É possível extrair os 4 sisos de uma vez?

Sim. Mas vamos por partes.

A extração de terceiros molares (os sisos) não difere muito da extração de qualquer outro dente, a não ser pelo fato de que, muitas vezes, eles estão inclusos (dentro da gengiva) e/ou impactados (tem outro dente no caminho impedindo que eles nasçam ou eles estão mal posicionados dentro da gengiva). Embora muita gente ache que a remoção desses dentes é obrigatória, ela não é. Mas quando é, começam as dúvidas: dói extrair os sisos? Se eu não extrair eles vão entortar meus outros dentes? O pós-operatório é muito dolorido? Essas perguntas eu já respondi aqui no blog, basta clicar nos links.

Aí você foi ao dentista, fez uma avaliação e ele confirmou: é preciso extrair os 4. Sim, como já esclarecido, é possível remover os 4 numa mesma sessão… em tese. Digo “em tese” porque cada caso é um caso, se for possível no seu caso, seu dentista irá confirmar.

4 sisos
Melhor 4 terceiros molares na mão do que 2 com pericoronarite! (*)

Ok, seu dentista disse que, no seu caso, é possível tirar os 4 sisos de uma só vez. Só que você não quer isso, seja porque está com medo, porque não tem dinheiro ou porque não vê necessidade de ter pressa. É obrigatório? Não. Dá pra extrair só 1, 2 de cada lado ou todos de uma vez só. E qual a melhor estratégia? Depende.

São vários os fatores que o seu dentista / cirurgião buco-maxilo-facial leva em conta pra decidir se dá ou não pra fazer várias extrações numa mesma sessão. É preciso considerar, principalmente, a complexidade do procedimento. Se os seus 4 dentes do siso já nasceram, provavelmente a remoção de todos de uma só vez será relativamente simples. Se você tem dentes inclusos, a tendência é que seja um pouco mais complicado, então talvez seja melhor extrair 2 de cada vez. Se esses dentes inclusos estiverem muito próximos a regiões nobres, como vasos sanguíneos e nervos importantes, talvez seja mais prudente fazer uma extração de cada vez.

Mas essas são decisões técnicas, que só o seu dentista é capaz de tomar. Eu acho que o fator mais importante do ponto de vista do paciente é como será o pós-operatório. Os sintomas mais comuns após a extração dos sisos são: edema (rosto inchado), dor local e nas estruturas próximas (ouvido, garganta e articulação da mandíbula) e trismo (dificuldade de abrir a boca), além da possibilidade de complicações pós-cirúrgicas como parestesia (ausência de sensibilidade em lábio inferior, bochecha e língua, geralmente temporária) e alveolite (infecção). Cada extração contempla esses sintomas e complicações… imagine assumir esses riscos “vezes 4” e de uma vez só?

Eu, particularmente, sempre sugiro aos meus pacientes que sejam feitas 2 extrações por vez, e por uma razão bem simples: removendo 2 dentes do mesmo lado, sobra o outro lado pra mastigar! Depois de mais ou menos 1 semana, quando os pontos dessas extrações forem removidos (e não havendo nenhuma complicação, claro), já é possível fazer as outras 2 cirurgias.

O vídeo abaixo  (que legendei em português pra vocês… obrigado, de nada 😀 ) é muito didático e explica 1. como se dá a decisão pela extração dos sisos (que costuma partir do clínico-geral ou do ortodontista), 2. o procedimento em si (que em princípio pode ser executado por qualquer dentista, embora dê-se preferência ao dentista especialista em cirurgia e traumatologia buco-maxilo-facial) e 3. o pós-operatório. Ainda, enfatiza o benefício e a facilidade de higienização que a ausência desses dentes proporciona. Assistam!

Notem que o vídeo explica que o dente talvez precise ser cortado em 2 ou mais pedaços. Uma das maiores bobagens que eu escutei nos últimos tempos sobre remoções cirúrgicas de terceiros molares é que “dentista bom é aquele que tira o dente inteiro”. Essa afirmação, vinda de uma reportagem que vi na TV e que foi feita por um leigo, não procede. Em muitos casos simplesmente é impossível remover o dente sem seccioná-lo, e essa manobra visa justamente facilitar a extração e manter o máximo de osso no local da cirurgia (o que é altamente desejável).

Quer saber se você precisa extrair nenhum, 1, 2, 3 ou os 4 sisos? Procure um dentista e faça uma avaliação!

(*) Ah, os sisos que você vê na foto, lá em cima, são os meus. 😉

Compartilhe:

Comentários via Facebook


Categoria: Cirurgia

Marcadores:

298 comentários

  1. Olá, o dentista do meu convênio falou que eu tenho que tirar os 4 sisos e tenho mais 3 para extrair, estou preocupado porque ele quer tirar os 7 em uma só vez. É aconselhável? Nem sequer me deu a opção de fazer em 2 cirurgias. Será que é porque é convênio?
    Desde já agradeço.

    1. Domingos, é possível fazer 7 extrações na mesma sessão, sim. Mas sinceramente: provavelmente essa decisão por sessão única se deu porque é convênio.

  2. Olá Dra. Bom dia,

    Eu já realizei a extração de três sisos, tudo ocorreu de forma tranquila, porém o siso inferior do lado esquerdo não pôde ser extraído. Segundo o meu dentista, o dente está muito próximo a um nervo, e se eu me arriscar a extrai-lo posso perder a sensibilidade do lábio inferior, queixo e língua. Ocorre que esse dente já nasceu quase que por completo, apenas uma parte dele está coberta por uma fina camada de gengiva, e isso me incomoda muito pois acumula resíduos, posso mover a gengiva pra cima com a língua, enfim, é incômodo. Gostaria de saber de realmente não há como extrair.

    Outra coisa, fiz restauração entre o os molares superiores (último e penúltimo) de uma cárie que, segundo a dentista, estava muito profunda e quase atingiu o nervo. Após o procedimento eu senti dor nesse dente, e a gengiva inflamou (nunca havia sentido dor antes) e frequentemente saia um gosto bem ruim desse dente. Hoje, alguns meses depois, n sinto mais dor, mas qndo passo fio dental percebo um cheiro ruim entre esses dentes, diferente dos demais, seria a cárie que voltou? Sou bem cuidadosa com a higiene bucal. Obrigada e parabéns pelo blog.

    1. Alice, ter como extrair, tem. O problema é o risco de parestesia… o dentista não tem como garantir pra você que isso não vai acontecer. Nesse caso, se o risco é grande, e considerando que há um pouco de gengiva sobre o dente, talvez seja o caso de apenas remover essa gengiva. Isso pode resolver o seu problema.

      Quanto ao cheiro ruim do outro dente, pode ser cárie, sim. É provável que esteja havendo retenção de resíduos nesse local, por isso o cheiro. E quanto mais isso acontece, maior a chance de cárie. O ideal é procurar seu dentista pra avaliar e ver o que está acontecendo.

  3. Boa noite, Dra. Ana.
    Uso aparelho, fui ao dentista e o mesmo disse que estou com pericoronarite no siso inferior do lado esquerdo, o mesmo disse que tanto este, como o inferior do lado direito, estão com raiz, o que vai dificultar um pouco a retirada, em conversa com minha dentista (que coloca meu aparelho) a mesma me orientou a retirar os 4 sisos. O doutor que irá retirar disse que os superiores serão mais tranquilos, ao contrário dos inferiores. O problema é que estou com muito medo, tenho pavor de anestesia, quais os perigos de fazer as 4 extrações de uma só vez, como o dentista propõe? Tenho medo de ficar com a boca muito tempo anestesiada, com os lábios e a língua em tal condição. Fora o fato de que serão vários pontos. O dentista disse que será melhor pois será apenas um pós operatório. Mas admito que estou com medo, pois penso que será muita anestesia de uma vez só, ou não? Ah, estou com diarréia e ânsia de vômito acredito que seja um “rota vírus”, estou melhorando, mas gostaria de saber se isso pode interferir no procedimento cirurgico. Gostaria muito que a senhora respondesse, pois pelo que vi, suas explicações são bem esclarecedoras. Obrigada desde já!

    1. Maria Fernanda, 4 extrações de uma vez só não aumentam o risco inerente à cirurgia de forma significativa… o que deve piorar, mesmo, é o pós-operatório, que tende a ser mais “chato”. Por outro lado, como o seu dentista disse, é uma vez só. Considerando sua condição física geral, primeiro resolva a questão do rotavírus, porque seria um fator complicador no pós-operatório.

  4. Olá, boa noite.
    Eu retirei o siso do lado superior esquerdo pois estava nascendo uma ponta bem pequena, a extração foi bem tranquila. Eu tenho 3 inclusos restantes e o dentista recomendou retirar o inferior esquerdo, seria muito ruim se eu retirasse logo os 3 ? Tenho medo de ter algum problema futuro. A recuperação seria pior ? Obrigada.

    1. Luna, se não há indicação, não precisa. Mas se você quer, converse com o seu dentista. A recuperação tende a ser um pouco mais “chata” sim, afinal serão 3 cirurgias em vez de uma. Mas nada de mais, em alguns dias você deverá estar recuperada.

  5. Dra. Ana, eu tenho um siso superior que nasceu em 2009, um pouco tortinho, nunca me incomodou e nunca doeu, e tenho um inferior que está na horizontal nascido em 2011. Fui no dentista essa semana e ela disse que o de cima está cariado e que eu tenho que arrancar. Pedi que ela obturasse pra mim, mas ela disse que não vale a pena pois pode cariar novamente, e o de baixo ela pediu uma panorâmica e disse que eu vou ter que tirar também. Confesso que escovo os dentes somente antes de dormir, mas gostaria de saber se eu obturar o de cima, passar a CUIDAR dos dentes, usar fio dental, fazer uma limpeza todo mês para não cariar novamente, eu posso optar por não arrancar??? E o de baixo também não dói, não me incomoda em nada. Eu também posso optar por não tirar enquanto não estiver me causando nenhum mal?? PS: Tenho 33 anos e nunca arranquei dente do siso.

    1. Rafael, considerando que você tem um siso cariado em cima e esse siso não tem antagonista (o correspondente a ele no arco de baixo) por que esse antagonista está incluso e horizontal, não vejo qualquer vantagem em mantê-lo. Certamente ele está cariado pela dificuldade de higienização na região, e a tendência é acontecer de novo. Ainda: dentes – principalmente superiores – sem antagonista tendem a extruir, ou seja, “sair da gengiva”… mais um problema que você pode evitar com a extração. Quanto ao de baixo, em princípio (considerando apenas o que você me contou e que esse siso não esteja ameaçando reabsorver o segundo molar), não vejo obrigatoriedade na extração. Converse com o seu dentista.

  6. Olá doutora, queria tirar uma dúvida com a senhora, minha dentista indicou retirar o dente 18 e 28, no caso os dois sisos superiores, os meus 2 de baixo nem chegaram a nascer, está incluso, não dói, e minha gengiva tbm não está inchada. Minha dúvida é se eu retirar apenas os 2 superiores minha mordida vai ficar desregulada? Ou não influencia já que os de baixo nem nasceram? Minha outra dúvida: é normal fazer a retirada de apenas 2 dentes?

    1. Davi, não. Pode ser que haja indicação de extração apenas dos superiores, e tudo bem. Sim, é normal que não sejam extraídos os 4 sisos. Cada caso é um caso.

      1. OLÁ DRA. TENHO UMA DÚVIDA, HOJE EU FUI NO DENTISTA PARA FAZER EXTRAÇÃO DE UM DENTE CARIADO, A DOR ESTAVA DEMAIS E QUANDO ELA FOI TIRAR UM ACABOU TIRANDO O 3 MOLAR (SISO EU ACHO), ENFIM, FUI ARRANCAR UM E PERDI 2, ISSO CAUSA ALGUMA ALERTA PRA SAÚDE, E PERIGOSO? VI NOTÍCIAS DE MULHER EM GOIÁS QUE MORREU AO EXTRAIR UM DENTE POR INFECÇÃO E EU SOU FUMANTE, TENHO MEDO, QUAL OS CUIDADOS QUE DEVO TER ?

        1. Matheus, se sua saúde geral está ok, eu realmente acho que você não tem com o que se preocupar. Mas sugiro fortemente que você não fume no pós-operatório, sob pena de ter uma alveolite.

  7. Bom dia Dra. Ana, tudo bem?

    Estou com uma dúvida bem grande. Há mais ou menos 3 meses começou a nascer meu dente siso. Somente 1 (o inferior do lado esquerdo) apontou. Mas apenas apontou e não saiu por completo. Em uma consulta de rotina com minha dentista, ela pediu uma panorâmica para verificarmos a situação do dente. Aí descobri que eu tenho os 4 nascidos, porém 3 estão completamente internos. Segundo a avaliação, eles estão por cima do nervo do maxilar e a extração terá que ser feita com um cirurgião buco maxilo facial.

    Estou sentindo bastante dor e incomodo no penúltimo dente superior direito. Porém ela disse que estão perfeitos e nem cárie eu tenho.

    Gostaria de saber se isso é normal, e se realmente esses dentes precisam ser extraídos somente no hospital. De qualquer forma já marquei a consulta com o buco maxilo. Mas a dor me incomoda bastante. Tem dias que sinto choques na boca inteira. Porém o lado superior direito é o que mais incomoda. Tenho medo de ser canal, mas não sei se isso é possível já que não tenho cáries.

    Eu sei que não responde e-mail mas enviei esse mesmo texto por la com meu raio x em anexo e agradeceria muito se pudesse me responder.

    1. Yasmin, não é que eu não responda por e-mail, é que simplesmente eu não dou mais conta. Sou só eu e uma centena de e-mails. 🙂 De qualquer forma, acabei de ver sua radiografia. Os dentes inclusos não estão mal posicionados, então a indicação de cirurgia em ambiente hospitalar deve ser porque é mais conveniente para o bucomaxilo que vai fazê-la. Não vi muita razão pra fazer em hospital, mas a minha opinião é a menos importante aqui, já que não examinei você e só vi uma foto de qualidade média da sua radiografia, então não posso ter certeza de nada com base nela. Não acho que seja problema de canal, o incômodo deve ter a ver com os sisos, sim.

  8. DR. Boa tarde.

    Dia 26/09 Irei extrair os 4 sisos, estou com medo, pois posso perder a sensibilidade do Queixo e língua.
    No mesmo dia vou retirar os 4 e depois tirar radiografia panorâmica.
    Ela está nos procedimentos corretos?

    1. Boa tarde Alef,

      Provavelmente já foi feita uma panorâmica para as extrações, correto? A parestesia (perda de sensibilidade) é na maioria das vezes reversível com o uso de medicamentos. E o profissional pediu a panorâmica pós cirurgia pra avaliar o nervo mentoniano, provavelmente. Pode ficar tranquilo.

  9. Boa tarde doutora,

    Estou com uma dúvida sobre um procedimento feito no pré-operatório. Quando conversei com o dentista anteriormente, ele deu duas opções de: anestesia local ou anestesia + sedativo leve. Eu, com muito medo do procedimento, pedi o sedativo. O custo adicional desse procedimento seria de 20.00 reais e eu aceitei. O sedativo eram dois comprimidos de Diazepam. Tomei, me deixaram um pouco mais relaxado, a cirurgia foi incômoda de qualquer forma e agora estou bem.
    Mas, depois do procedimento, pesquisei um pouco sobre o remédio e me senti lesado. Vi que, normalmente, uma caixa do remédio custa em torno de 20-25 reais. No caso, uma caixa com quase 200 comprimidos. Fiz a cirurgia pelo meu plano dental, provavelmente não terei reembolso a esse tipo de procedimento, mas você acredita que a cobrança possa ser um tipo de represália, a muito comentada represália que os dentistas repassam aos clientes de planos de saúde?
    Fiquei um pouco chateado com essa possibilidade. Gostei do dentista, pretendia fazer outros procedimentos com ele, mas agora estou um pouco receoso.
    Qual a sua opinião sobre essa situação?

  10. Bom Dia! Estou para fazer canal e extrair o siso no mesmo lado que vai fazer o canal, a doutora falou que vai aproveitar a mesma anestesia para fazer o canal e depois extrair o siso. O que a Doutora acha disso? A dose de anestesia nao seria maior e poderia ter mais risco? Morro de medo de anestesia, desde ja agradeço a atenção! Abraços!

