O que é tórus?

Dá-se o nome de tórus a certos crescimentos ósseos que podem ocorrer tanto em maxila (em cima) quanto em mandíbula (embaixo). Não se sabe ao certo o que causa um tórus, mas acredita-se que haja uma combinação de influências locais e genéticas no seu desenvolvimento. A principal consequência desse tipo de crescimento ósseo é a mudança do formato comum do céu da boca e/ou da mandíbula.

Tórus palatino e mandibular

O tórus palatino geralmente aparece bem no meio do céu da boca, é mais comum em mulheres e ocorre mais do que o tórus em mandíbula. O tórus mandibular, por sua vez, costuma se apresentar como uma formação óssea na parte de dentro da mandíbula, quase sempre dos dois lados.

Ambos os tipos de tórus são assintomáticos (não doem). Porém, em alguns casos, há indicação de remoção cirúrgica, principalmente quando o paciente usa ou pretende usar próteses que se apoiem na gengiva (dentaduras e pontes removíveis). Quase sempre os tórus causam problemas de adaptação dessas próteses e aumentam a chance de ocorrência de machucados e lesões. Outras razões para intervir são: quando a aparência dessas formações não agrada o paciente e quando as protuberâncias ósseas interferem na dicção, mastigação e deglutição, bem como no posicionamento normal da língua.

Os tórus costumam aparecer no início da idade adulta e podem crescer com o tempo. Em pessoas mais velhas eles tendem a diminuir, pela própria tendência à reabsorção óssea que a idade traz.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

No Plantão: Ana Tokus

Cirurgiã-dentista graduada pela Universidade Federal do Paraná, especialista em Radiologia Odontológica e Imaginologia pela ABO-PR, convicta de que medo de dentista se combate (também) com informação. Diva-Boss do OdontoDivas e administradora da OdontoPédia. Twitter: @AnaTokus e @medodedentista Veja todos os posts de Ana Tokus
Postado em: Diagnóstico Bucal | Marcadores: ,

101

  1. Olá, queridona!
    Eu tbém tenho tórus mandibular, pequenos, mas estão lá.
    Parabéns pelo post.
    bjssssssssssss

  2. QUERIDA. TENHO TÓRUS. SOFRO DE NEURALGIA DE NERVOS TRIGÊMEOS DO LADO DIREITO INFERIOR. O TÓRUS PODE SER CAUSA? OBRIGADA. Bjs.

    • Não Ana Lucia, o tórus é basicamente uma variação anatômica mesmo, não tem influência sobre nervos.

    • Parece que você sofre muito de dores por conta destes trigêmeos. Eu quase fui a loucura com minhas dores, fui ao dentista, neurologista e outros istas , fiz radiografia da arcada dentaria, da face, na cabeça. Mas e no final acabei tomando uma atitude radical. Fui por minha conta em outra dentista e mandei arrancar três dentes de uma so vez, e nunca mais: NUNCA MAIS, senti as dores horríveis.

  3. Fiquei a me olhar no espelho e fiquei com a sensação de que eu tenho algo parecido com isso, em cima. Mas pode ser impressão.

  4. Descobri que tenho torus palatino no céu da boca, em alguns tipos de alimentos ele incomoda, devo operar? Ele cresce com o tempo? O que devo fazer?

    • Oliveira, a decisão em operar é sua. Se for um incômodo muito grande, algo que esteja mesmo prejudicando sua qualidade de vida, o melhor é a cirurgia. Mas se não for o caso, você pode simplesmente manter como está. Se você já é adulto, provavelmente não vai mais crescer (pode até diminuir).

  5. Olá, gostaria de saber se demora para crescer ou ele aparece do dia para a noite???

    • Os tórus costumam demorar pra aparecer, Sullivan. E geralmente são percebidos no início da idade adulta. Não é de um dia para o outro, não.

