Dor de Dente. Que Remédio Tomar?

Quando a dor de dente aparece, não é de se surpreender que a pessoa vá atrás de um remédio. Só que, pra saber o remédio certo (e se é caso pra remédio), é preciso saber a causa da dor. E pra saber a causa da dor, só procurando um dentista.

Estando isso entendido, acho útil esclarecer pra que servem as categorias de medicamentos mais comuns prescritas no consultório do dentista. São elas:

  1. Analgésicos: são remédios que diminuem ou interrompem certas vias de transmissão nervosa, acabando com a sensação dolorosa. Existem muitos tipos de analgésicos, que agem de várias formas, mas usa-se o termo para designar qualquer membro do diversificado grupo de drogas usadas para aliviar a dor. Em resumo: analgésico diminui a dor.
  2. Anti-inflamatórios: são medicamentos que combatem a inflamação dos tecidos. A inflamação consiste numa série de eventos que o nosso organismo desencadeia (dor, calor local, vermelhidão e inchaço) quando se sente agredido, ou seja, a inflamação é um mecanismo de defesa, não é uma coisa ruim em si. Quando se extrai um dente, por exemplo, a cicatrização da gengiva envolve um processo inflamatório, o que é normal e esperado. O problema é que muitas vezes os sintomas da inflamação (entre eles a dor) são exagerados, e por isso se recomenda anti-inflamatórios (que acabam, direta ou indiretamente, atuando sobre a dor também). Existem vários tipos de anti-inflamatórios, pra diferentes fins. Em resumo: anti-inflamatório combate a inflamação.
  3. Antibióticos: são remédios usados pra combater infecções. Essas substâncias interagem com microrganismos que atacam o organismo humano no sentido de matá-los (bactericidas) ou paralisá-los / inibir sua reprodução (bacteriostáticos). Em resumo: antibiótico combate a infecção.
Pode puxar!

Pode puxar!

Tendo em mente as definições acima, fica claro que se você tem uma dor de dente é preciso entender o motivo pra tomar o melhor remédio. Às vezes há dor, mas não há inflamação. Às vezes há inflamação, mas não há infecção. Às vezes há infecção mas não há dor. Mas a verdade mais importante é que nenhuma dor pode ser eliminada sem que a causa dela seja removida… e aí entra o dentista.

Dor de dente não é doença, é um sintoma. E a doença pode ser cárie, gengivite, pericoronarite, doença periodontal, pulpite, etc.. E o único profissional capaz de identificar e intervir pra remover a cárie, tratar a gengivite ou fazer um canal, é o dentista.

Enfim, pra cada uma das três categorias de medicamentos citada existe uma infinidade de tipos de remédios. O analgésico que serve pra um tipo de dor de dente, não serve pra outro. O antibiótico que trata infecções gengivais é diferente daquele usado em problemas de canal, por exemplo. E o mais importante: nem todo mundo está apto a tomar qualquer medicamento. Por isso, a avaliação clínica e a anamnese (aquele monte de perguntas que o dentista faz) é essencial pra prescrever um remédio com segurança. Qualquer coisa fora disso, é chute.

Enfim, é compreensível que na falta de atendimento adequado (no meio de um feriado, por exemplo) quem tem dor de dente tome um analgésico. Se você pretende fazê-lo, é um direito seu, mas faça-o por sua conta e risco. Apenas entenda que qualquer remédio que você tome (por conta própria ou por conselho de terceiros) vai no máximo aliviar a dor por um certo tempo. Ir ao dentista, em caso de dor de dente, é inevitável.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

No Plantão: Ana Tokus

Cirurgiã-dentista graduada pela Universidade Federal do Paraná, especialista em Radiologia Odontológica e Imaginologia pela ABO-PR, convicta de que medo de dentista se combate (também) com informação. Diva-Boss do OdontoDivas e administradora da OdontoPédia. Twitter: @AnaTokus e @medodedentista Veja todos os posts de Ana Tokus
Postado em: Farmacologia | Marcadores: , , , ,

76

  1. Boa tarde Dra.
    Acompanho seu blog faz tempo, e gosto bastante. Sempre vejo as pessoas tirando duvidas aqui e você sempre é muito atenciosa, então, hoje resolvi perguntar também.
    É o seguinte: estou fazendo tratamento de canal no 1o molar inferior direito. Ja faz um tempinho, e no dia que minha dentista marcou para fechar o canal, disse que nao poderia fechar pq estava com secreçao, entao marcou pra outro dia. Voltei, para fechar, e mais uma vez estava com secrecao. Ela colocou um remedio, e marcou pra outro dia. É normal essa secreçao? E ah, toda vez que é pra ser a “ultima sessao” eu sinto muita dor qd ela coloca tipo uma lima diferente, tem uma cor diferente… não sei explicar, mas que ela só usa quando vai fechar o canal. DOI MUITO! Mas durante o tratamento, nunca senti dor. Só quando ela vai fechar. É normal? Aguardo muito sua resposta. Muito obrigada.