    1. Debora, é possível. Provavelmente é um dente inferior, certo? Caso a sua dentista ache necessário, ela pode complementar a anestesia… e você nem vai sentir nada, pois já estará anestesiada, mesmo… 😉

  11. Dra. Tenho 36. Extrai 4 dentes sisos dia 05 e hj é 07, tenho pressao alta mas correu tudo bem na hora, mas um dos dentes estava muito proximo ao nervo, e no meu queixo e labio apenas na parte central do queixo ta dormente e inchado e formiga muito. E coça demais… sensaçao horrivel de formigamento, me parece parestesia. Mas pelo lado de fora que extrai o dente nao esta adormecido… apenas queixo e labio, estou apavorada… estou tomando medicamentos certinhos ate mesmo vitamina pra melhora do nervo… é normal ?

  12. Dra., queria tirar uma dúvida, dia 24/08 vou extrair dois sisos, o inferior e o superior do lado esquerdo, mas estou com medo, é verdade que a anestesia para extração do superior tem que anestesiar o palato??? É que teve familiares meus que fizeram e foi assim, porém tenho dificuldade de respirar só pelo nariz, e dizem que como vc esta anestesiado da a sensação de garganta fechada, como se não conseguisse respirar… Tem como ser feita a anestesia para extrair o superior sem anestesiar o palato… obrigada, aguardo retorno…

    1. Tatiana, é dada uma anestesia na região do palato, sim… não tem outro jeito. Ali onde é feita a anestesia tem um forame (um “buraquinho no osso”) por onde emerge o nervo palatino maior. Mas fique tranquila, não ligue para o que “dizem”, esse tipo de anestesia não fecha a garganta.

  13. Bom dia Dr.ª Ana. Também gostaria de tirar algumas dúvidas. Fui ao dentista semana passada e decidi extrair os meus sisos. Meu caso: os dois inferiores já nasceram (não completamente, é normal?). Uma das raízes desses estão tortas e a dentista disse que durante a cirurgia ela pode quebrar, mas não tem problema. Ela disse que essa raiz pode ficar dentro da gengiva sem riscos, mas se eu quisesse, poderia fazer outra cirurgia para remover, porque tentar remover na mesma poder ser mais trabalhoso e sangrar muito. Os meus superiores também já nasceram. Estou pensando em extrair os quatros de uma só vez, mas tenho receio de complicações e do pós-operatório. Então, é recomendado extrair os sisos? Porque tem pessoas que não extraem. Outra coisa, já usei aparelho ortodôntico, e depois que retirei ficou um espaço entre os dentes (dentes inferiores – lado esquerdo), e quando o meu siso estava nascendo esse espaço foi fechando. Gostaria de mais orientações e aproveito para parabenizá-la pelo blog. Abraços.

    1. Uarlens, é recomendado extrair os sisos quando há indicação… por isso é que algumas pessoas não extraem, porque elas não precisam extrair. Se há indicação no seu caso, ok, você pode extrair os 4 de uma vez, de 2 em 2 ou, até, um de cada vez. Se você estiver disposto a fazer os 4 na mesma sessão e sua dentista não vir problema, pode ser feito. O pós-operatório vai ser mais “chato”, mas resolve-se o problema de uma vez só. Se o espaço que você tinha fechou, ótimo. 🙂

  14. Olá, eu vou arrancar os 4 de uma vez só, você sabe se tem perigo de dar algum problema por conta de tanta anestesia ? Tenho alergia a penicilina.

    1. Danielle, não se preocupe, confie no seu dentista. Apenas avise ele da sua alergia. A extração de vários dentes na mesma sessão é algo bem comum, se sua saúde geral está ok, não precisa se preocupar.

      1. Dra. Ana

        Tenho 3 cisos e, em um deles, é apenas 1 pedaco de outro, que uma dentista tirou na “marreta”, ja que eu tava sentindo muita dor. Resultado, pelo procedimento inadequado dela, o dente da frente quebrou e tive que colocar coroa, alem disso, ainda deixou um pedaço do dente ciso tirado na marreta.

        Gostaria de saber se posso tirar esse pedaço que ficou, e os outros 3 de uma vez. So que sou hipertenso e tenho mais de 30 anos, seria mais seguro tirar no hospital? E quem retira, se for no hospital, é o cirurgiao dentista?

        O tempo que fico afastado do trabalho varia muito? Digo isso porque trabalho dirigindo e na rua, em media, quanto tempo ficaria afastado do trabalho e da academia?

        1. Thiago, não há necessidade de fazer essa cirurgia no hospital. Se você é hipertenso mas toma medicação e está com a pressão controlada, sem problema. Se a cirurgia fosse feita no hospital, ainda assim seria feita por dentista, um cirurgião bucomaxilofacial. É possível que nem haja necessidade de se afastar do trabalho, talvez no dia da cirurgia e no seguinte, só. Depende da avaliação pós-cirúrgica do seu dentista.

          1. Dra. Extrai meus 4 sisos ha quase 5 dias. Posso voltar a comer normal? Nao sinto dor. Mas to querendo muito comer arroz. Kkk sera q tem algum problema ainda? Obs: meus 4 eram inclusos e impactados.

  15. Dra,

    Muito obrigado pela disponibilidade! Tenho um siso completamente ocado pela cárie e outro apresentando pericoronarite. Os outros dois de cima também estão levemente com cárie.

    Visitei o cirurgião e ele quer tirar os quatro de uma vez. Porém, tenho medo. Sou soropositivo, embora assintomático e em tratamento eficaz. Além disso, tive catapora no mês passado, até 2 semanas e meia atrás. Me recuperei bem, mas com o aparecimento da pericoronarite em um dos sisos e a minha soropositividade, fico muito receoso de uma bacteremia.

    Desde ontem a noite, comecei tomando amoxicilina, e não vi nenhuma melhora da pericoronarite (que está super inflamada e dolorosa), e a cirurgia está marcada para amanhã de manhã.

    A senhora poderia me ajudar? O que devo fazer? Tratar com o antibiótico a infecção na gengiva primeiro e esperar? Fazer a cirurgia de 2 em 2, devido à condição imunitária mais vulnerável?

    Muitíssimo obrigado, dra. Que Deus a abençoe muito!

    1. Felipe, se você está bem, sua imunidade também está. Nesse caso, na prática, você é um paciente normal (é como um diabético, por exemplo… se ele está com a glicemia controlada, ele não requer qualquer cuidado mais específico, é um paciente como outro qualquer). Se você estiver disposto a fazer as 4 extrações na mesma sessão, em princípio é possível. Depende da avaliação do seu dentista.

  16. Boa noite Dra. Ana, amei seu blog, me passou muita segurança, eu uso aparelho ortodôntico, segundo meu dentista tenho que extrair os sisos para quando tirar o aparelho eles não empurrarem os outros dentes e entortar, conversando com o buco ele informou que eu poderia tirar os 4 de uma só vez ou optar por tirar dois e depois mais dois, como trabalho e consegui alguns dias de descanso, optei em tirar os 4 sisos no mesmo dia (lógico que essa decisão foi depois que li os comentários aqui no blog kkk), espero que dê tudo certo, a extração é para sexta (12-08-16), assim que fizer a extração volto aqui para relatar minha experiência com os “dentes do juízo” kkkkk…

      1. Boa tarde Drº Ana, volteiiiii, graças a DEUS ocorreu tudo ótimo na extração, o dentista não pode me atender pela manhã e fui atendida as duas horas da tarde, o Drº Francis extraiu os 4 sisos em menos de 40 min (ebaaaa), agora estou em casa com compressa de gelo, a anestesia ainda está passando. Até o momento está tudo tranquilo.

        Obrigada pela força, e por ser tão atenciosa.. ;*

    1. Muciane, me dê notícias sobre sua extração… tbm tenho q retirar os 4, mas estou com medo do pós cirúrgico… meu Dentista disse q é possível retirar os 4 na msm sessão… mas ainda tenho dúvida…

      1. Olá Juliana, tudo bem, hoje fez 9 dias q extrai os 4 sisos, e vou te falar, não precisei tomar remédio para dor em nenhum momento, só tomei dipirona no dia da cirurgia receitado pelo dentista, minha recuperação foi super tranquila, a parte chata é que sou comilona kkk e só podia comer comida pastosa e beber líquidos durante 4 dias, tirei os pontos depois sete dias da extração e pra comemorar hj comi muito churrasco. kkk
        Fique tranquila, o segredo é procurar um bom profissional que te dê segurança. Se Deus quiser mês que vem retiro o aparelho fixo !!

  17. Olá Dra!
    Adorei suas postagens, parabéns pelo trabalho!
    Faz 7 horas que tirei meus 4 sisos, lá na hora foi até que rápido, mas agora está saindo bastante sangue, doendo um pouco, e a garganta tbm, mas pelo que li, é normal!
    Minha dúvida é: uso aparelho móvel na parte de cima, posso continuar usando mesmo tendo tirado os sisos tão recentemente?
    Obrigada!!

  18. Oi, tenho DTM, tenho muito medo de dentista e agora para iniciar um tratamento com o ortodontista tenho que arrancar os 4 sisos. Pois, por causa da DTM, não consigo morder… O problema é que um dos sisos quebrou e estou morrendo de dor, pq ele ficou aberto. Meu buco vai extrair os 4 de uma vez cirurgicamente com anestesia geral no hospital, pois como disse, tenho muito medo de dentista e não conseguiria fazer o procedimento no consultório. As minhas dúvidas são: corro algum risco em fazer está cirurgia com anestesia geral? E o que eu faço para diminuir a dor no siso, já que meu buco está viajando e só voltará qdo a cirurgia for liberada pelo convênio, comprimidos para a dor não estão adiantando…?

    1. Fabiana, os riscos são os mesmos de qualquer cirurgia com anestesia geral. É muito seguro, mas é possível alguma complicação. O importante é que seu dentista e a equipe estejam prontos a lidar com isso SE acontecer (e não duvido que estejam). Pra diminuir a dor, você pode tomar um analgésico… mas não há qualquer garantia de que a dor se resolva, pois a causa dela continua. Eu sugiro que você procure outro dentista que faça algum procedimento de urgência, como um curativo endodôntico, por exemplo. Isso deve aliviar a dor.

  19. Dra. Fiz a extração dos 04 sisos na sexta feira. Tudo correu normal até que hoje (quarta) apareceu uma elevação na gengiva perto dos pontos, como um caroço. Tenho usado periogard constantemente e tenho medo de ser um abscesso. Corro esse risco?
    Obrigada.

    1. Stefanny, corre. Mas não dá pra afirmar que seja um abscesso só com base no seu relato. Provavelmente faz parte do processo inflamatório inerente à cicatrização, mesmo.

    1. Não, Elder. Mas também não é proibido, é mais por precaução mesmo. Se a pessoa se sente bem, ok, mas tem gente que sai meio “grogue” da cirurgia, aí seria melhor cuidar.

  20. Oi, bom dia Dra. Ana
    Tenho 18 anos e estou pra extrair meus 4 sisos, eles estão inclusos, o dentista me certificou que será uma cirurgia simples de 40 a 45 minutos, ele me deu duas opções: de arrancar por etapa ou de uma vez, de uma vez seria tranquilo pois o dente esta fora dos nervos e distante da mandibula, esta numa boa area, ele disse que de uma vez não seria complicado e seria melhor porque me recuperaria de uma vez, eu aceitei.
    Sendo que minha mãe conversou com uma dentista e ela disse que os 4 de uma vez é muito arriscado e é pra eu arrancar por etapa. O que eu faço, arranco de uma vez ou por etapa ?
    Estou nervosa e não quero passar por 2 cirurgias, mas se for mesmo complicado farei por etapa, GOSTARIA DA SUA OPINIÃO POR FAVOR. Desde já agradeço, um grande abraço, beijos…

    1. Thaynara, se você está disposta e quer “se livrar” logo do problema, faça de uma vez só. O pós-operatório deve ser mais “chato”, não vai ter lado livre pra mastigar, mas só isso. Não vejo o que seria “arriscado”.

  21. Dra. Boa tarde!
    Obrigado pela sua disponibilidade, retirei dois sisos do lado esquerdo ontem de manhã. Estou sendo medicado com Spidufen (ibuprofeno + arginina) e amoxicilina. Há um pouco de inchaço no local, e o sangramento começou a cessar hoje. Gostaria de saber qual o problema de fazer esforço físico amanhã (dois dias após a extração) e quanto tempo demora pra cicatrizar a gengiva sem eu precisar me preocupar mais com o que comer.
    Outra dúvida também é sobre a higiene bucal, se posso usar escova e pasta de dentes nos demais dentes sem problema e no local da cirurgia, como proceder.

      1. Ok! Muito obrigado pela resposta. Consegui evitar o esforço; aprecio bastante o trabalho que faz por aqui, meus parabéns a você e todos os colaboradores 😉

  22. Oi Doutora, irei extrair dois sisos inferiores. Os dois estão com caries, um já bem aberto que foi quebrando, devido a eu adiar a extração já por ser muito nervosa com relação a dores, anestesia etc…
    Há perigos nesse caso durante ou no pós da extração, de pegar uma bacteria? Sera que ela pode estar localizada ali e depois me complicar?
    Seguirei a risca os cuidados, espero que de tudo certo, pois estou com muito medo. rsrsrs

    1. Julia, existem bilhões de bactérias no nosso organismo. Acredite, você vai “pegar” mais de uma… 😉 Apenas mantenha uma boa higienização, a infecção geralmente tem mais a ver com as condições do organismo e da higiene do paciente do que com o tipo de bactéria.

  23. Oi dra, me chamo Jessica, vou extrair os 4 sisos e 1 terceiro molar de uma unica vez, estou com medo mas minha dentista disse que eh seguro o procedimento, e que será melhor para mim, o que você me aconselha?

  24. Olá Doutora, estou com a cirurgia para extrair meus sisos marcada para sexta-feira 10/06. Na sexta-feira passada dia 03/06 tive uma dor muito forte, fui medicada pelo meu dentista com Amoxilina. Será que vai ter problema de eu extrair eles tão perto assim de ter sentidos fortes dores? Tenho medo de ainda estarem inflamados ou algo assim… ou até mesmo medo de sentir dor e não pegar a anestesia… ou seja, estou em pânico.

    1. Paola, seu dentista vai avaliar você na ocasião da extração. Se ele achar que não dá pra fazer, ele não faz. Não se preocupe. Mas eu realmente acho que você não deve ter problemas.

  25. Olá Dra. Ana. Realizei a extração dos 4 dentes do siso no dia 31/05. No momento da cirurgia não senti dor, mas fiquei muito aflita por razão dos sons que ouvia e pela força que a minha dentista fazia. Estou realizando todo o procedimento orientado ainda (bebendo líquido, compressa de gelo, tomando muita coisa gelada e sopinha), tomei os remédios indicados (acabaram ontem), mas continuo com o rosto um pouco inchado e sinto muita dor dos dois lados da boca inferior. Não consigo abrir a boca por completo… Nossa não está fácil. Aqui em Campinas está frio, será que é por causa disso ou porque os dentes extraídos eram muito grandes? Amanhã tenho retorno com a minha dentista para a retirada dose pontos.

    1. Pós-operatório é assim mesmo, Thais. E a sua cirurgia é recente. Os sintomas que você relata são comuns nessa fase. Sim, o frio pode piorá-los.

  26. Bom dia,
    Extraí na semana passada o dente do siso inferior esquerdo, e terei que extrair o superior esquerdo. Irei na quinta-feira retirar os pontos. Será possível retirar no mesmo dia o dente do siso superior esquerdo?

    1. Sim, Eliana. Se seu dentista estiver preparado pra isso (tempo de agenda, material esterilizado, etc.), sem problema. Depende do que vocês combinaram.

  27. Dra, meus 2 sisos superiores nasceram OK e nunca tive nenhuma queixa. Meu siso direito nasceu metade a outra metade esta coberta pela gengiva, o do lado esquerdo nunca nasceu (tenho 27 anos). Ha quase 15 dias meu siso inferior direito inflamou, fiz uma panoramica e hoje levei ao dentista, que me informou que preciso retirar os 4 sisos, mesmo os de cima pois eles ficariam sem utilidade e estao roçando na minha gengiva. Ele me disse que eu poderia retirar de 2 em 2 com anestesia local, ou retirar os 4 com anestesia geral… Pois o meu siso que nunca nasceu, esta dentro da gengiva e esta passando pelo nervo e super torto, ele me disse que esse dente seria dolorido porque a anestesia nao iria pegar bem. Ele me aconselhou fazer os 4 dentes de uma vez com a geral. Mas, eu penso que a recuperaçao seria mt ruim!! O que voce me aconselharia? Obrigada!!

