É possível “puxar” os sisos para frente?

Imagine a seguinte situação: a pessoa teve que extrair um molar. Geralmente isso acontece com o primeiro molar, já que ele é um dos primeiros dentes permanentes que aparecem na boca e, além disso, nasce “atrás” dos dentes de leite, então nenhum dente cai pra ele nascer. Aí a pessoa acha que ainda é dente de leite e não cuida… enfim, esse assunto é de outro post. Mas pode ser um segundo molar, também.

Pois bem… quando se perde um dente, é preciso substituí-lo de alguma forma. A solução mais óbvia é colocar uma prótese, que pode ser um implante, uma ponte fixa ou uma ponte removível. Mas não tem um dia sequer em que algum leitor não me pergunte: “Dra., não dá pra puxar o siso pra frente e fechar o espaço do dente extraído?”. Respondo: dá. Mas antes de comemorar, vamos considerar algumas coisinhas…

Como “puxar” os sisos pra frente?

Siso sendo "puxado" pra frenteEssa movimentação é feita, é claro, com aparelho ortodôntico. Se o dente perdido for superior, costuma não ser muito complicado de fazer. Já se o dente perdido for inferior… complica bastante! O problema não é o dente em si, mas a posição em que ele se encontra no osso, no ramo da mandíbula. Quando o ortodontista leva os molares pra frente, além deles irem pra frente, eles tendem a se inclinar, uma movimentação que não se deseja naquele momento. Digamos assim: “conserta-se” uma coisa, “estraga-se” outra.

Quando os mini-implantes foram inventados – em tempo: mini-implantes não pequenos parafusos que são colocados em posições estratégicas na gengiva pra ajudar a movimentar os dentes – pensou-se que o problema estava resolvido… mas não, fechar espaços dessa forma continuou sendo complicado. Os mini-implantes acabam afrouxando, então é preciso usar um tipo especial de mini-implante, de rosca invertida.

Ok… então é só usar um mini-implante de rosca invertida e pronto? Não. São necessárias outras medidas pra impedir que o dente que está sendo “puxado” gire. Enfim… o ortodontista tem que pensar em tudo ao mesmo tempo! Que isso sirva de exemplo pra você que acha que é só colar os bráquetes e trocar a cor da borrachinha todo mês que o aparelho trabalha sozinho! 😛

No vídeo abaixo você vê essa movimentação dentária sendo feita. Mas tenha em mente que não é assim tão simples como parece, ok?!

E precisa ter osso?

Outro aspecto interessante a se considerar é o periodonto, ou seja, os tecidos que estão em volta do dente: osso e gengiva. Antes se pensava que se não houvesse osso suficiente na região do dente perdido, não era possível levar outro dente para essa posição, pois afinal de contas as raízes dos dentes precisam de osso pra se movimentarem. Porém hoje se sabe que o periodonto acompanha a raiz do dente, ou seja, quando o dente é movimentado, os tecidos em volta dele vão junto. Fazendo uma analogia, a gente não precisa tirar a roupa pra andar, não é mesmo?! Nem nossos dentes.

Então, é possível?

Sim, é possível puxar os sisos para frente de forma a fechar o espaço de um dente perdido. Porém, é preciso levar em conta que essa movimentação é, via de regra, complicada, trabalhosa e demorada. Se o seu dente perdido for superior, pode ser que valha a tentativa. Se o seu dente perdido for inferior, provavelmente é melhor fazer um implante. Procure um dentista / ortodontista e faça uma avaliação!

Agradecimento

Muito obrigada ao Dr. Leonardo Augusto, ortodontista, do OrtoBlog, que gentilmente colaborou na elaboração deste post. :)

Compartilhe:

Comentários via Facebook


Categoria: Ortodontia

Marcadores:

417 comentários

  1. Bom dia, Dra. Ana.

    Perdi um molar há um ano atrás e não coloquei implante.
    Agora fui a uma ortodontista que disse que podemos puxar o ultimo molar e o siso para tampar o buraco.
    Fui fazer a extração dos outros sisos, e o outro dentista disse que isso é impossível, pois além de demorar anos, posso perder o outro molar devido a falta de altura óssea, que isso poderia ter sido feito antes mas não agora.

    Estou na dúvida, quem tem razão? Tenho 25 anos e vou colocar aparelho de qualquer maneira pela estética. Vale a pena arriscar puxar o siso ou isso pode causar problemas maiores?

    1. Priscilla, isso é no arco superior ou inferior? Se for em cima, pode dar certo. Se for embaixo, é bem mais complicado, mas ainda possível (em tese). Eu acho assim: quem mais entende desse tipo de movimentação é a ortodontista. O Outro dentista pode até ter razão, mas entre a opinião dele e da especialista, na dúvida, eu ainda ficaria com a dele. Ou, consulte outro ortodontista pra ter uma segunda opinião.

  2. Olá Dra. Tenho 28 anos, meu segundo molar inferior esta muito danificado, ha algum tempo atras consultei um dentista que disse que provavelmente eu já perdi esse dente. Será que é possivel fechar esse espaço movendo o terceiro molar e o siso tendo em vista que terei que usar aparelho odontologico de todo o jeito para corrigir a posição dos meus dentes, já que os sisos os empurraram e os mesmos estão um pouco tortos?

    1. Bruno, como explico no texto, possível é, mas no caso do arco inferior é bem mais complicado. Procure um ortodontista pra avaliar.

  3. Olá dra. Ana, queria saber se tem como fazer transplante dentário do dente siso, acabei tendo que fazer extração de dois tentes por um erro médico, e agora estou com uma janela enorme no molar de cima do lado esquerdo, e só tenho 20 anos. Teria possibilidade de isso acontecer? Agradeço desde ja.

  4. Boa noite Dra.
    Bom, eu tenho um pequeno problema: meu primeiro molar nasceu em cima do dente de leite e acabou encavalando e ficou desalinhado. Gostaria de saber qual tratamento eu faço para alinhar ele aos outros dentes? Obrigado.

  5. Oi dra. não tenho o primeiro e o segundo pré-molar, então o espaço ficou um pouco reduzido, pois ja passou alguns anos e sempre me falam q tenho que abrir espaço para por dois ou fechar para por um dente. O fato é que nao gostaria de usar aparelho ortodontico… posso implantar um molar no lugar deles? É esteticamente feio… incomoda?

    1. Raquel, talvez possa, sim. Como é um dente posterior, a implicação estética é pequena. Procure um dentista pra avaliar, de preferência um especialista em Dentística ou Prótese.

  6. Olá Dra.

    Tenho 21 anos. Tenho aparelho ha mais de um ano e tive q optar por extrair meu primeiro molar superior direito ha dois meses para que o segundo e terceiro molar possam ser puxados para ocupar esse espaço do primeiro. Vou me formar e casar em outubro do ano que vem e não quero estar mais com o aparelho. No meu caso, quanto tempo mais ou menos vai demorar para os dentes se juntarem, considerando que tem q ser puxados os dois dentes (2 e 3 molares)? E, o q faria para acelerar esse processo, já q o dentista nem colocou o mini implante e ainda ñ colocou bandas no 3 molar???
    Se for para demorar mais q isso (até outubro fo ano q vem) prefiro colocar o implante!
    Me ajuda, please…

    1. Rafa, converse com o seu ortodontista e peça uma previsão de tempo de fechamento desse espaço considerando o seu caso em específico. Se ele disser que demora mais tempo do que você gostaria, você pode optar pelo implante, sim. Não há como acelerar o processo, a movimentação ortodôntica é lenta e constante, tentar “correr” pode causar danos sérios aos dentes movimentados.

        1. Não tem “mais ou menos”, Rafa… cada caso é um caso. Não há como eu sugerir um tempo de tratamento sem avaliar você clinicamente e, mesmo assim, seria uma previsão, não uma certeza. 6 meses? 1 ano?

  7. Olá, perdi meus 2 primeiros molares inferiores e 1 primeiro molar superior, no superior farei implante (não tenho o siso nesse). Aí meu dentista disse que dava pra puxar os 2 segundos molares + sisos para cobrir o espaço dos perdidos, já tem muito tempo que perdi que os segundos molares já estão inclinados tentando ocupar o lugar vago, ele disse que era melhor do que fazer implante, mas pela explicação daqui, não é tão simples assim, devo confiar mesmo, ou vejo uma segunda opção? Acabei de instalar o aparelho pra fazer as correções e depois o implante. Obrigada!

  8. Oi Dra Ana. Tenho 34 anos e gostaria de saber se teria como puxar para frente o segundo molar inferior. Fui numa dentista que me disse q com a minha idade seria impossível.
    Desde já agradeço.

    1. Não digo que seja impossível, Caroline… mas é uma movimentação BEM complicada, principalmente por se tratar do arco inferior.

  9. Ola, boa tarde!
    Posso extrair um siso e fazer um implante (colocar ele) na parte inferior (de baixo, no lugar do segundo dente perdido)? Ou seja, tirar um siso saudável e replantar no lugar de outro?

  10. Bom dia Dra. Ana, eu gostaria de saber se eu posso retirar todos os dentes antes dos sisos e puxa-los para frente. Como seria o processo?

    1. TODOS os dentes creio que não, Cristiane. Geralmente quando se perde 1 dos molares, principalmente do arco superior, “puxar” os sisos pra frente é uma estratégia que pode dar certo, mas não dá pra fechar o espaço de muitos dentes. Talvez dê pra fechar o espaço de 1 molar perdido e implantar o outro, por exemplo. Depende do caso. Procure um ortodontista pra avaliar.

  11. Fiz extração de um dente, e para fechar esse espaço usei algumas vezes o elástico corrente, porém meu sorriso saiu do centro do rosto, ficou mais puxado para o lado que extrai o dente. O dentista falou que teria que extrair outro dente para o sorriso voltar ao centro do rosto, mas não quero extrair mais dente. O que fazer ?

    1. Mariana, se é preciso extrair um dente do outro lado pra corrigir a linha média e você não quer extrair, não há o que fazer.

  12. Dra. fiz restauração no primeiro molar, porém ficou muito sensível ao mastigar em cima. Estou mastigando só do lado oposto pois a sensibilidade é grande. Fiz um raio X e foi visualizado que um terceiro molar está empurrando esse dente e isso deve estar causando a sensibilidade. Foi dito que terei que extrair esse terceiro molar que está incluso. Porém estava pensando na possibilidade de extrair o primeiro molar e puxar o terceiro molar incluso pro lugar deste. Isso é possível, ou melhor extrair mesmo?

    1. Andreza, imagino que isso tudo seja no arco inferior. Nesse caso é bem complicado isso dar certo, como explico no texto. É uma estratégia muito invasiva pra resolver o problema de um um dente que apenas está sensível por causa de uma restauração. Eu acho que o melhor é extrair o terceiro molar, mesmo. Converse com o seu dentista.

  13. Doutora, tenho que extrair o primeiro molar superior e o segundo pre-molar superior, meu dentes do meio sao um pouco separados, no estilo Bob Esponja. Tem como eu fechar tudo isso com aparelho ou so implante mesmo :/ ?

    1. Pode ser, Anderson. Mas considerando que serão 2 dentes extraídos e você já tem uma sobra de espaço no arco superior, acho difícil fechar todos os espaços com aparelho. Talvez dê pra fechar o espaço de um dente e, no espaço do outro, fazer um implante, por exemplo. Procure um ortodontista pra avaliar.

  14. Olá Doutora, tenho perda óssea nos dois primeiros molares inferiores, e o do lado esquerdo está quebrado.
    O que eu gostaria de saber é se com a extração eu poderia fechar o espaço utilizando o aparelho ortodôntico, pois já utilizo na parte de cima e em breve colocarei na parte de baixo para correção da posição dos dentes da frente, ai já aproveitaria.
    O dentista pelo qual passei me disse que eu poderia fazer a extração e o preenchimento para futuramente fazer um implante.
    Pelo que pesquisei deu pra perceber que a perda óssea é algo muito serio, além de ser progressivo, e dependendo pode passar para os outros dentes tbm.
    Doutora Ana, o que a você me aconselharia nesses casos?

    Já agradeço, um abraço.. 🙂

    1. Daiane, não que seja impossível, mas é BEM complicado. Considerando que se trata de um dente inferior e que há perda óssea, as chances dessa movimentação dar certo são pequenas. Provavelmente a melhor estratégia é fazer implante, mesmo.

  15. Oi dra, perdi o ultimo dente superior, minha dentista usou o siso pra substituir, gostaria de saber se tem a necessidade de retirar o siso superior q sobrou do outro lado, tendo em vista q agora nao vou ter mais o siso q foi usado pra substituir o dente q perdi, e se caso eu nao retire o siso q sobrou se meus dentes vao entortar futuramente por ter um siso a mais?

    1. Ana, se o siso do outro lado tiver nascido, estiver bem posicionado e tiver antagonista (o correspondente a ele no arco oposto), em princípio não há motivo pra extraí-lo. Ele não vai entortar os outros dentes, isso é “lenda” e não acontece.

      1. Dra., ja faz 2 anos que uso aparelho ortodôntico, mas tem uns 9 meses que descobri que estou com neuralgia do nervo trigêmeo, fui ao dentista fazer a manutenção e outro dentista veio me atender e tirou o fio quando eu disse que queria fazer a retirada do siso, mas n tinha feito por causa da dor no trigêmeo, ele retirou o fio do meu aparelho e não quis fazer a limpeza que eu pago para fazer, apenas bateu um arzinho em meus dentes. Devo retirar meu aparelho, ja tem duas semanas em que eu não tenho crises e gostaria de saber se posso tirar o siso pq quebrou e eu estou sentindo dor quando encosta algum alimento mais duro.

      2. Entendi, entao o correto seria tirar o antagonista ao q eu perdi pra ficar igual em cima e em baixo, e poderia deixar os outros dois superior e inferior do lado oposto, ja q tenho os dois, seria isso mesmo?

        1. E princípio sim, Ana. É complicado falar em “correto”, porque cada caso é um caso e eu não tive oportunidade de examinar você.

  16. Olá Dra!

    Estava com problema no meu primeiro molar superior, eu já havia feito tratamento de canal nele e não faz muito tempo ele quebrou e posteriormente inflamou, tomei anti-inflamatório.
    Diante desse quadro procurei um dentista ele me indicou fazer um implante, perguntei se poderia usar um aparelho para mover o outro molar e siso ele falou que não teria essa possibilidade. Procurei uma segunda opinião, a dentista me afirmou que eu poderia usar aparelho e usar o mini implante para puxar os dentes. Como já queria colocar o aparelho, pois já tenho os dentes um pouco projetados para frente, fiquei bem feliz.
    Ontem extrai o molar, hoje percebi que o siso (a ser movido) está torto, o lado da frente está mais exposto que o de trás.
    O dentista que extraiu disse também que não recomendava o aparelho.

    Estou com dúvida e com medo de escolher o tratamento errado e me arrepender depois.

    1. Jéssica, em se tratando do arco superior, como explico no texto, a possibilidade de dar certo o fechamento desse espaço com aparelho é bem maior. Se o ortodontista diz que dá, deve dar. Certeza mesmo, só tentando.

  17. Olá doutora!
    Coloquei aparelho ortodôntico vai fazer dois meses e a minha dentista iniciou o tratamento já com o fio trançado. Isso é normal? Qual a finalidade do fio trançado?
    Obs: A minha dentista disse que não havia tanta necessidade assim de pôr o aparelho, pois apenas vou corrigir um canino de classe 3 que abre um buraquinho no meu sorriso que eu não gosto. Será que isso influi também? Meus dentes são todos alinhados e a mordida certa segundo a doutora. Gostaria de saber também se devo ficar pouco tempo com o aparelho (menos de 2 anos) já que é só pra corrigir um pequeno detalhe.

    Obrigado pela atenção!

    1. Marcos, esse tipo de fio serve pra aproximar os dentes, fechando espaços entre eles. Se os dentes estão alinhados, já é possível usá-lo, sim. O tempo de tratamento depende do caso, um “pequeno detalhe” pode levar vários meses pra ser corrigido.

      1. Dra. Ana, não consegui comentar em outro campo, então aproveitei a sua última resposta. Tem aproximadamente 7 meses que eu coloquei aparelho fixo, pois no dente 16 eu tinha feito canal, como estava quebrando eu resolvi colocar o aparelho para posteriormente extrair, e o dentista me falou que era possível, porém, eu teria que extrair mais 3 dentes (os primeiros molares). Ontem eu extrai um, como eu disse logo acima, e tenho que extrair mais três, e o intuito é “puxar” os dentes de trás para frente. Lendo o artigo, acabei ficando com muito medo do tratamento não dar certo, principalmente pelo fato de eu já ter extraído um dos dentes. Minha dúvida é se vai dar certo, pois são dentes muito grandes e o Dr. me disse que eu ficaria usando o aparelho durante uns quatro anos. Terei alguma problema extraindo esses quatro dentes, Dra?

        1. Bianca, certeza de que vai dar certo eu não tenho como lhe dar, afinal não tive oportunidade de examinar você. Mas se seu ortodontista sugeriu as extrações, é porque ele julga ser possível fechar esses espaços com aparelho. Eu não tenho razão, pelo seu relato, pra duvidar disso. Confie nele.

          1. Dra, muito grata! A senhora foi quem conseguiu me passar bastante confiança. Vou continuar o meu tratamento, e que dê tudo certo. Ah… O seu trabalho é ótimo! Espero que algum dia seja bem reconhecida por isso, pois essa virtude de contribuir somente por fazer o bem, é para poucos. Que Deus a abençoe.

      2. Entendi Dra, obrigado pela resposta!

        Ela me informou também que eu irei usar o elástico de classe 3 e pôs uma peça para girar o meu primeiro molar inferior, em que traz um certo incômodo. É realmente necessário o uso dessa peça? E para que serve o elástico? Ele indica a reta final do tratamento?

        Ana, seu trabalho é sensacional, parabéns! Em muitos dos casos gostamos de saber da opinião de outro especialista!

        1. Se sua dentista acha necessária a “peça” (um botão ou gancho ortodôntico, imagino), é necessário. O elástico de classe III serve pra trazer tanto os dentes quando a mandíbula um pouco mais pra trás. Sim, você já está numa fase adiantada do tratamento ortodôntico.

          Obrigada, fico feliz em ajudar. 🙂

  18. Olá doutora, vi que a senhora responde a todos os comentários 🙂 estou finalizando o meu tratamento ortodôntico (que já dura 3 anos). Entretanto, a dentista pediu para extrair os quatro sisos, tendo em vista que nunca me incomodaram e já nasceram completamente, achei muito estranho, pois ela alegou que iria atrapalhar na hora de colocar as borrachinhas (acho que ela se referia àquelas que parecem um elástico de dinheiro que engata em cima e em baixo, sabe?). Como no mesmo dia que ela me informou sobre a extração dos sisos tinha uma promoção de limpeza aproveitei para fazer, porém foi com outra dentista, mas no mesmo consultório, comentei com essa outra dentista que já estava encerrando o meu tratamento e ela perguntou se eu já iria extrair os sisos, dai perguntei como ela sabia que eu teria que extrair e ela falou que a ortodontista costuma pedir no final do tratamento. Estou com medo de ela ter pedido isso sem necessidade, pois além do dinheiro gasto tem a cirurgia em si que é chata, é comum os dentistas tirarem os sisos de forma genérica em todos os pacientes? Estou preocupado com isso.
    Muito obrigado, tenha uma boa noite.

  19. Boa tarde Dra. Ana, meu nome é Luíza, vou fazer 3 extrações amanhã, estou com um pouco de medo rsrss, gostaria de tirar algumas dúvidas, a sra. pode me ajudar?
    A 1° é sobre a anestesia que o dentista falou que vai usar, que a anestesia de debaixo dos olhos até o pescoço, qual anestesia é essa e como é aplicada?
    A 2° vou extrair os dentes 14, 24 e 25; O dente 14 e 24 só tem um “caquinho”, pois foi um dente que foi se quebrando até chegar nesse estágio, o dente 25 está com um buraco enorme e o dentista disse que não tem mais jeito, só extração mesmo. Gostaria de saber se esse procedimento é muito complexo, se vou sentir muita dor, se demora muito?
    A 3° Como é o pós operatório desse procedimento? Vou sentir dor? Em quantos dias posso voltar a fazer atividades físicas? Fica muito inchado?
    A 4° O dentista disse que vai puxar os sisos (vou colocar aparelho ortodôntico) para preencher o espaço dos dentes extraídos, exceto o do dente 25 onde terei que fazer um implante. Como é feito esse tratamento de puxar os sisos?
    São essas minhas dúvidas Dra., fico no aguardo e desde já agradeço.

