Tracionamento de Caninos Impactados


Dente impactado é aquele que permanece dentro da gengiva quando, considerando-se a idade da pessoa, já deveria ter nascido faz tempo. Outros termos usados pra essa situação são: dente retido, incluso, não-irrompido. A designação mais correta pra cada caso depende da análise de uma série de fatores mas, em resumo, é o seguinte: o dente existe e não nasceu.

O canino é um dente que em cerca de 3% da população apresenta esse problema. Estatisticamente, isso geralmente acontece de um lado só, a maioria das pessoas afetadas é mulher e o dente está localizado atrás das raízes dos outros dentes (por palatina). Na imagem abaixo, vê-se um canino impactado (em amarelo) e o local onde ele deveria estar (seta vermelha):

Radiografia panorâmica: canino impactado
Radiografia panorâmica: canino impactado

Por que um canino não nasce?

As razões pra que um canino (ou qualquer outro dente impactado) não nasça podem ser várias:

  • Falta de espaço no arco (o que é comum, já que o canino é um dos últimos dentes permanentes a nascerem, e quem chega por último costuma “ficar em pé”) ;);
  • Algum obstáculo no caminho (outro dente, um cisto, um tumor, etc.);
  • Hereditariedade e influência de fatores genéticos;
  • Distúrbios endócrinos;
  • Síndromes com malformações faciais.

Entre outras.

Caninos inclusosComo é feito o diagnóstico?

É preciso procurar um dentista. O diagnóstico precoce é determinante para a resolução de um caso de impactação dentária. Os exames clínico e radiográfico são fundamentais para determinar a posição do canino em relação aos outros dentes e a “altura” em que ele se encontra. Só a partir da obtenção dessas informações será possível planejar o tratamento.

Qual é o tratamento?

O tratamento consiste no tracionamento do dente, ou seja, em “puxá-lo” para fora com o auxílio de um aparelho ortodôntico. Esse aparelho pode ser fixo ou removível, depende do caso. Pra poder realizar o tracionamento, é preciso realizar previamente uma pequena cirurgia em que é colado um botão ou bráquete ortodôntico no dente a ser movimentado. Nesse botão é amarrado um fio ortodôntico (ou elástico, ou mola) que fica para fora da gengiva, e é através desse fio que o dente será “puxado” para fora. Veja:

E se não der certo?

É preciso considerar, também, a possibilidade do canino impactado, ao ser “puxado”, não se movimentar. Isso pode acontecer por causa de uma anquilose (quando o dente está “grudado” no osso), uma dilaceração radicular (raiz torta) ou um posicionamento desfavorável e/ou muito profundo do dente. Nesses casos, a conduta costuma ser a extração, e o espaço reservado ao dente no arco poderá ser ocupado pelo dente ao lado (o pré-molar) ou por uma prótese.

Quanto tempo demora para “puxar” o canino pra fora?

O tempo que leva um tracionamento dentário varia, pois depende dos fatores locais (posicionamento, trajeto a ser percorrido pelo dente dentro do osso, etc.). Algo em torno de 6 meses a 1 ano de tratamento parece ser razoável. Mas lembre-se que cada caso é um caso… não há ninguém melhor que o seu ortodontista pra responder essa pergunta. 😉

Compartilhe:

Comentários via Facebook


Categoria: Ortodontia

Marcadores:

1.195 comentários

  1. Olá doutora Ana, fiz a cirurgia de tracionamento. Este mês o meu dentista começou a puxar o dente, mas faltando três dias para eu retornar para fazer manutenção o ferrinho que puxava o dente arrebentou. Então gostaria de saber se terei que fazer de novo uma cirurgia e tornar a pagar pela cirurgia?

    1. Gustavo, desconheço qualquer estudo nesse sentido. Mas não duvido que alguém já tenha abordado a questão do ponto de vista étnico, pelo menos com estatísticas. Vou procurar me informar a respeito, se descobrir alguma coisa, entro em contato. 🙂

  2. Olá Dra. Ana! Tenho 19 anos. Meus 4 caninos estão inclusos, na verdade, agora seriam 3, já que o inferior esquerdo nasceu, mas está sob a língua, não encaixado na arcada. Esses inferiores meu dentista disse que irá extrair. Fiz o exame tomográfico dos superiores e percebe-se uma aguda reabsorção da raiz de um dos laterais. Antes meu dentista pensava em tracionar esses caninos, agora ele fala em deixá-los no lugar para que os laterais não sejam perdidos e fazer implante no espaço que foi aberto durante o tratamento ortodôntico. Não lembro direito se ele havia comentado sobre extrair os caninos após o implante. Pedi para que ele avaliasse o caso cautelosamente para optarmos pelo melhor tratamento. Eu particularmente preferiria os dentes naturais, mas fora as questões de ordem técnica, também há a questão do tempo para o resultado enfim aparecer, não é muito legal permanecer com esses espaços entre os dentes. Por outro lado, não me sinto confortável com a ideia de ter um dente implantado, tenho a impressão de que é algo que é difícil de se acostumar, uma espécie de corpo estranho. Diante disso, qual conselho você me daria? Se os dentes puderem ser tracionados, devo optar por isso ou pelo implante? Dentes naturais são sempre a melhor opção?

    1. Lucas, a reabsorção dos incisivos é severa? Se for, talvez seja o caso de extrair os laterais, fazer implante deles, e tracionar os caninos. Os implantes devolvem a função mastigatória e a estética quase como a dos dentes naturais, então quanto a isso não se preocupe. Dentes naturais são sempre a melhor opção quando é opcional, nem sempre é.

  3. Olá Dra. Ana, doutora, pesquisei e vi que os dentes caninos permanentes nascem antes dos segundos molares. Eu coloquei aparelho quando o meu dente canino tinha caído e não me lembro dos meus segundos molares caírem depois disso. É possível que o aparelho impeça a queda e o nascimento de outros dentes? Obrigada pela atenção.

    1. Não, Gi. Os segundos molares nascem atrás dos dentes de leite, então nenhum dente cai pra que eles nasçam. Por isso você não se lembra dos dentes terem caído. O aparelho não tem a ver com isso.

  4. Boa noite, Dra. Parabéns pelo seu site!!
    Tenho 19 anos e meu dente canino esquerdo ainda é de leite. Hoje notei que está “apontando” atras dele um outro dente. A minha pergunta é se é possivel extrai-lo ? Pois meu dente de dente de leite não está mole e eu estou muito preocupada com essa situação, pois não tenho nenhuma condição financeira de pagar aparelho e tenho muito medo que o novo dente venha “empurrar” os outros dentes e entortar… É possivel que o dentista possa retirar o dente para que eu não precise usar o aparelho?

    1. Camila, extrair o dente que está nascendo? Possível, é… mas não faz sentido extrair o permanente e manter o de leite. O dente de leite não tem estrutura pra “aguentar” muito tempo, um dia ele acaba ficando mole e caindo. E aí, você fica sem dente. Converse com o seu dentista, dependendo do caso, havendo espaço, o dente permanente tende a se encaixar no arco, mesmo sem aparelho.

  5. Ana, obrigado pelas explicações…

    Se possível eu gostaria que você tirasse algumas dúvidas… Tenho 25 anos e 6 dentes de leite. Na primeira avaliação o doutor solicitou os raios’x para analisar meu caso. Foi constatado os 6 dentes permanentes. Os 4 caninos estão no encaixe exato para descer. Meu dentista optou por extrair os 6 dentes de uma vez, 4 caninos, o 1 e 2 molar se não me engano. Achei a iniciativa dele meio precipitada. Meu maior receio agora é ao tempo para que eles apareçam ou se realmente vão descer. Pode comentar mais sobre isso???

    1. Edson, não chamaria de precipitada… afinal há um grande atraso na irrupção desses dentes. Se é possível tracionar os permanentes (e seu dentista acha que eles vão, sim, descer sem problema), o ideal é extrair os dentes de leite e fazer isso logo.

  6. Olá, dra Ana! Parabéns pelo seu blog!!
    Vou colocar aparelho esse mês e queria saber se o dente que já nasceu e está “preso” atrás no céu da boca tem mais chance de posicionar no lugar certo? Ele já nasceu todo, porém está no céu da boca e tenho ainda o de leite.

    Obrigada !

  7. Boa tarde! Tenho 28 anos e um canino no lado direito incluso no palato, fiz a cirurgia há 6 meses e até agora nem sinal do dente aparecer, meu ortodontia disse que movimenta milímetros e agora na ultima manutenção pediu para ir de 15 em 15 dias, minha dúvida é se não existe algum período de tracionar o dente de 15 em 15 dias?

    1. Não, Danielle. O tracionamento é feito o tempo todo, e não de 15 em 15 dias. Seu dentista só vai acompanhar e “ajustar” alguma coisa de 15 em 15 dias.

  8. Olá Doutora, tudo bem?
    Tenho 23 anos e meu canino esquerdo ainda é de leite, pelo pouco que vi na panorâmica o permanente está impactado, ele parece deitado em cima do incisivo lateral.
    Sei que provavelmente terei que fazer o tracionamento do canino, porém gostaria de saber se é possível colocar uma prótese removível no lugar? Ou terei que ficar sem o dente até ele descer?
    Outra questão é que tenho mordida profunda, nesse caso tenho que corrigir a mordida antes de colocar o aparelho fixo?
    Fiz os exames hoje e estou um pouco preocupada, por isso resolvi pesquisar rs
    Obrigada.

    1. Livia, essa é uma dúvida bem comum, ninguém quer ficar “banguela” enquanto espera o canino ser tracionado. Mas o uso de prótese, nesse caso, só atrapalha… pois é preciso deixar o espaço livre para o dente descer. Pode até ser possível usar algum tipo de prótese por algum tempo, um “dentinho” preso no aparelho, por exemplo… mas em algum momento não será mais possível. A mordida profunda pode ser corrigida até durante o tracionamento.

      1. Olá Dra. Ana, muito obrigada pelo esclarecimento.
        Hoje retornei ao dentista, tentarei explicar rapidamente os varios problemas que tenho rs.
        Tenho 8 dentes de leite ainda, 4 com permanente já para nascer e outros com falha, além do canino incluso e da mordida profunda.
        Para corrigir minha mordida, meu dentista sugeriu a extração dos dois dentes superiores de leite que tem a falha e colocar o aparelho para que a arcada se movesse para tras.
        Me disse também que meus dentes de leite são aparentemente bem fortes e estão em boas condições e sugeriu deixar os dentes da arcada inferior como estão, sem a necessidade de implante e o canino de leite se manter no lugar e extrair o canino permanente que está incluso. Gostaria de saber se não é perigoso que o dente de leite fique mole durante o uso do aparelho? E é possível deixar o canino de leite com a aparência parecida com a do permanente?

        Muito obrigada dra.

        1. Sim, o dente de leite pode eventualmente amolecer. Aliás, se você o mantiver, isso deve acontecer algum dia, porque dentes de leite não têm estrutura pra ficar longos anos em boca. Sim, o dente de leite pode ser restaurado de forma a aparentar a anatomia de um dente permanente.

  9. Olá eu gostaria de saber se quando faz a cirurgia pro canino descer e tem que colocar aparelho é no mesmo dia ? Ou tem o procedimento de fazer a cirurgia colocando o fio para puxa-lo depois de um certo dia da cirurgia coloca o aparelho ? Tira minha dúvida …

    1. Ludmyla, geralmente se coloca o aparelho antes e, no dia da cirurgia, o canino já é “ligado” ao aparelho pra começar o tracionamento.

  10. Olá Doutora, acabei de fazer 21 anos no dia 18/11 e já faz uns 2 meses que estou com o dente canino do lado esquerdo mole, e hoje percebi que pode estar nascendo outro no lugar, mas eu não me lembro se esse mesmo dente já caiu antes (acho que não), não retirei ele por medo e agora incerteza. É possível estar nascendo outro no lugar?
    Ele pode ser o siso? Grata.

    1. Gabriela, embora o canino permanente já devesse ter nascido, pode ser que esse canino seja de leite e que o permanente ainda nasça. Como você já passou da idade pra isso acontecer, o ideal é fazer uma radiografia pra avaliar como está o dente permanente dentro da gengiva. Procure um dentista.

  11. Olá doutora, me chamo Ana Paula, tenho 18 anos, fui ao dentista e ela me disse que eu teria q arrancar o dente canino e mais o dente de leite, pois não dá para salvar por causa da minha idade, e um outro dentista me disse q teria como, fiquei com duvida se a idade atrapalha.

    1. Ana, geralmente não. Quando o paciente é mais novo costuma ser mais fácil o tracionamento, mas a idade não impede que ele seja feito.

  12. Olá, meu nome é Danielle, eu fiz 14 anos no final do outubro desse ano e eu tenho dois dentes caninos em cima de outro. Vou explicar melhor, do lado direto da boca eu tenho um canino aparecendo agora, porém ele está sem espaço para crescer, e agora do lado esquerdo eu arranquei o dente de leite e consegui espaço. Eu queria saber qual é a minha melhor opção, abrir o maxilar ou arrancar um dente, e logo depois em média de quanto tempo demora para alinhar certo os meus dentes com aparelho?

    1. Danielle, procure um ortodontista pra avaliar. Do lado que há espaço, o canino deve descer normalmente. Do lado que não há, ele deve descer também, só que desalinhado (mais à frente ou mais atras dos outros dentes). Isso pode ser corrigido com aparelho.

  13. Olá Doutora,

    Tenho 23 anos e preciso fazer esse procedimento, corre risco do meu dente não descer por conta da minha idade?
    Estou usando aparelho para abrir espaço, provavelmente em Janeiro o dentista irá arrancar o meu canino mas estou com medo de não descer.

    1. A idade interfere pouco nesse caso, Sabrina. O sucesso depende mais do posicionamento do dente dentro da gengiva do que da idade do paciente.

      1. Olá Doutora,

        Bom, tenho 15 anos e 5 meses, e um tempo atrás descobri que meus dois dentes superiores caninos eram de leite, faz dois meses que arranquei o do lado esquerdo e ja esta marcado para arrancar do lado direito, mas o dente arrancado nem deu sinal, mas ele ja aparenta muito na gengiva bem em cima do buraco, e que há espaço para ele nascer, o problema e o do lado direito que não há muito espaço. Os dois estão alinhados, demoraria mais quanto tempo para nascer o do lado ja retirado? E o do lado direito queria saber a previsão depois de arrancado.

        1. Leandro, isso varia de pessoa pra pessoa… difícil dar uma previsão sem examinar você ou fazer uma radiografia. Pode levar dias, semanas, meses…

  14. Olá Dra. Me chamo Cléia, tenho 30 anos. Fiz a cirurgia para o tracionamento canino, só que já vai fazer 3 anos e nada do dente apontar. Meu dentista sempre me diz que o tempo varia para cada pessoa, mas já estou achando estranho tanto tempo assim além de estar impaciente com esse espaço que se formou e nada do dente aparecer para ocupá-lo. Alguma sugestão? Grata.

    1. Cléia, e quanto o dente “caminhou” nesses 3 anos? Se foi nada ou pouco, creio que não adianta mais continuar. Converse com o seu dentista sobre a previsão de tempo de tracionamento e sobre os resultados alcançados até agora, pra vocês decidirem que rumo tomar.

  15. Olá doutora, fui ao dentista e ele me disse que devo fazer o tracionamento, mas estou com medo de como irá ficar esteticamente durante o processo, pois ficaria sem um dente durante 6 meses ou mais, teria alguma forma de esconder que não tenho um canino?