  6. Hoje, 13/02/13 (quarta-feira de cinzas) amanheci com uma afta no céu da boca, fui no banheiro olhar no espelho como ela estava e descobri um “dente nascendo no céu da boca!” fiquei um pouco “desesperada” pensando, como devo arrancar, e se apodrecer dentro? Nossa, quantas dúvidas! Mas calma fui pesquisando na internet, fiquei mais aliviada com esse post, pois o que tenho é exatamente igual ao da foto, não dói, já está grande e eu nunca havia percebido… Vou fazer 25 anos no dia 25/02. Pensei que fosse um dente, mas agora acredito que seja um tórus, vou marcar uma consulta com o dentista, mas até lá já estou mais aliviada! aff…

  7. Olá, tenho 37 anos e me parece que tenho tórus palatino, um caroço bem no centro do ceu da boca e às vezes coça. O que fazer?
    Por gentileza remeter resposta nesse e-mail se possível.

    Obrigado Ana Tokus
    Cordialmente

    • Hamilton, se o torús estiver incomodando você, a única forma de removê-lo é cirurgicamente.

  8. Tenho torus mandibular, grande. Tenho medo de causar mais deformidade ou algum problema maligno. Há alguma possibilidade? Ou posso conviver com isso sem maiores problemas ? Necessito algum exame de imagem ?

    • Simoni, o tórus é apenas um achado clínico, não deve causar qualquer problema pra você. E não há qualquer caráter maligno nele, é apenas um crescimento ósseo. Não há necessidade de nenhum exame de imagem.

  9. Boa tarde! Eu tinha tórus madibulares dos dois lados, no dia 26/2/13 removi um e hoje removi o outro, tive que fazer essa cirurgia porque estava atrapalhando acomodar a minha língua e na dicção. É um pouco traumático a recuperação, e como é.

  10. Boa tarde, eu tenho 15 anos eu tenho um caroço no meu ceu da boca, não doi mas incomoda, eu percebi que eu tinha um caroço no céu da boca quando eu tinha 13 anos, o que eu tenho que fazer em relação a isso, eu tenho q procurar um medico ou um dentista???

    • Daniele, procure um dentista. Se for um tórus, não há necessidade de tratamento, em princípio. Mas é bom o dentista avaliar, pra confirmar se é isso mesmo.

  11. Fui a um dentista pois notei que a minha gengiva de ambos os lados na parte externa está dura. No palato e abaixo da lingua, parte inferior.
    Ele disse que é torus… eu só vejo torus do lado interno…
    Estou muito preocupada.
    ME AJUDA!

    • Gisa, o mais comum é do lado de dentro, mesmo. Mas pode acontecer do lado de fora, também. Não há motivo para preocupação, o tórus é apenas um achado clínico.

  12. Eu gostaria de saber, se eu remover o torus mandibular, se depois com o tempo ele volta a crescer???

    • Não, Bruno. A recidiva (volta) de um tórus é algo muito raro.

  13. Doutora, o tórus localizado apenas no céu da boca pode interferir na dicção, ou, o tórus tem alguma relação com pessoas que gaguejam? Ou se acontece tórus e gagueira é mera coincidencia?

    • Creio que seja coincidência, Adilson. Sim, o tórus pode interferir na dicção, mas não acho que predisporia a pessoa a gaguejar (embora, confesso, não entendo muito do assunto “gagueira”). ;)

  14. OLÁ. EU SEMPRE TIVE UM CAROÇO NO CEU DA MINHA BOCA. IGUAL O DA IMAGEM, ELE É DURO E NÃO ME INCOMODA… ESTAVA PREOCUPADA EM SER ALGO MAIS GRAVE. TENHO 27 ANOS, SERA QUE ELE VAI CRESCER MAIS…?

    • Andrea, considerando a sua idade e que você sempre notou esse “caroço”, sendo um tórus, não deve crescer mais, não.

  15. Existe possibilidade do tórus “estrangular” a língua?

    • Você diz no sentido do tórus ser tão grande que língua não caiba mais na boca, Alexandre? Não. E nem da língua ficar presa entre as protuberâncias ósseas, já que o crescimento do tórus é lento.

  16. Isso acontece comigo mas é quando minha dentista aplica anestesia. É normal? E o meu doi muito, fica inflamado, tenho q tomar anti-inflamatorio.

    • Daiane, certamente o que você tem não se trata de tórus. Provavelmente é algum tipo de infecção que causa inchaço OU uma sensação de inchaço após anestesia (o que é comum no céu da boca).

  17. Eu descobri que tenho e cresceu nessa últimas 3 semanas e ta doendo e deixando meus dentes sensíveis, não aguento mais essa dor, eu estou tomando dipirona ai passa mas volta depois, não quero fazer cirurgia, tem com tratar e ele some ?

