Dor de Dente. Que Remédio Tomar?

Quando a dor de dente aparece, não é de se surpreender que a pessoa vá atrás de um remédio. Só que, pra saber o remédio certo (e se é caso pra remédio), é preciso saber a causa da dor. E pra saber a causa da dor, só procurando um dentista.

Estando isso entendido, acho útil esclarecer pra que servem as categorias de medicamentos mais comuns prescritas no consultório do dentista. São elas:

  1. Analgésicos: são remédios que diminuem ou interrompem certas vias de transmissão nervosa, acabando com a sensação dolorosa. Existem muitos tipos de analgésicos, que agem de várias formas, mas usa-se o termo para designar qualquer membro do diversificado grupo de drogas usadas para aliviar a dor. Em resumo: analgésico diminui a dor.
  2. Anti-inflamatórios: são medicamentos que combatem a inflamação dos tecidos. A inflamação consiste numa série de eventos que o nosso organismo desencadeia (dor, calor local, vermelhidão e inchaço) quando se sente agredido, ou seja, a inflamação é um mecanismo de defesa, não é uma coisa ruim em si. Quando se extrai um dente, por exemplo, a cicatrização da gengiva envolve um processo inflamatório, o que é normal e esperado. O problema é que muitas vezes os sintomas da inflamação (entre eles a dor) são exagerados, e por isso se recomenda anti-inflamatórios (que acabam, direta ou indiretamente, atuando sobre a dor também). Existem vários tipos de anti-inflamatórios, pra diferentes fins. Em resumo: anti-inflamatório combate a inflamação.
  3. Antibióticos: são remédios usados pra combater infecções. Essas substâncias interagem com microrganismos que atacam o organismo humano no sentido de matá-los (bactericidas) ou paralisá-los / inibir sua reprodução (bacteriostáticos). Em resumo: antibiótico combate a infecção.
Pode puxar!

Pode puxar!

Tendo em mente as definições acima, fica claro que se você tem uma dor de dente é preciso entender o motivo pra tomar o melhor remédio. Às vezes há dor, mas não há inflamação. Às vezes há inflamação, mas não há infecção. Às vezes há infecção mas não há dor. Mas a verdade mais importante é que nenhuma dor pode ser eliminada sem que a causa dela seja removida… e aí entra o dentista.

Dor de dente não é doença, é um sintoma. E a doença pode ser cárie, gengivite, pericoronarite, doença periodontal, pulpite, etc.. E o único profissional capaz de identificar e intervir pra remover a cárie, tratar a gengivite ou fazer um canal, é o dentista.

Enfim, pra cada uma das três categorias de medicamentos citada existe uma infinidade de tipos de remédios. O analgésico que serve pra um tipo de dor de dente, não serve pra outro. O antibiótico que trata infecções gengivais é diferente daquele usado em problemas de canal, por exemplo. E o mais importante: nem todo mundo está apto a tomar qualquer medicamento. Por isso, a avaliação clínica e a anamnese (aquele monte de perguntas que o dentista faz) é essencial pra prescrever um remédio com segurança. Qualquer coisa fora disso, é chute.

Enfim, é compreensível que na falta de atendimento adequado (no meio de um feriado, por exemplo) quem tem dor de dente tome um analgésico. Se você pretende fazê-lo, é um direito seu, mas faça-o por sua conta e risco. Apenas entenda que qualquer remédio que você tome (por conta própria ou por conselho de terceiros) vai no máximo aliviar a dor por um certo tempo. Ir ao dentista, em caso de dor de dente, é inevitável.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

No Plantão: Ana Tokus

Cirurgiã-dentista graduada pela Universidade Federal do Paraná, especialista em Radiologia Odontológica e Imaginologia pela ABO-PR, convicta de que medo de dentista se combate (também) com informação. Diva-Boss do OdontoDivas e autora do Blog Raios Xis. Twitter: @AnaTokus e @medodedentista Veja todos os posts de Ana Tokus
Postado em: Farmacologia | Marcadores: , , , ,

203

  1. Extrai o dente do siso, mas os pontos inflamaram, devo comprar o Spidufen 600, ele é anti-inflamatório?

    • Alexandre, não, você deve entrar em contato com o seu dentista pra que ele prescreva a medicação adequada.

  2. Boa noite…
    Acabei de arrancar o dente nº 46.

    A anestesia está passando o efeito.
    E comecei a sentir a minha gengiva latejar.
    Qual seria o remédio a tomar em um caso desse?
    Tenho em casa Voltarem e Novalgina.

    Obrigado.

    • Leo, o remédio que seu dentista prescrever. Se ele não prescreveu um analgésico, entre em contato com ele.

  3. Bom dia Dra.

    Fiz canal há mais ou menos 4 anos, e hoje o dente do canal quebrou, sei que ainda tem uma raiz. O que devo fazer ? Restaura-lo ou extrai-lo, pois já a terceira fez que tenho problema com este dente.

    Grata

    • Depende da extensão da fratura, Cristiane. Se a fratura inviabilizou a possibilidade de se manter o dente, é caso para extração. Se não, costuma ser melhor manter o dente e fazer pino + coroa, por exemplo. Procure um dentista pra avaliar, ele vai lhe explicar as possibilidades no seu caso em específico.

  4. Bom dia !!!
    DOUTORA, eu quebrei meu dente em um jogo de futebol ha muito tempo, so agora ele começou a doer, dentro do dente esta branco, mas a dor e insuportavel,
    o que poderia estar ocasionando essa dor?

    OBRIGADO.

    • Fabio, pode ser problema de canal, com causa provavelmente no trauma. Procure um dentista pra avaliar e tratar de acordo.

  5. Olá!
    Fiz a extração de 2 sisos inclusos do lado direito no dia 02/12, sendo que o inferior estava deitado. Desde o dia 13 sinto muita dor no ouvido e dor nos 3 últimos dentes inferiores. A dor passa quando tomo ibuprofeno 600mg, mas já faz tempo que extrai os dentes, fico com medo de tomar tanto remédio, essa dor é normal? Já retirei os pontos e está bem fechado, sem inchaço. O que pode estar causando essa dor?
    Obrigada.

    • Thais, se a dor é controlável com medicação, é porque deve ser a dor do pós-operatório. De qualquer forma, não hesite em entrar em contato com o seu dentista se achar necessária uma reavaliação.

  6. Olá Doutora, faz algum tempo que um dente meu quebrou todo, ficando apenas uns pequenos cacos, nesse periodo isso não doeu nada, porém de uns dias pra cá esse dente está doendo muito, uma dor quase que incontrolavel, só melhora quando vou no pronto socorro tomar alguma injeção! Minha duvida é, qual procedimento usado pelos dentes nesses casos? Já que o dentes está só em cacos… E se há algum perigo?

    • Pedro, se pelo menos a raiz do se dente estiver viável, é possível tratar o canal, colocar pino e coroa. Se não, só extraindo Procure um dentista pra avaliar.

  7. Boa tarde, Dra. Ana!
    Estou com dor no dente inferior da frente desde que acordei, porem tenho vestibular nos proximos 3 dias. Não sei como vou aguentar fazer a prova com essa dor e não terei como ir no dentista. Enfim, nesse dente tem como se fosse uma pedrinha branca, que minha mãe diz que pode ser tártaro. Mas tartaro ocasiona dor? E numa emergência dessa é uma boa tomar analgésico? Desde já obrigada.

    • Thais, não, tártaro não causa dor, a não ser que haja tártaro subgengival causando um problema periodontal (na gengiva). Sim, numa situação de urgência é compreensível que você tome um analgésico, mas tenha em mente que isso não é garantia de controle da dor, já que a causa – seja qual for – não foi removida.

  8. Oi, Ana! Fiz minha extração de molar superior há uma semana e hoje regressei para fazer a remoção dos pontos. Durante meu pós-operatório não senti qualquer sinal de dor ou desconforto, tudo transcorreu tranquilamente.
    Hoje, enquanto retirava a sutura, o médico falou que o local estava só um pouquinho inflamado (e falou “pouquinho” da maneira mais diminutiva possível) e aplicou uma solução bem ácida, parecida com iodo. Depois ele recomendou que eu voltasse alguns dias depois para fazer sessões de laserterapia (duas, para ser mais específico), que segundo o que entendi de linhas gerais, acelera o processo de cicatrização.
    É aí que começa meu dilema: não sei se vejo essas sessões como algo indispensável. Longe de suspeitar da idoneidade do meu dentista, sei que ele possui meu bem-estar em mente antes de fazer qualquer recomendação, mas é que já gastei tanto com procedimentos dentários nos últimos dias que só gostaria de aplicar o laser se o considerasse imprescindível para minha recuperação. E, sinceramente, não acho que seja.
    Não peço aqui que você contrarie um colega de profissão, de maneira alguma, mas gostaria de ouvir sua opinião sincera sobre a situação.

    E aí, o que vc me diria?

    Obrigado pela atenção de sempre!

    • Felipe, a laserterapia ajudaria, sem dúvida. Mas não, não é imprescindível.

  9. Bom dia
    Existe medicação pré-operatória?
    Passei no dentista ontem, mas estava sem o raio x. Então, tive que remarcar a cirurgia da extração do último dente, ou seja, o siso.
    Mas ele me receitou esses: 4 cartelas de Cefalexina, 2 de dipirona e outra que ainda não encontrei (não consigo entender a letra do médico).
    Eu simplesmente não prestei atenção no que ele disse e fiquei com essa dúvida, se tomo antes ou depois. Eu não tenho nenhuma doença e nem uso medicamento, entretanto disse a ele que tenho sensibilidade por conta desse dente.
    Esses remédios devem ser tomados juntos? Porque na receita há o número de horas e dias a serem tomados.
    Pode parecer bobas as perguntas, mas é melhor tirar essas minhas dúvidas antes de fazer alguma besteira.

    Desde já muito obrigada.
    Aguardo resposta.