    1. Maria, essa é uma dúvida muito comum, talvez a mais comum de todas, em se tratando de tracionamento dentário. A presença de algum tipo de prótese durante o tracionamento até é possível (até certo estágio do processo), mas não é desejável… afinal de contas o espaço tem que estar disponível pra alinhar o dente que vai “descer”. Então, por algum período (poucos meses), não tem jeito… o espaço vai ficar aparente.

  16. Oi Doutora, meu nome é Raphaela, tenho 16 anos e ate hoje meu dente canino do lado esquerdo não amoleceu e tenho muita vontade de por aparelho. Pois tenho varias falhas nos dentes. Não sou nem um pouco satisfeita com meu sorriso. Então queria saber se é normal na minha idade minha presa não ter caído e se isso pode interferir em um tratamento ortodôntico? E eu poderia colocar aparelho.

    1. Raphaela, em princípio nada impede que você use aparelho. Aos 16 anos seu canino permanente já deveria ter nascido sim, mas talvez seja só um atraso. O ideal neste momento é você procurar um ortodontista pra avaliar. Uma radiografia panorâmica vai mostrar o posicionamento do seu canino dentro da gengiva.

  17. Olá Doutora

    Quais os cuidados após a pequena cirurgia realizada?
    Bebida alcoólica pode ser ingerida após quanto tempo?
    Atividades Físicas?
    Alimentação?

    1. As mesmas de uma extração dentária, por exemplo, Samuel. Evitar esforço físico, bochechos, alimentos e bebidas muito quentes ou duros. Isso por até 1 semana e a remoção dos pontos. Depois, vida normal. Bebida alcoólica ok, desde que você não esteja mais tomando nenhum remédio.

  18. Olá Ana, tenho 14 anos e a minha dentista está fazendo todo o processo necessário para arrumar meus dentes que na verdade não são tão tortos, o problema é que os dois da frente são um pouco maiores que os outros, já usei o aparelho fixo no céu da boca, agora estou com o aparelho fixo normal em cima e embaixo e eu também vou precisar realizar esse tracionamento ortodontico no dente 23 e estou com um pouco de medo, costuma doer? Eu já sofri muito com esses dentes, e enfim. Sera que demora para descer? É possivel descer em 1 ou 2 meses? Tem algo que eu possa fazer para que ele venha mais rapido? Tenho muito receio de fazer. Obrigado desde já!!

    1. Renata, a cirurgia não dói, pois é feita sob anestesia local. Claro que, como em qualquer cirurgia, o pós-operatório pode ser meio “chato”, como o da extração de um dente, mas nada que – dentro da normalidade – a medicação não seja capaz de controlar. O tempo de tracionamento depende muito da posição do canino dentro da gengiva, mas 1 ou 2 meses costuma ser muito pouco… geralmente leva, pelo menos, uns 6 meses. Não há nada que você possa fazer pra acelerar o processo de tracionamento.

  19. Olá Doutora!
    Eu tenho 15 anos e extraí ambos os 1ºs pré-molares superiores e gostaria de saber se é necessário fazer tracionamento mesmo quando o dente impactado não se encontra em uma posição muito ruim (pelo que pude ver em minha panorâmica, meus dentes não estão na vertical mas também não estão na horizontal, totalmente deitados). Pelo que meu dentista disse, os pré-molares permanentes estão localizados bem no local de onde foram extraídos os de leite para abrir espaço.

    1. Se há espaço e possibilidade do dente nascer sozinho, não há necessidade de tracionamento, Morgana. Aí é questão do seu dentista considerar as chances da irrupção espontânea dos seus dentes. Depois que a raiz do dente se forma por completo, o dente não nasce mais sozinho, mesmo que haja espaço e ele esteja bem posicionado… aí é preciso tracioná-lo.

      1. Olá, Ana
        Tenho 17 anos, meus caninos superiores ainda não chegaram a amolecer, e para minha idade isso já deveria ter ocorrido, mas os permanentes também não saíram, pela radiografia foi possível vê-los, estão em ótima posição. Há alguma maneira de fazer com que eles desçam mais rápido, após a extração dos caninos de leite ? É possível que eu tenha os caninos impactados ?

        1. Kezia, é possível que seus caninos estejam impactados, sim… principalmente considerando que você já tem 17 anos e os caninos de leite ainda estão aí. Não há uma forma de acelerar o nascimento deles, apenas tracionando-os (se houver indicação).

  20. Olaaa, tenho 16 anos ja, e o meu caso parece mt com o da moça abaixo (Amanda Cristina), so que tipo nao tenho problemas com o canino… e tbm queria saber quanto tempo o meu dente da frente vem pro lugar pq o meu dentista tinha dito q seria em um mes, mas poxa 3 meses ?? Sera q ele disse aquilo so pra eu nao ficar sla, mt assim?

        1. Então, se houver espaço pra alinhá-lo com os outros dentes, não deve demorar. Já se parte do espaço ainda tiver que ser aberto, leva mais tempo.

  21. Olá, Doutora! Minha dúvida é a seguinte: Já estou desde maio fazendo tracionamento. Semana passada, o meu dentista tirou aquele arco que fica no céu da boca para tracionar e colocou o elástico ligado ao aparelho ortodôntico. Com o passar dos dias, percebo que o elástico vem sendo “engolido” pelo céu da boca, ele não fica todo de fora da mesma forma que a gente vê quando ele é colocado. É normal isso?

    Ah, só complementando. Ele solicitou uma panorâmica para ver a posição do dente incluso, pois acredita que já está próximo de sair e será necessário tirar o dente de leite.

  22. Oii Dra. Meu nome é Amanda, e tenho 15 anos… bom, o meu caso é um pouco mais complicado e sofredor dos que eu li nos comentários, pois inves de ser o meu canino o dente que não quis nascer sozinho, foi um dos meus dentes da frente e o canino kkkk, pra Dra. ver como eu tenho sorte. Bom o meu dentista, é uma pessoa completamente abençoada e me salvou quando nenhum outro dentista entendeu o processo e trouxe a resolução. Eu ja passei por esse processo de puxar os dente pra baixo, nasceram os dois, porém o meu canino nasceu no lugar daquele dentinho quadradinho que fica ao lado do grandao. E o meu dentista ira extrair o quadradinho dando espaço pra mover o canino para o lugar dele (pois ele me explicou que é melhor eu fazer apenas um implante futuramente desse dente quadradinho, do q o canino que é o dente mais forte da nossa boca, pra eu nao perde-lo entende?) Ja o dente grandao, aquele botaozinho, ferrinho ja puxou ele tbm, so que ele nasceu girado, reto para tras, tipo uma parte pra frente e o resto pra tras, pro ceu da boca. Ontem o meu Dr. colocou a borrachinha, porém, pra colocar a borrachinha, ele teve que retirar o dente falso que eu estava usando para eu nao ficar banguela sabe kkk, entao a minha duvida é, quanto tempo a dra. acha que vai demorar pra ele vir pro lugar certo, pois é um pouco complicado, entende, principalmente na minha idade ficar sem um dente da frente, eu ja nao sei nem bem como vou explicar pro meu namorado… e se a senhora tbm puder me explicar um pouco sobre o processo que acontecera com o meu canino eu agradeço desde ja!

    1. Amanda, seu ortodontista irá extrair o incisivo lateral e levar o canino para a posição normal dele, pra depois de um tempo você fazer o implante (quando você tiver pelo menos uns 18 ou 19 anos, que é quando a parte óssea já está desenvolvida). Quanto ao incisivo central, se houver espaço pra que ele seja alinhado com os outros dentes do arco (e parece que há), não deve demorar muito pra ele ir para o lugar… talvez uns 3 meses. Quanto ao seu namorado, se você não ter um dente por uns tempos for um grande problema pra ele, esse é um bom motivo pra você presenteá-lo com um grande pé na bunda. Se não, é amor. 😀

  23. Oi! Tenho 19 anos, meu canino superior esquerdo não nasceu e fiz a cirurgia para trazê-los, tirei o canino de leite no mesmo dia. Porém, essa cirurgia foi feita em 2012, o processo está sendo MUITO demorado, e até agora o dente está um pouco menos da metade para fora da gengiva. O dentista já usou várias técnicas: puxar em cada manutenção, vários elásticos em posições diferentes e agora, tem um bráquete e elástico. Porém, sinto que o dente não esta de movimentando, cada vez que vou a consulta o dentista diz que esta porem não vejo diferença. O que poderia estar acontecendo? É possivel que o dente não desça mais?

    1. Nathalia, se há espaço no arco e parte da coroa do dente já está fora da gengiva, ele vai descer, sim. Só não desceria se estivesse anquilosado (fixo ao osso), mas se ele já desceu, não é o caso.

      1. Olá Doutora! Tenho 16 anos e meu dente canino esquerdo não desceu todo. O direito nasceu completamente, olhando percebe-se que o esquerdo seria “menor” que o direito. Estou usando o hyrax mas já travei e os dentes da frente estão fechando e como deu um espaço entre a gengiva e o incisivo pensei que ele iria descer. Estou usando aparelho ortodôntico só nos inferiores e mês que vem, já coloco nos superiores. Será que esse meu canino desce mais com o aparelho? (a diferença é pouca, mas olhando bem pode ser percebida). Ah, eu também extrai meu canino esquerdo inferior (de leite) porque ele não tinha amolecido. Extrai há 3 meses atrás e ainda nem sinal dele nascer, será que ele ainda vai nascer? Ou só com essa cirurgia? Muito obrigada, desde já!

        1. Desce sim, Gabrielly. Se a coroa do dente já está na boca, não é preciso cirurgia. Quanto ao dente de leite que você extraiu, qual foi? Não pode ter sido o canino, acho que você se confundiu, porque o canino já nasceu, não?

          1. Ah, muito obrigada! Então, o de leite que eu extrai foi o canino inferior esquerdo, ele ainda não nasceu, quero saber se ainda dá tempo ou somente com a cirurgia.

          2. Na sua idade o canino inferior já deveria ter nascido há algum tempo. É preciso avaliar pra ver se ele está bem posicionado dentro da gengiva e como está a formação da raiz dele. Se a raiz já estiver completamente formada e/ou ele estiver mal posicionado, ele só “nasce” com cirurgia.

  24. Dra. tenho 18 anos e ainda estou com meu canino superior esquerdo de leite, o canino permanente esta impactado no palato, bem em cima do segundo pré molar, a raiz dele esta em intimo contato com a raiz do segundo pré molar, mas nao foi reabsorvido. O ortodontista com quem consultei me explicou que é possível sim tentar o tracionamento com um tratamento multidisciplinar, que no caso ele extrairia o canino de leite e tracionaria o primeiro pré molar para o lugar do canino, e o segundo pré molar para o lugar do primeiro, e entao puxaria o canino impactado para baixo, ja que ele esta numa posiçao favorável para isso, e ele entao ficaria no lugar do segundo pré molar, gostaría muito de saber qual sua opiniao a respeito, desde ja agradeço.

    1. Gabriela, é uma opção válida. Pelo que entendi o pré e o canino estão em posição praticamente invertida, então essa é uma forma de alinhá-los com o arco com mais facilidade. Isso feito, será preciso pensar na parte estética, “transformar” o canino em pré e o pré em canino, com restauração ou coroa.

  25. Olá Dra. Ana,

    Tenho o canino do lado esquerdo incluso no céu da boca e o mesmo está sendo tracionado ha 5 meses. Porém ainda não vejo nenhum sinal do dente. A região onde ele se encontra está bastante inchada desde quando foi feita a cirurgia. Minha dentista optou em manter o dente de leite por enquanto para que eu não fique com falha. Já realizei exames e o que parece é que o dente já se movimentou. É normal esse inchaço e essa demora para o dente aparecer? Quanto tempo leva em média? Manter o dente de leite pode atrapalhar o tracionamento? Desde já agradeço.

    1. O tracionamento pode levar meses sim, Kelly. O inchaço é esperado, já que há um processo inflamatório. Não há média de tempo para esse tipo de procedimento, pois cada caso é um caso.

    1. É possível sim, Isaque. Via de regra a indicação é de extração, mas é preciso considerar a relação custo-benefício para o paciente. Se esse dente não está em contato com a raiz de nenhum outro, não incomoda e a pessoa não movimentar os outros dentes com aparelho, provavelmente é suficiente acompanhar periodicamente.

  26. Dra,
    Tenho o canino direito superior incluso e ainda possuo o dente de leite. Estou com 30 anos. Quando era mais jovem tinha muito medo da cirurgia para fazer o tracionamento. Agora decidi fazer, nessa idade ainda consigo fazer esse tracionamento ou não é mais indicado?

    1. Consegue sim, Edilma. Se o dente estiver bem posicionado e não estiver anquilosado (“preso ao osso”), a chance do tracionamento dar certo é grande. Procure um ortodontista pra avaliar.

    2. Boa tarde,
      Não tenha dúvidas, tente fazer o tracionamento, tenho 20 anos e estou em tratamento, meu dente estava incluso e a posição estava muito desfavorável, o dentista me disse que poderia não dar certo, mas graças a Deus meu dente já saiu e já está quase no lugar.

  27. Boa tarde, eu tinha um canino localizado no palato, o dentista achou melhor extraí-lo, meus dentes eram separados por causa da ausência do dente, coloquei o aparelho e conforme foi apertando para fechar os espaços os dentes superiores recuaram, e hoje em dia tenho os dentes inferiores projetados a frente dos superiores, usei elásticos para tentar puxar os inferiores para trás mas não adiantou, ja uso aparelho ha 5 anos e nenhum dentista me apresentou uma solução! Gostaria de uma orientação, por favor! Agradeço desde já!

    1. Jeferson, pelo que entendi você está com a mordida cruzada. Você tem o canino superior do outro lado? E embaixo, algum dentista por acaso sugeriu extração? (pra eu entender melhor a situação).

      1. Sim, ainda tenho o canino superior do outro lado!
        Não, nunca sugeriram, seria uma possível solução para conversar com meu dentista?

        1. Talvez seja uma solução, sim. Pelo seu relato, o seu problema é que o arco superior é menor que o inferior, é como se “a tampa fosse menor que a panela”, digamos assim. Por outro lado, os dentes já foram “puxados” pra trás, então é muito provável que seja preciso levá-los novamente para frente… a não ser que 1 ou 2 extrações no arco inferior resolvam essa discrepância. Enfim… é preciso avaliar o caso pra ver quais as possibilidades de tratamento.

  28. Olá, arranquei meu dente canino de leite, pois meu ex dentista disse que ele poderia aprodecer na raiz. Fiz uma cirurgia para trazer o meu canino permanente ha dois anos. Até hoje nada. Gostaria de saber se eu posso continuar com ele no meu ceu da boca e colocar uma prótese ou fechar o buraco, ou se é obrigatório arrancar ele do ceu da boca?

    1. Sara, se a ideia é fechar o espaço com aparelho, é preciso fazer a extração do canino incluso (pois ela provavelmente impediria o fechamento do espaço). Se for feito implante, também. Já se for feita uma ponte fixa, por exemplo, até é possível manter o canino incluso, mas não é o ideal. Enfim… converse com o seu dentista e decidam juntos.

  29. Oi doutora, uso o aparelho autoligado e meu dentista disse que ele ajuda para reduzir o tempo do uso. Eu gostaria de saber se esse tipo de aparelho também ajuda a fazer o canino nascer mais rápido.
    Obg!

  30. Olá bom dia.
    Já fiz a cirurgia e coloquei os pinos pro tracionamento dos dentes, me disseram que de início vou sentir muita dor, a minha dentista fala que é tranqüilo, mas das outras vezes que ela disse isso e quase morri de dor kkkkk
    É tranquilo mesmo?