    • Edcarlos, não some não… e nem precisa tratar, necessariamente. Se está doendo, não deve ser um tórus… deve ser outra coisa, como um abscesso ou algum tipo de lesão. Sugiro que você procure um dentista pra avaliar.

  18. Olá,
    Eu tenho tórus mandibulares em todo sentido dos dentes, enfim na boca toda e bem grande e bem fundo, que a língua entra por baixo deles e fica comida por baixo, até pão corta a pele que é bem fina , assim como o fio dental que eu passo a minha unha rasga a pele, e minha língua não fica direito, está me incomodando demais. Marquei uma cirurgia e foi cancelada, só que estou com medo de fazer, pois será com anestesia geral, pois eu optei pq moro de medo de dentista. Então faço ou não faço essa cirugia? Eu tenho 40 anos, minha mãe tem e o dela é pequeno e minha filha já está nascendo também e ela tem 16 anos.

    • Elaine, se o tórus está incomodando você, eu acho que você deve fazer, sim! Vai melhorar a sua qualidade de vida.

  19. Tenho outra pergunta: fiz um canal ha mais de 2 anos e eu sinto o infeliz até hoje e ninguém descobre o pq dele ainda estar sensível, fiz todas as radiografias possíveis e a raiz tá mortinha, o canal bem feito e mesmo assim eu sinto ele, isso é normal ou sou eu que estou ficando louca…

    • Elaine, eu não diria que é normal… é possível que haja algum problema microscópico que não está sendo percebido… um canal acessório, por exemplo. Seria legal se um dentista especialista em endodontia avaliasse o seu caso.

  20. Ola, Ana. Ha algum tempo nasceu um dente abaixo do dente q fica apos o canino. Eh visualmente horrivel, afinal eh um dente q nao deveria estar onde esta, mas agora estou notando q talvez esteja nascendo um embaixo deste novo. Estou ficando desesperado. Estou com medo pq vi certa vez uma foto em que o individuo tinha a boca completamente preenchida por dentes. Muito medo. Se for isso, qual o tipo de intervencao? Parabens pelo blog e desculpe a fugida do tema, mas nao sei onde se enquadra.

    • Fabio, até imagino de que imagem você fala, mas se for a que estou pensando ( http://4.bp.blogspot.com/_b5JNXpQycZs/TQbOjlSF6mI/AAAAAAAABv4/hgRBk9QayEs/s1600/00040980.jpg ) é montagem… pode ficar tranquilo. Me parece que você tem dentes supranumerários, ou seja, além do número normal. Sugiro que você procure um dentista pra fazer uma radiografia panorâmica, assim dá pra saber se é isso mesmo e se há necessidade de extrair algum dente.

  21. Eu tenho um caroço no ceu da boca igualzinho o da foto, so que no meu caso ele da uma dorzinha leve sempre que vou engolir, seja alimento ou ate mesmo a saliva. Ele surgiu de um dia pro outro. Pode ser torus?!?

    • Não acho que seja um tórus, Daniela, porque o tórus é indolor e pode demorar bastante tempo pra aparecer, tanto que muita gente nem se dá conta de que tem um. Sugiro que você procure um dentista pra avaliar.

  22. Olá, eu tenho torus mandibular, não incomoda muito, mesmo assim tenho vontade de fazer a cirurgia, mas tenho medo. Gostaria de saber se dói e se a recuperação é dolorosa ?

    • Carla, a cirurgia certamente não dói, mas o pós-operatório, quando se “mexe” com a parte óssea, costuma ser bem “chato”. Procure um dentista pra avaliar.

  23. Boa noite Dra., tenho um caroço no ceu da boca, reparei ha uns seis meses, fui a dentista que avaliou e disse que por ser bem duro não é nada mais grave e disse que podia ser alguma coisa óssea, tenho muito problema de estomago, então quero saber se tem ligação com isso, e se posso ficar tranquila já que minha dentista já olhou… ele não doi, mas tenho a impressão que quando mexo ele incha um pouco…

    • Carolina, parece ser um tórus mesmo, uma protuberância óssea. Eu acho que você pode ficar tranquila, sim. Se mudar alguma coisa, procure novamente a sua dentista pra reavaliar.