    1. Então, Raphaela… como digo no texto, eu sugiro fazer de 2 em 2. É mais confortável para o paciente. Mas é possível fazer os 4 de uma vez só, até com anestesia local.

  28. Muito legal seu site… li um post depois li mais outros…
    Quando eu tinha 14 anos eu fiz tratamento ortodôntico com aparelho fixo e móvel. Naquela época eu tinha medo, mas não tanto. Só que a minha dentista disse que os meus sisos (que não haviam nascido ainda) deveriam ser tirados, pois não cabiam na minha boca e iriam entortar meus dentes de novo… eu não queria estragar o que já tinha ficado bom (e foi caro… minha mãe teve que escolher só um dos filhos pra arrumar os dentes e ela me escolheu, então eu não podia deixar estragar de novo), então aceitei… foi aí que eu traumatizei… ela resolveu que iria tirar um de cada vez…
    O primeiro (de baixo) foi mais de boa… mas o segundo… a anestesia não queria pegar.. :´( e quando pegou (várias agulhadas) o dente não queria sair!… estava de lado e teve que ser quebrado em 4 partes… depois ela ainda teve a coragem de me mostrar :O … voou muito sangue… até na máscara dela… um sangue escuro, quase preto! e com um cheiro muito forte! O cheiro do medoo! hahaha eu fiquei traumatizada pra sempre… foi horrível… foram horas de agonia e puro medo… ela fazia uma força e uma cara que pensei q iria arrancar minha mandíbula fora (não sei se isso é possível, mas fiquei com medo)… aí me lembro que ela disse que os dois de cima não ia precisar tirar, pois não iriam nascer… ela disse que viu no raio x, algo assim… aí eu pensei… então tá né… obrigada Senhor! Mas eles nasceram!! E não tem dente do siso embaixo pra segurar eles! Eles passaram do tamanho dos outros dentes e agora mastigam a minha gengiva de baixo… :´( … e nasceram tortos… meio pra fora… aí mastigam minhas bochechas também…
    não é sempre, mas volta e meia dói e inflama minhas bochechas mastigadas, aí tomo relaxante muscular…
    Eu tirei aqueles dois dentes de baixo com 14 anos… por que ela não tirou os outros e aproveitou meu momento único de coragem!? :O
    Agora já tenho 28 anos e todo dentista q eu vou quer tirar meus dois sisos de cima, mas eu não consigo… dá muito medo… um deles me disse q precisaria de um auxiliar só pra ficar segurando/afastando minha bochecha enquanto ele tirava pq tava muito próximo e podia me machucar… aí é claro q eu não fui… vai q ele corta minha bochecha e eu fico q nem o vilão do batman! hahahah (sério… tenho medo de distrações do dentista e ele me cortar sem querer… muito medo mesmo)… fui noutro… aí ele me disse pra tomar um remédio antes… acho q era pra relaxar e pra matar as bactérias, não lembro… e eu tomei certinho como ele mandou… aí cheguei lá… eu tava com a minha mãe e já era adulta… e ele me disse q eu tomei errado… sei lá… q era pra ter tomado noutro horário sei lá… não lembro… só lembro q ele disse q tudo bem… q não fazia diferença… q era só pra acalmar mesmo… aí eu “o que!? Como assim?? Tanto faz então? Eu queria ter acreditado q ia funcionar e eu estaria relaxada e de repente tanto faz… aí fui… sentei na cadeira azul… ele começou a se arrumar… colocar luvas e máscaras… eu pensei… meu Deus!! eu vou MORRER!!! SOCORRO! Esse cara vai arrancar dois dentes de uma vez! Vai tirar todo o meu sangue! Eu vou desmaiar aqui! E ele ainda vai cortar minhas bochechas! Aí foi acelerando meu peito… apertei o braço da poltrona e pensei… hoje não é um bom dia pra morrer!! hahah… me levantei e saí correndo feito uma louca! Passei pela recepção, pela minha mãe e fui! Fui correndo até a rua… minha mãe ficou puta… falou q da próxima vez eu vá sozinha… agora to pensando em ir… daqui a pouco faço trinta e não vou ter tirado esses dentes hahaha…

    1. Que looonga história, Cristina! Pelo seu relato há indicação de extração, mesmo. O melhor conselho que eu posso dar pra você é: confie no seu dentista. Note que o seu medo é de coisas que você acha que podem acontecer… mas ó, 90% delas são altamente improváveis. Se seus dentes estão extruídos, “meio pra fora”, como você diz, o dentista vai levar uns 15 minutos pra extrair os 2. Coragem, manda ver, vai ser muito mais simples do que você imagina, a extração dos superiores costuma ser bem mais tranquila que a dos inferiores! E depois volta aqui pra me contar. Fico aguardando notícias. 🙂

  29. Olá, gostaria de saber se você já realizou a extração dos sisos de algum paciente que foi diagnosticado com Von Willebrand. Eu terminei meu tratamento ortodôntico há quase 1 ano e meio – usei aparelho por mais de 05 anos – e quando fiz uma panorâmica, a dentista disse que eu precisava extrair os quatro sisos, porém, numa consulta de rotina com a ginecologista, fui recomendada a ir até um hematologista. Então, eu fui diagnosticada com Von Willebrand e outras doenças que me impossibilitaram de realizar qualquer procedimento cirúrgico na época, este ano terminei e preciso retornar ao dentista. Agora, recomeçar porque um dos meus dentes próximo de um siso está bem estragado e, já entortaram vários dentes. Estou com certo receio de extrair, vou explicar isso ao dentista e seguir a recomendação da hematologista, um de cada vez…

    1. Não Laryssa, nunca atendi um paciente com a doença de Von Willebrand. Mas por se tratar de uma doença hemorrágica, toda precaução é requerida em caso de cirurgia. Converse com o hematologista, nesse caso é ele quem decide a viabilidade de você fazer as extrações, fazendo um encaminhamento por escrito para o seu dentista.

  30. Olá Dra, faz 2 meses que eu tirei os sisos do lado direito da boca, pois inflamava muito minha gengiva, agora não inflama mais. Minha dentista disse que tem que tirar também do lado esquerdo pois daqui 30 anos minha mordida pode ficar diferente. É verdade isso? Como assim pode ficar diferente? Outra coisa, também sinto umas dorzinhas no queixo que some e volta, é normal depois de dois meses de extração? Obrigada pela atenção!

    1. Linda, pode haver algum incômodo, ainda, sim. Não sei exatamente o que sua dentista quiz dizer com “ficar diferente”, mas sim, existe a possibilidade de alguma assimetria, por exemplo. Mas isso não é comum de acontecer.

  31. Boa tarde! Acabei de chegar do dentista. Há 3h eu extrai 4 sisos e 2 dentes quebrados para implante. Isso. Todos de uma vez!

    Meu primeiro dente quebrou final do ano passado, mas nunca me incomodou, apenas esteticamente. Há um mês comecei a ter fortes dores no siso inferior do lado esquerdo, ele já estava com uma cavidade, qualquer coisa que mordia, via estrela. Me automediquei com ibuprofeno/spidufen por vááários dias. Depois de não aguentar mais, resolvi procurar um dentista.

    Fui no sábado passado, ele disse que iria arrancar 4 sisos e os dois dentes quebrados.

    Estava em pânico desde sábado, comecei a tomar o antibiótico por conta do siso inflamado e passei a semana tensa, pensei em desistir 10x.

    Esse dia foi hoje! Sou muito nervosa, minha pressão sobe, tenho taquicardia. Chegando ao consultorio, ele me passou varias medicacões, inclusive um calmante dizendo que eu iria dormir. Não dormi nada, porém não precisou.

    Todo procedimento de extração, sutura, implantes durou cerca de 1h e 20m… Sem dor alguma! Nem a anestesia eu senti. Acabei de chegar em casa, tomei o anti-inflamatório e analgésico indicados por ele e continuo sem dor alguma. Espero dormir bem e ter uma rápida recuperação.

    Sou de Manaus. Quem precisar do contato do meu dentista é só me mandar um email. Ele é buco maxilar, especialista em implantodontia e super atencioso! ??

    Dra. Ana, parabéns pelo blog! Obrigada pelas dicas e sucesso sempre!

    1. Obrigada pelo relato, Ana! Vai ajudar outros leitores, certamente. Uma ótima recuperação pra você! 😉

  32. Dra., primeiramente, obrigada pela disponibilidade. Suas respostas nos ajudam muito.
    Dra., minha dúvida é que minha dentista (que não é cirurgiã) disse que para eu extrair apenas os dois sisos inferiores, pois são os que me incomodavam, porém, com as leituras que obtive, notei que se recomenda é que, se foi retirado o siso superior do lado esquerdo, por exemplo, o inferior do mesmo lado também seja extraído, pois esse pode tentar ocupar o espaço do dente removido. O dente pode continuar ‘crescendo’ e machucar a gengiva oposta.

    Dra., agora fiquei com medo de comprometer minha arcada dentária. Já extraí os dois inferiores recentemente. Devo retirar os superiores?

    1. Adriana, realmente… quando se extrai um siso, há indicação de extração do seu antagonista, até porque ele fica sem função alguma na boca. Mas vale a opinião do dentista a respeito. Se preferiu-se apenas acompanhar, ok. Se por acaso esses sisos superiores começarem a extruir (“sair da gengiva”), vocês retomam a ideia da extração.

      1. Dra., no meu caso já usei aparelho e tive que tirar dois dentes superiores para ganhar espaço. Mesmo assim, é recomendavel eu retirar os sisos superiores? No total seriam 6 extracoes. Nao ficaria com poucos dentes? Fiquei muito preocupada agora. Abrçs.

        1. Adriana, se houver indicação de extração mesmo, esses sisos não farão falta. Sua oclusão e mastigação continuará funcional mesmo sem esses dentes.

    2. Bom dia doutora, o meu dente de mastigação estava estragado e caiu a parte de cima, e ficou dentro da gengiva o outro pedaço, o dentista consegue arrancar o pedaço.

  33. Olá dra, retirei apenas os meus sisos inferiores, mesmo o dentista me indicando que tirasse os quatro, os de cima não estavam me incomodando, tirei mesmo os de baixo porque sentia um estralo sempre que abria a boca, o que realmente resolveu, depois da cirurgia, minha duvida é, tenho que tirar os de cima mesmo que eles não causem incomodo algum?

    Grato.

    1. Bruno, se o dentista indicou a extração, minha tendência é achar que sim. Mas o motivo dessas extrações, só seu dentista pode esclarecer.

  34. Boa noite, extraí meus 4 sisos quarta-feira as 4 horas da tarde, tenho uma festinha pra ir amanhã (sábado) as 4 da tarde, gostaria de saber se posso tomar refrigerante e tentar comer ‘salgadinhos’, outra dúvida é que sinto ainda um pouco de desconforto na area onde foram extraídos os dentes, me deu trismo, e não sei se é devido aos pontos, sinto como se tivesse algo agarrado a minha gengiva, é normal ?

    1. Pode sim, Rose. Apenas coma os salgadinhos em pedaços pequenos. A sensação de “algo agarrado” certamente é por causa dos pontos.

  35. Bom dia,

    Dra. retirei os 4 sisos de uma vez, um estava incluso e deitado. Os de baixo tiveram que ser quebrados, um siso superior saiu inteiro porém envolto de um pouco de osso, e essa região incomodou muito nos 3 primeiros dias.
    É normal sair com um pedaço de osso?
    A Dra. que me operou até disse que é normal escutar um “crec” quando tira o dente…

    Não foi fácil!
    Aproveitando gostaria de dizer que se você esta agora aqui nesta página lendo os comentários, faltando alguns dias para retirar os seus sisos, está sofrendo de agonia, vendo de tudo na internet, videos, fotos, procurando uma solução para passar a ansiedade, ajuda divina, não adianta! Só piora! É sério, vá e tire e não procure nada! Fique só aqui mesmo.

    1. Marcos, pode sair um pouco de osso junto, sim… tanto pra que seja possível a remoção do dente, quanto por esse osso estar tão fixado à raiz que fica difícil remover o dente sem um pedacinho de osso junto. O “crec” assusta, mas acontece. 😉

      Concordo com você: quanto mais a gente procura sobre o assunto na Internet, mais assustador fica. O melhor mesmo é confiar no dentista e procurar ficar calmo.

    2. kkkkkkkkkkkkkk… então vou parar por aqui mesmo,tenho cirurgia para extrair os 4 sisos marcada para dia 12/08, tô que não aguento de ansiedade (medo) kkk. 🙁

  36. Boa noite Dra.
    Fiz a extração dos 4 sisos de uma única vez, estou no quarto dia do pós-operatório e estou me sentindo muito bem. Não tive inchaço e também não senti nenhuma dor, a única preocupação é mesmo com a falta de pontos. Meu dentista não julgou necessário, pois segundo ele os pontos só servem para acumular sujeira. Com quantos dias posso voltar a comer normalmente? Tenho receio de me alimentar por conta desse “buraco” que ficou. Desde já agradeço a resposta!

    1. Jessica, o “buraco” existiria com ou sem pontos, porque os pontos não fechariam a gengiva, apenas criariam uma “rede de proteção”. A cicatrização, nesse caso, se dá “de dentro pra fora”, por segunda intenção, e não pela união das bordas da gengiva. Você já pode comer normalmente, apenas evite pedaços grandes e alimentos muito duros, mais por uma questão de conforto. Mas restrição oficial quanto à alimentação, não há.

  37. Bom, extraí os 4 sisos de uma vez. O dentista deu os pontos em tres dentes, e disse que em um não seria necessario, porém, no unico lugar que nao foi dado os pontos esta sangrando muito. É normal ? Posso engolir esse sangue? Uma vez que no pos operatorio pede para nao cuspir nas primeiras 24 horas. Nao sinto muita dor do lado esquerdo (onde não tem o ponto) sinto muita dor do lado direito e esta muito inchado. Pode ser so um medo por eu ter feito a cirurgia hoje… mas gostaria de saber sobre a falta de pontos… é normal ??

    1. Emilia, o ideal é dar pontos sempre, mais pra proteger o local do que pra fechar a gengiva, porque a cicatrização, nesse caso, se dá por segunda intenção, e não como na pele, quando se juntam as bordas de um corte. Seu dentista pode optar por não dar pontos se julgar desnecessário, ou se houver muita dificuldade de acesso. Algum sangramento pode acontecer, sim (com pontos ou sem pontos). Não há problema em engolir o sangue.

  38. Boa tarde Dra. Ana! Extraí dois sisos no dia 04/03 e marquei para extrair meus outros dois no dia 20/04. Gostaria de saber se há algum problema em dar um intervalo maior do que um mês entre uma extração e outra… Desde já, muito obrigada!

  39. Boa noite doutora, proximo mes irei arrancar meus 4 sisos mais 1 pivo direito que esta proximo a minha cavidade nasal (devido a um acidente ocorrido na infância), serão todos em uma unica cirurgia, os medicos farão com anestesia geral mas estou com medo do pos operatório, pois li em varios locais que nao e recomendavel arrancar tantos dentes assim, qual e a opinião da senhora sobre meu caso? Ja fiz exames de sangue e radiografias, dia 12 irei fazer exames cardiologicos para a anestesia, desde ja agradeço pelo o tempo gasto lendo minha duvida.

    1. JL, se seu dentista julga ser possível, com base nos seus exames, problema nenhum. Na verdade nem são tantos dentes assim. E se você vai tomar uma anestesia geral, tem-se que “aproveitar” e fazer todos os procedimentos necessários, mesmo.

  40. Oi Dra., vou ter que extrair o siso superior e estou muito nervosa e com muito medo, ja tenho 37 anos, mas o siso cariou e sinto dores… O que a sra. pode me acalmar nisso? Rs obrigada.

    1. Se o siso está doendo, o melhor a fazer é extrair logo… assim a dor vai embora. O fato dele estar cariado não muda muita coisa. Vá tranquila e confie no seu dentista. 😉

  41. Tenho um dente incluso nos dentes de baixo e na frente. Ainda tenho dois sisos para tirar. Existe alguma restrição para tirar todos juntos?
    E outra coisa, a cirurgia para retirar este incluso na frente é muito complexa e dolorida?

