Infográfico: Estatísticas da Fobia

Medo, ansiedade… fobia. Problemas mais comuns do que se pensa. Se você está lendo este texto, possivelmente chegou até aqui porque tem medo de dentista, e talvez esse medo transcenda a ansiedade comum ao atendimento médico e odontológico, a famosa síndrome do jaleco branco. A pressão sobe, as mãos suam, a respiração fica mais difícil e os sentidos à flor da pele.

A boa (!) notícia é: você não está sozinho: são 24 milhões de brasileiros com ansiedade patológica… entre essas ansiedades, a fobia. Nem todo mundo tem medo de dentista, mas todo mundo tem medo de alguma coisa. O infográfico abaixo traz algumas informações interessantes:

Infográfico: Fobia

Portanto nunca é demais ressaltar que fugir do dentista, além de não resolver o problema, cria outro tão grave quanto: o abandono do cuidado com a saúde [bucal]. E aí aquele dente inflamado vira uma endocardite bacteriana, o mau hálito destrói relacionamentos e a dor quase deixa você louco.

Então, não perca mais tempo: busque auxílio psicológico. Fobia tem tratamento, mas você tem que ir atrás dele. Deixo, também, algumas dicas pra você: Como Vencer o Medo de Dentista?

Fonte do infográfico: Fóbicos

Compartilhe:

Comentários via Facebook


Categoria: Curiosidades

Marcadores:

35 comentários

  1. Dra. Ana,

    Primeiramente, gostaria de parabeniza-la pelo o Blog. Achei interessante todos os posts referentes a saúde.

    Eu nunca tive medo de dentista, até realizar um tratamento de canal em um dente que estava com lesão. A anestesia não pegava, foi quase uma tortura, tive que realizar 03 sessões, até rezava antes de sair de casa, com medo da dor, pois o dentista aplicava várias anestesias, mas não pegava de jeito nenhum. Enfim, esses dias fui restaurar um outro dente, ocorreu a mesma coisa, eu senti sensibilidade quando o motorzinho pegava na parte onde estava a cárie. O que pode estar acontecendo? E existe uma maneira de o paciente não sentir dor nesses casos?

    1. Aline, a ansiedade tem muito a ver com episódios de dor. O nervosismo baixa o limiar de dor, ou seja, faz a pessoa sentir dor antes do que sentiria normalmente. Pode ser esse o caso. O problema também pode ser o tipo de anestesia, a técnica anestésica, a sua anatomia (que varia de pessoa pra pessoa e pode interferir na eficiência da anestesia), etc.. Uma forma de ajudar nesse tipo de problema é usar sedação durante o atendimento, como o gás (óxido nitroso), a pessoa fica bem mais tranquila e o atendimento facilitado. Converse com o seu dentista pra ver se ele é habilitado nessa técnica ou se ele pode indicar algum colega que seja.

  2. Oi Dra. Ana, conheci seu blog por começar a ter medo de dentista e com uma pesquisa no Google a respeito achei o blog, e foi muito positivo pra me fazer ter determinação em vencer o medo de dentista…
    Eu adiei muito pra marcar uma consulta, e lendo tudo aqui no blog acabou me dando um empurrãozinho pra marcar a consulta, e a consulta é hoje, e irei tratar uma cárie hoje mesmo, e eu como portador de toc, ansioso de nascença, é claro que estou com aquela ansiedade e frio na barriga… mas estou determinado a vencer o medo.
    E a Dentista é a mesma de varios familiares, e isso acaba me gerando uma confiança maior… então é isso, vamos que vamos hehe.
    Deus te abençoe por ajudar tanta gente! =)
    Obrigado por ler, Abraço !

    1. Eu é que agradeço “por ler”, Daniel. São testemunhos como o seu que me incentivam a continuar trabalhando… porque certamente vale a pena. 😉

  3. Oii doutora… eu tinha muito, mas muito medo de dentista… até que fui obrigada por mim mesma a procurar um para solucionar a dor que eu estava sentindo… cheguei no consultório em panico… e quando ele me disse q eu teria que fazer tratamento de canal eu não queria outra coisa a não ser sair correndo dali… eu suava frio… tremia, só não chorei porque era feio hahahaha… até q ele começou e acabou com a minha dor no DIA… achei o máximo… agora conto as horas pra ir la… pra mim ele foi um anjo e esse blog também, porque foi aqui q eu comecei a ler as materias e tomar coragem pra ir no dentista… parabéns pelo seu trabalho e obrigada por sempre responder as nossas perguntas… um beijo, que Deus ricamente te abençoe ! Boa noite.

