O que é tórus?


Dá-se o nome de tórus a certos crescimentos ósseos que podem ocorrer tanto em maxila (em cima) quanto em mandíbula (embaixo). Não se sabe ao certo o que causa um tórus, mas acredita-se que haja uma combinação de influências locais e genéticas no seu desenvolvimento. A principal consequência desse tipo de crescimento ósseo é a mudança do formato comum do céu da boca e/ou da mandíbula.

Tórus palatino e mandibular

O tórus palatino geralmente aparece bem no meio do céu da boca, é mais comum em mulheres e ocorre mais do que o tórus em mandíbula. O tórus mandibular, por sua vez, costuma se apresentar como uma formação óssea na parte de dentro da mandíbula, quase sempre dos dois lados.

Ambos os tipos de tórus são assintomáticos (não doem). Porém, em alguns casos, há indicação de remoção cirúrgica, principalmente quando o paciente usa ou pretende usar próteses que se apoiem na gengiva (dentaduras e pontes removíveis). Quase sempre os tórus causam problemas de adaptação dessas próteses e aumentam a chance de ocorrência de machucados e lesões. Outras razões para intervir são: quando a aparência dessas formações não agrada o paciente e quando as protuberâncias ósseas interferem na dicção, mastigação e deglutição, bem como no posicionamento normal da língua.

Os tórus costumam aparecer no início da idade adulta e podem crescer com o tempo. Em pessoas mais velhas eles tendem a diminuir, pela própria tendência à reabsorção óssea que a idade traz.

Compartilhe:

Categoria: Diagnóstico Bucal

Marcadores:

485 comentários

  1. Olá doutora, eu tenho tórus mandibular já ha algum tempo, e todas as vezes que tenho que ir ao dentista sinto muita vergonha, gostaria de saber se tórus é raro de aparecer e se é motivo pra ficar constrangido por ser diferente, obrigado.

    1. Ronald, tórus é algo relativamente comum, e não há motivo NENHUM pra vergonha. É só um crescimento ósseo, sobre o qual você não tem nenhum controle.

  2. Olá doutora, ontem observei uma bola branca e rígida na parte superior da gengiva, não dói nem nada, estou preocupada… Não é torus, né? Vc tem alguma sugestão do que possa ser?

    1. Jacqueline, apenas com base na sua descrição não dá pra sugerir o que é (nem o que não é). “Bola branca e rígida” é meio vago. Procure um dentista pra avaliar.

  3. Tenho micro-bolinhas no céu da boca, causando desconforto e dor nessa região e também na garganta. Apresento esse quadro há 3 meses. O que pode ser?

  4. Oi doutora, muito preocupada, tenho um carocinho no céu da boca, duro, não é torus, fiz exame, o dentista falou q não é osso, p eu observar, se crescer procurar um médico. Porém to 1 mês com a boca ardendo abaixo dali, as veias bem alteradas e roxas, labios da boca ardendo, não to conseguindo comer direito,. Tenho 30 anos pode ser câncer doutora? Depois q coloquei aparelho q o desconforto apareceu, a boca toda esta ardendo, céu da boca fica meio dormente, qual sua opinião? Desde já agradeço.

    1. Julia, tem um montão de coisas nas quais pensar antes de pensar em câncer. Sua descrição não me leva diretamente a pensar num câncer, procure ficar tranquila. Sugiro que você procure um dentista especialista em Estomatologia (Diagnóstico Bucal).

  5. Ola doutora, tenho torus mandibulares, futuramente quero fazer implantes de dentes, sera q isso seria um impedimento para fazer esses implantes, ou o torus nao interfere nisso, apenas interfere em colocação de próteses? Me esclareça essa dúvida por favor.

  6. Dra., há vários anos venho retirando um dente que cisma em nascer atrás do pre molar superior da parte esquerda, e agora aos 56 anos retirei novamente e saiu uma bolinha branca esponjosa no final dessa formação óssea, deixando um buraco considerável. Nunca tinha ouvido falar em torus, mas agora acho que essa é a explicação. A senhora acha que pode ser isso mesmo?

  7. Olá, doutora. Estou com muita tosse, e de ontem pra hoje apareceu um caroço bem pequeno no céu da boca, lado direito. Não é alto e é indolor. Será que é pela garganta ruim? Estou com um siso para arrancar, e fica na mesma direção. Obrigada.

  8. Quero lhe parabenizar pelo post. Muito esclarecedor. E agradecer por tirar as dúvidas das pessoas, que por sinal também eram minhas dúvidas! Muito obrigado e continue com seu bom trabalho!

  9. Bom dia Dra., fiz uma cirurgia de torus mandibular em dezembro de 2012 e em maio fiz dois implantes e tirei o aparelho que usei por 12 anos, porem o torus voltou e meus dentes da mandibula estão ficando tortos novamente, será que é por causa que o torus q esta crescendo?

  10. Olá doutora, tenho 24 anos, estou com um caroço no ceu da boca que me incomoda, ele doi, esse ano é a quarta vez que tenho dor de garganta e essa ultima acompanhada de tosse, não está melhorando, toda manha cuspo uma secreção amarelada e as vezes acompanha umas manchinhas de sangue, estou um pouco preocupada.

    1. Ilisete, você já foi ao médico? Sugiro um otorrino ou um pneumologista. Quanto ao “caroço”, é preciso avaliar do que se trata, se tem envolvimento dentário e se tem alguma relação com os sintomas que você descreve.

  11. Oi doutora,
    Tenho 30 anos, ha uns 10 anos atras fiz um canal no dente da frente. Noto uma bolinha pequena no céu da minha boca como c fosse uma bolha mais durinha, essa semana sinto ela mais dura, minha boca tbm esta ardendo. Fui ao dentista e ele pediu radiografia panorâmica em oclusão, ai doutora, pode ser câncer?
    O que mais pode ser ??
    Estou tão apreensiva nem durmo, desde já agradeço muito obrigado…

    1. Não Julia… não vejo motivo pra ser câncer, nada na sua descrição me faz pensar nisso. Vamos ver se a radiografia mostra alguma alteração, mas fique tranquila.

  12. Oi Dra ana, tudo bem?
    Tenho algumas dúvida em relação ao tórus.
    São na parte de cima dos dois lados, várias protuberâncias, do lado de fora, ou seja, do lado que fica em contato com a gengiva.
    Até então nunca tinha tido nada, nenhum incômodo, somente a questão estética mesmo. Agora na quarta-feira notei um “buraquinho” na gengiva, como se estivesse saindo um osso…. é bem pequenininho, mas quando passo a língua consigo sentir… e inflamou em volta, então parece uma afta gigante.
    Fui ao meu dentista que me disse q podiam ser 3 coisas:
    – uma raiz de um dente quebrado que abriu o buraco
    – a placa do bruxismo estar batendo e criou esse trauma
    – o tórus mesmo ter “rasgado”

    Fiz um raio x e não tem raiz quebrada, e a placa do bruxismo não encosta na gengiva, então constatamos que foi o tórus mesmo.
    Ele me receitou omcilon orabase para passar durante 1 semana e vermos como reage.
    Caso não cicatrize, ele disse que faria uma raspagem, criando um “afundado” na gengiva para ela voltar ao lugar e cobrir.
    Se isso não resolver aí teria que partir pra cirurgia.
    Isso procede?
    Ele me falou que caso eu quisesse essa cirurgia poderia ser feita com anestesia geral.
    A Sra. tem ideia de custos dessa cirurgia (sem a anestesia geral, anestesia local mesmo)? (estou no RJ capital, não sei se faz diferença). Ele não quis me dizer, disse para eu ficar tranquila, etc etc. Só disse que a cirurgia é meio hardcore… 🙁
    Espero que tudo se resolva antes da cirurgia.
    Aguardo suas considerações.
    Muito obrigada!
    Silvia

    1. Silvia, procede. Não saberia falar em custos, seria preciso a avaliação de um cirurgião (e depende muito da extensão da cirurgia, também). Qualquer cirurgia que envolva osso é “hardcore”, de recuperação mais “chata”, com inchaço e tal. Mas em essência, é algo simples.

      1. Dra. Ana, muito obrigada.
        Fiz a remoção do pedacinho que estava pra fora ontem e ficou ótimo. Levei 2 pontos. Agora estou pensando em fazer a cirurgia de remoção total do tórus. Meu dentista disse que fica na faixa de 600 reais, o que achei bem justo.
        Ele me explicou a cirurgia, que a recuperação é mais chata, demora assim uns 4 dias pra poder ir trabalhar…. Ele disse que fica entre a que eu fiz ontem (que achei muito, mas muito light) e uma remoção de siso. Já removi os 4 sisos e foi bem punk na época, fiquei muito inchada…. Mas como ele falou que não é tão ruim quanto a extração dos sisos, eu me animei.

        Mas por enquanto vou acompanhando e se não romper vou deixar… ele disse que como a gengiva estava muito fininha acabou rompendo nesse pedacinho… ele disse que até uma batida no travesseiro às vezes pode causar isso… :/

        Semana que vem vou retirar os pontos e ver como ficou. É normal criar uma película em volta dos pontos, como se fosse uma afta? Estou passando perioxidin gel e tomando paracetamol.

        Obrigada
        Silvia

          1. Oi Dra! Acabei fazendo a remoção do lado esquerdo dia 21 e no dia 28 tirei os pontos. Está bem feio ainda, é normal? Em um dos dentes parece que teve uma retração (como se tivesse uma “ponta” mais exposta do que deveria) e noto a gengiva bem inchada entre os dentes. Vai desinchar isso? Está bem cruento, com alguns pedaços mais claros também… Isso é assim mesmo? Meu dentista quando tirou os pontos disse que estava tudo bem, dentro do normal. Estou perguntando pois só vou nele na quinta-feira para avaliação. Muito obrigada! Silvia

  13. Oi Drª, estou há 2 meses com uma bola dura na mandibula do lado esquerdo… Estou tratando o 2 molar de canal, no qual essa bola fica do lado. Nao dói, mas incomoda bastante… a Dentista disse que nao é do canal, pois limou os canais radiculares e nao saiu nenhum pus… O que poderia ser ?? Estou preocupada… bjs

    1. Amanda, o mais óbvio é que seja do canal, até pela proximidade. Se o dentista afirma que não é, ele sugere que é de onde? Essa “bola” apareceu quando?

  14. Oi doutora, tenho 30 anos, fui em duas dentistas e na parte de cima a doutora falou q é normal, q é uma junta do osso, não entendi o nome técnico, mas msm ela falando q é normal me incomoda quando passo a língua, tenho medo.
    Obrigado pela atenção.

  15. Doutora, tenho 23 anos, não fumo e nem bebo, e apareceu um carocinho no ceu da minha boca perto dos dentes superiores, ele não doi, a senhora acha que pode ser cancer bucal?

    1. Não, Claudia. Tem um monte de coisas pra se pensar antes disso… câncer bucal, felizmente, não é tão comum assim. Procure um dentista pra avaliar assim que possível.

  16. Doutora, faz dois dias q notei um caroço duro com formato de dente no lado esquerdo da boca, final da boca, não sinto dor, porém só tem de um lado da boca, estou com muita dor de cabeça tbm. Muito medo de ser um câncer.

    1. Não Roberto, o tórus não é uma doença. Não, ele não interfere na colocação do aparelho fixo, embora, possa dificultar o uso de alguns dispositivos ortodônticos. Mas sempre há opções de dispositivos diferentes para a mesma movimentação ortodôntica.

  17. Olá, Dra. Ana. Tenho 53 anos e uso dentadura superior desde os 17 anos. Sempre teve uma protuberância dura e meio disforme no meio do céu da boca, mas nenhum dentista nunca me falou sobre “torus”. Não parece ser osso, mas como uma carne esponjosa amassada. Não sei explicar bem. Tem tipo uma bolinhas bem pequeninas na divisão do palato. Não me atrapalha. Estava procurando matérias sobre feridinhas e bolha no céu da boca e achei sua página sobre o assunto. Vez por outra sinto ardência e dor ao mastigar. Sei que não é recomendado o uso ininterrupto da dentadura, mas quando uso o pó adesivo, não sinto ardência ou dor. Acho que o roçar da prótese causa as lesões. As vezes parece que está queimado, de tão sensível. Uma vez perguntei a um dentista sobre isso mas ele não me deu nenhuma explicação conclusiva. Disse apenas que existem muitas configurações diferentes de palato e que o formato do meu pode ter sido causado pela precocidade do uso da prótese. Bem, no momento estou com uma bolhinha bem onde a dentadura termina, perto do palato mole e sinto ardência ao passar a língua. A senhora tem alguma dica para me dar de como tratar isso? Parece ser algo grave? Quando tiro a prótese melhora, mas ainda não pude ficar mais de seis horas sem ela. Parabéns pelo seu trabalho. Obrigada!

    1. Maria Luiza, até pode ser tórus. Mas sua descrição me lembrou hiperplasia por câmara de sucção em dentaduras superiores, antigamente se fazia isso pra se obter mais retenção na prótese. A prótese que você usa hoje não deve ter isso, então a hiperplasia ficou “amassada” pela prótese nova. Acho uma explicação plausível, mas estou só supondo. 🙂

  18. Oi doutora, tenho 37 anos e desde os 25 que tenho torus mandibular nos dois lados. É um caroço duro, tipo um dente querendo nascer, mas não me atrapalha e nem dói, queria saber se o certo é fazer uma cirurgia para retirar e se com o tempo pode vir a crescer mais e virar alguma doença. Obrigado.

  19. Olá dra! Há um caroço por trás do nariz que dá na altura no final da raiz do dente. Nos últimos 8 meses ele vem crescendo muito rápido! Não sinto dor nenhuma e parece ser um osso, pois é muito duro! Será que pode ser o torus?

  20. Boa noite Doutora, eu me chamo Daniel C. da Silva, tenho 41 anos e desde o inicio da idade adulta notei o surgimento das duas tórus, a mandibular com tipo 3 formações e a palatina. Não sinto incomodo, só acho estranho e alguns odontólogos dizem ser feio, o que devo fazer?

  21. Fiz uma cirurgia para arrancar dois dentes sisos do lado esquerdo superior e inferior. Ja tirei os pontos. Mas noto que minha mandíbula apresenta um volume estranho e que me incomoda. O q pode ser isso ? Obrigado !

  22. Faz uns dois dias que apareceu um pequeno carocinho no lado esquerdo do céu da boca, ele é meio duro e não dói.
    Queria saber se pode ser torus e se não for o que poderia ser.

  23. Boa tarde, Doutora. Tenho um carocinho no meio do céu da boca há muito tempo, nunca incomodou, mas quando estava tomando leite bem quente senti queimar ao engolir, desde este dia o carocinho tem incomodado, melhorou um pouco mas incomoda quando como. Este fato ocorreu há dois dias. Peço sua orientação. Desde já agradeço sua atenção.

    1. Kátya, me parece que o incômodo nada tem a ver com o “carocinho” em si, mas é consequência da queimadura. Já o “carocinho” pode ser um tórus, como explico no texto. Seria bom procurar um dentista pra avaliar e confirmar – ou não – que é um tórus.