    1. Ana, não há restrição, apenas, dependendo da dificuldade das cirurgias, poderia ser uma sessão muito longa, desconfortável pra você e para o dentista. Então provavelmente o melhor é fazer os sisos numa sessão e o dente incluso em outra, por exemplo. A cirurgia do incluso não dói, porque é feita com anestesia. Claro que no pós-operatório você deve ter algum incômodo, mas nada que os analgésicos não deem conta.

  42. Olá, iria somente arrancar um dos meus sisos primeiro (para utilização do aparelho), mas inevitavelmente teria que arrancar os 4, então a dentista me disse que seria melhor arrancar os 4 de uma única vez e conseguiria fazer isso em 40 minutos, tenho 16 anos, meus dentes não possuem raiz nem nada. Fiquei muito duvidosa quando ela me disse que arrancaria em 40 minutos, isso é realmente possível? O fato de eu ter 16 anos e os sisos não terem raiz torna a chance de ter parestesia quase nula ? Poderia por favor me dizer como se da o procedimento? Serão 4 anestesias? Uma para cada siso ? Para falar a verdade estou com muito medo da dor durante e pós, mesmo com anestesia creio que é possível “sentir”.

    Obrigada desde já.

    1. Vivianne, sim, é possível. Provavelmente seus dentes estão em posição favorável, e o fato de ainda não terem raízes completamente formadas facilita a remoção deles. Não diria que o risco de parestesia é nulo, mas baixíssimo. Sim, serão 4 anestesias, uma pra cada dente. Compreendo que você esteja ansiosa a respeito, mas não vejo razão, pelo seu relato, pra que a anestesia não controle totalmente a dor. E, para o pós-operatório, há medicação analgésica.

  43. Oi, Dr. Boa noite.
    Meu dente o siso do lado esquerdo o de baixo ta me incomodando faz dois dias, além da dor de dente sinto tbm dor de ouvido. Gostaria de saber se a dor de ouvido é normal? E se posso arrancar só o dente que esta me incomodando ou se eu arrancar um, tenho que arrancar os outros três?
    Obrigada!!

    1. Natália, cada dente pode ter indicação ou não de extração, em separado. Sim, o siso quando irrompe pode dar dor de cabeça, no ouvido, etc..

  44. Boa dia!
    Minha filha é especial, levei ela no dentista e foi encaminhada para tratamento com cirurgia pelo fato dela ser bem agitada, o dentista disse que ela vai fazer um canal, extrair 4 sisos e fazer 2 restaurações com anestesia geral, estou com medo desse procedimento, será que é certo esse procedimento de uma vez?

  45. Extrai meus 2 cisos do lado esquerdo, foi bem sofrida a recuperação e tirar os pontos… tenho mesmo que tirar os do lado direito???

    1. Tamiris, se seu dentista disse que sim, não tenho razão pra duvidar. Mas não tenho como afirmar isso só com base no seu relato.

  46. Ola Dra. boa tarde… meu nome é Liliana Treccia… moro aqui em São Vicente, baixada santista SP. Gostaria de uma opinião sua… meu filho de 23 anos extraiu no dia 04.03.2016 os quatro dentes do ciso de uma vez… o que acho estranho e que já faz 3 dias e a boca dele não desincha… e normal? Obrigada.

    1. Dada a situação, é normal, sim, Liliana. O inchaço pode levar vários dias pra se resolver por completo.

  47. Olá Dra! Recentemente fiz uma avaliação para a retirada dos sisos para depois começar com o tratamento de aparelho odontológico, meus quatro sisos já estão praticamente todos nascidos, e a dentista disse que serão necessárias duas extrações simples e duas micro cirurgias, acredito que o procedimento de retirada deva ser tranquila. Minha dúvida é: com a retirada dos sisos o tratamento com o aparelho pode ser mais rápido? A presença ou ausência dos sisos interfere num tratamento odontológico?!
    Desde já, obrigada!

    1. Jhuly, geralmente os sisos nem são incluídos no tratamento ortodôntico. A presença deles só atrapalha no caso de ser necessário “puxar” os dentes para trás, porque aí eles ocupam espaço.

  48. Dra. Ana, gostei muito da sua matéria, mas ainda estou em dúvida se retiro meus sisos. Fui a médica, fiz minha radiografia e levei para ela. Ela marcou a cirurgia e pelo que eu entendi ela pediu a retirada do 18, 28, 38 e 48. Fiquei muito receosa porque me disseram que não seria bom eu fazer a retirada de todos numa só vez, e pelo que eu li será bem mais complicado o pós-operatório. Realmente não sei se faço a remoção de todos, porque somente um me incomoda.

    1. Gleicyane, é possível extrair os 4 juntos, de 2 em 2 ou até 1 por vez. Mas se os 4 têm indicação de extração, não é uma questão de optar por extrair apenas o que incomoda mais. Converse com a sua dentista, exponha essa dúvida, diga que você prefere fazer em etapas e esclareça com ela a necessidade das 4 extrações.

  49. Doutora, tenho que fazer canal nos dois quarto-molares. Mas tenho medo, porque dizem que dói muito, pedi a um dentista para arrancar, e ele disse que eu não posso, pois preciso usar aparelho, e não teria onde colocar o anel. Isso é verdade?

    1. Letícia, quartos-molares, via de regra, nem existem. Os últimos dentes costumam ser os terceiros molares, que são os sisos. Quartos molares podem existir, mas são raros. Será que você não está confundindo esses dentes com segundos ou primeiros molares? Só pra eu entender melhor a situação.

  50. Olá dra! Vou extrair os 4 sisos todos nascidos e nunca tive dor. Porém um deles está um pouco deitado. Como tenho muito medo de agulha, sangue, o dentista vai me dar um calmante na hora. É perigoso para este tipo de cirurgia? E para extrair sisos já nascidos dá menos trabalho? Eu não paro de pensar nisso, tomei anestesia qdo criança e nem lembro como é! Preciso extrair para tratamento ortodôntico senão nem tirava rsrsrsrs.

    1. Gabrielle, não, a anestesia odontológica é muito segura, mesmo quando o paciente usa algum tipo de calmante. Pode ficar tranquila, confie no seu dentista. EM TESE extrair dentes já nascidos é mais tranquilo, sim (digo “em tese” porque cada caso é um caso).

  51. Olá, tenho 14 anos, no momento estou usando aparelho e minha dentista diz que depois fará a retirada dos meus sisos. Gostaria de saber qual é o valor médio da cirurgia de cada siso. Eles ainda não nasceram e se demorar muito para retira-los eu posso perder todo o tempo de uso do aparelho.

    1. Não há “valor médio” porque cada caso é um caso, Vitória. Converse com a sua dentista, ela pode dar uma noção de custo pra você.

  52. Bom dia, Dra.
    Estou com um dente siso inflamado faz um tempo e ele não nasce todo, acredito que precisarei extrair. Essa semana eu percebi que ele ta com odor bem desagradável, mas não está cariado, ao menos por fora. O problema é que só terei como ir no dentista na terça-feira e queria saber como posso cuidar desse dente para que ele não piore daqui pra lá. Eu já estou dando uma atenção maior a ele escovando-o bem e usando fio dental, mas mesmo assim não tem ajudado.

    1. Ferreira, o que você pode fazer por conta própria é higienizar criteriosamente, mesmo. O dentista vai ter que avaliar e provavelmente realizar algum procedimento local.

  53. Olá Dra., adorei o site…. Bom, arranquei um dente que estava quebrado… Foi muito difícil… demorou meia hora mais ou menos… estava muito nervosa… a anestesia não pegava… enfim um horror… hoje está fazendo cinco dias… to bem mas ainda não como direito… sinto como se tivesse latejando no lugar… o que dificultou ainda que apareceram duas aftas… ainda to tomando anti-inflamatorio… a minha pergunta é que marquei de retocar minhas luzes amanhã… será se posso? Será que posso dirigir? Fui ontem ao meu dentista… ele me liberou para tudo… disse que a cicatrização está ótima… que os pontos nem vai ser preciso tirar… está quase caindo… mas ainda fico com uma preocupação de fazer essas atividades… por favor Dra., me ajuda… RS…

  54. Boa noite, doutora!!!! Eu sou Helen e me sinto muito mal na cadeira do dentista, achei uma dentista de casos especiais na minha cidade, só q tive q ir embora da cidade logo quando ela conseguiu tocar em mim, aí não consegui fazer o tratamento com ela, só q fui na oral med e o dentista quer fazer uma cirurgia retirando 8 destes da parte superior e depois da parte inferior, estou muito nervosa pq tenho um quadro de inflamação muito grande q sai uma coisa que chega a borrar o meu travesseiro, podre o odor, e ja venho tomando amoxilina de 500 ha 5 dias, só q o dentista me pediu para começar 1 dia antes e depois da cirurgia tomar por 7 dias, me tire a duvida, é perigoso retirar esses destes todos de uma vez? Posso ter hemorragia ?? E outra, minha mãe diz q a minha infecção vai para o meu sangue e posso morrer. Estou muitissimo nervosa, me ajuda doutora.

    1. Helen, se o dentista pediu pra você começar a tomar a medicação 1 dia antes e 7 dias depois da cirurgia, por que você já está tomando? Sim, é possível fazer as 8 extrações de uma vez só, e não há razão pra hemorragia se sua saúde geral está ok e você não tem nenhum problema sanguíneo ou que aumente o tempo de sangramento / prejudique a coagulação. A possibilidade da infecção ir para o sangue existe, mas isso é exceção, não regra. A maior chance disso acontecer é se você não fizer logo as extrações que precisam ser feitas. Procure se acalmar e se tratar.

  55. Olá, preciso de uma orientação. Meu filho tem que arrancar 9 dentes. Os últimos do fundo superior /inferior, os 4 sisos e a raiz de outro no fundo tbm que como não havia espaço acabou quebrando. O cirurgião pediu uma tomografia cone beam de mandibula e marcou cirurgia para extrair todos de uma vez. Minha dúvida é: pode ser extraido de uma vez, uma hemorragia pode acontecer, quais os riscos? Estou muito apreensiva. Pois o cirurgião só está aguardando que ele faça a tomografia, meu filho acha melhor arrancar de uma vez ao invés de arrancar aos poucos, ele acha que será mais demorado e que vai sofrer muito mais e ter que tomar medicação mais vezes. Desde já agradeço a ajuda. Obs: meu filho em 22 anos

    1. Noemi, sim, os 9 dentes podem ser extraídos na mesma sessão. O pós-operatório vai ser mais “chato”, mas só. Se seu filho não tem nenhum fator que predisponha hemorragia, não há razão alguma pra isso acontecer.

  56. Doutora, já faz 3 anos que uso aparelho ortodontico (fixo) e procurei outro dentista porque achei que o atual estava me enrolando, ai esse novo dentista falou que eu tinha que usar protrusor para jogar minha mordida (queixo) para frente durante 8 meses, coloquei esse protrusor sexta e hoje já é terça e nao estou conseguindo comer nada, minhas bochechas estao feridas e gostaria de saber se tem outra opção de tratamento?

    1. Wanessa, se o dentista anterior nunca propôs o uso de aparelho de protração mandibular é porque deve haver outra opção, sim (afinal ele tinha um plano de tratamento). Mas sem examinar você não tenho como sugerir nada específico.

  57. Olá. Arranquei o siso 38 há 5 dias… Estou com a bochecha ainda inchada (tem uma bolinha dura), não consigo mastigar direito, e ainda por cima não consigo abrir a boca normal (abro bem pouca), estou meio que preocupada pq e pra tirar os pontos terça feira, mas como vou tirar os pontos se não consigo abrir a boca ? Quero saber se isso é normal? E quando que vou poder abrir minha boca normalmente e comer direito rsrsrs…

    1. Vitória, todos os sintomas que você descreve são esperados após a extração de um siso. Se você consegue abrir pelo menos um pouco a boca, seu dentista já consegue remover os pontos. Supondo que não seja possível, é só aguardar mais alguns dias.

  58. Doutora, extrai o siso faz um mês, gostaria de saber se ja posso extrair os outros, quando extrai a anestesia nao fez muito efeito e mesmo assim doeu muito, porém meus sisos vivem inflamados, gostaria de saber se há alguma tecnica para que nao doa tanto.
    E preciso saber tambem, já que minha psiquiatra me receita clonazepam para ansiedade, quero saber se posso tomar antes da cirurgia pra diminuir a ansiedade e um relaxante muscular pra nao ficar tão travada.
    Desde já agradecida e parabens pelo otimo trabalho aqui!

    1. Gabriela, sim, já é possível fazer as outras extrações. Não é esperado que “doa tanto”, pois o procedimento é feito sob anestesia… se doer, avise o seu dentista pra que ele possa adequar a dose de anestesia. Sim, você pode tomar medicação antes do procedimento, mas NUNCA sem conhecimento do seu dentista. Converse com ele antes.

  59. Olá doutora!
    Não sei se lembras de mim, mas há alguns meses postei um comentário aqui falando sobre minha situação na região do maxilar (sinto-o, no lado esquerdo, meio travado e não se mexe com tanta suavidade quanto o lado direito), bom fiz uma Raio X panorâmica, e o meu dentista disse que minha ATM está ok, mas estou com problemas na articulação devido aos meus sisos, e será necessária extração para acabar com os estalos, então, poderia isso estar correto? Ou estou realmente com DTM? Afinal, a panorâmica não é indicada para diagnósticos de disfunções temporo-mandibulares. Aliás, não sinto dores.
    Obrigado desde já!

    1. Arkanjo, lembro. Seu nome é bem marcante. 🙂

      Eu não estou tão certa de que a extração dos sisos vá acabar com os estalidos. Você tem razão, a radiografia panorâmica não é indicada para diagnósticos de disfunções temporomandibulares. Pode ser que os seus sisos tenham indicação de extração realmente, mas não acho que por esse motivo. De qualquer forma, é a opinião de alguém que não teve oportunidade de examinar você. Seria interessante a opinião de um especialista em DTM e DOr Orofacial.

  60. Oi doutora 🙂
    Sou eu de novo kkk
    Bom, vim aqui de novo porque ontem arranquei meus 4 sisos… Uffa \o/
    Levei um grande susto na hora da remoção, lembra que eu falei do dente com pericoronarite?
    Pois é, ele tava com um cisto bem grandinho. Meu dentista o removeu e agora graças a Deus já está tudo bem comigo.
    Vim apenas dizer que meu buco maxilo me deixou super tranquila e que a cirurgia foi bem rápida, agora é tomar os cuidados do pós operatório.
    Gostaria de tirar uma dúvida, posso fazer bochecho com água oxigenada de 10 volumes? Não consigo abrir minha boca pra escovar 🙁

    1. Que bom, Idalene. 🙂

      Não, bochecho com água oxigenada não é melhor do que usar qualquer antisséptico bucal (pelo contrário). Passados pelo menos 3 dias das extrações, use um enxaguante bucal (de leve, sem bochechar vigorosamente).

  61. Olá Dra.
    Tenho que extrair uns 8 dentes e o meu dentista quer fazer isso em uma unica sessão, se possivel. É correto isso? Posso comer e beber antes da cirurgia? Posso voltar para casa dirigindo apos as extrações? Vou fazer numa sexta feira, posso ir trabalhar na segunda? Obrigada.

    1. Sonia, você tem periodontite? Pergunto porque em casos de extrações múltiplas, como você relata, geralmente esse o motivo. Nesse caso as extrações não serão muito complicadas, podem ser feitas todas na mesma sessão, sim. Coma até 1 hora antes da consulta, mas não exagere. Se você estiver se sentindo bem, pode dirigir, mas tenha certeza disso, ok?! Se não, peça pra alguém ir buscar você. Em princípio, é possível ir trabalhar normalmente na segunda-feira, a não ser que o seu dentista requisite, via atestado, que você guarde repouso.

  62. Ah e só mais um detalhe Doutora.
    Assim que tomei os remédios que minha dentista me passou por causa da pericoronarite já me senti melhor. No outro dia já não sentia dor só um pouco de incomodo porque minha gengiva estava inchada. Acho que se eu arrancasse os quatro minha recuperação seria rápida.
    (Corro o risco de ter pericoronarite em 3 dos 4 sisos.)

