Os dentistas de Curitiba também querem sorrir!

O Blog Medo de Dentista tem como missão desmistificar a Odontologia pra você, paciente. Mas hoje não vou falar de cáries, tratamentos de canal e nem de restaurações. Vou abordar a Odontologia pelo ângulo de quem a faz: o cirurgião-dentista.

Adesivo da Greve dos Dentistas de Curitiba

Se você mora em Curitiba, certamente sabe que os dentistas da Prefeitura Municipal estão em greve. O que talvez você não saiba são os motivos que levaram esses profissionais a tomar uma atitude tão drástica. A multidão vestida de branco que passa apitando na porta da sua casa só quer respeito. Respeito pelo trabalho que desempenham e respeito, principalmente, ao objeto dele: você. Veja:


Ou assista aqui: http://youtu.be/VSplIU8ucGM

A necessidade de um tratamento odontológico especializado (como um tratamento de canal, por exemplo) obriga o usuário a aguardar até 2 anos na fila para ser atendido. Não é justo com você que paga seus impostos. Aí você escuta um boato de que tem dentista em Curitiba ganhando R$ 15.000,00 por mês (e reclamando!). Você não acha, caro paciente (curitibano ou não), que se isso fosse verdade teria dentista sobrando na prefeitura, e não faltando, como ocorre hoje? Nos contra-cheques que vi, está lá: salário-base = R$ 1.362,56. (o menor entre as capitais do Brasil)

Na nota de esclarecimento, abaixo, a verdade sobre a greve dos cirurgiões-dentistas da Prefeitura Municipal de Curitiba (clique para ampliar):

Nota de esclarecimento sobre a greve dos dentistas da PMC (clique para ampliar)

O prefeito de Curitiba é o Dr. Luciano Ducci, que é médico. Causa estranheza que ele tenha tão pouco apreço pelos profissionais de saúde do seu município, já que se nega a recebê-los para conversar sobre a mais estranha ainda proposta de reajuste salarial que fez aos dentistas, que quebra a isonomia salarial com a classe médica, o que é praticado no município há décadas (amparada pela Lei Federal 3.999 de 1961). Médicos e dentistas sempre ganharam o mesmo, mas neste ano a proposta é de um aumento de 100% aos médicos e de 20% aos dentistas (aumento que se diluiria no caso dos profissionais ESF – Estratégia Saúde da Família – pois esses perderiam uma gratificação de 20% a que tinham direito).

Curitiba, a Cidade Sorriso, ganhou neste ano o Prêmio Paraná Sorridente, oferecido pelo CRO-PR (Conselho Regional de Odontologia do Paraná) ao município que oferece melhores condições à saúde bucal de sua população. Claro, ainda há muito a se fazer pra chegarmos ao ideal, mas esse reconhecimento demonstra que, no que depende dos dentistas, o trabalho está sendo feito. Não seria hora de valorizar o trabalho dos cirurgiões-dentistas de Curitiba (e do Brasil)? O saúde do cidadão curitibano agradece.

A greve teve início no dia 22/09/11 e conta com o apoio do Conselho Regional de Odontologia do Paraná, da Associação Brasileira de Odontologia e do Sindicato dos Odontólogos do Paraná.

Veja também: Quem faz o sorriso de Curitiba, no OdontoDivas

Compartilhe:

Comentários via Facebook


Categoria: Geral

2 comentários

  1. Não tirando o mérito da greve, Ana, mas o salário base de Curitiba não é o menor do Brasil. Em duas prefeituras que trabalho o salário base é menor que 1.300,00. Quem dera todos os profissionais, de todas as cidades brasileiras, se inspirassem nos profissionais curitibanos. Até pq, como estou atestando, em algumas prefeituras, o salário base é bem menor que 1.300 reais.

    1. Eu me expressei mal mesmo, Ariane, pensei uma coisa e na hora de revisar passou batido. É o menor salário entre as CAPITAIS do Brasil. Consertei. 🙂

A área de comentários / perguntas está fechada. Agradeço a compreensão.

No plantão: Ana Tokus

Cirurgiã-dentista graduada pela Universidade Federal do Paraná, especialista em Radiologia Odontológica e Imaginologia pela ABO-PR, convicta de que medo de dentista se combate (também) com informação. Diva-Boss do OdontoDivas e autora do Blog Raios Xis. Twitter: @AnaTokus e @medodedentista