    1. Luíza,

      1. A anestesia para extrações de dentes superiores geralmente são apenas locais. Talvez seu dentista pretenda fazer a anestesia do nervo infraorbital, já que o bloqueio desse nervo anestesia a gengiva e os dentes até a região dos pré-molares (e você vai extrair 3 pré-molares).

      2. Você vai estar anestesiada e não vai sentir nenhuma dor. Esse tipo de extração não é necessariamente mais complexa, depende do caso, mas a dificuldade fica para o dentista, pra você não muda nada… talvez apenas demore mais alguns minutos.

      3. Via de regra você pode sentir alguma dor por até uma semana, mas nada que não seja controlável com analgésicos. Pode inchar um pouquinho. Atividade física só depois de remover os pontos, o que ocorre mais ou menos depois de 1 semana da cirurgia.

      4. Os sisos são “puxados” com aparelho ortodôntico. Eu falo só sobre isso aqui –> https://medodedentista.com.br/2014/11/e-possivel-puxar-os-sisos-para-frente.html

        1. Dra. Ana, fiz as extrações ontem. Não senti dor durante, mas depois sim. Percebi que em cima dos pontos se formou uma “carne” de sangue, isso é normal?

          1. Dra. eu de novo por aqui rsrss
            Hoje tirei os pontos das extrações que fiz na sexta-feira passada, parece que não fechou direito, sabe? Olhando parece estar aberto e saiu um pouco de sangue, isso é normal? Vai fechar?
            Outra coisa, vou precisar fazer um canal no dente 15 (ele tem uma restauração de amálgama), dentista disse que o dente está com uma cárie muito grande, que vai precisar remover toda a restauração e o nervo do dente ficará exposto, sendo assim será necessário canal, só restauração não resolveria?
            Tenho que fazer várias restaurações e esse canal que citei acima, mesmo assim hoje colocaram o aparelho ortodôntico nos dentes superiores e daqui 30 dias vou colocar nos inferiores, questionei e disseram que o aparelho não atrapalha em nada no tratamento que preciso fazer (restaurações + canal), as restaurações são em sua maioria nos dentes superiores, o que a sra. acha?

          2. Luíza, a gengiva leva semanas pra fechar. É assim mesmo, fique tranquila, vai fechar. Se seu dentista diz que precisa de canal, precisa de canal. Não tenho motivo pra duvidar. Alguns tratamentos clínicos podem ser feitos mesmo com aparelho, vale a avaliação do dentista quanto a isso.

  20. Ah, esqueci de dizer. Tenho 19 anos, os sisos ainda estão nascendo, os superiores estão aparecendo, e os inferiores ainda não estão. Se caso eu precisasse fazer canal no dente 36, escolheria extrair… será que o siso pode substituir? Puxá-los para frente? Obrigada!

  21. Olá, doutora! Então, colocarei aparelho fixo, porque tenho diastema central, só que… Fiz avaliação e tudo mais antes de colocar, porque andei sentindo dor no dente 36, tinha cárie, já removi (também tinha no dente 26). Só que a dentista disse que eu terei que fazer um canal, e só depois colocaria o aparelho. Fui em outros dentistas fazer avaliação, e disse que não era necessário fazer canal, e poderia colocar o aparelho, e por mais que fosse necessário fazer canal, poderia colocar o aparelho, já que não sinto dor. E a dor aparece raramente, e uma dor fraca, quando algo muito forte toca nele, consigo comer normalmente. Parou de doer depois da retirada da cárie, e ela pôs curativo e disse que eu tinha 20 dias para fazer esse canal. Colocarei o aparelho essa semana, já que a maioria dos dentistas disseram que não precisaria desse tal canal. E aí, o que acha?

    1. Ou tem que tratar ou não tem, Diana… não há meio termo. Se tem, tem que tratar antes de colocar o aparelho. Sugiro a avaliação de um dentista especialista em endodontia.

  22. Olá Dra, meus dentes do siso já apareceram faz meses, mas só a ponta deles está pra fora, é possível puxa-los para fora ou tem que extrair? Já que perdi o penúltimo molar (um em cima e um embaixo) e contava com esses sisos para preencher o espaço. Obrigada.

    1. Se houver espaço eles vão nascer sozinhos, Julia. Não há necessidade de “puxar”. Pode ser possível usar esses dentes pra fechar os espaços, principalmente o de cima. Procure um ortodontista pra avaliar.

  23. Boa tarde Dra., eu coloquei mini implante devido à perda do terceiro dente de trás para frente na área superior da boca, conseguimos fechar o espaço, porém o lado direito da boca subiu e o outro desceu, ou seja, meu sorriso entortou e um lado está aparecendo a gengiva mais que o outro. Porém já havia removido o aparelho e a dentista achou necessário recolocarmos. A sra. acha que essa desproporção pode ter sido causada pelo mini implante, tendo em vista que coloquei somente de um lado e os dentes tombaram? Qual a sugestão para consertar?

    1. Carolina, realmente acho que não. Mas não saberia sugerir alguma intervenção pra resolver isso sem examinar você, ver seus exames, etc.. Pode ser apenas um desnivelamento dos dentes.

  24. Olá doutora, eu uso aparelho fixo ha 2 anos, eu tenho uma dúvida, a mordida correta é aquela em que vc sente todos os dentes encostar, certo? No caso da minha eu só sinto os dentes dos lados, mas os da frente não encostam fiz um desenho pra ver se você entende:
    http://imgur.com/a/rQbhI
    Os dentes de baixo, vão ter que inclinar para encostar o maximo possivel nos de cima e deixar a mordida correta ou isso não é preciso? Enfim essa e minha pergunta rs, OBG!!!

    1. Caique, isso se chama “trespasse horizontal”. No caso dos dentes anteriores, uma distância de uns 2 mm entre os incisivos inferiores e superiores é considerada normal, eles não se encostam, mesmo. Então pode ser que sua “mordida” esteja ok (pelo menos nesse critério).

      1. Ahh sim… então sendo assim minha mordida está normal referente a isso… é porque eu acho que meu sorriso iria ficar melhor se eles viessem um pouco pra frente, pouca coisa… mas obrigado doutora, obrigado por me responder.. 🙂 mais duvidas posso perguntar ne??? Um abraço!! 😀

  25. Olá doutora. Provavelmente eu tenha que extrair o dente 26. Mas ainda tenho o siso 28. Quero saber da possibilidade de mover o 27 e o 28 para frente. Porém, Moro no Rio de Janeiro e não sei a qual ortodontista posso recorrer que tenha experiencia com esse tipo de procedimento. Pode me recomendar algum?
    Grata.

    1. Em se tratando do arco superior, há boas chances de dar certo sim, Nathalia. Qualquer ortodontista já enfrentou uma situação assim, é bem comum. Eu tenho colegas ortodontistas em São Paulo, Belo Horizonte, Goiânia… mas no Rio vou ficar devendo pra você. 😉

  26. Olá Doutora, eu uso aparelho ha sete meses, no terceiro mês meu dentista colocou nos meus dentes superiores aquele elastico corrente, pois meus dentes de cima tem sobressaliência meia exagerada e sao separados do dente 14 ao 24, ele colocou o elastico corrente pegando de uma banda ate a outra outra (minhas bandas sao nos dentes 17 e 27), so que com um mês depois percebi que meus dentes que ficam as bandas estavam muito moles pareciam dentes de leite, fui ate ele, e ele trocou, colocou um arco entrancado do dente 16 ate o 26 e outro reto no meio e retirou as bandas, so que ate hoje meus dentes ainda estao um pouco moles, ja faz quase 3 meses e nao endureceram totalmente, como tenho sobressaliência vou precisar extrair 2 dentes para puxar os outros para tras, e possivel extrair os que estao meio moles (17 e 27) e fazer esse procedimento?

    1. Thales, o fato dos dentes estarem um pouco moles, dada a situação, pode ser até normal. Não é razão pra extraí-los. Ainda, extrair esses dentes dificultaria a correção da projeção dos seus dentes anteriores. Converse com o seu dentista.

  27. Olá parabéns pelo post de grande utilidade pra nós leigos rsrs

    Então, meu primeiro molar tem um canal, logo uma grande restauração, só que eu tenho bruxismo e acabei com a restauração. Vou colocar aparelho ortodôntico pra arrumar a oclusão e ver se melhora o bruxismo. Acontece que meu siso é incluso e precisa ser retirado pra colocação do aparelho, mas a dentista tem medo de na cirurgia quebrar a raiz do meu primeiro molar uma vez que ele está só o toquinho, e a quantidade de amálgama pesa, e tá bem fundo quase na raiz. Ou seja, esse dente já era, se não quebrar na cirurgia logo quebro com o bruxismo (não tem coroa, mas também isso não protegeria a raiz né). A ideia é puxar o siso incluso pra fora e arrastar pro lugar do molar e descartar o dente condenado. No raio x ele tem a raiz bonita, tá em boa posição se comparar com os outros sisos, mas não sei se dá por ser incluso. Você sabe me dizer se é possível?

    1. EM TESE é possível tracionar o siso e levá-lo para a posição do molar a ser extraído (que, ou é o segundo molar – e não o primeiro – ou o dente incluso é o segundo molar – e não o siso 😉 ). Se isso tudo está acontecendo no arco inferior, fica nem mais complicado.

    1. Não entendi sua pergunta, Raphael. Se você extraiu os sisos, que outro dente poderia ocupar esse lugar se não há dentes depois dos sisos (terceiros molares)? Ou você teria extraídos outros molares e quer saber se os sisos ocupariam o lugar desses molares extraídos? Se for isso, é possível, mas não espontaneamente… pois os sisos apenas se inclinariam em direção ao espaço, eles não “caminhariam” na posição correta, vertical. Isso, só com aparelho, e não é sempre que dá. Procure um ortodontista pra avaliar.

  28. Eu extrai um molar superior e o siso chegou para frente sozinho, ja um inferior está junto ao terceiro molar e nao chegaram !

    1. Não sei se entendi, Cristina… o siso de cima “andou” em direção ao espaço e o de baixo não… é isso?

  29. Ola Doutora, me chamo Jucelia, tive q arrancar o segundo molar superior do lado esquerdo e ainda preciso arrancar o primeiro molar do lado direito superior, meus dentes sao p frente, tenho mordida aberta, a senhora acha que pondo o aparelho esses espaços serao fechados? At pq meus dentes sao p frente.

    1. Jucelia, em se tratando de dentes superiores, as chances são boas. Procure um ortodontista pra avaliar.

      1. Oii doutora…
        Perdi o primeiro e o segundo molar do mesmo lado na parte de cima… tem como por aparelho pra fechar esse buraco?

        1. Tem, Suelen. Mas dificilmente será possível fechar o espaço dos 2 dentes perdidos… talvez de 1 deles. Procure um ortodontista pra avaliar.

  30. Devido a um canal mal realizado, eu precisei extrair o dente 36. Aí, estive pensando, em vez de puxar os sisos, se seria possível puxar os incisivos, caninos e pré-molares para alinhá-los, visto que os meus dentes da frente da parte inferior são tortos. Meu desejo não é fazer os dentes se “encostarem” um no outro, e sim diminuir esse espaço que ficou.

    Tenho ciência de que isso demoraria anos, mas isso é possível ?

    Desde já, grato.

    1. Gustavo, provavelmente não é possível fazer isso, a não ser que seus dentes inferiores anteriores sejam bem projetados, com mordida cruzada, até. A questão é que o espaço que está sobrando é posterior, não anterior, então, fora numa situação bem específica, não dá… você certamente ficaria com um grande trespasse horizontal, “bagunçaria” o encaixe da sua mordida.

  31. Dra, extraí os 4 dentes do siso para colocar aparelho fixo, que utilizei por 9 meses. Coloquei o aparelho móvel e no “fim do tratamento” passei a usá-lo em noites alternadas, até que o dentista me deu alta, porém, após uma semana sem usar, notei que os incisivos começaram a se separar, voltei ao dentista e ele disse que eu deveria voltar a dormir com o móvel diariamente e fazer exercícios para alinhar a mordida (cruzar uma perna e sentar em cima dela durante as refeições, alternadamente), pois um lado estava mais alto que o outro e essa era a causa do problema. Fiz por um mês mas não vi diferença, em 2 noites sem o aparelho já noto a movimentação dos incisivos. Faz sentido essa explicação e recomendação ? Outra coisa, ficou um espaço entre os molares de um lado em que entra todo tipo de alimento, eu não tinha isso antes da extração dos sisos, é possível arrumar? Devo procurar outro profissional?

    1. Evelyn, continue usando o aparelho removível. Pelo seu relato fica claro que há uma instabilidade, que se você parar de usar, seus dentes vão se movimentar. Quanto ao “exercício pra alinhar a mordida”, nunca ouvi falar desse método.

  32. Bom dia Dra, mais uma dúvida:
    Comecei a usar aparelho ortodôntico para fechar o espaço do 14, mas meu ortodontista explicou que o primeiro passo é alinhar os dentes e só a partir do 7° mês que se inicia o processo de fechar o espaço. Fiquei desconfiada porque logo quando procurei a clinica para esse fim, o profissional e proprietário da mesma me esclareceu que a solução mais cabível, já que não há espaço para um implante, seria usar aparelho. Me assegurou que dentro de 8 ou 12 meses o espaço poderia estar preenchido. Fiquei feliz com a possibilidade achando que o tratamento seria de imediato; primeiro meu objetivo, depois as correções. Já o ortodontista que me acompanha me explicou diferente, como citei no inicio.
    Dra, essa demora é mesmo necessária? Cheguei a pensar que estou sendo lesada só para a clínica me manter por mais tempo.

    1. É que há uma ordem para as coisas acontecerem dentro de um plano de tratamento, Brena. Primeiro o alinhamento, depois o fechamento do espaço. Seu objetivo deve ser atingido lá no fim do tratamento. Se der pra fazer antes ok, se não der, paciência. O que importa é o que o seu ortodontista diz, é ele quem está tratando você. O dono da clínico só “chutou” um tempo de tratamento baseado no que ele viu, sem qualquer exame complementar ou planejamento.

  33. Oi Doutora, tudo bem?
    Estou realizando este procedimento faz 5 meses. O meu segundo molar inferior já esta fechando o espaço do primeiro, porem ele esta girando um pouco, queria saber se ha como resolver este problema. Outra coisa também é o fato do meu siso não ter aparecido ainda, mesmo mostrando no raio x que esta na posição certa e com espaço suficiente, tem algum risco dele não nascer e falhar com toda essa operação ou há métodos para fazer com que ele nasça?

    1. Oi Felipe, esse é o problema de que falo no texto… é possível fechar o espaço de um molar inferior perdido, mas a tendência do dente “puxado” é girar. Há como resolver, mas seu ortodontista tem que ser experiente pra driblar essa dificuldade. Não sei sua idade mas, caso o siso não nasça, pode ser tracionado com o aparelho. A “operação” me parece estar dando certo.

  34. Olá,
    Infelizmente tive que extrair o 1° molar superior, meu siso não nasceu (ainda), e ficou apenas o 2° molar abandonado, esse dente automaticamente ocupa o espaço que ficou, ou só com o aparelho mesmo? E se o siso nascer, ele pode substituir o outro espaço?
    Obrigada!

    1. Automaticamente não, Sara. Só “puxando” com aparelho. O que pode acontecer é o dente se inclinar espontaneamente sobre o espaço, mas isso é mais problema que solução. Procure um ortodontista pra avaliar.

  35. Dra. Na parte superior extrai dois dentes. É possível, puxar o molar e siso para frente, de modo que substitua os dentes extraídos?
    Muito obrigada.

    1. Alessandra, em princípio sim. Mas se os dentes perdidos eram um do lado do outro, o espaço deve ser grande demais pra fechar com aparelho. De qualquer forma, procure um ortodontista pra avaliar.

  36. Gostaria muito que meu siso inferior fosse tracionado, junto com o segundo, com vistas a ocupar o espaço deixado pelo primeiro molar. Entendi que é uma situação que precisa ser analisada pelo dentista individualmente para avaliar a existência de condições que permitam isso, principalmente por tratar-se de mandíbula. Minha dúvida é: quais são essas condições? Em caso de as condições não serem ótimas, isso inviabiliza completamente esse procedimento ou apenas o dificulta e prolonga? Tenho 27 anos, nada me faz crer que tenho problema de massa óssea na mandíbula, meus dentes não parecem desalinhados. Como ainda existe raiz, o dentista colocou um pino e uma coroa bem parecida com o dente no lugar desse 1º molar, apesar de satisfazer esteticamente, me incomodo com ela (não é incômodo físico), de modo que realmente gostaria de fazer o procedimento, independente do valor e tempo de tratamento.

    1. Heider, se você encontrar um ortodontista tão disposto quanto você 😉 , vale a pena tentar! É uma movimentação difícil, que pode não dar certo, mas que não é impossível. A condição básica é que haja osso e, se há, pode dar certo. O grande problema nesse tipo de movimentação em arco inferior é que os molares tendem a girar em vez de se movimentarem por inteiro em direção ao espaço vago. Procure um ortodontista experiente.

      1. Obrigado Ana, como não conheço ninguém que tenha feito isso e é um universo um pouco desconhecido pra mim, você por acaso conhece alguém em Recife que possa indicar pra mim? Aliás, por que o siso gira? Como evitar isso? Se eu utilizasse um aparelho ortodôntico comum e um lingual em sequência ou simultaneamente, não haveria como centralizar o ‘vetor tração’? Você não é de Recife, é?

        1. Eu estou em Curitiba, Heider. Em princípio não conheço nenhum ortodontista em Recife pra indicar pra você. Há formas, sim, de estabilizar o molar pra ele não girar, mas aí é que entra a experiência do ortodontista em aplicar a melhor mecânica pra esse tipo de movimentação.

  37. Dra, sofri um acidente de carro quando tinha 7 anos (hoje tenho 26 anos). Nesse acidente perdi 4 dentes. Um em cima (central) e 3 embaixo (incisivos, dos 4 que temos entre os caninos, perdi 3). Na época meu dentista nem cogitou a possibilidade de implante e usei aparelho durante 6 anos para fechar os espaços.
    Em cima ele puxou o lateral para o lugar do Central e colocou uma coroa de porcelana e até que fiquei satisfeita, mas embaixo eu fiquei muito insatisfeita como resultado (fiquei com 1 canino, um incisivo e um canino). Então com 21 anos coloquei aparelho novamente para tentar abrir os espaços para implantar. Conclusão: consegui abrir espaço para apenas um incisivo embaixo e implantei ele. O q já deixou com uma estética mais bonita.
    Acontece que agora tive um problema nesse único incisivo que havia sobrado. Tive reabsorção interna e corro o risco de perdê-lo.
    A dentista disse que pode ser pelo trauma do acidente ou pela movimentação excessiva desse dente. Meu medo é, eu movimentei muito todos os outros dentes também. Corro o risco de perder todos?
    O dentista errou quando decidiu movimentá-los tanto? Pq se foi erro dele, penso até em processá-lo, pois gastei muito dinheiro arrumando os dentes e agora corro o risco de perdê-los.
    Gostaria de uma opinião sincera.
    Obrigada!

    1. Mariana, se a reabsorção fosse externa, até poderia se pensar, como causa, na movimentação dentária. Mas como é interna, deve ainda é consequência do trauma quando você era criança. Ainda, esse incisivo não foi tão movimentado assim… foi menos que os caninos, certamente. Não vejo razão pra você perder seus dentes, muito menos todos.

  38. Doutora, fiz um canal e já faz uns 7 meses, só que ao redor desse dente que eu fiz canal fica inchado as vezes, e sempre ao redor desse dente… será o caso de eu ter que refazer o canal?

    1. Tayná, talvez. Mas pode ser um problema apenas gengival, também. Sugiro que você procure o seu dentista pra avaliar e ver o que está acontecendo.

  39. Oi Doutora, tenho 3 dentes entre as presas, sendo que de um lado perto da presa é pequeno, e do outro lado ñ tenho, to usando aparelho e estou em dúvida se eu implanto ou se puxo a presa para frente. Qual é a melhor opcão?

    1. Depende do espaço disponível, Marcia. Se for possível abrir espaço e fazer implante, é melhor esteticamente. Já se a ideia for fechar o espaço, o canino de um lado será “transformado” em lateral e o lateral do outro lado, que é pequeno (conoide), terá que ser restaurado também, pra melhorar a forma dele.

