O que é Anquilose Dentária?

A anquilose dentária é a fusão anatômica entre a raiz do dente e o osso. Talvez você não saiba, mas os dentes não são fixos diretamente ao osso da mandíbula e das maxilas… existe um “sistema de amortecimento” chamado ligamento periodontal, e a anquilose se estabelece justamente quando o ligamento periodontal não está presente.

Anquilose dentária
Anquilose dentária

Como saber se meu dente está anquilosado?

A anquilose pode ser diagnosticada pelo exame clínico. Um característica bem marcante de um dente anquilosado é que ele fica em infra-oclusão, ou seja, “mais baixo” que outros dentes. Na dentição mista (quando a criança tem uma “mistura” de dentes de leite e permanentes na boca), o dente de leite anquilosado pode não amolecer e até impedir que o dente permanente correspondente nasça. Ao exame radiográfico, o espaço do ligamento periodontal (uma linha mais escura em volta da raiz do dente) desaparece, indicando a fusão do cemento da raiz com o osso alveolar. Mas nem sempre dá pra enxergar na radiografia, já que a anquilose pode ocorrer apenas em algumas áreas da raiz.

Quais as causas da anquilose dentária?

Não se sabe ao certo. As causas mais prováveis são alterações metabólicas locais, o fato da pessoa ter batido o dente em alguma ocasião e até uma predisposição genética (quando outras pessoas da família também possuem dentes anquilosados). Certas síndromes (c0mo a disostose cleidocraniana, por exemplo) parecem predispor à anquilose.

Que problemas a anquilose dentária pode causar?

  • Problemas de posicionamento dentário (tanto do dente anquilosado quanto do antagonista. O dente correspondente, no arco oposto, pode extruir – ficar “mais alto” – de forma a compensar o problema);
  • Problemas oclusais (de mordida), de forma geral;
  • Atraso na queda do dente de leite anquilosado;
  • Atraso no nascimento do dente permanente correspondente ou irrupção ectópica (nascer no lugar errado);
  • Impossibilidade de movimentação ortodôntica;
  • Impossibilidade de tracionamento de dente incluso.

Anquilose dentária tem tratamento?

  • Nos casos de infra-oclusão leve, basta o acompanhamento clínico e radiográfico, de forma a monitorar a reabsorção radicular do dente anquilosado e o estado de desenvolvimento e irrupção do sucessor permanente, intervindo somente quando necessário. Outra possibilidade é a de reconstruir o dente em resina, por exemplo, deixando-o “mais alto” e devolvendo sua função.
  • Quando indicado, pode-se recorrer à luxação cirúrgica, ou seja, ao “descolamento” do dente do osso usando um boticão, aguardando que o dente caia sozinho em até 6 meses.
  • Em alguns casos, o melhor é a extração, levando-se em conta a necessidade de manutenção do espaço (às vezes vale a pena manter o dente por mais tempo pra garantir o espaço do permanente que deve nascer).

Os molares de leite inferiores têm 25 vezes mais chance de apresentarem anquilose do que os outros dentes, principalmente o  primeiro molar. A anquilose dentária pode acontecer tanto com dentes de leite quanto com dentes permanentes.

Compartilhe:

Comentários via Facebook


Categoria: Diagnóstico Bucal

Marcadores:

73 comentários

  1. Olá! Tenho uma filha de 11 anos que tem dois dentes de leite na boca, um central deciduo, da direita e outro pre molar. O central parece estar atrasado 4 anos, e a Ortodontista falou que deveriamos extrair o dentinho de leite, mas já pesquisei e vi que o dente permanente pode nem estar mais em boa qualidade e a ultima coisa que quero fazer é ter que expor minha filha a procedimentos cirurgicos, implante, até porque eu tenho traumas médicos e sou muito medrosa com isso. Mas o pre molar estou cogitando extrair (ai!), pois me parece que ainda está na época. Os dois permanentes estão levemente para o lado. Pensei que talvez com o espaço do pre molar os dois dentes tenham um espaço para crescer, será? Será que devo mesmo extrair esse pre molar? Ela colocou aparelho na arcada superior e depois da extração do pre molar (eu não vou extrair o central, o que você acha disso, Doutora), eles colocarão aparelho na arcada inferior também para acertar a mordida. Estou em dúvida. Não quero expor minha filha a dor nenhuma. Não faço loucuras por resultados cosmeticos. Se não há muito risco de algum problema de saúde, osseo, etc, e se a senhora disser que não ha problema manter assim, talvez eu mantenha os dois. Só gostaria de uma opinião pois moro no exterior e na verdade não confio tanto nos medicos aqui como nos do Brasil. Aprecio qualquer dica. Agradecida 🙂

