Bolinha na Gengiva: O Que É?

Se tem uma pergunta que eu ouço sempre é essa: “Doutora, tem uma bolinha na minha gengiva! Ela aparece, fica um tempo e depois some. O que é isso?” Pra saber com certeza, só indo no dentista. Mas eu imagino o que possa ser…

Essa bolinha ou bolha nada mais é do que um jeito que o seu organismo arrumou para expulsar o pus proveniente de uma infecção, seja do seu dente, seja da sua gengiva. Não tendo por onde sair, o pus cria um “caminho” por dentro do osso chamado fístula, e a saída da fístula na gengiva é a tal bolha recorrente.

Fístula em dente com necessidade de tratamento de canal

Como essa infecção começou, depende. Talvez através de uma cárie que tenha atingido o canal do dente, talvez pelo acúmulo de tártaro que levou a um problema gengival. O fato é: se a causa da infecção não for removida, essa bolinha pode aparecer e sumir várias vezes, por muito tempo, sem nenhum outro sintoma. Ou você pode morrer de dor, ter febre e o seu rosto inchar, obrigando até o dentista a fazer uma drenagem do abscesso (fazer um corte para ajudar a liberar o pus). Veja como isso é feito no vídeo abaixo:

Se o problema tiver origem no canal do dente, o tratamento consiste em tratar o canal. Assim, as bactérias que causaram a infecção são removidas e a tal bolinha vai desaparecer de uma vez. Já se a infecção for proveniente da gengiva, será preciso eliminar as bactérias através de uma raspagem, limpando a região em volta dos dentes do tártaro que houver. Em ambos os casos, sendo necessário uso de antibióticos, eles serão prescritos pelo seu dentista. Nunca se auto-medique, pois há uma grande chance de você tomar o remédio errado e agravar o problema.

“Ah… mas eu não sinto dor e essa bolinha não incomoda! Não dá pra deixar assim mesmo?” Não. Toda infecção no seu organismo deve ser tratada, sob pena de perder o seu dente ou de acontecer coisa pior. Nunca subestime uma infecção, mesmo que você ache que “é só um dente”. Porque tem gente que já morreu disso

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

No Plantão: Ana Tokus

Cirurgiã-dentista graduada pela Universidade Federal do Paraná, especialista em Radiologia Odontológica e Imaginologia pela ABO-PR, convicta de que medo de dentista se combate (também) com informação. Diva-Boss do OdontoDivas e administradora da OdontoPédia. Twitter: @AnaTokus e @medodedentista Veja todos os posts de Ana Tokus
Postado em: Endodontia, Periodontia | Marcadores: , , , , , , , ,

74

  1. Dr.(a) , estou com uma cárie profunda que corroeu metade do dente (o último inferior, sem ser o siso), fui a uma dentista que atende 24h e a mesma disse que teria que extrair o dente, porém, ao me deparar com colegas que passaram por casos semelhantes e até aqui mesmo na internet, li que o canal pode resolver meu caso. Sinto dor quando bebo quente ou gelado.

    Gostaria de uma opinião,

    Agradeço desde já!

    • Rick, se a cárie não atingiu as raízes do dente de forma a inviabilizar que ele seja mantido, realmente, o tratamento de canal e a posterior restauração do dente (se boa parte da coroa se foi, pode estar indicada coroa + pino) devem resolver o problema. Vale a avaliação do dentista.

  2. Bom dia!

    Doutora, estou preocupada, pois eu tenho essa bolinha pequena e parece ser com pus, porque é branca, eu estouro e sai, depois sai sangue junto, no outro dia volta a crescer novamente. Tenho problemas de gengivite e tártaro, não dá nem 6 meses volta tudo de novo. Fiz tratamento de canal, mas depois de uns meses começou a doer, é normal? Tenho muito medo de ir ao dentista, pois tenho muita arritmia e tomo medicação. Será que esse dente do canal vou ter que arrancar? E essa bolinha o que pode ser? Se puder me responder eu agradeço, obrigada!