    1. Marcelo, a chance de dar certo no arco superior é maior. Mas é questão de avaliar, pode ser possível fechar o espaço do 46, também. Procure um dentista pra avaliar.

  40. Ola doutora! Tive q extrair o dente incisivo lateral inferior devido a uma perda ossea por um canal mal feito… queria saber sobre a possibilidade de colocar aparelho ortodontico e fechar esse espaço, sendo q o incisivo central (dente ao lado do q foi extraido) esta meio mole… nao penso na possibilidade de implante.

    1. Angelica, depende muito do seu perfil facial. O aparelho pode fechar esse espaço sim, mas a falta desse dente pode não ser favorável para a oclusão (“encaixe” da mordida). Procure um ortodontista e faça uma avaliação.

  41. Dra. Ana, ao ler um dos comentários vi que uma leitora queixou-se de que seus lábios haviam afinado após a junção dos dentes. Isso acontece mesmo? Por favor Dra, me explique, pois fiquei bastante preocupada.

    1. Quando se extraí dentes pra “puxar” os outros para trás, tanto os dentes quanto os lábios ficam mais pra trás, porque os lábios acompanham os dentes. Então é preciso considerar o perfil do paciente antes de indicar extrações. Se bem indicadas as extrações, o perfil do paciente deve melhorar, e não o contrário.

    1. Essa é uma pergunta BEM ampla, Brena… porque depende do dente, do alinhamento dos demais dentes, do tamanho do espaço, da resposta do organismo do paiente ao tratamento, etc.. Considerando que o espaço não seja tão grande e os demais dentes já tenham um bom alinhamento inicial, algo entre 6 meses e 1 ano.

  42. Boa noite Doutora,
    Fiz um canal no segundo pré molar ha 5 anos atrás. O que aconteceu ? Nao coloquei o bloco e passei 2 anos com o curativo ate que ele caiu e fiquei sem o curativo. Ano passado (2015) o dente ja fragilizado quebrou. Fui ao dentista que indicou que eu extraisse o segundo pre molar esquerdo ja que esse tambem precisa que um canal seja feito e “juntasse” os dentes. Gostaria de saber se é possivel que isso seja feito. Ja que para colocar o implante foi cobrado o valor de 3.400 reais a vista, e no momento nao tenho essa condicao.
    Obs: sao os superiores.
    Grata.

    1. Adriana, depende do seu perfil facial, mas é possível, sim. Falo do perfil porque, esteticamente falando, talvez fique melhor se você fizer o implante. Converse com o seu dentista.

    2. Boa noite Dra. Ana,

      Resolvi colocar aparelho ortodôntico para acertar a minha mordida e também porque fiquei dentuça por ter chupado dedo até os doze anos. A primeira ortodontista por ver a ausência dos primeiros molares inferiores (eu os perdi por causa das cáries com 12 anos), optou por tirar meus pré-molares superiores e não os cisos para acertar a arcada. O espaço da retirada destes dentes custou a se fechar devido a negligência da equipe e troquei de ortodontista. Esta recolocou o aparelho, pois me explicou que os dentes vão mudando de posição e com isso os braquetes precisam acompanhar esta mudança. O espaço do lado esquerdo do pré-molar extraído está totalmente fechado. Agora ela está tratando da parte inferior já que não tenho os pré-molares. Ela optou por fechar os espaços da ausência do mesmo com uma mola em forma de lágrima e agora com elásticos que ficam encaixados do canino até o segundo molar inferior e levou exatamente isso, 6 meses.
      A minha pergunta é a seguinte: ela optou por fechar os espaços devido a retirada dos pré-molares? Ela não falou nessa opção de implante dentário. Percebi que meus lábios ficaram mais finos depois do fechamento.

      1. Imagino que sim, Inês. Como a ideia da sua primeira ortodontista era fechar os espaços (por isso ela extraiu os prés), sua atual ortodontista resolveu prosseguir com a ideia. Se não, seriam necessários 4 implantes.

        1. Ola, por favor me responda!! Estou preocupada, tenho 16 anos, quando tinha 12 anos meu primeiro molar ficou mole do nada e demorou alguns anos pra ele cair, entao caiu do nada, e to sem ele ate hoje! Quando fiz um raio x eu vi q sobrou a raiz dele (aquela pontinha dele), e atualmente terei que extrair o segundo molar. Vou ficar sem esses dois dentes!! Implante é muito caro, meus pais nao tem condiçoes! Nao tenho sisos ainda! Eu posso usar aparelho mesmo assim? (meus dentes nao encaixam corretamente), muito obrigada se puder responder!!

          1. Adriely, pelo que entendi seu primeiro molar não caiu, mas a coroa dele quebrou, pois a raiz ainda está dentro da gengiva. Se você tem que extrair o segundo molar, vai acabar sem os 2, pois a raiz do primeiro provavelmente também terá que ser extraída (TALVEZ ainda dê pra fazer canal + pino + coroa, mas se isso já faz 4 anos, é improvável). Você pode usar aparelho mesmo com a falta desses dentes, mas vai ter que usar algum tipo de prótese (fixa ou removível), mesmo que não seja implante.

          2. Obrigada! Sabe, nesse primeiro molar tem minusculos pedacinhos de dente, tipo quando nasce um dente novo! Eu vi em um video que os dentes podem cair, se tiver faltando outros, pelo fato deles nao terem dente pra encostar! Tenho muito medo de perder eles! Minha dentista disse que terei que fazer canal, mas nao disse o dente, tomara que seja nesse, nao quero perder dentes ! Mas se caso perder, com quantos anos posso colocar implante dentario e quanto custa? Se meu siso nascer (vai demorar eu sei kk) ele pode passar do segundo molar e ir pro primeiro?? (desculpa tantas perguntas). Obrigada desde ja!

          3. Depois dos 18, pelo menos, que é quando a parte óssea já terminou de crescer. O valor varia com o tipo de implante e tipo de prótese, é preciso avaliar. Como você teria o espaço de 2 dentes extraídos, não há como “puxar” o siso pra fechar esse espaço.

        2. Boa tarde Doutora Ana,

          Primeiramente obrigada por responder. Conversei com a minha ortodontista e ela me disse que quando eu cheguei em seu consultório os segundo molares já estavam inclinados para que fosse colocado um implante, por isso ela resolveu fechar. Ela sempre reforça que o ganho será muito grande. Neste momento falta muito pouco para fechar, confesso que a transformação dentro da minha boca foi grande. Resolvi fazer fono, reaprendi a mastigar e a beber, fui obrigada a educar a minha língua e com isso a minha mordida começou a ficar certa em pouco tempo. O hábito de mastigar de um lado só (esquerdo) deu um certo trabalho nessa reta final.

          Enfim, meu comentário é mais um conselho para as pessoas que escrevem em seu blog. Eu resolvi me dar de presente a correção dos dentes. O primeiro ortodontista não foi escolhido ao léu, eles cuidaram de pessoas da minha família que tiveram um resultado bom, mas comigo não aconteceu o mesmo. Passei por muito sofrimento nestes últimos tempos, quase perdi mais dentes por causa do mau planejamento e agora eu peço que termine tudo bem, pois não estão sendo fácil as mudanças! Pensem muito bem na escolha do profissional! Como disse essa minha dentista atual: não estou pensando em você agora, estou pensando em você agora e daqui há alguns anos. Desejo a você, Ana, muitos anos de profissão!!

          1. Obrigada, Inês. Agradeço, também, por você ter vindo contar o “fim” da história. Que dê tudo certo na continuação do seu tratamento. 🙂

  43. Doutora, meu primeiro pré molar da parte superior quebrou, e a idéia do meu dentista foi por o aparelho pra puxar o dente que fica atrás desse pra preencher o lugar. Isso é mesmo possível? Demora muito? Por favor respondaaa ! Estou com um receio imenso.

    1. É possível sim, Juliana. É uma solução legítima e uma forma de não ter que fazer implante. Pode levar 6 meses, 1 ano…

  44. Bom dia.
    Extrai os 1º molares na parte superior, um de um lado e outro do outro, porem de um lado ja tenho o 2º e o siso, e do outro tenho somente o 2º molar, o siso ainda ta por vir. É possível com ajuda de um aparelho ortodôntico puxar e fechar os espaços? Demora muito tempo?
    Obrigada.

    1. Como explico no texto, possível é, Sandra. Mas não em todo caso… o dentista / ortodontista precisa avaliar e ver se essa é uma boa opção de tratamento no seu caso. O tempo de fechamento tambpem depende do caso… 6 meses, 1 ano, 2 anos…

  45. Oi Dra. tudo bem?
    Estou desesperada, meu dente quebrou, o primeiro molar, amanhã vou ter que arrancar o dente pq nao dá pra recuperar. Entao tive a ideia brilhante de pedir pra minha dentista ver a possibilidade de puxar meu dente do siso pra ocupar o vazio que esta na minha boca… isso é mesmo possível? Qual o custo benefício de colocar um implante ou puxar esse dente pra frente? E qual ficaria mais barato? Obrigada e boa noite.

    1. Daniela, é possível sim, e a chance de sucesso é maior em se tratando de dentes superiores. O valor do implante e do tracionamento (considerando que o tracionamento leva meses) pode até ser parecido, mas o implante é mais rápido. Por outro lado, poder resolver o problema mantendo apenas os próprios dentes é algo bem legal. Enfim… converse com a sua dentista sobre as possibilidades do seu caso.

  46. Olá Ana, tenho um canal inferior no dente 37 ha alguns anos, mas ele quebrou uma boa parte, só tenho um pedaço pequeno agora, meu dentista aconselhou arranca-lo e puxar o siso para ocupar o lugar do dente extraído, mas como vi no seu post, esse procedimento, por ser inferior, é muito demorado, queria fazer esse procedimento, mas agora fiquei na duvida, estou com medo de nao dar resultado, esse procedimento demora em torno de quanto tempo? Será que seria melhor fazer um implante? O que vc me aconselha estar fazendo?
    Desde já muito obrigada!

    1. Camila, se seu ortodontista acha possível fechar esse espaço com aparelho, ok. O tempo de tratamento varia muito com o caso, a melhor pessoa pra dar uma previsão é o seu ortodontista. Pode levar 1 ano, 2 anos… depende. O implante seria uma solução mais rápida e certa.

  47. Boa noite,
    Arranquei o siso e o outro dente do lado. Sera que preciso por implante? O espaço não é tao grande, porem ficou um espaço.

    1. Amanda, pode ser que não. O maior problema nesse caso são os dentes antagonistas, ou seja, os correspondentes aos dentes extraídos no arco oposto, que ficaram sem função (pois não há como mastigar ali) e podem começar a “sair” da gengiva (extruir) porque não há nada que os impeça disso. Converse com o seu dentista.

  48. Olá, boa tarde!
    Tenho 18 anos e fiz um canal no meu segundo molar. Porém, passou-se os anos e meu dente começou a ficar quebradiço… e agora saiu uma parte dele. Estou pensando em arrancar e colocar o aparelho ortodôntico pra puxar o siso pro lugar dele. Isso seria possível? (meu siso é levemente inclinado)

    1. Possível é, Lucas… EM TESE. Se for um dente superior, as chances de dar certo são melhores… pra dentes inferiores esse tipo de movimentação já é mais complicada. Mas não me parece caso pra extração, e sim pra – provavelmente – pino e coroa.

      1. É na parte inferior…
        O meu molar tá “pela metade”… só ficaram algumas pontas e um buraco gigantesco no meio. Não cogito pôr implante, por isso vou procurar uma avaliação clínica pra ver qual solução será melhor. Obrigado pela resposta!

  49. Bom dia!
    Eu tenho uma dúvida em relação ao meu tratamento ortodôntico, uso ha 10 meses e os meus dentes molares estão se inclinando para dentro, afetando no fechamento da boca, causando irritação.
    É normal esse tipo de movimento ?
    Att,

    1. Pode ser, Leticia. Talvez essa seja a intenção do seu ortodontista, talvez não. Se não, é só uma fase do tratamento e isso será corrigido posteriormente.

  50. Olá Doutora Ana, tudo ótimo com a senhora?
    Tenho uma dúvida.
    Perdi os dois pré molares superiores do lado esquerdo e o segundo pré molar superior do lado direito, o espaço deixado por esse fechou, mas o outro ficou um grande espaço. Gostaria de saber se é possível puxar os molares para frente para deixar o espaço de só um dente para um possível implante.
    Estou usando aparelho e o dentista que me acompanha disse não ser possível pois não existe osso.
    Obrigado pela atenção.

    1. Tudo ótimo sim, José. 🙂

      Se não há osso, realmente não é possível. Pra que a raiz do dente “caminhe”, é preciso que haja osso suficiente.

      1. Boa noite Doutora Ana, tudo ótimo?
        Sobre o espaço deixado dos dois pré molares, seria possível a inclusão de apenas um implante sendo este o do primeiro pré molar? Pois como foi dito anteriormente, perdi o segundo pré molar superior do lado direito, e o primeiro pré molar ocupou esse espaço.
        Dúvidas ou dívidas? Os dois.
        Obrigado pela atenção.

        1. Não sei se entendi bem… você gostaria de saber se dá pra fazer 1 implante só e colocar as próteses dos 2 prés apoiadas nesse único implante? Em princípio, dá sim.

          1. Se é possível o implante de apenas um pré molar no espaço deixado, para depois fechar os espaços com aparelho ortodôntico.

          2. Hipoteticamente sim, mas você havia me dito que seu dentista afirmou não haver osso pra movimentar os dentes com aparelho. Aí não teria como.

  51. Doutora, tive que extrair o meu ultimo dente (o que fica antes do siso) inferior, eu perguntei para o meu dentista se já poderia botar uma prótese. No entanto, ele disse que precisa esperar o siso nascer. É realmente necessário esperar o siso nascer?

  52. Dra. Ana Tokus, muito obrigada pelo esclarecimento, agora estou aliviada, confiante e com a autoestima bem elevada. Tudo de bom pra você!!!

  53. Olá Dra, é o seguinte, perdi o dente 14 e depois de muito tempo resolvi fazer um implante. Fiz uma tomografia na qual mostrava que não há espaço para um implante. Então os 3 dentistas da clínica concluíram que a melhor opção seria eu usar o aparelho para corrigir as imperfeições e assim fechar o espaço trazendo os dentes de trás para frente. Fiquei triste e muito preocupada com a solução, pois sei que pode demorar ou até mesmo não ter êxito. Por favor, Doutora, ficaria muito feliz se você me desse uma luz, ou seja, uma explicação mais detalhada, já que o meu dentista faz uma expressão de inseguro quando tenta me explicar o caso.

    1. Brena, fechar o espaço com aparelho, considerando que parte dele já se fechou (tanto que não cabe um implante), é uma boa ideia. A chance de sucesso é muito boa, e não deve demorar mais do que o tempo de um tratamento “normal” (cerca de 2 anos).

  54. Boa tarde! Meus quatro sisos saíram. Três “normais” e um meio na diagonal, de forma que o dente da frente por pouco o impede de nascer. O problema é que fiz um raio X ha algum tempo e vi que a raiz desse siso está bem próxima, encostando no nervo. Fiquei com pavor de parestesia e deixei pra lá. Mas ele vive inflamando e doendo muito. Esse siso é o inferior direito. Seria possível extrair o inferior esquerdo, colocar aparelho para fazer o siso direito “sair” – e desencostar do nervo – e aí sim arrancá-lo? Quando ele inflama inclusive consigo sentir o nervo doer quando pego na mandíbula. Gostaria de uma opção que não envolvesse o risco de parestesia.

    1. Anna, se há a desconfiança de que a raiz do siso tem relação íntima com o nervo, o ideal é fazer uma tomografia pra confirmar. Na radiografia (que é 2D) pode parecer, mas a tomografia (que é 3D) pode revelar que a raiz e o nervo estão longe um do outro. A solução que você propõe seria bem trabalhosa e provavelmente inviável.

  55. Olá Dra.

    Eu tive a extração do segundo pré-molar e do primeiro molar, na parte superior. Tenho 18 anos e já nasceu o meu terceiro molar.
    Gostaria de sabe se teria muitas dificuldades em puxar eles para frente e se é um procedimento caro e demorado?

    Obrigada!

    1. Nathalia, por se tratar do arco superior, é mais fácil “puxar” os sisos pra frente. Mas é preciso avaliar se essa é uma boa alternativa no seu caso, em específico… um ortodontista precisa avaliar. Não é mais caro que o tratamento ortodõntico em si, pois seria parte do tratamento. Pode demorar 1 ano ou 2.

  56. Olá Doutora, boa noite! Em primeiro lugar, gostaria de parabenizá-la por abrir esse espaço tão esclarecedor e informativo.
    Tenho 31 anos e no começo deste ano notei uma sensação estranha na gengiva inferior direita. Ao fazer a panorâmica, constatei que essa sensação era causada por um siso incluso na região. Na panorâmica também apareceram outros dois sisos superiores, totalmente inclusos e a ausência congênita do siso inferior esquerdo. Ao mostrar a panorâmica ao dentista, ele me tranquilizou dizendo que devido a idade, esses sisos não teriam força de erupção. Ficariam quietos e inclusos. Para minha grande surpresa, quatro meses após esse episódio, minha gengiva abriu e uma ponta bem pequena do siso apareceu. No começo, não dei muita importância, pois como sou leiga achei que teria espaço para erupcionar. Mas ao fazer uma segunda panorâmica, deu para notar que uma boa parte da coroa erupcionou e está coberta pela gengiva e a outra parte da coroa, está retida na parede da mandíbula (não sei se me faço entender mas não está na mesma linha dos dentes. Pela falta de espaço está mais acima, na “parede da mandíbula”). Para meu completo desespero, notou-se também que a raiz desse siso está em contato com o canal mandibular. Agora me vejo em uma completa sinuca de bico! Estou há dias pensando em uma solução, não quero arriscar uma infecção porque estou com um pequeno buraco na boca, mas ao mesmo tempo, pensar na possibilidade de ficar com a parastesia, me deixa muito deprimida! No meio dessa enxurrada de informações, me veio uma idéia na cabeça, mas não sei se é viável e se poderia funcionar. Gostaria muito da sua opinião, se possível! Sempre tive diastemas nos dentes. Me incomodavam muito e há pouco tempo resolvi colocar lentes de contato dentais. Coloquei em todos os dentes superiores e, por ser uma alternativa mais em conta, na parte inferior coloquei as lentes nos quatro centrais e completei fechando os diastemas restantes com resina até o canino. A pergunta é, você acha que se eu tirasse duas resinas destes dentes e usasse um aparelho de ortodontia para puxar molar e pré molar um pouco para frente, abrindo um pequeno espaço, o siso teria força de erupção para sair do osso? O que me fez pensar que seria possível, foi que uma parte erupcionou, então imaginei que ele esteja procurando espaço para tal. Enquanto isso, eu tomaria extremo cuidado com limpeza e desinfecção do buraco, para que não inflame. Para você entender melhor o caso, vou anexar um link no final desse texto com a minha panorâmica. Se puder dar uma olhada, seria maravilhoso! Desculpe me alongar tanto, mas estou muito aflita com toda essa situação. Se puder me dar a sua sincera opinião, eu seria eternamente grata. Desde já, agradeço muito pela atenção. Aguardo ansiosamente sua resposta. Um grande beijo e parabéns mais uma vez pela iniciativa e atenção com os leitores.

    http://imageshack.com/a/img911/3478/Lmgycl.jpg

    1. Carla, realmente, pela panorâmica o contato das raízes do siso e o canal da mandíbula (onde está o nervo alveolar inferior) é íntimo. Mas a radiografia é um exame 2D, talvez esse contato não seja tão íntimo assim… e uma tomografia, que é um exame 3D, tiraria essa dúvida. A solução que voce propõe é muito complicada e, sinceramente, não acho que seja a melhor delas. Pode ser feita a remoção de parte do osso e da gengiva pra expor o dente, pode ser feita a coronectomia (extração apenas da coroa, deixando a raiz onde está) e, constatado que o nervo está seguro pela tomografia, a extração do dente todo. Converse com o seu dentista.

  57. Olá, doutora! Perdi o dente segundo pré-molar. Fiz um tratamento de canal, mas o dente quebrou. Como ficou uma parede so dente, o dentista achou que nao seria viável colocar uma coroa e pino. Entao sugeriu arrancar e por um implante, mas no momento nao tinha condições financeiras. A pergunta é: é possível fechar esse espaco com outro dente usando aparelho ortodôntico?