    1. Meg, em princípio é tranquilo, sim. A força usada no tracionamento é muito leve, como qualquer força ortodôntica.

  31. Olá Dra Ana!!
    Eu tenho 15 anos e tenho os dois caninos na gengiva! O dente de leite da direita minha antiga dentista extraiu no dia 12/01! E hoje estou com outra dentista, e coloquei o aparelho em 25/02! Meus dentes não são tortos, mas tive que colocar pra corrigir esse probleminha. Do lado direito onde não há dente de leite mais Rs, no local a gengiva está toda branca e a dentista me disse que ele já está pronto pra nascer, e consegue sentir no espaço que tem entre um dente e outro! O meu dente de leite esquerdo que ainda não foi extraído esta mole, e ela me disse que por estar mexendo na arcada dentária, pode ser que estimulou os meus dentes! Estou pra fazer o tracionamento entre novembro a janeiro. Quanto tempo você acha que vai demorar para os meus caninos nascerem e para eu me livrar do aparelho? Porque eu não aguento mais comer maçã picadinha rsrsrs
    Já agradeço, tenha uma boa noite!!

    1. Bruna, isso varia de pessoa pra pessoa. Talvez uns 6 meses, pode ser um pouco mais, pode ser menos. Pra remover o aparelho é outra história, depende do plano de tratamento e das outras questões que precisam ser resolvidas com relação aos demais dentes.

  32. Olá. Meu filho tem 12 anos e 11 meses, descobrimos que o canino superior esquerdo está incluso e segundo dois profissionais que consultei o canino não vai nascer. Isso é possível? Um deles me recomendou extrair o canino permanente e deixa o de leite. Podemos ficar com o dente de leite? Ou sempre é importante tentar a cirurgia e o tracionamento?

    1. É possível sim, Andreia. O dente de leite não vai aguentar muitos anos em boca, porque ele não tem estrutura pra isso… um dia deve amolecer e cair. Se o canino permanente estiver bem posicionado, vale a pena tentar o tracionamento, sim.

  33. Boa noite Drª Ana,
    Extraí um canino impactado do lado esquerdo no dia 22/09. Hoje com seis dias não estou sentindo tanta dor como estava. Mas gostaria de saber se esse buraco vai demorar muito para fechar? Porque é um incomodo para comer e falar. Meu dentista disse que +ou- levará 20 dias. Mais fico com medo de entrar algum alimento ou até mesmo dar uma infecção. Isso pode acontecer? E alguns dentes estão sensíveis, ficarão assim por quanto tempo?

    1. Flavia, em nível ósseo pode levar meses pra o “buraco” fechar, mas em 1 ou 2 semanas já haverá uma boa cicatrização inicial. É assim mesmo, apenas procure higienizar bem. Pela sua descrição, não vejo razão pra infecção.

      1. Boa tarde Dra. Ana!
        Obrigada pela resposta e queria lhe parabenizar pelo site, ótima iniciativa. Já tirei algumas dúvidas lendo os relatos de outras pessoas. Mas ainda estou com algumas dúvidas, pode me ajudar por favor?
        Hoje faz 22 dias que fiz a extração e sei que o “buraco” deve levar de três a seis meses para fechar… que dificuldade para comer… rsrs
        Vou tentar explicar minha dúvida… em relação a gengiva que cobre o dente até uma certa altura, isso na parte de dentro da boca. No meu caso, a cratera no céu da boca ficou próxima aos dois dentes da frente do lado esquerdo (dentes antes do canino) e a gengiva que cobria os dentes, está mais pra cima. Conforme a cicatrização foi evoluindo, parece que elas foram sumindo e subindo, deixando os dentes a amostra… e isso está me incomodando, pois o contato da língua com os dentes gera um incômodo, tipo nervoso. E minha dúvida é, essa gengiva vai voltar a ficar como antes?
        E o dentista comentou em fazer uma raspagem no “buraco” para criar sangue e agilizar a cicatrização, há necessidade de fazer isso? Não estou disposta a sentir mais dor.
        Mais uma vez, muito obrigada pela atenção!!!!

          1. Boa tarde Dra. Ana, que bom!
            Hoje faz 42 dias da extração do canino, é normal eu ainda sentir os dentes incisivos central e lateral sensíveis?

  34. Olá Doutora, tudo bem ? Então comecei a tracionar três caninos, 2 superiores e um inferior 4 meses atrás, os três teve ótimo resultado, em 2 meses ja estavam um pouco mais da metade dos dentes do lado, “os pré molares”, acontece que meu ortodontista falou no começo que ia fazer manutenção 2x no mês e ele só faz 1x. Há 2 meses vejo que ele não esta puxando mais, penso que por ter tido resultado tão rápido ele está enrolando pra finalizar esse tracionamento… O que devo fazer?

    1. Maurício, não vejo dessa forma. Se parte da coroa dos caninos já está exposta, ótimo. Seu ortodontista deve estar alinhando os outros dentes ou aguardando algo (talvez que esses dentes irrupcionem um pouco mais, espontaneamente) pra fazer o alinhamento com os demais. Pra ter certeza da razão dessa espera, só perguntando pra ele. Depende do plano de tratamento.

      1. Então Doutora, meus dentes estão todos alinhados e agora só falta os caninos que estão descendo em posição correta, acha que posso conversar com ele pra fazer a manutenção 2x no mês ? Como eu disse não sinto que ele está puxando mais. Ele diz que faz 1 vez no mês porque tem que esperar formar osso, isso é verídico ? Tem algum problema se ele sempre estiver puxando ou ele realmente tem que esperar formar osso pra depois puxar de novo ? MUITO OBRIGADO MESMO DRA POR SUAS RESPOSTAS.

        1. Tem que aguardar formar osso sim, Maurício. A movimentação ortodôntica é gradual, não dá pra ter pressa. 2 semanas é pouco intervalo entre as consultas, TALVEZ dê pra fazer a cada 3 semanas, por exemplo. Vale a avaliação do seu dentista a respeito.

  35. Oi, eu tenho 11 anos, todos os meus dentes de leite ja cairam, só os caninos que não, fui ao dentista ha uns 2 meses atras porque eles estavam moles ha 1 ano, ele fez um raio-x e viu que os caninos fixos estavam em cima ja estavam enraizados e não estavam conseguindo nascer, ele recomendou que eu os arrancasse para que ele pudesse fazer o tracionamento. Mas eu ainda não vi nenhum tracionamento em dentes que estão nascendo na frente, só atras. Se eu retirar os dentes, os fixos terão chance de nascer?

    1. Sophia, se seu dentista falou em tracionamento, creio que seus caninos não devam nascer sozinhos, mesmo com a extração dos dentes de leite. Mas não sei, estou supondo com base no que você me contou. O tracionamento pode ser feito em dentes anteriores e posteriores, eles nascendo por dentro ou por fora. Cada caso é um caso.

  36. Olá! Primeiramente parabéns pelas informações, estou prestes a fazer esta cirurgia e estou com duvidas quanto ao procedimento, eu tenho um pouco de fobia kkkk A anestesia é local? Quanto tempo leva a cirurgia? E o tempo de cicatrização? Desde já obrigada pela atenção.

    1. Adrielle, a anestesia é local, sim. A cirurgia leva mais ou menos 1 hora, mas depende do caso. O tempo de cicatrização é semelhante ao de uma extração, algo em torno de 1 ou 2 semanas para uma boa cicatrização inicial.

  37. Olá, meu nome é Isabela, necessito do tratamento e gostaria de saber quais outros meios a não ser o aparelho fixo podem ser utilizados ? Esses outros funcionam como o aparelho fixo ou existem diferenças ? Obrigada pela atenção !

    1. Isabela, será preciso algum dispositivo ortodôntico. Esse dispositivo não precisa ser o aparelho fixo, mas costuma ser porque o tracionamento faz parte de um plano de tratamento ortodôntico (é uma ação de várias necessárias). Pode ser um aparelho removível ou outro dispositivo fixo que não o aparelho (uma barra, uma contenção fixa, etc.). Depende da avaliação do ortodontista a respeito. Procure um pra avaliar.

  38. Dres.

    Minha filha completa 10 anos em Novembro. Usa aparelho móvel desde os 7,5 anos. Tem o incisivo lateral esquerdo que desceu atrás do central e do canino (esquerdos). O canino direito de leite está amolecido há cerca de um ano e ainda nao caiu. Vejo na radiografia que está preso entre o incisivo lateral e o canino direito, que está querendo sair sobre ele, na frente.

    Atualmente, a partir de que idade é recomendado iniciar tracionamento com aparelho fixo?

    (Eu iniciei uso de fixo aos 8 anos, lá pelos anos 90. Tinha falta de espaço, como ela, e extraí, ao longo da vida, OITO DENTES!)

    Grata.

    1. Fabiana, o canino superior só nasce depois dos 12 anos, mais ou menos. Então não é hora de pensar em tracionamento. O canino da sua filha deve nascer normalmente, embora pareça pela radiografia que não há espaço. É assim mesmo.

  39. Olá, eu tenho 21 anos e meu canino não nasceu, desde que eu tinha 12 anos, já usei aparelho, fiz a cirurgia pra puxar e ele nda! Tem a chance dele ainda nascer?

    1. Tatielly, e foi feito o tracionamento? Se desde aquela época o dente não se “mexeu”, acho altamente improvável que ele ainda nasça (ou que um novo tracionamento consiga “puxá-lo”). Procure um ortodontista pra avaliar.

      1. Drª no meu caso eu tenho 4 dentes de leite na parte de cima. E já faz uns 3 anos que estou usando aparelho sem o braquete nestes dentinhos de leite. O caso é que tenho 27 anos já, e ainda não fiz a cirurgia. Pelo Raio x panorâmico, eu possuo 2 dentes permanentes inclusos na vertical em cima. E o outro dentista falou que eu posso colocar um adesivo dentário após a cirurgia. É possível? E o espaço, como ficaria se no caso eu só tenho 2 permanentes e 4 dentes de leite, logo na parte de cima? Seria demorado o andamento do crescimento desta cirurgia?
        Estou com medo de fazer essa cirurgia, porém, o dentista disse que é necessário. Eu não gosto destes dentes, me traz uma aparência infantil.

        1. Alessandra, me explique melhor. O que seria “adesivo dentário”? Uma prótese adesiva (fixa) pra substituir esses dentes? Seu dentista por acaso falou em implante? E que dentes são esses que você tem de leite? Incisivos? Quais dentes estão inclusos? A ideia é extraí-los ou tracioná-los (“puxá-los” com aparelho)? Desculpe, mas realmente não consegui entender o caso.

          1. Drª esse adesivo dentário seria p/ “tampar” o espaço que iria ficar após extrair os dentes de leite. Tipo um dente postiço. O meu dentista não falou sobre questão de implante, porque eu tenho os 2 permanentes acima dos dentes de leite (que serão extraídos). Os permanentes, meu dentista disse que iriam ser puxados com o aparelho mesmo.
            O meu medo é ficar com um espaço muito grande, porque iria ficar apenas os dois dentes do meio em cima e os 2 dentes do lado esquerdo e 2 do lado direito (de leite) seriam extraídos.

            Não sei se expliquei muito bem… porque ainda tenho muitas dúvidas… O prazo p/ descer o dente tracionado é de quanto tempo ?

          2. Deve ser uma prótese adesiva, então. A ideia pelo que entendi é extrair os dentes de leite e, enquanto é feito o tracionamento dos dentes inclusos, você usa essa prótese adesiva. Como são 4 dentes de leite (seriam os 4 incisivos? Você não me disse.) e você vai tracionar 2 permanentes, os outros dois terão que ser substituídos com prótese fixa / removível ou implante. O tempo de tracionamento depende do caso, geralmente algo entre 6 meses e 1 ano.

          3. Drª isso mesmo, são os 4 dentes incisivos superiores, não estão no céu da boca e sim na parte da frente mesmo, onde se passar o dedo na gengiva da p/ senti-lo. Esse prótese temporária, sai com muita facilidade, em caso de mastigação? Mas e quando o dente permanente for descendo, não vou poder ficar mais com essa prótese ?

          4. Se ela é fixa, não. Pode até se soltar, mas é exceção. Se a prótese atrapalhar no tracionamento, ela terá que ser removida em algum momento, sim.

  40. Fiz o tracionamento dia 18/08/16, mas o meu dentista não mandou eu retirar os pontos e agr?? Eles irão cair sozinhos ou preciso tirar??

  41. Ola, meu nome e Tatiana, tenho 24 anos uso aparelho ha um ano e meio, tenho um canino esquerdo incluso, ja foi aberto espaco para tracionamento, sera que terei sucesso com esse dente?

    1. Olá Tatiana!

      Tudo dependerá da posição e angulação de como se encontra o canino incluso. Isso só é possível verificar através dos exames radiográficos que incluem a radiografia panorâmica, radiografias periapicais ou até mesmo a tomografia computadorizada. Mas se seu dentista fez um bom diagnóstico e um bom plano de tratamento, com certeza você terá um ótimo resultado.

  42. Olá Doutora. Tenho 16 anos e estou tracionando o meu canino há quase dois anos. Ele não desceu nem um pouquinho. E já tenho espaço, pois o dente de leite foi removido no dia do tracionamento. Será que esse dente vai descer, ou será que vou ter que fazer extração dele?

    1. Se em 2 anos ele não desceu nada, acho improvável que desça, Isabela. Nesse caso, deve ficar indicada a extração, sim. Converse com o seu dentista.

  43. Boa tarde Doutora Ana, tenho 17 anos e tenho um canino incluso, já uso aparelho odontológico ha quase 2 anos para consertar a arcada, não tenho o canino de leite, o que deixa um bom espaço para que o canino permanente desça, entretanto ele não nasce. O meu médico disse que ele esta na vertical ou seja deitado, e que ele não vai descer, disse que teria que extrair e fazer um implante, mas sinceramente não quero extrair meu dente, não quero fazer implante, gostaria de saber se existe alguma maneira de fazer um tratamento especial para esse caso, para que meu canino desça.
    obs: Não aguento mais ser banguela.

    1. Evely, se seu dentista já disse que o canino não vai descer… é porque não vai. Nessa posição é complicado fazer o tracionamento… sugiro a avaliação de um ortodontista sobre essa possibilidade. Se não, é caso pra extração e implante, mesmo. Nem sempre dá pra fazer o que a gente quer. 🙁

  44. Há quatro meses fiz a cirurgia de tracionamento do meu canino que está incluso no céu da boca. Por precaução, minha o dentista está “puxando” o canino em sentido reto e depois vai traze-lo para frente para o lugar correto, pois ele está muito próximo da raiz do dente ao lado. Até agora meu dente não apareceu e está bem inchado a região onde está o canino, esse inchaço é normal?

  45. Olá Dra. Tenho um canino impactado e uso aparelho faz 09 meses para alinhamento da arcada. Minha dentista informou que terei de fazer o tracionamento e extrair o dente de leite. O que mais me preocupou foi a questão estética, pois trabalho com atendimento ao público e não teria como ficar sem o dente. Perguntei se poderia ser colocado um dente “provisório ” preso ao braquete, como já vi em outras pessoas, mas ela disse q não seria possível. Tenho 39 anos e estou pensando seriamente em não extrair o dente de leite. Mas não sei, o dente incluso pode permanecer na gengiva? Por favor, me ajude 🙂

    1. Aline, você não precisa fazer o tracionamento se não quiser… pode deixar tudo como está. Mas se é possível tracionar, seria uma ótima ideia. Sim, você terá que ficar “sem dente” por um tempo, mas é por uma boa causa. Compreendo sua preocupação a respeito, mas é uma situação passageira e necessária se você realmente quiser ter seu dente permanente no lugar.

