Há pouco mais de 1 ano, tive uma ideia meio maluca: montar um blog de Odontologia. Já acompanhava outros blogs eugenólicos, que me serviam de (boa!) referência. Mas eu queria uma coisa diferente… eu queria explicar a Odontologia para o leigo. Sempre tive esse inclinação, e percebi que a Internet me oferecia um canal sensacional para isso. Fui à luta.
Eu não tinha um tema definido, eu não tinha um nome para o blog, eu não tinha ideia do que é um blog. Tudo o que eu tinha era uma vontade enorme de descomplicar a Odontologia. Tenho convicção de que o medo que as pessoas têm do dentista tem muito a ver com o fato delas não saberem o que acontece dentro de um consultório odontológico. A referência que se tem é a da mídia e a da percepção que nossos pais e avós nos passaram. Sendo eles de uma época em que dor de dente se curava com extração (com ou sem anestesia, nem vinha ao caso), é compreensível que as pessoas tenham medo. Mas, de minha parte, isso acaba aqui. Neste blog. 😀
Aí a escolha do nome foi inevitável: Medo de Dentista. O interessante é que muita gente achou, pelo nome, que eu partiria para o lado do humor. Embora (e quem acompanha o blog sabe) meus textos sejam bem humorados, minha ideia não é fazer piada como o medo de ninguém. Pelo contrário. E, felizmente, cada dia mais eu recebo feedbacks positivos dos meus leitores… gente que chegou aqui morrendo de medo e que viu uma luz no fim do túnel. Não há nada que me satisfaça mais e maior incentivo pra continuar.
Aprendi muito durante este ano, odontológica e blogosfericamente falando. Fiz amigos que considero como irmãos. E me decepcionei também… mas nem me lembro mais. Hoje, não consigo imaginar minha vida sem essa urgência de pensar em qual será o post de amanhã, em responder no blog aquela pergunta recorrente que os pacientes me fazem no consultório, em defender a classe odontológica e seu Código de Ética… em transformar o que eu sinto em palavras.
Quero agradecer a você que me ajudou nessa trajetória… cada RT, cada “curtir” e cada comentário. Não vou citar nomes porque sempre há a chance de esquecer alguém… e ninguém chega a lugar nenhum sozinho. Você amigo, corega, paciente, leitor… meu MUITO OBRIGADA!
(e vocês vão ter que me aguentar por muito tempo… afinal de contas, tem tubarão que vive mais de 30 anos! E eles só param de crescer quando morrem…) 😀
Aguardem… tem surpresa pra vocês daqui a pouco… fiquem ligados!
25 comentários
Olá.
Passei por aqui por acaso e achei muito interessante esse blog. Parabéns! Então, onde eu quero chegar: estou no segundo semestre de odontologia, e preciso arrumar, comprar… 32 dentes permanentes e 20 deciduos (leite), então gostaria de saber se vc pode me ajudar? Me indicar alguem que venda ou doe.
Obrigada!
Fernanda, vender nem pode (oficialmente), porque dentes são órgãos humanos… o jeito mais fácil de conseguir é fazendo “romaria” nos consultórios odontológicos. Visite vários e peça pros dentistas guardarem pra você, aí você passa pra buscar depois de um tempo. Os de leite vão ser mais complicados, pois nem sempre extrações de dentes de leite são feitas em consultório e, quando são, os pacientinhos querem levar os dentinhos de lembrança… mas tente um consultório de odontopediatria, facilita. 😉
Olá Ana,
Tenho uma filha, Ana Sophia, que nos últimos dois anos apresenta pavor de dentista, ao ponto de perder o sono, chorar. Para que as cáries não cresçam ainda mais, estamos tentando (a duras penas) fazer o tratamento. Já é o 3º dentista, mas, mesmo sendo pediatra e super bacana, não conseguimos nada – ela se apavora. Já chegou até a tomar calmante, por orientação do dentista, e nada. Treme, chora e, o que é pior, não abre a boca.
O que você sugere? De que forma poderíamos ajudá-la?
Obrigada pela atenção
Dolores
Oi Dolores,
A receita é muita paciência… não tem outro jeito. É preciso restabelecer a confiança dela no dentista, o que certamente vai levar algumas sessões. Não adianta forçar uma situação, o ideal é integrá-la aos poucos ao consultório e à presença do dentista. Numa primeira visita uma conversa… não precisa ser nem dentro do consultório, pra ela não achar que será “amarrada” na cadeira. Numa outra sessão, uma visita ao consultório, o dentista pode mostrar alguns instrumentos “menos assustadores”… talvez seja possível apenas “olhar” os dentinhos. Numa próxima visita, uma limpeza… flúor… e o que for um pouco mais invasivo, fica por último.