    Esqueci de mencionar que ja estou de aparelho… e o aparelho esta apenas antes do dente que foi extraído, que é o 25, segundo pre molar. O aparelho não deveria pegar nos que estão depois do espaço do 25 tambem?

    1. Sim Jessica, fechar o espaço do dente perdido com o aparelho é uma possibildade. Converse com o seu ortodontista pra ver se é uma alternativa válida no seu caso. Se for, será preciso instalar o aparelho nos dentes de trás, sim.

    1. Então converse com o seu ortodontista e relate o que está ocorrendo, que você percebe que esses dentes que não estão incluídos no tratamento ortodôntico estão se movimentando, pra que ele possa tomar providências.

  58. Doutora, tem como usar uma protese removivel provisoria enquanto estou usando o aparelho? Pq estou preocupando os dentes de cima que eram pra ter contatos com o espaço, tao inclinando, nao sei, sera que vao inclinar mais se nao colocar nada, se forço o espaço vazio doi na mastigaçao.

    1. Usar um prótese removível durante o tratamento ortodôntico pode prejudicar a movimentação dos dentes, Mario. O próprio aparelho é capaz de manter os dentes no lugar. Se há dentes inclinando, deve ser porque esses dentes não estão incluído no tratamento ortodôntico. Nesse caso, converse com o seu ortodontista e chame a atenção dele para o que está acontecendo.

  59. Sim entendi, mas nao teria como eu fazer uma protese removivel provisoria pra controlar os dentes de cima que eram pra ter contato com os perdidos, senao vao inclinar mais do que ja tao, ou nao vao? Tipo, eu fico com a protese removivel por uns 2 anos, se eu quiser trocar ela por um implante posso que nem a doutora disse?

    1. O próprio aparelho se encarrega de proteger os espaços e de impedir que os dentes entortem por enquanto, Mario. Sim, você pode usar uma prótese removível pelo tempo que for em quando decidir, pode fazer implantes.

  60. Doutora, uso aparelho e nao tenho os dentes 37 e 46, se eu nao colocar nada nesse espaço os dentes podem voltar a entortar? A doutora disse pra fazer implante, e uma outra doutora que eu consultei disse que pode ser uma ponte movel, a ponte movel se eu colocar nao estraga os dentes do lado com o arame dela, ela ajuda a nao entortar os dentes, enfim, a nao enclinar mais, pq os de cima dele tao enclinados.
    Precisa esperar tirar o aparelho para colocar uma protese movel ?

  61. Doutora, sábado passado (dia 24) fiz uma extração do pre-molar de cima, no dia 29 notei que está tipo nascendo um dente, só que no inicio estou vendo como se ele estivesse em cima do outro um pouco atrás, e está como se estivesse um pouco inflamado e dolorido, queria saber se isso é normal.

    1. Kayo, qual a sua idade? De qualquer forma, se era um pré-molar, não há nenhum dente que deveria estar nascendo aí. Entre em contato com o seu dentista pra avaliar e ver o que está acontecendo.

  62. Eu perdi o 25 (acho que é 25, segundo molar superior), fiz implante mas tive que remover, ainda consigo puxar com o aparelho??? Estou desesperada :'(

    1. Havendo osso (e deve haver já que você fez implante) e sendo um dente superior, é possível que sim, Lilian. Procure um ortodontista pra avaliar.

  63. Dra, tenho 17 anos e perdi o segundo molar ha 2 anos. Queria saber se quando eu tiver os dentes ciso posso movimentar o 3° molar para o lugar do 2°, e o siso para o lugar do 3° molar? (Já uso o aparelho ortodôntico) e quero fazer esse processo na parte inferior.
    PS: não quero fazer implante, acredito que deve ser muito dolorido. Tenho muito medo!

    1. Shyrlley, colocar o siso no lugar do segundo molar é uma possibilidade mas, como explico no texto, não é assim tão simples. Converse com o seu ortodontista, se ele achar viável no seu caso, ok.

  64. Boa tarde Dra. Perdi o dente superior de número 16, a minha arcada dentária é pequena, seria possível fechar com aparelho? Tenho todos os sisos !!!!

  65. Doutora, boa tarde.
    Perdi um molar inferior esquerdo, o último do lado esquerdo. Vou extrair os restos e a raiz dele. Logo atrás desse molar perdido tem um siso ÓTIMO todo para fora. Pra mim é só puxar e ok. Extrai outros sisos ontem, e perguntei a dentista sobre essa possibilidade. Ele me disse para procurar um ortodontista, que existe a possibilidade de colocar um mini-implante no ato da remoção do molar e puxar o siso. Mas eu li na sua matéria que o PROBLEMA é ser dente INFERIOR. Me dê a sua opinião sobre o meu caso. Muito obrigado.

    1. Gustavo, EM TESE é possível, mas em se tratando de um dente inferior, é bem mais difícil, porque o siso tende a girar quando é puxado, pela própria anatomia da região. Se o ortodontista disser que dá, vale tentar.

  66. Olá doutora. Extrai um molar… há mais ou menos 5 anos. Comecei a usar aparelho. A orto disse que dá para ocupar o espaço vago puxando o último molar e o siso… ela já colocou o mini implante. Mas faz quase um mês e ele parece inflamado. Parece que ficou muito embaixo pegando na gengiva… na mucosa.
    Quero retirá-lo.
    Ele ainda é a melhor opção?
    Seria melhor deixar e por implante mesmo, se for possível?
    Grata.

    1. Fabiana, o mini-implante ajuda muito nesse tipo de movimentação… seria melhor mantê-lo. Se há sinais de inflamação, converse com a sua dentista.

  67. Oi Dra.
    Ha quatro meses atrás fiz a extração do primeiro molar inferior, pois a raiz não estava mais viável para realizar o procedimento de canal. Neste mesmo período me indicaram colocar o aparelho ortodôntico para recuperar este espaço perdido, então o coloquei pois segundo meu dentista o siso está na posição ideal para a movimentação ocorrer bem, porém ainda não começou a movimentação, ele apenas colocou o aparelho de cima e o de baixo, sendo que o de cima já tem anel mas o de baixo ainda não, que no caso seria mini implantes e etc… Agora é a questão que quero saber… Durante este tempo a minha gengiva retraiu ficando fina no espaço onde ficaria o dente, por causa disso ainda será possível a movimentação do dente? E mais uma coisa, durante esses quatro meses meu pré molar do lado do dente extraído anda com dor, não é muita coisa, mas isso não seria algo grave para caso de extração, não né?
    Até mais e bjs.

    1. Luiz, é natural que, depois de uma extração, a gengiva / osso diminua um pouco, por causa da cicatrização. Antes havia um dente, agora não há. Em princípio, ainda é possível fechar esse espaço. A dor no pré-molar pode ter várias razões mas, pelo seu relato, não acho que seja caso para extração. Converse com o seu dentista.

  68. Oi, ha dois anos eu fiz canal (segundo molar, superior) e recentemente o dente quebrou, então terei que colocar coroa, no entanto aconteceu o mesmo com o outro segundo molar, a parte superior dos dentes são mais pra frente em relação ao inferior e meus dentes são bem juntos e pequenos. Gostaria de saber se tem como tirar os dois molares e usar o aparelho para junta-los.
    Ps: os sisos estão nascendo.
    obg

    1. Karina, é uma possibilidade, principalmente em se tratando de dentes superiores. Procure um ortodontista pra avaliar.

  69. Tenho 19 anos e tenho que arrancar o primeiro molar inferior direito (46), é possivel fazer esse procedimento, o dente siso (48) ainda nao nasceu, e tambem nao tenho os dentes muitos tortos, mas acredito que posso deixar eles mais certinhos, é vantajoso fazer esse procedimento, eu nao quero colocar um implante!

    1. Tenho 3 dentes siso, o 4° nao aparece na panoramica, vou ter que arrancar os outros dois que nao forem usados?

      E quanto tempo em media demora para mover o siso (48) e o segundo molar (47) para preencher o lugar vazio?

      1. Lucas, não entendi a sua pergunta. Você não tem um dos sisos, certo? A quais “outros dois” você se refere? A movimentação dos dentes inferiores, pra fechar o espaço de um dente perdido, pode ser demorada e trabalhosa, e é preciso que haja as condições ideais pra isso, como explico no texto. Procure um ortodontista pra avaliar se isso é possível no seu caso.

    2. Lucas, fechar o espaço do 46 com aparelho é uma possibilidade, mas não vai ser fácil nem rápido. Procure um ortodontista e faça uma avaliação.

  70. Bom dia, Dra!!

    Me ajude a decidir o que melhor fazer… Só tenho os dois sisos inferiores, os de cima de acordo com o raio x nem vão nascer. Marquei para extrai-los amanhã, mas será que o siso do lado esquerdo não poderia vir a substituir um dente que fiz canal ha um ano e o perdi praticamente todo da gengiva pra fora? Lembrando que ele está a um dente depois do siso e que ainda vamos avaliar amanha a situação do mesmo (este terceiro dente, de trás para frente, passou por um canal ha 4 anos e por um retratamento de canal ha 1 ano, o que fizemos por medo de uma infecção que estaria correndo o risco de atingir minha veia que passa abaixo e generalizar essa infecção). Tenho medo de esse retratamento ter sido em vão e custou caro, assim também como o dente que foi implantado no local, caso não esteja “sarado”, vou ter que retirar e fazer um enxerto. O siso pode substituir empurrando-os até tampar o espaço? O implante (pino) se move com o aparelho para a correção dos dentes assim como os normais?

    Pode ter ficado um pouco confuso, mas me ajude por favor. Estou gastando muito com isso por não querer ficar com vãos no sorriso, sou muito vaidosa nesse ponto.

    1. Flavia, fechar esse espaço com aparelho é uma possibilidade, mas não é tão simples… é trabalhoso e demorado, principalmente em se tratando do arco inferior. Se as raízes desse dente ainda forem viáves, talvez o melhor seja fazer pino + coroa. Quanto ao implante, se for o caso, o melhor é fazê-lo depois do tratamento ortodôntico concluído, pra que ele seja feito exatamente no lugar adequado, pois implantes não se movimentam com o aparelho como dentes normais.

  71. Ola Dra.
    Bom, extrai ha alguns anos dois molares, e uso o aparelho ortodôntico ha um ano e meio e nao sabia desse procedimento, pois minha dentista nunca me falou sobre o assunto. Será que ela nao vai usar essa tecnica em meus dentes ? Eu que tenho que falar pra ela ? Ou fica ao critério dela usar ou nao ? Grata pela atenção.

    1. Fabiana, fica a critério dela. Mas acho legal você perguntar pra ela se é possível “puxar” os dentes pra frente no seu caso. Talvez não seja possível, talvez seja possível mas muito trabalhoso e demorado e, talvez, nem valha a pena.

  72. Oi dra. Ana, tudo bem?
    Então, eu uso aparelho 2 anos e 3 meses. Coloquei pois perdi um dente ha mais ou menos 10 anos. Hj tenho 21, e então iria fazer com que o siso fizesse a função do dente posterior e o posterior a função do q eu perdi. Bom, esse processo está quase pronto, tirando que eu sinto o tal dente q faz a função do q eu perdi meio inclinado. Então, mas a questao nao é nem essa em si. Devido a ter passado esse tempo todo sem esse dente a sra já deve imaginar q os dentes de cima baixaram pra encostar no dente q faltava, então meu sorriso ficou meio torto, e aparece a gengiva do lado direito do meu rosto. Mas não é muito. Minha dentista me propôs q colocasse alguns mini implantes pra tentar ajeitar, mas não sei se nesse momento posso fazer isso. Queria saber se após a retirada do aparelho, em outro momento eu teria como resolver isso sem precisar recolocar o aparelho. Se existem outras formas de resolver o meu problema.
    Desde já agradeço. Um abraço.

    1. Najila, não que não dê pra fazer depois… mas o ideal é resolver isso já. Com o aparelho você garante que os outros dentes vão continuar no lugar certo e o próprio aparelho vai ajudar a colocar o seu molar no lugar. E, com mini-implantes, essa movimentação é muito mais rápida. Então, se der pra você se submeter a esse tratamento já, é bem melhor.

  73. Boa noite! Tenho 43 anos, e to usando o aparelho fixo autoligado ha 1 ano, e ainda tinha o siso do lado superior esquerdo. Pra minha surpresa, acordei ontem e senti uma coisa estranha, e qdo passei a língua, vi q o dente estava meio solto… caindo! É possível q tenha sido por causa do aparelho??

    1. Van, que dente? O siso? De qualquer forma, um dente “caindo” em uma pessoa adulta não é algo normal. O siso geralmente nem entra no tratamento ortodôntico, então não acho que o aparelho tenha a ver com isso. Enfim: procure seu dentista o mais rápido possível pra ver o que está acontecendo.

  74. Oi Dra,
    Uso aparelho ortodôntico e vou extrair 2 dentes por causa da sobremordida, acontece que tenho prolapso na válvula mitral e antes da extração tenho que tomar amoxicilina, comentei brevemente com o meu dentista sobre isso e marquei uma consulta com o clínico-geral que ficou bravo dizendo que quem deveria receitar o remédio seria o dentista, mas mesmo assim passou.
    Estou preocupada e quero saber se o procedimento é tranquilo para quem tem problemas e precisa tomar remédio antes? Ele receitou começar com os comprimidos 7 dias antes da extração 3x ao dia, está correto? E a última pergunta que faço é relacionada ao medo da anestesia, da agulha na realidade, ouvi dizer que os dentistas passam uma pomada na gengiva antes da injeção é verdade?

    Desde já agradeço se responder minhas dúvidas.

    1. Realmente seu dentista poderia ter prescrito a medicação, não havia necessidade de ir ao médico (e nem dele ficar bravo por isso 🙂 ). Fique tranquila, o uso de antibiótico no seu caso é apenas uma precaução, uma profilaxia. Você está segura. A amoxicilina se toma assim mesmo, 3x por dia durante 7 dias. Sim, seu dentista pode passar uma pomada (anestésico tópico) na gengiva antes de aplicar a anestesia, pra você ter mais conforto. Se você perceber que ele não vai fazer isso, peça pra ele.

  75. Olá, Ana

    Hoje fui ao dentista para retirar dois dentes do siso, um deles, o inferior esquerdo ,estava incluso, com apenas um pedacinho pra fora.
    A dentista removeu o dente superior com muita facilidade, mas na hora de remover o inferior… Ficou um bom tempo apertando, pressionando, tentando deixar o dente numa posição para removê-lo, mas o dente não saía do lugar. Ela propôs a remoção do segundo molar, alegando que o siso estava muito inclinado e ligado a raiz do outro, dificultando a remoção. Eu estranhei na hora, e nem queria remover o dente q estava completamente sadio, mas como eu estava com muita vontade de me livrar daquele momento, concordei com a remoção. O problema eh que mesmo sem o segundo molar, a dentista não conseguir remover o siso!! Um dente sadio foi extraído a toa.
    Ela marcou um retorno para daqui a 15 dias, e acredita q os antibióticos irão “empurrar” o dente pra fora, facilitando a extração, ou irá deixá-lo na posição onde estava o segundo molar. A minha pergunta é: esse procedimento está correto? Pois me senti lesado em ter perdido um dente sadio e continuar com o dente do siso!
    Grato pela atenção.

    1. Natan, é um situação bem inusitada. Mas agora que está feito, é hora de extrair o siso. Se ele está tão inclinado assim, não há como colocá-lo no lugar no segundo molar, a não ser com aparelho… o que provavelmente iria demorar bastante.

      1. Obrigado, Doutora!
        Só mais uma dúvida: agora que estou sem o segundo molar inferior, há o risco do dente superior ocupar o espaço do dente ausente, além dos dentes vizinhos se entortarem?
        Será necessário eu utilizar um implante?

        1. Sim, a chance do dente superior extruir existe. Eu não diria que é obrigatório algum tipo de prótese nessa situação específica, mas é bom acompanhar periodicamente…. se o dente superior der sinal de que está querendo “descer”, é melhor fazer uma prótese. Os outros dentes do mesmo arco não devem entortar, já que os dentes faltantes serão apenas os 2 últimos.

  76. Oi boa noite, meu dentista extraiu dois caninos e deixou minha mordida errada e o dente nao se alinhou, o que eu faço ? Eu fui em uma dentista e ela disse que ele fez coisa errada e disse que poderia extrair um siso e alinhar o dente e fazer o outro siso de canino, isso é possivel ? Não vai me atrapalhar a mordida ? Ou terei que fazer um implante para ter um canino novo, é dificil sorrir, pois se eu não disser para ninguem eles não percebem, agora se eu tirar uma foto ja fica complicado, esta muito pro lado, não entendi por que ele fez isso, ele estava encavalado e ele disse que estava no osso, por isso que extraiu, mas o que não da para entender é por que ele não arrumou tudo e deixou certinho, ele disse que o Tom Cruise tem o mesmo problema, é possivel fazer o que a outra dentista falou ?

    1. Jorge, sim, é possível colocar o pré-molar (imagino que é a ele que você se refere, e não ao siso) no lugar do canino e “transformar” esse pré em canino. O Tom Cruise tem um desvio de linha media superior BEM grande, porque ele não tem um incisivo lateral, e o espaço foi simplesmente fechado. Então, em vez dele ter 4 incisivos superiores, ele tem só 3.

  77. Olá Ana, tudo bem?
    Recentemente, devido a uma inflamação nos primeiros molares inferior e superior, ambos do lado direito, tive que extraí-los, além da estética que tem me incomodado, também tenho sentido diferença na mastigação. A principio considerei fazer os dois implantes o mais rápido possível, mas ao conversar com amigos q passaram situações parecidas e por pesquisar na internet, descobri a possibilidade de “puxar” os dentes posteriores através do tratamento ortodondico.
    O que voce me indica, estou já sem conseguir sorrir como antes, ainda pelo fato de trabalhar com o público.
    Obrigado!

    1. Ivan, como explico no texto, é uma possibildade, principalmente em se tratando do arco superior. Embaixo é um pouco mais complicado, mas não impossível. A questão é que pode levar algum tempo, já o implante é mais rápido. Sugiro que você procure um ortodontista pra avaliar as possibilidades no seu caso.

  78. Tenho uma falha no lado esquerdo depois da presa. E agora nasceu o siso que está machucando minha bochecha por não ter o dente embaixo. Gostaria de saber… consigo puxar esse dente do siso com o aparelho e resolver o problema? Meu dentista disse que o melhor é extrair o siso, colocar o aparelho para corrigir a posição do dente e por fim fazer um implante… mas estou na dúvida. Me ajude!

    1. Cintia, se o que falta é um pré-molar, seria preciso “puxar” todos os dentes posteriores pra fechar o espaço. Não que seja impossível, mas é bem trabalhoso e provavelmente demorado. Seria bom você considerar fazer o implante.

  79. Doutora Ana, boa tarde. Estou com um molar superior com sintomas de “pulpite” segundo a minha dentista. No entanto, coloquei aparelho ortodôntico, e ontem a dentista colocou um bracket neste dente e uma molinha ligando ele ao da frente (ha em espaço entre eles, pois extrai um dente no local). Enfim, hoje o dente está doendo terrivelmente. Estou tomando paracetamol na esperança de que seja pq o dente esta acostumando com o bracket. Essa dor é por conta da pressão feita pela molinha? Já fiz raio x e não acusou nada de ruim no meu dente (somente que a raiz dele está “encostando no seio maxilar”, ele já é obturado a 2 anos).

    1. Julia, a dor deve ser por causa da movimentação ortodôntica, sim. Se for, em alguns dias vai diminuir e passar. Caso não passe, procure sua dentista pra reavaliar.

  80. Olá Ana Tokus, aquo e o Roberto, queria te perguntar = minha gengiva deve estar inflamada + passo fio dental e so sangra dificilmente, amanha vou a clinica do dentista fazer a pasta do aparelho, faço com a gengiva assim? To com vergonha ja que to sem 2 dentes 1 de cada lado, 1 em cima e 1 em baixo! A assistente do dentista é bonita, + tenho 16 anos, pra varia queria que voce me ajudasse a perder essa vergonha. Fazer a pasta do aparelho doi os dentes? Minha irma fez e falou que tem 1 coisa que coloca na boca e gruda, dps tem que abrir a boca com força, to com medo de doer. Espero por sua resposta, obg.