  63. Olá, meus 4 sisos já erupcionaram, e estão me trazendo uma dor de cabeça enorme pois em todos a gengiva ficou por cima. Um deles infeccionou (tive pericoronarite) e foi horrível, porque não conseguia nem mexer meu pescoço. O outro (por não conseguir fazer com que a escova ou o fio dental chegue até ele, está com cárie). Minha dentista diz que o melhor pra mim é arrancar os quatro. Mas tenho medo ;-;

    1. Idalene, me parece que há indicação de extração, mesmo. Se você não fizer isso, provavelmente terá pericoronarite recorrentemente. Converse com a sua dentista se há a possibilidade de apenas remover a gengiva excedente. Se não, o melhor deve ser a extração.

  64. Olá Drª muito bacana seu site, explica tudo detalhadamente.
    Suas explicações e comentários e dúvidas de outras pessoas acabam ajudando quem está na mesma situação. No meu caso uso aparelho ortodontico e quando coloquei os separadores um dos meus sisos foi empurrado por não ter espaço para ele, deixando minha gengiva inflamada, e estou sentindo bastante dor, além da garganta e ouvido que sinto que também inflamaram. Sei que o correto seria ter tirado o siso antes, pois nota-se que não havia espaço para ele. Outra dentista disse que tinha de extrair ele e marcou para o outro dia. Só que estou sentindo muita dor e notei que minha bochecha está muito inchada e também minha gengiva, mal consegui dormir está noite e estou com medo da cirurgia, pois como já vi relatos que a anestesia não pega quando o dente está inflamado. É verdade isso?

    Ps. Ela passou nimesulida para aliviar os sintomas. Mas mesmo com o remédio sinto que não alivia a dor. Mas fiz a manutenção, será que por conta disso sinto que piorou?

    1. Amanda, quando a gengiva está muito inflamada ela fica mais ácida, e essa mudança de pH dificulta a instalação da anestesia, mesmo. O fato de você ter passado por consuta ortodôntica recente pode piorar a dor, sim. Tome a medicação e aguarde mais uns dias, mas se é necessário extrair, melhor fazer logo.

  65. Dra, vi uma vez uma reportagem de pessoas que morreram na cirurgia, que tiveram ataque cardiaco, ou desmaio…
    Gostaria de saber se há algum risco, ou se foram fatos consequentes de algum problema de saúde desses pacientes.

    Estou com meeeeeedooo 🙁
    Preciso tirar os 4.
    Dois deles nem apontaram, e não tem espaço para sair.
    Sinto um pouco de dor no maxilar e perto do ouvido as vezes.

    1. Mayara… pra morrer basta estar vivo. Mas esses casos que você cita são a exceção da exceção da exceção… por isso mesmo é que, quando acontece, a mídia explora bastante. Não posso falar por todos os casos, mas via de regra tem a ver com algum problema de saúde geral do paciente (ou o paciente escondeu o problema do dentista, ou o dentista foi imprudente com relação a esse problema… depende). Não tenha medo, é mais fácil você morrer num desastre de avião com o avião caindo em cima de você 🙂 do que na cadeira do dentista. Procure um dentista pra avaliar.

  66. Olá, retirei os 4 sisos dia 11/08, todos inclusos, um deles estava com cisto dentígero bem infeccionado e cheio de pus, já chegando no seio maxilar. Procurei um excelente profissional que removeu todos em 1 hora. Obviamente inchou bastante, mas não senti muita dor, só o incomodo normal mesmo, uma latejação, mas dormi de boa, passei muito bem, tudo lindo. Tirei os pontos depois de uma semana, e hj faz 10 dias da cirurgia. Mas ainda não estou conseguindo mastigar e nem abrir muito a boca (mais ou menos 3 cm de abertura). Sensação de dentes moles, tipo quando usa aparelho, e minha mordida nao ta a mesma. Enfim, to com saudade de comer comidas mais mastigaveis, quando será q poderei comer um sanduichão ou um churrasco?

    1. Danielle, como você removeu 4 sisos + um cisto em sessão única, é esperado um pós-operatório mais longo e “chato”, embora o seu até me pareça nem tão “chato” assim. Até todo o inchaço se resolver, vai haver essa dificuldade de mastigar, a “mordida” vai parecer meio torta. Eu acho que mais 1 ou 2 semanas e você já vai estar praticamente normal.

  67. Boa tarde Dra, eu já arranquei com o cirurgião buco maxilo 4 inclusos de uma só vez, até o momento da cirurgia e durante você apaga e não sente nada pois a anestesia geral é show de bola, mas a gente acaba bebendo muito sangue e vomitei muito sangue e tudo dói muito, a recuperação é horrível, não aconselho fazer esse tipo de procedimento, só se for o caso mesmo, pois o pós-operatório é um sofrimento.

    1. Ah sim Carlos, extrações só com indicação. Mas o pós-operatório para alguns é tranquilo, pra outros é mais “chato”. Depende da pessoa.

  68. Olá, gostaria de tirar uma dúvida, quando pus aparelho extrai dois pré molares, aí meus dentes de cima, os sisos, nasceram normais, no lugar perfeito, só que os de baixo não fui ao dentista e ele falou pra eu arrancar os quatro, só que como já extrai 2 e o siso nasceu ficou como no lugar dele, só embaixo que os sisos tem a mais, em baixo tem 16, se eu arrancar os sisos vai ficar 14 e em cima tenho 14, seu eu arrancar 2 vai ficar 12, mas não queria que ficasse faltando, como faz??

    1. Suellen, não se preocupe com o número de dentes, isso é irrelevante. O que importa é o encaixe da sua mordida e o alinhamento dos dentes. Se seu dentista indicou a extração dos pré-molares ou dos sisos (não entendi bem sua explicação), faça como ele recomendou.

  69. Olá!
    Extrai os sisos essa semana. Todos os dentes ficaram bons, mas minha gengiva subiu ao redor do dente molar que fica antes de um dos dentes que extrai. Isso é normal? Minha gengiva voltará ao normal? Além disso, eu uso aparelho e estou achando que não vai dar pra colocar a banda nesse dente. está mais ou menos assim: http://bit.ly/1Hho5UU

    1. Carol, considerando que as extrações são bem recentes, deve estar inchado. A gengiva vai regredir sim, mas pode levar alguns dias.

  70. Boa tarde
    Acabei de arrancar 4 sisos
    Dois de baixo inclusos. Chorei porque tomei um forte calmante
    Não foi isso tudo que falam, foi tranquilo. Demorou um pouco um de baixo
    Foi menos de uma hora
    A recuperação ta tranquilo
    Relaxe que tudo dará certo!

  71. Oi dra. tdo bem? Descobri seu blog hje e estou aqui para tirar uma dúvida.
    Há uns 6 anos atrás eu tirei um siso incluso inferior, há poucas semanas senti uma dor de ouvido depois de dias de tratamento com o otorrino, descobri que meu siso do outro lado inferior também está incluso.
    Marquei minha cirurgia para retirada e já vou aproveitar e tirar os 2 superiores, esses nasceram normais e o dentista disse que estão fáceis para retirar.
    Minha dúvida é: Como posso fazer para ficar mais tranquila durante o procedimento? O dentista disse q posso tomar um calmante, para relaxar mais.
    Tenho stress pós-traumático por conta da retirada do primeiro siso incluso, na época fiz com um profissional que não teve paciência, me machucou muito, minha cirurgia demorou 6 HORAS e eu fique quase 10 dias em casa por conta do inchaço.

      1. Eu fiz os exames pra botar o aparelho, e me ligaram depois de uns 20 dias e falaram que eu tinha que arrancar os 4 ultimos dentes de tras, 2 em cima e 2 embaixo, ja arranquei 1, faltam mais 3, gostaria de saber se esses dentes vao fazer alguma falta, vão atrapalhar a minha mastigaçao.

        1. Certamente não, Valter. Se fossem fazer falta, seu ortodontista não teria indicado a extração. A indicação de extrações dentárias para fins ortodônticos é bem comum, sem prejuízo para o paciente.

  72. Olá Ana
    Gostaria que tirasse uma dúvida minha.
    Fiz a extração dos 2 siso superiorés (os siso de cima) e ficaram os 2 inferiores (os de baixo), pois meu dentista falou que para extrair os inferiores me indicaria a especialista. Bom até agora não fiz a extração dos inferiores por medo ou sei lá, a pergunta é. Preciso extrair os inferiores mesmo ou posso ficar com eles?

    Desde de já agradeço

    1. Jackson, depende da avaliação do seu dentista. Mas, em princípio, dentes sem antagonista (o correspondente no arco oposto) têm indicação de extração sim, pois ficam sem função mastigatória. E como os sisos também não tem papel estético…

    1. Zaquiel, apenas fique tranquilo, não coma muito antes do procedimento (mas coma alguma coisa leve, é importante) e, se seu dentista prescreveu alguma medicação antes da cirurgia, tome direitinho. Se não, sem problema.

  73. Boa tarde!

    Extraí três sisos no dia 29/05 e o retorno para tirar os pontos e extrair o quarto dente ficou para o dia 18/06. Algum problema em ficar 20 dias com os pontos ou é normal?
    Obrigado!

    1. Fernando, não é necessário ficar tanto tempo com os pontos, mas se por uma questão de agenda foi marcado dessa forma, procure apenas fazer uma boa higienização durante esse período.

      1. Oi Ana, muito obrigado pelo retorno.
        Ok.
        Alguma indicação de como fazê-la, já que o local fica sensível e impossível de tocá-lo com a escova?
        Me foi indicado não utilizar enxaguantes bucais, como Listerine, Cepacol, etc, isso procede?
        Outra questão, as extrações ocorreram no dia 29/05 e me foi recomendado ficar uma semana sem mastigar. Já está quase acabando este prazo, mas tenho medo de comer, tanto pela sensibilidade, quanto pela questão da higienização. Alguma orientação neste sentido, do que já pode ser consumido, etc?
        Muito grato novamente e, em tempo, parabéns pela página. Abraço!

          1. Oi Ana,
            Muito obrigado, fico mais tranquilo assim. A gente se sente inseguro com tudo e é muito importante uma boa orientação sempre.

  74. Dra. Bom Dia!! Primeiramente gostaria de elogiar a página, para os pacientes que são leigos é mto bom termos a oportunidade de esclarecimentos de dúvidas por aqui.
    Minha dúvida é: fui a um cirurgião bucomaxilofacial p tentar entender meu problema de ATM, ele me passou que meu caso é de cirurgia ortognatica, e que a primeira coisa que tenho q fazer é tirar os 5 dentes do siso que tenho. Isso mesmo, 5 dentes rsrs. Ele me mostrou no exame que tenho um que esta encavalado na parte superior… Pois bem, como é uma cirurgia que demanda cuidados específicos na recuperação, minha dúvida é com quantos dias voltaria a conversar normal, pois meu trabalho é mto voltado ao uso de telefone. E segundo o cirurgião, os 5 dentes seriam extraídos em uma única cirurgia. Vc acha mto arriscado?? Estas minhas dúvidas, são pq preciso me planejar certinho por causa do trabalho, mas só p constar, os dentes não estão doendo, nem inflamados… E tenho 25 anos… obg Dra.!!

    1. Amanda, bom poder ajudar. 🙂

      Cada pessoa enfrenta de forma diferente o pós-operatório, algumas pessoas não têm grandes problemas, outras ficam “de molho” vários dias. Mas, de forma geral, 1 semana costuma ser tempo suficiente pra uma boa recuperação inicial, com a remoção dos pontos, etc.. Como você vai remover 5 dentes de uma vez só, TALVEZ sua recuperação demore mais… aí seu dentista é que vai ter que avaliar se é bom manter repouso por mais tempo, se vai dar pra trabalhar normalmente, etc.. Arriscado, em si, não é, não é assim tão incomum a extração de vários dentes em uma mesma sessão, vale o julgamento do dentista quanto a essa possibildade.

  75. Doutora, segunda feira vou tirar os sisos com sedação endovenosa. Eles estão normais, mas preciso de espaço na arcada. Depois venho aqui falar como foi. 🙂

  76. Boa noite!
    Eu extrai 2 sisos (inferior e superior).
    Ontem fui tirar os pontos, ela falou que tem um pedacinho do osso q esta meio que aparecendo, e como n ta doendo, ela falou que na cicatrização vai ficar tudo ok..
    Isso é normal? Devo procurar outra opiniao?

    Obrigada!

    1. Paola, em princípio ok. Se no decorrer na cicatrização você tiver algum incômodo, entre novamente em contato com o seu dentista.

  77. Olá. Estou fazendo tratamento para a cirurgia ortognatica, meu dentista faltando 1 mês para marcar a cirurgia falou q eu extraisse os terceiros molares. Minhas dúvidas são, não tem como extrair depois da ortognatica? Quanto tempo depois de extrair, posso fazer a cirurgia (segundo ele, acha que depois de 6 meses).

    1. Victor, em tese, dá pra extrair depois da ortognática, sim. Mas depende do plano de tratamento, talvez ele exija a extração desses dentes antes da ortognática. Converse com o seu dentista.

  78. Doutora, retirei meus sisos inferiores e dois pre molares superiores no dia 20/04. O siso inferior esquerdo saiu mais facil, já o direito foi preciso usar aquela “serrinha”. Bom, o lado direito continua muito inchado, não consigo ver o estado dos meus pontos e não consigo abrir totalmente a boca por conta do lado direito. Queria saber se vai haver algum problema pra tirar os pontos, já que eu não consigo abrir mais de dois dedos a boca.

    1. Carina, geralmente o dentista consegue remover os pontos mesmo assim. Mas se nao for possível, basta esperar mais uns dias pra dimininuir o inchaço.

  79. Olá, é a minha primeira vez no blog… eu gostaria de perguntar para a Doutora se é normal sentir dores de cabeça depois de 1, 2 dias da extração. No meu caso, eu removi 1 superior e o outro inferior. E os outros 2 estão marcados para junho só. Eu to com bastante dor no corpo tbm… e as vezes de noite quando vou dormir, eu fico tremendo e sentindo frio, isso começou depois da cirurgia. Eu to tomando todos os medicamentos receitados pelo cirurgião. 🙁 sem falar que ta bastante inchado o local tbm… to tomando sorvete… 🙁 me ajudem.

    1. Oi Alan, bem-vindo. 🙂 Sim, é comum que haja um pouco de dor no pós-operatório, ainda mais sendo as suas cirurgias tão recentes. Já o tremor e o frio podem ser sinal de febre, e febre pode ser sinal de infecção. Se persistir assim, sugiro que você entre em contato com o seu dentista pra reavaliar.

  80. Doutora, td bem ? Boa noite, a minha pergunta é: meus dentes queiros nasceram mas tem um probleminha, os de baixo nasceram estragados e as vezes doem demais, chega até a inflamar minha gengiva, tenho que arrancá-los mesmo ? Tenho mto medo de arrancar e acontecer algo grave cmg. Mas os de baixo nao nasceram totalmente, o que faço ?

    1. Keylla, por serem sisos (“queiros”) e estarem estragados, pode haver indicação de extração, sim. Mas, pelo seu relato, não tenho razão alguma pra achar que possa acontecer algo grave com você. Procure um dentista pra avaliar.

  81. Olá,
    Não tenho, o tratamento do bruxismo seria com finalidade para reabsorção radicular. Nunca tive nenhuma lesão nos dentes nem nunca usei aparelho. Minha dúvida é por que não posso usar aparelho tendo esse problema, segundo ela só poderia por o aparelho depois que tratar o bruxismo com finalidade para reabsorção radicular.
    Obrigado, parabéns pelo Blog!!

    1. Então a ideia é tratar o bruxismo pra diminuir as chances de você ter reabsorção radicular durante o tratamento ortodôntico, se bem entendi. Realmente, é prudente controlar o problema do bruxismo antes, dada a força que ele aplica aos dentes.

  82. Olá Dra.
    Tenho 22 anos, acabei de extrair 4 sisos de uma vez, minha dentista me disse que teria que extrair para por aparelho, e tenho que fazer reabsorção radicular, pois há riscos por ter esse problema, segundo ela o motivo seria por eu ter bruxismo. Minha pergunta é: o que interfere em por aparelho tendo esse problema e qual seria a explicação valida pra eu fazer todo esse procedimento?
    Obrigado

    1. Thiago, não sei se entendi bem a sua pergunta… você já tem reabsorção radicular? Por qual motivo? Você bateu seus dentes alguma vez? Quanto ao bruxismo, ele é um fator complicador de forma geral, pois esse hábito coloca muita força sobre os dentes. Sua dúvida é se vale a pena usar aparelho nessa situação?