    1. Ilana, os dentes devem ser um central permanente e um molar decíduo (o pré-molar é um dente somente permanente, que nasce no lugar dos molares de leite). O molar de leite pode até ser extraído, se a dentista julgar necessário. Se não, dá pra aguardar ele cair sozinho. Quanto ao central: alguma possibilidade de tracioná-lo pra fora? O que a dentista diz sobre isso? Porque simplesmente mantê-lo onde está não resolve o problema, o ideal seria “puxá-lo” e alinhá-lo aos demais do arco. Na idade da sua filha isso é muito mais simples do que depois, quando ela estiver mais velha. Vale a pena conversar com a dentista sobre essa possibilidade.

  2. Oi Doutora, bom eu já uso aparelho há 4 anos e ha 2 descobri que meu canino superior do lado direito está “anquilosado”, desde então o dentista vem tentando descer ele, entretanto (com essas tentativas meus dentes do lado do dente anquilosado superior inclinaram muito, da impressão que eu não tenho dentes superior do lado direito) e os dentistas já viram que não tem como ele descer de maneira nenhuma (sofro muito com essa situação).
    O dentista me disse que a solução e extrair esse canino e fazer implante, porém li que em algumas situações tem como fazer preenchimento com resina, no meu caso sairia mais em conta fazer isso.
    Porém no caso o canino continuaria “alto” ?
    Ai fazer esse preenchimento meus dentes voltariam a ficar retos ?
    Já não aguento mais usar aparelho e explicar para as pessoas o que aconteceu com meus dentes ????

    1. Bruna, seu canino ainda está dentro da gengiva ou parte dele já saiu? Em princípio é possível outra solução protética que não o implante, como uma ponte fixa, por exemplo (uma prótese se apoiando nos dentes). Se os dentes ao lado estão tortos, será preciso realinhá-los.

      1. Ele já saiu, marquei para fazer a extração dele porém agora estou com medo, depois que a dentista disse que irá ficar uma buraco enquanto eu n fizer o implante :(. Isso me preocupa, o osso surge de novo no local ? Ela citou que podera colocar uma ponte de fio algo assim enquanto nao faço o implante, será msm que n há outro recurso para tratar esse dente? ME AJUDA

        1. Sim, haverá formação de novo osso após a extração, mas assim que possível é bom fazer o implante. As soluções são implante, ponte fixa ou ponte removível.

  3. Boa tarde, meu nome é Lucia, tenho 35 anos. Qdo tinha 27 anos decidi colocar aparelho para fechar uma brecha no dente da frente, e para minha surpresa na radiografia apareceu um dente incluso, no local dessa brecha, impossibilitando fechar essa brecha. A dentista fez foi abrir mais a brecha e colocar um dente de porcelana fixado no aparelho para tampar a brecha. Já estou com o aparelho ha 8 anos, pq para que possa fazer uma cirurgia e tentar o tracionamento do mesmo terei de ficar com essa janela por no minimo seis meses para ver se o dente se movimenta. Fui a outros especialistas, um deles disse que é impossível fazer o tracionamento e deixar a prótese no local ao mesmo tempo. Outro me fez fazer uma documentação 3D e disse que este dente esta anquilosado. O terceiro disse que terei de fazer a cirurgia para tira-lo, fazer enxerto de osso suiço (uma fortuna) e depois de 6 meses fazer um implante (todo o procedimento saiu no valor de uma carro popular, um único dente, rs). Bom já estou cansada, e não fiz nenhum dos procedimentos, um pq é muito caro e demorado, o outro além de ser demorado ter que ficar com um janela, sabe-se lá por qto tempo aberta, pra ver se o dente responde ao tracionamento. Pela radiografia o dente esta bem centralizado no local da brecha, e bem na linha do meu nariz, parece mesmo estar bem fixo no osso. Algo importante a dizer, qdo eu era criança, meu dente de leite sofreu um golpe enquanto brincava com minha irmã, ele caiu mas a raiz ficou… não fui a nenhum dentista… e passados alguns anos a raiz caiu sozinha, e a brechinha não me incomodava muito, até começarem a caçoar de mim, foi então que resolvi colocar aparelho e descobri tudo isso.
    Minha pergunta é: existe alguma possibilidade de fechar essa brecha de maneira definitiva sem que precise dessas cirurgias? Lembrando que estou com aparelho até hoje e pagando as mensalidades apenas para manter essa prótese de porcelana que esta fixa no aparelho. Agradeço a atenção, muito obrigada!