    • Berenice, a presença da “bolinha” revela uma infecção. Essa infecção pode ser no dente que você fez canal, em outro dente ou na própria gengiva. Não, não é normal que o dente volte a doer depois de meses do canal tratado, então a fístula pode ter essa origem. Por outro lado, você relata problemas de gengiva, então a fístula poderia ser causada por isso. Enfim: é preciso avaliar com mais critério, mas não vejo razão, em princípio, pra extrair seu dente.

  3. Então Dra., minha gengiva inchou, inflamou (eu acredito), ficou um pouco vermelha, um pouco roxa, e agora tá saindo pus. O fato de estar saindo pus quer dizer que vai melhorar? Pq parou de doer pelo menos, dor essa que era insuportável. Além disso, essa gengivite ou sei lá o que é isso, se formou do lado de um único dente meu, lá do fundo, que pelo que tudo indica há um canal. Meu rosto até inchou um pouco e dói o maxilar. Vou procurar um dentista, mas só dps que esse inchaço sumir, até lá o que devo fazer?
    Agradeço desde já!

    • Evandro, não acho que você deva esperar o inchaço sumir pra procurar um dentista… é importante uma avaliação o quanto antes, talvez seja preciso até drenar esse abscesso (retirar o resto do pus da sua gengiva). O fato de estar saindo pus quer dizer que… está saindo pus ;) . Embora a dor possa dar um tempo depois disso, o problema não se resolve, porque a infecção ainda persiste. É preciso descobrir a origem da infecção e tratar de acordo.

  4. Bom, eu estou fazendo tratamento de canal e estava doendo muito, então minha dentista abriu e colocou remédio e disse: volta daqui 7 dias e continue tomando certinho. Ai saiu a bolha do lado onde não ha mais dente, ela me incomoda, não doi, o que eu faço, estou com medo, o que devo fazer, meus comprimidos de amoxicilina acabaram e bolha esta aqui.

    • Cristina, entre em contato com a sua dentista pra verificar a necessidade de entrar com nova medicação antibiótica. A amoxilina se toma por 7 dias, e ela pediu pra você voltar em 7 dias… mas você diz que os comprimidos acabaram. Você não voltou?

  5. Doutora, tem algum remédio caseiro que possa diminuir a dor da bolha na gengiva, vinagre serve??

    • Infelizmente não, Nilza. Vinagre não ajuda. É preciso procurar um dentista, mesmo.

  6. Saiu uma bola branca no fundo da gengiva, doutora, causa muita dor ao mastigar, doi o maxilar também, e quando eu acordei tinha alguma coisa branca saindo de la, que eu imagino ser pus. Mas se eu aperto nao sai nada, sabe me informar o que pode ser? Ou alguma coisa que posso fazer pelo menos pra aliviar a dor?

    • Douglas, me parece ser uma fístula, como eu explico no texto. É preciso procurar um dentista pra determinar a origem do pus e tratar de acordo, senão a dor vai continuar.

  7. Nada a ver com o assunto, eu acho ela linda então tome como elogio, mas já te disseram que a senhora parece com a Simone Simons cantora da banda Epica? Deve ser o cabelo :D

    • Na verdade nunca disseram, Ester. Mas tomo como elogio sim, a moça é linda! E mais do que os cabelos, eu queria a voz dela. ;)

  8. Trocadilhos a parte: a voz dela é Epica. Kkkkkk

    • ;)

  9. Oi, o meu ultimo dente esta “estragado”, eu já fui no dentista e ele fez uma obturaçao, só que um belo dia ela caiu junto com um pedaço do meu dente, não sinto dor nem nada, mas quando eu escovo o dente com muita força ele fica áspero e doendo, o que eu faço, meu dente todo esta ruim, sera q vou ter q extrair o dente ??

    (eu sei q esse post não tem nada a ver, mas resolvi perguntar no seu post mais recente para você poder ler)

    • Maysa, você pode perguntar em qualquer post, não precisa ser no mais recente… os comentários chegam pra mim todos no mesmo local, então eu vou responder de qualquer forma. :)

      Considerando que a coroa do seu dente esteja bem destruída, se pelo menos a raiz do seu dente ainda estiver ok é possível tratar o canal, encaixar um pino na raiz e, sobre o pino, colocar uma coroa. Portanto, em princípio, não é caso pra extração. Procure um dentista pra avaliar.

