Argila serve pra escovar os dentes?

Em 2015 eu falei sobre flúor, Bela Gil e açafrão. Naquela oportunidade expliquei a ação e os benefícios comprovados do flúor na escovação dos dentes, bem como a ausência de comprovação de benefícios do uso da cúrcuma em pó como “pasta de dentes”. Eis que a culinarista Bela Gil volta a polemizar nas redes sociais. Dessa vez, ela postou um vídeo em que sua filha escova os dentes com argila, o que, segundo a moça, seria uma opção mais natural de dentifrício.

Argila para escovar os dentes
Argila para escovar os dentes?

Minha intenção com este post não é brigar com a Bela Gil. Ela é maior de idade e eu não sou mãe dela. Ela pode usar o que quiser pra escovar os dentes e, da mesma forma, escovar os dentes dos filhos dela com o que achar mais conveniente. Mas eu sou dentista – o que Bela Gil não é -, portanto acho pertinente esclarecer essa questão do uso da argila pra se escovar os dentes.

E argila serve pra escovar os dentes?

Existem pastas de dentes industrializadas à base de argila, sim. Encontrei uma, por exemplo, de fabricação italiana, chamada Dentifricio Argilla Bianca. Os ingredientes desse creme dental são: sorbitol, aqua (água), silica, kaolin, xanthan gum, xylitol, sodium cocoyl glutamate, salvia officinalis extract, glycerin, citrus medica limonum oil, limonene, citral, geraniol, linalool, coumarin, potassium sorbate e sodium dehydroacetate. Dois ingredientes aí me chamaram a atenção: a sílica e o caulim.

Pasta de dentes à base de argila
Pasta de dentes industrializada à base de argila

O caulim (kaolin) é um tipo de argila branca muito utilizada como cosmético para a pele. Refere-se às argilas constituídas principalmente por caulinita (silicato de alumínio hidratado) e provém da alteração de rochas ricas em feldspatos. Devido à baixa reatividade química, alvura e maciez, tem larga utilização na cosmética. É a mais leve de todas as argilas, possui propriedades cicatrizantes, devido à elevada porcentagem de alumínio presente na sua composição.

Já a sílica é o nome popular do dióxido de silicato, componente da areia e a principal matéria prima do vidro. Também é usado na fabricação de cimento.

Vocês perceberam qual a propriedade comum da sílica e do caulim? Eles são abrasivos usados como esfoliantes. E esfoliação é, por definição, a remoção, em fólios, escamas ou lâminas, de tecido superficial de animais ou vegetais. Isso na pele, ok… é legal, remove células mortas e a pele se regenera, se renova.

Só que dente não é pele, e o tecido superficial do dente é o esmalte… que NÃO SE REGENERA. Ou seja: o esmalte, uma vez desgastado, já era. E o que o desgaste do esmalte pode causar? Vários problemas, que vão desde a parte estética até a hipersensibilidade dentinária, já que a remoção do esmalte pode expor a dentina, tecido que fica logo abaixo dele. Dói, viu?!

Mas eu não uso produtos industrializados, uso argila mesmo!

Na minha opinião é pior ainda. Eu não sei exatamente o que tem no potinho que a Flor Gil segura na foto aí em cima, mas me parece… terra (argila é um tipo de solo, né?!). Nem é a argila branca que o pessoal usa por aí.

Eu vejo valor em pessoas que buscam alternativas mais naturais, de verdade. A gente consome um monte de porcarias, e quase nunca lê o rótulo. Realmente admiro quem come o que planta no quintal, quem sempre lê o rótulo do que compra, quem prefere não consumir produtos de origem animal ou que são testados em animais. Ponto pra vocês. Mas tudo tem limite, e natural não é sinônimo de saudável. Se você escova os dentes com argila, conte isso para o(a) seu / sua dentista e pergunte a opinião dele(a). Conversem sobre isso, leve em conta o tempão que ele(a) estudou pra estar aí atendendo você.

Mas eu uso e funciona!

Ok! Você é adulto (suponho), responsável, pode tomar decisões e conviver com as consequências delas. Se você quer escovar os dentes com terra, com uma pasta de dentes à base de argila ou com pó de pirlimpimpim, você pode. Eu só gostaria que você fizesse isso de forma consciente, e não porque viu alguém que você admira fazendo isso no Instagram.