      1. Meus dois caninos superiores não nasceram. De um lado eu ainda tinha o dente de leite. E do outro havia tirado, porém outro ocupou o espaço. Enfim, há 2 anos tirei o dente de leite para tracionar e o permanente nascer. Minha dentista disse que faríamos um de cada vez. Coloquei o botão e até agora nada. Estou “banguela” na região do canino. Não aguento mais isso, já são 2 anos com essa falha. Estou a ponto de pedir a dentista para extrair esses dentes do osso e fecharmos o local. As vezes fico com a autoestima lá em baixo. 🙁

          1. Boa noite Dra Ana.

            Bem pouco. A localização dele é meio deitada, não está reto. Na verdade já tem 7 meses que a dentista nem tira um raio x pra saber se movimentou mais. To bem desmotivada a continuar com esse tratamento. Procurei varias coisas que falassem do risco de não ter caninos, imagens pra ver se fica muito esquisito não ter esses dentes. Porque meu caso é os dois caninos superiores que não nasceram. Não sei mais o que fazer… 🙁

          2. Então está na hora de fazer uma radiografia pra ver como anda o tracionamento. Se for verificado que não houve progresso, extrair esses dentes e fechar os espaços (ou abrir espaço pra implantes) é uma opção. Converse com a sua dentista.

      2. Se eu resolver deixar como está, a Sra. acha que devo extrair o dente que está incluso ou ele pode ser mantido sem problemas futuros?

        1. Não acho que seja obrigatória a remoção desse dente… mas depende do caso, é preciso avaliar. É possível que ele possa ser mantido assim, sim.

  46. Olá Dra. Ana. Tenho o canino superior (13) impactado e a radiografia panorâmica é muito semelhante a do seu post. Há uma semana realizei a cirurgia para extração do canino de leite e colocação de um botão, e o cirurgião deixou um pequeno fio para fora a fim de tracionar o dente incluso. Ontem fui ao ortodontista e ele fez uma espécie de gancho com o fio e colocou uma borrachinha (substituo ela diariamente) ligando o bracket do canino da arcada inferior (43) ao fio do canino incluso. Até agr não senti nenhuma dor no céu da boca, onde está o dente 13, apenas no dente 43 que é o que está “puxando” o incluso. É comum este tipo de tracionamento que meu orto adotou? Quanto tempo você acha que demora para o dente ir para o local correto? Deveria estar sentindo algum desconforto onde está meu dente incluso? Obrigado e parabéns pelo seu excelente trabalho.

    1. Lucas, é uma forma de tracionar. O importante é que o dente incluso esteja sendo “puxado”. Forma de se fazer isso há várias.

  47. Boa Tarde!
    Gostaria de saber quanto tempo leva para o dente se posicionar no lugar correto? Fiz a cirurgia ha três meses, meu dente já apareceu um pouco, mas fico numa ansiedade para ver ele no lugar certo!

    1. Michele, se ele já aparece, ótimo. Assim que for possível colar um bráquete nesse dente e, havendo espaço, o alinhamento é rápido… algo entre 3 e 6 meses.

  48. Bom dia, meu nome é FABRICIO e tenho 32 anos! Meus caninos não desceram para o lugar, porém meus dentes de leite não me incomodam em nada a não ser que tenho de fazer uma vez ao ano um enchimento, pois eles apresentam um pequeno desgaste! Preciso saber se ha necessidade de puxa-los para o lugar e se eu fizer essa cirurgia corro algum risco de perder o dente ao lado por causa do aparelho? Desde já OBRIGADO!

    1. Fabricio, se você estiver satisfeito da forma que está, não precisa fazer nada. O que pode acontecer é, eventualmente, esses dentes de leite um dia ficarem moles, pois eles não têm estrutura pra durar tantos anos assim (embora não seja impossível). Caso você opte pelo tracionamento, isso, em si, não coloca os dentes ao lado em risco.

  49. Eu tenho 22 anos, os meus 23, 13 e 43 São dentes decíduos. Na verdade já extrai o meu 13 faz uns 6 meses e ele n desceu. Eu to pagando orto agora. Perguntei se o professor achava melhor tracionar os caninos, ele disse que era melhor extrair os quatro e fazer tudo de uma só vez para n perder tempo. Minha formatura é daqui ha dois anos e pelo menos até lá quero ta com todos os dentes no lugar. Rsrs o q vc acha?

    1. Rebeka, se seu ortodontista acha melhor extrair os 4, ok. Em dois anos, em princípio, dá pra deixar tudo “no lugar”, sim.

  50. Oi, fiz a cirurgia do canino em janeiro, assim minha dentista foi puxando o dente,(lado esquerdo) ate o dente sair todo da gengiva, fiz um raio X e minha dentista deu a notícia que ao mover o dente ela acabou puxando o osso do dente ao lado (a presa), que ela me falou que pode acontecer de eu perder o outro dente, se meu canino nao vir e encaixar e o osso voltar, vou arrumar um e perder o outro? O que você acha? To desesperada. Obrigada.

    1. Larissa, não sei… mas me baseando no seu relato, parece que a situação é essa sim… há perigo de você perder o canino por reabsorção dele (imagino).

  51. Olá, fui no dentista e comecei meu tratamento para colocação do aparelho fixo, fiz uma restauração e a limpeza ontem e bati um Raio x, quando fui lá hoje pra a aplicação a dentista disse q eu não vou poder colocar o aparelho por causa de um dente QUE NÃO DESCEU, O CANINO, e pediu pra bater uma tomografia pra ver o que ela ia fazer, esta cirurgia é rapida, será q eu posso colocar o aparelho antes da cirurgia ? É necessario fazer esta cirurgia, tenho o dente canino de leite ainda e tenho 15 anos ! E o meu dente está como na foto mostrada na pagina e um pouco mais acima ! Será q vai precisa da cirurgia ?

    1. Marcos, se você vai usar aparelho, precisa de cirurgia sim… ou pra tracionar o dente (“puxá-lo” pra fora com o aparelho) ou pra extraí-lo, pois ele dentro da gengiva vai impedir a movimentação dos outros dentes.

  52. Iniciei o tratamento com o Ortodontista, fiz a radiografia e na mesma apareceu um dente que não saiu. rs
    Segundo o dentista, o mesmo se encontra no osso e teria que extraí-lo.
    Estou com receio pois ele está localizado na parte de cima frontal, pelo que vi na radiografia está acima do canino superior.
    Então, a pergunta é:
    Como esse dente não apareceu, nunca me incomodou, é necessário fazer essa cirurgia?
    E como ele se encontra no osso, essa cirurgia é sem algum risco futuro?
    Desde já agradeço.

    1. Edvan, qualquer dente incluso tem indicação de extração… MAS nem sempre é vantajoso para o paciente. Se você não sente dor, se esse dente não está colocando em perigo outros dentes, e se você não pretende movimentar os outros dentes ortodonticamente… eu diria que não é obrigatória a sua remoção cirúrgica.

      1. Oi tudo bem, meu nome é Vitor… Meu caso é meu lado do canino direito que desceu, estou fazendo o tratamento. E no começo do tratamento meus dentes estavam bem fechados. Que no caso eles impediram meu canino de descer, estou com 5 meses de tratamento e ainda estou com aquela molinha pra abrir o espaço. Minha dúvida é quanto tempo leva pra estar aberto o suficiente… pra assim já começar fazer a parte de descer o canino ?? Infelizmente meu caso tbm é ortognatica !

        1. Depende do espaço disponível, Vitor… cada caso é um caso. Não pra sugerir um tempo pra abertura desse espaço sem examinar você. 2 meses, 3 meses, 6 meses…

  53. É possível um do dente do siso incluso (só aparece no raio x) ser puxado para ocupar o lugar do 3º molar (dente nº 38)?

  54. Bom dia,
    Queria tirar uma duvida com você, tirei três caninos, os dois de cima eu fiz tracionamento e esta puxando os dois com sucesso, so que o de baixo ele aparece no meu rx muito profundo e minha dentista não fez o tracionamento dele e tampou o espaço dele puxando os dentes de tras para frente, estou com medo de quando terminar o tratamento com o tempo ele nascer e entortar os meus dentes todos, corro esse risco?

    1. Brunna, se você TIROU os 3 caninos, nenhum deles pode nascer de novo. Aliás, os 2 de cima, pelo que você disse, estão sendo tracionados… então não podem ter sido extraídos. Me explique melhor, por favor.

  55. Olá Ana, tenho 14 anos, uso aparelho, meu dentista disse meus dentes pré e o canino “mudaram de lugar”, inverteram e tal, isso dos dois lados, por isso que nos outros sorrisos eu via que era diferente do meu. Tem como arrumar isso? Coloca-los no lugar?

    1. Vinicius, em tese, sim. Mas essa é uma movimentação MUITO MUITO difícil, não deve nem valer a pena (principalmente se os dentes estiverem mais ou menos alinhados). Procure um dentista pra avaliar… pode ser o caso de extrair os prés e levar os caninos para frente ou de “transformar” prés em caninos e caninos em prés com restauração ou coroa. Há algumas possibilidades de tratamento.

      1. O que seria transformar com restauração/coroa ? Pergunto porque vou precisar arrancar um molar por conta de um canal/restauração grande feita sem pino e sem preenchimento somado ao bruxismo apesar de a raiz ainda estar ok. Penso em puxar o siso pro lugar dele ao invés de colocar implante, mas não sei se é possível por se tratar de um siso incluso (minha maior dúvida). É na arcada inferior. Talvez “transformar” esse molar com essa grande restauração com pino e coroa pra dá uma sustentação já que raiz ele tem, seria opção também. Eu sou leiga, e nenhum dentista me explica nada, estou apreensiva com isso, quero colocar a aparelho para ver se com a correção da oclusão o bruxismo melhora, o tal molar tá só um toquinho.

        1. Mudar a anatomia (forma) da coroa do dente, mantendo só a raiz. Não se preocupe em imaginar sozinha estratégias que resolvam o seu problema, isso é tarefa do seu dentista. Como já respondi, até é possível “puxar” um siso para o lugar de outro molar perdido, mas isso é bem complicado em se tratando de um dente inferior (veja o link do post que fala sobre isso na outra resposta). Corrigir sua oclusão não vai resolver o bruxismo, não há relação direta entre as duas coisas.

  56. OLÁ DRA. ANA. MINHA FILHA TEM 10 ANOS, E ELA TEM UM CANINO QUE NAO DESCEU. ELA VAI COLOCAR O APARELHO FIXO, PARA DAQUI A ALGUNS MESES FAZER CIRURGIA DE TRACIONAMENTO DESTE DENTE. GOSTARIA DE SABER 2 COISAS: NÃO TEM PROBLEMA ELA SER SUBMETIDA A ESTA CIRURGIA COM ESTA IDADE? E QUEM É O PROFISSIONAL QUE FAZ ESTE PROCEDIMENTO, É UM CIRURGIAO O QUÊ? LHE ANTECIPO QUE O CANINO DELA NÃO ESTÁ EM POSIÇÃO MUITO COMPLICADA, NÃO.

    1. Nirley, geralmente um cirurgião bucomaxilofacial (que é dentista, também, só que especialista em cirurgia). Mas um dentista que tenha habilidades em cirurgia oral menor, dependendo do caso, pode ajudar também. O ortodontista mesmo costuma encaminhar o paciente para algum colega que ele indica.

  57. Boa tarde, há mais ou menos uma semana que fiz a cirurgia do dente incluso no céu da boca e correu tudo bem, mas tenho um alto no mesmo, será normal? O médico viu e disse que estava tudo bem, mas estou com receio.

    1. Inês, é esperado que haja algum inchaço, ainda mais com a cirurgia tão recente. Esse “alto” certamente vai baixar.

      1. Boa noite, tenho 31 anos e meu dente de leite canino caiu faz 1 ano e o que nasceu estava totalmente torto, usei aparelho uns 11 meses, sendo que com 3 meses meu dente canino já estava alinhado, pedi pra dentista tirar o aparelho e a minha dúvida é: será que o dente pode ficar torto de novo??

        1. Luciana, o tratamento não foi concluído? Você não está usando nenhum tipo de contenção? Então, pode. Mas não torto como era antes, apenas um pouco.

  58. Olá, Dra. Ana! Tenho uma duvida sobre o tracionamento… todos que precisam realizar esse tracionamento devem passar por essa cirurgia ou depende de cada caso? No meu, por exemplo, já vejo todo o dente pra “fora”, localizado bem atrás do dente. Acredito que ele já tenha nascido todo. Seria o caso de colocar o aparelho e apenas puxá-lo sem passar pela cirurgia?
    Obrigada!! Parabéns pelo blog! 🙂

    1. Leticia, a cirurgia serve apenas pra colar o botão na coroa do dente. Se o dente já nasceu, a coroa está exposta, portanto não é preciso cirurgia.

  59. Ola Dra. tudo bem ? Fiz a cirurgia pra tracionar 3 caninos inclusos, o meu Dr. não distalizou ou obteve o espaço para puxa-los… esta correto ? Sinto uma dor muito forte pq estão sendo puxados. A estratégia dele foi arrancar os 4 dentes do siso, ja fiz isso e agora tenho mais espaço no arco… poderia me ajudar por favor, obrigado desde ja.

    1. Maurício, talvez não haja o espaço no momento pra alinhar esses dentes aos demais, mas certamente há para tracioná-los, se não seu ortodontista nem os estaria tracionando.

  60. Olá Doutora, tenho 15 anos e meus dentes caninos estão nascendo, só q lentamente faz mais de 1 ano que começaram a nascer e até agora não nasceram nem a metade, o que pede ser? Pois fui ao médico e ele disse que é normal.

    1. Pode ser normal mesmo, Keliane. Há um pequeno atraso, mas ok. Talvez a questão seja de falta de espaço, como os caninos são os últimos dentes que nascem, acabam ficando sem espaço e “altos”. Sugiro a avaliação de um ortodontista.

  61. Olá, meu nome é Joyce e eu tinha três dentes de leite, e faz pouco mais de um ano q os extrai e apenas um cresceu, os outros dois são os caninos. Então comecei a usar o aparelho disjuntor palatino, fiquei com ele durante oito meses e já estou usando o aparelho fixo, mas até hoje esses dentes não nasceram. É possível fazer algum tipo de cirurgia para fazer esses dentes crescerem?

        1. Aos 17 anos talvez eles não nasçam mais sozinhos. Aí pode haver indicação de tracionamento, como explico no texto. Converse com o seu ortodontista.

  62. Ola Dra, uso aparelho ha uns 4 meses para colocar o permanente em seu lugar, porém ainda estou no estagio de abrir espaço para depois puxa-lo no seu lugar junto aos outros, quanto tempo isso pode demorar? Pois ele já tem um espacinho aberto na minha visão, só que o meu odonto quer abrir um pouco mais… depois de feito esse processo, quanto tempo acha que ele alinha aos demais???

    Obrigada.

    1. Thalia, é que tem que ter TODO o espaço, pra só depois “puxar” o dente. Sua “pressa” é compreensível, mas nesse assunto não adianta correr… assim que for possível alinhar esse dente com os demais, seu ortodontista o fará. Isso pode levar vários meses.

      1. Entendo, é que as vezes acho que não movimenta nada, pra mim ta a mesma coisa, ele diz que tá se movendo mas não consigo enxergar isso kkkkk

  63. Ola meu nome é Marcos, tenho 24 anos e vim descobrir por uma dentista que passei que eu tenho tres dentes de leite (um canino de cima e as duas presas de baixo), pelo raio x tirado ela me disse que apenas cirurgia podera resolver, me disse que vou ter que perder os permanentes, pq nao da para puxar mais eles e arrancar tambem os de leite, que estao no lugar, e colocar aparelho para fechar os vãos que irao ficar, queria saber mais ou menos quanto tempo pode levar para fechar no aparelho esses vãos ?? Desde ja obrigado.

