Os Top 25 Tweets com Medo de Dentista #08

Passarinho do TwitterFazia tempo que eu não selecionava e postava no blog os tweets mais odontofóbicos da Internet! Mas sabe como é, começo de ano, pessoal voltando à rotina devagarinho, hora de uma leitura ~leve~…

Com vocês, o oitavo post da série Top 25 Tweets com Medo de Dentista:

😉

#chatiada
#todomundomeodeia
#partiuchorar

Compartilhe:

Comentários via Facebook


Categoria: Tweets com Medo de Dentista

Marcadores:

14 comentários

  1. Oi doutora.
    Quando eu era criança, fiz o uso de antibióticos e isso acarretou manchas nos dentes. Agora, com 15 anos estou prestes a tirar o aparelho fixo. Um clareamento deixaria os dentes brancos, ou não?

    Esqueci de perguntar também: Alguns de meus dentes são tipo “zig zag” na parte de baixo, posso pedir pra minha dentista lixar?

    1. Depende do tipo de manchamento, Ana. Se for algo mais severo, só o clareamento não resolve, talvez sejam necessárias restaurações estéticas.Não sei se compreendi o que você quer dizer com “zig zag”, pensei em dentes apinhados, mas se você está pra tirar o aparelho não deve ser isso. Enfim: sim, você pode pedir o que quiser pra sua dentista. Cabe a ela julgar se, no seu caso, é possível e não vai prejudicar você.

  2. Oi, doutora!

    Hoje eu acordei com o meu dente 21 doendo muito mesmo. Ele estava latejando só que na parte de trás (a parte de trás do dente). Eu filmei com o meu celular a parte de trás dele e não vi nada, apenas muita placa 🙁 . O que será que aconteceu? Eu não fiz nada com esse dente, eu estava dormindo!! Essa dor durou 10 min, depois passou.

    1. Karen, difícil dizer apenas com base na sua descrição… seria preciso avaliar com mais critério, radiografar e fazer alguns testes. Mas aproveito pra dar bronca: COMO ASSIM “MUITA PLACA”? 😉

  3. Olá.
    Dentro de alguns dias tenho uma cirurgia de extração dos meus dois sisos do lado esquerdo. Tenho que tirar porque a gengiva cobre metade do dente inferior e acabou infeccionando! Tenho diabetes tipo 1 e gostaria se saber de há algum procedimento que eu deva seguir antes, durante e depois da cirurgia! (moro fora do Brasil e por ainda não dominar bem o idioma minha comunicação com o dentista fica prejudicada).

    Obrigada 🙂

    1. Gabi, se a sua diabetes estiver controlada / compensada, não há nenhum tipo de recomendação mais específica. Se não estiver, fica até contraindicada a cirurgia. O diabético compensado, do ponto de vista clínico, é um paciente normal.

  4. Olá, doutora 🙂

    Só queria comentar meu medo.
    E meu medo não é só de dentistas. Médicos, enfermeiros, todos vcs que trabalham de branco em lugares que cheiram engraçado.
    Sou estudante de química, entendo o que vcs fazem, porque, como (não exatamente, mas sei o q usam!!!), tudo isso… Mas sinto medo.
    Não é o tipo de medo q faz a barriga gelar e a mão suar. Medo de chorar, sentir vergonha, tremer. Escondido, claro!
    Meus dentistas (hoje em dia, tive um problema no SUS quando tinha 9 anos) são sempre educados, entendem, me tratam bem, não sinto dor nada. Mas tenho medo. Toda a vez.
    Já fui com a mãe, com o pai, sozinha, com a vó. Nada resolve. Li sobre medos, eles dizem pra gente enfrentar, eu enfrento, vou, não pago mico nem nada (apenas o guardanapo de papel pra limpar a boca, que eu molho com suor e aperto até virar uma bolinha, rs) mas na próxima visita: MEDO.
    Não leve isso como algo pessoal, respeito vcs! Mas vcs são assustadores, todos vcs. As moças, os rapazes, os velhinhos e a tias. E aquela luz bem no rosto da gente? Assustador.
    Eu sei que essa parte é para dúvidas, mas realmente, eu só queria desabafar :\ Desculpe o incomodo… mas não vejo como pedir a sua ajuda, ou a ajuda de qualquer outra pessoa. Eu sou o pesadelo de dentistas e ginecologistas desde que me conheço por gente. A pior paciente (vítima) de todos.
    MAS EU JURO QUE ESCOVO OS DENTES. Não porque me preocupo com a saúde, mas porque não quero ir ver “vocês”.
    Desculpe e obrigada pelo site, sempre venho aqui quando tenho medo, e ano passado obturei um dente depois de meses adiando apenas porque li um de seus posts. Mas ainda tenho medo!! (Isso não deveria passar com a idade???!!!! Tenho 19, Deus, já sou quase uma mocinha!)