  10. Bom dia!!
    Então doutora, estou com uma dúvida, já ate marquei o dentista, mas o ideal seria passar na periodontia ou clinico geral? Eu consegui marcar com um mas ele é dentistica, ele trata esse problema também? E a fístula foi devido ao canal mal feito? E sobre os medicamentos que tomo, Rivotril 0,5 mg, Selozok 25mg e Puran 25mg, tem algum problema em tomar anestesia com esses medicamentos? Quando fiz canal só tomava o Selozok e o Puran, estou na dúvida do Rivotril, tem algum problema?

    • Se você já sabe que tem problema periodontal, pode procurar um periodontista diretamente. O especialista em dentística atua na parte de estética, embora ele até possa tratá-la provavelmente vai encaminhar você pra um periodontista. A fístula, como eu disse, pode ter origem na própria gengiva, não dá pra afirmar que sua causa é um canal mal feito. Quanto à medicação, em princípio tudo ok, apenas informe seu dentista que você toma esses remédios pra que ele possa atendê-la adequadamente.

  11. Bom dia doutora, estou com o dente do ciso muito estragado, parece que a placa bacteriana está corroendo ele. Não dói e nada, porém tem um buraco nele e sempre fica resíduos de alimentos, será necessário a extração imediata ?

    • Wesley, se houver indicação de extração, quanto antes melhor. Do que jeito que está, esse dente representa um foco de infecção / inflamação no seu organismo.

  12. Boa noite Dra., bem há uns meses fui ao dentista com o informe de carie e que precisaria fazer canal, o tempo foi passando o dentista me enrolou dizendo que aplicaria remedio na polpa da carie (não o fez), e nem o canal… resultado, perdi o meu dente (ele quebrou, depois caiu sem que precisasse ser extraido), ai criou carne por cima do buraco que ficou exposto. Pensava que estava resolvido, mas há poucos dias percebi que minha gengiva esta inchada, doendo, como se a polpa tivesse explodido (não criou nenhuma saída para o pus) e isso se aloja ao fundo dos dentes, a parte da gengiva esta roxa, nem é rosa mais, eu queria saber o que pode ser essa reação, tem tratamento e quem devo procurar especificamente nesse caso? Obg.

    • Lena, na verdade, pelo seu relato, o seu dente não “caiu sem que precisasse ser extraído”… a raiz dele está aí ainda, e a “carne” que nasceu por cima me parece ser um pólipo pulpar (veja aqui –> http://medodedentista.com.br/2012/08/gengiva-dentro-do-dente-polipo-pulpar.html ) ou a própria gengiva, em si. Talvez a raiz do seu dente ainda tenha tratamento (canal, pino e coroa), mas há grande possibilidade de que tenha que ser extraída, mesmo. Você pode procurar um dentista clínico geral ou um endodontista pra avaliar.

  13. Boa noite, doutora!
    Minha dúvida não tem relação com bolinha na gengiva, mas agradeceria muito se você me ajudasse, pois estou muito preocupada com minha situação. Há quatro dias notei minha gengiva em um ponto avermelhada, não me importei muito pois achei que poderia ter me machucado na escovação, apesar de não lembrar. No entanto, depois de uns dois dias, minha gengiva começou a ficar um pouco amarelada e ao redor da cor amarela uma cor bem avermelhada, mas sem sangramento, e parece que está se alastrando. Em outros dois pontos da minha gengiva também está acontecendo a mesma coisa, primeiro a vermelhidão e depois começa a ficar um pouco amarelado. E estou sem saber o que fazer, pois passo fio dental todos os dias, não tenho sensibilidade, não fumo e minha gengiva nunca sangrou. O que isso pode ser? Não parece ter aspecto de afta, inclusive estou com uma na bochecha. Isso pode ser algum tipo de infecção? O que posso fazer?
    Desde já agradeço a atenção!

    • Juliana, é preciso avaliar com mais critério, mas essas afecções podem ter origem em alguma coisa (ácida, picante) que você comeu, ser alguma coisa sistêmica (da sua saúde geral) com manifestação bucal ou algum tipo de gengivoestomatite. Procure um dentista pra avaliar.