    1. Lucia, em princípio, não vejo muito sentido em extrair esse dente (que está na linha média) e depois fazer um implante. A não ser que não seja um supranumerário (um dente “a mais”), mas um incisivo lateral, por exemplo, que ficou impactado dentro do osso. Você saberia me dizer que dente é esse? Enfim… uma possibilidade é simplesmente extrair esse dente e fechar todos os espaços com aparelho. De qualquer forma, por algum tempo você terá que ficar com o espaço entre os dentes… é o preço.

      1. Doutora, muito obrigada pelo retorno!
        Em resposta a sua pergunta, o dente informado trata-se do incisivo central, e não existe um dente a mais, apenas esse incluso que foi impossibilitado de nascer, por conta da raiz do dente de leite que ficou e caiu muitos anos depois.
        Tenho outra opção mais rápida e definitiva que não seja a cirurgia? Como exemplo uma prótese fixa?

        1. Hum, agora entendi. 🙂 A solução mais simples, e que não envolve nenhuma cirurgia, é fazer uma ponte fixa de 3 elementos. A desvantagem é ter que preparar / desgastar o outro incisivo central e um incisivo lateral, que servirão de apoio. É uma solução legítima, meio “fora de moda” por causa dos implantes, mas que resolveria o problema.

  4. Boa Tarde,
    Sofri um acidente em 2009 onde perdi um dente da frente, porem reimplantei e esta aqui ate hoje… gostaria de saber se eu posso colocar aparelho apos essa lesao de anos…

    Obrigada.

    1. Carla, em princípio, pode. Mas pode acontecer 2 coisas: 1. O dente não se movimentar, por estar anquilosado (“grudado” no osso) e 2. A raiz desse dente começar a reabsorver (ficar mais curta). Essas são só possibilidades, seu ortodontista vai ter que reavaliar periodicamente a situação desse dente pra ver se está tudo ok.

  5. Boa noite, doutora.
    Tenho 31 anos e há 5 meses sofri uma queda na qual tive avulsão do 11, 12 e 21. Fiz o reimplante deles, depois foi colocado medicação dentro dos dentes e só depois feito o tratamento de canal neles. Faço agora acompanhamento radiográfico mensal para ver se está ocorrendo reabsorção. Minha dentista torce para que ocorra anquilose nesses dentes. Minhas perguntas: quanto tempo leva para ocorrer a anquilose? Ocorrendo a anquilose esses dentes podem durar para sempre? Mais tarde penso em fazer faceta /lente nesses dentes para ficaram alinhados como eram. Mas só vale a pena se ocorrer essa tal anquilose? Fazendo isso agora seria como “jogar dinheiro fora”? Agradeço desde já.

    1. Monique, isso varia… cada organismo se comporta de forma diferente. Talvez nem ocorra a anquilose… se ocorrer, sim, esses dentes podem ser mantidos para o resto da vida. Fazer as facetas agora pode ser um investimento “jogado fora”, sim, já que o trauma é muito recente e ainda há um risco grande de reabsorção radicular. Eu aguardaria uns 2 anos, pelo menos. Se a estética estiver incomodando muito, faça facetas diretas em resina, então, que fica mais “em conta”. Se não, espere.

  6. Dra. meu nome é Brenda, tenho 22 anos, ja fui em vários dentistas que não me dão esperança nenhuma de alinhar meus dentes e abrir meu céu da boca porque estou com reabsorção de raiz nos 4 dentes da frente. Gostaria de saber se tem alguma solução pro meu caso?

    1. Brenda, o problema é que essa reabsorção pode aumentar e você perder os seus dentes. Mas se você, conhecendo o risco, estiver disposta a tentar (e achar um ortodontista disposto a assumir esse risco com você), ok. Assinando um termo de consentimento, é possível.

  7. Boa tarde Drª. Ana, meu filho tem 13 anos e a profissional que está cuidando dele disse que ele vai ter que extrair os dois primeiros molares decíduos que estão anquilosados, para então colocar o aparelho ortodôntico. Gostaria de saber se realmente é necessária esta intervenção. Estou muito preocupada com o procedimento.

    1. Priscilla, se ele já tem 13 anos e os decíduos estão anquilosados, creio ser necessário, sim. Mas fique tranquila, em princípio é algo simples.

  8. Ola, tenho 21 anos de idade, usei aparelho dos 13 aos 15, e dois dentistas ja deram o diagnostico de dente anquilosado, quando usava aparelho foi tentado de tudo para nascer e nada, uso uma protese semi fixa para esconder a falha, porem agora quero uma soluçao, sera que se fosse removido cirurgicamente o dente e com o uso do aparelho novamente tracionar os dentes para fechar a janelinha daria certo? O dente que esta anquilosado é o depois do canino.