  24. Ola dra, a minha mae foi ao dentista e ele a encaminhou pra cirurgia, falou que um osso da boca ta crescendo, ela sente muita dor, eles indicaram que ela fizesse cirurgia, porem falaram que a cirurgia e muito arriscada que ela pode perder os movimentos de uma parte da face dela, achei estranho, queria saber sua opiniao, seria torus isso, e se for a cirurgia e mesmo arriscada?

    1. Leda, a cirurgia de remoção de tórus não é considerada de risco, em princípio. Ou é algum outro tipo de cirurgia ou esse risco tem a ver com a idade ou saúde geral da sua mãe. Depende.

  25. Dra., tenho tórus mandibular, não doem, não me incomodam em nada, mas tenho medo caso eles futuramente venham me prejudicar em algo. Isso pode acontecer? Tenho facilidade em estar quebrando as pontas dos dentes, isso pode estar acontecendo devido ao tórus?

    1. Não, Leleda. A presença de tórus não facilita ou causa fraturas dentárias. O tórus pode incomodar se ele ficar grande e atrapalhar na fala ou se, algum dia, você precisar usar uma prótese que se apoie na gengiva. Se não, é vida normal.

  26. Há alguns dias notei um caroço redondo, duro, parecendo osso, indolor e com uma cor mais branca no assoalho da boca próximo ao canino inferior esquerdo. Não possuo feridas, nem manchas, nem sangramentos, nem nada do tipo em nenhuma outra parte da boca. A única manifestação diferente em minha boca é o nascimento dos dentes do siso. Gostaria de saber o que poderia ser.

  27. Olá boa noite… Dra. apareceu um caroço no céu da boca da minha irmã, não sei lhe informar que seja tórus? Ela se queixa muito de dor quando alguma coisa bate em cima. Ela está se medicando com Nimesulida, pra aliviar a dor, mas não tá fazendo mais efeito.

    1. Wellington, se dói não deve ser tórus. Pode ser um abscesso ou algum outro tipo de lesão. O ideal é procurar um dentista pra identificar o que é e tratar de acordo.

  28. Olá Drª, apareceu o que parece ser tórus na gengiva, o abscesso duro na lateral da gengiva superior do lado direito e outro bem pequeno lado esquerdo superior, o dentista olhou e não me explicou quase nada, só me disse que tinha que procurar um dentista especializado em gengiva, mas pelo que li aqui no post parece ser tórus, coloquei um aparelho na parte superior, pois tenho falta de dentes na parte inferior, e de lá para cá abandonei o tratamento pois mudei de cidade, só fiz manutenção umas 3 vezes, esses dias apareceu uma lesão na boca, outro dentista falou que era mácula, era normal, que não me preocupasse, fui então a um médico que me disse que eram bactérias e receitou antibióticos e uma pomada anti-inflamatória, comecei a medicação tem 2 dias, mas Drª gostaria de saber se isso pode ser realmente tórus, pois é duro, não doi e não tem nada de pus.

    1. Sílvio, até pode ser. Mas acho improvável que o dentista tenha confundido abscesso com tórus, pois são coisas bem diferentes. Não estar drenando pus não quer dizer muita coisa, às vezes nem sai pus, pois o organismo o reabsorve em vez de eliminá-lo.

  29. Boa noite Doutora, eu tenho um torus no céu da boca, mas o meu inflama quando estou com crises de rinite, gripe, tosse, e quando estou assim além de doer, inflamar, coça muito, é normal isso? Já fui em alguns dentistas e dizem que o meu é um torus sim, mas não sabem pq acontecem essas coisas, o que devo fazer?

    1. Bruna, realmente… o tórus é só um crescimento ósseo, ele não deve ser responsável pelos outros sintomas que você relata. É preciso avaliar com bastante critério pra tentar chegar à causa disso. Pense na sua alimentação, remédios que você toma quando tem rinite, etc..

    2. Ah, nunca soube que era isso que eu tinha. A primeira vez que esse inchaço duro apareceu no céu da minha boca pensei que fosse um dente que estava querendo apontar. Mas o osso some e depois de algum tempo reaparece.

  30. Dra. boa tarde,
    Pela descrição, creio eu que o que tenho seja um Torus. São duas bolinhas na mandíbula, na direção dos caninos inferiores (não sei se seria esse o nome). Já os tenho ha muito tempo, são duros e não doem. Inclusive achava que era normal e todos tinham. Mas de um tempo pra cá venho notando que esta nascendo um terceiro, bem menor do que os outros. Será que pode ser um outro?

    1. Sua descrição parece ser de tórus mesmo, Giselle. Não que não seja normal… muita gente tem e, via de regra, nem incomoda. Esse terceiro está nascendo onde?

  31. Oi, eu já tive esse mesmo caroço que voltou ontem há uns anos atrás, ele é um pouco abaixo do céu da boca, pra cima no meio dos dentes da frente principais, se eu subo com a lingua n meio dos dentes consigo alcançar direitinho o caroço (deu pra entender?), quando como algo doce fica dolorido, e se coloco a mão é mole. O que seria? Estou com medo.

    1. Li, se o “caroço” some e volta, e é mole, não é tórus. Pela sua descrição pode ser um abscesso, o que revelaria uma infecção no canal de algum dente ou na gengiva. Procure um dentista pra avaliar.

  32. Olá Dra.
    Tenho um caroço na altura da raiz do dente que fica ao lado do canino (inferior) e é indolor, mas ultimamente tenho a impressão que cresceu um pouco.
    Pode ser grave ? O q pode ser?
    Tenho 26 anos.
    Obrigado.

    1. Pode ser um monte de coisas, Renato… não dá pra dizer ao certo só com base na sua descrição. Um tórus (como explico no texto), algum tipo de lesão óssea ou de tecidos moles, um abscesso… depende. Procure um dentista pra avaliar.

  33. Tenho 21 anos e ha uma semana comecei a sentir dores de dente, acredito que seja o meu siso nascendo, porque ao olhar no espelho vejo uma pontinha dele logo depois do ultimo dente. Os sintomas que sinto (apesar de leves e suportaveis) são dores de: pescoço proximo da glandula submandibular, cabeça, mandibula e gengiva. São dores comuns?

    1. Marilia, sim, essas dores são relativamente comuns quando associadas ao dente do siso. E você está na idade, mesmo. Procure um dentista pra avaliar, é um bom momento de fazer uma radiografia panorâmica pra ver o posicionamento dos seus sisos dentro da gengiva, se há espaço pra eles nascerem, etc..

  34. Olá doutora, bem, tenho 17 anos, não fumo e não bebo, notei que tenho um pequeno (de modo que só consigo sentir ao passar a lingua) no canto esquerdo do céu da boca. Ele não dói e é bem rígido, lembra um osso, você tem ideia do que pode ser? Estou preocupada.

    1. Um pequeno o quê, Paloma? (acho que faltou uma palavra aí) 😉

      De qualquer forma: só pela sua descrição não dá pra ter certeza do que é isso. Pode ser algum tipo de crescimento ósseo, um tórus ou outro tipo de lesão. Se você perceber que isso persiste, procure um dentista pra avaliar.

  35. Dra. muito obrigada pelas explicações aos amigos, me ajudaram muito. Porem estou com uma questão duvidosa ainda. Hoje pela manha apareceu um carocinho bem pequeno e eu não o vejo, mas meu filho me disse que é uma manchinha branca. Estou sentindo como se estivesse com a garganta inflamada e uma sensação diferente na boca e dentes. O que pode ser? Procuro um medico ou o dentista ? Desculpe incomodar.

    1. Evelyn, difícil dizer apenas com base na sua descrição… as origens disso podem ser várias. O “carocinho” apareceu onde? Se for na garganta, procure um otorrinolaringologista. Se for na gengiva ou na mucosa da bochecha, por exemplo, procure um dentista.

    1. Se não incomoda você, nem é preciso procurar, Joilson. Mas se você pensa na possibilidade de remover o tórus, procure um dentista cirurgião bucomaxilofacial.

    1. Leon, essa “bolha de sangue” pode ser uma fístula, o que revelaria uma infecção no canal de um dente ou na própria gengiva. Procure um dentista pra avaliar.

  36. Ola Doutora, estou com uma dúvida e espero que possa me ajudar, eu estou com um caroço pequeno e bem no centro do céu da boca, percebi ha 2 semanas, nos primeiros dias notei que tinha uma bolinha vermelha no meio e era um pouco dolorido, porem a dor sumiu e o caroço ficou, minha dúvida é se pode ser algo grave, ou tbm quando era mais nova fiz uma tomografia por sentir muitas dores de cabeça e descobri que tenho 2 cistos na face e um fica no maxilar, sera que esse cisto pode ter se locomovido e é o que sinto no céu da minha boca? Estou muito preocupada. Desde já obrigada Dra.

    1. Cistos não “andam”, Suellen. O que você tem no céu da boca deve ser outra coisa… um tórus (como explico no texto), um abscesso ou outro tipo de lesão. Nada, em princípio, grave… mas você precisa procurar um dentista pra avaliar, se não não vai saber do que se trata.

  37. Oi Dra. ANA, meu pai tem um caroço do lado esquerdo da bochecha, uns falam do dente do fundo embaixo do lado esquerdo, outras pessoas falam que outra coisa tá querendo estourar, tá inchado, minha mãe não sabe o que é, principalmente eu, pode ser câncer, manda resposta pra mim.

    1. Roberto, não dá pra dizer o que é só com base na sua descrição. Pode ser uma infecção, um tórus ou outro tipo de lesão. Não dá pra dizer que é câncer pelo seu relato. Diga pra seu pai procurar um dentista o mais rápido possível, pois se for algo mais sério, quanto antes melhor.

  38. Boa noite doutora,
    Tenho 16 anos e chupo dedo desde muito cedo. Ultimamente tenho sentido dores no céu da boca e uma pressão intracraniana muito forte, você poderia me aconselhar sobre o que devo fazer, doutora??

    1. Gabriel, uma coisa não tem a ver com a outra necessariamente. Se a pressão é na cabeça, sugiro a avaliação de um médico pra eliminar (ou confirmar) que o problema é intracraniano. Não sendo, pode-se pensar na hipótese de ter relação com o hábito de chupar dedo.

  39. Bom dia doutora, estou preocupada que hj quando acordei senti um caroço na língua, interno, não aparece visivelmente mas eu sinto quando roço a língua entre os dentes. No dia anterior eu comi um vatapá mas estava muito quente e senti ardência na língua, será que e por isso que amanheci com esse caroço? Aguardo resposta att, Bia.

  40. Olá, o lado direito do meu céu da boca esta todo inchado, ha dois dias que os dentes estão sensíveis e o céu da boca ta inchando mais e mais, o que poderia ser? Dói muito, estou usando spray para adormecer e nimesulida de 8 em 8 hrs.

    1. Ph, pra saber como tratar, primeiro é preciso saber o que é. Uma “bolha” pode ser um monte de coisas… uma fístula, um tórus ou outro tipo de lesão ósse ou de tecido mole. Então procure um dentista pra avaliar.

  41. Olá Doutora, arranquei meu siso inferior do lado direito ha quase duas semanas, ontem percebi que tem uma bolinha e quando toquei parece a ponta de um osso. No entanto está doendo bastante e como estou indo viajar, não tenho como voltar ao dentista que extraiu meu siso. O que eu faço?

    1. Jessica, pode ser só uma aresta óssea, um local onde o osso está mais “pontudo”… ou, até, um pedacinho solto de osso. Fora o incômodo, não há maiores consequências. Se huver necessidade durante a viagem, você pode procurar outro dentista.

  42. Olá Doutora, passei o dedo na gengiva e senti uma saliência endurecida, mas não é caroço, tem consistência de osso na base da gengiva inferior esquerda, embaixo da lingua, do segundo molar, quando aperta dói, o que pode ser ? Qual médico ir ? Obrigado.

  43. Olá Dra.,
    Tenho 25 anos e aproximadamente há 9 meses, senti um pequeno, quase imperceptível caroço no céu da boca, do lado esquerdo. Após umas semanas, senti outro caroço, este um pouco maior, do lado direito do céu da boca. Ambos rígidos e perceptíveis apenas ao tocar com a língua ou dedo. Na época fui ao meu dentista que analisou e disse que “achava” que não precisaria me preocupar, porém não me deu um diagnóstico. Insatisfeita, fui a procura de um médico otorrino e solicitei uma tomografia.
    Eu realizei uma tomografia da face, que não constatou nenhuma alteração com relação a minha queixa. Porém, a minha pergunta é: será que não apareceu nenhuma alteração porque o exame não era específico para a região do céu da boca (ou seja, não alcança tal local), ou porque de fato não há nada irregular?
    Teria algum outro exame a me sugerir?
    Obrigada pela atenção.

    1. Bruna, a tomografia “alcança” esse local, sim. Se não foi detectado nada no exame, não vejo razão pra preocupação. Nem toda alteração tem diagnóstico (ou o diagnóstico é apenas clínico, não vai aparecer nada relevante em qualquer exame) ou representa problema. No seu caso pode ser um tórus, por exemplo, como explico no texto.

    1. Um “osso saindo” como, Elaine? Uma “ponta” de osso solta? Um crescimento ósseo por baixo da gengiva? É fixo ou é possível movimentar? Me explique melhor, por favor.

        1. Kaue, provavelmente é uma aresta óssea, um local onde o osso ficou mais “pontudo” depois da extração. Isso é relativamente comum e costuma ir diminuindo com o passar do tempo e a cicatrização.

  44. Boa noite Dra,

    Tenho 20 anos e faz 1 dia que acordei com uma bolinha/caroço duro (quero dizer que quando passo a lingua é macio e quando aperto, parece duro) no canto esquerdo do céu da boca, perto dos dentes, no qual meus dentes da frente meio que coçam, e quando eu aperto a tal bolinha, os mesmos dentes doem muito, gostaria de saber muito o que seria.

    Obrigado.

  45. Olá,
    Tenho 21 anos e estou sentindo um caroço bem perto do ultimo dente da parte superior no lado direito, do lado esquerdo também tem, mas está menor.
    Poderá ser o dente de siso?
    Fico preocupado pois as vezes sinto que em volta do caroço no lado direito, aparecem outros carocinhos menores, da pra sentir quando passo a língua.

    1. É muito provável que sejam os sisos sim, Rodrigo. Sugiro que você procure um dentista pra avaliar, uma radiografia panorâmica vai mostrar o posicionamento intra-ósseo desses dentes e tirar a dúvida.

  46. Boa tarde, o meu problema é o seguinte… do nada meu dente da frente começou a doer, mas ele não esta com carie, ele esta super sensível, não posso encostar um dente no outro, e atras do dente no ceu da boca não apareceu nenhum caroço não, mas quando eu pressiono a lingua no céu da boca, da uma pressão no dente. O que pode ser, e que remédio é bom para parar essa sensibilidade extrema? Pois nem consegui dormir, de tanto que incomoda.