  24. Boa noite, tenho um caroço vermelho pequeno no lado esquerdo no ceu da boca, perto de um dente que vou fazer canal… e grave doutora?? Espero resposta, obrigado e boa noite…

    • Alexandre, se é um dente que vai ter o canal tratado, possivelmente se trata de um abscesso, uma “bolsinha” de pus proveniente da infecção do dente. Não é grave, mas toda infecção merece atenção. Com o tratamento de canal, o “caroço” some.

  25. Boa noite, estou muito preocupada, tenho dois caroços no céu da boca, mais próximo à garganta, não me incomoda mas as vezes coça, eles são duros, o do lado direito é maior, se eu apertar doi um pouco, o que pode ser?

    • Juliana, podem ser tórus, mas apenas pela sua descrição não dá pra ter certeza. Procure um dentista pra avaliar.

  26. Bom dia Dra. Ana Tokus,
    Tenho dois torus internos e um externo, eles não me incomodam, só que o externo tenho a impressão que cresceu um pouco mais, como tenho 55 anos e a Sra. falou que com a idade a probabilidade é parar ou diminuir, isto é possivel ? Em tempo, parabéns pela maneira atenciosa e responsavel como responde a todos as pessoas.

    • Obrigada, Luis. Fico feliz em ajudar de alguma forma. :)

      Realmente, é improvável que um tórus aumente com a idade… embora não seja impossível. Se você perceber que está aumentando (mais do que já aumentou), seria bom procurar um dentista pra avaliar. Mas, em princípio, se não o incomoda, não há motivo pra preocupação.

  27. Olá, percebi que tem um caroço no ceu da boca e quando toco nele doi, ele fica perto da garganta na parte de cima da boca, o que pode ser?

    • icero, se dói não deve ser um tórus. Pode ser um abscesso (uma “bolsinha” de pus) ou outro tipo de lesão. Procure um dentista pra avaliar!

  28. Oooi, tenho tórus palatino e não dói, mas comi um caldo muito quente e queimou um pouco o tórus e está incomodando um pouco a comer . O que devo tomar ou passar ?

    • Thaina, esse tipo de lesão geralmente se resolve em 2 ou 3 dias, mesmo sem tratamento. Dói porque provavelmente uma camada de pele foi removida da região. Você pode usar um enxaguante bucal do tipo Malvatricin ou alguma pomada anti-inflamatória.

  29. Não achei o enxaguante bucal, comprei ONCICREM-A, serve ?

    • Serve! ;)

  30. Eu tenho há algum tempo, fui ao meu dentista para fazer tratamentos de rotina e quando ele percebeu fez a seguinte pergunta: que carocinhos são esses?? Mas não falou mais nada, então achei que não seria nada demais. Depois minha mãe falou de um caso de uma amiga que descobriu um tumor na boca, e descobriu ser câncer, fiquei morrendo de medo e preocupação, até que achei o seu site, e o que tenho é exatamente igual da foto, torus mandibular. Agora estou mais tranquila pois sei que não é nada grave.

    Ps: Você acha que meu dentista é despreparado ou desinformado por não saber o que era esses tais carocinhos?

    • Leka, eu acho que a pergunta do meu colega foi “retórica”, ou seja, ele não estava realmente perguntando pra você O QUE ERAM os carocinhos, mas querendo saber se você já os tinha visto antes, se fazia tempo que eles estavam ali, etc.. Se ele não tocou mais no assunto, pode ficar tranquila… se ele julgasse ser algo importante, teria alertado você. E se você tem os “carocinhos” dos 2 lados, é mais uma razão pra não se preocupar. Tumores, quando aparecem, aparecem de um lado só.

  31. Ola, faz uns 4 anos q apareceu uma bola dura no ceu da minha boca, quando estava gravida, e tenho ela ate hoje do mesmo jeito, nao doi e nao incomoda, nunca procurei dentista com medo de algo q nao queria escutar, cancer de boca, hoje achei esse post, acho q fiquei mais aliviada, sera q eu tenho esse tal de torus, se for (fico mais calma e obrigada Jesus por achar esse post).

