Carlos Eduardo dos Santos Galvão Bueno dispensa apresentações. Aos 62 anos, ele é o narrador esportivo mais conhecido, amado e odiado do Brasil. Ele é a voz esportiva da Rede Globo desde 1981.
Ao mesmo tempo em que seus admiradores o consideram um ícone da locução esportiva brasileira, Galvão Bueno é altamente criticado pela forma ufanista e cheia de erres como narra qualquer esporte em que o Brasil esteja participando, de cuspe à distância à peteca.
Pra quem não está familiarizado com o termo: ufanista é aquele que “extrapola ao se vangloriar desmedidamente das riquezas brasileiras, muitas vezes expondo a si e ao país a uma situação que seria interpretada por outros como jactância, bazófia e vaidade”. O adjetivo remete a uma obra escrita pelo Conde Afonso Celso, um dos fundadores da Academia Brasileira de Letras, cujo título é Porque me Ufano do Meu País. Enfim: Galvão Bueno ;).
Certeza que você, como eu, notou o apinhamentozinho dos incisivos inferiores do homem. Haaaaja coração!
Atualmente, com a transmissão da Olimpíada de Londres 2012, você pode vê-lo e ouvi-lo diariamente na Rede Glo… OH WAIT! Tenta a SporTV. 😀
Veja aqui outros sorrisos de dar medo no dentista