  47. Olá!
    Estou grávida de 7 meses, e ha pouco tempo passei a sentir umas bolinhas muitos pequenas no palato mole e as vezes ficam vermelhas. O que pode ser? Será alguma alteração hormonal?

    1. Pode ser, Juliana. Mas talvez não seja nada específico, apenas uma irritação local. Mencione isso para o seu obstetra na próxima consulta, pra ele poder avaliar.

  48. Bom dia Doutora,
    Percebi que comecei a desenvolver o torus mandibular após o uso de suplementação de gorduras poliinsaturadas. Estive lendo sobre o assunto, e descobri que existe um estudo sobre o papel de nutrientes feito por Eggen et al (1986), o qual sugestiona o consumo de peixe de água salgada, possivelmente da Noruega, por estes possuírem altos níveis de ácidos gordurosos poliissaturados e vitamina D, um fator envolvido no crescimento ósseo. Estes fatores aumentariam a chance do desenvolvimento do Torus. Gostaria de saber mais informações sobre a influencia dos nutrientes da dieta na formação do torus. Existe algo concreto sobre a relação da ingestão de gorduras poliinsaturadas e a formação do torus?

  49. Bom Dia Doutora,
    Ja sei que o meu problema não é torus, mas gostaria de uma indicação quanto ao profissional que devo procurar (dentista ou clinico).
    Percebi de uns dias pra ca uma ingua não muito grande no palato mole, esta doendo bastante, e hoje pela manha estou com dificuldade de engolir, o ouvido e a amigdala do mesmo lado, estão doendo.
    Sempre tenho infecção de garganta, inclusive o otorrino ja avaliou quanto a retirada das amigdalas, fiquei procupada com esse “caroço” no palato…

  50. Olá, tenho 16 anos, e ontem apareceu uma dor chata no meio do céu da boca, uso aparelho nos dentes e aparelho (que é um ferrinho no céu da boca) e quando como e passo a lingua doi, não é duro e nem mole, o que pode ser?

    1. Tay, não dá pra sugerir nada específico com base no seu relato. Pode ser desde uma irritação na mucosa até um abscesso. Se persistir, entre em contato com o seu dentista pra avaliar.

  51. Olá, eu tenho tórus e uso aparelho ortodôntico, eles nunca me incomodaram, meu tratamento ortodôntico está sendo finalizado. Eu já pensei em remove-los por questão estética, a cirugia seria complicada? E tipo, eles podem voltar caso sejam retirados ? Desde já agradeço.

    1. Rafael, não que a cirurgia seja complicada, mas o pós-operatório tende a ser BEM “chato”… sempre que se “mexe” com osso, a recuperação costuma ser mais demorada e dolorida. O tórus até pode voltar, mas é improvável.

  52. Olá Drª Ana

    Primeiramente, parabéns pelo blog!
    Bom, o meu problema não é muito diferente de todos que registraram suas dúvidas sobre o tal do aparecimento de um “carocinho no céu da boca”. Como li todos os relatos e posteriomente todas as suas respostas posso dizer que o meu problema está mais próximo a realidade do [Márcio Martins]. Obrigada Drª. Vou procurar o Dentista!

  53. Olá, doutora surgiu um caroço duro bem no palato duro e acompanhado de dor de cabeça. Estou super preocupada, pois fui curada de um câncer de cabeça, poderia se outro câncer?

    1. Renata, poder poderia. Mas tem inúmeras possibilidades antes de você pensar nisso (embora seja compreensível que, na sua situação, você pense). Pode ser um pequeno abscesso, um tórus (como explico no texto) ou outro tipo de lesão benigna. Na dúvida, procure um dentista pra avaliar, até pra você ficar mais tranquila a respeito.

      1. Olá, tenho 12 anos e estou com um caroço no canto do céu da boca, esse caroço não é mole nem duro.
        Pesquisei sobre o câncer de boca, mas não apresentei nenhum dos sintomas do câncer.
        O que isso pode ser? E o que devo fazer?

        Esqueci de dizer que uso aparelho e quando aperto esse caroço quase não dói, mas quando vou beber um refrigerante ele fica incomodando.

        1. Manu, difícil sugerir alguma coisa só com base na sua descrição. Você precisa ir ao dentista pra avaliar. Mas, em princípio, não vejo razão pra preocupação.

  54. Olá doutora, tenho 15 anos e cresceu um mole no céu da minha boca, parecia até inflamação. No começo ele cresceu e doía, eu passava a língua e doía tbm, depois de dois dias ele foi diminuindo, e quando eu passo minha língua sinto algo duro sabe, vc percebe que tem algo errado, parece um caroço !!!

    1. Murilo, esse “mole” pode ser um abscesso, por exemplo… o que revelaria uma infecção, com o origem no canal de um dente próximo ou na própria gengiva. Mas pode ser outro tipo de lesão, também. Procure um dentista pra avaliar clinicamente e tratar de acordo.

  55. Dra. Ana, boa tarde!

    Queria tirar umas dúvidas, pois estou muito desesperado.

    Tenho 27 anos. Sugiu no céu da minha boca um carocinho (inchaço), mais para o lado esquerdo, perto de onde está nascendo um ciso que ao ver está torto.

    Fui na dentista fazer limpeza e pedi para ela olhar o caroço. Ele diminuiu e está quase desaparecendo. É macio e só doi se apertar. A dentista disse para eu voltar lá caso o caroço reapareça.

    Pesquisando sobre caroço no céu da boca no Google, só aparece sobre Tórus (o que não deve ser) e Câncer. Como bebo álcool, fico desesperado.

    Onde o ciso está nascendo, parece que está inchado o palato mole (lado esquerdo).

    Minha dúvida é se as caracteristicas são de cancer ou se provavelmente é algo referente ao ciso.

    Parabéns pelo Blog.

    1. Marcio, câncer bucal, felizmente, não é tão comum assim. Sendo o “carocinho” de consistência mole, tórus não é. Como ele “sumiu”, provavelmente é algo de origem inflamatória ou infecciosa, suspeito que possa ser um pequeno abscesso (uma coleção de pus dentro da gengiva), provavelmente por causa do siso que está incomodando.

  56. Ola, sou Rafael, tenho um carocinho duro. Só dói quando aperto ele, fica no lado direito da boca, doutora. Faz 3 anos que tenho ele. Ele não incomoda, mas queria saber o que e. Ele tem uns 1,5 mm, tenho 17 anos, mas tenho medo, por favor me ajuda.

    1. Rafael, é difícil sugerir alguma coisa apenas com base na sua descrição… pode ser uma fístula, por exemplo. Mas se dói e está no mesmo local por 3 anos, é essencial procurar um dentista pra avaliar.

      1. Mas doutora, isso pode ser por causa de comidas duras ou doces… doutora, eu aperto ele dói um pouco, mas ele deu uma crescidinha pequena, mas isso é grave, doutora?

        1. Não acho que tenha a ver com o tipo de comida que você come. Não tenho como dizer se é grave, pois não sabemos o que é. Procure um dentista pra avaliar clinicamente.

  57. Olá doutora, nasceu uma bolha média no céu da minha boca, bem no meio, cor normal. Mas mole quando passo a língua, da p sentir mexer. Não doi nada… e uso aparelho. Doi um pouco…

  58. Doutora, estou com um inchaço no palato esquerdo, e ele não é muito pequeno, ele está logo acima do meu primeiro molar. A descrição da convivência com ele é complicada: ele não doi, quando eu passo a língua nele sinto uma dor que não incomoda, uma dor aguda, e quando aperto com a língua a dor é bem fraca, nada grave, exceto quando eu acabo de acordar, no momento em que acordo se eu aperto com a língua eu sinto meio como se eu estivesse amassando algo gosmento, até faz um barulhinho, mas isso é uma vez no dia somente (pelo o que se vê, é quando eu fico muito tempo sem mexer nele, visto que eu passo a língua nisso várias vezes no dia).
    Enfim, o que quero saber é o que pode ser isso e o que meu dentista precisa fazer? Ele não fez raio-x ainda e na concepção dele pela descrição que dei la ele veio a entender que é um abscesso, mas andei pesquisando abscesso e não parece ser um.
    Mais uma coisa, quando por exemplo eu bato atrás na minha cabeça com força, eu sinto diretamente uma dor aguda no meu molar, exclusivamente no molar, dente que hoje tem uma massa tampando ele, pois ele já teve cáries, mas quando não era tampado ele tinha um gosto muito ruim quando eu apertava o inchaço. Bom acho que já expliquei muito bem o que eu tenho aqui doutora, muito obrigado. 🙂

    1. Guilherme, a sua descrição também me parece de abscesso. A dor, o “barulhinho”, fica pior quando você acorda (sintoma inflamatório), a impressão é que o inchaço aumenta e diminui. E me parece que a origem do abscesso é uma infecção no molar com o curativo. Enfim… estou só “achando”, aqui… mas me parece que você tem mesmo um abscesso e que vai precisar tratar o canal desse molar pra resolver isso. Converse com o seu dentista.

  59. Doutora, cresceu um caroço na parte de cima ao lado da minha bochecha, na gengiva, bem em cima msm na raiz do dente, ele não dói, se eu apertar tbm não dói, e é meio esbranquiçado, isso pode ser um torús? E tem algum problema eu fazer um canal que está embaixo dele sem tirar o torús? Tem algum problema?

    1. Kellen, pode ser tórus, pode ser uma exostose (que também é um crescimento ósseo), mas não dá pra afirmar isso apenas com base no seu relato. Tórus costumam ser bilaterais, o que não é o seu caso. Sim, dá pra fazer o canal sem remover o – suposto – tórus, uma coisa não impede a outra. Procure um dentista pra avaliar.

  60. Ola doutora, ha pouco tempo apareceu um caroço no final da minha mandíbula do lado inferior, ele é duro e dolorido, esta ao lado de onde esta nascendo e dente de siso, o que pode ser ?

  61. Boa tarde Doutora, verifiquei o que parece ser o tórus e notei que possuo na boca, sendo estes bilaterais. Anteriormente quando mais novo fiz uso de aparelhos ortodônticos, mas ha alguns anos já observei o aparecimento desta estrutura óssea da minha dentição maxilar. Assim gostaria de saber se o tórus por sua vez tem a influência de possibilitar a movimentação e deslocamento dos dentes próximos a eles? E há uma real necessidade de remoção?

  62. Olá, doutora! Tenho 21 anos de idade. E estou muito agoniada e preocupada. Há uns dois dias percebi algo na parte interna da mandíbula, dos dois lados, são um pouco salientes e parece ser tórus. São duros, camada lisa e um pouco esbranquiçados. E hoje, não sei se é impressão minha, mas estou sentindo uma pequena elevação no céu da boca também. Não sei se pode ser isso. Mas estou muito preocupada. Qual é a causa do tórus?

    Obrigada.

    1. Valeska, pode ser tórus, sim. Se for, você não precisa se preocupar. Só atrapalharia você no caso de ter que usar alguma prótese apoiada na gengiva ou se começar a crescer de forma que atrapalhe a dicção, por exemplo, ou você achar feio.

  63. Olá, ha alguns dias notei um caroço duro na gengiva perto do dente, do lado de fora da mandíbula inferior. Ele não dói e as vezes parece que a gengiva fica meio esbranquiçada. Poderia ser um torus?

  64. Doutora, me ajuda.
    Morro de medo dessas coisas de doença, tal.
    Estou com uma espinha no ceu da boca, se eu apertar ela doi, e outra bola branca, não exatamente uma bola.
    O que pode ser? 🙁

    1. Selma, difícil dizer o que é só com base no seu relato. Pode ser uma lesão porque alguma coisa bateu ali, uma fístula (o que revelaria uma infecção) ou outro tipo de lesão. Se essa “espinha” não sumir nos próximos dias, procure um dentista pra avaliar.

    2. Olá doutora eu tenho esse osso duro no céu da boca, passei por 3 médicos e eles me falaram a mesma coisa, tem 7 anos que descobri esse osso duro e eu estou com medo de virar câncer!!!
      Obrigada!!!

  65. Doutora, boa noite!
    Tenho 25 anos e há alguns meses senti uma bolinha mole na mandíbula (perto do osso), onde está nascendo meu siso. Não sinto dor nem nada, senti encostando mesmo.
    Você acha que pode ser o siso?
    Obrigada!
    Sarah

    1. Pode ser sim, Sarah… embora já tenha passado um pouco da época dos sisos nascerem. Procure um dentista pra avaliar, uma radiografia panorâmica pode mostrar o posicionamento dos seus sisos dentro da gengiva e se há alguma nascendo.

  66. Ola Doutora, eu estava pensando que tinha Torus Mandibular, porém este mês passou a crescer um dente, não esta doendo, apenas começou a aparecer! Estou com medo de ir a minha dentista e ela extrair na hora!

    1. Helio, a dentista não pode obrigar você a extrair o dente. Mas tenha em mente que pode haver – e parece que há – indicação de extração, sim. Converse com a sua dentista.

  67. Doutora… tenho um carocinho no palato, pertinho da garganta… sinto quando passo a lingua… faz uns 2 meses ja… no restante nao sinto mais nada… só o calombinho mesmo.

    1. Levy, difícil dizer do que se trata apenas com base na sua descrição. Mas considerando que isso aparaceu já há 2 meses, o ideal é procurar um dentista pra avaliar.

  68. Bom dia doutora,
    Notei que tenho um caroço duro na minha gengiva do lado de fora da mandibula, que nao doi nem nada. Nenhum dentista havia percebido antes… pode ser torus? Ele é duro que nem um osso e ali a gengiva parece um pouco esbranquiçada… obrigada desde ja !

  69. Olá Doutoura, já faz 3 anos que tenho um tórus e agora começou a doer um pouco. Sinto que ele está maior, essa dor pode ser porque ele está crescendo?

      1. Tenho a impressão que é no osso. Não é uma dor superficial, é uma dor bem funda. Esse tórus fica em cima do lado direito, do mesmo lado onde fica um dente (2º pré-molar superior) que tratei um canal há uns 40 dias.

        1. Isso foi diagnosticado como tórus mesmo, Guilherme? Porque se é de um lado só, é provável que não seja tórus. E se está na mesma região de um dente com canal recém-tratado, a causa da dor pode ser o canal. Converse com o seu dentista.

          1. Olá doutora, sim foi diagnosticado como tórus. É só de uma lado mesmo, é bem duro e fixo. Antes só doía quando apalpava, agora dói direto. Já marquei consulta mas é só dia 28/10. Se não for um tórus, o que pode ser? Há um ano fiz uma radiografia panorâmica para ver a possibilidade de uma cirurgia para remoção dos sisos, já que não tenho nenhum siso para fora, segundo a dentista não tenho espaço suficiente para eles sairem. Acabei desistindo porque a dentista disse que durante a cirurgia poderia atingir um nervo. Agora minha pergunta: esse caroço poderia ser o siso superior direito já que fica bem no local onde deveria estar o siso?

          2. Se foi diagnosticado como tórus, ok. Não acho que seja o siso, ele teria que estar bem fora de posição, e sua dentista teria visto isso na panorâmica.