  4. Dra. Ana, td bem?

    Antes eu realmente não tinha medo de dentista, mas ocorreu algo estranho comigo e agora estou com receio. Fui ao dentista sem dor alguma, para fazer um check up, a dentista disse que eu tinha alguns dentes cariados. E aí tinha um dente que parece que tinha cárie profunda, a cárie atingiu a polpa. A dentista colocou um curativo e pediu pra eu passar com um especialista em canal, só que o especialista em canal está viajando e o meu dente começou a doer, uma dor insuportável, voltei na dentista, ela removeu o curativo, estava muito dolorido, colocou outro medicamento e me receitou antibiotico e anti-inflamatório. Mas não resolveu nada, agora piorou porque toda vez que eu como algo, dói demais. O que devo fazer? Essa dor vai melhorar depois do tratamento de canal?

    Obrigada!

    1. Sem dúvida, Aline, essa dor se resolve com o tratamento de canal. Você está passando por um pulpite (inflamação / infecção do “nervo” do dente) em fase aguda, o que explica a dor. Com a medicação e a limpeza / vedamento do canal, a dor vai passar. Procure não mastigar sobre esse dente por enquanto.

  5. Ela disse lixar o canino para ficar mais bonito, aí eu não sei se é a ponta ou entre eles (tirarei o aparelho no próximo mês). Eu tenho um pouco de vergonha de perguntar as coisas porque sou tímida, mas vou conversar direitinho com ela porque se for somente estética, não vejo necessidade também.

    Dra. muito obrigada, que Deus te abençoe.

    1. Isso, conversem. Deixe claro pra ela que você não deseja fazer esse desgaste, mas também, se a justificativa dela pra realizá-lo for convincente, confie nela. 🙂

      E amém!

  6. Dra., mil desculpas por perguntar aqui, em tópico que não tem a ver com assunto. Mas veja se vc pode me ajudar, ficarei muito agradecida.
    Irei tirar o aparelho fixo e a ortodontista disse que irá lixar meus caninos por estética. Tem necessidade? Não vejo nenhum problema neles. Muito obrigada.

    1. Não tem problema Cibele, você pode perguntar em qualquer post sobre qualquer assunto que eu respondo! 🙂

      Se a questão for apenas estética e você estiver satisfeita com sua aparência, realmente não há necessidade. Sua ortodontista pretende lixar a ponta do canino ou entre os dentes? Se for a ponta, eu não aconselho. Se for entre os dentes, pra ganhar um pouquinho de espaço e trazer os seus dentes um pouco mais para trás, pode ser uma boa ideia. Enfim: obrigatório não é. Converse com ela pra ela explicar o que realmente pretende e justificar isso.

    1. Isabele, de forma totalmente satisfatória, não. Se for uma mordida profunda esquelética leve, até é possível uma compensação dentária (apenas ortodôntica), mas “perfeito” não vai ficar (embora possa deixar o paciente satisfeito). E caso de um problema severo, o uso apenas de aparelho provavelmente vai piorar o problema, então, se não há intenção de fazer cirurgia, melhor nem usar aparelho.

  7. Olá, Dra.!
    Eu não tenho medo de dentista não. Mas quando começo a pensar em todos os procedimentos… aiaiai… e quando estou esperando do lado de fora e ouço aquele barulhinho parecendo uma furadeira… Ai, meu Deus!! rsrs

    Bem, vou aproveitar pra fazer uma perguntinha também. rsrs
    Estou com aparelho ha quase um ano, de uns meses pra cá (3 a 4 meses) um dos dentes que está com aquele anel do aparelho começou a me incomodar. Quando mastigo algo mais durinho ou quando passo o fio dental, ai meu Deus! Já conversei com minha dentista (que é minha ortodontista), insisti com ela que estava incomodando, mas ela me diz que não é nada. Sinceramente já pensei em procurar um outro profissional. Tenho receio de ser alguma cárie que se instalou e ter de fazer canal. Ainda por cima vou fazer a extração do 48 e 18… Lá vem agulha… 🙁 Ela me recomendou enxaguante bucal com flúor e aquela pastinha pra dentes sensíveis, mas não senti diferença.

