Atestados, prescrições e pedidos de exames de dentistas não podem ser recusados

E empregadores, farmácias, convênios, laboratórios, etc. sabem disso… só fazem de conta que não sabem! Esses documentos têm validade garantida juridicamente e valem tanto quanto os assinados por qualquer médico.

Atestados

Atestados de dentistas não podem ser recusados. Tá na Lei 5081 de 1966. Mas mesmo assim, tem RH querendo treta. Seu chefe não aceitou o atestado do seu dentista e descontou de você? Denuncie na Delegacia Regional do Trabalho.

Prescrições e receitas

Segundo a mesma lei, dentistas têm o direito de prescrever e aplicar especialidades farmacêuticas. Medicações de urgência, antibióticos… ansiolíticos se houver necessidade no atendimento. O cirurgião-dentista pode prescrever qualquer classe de medicamentos que tenha indicação comprovada em Odontologia, inclusive os de uso controlado, como antidepressivos. Se o balconista da farmácia não quiser vender, mostra a lei pra ele. 🙂

Pedidos de exames

Operadoras de Planos Odontológicos ou MÉDICOS (sim) não podem recusar pedidos de exame feitos por dentistas. Segundo a Súmula Normativa número 11 da Agência Nacional de Saúde Suplementar é ilegal que planos de saúde só aceitem documentos com carimbo do CRM (Conselho Regional de Medicina).

Fiquem de olho e não deixem que interfiram nos direitos de vocês! 😉

Compartilhe:

Comentários via Facebook


Categoria: Profissão: Cirurgião-Dentista

Marcadores:

14 comentários

  1. Olá doutora, gostaria muito da sua ajuda. Eu fiz um tratamento de canal há quase 10 anos atras (aos 17 anos) e agora esse dente começou a doer (tem 4 meses); na ocasião fui ao dentista, fiz radiografias, e ela disse que teria que refazer o canal (não foi ela que fez ha 10 anos atras), então começamos a retratar o canal e saiu bastante sujeirinha, bactéria, etc… porém em um feriado esse dente doeu demais e inchou muito. Abrimos e tomei antibiótico e melhorou. Mas reinfectou após um ano gripe que peguei. Voltou a doer e inchar e tomei mais antibiótico (amoxilina por 7 dias); foi melhorando mas no momento o dente está com a gengiva em volta e embaixo, assim, perto da raiz, inchada e o dente fica sensível e sinto pontadas. Eu estou muitíssimo preocupada pela demora em melhorar… isso é normal doutora ? Um abraço!

    1. Larissa, normal não é. Sinal de infecção. O canal foi realmente concluído ou você está com um curativo e medicamento dentro do dente?

      1. Isso. Curativo e medicamento dentro do dente. O processo todo tem 5 meses desde que começou a doer, aí comecei o tratamento mas estou assim. Doutora o que você me indicaria para que eu possa conversar com a dentista? Estou tão preocupada que não consigo fazer mais nada. Obrigada!

        1. Parece uma infecção resistente. Considerando que o canal ainda não foi concluído, até faz sentido… seu dentista está renovando periodicamente a medicação intracanal com o objetivo de acabar com a infecção e finalizar o tratamento de canal. É uma questão do seu organismo “aceitar” o tratamento.

  2. Mas quando chega no fio retangular o que é mais provável que eles façam ? Se fosse a senhora que chegasse no fio retangular a senhora ia pra que parte?

    1. Não tenho como responder essa pergunta, Lucas… eu não conheço o seu caso. Não existe uma sequência imutável dentro do tratamento ortodôntico, então não tem como eu dizer pra você qual seria o próximo passo. É como eu disse antes: vai depender de como o seu ortodontista planejou o tratamento com base nas suas necessidades.

    1. Pode ser que sim… mas não é sempre que eles são usados. Depende do caso e do plano de tratamento.

  3. Olá Doutora eu estou usando o fio retangular isso significa o que?

    Depois do Alinhamento e nivelamento vem o que ??

    1. Oi Lucas, o fio retangular costuma ser um dos últimos – se não o último – arcos a serem utilizados no tratamento ortodôntico. Mesmo assim ele pode ser usado por meses, dependendo do caso. Depois do alinhamento e nivelamento vem a parte de “encaixe” dos arcos dentários e intercuspidação, de forma que a parte de cima e a de baixo se relacionem adequadamente.

  4. Doutora, sempre que faço o procedimento de raspagem sai bastante sangue…isso é normal ou significa que tenho alguma inflamação na gengiva?

    1. Suzana, é provável que você tenha inflamação gengival, em algum nível. Um pouco de sangue é até “normal”, mas muito, não. Sinal de gengivite.

A área de comentários / perguntas está fechada. Agradeço a compreensão.

No plantão: Ana Tokus

Cirurgiã-dentista graduada pela Universidade Federal do Paraná, especialista em Radiologia Odontológica e Imaginologia pela ABO-PR, convicta de que medo de dentista se combate (também) com informação. Diva-Boss do OdontoDivas e autora do Blog Raios Xis. Twitter: @AnaTokus e @medodedentista