensou a revolução que essa possibilidade (de fazer um dente novo nascer no lugar de um extraído) causaria na Odontologia? 😀
>Hehehe, boa a indagação do Tio Gustavo! Acho que o Wolverine nem vai precisar desses implantes! 😛
>É a evolução tecnológica presente na Odontologia!
Curiosidade: se a gente extrair um dente do Wolverine, nasce outro no lugar? 😛
A área de comentários / perguntas está fechada. Agradeço a compreensão.