    • Cristiane, sua pergunta não e boba não, faz muito sentido. :)

      Sim, existe medicação pré-operatória. Geralmente o dentista prescreve medicamentos profiláticos quando detecta alguma razão pra isso no exame clínico e/ou na anamnese (nas perguntas que faz sobre a saúde geral do paciente). No seu caso, já que ele prescreveu antes da cirurgia, pode ser que seja a intenção dele… mas não posso dar certeza a você, já que não tenho todas as informações necessárias. Alem disso, a cirurgia foi remarcada, né?! Enfim: entre em contato com ele pra confirmar – ou não – a necessidade de começar já com a medicação. Geralmente os remédios são tomados juntos.

    • Ola, muito bom dia, estou gravida de 31 semanas e estou morrendo de dor de dente, já consultei um dentista que me disse que não podia fazer nada pk estou no ultimo trimestre de gravidez, o dente partiu e esta com uma inflamação, na segunda feira dirigi-me ao hospital, no qual fiz paracetamol e soro na veia e me foi receitado clamoxyl, mas ate hoje nada fez, a dor persiste em ca estar, ha alguma coisa que possa fazer? Me ajudem, ou algum remedio caseiro, obrigada.

      • Patricia, o que seu obstetra diz? Ele desaconselha o atendimento odontológico? Porque se é uma situação de urgência, você precisa ser atendida por um dentista, pelo menos para procedimentos de urgência. Se o seu dentista não atende você, procure outro.

  10. Fui ao dentista e ela deu anestesia, e na hora doeu muito, e tive q esperar um pouco pois tava doendo, quando ela foi tentar arrancar o dente eu nao aguentei, o pior de tudo é que ela mexeu no dente, nem passou um remedio e nem tentou saber qual era o problema, pois se doeu nao era normal. Estou ainda com o caco desse dente morrendo de medo de ir em um dentista, so de pensar fico nervosa, estou procurando referencias de um bom dentista para uma consulta para que eu possa arrancar.

    • Ana, quando um dente e a gengiva em volta dele estão inflamados, é mais difícil da anestesia “pegar”, por causa da alteração na acidez dos tecidos. É possível que tenha ocorrido isso no seu caso.

  11. Oi, Ana! Extraí um molar superior há pouco mais de 40 horas (na tarde de sexta), até aqui (manhã de domingo) não senti dor ou maiores desconfortos, mas algo tem me deixado um pouco preocupado: percebo que um pouco de sangue ainda sai do local da extração. Não se trata de um sangramento volumoso e contínuo, mas sempre após acordar do sono ou de algum breve cochilo recolho um pouco de saliva com um lenço e percebo coloração de sangue nela.
    Isso é relativamente comum após 40 horas de extração ou sangramento já deveria ter cessado completamente ??

    Parabéns pelo site e obrigado por ser tão solícita a seus leitores!

    • João, considerando que os episódios de sangramento são pequenos, se resolvem espontaneamente e ocorrem após períodos de sono, creio que você não precisa se preocupar. Quando deitamos aumenta o fluxo sanguíneo na região da cabeça, o que pode explicar o que você relata.

      E por nada, fico feliz em ajudar. :)

      • Obrigado, Ana!!

        Eu tô meio paranoico com o fato de deixar qualquer líquido encostar a área da extração. O médico me fez a recomendação de praxe: líquidos frios ou gelados e sorvete. Tenho obedecido a isso, mas até agora ainda não tive coragem de deixar qualquer líquido ou mesmo o sorvete tocar a área da extração, tamanho o meu receio de que isso possa desfazer o coágulo. Nem mesmo molhei.
        Você acha que isso possa ter contribuído com esses episódios de sangramento que relatei, pelo fato de não ter usado o frio para favorecer o estancamento?

        • Acho que sim, João. Não precisa ter receio de deixar líquidos e alimentos encostarem no local da extração, isso é praticamente impossível. O mais importante é higienizar de acordo.

  12. Olá doutora! Uso aparelho e aquelas borrachinhas de trocar todo dia. Ontem fiquei umas 4 horas sem uma delas e coloquei pra dormir. Hoje 6h acordei com muita dor e tomei paracetamol, coloquei gelo e nada adiantou, já tomei outro paracetamol, mas a dor não passa e até meu olho já tá doendo. Agora tirei a borrachinha, mas não vi diferença. Não sei o que houve, mas segundo meu dentista estou com uma cárie entre os dentes em que coloco a borrachinha (não sei se a dor é pela cárie, ou pelos dentes sendo puxados). Já liguei pra uns 5 consultórios e não há quem atenda sábado a tarde. Tem mais alguma saída ou o jeito é aguentar até segunda? Já não sei mais o que faço… Obrigada!

    • Ana, suspeito que a dor tenha mais a ver com a cárie do que com o tratamento ortodôntico. Mas é preciso um dentista avaliar, não há muito que fazer por conta própria além de tomar um analgésico (o que, infelizmente, não é garantia de controle da dor… porque a causa dela permanece).

  13. Olá, Ana! Extraí um molar superior hoje 05/12 e o médico me receitou apenas um analgésico (paracetamol) a cada 6 horas, durante 3 dias.

    Minha dúvida é: devo tomar a medicação mesmo assim, no horário prescrito (e durante o tempo prescrito) ainda que não esteja sentindo dor? Ou posso fazer uso do analgésico somente para o tratamento sintomático de uma dor eventual?

    Desde já agradeço por seus esclarecimentos!

    • Felipe, o ideal é tomar o analgésico mesmo sem sentir dor, justamente pra evitá-la. É por pouco tempo e eu acho que vale a pena, pra evitar qualquer desconforto.

      • Muito obrigado pela prestatividade!

        Só mais uma dúvida, se não for inconveniente: tô bastante temoroso com a higienização do local da extração. Tenho escovado os outros dentes normalmente, mas sempre fico com medo de passar a escova na área da cirurgia, ainda que apenas ao redor! Temo que as cerdas possam irritar a gengiva e agravar uma potencial inflamação.

        Qual a maneira mais cautelosa de proceder com a higiene do local?

        • Desde que você não escove o local diretamente, continue fazendo dessa forma. Você pode usar também um cotonete umedecido pra ajudar a remover sujidades superficiais (não introduza o cotonete em nenhuma reentrância, é só superficialmente, mesmo).

  14. Oi, o que posso tomar pra acalmar minha dor, tou no distrito onde nao tem dentista, so irei a cidade no dia 10. Me ajuda, aqui so tenho paracetamol.

    • Carlota, quem dera eu pudesse dizer o nome de um remédio que resolvesse seu problema, mas nada garante que qualquer analgésico que você tome vá ajudar, porque a causa da dor não foi removida. Se o que você tem aí é paracetamol e você já tomou paracetamol antes (sabe que não é alérgica, portanto), ninguém pode recriminá-la por tomar. Fico aqui na torcida pra que ajude.

  15. Boa tarde Dra, tudo bem?
    Há muito tempo atrás fiz canal em um dente. No sábado esse dente começou a doer. Achei muito estranho, pois já realizei o canal. Por que isso ocorreu?
    Fui ao dentista ontem e ela me receitou um remédio que não aliviou a dor, porém marcamos outra consulta para a próxima semana para avaliar melhor. Só gostaria de saber o que esta ocorrendo.
    Obrigada!

  16. Boa noite, Doutora, eu fiz um canal sexta feira passada, meu rosto inchou e estou com dor até hoje, e meu retorno só é segunda dia 08/12/2014, liguei para o consultório mas ninguém atendeu, não aguento mais… essa dor é normal? Qndo fiz esse canal meu dente nao doia, só estava com buraco, e no mes de junho deste ano 2014 eu fui ao dentista porque sentia dor insuportavel de dente e fiz canal, que na mesma hora a dor desapareceu e nao tive dor e nem tenho… porque esse ultimo canal que fiz agora dói tanto e o outro nao doeu nada???? Lembrando que fiz canal com dentistas diferentes.

    • Silvania, o tratamento de canal foi concluído mesmo ou foi feito apenas um curativo endodôntico (o dente “aberto” pra canal)? De qualquer forma, se seu dentista não está disponível, procure outro em caráter de urgência pra ver o que está acontecendo. Cada dente é uma história diferente.

      • Olá doutora, o canal está apenas com curativo ainda… eu ainda tenho mais duas sessões, que a dentista falou.

        • Ah bom, então você não concluiu o tratamento de canal, apenas iniciou. Enquanto o canal não for concluído, a infecção não é totalmente controlada e o dente pode doer a qualquer momento.

          • Obrigada! Estou mais tranquila.

  17. Boa noite, olha só fui a dentista dia 24/11/14 tirar o siso inferior do lado direito, tomei 5 anestesias, ela fez força, quebrou o dente, machucou o canto da minha boca, inchou meu rosto e o pior, ela não conseguiu nem amolecer a raiz. Hoje é dia 30/11/14 e eu to aki sentindo dor tomando anti-inflamatorio e com a raiz aki, e agora o que faço para sair deste pesadelo?

    • Janaina, qual orientação sua dentista lhe deu? Pra deixar o dente ode está? Pra fazer uma nova cirurgia? Ela encaminhou você pra algum colega dela pra avaliar?

    • Olá doutora, o que ocorreu é que somente depois da primeira tentativa de arrancar, no dia seguinte é que tirei uma radiografia, e aí como já estava no estado que te relatei antes, ela optou por não mexer e disse pra esperar desinchar. Só que falei com ela hoje por celular, ela está viajando e disse que volta na quinta dia 04/12/14, ela me disse pra tomar Cataflan e fazer bochechos, porque ainda estou sentindo dor. Mas disse que terei que fazer uma cirurgia pra extrair, agora te pergunto: posso fazer somente o canal e deixar o dente aki ou melhor arrancar, afinal é só a raiz, e ela tambem disse que se eu quiser posso procurar outro dentista. E eu não sei o que fazer, me ajuda.

      • Sugiro, então que você procure um dentista especialista em cirurgia pra avaliar, Janaina. Pode ser um cirurgião bucomaxilofacial. Agora que já se tentou extrair o dente, em princípio, é melhor remover mesmo. A não ser que o cirurgião indique o contrário.

