Queilite actínica: a “ferida” no lábio inferior

Queilite ActínicaRecentemente eu falei sobre a queilite angular, a boqueira, que acomete os ângulos da boca. Hoje o foco é a queilite actínica que, mesmo com o nome parecido, tem manifestações e causas bem diferentes.

O termo actínico se refere a qualquer tipo de radiação que possa causar modificações químicas / biológicas em tecidos orgânicos. E a radiação mais famosa com essa característica é a que vem dos raios solares, mais especificamente, os raios ultravioleta.

Portanto, a queilite actínica pode ser definida, de forma simples, como pequenas lesões que ocorrem principalmente em lábio inferior e que têm como principal fator etiológico (causa) a exposição à radiação solar. Essas lesões ou feridas geralmente não doem e se apresentam como áreas esbranquiçadas associadas a áreas avermelhadas. Às vezes se formam crostas (casquinhas) e pode ocorrer sangramento, também. As feridas ocorrem em lábio inferior porque essa região recebe muito mais os raios solares do que o lábio superior.

A forma aguda da queilite actínica está relacionada a episódios de intensa exposição ao sol em curtos intervalos de tempo, enquanto sua forma crônica se deve à exposição solar contínua. É mais comum em pessoas com mais de 50 anos de idade. Os homens são acometidos de 8 a 10 vezes mais do que as mulheres, e a razão disso é bem clara: os homens costumam se expor mais ao sol sem proteção, principalmente em atividades ocupacionais. O costume feminino de utilizar protetores labiais e batons também colabora para a diferença da prevalência da queilite actínica entre os sexos.

Para o diagnóstico, indica-se a biópsia incisional (remoção de um pedacinho da lesão para exame histopatológico).

A relação da queilite actínica com o carcinoma espinocelular de lábio reforça a necessidade de se orientar os pacientes e os pertencentes ao grupo de risco (agricultores, garis, pescadores e quaisquer outras pessoas que precisam se expor ao sol de forma contínua pra trabalhar) a diminuir a exposição ao sol e, caso se exponham, que tenham o hábito de usar chapéus, bonés e protetores labiais.

A queilite actínica é uma alteração labial frequente, sendo considerada precursora do câncer de lábio. Isso não quer dizer que se você tem uma ferida no lábio você tem câncer, calma! Mas é essencial, caso note qualquer lesão desse tipo, que você procure um dentista ou um médico pra avaliar. Dada a relação íntima com o câncer de lábio, fica clara a importância da detecção precoce da queilite actínica.

Compartilhe:

Comentários via Facebook


Categoria: Diagnóstico Bucal

Marcadores:

14 comentários

  1. Olá,
    Já faz um tempo que meu lábio inferior começou a ficar ressecado e descamar. Agora isso se tornou recorrente com a pele ficando seca e saindo em ciclos contínuos. Já tentei várias formas de hidratação, mas nada funciona. A pele já está bem sensível e dolorida e as vezes fica vermelha e ardendo. Passei manteiga de cacau esses dias e piorou bastante, se alastrando mais pela boca. O que fazer? Estou com uma inflamação no siso. Tem algo a ver?
    Grata,
    Luana

    1. Não acho que tenha a ver com o siso, Luana. Parece um problema loca no lábio, mesmo. Se a hidratação não está ajudando, a origem do problema deve ser outra… uma alergia, uma infecção por bactéria ou fungo… enfim, é preciso investigar. Procure um dermatologista pra avaliar.

  2. Olá doutora, tenho uma ferida no lábio inferior já ha 5 dias. Por vezes doi quando molho e sangra um pouco. Preciso saber o que pode ser.

    1. Meldivina, talvez não passe de uma ferida. Se nos próximos dias ela não desaparecer e, principalmente, se continuar sangrando, procure um dentista ou dermatologista pra avaliar. Pode ser, por exemplo, uma queilite actínica, como explico no texto.

  3. BOM DIA, tive uma afta embaixo da lingua onde fica aquelas duas peles, só com uma bolhinha de sangue, pouco murchou, usei nistatina, depois de poucos dias voltou, é assim, chega a sangrar isso já faz um mês. Qual medico devo procurar ?

  4. Olá doutora, pode me falar sobre afta, estou com 2 gigantes e estão nascendo meus 2 dentes do ciso, região inferior, a afta está localizada abaixo dos dentes inferiores, mas na parte de tras, onde é duro o local, não consigo nem comer ha 3 dias, doi muito.

    1. Heloísa, não entendi a localização dessas “aftas”… é no mesmo local onde estão nascendo os seus sisos?

    1. Ricardo, procure um dentista ou dermatologista pra avaliar. Pode ser queilite actínica, como explico no texto. Quanto antes você procurar ajuda, melhor.

    1. Procure um dentista ou dermatologista pra avaliar, Mara de Fátima. Apenas pela sua descrição não dá pra dizer ao certo do que se trata.

  5. Boa tarde!!
    Tenho uma bolha roxa no lábio inferior da boca, bem pequena. Não doi e nem arde, apareceu faz uns 03 meses, o que pode ser?

A área de comentários / perguntas está fechada. Agradeço a compreensão.

No plantão: Ana Tokus

Cirurgiã-dentista graduada pela Universidade Federal do Paraná, especialista em Radiologia Odontológica e Imaginologia pela ABO-PR, convicta de que medo de dentista se combate (também) com informação. Diva-Boss do OdontoDivas e autora do Blog Raios Xis. Twitter: @AnaTokus e @medodedentista