    • Lucineia, se for dos 2 lados (simétrico), pode ser! Mas se não for, duvido muito que seja câncer… em 4 anos ele teria se manifestado de forma mais agressiva, certamente. Já que você está mais tranquila, aproveite pra ir num dentista e tirar a dúvida de vez sobre o que é essa “bola dura”. ;)

  32. Tenho um caroço no céu da boca ja faz uns 5 anos, meu irmão tambem, eu ja tinha lido sobre isso por isso não dei importancia, pois através de pesquisas percebi que não é prejudicial, no entanto, hoje ele começou a doer, por isso voltei a pesquisar sobre isso. É normal sentir dor nesse caroço ?

    • Depende do que seja esse caroço, Daniela. Mas se é algo que você e seu irmão têm, parece ser anatômico, como um tórus. O tórus geralmente não dói, mas dependendo do caso (por causa de alguma coisa que a pessoa comeu, pelo uso de próteses, etc.) pode incomodar, sim.

  33. Tenho 1 dente estragado, tem um buraco, quando coloco a lingua no buraco e faço pressão sai sangue, o que pode ser ?

    • Thaina, o sangue pode ser da sua gengiva (o que revelaria uma gengivite ou até um problema mais sério, a periodontite) ou do interior do próprio dente, o que significaria que a polpa (o “nervo”) do seu dente está exposto. Ou seja: você precisa procurar um dentista o mais rápido possível pra tratar o problema, pois há um foco de infecção no seu organismo.

  34. Drª Ana,

    Hoje fui diagnosticada com torus mandibular, está localizado do lado direito e é único, está começando a crescer, mas tenho 36 anos, isso pode acontecer nesta idade? E já me incomoda, tive observando os relatos onde fala que não dói, mas em alguns momentos e outros me incomoda com uma leve dormência e sensibilidade no dente, será que é torus mesmo, tomo um analgésico e passa, quando fico tensa volta, tenho bruxismo, tem alguma coisa a ver?

    Desde já agradeço sua atenção,

    Rosangela.

    • Rosangela, o tórus, por si só, não dói mesmo… pois ele nada mais é do que um crescimento ósseo. Mas pode acontecer dessa protuberância deixar a mucosa que a reveste mais sensível, então pode incomodar dependendo do que se come, por exemplo. E sim, o bruxismo pode colaborar pra esse quadro, já que é responsável por aplicar uma força maior do que o normal nos dentes e nos tecidos de suporte dos dentes (inclusive no tórus).

  35. Olá, adorei te encontrar aqui, tenho tórus mandibular e uso prótese e às vezes inflamam e ficam doloridos, posso tomar anti-inflamatório, meu dentista já confirmou que é tórus, obrigada, Sueli.

    • Sueli, em princípio, pode. Converse com o seu dentista pra que ele sugira o tipo mais adequado.

  36. Oi, tenho 21 e acho que sempre tive tórus. Me lembro desse caroço desde muito pequena. Pois bem, queria saber se o tórus pode desalinhar os dentes, já que tenho muitos dentes tortos.

    • Em princípio não, Jéssica. O tórus é apenas um crescimento ósseo, não costuma interferir no posicionamento dos dentes.

  37. BOA NOITE!
    QUERO INICIALMENTE TE PARABENIZAR PELO BLOG. É MARAVILHOSO !!
    ESTOU MUITO PREOCUPADA, HÁ ALGUNS MESES NOTEI UM PEQUENO CAROÇO NO CÉU DA BOCA, PARECIA UMA PEQUENA ISCA DE OSSO, NÃO SENTIA DOR, FUI AO DENTISTA, PEDIRAM PARA FAZER UMA BIÓPSIA, AINDA NÃO FIZ… TENHO MEDO DA RESPOSTA, QUANTO AO PEQ. CAROÇO QUE APARECIA A CADA DOIS OU TRÊS DIAS, PASSEI A EMPURRAR COM A UNHA, ELE
    SOME, MAS AGORA FICA DOENDO. PODE SER ALGO GRAVE? ESTOU MUITO ASSUSTADA. DETALHE: SOU FUMANTE.

    • Rosivânia, não há como saber o que é sem uma biópsia. Compreendo sua ansiedade a respeito, mas tranquilizo você no sentido de que a grande maioria das lesões em boca não tem NADA a ver com câncer. Ou seja: vá, faça a biópsia e pense nisso como uma forma de ficar mais tranquila a respeito, e não o contrário. Ah, e pare de empurrar com a unha, ok?! Pode machucar você e fazer a lesão ficar maior.