  83. Olá doutora,

    Gostaria de tirar uma duvida, tenho que tirar os 4 sisos, fui no cirurgião e ele me informou que posso tirar os quatro na mesma sessão, e pelo posicionamento deles não vai ter nenhum problema, mas estou com muito medo, nunca arranquei um dente, gostaria de saber se esse procedimento é certo e se vou ter muitas dores.

    Muito Obrigada.

    1. Vanessa, se seu dentista julga ser possível fazer as 4 extrações em sessão única, tudo bem! Não há razão alguma pra você sentir dor durante as cirurgias, pois tudo é feito com anestesia local.

  84. Olá Doutora Ana, espero que esteja bem! 😀
    Olha, veja bem… Minha Dentista solicitou que eu extraia os 4 sisos… pois irei usar aparelho novamente… tinha usado com 11 anos, atualmente estou com 22. Isso realmente é necessário em alguns casos ou até mesmo na maioria? Pois ela solicitou que eu extraísse antes de por o aparelho, porém tenho amigas que extraíram depois.
    Agora dia 20/02 irei ao Cirurgião para ele extrair, ainda não sei se será 2 ou 1 por vez… Estou com muito medo! Não de extrair, porque sei que não dói, mas de sentir as dores depois, e medo de que aconteça sei lá o que rsrsrsrs
    Com isso, de eu ter que tirar os 4 sisos, se for 1 por vez, ou até 2 por vez, a senhora acha que devo demorar quantos dias sem ter que ir pra academia? Essa é a minha dúvida. Beijoos! 😀

    1. Ah, outra dúvida minha… Neste mesmo dia 20/02 irei fazer uma pequena restauração em um dente pela manhã as 10 horas, e as 13:15 está marcado para ir ao Cirurgião Dentista para extrair… Posso fazer esses dois procedimentos no mesmo dia?
      Estou te perguntando pois não tenho como falar com nenhum dos Dentistas, pois eles estão em recesso do Carnaval, e só retornam na quinta. Obrigada !! =)

    2. Taís, sim, em alguns casos – não todos – é preciso extrair os sisos por motivos ortodônticos. Depois das extrações, será preciso ficar pelo menos 1 semana se, grandes esforços físicos, que é quando ocorre a remoção dos pontos. Mas se você vai tirar os 4, o ideal seria aguardar até mais. Depende muito de como você vai estar se sentindo… apenas tenha juízo e respeite os limites do seu corpo, volte às suas atividades aos poucos. 🙂

      1. Boa tarde Dra… Fui ao dentista hoje 21/02, meu plano cobre a extração, porém o dentista disse que terá que ser cirurgia, pois os 3 sisos estão dentro da gengiva, ou seja, não dá pra ver, só no raio x. Ele não quis fazer pelo plano, disse que só faria particular, 300 reias cada dente… E me informou também que é realmente necessário eu realizar esse procedimento, para no futuro não ocorrer gravidades.
        Fiquei tão nervosa na hora que nem questionei.
        Agora eu lhe pergunto, o que seria essa gravidade? Estou com medo!!
        Vou em outro Dentista na segunda agora 23/02 para ele avaliar, e dar a opinião dele.
        Mas estou completamente sem entender!! Se a minha Dentista, a qual solicitou que eu extraisse os 4 sisos, e este Dentista de hoje informou que só existe necessidade pra 3, que é os que não estão à mostra, pois o quarto está à mostra e eu utilizo pra mastigar… a minha Dentista se passou? Será que devo confiar nela?
        Vou por aparelho, por isso ela solicitou a extração dos 4 sisos… tem realmente necessidade disso?
        Oh Doutora, me ajude por favor! :'( Ah, tenho 22 anos… só pra constar.

        1. Taís, apenas com base no seu relato eu não tenho como afirmar a necessidade de extrair 3 sisos ou 4 sisos. O dentista que vai fazer as extrações sabe que você vai usar aparelho? Porque ele pode ter avaliado do ponto de vista do dente em si, mas sem considerar que sua dentista precisa de espaço pra alinhar os seus dentes, e aí ela quer que você extraia 4, e não 3 sisos. As “gravidades” possíveis dependem do caso, esses dentes podem estar ameaçando os dentes ao lado deles, por exemplo. Enfim: se sua dentista requisitou 4 extrações, em princípio é disso que você precisa. Peça que o outro dentista entre em contato com ela pra esclarecer.

  85. Ola Dra., adorei o site… bom retirei 3 sisos ha 4 dias… porem estou um tanto pensativa… um dos meus sisos nasceu drasticamente e não pode extrair, ate prq ele nasceu embaixo dos outros, na frente, e eu ainda possuo 2 dentes de “leite”… e esses dentes não tem raízes… eu ainda to meio indecisa no q fazer… PS: tenho 27 anos.

    1. Tabata, você não tem que decidir isso sozinha, você nem tem conhecimento técnico pra isso. Procure um dentista pra avaliar, se for preciso extrair esse siso o dentista vai indicar, assim como qualquer outro procedimento necessário.

  86. Olá, eu usei aparelho por 3 anos, meu dentista disse que não precisaria tirar o siso, mas depois que tirei o aparelho meus dentes ficaram perfeitos, passado um tempo meu dentista veio a falecer, não voltei mais fazer a manutenção, meus dentes de siso começaram a nascer só que na parte inferior não nasceram inteiros, metade está embaixo do osso, e o superior nasceu um e o outro ainda está interno e prejudicando a minha arcada dentaria e entortando os meus dentes, no caso teria que tirar os 4 dentes ou só os 3 que apareceram ?

    1. Juliana, depende. É preciso considerar se há benefício pra você em remover nenhum, 1, 2, 3 ou os 4 sisos. Nem todo dente do siso precisa ser extraído, cada caso é um caso. Procure um dentista pra fazer uma radiografia e avaliar.

  87. Boa noite… Vou extrair o dente siso da parte inferior direita, o esquerdo ja extrai, ambos pq tava com muita dor. Bom gostaria de saber, tenho 2 dentes sisos na parte superior que nasceram retos, sem problema, e não causa nenhuma dor. Eu não tendo + dente siso na parte inferior, so na superior, não poderei ter problema no futuro com os dentes superior? Ou seja, não atrapalhará no caso de o dente siso superior machucar o espaço que foi extraído na parte inferior? Ou outros problemas que possam vir? Desde ja agradeço.

    1. Thiago, sim, pode haver esse tipo de problema e, também, há a possibilidade dos sisos de cima “descerem” pra ocupar o espaço dos dentes inferiores extraídos. Por isso é que quando um siso é extraído, também há indicação de extração do antagonista (o correspondente a ele no arco oposto). Mas isso não é obrigatório, cada caso é um caso, a necessidade depende da avaliação do dentista.

  88. Ola doutora, tudo bem ?
    Eu tenho uma duvida, retirei o siso inferior direito ha 6 dias e ainda esta inchado, e o trismo me afeta.
    Doi bastante e to morrendo de medo de arrancar os outros.
    O que posso fazer para diminuir a dor e o trismo (ta matando de raiva, da a sensação que nao vou abrir a boca nunca mais 🙁 )
    Desde ja agradeço.
    P.S achei que o siso tivesse raiz com duas pontinhas
    P.S.S ah eu tenho 17 anos
    Bjos, obrigada

    1. Lísia, além de tomar a medicação que o seu dentista prescreveu, você pode fazer compressa morna no rosto e o massagear levemente. Isso ajuda a diminuir o trismo.

      O siso é um dente com anatomia que varia bastante, geralmente os de cima têm 3 raízes e os de baixo 2, mas elas podem ser fusionadas ou ainda o número de raízes variar, mesmo.

  89. Olá. Parabéns pelo site e pela matéria. Tinha muito medo de tirar os 4 sisos de um só vez, mas segui a recomendação do meu dentista e fiz as extrações há 10 dias. Há 3 dias tirei os pontos. Meus dentes inferiores estavam inclusos e com as raízes torcidas, mas tanto a cirurgia quanto o pós-operatório foram super tranquilos. Não senti dores, não sangrou e inchou bem pouquinho. Nem analgésico precisei tomar depois do dia da cirurgia. Mas, agora, depois de tirar os pontos, estou sentindo dores de cabeça, bem incômodas. Conversei com o dentista e ele pensa que não há relação, que pode ser o calor infernal que está fazendo na minha cidade. Sinto essas dores, geralmente, depois do horário de almoço ou mais para o final da tarde e, quando tomo analgésicos, passa. Será que realmente não teria nenhuma relação? Não estou sentindo dores nos locais das extrações, apenas uma sensação de que a gengiva está “tensa”.

    1. Danilo, pode ter a ver sim, mas não acredito que seja uma infecção ou algo assim. Como a cirurgia é recente, creio que seja ainda consequência do processo inflamatório, afinal os tecidos estão em franca cicatrização. E é preciso considerar a proximidade anatômica da região das extrações com o ouvido, com os músculos mastigatórios (inclusive o temporal, que cobre a lateral da cabeça), etc..

  90. Olá Dra. eu tenho 17 anos, usei aparelho durante cinco anos e recentemente fui ao dentista, ele disse que a extração dos meus sisos será necessária, então me deu a opção de extraí-los todos de uma vez ou apenas um por vez. Lembrando que eu tenho apenas três sisos e nenhum ainda nasceu. O que me recomenda?

    1. Andressa, a minha opinião sobre isso está explicadinha no texto… você leu? Eu acho que se seu dentista julga possível fazer as extrações numa sessão só e você está disposta a isso, ok. Se você acha que é menos “sofrido” pra você, por causa do pós-operatório, fazer um de cada vez, ok também. É questão de você e seu dentista combinarem o que é melhor para os 2 (especialmente pra você).

  91. Então doutora, minha dúvida é a seguinte, meu dentista me indicou extrair quatro sisos de uma só vez e logo em seguida colocar o aparelho fixo, só que estou com os separadores em quatro dentes e já esta muito dolorido e não aguento comer. Será que esta correto este procedimento, não corro riscos? Obrigada!

    1. Dri, não acho que você corra qualquer risco, mas realmente será desconfortável fazer 4 extrações numa mesma sessão considerando que você já está com dor, e logo em seguida instalar o aparelho. Converse com ele, se não há urgência, não há motivo pra ter pressa.

    1. Elisangela, via de regra os sisos inferiores são mais difíceis de extrair, tanto por questões anatômicas (proximidade das raízes dos dentes com nervos e artérias importantes) quanto pela densidade do osso da mandíbula, que é mais duro. Mas o “pior” se refere à dificuldade do dentista, para o paciente não costuma fazer muita diferença, depende muito das condições da cirurgia… cada caso é um caso.

  92. Drª, extrai meus 2 sisos inferiores há 7 dias e comecei, desde domingo, a sentir uma sensibilidade muito forte no 2º molar inferior direito. O siso deste lado demorou mais pra sair o dr teve que cortar ele para retirar, e a gengiva deste lado esta mais “buracuda” que do outro. Do lado esquerdo ela está praticamente normal. É uma sensibilidade constante e até parada com a boca fechada me dói. O que será? Vou tirar os pontos hj, estou louca pra me livrar desses pontos, ainda bem que já extrai todos. Parabéns pelo site, eu amei, e obrigada por responder às nossas dúvidas.

    1. Debora, a sensibilidade no dente ao lado do local da extração é comum, esse dente recebe muita força durante a extração, pois é usado como apoio. O fato da gengiva estar mais “buracuda” (adorei esse termo ;)) pode revelar uma alveolite seca, mas não me parece que se chegue a tanto. Enfim, acho que com a remoção dos ponto, você já vai sentir um grande alívio.

      1. Olá, Dra. faz uns 10 dias que extraí meu siso do lado inferior direito, já tirei os pontos, só que depois disso estou notando que minha perna esquerda está há vários dias dormente e pesada, dá impressão até que está mais comprida que a da direita, será que tem a ver com a cirurgia que fiz há pouco tempo ou isso não tem nada a ver? Obs: Sinto minha cartilagem repuxando quando vou abrir a boca, pra ingerir algum alimento.

        1. Everton, em princípio uma coisa não tem nada a ver com a outra. O “repuxamento” pode ser apenas um sintoma do pós-operatório, já que a extração ainda é recente.

  93. Olá. Parabéns pela iniciativa. Minha dúvida é a seguinte: tenho os 4 dentes sisos (dois deles, no lado esquerdo, prejudicam a limpeza) e dentes a mais na região do siso, quatro ao total. Recomenda-se a retirada de todos os oitos dentes numa só cirurgia? Obrigado.

    1. Carlos, se seu dentista julgar possível e você estiver disposto, é possível fazê-lo. Mas eu acho que seria uma sessão cirúrgica muito longa, desconfortável tanto pra você quanto para o dentista.

  94. Olá Dr°,
    Primeiramente quero lhe parabenizar pelo site, é ótimo e está sendo aqui que busco encontrar coragem para retirar meus sisos, mas enfim, acredito que ter medo é normal…
    Tenho 26 anos e meus sisos começaram a nascer. Os 2 sisos de baixo estão totalmente deitados e a raiz passa pelo nervo, um deles começou a nascer e já sinto muita dor…
    Deve ser mais complicada a cirurgia, não é?
    Meu dentista disse que vou ter que ficar SEDADA pra fazer a cirurgia, sou muito medrosa e isso tem tirado meu sono…
    Por que não pode ser anestesia normal apenas, qual o motivo da sedação?
    O que vc me orienta a fazer antes Dr°?
    Porque tenho pressão alta isso influenciará na hora de retira-los? Pretendo tira-los os dois de baixo de uma só vez…
    Seria mais complicado a recuperação por ser os dois de baixo e pelo fato da posição em que estão?
    A insegurança e o medo é muito grande Dr° Socorrooo!!!

    1. Francislaini, a cirurgia fica um pouco mais complicada sim, considerando a posição dos dentes e do nervo. Mas pra você não muda muito, complica é pro dentista 😉 . Você mesmo já respondeu a pergunta do porquê de ter que ser sedada: pelo seu nervosismo. Como você tem pressão alta, seu dentista vai verificar sua pressão no momento da cirurgia e, se ela estiver alta, fica contraindicado o procedimento. A recuperação pós-cirúrgica para a extração de sisos inferiores costuma ser mais “chata” que pra sisos superiores, ainda mais os 2 ao mesmo tempo. A posição dos dentes pode influenciar também, já que será preciso tirar um pouquinho de osso pra remover os dentes.

  95. Ola boa tarde, adoreii o blog e suas explicações, sao muito boas. A minha duvida é: fui a dentista e ela pediu que eu fizesse a remoção dos 4 sisos, sendo que os dois de baixo um esta cariado e o outro quebradiço, e os de cima estao bons, so que como vou precisar por aparelhos ela pediu que tirasse para ter espaço para empurra-los. Arrancar os sisos bons pode me prejudicar em algo? Eu poderia arrancar dentes paralelos a ele para nao mexer neles?

    1. Sthefany, a maioria dos sisos extraídos estão “bons”… geralmente a indicação de extração não está em cárie ou fratura, mas por motivos ortodônticos – como no seu caso -, por inflamação recorrente da gengiva (pericoronarite), etc.. Então pode ficar tranquila, não haverá prejuízo pra você. A única situação em que valeria a pena escolher outros dentes pra extrair em vez dos sisos seria se os seus segundos molares (os dentes logo ao lado) estivessem bem estragados, aí poderia se pensar em extrair esses e manter os sisos. Mas mesmo assim, depende do caso. Enfim… converse com a sua dentista sobre essa possibilidade.

  96. Ola Dra. Tudo bem? Tive problema com os dois sisos superiores, um pouco cariados. A minha dentista disse que até poderia restaurar, mas acha melhor extrair, se eu extrair os dois superiores será necessário extrair mais dois inferiores mesmo eles sendo saudáveis? Uma restauração não seria melhor? Obrigado.

    1. Henrique, em tese, se você extrai um siso de cima, fica indicada a extração do de baixo, porque o siso de baixo fica sem função mastigatória (e vice-versa). Mas não dá pra dizer que isso seja obrigatório, cada caso é um caso. Se dá pra restaurar e você não está disposto a extrair, é possível. Mas realmente, dependendo do tamanho da restauração, talvez a melhor relação custo-benefício seja extraí-lo. Vale a avaliação do dentista. Conversem.

