O Dentista Que Faz de Tudo

Todo dentista, ao se formar, é clínico geral. Isso significa que na faculdade ele fez de tudo um pouco: restaurações, tratamentos de canal, próteses, cirurgias. Mas ele ainda não é especialista em nada e, se quiser ser, terá que estudar mais ainda.

É natural que durante a faculdade as aptidões se destaquem. Tem os que são melhores restaurando, aqueles que gostam mesmo é de “sangue” e outros que nasceram pra cuidar da gengiva. Provavelmente, essas serão suas especialidades no futuro: dentística, cirurgia e periodontia, respectivamente.

Instrumental de dentista

Antigamente não existia esse monte de especialidades odontológicas… o dentista era dentista e ponto. E “tratamento” era arrancar dentes. A pessoa chegava com dor de dente e, via de regra, era um dente a menos. A ideia de que manter o dente é melhor é coisa mais ou menos recente… por isso temos muitos velhinhos que, resignadamente, usam dentaduras. Ainda bem que as coisas mudaram.

Mudaram tanto que, hoje em dia, dentista não é só dentista. É periodontista, cirurgião bucomaxilofacial, protesista, ortodontista. E tem gente que não gosta muito disso. Lembro de já ter recebido alguns comentários de leitores reclamando da “preguiça” dos dentistas que ficam encaminhando os pacientes para outros colegas para procedimentos “simples”, como uma “limpeza”. As aspas se justificam: nem é preguiça, nem é simples, nem é limpeza. Diga isso pra um periodontista pra ver do que ele te xinga o que ele diz… 😉

É natural que as pessoas desejem ser atendidas por um dentista só. Além da comodidade, há a questão da confiança no profissional, que costuma demorar pra ser construída, principalmente em se tratando de quem tem medo de dentista. E eu vejo a boca como algo muito íntimo… imagina só ser encaminhado para vários ginecologistas? No thank’s.

Mas é essa a tendência: cada vez mais as pessoas são atendidas por especialistas. Não pretendo discutir neste texto se isso é bom ou ruim (use os comentários, se quiser), confesso que nem eu tenho opinião formada sobre o tema. Acho que, como tudo na vida, tem seus prós e contras, e você pode refletir mais sobre o assunto nesse excelente texto no blog da minha amiga Celia. Só acho engraçada a relutância de algumas pessoas em aceitar que a Odontologia mudou!

Ninguém reclama se o dermatologista não “conserta” pé quebrado, nem se o cardiologista não faz vasectomia (nos outros, não nele 😀 )… mas se o dentista que fez o canal não é o mesmo que restaurou o dente ou o que instalou o aparelho não extraiu os sisos (idem), fica todo mundo surpreso. Como assim? Não é tudo dente? E quem é que disse que dentista só cuida de dente?

Então, não fique bravo com o seu dentista se ele encaminhar você pra outro dentista, não é porque ele não gosta de você. Pelo contrário, gosta tanto que quer que você receba o melhor atendimento. E não dá pra saber tudo sobre tudo, não é mesmo?

Compartilhe:

Comentários via Facebook


Categoria: O que faz um dentista?

Marcadores:

26 comentários

  1. O corpo humano é tão complexo, que precisa de vários especialistas para estudá-lo, então nao acho q na parte dos dentes seria diferente! Adorei o post, deu pra entender melhor e me ajudar tbm. Trabalho como tradutora, e mtos pacientes reclamam de visitar vários tipos de médicos… e eles ainda falam, “mas nao são médicos ?” , e a mesma coisa acontece no dentista… mtas vezes a higienista bucal que cuida da limpeza e tals, e mtos acham q elas são só “ajudantes” do dentista, ou seja, inferior que um dentista! E ficam bravos! Ai vai lá eu (além de intérprete, tem explicar coisas a mais) o corpo humano é mto complexo, por isso q existe vários especialistas pra cada pedacinho do corpo.
    “Só Deus pra saber por completo tudo sobre o corpo humano!” Ai a pessoa entende mais…

  2. Oi Ana!
    Acabei de fazer um implante, e agora após 6 meses, ao fazer a tomo para colocacao da protese, observou-se que o implante esta tocando a pontinha da raiz do dente vizinho. qual sua sugestao, retirar o implante osseointegrado para nao colocar em risco o dente saudavel ou finge-se que esta tudo bem, coloca-se a protese e tenta-se nao pensar? Essa situacao esta me deixando aflita, preciso de uma opiniao. Aguardo um retorno seu. Obrigada.