    Além do mais ela é muito fechada, não sei se é por causa que é plano… sei lá!

    O dente normalmente não dói. Só neste caso, mesmo! Não é como a dorzinha que sentimos quando ajustamos o aparelho, mas me incomoda a ponto de não querer passar o fio.

    Grata pela atenção! Um beijo!

    1. Então Carla… “nada” não é. Se fosse “nada” não doía, né?! 😉 Algumas possibilidades são: 1. cárie / 2. Que a banda esteja machucando a gengiva / 3. Que o dente esteja um pouco “alto” e batendo no correspondente a ele no arco oposto antes dos demais (isso gera dor e desconforto). Pra ter certeza do que se trata, só avaliando clinicamente. “Pegue no pé” da sua dentista!

  8. Olá, bom, tenho 17 anos, fiz um implante ha 8 meses no dente 12 que no lugar tinha um dente de leite, visto que tive que fazer outras cirurgias de enxerto gengival, pois o parafuso ficou aparente, fui somente essa semana para moldar o definitivo. Porém ao tentar tirar uma pecinha, o dentista viu que perdemos esse implante, pois não ocorreu a osseointegração e no lugar desta se formou a fibrose. Vou ter que tirar esse parafuso e colocar outro no lugar (fazer outro implante), queria saber como é esse procedimento, se dói mais que fazer um implante normal, se tem mais chances de dar errado, se incha muito, ou tudo vai ser como foi no primeiro implante que eu fiz? Queria mais explicações sobre isso que ocorreu, pois sei que isso não é comum, ainda mais em pessoas novas como eu. Desde já agradeço.

    1. Mayara, o procedimento é o mesmo, as chances de dar errado e o pós-operatório também. Realmente, a taxa de insucesso, de não-integração do implante ao osso, é muito baixa… mas às vezes acontece. É difícil dizer ao certo o que aconteceu, uma infecção, perimplantite, enfim… às vezes o organismo simplesmente rejeita o “corpo estranho”.

    1. Vou divulgar sim, Luis. Devo escrever um post em breve só sobre o tema (embora já tenha falado sobre o assunto incidentalmente por várias vezes). Abraço e obrigada!

  9. Prezada Drª Ana Tokus, boa noite,
    Excelente comentário, parabéns, convém notar que me enquadro neste perfil, e passei estes dias por esta terrível condição psicológica, infelizmente tenho SP (síndrome do pânico/fobias), embora esteja tomando antidepressivo (sertralina 50 mg/dia), senti fortes dores de dente (tratamento de canal), segundo o dentista que me atendeu e tirou o raio x, onde constatou-o, mas quando ele disse que precisaria anestesiar-me eu comecei a sentir os sintomas mórbidos do pânico, e quando ele aplicou a anestesia tive taquicardia, suores, a pressão aumentou (pois ele mediu a mesma), além disso senti falta de ar e tremores, enfim… eu disse que iria morrer, ter um ataque cardíaco, então ele resolveu interromper o tratamento e pediu para que eu procurasse um psiquiatra /psicólogo antes de ir novamente ao dentista, eu viajei (gastei um absurdo!!) com hotel e alimentação, táxi, passagens e consulta particular (meu psiquiatra é de outro estado de onde sou natural), pois moro e trabalho em outro estado, relatei tudo a ele, onde me falou que o que eu tinha era fobia a anestesia, e passou um ansiolítico para que eu tomasse 30 min. antes de ir ao dentista, fui a um segundo dentista, ela então me acalmou e eu já medicado (ansiolítico), consegui tomar a anestesia e assim foi realizada a 1ª sessão, ela abriu o dente, retirou a polpa e depois fez um curativo, apenas para tampar os canais, provisório, e me disse que na próxima sessão iria procurar mais 1 ou 2 raízes (dente molar superior), pois segundo a mesma só conseguiu encontrar 2 raízes (canais), mas que eu não iria mais sentir dor, e me prescreveu paracetamol em se tratando de eu sentir alguma dor, ainda não fui fazer a nova sessão mas já estou ansioso, pois segundo a dentista necessitarei de uma nova anestesia para dar sequencia ao tratamento, portanto como é difícil e grave para quem sofre deste transtorno (pânico/fobia), embora eu estivesse com muita dor não conseguia fazer o tratamento pelo fato da fobia à anestesia, só após ir ao psiquiatra e feito muito gasto (financeiro/estresse psicológico), além de ainda ter ido a psicóloga (outra consulta particular!!) e ainda tomado o ansiolítico, só assim consegui iniciar o tratamento, é uma situação alarmante, estressante, angustiante, que só sabe quem sofre deste terrível mal que é a SP/fobia, eu fiquei aproximadamente 15 dias com dor latejante, onde o analgésico já não estava mais fazendo efeito, embora aumentasse a dosagem, tudo isto em decorrência do pânico/fobia, estes males do cérebro/SNC, não desejo nem para o meu pior inimigo, pelos sintomas incapacitantes, os quais foram motivo de afastamento do trabalho por diversas vezes, e que mesmo medicado (antidepressivos) ainda assim sentimos, pois a mente é quem controla o corpo, e o medo é real, e os sintomas horríveis, o pensamento que temos é exatamente de um ataque cardíaco fulminante, confesso que fiquei com vergonha do dentista que me atendeu na 1ª vez e até pedi desculpas a ele, mas infelizmente é algo que não podemos controlar, finalmente, para quem tem este terrível mal, tem-se que ter um profissional que nos dê conforto, atenção, que nos acalme, e seja compreensivo, e principalmente humano, e que esteja preparado para lidar com tal situação, em que pese, não seja psicólogo. Quero mais uma vez, agradecer a esta excelente profissional Drª Ana Tokus pela maravilhosa matéria. E que Deus a ilumine.
    Att: Fernando.