      • Boa tarde, doutora! Fui ao dentista e ele me diagnosticou com GUNA. Ele me receitou PerioGard para bochecho duas vezes ao dia e amoxicilina 500 mg a cada oito horas. A forma de tratamento está adequada?

        • Sim, Juliana. Após o controle da dor e da infecção, o dentista pode intervir com algum procedimento (raspagem, etc..)

  14. Bom dia doutora!
    Eu tinha uma obturação no meu dente do fundo antes do ciso, fiz quando criança e nunca doeu (foi feita quando eu tinha 8 anos e caiu com uns 20 anos), um dia caiu um pedaço da obturação e não doía nem nada, mas quando eu comia sempre ficava alguma coisa no buraquinho. Então resolvi trocar a obturação, e foi aí que começou meu inferno. Fui a uma dentista jovem em uma boa clínica na cidade ondo moro, ele trocou a obturação e não senti problema nenhum. Mas conforme os dias foram passando a obturação parecia alta e o dente doía a qualquer toque, passado um mês a dor ainda persistia, fui a outra dentista que abaixou a obturação então melhorou. Porém depois de um tempo comecei a ter muuuuita dor nesse dente, nada fazia parar, fui a um dentista conceituado e ele me passou cataflan. Tudo ficou lindo e nunca mais tive dor, mas depois formou uma bolinha dessa aí, que no começo saía pus, depois sumia, depois aparecia mas quase não saía nada. Fui deixando já que não sentia mais dor alguma, porém nesse domingo passado estava comendo carne e de repente senti algo duro e nem percebi q era um pedaço do meu dente, quando percebi fiquei apavorada. Quebrou a lateral interna e como eu não tinha percebido mastiguei mais com aquele dente e a parte que quebrou deixou uma parte solta que deu uma afundadinha. Nada dói, obviamente q não estou mastigando com esse lado.
    Meu dentista só volta dia 14. Será que vai ser tipo canal, o q pode ter ocasionado esse problema? É muito ruim esperar até segunda feira para tratar desse dente?
    Morro de medo de ir a outro dentista que termine de estragar meu dente ao invés de consertá-lo. Desculpe pelo coment gigante. ç.ç

    • Jéssica, considerando que há uma fístula (a “bolinha”), creio ser caso para tratamento de canal. E como o dente quebrou, dependendo de quanto quebrou, o mais indicado pode ser pino + coroa. Se não der pra procurar um dentista antes, pode aguardar até segunda. Mas tome cuidado, não mastigue nada nesse lado, senão o dente pode quebrar mais ainda.

  15. Bom dia, doutora…
    O meu problema é em um dos últimos dentes, ele furou e deu carie, está horrível, agora apareceu essa bolinha. Gostaria de saber se pra fazer a raspagem tem que arrancar o dente????
    Essa semana não vou poder fazer a raspagem, tem problema se for na semana que vem?
    Desde já agradeço.

    • Hanna, raspagem é uma coisa, remoção de cárie é outra. Raspagem é quando o dentista remove tártaro dos dentes, remoção de cárie é quando o dentista usa uma broca pra tirar a cárie do dente e, em seguida, preenche a cavidade com um material restaurador (resina, por exemplo). Em nenhum dos 2 casos há necessidade de extrair o dente, pelo contrário, a ideia é mantê-lo. Se você não estiver com dor, dá pra esperar, sim. Mas não demore, ok?!

  16. Boa tarde!
    Fiz uma limpeza nos dentes e após isso uma maldita bolinha surgiu em minha gengiva e nunca tratei. Isso já faz 5 meses. Não dói, a bolinha some e as vezes reaparece. Detalhe: A bolinha está em cima de um dente no qual já fiz canal, inclusive tive que retirar metade do dente na época (10 anos atrás) e uso metade dente/metade um dente de ferro. O que pode ser? Será que terei de fazer outro canal? E por que será que surgiu após fazer a limpeza?

    Observação: não sinto dores, nunca senti. Só percebo que algo incomoda se eu toco na bolinha. Mas não sinto dor para mastigar, nunca tive febre, nunca tive os sintomas que li pela internet.