  64. Olá, meu nome é Lucas. Eu recentemente descobri que tenho os dois caninos inclusos, e eu já estou no tratamento de tracionamento faz em torno de 4 meses. Quanto tempo em média o dente pode demorar pra aparecer, ou rasgar a raiz?

    1. Lucas, isso depende de uma série de fatores… a posição dos caninos dentro da gengiva, a “profundidade” deles, etc.. Só o seu dentista, que conhece o caso, pode dar uma previsão mais concreta de tempo de tracionamento.

  65. Olá, Ana!
    Inicialmente, quero parabenizá-la pela sua conduta sempre muito humana e ética aqui em seu Blog!
    Bom, quando tinha 19 anos fiz uma radiografia com o intuito de colocar o aparelho ortodontico, porém não obtive exito, pois não tive condições financeiras de continuar o tratamento. Lamentavelmente, permaneci com o aparelho mesmo sem manutenção durante um bom tempo. Hoje tenho 28 anos e 10 meses e, com mais maturidade, folheando minha radiografia de quase nove anos atrás verifico a seguinte informação: “ANOMALIA DENTÁRIA: dente impactado 3.8 (exibe íntima relação com o canal mandibular)”. E o responsável pela radiografia ainda ressaltou em observação: “Imagem radiopaca na região retromolar inferior direita compatível com aumento do espaço pericoronário”.
    DRª Ana, há chances de recuperar os dentes impactados conforme indicado no laudo radiológico, considerando que tenho quase 29 anos com sucesso de retração?
    Agradeço imensamente mesmo antes de me responder. Me encontro desempregada e com alguns dentes ausentes, fora os impactados. Se puder ter um olhar mais de perto para comigo, peço ao meu DEUS para te recompensar grandemente… e mesmo se não puder ele continuará te abençoando.
    Aguardo com fé sua resposta!
    DEUS É CONTIGO!
    Att.
    Nayane

    1. Nayane, traduzindo o que diz no laudo da sua radiografia: seu siso inferior do lado esquerdo não vai nascer sozinho nunca, porque ele está “preso” dentro da gengiva (provavelmente porque o segundo molar está em seu caminho). Sendo um siso (ou dois, não entendi bem se os 2 sisos inferiores estão inclusos e impactados), em princípio, a indicação é de extração. Mas depende da avaliação do dentista a respeito. Procure um ortodontista pra avaliar, só assim pra saber o que pode ser feito hoje a partir dessas condições.

        1. Pode e DEVE, Erik. O canino é um dente muito importante para a “mordida” e para a estética, sua extração só ocorre em casos muito específicos, mesmo que ele esteja bem fora de posição (o que é relativamente comum, já que ele é um dos últimos dentes permanentes que nascem). Procure um ortodontista pra avaliar.

  66. Ana, gostaria de tirar uma dúvida. Fiz 20 anos esse ano, estou com o hyrax há quase 3 meses e tive sucesso na expansão nos primeiros 15 dias. Meu canino direito está incluso e o de leite está aqui, logo, terei que fazer essa cirurgia. Minha pergunta é: devido a minha idade, poderei não ter sucesso no tracionamento? Pois estou confiante ja que a parte óssea respondeu a expansão com rapidez, embora eu já esteja “velha” para o dente descer 100%.

    1. Natalia, o sucesso do tracionamento tem mais a ver com o posicionamento do dente dentro do osso do que com a sua idade. Se ele estiver bem posicionado, a chance de sucesso é grande.

      1. O dente está em pé, logo acima do canino de leite. Aparentemente nem se percebe que há um dente incluso, pois a gengiva está normal. Então as chances de sucesso nesse caso podem ser grandes?

  67. Olá,
    Me chamo Bianca e tenho 17 anos, meus dentes caninos (os dois) ainda são de leite, e ao fazer o raio x percebemos que meus caninos permanentes não nasceram por estarem impactados igual ao raio x que usasse de exemplo. Meu dentista sugeriu a extração dos caninos de leite e colocar o aparelho e o botão para trazer os caninos permanentes em seus devidos lugares. Porém, ele me deu uma porcentagem de 50% que daria certo esta operação, pois os caninos poderiam não nascer ou até mesmo encostar nas raízes dos outros dentes, estou preocupada com esta operação que ele me sugeriu sem me dar certeza de que dará certo. Ele me disse que o tempo para o tratamento seria de uns 3 a 4 anos… Pensei na possibilidade de extrair os dentes de leite e tirar os permanentes também e colocar a prótese que me parece menos prejudicial a estética e com mais chances de dar certo. Minhas dúvidas são: a melhor escolha seria mesmo fazer o tracionamento? Tem contraindicações em ter preferencias em já de cara colocar a protese (ainda mais na minha idade)? A porcentagem do tracionamento dar certo é só de 50% mesmo? O tempo que ele deu para este tratamento me pareceu extenso demais em relação aos casos parecidos com o meu que li aqui, qual a média de tempo para ocorrer este tracionamento? Escolher a opção da prótese seria menos impactante a estética ou não? Quanto tempo levaria o processo para colocar a protese?
    Desde já agradeço.

    1. Bianca, se a possibilidade de dar certo o tracionamento é duvidosa, você pode optar por não fazê-lo, sim. Nesse caso, seria preciso extrair caninos de leite e permanentes e fazer implantes. É difícil falar em “melhor escolha” no seu caso, em que o sucesso do tracionamento não é certo. Eu não tenho como afirmar, apenas pela sua descrição, que a sua chance é de 50%, porque essa chance varia de paciente para paciente. Da mesma forma é arbitrário falar em média de tempo. Optar pela prótese é menos impactante na estética de forma imediata, pois você usaria próteses provisórias e em até uns 6 meses depois dos implantes já poderia fazer as prótese definitivas.

      1. O que seria melhor, colocar a prótese agora, que o risco da gengiva rejeitar a prótese é menor na minha idade, ou esperar até eu atingir uma idade maior e colocar a prótese, já que ela tem uma validade e assim eu conseguiria ficar com a mesma por mais tempo?

        1. Quanto antes, melhor. Só é preciso avaliar se você já pode fazer implante, porque talvez não tenha atingido, ainda, a maturidade óssea… o que ocorre lá pelos 18, 19 anos. Mas isso varia de pessoa pra pessoa.

  68. Oi, meu nome e Marcia Sousa, tenho 27 anos, e ha alguns dias percebi um inchaço atras do meu segundo pre molar no ceu da minha boca, e agora vejo que tem um dente saindo, ja da pra ver a ponta, qdo percebi o inchaço falei pra dentista mas ela falou que o inchaço era so pra eu melhorar a escovação, mas na verdade é esse dente que esta nascendo isso, e normal eu ter 27 anos e ta nascendo um dente atrás do meu segundo pre molar?

    1. Não é esperado que nasça nenhum dente, fora os sisos, na vida adulta, Marcia. Então normal, não é. Mas se houver espaço, também não é um problema. Provavelmente é um dente supranumerário, um dente a mais. Converse com a sua dentista.

  69. Olá Dra. Ana.
    Tenho 28 anos e já estou há 2 anos com aparelho fixo. Estou com o canino direito incluso e deitado entre o céu da boca e os dentes, bem no meio. Tenho a tomografia e panorâmica em pdf, se puder olhar para me dar uma segunda opinião, depois me informe como encaminhar. O cirurgião disse que pela minha idade, o osso ao redor poderá dificultar a movimentação do canino. Eu realmente prefiro fazer o tracionamento a ter que realizar um implante. No dia da cirurgia, já é necessário a extração do dente de leite? Esteticamente não gostaria de ficar com a “janelinha” rsrs. E o cirurgião disse que vai fazer um furo no dente pra puxá-lo. Pelo que entendi só a colação do botão não teria força suficiente para puxá-lo. Isso procede? Já foi realizado o espaçamento do local para onde o dente irá. Queria saber também em relação ao pós operatório, de quanto tempo terei que ficar afastada do serviço e atividades físicas. Trabalho no administrativo da empresa. E faço dança, musculação e pilates. Minha cirurgia está marcada para dia 8 de junho. E em relação a alimentação, qual o procedimento? Desde já agradeço a atenção.

    1. Jéssica, é quase certo que o canino de leite será extraído já sim, afinal é preciso o espaço livre para o canino permanente descer. Se o cirurgião acha mais prudente fixar o dente através de um furo, ok. Em princípio, sendo trabalho apenas administrativo, você pode trabalhar normalmente, mas pelo menos por 1 semana, nada de atividade física. Quanto à alimentação, prefira alimentos menos consistentes e mais frios / mornos nos primeiros dias.

  70. Olá. Doutora, eu não tenho os caninos porque não teve espaço para eles descerem, pois os meus dentes da frente são grandes. Os caninos estão dentro da gengiva ainda, dá de ver com raio x. Eu tenho medo de fazer a cirurgia, por isso até hoje não fiz. Tenho 23 anos e gostaria de saber se posso colocar aparelho nos dentes mesmo com os caninos dentro da gengiva ou preciso fazer a cirurgia primeiro?

    1. Tainara, poder até pode… mas se a ideia é tracionar esses caninos, quanto antes melhor! Então não faz muito sentido colocar aparelho e não começar logo o tracionamento (a não ser que, por alguma razão específica, seu ortodontista indique de forma diferente).

  71. Olá doutora. Estou fazendo processo de tracionamento do canino direito, porem o fio partiu. A partir de agora, o que vai ser feito, outra cirurgia para trocar o fio?

    1. Diego, depende. Se o fio partiu do lado de fora, ainda dá pra fazer alguma emenda. Já se ele se soltou dentro da gengiva, só fazendo nova cirurgia, mesmo.

  72. Dra, o tratamento é muito dolorido? No meu caso, teria que tirar o dente de leite que se encontra no lugar do canino, e depois puxa-lo. Gostaria de saber se durante a cirurgia dói, e depois nesse processo do elástico!! Outra coisa, essa cirurgia pode ser feita com anestesia geral? Morro de medo de cirurgias, agulhas e dentista hehehe

    1. Não Pedro, não é dolorido. A cirurgia é feita com anestesia local, e “puxar” o dente, depois, pode só trazer algum incômodo, como traria “puxar” qualquer outro dente. Sim, é uma cirurgia que pode ser feita com anestesia geral, mas não há necessidade. Nesse caso, seria preciso internamento hospitalar, médico anestesiologista e etc.. Tudo isso tem um custo.

  73. Boa tarde, meu canino também estava retido e eu tinha um dente de leite que foi arrancado, usei um dente provisório por alguns meses mas agora o canino está descendo, meu dentista colocou um botão e começou a puxar. Quanto tempo será que demora? Pois estou com uma falha enorme, que me incomoda esteticamente. Obrigada!!

  74. Dra, já faz 7 meses que fiz o tracionamento do meu canino direito e ainda nem sequer apontou, mesmo meu dentista falando no dia da cirurgia que teria 99% de chances dele descer. Você acha que ainda tem possibilidade dele aparecer? Estou querendo tirar o aparelho e deixar assim mesmo.

          1. Mas o fio está sendo puxado pelo aparelho? Porque se ele não estiver sendo puxado, o dente também não está.

  75. Boa tarde Dra,
    Encontrei seu blog pois me encontro exatamente nessa situação e preciso de uma opinião profissional diversa do meu atual ortodontista. Meu caso é complicado: coloquei aparelho fixo aos 26 anos para consertar a arcada e eu tinha os dois caninos superiores de leite ainda. Aos 27 anos extraímos os caninos de leite e a antiga ortodontista achou por bem esperar os dentes descerem sem tracioná-los. Aguardamos por 1 ano e, óbvio, nada aconteceu. Nesse tempo ela foi abrindo espaço demasiadamente, e a inclinação dos 4 dentes da frente ficou tão grande q mal conseguia comer ou fechar a boca. Assim, troquei de ortodontista e reiniciei o tratamento. Coloquei o aparelho autoligante para acelerar o processo e os dentes da frente foram reposicionados corretamente. Ocorre que os caninos não estão descendo, mesmo após 1 ano tracionando, eu agora com 30 anos já. Meu ortodontista me disse q a solução é o implante fixo, porém não quero, quero juntar os buracos e ficar sem os caninos. O receio dele é q demore muito e isso comprometa a raiz dos 4 dentes da frente q já tiveram movimentação demais. Sei que pela ética a senhora não vai tecer comentários sobre a opinião do seu colega, até pq não tem as radiografias em mãos, mas preciso saber com sinceridade se seria um procedimento de fato arriscado ou se seria algo possível e tranquilo. Obrigada pela atenção.

    1. Renata, possível é… indicado no seu caso e/ou tranquilo, não sei. Claro que você pode procurar uma segunda opinião, mas o receio do seu ortodontista se justifica. Se por acaso os espaços forem fechados, será preciso, também, extrair os caninos inclusos. Esteticamente, é provável que fazer implantes seja mais satisfatório.

  76. Olá, Dra. A minha dúvida é, durante esse tratamento de puxar o dente para o lugar correto, o paciente fica com a falha nos dentes ou é possível colocar algum tipo de prótese provisória para tampar a falha?
    Porque no meu caso os dois dentes incisivos não desceram (não fui ao dentista para saber, mas assim espero). Obrigada!
    Apenas um acréscimo a minha dúvida, os incisivos que não desceram foram os laterais.

    1. Bianca, depende. Não é impossível, mas geralmente o uso de prótese atrapalha o tracionamento. E quando os dentes começarem a aparecer fora da gengiva não será possível mesmo, porque o espaço precisa ficar livre para eles se alinharem com os demais dentes do arco.

  77. Olá, doutora.
    Fiz o tracionamento dos meus dois caninos superiores faz uma semana e estou aguardando a consulta com a minha dentista do aparelho que está marcada para daqui a 2 semanas. Estou com medo de comer coisas duras até lá e “perder” a cirurgia. Isso é possível?

    1. Não Caroline, porque o botão está colado no dente dentro da gengiva, então ele não entraria em contato com qualquer alimento mais duro que você viesse a mastigar.

    1. Samiliane, procure um dentista pra avaliar. Uma radiografia vai mostrar se o incisivo apenas não nasceu ou se ele realmente não existe. As possibilidades são usar aparelho, fazer implante ou “transformar” esse canino em lateral com restauração ou prótese.

      1. Dra., bom dia, minha filha tem 13 anos e os dentes caninos encontram-se deitados, o ortopedista disse q seria melhor manter os de leite e extrair os dentes que encontram-se dentro da gengiva para colocar prótese, pois podem afetar a raiz dos outros dentes. Isso pode acontecer? Se ela não colocar aparelho pode deixar os dentes la dentro? E pq teria q tracionar ou extrai-los? Desde já agradeço.

        1. Daiana, todo dente incluso, inicialmente, tem indicação de extração. Mas claro que cada caso é um caso, e vale a avaliação do dentista a respeito, considerando a relação custo-benefício para o paciente. No caso da sua filha, o cenário ideal seria o tracionamento… mas se os dentes não estão bem posicionados dentro da gengiva pra isso e ela vai usar aparelho, eles terão que ser extraídos, mesmo. Se ele não usar aparelho, os dentes até podem ficar onde estão… mas os caninos de leite um dia vão cair, e aí vocês vão ter que mudar de estratégia.