  18. Boa tarde, dia 24/11 fui ao dentista, pois ele iniciou o tratamento de canal… falou que a raiz do dente esta necrosada e que não precisaria de anestesia, sim fato, nao precisou pois nao doeu nada… no dia 25/11 começou a doer mto… 26/11 rosto pouco inchado e com dor… ele passou cetoprofeno 12/12hrs… hj 27/11 logo pela manha fui falar com ele, ele passou amoxicilina 500mg 8/8hrs e rosto esta mais inchado, gostaria de saber qdo a amoxilicina vai começar a agir… esta doendo mto… qtos dias demora pra parar de doer depois que começar a tomar amoxicilina?

    • Cilene, na verdade não dá pra relacionar assim de forma direta a amoxicilina com o controle da dor, porque a amoxicilina não é um analgésico, e sim um antibiótico. Claro que o tratamento para a infecção vai acabar diminuindo a dor, mas é difícil dar um prazo pra isso, já que cada organismo se comporta de forma própria. A amoxicilina já está agindo.

  19. Estou só com a raiz do dente e um abscesso, to com muito medo do dentista querer mexer no meu dente do jeito que está, sabe, inchado e com pus, o tratamento de canal com o dente normal ja deve doer muito, imagine com a raiz infeccionada, tenho muito medo de dentista, mas enfim, o que devo fazer, como só está com a raiz acho que nem coroa + pino resolverá, vou extrai-lo, se eu extrair posso colocar aparelho para por o siso onde n tem mais o dente?

    • Basta que a raiz esteja viável pra colocar pino e coroa, Orthon. Seu dentista vai verificar se há necessidade de algum remédio antes de tratar o canal, não há razão pra doer, essa história de “com o dente normal já deve doer muito, imagine com a raiz infeccionada” não é verdade. Se você extrair um dente viável, resolverá um problema e criará outro, já que vai precisar de prótese. “Puxar” o siso é uma alternativa (como já expliquei pra você, você leu o texto do link que passei?) mas é uma movimentação complicada, demorada e trabalhosa.

  20. Boa tarde Dra, não sei o q fazer, estou com muita dor de dente (mais uma vez). Meu dente está com um buraco e esta doendo de uma tal maneira, só que eu morro de vergonha de ir ao dentista, pq acho meus dentes horríveis e por isso já estou com varios dentes perdidos, e pelo jeito vou perder mais um.

    • Pamela, não tenha vergonha! O dentista não vai ficar “reparando” nos seus dentes, a função dele não é julgar, mas ajudar você a resolver quaisquer problemas bucais que você tenha e orientá-la pra que eles não aconteçam mais. Você não precisa perder mais um dente, mas pra isso é preciso que você enfrente a vergonha e procure ajuda. Gostaria que você lesse esse texto –> http://medodedentista.com.br/2010/11/vergonha-do-dentista.html

  21. Ana, boa noite.

    Comecei um tratamento de canal, no siso inferior (segundo pré-molar), mas deu tudo errado o tratamento, comecei o tratamento antes de doer o dente, como não é de costume, mas me precavi para não acontecer o que geralmente acontece, ou seja, procuram o dentista no último caso e ainda querem que a dor suma em um única ingestão de um remédio ou algum metódo. Não tive sorte, meu dente infeccionou, inflamou, isso indo ao meu dentista por três dias consecutivos, reabriu e tratou as três raizes colocando anti-inflamatórios e antibiotico nas raízes do dente, em seguida fechou com curativo, mas quando passou a anestesia veio aquela dor insuportável, fui socorrido por outro dentista, que reabriu de imediato, e me pediu para voltar três dias após. Sim, esqueci de mencionar a medicação que estou tomando: Cefalexina 500 mg, por sete dias de 8/8 h, e Ibuprofeno. Mas decidi extrair o dente, pensei que iria me livrar da dor, mas estou sofrendo agora mesmo com muita dor, hoje é sábado, e só vou ao meu dentista na segunda, o que faço para amenizar essa dor?? Estou colocando gelo na parte externa da face, que está um pouco inchada, e água morna na parte interna. Minha alimentação está péssima.

    • Fernandito, acabei de ler sua mensagem. Se seu dente ainda é viável, não aconselho a extração. Entendo que você pense nisso, é uma forma de acabar com a dor de maneira rápida, mas resolve-se um problema e cria-se outro. O tratamento de canal vai resolver a dor, o problema é que você está na fase aguda de uma pulpite, o que dói muito, mesmo. Gostaria que você lesse esse texto e visse o vídeo: http://medodedentista.com.br/2012/01/a-falta-que-um-dente-faz.html

      • Muito obrigado Ana, mas meu dentista não tem sua instrução e extraiu o meu dente. E agora?? Coloco a protese ou não???

        Desde já obrigado pela atenção. E que Deus continue te abençoando grandemente.

        • Coloca, sim! Se não, podem ocorrer os problemas que expliquei naquele link que eu passei.

  22. Quero se for possível que a senhora me responda uma pergunta. Eu sofro com falta de cálcio no organismo e meus dentes estão frágeis e um deles quebrou-se só ficando a raiz, tenho muitas dores, o que eu faço? Ficarei imensamente grato se a senhora me ajudar, abraço e fique com Deus!!!

    • Jôddyson, procure um dentista pra avaliar a extensão dos danos. Se a raiz ainda for viável, é possível tratar o canal, colocar um pino e, sobre o pino, uma coroa.

  23. Dra. to com uma dor insuportável num dente aberto, não consigo dormir ha 4 dias, marquei minha consulta, mas é as 14:00, algum medicamento para aliviar a dor até a hora da consulta? :/

    • Só vi agora a sua pergunta, Aline. Você foi ao dentista? Está melhor? Canal?

  24. Boa tarde,

    Dra.,

    Me chamo Jéssica, no momento estou fazendo tratamento odontologico que está me deixando muito irritada, pois no meu caso coloquei aparelho e sinto muita dor a cada manutenção, tem algum remedio de fácil acesso que eu possa tomar?

    Grata,

    • Jessica, você pode tomar um analgésico. Converse com o seu dentista pra que ele prescreva um.

  25. Olá Dra. Estou grávida de 5 meses, meu dente do siso resolveu infeccionar então fui ao dentista ele recomendou extraí-lo, mas antes me passou amoxilina, porém não reduz a dor, eu poderia tomar um analgésico para aliviar a dor até o dia da extração ou devo evitar ?

    • Natalia, você pode, mas não sem o conhecimento do seu médico. Entre em contato com ele.

  26. Fiz canal e por um descuido comi feijão com toucinho defumado, agora meu rosto esta inchado e ja estou tomando remédio e nada. O que devo fazer, já fui no hospital, aplicaram duas injeções e nada.

    • Licia, o fato de você ter comido feijão com toucinho não tem nada a ver com o tratamento de canal. O inchaço parece ser causado por um abscesso, sinal de infecção. Não sei que remédio e que injeção você tomou, se foi antibiótico, a infecção já está sendo tratada. No entanto, é essencial que você procure seu dentista pra avaliar qual a origem desse abscesso e tratar de acordo.

  27. Bom dia doutora, meu dente esta quebrado e cariado, nossa doutora, doi muito, principalmente a noite. Minha face chega a doer com pontadas, e meus ouvidos também.

    • Rosely, então procure um dentista e acabe com essa dor!

  28. Ola, tenho um canal no meu dente, ja marquei de tratar na proxima semana, porem estou com muita dor! Tenho vestibular esse fim de semana e esta impossivel me concentrar! Ja tomei nimesulida e passei xilocaina, mas nao para :( tem algo melhor para me indicar? Não consigo fazer prova com essa dor!! obg

    • Amanda, antecipe a consulta ou procure outro dentista que atenda urgências. Nenhum remédio é garantia de ausência de dor, você precisa, pelo menos, fazer um curativo endodôntico (ou trocar o curativo, se já houver um).

  29. Amiga Ana,
    Tenho um dente que partiu e parece que tem cárie. Começou logo a doer. Pedi a um médico amigo um antibiótico. Ele me receitou Betamox Plus (amoxicilina + ácido clavulânico).
    Mas já vou no 7º dia e não vejo melhoras. A dor continua e para aliviar tomo Ibuprofeno.
    Será normal o antibiótico não fazer efeito? Ou será que devia tomar era um anti-inflamatório?
    Obrigado.

    • Victor, a dor não diminuir não significa que o antibiótico não fez efeito, pois antibiótico não serve pra controlar a dor, e sim pra tratar infecção (que você nem sabe se tem). Você precisa procurar um dentista pra identificar a causa da dor e tratar de acordo.

  30. Tenho um dente que esta doendo muito, ele está aberto, fui ao dentista e ele disse que precisa fazer canal, eu queria saber se canal dói, pessoas dizem que dói e estou com medo de fazer, é verdade?

    • Lucas, tratamento de canal não dói, pelo contrário, é o que faz o dente parar de doer. O problema é que as pessoas, em geral, só procuram o dentista quando o dente já dói bastante e já está inflamado… aí não dá pra fazer milagre, né?! Seu dentista provavelmente vai prescrever alguma medicação pra controlar a inflamação / infecção antes de tratar o canal, e aí você não deve ter problemas com dor.

  31. Olá doutora! Gostaria de saber sobre 2 analgésicos q estou tomando pra dor de dente, um é o Dorflex e o outro é o Anador, qual destes é o mais eficaz? Grato.

    • Paul, eficaz MESMO é você procurar um dentista pra determinar a causa da dor e eliminá-la. Ficar tomando analgésico por conta não resolve o problema. O Dorflex é o Anador são a base de dipirona, mas o Dorflex é mais relaxante muscular. Em tese, o Anador é mais apropriado. Mas não considere isso uma “permissão” ou sugestão de minha parte, meu conselho é: vá ao dentista.