  9. Tenho o canino anquilosado, e existe uma janelinha, pois o pré-molar havia sido retirado na tentativa de tracionar o canino. Eu posso não extrair esse canino e colocar uma prótese móvel, ou é indicado a extração?

    1. Aniele, o canino está dentro da gengiva? Se sim, eu não diria ser obrigatório extraí-lo, embora desejável. Em princípio, dá pra fazer uma prótese removível, sim.

  10. Então Dra., não sei por que, apenas me disseram o nome e eu não lembro, não anotei, mas a questão de extração ficou em dúvida esse passo pq assim:
    – se eu usasse o aparelho poderia na movimentação uma dessas raizes se entrelaçarem na outra.
    – e se houver extração, como estão muito juntos dos meus permanentes, pode haver perda ossea e tbm causaria canal pq atingiria um nervo… então seria uns 12 implantes no mínimo.

    1. Pois é, Debora… é complexo. É como eu disse, é um tratamento multidisciplinar, cada passo tem que ser pensado pra não prejudicar a próxima etapa.

  11. Dra…
    Eu tenho 25 anos, descobri ha pouco tempo que eu tenho uma síndrome rara. Possuo ainda cerca de 8 dentes de leite, e quase todos os dentistas achavam que eu não havia formado os permanentes, porém ao fazer a panorâmica foi possível ver que eu formei dentes a mais, por exemplo, ao invés de 2 caninos formei 4 (2 permanentes e 2 extras), totalizando uma media de 21 dentes, todos esses em minha gengiva. Onde nenhum dente nasceram estão na gengiva.
    Bom resumindo, dois desses dentes ja calcificaram próximos ao meu queixo, onde nem com cirurgia saem… então ja são dois implantes.
    Devido ao meu caso ser quase inédito, muitos dentistas querem meus raio-x pra levarem a um estudo em cima deles. Porém eu ja passei por mais de 10 Especialista nenhum sabe o que fazer… e eu estou sentindo com dor pq dois desses permanentes extras estão nascendo e não existe espaço pra eles… estou ha cerca de 3 anos tentando alinhar meus dentes… e não consigo um profissional adequado.
    Muitos não querem pegar meu caso por se tratar de um caso complexo.
    O que eu faço? ! Pois estou começando a sentir muitas dores.

    1. Debora, você sabe me dizer o nome da síndrome? Realmente é um caso complexo. Uma sugestão que eu dou é procurar uma faculdade de Odontologia. Casos como o seu são muito interessantes pra fins de aprendizado, e é praticamente certo que algum professor vai querer se envolver, até pra, quem sabe, publicar algum trabalho (com sua autorização, é claro) depois. Mas, em tese, é preciso extrair os dentes que estão atrapalhando o alinhamento dos demais. É um trabalho multidisciplinar que vai envolver implantodontista, cirurgião, ortodontista, protesista, etc..

  12. Olá doutora, acabo de sair do dentista, um molar que foi feito um canal anos atrás mal feito senti dor depois e relaxei… o dente teve fratura e na hora de extrair duas dentistas tentaram tudo qto eh forma extrair a última raiz e optaram por deixa-la já q estava muito anquilosada, senti insegurança no q elas diziam e estou com dor… tinha intenção de que com o uso do aparelho esse espaço do primeiro molar fechasse ao alinhar os dentes da frente… essa raiz ter ficado dentro do osso será mesmo absorvida pelo dente? O fato de ter a raiz ficado lá vai impedir o fechamento desse espaço com uso do aparelho ? Poderei colocar implante nesse espaço caso eu queira???

    1. Marcelo, se falamos de um primeiro molar, a raiz dele que ficou vai impedir que os dentes de trás sejam “puxados” para o espaço. Isso dificulta o implante também, mas dependendo do tamanho e da localização, ainda dê. Eu acho que vale a avaliação de um dentista especialista em cirurgia pra ver se não dá pra remover essa raiz, mesmo.

  13. Estou fazendo um tratamento ortodôntico e meu dente superior central está segundo o dentista “anquilosado”, e disse que o melhor a se fazer é uma extração e em seguida o implante. Eu estou com receio, porque convenhamos não é fácil extrair um dente da frente né ? rs… bom já tenho a cirurgia marcada, porém eu preciso de mais informações pra ver se realmente eu só tenho essa alternativa, já considerando que com o aparelho o meu dentista já tentou de tudo e o dente não se movimenta, porém os outros movimentam-se e haja visto que apenas ele é o causador do problema. Gostaria de saber sua opinião como especialista. Bom dia e obrigado.