  78. Bom dia, ESTOU USANDO APARELHO DEVIDO AO MEU CANINO QUE NASCEU “INCLUSO”, EMBAIXO DELE TA COM EXCESSO DE GENGIVA, ISSO E NORMAL?

      1. DRA. MEU CANINO NASCEU INCLUSO, FIZ UMA CIRURGIA PARA COLOCAR PARA FORA E PUXAR PARA O LUGAR CERTINHO, POREM EMBAIXO DO CANINO Q TA SENDO PUXADO A GENGIVA PARECE INCHADA, ONDE O CANINO VAI FICAR TINHA UM CANINO DE LEITE Q FOI REMOVIDO HA 15 DIAS, NÃO ESTOU SENTINDO DORES, E NORMAL ESSE EXCESSO DE GENGIVA?

        1. Em princípio, dada a situação, é esperado algum inchaço local da gengiva. O importante é que esse inchaço vá diminuindo com o passar dos dias.

  79. Olá Dra. Ana! Tenho 14 anos e meus caninos (os de cima) não nasceram, e isso me incomoda, tenho medo de que eles não nasçam mais!!! Até porque não tem espaço pra eles nascerem. Isso é muito grave? Rsrs

    1. Mariana, se não há espaço, eles podem ficar impactados e não nascerem, mesmo. Não que seja grave, mas aí pode ser preciso “puxá-los” de dentro da gengiva com aparelho ortodôntico. Peça que um responsável acompanhe você a um ortodontista pra avaliar.

      1. Doutora, passei 1 ano com aparelho para o tracionamento do canino, ele desceu por completo, por ter perdido muito tecido ósseo a minha dentista falou que era melhor retirar o aparelho, depois que retiramos o aparelho percebemos que o dente estava com uma cor escura e muito avermelhada, o que pode ser isso, estou aflita pois penso que vou perder o dente.

        1. Aline, pode ser reabsorção interna, que é perda de tecido dentário, só que dentro do canal do dente. Nesse caso, deve ser necessário tratar o canal desse dente.

      2. Fui ao dentista, ele pediu uma radiografia, mas estou com um pouco de medo. Esse procedimento de “puxar” o dente é muito dolorido?

        1. Mariana, não… não é dolorido. A parte “chata” é ter que fazer a cirurgia pra colar o botão no dente incluso, mas o tracionamento, em si, não dói.

  80. Ola, Dra. Ana!
    Tenho 23 anos e recentemente estou realizando tratamento dentário, porem o meu dente canino direito não cresceu completamente, no início meu dentista achava que era um dente de leite, só que quando foi realizada a panorâmica não foi identificado nenhum outro dente incluso na raiz. Qual o tratamento deve ser realizado para o uso do aparelho?

    1. Jefferson, basicamente é preciso definir junto ao seu ortodontista se esse dente anômalo será mantido ou não. A partir daí, o ortodontista vai planejar o tratamento. Mas a presença desse dente, em si, não impede o início do tratamento ortodôntico.

  81. Olá dra. No lugar dos dois caninos estao outros dois e eles estao bons e nao sao de leite. Dai os nasceram por cima e ele eh grande, começa do nariz, ai eu tenho medo de tirar.

    1. Giseli, ficou confusa a sua descrição… os caninos nasceram por cima e são grandes? É isso? E qual a sua dúvida?

  82. Olá Dra., meus dentes caninos nasceram em cima dos outros dentes. Eles possuem espaço no lugar deles, mas não foram suficientes devido ao tamanho e assim ficaram “em pé”. Tem como eles voltarem ao seu lugar com uso de aparelhos ou vou ter que remove-los ? E qual tipo de aparelho seria ideal ?

    1. Tem sim, Sophya. E se não houver espaço e for preciso extrair algum dente, no seu caso provavelmente serão os primeiros pré-molares (os caninos são dentes importantíssimos na “mordida” e na estética, então eles, via de regra, são mantidos). O tipo de aparelho é o fixo, com certeza. Sugiro que você procure um ortodontista pra fazer uma avaliação.

  83. Doutora, todos os dentes de leite caem ? O primeiro molar cai? E segundo molar cai? Queria saber porque o meu não caiu ainda, tenho 12 anos.

    1. Sim, todos caem. O primeiro e o segundo molares de leite caem, e no lugar deles nascem o primeiro e o segundo PRÉ-MOLARES, que já são dentes permanentes. Eu acho que você pode estar confundindo o primeiro molar permanente, que nasceu quando você tinha 6 anos, atrás dos dentes de leite (e não no lugar de nenhum que tenha caído), com um dente de leite. Se for isso, esse aí nunca vai cair. 😉

  84. Então, eu queria saber quanto tempo demora pra nascer o canino. Tenho 12 anos, meu canino ja vai fazer quatro meses que eu o arranquei e ele ta apontando, querendo nascer, mas eu acho que tá demorando! E o meu incisivo lateral não caiu ainda, vc acha que tá demorando muito pela minha idade? Falta três dentes pra cair, 2 incisivos laterais e um canino de baixo.

    1. Não Daniela, é um procedimento feito com anestesia, portanto não dói. Vai levar pelo menos 1 semana pra uma boa cicatrização inicial.

  85. Ola doutora, meu canino esquerdo esta sendo tracionado, porem ele esta torto, totalmente de lado, meu dentista quer descer ele e depois virar, vi segundo o video que o ideia é o dente estar na posição certa para poder descer, ele colou um botão (nele torto mesmo) e passou o fio por cima (que esta soltando toda hora!) e meu dente esta sensivel, é a segunda vez que mudo de dentista, e sao consultas caras ! Deduzo eu que se a consulta é cara o profissional trabalha bem :/ o que devo fazer ? Meu dente esta sendo tracionado ha 8 meses, porem nasceu de lado, como citei acima, e acho que meu dentista nao sabe como virar ele, talvez nao por ser incompetência, mas por talvez nunca ter tratado canino incluso/tracionado.

    1. Jessica, o ideal é que o dente tracionado já venha em posição, sim… mas nem sempre é possível. Caso não seja, o importante mesmo é que ele seja “puxado” pra fora… uma vez irrompido, ele terá que ser posicionado adequadamente como qualquer outro dente, estando torto, girado, o que for. Eu não sei se o seu dentista sabe ou não “virar” o seu dente mas, se ele conseguiu tracioná-lo, não tenho razão pra duvidar que ele sabe.

  86. Olá Doutora, meu nome é Michele, realizei tracionamento do dente canino, e coloquei o aparelho na parte de cima, mas estou sentindo dor no local onde foi retirado o dente de leite e, além disso, também tem uma camada branca em cima dele, que a minha dentista pediu para ser limpada com água oxigenada e um algodão, mas quando vou limpar sinto dor, a área está muito sensível.
    Gostaria de saber se é normal eu sentir essas dores, se é normal essa camada branca em cima e se posso realmente limpar com a água oxigenada.
    Obg.

    1. Michele, se a cirurgia recente, é esperado algum incômodo. A camada branca provavelmente é apenas o aspecto da gengiva em cicatrização. Se seu dentista sugeriu usar água oxigenada, use. Mas eu, particularmente, acho um antisséptico ruim.

  87. Olá Doutora, eu tenho 32 anos e apesar da minha idade meu molar ainda é de leite. Eu fiz um raio X ha uns 5 anos atrás e a dentista verificou que o molar esta atravessado na curva da gengiva, por isso ele não desceu.
    É necessário fazer o tracionamento de canino?
    A dentista não me falou nada disso foram alguns conhecidos que usam aparelhos que disseram para eu fazer.
    Desde já agradeço pela atenção.

      1. O meu canino está incluso. Desculpa eu digitei errado. A dentista fez o Raio X e verificou q o meu canino está atravessado na gengiva. Como esse dente não desceu para o lugar, o de leite permanece até hoje. Ele nunca amoleceu.

        1. Ah bom. 🙂 Pode ser possível tracionar, sim… depende do posicionamento desse canino dentro da gengiva. Procure um ortodontista pra avaliar.

      1. Eu ja fui ao dentista eles falaram a mesma coisa , eles vão bater um raio X para ver se ele está na gengiva ou talvez eu não tenha esse dente, que caso eu não tiver pode acontecer que eu faça um implante no futuro, porque ainda sou muito nova, só tenho 12 anos.

  88. Bom dia dra, bom, meu filho tem 12 anos e tem que fazer o tracionamento dos dentes incisivos centrais. Ele corre algum risco fazendo no consultório, estou com medo. Faz 2 anos ele fez no centro cirúrgico a extração de 2 extranumerarios e os de leite, logo depois colocou o aparelho extensor para ver se os dentes desciam, agora a dra recomendou o tracionamento, pois faz 8 meses e eles continuam no mesmo lugar. Qual é a sua opinião, estou com medo de acontecer alguma coisa.

    1. Isabel, o tracionamento é um procedimento relativamente simples, bem seguro. A cirurgia pra colar o botão nos dentes pode ser feita em ambiente ambulatorial (consultório), com anestesia local. Acho que você não precisa se preocupar.

  89. Dra. Ana, boa noite!

    Estou fazendo o tracionamento do canino direito há dois anos. Embora ele tenha se movimentado, ainda não apareceu. O que tem me deixado frustrada no tratamento é o fato de os dentes ao redor estarem “sofrendo as consequências” desse tracionamento. Os dentes da frente, por exemplo, foram puxados para trás (segundo meu dentista por conta da força para puxar o canino) e estão desgastando os dentes inferiores. É normal isso, ou seja, que outros dentes sejam afetados pelo tracionamento? Mesmo que seja, isso não pode ou deveria ser corrigido com a movimentação do aparelho? É que meu dentista sugeriu de fazer implante, mas como já estamos tracionando há dois anos acho que deveria continuar, a não ser que no final das contas os demais dentes estejam desgastados, aí não vale a pena. Por favor me ajude! Obrigada!

    1. Julie, sabe a terceira lei de Newton? Também denominada “princípio da ação e reação”, ela diz: se um corpo A aplicar uma força sobre um corpo B, receberá deste uma força de mesma intensidade, mesma direção e de sentido contrário. É isso que acontece com o seu canino: ele é “puxado” mas também “puxa”. Pra evitar que haja qualquer interferência nos demais dentes, a ancoragem teria que ser absoluta, ou seja, sem qualquer uso desses dentes. De qualquer forma: se os outros dentes acabarem ficando mal posicionados por causa do tracionamento, isso será corrigido posteriormente, pode ficar tranquila.

  90. Olá doutora, tenho 19 anos e um canino incluso no lado direito. Minha troca de dentição foi tardia (meu primeiro dente caiu aos 6 ou 7 anos) e o meu canino esquerdo só caiu aos 15 anos, mas o permanente desceu sozinho, apesar de ter ficado meio “encavalado”, mas como eu já tinha outros dentes desalinhados, procurei uma dentista e com os exames coloquei o aparelho e descobri o motivo de o canino direito ainda ser de leite… A doutora me explicou o procedimento de tracionamento do dente e indicou que eu esperasse até que os dentes se alinhassem e depois eu faria a cirurgia. Após 2 anos eu até tentei fazer a cirurgia por 2 vezes, mas não conseguiram ver se o canino estava pelo céu da boca ou pela parte da frente da gengiva, e acabei não fazendo mais, por estar perto da minha formatura do colégio e eu não queria estar banguela nas fotos. Enfim, acabei tirando o aparelho e ainda não fiz a cirurgia pela estética… Será que por eu ter tido a dentição atrasada, pode acelerar o processo de tracionamento (levando em conta que o meu canino esquerdo, quando caiu aos 15 anos, até que se alinhou rápido aos outros dentes)? E existe a possibilidade de fazer a cirurgia antes de extrair o canino de leite pra não ficar um buraco até o dente descer um pouco?

    1. Thifany, uma coisa não tem a ver com outra… o pequeno atraso na irrupção dos seus dentes não deve interferir no tempo de tracionamento. O canino de leite certamente será extraído na cirurgia pra colar o botão de tracionamento, não há como mantê-lo, ele só atrapalharia.

  91. Olá Dra. Tudo bem?
    Você poderia me ajudar?
    Tenho 20 anos e coloquei aparelho recentemente apenas na arcada superior para puxar os dentes para frente antes de colocar na inferior. Os meus dois caninos são de leite, porém o esquerdo saiu o fixo, o que fez com que o de leite ficasse encavalado e o direito está dentro da gengiva ainda. Minha orto disse que eu devo extrair os dois de leite para ela passar o arco em todos os dentes e fazer a cirurgia para tracionar o dente de leite direito e corrigir o esquerdo junto com os demais. Entretanto a cirurgia de retirada dos de leite será com outra dentista, ela deve dar pontos onde os dentes de leite foram extraídos ou deixar em aberto para ver se o dente entende que deve descer?
    Outra questão, a cirurgia de tracionamento está inclusa no tratamento ortodôntico ou isso é cobrado a parte?
    É normal sentir sensibilidade nos dentes da frente quando estão sendo puxados?
    Tenho muito medo de dentista e fazer esses tratamentos estão superando minha expectativa de coragem.

    1. Thais, geralmente não é necessário dar pontos quando se extrai dentes de leite. Mas se a dentista achar necessário, ok, isso não vai prejudicar ou atrasar o nascimento do dente permanente. A cirurgia de tracionamento é cobrado à parte, pois é outro procedimento. Sim, é esperado algum incômodo quando os dentes estão sendo movimentados.

      É isso aí, coragem! 😉

  92. Oi, boa tarde! Tenho 19 anos e recentemente extraí um canino decíduo para que pudesse ser realizado o tracionamento do permanente, porém meu dentista optou por “esperar” pra ver se o canino desce mais um pouco pra, aí sim, realizar o procedimento. Enquanto isso, ele colocou um dente provisório no lugar (esse dente foi feito com o meu canino extraído). A minha pergunta é: esse dente provisório atrapalha o permanente descer? E outra, qual a chance desse canino descer, nem que seja um pouquinho, visto que tenho 19 anos? Desde já agradeço!

    1. Alice, vai atrapalhar quando o canino permanente estiver aparecendo na gengiva… até lá, não. Se a raiz do seu canino ainda não estiver completamente formada e ele estiver relativamente bem posicionado pra nascer, há boas chances de ele nascer sozinho. Se não, só tracionando, mesmo.

  93. Olá, Dra. Ana Tokus! Meu nome é Kelly, tenho 26 anos e atualmente estou com um dos caninos incluso. Meu dentista disse que o meu dente poderia não descer devido a alguns fatores, dentre eles seria o fato dele estar próximo ao seio maxilar e deitado, precisaria de uma tomografia para saber se sua localização está mais para vestibular ou mais para palatina, pois na panorâmica dá a perceber que a ponta da cúspide se encontra próxima a raiz do incisivo lateral, e o que mais me incomodou foi ele ter falado que minha idade já não favorecia tando o tracionamento nessa situação. O que não me convenceu e me frustou. Fiquei um pouco triste com tudo isso, porque de uma certa forma, mesmo que o procedimento venha a ser demorado, acredito que seria mais satisfatório para mim do que realizar a reanatomização do decíduo, ou usar uma coroa ou implante. Por favor, me oriente!

    1. Kelly, a sua idade, no meu ponto de vista, nem é tão relevante… o que mais preocupa é a posição do canino permanente, em si, que não é muito favorável. A tomografia vai ajudar a localizar melhor o dente, mas talvez tentar o tracionamento seja perda de tempo. Por outro lado, nada impede vocês de tentarem… com o resultado da tomo em mãos, você e o seu dentista sentam e conversam sobre o assunto.