  32. Ola, bom dia. Meu dente está com um buraco… nao tenho dentista particular e o dente doi muito. Alias ele esta quebrado tambem. O que devo fazer? Nao estou aguentando de tanta dor… parece que ele esta inflamado, nao sei dizer direito… é o dente de tras inferior esquerdo. Ja estou sem dormir faz 1 dia e nao aguento mais essa dor! Ja tentei agua com sal, ja coloquei pasta de dente, ja molhei algodao com dipirona liquida e nada… a dor esta insuportavel, me ajude

    • Douglas, compreendo seu problema, mas só quem pode resolvê-lo é um dentista. Se o dente está quebrado, é preciso avaliar a extensão dos danos e tratar de acordo, só assim a dor vai embora. Não adianta nada colocar remédios diversos sobre o dente, como você mesmo já percebeu. De acordo com o seu relato, é quase certo que seja caso para tratamento de canal.

  33. Oi bom dia Dra., eu tenho um dente canino que por causa de uma pancada ele partiu ao meio, so que na epoca ele foi restaurado, mas agora nao tenho como restaura-lo: ouvi dizer que afetaria meu olho se o extrai-se, tipo ficaria vesgo, coisas desse tipo. É verdade que isso pode ocorrer?? Obrigado…

    • De forma alguma, Francisco. Uma coisa não tem nada a ver com a outra, pode ficar tranquilo.

      • Obrigado Dra, isso me ajudou muito, muito mesmo, ha tempos isso me incomodava, mas agora ja sei o que fazer… obrigado.

        • ;)

  34. Estou com dor no dente e as gengivas com bolhas próximas aos dentes. O que e isso????

    • Luiz, é possível que as bolhas sejam fístulas, ou seja, um local por onde o pus de uma infecção é eliminado. Procure um dentista pra investigar a origem da infecção (o canal do seu dente, por exemplo) e tratar de acordo.

  35. Dra. Fui no dentista hoje e ela me passou Amoxicilina, fiz uma drenagem e ela pediu para eu tomar quatro comprimidos (numa dose só)… isso pode?

    • Pode, Elaine. Se sua dentista prescreveu dessa forma, ok. Geralmente se faz esse tipo de prescrição como profilaxia antibiótica.

  36. Olá Dra. Bom dia!
    Parabéns pela página, muito interessante.
    Bom, tenho a seguinte dúvida: tenho 21 anos e os meus dentes sisos da arcada superior estão nascendo. Fui ao dentista há alguns meses e na radiografia foi constatado que eles estavam próximos p/ nascer. A dentista me informou que não haveria necessidade de remove-los. Mas acontece que eu estou sentindo muita dor há 2 dias no dente do lado esquerdo, sinto que a gengiva está bastante sensível, mal consigo abrir a boca por completo. Até que ponto a dor do siso nascendo é normal?
    Grata desde já.

  37. DRA. ESTOU COM MUITA DOR NO DENTE DA FRENTE E ESTÁ COM TANTO PUS Q JÁ ESTÁ PERTO DOS MEUS OLHOS… Q REMÉDIO POSSO TOMAR? PARA PASSAR ESSA DOR…?

    • Elaine, um analgésico pode até ajudar a aliviar a dor momentaneamente, mas não vai resolver nada. Você precisa procurar um dentista pra verificar a origem da infecção (o canal desse dente, por exemplo) e tratar de acordo. Procure logo um dentista e resolva isso, pra parar de sentir dor.

  38. Bom dia dra. !
    Gostaria de tirar uma dúvida, eu sentia as vezes os meus dentes do siso rasgando a gengiva, tipo um incomodo que durava mais ou menos uns 2 ou 3 dias e depois passava, ficava normal, fiz ha uns 2 anos atrás um rx para ver como estavam os meus dentes e estavam normais, sem nenhum problema, mas quando fui ao dentista da última vez tinha cáries em todos os dentes do siso, um pouquinho, aí eu não quis fazer a extração e quis obturar mesmo, só uma que eu fui que fez a obturação, os outros queriam extrair mesmo, daí fiquei um bom tempo até agora recentemente sem nenhum problema, só que agora eu resolvi fazer a extração dos dentes, pra eu ficar livre e não ter mais esse problema com cárie neles e com essa rasgação da gengiva que as vezes dá e passa, e para aproveitar o convênio que eu tô pagando e não uso quase, decidi fazer um par primeiro pra ver como era, até porque eu tenho criança pequena para cuidar. Fiz a cirurgia, graças a Deus correu tudo bem, o de cima foi fácil e só o de baixo que demorou um pouquinho mais que estava difícil pra sair, mas eu creio que é porque a boca da gente cansa um pouco e as vezes a gente não abre a boca o suficiente para ele conseguir retirar, e também porque machuca a lateral da boca com o alicate, parece, quando faz a pressão, mas ele fez em uma hora exata, como havia me dito. Daí me passou os procedimentos para seguir a risca e a receita do anti-inflamatório para tomar durante cinco dias, dai segui certinho e depois que acabou a anestesia ficou doendo um pouquinho, tipo latejando as vezes, vai e volta, e a dor parece que dói mais com o calor, daí aguardei uma semana e voltei para tirar os pontos, ele viu e disse que um ponto havia caído e que o outro não, aí ele tirou e me mostrou, perguntou como eu estava e disse que estava tudo normal, que estava um pouquinho aberto, que agora eu já poderia fazer bastante bochecho com o listerine e escovar bem o local, ou até passar um cotonete no local com cuidado para higienizar bem para que cicatrize direitinho, e já podia marcar o outro lado, a minha pergunta é se é normal ficar as vezes tipo latejando um pouco, tipo a dor vem e vai, parece como a sensibilidade que eu tinha na rasgação da gengiva, tem horas que dá e tem horas que passa e parece que não tem nada, gostaria de saber se é comum, porque tem gente que fala que não sentia nada nem antes e nem depois, outras já dizem que sentem uma dor insuportável e que não passa e outros que dizem que no máximo 5 dias passou que não era pra estar doendo não, eu até perguntei ao dentista se não tinha possibilidade de ter quebrado e ficado um pedacinho, não sei, o do meu irmão por exemplo aconteceu isso, mas ele disse que não e eu também trouxe e guardei comigo o dente de lembrança da dor, e ele esta inteiro mesmo, ele só quebrou um pouco na parte de cima onde tinha a massinha, mas era para conseguir encaixar o alicate para puxar, mas a raiz estava certinha mesmo, aí eu queria saber mais ou menos se algumas pessoas demoram mesmo para passar esta sensibilidade chata e o tempo maior é quanto, pois parece que lateja às vezes de fraquinho e às vezes vai aumentando e depois some, aí volta, principalmente quando tá muito calor, quando eu falo bastante ou fico nervosa, porque senão passar logo vou no dentista de novo, apesar que eu já marquei para sexta que vem agora para arrancar o outro lado, gostaria de uma segunda opinião ?

    • Vanessa, você mesma ilustrou isso: cada organismo se comporta de forma diferente no pós-operatório. Uns sente um pouco de dor, outros mais dor, outros nada. Pelo seu relato parece que vai tudo bem, não vejo nenhum problema. A maior chance de doer é na primeira semana após a extração… depois disso, a dor já não existe ou é bem pouca, e vai passando aos poucos.

  39. Doutora, pelo AMOR de DEUS o que posso fazer para o alivio dessa dor? Pois estou com um dente quebrado e há 3 dias não cessa a dor, tenho 37 anos e vivo até chorando, como aliviar até que eu possa ir ao dentista? Por favor me oriente?

    • Michel, compreendo o desespero… mas o que impede você de ir ao dentista JÁ? É preciso verificar qual a extensão da fratura no seu dente e tratar de acordo… senão não vai parar de doer.

      • Dra. Obrigado ! Está marcado dentista para o dia 21/10 …Dra. por que acontece de um dente se quebrar?

        • Quando não é um caso de trauma (batida), um dente geralmente se quebra por combinações entre problemas estruturais e recebimento de forças, por exemplo: o dente tem uma cárie grande (mesmo que visualmente seja pequena ela pode ser grande por dentro, veja aqui a respeito disso –> http://medodedentista.com.br/2012/11/como-a-carie-invade-o-dente.html ) e a pessoa morde com força um alimento muito duro. O esmalte acima da cárie não suporta a força e cede. Eis a fratura.

  40. Eu tenho um dente com curativo que começou a doer, logo qdo doeu eu tomei nimesulida para aliviar ate eu ir no dentista, mas nao aliviou, entao tomei diclofenaco, mesmo assim não aliviou. No outro dia amanheci com a boca trancada, dor ao engolir, nao consigo engolir nem abrir a boca, doi a garganta, ouvido, dente embaixo da lingua, eu corri para o dentista, ele examinou meio q na marra pq minha boca nao abre, ele disse “nao ha nada q eu possa fazer so te medicar”, me receitou amoxicilina de 8 em 8 horas e ibuprofeno de 12 em 12 horas.

    • Elaine, de forma emergencial a medicação é necessária, mas isso não vai se resolver se você não tratar logo o canal do dente. Assim que der, faça isso.

  41. Olá doutora,

    Há mais ou menos 1 ano e 6 meses fiz canal e coloquei uma coroa no dente, e ele começou a doer muito muito, fui no dentista, tiramos um raio x e aparentemente a raiz esta escurecida, ela me receitou antibiotico para depois voltar lá, mas a dor continua muito forte, é normal ?

    • Certamente não é normal, Renata. É preciso investigar melhor. É possível que seja caso de retratamento de canal.

  42. Olá doutora. Partiu-se um pouco do meu dente do siso e para aliviar as dores fui tomando Brufen, mais de uma semana. Há dois dias percebi que tinha que ir ao dentista e assim fiz, ontem de manha. Doutor receitou-me antibiotico, 12 em 12 horas, Brufen 12 em 12 horas e Clonix se as dores forem intensas. Bem, eu sei que os antibioticos demoram o seu tempo a fazer efeito e só com o Clonix tenho andado mais ao menos, pois os resultados passadas 30 horas são muito tênues. Que faço? Cumprimentos.

    • Orlando, e quanto ao dente, em si… o que disse seu dentista? Será preciso que tipo de tratamento (restauração, canal, extração)? A parte medicamentosa é importante, mas enquanto algum procedimento resolutivo não for realizado, a possibilidade de dor permanece.