Escovar os dentes com argila desgasta os seus dentes, e é justamente por isso que eles ficam tão brancos e lisinhos depois de escovar. Lisinhos porque foram – literalmente – lixados, e brancos porque o desgaste superficial do esmalte remove manchas superficiais do dente. Junto com o esmalte.

O outro problema de usar argila pra escovar os dentes é que argila não tem flúor. Citando nota recente do CROSP (Conselho Regional de Odontologia de São Paulo), motivada por esse episódio com a filha da Bela Gil, “o flúor nos cremes dentais e nas águas de abastecimento público possibilita a redução no número de cáries. Em média, crianças que utilizam o creme dental fluoretado têm 30% a menos de cárie. O flúor vem sendo utilizado no mundo há 60 anos e já há milhares de artigos científicos comprovando os seus benefícios para saúde das populações”. Sobre a ação e a importância do flúor eu explico direitinho lá no outro post.

Juízo, ok?! 😉

Leia também:

Escovação dental com argila causa reboliço nas redes sociais no DicasOdonto 

CROSP alerta: argila não substitui o creme dental no Blog do Dentista

A argila como um novo dentifrício: uma abordagem clínica no OdontoDivas 

Compartilhe:

Comentários via Facebook


Categoria: Higiene Bucal

Marcadores:

27 comentários

  1. Dra. eu vou fazer o concurso do exercito no final do ano. Tem o exame odontológico que elimina algumas pessoas. Eu já fiz uma extração do segundo molar do lado esquerdo, estou como medo de ser reprovado nessa fase por causa disso. Eu só não tenho esse dente. Vou colocar o que está escrito no edital pra senhora me dizer se seria eliminado por causa disso ou o que posso fazer para mudar a situação.

    Dentes cariados ou com lesões periapicais que comprometam a estética ou a função mastigatória.

    16. Possuir menos de seis molares opostos dois a dois, tolerando-se dentes artificiais, em raízes isentas de lesões periapicais (coroas e pontes fixas ou móveis), que assegurem mastigação perfeita.

    17. Ausência de qualquer dente da bateria labial (incisivos e caninos), tolerando-se dentes artificiais que satisfaçam à estética.

    A senhora já me ajudou muito aqui, estou precisando de novo. Obrigado!

    1. Micael, pelo edital a falta desse dente não eliminaria você, pois é um dente posterior. Se fosse um dente anterior (canino ou incisivo), aí eliminaria.

      1. Ai não acredito nisso. Já estava quase em depressão pois já contratei até curso pela internet. Só pra ver se a senhora entendeu mesmo o que eu disse, o dente é o segundo molar do lado de baixo. Não sei se quando a senhora disse posterior quis dizer o dente de cima ser extraido. Obrigado!

        É porque eles falam em 6 dentes molares alinhados para uma mastigação correta. E eu perdi o segundo molar inferior do lado esquerdo, aí não sei se não ter um molar seria apenas uma coisa negativa no exame odontológico, como é um dente cariado, ou eliminaria mesmo. Fico esperando uma nova resposta porque ainda me resta essa dúvida… obrigado! Um molar é muito importante, pra concurso militar tem cada regra…

        1. Uma dentição completa tem 12 molares (contando os sisos, que a maioria das pessoas nem tem ou estão inclusos), então são 6 “duplas” alinhadas de 2 em 2. Você não tem 1 molar, de um lado só, o que elimina uma “dupla”. Mesmo que você não tenha os sisos (2 “duplas”), mesmo assim terá 3 “duplas” de molares, o que dá 6 molares. Note que o edital fala que dentes artificiais são tolerados, então, em último caso, se você fizesse uma prótese parcial removível, por exemplo, essa prótese já seria considerada um “dente”. Enfim… até onde eu entendo, a falta desse dente não desqualifica você.

  2. Imagino que o gosto deve ser horrível também, meio nojento na minha opinião. Gosto do frescor proporcionado pelo creme dental, que ajuda também no hálito.