    • Arthur, acontece. Seu dente está liberando o pus da infecção (abscesso), por isso ainda não dá pra fechar. A dor que você sente provavelmente é por causa do fechamento com o curativo, que cria uma “pressão interna” no dente.

      E obrigada, fico feliz em ajudar. :)

  2. Dra, não sei se entendi errado o que leio sobre saúde, mas que eu saiba, antibiótico combate bactérias. Pensei que não tivesse nenhum efeito contra vírus. Na sua definição, antibióticos servem também contra vírus e fungos. Por quê?

    • Paulo, você tem toda razão. Da forma como eu tinha colocado deu a entender que infecções por fungos e vírus também são tratadas com antibióticos, mas não, apenas as infecções por bactérias. Os antibióticos “interagem” sim com esses organismos, como eu disse, mas não quer dizer que eles sejam mortos por antibióticos. Os vírus nem são considerados organismos vivos, então nem poderiam ser mortos, e os fungos, dependendo do tipo de antibiótico, são até beneficiados por ele, já que a eliminação de bactérias pode abrir espaço pra uma infecção fúngica. Enfim… removi do texto os parênteses em que eu citava esses outros organismos pra não dar confusão. Agradeço o alerta. Abraço! :)

  3. A minha dentista pôs um curativo no meu primeiro molar mas ta doendo muito, isso é normal?

    • É comum, Marcleide. O dente “inflamado” e fechado com curativo pode doer por causa da “pressão interna” que ocorre por causa da atividade das bactérias. A ação imediata é trocar o curativo, e a solução é tratar o canal do dente. Procure sua dentista e relate esses sintomas.

  4. So posso ver minha dentista segunda por q estou sem dinheiro, como faço para aliviar a dor?

    • Você pode tomar um analgésico a que esteja habituada. Mas não é garantia de que a dor vá passar, via de regra o dentista precisa intervir.

  5. Boa tarde, estou com um curativo provisorio no dente, hoje de manhã fui na emergencia pois estava doendo e não abriram o dente so me deram amoxicilina para tomar… ja tomei mas ainda estou com dor, o que fazer?

    • Luzia, a amoxicilina, embora trate a infecção, não elimina a dor. Pra isso é preciso um analgésico. O ideal seria trocar o curativo. Procure um dentista.

  6. Olá, to sem grana e só posso ir ao dentista daqui 2 semanas, e já tem 2 semanas que estou tomando nimesulida e ibuprofeno. Isso é perigoso? Ou posso continuar tomando até lá?

    • Yáh, não recomendo. Não é bom ficar tomando anti-inflamatório assim de forma contínua. Mas você pode tomar um analgésico a que esteja acostumado e correr no dentista assim que der!

  7. Olá, me chamo Jonilson e queria saber se: quando extrai um dente (último dente inferior) não sei o nome que se dá, ele nasce novamente? Extrai em 2003, isso é normal?

    • Jonilson, e ele nasceu de volta? Qual a sua idade?

      • Desculpa, tenho 31 anos e na época da extração tinha 20 ou 21 anos, não me recordo exatamente.

        • Então certamente o seu dente já era permanente e, portanto, não nascerá outro no lugar.

  8. Oi, extrai uma raiz de um dente faz um mes, mas agora esta doendo muito naquele buraco e o dente do lado tbm esta doendo demais, e o de tras tbm, ou seja, o buraco esta entre os dois dentes, o q eu faço pra amenizar a dor ?

    • Gilsimar, procure seu dentista e relate esses sintomas. Pode haver uma infecção, por exemplo. É preciso reavaliar.