    1. Roberto, se é um sangramento esporádico, pode ir fazer os exames normalmente. Não dói nada. Você será moldado (com a “coisa que gruda”) pra fazer modelos de gesso (pra que o dentista possa planejar o seu caso), radiografias, fotos, etc.. É bem tranquilo, pode ir sossegado. 🙂

  81. Olá doutora!
    Tenho 17 anos e tratei um canal ha alguns anos, deixei o provisório e não fechei com o definitivo, ele fraturou e agora estou para extraí-lo, não tem como salvar.
    Precisei fazer canal em outro, fiz e passei por uns três dentistas depois disso porque todos queriam extrair, dizendo que ele estava muito fino e se colocasse a coroa (não lembro se é isso mesmo), ela partiria.
    Achei uma dentista que quis pôr, tirei o molde e ela entrou de férias, marcamos pra colocar quando ela voltasse. Antes dela voltar, o dente quebrou dentro da gengiva, ele não caiu mas sinto uma parte dele solta dentro dela, quando tento mastigar, dói muito e sinto ele se movendo, como se fosse um dente mole p/ cair, não consigo mais mastigar com nenhum dos lados, os dentes são o 16 e o 26.
    Será que vou precisar arrancar esse que fraturou agora ?
    Minha dentista ainda está de férias e eu to com essa dúvida, já tenho um pra extrair, se precisar tirar mais um não terei como arcar com os custos de um implante (que é um absurdo no RJ, minha ultima dentista fez o orçamento de apenas um dente em quase 10 mil, antes mesmo de extrair), e meu siso ainda não nasceu, será que trazer o 27 e o 17 pra frente seria possível e mais barato ?
    Obrigada, beijos!

    1. Angela, me parece caso de extração, mesmo. Mas sim, levar 17 e 27 para frente com aparelho é uma possibilidade. Procure um ortodontista pra avaliar.

  82. Oi Ana!
    Tenho 19 anos e meus 4 sisos estão nascendo. Eles estão na posição correta segundo a radiografia, mas mesmo assim fui a dois dentistas que recomendaram retirá-los. Acontece que os dois são bucos, então pra eles sempre será o melhor caminho… eles alegaram que o nascimento dos sisos com certeza irá entortar os outros dentes, então fui consultar um orto. O orto me disse que era para deixar nascer e ver se realmente vai entortar os outros dentes, só que não quero usar aparelho, e se isso acontecer, ficarei com os dentes tortos. Já outra dentista em que fui, acha melhor deixar nascer, pois diz que a cirurgia é bem traumática no local. Gostaria de saber sua opinião sobre retirar os sisos. Sei que eles não são necessários, mas não sei se vale a pena passar por tantas cirurgias para retirá-los. Além disso, se eu realmente for retirá-los, gostaria de saber o que seria melhor: tirar os dois de um lado e depois o outro lado, ou um de cada vez. Um dos bucos me disse que é melhor tirar dois e depois os outros dois, porque o trauma não aumentará tanto em relação se só um fosse retirado, mas a dentista acha melhor fazer com calma um de cada vez…

    1. Jacqueline, a questão é: seus sisos têm indicação de extração? Porque se não têm, eles estão bem posicionados e há espaço pra eles nascerem, eles não têm que ser extraídos. Muitas pessoas e alguns dentistas acham que os sisos, ao nascerem, entortam os outros dentes… mas isso não acontece. Eu explico sobre isso aqui –> https://medodedentista.com.br/2013/07/os-sisos-entortam-os-outros-dentes.html . Caso seja necessária a extração, eu sugiro 2 de um lado e 2 do outro, por causa do pós-operatório, embora seja possível, sim, fazer os 4 de uma vez só. Eu falo sobre isso aqui –> https://medodedentista.com.br/2013/12/e-possivel-extrair-os-4-sisos-de-uma-vez.html

  83. Olá, Dra. Ana. Não sei se minha pergunta é meio absurda, mas vamos lá: fiz este ano um implante no “penúltimo dente” inferior (desculpe, não sei o nome correto) e confesso que não gostei do resultado: a prótese começou a balançar duas semanas após sua colocação (tenho que voltar lá… um dia… para “apertar o parafuso”), ficou grande demais (parece um grão de canjica!) e, como a gengiva murchou (demorei quase 10 anos para fazer esse implante), o resultado é muito feio, ainda bem que é dente do fundo. Aí, pensei numa coisa: extraí os 4 dentes do siso e os tenho guardados! Dois foram serrados ao meio para poderem ser retirados, mas os outros dois estão inteirinhos. Um desses dentes não poderia ser usado como prótese? Afinal de contas, é material natural e é meu mesmo. Sabe me dizer se o implante “pegaria”? Será que já tentaram isso em alguma pesquisa? Sei que o foco aqui é ortodontia, mas eu gostaria de apenas uma ideia a respeito. Arrependo-me de ter deixado me tirarem o siso inferior do lado que perdi o dente, pois, pelo que li aqui, existiria ao menos uma possibilidade de puxá-lo para cobrir a falha. Enfim, já foi…
    Obrigada pela atenção.

    1. Déborah, às vezes, em situações de urgência, se usa o próprio dente da pessoa como prótese provisória. Mas de forma definitiva não dá, porque não há como adaptar adequadamente o dente ao preparo protético… vão ficar falhas, espaços e, ao longo do tempo, essas desadaptações vão trazer problemas para o paciente, principalmente pela dificuldade de higienização. Então acaba valendo mais a pena simplesmente fazer um “dente artificial”, do tamanho certo, com a adaptação adequada.

  84. Oi, tenho um segundo molar com tratamento de canal terminado, porem tenho um dente siso logo atrás que esta bem posicionado, será que seria uma boa opção retirar este molar e transicionar o siso para o lugar dele mantendo apenas dentes com raiz viva na arcada ou não ?

  85. Olá, eu arranquei o primeiro molar e queria saber se eu consigo puxar o segundo molar pro lugar dele ?

    1. Ana, como eu explico no texto, EM TESE sim. Procure um ortodontista pra avaliar se isso é possível no seu caso.

  86. Olá, boa tarde. Vou colocar o aparelho ortodôntico para fechar o espaço de um dente perdido. Por quanto tempo vou ficar usando? Posso usar o aparelho estético ou de metal? Obrigada.

    1. Jamila, essa são dúvidas que você tem que tirar com o seu ortodontista, que avaliou você e conhece o caso. Depende do dente perdido, de quando você o perdeu, de como será feita a movimentação ortodôntica, etc.. em princípio, isso pode ser feito tanto com o aparelh estético quanto com o convencional de metal. Agora, se você nenhuma avaliação ainda e “decidiu” que quer usar aparelho pra fechar esse espaço, procure um ortodontista pra avaliar. Nem sempre isso é possível ou desejável.

  87. Oi, Ana!
    Saber me dizer se esse tracionamento do siso pode ser feito quando ele está incluso? Apenas para não arrancar o dente, e sim para colocá-lo na posição correta.
    Agradeço adiantado a tua resposta.

  88. Olá doutora! Usei aparelho por dois anos e meio, tinha os dentes afastados uns do outro e eram BEM para frente, no caso eu era dentuça, durante este período a dentista me disse de uma cirurgia q eu teria q fazer e não seria continuar com aparelho, por medo não aceitei! Mas meus dentes ficaram meio virado para dentro tipo “dentinhos de rato”, e quando sorrio mostro a gengiva e me incomoda muito, não fiquei contente com o resultado ! É possível trazer os dentes um pouco para frente? Com o uso de aparelho? Será q vai esconder um pouco a gengiva? Por favor me ajuda !!! Obrigada!

    1. Diná, pelo que entendi o seu caso é de cirurgia ortognática, ou seja, apenas com o aparelho o resultado é limitado, fica bom, mas não excelente. Então creio que se você não pretende se submeter a essa cirurgia, não há muito o que fazer com relação ao posicionamento dentário. Já para o sorriso gengival, sugiro a aplicação de botox, que tem sido muito útil nesse sentido. Procure um dentista que trabalhe com a técnica e faça uma avaliação.

  89. Não tenho o incisivo central inferior, é possivel trazer os dentes para fechar esse espaço? Tive perda ossea nesse local e a raiz é bem exposta, por favor me responda a essa pergunta, pois tenho q fazer um implante na arcada de cima e não vou ter condições de fazer dois implantes. Obrigada.

    1. Fernanda, depende do seu perfil facial, fechar esse espaço pode até ser possível, mas vai depender, também, da presença suficiente de osso no local. Procure um ortodontista pra avaliar.

  90. Doutora, estou com um resto de raiz de dente inflamado, sangra… será que posso arrancar agora ?
    Obs: Meu dentista já havia feito a extração do dente !! Ficou uma raiz.

  91. Olá Doutora!!! Faço tratamento ortodôntico. Tive que extrair um pré-molar (por falta de espaço) inferior devido aos outros dentes vizinhos, canino e incisivos, serem tortos demais. O ortodontista foi então movimentando o canino até a posição da outra extração. Assim como o dente seguinte. Nesse tempo o profissional olhou a radiografia desse local e viu que houve uma perda óssea. Tive também nessa região um problema de gengivite. Ele disse que só poderia fazer a movimentação quando a gengivite melhorar, caso contrário não poderia dar continuidade ao tratamento. Disse que se eu não tiver uma higiene adequada poderia até ter perda de dente. Aquele incisivo em movimentação estava com muita mobilidade (ele tem uma raiz exposta). Estou com medo de meu tratamento ser interrompido. Será que aquele dente em mobilidade ficará firme?? Por favor, doutora, me ajude!! Espero que tenha entendido o meu caso. No mês seguinte, o profissional fez uma leve movimentação nesses dentes que estavam sendo movidos. E disse que eu estivesse muito cuidado com a higiene.

    1. Simone, pelo que entendo você tem um problema periodontal, de perda óssea. Se você mantiver uma boa higiene, isso tem tudo pra se resolver. Quanto à movimentação ortodôntica, se seu dentista verificar um problema ativo, será preciso remover o aparelho, justamente pra evitar que o problema se agrave.

      1. Doutora, quando a inflamação tem melhorado, sem aparecer aquela vermelhidão, e ao passar o fio dental ainda sentir uma gengiva dolorida, sentindo dor ao passar o fio dental, é por que ainda está inflamada?? Obrigada pela atenção!

        1. É que quando há perda óssea já não é o caso apenas da gengiva desinflamar… é preciso um tratamento mais específico, a raspagem, pra remover o tártaro que deve estar por baixo da gengiva. Procure um dentista especialista em gengiva (periodontista) pra avaliar e tratar de acordo, sua prioridade tem que ser essa, agora.

  92. Bom dia, Dra.!!

    Gostaria de tirar uma dúvida!! Uso aparelho há 5 anos, tinha o problema de mastigação torta e sou meio dentuça, tive que trocar de dentista recentemente, a qual me disse que a minha antiga dentista deveria ter extraído 4 dentes para melhorar a protuberância dos meus dentes, pois não há espaço para puxa-los para trás. Eu extrai ha um bom tempo meus dentes sisos, gostaria de saber se não é possível usar esse espaço sem precisar arrancar mais dentes? Meu problema não foi resolvido em cinco anos e continuo dentuça, não queria prolongar mais. :B

    Grata!!

    1. Não Camila, se a ideia é levar os dentes anteriores para trás, seria preciso extrair os 4 pré-molares, mesmo (você falou em 4 dentes, creio serem os prés, é o mais comum). Dessa forma ganha-se espaço necessário pra corrigir a projeção dos seus dentes. A extração dos sisos não cria esse espaço e, mesmo que criasse, seria necessário “puxar” todos os dentes dos seus arcos para trás, não só os anteriores, uma mecânica bem demorada, já que seria feito um a um.

      1. Dra.,
        Há outro modo de corrigir a classe II, sem a extração de dentes? Inclusive já tenho um espaço na arcada inferior, pois perdi um dente molar, por isso não queria extrair outros. Os elásticos podem funcionar em alguns casos?
        Grata pela atenção :)!!

        1. Sim Camila, nem sempre a correção da classe II exige a extração de dentes. Usam-se elásticos, aparelhos ortopédicos e outros dispositivos. Mas no seu caso me parece que há falta de espaço, por isso os dentes estão projetados.

  93. Olá Doutora! Tenho algumas dúvidas, tenho uma restauração enorme no incisivo lateral direito superior que é visível, pois mesmo sendo refeita ela escurece. Já pesquisei sobre agenesia de incisivos, mas gostaria de saber, se eu querendo extrair, pode se transformar (conversando com o dentista) meus caninos em incisivos. Minha arcada e um pouco acavalada e meus dentes muito apertados, sempre escovo, uso fio dental todos os dias e enxaguante bucal, e mesmo assim aparecem cáries. Essa restauração pega praticamente metade do dente, não quero fazer canal na próxima vez que restaurar porque foi o que a dentista falou, que deveria evitar cafe e bebidas com corante, pra não escurecer, e eu não ter que mexer mais na restauração, já que ela é frontal mas n dá. E também não quero fazer implante.

    1. Ane, mesmo que você extraísse esse dente e transformasse o canino em lateral, teria o problema do espaço que iria ficar, sendo obrigada a fazer tratamento ortodôntico pra fechá-lo. Considerando seu relato, eu acho que a melhor opção é fazer uma coroa completa (toda em porcelana ou metalocerâmica), não vejo absolutamente nenhuma vantagem na extração, pelo contrário. Fazer a coroa nem sempre exige tratamento de canal, mas a regra é tratar, sim, e colocar um pino na raiz do dente, pra ficar mais resistente e você não ter sensibilidade. Enfim, na minha opinião, de acordo com o que você me contou, é o melhor a se fazer.

  94. Olá Ana Tokus, nao sei se tu vai lembrar, sou o Roberto, ja fiz algumas perguntas e tu me ajudou tanto, agr quero perguntar dps de perder o medo de dentista, eles tiraram todas caries e pedaços de dentes que tinha em 2 lugares! No final acabei tratamento na Rede Publica, ai a Doutora me passou um enxaguante chamado Periogard pra desinchar minha gengiva, falou pra eu usar 7 dias + ate hoje ta inflamada, desde quando eu te enviei as perguntas passei os 7 dias de enxaguante, passei fio dental uns 30 dias durante e depois, + ate hoje ta inflamada, tipo meio deformadinha, se é assim que se diz! Agora vou colocar aparelho ortondotico em agosto e queria saber se com a pasta os dentistas vao saber, porque a gengiva ta inflamada ate hoje, e se ta tudo certo, pq parei de passar fio dental faz um tempo, se tu souber pq ta inflamada ainda me diz! TEXTO FICOU MUITO GRANDE + me ajuda agora que minha vida ta finalmente tomando 1 rumo!

    1. Oi Roberto, lembro sim. 🙂 Pelo seu relato, creio que sua gengiva está assim porque você não está usando o fio dental! Por que você parou de usar? Enquanto sua gengiva estiver inflamada, nem será possível instalar o aparelho ortodôntico.

  95. Mas Dra., complementando, vou tirar os inferiores, e os superiores também. Mesmo tirando os superiores e inferiores influenciaria ainda no futuro ?

    1. Se você extrair eles todos e fechar os espaços OU usar próteses, sem problema. O que não dá é extraí-los e simplesmente deixar os espaços “vagos”.

  96. Dra., acabei de realizar um tratamento de canal e respectivamente uma restauração. Porém, estou com dúvidas de duas coisas. 1° pelo que pesquisei, na restauração é colocada a coroa do dente fazendo com que seu dente fique como outro qualquer, no meu caso o doutor colocou o bloco, preencheu o dente e por cima colocou uma camada de amálgama, ou seja, parece q não tem coroa do dente. 2° digamos que eu deixe desse jeito, a mordida do dente não ficou legal, e as vezes quando mordo sinto um certo incômodo, o que eu faço? Tem q como ele retirar essa camada de amálgama e baixar um pouco mais. Desde já agradeço atenção.

    1. Rafael, não consegui “visualizar” que tipo de restauração o seu dentista fez. Sua descrição não faz muito sentido. Me explique melhor, ou mande uma foto, se possível –> [email protected]

  97. Dra… tenho sindrome do pânico e com isso n vou ao dentista ha muito tempo. Com isso caíram 4 obturações dos dentes e eles quebraram… Estou morrendo de vergonha de ir no dentista e com medo…. Estou tomando medicação e com isso acho que o medo perdi um pouco,mas a vergonha está demais… nesses dentes que caíram a obturação e quebraram pode colocar protese fixa?!

    1. Renata, compreendo que você tenha vergonha, é um sentimento muito comum em casos como o seu, pois a nossa boca é algo de cunho muito íntimo, além de quê fica aquela sensação de que o dentista vai dar “bronca”, vai julgar em vez de ajudar. Mas não pense dessa forma, o papel do dentista é ajudar você pra que você volte a ter saúde e nunca mais precise passar por isso de novo. Procure um dentista pra avaliar e abra o coração, como você fez aqui comigo… estou certa de que ele(a) vai ajudar você. Gostaria que você lesse esse texto –> https://medodedentista.com.br/2010/11/vergonha-do-dentista.html

  98. Olá, Dra.
    Faz três semanas que estou sentindo dores insuportáveis no lado direito da face (dentes, olho, ouvido…). Curiosamente, descobri ontem que a dor foi causada por uma grande cárie no segundo molar superior (dente 17). O meu dentista disse que tenho que fazer canal ou extração. Gostaria de saber se eu poderia optar pela extração. Eu uso aparelho e, neste mesmo lado, havia extraido um dente, mas a vaga já foi preenchida. Vou fazer essa pergunta ao meu ortondontista, mas quero sua opinião tbm. Esse dente não contribui com a minha mastigação, quer dizer, eu acho! rsrs. Obrigada pela atenção!

    1. Alane, se esse dente tem antagonista (o correspondente no arco oposto, o 47, portanto), ele contribui com a sua mastigação, sim. A extração até é uma opção, mas se você fizer isso, ou vai ter que fechar o espaço com aparelho (uma movimentação complicada e sem sucesso certo em se tratando de dentes inferiores) ou usar uma prótese. Então, se der pra manter o dente com o tratamento de canal, melhor.

  99. Dra. Ana,

    Estava lendo sobre “puxar” o siso para frente, assim gostaria de perguntar: seria possível extrair o 1º molar superior e puxar o 2º molar e o siso para ocupar o “espaço”???
    Se sim, já foi realizado alguma vez??? Qual o resultado final???
    No aguardo da resposta e obrigado, Dra. Ana.

    1. Carlos, como explico no texto, é possível sim… principalmente em se tratando de dentes superiores. Isso vive sendo feito, não é incomum, só não é uma movimentação muito fácil ou rápida. Procure um ortodontista e faça uma avaliação.

  100. Olá, Doutora!

    Esses dias fui à minha dentista fazer um exame de rotina, pois queria fazer clareamento e também saber se estava tudo bem e se precisaria extrair meus sisos, afinal usei aparelho ortodôntico por quase 6 anos e gosto de cuidar bem dos meus dentes, morro de medo que voltem a entortar. Sendo assim, a dentista me pediu uma panorâmica, para ver a posição das raízes dos meus sisos, que estão começando a nascer agora.
    Ela me aconselhou a fazer a extração dos 4 sisos, pois os superiores estão voltados para as bochechas e os inferiores estão voltados para o osso que se encontra atrás deles. A dentista me disse que não sou obrigada a fazer, porque pode ser que eles nasçam e não me incomodem, mas pode ser que me causem muita dor e desconforto. Meu maior medo é que meus outros dentes entortem, é possível que os sisos empurrem os outros dentes, entortando-os? E mesmo que não seja possível, você acha que no meu caso, precisarei extrair agora mesmo ou devo esperar para ver se me causarão algum desconforto, para daí sim extraí-los?

    1. Gabriela, vale a avaliação da sua dentista… e me parece que ela pensa em extrair seus sisos de forma preventiva, ou seja, pra não causarem problemas no futuro. Então, eu acho que dá pra apenas acompanhar… se eles incomodarem, você repensa isso. Embora as pessoas pensem isso – até alguns dentistas pensam isso -, eu não compartilho da opinião de que os sisos entortam os outros dentes quando nascem, e falo especificamente sobre isso aqui –> https://medodedentista.com.br/2013/07/os-sisos-entortam-os-outros-dentes.html

  101. Olá Dra. Ana, uso aparelho ha um ano, tive que extrair o 1 molar superior, segundo minha dentista informou que poderia fechar o espaço com aparelho, eu não quis e optei por fazer o implante. O implante não deu certo, no fim do processo ele se soltou. Agora não quero passar por todo aquele processo, prefiro agora fechar o espaço com aparelho, porém sempre quando pergunto recebo a mesma resposta em relaçao ao tempo para fechar o espaço. Sabendo que é um dente de difícil movimentação, não vai ser tao rápido. Quanto tempo em media esse espaço pode ser fechado, levando em consideracao é claro, o organismo de cada um tem seu tempo, mas só uma estimativa em média quanto tempo seria? Desde já agradeço, esse espaço aqui é muito bom, esclareceu muitas dúvidas minhas não só em relação a esse assunto mas quando fiz o implante li muito aqui… Muito importante esse espaço.

