Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial

Hoje é o Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial, a famosa pressão alta! Basicamente é quando pressão do sangue nas artérias fica acima do normal (12 por 8 é o objetivo) de forma persistente, o que pode trazer uma série de problemas para a saúde.

E a hipertensão arterial não controlada pode afetar até nossas condições bucais! Isso mesmo, meus caros, nossos dentes e gengiva também sofrem com a pressão alta. Em curto prazo, a hipertensão arterial não controlada pode colaborar com sangramentos gengivais e mau hálito, além de aumentar o risco de infecções dentárias.

Black tonometer and heart isolated on white by https://br.depositphotos.com/

Mas os efeitos a longo prazo são ainda mais preocupantes. A hipertensão persistente pode levar a danos nos vasos sanguíneos e reduzir o fluxo de sangue para os tecidos bucais, o que pode causar ou piorar doenças periodontais. E não é só isso: a pressão alta também pode aumentar o risco de perda óssea em volta dos dentes, o que pode levar a problemas para mastigar e até mesmo a perda de dentes.

Então, não subestime a hipertensão arterial! Cuide da sua saúde, procure um médico e faça o controle regular da sua pressão sanguínea. E lembre-se de que sua boca e seus dentes também fazem parte desse cuidado. Escove os dentes regularmente, use fio dental, faça visitas regulares ao dentista e mantenha um estilo de vida saudável. Afinal, um sorriso bonito é sempre um ótimo incentivo para cuidar da saúde!

Compartilhe:

Comentários via Facebook


Categoria: Geral

No plantão: Ana Tokus

Cirurgiã-dentista graduada pela Universidade Federal do Paraná, especialista em Radiologia Odontológica e Imaginologia pela ABO-PR, convicta de que medo de dentista se combate (também) com informação. Diva-Boss do OdontoDivas e autora do Blog Raios Xis. Twitter: @AnaTokus e @medodedentista