  38. Olá Ana Tokus,
    De vez em quando me aparece um caroço desse no ceu da boca e quando eu coloco a lingua doi, ele aparece e fica uns tres dias e some, quando vai sumindo ele tipo vira um caroço de pus e sai um pouco de sangue… de vez em quando ele aparece e some… depois demora um tempo, mais ou menos um ano e volta… o que será? Desde já agradeço…

    • Certamente não é um tórus, Nildo. Me parece um abscesso, ou seja, uma “bolsinha” de pus que drena através de uma fístula, que é um “buraquinho” ou “bolinha” na gengiva. Se há um abscesso, é porque há infecção… e essa infecção pode ter origem tanto no canal de um dente quanto na própria gengiva. Aconselho que você procure um dentista pra avaliar a causa e tratar de acordo, senão esse estágio agudo vai ficar indo e voltando, sem solução.

      • Muitíssimo obrigado…

        • :)

  39. Oi Doutora !! Tenho torus mandibular ainda pequenos, mas eles doem um pouco, tem algum tratamento? Obrigada!

    • O único tratamento é a remoção cirúrgica deles, Luana. Mas é um tratamento BEM invasivo, só indicado em caso de real necessidade, mesmo (quando a pessoa precisa apoiar uma prótese na gengiva, por exemplo).

  40. Ola doutora, eu notei ha algum tempo esse caroço no ceu da minha boca pq estava inflamado, fui ao dentista que fez um Rx e me encaminhou a um hospital. O buco maxilar me disse que era torus e que eu não devia me preocupar, mas agora de tempos em tempos fica inflamado. Isso é normal? Devo fazer a cirurgia? Como devo proceder?

    • Carla, se é um tórus, realmente você não precisa se preocupar. O tórus, em si, não oferece nenhum risco. A inflamação que você relata provavelmente tem a ver mais com a sua alimentação (comidas / bebidas ácidas, apimentadas, etc.), e a região do tórus, mais proeminente, fica mais exposta e mais propensa a esse tipo de reação. Se estiver incomodando muito você e se esse for uma problema recorrente, fazer a remoção cirúrgica é uma opção… mas uma necessidade, não.

  41. Boa noite, doutora. Percebi esses dias, que tenho um caroço pequenininho no centro do céu da boca, só que um pouco para a esquerda, o que poderia ser?

    • Depende, Adriano… existe uma série de lesões com essas características. Depende também se é de consistência dura, mole, etc.. Procure um dentista pra avaliar clinicamente, é a única forma de se ter certeza.

  42. Olá, minha mãe de 41 anos veio notar hoje a noite um caroço no céu da boca, ele é duro e um pouco grande, ela disse que dói um pouquinho, queria saber se é um torus ou um câncer de boca, por favor me responde, estou muito nervosa e preocupada para saber o que é, uma boa noite e agradeço.

    • Maria Fernanda, pode não ser nem tórus, nem câncer. Existem vários tipos de lesões em boca e, felizmente, a grande maioria delas não é maligna. Se for um tórus, vocês não precisam se preocupar, só vai “incomodar” se algum dia sua mãe precisar usar uma prótese que se apoie no céu da boca. Não tenho como afirmar pra você do que se trata apenas com base no seu relato, procurem um dentista pra avaliar. Mas fiquem tranquilas, não vejo razão pra pensar em algo mais sério.

  43. Ola, gostaria que me tirasse uma duvida.
    Meu pai tem um pequeno caroço no ceu da boca há uns dois anos, ele falou que nao incomoda e que é bem duro. Mandei ele ir ao médico, mas estou aflita. Pode ser alguma coisa mais séria?

    • Thais, pode ser várias coisas… difícil dizer sem um exame criterioso. Mas se é assintomático e duro, pode ser um simples tórus, sem necessidade de nenhum tratamento, em princípio. Só avaliando mesmo pra se ter certeza.

  44. Ola, gostaria de saber qual e a sua clinica, fica aqui em Florianopolis?

    • Não Janice, atendo em Curitiba-PR.