    1. Yasmin, fique à vontade pra desabafar quando quiser! Esse espaço é pra isso também! Se o medo deveria passar com a idade? Eu acho que não. Medo é um sentimento, não leva em consideração a razão. Mas pelo seu relato você tem o enfrentado muito bem, parabéns. Olha, se você escova os dentes direitinho, eu até não ligo que seja por medo e “não por saúde”… porque a consequência acaba sendo boa, da mesma forma. Sempre que precisar desabafar, passe por aqui! 🙂 Abraço!

  5. Olá, fiz um implante já ha algum tempo no dente 12 e estou para tirar o aparelho, porém o provisório que o dentista colocou não é da cor dos meus dentes! Ele disse que os meus dentes tem uma cor meio acinzentada que é difícil de achar e que só o definitivo ficará igual. Mas vou tirar o aparelho hoje e vai ficar muito feio e muito visível essa diferença, e eu vou ter que esperar 15 dias pra começar a fazer o clareamento pra só então fazer o definitivo. Não quero ficar tanto tempo com um dente da cor diferente dos outros. O que eu faço? Posso exigir algo do meu dentista? Me ajuda!!

    1. Mayara, a única forma de resolver isso é trocando o seu provisório. Quando a cor dos dentes do paciente é um pouco diferente do convencional, é difícil “acertar” a cor mesmo, principalmente com material provisório, que é uma resina. Uma possibilidade é chamar o protético (o técnico do laboratório de prótese) no consultório do seu dentista pra fazer a tomada de cor, há uma maior chance de acerto. Lembre-se que tudo isso tem um custo, mas se considerarmos que talvez você fique mais 1 ou 2 meses com esse provisório (até finalizar clareamento e coroa definitiva), pode valer a pena.

  6. Ola, fiz um canal ha mais ou menos uns 6 anos, ele vivia doendo e tava bem quebrado, o dentista restaurou ele com a massinha escura, só que ele quebrou novamente e ta esteticamente feio, gostaria de saber se eu fosse no dentista ele trocaria a massa escura pela massa branca ou se eu precisaria fazer um procedimento mais complicado, tipo um pivo ou coroa??

    1. Naira, tudo depende de quanto tecido esse dente ainda tem. Se a fratura não tiver sido muito grande, dá pra restaurar com resina, sim (aliás, é até melhor que o amálgama – a “massinha cinza” – já que a resina é uma restauração adesiva, mais apropriada pra dentes com tratamento de canal). Caso a fratura tenha sido maior, aí o ideal é um bloco ou uma coroa. Depende da avaliação do seu dentista.

  7. Olá, tenho uma pergunta, tenho um dente que tem uma cavidade (buraco), esse dente fica localizado após a famosa presa, ele começou a doer recentemente e a cor dele está meio escura, vc poderia me dizer qual o meu problema e qual será o procedimento necessário a fazer nesse dente?

    1. Eu não posso aformar, João, mas dentes que escurecem geralmente revelam problema de canal. Pode ser que a cárie que você relata tenha atingido o nervo do dente. Nesse caso, seria preciso tratar o canal e restaurar o dente (fechar a cavidade com uma resina). Procure um dentista pra avaliar.

A área de comentários / perguntas está fechada. Agradeço a compreensão.

No plantão: Ana Tokus

Cirurgiã-dentista graduada pela Universidade Federal do Paraná, especialista em Radiologia Odontológica e Imaginologia pela ABO-PR, convicta de que medo de dentista se combate (também) com informação. Diva-Boss do OdontoDivas e autora do Blog Raios Xis. Twitter: @AnaTokus e @medodedentista