    1. Monica, vale a avaliação do seu dentista a respeito. Mas se o implante está tocando o dente vizinho, a chance de você perder o dente vizinho existe. Acho que é algo que tem que ser bem pensado, porque simplesmente “ver no que dá” pode custar caro depois.

  3. Eu me sinto mais seguro sendo atendido por vários especialistas, afinal é esperado que sejam melhores em suas áreas do que alguém só com a formação básica…
    Parabéns pelo excelente blog e pela paciência respondendo todo mundo (até quando o comentário não tem relação com o conteúdo do post…)

  4. Olá!
    Dra. Ana, eu pretendo seguir a carreira de ortodontista, no entanto, só de pensar em extrair um dente ou fazer algo do tipo, eu já sinto calafrios, tenho medo de machucar o paciente, sei lá, eu penso que vou machucar a pessoa. É possível que eu perca esse medo durante o curso na faculdade?

    Obg. Aguardo resposta.

    1. Sem dúvida, Carmem. Esse é um medo que muitos têm, eu mesma tinha um pouco. Na faculdade você vai fazer várias extrações, porque faz parte da sua formação. Mas como ortodontista, o trabalho será outro, provavelmente você não fará mais extrações (a não ser que queira, geralmente se encaminha pra um colega).

  5. Olá Ana, tudo bem? Primeiramente, parabéns pelo excelente blog!
    Bom… Queria saber se, após fazer a restauração de uma cárie profunda, é mais fácil o dente tratado evoluir para a necessidade de um canal ou tem a mesma probabilidade de um dente que nunca foi restaurado? As vezes penso que a resina pode “mascarar” a real situação do dente já que não é possível ver “pontinhos pretos nem brancos” na resina.

    1. Fernando, sim, é mais fácil “dar canal” quando o dente já foi restaurado alguma vez, principalmente sem a restauração foi profundo. MAs a resina não “Mascara” o problema não, até porque até um dente hígido (sem cárie ou restauração) pode ter indicação de tratamento de canal, enquanto um dente cariado pode não ter. Além disso, restaurações podem infiltrar e, quando isso acontece, suas bordas costumam ficar escurecidas, o que funcionaria como o “alerta” dos pontinhos pretos num dente não restaurado.

      1. Entendi! Outra coisa, uma leve dor de dente ao comer algo quente já é indicação para canal em um dente restaurado que nunca doeu? Obrigado 😛

        1. Não é uma certeza, Fernando… mas bom sinal, não é. Quando o dente dói com o quente, é provável que a causa seja a expansão dos gases que a proliferação bacteriana cria dentro do dente. E aí a indicação é o tratamento de canal.

  6. Boa noite, dra. Ana!

    Se eu fosse extrair esses dois dentes que eu iria fazer canal, o dentista disse que eu teria que tomar antibiótico 24 horas antes do procedimento, mas eu pensei em retratar esse canal, e talvez teria que fazer canal no outro dente, só que eu ia fazer o retratamento pelo convênio, e a raspagem eu ia fazer no dentista particular, porque o convênio só aceita uma sessão de raspagem, e ele disse que uma sessão não resolveria meu problema. E para fazer a raspagem da boca toda mais ou menos demora quanto tempo? Quando eu fiz a raspagem pelo convênio demorou mais de 6 meses, então queria uma opinião sua. Tem risco em fazer a raspagem sem antibiótico? Porque o canal demora um pouco, e se eu tomar antibiótico quando acabar o retratamento do canal, não vai ter como tomar antibióticos novamente, já tomei anteriormente por 7 dias o cefalexicina de 8 em 8 horas, e agora ele quer que eu tome de 6 em 6 horas, e disse também que enquanto não tratar da gengivite, a gengiva não vai desinchar. Não tem algum remédio caseiro para desinchar a gengiva? Já usei periogard 8 dias, e não senti muita diferença. Como que vai dar tempo de retratar, fazer canal, e fazer a raspagem durante 7 dias?

    1. O tempo depende do tipo de raspagem. Se for uma raspagem profunda, feita na boca toda, geralmente se faz 1 hemiarco por vez (a boca toda tem 4), com intervalo de pelo menos 1 semana. Portanto, mais ou menos 1 mês. Não se preocupe com esses “cálculos” em relação ao efeito do antibiótico, quem tem que se preocupar com isso é o dentista. É como eu disse, a profilaxia antibiótica não é obrigatória… depende do caso. O único remédio caseiro eficiente pra gengivite é escovar bem os dentes e usar o fio dental. Bochecho melhor que a clorexidina (Periogard, Noplak, etc.) pra isso, não há.