  9. Bom dia!

    Dra., tinha feito perguntas nesse site sobre fístulas, ainda continuo com ela, tomei antibiótico e anti-inflamatório, o antibiótico eu tomei por 7 dias, o anti-inflamatorio eu tomei só 2 dias, eu passei em um dentista particular só pra fazer uma avaliação do meu raio x que a dentista do convênio pediu, terminei os remédios segunda-feira, e terça e quarta-feira me deu diarreia, seria do medicamento? Não confiei mais em voltar na mesma dentista do convênio, pois o dentista particular olhou meu raio x e disse que aquela fistula que esta no meu dente é por causa que a dentista não fez a limpeza de canal direito, só fez até a metade, e por isso está cheio de bactérias, eu estou sentindo muita dor, só que também descobri que tenho uma cárie enorme dentro da raiz em outro dente, começou a doer depois que eu usei o enxaguante com clorexidina, e o pior é que eu sou alérgica a esse produto, bochechei 2 dias e na ponta da língua ficou toda vermelha e com bolinhas, chega as vezes até dar aftas, mandou usar 10 dias 2x ao dia, não tem outro enxaguante que faça o mesmo efeito, para gengivite? O dentista me disse também que estou com periodontite, e passei em 2 dentistas fora do convênio pra saber a opinião, e cada um falou diferente, a Dentista me disse que eu tinha que extrair os dois dentes do siso porque está meio deitado para o lado, e também arrancar um dente de tras que está mais comprido por eu não ter dente embaixo, teria necessidade de arrancar? E também disse que eu teria que fazer retratamento do canal, mas pode fazer retratamento com a fistula? Mas eu prefiro arrancar, pois é menos custo e pelo convênio não confio mais, e o outro dente que está com a cárie enorme ela disse que teria que ver, porque talvez tinha que ser canal, mas eu quero extrair também. O outro dentista disse que não precisaria extrair os dentes do siso, mas eu sinto dor em um deles quando vai água fria, é normal? E o outro dente que eu fiz canal ele disse a mesma coisa, que teria que fazer retratamento, mas não quero fazer mais, e ainda o dente do canal esta meio mole, o ideal não é extrair mesmo? Como eu disse, eu tive diarreia com a medicação eu acho, mas foi uma vez em cada dia que foi terça e quarta, será que eu posso estar extraindo o dente mesmo esta semana? Não estou aguentando a dor nesse dente que está com a cárie, será que foi o enxaguante que provocou a dor? Como já disse em um comentário anterior que eu tinha muita arritmia, todas as anestesias mexem com o coração? Meu cardiologista sempre manda eu usar anestesia sem vaso constritor, qual a diferença ? São dois tipos de anestesias ou tem mais? Estou com muito medo de extrair o dente. Queria saber também, que eu fiz exame uma vez minha glicemia deu 101, tem algum problema em extrair os dentes, sempre que fazia o exame dava 84 de glicemia, mas esse ultimo deu 101, até quanto de glicemia o dentista pode extrair, eu não tenho diabetes porque faço exame sempre e só dessa vez deu um pouquinho alterado, e também não dá tempo de fazer outro exame, pois estou com muita dor, fiz depois na farmácia o teste outro dia deu 84, pode também tomar anestesia depois de ter tomado antibiótico e anti-inflamatório ou tem que dar um tempo? E se eu for arrancar os dentes, qual seria melhor arrancar primeiro, o que está com a cárie ou o que eu fiz o canal e está com a fístula, mas ainda continua vermelho e com pus e inchado, não tem problema de arrancar? Depois de quantos dias pode arrancar o outro dente? Por favor me ajude estou muito preocupada, se puder me responder logo eu agradeço! Obrigada!

    • Berenice, QUANTAS PERGUNTAS! O.o

      1. Sim, é possível que a diarreia seja consequência do antibiótico. Esse costuma ser um efeito colateral.

      2. Não, pra gengivite a clorexidina é o melhor enxaguante bucal. E só porque você teve algumas aftas, não quer dizer que você seja alérgica… é só uma pequena reação local.

      3. Se a dentista indicou a necessidade de extração, não tenho razão, pelo seu relato, pra duvidar dela. Se o dente está extruído (“cresceu”) e você tem problema periodontal, deve ser necessário extrair, sim. Tudo depende do suporte ósseo disponível.

      4. Sim, pode fazer retratamento com presença de fístula. Durante o tratamento ela vai desaparecer. Não é questão de você “preferir” arrancar, cada caso tem uma indicação e vale a avaliação do dentista. Se você extrair o dente, terá que usar prótese… resolve um problema, arranja outro.

      5. Sentir dor num dente com água fria pode ser normal, sim. É preciso avaliar com mais critério pra definir se há alguma alteração.

      6. Não é porque um dente dói que o “ideal” é extraí-lo. Pelo contrário: se há como salvá-lo, esse é o ideal.

      7. Mesmo com diarreia é possível extrair um dente. Uma coisa não tem nada a ver com a outra.

      8. Não, certamente não foi o enxaguante que provocou a dor.

      9. Anestesias locais não “mexem com o coração”. É que as anestesias convencionais contêm uma substância chamada “vasoconstritor”, que serve pra anestesia ficar mais tempo no local da aplicação e, portanto, ter efeito mais prolongado. Quando o dentista detecta no exame / anamnese motivo pra não usar um anestésico com vasoconstritor, ele usa sem. Tipos de anestesia há bastante, várias substâncias, e cada uma delas pode ser associada ou não a vasoconstritores.