  43. O meu dente de baixo da frente esta doendo… o q pode ser?

    • Não faço ideia, Thiago! Você bateu o dente? Está cariado? Dói o tempo todo? É preciso examinar você pra ver o que está acontecendo. Procure um dentista pra avaliar.

  44. Doutora, eu extrai todos os dentes molares e pre-molares da arcada superior. Gostaria de saber qual seria a melhor solucao protetica, mais economica. Eu nao gosto do roth por causa do ferrinho aparente. A senhora teria alguma dica? Obrigada.

    • Viviane, o “roth” (prótese parcial removível – PPR – com estrutura metálica) é a opção mais econômica. Se você não quer os “ferrinhos” aparentes, uma opção é fazer uma PPR flexível, que tem toda a parte de fixação estética, sem metal. Procure um dentista especialista em prótese pra avaliar.

  45. Doutora, meu dente do siso cariou… e ja esta todo quebrado, nao sinto dor… sera que tem jeito pra ele ou tenho que extrair mesmo?

    • Frank, por se tratar de um siso, que é um dente nem sempre funcional e que não faz muita diferença esteticamente, é preciso considerar a relação custo-benefício de mantê-lo. Se for vantagem mantê-lo no seu caso em específico e ele estiver com a coroa bem deteriorada, é provável a necessidade de tratamento de canal e coroa protética. Se não for vantagem, o melhor é extraí-lo. Procure um dentista pra avaliar.

  46. Boa noite Dra.
    Eu gostaria de saber pq meu dente mesmo obturado ainda dói muito, ele ta como se fosse dormente e doendo muito, será que vou ter q obtura-lo d novo ?

    • Lidiane, é comum que um dente recém-restaurado fique meio sensível, mas doendo muito, não. Procure seu dentista pra reavaliar, talvez seja o caso de remover a restauração e ficar com um curativo por alguns dias, pra ver como o “nervo” do seu dente se comporta. Se continuar doendo mesmo assim, deve ser caso pra tratamento de canal.

  47. Eu adorei o blog, pois tenho pânico de dentista devido a momentos vivenciados na infância.

    Parabéns Dra.
    Muito sucesso, seu blog me motivou a procurar o mais rápido possível um dentista… rs!

    • Obrigada, Yara! Que bom que pude ajudar de alguma forma. Abraço! ;)

  48. Oi dra… No último dia 30 extrai o siso esquerdo… O dentista me disse para tomar meu analgésico de costume e que não via necessidade de anti-inflamatório… então estou tomando ibuprofeno desde então… Mas não notei melhora na dor. E cedo para ver melhora na dor? Ate quando essa dor e aceitável? Sera que vejo com o dentista se preciso de anti-inflamatório?

    • Thamires, o ibuprofeno é analgésico e anti-inflamatório, também. Na primeira semana do pós-operatório é comum um pouco de dor, então não dá pra dizer que haja alguma coisa errada apenas pela presença de dor.

  49. O meu dente está inchado e doi muito, mais do que devia doer. Ele está furado por dentro e lá está a gengiva a fazer muita pressão ao dente. Não posso tocar nem consigo comer.

    Ajuda-me por favor.

    P.S. tenho 15 anos, os dentes não são de leite e já estou com dores ha 6 meses.

    • Luis, você precisa procurar um dentista pra tratar de acordo. Não há nada que você possa fazer sozinho pra resolver isso. Me parece a cárie já atingiu o canal e causou um abscesso. É preciso auxílio profissional.

  50. Olá doutora…
    Eu fiz uma restauração há 3 meses atrás, no dia a minha dentista falou que se eu não tivesse visto aquele dente assim, teria de fazer canal. Enfim, não fiz canal embora ela tenha falado que estava muito próximo do nervo, então passados os 3 meses aqui estou com uma dor gigante, fui lá novamente e ela me passou nimesulida e lisador, estou com menos dor, porém sinto umas pontadas no dente e uma dor ocasional… Ela diagnosticou como pulpite, e falou para tratar do canal… será que é isso mesmo? Obrigada.

    • Thalita, pelos seus sintomas, é o que parece. Se a pulpite for irreversível, é caso pra tratamento de canal.

  51. Oi, meu dente esta furado e esta doendo muito, ele ainda e de leite, mas esta muito quebrado e as vezes incha a minha bochecha, e a dor vai e volta, eu tenho medo de ir ao dentista, o que eu faço? Por favor me ajudem. O meu pai disse que e pra eu esperar parar de doer para eu poder arrancar.

    • Thaynan, tem medo de ir ao dentista por que? Ele só vai ajudar! Se você confiar e procurar ajuda, a sua dor de dente vai ser resolvida. Não há nada que você possa fazer em casa, por conta própria. Peça pra um responsável levar você ao dentista pra ver o que está acontecendo. Você não vai se arrepender. Você não tem que “esperar o dente parar de doer pra arrancar”… a intenção do seu pai pode ser boa, mas ele não é dentista e não faz o mínimo sentido esperar o dente parar de doer pra procurar um dentista. E quem disse que tem que arrancar? Só o dentista vai poder dizer qual o melhor tratamento.

  52. Dra. Meu dente queiro cresceu, mas junto com o crescimento subiu uma carne que estou sempre machucando sem querer na escovação, pois acumula comida, o que devo fazer, isso pode ocasionar algum problema grave, ou a unica solução será extrair esse dente?

    • Viviane, pode estar indicada a extração do dente OU apenas a remoção da gengiva excedente sobre ele. Procure um dentista pra avaliar.

  53. Oi, estou com uma dor de dente e está passando a dor pra nuca, o que deve ser?

    • Pode ser problema de canal, Leticia. E se a dor já está irradiando pra outros lugares, sugiro que você procure logo um dentista pra avaliar e tratar de acordo.

  54. Olá, Dra Ana! Tenho uma dúvida: tratei o dente 46 há 10 anos; teve que fazer aumento de coroa clínica e tratar o canal. Só que deu hemorragia, a dentista fechou o dente assim mesmo, só colocou remédio até onde deu. Nos dias seguintes deu uma bolinha com pus, voltei no meu dentista e ele falou que era normal. Só apertou a bolinha e falou que não era nada. Isso há 10 anos. Bom, agora o dente está um pouco bambo e outro dentista de minha confiança disse que está com infecção na raiz do dente e que tenho que extrair e fazer um implante. Só que outro dentista quer que eu faça uma sondagem para verificar se vai ser preciso mesmo extrair. Estou com medo de permanecer com um dente com lesão e infeccionado, pois pode mandar bactéria pra corrente sanguinea. Me ajude. Obrigada.

    • Regina, seria interessante fazer a sondagem com o outro dentista (que deve ser um periodontista, presumo) pra ver se há como manter o dente. Se houver, é preciso tratar a infecção, o que deve envolver o retratamento de canal e algum procedimento periodontal. Enfim, não precisa ficar com medo, apenas procure o dentista e faça como ele orientar.

  55. Estou com um buraco no dente, e doi muito. Desde ontem. Como faço para amenizar a dor ?!

    • Procure um dentista pra tratar, Felipe. Você pode até tomar uma analgésico a que esteja habituado, mas nenhum remédio que você tome vai resolver o problema de vez.

  56. Bom dia, doutora.
    Estou com um dente inferior, o ultimo, no qual foi feita uma obturaçao ha muito tempo, porem de uns tempos para ca ele foi ficando dolorido, e semana passada quebrou um pedaço e esta meio dolorido, a dor vai e volta, tomei por conta propria torsilax, deu uma melhorada mas ainda doi um pouco, sera que ele esta inflamado, e tem que arrancar? Ou posso tomar amoxilina liquida, para desinflamar e ir ao dentista?

    • Pelo seu relato não vejo razão pra extração, Abraao. Não tome nada pra “desinflamar” – muito menos antibiótico, que não serve pra isso -, até porque não há necessidade de desinflamar pra procurar um dentista. Procure já um dentista.

  57. Boa tarde, há um ano fiz um canal no ultimo dente do lado esquerdo. Mas agora começou a doer quando como algo gelado ou quente… me ajuda, estou pensando em extrair o dente…

    • Tainara, não “pense” nada antes de um dentista avaliar e verificar qual a causa disso. Se não houver indicação de extração, não há vantagem em fazê-la. A dor com alimentos quentes pode significar necessidade de retratar o canal.

  58. Ola doutora, tive 2 caries no dente permanente de cima do lado esquerdo, o dentista que fui fez uma restauração grande, meses depois comecei a sentir uma dor muito forte na raiz e no nervo por dentro da gengiva e ele dói ate um pouco mais em cima. Fui ao dentista e ele disse que era se eu nao me engano neucrose pulpar e esta fazendo canal, só que tenho síndrome do panico e fico pesquisando sobre isso e fico paranóica com certos sintomas, e chego a pensar que estou sentindo igual, coloquei na minha cabeca que estava com febre e que meu dente estava inflamando, quando medi a temperatura no termômetro não chegou nem a 36 graus, e eu fico com medo da anestesia, então fico sentindo muito mal estar e dores de cabeça e dor no dente, dor do mesmo jeito e ainda uma dor a mais pelo tratamento de canal e por estar mexendo no dente, queria saber se a dor é normal e se a dor de cabeça é resultado da minha preocupação, e de meu psicológico fraco.

    • Maria Julia, a dor de cabeça até pode ter a ver com o tratamento, mas me parece ser mais psicogênica, mesmo. Por outro lado, um pouquinho de dor e sensibilidade no dente durante o tratamento de canal é algo bem comum.

  59. Dra. Boa tarde! Fui fazer check up e o dentista decidiu trocar/fazer uma restauração na obturação do último dente do lado direito superior. Na hora não senti nada (sexta-feira). Na segunda seguinte comecei a sentir um incomodo (pequena dor), que acabei sem saber identificar o dente que doía. Fui ao dentista e o mesmo tirou um radiografia e informou que a restauração “atingiu/contraiu o nervo”. Passou amoxicilina 500mg 2cp 8x8h e celestonte 2mg – 1cp de 12/12h. Após 7 dias, voltar para tirar outra radiografia para verificar se haverá necessidade de canal. Como vou viajar estou com medo do dente incomodar. O procedimento acima foi correto?