    1. Daniel, se a ideia é movimentar esse dente, não tem jeito: anquilosado ele não vai sar do lugar. Estar anquilosado significa que por algum motivo não existe mais ligamento periodontal, que é uma série de fibras que fica entre o osso e a raiz do dente, ou seja, o dente está fixo diretamente no osso… e sem ligamento periodontal é impossível movimentar ortodonticamente um dente. Não é que o seu dente esteja perdido ou que seja necessário extrair, mas se você o mantiver, ele não vai mudar de posição. Então se você quer mesmo alinhar seus dentes, é caso pra implante ou prótese fixa, mesmo.

  14. Bom dia!

    Tenho 30 anos, e tenho dois dentes de leite na parte inferior da boca, dentes iguais, um de cada lado, aliás, tinha 2. Um desses dentes sempre inflamava, fui em um dentista ha uns 5 anos atrás que me disse que o dente era de leite, e “quase não tinha raiz, e que ele estava preso no osso”, falou que eu deveria extrair e fazer implante, mas que eu aguardasse o máximo que conseguisse com o dente, pois o implante poderia não dar certo. Sendo assim deixei o dente quieto. Ele continuou inflamando 1 vez no mês. Ha um ano atrás tive outros problemas na boca, uma infecção, e passei a morder as bochechas com muita frequencia, e também a sentir uma dificuldade de abrir a boca. Na semana passada, mordi uma bala com esse dente de leite que inflamava e ele quebrou um pedaço, tirei um raio x, e fui ao cirurgião que resolveu extrair o dente, disse que ele também estava rachado no meio. Ao começar a extrair ele sentiu dificuldades, a coroa saiu, e ele percebeu que o dente era anquilosado. Ele disse não ser possível extrair tudo, usou aquela maquininha de fazer obturação para acredito eu “desgastar, lixar parte do dente”, e disse que o restante do dente ficou preso para “terminar de virar osso” Estou tomando antibiótico, anti-inflamatório, remédios pra dor, mas a dor não para um minuto sequer, está inflamado, já estava inflamado antes de arrancar. Gostaria de saber o que realmente seria um dente anquilosado, e se existe um dentista especialista pra tratar desse tipo de problema, pois após extrair o dente não sei o que devo fazer. Agradeço muito o seu retorno.

    1. Amanda, como eu expliquei no texto, dente anquilosado é aquele que está preso diretamente ao osso, ou seja, não há o ligamento periodontal – uma série de fibras – entre a raiz do dente e o osso que está em volta. E aí fica mais difícil – e algumas vezes impossível, extrair o dente. No seu caso, o fragmento que ficou deve ser reabsorvido pelo seu organismo, como o seu dentista explicou. Quanto à dor pós-operatória, converse com ele sobre a possibilidade de trocar de medicação analgésica ou adequar a dose, pra que você passe por essa fase com mais conforto.

  15. Sofri uma batida ha 10 anos e o dente da frente caiu por inteiro, foi reimplantado, ha 4 anos eu comecei a sentir que ele estava latejando e isso foi aumentando, hoje doi muito de vez em quando, fui ate o dentista, fizeram a protese provisoria e quando foi arrancar a dentista nao conseguiu, ela disse que estava anquilosado e que falaria pra outro dentista arrancar, sumiu a raiz do meu dente como se ve no raio x, agora vendo ai de cima as perguntas fiquei com medo, como vou arrancar esse dente por inteiro para colocar uma protese??? Teria que tira-lo, pois doi muito.

    1. Fabiano, mesmo anquilosado dá pra extrair o dente. Já se a raiz do dente estiver “sumindo”, talvez seja o caso de sepultá-la, ou seja, deixar parte dela dentro do osso. Isso seria um problema só em caso de implante, mas se você for fazer um ponte fixa, por exemplo, sem problema.

  16. Em um caso de anquilose do Incisivo Central (21) em infra-oclusão (este dente foi reposicionado no alvéolo após acidente e feito o tratamento endodontico), ele se comportará como um objeto fixo ou se moverá com força ortodôntica normal?

    1. Se for uma anquilose completa, ou seja, não houver mais nenhum ligamento periodontal, creio que o 21 se comportará como um objeto fixo, capaz de proporcionar ancoragem absoluta tal como um implante. O difícil é ter certeza disso, só tentando movimentá-lo pra saber se a anquilose é completa.