    • Carlos, a “bolinha” revela que há pus, e se há pus há uma infecção. Se essa infecção for proveniente do canal desse dente, será preciso retratamento de canal. O fato da fístula ter aparecido após a “limpeza” pode ter sido apenas coincidência. Procure seu dentista pra avaliar.

  17. Boa noite!
    Dra., passei no dentista e ele me disse para tirar um raio x, mas eu acho que ele passou uma medicação muito forte, me passou azitromicina 500 mg de 12 em 12 horas por 10 dias, sendo que na bula diz pra tomar 1 comprimido por dia durante 3 dias no máximo 5, e o dentista também passou Periogard 2x ao dia por 10 dias, só que eu sou alérgica, pois quando faço bochechos minha língua fica toda vermelha e depois chega a dar aftas, disse a ele mas mesmo assim mandou eu fazer, e mandou eu tomar nimesulida 100 mg, 1 comprimido a cada 12 horas por 7 dias, pois eu tenho muito medo de tomar remédio que nunca tomei, principalmente que diz na bula que dá taquicardia, sendo que eu já tenho sem remédios, pois tenho extrassístoles diariamente, sendo que no meu holter deu mais de 13700 arritmias supraventriculares e ventriculares, o ano passado eu tomei cefalexina, esse não serve pra infecção, a fistula, e problemas na gengiva? Por favor me ajude, estou com muito medo de ter problemas sérios, pois essa fístula descobri ha um mês, mais ou menos. Obrigada, se puder me responder!

    • Berenice, realmente, a azitromicina geralmente se toma por 3 dias, o tempo que seu dentista propôs é maior. Sugiro que você pergunte diretamente pra ele a razão disso, em tese 3 dias (no máximo 5) seria o suficiente. Não vejo razão pra trocar o antibiótico. Quanto ao Periogard, pode bochechar sem problemas, as aftas que você relata provavelmente têm a ver com o uso de enxaguantes com álcool na fórmula, o que não é o caso do Periogard (clorexidina).

  18. Olá Dra, apareceu uma fístula no pé de um pivô antigo que tenho e que já havia sido tratado canal, e do lado há apenas uma ponte fixa de dois dentes, todos já tratados canal anteriormente. O dentista tirou um raio x e disse que não havia nem infecção e nem bactéria, então ele removeu a fístula, durante esse tempo (3 semanas) a fístula não voltou mais, só que a dor continua, principalmente se como algo que exige uma mastigação mais forte, fica dolorida a região, por que isso está acontecendo? Obrigada!

    • Cristina, se há uma fístula, há infecção. Mesmo com a drenagem do pus, a infecção precisa de tratamento. Seu dentista prescreveu alguma medicação?

  19. Eu estou com uma bola na minha gengiva em cima de um dente, mas que ja me deu problemas, mas não doi, mas ok sera?

    • Patricia, provavelmente uma fístula, como explico no texto. Procure um dentista pra avaliar.

  20. Dra., meu filho tem sete anos e esta com uma cárie, e em cima do dente a gengiva dele esta toda vermelha e com bolhas, estou preocupada, já marquei o dentista,m as o que pode ser? E grave? Obrigada.

    • Fernanda, provavelmente a cárie atingiu o canal do dente, talvez até esteja saindo pus por algum lugar da gengiva. Eu não diria que é grave, mas pode doer e, por ser infecção, merece atenção e tratamento assim que possível.

  21. Não doutora, ele não passou nenhuma medicação, eu que por conta própria estou tomando cataflan, mas não estou notando melhoras, estou preocupada!

    • Se há infecção, é necessário antibiótico. Converse com o seu dentista, tomar anti-inflamatório “pra sempre” não dá, né?! Me parece que é preciso intervir.

  22. URGENTE!->> É verdade q o único jeito de tratar uma abscesso/fistula é submetendo-se a um canal?
    (Será q única forma de tratar uma bolha na gengiva ref. ao dente é submetendo-me a uma extração ou canal?)