      10. Se sua glicemia em jejum deu 101 apenas 1 vez, não quer dizer que você tem diabetes, mas talvez tenha tendência a desenvolvê-la, por isso é bom ficar de olho. Se você não tem diabetes é possível fazer extrações sem problema e, se tivesse, bastaria que ela estivesse compensada (“tratada”).

      11. Mesmo tomando anti-inflamatório e antibiótico, pode tomar anestesia normalmente.

      12. Sobre qual dente extrair antes: como disse antes, primeiro é preciso verificar se há indicação de extração. Havendo, a prioridade é de se extrair o que está doendo e/ou que está com infecção. Se houver necessidade de tomar alguma medicação pra controle da infecção antes extrair o dente, seu dentista prescreverá. É ele quem decide se é possível ou não realizar a extração em determinado instante.

      13. Numa mesma sessão pode-se extrair vários dentes, não é preciso fazer um por vez. Depende do caso e do julgamento do dentista.

      UFA. :)

  10. Eu tenho uma infecção no dente, o dente partiu, um dos de de trás, e ficou só raiz la dentro, ficando assim um buraco semi-aberto e dói-me, e ganhou abscesso tanto dum lado como do outro da gengiva, eu procurei um dentista e ele receitou-me um antibiótico amoxicilina, mas mesmo assim continua a doer e continuo com o abscesso, é normal? Visto que é antibiótico n devia aliviar a dor e começar a passar? Ja vou no 3 dia e nao vejo melhorias! Gostava de saber se é mais complicado e doloroso tirar uma raiz ou se é menos doloroso e mais facil tirar do que um dente todo intacto ?

    • Marisa, embora o antibiótico trate a infecção e, de forma indireta, colabore pra diminuir os sintomas, o medicamento indicado pra diminuir a dor é o analgésico. Não é doloroso extrair nem raízes nem dentes inteiros, em ambos os casos o procedimento é feito com anestesia. Do ponto de vista da dificuldade, em princípio a raiz é mais difícil de ser removida, mas para o paciente não muda muito… a dificuldade fica para o dentista. ;)

  11. Bom dia dra., estou com dor de dente ja ha 2 semanas, ta doendo muito, so estou a tomar anafrana, mas nao passa, qual medicamento q posso tomar?

    • Natalia, como você já percebeu, remédio não resolve dor de dente. É preciso procurar um dentista pra eliminar a CAUSA da dor.

  12. Abri o canal segunda-feira, nao dormi a noite inteira de tanta dor, tomei remedios e nada. Na terça, nada de a dor passar, pensei que fosse normal e não fui na minha dentista, mais uma noite sem dormir. Na quarta fui e ela tirou o curativo, doeu mais ainda. Hoje pela manhã, voltei la, ela colocou aquela “broca” pq o canal poderia estar entupido, e a dor nao passou ainda. Estou tomando amoxilina e nimesulida desde segunda qndo comecei o tratamento e analgesicos, mas a dor não passa. Isso é normal? O que pode ser? Obgd e parabens pelo blog.

    • Bruno, não chamaria de “normal”… mas dada a situação, é esperado. Você está passando pela fase aguda de uma infecção, um provável abscesso, e isso pode ser BEM dolorido. O problema não é o tratamento em si, mas a severidade do sintomas do abscesso. Com a continuidade do tratamento, isso vai se resolver.

  13. Olá Dra. estou com muita dor de dente. Fui ao dentista e ela abriu o dente, me mostrou um sangramento, colocou medicação e fechou. Pediu para tomar amoxilina e tylex. E voltar depois de uma semana. Só que a caixa do tylex acabou e eu continuo com dor. Essa dor é terrível, constante. O que eu tomo para dor? E tenho outra dúvida! O canal não pode ser feito, tem que esperar mesmo uma semana tomando amoxilina, para a inflamação acabar e só depois fazer o canal? Fico me perguntando porque ela não faz logo esse canal, o porque tem que esperar se eu estou sentindo dor!!!

    Obrigada por tirar dúvidas! Por nos dar mais informações!

    • Vanessa, se o analgésico que você está tomando não está funcionando, creio ser necessário fazer um novo curativo. Dá pra tratar o canal, sim, o que não dá é pra concluí-lo enquanto você sente dor… e nem sempre é possível tratar um canal em sessão única, também. Com a medicação e a troca do curativo, a dor vai diminuir. Procure sua dentista.