  17. Olá Dra. Tenho 25 anos, mas quando tinha 10 anos caí de bicicleta e só agora depois de grande percebi que meu dente da frente está meio escuro, e dói as vezes, da ferroada. Eu fiz o raio x dele e consta que está meio quebrado por dentro pelo que percebi, estou com medo do meu dente ficar cada vez mais escuro, e tenho medo de fazer canal porque dente com canal fica mais preto ainda, e vai que o medico peça pra tirar o dente.

    1. Joyce, se houver indicação de tratamento de canal, precisa ser feito. Não, dente com tratamento de canal não fica “mais preto”, o que altera a cor do dente é o fato do “nervo” dele estar morto e/ou algum manchamento do dente pela parte interna (por um sangramento, por exemplo). Se der pra fazer canal o dentista não vai sugerir a extração, e sim o canal. E se for caso pra extração, seu dente nunca será removido sem a sua permissão, ok?! Pode ficar tranquila.

  18. Olá, boa tarde doutora e parabéns pelo site. Bom, minha dúvida é a respeito de um dente anquilosado que tenho devido a um trauma na infância. Preciso colocar aparelho, mas tenho medo do que possa acontecer com ele. Meu dentista disse que será preciso se movimentar minimamente, sendo assim não havendo problemas, porém já havia tirado informações de que o dente não se movimenta. Gostaria de saber sua opinião sobre o melhor a ser feito, se é arriscado colocar aparelho, se o dente se movimenta… o dente em questão é o incisivo central.

    1. Elen, a anquilose acontece quando as fibras do ligamento periodontal (que unem o dente ao osso) “somem”. Sem essas fibras, não há como movimentar o dente. Mas pode ser que, no seu caso, nem todo ligamento periodontal tenha desaparecido… nesse caso, é possível que o dente se movimente. Mas pra saber, só tentando. Se a necessidade de movimentação é mínima, eu tentaria… não vejo nenhum risco imediato. O que pode acontecer é o dente não se mover.

  19. OI, FIZ UMA CIRURGIA DO SISO MAS A DENTISTA DISSE QUE O DENTE ESTA ANQUILOSADO, NÃO FOI POSSIVEL TIRAR TODO O DENTE, ELA DISSE QUE LESIONARIA O OSSO, MAS VOU TER QUE FAZER UMA CIRURGIA FUTURAMENTE?

    1. Aldrei, esse fragmento, se pequeno e em local de difícil acesso, pode ficar onde está. Não é preciso removê-lo obrigatoriamente, apenas acompanhar o caso por certo tempo. Às vezes o dentista opta por deixar um fragmento do dente porque julga que continuar a tentativa de removê-lo é mais prejudicial ao paciente do que deixá-lo por lá mesmo.

  20. Ana,
    Terminei o tratamento ortodontico e após algum tempo apareceu um pequeno espaço entre meus dentes anteriores, um dos dois incisivos centrais superiores é implante, o outro é tratado de canal e parece ter se projetado um pouquinho pra frente, terminado um processo de clareamento endógeno do mesmo, coloquei um pino de fibra. Isso faz ele parar de se movimentar? Ou mesmo com o pino ele pode continuar se movimentando?
    Estou usando aparelho móvel!
    Grato,

    Rodrigo

    1. Mesmo com o pino ele pode se movimentar, Rodrigo. O implante não, esse fica onde está instalado, mas o dente com pino continua tendo todos os tecido à sua volta vivos, inclusive o ligamento periodontal (uma série de fibras que unem a raiz do dente ao osso), e é justamente esse ligamento que permite a movimentação dentária.

  21. Olá Dra., estava pesquisando sobre dentes anquilosados e achei essa matéria, tenho 31 anos e o segundo molar inferior esquerdo de leite, sem dente definitivo e provavelmente anquilosado. Ele esta bem mais baixo, cariado, e segundo me ortodontista precisa ser retirado, pois também nao existe espaço para coroa. Acabei de retirar 2 sisos do lado direito e quase morro de dor e de trauma, pois o inferior quebrou uma raiz, que estava grudada no osso, e foi necessário usar a broca. Será que será possível a extração do dente anquilosado sem grandes traumas? Seria necessário procedimento cirúrgico em hospital, estou com muito medo. A idéia e fazer um implante após a extração. Obrigada.

    Cátia

    1. Catia, certamente não haverá necessidade de atendimento em ambiente hospitalar. Embora possa dar um pouco mais de trabalho para o dentista, dentes anquilosados podem ser extraídos… ainda mais um dente de leite, que provavelmente já tem parte da raiz reabsorvida. Pode ficar tranquila.