  94. Olá Dra. Meu nome é Caroline, tenho 26 anos e fiz a cirurgia pra tracionar o canino há mais ou menos um ano. A falta do canino me incomoda DEMAIS esteticamente e até agora nem sinal dele, apesar de eu ter notado através das radiografias que houve movimentação. Tenho dúvida e penso em fazer avaliações com outros dentistas, pois acho que esta demorando demais para o dente “descer”. Já conversei com meu dentista, mas mesmo assim ainda fico insegura, pois nunca ouvi uma segunda opinião sobre meu caso. Não sei se procuro outro especialista ou se devo ter paciência.

    1. Caroline, é um direito seu procurar outra opinião. Mas se o dente está se movendo e isso é observável na radiografia, eu acho que se você tiver paciência vai dar tudo certo. 🙂

  95. Boa tarde!!
    Uso protese removivel há uns 10 anos e agora resolvi fazer um implante, para minha surpresa o dente que achei que tinha extraido está dentro do osso. Quero saber qual o tipo de procedimento mais adequado para o meu caso? A extração do dente?? Ou a cirurgia para puxar o dente???

    1. Eliane, depende do posicionamento do seu dente dentro do osso. Tracionar é uma possibilidade. Procure um ortodontista pra avaliar.

  96. Ola, meu nome é Rhaianny, tenho 15 anos e tenho uma duvida. Gostaria de saber se é normal meu canino de baixo ter caido 2 vezes e ter nascido, e agora ter mais um canino querendo nascer atras dele. É normal??

  97. Uso aparelho e meu dente canino esquerdo está no tamanho da metade dos outros dentes, eu queria saber se já tem como colar o braquete nele?

    1. Provavelmente sim, Vanessa. Mas não é porque dá que isso deve ser feito agora… depende do plano de tratamento. Converse com o seu ortodontista.

  98. Boa tarde Drª Ana!
    Ha alguns meses atrás fui ao ortodontista e fui informada que deveria realizar tracionamento do dente canino esquerdo, pois o meu atual dente é de leite e o outro desejava sair. No meio de tantas coisas acabei deixando de lado, mas hoje preciso ver isso urgentemente.
    Qual especialista correto devo procurar para realizar exames e fazer o tracionamento com aparelho ortodôntico (pois fui informada que seria feito assim)? Estou cheia de dúvidas, sem saber a que especialista recorrer.
    Desde já agradeço pela atenção!

    1. Um ortodontista, Eliete. Caso o tracionamento esteja indicado, ele vai encaminhar você pra fazer a cirurgia pra colar um botãozinho nesse dente, dentro da gengiva, pra “puxá-lo” com aparelho.

  99. Olá, eu tenho 14 anos, e eu tenho o canino desse jeito, eu não uso aparelho, significa que eu vou ter que usar aparelho ou não?
    Obrigada.

  100. Olá Dra. Ana, eu tenho 20 anos e fiz a cirurgia de tracionamento há uns 7 meses, e até agora o dente não nasceu, mas a gengiva ta meio inchada, e o meu dr falou que é o dente, mas ja ta assim há uns 4 meses e o dente não aponta nunca. E hoje eu percebi que o ferrinho que puxa o dente ta solto, não tem mais nada segurando o dente, o ferrinho só ta grudado no aparelho. Como eu só percebi hoje, eu não sei se foi ele que tirou ou se rompeu sozinho e eu não percebi. Eu tenho que procurar o dentista logo ou posso esperar o dia da minha manutenção?

    1. Thamyres, quanto antes você conversar com seu dentista, melhor. Mas se você preferir aguardar o dia da consulta, ok, não há prejuízo em si, fora o fato de que o dente não está sendo “puxado” no momento.

  101. Olá doutora,

    Irei fazer uma extração dos dois caninos que estão inclusos, o medico me informou que não seria possível um tracionamento, também irei extrair mais dois dentes extranumerários, inclusive um deles já nasceu acima do canino, que ainda e de leite. Gostaria de saber se é muito arriscado fazer no mesmo dia a extração dos caninos e dos extranumerários? E também como é o pós-operatório, quantos dias de repouso nesse caso? Obrigado.

    1. Não diria que é mais arriscado que a extração de um dente só, por exemplo, Felipe. O pós-operatório deve ser, sim, mais “chato”. Não é necessário repouso absoluto, apenas evitar maiores esforços físicos. Se seu trabalho não exige esforço físico, pode trabalhar normalmente.

          1. Olá doutora, já se passaram 3 meses da minha cirurgia, já me recuperei bastante. Mas, ainda estou com um “buraco” no céu da boca, o meu dentista disse que era normal eu estar com esse “buraco”, e que ele ia cicatrizar com o tempo, só que estou achando estranho ele ainda não ter cicatrizado. O que a senhora acha disso? Tive chikungunya após a retirada dos pontos, será que isso afetou de alguma maneira o processo de cicatrização?

          2. Olá doutora, sou eu novamente. Hoje fui ao dentista para saber como proceder agora após a extração dos caninos. Bem, ele me passou uma radiografia, e após analisa-la ele disse que só poderei colocar o aparelho para poder abrir o espaço para por os implantes depois que eu tirar os quatros dentes siso. Isso procede? Meus dentes siso ainda não nasceram, e ele me informou que nem vão nascer pois estão impactados. Aguardo respostas, doutora.

          3. Ok Doutora, vou ver o caso direitinho com o meu dentista. Outra coisa que gostaria de saber, ainda estou com uma pequena “cavidade” no céu da boca, antes lá tinha um pequeno buraco, mas o meu dentista me informou que ele já tinha fechado, mas a “cavidade” ainda continua. Isso é normal? Ela ira fechar algum dia? Fico preocupado porque quando passo a língua no céu da boca me incomoda um pouco.

    2. Ok Doutora, agora sobre os dentes siso, o meu dentista me informou que eles são impactados e não irão nascer, então fiquei pensando: qual então a real necessidade de extrair quatro dentes que não irão nascer? O que a senhora acha disso?

  102. Olá. Com 12 anos fui ao dentista para colocar aparelho. Ele retirou 2 dentes dizendo q eram de leite. Um foi o canino esquerdo, porém o dente não nasceu. Ele disse que iria nascer pois viu nos exames que fiz. Hj, com 21 anos, fico preocupada com a falta desse dente, o meu sorriso está bem melhor, mas a diferença de um lado para o outro é grande. O que fazer? Existe solução?

    1. Tatiana, aos 21 anos seu canino não deve mais nascer espontaneamente. Se ele existe dentro da gengiva, é preciso avaliar o posicionamento dele e se há chance de tracioná-lo com aparelho. Se houver, ótimo. Se não houver, é caso pra extração e pensar OU em fechar o espaço com aparelho OU em fazer um implante (a solução mais agradável esteticamente).

  103. Olá, Dra. Boa tarde!
    Eu tenho dois caninos superiores inclusos e o meu dentista fez o procedimento com o aparelho para criar espaço para que eles descessem, isto não aconteceu. Um dos caninos poderia ser tracionado, mas o outro não, então ele optou pela extração do mesmo. Em pesquisa que fiz para a cirurgia uma mulher da Zona Sul do Rio reclamou da cirurgia dizendo que seus lábios ficaram mais finos, que seu nariz também modificou… ou seja, ela exclamou que se arrependeu da cirurgia. Quais são os riscos a que eu estou exposta nessa cirurgia? Minha cirurgia está marcada para o dia 16 deste mês.

    1. Fernanda, a cirurgia, em si, não afina os lábios ou aumenta o nariz… o que acontece é que a ausência de dentes deixa a boca “vazia”, menos proeminente. Aí, por comparação, o nariz parece maior. Mas no seu caso os dentes estão inclusos, não seriam extrações que removeriam dentes em função. Então não vejo qualquer razão pra modificações no seu rosto / perfil.

  104. Olá doutora!
    Não tem muito a ver com o assunto. Mas uma pessoa afetada pelo vírus da zika pode fazer uma cirurgia de tracionamento?
    Eu deveria fazer amanhã, mas estou com medo.

    1. Francielle, impedimento oficial, não há. Mas dada a situação, o ideal seria adiar, pois você já vai estar debilitada.

  105. Olá, faço tracionamento ha um ano, mas meu dentista tirou a peça que puxava o dente e disse que agora o dente viria sozinho, pois o dente ja estava rasgando a gengiva, isso esta certo?

    1. Jean, cabe ao seu dentista esse tipo de decisão. Se ele acredita que o dente já está próximo de irromper sozinho, ok.

  106. Oi Dra., fiz uma cirurgia de tracionamento dia 15 de dezembro de 2014, passei 8 meses tracionando mas não vi resultado de nada, até então eu resolvi perguntar e pedi uma radiografia para ver se tinha se movimentado ou não o dente. A radiografia mostrou que não movimentou, pois eles estavam tracionando para o lado errado, até então eu fiquei furiosa porque 8 meses e o dentista não saber que está tracionando errado! Pois então, já se passaram 1 ano e 3 meses e nada do dente. Você acha que é válido pedir para extrair o canino e ocupar o espaço com o pré-molar ? Pois não aguento mais esperar esse dente e pretendo tirar fotos da formatura da faculdade no fim do ano e queria já estar sem esse espaço enorme que o canino faz! Sem contar que o dente do lado está entortando com a força que tá fazendo pra trazer o canino! Qual a sua opinião extrair ou não o canino? Desde já agradeço.

    1. Emily, é válido sim! Sua “pressa” compreensível dada a formatura se aproximando, mas tenha em mente que, esteticamente, tracionar o canino é melhor (se o tracionamento é realmente viável). Caninos e pré-molares são parecidos, mas ainda assim diferentes. Você terá um canino de um lado e um pré-molar do outro.

      1. Pois e, Dra. Já se passou tanto tempo que acho que esse dente não vai descer! Vou amanhã ao dentista conversar sobre eu extrair o dente! Obrigada pela resposta!

  107. Olá Drª. Tenho 20 anos, uso aparelho fixo há quase 5 anos, e ainda não vi uma diferença notável, deu uma melhorada sim mas não o que eu esperava nesse tanto de tempo, até porque em cima a arcada só é um pouco pra frente e embaixo os dentes da frente são um pouquinho desalinhados, mas nada demais. Coloquei a banda embaixo ano passado. Tenho 2 perguntas, uma é que o meu dente canino está preso no céu da boca, meu dentista disse que eu precisava de cirurgia pra retirar esse dente mas ainda não fiz. Pela falta dele na arcada, esteticamente me incomoda muito, pois o sorriso fica desalinhado, o meio dos meus dentes ficam mais pro lado ao invés de ficar na mesma direção do meio labial. Teria como puxar esse meu dente pra arcada e alinhar o sorriso? Coloquei elasticos agora 1 em cada lado ligando o maxilar de cima e o de baixo. Meus dentes são bem próximos, não tenho espaço vago, mas no caso, poderia extrair algum outro dente e por este no lugar ou até fazer um implante talvez e deixar a arcada alinhada? E enquanto a banda na parte de baixo ter levado quase 4 anos pra colocar, foi errado? Obrigada!

    1. Flávia, seu dentista sugeriu que cirurgia? Extrair o dente ou tracioná-lo? Se for possível tracioná-lo e houver espaço no arco pra alinhá-lo com os demais dentes, ótimo. Se não der, ainda assim dá pra corrigir a linha média e fazer implante ou “puxar” os dentes de trás pra frente e fechar o espaço.

      1. Ele sugeriu a extração do dente canino, disse que não daria pra fazer um implante e que a linha média não voltaria ao completo pra alinhar o sorriso. Mas eu acho que da sim. Que nem você falou.

          1. Sim, estou ciente. Vou conversar com ele novamente. Volto aqui para falar o que será feito ou não nos meus dentes. Muito obrigada por responder!!

  108. Olá Dra! Tenho 26 anos e meu canino direito está no céu da minha boca, só que do lado esquerdo! Conversei com minha dentista e ela me sugeriu extrair o meu de leite e fazer um implante, pois disse que a cirurgia para puxar o permanente demorará muito tempo e pode nem descer. Você acha uma boa ideia fazer o implante? Ou acha melhor eu tentar puxar o outro? E se eu optar por implante o que vai ser deste dente no céu da minha boca?
    Muito obrigada!!!

    1. Se você optar pelo implante, o canino tem que ser extraído, Marina. Se você estiver disposta a tentar o tracionamento, ok, apenas tenha em mente que é uma tentativa, pode demorar e, talvez, nem dar certo.

      Fiquei curiosa, você não tem uma radiografia aí pra eu ver?

  109. Boa tarde, Ana! Meu tratamento agora é com a orto que sugeriu fazer o furinho no dente. Ela fez outra cirurgia pra tentar expor outra parte do dente, tirar mais um pouco de gengiva na parte mais em cima, onde nunca foi colado braquete nenhum, ultima tentativa antes do furo. Depois da cirurgia ela me explicou, que provavelmente durante a primeira cirurgia, onde a dentista fez pra colar o primeiro braquete, durante o procedimento foi “comido” um pouco o dente, a parte do esmalte. Ela não acusou nada, só me explicou que entende a hipotese disso ter acontecido, pois é uma cirurgia onde vai remover uma partezinha do osso, tem muito sague, saliva… tudo junto e gastar o osso sem gastar o dente é um trabalho delicado. Essa cor amarelona e meio mole é pq ele esta na dentina, ele não é conoide, ai o braquete tem dificuldade em ficar colado. Estou escrevendo esse post mais pra relatar mesmo meu tratamento pra vc, enfim faz parte ne?! O braquete durou 3 dias, e então ela furou meu dente, em tipo… 5 segundos! Rsrsrs. Foi rapido, e eu estou feliz pq agora vaiii!! Depois gostaria da sua opinião quanto a parte estética do dente, pois alguma coisa vou ter que fazer ne?! Obrigada! 🙂

    1. Agora vai! 🙂

      O importante é levar o dente até sua posição. Ele estando lá, restaurar é tranquilo. Seu dente vai recuperar a estética.

      1. Bom dia, Ana!
        Estava seguindo com o tracionamento do canino, até que minha orto pediu mais uma radiografia, mas dessa vez num angulo diferente. Ai tivemos uma surpresa, estamos tracionando um supranumerário :/ Um ano tracionando um dente com “má formação” que na verdade nem é meu canino. Na hora eu fiquei com muita raiva desse dente, pelo tempo perdido né. Mas fiquei feliz pois ela falou que eu tenho um canino com raiz perfeita e a formação tb, ou seja tenho um dente bom me esperando! Hahaha. Agora lá vou eu passar pela extração e pela cirurgia de tracionamento, tudo de novo…

  110. Olá, Dra. Ana,
    Tenho 51 anos e descobri ha 2 anos que tenho os dois caninos superiores inclusos e impactados com localização vestibular, porem com proximidade da raiz com a respectiva fossa nasal e o respectivo seio maxilar. No lado esquerdo tem espaço aberto, no direito não.
    Uso aparelho ortodôntico ha dois anos pois meus dentes eram desalinhados. Meu ortodontista indicou cirurgia para extrair os dois caninos. Disse que o tracionamento não seria indicado devido a posição dos caninos e a minha idade, disse que não fará o tracionamento porque não dará resultado. Porém o cirurgião (a quem fui encaminhada para a cirurgia) disse que poderia tentar o tracionamento. Eu pensei no tracionamento para o canino que tem espaço e extração para o canino que não tem espaço. Agora estou na maior duvida, o que devo fazer. Me ajude por favor.

    1. Aparecida, e qual é a intenção do seu ortodontista? Fechar os espaços depois das extrações? Acho que depende muito do caso… se houver como fechar os espaços com os pré-molares, seria menos trabalhoso e a estética seria satisfatória no fim. Não sei se vale a pena tracionar um canino só, a não ser que você faça questão de “ter” os 2 caninos, porque aí você “economiza” um implante.