    • Vandete, se há a possibilidade de não dar canal, foi correto esperar.

  60. Doutora, 1 ano atras eu fiz curativo no dente porque deu canal, e fiquei com o curativo durante 1 ano por medo de ir ao dentista, agora hoje, comecei a tratar, tomei coragem, não senti nada na hora porque a anestesia cuidou disso, porém agora que faz 2 horas que tratei está começando a doer muito, não posso morder e comer direito… coisa que antes só com o curativo não tava doendo tanto, o que eu faço?… essa dor vai piorar? E isso é normal?… eu tenho lido que é, mas to com medo, e a dentista não me passou nenhum remedio nem me avisou que poderia doer depois, então não sei o que está acontecendo… obrigado doutora, seu blog é o melhor. E eu também estanhei que foi muito rapido, uns 25 minutos… tratei num centro especializado chamado C.E.O… algo assim.

    • Guilherme, enquanto o tratamento de canal não for finalizado, o dente pode doer a qualquer momento… é assim, mesmo. Por isso é essencial que você termine o tratamento, pra controla a infecção e, consequentemente, a dor. Entre em contato com a sua dentista pra ela prescrever uma medicação analgésica e ver se há necessidade de trocar o curativo, o que costuma aliviar a dor.

  61. Estou com muita dor na gengiva, e esta inchada. Dentista na minha cidade é muito dificil. Tenho varios rémedios em casa. Pode me informar que remedio é bom pra isso?

    • Michaely, compreendo a sua situação, mas não existe um remédio específico pra dor de dente. É preciso diagnosticar a causa da dor e tratar de acordo. Você pode tomar um analgésico a que esteja habituada, mas isso não garante a ausência de dor e certamente não vai resolver o problema. É preciso um dentista intervir.

  62. Boa Tarde!
    Doutora, ainda não tratei meus dentes, que eram pra retratar o canal e talvez extrair outro porque esta com uma cárie enorme na raiz, só que o cardiologista mandou eu fazer todos exames novamente pra ele poder dar a carta me liberando pra fazer o tratamento, não estou aguentando a dor, queria saber se pra extrair um dente, se eu tenho gengivite e periodontite, tem que tomar antibiótico 24 horas antes ou não tem necessidade? Pois depois eu teria que fazer a raspagem completa, e o ideal seria tomar o antibiótico quando fizer a raspagem? Esse dente ta doendo muito, ficou uns tempos sem doer, mas como estou fazendo exames ainda não posso fazer nada, até quanto de glicemia o dentista extrai os dentes? Se a pessoa for diabética e esta com a glicemia alterada e toma medicamentos não pode extrair os dentes? Pergunto também porque meu esposo tem diabetes e toma remédios, mas sua glicemia nunca abaixa, até quanto o dentista pode arrancar? Pois meu esposo precisa arrancar todos os dentes para por duas próteses e nunca consegue, e no meu caso posso extrair o dente sem precisar tomar antibióticos? E sobre aquela bolinha com pus, que está no meu dente que eu fiz canal, que no resultado do raio x deu problema por não ter feito a limpeza até o fim do dente, isso seria erro da dentista por ter feito errado? Se puder me responder eu agradeço.

    • Berenice, a necessidade de antibiótico antes de uma extração ou de uma raspagem (enfim, de qualquer procedimento) depende da avaliação do dentista quanto à sua saúde geral. Se há periodontite, dependendo do caso, pode ser necessário, sim. Se a pessoa tem diabetes e ela não está controlada, extração só em caso de urgência, mesmo. Mas glicemia alta não é sinônimo de diabetes, pode ser algo momentâneo… então não há um nível fixo de glicemia em que se diga “ah, agora pode extrair”. Quanto ao seu esposo, se o médico liberar, ele poderá fazer as extrações. Com relação ao dente do canal, nem sempre é possível chegar ao fim do conduto, pode haver algum obstáculo ou calcificação, por exemplo. Cada caso é um caso, não dá pra afirmar ser erro.

  63. Olá Dra.
    Como esta?

    Me falaram da tua atenção especial neste site e resolvi vir aqui fazer umas perguntinhas rs e desde já agradeço.

    Bom, estava com um dente quebrado, o segundo molar, a dentista disse que não precisaria de canal, limpou pq era um dente cariado e fechou com uma resina, acontece que desde de que ela fechou sinto uma dor que incomoda e irradia para os outros dentes e para os nervos do ouvido esquerdo, já tomei inúmeros analgésicos, essa dor passa mas volta depois, quando eu faço compressa com gelo também para de doer.
    Já não sei mais o que fazer, dói muito.
    O que posso fazer até chegar o dia da minha consulta.?

    Abraços.

    • Oi Tati, estou bem :) . O ideal é procurar um dentista assim que possível, em caráter de urgência. É arriscado ficar aguardando o dia da consulta, pode ser que a dor aumente bastante nesse período. Se o seu dentista não puder atendê-la antes, procure outro pelo menos pra avaliar e verificar a necessidade de algum procedimento mais urgente. Aí sim você poderá aguardar a consulta com mais segurança e conforto. Pela sua descrição, desconfio de problema de canal (dor irradiada, espontânea e que diminui com o frio).

  64. Dra., sinto dor nos dentes toda semana, esses dias estava doendo os de tras do lado esquerdo e agora do lado direito, não aguento mais essa dor, DOI MUITO!!! Que remédio tomo ? (obs: tenho furo no dente)

    • Allison, se você tem “furo” no dente, não tome nenhum remédio… PROCURE UM DENTISTA. Pra acabar com a dor é preciso acabar com a causa dela. No seu caso, parece ser cárie. E não existe remédio pra cárie, é preciso removê-la e restaurar o dente.

  65. Dra., fiz uma restauração no dente 36 e no 37 comecei a fazer canal, só que minha restauração doi muito quando entra ar na boca, quando bebo água e quando como… Ai fiz a restauração numa semana e na outra semana comecei a fazer o canal, só que tomei varias e varias anestesias, só que ainda continuava a sentir muita dor quando ela mexia no dente, só que a dor não era no dente que ela tava fazendo o canal e sim no que tava obturado… Ai hj dia 01/09/14 voltei na dentista para terminar o canal e infelizmente ela deu varias anestesias, ate dentro do próprio dente e entre um dente e o outro, mas a anestesia não pegou nada e senti muita dor, enfim é normal a minha obturação estar fazendo eu sentir essa dor insuportável??? E tbm afeta o dente que ela ta fazendo o canal? Desde já agradeço.

    • Não é normal não, Naira. É possível que o 36 também precise de tratamento de canal. Sua dentista precisa avaliar pra ver o que está acontecendo.

  66. Bom dia, Doutora estou com o dente da frente doendo. Sinto a raiz latejar, mas aparentemente nao está com carie, percebi que está meio mole também, quando passo a lingua no céu da boca sinto uma pressão no dente. A gengiva está avermelhada no local do dente. O que pode ser?

    • Pode ser problema endodôntico (de canal) ou periodontal (na gengiva), Viviane. Procure um dentista pra avaliar.

  67. Boa noite! Bacana o blog, fiz hj um canal no pre molar, mas estou com dor, aquela dor fina sabe? Quando encosta os dentes de baixo com os de cima… minha dentista n receitou remedios, posso tomar nimesulida? Codeina? Obg.

    • Talitha, entre em contato com a sua dentista pra ela prescrever a medicação!

  68. Bom dia, Dra.

    Excelente blog!

    Gostaria de tirar uma dúvida:

    Antes de ontem fui a dentista para fazer canal, mas no mesmo dia só deu tempo para ela abrir um pequeno orifício em meu molar, e extrair alguns nervos do local. Ela fechou o buraco com uma massa branca.

    Fiquei de retornar lá para ela fazer a instrumentação, porém sinto muita dor no local. Fico receoso dela não ter retirado todos os nervos ou ter infiltrado algo no dente.

    Como devo proceder?

    Att,

    Gabriel Matarim

    • Gabriel, pelo que percebo sua dentista fez um curativo endodôntico, que é uma medida de urgência, a abertura e uma “limpeza inicial” dos canais do dente. É bem provável que ainda haja algum resíduo do “nervo” do dente, afinal o canal ainda não foi instrumentado. A dor que você sente pode ser aliviada com a troca do curativo mas, resolvida, apenas com a conclusão do tratamento de canal. Agora é continuar o tratamento.

  69. Boa noite Dra. Eu estou sentindo dores muito fortes… Não consigo comer, beber nada, que dóoi muito… Inflamado demais… Tem dias que eu nao consigo dormir. Minha bochecha ta inchada. O dente ta quebrado. Já fui no dentista, e ele só passa Amoxicilina ou Nimesulida. As vezes gasto muito com remedios. Passa a dor e depois de 1hs volta pior do que está. Dente inflamado é bom arrancar ou esperar ficar melhor e arrancar?? Abraços.

    • Débora, seu dentista disse que é preciso extrair? Não dá pra tratar o canal? Se não der – o que seria melhor -, com a infecção / inflamação sob controle já dá pra extrair. Não dá pra ficar tomando remédio “pra sempre”, né?!

  70. Dr(a), fiz um canal na sexta feira, primeira sessão, sinto um dor apesar de tomar o amoxilina e o dorflex. A dor não passa, minha gengiva está inchada e já estava assim quando fui na dentista, será que ela tinha que ter passado remédio p desinflamar antes de iniciar o canal, a consulta de volta e só quinta, eu posso tomar anti-inflamatorio até lá?

    • Júnior, quem julga a necessidade de tomar qualquer medicação antes, durante ou após o tratamento é o dentista. Apenas pela sua descrição não posso afirmar essa necessidade. Entre em contato com a sua dentista e confirme com ela se você deve tomar algum remédio.