  22. Sou uma mulher adulta e não tenho dentes de leite. Mas meus dentes tipo: canino, molar, entre outros, não são iguais aos pares, são diferentes, é um maior um pouco q o outro. Só os meus da frente que são iguais !
    Obs: ja usei aparelho durante 7 anos.

    1. Rebeca, os dentes às vezes são um pouco diferentes de um lado e de outro, mesmo. Essa diferença incomoda você esteticamente? Se sim, procure um dentista especialista em estética / dentística e faça uma avaliação.

  23. Dra. Ana bom dia!

    Quando criança (12/14 anos) havia tratado canal de um dente da arcada esquerda inferior, 1° molar, estive em um dentista ha uns 03 anos que disse ter uma infiltração neste dente e fizemos a troca da restauração, esta caiu 03 vezes e eu desisti deste profissional. Agora (47 anos) rs, em tratamento em outro local, ontem tive que fazer a extração deste dente muito prejudicado e quebrando, pois já não havia como recuperar, durante a extração a cirurgiã me informou que meu dente estava anquilosado (????) retirou o que era possível, tive um pouco de perda óssea e fui informada que o tratamento será acompanhamento radiológico a principio semestral, e que o resto das raízes que ficaram não me causarão problemas, é provável eu não possa fazer um implante. Minha maior preocupação é quais os danos que este resto de material que esta entranhado em meu osso pode causar?
    Sai da clínica esclarecida mas, gostaria de sua opinião!

    1. Cris, a anquilose se caracteriza pela inserção da raiz do dente diretamente no osso, sem qualquer fibra periodontal. Nesse caso, a extração fica BEM dificultada. Não que não dê pra tirar a raiz, mas muitas vezes é preciso considerar a relação custo-benefício para o paciente… às vezes uma tentativa frustrada de remoção, por horas, pode ser bem mais prejudicial que deixar o fragmento onde está. O protocolo é esse mesmo que você descreveu, acompanhamento radiográfico periódico. A chance desses restos radiculares incomodarem você é baixíssima.

      1. Obrigada por sua atenção, sei como é esta frustração, estou me recuperando da tentativa pois tive que retirar o que restava da coroa do dente. O que você sugere neste caso para preencher este espaço, ainda não falei com meu dentista, estou meio apreensiva após o trauma. Qual sua opinião sobre ponte flexível, é seguro?

        1. É seguro, sim. Mas se é apenas um dente, o melhor seria (na impossibilidade do implante) uma ponte fixa. O problema da ponte fixa é que será necessário fazer preparos (desgastes) nos dentes ao lado do espaço. Enfim, depende do que você deseja… a ponte flexível, que é removível, também é uma possibilidade.

  24. Dra. Ana, vou te fazer mais uma pergunta chata pois confio nos seus palpites (indicacoes, esclarecementes e etc) rs. Estou de viagem marcada para fora do pais no final do ano, la tenho meu dentista me esperando. Aqui no Brasil (esta em andamento o clareamento) e nessa semana meu outro dentista (sim, tenho 2 aqui no Brasil, adoro dentista! rs) marcou uma extracao do meu molar superior esquerdo, pois por falta de disciplina quando era crianca (tenho 18 anos) nao cuidei, caiu obturacao (fiz canal nesse dente quando criança e nao contava a ninguem, caia coroa e nao contava a ninguem kkkk coisa de criança). Resultado: segundo esse dentista e mais dois especialistas a unica solucao é a extracao, pois já nao existe mais raiz para a coroa. Ok, porem como nao vou estar mais no Brasil ate o final do ano nao pretendo iniciar o implante (raiz + coroa) aqui, entao preciso de uma solucao temporaria (que dure alguns meses ate eu embarcar no aviao rs) para que a falta desse dente nao me prejudique: como a migração do molar inferior para tentar preencher o buraco (ja aconteceu antes… quando nao contei que a coroa havia caido aos meus pais rs). Entao, o que voce acha? Talvez uma ponte fixa?

    1. Jaqueline, sim, uma ponte fixa resolveria. Mas se é só por alguns meses, o melhor seria uma ponte removível, pois evitaria desgastes nos dentes ao lado e a mesma prótese poderia ser usada como provisório após a instalação do implante, a aguardando a cicatrização / osteointegração.