  70. Bom dia Dra., algum tempo atras percebi um caroço duro no céu da boca, porem não dei muita importância, achei que fosse normal, agora percebi que o caroço está maior, queimei com café e sinto um pouco de dor em engolir, não sei se essa dor é por causa desse caroço, ou por causa da queimadura. Por favor Dra., me tire essa dúvida estou aflita.

    1. Helena, difícil dizer do que se trata apenas com base na sua descrição. Pode ser um tórus, por exemplo. Se continuar doendo depois que a queimadura sarar, procure um dentista pra avaliar.

  71. Boa tarde Doutora,

    Primeiro gostaria de parabenizar por este trabalho. Sou dessas pessoas que morre de medo de médico e de dentista e esse seu serviço que de fato é excelente ajuda muito pessoas ansiosas e hipocondríacas como eu.

    Minha pergunta:

    Tenho 27 anos.
    Há um tempo, não sei exatamente quanto exatamente, notei um tipo de caroço, pequeno, no palato duro, de forma centralizada e um pouco a direita e está em cima daquele osso que passa no céu da boca.

    Fui ao dentista e relatei o caso, o dentista falou pra eu não me preocupar com malignidade pois seria um tipo de trauma causado por alimentos no ducto na glandula salivar, algo desse tipo, e que até poderia crescer.

    Me recomendou mascar chicletes (já estranhei essa orientação partir de um dentista) e massagear a região que iria diminuir e que se eu observasse um aumento, seria recomendável uma micro cirurgia para retirada da parte “calcificada”.

    Você concorda com essas orientações? Faz sentido realmente doutora? Qual sua opinião ou o que isso pode ser para você Doutora?

    Aguardo retorno,
    Muito Obrigado.

    1. Felipe, me parece que você tem um cálculo de glândula salivar. Nesse caso, mascar chicletes estimula a salivação, o que é favorável. Mas é quase certa a necessidade de remover esse cálculo cirurgicamente.

  72. Doutora, tenho dois caroços bem duros e bem grudados um ao outro, porém não ficam bem no céu da boca, ficam na parte de cima, do lado de dentro da gengiva bem próximo do ciso. Já fui em duas dentistas e as duas disseram ser tórus, porém fico muito preocupada já que tem dias que dói e meu avô materno faleceu muito jovem de câncer bucal. Então pergunto, há um exame que possa comprovar que isso é um tórus ou apenas o exame clínico?

  73. Boa tarde, Doutora!!
    Faz 5 dias que apareceu um machucado no minha bochecha do lado de dentro… Como se estivesse mordido… Mas não me lembro!! Minha bochecha ficou inchada e estava doendo… Agora estou sentindo um carocinho… ainda esta meio dolorido… o q pode ser?

    1. Luli, talvez você tenha mordido mesmo, Luli… mesmo sem perceber. Em princípio o carocinho deve desaparecer espontaneamente, se isso não acontecer nos próximos dias, procure um dentista pra avaliar.

  74. Dra, apareceu pela manhã um inchaço no céu da boca próximo aos dentes. Ele tá um pouco branquinho, mas incomoda muito! Tá doendo e quando vou comer, tossir ou qualquer ação do tipo, dói. Eu tentei apertar pra ver e parece uma ingua. Não é duro, é mole. Percebi que coça bastante também. O que pode ser doutora? A sensação é parecido com uma dor de garganta só que no ceu da boca. Vale lembra que estou faz algum tempo com uma dor na garganta que vai e volta…

    1. Parece ser um abscesso, Larissa… sinal de que deve haver uma infecção no canal de algum dente ou na própria gengiva. Procure um dentista pra avaliar e tratar de acordo.

  75. Dra., tenho um cisto de 2 cm no ceu da boca (palato), estou em tratamento prestes a fazer cirurgia na UNESP, mas estou na duvida, embora confie na equipe, a lesão é em forma de castanha e no entanto não é dura, e sim mole, parecendo ser aquosa, não tenho dor e sim incomodo. Como na pesquisa por mim feita vi que a lesão pode desaparecer com o tempo, gostaria de saber sua opnião sobre se ha mesmo a necessidade de cirurgia, lembrando que no raio x foi detectado um aumento na parte superior (para cima ou dentro sentido nariz). Agradeço desde ja a atenção.

    1. Junior, difícil eu opinar sem saber exatamente que lesão é essa. Mas se foi detectada alteração na radiografia, minha tendência é achar que a cirurgia é necessária, mesmo.

  76. Dra. Tenho um carocinho do lado esquerdo embaixo da lingua ja faz uns 2 anos. Ele é duro e não dói, mas é bem pequeno e fica logo abaixo do dente que fiz canal ja faz uns 7 anos. O que pode ser?

    1. Pode ser algo relacionado a esse canal, mas pode ser outra coisa também, como um cálculo salivar, por exemplo. Procure um dentista pra avaliar, 2 anos é tempo demais pra ficar com algo no seu organismo que você não sabe o que é.

  77. Doutora, desde minha infancia tive problemas com os dentes, aos quatorze anos apareceu um caroço no ceu da boca, ele e duro, parece q do seu lado tem outro se formando, tem a cor normal ,e nao esta ferido, o q faço, e grave?

    1. Pode ser tórus, Marcia… se for, não é grave, é só um crescimento ósseo. Mas pra ter certeza se é isso mesmo, só procurando um dentista pra avaliar.

      1. Entao, estou com um canal para fazer do dente numero 20, esta inflamado, agora apareceu um osso no ceu da boca, mas passo a lingua nao sinto nem doi, so se eu colocar a mao, parece um osso, o que pode ser?

        1. Rose, se for um tórus, como explico no texto, não tem nada a ver com o dente que precisa de canal. Mas pode ser um abscesso, por exemplo, por causa do dente que precisa de canal. Procure um dentista pra avaliar.

  78. Boa noite, Doutora!
    Ha três meses atrás apareceu uma dor de cabeça em mim com sintomas de ouvido tapado e como se estivesse um elástico comprimindo a minha cabeça, passei por vários medicos e nenhum soube dizer o que era, fiz ressonância de crânio e não deu nada, depois de muita pesquisa resolvi ir em um bucomaxio facial, ele pediu que eu fizesse uma tomografia de mandíbula e maxila, fiz, ele disse que estava tudo certo, só o côndilo que não estava encaixado como o do outro lado, e me indicou que eu procurasse um especialista em DTM, fui no especialista e ele nem olhou os meus exames e disse que isso era estresse, voltei da consulta mto chateada pq não tive nem uma direção, achei que deveria procurar uma outra opinião, fui em um dentista e mostrei meus exames, ele disse que eu tinha um dente precisando fazer um canal e que esse tal dente estaria mto inflamado, e esse incômodo que eu sentia seria motivado por essa inflamação, estou fazendo esse bendito canal, senti uma melhora, mas sinto que ainda não é isso. Obs: me mudei de cidade e já tem 3 meses que não faço manutenção no meu aparelho ortodôntico.
    Gostaria de uma opinião sua, o que pode estar acontendo comigo?
    Desde já muitíssimo obrigada.

    1. Vanessa, se o incômodo diminuiu com o tratamento de canal, ótimo: sinal de que parte do problema era esse. Embora o especialista não tenha dado muita atenção a você, a questão do estresse é real… grande parte das DTMs (disfunções temporomandibulares) é agravada pelo estresse, então esse é um fator importante. Conclua o tratamento de canal, a dor deve diminuir mais ainda. Se os sintomas persistirem, mesmo que menores, seria interessante fazer uma reavaliação com o especialista (ou procurar outro, se você não estiver confortável com esse). Ah, e por favor, se você não for continuar o tratamento ortodôntico, procure um dentista pra remover logo o aparelho. Ficar de aparelho sem supervisão do ortodontista pode trazr um monte de problemas pra você. Ou, procure um ortodontista pra prosseguir com o tratamento.

  79. Olá Dra. Eu to com um inchaço no meio do ceu da boca, próximo aos dentes, esse inchaço é bem doloroso, me incomoda bastante, isso ja deve ter uns 5 dias. O que pode ser isso?

  80. Olá doutora, aqui é o Pedro que fez um comentário no outro post, tenho ótimas notícias, fui ao dentista e ela falou que estou com protuberância óssea bem no meio do céu da boca, ela falou que é por causa do meu crescimento, mas devo se preocupar?

  81. Dra, fiz um implante dia 03/07, e só na 3ª tentativa que deu certo, depois de ter feito enxerto, estou sentindo algumas dores, tem horas que parece que a dor é no dente ao lado, mas assim que terminou minha cirurgia o dentista disse que eu ia ter um incomodo no céu boca, eu achei que era apenas um inchaço, mas fui pesquisar na net e vi que pode ser um tórus, meu dentista fala que é normal e que vai sair sozinho. Esta incomodando e doendo demais, é normal acontecer isso devido a um implante?
    Aguardo, obrigada.

    1. Marlene, o tórus é uma formação óssea que não tem nada a ver com implante. Você pode ter ou não, mas, se tem, não foi causado pela cirurgia que você fez.

  82. Dra., hj 07/07/15 quando acordei vi uma bolha vermelha na minha gengiva na parte superior, um pouco acima do meu dente, estou desesperado, não sei o que faço, tenho 14 anos…

    1. Faça o óbvio, Roberto: procure um dentista pra avaliar e ver o que é isso. Não há razão alguma pra desespero, mas se há uma alteração, é importante procurar uma opinião profissional. Pode ser uma lesão inflamatória, um abscesso, etc.. Procure ficar tranquilo.

  83. Querida, boa noite!! Fazendo uma rápida pesquisa pelo Google, achei você aqui… Ocorre que meu netinho de 5 anos apareceu desde ontem (04/7) com um inchaço no céu da boca e reclama de dor, muita dor… Não está se alimentando bem e lendo seu artigo me causou preocupação. O que poderia ser? Ele ainda não fez nenhuma troca de dente. Nem estão moles… Por favor, assim que possível me responda. Muito obrigada, bjos.

    1. Ana, se ele não comeu / bebeu nada “diferente” e se não fez um trauma local (bateu com a escova de dentes durante a escovação, por exemplo), pode ser uma abscesso de origem na própria gengiva ou no canal de um dente. Ainda, pode ser outro tipo de lesão. Enfim… certeza, só levando ele num dentista / odontopediatra pra avaliar.

  84. Boa noite doutora, se puder me ajudar a esclarecer, é que tenho uma bolinha mais do lado direito do céu da boca e também como as outras pessoas fiquei preocupada, mas no mesmo dia já teria q ir ao dentista, estou fazendo um tratamento na área de patologias da ATM e a minha dentista viu e apalpou, disse q é um calo ósseo e que era pra ver se durante um tempo iria crescer, sendo ele bem pequeno, quase não dá pra ver. O que a senhora me diria ? Te agradeço.

    1. Se não dói e a dentista diagnosticou como calo ósseo – e o tórus é mais ou menos isso, mesmo -, eu não me preocuparia, Vanessa. Aguarde mais um tempo pra ver se cresce ou se permanece assim. Se aumentar, aí você faz uma reavaliação pra considerar a possibilidade até de remover isso. Se não, não.

  85. Olá doutora, obrigada por ter respondido minha pergunta, o caroço no céu da minha boca é duro e não se move e não dói, fica do lado esquerdo, mas estou percebendo q está crescendo outro parecido do outro lado, estou preocupada. Gostaria de que a senhora me indicasse um dentista especialista nisso, pois já fui ao dentista e ele não soube me responder.

    1. Se está crescendo outro do outro lado, pode ser tórus. Procure um dentista especialista em diagnóstico bucal (Estomatologia) pra avaliar. Mas fique tranquila.

  86. Olá, boa dia doutora, primeiramente, parabens por responder tantas “pré consultas” pela internet, creio que o meu caso nao seja torus, pois pelo que li, se encontram nos dois lados, e no meu caso, apareceu uma bolinha dentro da minha mandibula, apenas do lado esquerdo, ela apareceu em setembro de 2014, me recordo que nessa época, em uma escovação agressiva, a escova de dentes escapou, e acabou atingindo a parte lateral do interior da mandibula, na qual hoje há essa bolinha, ela fica do lado esquerdo do interior da mandibula, um pouco antes de chegar no assoalho da lingua, na “parede” interior, abaixo aproximadamente do terceiro dente, a partir do siso, ela é molinha, e é relativamente móvel, ela nao dói, e tambem não me incomoda, pois é do tamanho da cabeça de um alfinete, incomoda o fato de nao saber o que é, só a sinto quando passo a lingua, fumo a sete anos (péssimo hábito) e sinto que com o calor ela aumenta, e com algo gelado ela diminui, tmb fui usuário de maconha por cinco anos, o que deixava minha boca sempre seca, tambem engordei quase 30 kilos no ultimo ano, tenho 22 anos, não sei de que forma tais informações estariam relacionadas a esse surgimento, fui em uma dentista em janeiro, e ela no começo nem chegou a sentir a bolinha, depois falou que eu tinha dos dois lados, só que do outro lado eu nao percebo bolinha nenhuma, no mesmo lugar eu sinto algo que creio ser algum canal salivar, falou que não haviam lesões, nem feridas, recomendou que eu parasse de fumar, e que poderia ser uma alergia ao cigarro, o que nao creio pois como disse, apareceu após seis anos de tabagismo, pedi um encaminhamento para uma faculdade de Odontologia, mas nao fui atrás, com medo de ser algo grave, o que sei que é um erro, pois se for, quanto mais rapido melhor, desde já grato pela atenção, bom dia.

    1. Kaike, me parece, pelo seu relato, que a origem dessa “bolinha” é bem conhecida: a batida com a escova de dentes. Dessa forma, eu acho que é apenas consequência disso… um processo inflamatório, uma formação maior de queratina no local, uma cicatriz. Nada no seu relato me faz pensar em algo mais sério, mesmo com o seu histórico de tabagismo. Mas eu acho que, considerando o encaminhamento pra faculdade, você devia procurar atendimento sim, até pra tirar a “cisma” e ficar mais tranquilo.

      1. Ok doutora, obrigado por responder minha duvida, qnt ao encaminhamento foi mais por insistencia minha, pq a faculdade da cidade eh referencia na area, e possui programas de atendimento ao publico, tenho medo da classica expressão “quem procura acha”, mas ok vou sim e vou um pouco mais tranquilo, obrigado novamente, e sucesso.

          1. Bom dia, meu céu da boca está inchado do lado direito, essa é a 3a vez que acontece, das outras 2 eu tomei anti-inflamatorio, mas dessa vez nao está resolvendo… o que pode ser? Obrigada.

          2. Eglis, se não for alguma lesão ou trauma local (porque você comeu alguma coisa muito quente / picante ou bateu com a escova de dentes lá), pode ser um abscesso com origem no canal de um dente, por exemplo. Procure um dentista pra avaliar.