  14. Abri um canal terça feira, pois meu dente doia muito apesar de não ter nenhuma cárie, porém a gengiva estava bem retraida. A minha dentista falou que a lesão foi causada por um trauma, no 1 procedimento colocou o curativo e fechou, quando o efeito da anestesia passou a dor voltou bem mais forte. No dia seguinte retornei e ela retirou o curativo, fez um raio x e deixou o dente aberto, e ele continua doendo. Estou tomando buprovil desde domingo a cada 8 horas, durante o intervalo da medicação a dor alivia, contudo volta, meu retorno a dentista é terça feira. Minhas dúvidas: o procedimento do tratamento está correto? Será que vaí dar p salvar o dente? É normal ele continuar doendo durante todo esse tempo? Obrigada pela atenção e parabéns pelo execelente blog!

    • Alessane, na verdade ainda não foi feito nenhum tratamento, apenas medidas de urgência. O próximo passo é tratar o canal, só assim a dor vai parar. Considerando os sintomas e o fato da sua dentista ter deixado o dente aberto, você está passando pela fase aguda de um abscesso. Não vejo razão alguma pra você perder seu dente.

  15. Dra, eu fui ao dentista pq tava com uma cárie no esmalte, ela ainda nem doia, só tava escurinho… Restaurei o meu dente ontem e notei que comecei a sentir uma leve sensibilidade, as vezes quando estou comendo. Isso é nomal?
    Há algum artigo do seu blog que fale sobre isso?

    • Bruna, eu toco nesse assunto em vários textos, mas acho que não há um texto específico sobre o tema. O que ocorre é que as substâncias usadas durante a confecção de uma restauração (ácido, adesivo e resina) têm potencial irritativo para o “nervo” do dente. Então é comum que haja uma sensibilidade no dente depois da restauração feita. Essa sensibilidade costuma durar alguns dias. Se persistir, procure seu dentista pra reavaliar.

  16. Grata pela atenção Ana, me sinto bem mais aliviada. Tenha um ótimo fds!

    • ;)

  17. Queria te fazer uma pregunta, eu fiz um canal no dente tem 2 meses ou 3, mas esta doendo muito e esta inchando a gengiva, você sabe algum remedio para eu tomar ou uma dica??

    • Lorraine, a dica é: procure seu dentista pra reavaliar. É preciso verificar o que está acontecendo, tomar qualquer remédio apenas iria “mascarar” os sintomas, não resolveria o problema.

  18. Ola Doutora, fiz uma obturacao e nao aguento de tanta dor, ja faz algum tempo, o que faco? Obrigado.

    • Maria, procure seu dentista e relate o problema. Talvez seja o caso de remover a restauração e ficar durante alguns dias com um curativo. Se o dente responder bem, afasta-se a possibilidade de tratamento de canal.

  19. Bom dia, eu estou com um dente inflamado onde se criou uma bolha em cima da gengiva, no qual esta bem inchado, interno e externo da boca, e doi bastante, e dentista so posso ir no proximo mes, qual remedio poderia me indicar ?

    • Não poderia indicar nenhum, Thiago. Infelizmente. Não tenho como prescrever medicação via Internet, é preciso examinar o paciente e, via de regra, problemas dentários não se resolvem apenas com remédios. É preciso o dentista intervir. Procure um dentista pra avaliar se é caso restauração, canal, extração, etc..

  20. Drª boa noite, extrai um siso inferior direito, estava incluso e a cirurgia foi rápida e tranquila, não tive hemorragia. Porem depois de 7 dias estou com uma dor absurda na maça do rosto e ouvido do lado da cirurgia, minha dentista passou amoxicilina 500mg de 8 em 8 hrs e ibuprofeno, não consigo abrir muito a boca e o analgesico esta pouco efetivo. Fiz uma panoramica hoje e a dentista falou que a recuperação esta dentro do normal. Gostaria de uma opinião sua e se vc poderia me passar uma associação de analgesicos mais efetivo.

    • Fernando, se não há infecção, seu caso é de sintomas pós-operatórios mais intensos, mesmo. Realmente, seria preciso trocar a medicação analgésica e/ou a dose. Mas quem tem que fazer isso é a sua dentista, que examinou você e conhece o caso. Não há como prescrever via Internet. Procure sua dentista e relate o problema.

  21. Meu dente doi muito, fui ao dentista, ela drenou e passou anti-inflamatório, não adiantou, começou a doer mais ainda, não adiantou voltei ao dentista e me receitou antibioticos, tomei por 10 dias, só que o capeta voltou a doer e estou com medo do dentista.

    • Ana, pelo que entendi você fez um curativo endodôntico (abriu o dente pra canal). Enquanto o canal não for tratado, há chance do dente voltar a doer… isso porque a causa da infecção não foi removida, ainda. Portanto, sugiro o tratamento de canal assim que possível. Quanto antes, melhor.

