Feliz Páscoa 2016

Jesus, o maior doador de sangue da história
Jesus, o maior doador de sangue da história

“O qual por nossos pecados foi entregue, e ressuscitou para nossa justificação”. Romanos 4:25

Compartilhe:

Comentários via Facebook


Categoria: Geral

Marcadores:

25 comentários

  1. Olá Doutora. Faz dias que me preocupo com algo que me falaram e eu gostaria de tirar minhas dúvidas com a senhora. Tenho 36 anos e nunca extrai meus dentes sisos, porém, não sinto incômodo nenhum com eles, só senti no período que estavam nascendo. Outro dia conversando com alguém sobre dentes, essa pessoa se admirou porque falei que nunca tinha arrancado um dente permanente, na verdade ainda tenho todos os dentes na boca, nunca perdi um dente, então a mesma falou: você nunca arrancou os sisos? Falei não, nunca houve a necessidade, então a mesma disse: que temos que arrancar os sisos mesmos estando bons pois futuramente depois dos 40 anos eles podem causar problemas sérios na extração, pois calcificam no osso e para extrair temos que fazer cirurgia correndo risco de perder a sensibilidade da língua e maxilar. Fiquei preocupada, é verdade doutora, tenho que extrair os sisos?

    1. Não é verdade, Joseane. Os sisos podem ou não ter indicação de extração, cada caso é um caso. Se os seus nasceram e estão bem posicionados, não deve haver motivo pra extração.Mas o ideal é procurar um dentista pra avaliar.

  2. Ana, gostaria de dar uma sugestão para você, caso possa analisar a viabilidade…

    No youtube existem muitos vídeos de procedimentos caseiros que podemos fazer para a saúde bucal, um exemplo… Receita caseira para eliminar tártaros…

    Porém sempre há aquele medo (pelo menos para mim) de que essas receitas possam fazer algum mal, alias muitas vezes é passada por pessoas comuns como eu que não possui estudos suficientes para estar dando essas dicas.

    Você poderia abrir uma “sessão de posts” deste assunto no blog né? Dicas caseiras… Também não sei se há muitas coisas para serem feitas, mas essa questão de bochecho com bicarbonato de sódio por exemplo, se for benéfico para a saúde bucal, pretendo começar a fazer periodicamente, mesmo não tendo tártaro, mas mesmo assim é bom sempre estar tentando evitar né!!

    1. Valério, a grande maioria dessas dicas são bobagem… coisas que se resolvem com escova, pasta de dentes e disciplina. Bochechos caseiros não são melhores do que os que tem pra comprar na farmácia, a não ser em alguma situação muito especial (e só o dentista vai ter discernimento pra interpretar e indicar o uso de uma “substância” dessa). O tártaro, por exemplo, não é removível. Apenas o dentista consegue remover, não há nenhum tipo de bochecho que remova o tártaro. Mas ele pode ser prevenido… basta não deixar placa bacteriana “pra trás” quando se escova os dentes e você NUNCA vai ter tártaro.

      De vez em quando eu comento sobre alguma “dica caseira” dessa, mas é sempre sendo do contra… porque ainda não vi algo que merecesse elogios. Por exemplo, aqui falei do bochecho com água oxigenada, que tem gente que diz que é ótimo pra ~matar bactérias~ e clarear os dentes. Besteira. –> https://medodedentista.com.br/2013/12/sobre-agua-oxigenada-e-clareamento-dental.html

      Já pensei até em fazer um post só comentando várias dessas “dicas”, mas desisti porque acho que aí eu reuniria material e o efeito seria o contrário, facilitaria o acesso a esse tipo de “informação” pras pessoas, o que eu realmente não apoio. Sem contar o povo mal educado nos comentários, dizendo que eu estaria com medo de perder pacientes, que “só podia ser dentista pra falar contra”, mimimi, blá blá blá, ZZZzzZzzZzZzzzZZZ 😉

      1. Entendi Ana, por isso disse para analisar a viabilidade, tinha em mente já o que você respondeu… Não devem ser tão eficazes mesmo.
        E sim, de fato muitas vezes as pessoas acabam utilizando este tipo de material para substituir a ida ao dentista, o que é muito errado!

  3. Doutora. Já havia falado com a senhora na semana passada, pois ontem dia 30 fechei o canal do dente o qual tinha mencionado para senhora. Agora desde ontem a noite de vez em quando sinto uma dorzinha que logo passa. Gostaria de saber se é normal… Estou com medo de vir uma dor que eu não suporte e depois do canal feito perder meu dente.

    1. É normal algum incômodo, ainda, após o tratamento concluído, Antonia. Mas o incômodo é passageiro e vai diminuindo com o passar dos dias.

  4. Dra, eu tenho 1 dente que tava com carie profunda, lembro ate que doeu muito e precisei de anestesia p limpar. Ai a dentista colocou o curativo e tal mas acontece que ja se passaram uns 8 meses e eu nao voltei pra fazer o canal por falta de dinheiro, e o pior é que eu acho que nao vou ter condiçoes por uns bons meses ainda… to desesperada com medo de perder o meu dente, porque é bem na frente, mas nao ta doendo nem nada, de vez em quando sinto umas dorzinhas mas quase nd e ja passa. Eu corro o risco de perde-lo?

    1. Paula, não é uma boa ideia adiar o tratamento. Não que haja um risco imediato de você perder o seu dente, mas sim, há essa possibilidade. Compreendo a questão financeira, mas há formas de facilitar o pagamento… geralmente não é necessário pagar o valor todo de uma vez só. Converse com a sua dentista, vale a pena uma negociação aí.