  25. Legal o slogan né? rs Sempre bom contar com a ajuda de pessoas que agem de boa fé para ajudar os demais. Alias sou de Curitiba tambem e acompanho seu blog ha algum tempo, voce poderia me passar o endereco do seu consultorio por email? (nao lembro de ter visto aqui no blog, acesso por android rs) Anyway, tenho mais uma perguntinha pra voce… essa é funny rs Iniciei um clareamento dental caseiro com moldeiras personalizadas supervisionado pela minha dentista… acontece que as bisnagas clareadoras que ela me deu em maio/2013 estao com a seguinte inscrição “fab/lote 12 01 12 ” e logo abaixo disto “2013 MAY” (a bendita da dentista esta viajando pra Bolivia no momento) e a minha duvida é a seguinte (leiga): geis clareadores tem data de validade? Pois o que me deixou relutante em utilizar o gel foi o “2013 MAY”. Talvez seja a data de vencimento desse gel? (informações adicionais: gel: whitenessperfect 22%, peroxido de carbamida, marca do fabricante FGM). Agradeço a atenção!

    1. Sim, géis clareadores têm data de validade, e a bisnaga que você tem aí venceu. Não significa que esteja estragada ou que vá causar algum prejuízo pra você, mas a qualidade fica duvidosa.

  26. Dra, agradeceria imenso sua ajuda com a seguinte questao: irei extrair futuramente 4 dentes, os sisos inferiores e superiores. Quanto tempo devo levar entre uma extração e outra? (48hrs maybe?) Grata. Parabens pelo blog, moldando mentes para melhor!

    1. Gostei do slogan, Jaqueline! 🙂

      Se você não pretende fazer as 4 extrações de 1 vez só (o que é possível, dependendo do caso), sugiro que você faça de 2 em 2, com intervalo de 1 semana. Ou seja, faz-se 2 extrações do mesmo lado e, no dia de tirar os pontos desse lado, faz-se as 2 do outro lado. Dessa forma você fica com o outro lado livre pra mastigar e o pós-operatório fica mais tranquilo.

  27. Olá doutora, parabéns pelo Blog!
    Gostaria de tirar um dúvida: fiz uma restauração mas sinto que não ficou boa, porque além de uma pequena dor sinto também um pouco de sensibilidade, porque a restauração foi feita entre um dente e outro, parece que justamente nesse meio que não foi colocado a resina.

    1. Natália, certa sensibilidade alguns dias depois da restauração é algo comum. Como assim “nesse meio que não foi colocado a resina”? Você vê algum “buraco”?

      1. Doutora,
        Quando passo o fio dental, além de sentir muito espaço, o fio ainda fica desfiando nesse espaço. Acho estranho.
        Obrigada!

        1. Seria bom o seu dentista reavaliar, então. Pode ser que tenha ficado alguma sobra e por isso o fio dental está enroscando.

  28. Ola Doutora,
    Tive de extrair 3 dentes que eram, digamos assim, os ultimos no lado inferior da boca… e assim ficou um espaço muito grande vazio. Meu dentista indicou-me fazer implante daqui a seis meses nesta regiao, mas esperar esse tempo todo sem esses dentes vai ser muito dificil, gostaria de saber de algum procedimento em que possa ser colocado alguns dentes fixos provisorios nesta lugar ate lá.

    Nao conheço muito, mas acho que ponte nao pode ser feita por nao ter os tais dentes vizinho para poder fazer o suporte e o dente natural mais proximo esta na, digamos, na parte da frente da boca.

    Grato

    1. Fernando, no seu caso, se você pretende fazer implantes logo que possível, o ideal seria usar uma prótese removível provisória. A prótese fixa fica inviabilizada, como você mesmo ressaltou, pois não há apoio pra fazer uma ponte e 3 coroas se apoiando nos dentes remanescentes “só por um lado” poderia representar uma força muito grande sobre esses dentes, além da necessidade de desgastes nos dentes de apoio.

      1. Muito obrigado Doutora pela resposta, e se nao for muito incomodo gostaria de lhe fazer mais uma pergunta.

        Ha mesmo a necessidade de esperar seis meses para poder fazer o implante? Pois extrair os mesmos ha pouco tempo e acho que talvez o que poderia impedir tal procedimento seria a perda ossea que acontece, salvo engano, quando o lugar permanece por muito tempo sem o referido dente ou existe algum outro problema que eu nao saiba?

        Desde ja muito agradecido e parabens pelo site!!!

A área de comentários / perguntas está fechada. Agradeço a compreensão.

No plantão: Ana Tokus

Cirurgiã-dentista graduada pela Universidade Federal do Paraná, especialista em Radiologia Odontológica e Imaginologia pela ABO-PR, convicta de que medo de dentista se combate (também) com informação. Diva-Boss do OdontoDivas e autora do Blog Raios Xis. Twitter: @AnaTokus e @medodedentista