  10. Olá, tenho uma duvida, tenho um dente que doi bem esporadicamente, uma dor bem incomoda, fiz um exame bem detalhado (raio-x) e nele não constou este dente como uma possível infiltração, sendo que já tratei este dente e foi feita uma restauração ha 3 anos, pode acontecer deste dente ter infiltração e não mostrar no exame? Já tirei a duvida do numero do dente e tudo, ele não esta constando mas sempre incomoda, pode ocorrer? Obrigada pela atenção.

    1. Dayane, um dente pode estar totalmente íntegro, tanto clínica quanto radiograficamente e, mesmo assim, doer. Por isso não dá pra se basear só na radiografia, que é sim um exame importante mas, sozinha, não diagnostica nada. É essencial uma investigação minuciosa do dentista, teste térmico, anamnese (perguntas específicas feitas ao paciente) e uma avaliação clínica criteriosa procurando possíveis razões pra isso (como contatos indesejáveis entre os dentes, trauma oclusal, etc.). O problema pode, inclusive, não ter nada a ver com o dente em si… mas ser uma dor reflexa com origem não-dentária.

  11. Eu não tinha muito medo de dentista, tinha uma unica obturação de quando era criança, usei aparelho por 2 anos na adolescência, era rotina ir ao dentista. Após o tratamento meu dentista mudou, e nao pude mais consultar com ele. Fiquei um tempo sem ir, comecei a sentir dor no dente proximo ao ciso, fui a uma dentista de uma amiga e a mesma fez uma pequena obturação. Depois de um tempo caiu a obturação e um pedaço do dente. No meio tempo fui a outro dentista, tirar cisos, tirei um superior, tranquilo, na parte inferior o ciso estava por baixo deste quebrado, ate conversei com o dentista sobre recuperar este, e fomos a extração do segundo dente, demorou, a anestesia começou a passar, e a moça que fazia a sucção socava como se tivesse amassando alho, doia muito quando ela vinha, e eu sentia um alivio quando o dentista puxava o dente e eu escutava estalando, doida pra sair dali, odiando aquela sucção que era mais dolorosa que o dente sendo extraido naquele momento. Desde então estou com um certo trauma, do meu convenio não tem ninguem pra indicar algum dentista de confiança e fico com medo de ir novamente, acabo não indo.

    1. Gabriela, a sua descrição de que “a moça que fazia a sucção socava como se tivesse amassando alho” é ótima… deu pra visualizar bem a situação. Provavelmente ela não tinha muita experiência na função. Quando esse tipo de coisa acontece é importante falar para o dentista, pra que ele oriente a auxiliar e esse tipo de coisa não aconteça mais.