  7. Boa noite, doutora Ana!

    Desculpe por ter feito um monte de perguntas, é que tenho medo de tudo. Hoje estou com várias duvidas novamente. Passei no periodontista e levei meu raio x que tinha que fazer retratamento do canal, e talvez o outro que estava com cárie na raiz também, como tenho gengivite e periodondite, fico com medo de ter aquela bactéria que vai para o coração, a endocardite. Queria saber se para fazer a raspagem no dente tem que tomar antibióticos, ou é só quando extrai o dente que tem riscos? É que o periodontista só faz raspagem, então teria que ir em dois dentistas. O antibiótico tem que tomar como? Só na extração, raspagem ou retratamento do canal? Agora estou perdida e com medo, não sei que dentista passar. Também fiz a radiografia panorâmica e o dentista disse que eu tinha que fazer a radiografia periapical de cada dente, tem necessidade? Não é perigoso tirar 2 radiografias no mesmo mês? E no outro post vc não me respondeu se pode retratar um canal sendo que o dente está um pouco mole, pode? Desculpe de tanta perguntas, é que não confio mais no meu convênio, e não tenho condições de pagar um dentista no momento, mas vou ter que ir em outro dentista do meu convênio, por enquanto. Obrigada! Desculpe!

    1. Não tem problema, não se desculpe. 🙂

      Quem decide a necessidade de tomar antibiótico antes de qualquer procedimento odontológico (raspagem, extração, tratamento de canal) é o dentista, com base no exame clínico e na anamnese (as perguntas que são feitas sobre a saúde do paciente). Se sua saúde geral estiver ok e seu dentista não detectar nenhuma razão pra profilaxia antibiótica, não há necessidade. Quanto as radiografias, a radiografia panorâmica não é o exame de escolha para avaliação periodontal, por isso é necessário, sim, fazer radiografias periapicais. Não, não é perigoso fazer 2 radiografias no mesmo mês. Um levantamento periapical completo é composto por 14 pequenas radiografias, e elas são feitas no mesmo dia, pra você ter uma ideia.

      Retratar um canal sendo que o dente está um pouco mole, pode. O retratamento, inclusive, deve colaborar pra “firmar” o dente. Mas é preciso avaliar também as condições periodontais do dente em questão.