  71. Bom dia, Dra… tudo bem?
    Não sei se ira lembra de mim, mas faz uns 3 meses q tive um abscesso no rosto e tive q drenar o pus, entao, tive q fazer canal, mas a dor era tanta q o dentista optou por arrancar, e dia 18 de agosto fui tirar, fazendo 3 meses da outra cirurgia, foi o pior dia da minha vida, alias, os dois piores, arranquei mas senti tanta dor q chorei e depois ainda teve q curetar, doeu d+, mas Deus eh tao bom q qdo acabou de curetar passou a dor e não senti mais nada, a recuperação foi ótima, sem dor, sem nada, a dentista me explicou q senti dor por causa da infecção q não estava sendo combatida, estava a base de antibiótico desde 1 de maio. Passados 5 dias, to ótima.
    Q Deus abençoe sua vida e continue fazendo o bem pq o mundo precisa de pessoas como vc.
    :o)

    • Bom saber, July! Fico feliz em ter ajudado de alguma forma. :)

  72. Meu dente doi muito, fui ao dentista, ela drenou e passou anti-inflamatório, não adiantou, começou a doer mais ainda, não adiantou voltei ao dentista e me receitou antibioticos, tomei por 10 dias, só que o capeta voltou a doer e estou com medo do dentista.

    • Ana, pelo que entendi você fez um curativo endodôntico (abriu o dente pra canal). Enquanto o canal não for tratado, há chance do dente voltar a doer… isso porque a causa da infecção não foi removida, ainda. Portanto, sugiro o tratamento de canal assim que possível. Quanto antes, melhor.

  73. Drª boa noite, extrai um siso inferior direito, estava incluso e a cirurgia foi rápida e tranquila, não tive hemorragia. Porem depois de 7 dias estou com uma dor absurda na maça do rosto e ouvido do lado da cirurgia, minha dentista passou amoxicilina 500mg de 8 em 8 hrs e ibuprofeno, não consigo abrir muito a boca e o analgesico esta pouco efetivo. Fiz uma panoramica hoje e a dentista falou que a recuperação esta dentro do normal. Gostaria de uma opinião sua e se vc poderia me passar uma associação de analgesicos mais efetivo.

    • Fernando, se não há infecção, seu caso é de sintomas pós-operatórios mais intensos, mesmo. Realmente, seria preciso trocar a medicação analgésica e/ou a dose. Mas quem tem que fazer isso é a sua dentista, que examinou você e conhece o caso. Não há como prescrever via Internet. Procure sua dentista e relate o problema.

  74. Bom dia, eu estou com um dente inflamado onde se criou uma bolha em cima da gengiva, no qual esta bem inchado, interno e externo da boca, e doi bastante, e dentista so posso ir no proximo mes, qual remedio poderia me indicar ?

    • Não poderia indicar nenhum, Thiago. Infelizmente. Não tenho como prescrever medicação via Internet, é preciso examinar o paciente e, via de regra, problemas dentários não se resolvem apenas com remédios. É preciso o dentista intervir. Procure um dentista pra avaliar se é caso restauração, canal, extração, etc..

  75. Ola Doutora, fiz uma obturacao e nao aguento de tanta dor, ja faz algum tempo, o que faco? Obrigado.

    • Maria, procure seu dentista e relate o problema. Talvez seja o caso de remover a restauração e ficar durante alguns dias com um curativo. Se o dente responder bem, afasta-se a possibilidade de tratamento de canal.

  76. Queria te fazer uma pregunta, eu fiz um canal no dente tem 2 meses ou 3, mas esta doendo muito e esta inchando a gengiva, você sabe algum remedio para eu tomar ou uma dica??

    • Lorraine, a dica é: procure seu dentista pra reavaliar. É preciso verificar o que está acontecendo, tomar qualquer remédio apenas iria “mascarar” os sintomas, não resolveria o problema.

  77. Grata pela atenção Ana, me sinto bem mais aliviada. Tenha um ótimo fds!

    • ;)

  78. Dra, eu fui ao dentista pq tava com uma cárie no esmalte, ela ainda nem doia, só tava escurinho… Restaurei o meu dente ontem e notei que comecei a sentir uma leve sensibilidade, as vezes quando estou comendo. Isso é nomal?
    Há algum artigo do seu blog que fale sobre isso?

    • Bruna, eu toco nesse assunto em vários textos, mas acho que não há um texto específico sobre o tema. O que ocorre é que as substâncias usadas durante a confecção de uma restauração (ácido, adesivo e resina) têm potencial irritativo para o “nervo” do dente. Então é comum que haja uma sensibilidade no dente depois da restauração feita. Essa sensibilidade costuma durar alguns dias. Se persistir, procure seu dentista pra reavaliar.

  79. Abri um canal terça feira, pois meu dente doia muito apesar de não ter nenhuma cárie, porém a gengiva estava bem retraida. A minha dentista falou que a lesão foi causada por um trauma, no 1 procedimento colocou o curativo e fechou, quando o efeito da anestesia passou a dor voltou bem mais forte. No dia seguinte retornei e ela retirou o curativo, fez um raio x e deixou o dente aberto, e ele continua doendo. Estou tomando buprovil desde domingo a cada 8 horas, durante o intervalo da medicação a dor alivia, contudo volta, meu retorno a dentista é terça feira. Minhas dúvidas: o procedimento do tratamento está correto? Será que vaí dar p salvar o dente? É normal ele continuar doendo durante todo esse tempo? Obrigada pela atenção e parabéns pelo execelente blog!

    • Alessane, na verdade ainda não foi feito nenhum tratamento, apenas medidas de urgência. O próximo passo é tratar o canal, só assim a dor vai parar. Considerando os sintomas e o fato da sua dentista ter deixado o dente aberto, você está passando pela fase aguda de um abscesso. Não vejo razão alguma pra você perder seu dente.

  80. Olá Dra. estou com muita dor de dente. Fui ao dentista e ela abriu o dente, me mostrou um sangramento, colocou medicação e fechou. Pediu para tomar amoxilina e tylex. E voltar depois de uma semana. Só que a caixa do tylex acabou e eu continuo com dor. Essa dor é terrível, constante. O que eu tomo para dor? E tenho outra dúvida! O canal não pode ser feito, tem que esperar mesmo uma semana tomando amoxilina, para a inflamação acabar e só depois fazer o canal? Fico me perguntando porque ela não faz logo esse canal, o porque tem que esperar se eu estou sentindo dor!!!

    Obrigada por tirar dúvidas! Por nos dar mais informações!

    • Vanessa, se o analgésico que você está tomando não está funcionando, creio ser necessário fazer um novo curativo. Dá pra tratar o canal, sim, o que não dá é pra concluí-lo enquanto você sente dor… e nem sempre é possível tratar um canal em sessão única, também. Com a medicação e a troca do curativo, a dor vai diminuir. Procure sua dentista.

  81. Abri o canal segunda-feira, nao dormi a noite inteira de tanta dor, tomei remedios e nada. Na terça, nada de a dor passar, pensei que fosse normal e não fui na minha dentista, mais uma noite sem dormir. Na quarta fui e ela tirou o curativo, doeu mais ainda. Hoje pela manhã, voltei la, ela colocou aquela “broca” pq o canal poderia estar entupido, e a dor nao passou ainda. Estou tomando amoxilina e nimesulida desde segunda qndo comecei o tratamento e analgesicos, mas a dor não passa. Isso é normal? O que pode ser? Obgd e parabens pelo blog.

    • Bruno, não chamaria de “normal”… mas dada a situação, é esperado. Você está passando pela fase aguda de uma infecção, um provável abscesso, e isso pode ser BEM dolorido. O problema não é o tratamento em si, mas a severidade do sintomas do abscesso. Com a continuidade do tratamento, isso vai se resolver.

  82. Bom dia dra., estou com dor de dente ja ha 2 semanas, ta doendo muito, so estou a tomar anafrana, mas nao passa, qual medicamento q posso tomar?

    • Natalia, como você já percebeu, remédio não resolve dor de dente. É preciso procurar um dentista pra eliminar a CAUSA da dor.

  83. Eu tenho uma infecção no dente, o dente partiu, um dos de de trás, e ficou só raiz la dentro, ficando assim um buraco semi-aberto e dói-me, e ganhou abscesso tanto dum lado como do outro da gengiva, eu procurei um dentista e ele receitou-me um antibiótico amoxicilina, mas mesmo assim continua a doer e continuo com o abscesso, é normal? Visto que é antibiótico n devia aliviar a dor e começar a passar? Ja vou no 3 dia e nao vejo melhorias! Gostava de saber se é mais complicado e doloroso tirar uma raiz ou se é menos doloroso e mais facil tirar do que um dente todo intacto ?