  22. Bom dia, Dra… tudo bem?
    Não sei se ira lembra de mim, mas faz uns 3 meses q tive um abscesso no rosto e tive q drenar o pus, entao, tive q fazer canal, mas a dor era tanta q o dentista optou por arrancar, e dia 18 de agosto fui tirar, fazendo 3 meses da outra cirurgia, foi o pior dia da minha vida, alias, os dois piores, arranquei mas senti tanta dor q chorei e depois ainda teve q curetar, doeu d+, mas Deus eh tao bom q qdo acabou de curetar passou a dor e não senti mais nada, a recuperação foi ótima, sem dor, sem nada, a dentista me explicou q senti dor por causa da infecção q não estava sendo combatida, estava a base de antibiótico desde 1 de maio. Passados 5 dias, to ótima.
    Q Deus abençoe sua vida e continue fazendo o bem pq o mundo precisa de pessoas como vc.
    :o)

    • Bom saber, July! Fico feliz em ter ajudado de alguma forma. :)

  23. Dr(a), fiz um canal na sexta feira, primeira sessão, sinto um dor apesar de tomar o amoxilina e o dorflex. A dor não passa, minha gengiva está inchada e já estava assim quando fui na dentista, será que ela tinha que ter passado remédio p desinflamar antes de iniciar o canal, a consulta de volta e só quinta, eu posso tomar anti-inflamatorio até lá?

    • Júnior, quem julga a necessidade de tomar qualquer medicação antes, durante ou após o tratamento é o dentista. Apenas pela sua descrição não posso afirmar essa necessidade. Entre em contato com a sua dentista e confirme com ela se você deve tomar algum remédio.

  24. Boa noite Dra. Eu estou sentindo dores muito fortes… Não consigo comer, beber nada, que dóoi muito… Inflamado demais… Tem dias que eu nao consigo dormir. Minha bochecha ta inchada. O dente ta quebrado. Já fui no dentista, e ele só passa Amoxicilina ou Nimesulida. As vezes gasto muito com remedios. Passa a dor e depois de 1hs volta pior do que está. Dente inflamado é bom arrancar ou esperar ficar melhor e arrancar?? Abraços.

    • Débora, seu dentista disse que é preciso extrair? Não dá pra tratar o canal? Se não der – o que seria melhor -, com a infecção / inflamação sob controle já dá pra extrair. Não dá pra ficar tomando remédio “pra sempre”, né?!

  25. Bom dia, Dra.

    Excelente blog!

    Gostaria de tirar uma dúvida:

    Antes de ontem fui a dentista para fazer canal, mas no mesmo dia só deu tempo para ela abrir um pequeno orifício em meu molar, e extrair alguns nervos do local. Ela fechou o buraco com uma massa branca.

    Fiquei de retornar lá para ela fazer a instrumentação, porém sinto muita dor no local. Fico receoso dela não ter retirado todos os nervos ou ter infiltrado algo no dente.

    Como devo proceder?

    Att,

    Gabriel Matarim

    • Gabriel, pelo que percebo sua dentista fez um curativo endodôntico, que é uma medida de urgência, a abertura e uma “limpeza inicial” dos canais do dente. É bem provável que ainda haja algum resíduo do “nervo” do dente, afinal o canal ainda não foi instrumentado. A dor que você sente pode ser aliviada com a troca do curativo mas, resolvida, apenas com a conclusão do tratamento de canal. Agora é continuar o tratamento.

  26. Boa noite! Bacana o blog, fiz hj um canal no pre molar, mas estou com dor, aquela dor fina sabe? Quando encosta os dentes de baixo com os de cima… minha dentista n receitou remedios, posso tomar nimesulida? Codeina? Obg.

    • Talitha, entre em contato com a sua dentista pra ela prescrever a medicação!

  27. Bom dia, Doutora estou com o dente da frente doendo. Sinto a raiz latejar, mas aparentemente nao está com carie, percebi que está meio mole também, quando passo a lingua no céu da boca sinto uma pressão no dente. A gengiva está avermelhada no local do dente. O que pode ser?

    • Pode ser problema endodôntico (de canal) ou periodontal (na gengiva), Viviane. Procure um dentista pra avaliar.

  28. Dra., fiz uma restauração no dente 36 e no 37 comecei a fazer canal, só que minha restauração doi muito quando entra ar na boca, quando bebo água e quando como… Ai fiz a restauração numa semana e na outra semana comecei a fazer o canal, só que tomei varias e varias anestesias, só que ainda continuava a sentir muita dor quando ela mexia no dente, só que a dor não era no dente que ela tava fazendo o canal e sim no que tava obturado… Ai hj dia 01/09/14 voltei na dentista para terminar o canal e infelizmente ela deu varias anestesias, ate dentro do próprio dente e entre um dente e o outro, mas a anestesia não pegou nada e senti muita dor, enfim é normal a minha obturação estar fazendo eu sentir essa dor insuportável??? E tbm afeta o dente que ela ta fazendo o canal? Desde já agradeço.