    1. Luciano, pois é… se a gente considerar que cada organismo é único, qualquer coisa que eu diga é “chute”. Por serem dentes superiores, essa movimentação é um pouco mais fácil. Mas eu acho que pelo menos 1 ano.

  102. Olá, gostaria de tirar uma dúvida com relação a fechar o espaço de dente extraído.
    Infelizmente precisei arrancar dois dentes na parte de baixo, e foram os primeiros molares. Ainda tenho os do siso e os segundo molares. Não sei se expliquei direito, mas gostaria de saber se é possível esses dentes virem para frente fechando o espaço que ficou. A dentista que fez a extração me garantiu que sim,c omo ela começou a me enrolar e não me atender nos dias que eu estava marcado fui a outra dentista, que me disse o contrário. A nova dentista disse que no meu caso não era possível que esses dentes viessem para frente totalmente, ainda ficaria espaço, e que o mais indicado no meu caso era o implante. E então Doutores, o que faço? É possível fechar esse espaço?
    Desde já agradeço a atenção de todos e parabéns pelo blog.

    1. Manoel, como explico no texto, possível é. Mas não em todo caso e, em se tratando de dentes inferiores, é bem mais difícil, trabalhoso e demorado. Então talvez o melhor seja fazer os implantes, mesmo… se não, você pode se submeter a um tratamento ortodôntico bem longo e sem certeza de fazer o fechamento completo desses espaços.

  103. Boa tarde, arranquei o primeiro molar superior, já que é possível mover o segundo molar para preencher esse espaço, gostaria de saber se com quase um mês que arranquei o dente já posso providenciar logo isso ou tenho que esperar cicatrizar por completo? E no caso meu segundo molar já teve obturação, tinha uma cárie pequena, será que tem alguma restrição por conta disso? Obrigada.

    1. Rafaela, não é impossível mover o segundo molar para o lugar do primeiro… ainda mais em se tratando de dentes superiores. Apenas talvez não seja uma movimentação fécil nem rápida. Mas se a ideia é fazer algum tipo de prótese (ponte fixa ou removível), ela pode ser feita já, 1 mês é tempo suficiente pra uma boa cicatrização inicial. Se for implante, aí talvez seja melhor esperar mais uns 4 ou 5 meses, depende da avaliação do dentista / implantodontista.

  104. Ola bom dia,

    Dra. Vou precisar extrair dois molares, o 14 e o 22, pq o Dentista considerou que sou meio dentuço e com isso irá melhorar minha mordida, já uso aparelho ha 1 ano. Está correto este procedimento? Quanto tempo leva para fechar o espaço ou amenizar?

    1. Marcos, depende do plano de tratamento. A extração de alguns dentes durante o tratamento ortodôntico é um procedimento comum. O tempo pra se fechar o espaço varia de caso pra caso, geralmente algo entre 6 meses e 1 ano.

  105. Ola Doutora, é o seguinte, tenho um segundo molar para extrair, ele não tem qualquer chance de ser restaurado ou fazer coroa dentária segundo a minha dentista, ela falou que vai tirar a panorâmica para saber se pode puxar o siso para colocar no lugar dele, porém isso não me prejudicaria na mordida ou na posição dos outros dentes ?

    1. Não, Luiz, não haveria prejuízo pra você, pelo contrário. Essa não é uma movimentação muito simples ou rápida, mas se sua dentista julgar possível, ok.

  106. Dra., a minha dentista optou por deixar meus sisos, pois afirma que estão no lugar certo, porem precisara retirar 2 dentes na frente em cima e 2 embaixo, estou com um molar que será preciso fazer canal, entao será que não seria melhorar retirar esse dente no lugar dos bons?

    Ah esqueci, hoje estarei indo la para ela colocar o aparelho que segura a lingua, pois disse que esta empurrando os dentes pra frente, entao queria decidir isso logo hoje, pois já estou tendo pesadelos so em pensar em arrancar dentes. :'(

    1. Willyane, imagino que a ideia da sua dentista seja extrair 4 pré-molares, é o mais comum. O ideal é fazer isso mesmo, mas extrair o molar em vez do pré de um dos lados até é uma possibilidade… embora possa complicar bastante o tratamento ortodôntico. Converse sobre essa possibilidade com ela.

  107. Dra. não possuo o primeiro molar superior do lado direito, estou precisando usar aparelho e a dentista falou que como ja possuo esse espaço, ao invés de arrancar um pré-molar como é habitual, arranco o outro dente do lado esquerdo, primeiro molar superior, para fazer a retração da minha arcada, meu dentes são encavalados. Esse procedimento também é correto, ou pode ocasionar problemas, como não fechar espaço, arcada não ir pra trás… Observação: já tem 6 anos que não possuo esse primeiro molar do lado direito e meus dentes não estão se movimentando como ja ouvi muitos dentistas falarem.

    1. Lívia, é uma opção pra fazer a retração do arco. Se sua dentista sugeriu a extração, é porque ela julga que o espaço vai fechar sem problemas.

  108. Olá Ana,

    O meu caso é o seguinte: quando mais novo realizei a extracao dos primeiros molares, como parte do meu tratamento ortodontico, para que a arcada dentaria chegasse na posição ideal. Pois bem, após a extração a arcada dentaria recuou melhorando a mordida, fazendo com que a distancia dos dentes de baixo e de cima se encurtassem. Depois de terminar o tratamento com o aparelho fixo, passei a usar o aparelho móvel, mas percebi que a minha arcada estava de novo se projetando para frente.

    * Paralelamente a isto, percebi que os meus sisos não estavam nascendo, enquanto que meus colegas de mesma idade estavam sofrendo com eles.

    * Então numa visita ao dentista peço a ele para tirar uma radiografia de meus dentes sisos (achando que estes tinham nascido deitados ou algo do tipo) e descubro que os meus sisos nasceram sem que eu percebesse ! Isto mesmo. Então a dentista me disse que pelo fato de eu ter extraido os primeiros molares, o dente encontrou espaço e nasceu sem que eu percebesse. Isto quer dizer que a extracao dos molares foi em vão, visto que a arcada voltou a se projetar para frente ? Se sim, é possivel fazer um novo tratamento ortodontico, uma nova extração para compensar o nascimento dos sisos ?

    Obrigado pelo tempo!

    1. Alisson, todo tratamento ortodôntico tem potencial de recidiva, ou seja, dos dentes entortarem um pouco novamente. Eu sei que parece que a “culpa” foi dos sisos, mas acredite, os sisos não empurram os outros dentes pra frente, eles não têm força pra isso. O que ocorre é que os seus dentes têm essa tendência a se projetarem, e ao remover o aparelho fixo, foi aconteceu. Não vejo razão pra você extrair os sisos, já que eles nasceram e estão bem posicionados. Qual a sua idade? Você ainda usa a contenção removível? Sobre a questão ds sisos, eu falo aqui –> https://medodedentista.com.br/2013/07/os-sisos-entortam-os-outros-dentes.html

  109. Ola dra, meus dentes são pra frente, meu dentista me deu duas opções: arrancar 4 molares ou fazer desgastes, só que ele falou que não vou conseguir fikar com um sorriso perfeito nem tirando os dentes, por causa da minha arcada dentaria, e no fim fiz desgaste mesmo hj, mas estou muito pra baixo, sera que e verdade que mesmo tirando dente ou desgaste que no caso fiz não vai fikar certo? Meus dentes estão alinhados, só estão pra frente um pouco, e o meu dentista falou que se fosse eu faria só desgaste mesmo, não tiraria os dentes, mas no fim já fiz desgaste meio milimetro em cada, e em cima foi mais, agr não tem jeito de extrair ne, pq ele disse q tem q ser os 4 e minha mordida parece torta, e ele fala que esta certa.

    1. Joana, eu acho que o que o seu dentista quer dizer é que o seu caso é cirúrgico, que o seu problema não é apenas dentário, mas ósseo, suas bases ósseas é que estão “tortas”. Em casos como o seu, não tão severos, é possível fazer um tratamento apenas dentário que “compense” o problema ósseo mas, claro, perfeito não vai ficar… porém pode ficar muito bom e deixar você satisfeita, evitando uma grande cirurgia. Me parece que você ainda está no início do tratamento, então confie no seu dentista, ainda há um bom caminho pela frente.

  110. Olá, esses dias fui no dentista pois a massinha do meu dente que tratei canal saiu completamente (o dente é o ultimo molar de baixo), ele esta bem quebrado, mas já estava desde de que fiz o tratamento que tem mais de 6 meses… A dentista disse que vou ter q arranca-lo mas uma outra disse que eu poderia colocar o pino. Não sei o que fazer agora. N qro arrancar 🙁 não sinto dor nem nada, apenas o buraco no dente.

    1. Sabrina, se você não quer extrair e uma das dentistas acha possível manter o dente fazendo pino e coroa, acho que você pode tentar.

  111. Ola doutora, gostaria que me ajudasse, estou com uma duvida, estou achando que preciso colocar aparelho, antes de nascer meus sisos superiores meus dentes eram certos, mas agora eles estao pra frente, como a face de um macaco, nao sei se é por causa dos sisos. Me ajude por favor.

    1. Alessandra, procure um ortodontista pra avaliar. Mas certamente não é por causa dos sisos, essa é uma ideia muito popular, mas que não tem comprovação alguma. De qualquer forma, para o benefício do tratamento ortodôntico – ou por outra razão -, pode estar indicada a extração desses sisos.

  112. Ola, Doutora Ana. Irei colocar o aparelho mas irei por o separador, tem algum remedio para aliviar a dor, vou ter que ficar 3 dias com ele. Tenho uma outra duvida, vou ter que extrair o siso, so que na minha clinica me cobraram um valor alto, posso tirar ele em outra clinica? Tenho medo de fazer isso e eles nao quererem colocar o aparelho pq tirei em outro lugar, tem algum problema disso?

    1. Andréia, você pode tomar um analgésico, sim. E sim, você pode fazer a extração do siso em outra clínica, se quiser. É um direito seu.

    1. Eu respondo todas as perguntas, mas peço 72 horas de prazo pra isso, como explicado acima do formulário de comentários. Este é um trabalho voluntário e eu tenho outras atividades, também.

  113. Good noite Drª! Gostaria de saber pq meus dentes, 1º molar e pré-molar, antes de obturar doíam qdo eu comia algo doce, doíam horrores, e depois de obturar p q parou de doer? O q doi é o açúcar q atravessa e chega no nervo ou a cárie q faz a dor? Ok! vlw! flw!

    1. As 2 coisas podem fazer o dente doer. Quando há cárie ou uma restauração com infiltração, o nervo fica mais exposto aos estímulos do meio bucal, por isso o dente dói.

  114. Ola dra, uso aparelho ha 2 anos e meus dentes ainda estao para frente, o dentista ja tentou tudo e falou q so com extraçao, so que eu nao quero tirar, ai ele mandou eu fazer desgaste nos dentes, so que dai ele falou q nao voltar totalmente, e falou que se eu fizer desgastes nos dentes nao posso mais tirar os 4 pré molares, isso e vdd ? Se eu nao gostar do resultado, ja era? Vou ter q fikar com os dentes como fikar ? obg

    1. Erik, o objetivo ao se extrair dentes ou se fazer desgastes entre eles no tratamento ortodôntico é ganhar espaço. Extrair produz mais espaço, desgastar menos. Fazer as suas coisas pode produzir espaço demais, o que, como a falta de espaço, também é ruim. Não que depois de fazer desgastes seja “proibido” extrair, mas mudar de ideia pode complicar o tratamento. Se há indicação de extração MESMO, melhor extrair de uma vez.

  115. Dtr. Ola, tive de fazer tratamento de canal nos meus dois 1º molares da parte de baixo da boca, porem um deles voltou a me doer um pouco, me causando um pouco de medo, pois a primeira vez antes de fazer o canal me doeu horrores e me parou três dias em casa, os piores da minha vida por sinal, hehe é possível eu arrancar os dois primeiros molares inferiores e puxar por aparelho os dois segundos e os dois terceiros molares que já começaram a aparecer e visivelmente estão nascendo retos, uma vez que os dois segundos molares ajudariam mais na puxada do terceiro molar, concorda?

    1. Impossível não é, Oseias. Mas como explico no texto, é uma movimentação complicada (principalmente no arco inferior), demorada, e de sucesso incerto. O ideal seria manter seus primeiros molares, que são dentes importantíssimos para o encaixe da “mordida”. Sugiro a avaliação de um ortodontista.

  116. Drª, qdo uma obturação de resina fica velha o q acontece, ela cai, quebra, racha? Fiz quase 10 obturações de resina. Antes eu só tinha amalgama e essas duram muito. As de resina ouvi dizer q duram uns 5-6 anos… após esse prazo terei q refaze-las? E qdo for refazer, vou perder mais tecido dentário? Pq se for assim, de 5 em 5 anos, uma hora não tem mais dente q sobre!

    1. Depende… às vezes quebra ou cai, sim. Mas geralmente ela vai fcando com as bordas escurescidas, o que chamamos de infiltração. Nesse caso, é repciso trocar. Não, não há necessidade de remover mais tecido dentário na troca, basta desgatar a restauração.

  117. Drª, poderia me esclarecer uma dúvida? Minha dentista vai marcar as radiografias pq eu tenho q usar aparelho, meus dentes estão desalinhados, mas a arcada dentária ta no lugar! Recentemente vi uma colega q colocou aparelho e a dentista dele colocou um monte de ferros, inclusive no céu da boca, e disse q ela iria tirar aquilo só 6 meses depois. Eu vou ter q colocar aquilo tb? É horripilante!
    Ela disse q a comida gruda nos ferros do céu da boca, é difícil mastigar comida, a fala dela tá mais “embolada”. Será q eu vou ter q usar esse bagulho no céu da boca?

    1. Outra coisa q estou receoso é como é q vou beijar minha namorada com o aparelho na boca… não atrapalha beijar de aparelho? Posso cortar a boca dela com os ferros? Ela vai se sentir beijando o homem de ferro… rs

      1. Não, o aparelho não machuca o(a) parceiro(a) na hora do beijo. Já se ela vai se sentir beijando o homem de ferro… depende do seu desempenho. 😀

    2. Não dá pra afirmar que você terá que usar algum dispositivo no céu da boca apenas pelo seu relato. Cada caso é um caso.

    1. Lucas, pode… mas é improvável. Vai muito da qualidade da confecção e da resina em si, dos hábitos do paciente, etc..

  118. A SENHORA TERIA DICAS PARA A RESTAURAÇAO DE RESINA NÃO SAIR ATÉ O FIM TRATAMENTO COM APARELHO? QUAIS CUIDADOS DEVO TER ? O QUE NÃO DEVO COMER? DEVO EVITAR MASTIGAR EM CIMA DA RESTAURAÇAO ATÉ EU TIRAR O APARELHO?

    1. Rogerio, sendo uma restauração bem feita e bem indicada (o tipo de restauração certo para o tipo e localização da cavidade), em princípio, ela não deve se soltar. Não há necessidade de não mastigar sibre a restauração, mas é bom tomar cuidado com alimentos muito duros, pois se dentes podem fraturar, quanto mais restaurações.

  119. Meu dente da frente coloquei resina, só que ela saiu tres vezes em menos de um ano, estou de aparelho, meu dentista disse que ela vai sair porque tem colocar ela em cima do dente porque a mordida é lá, é para deixar assim, colocar resina depois tirar aparelho, só que eu tenho vergonha de sorrir, dente quebrado, a senhora teria dica para eu colocar resina e não sair até o final do tratamento com aparelho? Não quero ficar com o dente quebrado, pois é na frente.

    1. Rogerio, insista com o seu dentista que você quer restaurar o dente já. Se for caso de restauração direta, é possível remover o bráquete só desse dente, fazer a restauração e recolar o bráquete. Claro que, se sua mordida ficar “batendo” nesse dente, realmente a restauração pode cair… nesse caso, o ideal é aguardar pelo menos a correção desse dente pra só depois fazer a restauração.

  120. Ana, boa tarde. É serio q pra puxar meu siso pra frente tem q fincar um parafuso dentro da gengiva como nessa foto acima? Q horror! Chega a ser assustador. Eu tenho q puxar um siso superior pra preencher o buraco do primeiro molar superior esquerdo. Na verdade não só o siso, mas a turma toda à frente dele até chegarem no espaço do molar. Esse molar ta com amalgama e quase tive canal. Como ele ta meio rachado e quebradinho na ponta vou mandar logo arrancar fora!

    1. Azevedo, não necessariamente… mas o uso de mini-implante (o tal parafuso) é uma ótima opção nesse caso, pode facilitar muito a movimentação dentária. Parece assustador, mas é algo muito simples, feito com anestesia local. Quanto à possibilidade de extração, converse com o seu ortodontista, se você fizer isso pode não mais ser possível fechar o espaço com aparelho, pois seria um espaço muito grande.

  121. Olá Ana. Fiz a documentação ortodôntica e o dentista me disse que tenho que extrair 9 dentes para colocar aparelho, sendo 6 sisos e 3 normais. Devo confiar no profissional ou procurar uma segunda opinião? Tenho medo de ficar espaço. Bjs!

    1. Paula, quem sou eu pra dizer em quem você deve confiar… isso é “feeling”, e eu não conheço meu colega (embora também não tenha nenhuma razão pra duvidar dele, pelo seu relato). Geralmente temos 4 sisos, 6 é bastante coisa… ele falou se você tem 2 sisos a mais? De qualquer forma, é um direito seu procurar uma segunda opinião.

  122. Bom dia Dra. Ana. No próximo dia 11 vou extrair dois sisos, e o dentista me passou uma receita me mandando tomar 4 amoxilinas, 1 nimesulida, 1 dipirona, 2 dexametosona, tudo 1 hora antes da extração. Não vai me fazer mal, não corro o risco de ficar dopada?

    1. Não, Eduarda. Esses são medicamentos profiláticos, antibióticos e anti-inflamatórios, não há nada aí que possa deixá-la “dopada”.

  123. Oi, eu quebrei um pedacinho do meu dente ja faz um tempao, ele foi emendado, sendo q com o passar do tempo ficou amarelo, me indicaram a colocar outro de porcelana usando a raiz. Gostaria de uma segunda opinião doutora, pois tenho medo de nao ter mais a mesma firmeza q tenho esse dente se for trocado.

    1. Ricardo, é possível trocar a restauração, fazer faceta, coroa… depende do caso. Procure um dentista pra avaliar.

  124. Cara Dra. Ana, tudo bem? Descobri seu site por acaso fazendo uma pesquisa sobre meu problema e achei muito legal sua atenção com seus leitores! Preciso de sua ajuda: estou fazendo correção ortodontica com aparelho autoligado e meu dentista colocou 2 mini implantes bem acima dos dentes da frente superiores entre o lábio superior e o nariz. Faz 04 dias hoje. Acontece que logo no primeiro dia apareceram aftas grandes onde as cabeças dos mini implantes encostam no lado inferior do lábio superior. Dói muito para falar, comer, sorrir… Meu dentista recomendou passar bismu-jet e albocresil no local CASO aparecesse afta. Estou fazendo isso mas estou com medo que isso não sare nunca enquanto tiver que usar eles. Estou sentido mal estar por causa disso… Minha dúvida é se essas aftas vão sempre estar ali por causa dos mini implantes ou se vai criar tipo uma camada protetora natural e logo não vou sentir a dor da afta? Desculpe o longo texto… Obrigado!

    1. Zek, essas aftas são passageiras e aparecem pelo atrito dos mini-implantes com a mucosa. Fique tranquilo, elas vão desaparecer.

  125. Dra. estou desnorteado, vi meus dentes serem estragados por um tempo e não fiz nada.
    Há 2 anos, a massinha q cobria o meu dente saiu e não fui ao dentista, isso deixou um buraco e o meu outro dente q estava tbm com massinha quebrou, e tbm não me preocupei, hj fui resolver os dois, e a dentista bateu um raio x e disse que tenho q extrair os 2, fiquei em pânico, estou muito triste, pois deveria ter cuidado deles e não cuidei, o pior é que são 2, o 37 e 47. O 37 está ainda perfeito estado com massinha dentro, só que ela disse q ele está muito pra fora. Socorro, não quero arrancar, não ter 1 já me dói a consciência, imagine 2. O que posso fazer? Esses dentes são de siso? O q são dentes de siso? Está nascendo 1 dente curvado ao lado, atrás do 47. Será se pode nascer no lugar dele outro também? Eu não sei o que faço. Meus dentes precisam de aparelhos e provavelmente irei colocar. Não queria perde-los, me ajude. O que devo fazer para não arrancá-los? Agradeço desde já pela resposta.