  87. Doutora, usei aparelho dentário fixo por mais de 4 anos e quando fui usar o aparelho móvel ele fez um buraco na minha gengiva, perto do meu último dente. Em apenas 3 dias de uso o estrago foi grande. Estou mais de um mês com esse buraco. O que eu achei estranho foi que ao passar do tempo em que foi curando apareceu um pedaço branco e duro, como se fosse uma casquinha de ferida, só que no céu da minha boca, no buraco feito pelo aparelho. Eu gostaria de saber o que é esse pedaço, uma vez que eu consegui arranca-lo com a língua. Não sangrou nem nada. Agora está apenas um buraco liso. O pedaço que saiu é branco e parece com um pedaço de dente no formato de casquinha.

    1. Rafaela, se o aparelho fez um ‘buraco” na sua gengiva, eu acho que o que você removeu foi um pedaço da sua gengiva. De qualquer forma, você precisa procurar seu ortodontista pra verificar isso, não dá pra ficar com o aparelho desse jeito, machucando você.

  88. Olá Doutora, me apareceu uma bolinha no céu da boca bem no meio, e ele doi, se eu como doi, ñ posso engolir nada que doi. Você sabe me dizer o que é?

    1. Milena, pode ser tórus, como explico no texto, mas pode ser outro tipo de lesão. Se permanecer assim nos proximos dias, procure um dentista pra avaliar e tratar de acordo.

  89. Olá doutora!
    Desde que eu fiz o canal no incisivo lateral, no qual na época estava muito infeccionado, sinto que o céu da boca, apenas do lado da região do canal, tem uma pequena elevação, que só é percepitivel sentindo… comparando os lados com a língua ou o dedo… sensação que tem um preenchimento apenas de um lado do céu da boca, isso pode ser normal após canal bem sucedido?

    1. Pode ser normal sim, principalmente na ausência de outros sintomas. Às vezes fica um “caroço”, sinal de que o processo inflamatório ainda está se resolvendo.

  90. Ha mais ou menos quinze dias apareceu um caroço do lado direito no céu da minha boca. Ele sumiu e agora apareceu novamente, ele é fixo, e não dói, só quando eu pressiono com a língua. Do que se trata???

    1. Geovana, é provável que seja um abscesso, que é uma coleção de pus dentro da gengiva. Isso significa que deve haver uma infecção com origem na própria gengiva ou no canal de um dente próximo. Procure um dentista pra avaliar, identificar a causa – e se é um abscesso mesmo – e tratar de acordo.

  91. Doutora, na arcada inferior, do lado de dentro da boca, na mesma direção do dente “Primeiro Molar Esquerdo” tenho um caroço que ao ser apertado é duro, não dói, incomoda para acomodar a língua, sinto que atrapalha falar, mas enfim, não sinto dor, é a mesma coloração da gengiva, não aparenta ter pus, ou algo do tipo, tenho apenas do lado esquerdo!!! Pode ser tórus? Li em algumas respostas que pode ser abscesso, mas abscesso dói ou não? E o que exatamente seria um abcesso? Ele é duro? Muito obrigado.

    1. O abscesso é uma coleção de pus dentro da gengiva, Carlos… e geralmente ele é mole. A sua descrição me parece ter mais a ver com tórus, embora o tórus costume ser bilateral. Enfim, é preciso procurar um dentista pra avaliar, mas não me parece ser algo de origem inflamatória / infecciosa.

      1. Muito obrigado pela resposta doutora!!! Tenho apenas mais 3 perguntas:
        Se for tórus, a cirurgia é simples?
        Geralmente custa caro operar de tórus?
        Tórus cresce?

        Muito obrigado.

        1. Em essência é simples, embora, como vai haver desgaste de osso, o pós-operatório costuma ser meio dolorido. Com relação a valores, depende do tamanho do tórus, localização… é rpeciso avaliar. Sim, o tórus pode crescer, mas depois de certa idade ele pode, também diminuir. Mas nem sempre há indicação de cirurgia em caso de tórus, é preciso avaliar junto ao dentista.

  92. Doutora, tenho 31 anos, na parte de baixo da boca abaixo dos dentes tenho três caroços, um do ladinho do outro, estão crescendo um pouco e um osso bem duro, não DOI mas to com medo, o que sera ?

  93. Ola, doutora… eu tenho na minha boca entre a bochecha e os dentes um caroço pontudo, ele nao doi, é duro, parece um osso, o dente em cima dele tem um aspecto quase branco e do lado avermelhado. O q pode ser isso? Vou tirar a foto dele e mandar por email pra senhora. Beijos, Rute.

  94. Ola, queimei o ceu da boca com cafe, ai saiu um pelezinha, ficou sensivel. Quando machuco o local sai sangue. O dentista falou que e um vazinho que ficou exposto. Tem como secar? Qual o procedimento a ser feito… é caro?

    1. Arlete, a escleroterapia, que é a “secagem” de pequenos vasos sanguíneos, é uma técnica muito usada em quem tem varizes nas pernas, por exemplo. É injetada uma substância no vaso que “irrita” as paredes internas dele, fazendo ele se fechar. No seu caso, o problema foi um trauma local, então não vejo necessidade disso, é questão do seu céu da boca cicatrizar, apenas. Em princípio, não é preciso nenhum tratamento.

  95. Boa tarde dra, estou um pouco incomodada pois apareceu me uma bolinha mais saliente do lado direito do maxilar, não dói, mas estou com receio que possa ser o início de um abscesso ? Sera ?

    1. Filipa, pode ser… mas na ausência de dor, acredito que não. Pode ser uma série de coisas, é preciso procurar um dentista pra avaliar. Se é de um lado só, tórus, como explico no texto, não deve ser.

  96. Olá Dra! Há 3 anos atrás notei a presença de 2 caroços no meu maxilar. Eles não doem, são duros, são internos (um de cada lado) e nunca me incomodaram. Estão localizados no final do palato duro, em lados opostos. Porém, tenho muito medo de ser algum tipo de cancer oral. Tenho apenas 18 anos e nunca me envolvi com cigarros e etc. Vou ao Dentista mensalmente, mas nunca toquei no assunto.

    1. Rezende, sua descrição é bem clássica de tórus palatino. Eu acho que você pode ficar tranquilo a respeito, até porque quando há alguma alteração, raramente ela aparece de forma simétrica, dos dois lados. De qualquer forma, na próxima consulta chame a atenção do seu dentista pra que ele verifique. Mas não perca o sono. 🙂

  97. Olá, obrigada pela resposta.

    Lembrei que ha mais ou menos um mês atrás estava com uma espatula de ponta tentando limpar o meu dente, pois tinha uma coisa amarelada, e sem querer acabei deixando a mão escapar e cheguei a machucar a gengiva, mais ou menos na mesma direção, escapou a mão e bateu com a ponta, mas não senti nada logo após, só foi na hora mesmo. Mas a bolinha dura e imóvel está aqui, e parece que cresceu um pouquinho, só não sinto nenhuma dor e nem inchaço.
    A impressão que dá que é um pedacinho de dente, por ser tão duro.

    1. Uma possibilidade é que a “coisa amarelada” fosse tártaro, e ao forçar com a espátula, um pedacinho do tártaro de deslocou e você o empurrou pra dentro da gengiva, o que explicaria a “bolinha dura que parece um dente”. Mas é só uma teoria… o ideal é você procurar um dentista pra avaliar, até porque, se for isso, será preciso tirar o tártaro de lá.

  98. Olá Dra.
    Pareceu na minha mandibula do lado esquerdo, do lado de dentro da boca, abaixo do dente canino, um carrocinho duro, que não se movimenta, e o local tem aspecto branco, aperto com a lingua e os dedos e é bem duro. Tenho DTM e artrose, sinto muitas dores de cabeça. Fiz ha um mês uma ressonancia magnetica da cabeça, para ver sobre as dores de cabeça, e não deu nada. Estou apavorada com isso e com muito medo. O que pode ser, doutora?

    1. Marcy, se é de um lado só, não deve ser tórus… mas não dá pra saber do que se trata apenas pela sua decrição. Não precisa ficar apavorada, pode ser um monte de coisas simples ou, talvez, nada. Procure um dentista pra avaliar.

  99. Ola, sou cantor e ha uma ano e meio sinto dois caroços no palato duro, um de cado lado, as vezes incha e doi, causando dor de garganta, principalmente atrapalhando o canto.

    1. Wellington, são duros? Se sim, e considerando que há um de cada lado, é possível que seja tórus, como explico no texto. Procure um dentista pra avaliar.

  100. Olá, doutora. Apareceu no meu céu da boca (não exatamente no meio, na verdade um pouco mais para a esquerda) um caroço pequeno porém duro, que quando aperto com a língua ou com o dedo dá uma dor em forma de pressão. O que será q é? Devo me preocupar?
    Obrigado.

    1. Hernane, não parece ser tórus, mas pode ser um abscesso, o que revelaria uma infecção. Sugiro que você procure um dentista pra avaliar, pode ser algum outro tipo de lesão, também.

  101. Olá, ha mais ou menos dois anos notei um caroço no céu da minha boca, não é totalmente no meio do céu da boca, fica do lado esquerdo, não dói, só incomoda porque não paro de colocar a língua, o que poderia ser?

    1. Bruna, é duro? Tem mobilidade ou é fixo? Pode ser tórus, mas pode ser, também, algum outro tipo de lesão. Pra saber ao certo, só procurando um dentista pra avaliar.

    1. É preciso que um dentista avalie pra afastar a possibilidade de um abscesso, Dante. Pode até ser tórus mas, como eu disse, é incomum que ele não seja bilateral.

    1. Dante, o tórus geralmente é bilateral, se o inchaço for de um lado só, não deve ser tórus. Dói? É duro? Em que lugar da mandíbula está inchado?

  102. Olá, há alguns dias percebi uma leve elevação dura e fixa no céu da boca. Mas não esta exatamente no meio do palato. Tenho o céu da boca bem fechado e fundo, usei aparelho por 9 anos. Estou preocupada, não sei se pode ser torus, ele é bem pequeno e quase não dá pra ver. Me ajude, obrigada.

    1. Maria Clara, o tórus geralmente é maior… pode ser que, no seu caso, seja um abscesso ou algum tipo de lesão (via de regra, benigna). De qualquer forma, não precisa se alarmar, procure um dentista pra avaliar, até pra você ficar mais tranquila a respeito.

  103. Olá dra. Eu tô com um problema no meu céu da boca, minha obturação caiu, aí meu dente voltou a doer, aí depois parou, no dia seguinte nasceu um caroço dentro da boca, do lado do dente, e tá me incomodando muito e doendo, o q eu faço?

    1. Beatriz, não tenho como afirmar do que se trata apenas com base na sua descrição. Se forem duros, podem ser tórus, como explico no texto. Procure um dentista pra avaliar.

    1. Com certeza não, Thiago. “Ínguas” são linfonodos infartados, sinal de que seu sistema imune está combatendo algum agente agressor, já o tórus é um crescimento ósseo, portanto duro e imóvel. Procure um dentista pra avaliar.

  104. Boa tarde dra. Em novembro de 2013 fui fazer uma radiologia para por aparelho odontológico e nessa radiologia viram uma coisa que eu não sei explicar muito bem, que é uma coisa q antes eu achava normal, uma bolha no céu da boca ao lado direito, que quando aperta sai pus, e fui em alguns dentistas e disseram que era problema de canal, fizeram dois canais em meus dentes e até hoje não saiu, aumentou o tamanho e me incomoda muito, sendo que os dois dentistas que eu fui ninguem me falou o que eu tenho, e o meu lado direito do rosto com o tempo parece que ta ficando inchado e eu estou morrendo de medo porque não sei o nome, a senhora pode me ajudar? Tenho 17 anos.

    1. Fernanda, sua descrição é de um abscesso, e certamente isso não é normal. Significa que há uma infecção, que pode vir dos dentes com canal já tratados (uma infecção resistente), do canal de outro dente ou da própria gengiva. É preciso avaliar com mais critério pra identificar a origem da infecção e tratar de acordo.

  105. Doutora, tenho um filho de 7 anos e, em sua visita rotineira ao dentista, fui informado que ele estaria com um problema: o céu da boca não cresce. Gostaria de saber se isso é realmente possível, e quais exames e tratamentos devemos fazer para normalizar?

    1. Ronaldo, acho que não é que o céu da boca não cresça, ele deve ser atrésico (pouco desenvolvido) por causa de algum fator local. Seu filho chupa ou chupou dedo? Chupeta? É respirador bucal?

        1. Interessante, essas (ou pelo menos uma dessas) características não comuns em pacientes com céu da boca atrésico. De qualquer forma, uma forma de corrigir isso é através de um tratamento ortopédico com disjuntor palatino (um aparelho que abre o céu da boca). Procure um odontopediatra e/ou um ortodontista pra avaliar seu filho, ele está numa idade ótima pra esse tipo de tratamento.

  106. Doutora, apareceu um caroço na minha gengiva que parece um dente saindo por seu aspecto esbranquiçado, sinto uma pressão enorme no local, e em outras partes da face, e uma dormencia na minha face no mesmo lado, e tenho tido muita dor de cabeça.

  107. Oi doutora, tenho torus ha uns 9 meses. Fui ao Dentista e ele disse para não me preocupar, que meu problema era ATM, por isso eu sinto muitas dores de cabeça. Estou preocupada que seja um câncer. Qdo pressiono a língua sinto uma dor em forma de pressão no céu da boca. O problema é que parece que não tem espaço para minha língua e ela acaba tocando ali todo dia.

    1. Ana, se seu dentista avaliou e diagnosticou como tórus, eu não me preocuparia, muito menos com a possibilidade de câncer. Se você sente dor, pode haver indicação de remoção desse tórus. Converse com o seu dentista.

  108. Boa noite!

    Estou com uma duvida enorme!
    No início deste ano descobri um pequeno carocinho na parte de dentro da boca.
    Exactamente por baixo dos incisivos e por cima das glandulas salivares. Já consultei dois dentistas que me disseram para não me preocupar, mas eu não consigo tirar isto da cabeça. Está quase a fazer um ano de que o descobri e, apesar de não ser grande nem ter crescido, faz-me imensa confusão ter um mini-carocinho e poder tocar-lhe todos os dias com a lingua e alimentos. Enfim. Preciso de uma luz. Isto desaparece com o tempo? Eu tenho pânico de médicos, cirurgias, etc..

    PS: já usei aparelho há várias anos atrás, não sei se isso pode influenciar alguma coisa.

    1. Patricia, se 2 dentistas já avaliaram e não viram problema, eu não me preocuparia. Não sei dizer se desaparece com o tempo, pois não sei do que se trata, não dá pra dizer apenas com base na sua descrição. Se o caroço for duro, pode ser um tórus, como explico no texto. Se for um tórus, não requer tratamento, necessariamente, e não deve sumir.

        1. Se você consegue movimentá-lo, mesmo que só um pouco, não é tórus. O tórus é um crescimento localizado do próprio osso, totalmente fixo, portanto.

          1. Algum outro tipo de lesão… um cisto, por exemplo. Quem dera eu pudesse ser mais específica, mas apenas com base no seu relato não há como. É preciso avaliar você clinicamente, radiograficamente e, dependendo do aspecto da lesão, fazer biópsia. Mas já adianto que a grande maioria das lesões em boca não é maligna, felizmente, e o próprio fato dela se movimentar sob a mucosa já é uma característica de benignidade.