    Formou-se uma pequena bolha de pus na minha gengiva de uma noite p/ outra. Fiz uma obturação nesse dente da frente ha 8 meses em um dentista muito bom aqui da cidade. Marquei uma consulta com ele p/ analisar o ocorrido, mas estou preocupada, gostaria de uma esperança, saber de vcs se não há algum outro procedimento p/ evitar isso. (obs.: Minha carie foi totalmente extraida segundo a dentista, não sinto dor, apenas um incomodo q sempre senti desde q ele foi afetado, pois parece q nervo foi rompido por dentro mas ele esta aparentemente normal).

    Antecipadamente grata.

    • Cybele, se a origem da fístula for o canal do dente, realmente é obrigatório o tratamento de canal. Isso porque o “nervo” do dente já “morreu” (necrosou) e está inviável, sendo foco de infecção, independentemente da ausência de dor. Mas não se preocupe em “evitar” o tratamento de canal, se é necessário é para o seu bem. É um procedimento via de regra tranquilo e que, embora tenha fama, não dói, pois a anestesia garante o conforto do paciente.

  23. Olá! Saiu uma bolinha de pus embaixo na gengiva, perto de um dente que eu já fiz canal. O dente não dói mas a bolinha dói. Meu dente não aparenta infecção mas tenho gengivite e direto tenho que estar fazendo limpeza por conta de placas e tártaro que sempre aparecem. Pode ser infecção no dente?

    • Pode, Thaís. É preciso verificar a origem da fístula (a “bolinha”), que pode tanto ser do canal de um dente quanto da sua gengiva, já que você relata ter gengivite. Procure um dentista pra avaliar.

  24. Bom dia, Ana,

    Li todo o post/perguntas e tem a ver com o estou passando.
    Ha dois dias começou a aparecer uma bolha no ceu da boca, acredito que foi devido um leve machucado pelo uso do aparelho móvel.

    Nunca tive problema algum com meus dentes, apenas nasceram tortos e tive que usar aparelho fixo por muito tempo.

    Hoje esta bolha está bem grande, aparentemente com sangue e pus (hoje seria o terceiro dia).
    A pergunta é se isso pode ser devido o machucado causado pelo aparelho ou algo mais grave em algum dente.

    OBS: Bolha perto do incisivo central.

    Muito obrigado.

    • Carlos, as duas possibilidades se aplicam, tanto pode ser uma ferida local quanto uma fístula com origem no canal de um dente, por exemplo. Como você não relata dor de dente ou problemas dentários prévios, possivelmente é apenas uma lesão por causa do aparelho mesmo. Se for, deve regredir espontaneamente em alguns dias. Se persistir, procure seu dentista pra avaliar.

  25. Olá, Dra. Estou com um dente siso nascendo, só que de uns dias pra cá ele tem inflamado bastante, mal consigo abrir a boca e mal consigo comer, a inflamação aumentou e agora tem uma bolha entre o dente que ta nascendo e o outro dente, gostaria de saber se isso é normal ou devo me preocupar?? É necessário ir ao dentista? Posso tomar algum anti-inflamatorio sem prescrição do dentista??
    Agradeço desde já.

    • Mayara, sim, é necessário ir ao dentista. Não, não tome qualquer medicação sem prescrição do dentista, até porque, se houver infecção, a medicação é diferente.

  26. Ola dra., tenho um dente q precisa de um canal, so q to sem dinheiro pra fazer, e eu sinto mta dor nesse dente e agr apareceu uma bolha na minha gengiva e mta dor tbm, e meu rosto tah inchado… dra., o q fazer, devo extrair? E meu dentista naum esta… me ajude dra., pfv, sinto mta dor msm.

    • Ingrid, se não há indicação de extração, ou seja, se dá pra manter o dente, melhor. Compreendo a questão financeira, mas ao extrair o dente você cria um outro problema: a necessidade de substituir o dente perdido por uma prótese, por uma série de razões (veja aqui –> http://medodedentista.com.br/2012/01/a-falta-que-um-dente-faz.html ). E uma prótese pode sair até mais caro que um tratamento de canal. Sugiro que você procure um dentista pra, pelo menos, abrir o dente e fazer um curativo. Assim a sua dor se resolve por enquanto e você pode aguardar com conforto pra fazer o tratamento de canal assim que der.