    1. Antes de vc responder, não consigo entender, o porquê o dente 37 é o penúltimo dente de trás que vejo aqui em uma figura com a numeração dos dentes, pois o meu dente que está para ser arrancado é o último e não o penúltimo, estranho isso, só queria tirar essa dúvida. Aliás, os 2 dentes q estão ruins são os últimos e não os penúltimos, como na figura q enumera os dentes. Será se tenho dentes debaixo da gengiva? Pois só um dente q está crescendo como disse atrás do 47, e ele é um osso, não um dente. Tire tbm essa dúvida. Obrigado.

      1. Sim, se os sisos existem, eles ainda devem estar dentro da gengiva, exceto pelo 48, que você relata estar nascendo. Não entendi o que você quis dizer com “ele é um osso, não um dente”.

        1. Pois então, esse 48 está nascendo ainda e só aparece um pedacinho do dente pra fora, já o 38 está realmente debaixo da gengiva. Estou extremamente triste em ter q arranca-los, pois ficarão 2 buracos, isso vai me deixar com a aparência terrível, já q trabalho como ator, pretendo fazer televisão, como isso pode acontecer, sendo que nao terei meus 2 dentes, logo os q mastigo, vergonha eu sinto nesse momento, nao tem como colocar massinha e fazer igual ao outro dente, colocarem uma luz azul, e deixar o dente normal? Sério doutora, não me acostumei com essa ideia, tenho só 20 anos e já vou arrancar logo esses 2 dentes q preciso tanto p/ mastigar. Estou desnorteado.

          Obrigado por responder. Abs

          1. Mas você não tem que ficar sem dentes! Se as extrações são obrigatórias, você pode – e deve – reabilitar os espaços com prótese. Entenda, esse não é um decreto de que você tem que ficar “banguela”… é questão de tratar. Converse com o seu dentista, não há razão pra ficar assim.

    2. Rangel, se já há indicação de extração desses dentes, infelizmente não há nada que você possa fazer. Agora é preciso pensar em como reabilitar os espaços que vão ficar. O 37 e o 47 são os segundos molares inferiores, atrás deles ainda há os sisos, que são os terceiros molares. Não vai nascer nenhum dente no lugar dos segundos molares, eles já são permanentes. Se você vai usar aparelho, até há a possibilidade dos sisos ocuparem o lugar dos segundos molares, como explico no texto, mas essa não é uma movimentação simples nem rápida. Converse com o seu ortodontista sobre essa possibilidade, senão será preciso usar algum tipo de prótese (removível, fixa ou implante + prótese sobre implante).

  126. Olá doutora !
    Bom, há duas semanas atrás meu dentista, quando recebeu minha pasta ortodôntica, disse que eu teria que extrair 5 dentes, pois os 5 seriam dentes de leite, estou desesperada, com medo de não nascer os outros que já eram pra ter nascido há tempos.
    Obs: tenho 18 anos, quanto tempo levará para nascer meus dentes permanentes ?

    1. Keyline, você sabe dizer que dentes são esses? De qualquer forma, realmente, na sua idade eles já deveriam ter nascido… pode ser que eles tenham ficados “presos” na gengiva por alguma razão ou simplesmente não existam, o que se chama “agenesia”. Não precisa ficar desesperada, se seu dentista pretende extrair esses cinco dentes é porque ele acredita que os dentes vão nascer ou pretende fechar os espaços. Ele em algum momento falou em fazer implantes?

  127. Olá! Eu tenho o aparelho há quase 1 ano, mas por falta de espaço tenho de tirar 4 dentes, 3 deles já tirei, os dois primeiros molares de cima e um dos primeiros molares de baixo, e gostava de saber quanto tempo é que demora até fechar o buraco.

    1. Débora, depende, isso varia. Mas geralmente de 6 meses a 1 ano (a partir do momento em que se começa a fazer o fechamento, considerando os outros dentes já, pelo menos, alinhados).

      1. Já agora pode dizer-me se o bexident gengivas é o mesmo que o eludril classic? O meu dentista receitou-me o segundo para o pós operatório mas como tenho o bexident achei que pudesse ser parecido.

        E outra dúvida se não for incomodo, os dentes do maxilar superior já estão todos praticamente alinhados, falta “só” tirar o outro primeiro pré-molar (o terceiro a contar de trás visto que ainda não tenho sisos, e é bastante pequenino) e acertar a linha média (e fechar os buracos) que está um tanto desviada, enquanto que os dentes do maxilar inferior ainda estão um bocado apinhados, visto que tenho o aparelho inferior há uns 4 /5 meses, enquanto que o superior tenho há quase 1 ano. Li que ao tirar 4 dentes a face pode mudar, os lábios afrouxar e tudo mais, é verdade?

        1. Débora, são 2 antissépticos bucais à base de clorexidina, muito parecidos. Quanto ao aparelho, a extração de dentes pode alterar a face sim, mas o ortodontista vai considerar isso na hora de indicar qualquer extração pra fins ortodônticos, a intenção é sempre melhorar a face do paciente.

  128. Olá dra. Boa noite, estou em um dilema, meu dente 26 foi aberto ontem e o dentista disse que precisava de quatro canais e fez o curativo e me encaminhou para um especialista, que fará a operação segunda agora. Mas eu estava aqui pensando, terei que extrair meu siso também, então não seria possível puxar o dente entre o 26 e o siso e o próprio siso para frente?
    Desde já agradeço.

  129. Olá doutora, gostaria de 2 esclarecimentos se possível…

    1) Meus dentes são completamente juntos, não tem espaço entre eles, assim, o fio dental não passa entre os dentes. O fio dental aqui em casa fica praticamente de enfeite, pq não tem como usar. O q eu faço? Por causa disso um dente frontal foi obturado pq deu cárie entre os dentes, a dentista teve q empinar o dente pra conseguir fazer a obturação pelo lado.

    2) Pra usar aparelho ainda não sei quais dentes a dentista vai extrair, tenho os 4 sisos nascidos certinhos, ela deu uma olhada e disse q ainda vai tirar radiografia por causa de outro problema: no lado interno da arcada inferior nasceu um dente a mais, ele está em diagonal e está espetando a minha língua, ela vai extrair, mas disse q tem q tirar radiografia primeiro, no caso, pra saber se a raiz dele não está encostando na raiz do 1º pré-molar inferior. Ela disse q se tiver encostando vai ter q tirar os dois. Até lá vou ficar com o dente espetando minha língua… o q faço pra aguentar esse nervoso até lá? Ela marcou a revisão de algumas obturações pra julho. Ta me dando agonia esse dente, e ela disse q tenho q esperar ter cirurgião buco-maxilar pra analisar meu caso. Ta me dando agonia esse dente a mais espetando minha língua, estou me sentindo um mutante!

    1. Moura, o fio dental TEM que passar. Creio apenas ser o caso de escolher um tipo de fio / fita mais apropriado, uma fita extrafina encerada, por exemplo. Tem uma da J&J (Expansion Plus) que eu acho que pode ser útil no seu caso. Se o uso de fio dental não for regular, certamente irão se formar mais cáries entre os dentes. Quanto ao dente supranumerário: o quanto antes você fizer a extração, melhor. Porque não tem como evitar que ele fique incomodando. Não há um cirurgião bucomaxilofacial na sua cidade que você possa consultar e fazer uma avaliação?

  130. Obg, e só mas uma pergunta, os dentes pra extrair precisam ser os pré molares? Nao pode ser os últimos ? O meu dentista disse q não pode ser os ultimos pq dai não vai ter dente pra dar apoio, isso e vdd?

  131. Ola dra, gostaria que VC tirasse uma duvida, eu preciso arrancar 4 dentes por causa do aparelho, meu dentista me disse, eu acho que não precisava ser 4 dentes, passei em outro dentista e ela me disse q 4 não precisaria, mas me falou que se eu tira não vou fikar com akele sorriso gerando sabe, vai fikar um sorriso meio no fundo, e falam que muda um pouco a face tbm, isso e verdade? Esse é meu medo, tirar os dentes e estragar meu sorriso pq meus dentes estão certo, mas tao pra frente, to usando elástico, só ta voltando o dentes de cima e os de baixo cada vez mais pra frente.

    1. Erik, se a ideia é “puxar” os seus dentes pra trás e não houver espaço pra isso, não tem jeito: tem que extrair. Você pode até não extrair, mas tenha em mete que seus dentes vão ficar pra frente, como são hoje, mesmo que alinhados. O perfil da face pode mudar sim, mas isso não quer dizer que seja pra pior… pelo contrário. Só seria pra pior se a indicação de extração estivesse errada ou quando o paciente tem uma certa expectativa e acontece de outra forma. Mas, no segundo caso, é apenas uma questão do dentista esclarecer as consequências das extrações.

  132. Boa tarde!
    Uso aparelho estético de porcelana há cerca de três meses. Na minha ultima manutençao, minha orto colocou uma borrachinha de maior calibre que a anterior e me explicou que por isso (área de contato maior) e por ela ser transparente, poderia manchar com alguns alimentos como coca cola, café e outros. Terminei comprovando o que ela disse, pois mesmo abolindo o café e a coca e tomando refrigerante só de canudinho, as borrachinhas amarelaram. Isso está me incomodando muito, uma vez que meu intuito ao optar pelo aparelho estético era a discrição. O pior é que só posso trocar uma vez por mês, nas manutençoes, e qdo troco já amarela na primeira semana, e eu tenho q passar o restante do mês assim. Você tem alguma dica para isso não acontecer? Uma vez manchada, existe algum creme dental ou outro produto que eu possa passar para retirar as manchas?? Obrigada!

    1. Luisa, infelizmente toda “borrachinha” transparente pode pigmentar, e não há como limpá-la. Existem algumas marcas que pigmentam menos, converse com a sua ortodontista, talvez usando uma outra marca de alastic o seu problema se resolva (ou diminua, pelo menos).

  133. Estou fazendo esse tratamento, pois perdi os dois primeiros molares inferiores e queria entender melhor o que acontece… Estou com medo de no final os dentes voltarem a separar ou algo do tipo. Após puxar o segundo molar (perdi os primeiros), puxa mais algum? Estou perdida!

    1. Flávia, atrás dos segundos molares ainda há os terceiros molares, que são os sisos. Geralmente quando se “puxa” os molares pra frente de forma a ocupar p espaço de primeiros molares, vêm os sisos e os segundos molares. A não ser que você não tenha os sisos ou que eles nunca tenham nascido.

  134. Oi tudo bem Dra., quero esclarecer uma duvida, meu segundo molar superior quebrou pela metade e tem um vácuo dentro dele, amarelo, ele está completamente oco por dentro a dentista que eu fui disse que foi cárie, ele tem aparência de ser cárie mesmo, mas como eu não senti qualquer dor nele durante essa cárie se o dente está tão degastado ? Ela me recomendou um raio x para ver se o siso esta nascendo corretamente, se estiver ela vai tentar extrair, mas se não estiver nascendo corretamente ela disse que vai colocar uma coroa dentaria e depois um bloco, o que devo fazer ?
    Quero saber o que é o oco dentro do meu dente, parecendo uma bacia amarelada ?
    Eu não sei como esse dente ficou assim de repente, eu acordava e ele ficava desgastado, e alguns dentes meus também são bem frágeis. Abraço bjjs

    1. Luiz, sem dúvida é cárie, mesmo que seu dente nunca tenha doído. E muitas vezes não dói porque o “nervo” do dente morreu, o que revela um problema de canal, também. Com relação a possibilidade de extrair esse dente, é preciso esperar o resultado da radiografia… aí, com base nela, a sua dentista vai dizer pra você qual a melhor opção.

  135. Boa noite, Doutora.

    Gostaria de saber se pode tirar uma dúvida minha.

    Venho sentindo um incômodo no segundo molar superior do lado esquerdo, como se houvesse uma afta, hoje porém, ao escovar os dentes, fui olhar, e pelo o que vi, a gengiva nesse único dente, diminuiu drasticamente, da pra ver boa parte do dente, ela retraiu. Não sinto sensibilidade ou dor, apenas um desconforto no pequeno pedaço de gengiva que ainda tem, desconforto que parece o de uma afta. Você teria alguma ideia do que pode ter feito a gengiva retrair apenas nesse dente?

    OBS: tenho os 4 sisos, mas nenhum nasceu ainda!

    Desde já agradeco!

    1. Cassiana, não sei se entendi… o que você quer dizer com “dá pra ver boa parte do dente”? Porque enxergar a coroa toda é normal e esperado… você fala da raiz do dente? Qual a sua idade?

  136. Ola Doutora, hoje vim esclarecer uma duvida, quanto tempo demora pra uma gengiva inchada desinflamar passando fio dental e escovando os dentes certinho? Obrigado.

    1. Gabriel, isso varia de pessoa pra pessoa. O resultado é gradual e visível, a gengiva vai melhorando e é bem perceptível. Pode levar 1 semana, 2 semanas…

  137. É normal ter mau cheiro em volta ou no próprio siso? Ele ainda não nasceu, mas já está pedindo para sair, pois escovo o dente e depois de um tempo ele volta a cheirar mau…

    1. Guilherme, eu não diria que é normal, mas dependendo na dificuldade de higienização, isso pode acontecer, sim. Sugiro que você procure um dentista pra avaliar o posicionamento desses dentes, se eles vão nascer normalmente ou será preciso intervir, antes que você acabe com uma infecção no local (pericoronarite).

  138. Olá Ana Tokus, Roberto, desta vez que te falei que minha gengiva tava inchada ate hoje continua quase do mesmo jeito, o que fazer? Fui a dentista, ela arrumou todos meus dentes e falou que so falta a gengiva desinchar! Ela falou que eu nao to passando o fio dental direito + eu to, ate vi uns videos de como passar, eu passo fio dental e depois escovo os dentes, ta certo? Ela passou um enxaguante que ajuda desinchar, vou comprar hoje. Ah e uma coisa, os 2 pedaços de dente ela falou pra eu ir no plantao e arrancar, + to fazendo academia, posso arrancar e continuar a academia normal?

    1. Roberto, se você está higienizando direitinho, a gengiva vai desinchar, pode ficar tranquilo. Sim, o ideal é passar o fio dental antes e escovar depois. Se você fizer a extração desses “pedaços” de dente, não dá pra fazer esforço físico pelo menos até a remoção dos pontos (mais ou menos 1 semana).

  139. Olá doutora, eu perdi o primeiro molar, queria saber se esse metodo é possivel, e se não for, como que se coloca coroa? N sei como poe a coroa e isso me deixa meio com medo de fazer.

    1. Giovanni, possível é, mas não é uma movimentação muito fácil, e pode ser demorada. No caso de fazer uma coroa, as opções seriam: implante (o parafuso que vai no osso) + coroa sobre implante OU ponte fixa (apoiadas nos 2 dentes ao lado do espaço) OU ponte removível. Converse com o seu dentista.

  140. Ola Drª,
    Tenho 18 anos e coloquei aparelho, pois meus dentes são extremamente tortos. O meu dentista disse que preciso arrancar 4 dentes: dois sisos inferiores que já nasceram, um incisivo lateral e mais um dente superior.
    Porém, meu segundo molar superior precisa de um tratamento de canal, posso pedir ao dentista para arrancar este dente ao invés do tratamento já que tem a necessidade de arrancar um dente em cima? Segundo ele minha boca não tem espaço.

        1. Se seus dentes da frente é que são tortos, extrair o segundo molar não é uma boa estratégia, pois seria necessário “puxar” todos os dentes anteriores a ele para trás. O mais fácil e rápido seria extrair um dente mais à frente. Mas é uma possibilidade, converse com o seu dentista.

  141. Então Doutora. Os meus 3 sisos estão em posição normal, mas o que está incluso está encostado na raiz de um dos molares, e eu também tenho um pequeno desvio da linha média, desvio este que seria arrumado com a extração de 2º molar se eu não me engano. Mas irei ver com a dentista de deixar as extrações para o final. Cogitei até mesmo em deixar que o siso que está encostado na raiz do molar deixar fazer a reabsorção da mesma, fazer a extração do dente que não terá mais a raiz e puxar o siso para a posição deste dente. Enfim, te agradeço imensamente pela atenção e por ter me respondido. Seu site com certeza é o mais completo sobre o assunto. Parabéns Doutora e novamente muito obrigada!

    1. Por nada, fico feliz em ajudar. Apenas tenha em mente que essa movimentação de “puxar” o siso pra frente pode ser bem complexa e demorada. Não aconselho que você aguarde a reabsorção da raiz do segundo molar, isso pode trazer muito problema pra você (dor, principalmente). Se for pra extrair algum dente, melhor que seja o siso antes que ele reabsorva o segundo molar.

  142. Boa noite, Dra. Desde já me desculpe pelo “desvio” de assunto. Aproveitei um artigo recente e relacionado ao siso para te pedir ajuda. Usei aparelho desde os 11 anos, devido ao desalinhamento de meus dentes. Aos 12, fiz a extração de 8 dentes de leite que não amoleciam para os permanentes crescerem, e foi um processo muito traumatizante. Tirei meu aparelho fixo aos 18 anos e após usei uma espécie de invisalign apenas a noite, porém meus dentes voltaram a entortar, então procurei uma outra ortodontista e a mesma disse que eu deveria fazer a extração dos meus 4 sisos (1 deles incluso), pra dai começar novamente o tratamento ortodôntico. Mas como fiquei traumatizada com a minha antiga experiência de extração, sei que fazer a extração dos sisos “apenas” com anestesia local será impossivel, para mim o pior de tudo é a anestesia local baseada em minha experiência. Realmente cogito em fazer a extração com sedação geral, porém acredito que seja um processo meio caro e eu gostaria de saber o seguinte: é possível eu começar a fazer o tratamento ortodôntico (sem arrancar os sisos), e deixar a extração para o final do tratamento ortodôntico? Já que a dentista disse que fazer o tratamento e não extrair os sisos fará com que meus dentes entortem de volta. Logo, pelo meu raciocínio, eu poderia começar a fazer meu tratamento ortodôntico sim, e deixar a retirada dos sisos para o final do processo de alinhamento dentário, mas gostaria da opinião de uma profissional. Ficaria extremamente grata se a Sra. puder me responder, fico desesperada só de pensar na extração dos sisos, sem tirar que a cada dia que se passa ocorre um maior desalinhamento dos meus dentes!!! Desde já agradeço e fico no aguardo de sua resposta! Novamente me desculpe pelo desvio de assunto! Feliz 2015.

    1. Oi Cassiana, um ótimo 2015 pra você também. 🙂

      Então… sim, de forma geral, é possível fazer o tratamento ortodôntico antes e extrair os sisos depois. Porém, se for necessário “puxar” seus dentes do fundo para trás durante o tratamento ortodôntico, certamente isso exigirá a extração prévia dos sisos. Portanto, é preciso conversar com a sua dentista se no seu caso as extrações podem ficar pra depois. Se a indicação de extração dos sisos for só pra eles não entortarem seus outros dentes, já aviso que isso é lenda, não ocorre dessa forma. Falo mais sobre isso aqui –> https://medodedentista.com.br/2013/07/os-sisos-entortam-os-outros-dentes.html

  143. Olá, Ana. Sem querer desfocar o tema do seu post mas já desfocando, eu queria tirar uma dúvida.

    Há 3 anos atrás eu extrai um segundo molar superior. Até aí tudo bem. Recentemente, eu fui a um centro odontológico para fazer uma simples revisão. A minha dentista disse que eu iria precisar usar um tipo de expansor no céu da boca, devido ao curto espaçamento dela. Só que tem um probleminha. Ela viu que eu não tenho esse segundo molar (ela me disse que é justamente nesse dente que fica localizada a “banda” do aparelho) e concluiu que seria difícil colocar já por causa da ausência do dente.

    Ela me disse que ia estudar o meu caso e que iria encontrar algum tipo de aparelho, só que já faz 3 meses e até agora nada.

    Mas qual a minha dúvida ?

    Como eu não tenho esse dente, será que tenho que fazer um tipo de implante dentário ? Esse é o único jeito ? Realmente eu não sei o que fazer.