    • Marisa, embora o antibiótico trate a infecção e, de forma indireta, colabore pra diminuir os sintomas, o medicamento indicado pra diminuir a dor é o analgésico. Não é doloroso extrair nem raízes nem dentes inteiros, em ambos os casos o procedimento é feito com anestesia. Do ponto de vista da dificuldade, em princípio a raiz é mais difícil de ser removida, mas para o paciente não muda muito… a dificuldade fica para o dentista. ;)

  84. Bom dia!

    Dra., tinha feito perguntas nesse site sobre fístulas, ainda continuo com ela, tomei antibiótico e anti-inflamatório, o antibiótico eu tomei por 7 dias, o anti-inflamatorio eu tomei só 2 dias, eu passei em um dentista particular só pra fazer uma avaliação do meu raio x que a dentista do convênio pediu, terminei os remédios segunda-feira, e terça e quarta-feira me deu diarreia, seria do medicamento? Não confiei mais em voltar na mesma dentista do convênio, pois o dentista particular olhou meu raio x e disse que aquela fistula que esta no meu dente é por causa que a dentista não fez a limpeza de canal direito, só fez até a metade, e por isso está cheio de bactérias, eu estou sentindo muita dor, só que também descobri que tenho uma cárie enorme dentro da raiz em outro dente, começou a doer depois que eu usei o enxaguante com clorexidina, e o pior é que eu sou alérgica a esse produto, bochechei 2 dias e na ponta da língua ficou toda vermelha e com bolinhas, chega as vezes até dar aftas, mandou usar 10 dias 2x ao dia, não tem outro enxaguante que faça o mesmo efeito, para gengivite? O dentista me disse também que estou com periodontite, e passei em 2 dentistas fora do convênio pra saber a opinião, e cada um falou diferente, a Dentista me disse que eu tinha que extrair os dois dentes do siso porque está meio deitado para o lado, e também arrancar um dente de tras que está mais comprido por eu não ter dente embaixo, teria necessidade de arrancar? E também disse que eu teria que fazer retratamento do canal, mas pode fazer retratamento com a fistula? Mas eu prefiro arrancar, pois é menos custo e pelo convênio não confio mais, e o outro dente que está com a cárie enorme ela disse que teria que ver, porque talvez tinha que ser canal, mas eu quero extrair também. O outro dentista disse que não precisaria extrair os dentes do siso, mas eu sinto dor em um deles quando vai água fria, é normal? E o outro dente que eu fiz canal ele disse a mesma coisa, que teria que fazer retratamento, mas não quero fazer mais, e ainda o dente do canal esta meio mole, o ideal não é extrair mesmo? Como eu disse, eu tive diarreia com a medicação eu acho, mas foi uma vez em cada dia que foi terça e quarta, será que eu posso estar extraindo o dente mesmo esta semana? Não estou aguentando a dor nesse dente que está com a cárie, será que foi o enxaguante que provocou a dor? Como já disse em um comentário anterior que eu tinha muita arritmia, todas as anestesias mexem com o coração? Meu cardiologista sempre manda eu usar anestesia sem vaso constritor, qual a diferença ? São dois tipos de anestesias ou tem mais? Estou com muito medo de extrair o dente. Queria saber também, que eu fiz exame uma vez minha glicemia deu 101, tem algum problema em extrair os dentes, sempre que fazia o exame dava 84 de glicemia, mas esse ultimo deu 101, até quanto de glicemia o dentista pode extrair, eu não tenho diabetes porque faço exame sempre e só dessa vez deu um pouquinho alterado, e também não dá tempo de fazer outro exame, pois estou com muita dor, fiz depois na farmácia o teste outro dia deu 84, pode também tomar anestesia depois de ter tomado antibiótico e anti-inflamatório ou tem que dar um tempo? E se eu for arrancar os dentes, qual seria melhor arrancar primeiro, o que está com a cárie ou o que eu fiz o canal e está com a fístula, mas ainda continua vermelho e com pus e inchado, não tem problema de arrancar? Depois de quantos dias pode arrancar o outro dente? Por favor me ajude estou muito preocupada, se puder me responder logo eu agradeço! Obrigada!

    • Berenice, QUANTAS PERGUNTAS! O.o

      1. Sim, é possível que a diarreia seja consequência do antibiótico. Esse costuma ser um efeito colateral.

      2. Não, pra gengivite a clorexidina é o melhor enxaguante bucal. E só porque você teve algumas aftas, não quer dizer que você seja alérgica… é só uma pequena reação local.

      3. Se a dentista indicou a necessidade de extração, não tenho razão, pelo seu relato, pra duvidar dela. Se o dente está extruído (“cresceu”) e você tem problema periodontal, deve ser necessário extrair, sim. Tudo depende do suporte ósseo disponível.

      4. Sim, pode fazer retratamento com presença de fístula. Durante o tratamento ela vai desaparecer. Não é questão de você “preferir” arrancar, cada caso tem uma indicação e vale a avaliação do dentista. Se você extrair o dente, terá que usar prótese… resolve um problema, arranja outro.

      5. Sentir dor num dente com água fria pode ser normal, sim. É preciso avaliar com mais critério pra definir se há alguma alteração.

      6. Não é porque um dente dói que o “ideal” é extraí-lo. Pelo contrário: se há como salvá-lo, esse é o ideal.

      7. Mesmo com diarreia é possível extrair um dente. Uma coisa não tem nada a ver com a outra.

      8. Não, certamente não foi o enxaguante que provocou a dor.

      9. Anestesias locais não “mexem com o coração”. É que as anestesias convencionais contêm uma substância chamada “vasoconstritor”, que serve pra anestesia ficar mais tempo no local da aplicação e, portanto, ter efeito mais prolongado. Quando o dentista detecta no exame / anamnese motivo pra não usar um anestésico com vasoconstritor, ele usa sem. Tipos de anestesia há bastante, várias substâncias, e cada uma delas pode ser associada ou não a vasoconstritores.

      10. Se sua glicemia em jejum deu 101 apenas 1 vez, não quer dizer que você tem diabetes, mas talvez tenha tendência a desenvolvê-la, por isso é bom ficar de olho. Se você não tem diabetes é possível fazer extrações sem problema e, se tivesse, bastaria que ela estivesse compensada (“tratada”).

      11. Mesmo tomando anti-inflamatório e antibiótico, pode tomar anestesia normalmente.

      12. Sobre qual dente extrair antes: como disse antes, primeiro é preciso verificar se há indicação de extração. Havendo, a prioridade é de se extrair o que está doendo e/ou que está com infecção. Se houver necessidade de tomar alguma medicação pra controle da infecção antes extrair o dente, seu dentista prescreverá. É ele quem decide se é possível ou não realizar a extração em determinado instante.

      13. Numa mesma sessão pode-se extrair vários dentes, não é preciso fazer um por vez. Depende do caso e do julgamento do dentista.

      UFA. :)

  85. Oi, extrai uma raiz de um dente faz um mes, mas agora esta doendo muito naquele buraco e o dente do lado tbm esta doendo demais, e o de tras tbm, ou seja, o buraco esta entre os dois dentes, o q eu faço pra amenizar a dor ?

    • Gilsimar, procure seu dentista e relate esses sintomas. Pode haver uma infecção, por exemplo. É preciso reavaliar.

  86. Olá, me chamo Jonilson e queria saber se: quando extrai um dente (último dente inferior) não sei o nome que se dá, ele nasce novamente? Extrai em 2003, isso é normal?

    • Jonilson, e ele nasceu de volta? Qual a sua idade?

      • Desculpa, tenho 31 anos e na época da extração tinha 20 ou 21 anos, não me recordo exatamente.

        • Então certamente o seu dente já era permanente e, portanto, não nascerá outro no lugar.

  87. Olá, to sem grana e só posso ir ao dentista daqui 2 semanas, e já tem 2 semanas que estou tomando nimesulida e ibuprofeno. Isso é perigoso? Ou posso continuar tomando até lá?

    • Yáh, não recomendo. Não é bom ficar tomando anti-inflamatório assim de forma contínua. Mas você pode tomar um analgésico a que esteja acostumado e correr no dentista assim que der!

  88. Boa tarde, estou com um curativo provisorio no dente, hoje de manhã fui na emergencia pois estava doendo e não abriram o dente so me deram amoxicilina para tomar… ja tomei mas ainda estou com dor, o que fazer?

    • Luzia, a amoxicilina, embora trate a infecção, não elimina a dor. Pra isso é preciso um analgésico. O ideal seria trocar o curativo. Procure um dentista.

  89. So posso ver minha dentista segunda por q estou sem dinheiro, como faço para aliviar a dor?

    • Você pode tomar um analgésico a que esteja habituada. Mas não é garantia de que a dor vá passar, via de regra o dentista precisa intervir.

  90. A minha dentista pôs um curativo no meu primeiro molar mas ta doendo muito, isso é normal?

    • É comum, Marcleide. O dente “inflamado” e fechado com curativo pode doer por causa da “pressão interna” que ocorre por causa da atividade das bactérias. A ação imediata é trocar o curativo, e a solução é tratar o canal do dente. Procure sua dentista e relate esses sintomas.

  91. Dra, não sei se entendi errado o que leio sobre saúde, mas que eu saiba, antibiótico combate bactérias. Pensei que não tivesse nenhum efeito contra vírus. Na sua definição, antibióticos servem também contra vírus e fungos. Por quê?

    • Paulo, você tem toda razão. Da forma como eu tinha colocado deu a entender que infecções por fungos e vírus também são tratadas com antibióticos, mas não, apenas as infecções por bactérias. Os antibióticos “interagem” sim com esses organismos, como eu disse, mas não quer dizer que eles sejam mortos por antibióticos. Os vírus nem são considerados organismos vivos, então nem poderiam ser mortos, e os fungos, dependendo do tipo de antibiótico, são até beneficiados por ele, já que a eliminação de bactérias pode abrir espaço pra uma infecção fúngica. Enfim… removi do texto os parênteses em que eu citava esses outros organismos pra não dar confusão. Agradeço o alerta. Abraço! :)

  92. Boa tarde Dra.
    Acompanho seu blog faz tempo, e gosto bastante. Sempre vejo as pessoas tirando duvidas aqui e você sempre é muito atenciosa, então, hoje resolvi perguntar também.
    É o seguinte: estou fazendo tratamento de canal no 1o molar inferior direito. Ja faz um tempinho, e no dia que minha dentista marcou para fechar o canal, disse que nao poderia fechar pq estava com secreçao, entao marcou pra outro dia. Voltei, para fechar, e mais uma vez estava com secrecao. Ela colocou um remedio, e marcou pra outro dia. É normal essa secreçao? E ah, toda vez que é pra ser a “ultima sessao” eu sinto muita dor qd ela coloca tipo uma lima diferente, tem uma cor diferente… não sei explicar, mas que ela só usa quando vai fechar o canal. DOI MUITO! Mas durante o tratamento, nunca senti dor. Só quando ela vai fechar. É normal? Aguardo muito sua resposta. Muito obrigada.

    • Arthur, acontece. Seu dente está liberando o pus da infecção (abscesso), por isso ainda não dá pra fechar. A dor que você sente provavelmente é por causa do fechamento com o curativo, que cria uma “pressão interna” no dente.

      E obrigada, fico feliz em ajudar. :)

Comente ou pergunte!

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*


Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>