  97. Olá doutora, fiz extração dos sisos do lado esquerdo, estou no quarto dia do pos-operatorio. Minha recuperação esta sendo boa, mas me sinto muito enjoada. As doses de dipirona e nimesulida acabaram. A recomendação é continuar com amoxilina até o setimo dia. Como fiz na rede pública (sus) não tenho contato com o cirurgião. É normal sentir esse enjoo? E o que pode estar causando? Obrigada.

    1. Não é um sintoma muito comum, Priscila… mas algumas pessoas realmente relatam enjoo no pós-operatório, o que geralmente está ligado à medicação utilizada, e não à extração, em si.

  98. Boa tarde
    Meu dentista me informou da necessidade da retirada dos 4 sisos que estão inclusos. Porém mesmo eles inclusos o mesmo também disse não ver problema em retirar os 4 de uma só vez, e que não é um bicho de 7 cabeças e que só irá dar um pouco de trabalho para ele. Posso confiar ou varia de pessoa para pessoa?

    1. Greyce, cada caso é um caso. Se o seu dentista, ao analisar seus exames, julgou que dá pra fazer as 4 extrações numa mesma sessão… então dá. 🙂

  99. Ola Dra. A minha situação não é extração, é mais ou menos uma dúvida… Quando nasceu o primeiro dente siso do lado direito… senti uma pequena dor e tudo mais… aí quando ele realmente nasceu todo, tinha uma PELEZINHA por cima do dente! Consegui arrancar essa pele, mas quando nasceu o segundo siso recentemente, ficou a pele por cima do dente, mas eu não consegui arrancar a pele…. o certo é arrancar essa pele ou devo ir ao dentista ?

    1. Ana, sempre procure o dentista, não tente resolver sozinha. Você pode se machucar e piorar a situação, podendo causar até a uma infecção local. Se for necessário remover essa gengiva excedente, seu dentista o fará.

  100. Oi Dra., primeiramente gostaria de parabenizá-la pelo excelente trabalho e dedicação ao blog, ajuda muitas almas aflitas rs
    Gostaria de tirar uma dúvida, hoje está fazendo 1 semana que extrai os 4 sisos (recuperação boa, nada de inchaço), mas no 5o dia comecei a sentir uma espécie de ‘ingua’ – desculpe a linguagem leiga – e um pouco de dor de ouvido, apenas no lado direito, hoje fui tirar os pontos e o cirurgião disse que não tinha nada, mas não estou muito confiante, pois ainda continuo sentindo as mesmas coisas… é normal?

    1. É assim mesmo, Bruna. A “íngua” e uma certa sensação de “caroço”, além de dor em locais anatomicamente próximos ao da extração, são sintomas comuns após a extração dos sisos. Aos poucos a cicatrização vai acontecendo e o seu organismo se recuperando.

  101. Olá drª.
    Meu nome é Danuza, tenho 28 anos. Gostaria de tirar uma dúvida, o meu dentista disse que os meus dentes posteriores estão de fácil remoção mas os de baixo estão muito próximos de uma veia, que pode causar parestesia, e que a cirurgia deverá ser feita em um hospital, mas ele quer extrair todos os 4 dentes de uma única vez, você poderia me dar uma sugestão? Extraio todos de uma única vez ou dois e depois dois, tem algum risco maior, vou ficar muito dolorida. Estou bem ansiosa aguardo sua resposta.
    Muito obrigada.

    1. Danuza, se as extrações forem feitas em hospital, é melhor fazer todos de uma só vez, mesmo. Não há risco maior, e ficar mais ou menos dolorida depende da pessoa e das condições da cirurgia.

  102. Olá dra. Ana, ontem extrai os 4 sisos… e qnd fui embora meu dentista n falou nada a respeito de voltar pra tirar os pontos. É realmente necessário voltar até o dentista novamente pra isso ou com o tempo os pontos caem sozinhos?
    E outra dúvida… Estou tomando só líquidos, e como arranquei ontem… qnd posso comer algo mais sólido? Ainda esta um pouco inchado e doi se apertar a bochecha, mas consigo abrir a boca, n muito mas consigo.
    Desde já agradeço.

    1. É preciso remover os pontos sim, Joceleni. Eventualmente eles até caem sozinhos, mas não espere por isso. A consulta de remoção dos pontos é importante pra verificar se está indo tudo bem com a cicatrização. Geralmente se faz a remoção dos pontos 1 semana depois da extração. Quanto à alimentação, você não precisa ficar só nos líquidos, pode comer alimentos sólidos também, até porque essa é uma fase em que você precisa se alimentar bem. Apenas evite alimentos muitos quentes e muito consistentes. É mais questão de bom senso, não há proibição alguma.

    1. “Caro” é um conceito relativo, Shura. O valor depende, também, do material da prótese, do tipo de pino, do fato do dentista ser ou não especialista, e por aí vai. É preciso procurar um dentista pra avaliar. Cada caso é um caso.

  103. Deveria ser mais claro, dentes estragados no caso seria dentes aos cacos e com caries, então nao tem mais jeito, terao que ser extraidos.

    1. Mesmo “aos cacos”, pode não ser caso pra extração. Se pelo menos as raízes desses dentes estiverem viáveis, elas podem receber pino + coroa. É questão de avaliar.

  104. Doutora, tenho 16 anos e quando criança fui entubado às pressas e sem cuidado nenhum, me quebraram alguns dentes que infelizmente vieram a estragar, 3 dentes no total, gostaria de saber se extraio ou se trato o canal, e tbm gostaria de saber se eu arrancar o dente do siso preenche o local. São os penultimos e acho que pode preencher, mas por favor de sua opinião.

    1. Shura, não sei o que você chama de dentes “estragados”, mas fraturas dentárias não são motivo direto pra extração. Geralmente tem tratamento e, se tem, não há razão pra extração, até porque ao se extrair um dente se resolve um problema e se cria outro maior: a necessidade de prótese. “Puxar” o siso pra preencher o local de um molar extraído é uma possibilidade, mas não é em todo caso que isso é possível e essa é uma movimentação difícil e demorada, ou seja, um tempão de aparelho ortodôntico.

  105. Eu tirei os 4 de uma vez, não senti dor nenhuma, nem na hora da anestesia, e o pos-operatório foi tranquilo, tomei os medicamentos certinho e não senti dor nenhuma e não inchou????

  106. Sou buco-maxilo e sempre que o tempo operatório não ultrapassa 40-50 minutos, indico tirar os 4 de uma vez. Em mim, meus 4 inclusos foram retirados em uma sessão única. Obviamente não foi realizado por um clínico que “faz” cirurgia de terceiro molar e sim por um amigo cirurgião com bastante experiência. O fato de tirar 2 de um lado não garante conforto mastigatório pois normalmente o que dói é a musculatura de fechamento da boca (principalmente o masseter) e é impossível abrir e fechar a boca de um só lado. Ao fazer tudo em sessão única evita-se mais um pós-operatório, mais um período de afastamento do trabalho/escola, mais uma tomada de medicação. Enfim, tem que ser avaliado por seu cirurgião de confiança, mas acredito que na maioria dos casos a extração dos 4 em 1 sessão é mais vantajosa.

  107. Antes de fazer a extração dos meus 2 primeiros siso rodei toda a internet em busca de algo q pudesse me fazer sentir melhor. Apesar de 99% dos depoimentos serem absurdamente terríveis, esse site me ajudou muito!

    Eu morria de medo da extração. MORRIA.

    Nunca na vida (tenho 28 anos) tinha tomado anestesia, ponto ou qualquer coisa do tipo. Sempre frequentei minha dentista de confiança e pelos meus bons hábitos nunca tive q enfrentar nada demais na cadeira dela hehehe

    Mas aí td mudou. Resolvi finalmente colocar aparelho ortodôntico e a extração se fez necessária. Enrolei, enrolei, enrolei… até q tive uma pericoronarite e vi q tinha chegado a hora!

    Fiz uma verdadeira pesquisa de campo. Falei com amigos e, com 3 boas indicações em mãos, fui às consultas. Gostei muito de 2 deles e acabei optando pelo cirurgião q me deu maior confiança. Vi q ele tinha uma boa graduação e q ministrava aulas de cirurgia numa excelente universidade da minha cidade. Paguei 2.500 reais pelos 4. Não era o mais caro e nem o mais barato.

    Tomei a medicação prescrita no dia e fui. Chegando lá ele pegou a radiografia e fez um plano para a extração dos 2 primeiros. Sentei na cadeira e começamos.

    Primeiro ele passou uma pomada anestésica vigorosamente nas minhas gengivas e deixou uns 2 minutinhos. Ai começou a anestesiar e eu JURO q não senti nada. Em cima, em baixo, no céu da boca… não senti dor alguma. Mais uns 2 minutinhos e ele iniciou a extração do superior q foi bem rapidinho. Fez 2 pontos e partiu para o de baixo.

    O inferior estava parcialmente incluso, inclinado e próximo ao canal mandibular. Ele ditava todos os passos para q eu não estranhasse nada e tudo foi correndo bem. Nenhuma dor. Apenas percebi q minha boca ia ficando “judiada” pq é bem pequena. Mais 2 pontos e acabamos. Ele higienizou bem, colocou a gaze para q eu mordesse bem forte e me deixou em observação na cadeira uns 5 minutos. Depois disso, prescreveu a medicação para os próximos 7 dias e leu um papel, tópico por tópico, com toda orientação e cuidados q eu precisava ter. Acho q tudo levou no máximo 50 minutos e fui liberada. ZERO DOR.

    Já em casa, a anestesia foi passando e eu senti um incômodo geral do lado das extrações. Um pouco de dor, um pouco de pressão, mas nada demais. Tomei meus remédios, fiz gelo como recomendado e fui dormir. No dia seguinte acordei com a bochecha inchada, levemente arroxeada e quase nenhuma dor. Assim foi durante 3 dias. Mais gelo, aquela chatisse toda para comer… Nada fora do esperado. No quarto dia tinha desinchado bastante e eu já comia quase tudo. No sétimo dia tirei os pontos tranquilamente.

    Acho q no geral foi bem tranquilo. Ainda preciso tirar mais 2, mas minha primeira experiência foi muito boa. É preciso entender q trata-se de uma cirurgia. Cortam-se tecidos, quebra-se osso, dão pontos… tudo num local do corpo muito sensível q é a boca. Sejamos mais tolerantes! É claro q vai incomodar, mas passa logo!

    A escolha do profissional é primordial bem como os cuidados em casa.

    Espero ter ajudado alguém, nem q seja uma única pessoa. Vamos desmitificar essa coisa de q tirar os sisos é um bicho de 7 cabeças. Já temos profissionais capazes, tecnologia e medicação para tudo ser o mais confortável e seguro possível!

    É isso. Coragem, galera!

    Bjos grandes 🙂

    1. Lívia, muito muito muito obrigada pelo seu testemunho! Estou certa de que será muito útil aos leitores do blog. Tanto sua conduta (pesquisar, escolher, buscar informações e confiar num profissional escolhido com critério) quanto a do meu colega (pela correta indicação do tratamento, pela boa técnica, pela cuidado na orientação pós-cirúrgica) foram impecáveis, aí fica muito difícil das coisas darem errado. Um grande abraço!

  108. Boa noite doutora, meu esposo fez uma cirurgia do siso de baixo, hoje tem 4 dias, e ainda ta inchado e doendo, as vezes ele sente tontura e ele ñ consegue comer, tenho que bater a comida no liquidificador, ta marcado para ele tirar os pontos na segunda, é normal ele ta com esses sintomas? E se ele ainda estiver assim na segunda pode tirar os pontos mesmo assim? Ta marcado para ele fazer outra cirurgia semana que vem, pode? Uma dentista mesmo que fez a cirurgia dele, pode isso? E ela so prescreveu medicamentos e não falou o que ele deveria fazer para aliviar os sintomas, não deixou ele em observação na mesma hora ja liberou ele para ir embora, quando ele chegou em casa ficou 2 horas sangrando sem parar, ai ele voltou la e outro dentista viu que ela não tinha apertado os pontos direito, tirou um coágulo de sangue enorme que tava ate empatando a respiração dele, e disse que se passasse mais 30 minutos ele teria hemorragia e falou que ele ta com suspeita de diabetes, se ele tem diabetes pode arrancar normal? E o que fazer para não ter complicações depois de fazer a cirurgia?
    Obrigada aguardo sua resposta.

    1. Uberlania, os sintomas que você descreve são relativamente comuns após extrações dentárias. Sim, é possível remover os pontos. Quanto a nova cirurgia, depende de como seu marido estiver se sentindo… se ele estiver assim ainda, seria prudente aguardar mais 1 semana, por uma questão de conforto pra ele, mesmo. Quem tem diabetes pode fazer qualquer procedimento odontológico DESDE QUE esteja controlado. Se não estiver, é preciso primeiro procurar um médico pra controlar o diabetes, se não a possibilidade de sangramento intenso é maior. Não sei se eu entendi o que você quis dizer com “uma dentista mesmo que fez a cirurgia dele, pode isso?”. Sim, pode e DEVE. Se a sua dúvida é em relação a ela não ser especialista em cirurgia, pode também, o dentista não precisa ser especialista em cirurgia pra fazer extrações dentárias. Quanto às recomendações pós-operatórias, tem um texto só sobre isso aqui: https://medodedentista.com.br/2012/01/arranquei-um-dente-posso.html

  109. Tirei meus 4 de uma vez ontem, não doeu, não senti nada, so a anestesia que é chatinha, um pouco dolorida. Após a retirada deles tava sob efeito de anestesia, assim que sai do Local me deu um pouco de tontura. Por volta das 20:00 o efeito tava passando, senti muita dor de cabeça e tava latejando muito, e fiquei muito zonza. Deitei, dormi, acordei com rosto todo inchado, mal consigo abrir a boca, mas não está doendo, to tomando remédios, mas e horrível ficar inchada, e também estava com dor de garganta.

    1. Fernanda, todos os sintomas que você descreve são comuns após a extração dos sisos. Guarde repouso e procure seguir as orientações pós-operatórias do seu dentista, tomar a medicação, etc.. Estou certa que em poucos dias você já vai estar bem melhor.

  110. Olá, Dra. Ana, acabei de extrair meus dois últimos sisos, os inferiores estavam inclusos e eles ainda não haviam nascido. Fiquei com muito medo e depois que tirei os 2 primeiros só voltei 3 meses depois para retirar esses dois. Estou me recuperando dos inconvenientes do pós-operatório, o inferior doeu pois estava em contato com o nervo, mas meu dentista é muito bacana e me deu super apoio na hora. Só quero dividir minha experiência com todos e dizer que SOBREVIVI, rsrs.
    É bem importante fazer esse tipo de cirurgia com um bom Dentista, para que não haja problemas maiores. Obrigada pelas dicas de pós-operatório, sou de Curitiba também.

  111. Ola Dra. Ana, estou com meus dentes de baixo inclusos, e vou tirar um de cada vez…
    O problema é que estou com medo, porque desde que eu comecei a sentir dores no pescoço e a ter inguas imaginei que fossem os cisos nascendo! Ai eu fiz a panoramica quase um ano depois. Só que nesse intervalo de um ano eu senti uma bolinha pelo lado de fora como se fosse no palato mole, perto do queixo, ela é indolor. Mas na panoramica nao apareceu nada! Isso pode ser do ciso ou pode ser outra coisa, estou com muito medo! Agradeço esse espaço aqui para tirar as duvidas! Obrigada!

    1. Pode ser dos sisos sim, Fernanda. Qual a sua idade? Os sisos estavam bem posicionados na radiografia, tinham espaço pra nascer?

  112. Olá Dra… adorei o blog mas continuo com algumas dúvidas… meu dentista aconselhou que eu extraísse meus 4 pre-molares (2 em cima e 2 embaixo) para consertar minha mordida que está cruzada, também os 4 sisos, minha gengiva está subindo devido a mordida cruzada e escovação forte… é realmente necessário extrair 8 dentes para colocar o aparelho? E se eu não fizer o tratamento meus dentes podem cair? Gostaria de uma segunda opinião… sem contar que vou ter que fazer enxertos gengivais para colocar o aparelho, meu dente não aguenta o aparelho sem o enxerto? Desde já agradeço pela atenção!