  27. Olá doutora, hoje eu vi uma pequena bolha (bem pequena) acima da minha gengiva, não sinto dor nem nada, o que pode ser? Estou até com medo que possa ser alguma coisa grave!

    • Luana, apenas com base na sua descrição não tenho como dizer do que se trata, pode ser uma fístula, uma afta ou outro tipo de lesão. Procure um dentista pra avaliar, mas “bolinhas pequenas” geralmente não representam problemas graves. Vá tranquila (mas vá). ;)

  28. Boa tarde, Ana… estou com uma bolinha de pus na minha gengiva no dente da frente e ja ficou um pouco escuro, será que fazendo tratamento de canal ele fica branco de novo, qual seria a alternativa para que ele fique claro como os outros, obs: ele nao doi.

  29. Dra. Ana, muito obrigado por sua explicação, me aliviou bastante. Estou com uma bolinha dessas e não some faz umas três semanas, já pensei o pior, mas com sua explicação vi que é devido a um dente que realmente vinha doendo na raiz, próximo ao local da bolinha, e realmente deve ser o pus dele. Vou procurar um dentista o o mais breve.
    Obrigado.

    • ;)

  30. Olá Ana, estava com uma bolhinha na parte da frente do dente superior, em visita a um dentista ele havia dito que seria necessário fazer canal, entretanto passaram meses e eu não fiz, com isso essa bolhinha diminuiu, mas me apareceu uma outra por trás do dente, como se fosse próximo ao céu da boca, não tenho certeza se o aparecimento dela é pelo mesmo motivo da outra, o que você acha?! E se eu optar pela extração desse dente ao invés do canal o resultado será o mesmo ?!

    • É provável que a causa seja o mesmo dente, Marilia. Não acho que seja uma questão de você “optar” pela extração, mas do seu dentista indicá-la ou não. Se houver tratamento, pra que extrair? Acredite, vai fazer falta…

  31. Olá doutora, meu dentista diagnosticou uma cárie, fiz a remoção e o curativo, mas no dia seguinte começou a inflamar muito e me receitou nimesulida e amoxilina durante uma semana, mas não tá adiantando, meu rosto tá bem inchado, sendo que ao retornar ao dentista ele apenas me receitou a continuar com a medicação, o que devo fazer ?

    • Continue com a medicação, João. Se for preciso intervir, seu dentista assim fará.

  32. Ola Doutora! Gostei muito do site! Mas ao contrario do nome, nao tenho medo de dentista! Bom, pelo menos da minha kkkkkk que ha 28 anos cuida dos meus dentes! De 3 em 3 meses vou a dentista, ou se surgir alguma emergencia. O fato e q estou encabulada, com uma bolinha vermelha na minha gengiva, ha mais de 6 anos q apareceu em cima de um dente do lado esquerdo superior. Às vezes ele doi, mas nao sai nada da bolinha. Eu vou na dentista sempre q doi, ela passa um remedio pronto! Disse q naum quer mexer, fazer canal, pq e no dente da frente, e como meus dentes sao branquinhos, ela falou q vai ficar preto no lugar. Confio nela, mas agora esta acontecendo outra coisa, e so o tempo ficar frio ele doi! Bebida gelada doi tb! O q faço? Essa semana vou la para ela ver! Obs: nunca passou medicamento pra eu tomar. Desde ja grata pela atencao!

    • Raquel, sua dentista nunca explicou o que é a tal bolinha? Que remédio é esse que ela passa?

  33. Olá Ana Tokus,
    Eu apresento essa “bolinha” na gengiva, abaixo do molar esquerdo, que já me acompanha ha mais ou menos 3 anos e nunca me incomodou a ponto de dizer que sentia dores. Essa bolinha parece bastante rígida. Nesse período, não estive com dentista. Talvez tivesse sentido alguma dor, mas por ser praticamente nula (leve, a ponto de se confundir com uma gastura) não percebi que pudesse ter sido uma consequência de um problema maior. Lembro-me, sim, que cheguei a sentir, uma gastura ou outra nessa região da saliência, mas nada que uma passada de língua junto ao corre-corre do dia a dia não passasse despercebido. No entanto, de duas semanas pra cá tem iniciado uma dorzinha, inicialmente uma dor fraca, mas hoje deu uma leve intensificada. Teria como mandar uma foto?
    Observei que no dente tem um ponto minúsculo de cárie. Será que essa carie atingiu o canal do dente e me complicou assim? E por que esse lapso de sentir dores desde a formação dessa saliência? Mais ou menos 3 anos sem me incomodar com dores agora ela começou a mostrar as “caras”. Terei que fazer um canal? É isso?