  8. Ok, faz sentido, axo q nem tudo é o dentista, hehee 😀 BJSSS (li o outro post, excelente! parabéns pelo trabalho)

  9. Oi dra, um dente meu, o ultimo molar esquerdo (nao tenho siso) deu uma carie, um pontinho bem pequeno, mas como tenho um bebe pra cuidar fiquei mantendo esse dente assim por 2 meses, o pontinho ficou um pequeno buraco q eu limpava e tapava com algodao, ele doia so a noite mas dava pra aguentar. Uma noite tava mto frio e esse meu dente doeu bastante, mesmo assim eu nao queria ir no dentista com medo de ele usar a broca e meu dente ficar mais sensivel ainda e eu ter q ficar cuidando do meu filho com mais dor, so q no dia seguinte meu marido me convenceu a ir na dentista q tinha tratado os dentes dele, foi pior do q eu pensava…
    A dentista foi super gentil, eu falei pra ela q tinha um bebe, bla, bla, bla, etc. Ela pediu pra olhar o meu dente e jah veio passando a broca sem anestesia nem nada, começou sair fumaça e um cheiro horrivel de queimado, sem contar a dor insuportavel q eu senti do começo ao fim, ela colocou um remedio e curativo, isso foi numa quarta feira, disse pra eu voltar na segunda, se estivesse parado de doer ia obturar, se continuasse doendo teria q fazer canal, ok, sai de la com uma dor que eu nunca senti na minha vida, o sol quente e cheguei em casa tremendo de frio, tive que jogar uma cobertor nas minhas costas de tanto frio que eu sentia, o milagre e que o remedio provavelmente fez efeito e na sexta feira o dente parou de doer, fui na segunda como estava marcado ela perguntou do dente, eu toda feliz disse q tinha parado de doer etc, eu esperando a obturaçao e ela olhando meus dentes, comentei com ela que achava q teria q arrumar tbm o penultimo molar do lado “oposto” e ela me disse “vamos fazer o seguinte: vamos deixar esse em observaçao, depois a gente olha esse ai”, eu achei q ela estava falando em deixar o q eu comentei em observaçao p ver se precisaria mexer mesmo e arrumar de uma vez o q estava com curativo como combinado e tá, qual nao é a minha surpresa quando ela liga a bendita broca e fura o dente que eu havia “comentado” a mesma coisa, fumaça, cheiro de queimado e dor, só no finalzinho por 2 segundos q ela usou a agua da broca, la vai eu pra casa com 2 dentes com curativo, esse ultimo ela nao colocou remedio pq nao precisava e na realidade acho q ela poderia ter obturado de uma vez. Mais uma semana… marcou pra proxima segunda, segunda eu retorno com dois dentes com curativo na boca, ela perguntou mais uma vez se os dentes haviam doido eu disse q nao, (a essa altura eu ja nem lembrava do dente q “precisaria de canal”, parou de doer mesmo de vez) entao, eu esperando ela obturar o q pos curativo primeiro, o q qse deu canal, e ela obturou o outro com amalgama, q ela nem perguntou a minha opinao, eu q tive q perguntar se tinha a opçao de obturar com amalgama mesmo pq ela tirou só a carie e meu dente ia ficar meio amalgama e meio resina, sai de la com um dente obturado, pelo menos isso, só q na terça meu dente q ela obturou começou a doer mto e quebrou um pedaço na parte de trás e ficou com outro pedaço atravessado, da pra sentir qndo passo a lingua, eu so iria no consultorio de novo na proxima segunda e nao tenho como ficar saindo, eu preciso chamar minha mae q mora do outro lado da cidade pra ficar com meu bebe, resumindo, resolvi esperar pra (ontem) q ja tava agendado pra ir lá pra falar com ela desse dente, chegou a segunda e eu tomando cafe de manha cedo, saiu outro pedaço de dente na minha boca bem grande, dente branquinho e saudavel igual ao outro, meu segundo dente quebrou tbm, o q esta com curativo, quebrou embaixo da gengiva, agora a gengiva tah vermelha e cobrindo parte do dente e do curativo, eu chorei muito de raiva, nao fui na dentista ontem, q era o dia de obturar esse dente, nem conseguiria ir, passei a tarde toda chorando, eu querendo resolver um problema agora tenho 2 dentes quebrados na boca sendo q um ainda ta com curativo e uma criança pequena pra cuidar, e meu marido falando q nem adianta q nao tem dinheiro pra pagar outro dentista, q eu tenho q ir la pra ela terminar de arrumar, jah q nos pagamos ela à vista… Gostaria da sua resposta sobre esse procedimento da dentista, foi correto, por que meus dois dentes q ela mexeu quebraram? E a broca estar saindo fumaça, tem isso mesmo ou pode ter sido isso q fez meus dentes quebrarem? Eu nao sofro de bruxismo e meus dentes sempre foram muito fortes, tenho 24 anos e eles nunca quebraram, foi muito estranho tudo isso, estou decepcionada.

    1. Esher, os dentes devem ter quebrado porque ficaram frágeis pela quantidade de tecido dentário removido, e o dentista só remove o que precisa ser removido, não há benefício em se remover mais do que o necessário, nem para o dentista, nem para o paciente. Veja aqui –> https://medodedentista.com.br/2012/11/como-a-carie-invade-o-dente.html . Bastou morder alguma coisa mais consistente. A espera pra se restaurar o dente, ficando só com o curativo por alguns dias, é uma conduta comum, pois se o problema evoluir pra um tratamento de canal não se “perde” a restauração.

  10. Sabe, eu até entendo que o meu dentista “normal” não possa fazer a cirurgia de extração de siso (meu caso). Mas chega a ser comico o dentista dizer com a cara mais tranquila do mundo: “eu vou encaminhar vc a um especialista para fazer o procedimento”. Se já da frio na barriga ouvir que vai extrair um dente, com outro dentista então dá o ártico inteiro. Kkkkk

  11. Olá doutora. Tenho bastante cuidado com meus dentes… Escovo apos as refeições e passo o fio dental, porém frequentemente tenho algum problema nos dentes… Cáries… Sensibilidade… Tratamento de canal… Os que fiz canal sempre quebram e tenho que voltar pra fazer restauração. Você acredita que problema nos dentes possa ter uma carga emocional? Obrigada, aguardo resposta.

    1. Não de forma direta, Marielly. Mas o bruxismo (hábito de ranger os dentes que coloca muita força sobre eles e pode levar a vários problemas dentários, como fraturas), por exemplo, tem muita ligação com o estresse. A DTM (disfunção temporomandibular) também pode ter a ver com estresse e depressão. Mas esses são fatores sistêmicos, e não locais.

A área de comentários / perguntas está fechada. Agradeço a compreensão.

No plantão: Ana Tokus

Cirurgiã-dentista graduada pela Universidade Federal do Paraná, especialista em Radiologia Odontológica e Imaginologia pela ABO-PR, convicta de que medo de dentista se combate (também) com informação. Diva-Boss do OdontoDivas e autora do Blog Raios Xis. Twitter: @AnaTokus e @medodedentista