  109. Olá doutora, tenho Torus, desde jovem, achava que era algo normal que todos tinham rsrs por não me incomodar, ate que no ensino medio uma amiga observou isso. Fui em alguns dentistas e uns afirmaram ser um “calo” kkk mas hoje sei do que se trata, nunca me incomodou, mas hoje com 22 anos percebi que ele esta crescendo, tanto na parte central do céu da boca, como na mandíbula (nas laterais próximas ao dente). As vezes ao comer machuca se for algo duro e dói por alguns dias, gostaria de saber como é o procedimento cirurgico e se a cirurgia custa muito caro. Desde ja agradeço muito a atenção.

    1. Luana, nem todo mundo tem… mas até pra considerar algo “normal”, já que não requer tratamento, necessariamente. No seu caso não sei se a cirurgia seria um grande benefício, só se esses “machucados” forem frequentes. A cirurgia é bem chata, porque basicamente consiste em remover osso, o que pode gerar um pós-operatório bem dolorido. Enfim, essa decisão fica a seu critério. Converse com o seu dentista (inclusive com relação a valores, porque, principalmente com relação a tórus, cada caso é um caso. Varia muito).

  110. Dra., eu tive uma ferida no céu da boca por causa do expansor palatino e depois que a ferida cicatrizou, no lugar ficou um pelotinho duro… não dói nem me incomoda, só que estou preocupada… sera só uma cicatriz da ferida mesmo ou pode ser algo mais grave?

  111. Doutora, nasceu uma bolinha do lado direito do céu da minha boca, mas antes tenho dente q no caso ela tenha que fazer um canal, mas nunca fiz, e agora aparece isso, não doi, mas qndo passo a lingua incomoda. Me responda o que pode ser? Por favor, estou muito preocupada!

    1. Mona, pode ser um abscesso, ou seja, uma “bolsinha” de pus dentro da sua gengiva. A origem do pus, provavelmente, é o dente em questão. Procure seu dentista pra avaliar e tratar de acordo.

  112. Olá doutora, estou com uma pequena saliencia no lado esquerdo da bochecha, é um carocinho completamente indolor, tem alguma ideia do que possa ser? Obrigado desde já!

    1. Não há como eu sugerir nada apenas com base na sua descrição, Renan. É preciso considerar a consistência, tamanho, aparência, local, etc.. Procure um dentista pra avaliar clinicamente.

  113. Bom dia! Eu tenho um caroço faz uns 5 anos ou mais que apareceu na mandibula inferior direita. Foi quando coloquei aparelho. Já fui ao dentista várias vezes, mas para outros tratamentos… mas na verdade esqueço de menciona-lo, pois não dói e não atrapalha a minha fala. Pode ser torus mesmo sendo de um lado só?

    1. Grace, via de regra o tórus é bilateral (a não ser quando está localizado no centro, claro). Tente se lembrar na próxima vez que for ao dentista de mostrar pra ele.

  114. Bom dia doutora, tenho torus no céu da boca, mas no ano passado tive uma ferida bem no meio desse torus e no final das contas parece que saiu um pedacinho de osso. Fui ao dentista e ele me disse que era uma afta, porém me incomoda o fato daquele pequeno pedaço de algo que parecia osso ter saído do torus. O que poderia ser?

  115. Olá, Dra. Boa Tarde!
    Há uns dois anos percebi um caroço duro crescendo na parte interna da mandíbula. Fui em alguns dentistas e todos disseram se tratar de tórus, que eu poderia viver anos com ele. Porém, de repente ele começou a crescer, fiz radiografia e ele está afastando as raízes dos meus dentes e a mandíbula também está afastando em direção ao meu lábio. No momento, estou fazendo exames, pois fui em um especialista e ele disse que preciso, com urgência, fazer uma biópsia. Quando perguntei sobre a possibilidade de cirurgia ele me disse “este tipo de lesão é 1000% cirúrgica”. Quero saber como é a cirurgia, caso seja mesmo tórus. A recuperação é rápida? Tem possíbilidade de um tórus mandibular causar ínguas e inflamar a garganta? Obrigada, Thaís.

    1. Thaís, se esse “caroço” está afastando as raízes dos seus dentes, é certo que não se trata de tórus, tanto que seu dentista sugeriu biópsia. Seja o que for, crescendo dessa forma, o tratamento é cirúrgico mesmo. Não tenho muito como falar da cirurgia, pois não sabemos do que se trata. Não, tórus – e reitero que essa lesão não deve ser tórus – não causa ínguas e nem inflamação na garganta.

      1. Olá, Dra. você foi bastante precisa na resposta, infelizmente não é mesmo um tórus. Fiz um raio x panorâmico e estou com um tumor do tamanho de um limão na boca. Embora o médico tenha me dito que as características clinicas e radiográficas apontam para tumor benigno, continuo desesperada. No próximo dia 04/12 vou fazer a biópsia para saber qual o tipo de tumor (benigno simples ou mais agressivo, conforme o médico me explicou) e qual o procedimento cirúrgico adequado. Só tenho 31 anos e parece que o mundo desabou na minha cabeça. Obrigada.

        1. Embora compreenda seu desespero, tenha em mente que a grande maioria das lesões em boca não são malignas, Thaís. Geralmente elas podem ser totalmente removidas e não há maiores consequências para o paciente. Fico aqui na torcida, e se você puder ir me informando, eu agradeço.

          1. Bom dia, doutora. Vou atualizando as novidades, sim. Em busca de respostas e ajuda no diagnóstico e evolução do tumor, me lembrei que em 2002 e em 2012 eu usei aparelho ortodôntico e o ortodontista havia tirado raio x panorâmico, então entrei em contato e peguei os exames. Em 2002 não havia nada, mas no exame de 2012 eu já tinha um tumor enorme. Não sei se isso ajuda no diagnóstico. O que você acha? Lembro que ele está maior hoje, cresceu em direção ao soalho da boca e por isso, atualmente é mais arredondado. Obrigada.

          2. Se o tumor já existe desde 2012, quer dizer que ele não é de crescimento rápido e nem agressivo, características de uma lesão benigna… o que é ótimo.

          3. Olá, Dra. bom dia! Tenho novidades. Enquanto o resultado da biópsia não sai, fiz uma tomografia. No laudo, o tumor é uma lesão insuflativa na região do mento da mandíbula e aparece como hipótese um fibroma ossificante ou tumor epitelial calcificante. O que é isso dra.?
            Obrigada

          4. Thaís, são 2 tipos parecidos de lesões, mas ambas não são malignas. O tratamento, via de regra, é a remoção completa da lesão. Aí o exame histopatológico vai mostrar realmente de que tipo de tumor se trata.

        2. Olá Dra. tudo bem? Tenho novidades! Hoje saiu o resultado da biópsia: Displasia Fibro Óssea (?). Semana que vem marcarei a cirurgia que será realizada em duas etapas. Obrigada por sua atenção. Manterei contato.

          1. Bom saber, Thaís. Esse tipo de lesão é benigna e caracterizada pela proliferação e substituição do tecido ósseo por tecido fibroso. A remoção dela vai resolver o problema. 🙂

  116. Boa noite… ha alguns dias apareceu um carocinho quase no meio do céu da boca… mas quando pedi para a minha mãe olhar, ela disse que não aparece, mas passando a língua e o dedo da para sentir, o que pode ser??? Aguardo retorno…

    1. Lívia, pode ser tórus, pode ser algo inflamatório, pode ser outro tipo de lesão. Não dá pra afirmas apenas com base no seu relato. Procure um dentista pra avaliar clinicamente.

  117. Doutora, tenho no palato mole um pólipo, ja tirei 4 vzs e ele volta, no palato duro tenho um tórus. Sera que uma coisa tem a ver com outra?
    Aguardo resposta no meu e-mail.

  118. Olá… ha alguns meses percebi um carocinho embaixo do lado esquerdo, mas n preocupei tanto pois meu namorado tbm tem, só que agora saiu no ceu da boca tipo um osso mesmo elevado… Tenho 24 anos, pode ser torus?? Não dói nem incomoda… Obrigada.

  119. Ola Dra!!! Tenho torus no ceu da boca e sinto muito a acomodação da lingua… quero muito tirar, mas tenho medo da cirurgia… como ela é feita? E a anestesia? Posso dormir durante para não passar tão nervoso? Obrigada desde ja.

    1. Jully, é preciso fazer um corte na gengiva pra expor o osso e, então, desgastar a protuberância óssea. Geralmente faz-se apenas com anestesia local, mas dá pra fazer até com anestesia geral. Isso exigiria, é claro, ambiente hospitalar, acompanhamento de anestesiologista, etc.. (e todos os custos que isso acarretaria).

  120. Olá,

    Eu tenho tórus, minha mãe e minha irmã tb.
    O meu começou a crescer depois da adolescencia e está aumentando. E está grande, as vezes me atrapalha quando vou falar, mas não me incomoda.
    Pensei em fazer a cirurgia, porém tenho medo. Se eu remover ele pode continuar crescendo? Senão vai ser uma cirurgia chata e que depois vai voltar e vou ter que fazer de novo.
    Agora se ele diminui com o tempo vou esperar… tenho 29 anos, acho que ele vai crescer mais ainda =/

    1. Alessandra, a possibilidade de recidiva (do tórus voltar a crescer após sua remoção) é baixíssima. Ele tende a diminuir com o tempo, mas isso ao longo da sua vida toda… não é algo que vai acontecer de uma hora para outra. Na sua idade, realmente, ele ainda pode crescer.

  121. BOA NOITE, DOUTORA, MINHA ESPOSA TEM UM NÓDULO NO PALATO DURO; DIZ ELA CRESCER CONTINUAMENTE; ESSE NÓDULO NÃO É INDOLOR; MUITO PELO CONTRÁRIO, DIZ ELA DOER MUITO… O QUE PODE SER NA VERDADE? LEMBRANDO QUE ELA CUROU-SE DE UMA LEUCEMIA… VOCÊ PODE ESCLARECER MINHAS DÚVIDAS? OBRIGADO.

    1. Jeferson, não posso afirmar o que seja apenas com base no seu relato, mas uma possibilidade é que seja um abscesso, ou seja, uma coleção de pus proveniente de uma infecção. Essa infecção pode ter origem no canal de um dente ou na própria gengiva. Diga a ela que procure um dentista pra avaliar e tratar de acordo.

  122. Olá Dra. Tenho um caroço no céu da minha boca, só que não e no meio e no canto, bem atrás do meu dente da frente da parte de cima, ele era bem pequeno, apenas um pedaço de carne, e de uma hora pra outra ficou grande, já esta grande e me incomodando e estou com muito medo, tem um buraco bem no meio do caroço, e quero saber se pode ser torus, ou nao.

    1. Ismael, no local que você descreve não é muito comum que haja tórus. Além disso, não é usual que um tórus se desenvolva “de uma hora para outra”. Parece que não é tórus. Procure um dentista pra avaliar e tratar de acordo, se necessário.

  123. Esse torus causa algum tipo de dor, eu digo porque estou com um caroço no céu da boca, não da pra notar muito, mas quando passo a lingua da pra senti-lo, e doi um pouco quando eu aperto com o dedo. No caso notei isso ha uns 2 dias atras.

    1. Geralmente não, Matheus. Se você só notou o caroço há 2 dias, provavelmente não é tórus… pode ser alguma coisa de origem inflamatória, como um abscesso. Procure um dentista pra avaliar.

    1. Se apareceu de forma rápida, não deve ser tórus, Erileusa. Mas difícil dizer apenas pela sua descrição… pode ser um abscesso (uma “bolsinha” de pus) ou outro tipo de lesão. Procure um dentista pra avaliar clinicamente.

  124. Olá Dra, boa noite, não sei como começar a formular minha pergunta, mas veja se você me entende.

    Minha mãe sempre se consultava com um determinado dentista durante alguns anos (1 ou 2 não sei precisar), mas acontece que por motivos de horário de consulta ela teve que mudar de profissional, e ele notou um caroço muito parecido com o tórus palatino no céu da boca dela, porém este dentista tem maior conhecimento e maior experiência na área.
    Pois veja bem, segunda ela esse caroço já está ha uns 2 anos ali, e todos os outros profissionais pelos quais ela já passou sempre consideraram aquilo como sendo uma afta, e este novo dentista solicitou uma biópsia para se tem conhecimento do que realmente se trata, mas há um agravante, ela fuma ha aproximadamente 15 anos, a minha dúvida é a seguinte: quais a possibilidades de isso ser um câncer de boca? Pois ela já tem este caroço ha 2 anos, e segundo ela não sente dor, há apenas um pouco de pus.

    Não sei se consegui ser claro, mas pelo que pude pesquisar dos sintomas que acometem os pacientes com câncer de boca, ela não apresenta nenhum, aguardo e parabéns pelo Blog!

    Abraços.

    Luan

    1. Luan, aftas não persistem por tanto tempo. Como há um caroço, uma possibilidade é que se trate de um abscesso (uma “bolsinha” de pus dentro da gengiva). O local por onde o pus é expelido, uma fístula, corresponderia à suposta afta. Porém, se o especialista viu e sugeriu uma biópsia, provavelmente as características clínicas não são de abscesso. Enfim… só com base na sua descrição é impossível sugerir do que se trata. Mas procure ficar tranquilo, câncer de boca não é algo assim tão comum, felizmente. Existem várias lesões de boca totalmente benignas que podem caber na sua descrição. O ideal é fazer a biópsia e ver o resultado.

  125. Boa noite Dra.
    Há um mês tive um inchado igual ao da foto, no ceu da boca, mas um pouco maior e com pus, depois a dentista me deu remedio, ai começou a descer pus de um dente q eu tava fazendo o canal, mas agora ta exatamente igual ao da foto (torus palatino).

    1. Nassam, de tórus não sai pus… no seu caso, então, deve se tratar de um abscesso, uma “bolsinha” de pus dentro da gengiva, proveniente de uma infecção (provavelmente, do dente que você relata).

  126. Bom dia, Dra. Ana. Eu ultimamente comecei a sentir umas dores em dois dentes superiores, me disseram que a causa poderia ser por uma sinusite, já havia sentido antes, mas dessa vez apareceu uma bolha ou um inchaço pequeno no céu da boca, dói um pouco e quanto aperto também sinto a dor nos dentes que estão doloridos. Eu tomo um remédio para dor, mas essa bolha não acaba e isso me preocupa. Tenho 21 anos.

    1. Sabrina, se há um inchaço / bolha, creio que o problema não seja sinusite, parece ser um quadro inflamatório / infeccioso. Pode ser um abscesso com origem no canal de um dente ou na própria gengiva. Procure um dentista pra avaliar e tratar de acordo.

    1. Neiliene, nem todo tórus precisa sr removido. Você vai usar alguma prótese, por exemplo? Quanto a valores, cada caso é um caso. Procure um dentista (cirurgião ou periodontista) e faça uma avaliação.