  3. Doutora, mais uma pergunta pra lista kk…
    Então, eu pus aparelho em dezembro de 2015 e tal. Aí nas últimas consultas que tive com o dentista, ele disse que já estamos na etapa final. Me perguntou então se tinha mais alguma coisa que eu ainda não estava satisfeita, e eu falei do 11 que estava meio de lado, o desvio de linha média (não sei se pode ser mesmo, porque meu nariz é meio torto pro lado direito) e o 32 que está meio de lado também ainda, com o aparelho ele melhorou um pouco, mas ainda tá torto. Ele olhou e disse que aparentemente não via nada de errado, então pediu uma panorâmica. Fiz a panorâmica, ele viu e disse pra dentista ajudante dele que na próxima consulta ele iria trocar a posição do braquete do 11 pra jogar a raiz pra mesial e do 33 também, mas não disse nada sobre desvio, 32 torto etc! Ele falou pra ela que depois disso, já entramos na etapa final mesmo! Será que ele ainda pretende nessa etapa final resolver tudo? Ou ele realmente não viu mais problema algum? Meu sorriso melhorou MUITO com aparelho, mas ainda está um pouco torto…

    Desde já, obrigada 😀

    1. Karen, acredito que ele não viu problema, mesmo. O paciente às vezes tem uma expectativa X, mas o ortodontista um objetivo Y. Por isso é importante que haja diálogo, tanto pra que o dentista possa satisfazer o paciente ao máximo quanto pra que o paciente entenda que, algumas vezes, o máximo que pode ser feito está aquém da sua expectativa. Enfim… conversem.

  4. Dra. eu estou fazendo o tratamento de canal no pre-molar, esta um inferno de dor. Meu queixo ficou levemente inchado, quando eu aperto no pescoço/maxilar embaixo do dente me dá uma dor horrivel e uma sensação estranha no dente, mas o que realmente me preocupa são essas duas bolinhas no meu maxilar. Eu sei que nao é o tema do post, mas eu quis te perguntar pois realmente eu não estou mais aguentando, apenas consigo ficar um pouco melhor com analgesico e Deocil.

    1. Josef, se há dor espontânea e à palpação é porque seu dente chegou a necrosar, e é possível que você tenha um abscesso (uma coleção de pus dentro da gengiva). Então a dor que você sente não é pelo tratamento de canal em si, mas por causa da necrose no “nervo” do dente. Considerando a situação, é esperado esse inchaço e a dor, também. Geralmente trocar o curativo alivia a “pressão interna” no dente e a dor, então, se possível, entre em contato com o seu dentista pra fazer isso.

  5. Oi, doutora!
    Coloquei aparelho ortodôntico ontem, não senti dor alguma, até acordar hoje pela manhã, passei o dia todo com dor, como se estivesse com os separadores, tomei um analgésico, aliviou um pouco, mas comer/morder não consigo, dói demais! E o pior, não consigo escovar direito, a dor fica ainda pior, só encostando a língua já dói, passando a escova então, parece potencializar, vontade de chorar nessa hora!
    É normal isso?
    Comprei a cera esperando que os braquetes machucassem a boca, mas nada disso, talvez por ser de safira, me parece confortável, mas não contava mesmo com essa outra dor… 🙁

    1. É normal sim, Ketlen. Seus dentes já começaram a se movimentar, por isso o desconforto. Mas é questão de uma semana, mais ou menos, pra você já estar habituada ao uso do aparelho e esse incômodo ir embora. Eu também já usei aparelho, sei bem como é. 😉

    1. Karen, significa aplicar uma força que rotacione a coroa do dente de forma que a raiz dele vá mais em direção à linha média do paciente. Não é muito fácil de explicar isso sem nenhum recurso de imagem ou vídeo, mas por exemplo: quando se fecha com aparelho o espaço de um dente posterior extraído, você está levando os dentes de trás para frente, ou seja, mesializando eles (nesse caso, não só as raízes deles, mas eles completos, coroa e raiz).

  6. Boa tarde doutora, queria perguntar sobre uma coisa meio fora do assunto…
    Então, é uma pergunta boba. Tenho uma boa escovação e nunca tive problemas de halitose.
    Depois de escovar os dentes vejo que meu hálito não fica fresco, deve ser porque escovo a língua, fica limpa mas não com odor de escovada.
    Às vezes faço um teste pra saber se tenho mau halito e não sinto nada de diferente.m
    Queria saber qual o cheiro normal que a boca deve ter, se sempre deve estar fresco pra evitar mau hálito 🙂

    1. Daniell, ausência de frescor não caracteriza mau hálito. A halitose é um odor ruim persistente, mas todo mundo em algum período do dia (ao acordar, depois de ficar muito tempo se comer, por exemplo) tem mau hálito, o que é normal. Difícil descrever exatamente o que seria um “cheiro normal”, porque isso é muito subjetivo, mas pela sua descrição não me parece que você tenha halitose.