  45. Tenho muitos torus e fico muito irritada, coçam muito e incomodam minha lingua, sou banguela e gostaria de louvar ao meu Deus com meus dentes. Me ajude doutora.

    • Você usa prótese, Delmaneris? Se sim, a presença de tórus pode incomodar, mesmo. Nesse caso, pode estar indicada a remoção do(s) tórus, pra que a prótese encaixe melhor e incomode menos. Claro que, nesse caso, seria preciso confeccionar uma nova prótese também.

  46. Olá! Tenho torus maxilar e gostaria de saber se o aparelho móvel ortodontico para expandir o palato pode ter sido um fator para esta alteração anatômica!
    Aguardo resposta. Grata.

    • Não, Renata. O tórus é um crescimento ósseo do qual geralmente não se conhece a origem. Desconheço algum caso em que tenha sido comprovada a relação entre o uso de disjuntor palatino e o aparecimento de tórus maxilar.

  47. Doutora! Tenho 51 anos, perdi um incisivo e esta nascendo outro no mesmo lugar! É normal, vou perde-lo com facilidade? Obg desde ja!

    • Jakelayne, é altamente improvável o nascimento de dentes aos 51 anos de idade. Os últimos a nascerem, que são os sisos, nascem lá pelos 20 anos de idade. Talvez você tenha um dente a mais do que o número normal, o que chamamos de “supranumerário”, e por algum motivo ele está aparecendo agora. Se for isso, em princípio ele deve se desenvolver normalmente, não há maior chance de perdê-lo apenas por ser um supranumerário. Sugiro que você procure um dentista pra avaliar e verificar do que se trata.

  48. DOUTORA, PRECISO DA SUA AJUDA.
    HA APROXIMADAMENTE UM ANO PARECEU UM CAROCO NO CEU DA MINNHA BOCA, COM PUS, FUI AO CLINICO E ELA FALOU QUE NUNCA TINHA VISTO NADA PARECIDO, E ELA APERTOU COM UMA LIXA PARA LIBERAR O PUS, E PEDIU PARA IR AO OTORRINO.
    A VERDADE E QUE COMO MELHOROU DE IMEDIATO, NAO FUI AO MEDICO, E DIAS DEPOIS APARECEU NOVAMENTE NO CEU DA BOCA, POREM DURO E MENOR. TEM DIAS QUE PERCEBO ATRAVES DA LINGUA QUE ESTA MENOR OU MAIOR E AS VEZES NEM PERCEBO. FUI AO CLINICO NOVAMENTE POIS FIQUEI COM MEDO, E FUI ORIENTADO A PROCURAR O ESPECIALISTA EM BUCO MAXILO FACIAL, E A MESMA MEDICA FALOU QUE CERTAMENTE IREI FAZER UMA BIOPSIA. O QUE PODE SER. ESTOU AFLITO.

    • Senival, difícil dizer ao certo do que se trata, mas certamente é algo de origem inflamatória, por causa da presença de pus, o que revela um abscesso. A questão é determinar a origem desse abscesso. A biópsia é um procedimento muito comum e revelará do que se trata, mas não acho que você precise ficar preocupado a respeito.

      • Bom dia Doutora Ana Tokus, gostaria que vc explicasse com mais clareza o que realmente é um Tórus Palatino, pois há 3 anos percebi um caroço duro e indolor no céu da minha boca, bem no centro, não fui ao dentista para saber do que se trata. Será que pode ser um tórus? Obrigada desde já por tirar minha dúvida.

        • Simara, o tórus é apenas um crescimento ósseo, simples assim. Sim o “caroço duro e indolor” que você descreve pode ser um tórus, o que, em princípio, não traz nenhuma consequência pra você. Mas pra ter certeza, só procurando um dentista pra examinar.

  49. Olá,
    Parabéns pelo blog!
    Certezas teremos apenas em uma consulta, com exames, etc., mas, informações como estas realmente dão um certo alívio.

    Valeu! :-)

    • A ideia é essa, Bruno, orientar e diminuir a ansiedade das pessoas. Que bom que pude ajudar. ;)

  50. Eu tenho dois caroços como o da foto, eles não me incomodam e são redondos e duros, sera que tórus?

    • Marilene, pode ser tórus, sim. Procure um dentista pra avaliar.

Comente ou pergunte!

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*


Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>