    1. Sumara, não tenho como afirmar ser necessária a extração desses 8 dentes… mas a indicação de extrações por razão ortodôntica é bem comum, às vezes a única forma dos arcos “encaixarem” é extraindo dentes. Não, seus dentes não vão cair se você não se submeter a um tratamento ortodôntico. A colocação de enxertos (não sei se ósseos ou gengivais, são coisas diferentes) não deve ter a ver com a instalação do aparelho, em si.

  113. Olá Doutora Ana, tudo bem? Amanha faço a cirurgia para extrair os 4 sisos de uma vez (aiii)… Falaram para eu ir bem alimentada, mas irão anestesiar o local só, não terá problema, né? Pois eu já fiz cirurgia na perna que levei anestesia e tive que ficar 12 horas sem comer.

    1. Como a anestesia é apenas local, não é necessário jejum, Kátia. Mas também não exagere na comida… é bom estar bem alimentada, mas coma alguma coisa leve.

      1. Olá doutora, obrigada pela informação!!!
        Ontem foi minha cirurgia e ocorreu tudo nos conformes, não foi tão traumático, como estava pensando…
        O pior é a recuperação, mas agora não tem mais volta né?
        Beijos!!

  114. Prezada Ana,

    Em primeiro lugar, parabéns pelo site! Estou com uma dúvida… Semana que vem vou marcar as extrações dos meus dentes sisos, quero resolver especialmente dos dois inferiores que estão impactados e começaram a me causar problemas (sensação de gosto ruim na boca) há alguns meses. Acontece que num deles (um pouquinho afastado do segundo molar, algo como uns dois milímetros), está visível uma mancha preta interna que eu suponho ser uma cárie bem grande, bem próximo à parte de trás do 2º molar. Será que nesse caso o segundo molar inferior foi afetado? Ou pode ser que ainda tenha “salvação”? A dúvida é porque o siso não parece estar encostado no 2º molar, tem um espaço que cabe um palito “de dente” (sei que não devia, mas cutuco de leve para higienizar). O cirurgião buco-maxilo que vai fazer os procedimentos está viajando, então não fiz a consulta ainda, e estou em pânico com a possibilidade de perder um segundo molar inferior. É possível que a cárie tenha se desenvolvido somente no siso e que o 2º molar ainda esteja “bom”? De qualquer modo sei que preciso fazer uma restauração nos segundos molares inferiores, pois as “ranhuras” deles apresentam cárie, mas não queria ter que extrair! Uma luz, por favor! Obrigado! 🙂

    Ah, outra coisa! O segundo molar inferior do lado direito do siso problemático aparenta estar meio mole. Eu consigo movimentar bem de leve o dente (não tentei com força pois tenho medo de acontecer o pior). Não está doendo nem nada, mas a região do siso impactado próxima a esse dente está inflamada agora, um pouco inchada. Li por aí que os dentes se movem mesmo, que é normal, só que esse parece que está se movendo mais que os outros. Seria um sinal de que o 2º molar já está comprometido na raiz? Obrigado, Ana! 🙂

    1. Dan, me parece que a gengiva toda na região do siso está meio inflamada… digo isso porque você relata gosto ruim (provavelmente por causa de um líquido cheio de proteínas que a inflamação libera) e essa sensação de dente mole. Provavelmente é mais uma sensação mesmo, mas na dúvida realmente o melhor é ficar atento. É muito comum que o siso, pelo seu posicionamento, favoreça o aparecimento de cárie no segundo molar. No seu caso você relata que há um pequeno espaço entre esses dentes, isso é bom porque facilita a higienização, por outro lado cria-se um nicho de retenção de resíduos alimentares, ainda mais se já existir uma cárie (pelo que você me contou, parece que há. Enfim… se houver mesmo, não temos motivo pra pensar que o seu dente está perdido, apenas a cárie terá que ser removida e o dente restaurado. Você chegou a fazer uma radiografia panorâmica pra avaliar o posicionamento dos sisos? Esse exame é capaz de mostrar, também, se há cárie e qual a extensão dela. Se você ainda não fez, certamente o buco-maxilo vai pedir.

      1. Prezada Dra. Ana, Obrigado pela resposta! 🙂 Ainda não fiz a panorâmica, pois devo ir no dentista semana que vem, essa maldita mania de sempre deixar as coisas pra depois, quando já tá ruim demais e incomodando… 🙁 Pesquisei bastante na internet, e inclusive aqui no seu site, pois morro de medo de que algo ruim aconteça, como parestesia. Já li muitos relatos sobre as complicações da cirurgia, mas deixar como está vai ser pior… Enfim, bom ter sites como o seu para deixar a gente mais calmo! 🙂

        1. É assim mesmo Dan, a gente vai deixando, vai deixando… 😉 Com a panorâmica em mãos, fica bem mais fácil do seu dentista explicar pra você as condições do seu tratamento em específico. Posicionamento dos dentes, proximidade dos nervos (e chances de parestesia), dificuldades, etc.. Que bom que pude ajudar de alguma forma.

  115. Extrai 2 dentes há quase 2 semanas, e hoje acabei fazendo sexo oral num parceiro, sem camisinha. Acontece que meus dentes já estão bem cicatrizados, nem tenho mais pontos nem nada. A probabilidade de eu contrair alguma DST é maior ou igual às demais pessoas?

    1. Luana, considerando que o local ainda está em cicatrização (mesmo que esteja boa), eu diria que a chance é um pouquinho maior, pela alta atividade celular dos locais das extrações. Mas na prática não faz muita diferença, o importante é conversar com o seu parceiro pra ver se ele está ok e lembrar da camisinha na próxima vez.

  116. Olá Dra, boa tarde!
    No caso da extração dos sisos, como fica a alimentação do paciente? Só é possível mastigar após a retirada dos pontos? Se sim, quantos dias costumam demorar para a retirada?
    Eu sei que varia muito em cada paciente, mas quantos dias costumam demorar os sintomas pós-cirúrgicos mais incomodos, como dor e inchaço?

    1. Aline, a alimentação na fase pós-cirúrgica é mais uma questão de bom senso do que de permissões ou proibições. Pede-se apenas que o paciente evite alimentos muito quentes ou muitos duros… de resto, se ele estiver se sentindo bem, pode se alimentar normalmente, é possível mastigar sim. A remoção dos pontos geralmente se faz depois de 1 semana, e esse também é o prazo médio pra que os sintomas fiquem bem mais amenos ou até desapareçam.

  117. Olá Dra, td bem? É o seguinte… tenho uma cirurgia marcada pra retirada da gengiva em cima dos sisos inferiores, e gostaria de saber se vale a pena eu faze-la ou arrancar os sisos de vez? Pois vi relatos de pessoas que fizeram essa cirurgia e a gengiva tornou a nascer em cima do dente e a incomodar. Meus quatro dentes do siso estão em posição normal segundo a panorâmica. Os superiores já nasceram e os inferiores estão cobertos por gengiva (aliás, bem cobertos! Parecem estar nascendo, mas minha dentista disse que eles não vão ficar da altura dos outros dentes ou vão subir pouco) enfim, vale a pena? Poderei ter problemas futuro caso ele realmente não fique na altura dos demais dentes? Desde já agradeço.

    1. Jaqueline, quando os sisos estão bem posicionados, eu acho que vale a pena remover apenas a gengiva. Com uma boa escovação diária, a gengiva não cresce de volta. Por outro lado, se esses dentes não ficarem na mesma altura dos outros, a função deles fica comprometida (eles não vão mastigar como os demais) e a higienização dificultada… nesse caso, eu acho que extraí-los seria mais benefício pra você.

  118. Dra. Ana, boa tarde! 🙂
    Extraí há uma semana os 2 sisos do lado direito… o de cima estava semi-incluso e foi 5 minutinhos pra tirar. Já o de baixo… como estava inteiramente incluso e muito próximo ao segundo molar, deu um certo trabalho, o dentista teve que usar broca, muita força, etc… Desde ontem tenho sentido muita dor entre o segundo molar e o local onde estava o dente de baixo, mas não na cirurgia… Uma dor chata mas não forte, pulsátil e que às vezes reflete no ouvido… Fui retirar os pontos hoje e o dentista disse que essa dor é por conta da minha gengiva estar afastada do segundo molar, por conta dos traumas da cirurgia, e pediu pra eu usar analgésicos e ter paciência porque agora com a retirada dos pontos, a tendência é melhorar rápido e realmente, uns minutos após a retirada já senti um alívio! Gostaria de saber se o uso de Malvona, que é um produto quase homeopático, pode ser útil pelo menos no alívio da dor, já que ele liberou o uso de enxaguante bucal “rapidamente” para não comprometer a cicatrização… Ah, a cirurgia segundo ele, está bem cicatrizada!

    Muito obrigada por esse serviço maravilhoso de utilidade pública! 🙂

  119. Ola doutora Ana, parabens pelo blog, adorei, explicadinho… olha, minha duvida é a seguinte: meu dentista pediu para eu fazer uma panoramica para ver se os sisos de cima estavam lá, pois não nasceram ainda, e os de baixo ha anos, de vez em quando me deixam louca, já rasgaram, mas esta meio termo. Minha duvida mesmo é se os sisos de cima não nasceram vou precisar arrancar, pois nunca senti dores? Mais uma duvida, vou fazer a cirurgia ortognatica, preciso arrancar eles antes ou não, tem problema ficar com eles? Obrigada, se puder fazer um post sobre esta cirurgia eu agradeço. Boa tarde.

    1. Oi Luana, já tem um post sobre cirurgia ortognática aqui –> https://medodedentista.com.br/2013/07/o-que-e-cirurgia-ortognatica.html 🙂

      Você não precisa extrair os seus sisos de cima, obrigatoriamente, só porque eles não nasceram. Se eles realmente existem, é preciso avaliar se eles oferecem perigo ao dente do lado e se há algum benefício real na extração deles… às vezes apenas um acompanhamento periódico com seu dentista já é suficiente. Vale aí a avaliação do seu dentista quanto à necessidade. Tem um texto onde fala mais sobre isso –> https://medodedentista.com.br/2012/10/e-preciso-mesmo-extrair-os-dentes-do-siso.html

  120. Li vários textos e relatos aqui no site na época que tirei meus sisos. Eu até ia comentar sobre o meu caso, mas como havia apenas 3 dias que havia feito a extração, resolvi esperar pra não acabar falando besteira. Fato é que dia 23 de dezembro extraí os 4 sisos de uma vez (isso mesmo, antes do Natal!)… E foi a melhor coisa que eu fiz! Mas cada caso é um caso… No meu, depois de meia hora já havia parado o sangramento e não tive mais, não tive edemas, hematomas… Enfim, foi super tranquilo!! Como fiz no final da tarde, na primeira noite não dormi deitada pra evitar o inchaço e fiquei fazendo compressa fria o tempo todo… Tomei os medicamentos direitinho (meu dentista receitou um antiinflamatório e um antibiotico), mas não precisei tomar analgésico para dor hora nenhuma… A parte chata é a comida (sorvete é bom, mas só sorvete enjoa) e o fato de não poder fazer muita coisa… Eu sou ansiosa e pra mim foi ótimo tirar todos de uma vez, ter que ficar mais uma semana “de molho” ia ser muito chato pra mim. A única coisa que tive foi o tal do trismo, realmente por uma semana tive dificuldade de abrir a boca direito (sabe quando parece que ta “fora do lugar” e ai fica travado? Foi essa minha sensação)… Mas depois passou sem problema algum. Meus pontos foram absorvíveis e na sexta (tirei os sisos na segunda), os pontos já estavam começando a sair… No sabado já não tinha nada! Fiz radiografia essa semana e voltei ao dentista, e está tudo certo… Achei que devia comentar com meu caso, porque quando a gente tira lê tanta gente falando que foi horrível que fica com medo de acontecer o mesmo!

    1. Obrigada pelo relato, Júlia! Pro pessoal ver que é possível, sim, extrair os 4 sisos de uma vez só sem muito sofrimento. E,bora seja como você falou: cada caso é um caso. Abraço!

    2. Boa tarde Dra!

      Acabei de chegar do meu dentista… vou ter que tirar os 4 sisos de uma vez no dia 29/04.
      A minha dentista já me deixou avisada que eu posso ter parestesia Nervo Alveolar, pois meus dentes são grandes e estão perto do nervo.

      A pergunta é em uma probabilidade de 1 á 10 quais são minhas chances de não ter esse probleminha?
      E se eu tiver esse problema, vai ser pra sempre? Quanto tempo se leva pra isso passar?

      Fiquei muito preocupada!!

      Desde já agradeço pela atenção.

      Att: Andréa Lima

      1. Andréa, sem eu ver pelo menos a radiografia panorâmica, não dá pra fazer uma probabilidade. O que eu posso dizer é que dentes grandes não têm mais chance de causar parestesia quando removidos, a grande questão é a relação do dente e de suas raízes com o nervo alveolar inferior. O fato deles estarem perto do nervo também não é problema, eles quase sempre estão… a chance de haver parestesia – que via de regra é temporária – aumenta quando há contato das raízes com o nervo, ou seja, quando essa relação é íntima. Enfim… avisar o paciente da chance de parestesia é praxe, porque é preciso. Mas a parestesia ainda é uma exceção, não a regra.

  121. Doutora, essa é uma pergunta idiota e eu deveria fazer a minha dentista (mas ela está viajando). Eu tenho sisos que, digamos, são meio tortos… Não dói nem nunca doeu, não parece incomodar e tá quietinho lá. Só que eles surgiram logo depois que eu removi o aparelho fixo, tenho medo deles entortarem meus outros dentes. Pode acontecer? Minha dentista nunca falou nada sobre eles, mas sei lá, nunca se sabe.

    1. Imagine Maria, não é pergunta idiota não! Até porque você não tem obrigação nenhuma de saber isso. Tem um texto no blog onde eu falo só sobre o assunto –> https://medodedentista.com.br/2013/07/os-sisos-entortam-os-outros-dentes.html . Até os dentistas discordam entre si, mas a minha opinião é que NÃO, isso não acontece. O que ocorre é um conjunto de fatores que incidem mais ou menos na idade em que os sisos nascem, por isso as pessoas associam o entortar dos dentes com a presença dos sisos. Leia o post do link, tá bem explicadinho lá. E se tiver mais alguma dúvida, fico à disposição. 🙂

  122. Primeiro, tirei os dois dentes do lado esquerdo. Meses depois, tirei os do lado direito. Acreditem, o processo é indolor e, para mim, os benefícios foram muitos. Apenas o pós-operatório que é meio chato, mas nada que não se tire de letra.

    Hj fui ao dentista e algo curioso aconteceu. Fiz duas pequenas restaurações em dentes da frente. A minha dentista, que é muito competente, usou resina branca e umas brocas para lixar ou polir (não sei direito, sou leigo). Mesmo assim, ao chegar em casa, passei a língua nos dentes trabalhados e senti que eles estão ligeiramente mais ásperos.

    Isso é normal? Como posso proceder?

    1. Thiago, obrigada pelo testemunho :). Quanto às restaurações, essa aspereza é comum. Mas é algo facilmente resolvível com um polimento, e o ideal é fazer esse polimento depois de pelo menos 24 horas da restauração feita. Converse com a sua dentista.

      1. Uau, obrigado pela atenção. Disso eu não sabia. Quer dizer que uma restauração em resina nunca dá pra terminar numa única sessão de tratamento? Sempre dependerá de uma segunda para polimento?

        Eu adorei o site. Achei muito oportuno para pessoas que alimentam um medo injustificável de ir ao dentista. E também é muito informativo. Devemos lembrar que nossa saúde começa pela boca. Não podemos esquecer dela.

        1. Depende do caso. Oficialmente é isso aí. Mas como a gente nunca sabe se o paciente volta (tem uns que são “fujões” ;)), às vezes faz-se o polimento na mesma sessão. Mas não é o ideal.

          E obrigada. 🙂

A área de comentários / perguntas está fechada. Agradeço a compreensão.

No plantão: Ana Tokus

Cirurgiã-dentista graduada pela Universidade Federal do Paraná, especialista em Radiologia Odontológica e Imaginologia pela ABO-PR, convicta de que medo de dentista se combate (também) com informação. Diva-Boss do OdontoDivas e autora do Blog Raios Xis. Twitter: @AnaTokus e @medodedentista