Em último caso, pode-se recorrer à anestesia geral. Mas via de regra isso não é necessário… um condicionamento bem feito dá conta do recado.
Visite o blog do Tio Dentista… com certeza ele pode ajudar também!
Ana, parabéns pelo seu blog !!! Tenho acompanhado seus textos. São ótimos!!!
Sucesso hoje e sempre!
Um beijo,
Cristiane
Obrigada, Cristiane! Beijo! 🙂
Eeeeeeeeeee um ano de blog e a gente nem cantou parabéns hj!! hahaha
vou preparar uma velhinha a mais no bolo da minha mãe sábado! hahahaa
PARABENS Ana!! Vc merece todo o sucesso que tem! Fico mtoooo feliz por vc viu??
um bjooo
Obrigada, chefinha! Mas de “velhinha” já basto eu! 😀
Cantamos parabéns no sábado, pro tubarão e pra sua mãe. 😀
Parabéns, Ana querida!!!!
Vida longa ao “Medo de Dentista”. É um dos meus favoritos.
Sempre cito seu blog nas minhas aulas do curso de ASB.
bjsssssssssssss
Anaaaaaa!!!
Parabéns pelo niver!!!
Que o Tubarão cresça mais e mais e faça muitooo sucesso, afinal, ele tem sido bem criado e alimentado por uma mãe muito zelosa.
E por falar em Tubarão, já ta na hora de lançar um concurso cultural pra batizar esse rapazinho ai ein???
=DD
Tudo de bom, muitos posts, comentários, curtis (curti no plural) e Rts. rs.
Sim, dou papinha pra ele na boquinha… meu apelido aqui em casa é “cotoco”. 😀
Esse concurso vai sair sim… já venho pensando nisso há tempos…
Beijão, e obrigaaada!
Querida Ana! Parabéns pelo aniversário do blog!!! Acompanho vc sempre e a cada post, admiro ainda mais, sua inteligência e capacidade de escrever tão bem e numa linguagem tão especial!!! Diversas vezes já passei aqui e hj, mais uma vez, venho dizer que sou sua fã e que quando crescer gostaria de ser igual a vc :). Beijos carinhosos neste dia tão especial… sucesso e mais sucesso… e vida longa ao MD!!!
Obrigada pelo carinho, Graça… sempre marcando sua “graciosa” presença!
Parabéns pro MD, PARABEENNSS! É muito bom saber que existem profissionais como você Ana, que transparece um comprometimento enorme com a ética mesmo através de um simples blog! Deus te abençoe muito!
Vida longa ao tubarão!
Obrigada, Victor! Pela presença constante e pelo carinho. Que eu viva tanto quanto ao tubarão. 😀 Beijão!
Então tá. Há uma ano vc não manjava nada de blog ?
Minha admiração e respeito! Se um chapéu eu tivesse, tiraria-o pra vc.
Bjos e mais sucesso 🙂
Ahahauahha! Pior que não, Celia… 😀
Obrigada mesmo…
Ai Ana, que lindo post, fiquei emocionada!!
Nem preciso dizer o quanto gosto desse cantinho né? Além de aprender MUITO, a linguagem dos textos é tão convidativa que quando ele acaba eu falo: Poooooooooooooooooooooooooooooxa 🙁
Muitos e muitos anos de vida pra vocês, já sabe, sou FÃ!
Beijão
Obrigada, querida. Esse cantinho é seu também. Puxe sua cadeira (ou sofá, no seu caso) e fique à vontade! 😀
Beijão, moça do sofá!
Amiga, querida!!! Parabéns por este primeiro ano de trajetória preciosa, divertida e muitooooooooo especial com seu tubarão amado.
Vida longa ao MD, ao Tubas e a incrível dona dele. 😀
Bjssssssssssss com muito carinho!
Adoro vcs 3!!!! 😀
Obrigada, lindona! Você já é sócia do MD, e uma amiga que levarei certamente até o fim da minha existência! #dramamodeon 😀
Beijão, moça do cupcake!
Parabéns Ana!!!
Vc merece tudo de bom para vc, sua família e este blog que já é referência!!
Seus textos são originais, elegantes e com muito bom humor, gosto demais do MD!!
E vc é uma pessoa especial que aprendi a admirar e considero como amiga, espero poder conhecer pessoalmente também 😉
Vida longa ao MD!!!!
Bjs
Obrigada, Lili! Vamos marcar esse encontro de Divas? 😀 Beijo!
Parabéns! 🙂
Obrigada, Jota! E obrigada pelo apoio e pela “assessoria técnica”, “Mr. Online”. Beijão! 🙂
A área de comentários / perguntas está fechada. Agradeço a compreensão.