A nossa personagem de hoje é uma fofa… em algum universo paralelo, mas não aqui. Já contei pra vocês que quem manda no controle remoto aqui em casa é o meu filho, portanto não achem estranho se muitos dos Sorrisos de Dar Medo no Dentista que eu posto são personagens de desenhos animados! E hoje não é diferente.
Não tem um blog de Odontologia que não tenha falado alguma vez no filme Procurando Nemo (Finding Nemo, 2003). Aliás, tem um: o meu :). Na verdade nunca falei justamente por causa disso: mais do mesmo. Mas agora surgiu a desculpa que faltava, então vamos lá.
Pra quem estava em coma até ontem e não assistiu o filme (só hoje eu vi 3 vezes. Mesmo.), ele conta a história de Marlin, um peixe-palhaço que perdeu sua esposa e seus outros 399 filhos (ainda ovas) num ataque de um predador. Só ficou o Nemo. Dessa forma, Marlin tornou-se o pai mais superprotetor do planeta, até porque Nemo tem uma nadadeira menor que a outra e não nada bem. Um belo dia, só pra desafiar o pai, Nemo resolve nadar em mar aberto e é capturado por um mergulhador de fim de semana… um dentista. E acaba no aquário do consultório do colega. Decidido a encontrá-lo, Marlin nada por todo o oceano em companhia de Dory, um peixe-fêmea com um grave problema de perda de memória recente. Só os episódios de esquecimento dela já valem o filme.
Só que o Nemo foi capturado com um fim específico: ele é o presentinho da sobrinha do dentista, Darla. E pertencer à Darla significa vida curta…
O sorriso dela nem é tão assustador assim, e até que ela está se esforçando pra consertá-lo. O problema, mesmo, é que ela não para de balançar o saquinho :). Ela usa aparelho fixo e um aparelho extra-bucal (AEB), o famoso “freio de burro”. Mas não diga “freio de burro” que é feio. 🙂
Ou assista aqui: http://youtu.be/wl85W5puopk
“What’s wrong with her? She wouldn’t stop shaking the bag!”
As referências odontológicas do filme (na maioria comentadas pelos peixes do aquário) são ótimas. Tem um pelicano que torce para “a obturação não ultrapassar o final da raiz” e, em certo momento, dá-se uma discussão sobre qual lima endodôntica o dentista está usando pra tratar um canal, Kerr ou Hedströen? Ah, ele usa broca de Gates pra fazer o acesso…
Veja aqui outros sorrisos de dar medo no dentista.
8 comentários
Eu me senti como o moço do tratamento de canal… kkkkkk e mais legal que eu vi os nomes das brocas e limas e realmente existem o.o
Pois é Bruno, o diálogo dos peixes no aquário sobre a broca de Gates e a qualidade da obturação do canal é o melhor! 😀
Como é o nome do dentista, alguém sabe?
P. Sherman. 🙂 (que mora em 42, Wallaby Way, Sydney)
…continue a nadar, continue a nadar, continue a nadar!
A-DO-RO principalmente o pelicano.
Sabe mais de endo que muito clinico kkkkk
bjo
Sinceramente? Não sei se eu ia querer uma paciente como a Darla não… 😛
Abraço do tio!
‘Nemo’ é diversão garantida!
MDD: é informação garantida!
😉
A área de comentários / perguntas está fechada. Agradeço a compreensão.