James P. “Sulley” Sullivan é o funcionário do mês de TODOS os meses da Monstros S/A (Monsters, Inc., 2001), uma espécie de usina que fornece energia para toda a cidade de Monstrópolis. E toda predileção que o chefe nutre por ele tem um motivo: ele é o mais competente monstro de armário que já existiu! E como a energia que faz Monstrópolis funcionar é proveniente dos gritos das pobres criancinhas humanas…
Mas ele não é malvado não… só está realizando a função que seu emprego exige. Emprego que está ameaçado depois que a pequena Boo, uma criança humana (e humanos, como você sabe, são extremamente tóxicos para qualquer monstro) acabou fazendo o caminho contrário e entrando em Monstrópolis depois que alguém deixou a porta do armário aberta… erro de principiante! O enredo do filme é esse… crianças que têm medo de monstros que têm medo de crianças.
A animação da Pixar (a mesma de Procurando Nemo) é excelente. Recomendo. A parte cômica da película fica por conta do amigo atrapalhado de Sulley, Mike (Mike Wazowski!), um ser verde, redondo e com um olho só que é apaixonado pela recepcionista Celia, com seus cabelos de Medusa. Ele também é uma espécie de personal trainer de Sulley.
O sorriso de Sulley foi feito pra dar medo mesmo, afinal de contas ele é um monstro de presas salientes. Mas, mesmo monstro, ele não descuida da higiene bucal! 😉
Veja aqui outros sorrisos de dar medo no dentista