  127. Dra. Ana, tudo bem, sou o Fabio, que fiz cirurgia da retirada de um siso em dezembro e que me rendeu uns probleminhas pos-operatorios.
    Vendo esse post lhe pergunto com certa urgencia… nos ultimos dias tenho sentido dor no osso do palato, superior, onde foi retirado o ultimo siso do lado direito da minha boca, parte de cima, essa parte de onde tava o siso e foi retirado continua sensivel e agora sinto que o osso do palato nessa regiao está doendo quando eu mastigo, pra evitar a dor estou comendo com o lado esquerdo da boca. O que poderia ser essa dor? Detalhe: sinto o osso de onde foi retirado o siso direito superior ainda repuxar, e agora sinto coceira de vez em quando no palato, e quando vejo no espelho ta com um aspecto diferente, parece que o osso da palato ta mais a amostra do que tava antes quando tava com o siso. E parece que ta se formando uma especie de buraco, nao uma cavidade, mas parece que o nervo ou osso do palato proximo de onde foi tirado o siso ta inflamado, tanto que doi quando eu vou me alimentar nesse lado. Pode ser alguma inflamacao interna?
    Aguardo seu retorno.
    Fabio

    1. Fabio, as características que você descreve são de inflamação mesmo… dor, vermelhidão, coceira, etc.. Sugiro que você procure seu dentista pra reavaliar.

  128. Ontem fui fazer a “pasta” para colocar aparelho e na hora de tirar o molde da parte de cima não aguentei de dor, a parte dura do molde pegou no céu da boca e quanto mais pressionava mais doía… enfim não aguentei! O técnico então chamou a dentista responsável e foi qnd fiquei sabendo que tenho tórus, então ela tirou o molde de um jeito que não doeu! Nunca tinha notado ou notei, mas pensei que era assim msm, nem sei. Será que o aparelho ajuda a corrigir? Tenho 26 anos será que vai crescer mais? É um pouco menor do que o da foto. Obg Drª.

  129. Doutora,
    Descobri o seu site por acaso. Estou com um inchaço no céu da boca, parecido com esse da foto, bem duro. Ele não dói, apenas se apertar. Incomoda um pouco quando como alguma coisa. Notei que começou a crescer depois que queimei o céu da boca com café. Porém, fui ao médico hoje e ele desconfia de que talvez o fato de eu ter queimado com café não tenha a ver e seja sim um osteoma e me orientou a procurar um dentista. O que você acha que pode ser? Um tórus? Ou talvez um abscesso? Há motivo para eu me preocupar?

    1. Liliane, também acho,pelas características que você descreve, que o fato de você ter queimado o local com café foi apenas coincidência. Se o inchaço que você relata for bem no meio do céu da boca, pode ser um tórus, sim. Se for em outra posição, deve ser outra coisa. Procure um dentista pra avaliar.

  130. Bom dia, Dra.

    Eu percebi no maxilar, embaixo do ultimo dente, um caroço bem duro, parecido com um osso quando palpo com a mão. Ele fica na parte de fora dos dentes, mais precisamente entre a bochecha e o dente. Há uns 2 meses extrai o siso desse lado. Esse caroço duro parecido um osso é normal?

    1. Gustavo, considerando a extração recente, esse “caroço” é esperado, sim. Os tecidos ainda estão em cicatrização, e o relato desse inchaço persistente é bem comum. Fique de olho, se continuar assim por muito tempo ainda ou começar a doer, por exemplo, procure seu dentista. pra avaliar.

  131. Ola, apareceu uma bolinha dura na minha mandibula, quando passo a lingua sinto apenas de uma lado (esquerdo), sera que é torus ?? Da a impressao que esta saindo um dente rs mas ja tenho 26 anos e todos meus dentes ja sairam, se puder tirar minha dúvida agradeço.

    1. Juliano, até pode ser tórus… mas o mais comum é que apareça dos dois lados. Sugiro que você procure um dentista pra avaliar a possibilidade de se tratar de outro tipo de lesão.

  132. Fiz a retirada de Tórus Mandibular e também de Tórus palato (só que pelo lado externo) em 2009. Mas agora em 2014 está voltando a crescer de novo, fico preocupado em pensar que tem que fazer a cirurgia novamente. Fui ao dentista e ele preferiu que esperasse mais um pouco. O que devo fazer procuro outra opinião ou relaxo e tiro essa ansiedade?

    1. Randerson, se o tórus não incomoda e você não precisa / pretende usar nenhuma prótese que se apoie no local, não precisa, necessariamente, remover os tórus. “Deixe rolar”, não fique ansioso, não. 🙂

  133. Boa tarde…!! Parabéns pela criatividade.
    Então, ontem quando estava me alimentando passei a língua no cento do céu da boca e percebi que havia uma saliência no céu da boca, ao olhar no espelho percebi que era um espécie de osso ou um dente quando esta nascendo… rs, mas é indolor, aperto parece que estou apertando um osso. Se for mesmo esse tal de torus o aparecimento dele tem a ver com minhas ultimas refeições? Tenho 29 anos, ele pode continuar crescendo?
    Obrigadooo!!!

    1. Everton, sim, pode ser um tórus e pode continuar crescendo. E não, se for mesmo um tórus, não tem nada a ver com a sua alimentação, é apenas um crescimento ósseo.

  134. Olá Doutora Ana.
    Acabei de ver que tenho um caroço no céu da boca. Nunca tinha percebido. Tenho 28 anos, estou preocupada. Não sinto dor alguma. Pode ser um tórus palatino? Muito obrigada!!!

  135. Olá,
    Parabéns pelo blog!
    Certezas teremos apenas em uma consulta, com exames, etc., mas, informações como estas realmente dão um certo alívio.

    Valeu! 🙂

  136. DOUTORA, PRECISO DA SUA AJUDA.
    HA APROXIMADAMENTE UM ANO PARECEU UM CAROCO NO CEU DA MINNHA BOCA, COM PUS, FUI AO CLINICO E ELA FALOU QUE NUNCA TINHA VISTO NADA PARECIDO, E ELA APERTOU COM UMA LIXA PARA LIBERAR O PUS, E PEDIU PARA IR AO OTORRINO.
    A VERDADE E QUE COMO MELHOROU DE IMEDIATO, NAO FUI AO MEDICO, E DIAS DEPOIS APARECEU NOVAMENTE NO CEU DA BOCA, POREM DURO E MENOR. TEM DIAS QUE PERCEBO ATRAVES DA LINGUA QUE ESTA MENOR OU MAIOR E AS VEZES NEM PERCEBO. FUI AO CLINICO NOVAMENTE POIS FIQUEI COM MEDO, E FUI ORIENTADO A PROCURAR O ESPECIALISTA EM BUCO MAXILO FACIAL, E A MESMA MEDICA FALOU QUE CERTAMENTE IREI FAZER UMA BIOPSIA. O QUE PODE SER. ESTOU AFLITO.

    1. Senival, difícil dizer ao certo do que se trata, mas certamente é algo de origem inflamatória, por causa da presença de pus, o que revela um abscesso. A questão é determinar a origem desse abscesso. A biópsia é um procedimento muito comum e revelará do que se trata, mas não acho que você precise ficar preocupado a respeito.

      1. Bom dia Doutora Ana Tokus, gostaria que vc explicasse com mais clareza o que realmente é um Tórus Palatino, pois há 3 anos percebi um caroço duro e indolor no céu da minha boca, bem no centro, não fui ao dentista para saber do que se trata. Será que pode ser um tórus? Obrigada desde já por tirar minha dúvida.

        1. Simara, o tórus é apenas um crescimento ósseo, simples assim. Sim o “caroço duro e indolor” que você descreve pode ser um tórus, o que, em princípio, não traz nenhuma consequência pra você. Mas pra ter certeza, só procurando um dentista pra examinar.

          1. Dra. Pq nos sites da Anvisa eles informam que todo caroço duro e indolor no palato é câncer de boca? Eu ainda não fui ao dentista para ver um que eu tenho há mais de 3 anos. Obrigada pela sua atenção.

          2. Nunca dá pra generalizar assim, Simara. Um caroço duro e indolor no palato pode ser um tórus ou outra lesão benigna, também. Mas só procurando um dentista pra avaliar é que se pode ter certeza do que se trata.

    1. Jakelayne, é altamente improvável o nascimento de dentes aos 51 anos de idade. Os últimos a nascerem, que são os sisos, nascem lá pelos 20 anos de idade. Talvez você tenha um dente a mais do que o número normal, o que chamamos de “supranumerário”, e por algum motivo ele está aparecendo agora. Se for isso, em princípio ele deve se desenvolver normalmente, não há maior chance de perdê-lo apenas por ser um supranumerário. Sugiro que você procure um dentista pra avaliar e verificar do que se trata.

  137. Olá! Tenho torus maxilar e gostaria de saber se o aparelho móvel ortodontico para expandir o palato pode ter sido um fator para esta alteração anatômica!
    Aguardo resposta. Grata.

    1. Não, Renata. O tórus é um crescimento ósseo do qual geralmente não se conhece a origem. Desconheço algum caso em que tenha sido comprovada a relação entre o uso de disjuntor palatino e o aparecimento de tórus maxilar.

  138. Tenho muitos torus e fico muito irritada, coçam muito e incomodam minha lingua, sou banguela e gostaria de louvar ao meu Deus com meus dentes. Me ajude doutora.

    1. Você usa prótese, Delmaneris? Se sim, a presença de tórus pode incomodar, mesmo. Nesse caso, pode estar indicada a remoção do(s) tórus, pra que a prótese encaixe melhor e incomode menos. Claro que, nesse caso, seria preciso confeccionar uma nova prótese também.

  139. Ola, gostaria que me tirasse uma duvida.
    Meu pai tem um pequeno caroço no ceu da boca há uns dois anos, ele falou que nao incomoda e que é bem duro. Mandei ele ir ao médico, mas estou aflita. Pode ser alguma coisa mais séria?

    1. Thais, pode ser várias coisas… difícil dizer sem um exame criterioso. Mas se é assintomático e duro, pode ser um simples tórus, sem necessidade de nenhum tratamento, em princípio. Só avaliando mesmo pra se ter certeza.

  140. Olá, minha mãe de 41 anos veio notar hoje a noite um caroço no céu da boca, ele é duro e um pouco grande, ela disse que dói um pouquinho, queria saber se é um torus ou um câncer de boca, por favor me responde, estou muito nervosa e preocupada para saber o que é, uma boa noite e agradeço.

    1. Maria Fernanda, pode não ser nem tórus, nem câncer. Existem vários tipos de lesões em boca e, felizmente, a grande maioria delas não é maligna. Se for um tórus, vocês não precisam se preocupar, só vai “incomodar” se algum dia sua mãe precisar usar uma prótese que se apoie no céu da boca. Não tenho como afirmar pra você do que se trata apenas com base no seu relato, procurem um dentista pra avaliar. Mas fiquem tranquilas, não vejo razão pra pensar em algo mais sério.

    1. Depende, Adriano… existe uma série de lesões com essas características. Depende também se é de consistência dura, mole, etc.. Procure um dentista pra avaliar clinicamente, é a única forma de se ter certeza.

  141. Ola doutora, eu notei ha algum tempo esse caroço no ceu da minha boca pq estava inflamado, fui ao dentista que fez um Rx e me encaminhou a um hospital. O buco maxilar me disse que era torus e que eu não devia me preocupar, mas agora de tempos em tempos fica inflamado. Isso é normal? Devo fazer a cirurgia? Como devo proceder?

    1. Carla, se é um tórus, realmente você não precisa se preocupar. O tórus, em si, não oferece nenhum risco. A inflamação que você relata provavelmente tem a ver mais com a sua alimentação (comidas / bebidas ácidas, apimentadas, etc.), e a região do tórus, mais proeminente, fica mais exposta e mais propensa a esse tipo de reação. Se estiver incomodando muito você e se esse for uma problema recorrente, fazer a remoção cirúrgica é uma opção… mas uma necessidade, não.

    1. O único tratamento é a remoção cirúrgica deles, Luana. Mas é um tratamento BEM invasivo, só indicado em caso de real necessidade, mesmo (quando a pessoa precisa apoiar uma prótese na gengiva, por exemplo).

  142. Olá Ana Tokus,
    De vez em quando me aparece um caroço desse no ceu da boca e quando eu coloco a lingua doi, ele aparece e fica uns tres dias e some, quando vai sumindo ele tipo vira um caroço de pus e sai um pouco de sangue… de vez em quando ele aparece e some… depois demora um tempo, mais ou menos um ano e volta… o que será? Desde já agradeço…

    1. Certamente não é um tórus, Nildo. Me parece um abscesso, ou seja, uma “bolsinha” de pus que drena através de uma fístula, que é um “buraquinho” ou “bolinha” na gengiva. Se há um abscesso, é porque há infecção… e essa infecção pode ter origem tanto no canal de um dente quanto na própria gengiva. Aconselho que você procure um dentista pra avaliar a causa e tratar de acordo, senão esse estágio agudo vai ficar indo e voltando, sem solução.

  143. BOA NOITE!
    QUERO INICIALMENTE TE PARABENIZAR PELO BLOG. É MARAVILHOSO !!
    ESTOU MUITO PREOCUPADA, HÁ ALGUNS MESES NOTEI UM PEQUENO CAROÇO NO CÉU DA BOCA, PARECIA UMA PEQUENA ISCA DE OSSO, NÃO SENTIA DOR, FUI AO DENTISTA, PEDIRAM PARA FAZER UMA BIÓPSIA, AINDA NÃO FIZ… TENHO MEDO DA RESPOSTA, QUANTO AO PEQ. CAROÇO QUE APARECIA A CADA DOIS OU TRÊS DIAS, PASSEI A EMPURRAR COM A UNHA, ELE
    SOME, MAS AGORA FICA DOENDO. PODE SER ALGO GRAVE? ESTOU MUITO ASSUSTADA. DETALHE: SOU FUMANTE.

    1. Rosivânia, não há como saber o que é sem uma biópsia. Compreendo sua ansiedade a respeito, mas tranquilizo você no sentido de que a grande maioria das lesões em boca não tem NADA a ver com câncer. Ou seja: vá, faça a biópsia e pense nisso como uma forma de ficar mais tranquila a respeito, e não o contrário. Ah, e pare de empurrar com a unha, ok?! Pode machucar você e fazer a lesão ficar maior.

  144. Oi, tenho 21 e acho que sempre tive tórus. Me lembro desse caroço desde muito pequena. Pois bem, queria saber se o tórus pode desalinhar os dentes, já que tenho muitos dentes tortos.

  145. Olá, adorei te encontrar aqui, tenho tórus mandibular e uso prótese e às vezes inflamam e ficam doloridos, posso tomar anti-inflamatório, meu dentista já confirmou que é tórus, obrigada, Sueli.

  146. Drª Ana,

    Hoje fui diagnosticada com torus mandibular, está localizado do lado direito e é único, está começando a crescer, mas tenho 36 anos, isso pode acontecer nesta idade? E já me incomoda, tive observando os relatos onde fala que não dói, mas em alguns momentos e outros me incomoda com uma leve dormência e sensibilidade no dente, será que é torus mesmo, tomo um analgésico e passa, quando fico tensa volta, tenho bruxismo, tem alguma coisa a ver?