    E parabéns pela publicação. Muito bem explicado 🙂

    1. Luiz, você tem o siso (terceiro molar)? Se sim, a banda pode ser colocada nele. Se não, imagino que você tenha o primeiro molar, e também dá pra bandá-lo. Enfim, creio que sua dentista “esqueceu” de você, essa não me parece uma questão que necessite de tanto tempo de reflexão. Entre em contato com ela.

      E obrigada. 🙂

      1. Não tenho ainda o terceiro molar.
        Mas as bandas pode ser colocadas apenas nos primeiros molares ? Tipo, meu amigo usa esse aparelho e são fixados em quatro dentes. Como profissional no ramo, a modelagem desse aparelho pode ser diferente entre os dentistas ?

        Valeu pela compreensão. Entrarei em contato com ela.

        Me equivoquei. Não foi o segundo molar que extraí, foi o primeiro molar.

        1. As bandas podem ser colocadas nos dentes que forem necessários, primeiros, segundos, terceiros molares. Até pré-molares. O aparelho é totalmente personalizado, pode ser diferente pra cada paciente.

  144. Olá Ana, eu extrai o primeiro molar esquerdo superior, os três sisos já nasceram (inferiores e um superior). Só falta nascer o siso superior esquerdo exatamente do lado que eu extrai esse primeiro molar. O dentista disse que é muito provável que eu tenha o quarto siso pois a gengiva está alta no seu lugar de nascença. Então, será que rolava de eu esperar ele nascer para tentar preencher o espaço perdido do primeiro molar?
    Tenho 19 anos. Há alguma complicação por já ser jovem adulta?

    1. Ana, a primeira coisa é confirmar, radiograficamente, a existência desse siso. SE ele nascer, puxá-lo pra frente com aparelho ortodôntico é uma opção, como explico no texto. Depende da avaliação do seu dentista / ortodontista sobre as chances dessa movimentação, no seu caso, dar certo.

  145. Boa noite, doutora tenho quase 30 anos, usei aparelho dos 11 aos 15 anos, mesmo assim não houve correção para que eu pudesse fechar a boca, ou meu lábio superior é curto ou o queixo é retraido, enfim, quero corrigir meu sorriso que é um pouco encavalado, fui a uma dentista que falou que tenho que arrancar os dois pré-molares e colocar um implante em um espaço, que é o segundo molar do lado superior direito. Fui a outra dentista que falou que como já perdi o segundo molar da direita superior, arrancaria o mesmo do lado esquerdo, mesmo que não fosse o habitual. A minha pergunta é, a extração desse dentes de trás, pode me trazer problemas? Porque parece ser unanime os dentistas arrancarem o pré molares, outra coisa, se ela mexer nos dentes da parte superior, tem que mexer no dentes da parte inferior?

    1. Sim Livia, quando há necessidade de extrações, quase sempre os dentes escolhidos são os pré-molares, por causa da mecânica de retração dos dentes anteriores (a forma como os dentes são “puxados” para trás). Se forem extraídos 2 prés superiores, não é obrigatório extrair 2 inferiores também. Já o contrário seria obrigatório.

      1. Essa segunda dentista quer extrair o meu penúltimo dente do lado esquerdo, ou seja, o segundo molar, pq do lado direito já perdi o mesmo dente, quero saber se arrancando esse penúltimo dente, nao terei problemas no futuro? Um dentista falou que se eu não usar aparelho, teria que colocar implante, porque os dentes têm uma tendencia a se afastarem para fechar esse espaço. Outra coisa, a extração de dentes de trás torna o processo de ortodontia mais dificil ou demorado?

        1. Sim, o tratamento ortodôntico com extração de molares, sem a previsão de implantes, provavelmente será mais difícil e demorado. Se o espaço não for fechado com aparelho, é obrigatório algum tipo de prótese (removível,fixa ou implante). Não dá pra afirmar se você terá problemas no futuro… se a dentista sugeriu a extração, ela julga que não.

  146. Ola, gostaria de fazer uma pergunta. Fiz um tratamento de canal, e depois uma coroa nesse dente. Depois de um tempo, para acompanhamento, o dentista radiografou e nao tinha mais a parte da obturacao embaixo do pino. Ele decidiu aguardar um tempo, para acompanhar, ver se forma alguma lesao. Tem algum problema de ficar com o pino e a coroa sem esse restinho da obturacao que fica? Ele nao sabe explicar como aconteceu, se tirou demais e nao percebeu. Nao sei. Obrigado.

    1. João, tem problema porque o canal do dente não está vedado, podendo ser invadido por bactérias. Mas se vocês preferirem acompanhar periodicamente, ok.

  147. Olá Ana Tokus, hoje to tão feliz, fui ao dentista, ela tirou o curativo pra ver se nao ia sangrar e nao sangrou, e botou a resina, agora to muito feliz d+++! A dentista falou que nao posso comer nada com corante chocolate, suco de uva, beterraba, beber coca e outros refrigerantes escuros, amanha posso voltar ao normal. Queria saber se posso escovar os dentes normalmente, se nao tem nenhum perigo! Muito obrigado novamente, estou muito felizzz!

  148. Olá Ana, é o Roberto, lembra de mim? Fiz varias consultas no dentista ja, eu tinha 3 caries que nem sabia pq n dava pra ver, hoje dia 08/12 a dentista falou que na proxima consulta ia tentar botar a resina sem sangrar, e pra isso preciso passar o fio dental perfeitamente na regiao onde sangrou, vou fazer isso! Mas e se sangrar, o que vai acontecer?

  149. Olá! Uso aparelho ha 10 anos, sim são 10 anos. Tinha diastema, perdi um pré molar do lado direito superior, perguntei se podia colocar implante, mas o dentista não me aconselhou em nada, troquei de dentista, também pq me mudei; ai com a nova dentista retirei dois sisos do lado esquerdo, minha boca esta torta e sem alinhamento nos dentes da frente por causa da perda desse dente, sera q daria para puxar o siso superior direito para sanar a falta do dente perdido? Ate falei com ela, mas ela desconversa toda a vez q toco no assunto, é porque ela já quer retirar o aparelho e ir para contenção. Me ajuda… abraço.

    1. Fernanda, a extração dos sisos não causaria desvio de linha média… já a falta do pré-molar, sim. Não acho que “puxar” o siso para frente ajudaria você, nesse caso.

  150. Olá Dra. Ana! Olha só… eu tinha uma restauração de amalgama em um molar e fiz a troca por resina. Não sei se isso interferiu em algo, mas agora quando passo fio dental entre esse dente (36) e 37 sinto um cheiro ruim no fio, não preciso nem cheirá-lo, a distancia sinto, como se tivesse resto de alimento ha dias… O que não acontece? rsrs. Nos outros dentes não tem cheiro nenhum. Visualmente não ha nada de errado. Sabe o que pode ser?? Vou falar pro meu dentista, mas queria saber antes uma opinião sua.

    1. Fernando, parece que a nova restauração aumentou a retenção de resíduos alimentares entre esses dentes, não deve ser apenas impressão sua. Ou há alguma sobra de material entre os dentes ou apenas a anatomia da região foi modificada, o que causou esse efeito. Procure ser bem criterioso com a higienização do local até que seu dentista possa verificar o que ocorre.

  151. Olá Dra. Ana!
    Fiz um orçamento em uma clínica, de uma faceta (por conta do meu diastema) e de uma coroa 1o molar inferior (pois estou terminando de tratar um canal). Por enquanto, estou esperando terminar o canal, depois colocar a coroa e por último, a faceta! (Sugestão do dentista) Esse canal está dando problema, e pelo visto, vai demorar… Seria possível eu fechar meu diastema antes de colocar a coroa ou é aconselhável colocar a coroa primeiro? (Ou um não interfere no outro?) Estou pensando em marcar uma consulta e fechar logo esse diastema que me incomoda tanto! E, aproveitando, ele me propôs fechar com a faceta pois minha mordida é certa e os dentes são alinhados, o único problema é mesmo o diastema. Mas muitas pessoas me dizem que seria melhor o aparelho pois a faceta irá escurecer com o tempo e terei que ficar trocando. O que vc geralmente aconselha nesse caso? Obrigada desde já. Adoro o seu blog e você é super simpática!

    1. Lara, nesse caso não tem problema, dá pra fazer a faceta antes do bloco. Uma faceta em porcelana pode durar vários anos sem qualquer alteração de cor, mas realmente, em Odontologia, nada é totalmente definitivo. Qualquer restauração ou prótese precisará um dia de “manutenção”. Fechar o diastema com aparelho também é uma opção, se você estiver disposta a se submeter a um tratamento ortodôntico, é uma solução menos invasiva.

      E obrigada. 🙂

  152. Oi doutora, hoje comecei a intercuspidaçao, porem quando cheguei em casa e fui tirar o elásticos eu não consegui colocar do mesmo jeito que a dentista colocou, achei muito difícil, nos dentes da frente ela colocou o elástico em forma de losango, nos dentes laterais ela trançou os elásticos, ta muito difícil pra eu fazer assim, posso colocar os elásticos laterais também em forma de losango?

    1. Não Isabely, você tem que colocá-los exatamente como a sua dentista mostrou. Se você não entendeu, procure-a pra ela explicar novamente.

  153. Eu tenho uma dúvida em relação ao siso. Será que dá pra fazer ao contrário desse exemplo, ao invés de o siso movimentar-se, pode movimentar o molar pra ocupar o lugar do siso, para dar uma retraída na arcada superior?

    É que o meu problema é classe II, sou meio dentucinha. Eu tenho a opção de extrair os pré molares superiores. Sendo, que meu casamento é dezembro do ano que vem, tenho medo de os espaços nao serem fechados até lá.

    Tenho medo também de envelhecer, prejudicar a estética facial por conta das extrações. Eu tenho quase 21. Será que vai mudar muito a minha face? Nao sei se vale a pena. Me ajude, por favor.

    Grata!

    1. Raquel, em tese isso é possível, sim. O problema é que, se a ideia é retrair os dentes anteriores, seriam muitos dentes pra retrair (incluindo pré-molares e molares). Quando se extraem os pré-molares, os dentes a serem “puxados” são apenas os anteriores (incisivos e caninos), o que torna a movimentação mais rápida e menos trabalhosa. As extrações só prejudicariam sua face se fossem mal indicadas.

  154. Dra. Ana,
    Tenho uma duvida que não está relacionada com o post.
    Sempre que eu como algum alimento acido, aparecem umas “feridas” na minha boca (língua, gengiva e bochechas), com a aparecia de uma queimadura leve. Gostaria de saber se procurar um periodontista é a melhor opção.

    1. Laura, essa é uma consequência comum da ingestão de alimentos ácidos, algumas pessoas têm predisposição a desenvolver aftas ao ingerir alimentos e bebidas mais ácidas. Qualquer dentista pode ajudá-la, inclusive um periodontista.

        1. Dra, Ana,
          Fui na minha consulta com a periodontista. Ela propôs algumas soluções para o meu problema, acho que essa parte está resolvida. Mas além disso, ela disse que eu deveria fazer uma “plástica” para corrigir o contorno gengival e evitar uma futura exposição de raiz. Já marquei pra fazer depois das férias. O que eu gostaria de saber é se o pós-operatório costuma ser complicado.
          Muito obrigada pela sua atenção. 🙂

  155. Esse é basicamente meu problema. Também perdi um molar inferior (o n° 38 segundo a panorâmica) quando tinhas uns 11 anos, tenho 23 agora. Agora estou usando aparelho ortodôntico e estou bem preocupada. Meus dentes inferiores, devido o espaço do dente perdido, andaram para esquerda, ficando “mais pra lá do que pra cá”. Contudo, os dentes inferiores da frente acredito que já estão no lugar, já estão centralizados com os superiores. Minha preocupação é com os dentes do lado esquerdo, além da ausência de um dente, o primeiro dente após o canino com retração gengival (coisa que não tinha antes do parelho, pois fiz uma consulta com um odonto antes e estava tudo ok, só fiz uma limpeza de rotina) e o molar está meio inclinado. Esse dentes ainda faltam ser puxados para sua posição. Já questionei a respeito do que será feito em relação ao dente perdido, não obtive resposta. Ele não deveria me explicar a respeito, se será puxado o siso que já nasceu ou se eu deveria fazer um implante? Estou com muito receio de prosseguir meu tratamento, o sonho dos dentes alinhados virou pesadelo.

    1. Clara, sem dúvida… seu ortodontista precisa esclarecer se pretende fechar o espaço ou se está considerando que você vai fazer um implante após o tratamento ortodôntico. Até pra você se “programar”, né?! Converse com ele. O seu dente perdido não deve ser o 38, mas o 37 ou 36. O 38 é o siso, a perda dele não causaria um espaço a ser fechado. Mas por ser inferior, como explico no texto, a movimentação pra fechar o espaço é mais complicada… então provavelmente o mais indicado é fazer implante, mesmo.

      1. Os sisos ainda não extrai nenhum, estou adiando enquanto posso. Pesquisando umas matérias na net, penso que é o 1° molar. Sendo o 1° molar, é muito pior ou não? Pq teria que puxar o 2° molar para o lugar do 1° e depois o siso, ou não? Ana, o 1° pré-molar inferior esquerdo está com retração gengival, comecei notar a gengiva um pouco afastada uns 6 meses atrás, e parece que piorou nos dois últimos meses. O meu canino inferior esquerdo está longe dos incisivos e longe do 1° molar. Com isso o canino indo para sua posição correta, terá um espaço aí de uns 0,5cm 0,06cm mais ou menos para o 1° molar se movimentar, fico pensando se a raiz/gengiva aguenta estando com retração? Ao menos, não há inflamações ou sangramento no lugar. Ah, e obrigada por compartilhar seu conhecimento conosco! Bjus!

        1. Se for o primeiro ou o segundo molar, é o caso que descrevo no post. Se for o primeiro é mais difícil ainda, pois teria que “puxar” o segundo e o terceiro molares. A movimentação não vai, necessariamente, aumentar a recessão gengival do seu pré-molar, depende do motivo dela, também. Seu ortodontista terá que ficar atento a isso.

          Fico feliz em ajudar. 😉

          1. Estou meio confusa! No laudo da radiografia panorâmica que fiz ha pouco mais de um ano está escrito “ausência do elemento 38”, não aparece escrito outra “ausência”. Pelo que entendi esse é o siso inferior esquerdo, correto? Entretanto, o que me falta é o 1° molar esquerdo que extrai quando tinha 11 anos como dito anteriormente. O siso inferior esquerdo está completamente nascido. Eles trocaram os dentes 1° molar com siso no laudo, só pode? Esse erro é comum ou bem grotesco?

          2. Pode ser que o 38 – sim, é o siso inferior esquerdo – realmente esteja ausente, que ele nem tenha se formado dentro do osso, o que chamamos de agenesia. Ou você tem 2 dentes depois do espaço? Aí seria o 37 e o 38, mesmo. Não diria que é um erro “grotesco”, pode ter sido só erro de digitação, mesmo. Ate porque essa é só uma descrição da presença de dentes, e não a indicação de alguma anormalidade encontrada.

  156. Dra., eu tenho os incisivos superiores muito projetados para frente, aproximadamente 10 mm. Comecei a fazer tratamento ortodôntico quando senti um deles apresentando mobilidade. Troquei de dentista porque a primeira se mudou para outro estado, e descobri após apresentar nova documentação para a minha nova dentista que esses dentes estão com uma grande perda óssea, de forma que inviabiliza a movimentação com aparelho.

    Eles me incomodam demais, não consigo utilizados para mastigação, além, é claro, da estética horrível. Como na consulta ela citou por cima que futuramente era bem provável que eu perdesse esses dentes, pensei em casa numa possível solução, extraí-los e colocar implantes. Em sua experiência, você já viu algum caso do tipo, acha que daria certo? E com esses dentes implantados na posição correta, seria possível movimentar os demais para melhorar a mordida?

    Só pra constar, já marquei com a especialista. Mas a consulta é só semana que vem e eu sou ansioso, hehehe.

    Parabéns pelo blog.
    Abraço.

    1. Fabiano, a primeira coisa é determinar a causa dessa perda óssea. Se você tiver um problema periodontal (nos tecidos de suporte dos dentes, osso e gengiva) ativo, realmente não dá pra usar aparelho. Mas se a perda óssea está estabilizada e não há um problema periodontal em curso, é possível movimentar esses dentes com aparelho, sim. Por isso, eu acho que vale a tentativa de usar aparelho… se por acaso houver mais perda óssea e ficar inviabilizada a permanência desses dentes na boca, ok, pelo menos você tentou. Por que partir logo pra extração e implante se há uma esperança? A não ser que você não esteja disposto a tentar ou seu dentista contraindique MESMO, aí dá até pra pensar em fazer logo as extrações e instalar implantes. Sim, dá pra instalar os implantes e depois fazer o tratamento ortodôntico normalmente, desde que o espaço pra fazer os implantes esteja preservado, porque os implantes não podem ser movimentados… uma vez instalados, ali ficam.

      1. Meus incisivos apresentam, além da perda óssea, calcificação pulpar. Acho que vai ser o implante mesmo. =

        Mas obrigado pela resposta!

        1. Calcificação pulpar não impede a movimentação dos dentes, só seria um problema em caso de necessidade de tratamento de canal.

  157. Vou procurar sim Dra. Mas esse processo de mover o segundo molar demora em média quanto tempo?
    Obrigado e parabéns pelo ótimo site!!!!

    1. Não há “média”. Cada caso é um caso, e pode ser que nem seja uma opção no seu. Geralmente é uma movimentação complicada e demorada (meses, anos…).

  158. Olá Dra., tenho 17 anos e extrai meus dois primeiros molares inferiores e um superior. Meu sisos ainda nem nasceram. Posso usar o aparelho?

  159. É exatamente o que estou precisando. Perdi o meu molar na adolescência e isso implicou até o ‘abaixamento’ do dente superior a ele. Ou seja, tá uma bagunça aqui, rs. Minha ortodontista ainda não decidiu se dá pra puxar o siso ou se opta pelo implante. Além desses, tenho menos dois dentes na frente e tenho medo de não ter $$ para todo esse tratamento. Mas a minha autoestima…
    O que me aconselha, dra?

    Aah, e parabéns pelo blog. Me ajudou muito!

    1. Mônica, se o dente perdido é inferior, trazer o siso pra frente é BEM complicado e trabalhoso. Eu acho que o melhor seria pensar num implante ou num prótese fixa depois de concluído o tratamento ortodôntico.

      Bom poder ajudar. 😉

    1. Maria, depende… que dente? Seu dentista disse que iria fechar esse espaço com o aparelho? Se sim, pode ser usado o elástico corrente ou outro dispositivo pra fazer o fechamento. Depende do que o seu dentista pretende.

  160. Help!!! Não tem nada a ver com o assunto. rs
    Coloquei aparelho há duas semanas e meus dentes estão amarelos. Faço a higiene direitinho, passo fio dental 2x por dia e eles estão muito amarelos! O que eu faço? Vou pedir pra retirar o aparelho, pois não dá pra fazer clareamento com ele. Com o aparelho os dentes ficam muito mais visíveis e é notório o amarelado! 🙁

    1. Deb, esse amarelado surgiu de uma hora pra outra? Isso é inesperado. Você mudou algum hábito de alimentação? Tem conseguido higienizar direitinho? Você fuma?

      1. Já era um pouco amarelado sim, mas com a colocação do aparelho parece que piorou. Não mudei hábitos nenhum e nunca fumei, e sim, faço a higienização até melhor do que antes! rs. Quais cores disfarçam mais esse “amarelado”?

  161. A melhor escolha que tive foi em NÃO fazer a mesialização dos meu 47 e 48, teria que retirar o que restava do 46 como meu orto queria após 5 anos de tratamento. Isto aos 22 anos. Hoje estou com coroa metalfree e pino no 46. Não precisei fazer implante. Depois de consultar mais 3 profissionais tomei esta decisão.Tenho 45 anos. Um abraço.

    1. Sem dúvida, Andrea! Se as raízes do 46 eram viáveis – e eram, pelo seu relato -, você fez a melhor escolha. É o que eu faria em mim. Abraço!

A área de comentários / perguntas está fechada. Agradeço a compreensão.

No plantão: Ana Tokus

Cirurgiã-dentista graduada pela Universidade Federal do Paraná, especialista em Radiologia Odontológica e Imaginologia pela ABO-PR, convicta de que medo de dentista se combate (também) com informação. Diva-Boss do OdontoDivas e autora do Blog Raios Xis. Twitter: @AnaTokus e @medodedentista