  7. Boa tarde, Doutora, sei que não tem a ver com o tópico do post, mas como é o mais recente… Tenho 17 anos e meu canino superior direito caiu há mais ou menos 5 meses, até agora não tem nem sinal do dente, e é de família isso de dente de leite durar bastante (meu pai disse que ele ainda teve até os 40 ou algo assim), mas isso está me incomodando muito, porque ele não me leva no dentista e eu tenho medo e vergonha de sorrir para os outros com um buraco na boca.

    1. Luis, aos 17 anos o seu canino permanente já deveria ter nascido. Mas talvez não haja nenhum problema além de um atraso. O que pode estar acontecendo, também, é que ele esteja impactado, ou seja, outro dente esteja impedindo que ele nasça ou apenas não haja espaço pra ele nascer. Por isso, é preciso procurar um dentista pra avaliar e ver o que está acontecendo. Se não estiver nada de errado, seu dente deve nascer normalmente.

  8. Oi dra. Ana, gostaria de saber se tem q trocar a escova a cada 3 meses, mesmo ela estando intacta como nova. Não brigue comigo, mas já usei uma Curaprox Ortho q só começou a deformar as cerdas após 10 meses de uso, escovando 5 ou mais vezes ao dia. Ja as Colgates e Oral-b da vida nunca duraram mais de 3 meses pq deformam logo, forçando a troca. É errado usar a Curaprox até começar a deformar ou seja, 10 meses de uso?

    1. A regra é: quando as cerdas começarem a deformar, troque de escova. A Curaprox costuma durar mais mesmo, então se passou dos 3 meses e ela continua limpando bem… sem problema continuar usando. Até onde der.

  9. Doutora, meu filho tem 1 ano e 10 meses e sua dentista recomendou o uso de um creme dental sem flúor. Mas andei lendo que a Sociedade Americana de Pediatria recentemente passou a recomendar uma pequena quantidade de creme dental com flúor na escovação dos bebês, sempre com supervisão, claro. Essa pequena quantidade não causaria fluorose e protegeria contra cáries. Qual sua posição sobre o assunto? Grata.

    1. Jussara, realmente, a Sociedade Americana de Pediatria recomenda que se use o flúor na escovação dental de crianças em qualquer idade. O que causa a fluorose é a ingestão da pasta de dente com flúor, então se a quantidade do dentifrício for pequena e a criança, sob supervisão dos pais, for capaz de cuspir, não há problema nenhum em usar pasta de dente com flúor.

      Já a minha opinião a respeito é: depende da criança. Vou dar um exemplo bem pessoal: eu tenho 2 filhos. O mais velho tem 7 anos, e só comecei a usar pasta de dente com flúor nele recentemente, porque ele não come doces (balas, chocolate, etc.). E não come porque não quer, não é porque eu proíbo (só pra deixar claro 😉 ). A chance dele ter cárie é muito muito muito menor do que a do meu caçula, que vai fazer 3 anos, e nele eu uso pasta de dente com flúor desde que ele tinha 1 ano e meio. Por que o protocolo diferente? Porque ele ADORA doces! Então a atenção com a higienização dos dentes dele tem que ser redobrada, e a presença do flúor, no caso dele, é muito mais importante, pois quando há flúor presente na saliva, a chance de desmineralização dentária (e a ingestão de doces aumenta essa chance) diminui, porque o flúor deixa o esmalte menos solúvel e mais resistente à cárie.

      Em resumo: se a criança já sabe cuspir (ou está aprendendo) e gosta de comer um docinho, tem que usar pasta de dente com flúor, sim. Bem pouquinho, mas tem. Então o que vale mesmo nem é o que a Sociedade Americana de Pediatria diz (e o que ela diz está certo, sim), mas a avaliação e indicação do dentista que atende a criança.

A área de comentários / perguntas está fechada. Agradeço a compreensão.

No plantão: Ana Tokus

Cirurgiã-dentista graduada pela Universidade Federal do Paraná, especialista em Radiologia Odontológica e Imaginologia pela ABO-PR, convicta de que medo de dentista se combate (também) com informação. Diva-Boss do OdontoDivas e autora do Blog Raios Xis. Twitter: @AnaTokus e @medodedentista