  12. Você poderia me ajudar? Coloquei aparelho autoligado ontem e desde então estou sentindo uma dor no último dente de cima. Esta dor, contudo, só ocorre quando aperto o dente ou mastigo no local. Será que essa dor é em razão do aparelho ou um problema específico do dente? Porque sendo autoligado, ele não possui aquele dispositivo atrás que os aparelhos comuns possuem e, normalmente, machucava. Até cogitei ser cárie, mas o dente está tão branquinho hehe.

  13. Ana, boa tarde!

    Há 5 anos eu tinha um dente que havia sido feito canal, ha pouco tempo ele se quebrou, então fui ao dentista e ele disse que seria necessário a extração do mesmo, só que quando ele tirou raio x ele detectou que o meu antigo dentista havia deixado um pedaço da raiz que inclusive já se juntou ao osso, ele decidiu extrair o dente e deixar a metade da raiz, hoje vejo que ficou uma abertura grande e um “buraco” além da gengiva ter ficado muito danificada, gostaria de saber se existe algum medicamento ou produto que eu possa usar para cicatrizar mais rápido e se a gengiva vai se regenerar em volta do dente “vizinho” já que perdi um pedaço também! Obrigado…!!!! Ótimo site… que ele continue ativo!

    1. Carlos, qual é o dente? É da frente ou de trás? De qualquer forma: a gengiva acompanha o osso que está abaixo dela. Se a gengiva está irregular, certamente é consequência do formato do osso após a extração, o que pode significar a necessidade de enxerto ósseo no caso de uma reabilitação com prótese / implante. Não há muito o que fazer com relação à velocidade da cicatrização além de manter uma boa higiene, cada organismo tem o seu próprio ritmo.

      E obrigada, enquanto eu puder ajudar, tô por aqui. 🙂

  14. Olá Dra. Ana. Conheci esse blog em novembro, ao procurar “medo de dentista” no google rs, e suas postagens têm me ajudado bastante a “enfrentar” meus temores. Conclusão: em dezembro fiz uma extração que era super necessária (e eu estava enrolando há anos pra fazer) e agora estou restaurando alguns outros dentes. Já sofri com um dentista anteriormente, e muito, e a partir disso meu pavor só aumentou. Encontrava o tal dentista na rua e mudava até de calçada, com um “frio na barriga” só de vê-lo.
    Anos depois conheci minha atual dentista. No começo fui meio que “obrigada” e nem fiz questão de ter um bom relacionamento com ela, mas agora, depois dessa extração e da forma atenciosa com que ela me tratou, me sinto mais encorajada e decidi que quero tratar da minha saúde bucal com mais afinco. Minha dentista tem sido super cuidadosa e atenciosa comigo e agora finalmente aprendi a confiar nela de verdade, mas é só nela, não nos outros dentistas haha
    Seus posts mais a atenção da minha dentista têm me ajudado a superar o medo. Muito obrigada, Dra. Ana!

    1. Que bom saber, Jéssica! É essa a ideia do blog, servir de apoio e incentivo pra enfrentar o medo. Mas pra isso é essencial que a pessoa esteja disposta e que ela encontre um dentista em quem confiar. Que bom que você reúne essas duas condições! No que eu puder ajudar, continuo à disposição. Um grande abraço! 🙂

  15. Ola, bom dia, pfv preciso de um ajuda, tenho 19 anos e estou com umas bolinhas na lingua, ñ sei o q sao, estao doendo e tem duas maiores no final da lingua, pfv me fala o q sao! Estou quase me matando!

  16. Muito boa a reportagem, Dra. Já que tenho síndrome do panico, e sei bem o quanto é difícil enfrentar certas situações, e muita gente tem vergonha de admitir que tem fobia.

A área de comentários / perguntas está fechada. Agradeço a compreensão.

No plantão: Ana Tokus

Cirurgiã-dentista graduada pela Universidade Federal do Paraná, especialista em Radiologia Odontológica e Imaginologia pela ABO-PR, convicta de que medo de dentista se combate (também) com informação. Diva-Boss do OdontoDivas e autora do Blog Raios Xis. Twitter: @AnaTokus e @medodedentista