Maio Vermelho – Prevenção do Câncer de Boca

O câncer bucal é um dos tipos de câncer que mais afeta a população brasileira. Segundo dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA), a doença é responsável por cerca de 6 mil mortes por ano no país. O fumo, o consumo excessivo de álcool e uma dieta pobre em frutas e verduras são alguns dos principais fatores de risco para o desenvolvimento da doença. Por isso, é fundamental que a população esteja consciente da importância da prevenção do câncer de boca.

A campanha “maio vermelho” tem como objetivo conscientizar a população sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de boca. Durante todo o mês de maio, diversas ações são realizadas em todo o país, como palestras, distribuição de materiais informativos e exames gratuitos em postos de saúde e hospitais. O objetivo é alertar as pessoas sobre os principais fatores de risco da doença e incentivar a adoção de hábitos saudáveis, como o consumo de alimentos ricos em nutrientes e a prática de atividades físicas.

Você pode fazer o autoexame periódico e, encontrando alterações, procurar um dentista.

Mas mesmo sem identificar alterações, é fundamental que as pessoas realizem visitas regulares ao dentista, a fim de identificar possíveis lesões suspeitas na boca e encaminhar o paciente para exames mais detalhados, se necessário. O diagnóstico precoce do câncer de boca aumenta significativamente as chances de cura, por isso é importante que a população esteja atenta aos sintomas da doença, como feridas que não cicatrizam, dor e alterações na fala ou na mastigação.

A prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de boca são fundamentais para a manutenção da saúde e para a preservação da vida. Vá ao dentista!

Compartilhe:

Comentários via Facebook


Categoria: Geral

No plantão: Ana Tokus

Cirurgiã-dentista graduada pela Universidade Federal do Paraná, especialista em Radiologia Odontológica e Imaginologia pela ABO-PR, convicta de que medo de dentista se combate (também) com informação. Diva-Boss do OdontoDivas e autora do Blog Raios Xis. Twitter: @AnaTokus e @medodedentista