    Desde já agradeço sua atenção,

    Rosangela.

    1. Rosangela, o tórus, por si só, não dói mesmo… pois ele nada mais é do que um crescimento ósseo. Mas pode acontecer dessa protuberância deixar a mucosa que a reveste mais sensível, então pode incomodar dependendo do que se come, por exemplo. E sim, o bruxismo pode colaborar pra esse quadro, já que é responsável por aplicar uma força maior do que o normal nos dentes e nos tecidos de suporte dos dentes (inclusive no tórus).

    2. Tenho um caroço só de um lado da mandíbula, não doi, faz 1 ano e acho que tá crescendo. O que pode ser? Fui no dentista ele falou que peguei de uma bactéria, que é pra eu tomar antibiótico. Mas queria uma segunda opinião.

      1. Luciana, se seu dentista sugeriu antibiótico, deve ser uma infecção, provavelmente um abscesso. Além da medicação deve estar indicado algum procedimento, como um tratamento de canal, dependendo da origem da infecção (o canal de um dente, por exemplo).

    1. Thaina, o sangue pode ser da sua gengiva (o que revelaria uma gengivite ou até um problema mais sério, a periodontite) ou do interior do próprio dente, o que significaria que a polpa (o “nervo”) do seu dente está exposto. Ou seja: você precisa procurar um dentista o mais rápido possível pra tratar o problema, pois há um foco de infecção no seu organismo.

  147. Tenho um caroço no céu da boca ja faz uns 5 anos, meu irmão tambem, eu ja tinha lido sobre isso por isso não dei importancia, pois através de pesquisas percebi que não é prejudicial, no entanto, hoje ele começou a doer, por isso voltei a pesquisar sobre isso. É normal sentir dor nesse caroço ?

    1. Depende do que seja esse caroço, Daniela. Mas se é algo que você e seu irmão têm, parece ser anatômico, como um tórus. O tórus geralmente não dói, mas dependendo do caso (por causa de alguma coisa que a pessoa comeu, pelo uso de próteses, etc.) pode incomodar, sim.

  148. Ola, faz uns 4 anos q apareceu uma bola dura no ceu da minha boca, quando estava gravida, e tenho ela ate hoje do mesmo jeito, nao doi e nao incomoda, nunca procurei dentista com medo de algo q nao queria escutar, cancer de boca, hoje achei esse post, acho q fiquei mais aliviada, sera q eu tenho esse tal de torus, se for (fico mais calma e obrigada Jesus por achar esse post).

    1. Lucineia, se for dos 2 lados (simétrico), pode ser! Mas se não for, duvido muito que seja câncer… em 4 anos ele teria se manifestado de forma mais agressiva, certamente. Já que você está mais tranquila, aproveite pra ir num dentista e tirar a dúvida de vez sobre o que é essa “bola dura”. 😉

  149. Eu tenho há algum tempo, fui ao meu dentista para fazer tratamentos de rotina e quando ele percebeu fez a seguinte pergunta: que carocinhos são esses?? Mas não falou mais nada, então achei que não seria nada demais. Depois minha mãe falou de um caso de uma amiga que descobriu um tumor na boca, e descobriu ser câncer, fiquei morrendo de medo e preocupação, até que achei o seu site, e o que tenho é exatamente igual da foto, torus mandibular. Agora estou mais tranquila pois sei que não é nada grave.

    Ps: Você acha que meu dentista é despreparado ou desinformado por não saber o que era esses tais carocinhos?

    1. Leka, eu acho que a pergunta do meu colega foi “retórica”, ou seja, ele não estava realmente perguntando pra você O QUE ERAM os carocinhos, mas querendo saber se você já os tinha visto antes, se fazia tempo que eles estavam ali, etc.. Se ele não tocou mais no assunto, pode ficar tranquila… se ele julgasse ser algo importante, teria alertado você. E se você tem os “carocinhos” dos 2 lados, é mais uma razão pra não se preocupar. Tumores, quando aparecem, aparecem de um lado só.

  150. Oooi, tenho tórus palatino e não dói, mas comi um caldo muito quente e queimou um pouco o tórus e está incomodando um pouco a comer . O que devo tomar ou passar ?

    1. Thaina, esse tipo de lesão geralmente se resolve em 2 ou 3 dias, mesmo sem tratamento. Dói porque provavelmente uma camada de pele foi removida da região. Você pode usar um enxaguante bucal do tipo Malvatricin ou alguma pomada anti-inflamatória.

  151. Bom dia Dra. Ana Tokus,
    Tenho dois torus internos e um externo, eles não me incomodam, só que o externo tenho a impressão que cresceu um pouco mais, como tenho 55 anos e a Sra. falou que com a idade a probabilidade é parar ou diminuir, isto é possivel ? Em tempo, parabéns pela maneira atenciosa e responsavel como responde a todos as pessoas.

    1. Obrigada, Luis. Fico feliz em ajudar de alguma forma. 🙂

      Realmente, é improvável que um tórus aumente com a idade… embora não seja impossível. Se você perceber que está aumentando (mais do que já aumentou), seria bom procurar um dentista pra avaliar. Mas, em princípio, se não o incomoda, não há motivo pra preocupação.

  152. Boa noite, estou muito preocupada, tenho dois caroços no céu da boca, mais próximo à garganta, não me incomoda mas as vezes coça, eles são duros, o do lado direito é maior, se eu apertar doi um pouco, o que pode ser?

  153. Boa noite, tenho um caroço vermelho pequeno no lado esquerdo no ceu da boca, perto de um dente que vou fazer canal… e grave doutora?? Espero resposta, obrigado e boa noite…

    1. Alexandre, se é um dente que vai ter o canal tratado, possivelmente se trata de um abscesso, uma “bolsinha” de pus proveniente da infecção do dente. Não é grave, mas toda infecção merece atenção. Com o tratamento de canal, o “caroço” some.

  154. Boa noite Dra., tenho um caroço no ceu da boca, reparei ha uns seis meses, fui a dentista que avaliou e disse que por ser bem duro não é nada mais grave e disse que podia ser alguma coisa óssea, tenho muito problema de estomago, então quero saber se tem ligação com isso, e se posso ficar tranquila já que minha dentista já olhou… ele não doi, mas tenho a impressão que quando mexo ele incha um pouco…

    1. Carolina, parece ser um tórus mesmo, uma protuberância óssea. Eu acho que você pode ficar tranquila, sim. Se mudar alguma coisa, procure novamente a sua dentista pra reavaliar.

  155. Olá, eu tenho torus mandibular, não incomoda muito, mesmo assim tenho vontade de fazer a cirurgia, mas tenho medo. Gostaria de saber se dói e se a recuperação é dolorosa ?

    1. Carla, a cirurgia certamente não dói, mas o pós-operatório, quando se “mexe” com a parte óssea, costuma ser bem “chato”. Procure um dentista pra avaliar.

  156. Eu tenho um caroço no ceu da boca igualzinho o da foto, so que no meu caso ele da uma dorzinha leve sempre que vou engolir, seja alimento ou ate mesmo a saliva. Ele surgiu de um dia pro outro. Pode ser torus?!?

    1. Não acho que seja um tórus, Daniela, porque o tórus é indolor e pode demorar bastante tempo pra aparecer, tanto que muita gente nem se dá conta de que tem um. Sugiro que você procure um dentista pra avaliar.

  157. Ola, Ana. Ha algum tempo nasceu um dente abaixo do dente q fica apos o canino. Eh visualmente horrivel, afinal eh um dente q nao deveria estar onde esta, mas agora estou notando q talvez esteja nascendo um embaixo deste novo. Estou ficando desesperado. Estou com medo pq vi certa vez uma foto em que o individuo tinha a boca completamente preenchida por dentes. Muito medo. Se for isso, qual o tipo de intervencao? Parabens pelo blog e desculpe a fugida do tema, mas nao sei onde se enquadra.

    1. Fabio, até imagino de que imagem você fala, mas se for a que estou pensando ( http://4.bp.blogspot.com/_b5JNXpQycZs/TQbOjlSF6mI/AAAAAAAABv4/hgRBk9QayEs/s1600/00040980.jpg ) é montagem… pode ficar tranquilo. Me parece que você tem dentes supranumerários, ou seja, além do número normal. Sugiro que você procure um dentista pra fazer uma radiografia panorâmica, assim dá pra saber se é isso mesmo e se há necessidade de extrair algum dente.

  158. Tenho outra pergunta: fiz um canal ha mais de 2 anos e eu sinto o infeliz até hoje e ninguém descobre o pq dele ainda estar sensível, fiz todas as radiografias possíveis e a raiz tá mortinha, o canal bem feito e mesmo assim eu sinto ele, isso é normal ou sou eu que estou ficando louca…

    1. Elaine, eu não diria que é normal… é possível que haja algum problema microscópico que não está sendo percebido… um canal acessório, por exemplo. Seria legal se um dentista especialista em endodontia avaliasse o seu caso.

  159. Olá,
    Eu tenho tórus mandibulares em todo sentido dos dentes, enfim na boca toda e bem grande e bem fundo, que a língua entra por baixo deles e fica comida por baixo, até pão corta a pele que é bem fina , assim como o fio dental que eu passo a minha unha rasga a pele, e minha língua não fica direito, está me incomodando demais. Marquei uma cirurgia e foi cancelada, só que estou com medo de fazer, pois será com anestesia geral, pois eu optei pq moro de medo de dentista. Então faço ou não faço essa cirugia? Eu tenho 40 anos, minha mãe tem e o dela é pequeno e minha filha já está nascendo também e ela tem 16 anos.

  160. Eu descobri que tenho e cresceu nessa últimas 3 semanas e ta doendo e deixando meus dentes sensíveis, não aguento mais essa dor, eu estou tomando dipirona ai passa mas volta depois, não quero fazer cirurgia, tem com tratar e ele some ?

    1. Edcarlos, não some não… e nem precisa tratar, necessariamente. Se está doendo, não deve ser um tórus… deve ser outra coisa, como um abscesso ou algum tipo de lesão. Sugiro que você procure um dentista pra avaliar.

    1. Daiane, certamente o que você tem não se trata de tórus. Provavelmente é algum tipo de infecção que causa inchaço OU uma sensação de inchaço após anestesia (o que é comum no céu da boca).

    1. Você diz no sentido do tórus ser tão grande que língua não caiba mais na boca, Alexandre? Não. E nem da língua ficar presa entre as protuberâncias ósseas, já que o crescimento do tórus é lento.

  161. OLÁ. EU SEMPRE TIVE UM CAROÇO NO CEU DA MINHA BOCA. IGUAL O DA IMAGEM, ELE É DURO E NÃO ME INCOMODA… ESTAVA PREOCUPADA EM SER ALGO MAIS GRAVE. TENHO 27 ANOS, SERA QUE ELE VAI CRESCER MAIS…?

  162. Doutora, o tórus localizado apenas no céu da boca pode interferir na dicção, ou, o tórus tem alguma relação com pessoas que gaguejam? Ou se acontece tórus e gagueira é mera coincidencia?

    1. Creio que seja coincidência, Adilson. Sim, o tórus pode interferir na dicção, mas não acho que predisporia a pessoa a gaguejar (embora, confesso, não entendo muito do assunto “gagueira”). 😉

  163. Fui a um dentista pois notei que a minha gengiva de ambos os lados na parte externa está dura. No palato e abaixo da lingua, parte inferior.
    Ele disse que é torus… eu só vejo torus do lado interno…
    Estou muito preocupada.
    ME AJUDA!

    1. Gisa, o mais comum é do lado de dentro, mesmo. Mas pode acontecer do lado de fora, também. Não há motivo para preocupação, o tórus é apenas um achado clínico.

  164. Boa tarde, eu tenho 15 anos eu tenho um caroço no meu ceu da boca, não doi mas incomoda, eu percebi que eu tinha um caroço no céu da boca quando eu tinha 13 anos, o que eu tenho que fazer em relação a isso, eu tenho q procurar um medico ou um dentista???

    1. Daniele, procure um dentista. Se for um tórus, não há necessidade de tratamento, em princípio. Mas é bom o dentista avaliar, pra confirmar se é isso mesmo.

  165. Boa tarde! Eu tinha tórus madibulares dos dois lados, no dia 26/2/13 removi um e hoje removi o outro, tive que fazer essa cirurgia porque estava atrapalhando acomodar a minha língua e na dicção. É um pouco traumático a recuperação, e como é.

  166. Tenho torus mandibular, grande. Tenho medo de causar mais deformidade ou algum problema maligno. Há alguma possibilidade? Ou posso conviver com isso sem maiores problemas ? Necessito algum exame de imagem ?

    1. Simoni, o tórus é apenas um achado clínico, não deve causar qualquer problema pra você. E não há qualquer caráter maligno nele, é apenas um crescimento ósseo. Não há necessidade de nenhum exame de imagem.

  167. Olá, tenho 37 anos e me parece que tenho tórus palatino, um caroço bem no centro do ceu da boca e às vezes coça. O que fazer?
    Por gentileza remeter resposta nesse e-mail se possível.

    Obrigado Ana Tokus
    Cordialmente

  168. Hoje, 13/02/13 (quarta-feira de cinzas) amanheci com uma afta no céu da boca, fui no banheiro olhar no espelho como ela estava e descobri um “dente nascendo no céu da boca!” fiquei um pouco “desesperada” pensando, como devo arrancar, e se apodrecer dentro? Nossa, quantas dúvidas! Mas calma fui pesquisando na internet, fiquei mais aliviada com esse post, pois o que tenho é exatamente igual ao da foto, não dói, já está grande e eu nunca havia percebido… Vou fazer 25 anos no dia 25/02. Pensei que fosse um dente, mas agora acredito que seja um tórus, vou marcar uma consulta com o dentista, mas até lá já estou mais aliviada! aff…

    1. Oliveira, a decisão em operar é sua. Se for um incômodo muito grande, algo que esteja mesmo prejudicando sua qualidade de vida, o melhor é a cirurgia. Mas se não for o caso, você pode simplesmente manter como está. Se você já é adulto, provavelmente não vai mais crescer (pode até diminuir).

    1. Parece que você sofre muito de dores por conta destes trigêmeos. Eu quase fui a loucura com minhas dores, fui ao dentista, neurologista e outros istas , fiz radiografia da arcada dentaria, da face, na cabeça. Mas e no final acabei tomando uma atitude radical. Fui por minha conta em outra dentista e mandei arrancar três dentes de uma so vez, e nunca mais: NUNCA MAIS, senti as dores horríveis.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

No plantão: Ana Tokus

Cirurgiã-dentista graduada pela Universidade Federal do Paraná, especialista em Radiologia Odontológica e Imaginologia pela ABO-PR, convicta de que medo de dentista se combate (também) com informação. Diva-Boss do OdontoDivas e autora do Blog Raios Xis. Twitter: @AnaTokus e @medodedentista