    • Não é normal não, Naira. É possível que o 36 também precise de tratamento de canal. Sua dentista precisa avaliar pra ver o que está acontecendo.

  29. Dra., sinto dor nos dentes toda semana, esses dias estava doendo os de tras do lado esquerdo e agora do lado direito, não aguento mais essa dor, DOI MUITO!!! Que remédio tomo ? (obs: tenho furo no dente)

    • Allison, se você tem “furo” no dente, não tome nenhum remédio… PROCURE UM DENTISTA. Pra acabar com a dor é preciso acabar com a causa dela. No seu caso, parece ser cárie. E não existe remédio pra cárie, é preciso removê-la e restaurar o dente.

  30. Olá Dra.
    Como esta?

    Me falaram da tua atenção especial neste site e resolvi vir aqui fazer umas perguntinhas rs e desde já agradeço.

    Bom, estava com um dente quebrado, o segundo molar, a dentista disse que não precisaria de canal, limpou pq era um dente cariado e fechou com uma resina, acontece que desde de que ela fechou sinto uma dor que incomoda e irradia para os outros dentes e para os nervos do ouvido esquerdo, já tomei inúmeros analgésicos, essa dor passa mas volta depois, quando eu faço compressa com gelo também para de doer.
    Já não sei mais o que fazer, dói muito.
    O que posso fazer até chegar o dia da minha consulta.?

    Abraços.

    • Oi Tati, estou bem :) . O ideal é procurar um dentista assim que possível, em caráter de urgência. É arriscado ficar aguardando o dia da consulta, pode ser que a dor aumente bastante nesse período. Se o seu dentista não puder atendê-la antes, procure outro pelo menos pra avaliar e verificar a necessidade de algum procedimento mais urgente. Aí sim você poderá aguardar a consulta com mais segurança e conforto. Pela sua descrição, desconfio de problema de canal (dor irradiada, espontânea e que diminui com o frio).

  31. Boa Tarde!
    Doutora, ainda não tratei meus dentes, que eram pra retratar o canal e talvez extrair outro porque esta com uma cárie enorme na raiz, só que o cardiologista mandou eu fazer todos exames novamente pra ele poder dar a carta me liberando pra fazer o tratamento, não estou aguentando a dor, queria saber se pra extrair um dente, se eu tenho gengivite e periodontite, tem que tomar antibiótico 24 horas antes ou não tem necessidade? Pois depois eu teria que fazer a raspagem completa, e o ideal seria tomar o antibiótico quando fizer a raspagem? Esse dente ta doendo muito, ficou uns tempos sem doer, mas como estou fazendo exames ainda não posso fazer nada, até quanto de glicemia o dentista extrai os dentes? Se a pessoa for diabética e esta com a glicemia alterada e toma medicamentos não pode extrair os dentes? Pergunto também porque meu esposo tem diabetes e toma remédios, mas sua glicemia nunca abaixa, até quanto o dentista pode arrancar? Pois meu esposo precisa arrancar todos os dentes para por duas próteses e nunca consegue, e no meu caso posso extrair o dente sem precisar tomar antibióticos? E sobre aquela bolinha com pus, que está no meu dente que eu fiz canal, que no resultado do raio x deu problema por não ter feito a limpeza até o fim do dente, isso seria erro da dentista por ter feito errado? Se puder me responder eu agradeço.

    • Berenice, a necessidade de antibiótico antes de uma extração ou de uma raspagem (enfim, de qualquer procedimento) depende da avaliação do dentista quanto à sua saúde geral. Se há periodontite, dependendo do caso, pode ser necessário, sim. Se a pessoa tem diabetes e ela não está controlada, extração só em caso de urgência, mesmo. Mas glicemia alta não é sinônimo de diabetes, pode ser algo momentâneo… então não há um nível fixo de glicemia em que se diga “ah, agora pode extrair”. Quanto ao seu esposo, se o médico liberar, ele poderá fazer as extrações. Com relação ao dente do canal, nem sempre é possível chegar ao fim do conduto, pode haver algum obstáculo ou calcificação, por exemplo. Cada caso é um caso, não dá pra afirmar ser erro.

  32. Estou com muita dor na gengiva, e esta inchada. Dentista na minha cidade é muito dificil. Tenho varios rémedios em casa. Pode me informar que remedio é bom pra isso?