    2. Paula, se a dra. permitir a intromissão: deixa de pagar uma conta, faça um empréstimo, mas não descuide dos seus dentes. O efeito é dominó, qdo um estraga, os outros acompanham rapidamente…. Qdo vc vir, já estará em uma situação complicada e vai adiar cada vez mais, com medo do custo . Um dia, vc vai entrar em desespero e vai ter que gastar o que não tem e ainda corre o risco de colocar prótese. Eu fui adiando. Qdo vi estava complicado o tratamento e ficaria caríssimo. Adiei mais ainda. Só tomei coragem qdo não tinha mais jeito. Estava passando vergonha. Graças a Deus hj posso bancar um tratamento, caríssimo aliás. Mas se pudesse voltar no tempo não teria perdido tantos dentes e aplicaria o $$ em outra coisa. Mas não reclamo, pago com gosto. É minha saúde. Hj sei que tinha uma bomba relógio na boca, de tanta infecção e cisto que o Dr. curou…. Porém, é caro demais.

      Dra, não esqueci o depoimento. É que entro pouco aqui agora. Já fui para um ano de tratamento!!!! Passei por diversos procedimentos, tudo o que não fiz durante uma vida, rsrsrs. No momento estou sendo atendida por 3 profissionais: o cirurgião buco-maxilar, a Endo e o meu dentista inicial, que tbm trabalha com estética e vai finalizar a coisa. Após extrações, enxertos, implantes, agora estou no canal. Acho que tenho mais uns 8 meses ainda, pq acabei de fazer o implante onde foi feito o enxerto. E deu um problema, o dentista teve que colocar mais osso. Mas está tudo certo. Graças a Deus não tive problemas sérios de dor, de rejeição, de serviço mal feito. Fui abençoada. Mas é o que falo para todo mundo: não adiem o tratamento, corram atrás. Ainda bem que a odontologia avançou e hj posso fazer esse tratamento, mas o ideal seria não precisar, não é?

      1. Fique à vontade, Any. 🙂 Que bom que está tudo indo bem no seu tratamento! O depoimento não tem pressa, a hora que der. 😉

  5. Doutora, meus dentes estão em péssimas condicoes e tenho uma fobia de dentista, pfvr voce pode me indicar um bom dentista em Curitiba?

    1. Boa sorte Erica 🙂

      Eu também tinha pavor de dentista.. Fiquei sem pisar num dentista por quase 10 anos!!! Assustador, não? kkk

      Frequentando o blog comecei a tomar coragem e já estou indo para meu 3 mês de tratamento… E digo mais: Fico ansioso por ter que esperar 20 dias para ir novamente lá! Pode isso?? kkk

  6. Dra, carie grande pode ser hiperemia pulpar?

    Qual a diferenca quando um paciente precisa fazer canal ou quando é uma hiperemia pulpar?
    Se a carie é grande, mas nao apresenta sintomas como dor espontanea, sente a agua gelada, nao sente nada com agua quente, só doi o dente se estimulado dependendo com o que, e quando mastiga?
    Se a polpa esta inflamada é preciso tratamendo de canal? O se remover toda a carie, em caso de hiperemia, resolve? E curativo?
    Pode se fazer testes e se nao resolver, ai sim fazer o canal?
    Obrigada.

    1. Lanna, não. Cárie é quando se forma uma cavidade no dente. Já a hiperemia é um aumento da quantidade de sangue circulante num determinado local. Se a cárie estiver mais próxima do “nervo” do dente, ela pode causar uma inflamação, o que vai levar à hiperemia. Mas por definição, cárie e hiperemia são coisas diferentes.

      A necessidade de tratamento de canal depende da interpretação dos sinais, sintomas e dos exames (que envolvem radiografias, teste térmico, etc.). Presença de dor não é um indicativo, em si, de necessidade de tratamento de canal. A hiperemia (a inflamação da polpa, pulpite, na verdade) pode ser reversível ou não e, se não for, é preciso tratar o canal. Dor com alimentos e bebidas quentes costuma ser sinal de necrose pulpar, e aí é certa a necessidade de tratar.

      1. Obrigado pela resposta. E QUAL a funçao dos elásticos? Pra q servem? Estou com aparelho ha 5 meses. Minha dentista disse q na próxima consulta eu iria colocar elásticos.

        1. Depende do tipo de elástico e da forma como ele será usado. A ideia é fazer algum tipo de movimentação dentária específica, fechar espaços, encaixar dentes… mas só com base na sua descrição não dá pra dizer qual a função dos elásticos no seu caso em específico.

      1. Doutora, ha anos meu dente precisa de um canal, por falta de condições financeiras eu não fiz e agora ele tem um enorme buraco preto. É o segundo molar e ele me causa mau hálito e é muito sensível, será que é caso de extração? Tenho medo de extrair pois muitos casos eu vejo morte por infecção.

        1. Ana, não dá pra afirmar que seja caso de extração. Mas não há “muitos casos” de morte por infecção… aliás, há pouquíssimos! O que ocorre é que, quando acontece, até pela raridade, os meios de comunicação “caem em cima”, e todo mundo dá a notícia. Além disso, infecção generalizada é um problema que qualquer cirurgia pode “causar” mas, via de regra, está ligado a outros problemas de saúde geral. Enfim… procure um dentista pra avaliar e resolver isso logo.

A área de comentários / perguntas está fechada. Agradeço a compreensão.

No plantão: Ana Tokus

Cirurgiã-dentista graduada pela Universidade Federal do Paraná, especialista em Radiologia Odontológica e Imaginologia pela ABO-PR, convicta de que medo de dentista se combate (também) com informação. Diva-Boss do OdontoDivas e autora do Blog Raios Xis. Twitter: @AnaTokus e @medodedentista