    • Everton, vi a foto que você mandou no Facebook. Me parece uma “bolona”, não uma bolinha…

      Se ela é rígida e você nunca percebeu nenhuma secreção saindo dela, não deve se tratar de um abscesso (uma coleção de pus por processo inflamatório / infeccioso). Se você tem uma cárie pequena, como relata, dificilmente ela causaria um problema de canal, mas uma razão pra eu não pensar nisso. Enfim… qualquer coisa que a gente imagine, aqui, é suposição. Sugiro que você procure um dentista pra avaliar, pode ser algum outro tipo de lesão.

  34. Olá, boa noite!
    Estou apresentando uma bola de pus (abscessos) no penultimo dente superior lado esquerdo. Ja fiz tratamento de canal ha mais de 20 anos atras. Fui no dentista hoje, que não conheço muito, e fiquei meio sem saber se ele esta certo. Segundo ele, vai fazer uma cirurgia. Na cirurgia verá se é algum canal oculto que nao foi tratado direito e disse que se tiver trinca na raiz, terá que tirar meu dente. Eu tenho uma obturação grande no dente, segundo ele não vai mexer. Tem jeito de fazer cirurgia, ver o canal/a polpa do dente sem mexer nessa obturação? Como funciona isso? Ou o dentista não é confiável? Abraços e muito obrigado.

    • Alisson, me parece que o que o seu dentista pretende é fazer uma apicectomia, que é a remoção da pontinha da raiz do dente, que deve estar infeccionada. Nesse caso, realmente não é necessário mexer na restauração.

  35. Ola, tenho problema na gengiva segundo a minha dentista. Ela me disse que não tem cura, que devo apenas ter um cuidado maior que as outras pessoas com a escovação e fio dental. E quando vou consultar com ela, a única coisa que ela faz é limpeza. Recentemente ha 10 dias comecei a sentir uma dor insuportável no dente atrás, ao lado do ciso, onde eu não conseguia encostar os dentes de cima (onde era a dor) nos de baixo. Tomei medicamento sem ir ao dentista (sei que errei, mas minha dentista é meio facão) depois de uns 7 dias a dor passou e agora consigo encostar os dentes. Só que depois disso se criou uma bolha na gengiva, na raiz do dente que doia, e essa bolha está um pouco amarela. Só que ela já “estourou” algumas vezes e volta sempre a inchar. Pode ser um abscesso devido a inflamação? Eu devo ir ao dentista, ou o fato de ela ir estourando ela irá eliminar o pus da inflamação? Devo mudar de dentista?

    • Carla, a “bolha”, me parece, revela uma infecção. Como você já tem problema gengival / periodontal, provavelmente o pus vem da gengiva, mesmo. O protocolo é esse mesmo, “limpezas” periódicas visando eliminar o tártaro subgengival e controlar a inflamação / infecção. Sem intervenção do dentista e provavelmente alguma medicação (depende do caso), essa fístula não vai sumir nunca, vai apenas estourar de vez em quando.

  36. Oi Ana, eu fiz a extração de um dente siso incluso que estava deitado, tirei os pontos uma semana depois do procedimento e no dia seguinte notei uma fístula no dente localizado a frente do que foi extraído. O local está dolorido e um pouco inchado e machucado. A fístula pode ocorrer somente por ocasião da cirurgia, já que foi perto do local, ou será indicio de um tratamento de canal? Muito obrigada pela atenção. Adorei a matéria, bastante esclarecedora.

    • As duas coisas, Jéssica. A fístula tanto pode ter origem na gengiva de onde o siso foi extraído quanto do canal do dente ao lado. Procure seu dentista pra avaliar.

Comente ou pergunte!

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*


Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>