    • Michaely, compreendo a sua situação, mas não existe um remédio específico pra dor de dente. É preciso diagnosticar a causa da dor e tratar de acordo. Você pode tomar um analgésico a que esteja habituada, mas isso não garante a ausência de dor e certamente não vai resolver o problema. É preciso um dentista intervir.

  33. Doutora, 1 ano atras eu fiz curativo no dente porque deu canal, e fiquei com o curativo durante 1 ano por medo de ir ao dentista, agora hoje, comecei a tratar, tomei coragem, não senti nada na hora porque a anestesia cuidou disso, porém agora que faz 2 horas que tratei está começando a doer muito, não posso morder e comer direito… coisa que antes só com o curativo não tava doendo tanto, o que eu faço?… essa dor vai piorar? E isso é normal?… eu tenho lido que é, mas to com medo, e a dentista não me passou nenhum remedio nem me avisou que poderia doer depois, então não sei o que está acontecendo… obrigado doutora, seu blog é o melhor. E eu também estanhei que foi muito rapido, uns 25 minutos… tratei num centro especializado chamado C.E.O… algo assim.

    • Guilherme, enquanto o tratamento de canal não for finalizado, o dente pode doer a qualquer momento… é assim, mesmo. Por isso é essencial que você termine o tratamento, pra controla a infecção e, consequentemente, a dor. Entre em contato com a sua dentista pra ela prescrever uma medicação analgésica e ver se há necessidade de trocar o curativo, o que costuma aliviar a dor.

  34. Dra. Boa tarde! Fui fazer check up e o dentista decidiu trocar/fazer uma restauração na obturação do último dente do lado direito superior. Na hora não senti nada (sexta-feira). Na segunda seguinte comecei a sentir um incomodo (pequena dor), que acabei sem saber identificar o dente que doía. Fui ao dentista e o mesmo tirou um radiografia e informou que a restauração “atingiu/contraiu o nervo”. Passou amoxicilina 500mg 2cp 8x8h e celestonte 2mg – 1cp de 12/12h. Após 7 dias, voltar para tirar outra radiografia para verificar se haverá necessidade de canal. Como vou viajar estou com medo do dente incomodar. O procedimento acima foi correto?

    • Vandete, se há a possibilidade de não dar canal, foi correto esperar.

  35. Ola doutora, tive 2 caries no dente permanente de cima do lado esquerdo, o dentista que fui fez uma restauração grande, meses depois comecei a sentir uma dor muito forte na raiz e no nervo por dentro da gengiva e ele dói ate um pouco mais em cima. Fui ao dentista e ele disse que era se eu nao me engano neucrose pulpar e esta fazendo canal, só que tenho síndrome do panico e fico pesquisando sobre isso e fico paranóica com certos sintomas, e chego a pensar que estou sentindo igual, coloquei na minha cabeca que estava com febre e que meu dente estava inflamando, quando medi a temperatura no termômetro não chegou nem a 36 graus, e eu fico com medo da anestesia, então fico sentindo muito mal estar e dores de cabeça e dor no dente, dor do mesmo jeito e ainda uma dor a mais pelo tratamento de canal e por estar mexendo no dente, queria saber se a dor é normal e se a dor de cabeça é resultado da minha preocupação, e de meu psicológico fraco.

    • Maria Julia, a dor de cabeça até pode ter a ver com o tratamento, mas me parece ser mais psicogênica, mesmo. Por outro lado, um pouquinho de dor e sensibilidade no dente durante o tratamento de canal é algo bem comum.

  36. Boa tarde, há um ano fiz um canal no ultimo dente do lado esquerdo. Mas agora começou a doer quando como algo gelado ou quente… me ajuda, estou pensando em extrair o dente…

    • Tainara, não “pense” nada antes de um dentista avaliar e verificar qual a causa disso. Se não houver indicação de extração, não há vantagem em fazê-la. A dor com alimentos quentes pode significar necessidade de retratar o canal.

  37. Bom dia, doutora.
    Estou com um dente inferior, o ultimo, no qual foi feita uma obturaçao ha muito tempo, porem de uns tempos para ca ele foi ficando dolorido, e semana passada quebrou um pedaço e esta meio dolorido, a dor vai e volta, tomei por conta propria torsilax, deu uma melhorada mas ainda doi um pouco, sera que ele esta inflamado, e tem que arrancar? Ou posso tomar amoxilina liquida, para desinflamar e ir ao dentista?

    • Pelo seu relato não vejo razão pra extração, Abraao. Não tome nada pra “desinflamar” – muito menos antibiótico, que não serve pra isso -, até porque não há necessidade de desinflamar pra procurar um dentista. Procure já um dentista.

Comente ou pergunte!

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*


Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>