  111. Olá, doutora!
    Tenho 22 anos e meu caso é um pouco diferente, ou não. Não sei!
    Até hoje eu ainda possuo um dente de leite, o incisivo lateral, o 22. Em minhas radiografias, estudando o caso, meu dentista orto me disse que meu dente permanente está formado sob o decíduo que tenho.
    Então ele marcou uma cirurgia para daqui a duas semanas, na qual ele vai retirar esse dente decíduo para que o permanente saia.
    Esse procedimento que ele fará terá o mesmo raciocínio que esse procedimento que a senhora descreveu aqui, ou é mais complexo?

    Desde já agradeço!

    1. Gaby, não sei se seu ortodontista pretende tracionar o seu 22… se sim, é exatamente do que eu falo aqui. Se não, acho duvidoso que o dente nasça sozinho, dada a sua idade.

  112. Olá doutora! Tenho 15 anos e os meus dois caninos são impactados, eu uso aparelho fixo há cerca de 8 meses e a minha dentista tá tentando abrir espaço para que eles possam descer, mas ela também já me recomendou a cirurgia para tracionar, já que eles não vão descer sozinhos. No momento eu estou usando uma molinha para separar os dentes e criar o espaço do canino, mas isso esteticamente me incomoda bastante, e eu não tenho nenhum interesse em fazer o tracionamento por motivos financeiros (já que são dois, fica bem mais caro), já falei com ela e ela me disse que era possível ignorar o espaço do canino e juntar meus dentes para fechar o “buraco” que ficou do canino, mas a estética ficaria esquisita… Eu não sei mais o que fazer! Seria bom ignorar o espaço do canino e preencher ele com o dente seguinte?

    1. Priscila, caninos e primeiros pré-molares são dentes até que parecidos… mas não são iguais. Nâo que vá ficar feio, provavelmente alguém que não é dentista nem vai notar, mas ainda assim vai ficar um pouco “diferente”. Se os seus caninos estiverem em posição favorável, realmente seria interessante tracioná-los. Compreendo que você tenha suas ressalvas, mas valeria a pena. E, caso você opte por fechar o espaço, aí os caninos teriam que ser extraídos. Converse com a sua dentista.

  113. Olá doutora, boa tarde!
    Tenho 22 anos e fiz a cirurgia de tracionamento do canino superior direito há um ano. O canino já saiu por completo, porém ainda não está alinhado com os demais dentes, ele está em uma posição mais inclinada. Estou “puxando” o dente com o ajuda do aparelho ortodontico auto-ligado, e vejo que ao fazer a força para puxar o canino, os demais dentes próximos estão sofrendo uma leva inclinação. Em quanto tempo será que o dente ja irá para a sua posição correta dentro da linhagem do aparelho ortodontico?

    1. Isso é esperado, Nisheli… quando se “puxa” um dente, os demais tendem a acompanhar o movimento. Mas isso será corrigido posteriormente. Havendo espaço, o alinhamento não demora muito, talvez uns 6 meses. Mas depende do caso.

  114. Olá doutora, tenho um dente canino superior direito incluso, uso aparelho há uns 3 anos e meu dentista falou q está esperando o aparelho abrir espaço para que o meu dente desça (apareça), ele não se mostra, não da para ve-lo. Queria saber se é possível o dente descer sozinho, sem o tracionamento… Sempre q vou, ele analisa com o dedo mas não fala sobre cirurgia. Será que está me enrolando? Ou o dente pode resolver descer sozinho? Tenho 24. Devo procurar outro profissional?

  115. Obturei o dente canino da parte de baixo da boca, na parte esquerda, não doeu pra arrancar, só que não para de coçar, o que e isso???

  116. Eu tenho 15 anos e faz 2/3 anos que meu canino direito caiu e não nasceu. Fui no dentista e ele disse que minha boca não tem espaço, por isso precisaria usar um aparelho no céu da boca, porém, nos últimos dias senti a gengiva, onde está a falha do canino, coçar. Hoje está doendo e dá para sentir a ponta do dente. Tem como ele nascer mesmo “não havendo espaço”?

    1. Tem, Alexia. Ele deve nascer “onde der”. Provavelmente ele vai ficar mais alto e terá que ser alinhado aos demais dentes com aparelho ortodôntico. Converse com o seu dentista.

  117. Olá doutora, eu fiz uma cirurgia de tracionamento faz 2 anos, mas o dente parece não subir e minha dentista sugeriu que fosse feito um novo tracionamento, mas será q seria uma boa ideia pedir ao cirurgião q retirasse o dente? Minha dentista não acha necessário, mas ela disse q eu podia decidir.

  118. Boa noite

    Sou Sueny, tenho 26 anos. Fiz tratamento ortodondico durante muitos anos, usei aparelho móvel quando ainda criança e depois tive que colocar o fixo. Entre os meus 17 e 18 anos minha dentista me diagnosticou com os caninos impactados (ambos os caninos). A esta época eu já usava o aparelho fixo. O curioso é que ela considerou a cirurgia somente em último caso, tratando o problema através de um método “alternativo”. Ela extraiu os dois caninos ainda de leite, abrindo espaço, através da movimentação dos 4 dentes da frente, para passagem do canino direito, deixando um bom espaço na arcada para seu nascimento. Feito isto, ela recomendou que eu estimulasse o movimento do dente fazendo “massagens” na gengiva com movimentos circulares para rotação do dente. Método que deu certo com o canino direito, que terminou por nascer bem, sendo posicionado através do aparelho ortodondico. Infelizmente eu não pude continuar com o tratamento, embora tenha feito esse estímulo com o canino esquerdo (chego a senti-lo “arranhar” a genviva por dentro ao pressionar o dedo no local onde ele está) ele se movimentou bem pouco. Andei pesquisando sobre o meu problema e não encontrei nada sobre o que a dentista fez comigo. Agora eu quero retomar o tratamento (estou com consulta marcada) mas tenho receio que a nova dentista opte pela cirurgia. Li também que o tracionamento do dente fica mais difícil de ter êxito com o passar do tempo. Poderia me esclarecer sobre o modo que a dentista tratou meu canino?

    1. Sueny, ao meu ver a sua dentista nada mais fez do que abrir caminho pra que o canino nascesse sozinho. Naquela idade, havia possibilidade dos caninos nascerem porque a raiz deles ainda não estava formada. Hoje, o seu canino esquerdo não vai mais nascer sozinho, pois ele já tem raiz completamente formada, não tendo “força” pra isso. Portanto, deve haver indicação cirúrgica, sim.

  119. Ola doutora, tenho 15 anos e vou ter que extrair os 2 caninos superiores. Voce acha que existe a possibilidade de os permanentes nao descerem ?

    1. Possibilidade há, Leticia. Depende de como eles estão posicionados dentro da gengiva e, também, do estágio de formação das raízes deles.

  120. Olá Doutora, eu tenho 1 dente canino incluso do lado esquerdo, e falta de espaço para ele… E do lado direito o canino nasceu torto também por falta de espaço. Meu dentista me avaliou hoje e solicitou a extração dos dois pré-molares. Mas pelo que eu li no seu artigo, diz que existe um problema chamado dilaceração radicular… Se eu arrancar os dois pré-molares e o dente não se movimentar, corre o risco de eu ficar banguela pelo fato de não ter o pré-molar para substituir… A Dra. não acha mais recomendável, arrancar o pré-molar esquerdo depois que o dente já der sinal de vida? Ou seja, se movimentar, aparecer? Me ajude pois eu estou quase indo amanhã cedo em outras clinicas odontológicas para ver o q vão me dizer sobre esse dente. Obrigada.

      1. Supondo mesmo… 🙁 Eu n quero tirar os dois pré molares… vou pedir minha documentação… E vou em outra clinica. Eu aceito arrancar o dente depois do pré-molar pra dar espaço. Sera q estou fazendo errado? Apenas para meu melhor “conforto”. 🙁

        1. Ah, então fique tranquila, Rafaela… dilaceração não é assim tão comum, e basta uma radiografia pra saber se você tem ou não. Entendo sua preocupação, mas pra “puxar” o canino é preciso haver espaço… se você não extrair o pré, o canino vai “descer” onde? Se você extrair o dente atrás do primeiro pré (o segundo pré, no caso), vai ter, antes de “puxar” o canino, que levar o segundo pré para trás. Uma trabalheira que não faz o mínimo sentido e não ajuda você em nada (nem esteticamente, nem em termos de “conforto”).

  121. Olá, tenho 22 anos e tenho um canino incluso esquerdo, já tracionei há 07 meses e ate agora nada, segundo o meu dentista ele não vai descer e é preciso retirar, estou com muito medo. Queria saber quais são as consequências se eu não o retirar ? Coloquei o aparelho há 3 anos já.

    1. Alane, não retirar o dente incluso pode prejudicar ou até inviabilizar a movimentação dos outros dentes, pois ele pode ficar no caminho. Converse com o seu dentista.

  122. Olá, doutora
    Sou Mariana, tenho 13 anos e minha dentista diagnosticou o meu dente canino no céu da boca. Precisarei fazer o tracionamento, mas estou um pouco nervosa. Quanto tempo mais ou menos irá demorar para o dente nascer? (ele está bem posicionado, na reta do lugar dele,p orém, no céu da boca). A cirurgia doi muito? Minha dentista descobre se ele (o dente) está colado no osso só olhando os raios-x ou só na hora da cirurgia?
    Obrigada desde então.

    1. Mariana, deve levar de 6 meses a 1 ano (lembrando que isso pode variar). A cirurgia não dói, mas o pós-operatório pode ser “chato”, considerando que se “mexe” em osso. Pela radiografia dá pra ter uma ideia, sim, se o dente está anquilosado… mas certeza, só mesmo na cirurgia ou, até, durante o tracionamento.

    2. Alguém me explica isso de você ter o mesmo nome, idade, problema que eu e ainda ter comentado isso no dia em que eu descobri ter o dente canino no céu da boca. kkkk (fiquei com medo agora)

  123. Meu nome e Larissa, tenho 18 anos… fiz a cirugia que se chama Ulectomia, dente canino na gengiva… o dentista falo que ele ta atravessado na boca… comecei a puxa-lo, mas ele falou que e arriscado nao descer pois ta atravessado… Ha essa chance de nao descer??? Obrigadaa.

  124. Oi Dra. Ana o meu caso é o seguinte, eu fui em um dentista há alguns meses e até os 14 anos eu não tinha idéia que estava faltando um dente canino no lado esquerdo, quando completei 15 anos meu canino começou a nascer, só que no céu da boca, depois que ele nasceu eu fui procurar um dentista, foi ai que ele disse o que eu ia precisar fazer, que o dente nasceu no céu da boca porque não houve espaço no arco para ele nascer, ele me disse que eu ia precisar fazer a extração do dente que fica depois do canino, tanto do lado direito quanto no lado esquerdo, depois que foi feita essa extração eu coloquei aparelho fixo, depois de 4 meses de aparelho ele colocou uma molinha e depois no mês seguinte ele colou um botão bem pequeno no meu canino do céu da boca e colocou uma borrachinha puxando, só que dai eu tenho uma duvida: é que eu acho que o lado que era pra ficar pra frente esta pra trás, mas meu dentista não me falou nada sobre isso, e também eu queria saber quanto tempo demora no meu caso pra tracionar o canino já que ele nasceu ??

    1. Cleyton, não entendi o que você quis dizer com “eu acho que o lado que era pra ficar pra frente esta pra trás”. Me explique melhor, por favor. Havendo espaço no arco, não deve demorar para o canino descer, talvez uns 6 meses.

  125. Olá, eu estou muito preocupada, pois tenho 20 anos e ainda tenho dente de leite, e meu permanente nasceu atras, o dente de leite estava firme até então, porém acabou rachando, e estou com medo que ele caia de uma vez! Quais são as possibilidades? Pois meu permanente está atras, e nao tao longe do de leite, não havia me preocupado antes pois nunca me incomodou, há possibilidade de manter o de leite? Apenas com resina nessa parte que está rachando? Não quero extrai-lo para ficar banguela mesmo com o permanente atras!!!

    1. Helika, compreendo que você não queira ficar “banguela”, mas não faz sentido manter esse dente de leite se o permanente já nasceu. É o caso de extrair o dente de leite e alinhar o permanente aos demais com aparelho. Manter os dois dessa forma dificulta muito a higienização no local, você pode acabar com os dois cariados.

      1. É possivel puxa-lo mesmo ele ja estando enraizado? Parece que tem espaço para puxa-lo e coloca-lo no lugar, que ta bem perto ate do lugar, o que atrapalha é o de leite, outra coisa, existe possibilidade de colocar algo para tampar o buraco, especie de dente provisório?

        1. Sim, mesmo que a raiz esteja completamente forma é possível tracioná-lo. É possível colocar uma prótese até que o dente permanente comece a aparecer na gengiva mas, depois disso, fica complicado, porque o espaço precisa ficar livre pra alinhar o dente com os demais.

    2. Olá boa noite!! Minha filha está fazendo um tratamento de tracionamento e eu gostaria de saber quais alimentos ela pode comer enquanto está neste tratamento, pois tenho medo do arame sair e ter que fazer outra cirurgia. Desde já agradeço.

    1. Luiz, eu ouço falar sobre tratamento ortodôntico e implante no SUS desde 2011. Mas até hoje não vi isso acontecendo. Atualmente acho bem difícil que você encontre uma forma de fazer um tratamento ortodôntico pelo SUS.

  126. Oi doutora!!
    Tenho 19 anos e um canino incluso (lado esquerdo). Já fiz algumas perguntas aqui sobre esse problema de tracionamento, mas sinceramente não sei se perguntei sobre o dente decíduo estar muitooo mole… Exatamente hoje completo 9 meses de aparelho e uns 2-3 meses com o fio mais grosso e a molinha presa.. Não sinto praticamente dor nenhuma depois das manutenções desde que coloquei o aparelho, o que eu sinto no caso é um pouco de pressão, e o dentista disse que fazia uma força moderada e talvez por isso não sentisse dor… Quando faço as manutenções só é trocada as borrachinhas mesmo e o fio e a mola, não. E foi detectado com uma tomografia, que meu dente não está nem no céu da boca e nem na gengiva mesmo, e sim num meio termo… Eu queria fazer a cirurgia agora em dezembro, mas não deu e o dentista achou melhor fazer em janeiro pra dar mais um tempinho pro espaço do dente… Essa semana fui fazer a última manutenção e perguntei do espaço, porque eu não percebo quase nenhum e ele disse que sim já havia um espaço bom, porque já cabia um instrumento de dentista no espaço, e tudo certo pra agora em janeiro fazer a cirugia… O que eu pergunto é:
    1- sobre o tempo desse tracionamento?
    2- sobre a possibilidade de se fazer essa cirurgia pela gengiva, já que ele tá num meio termo?
    3- se ele tá bem mole, seria possível ele estar empurrando o dente de leite e não precisar de cirurgia?
    4- se em 1 ano e meio isso pode ser finalizado… Rs porque vai ser minha formatura e não quero de jeito nenhum estar de aparelho… Rsrs
    Desde já agradeço!!! Beijoss!!!

    1. Babi,
      1. O tracionamento leva, geralmente, de 6 meses a 1 ano, mas é preciso considerar as particularidades do caso.
      2. A cirurgia é feita “pela gengiva” (a não ser que eu não tenha entendido o que você quis dizer com “pela gengiva”).
      3. Aos 19 anos é improvável que esse canino desça sozinho, porque a raiz dele já deve estar completamente formada. Vale a avaliação do seu dentista a respeito (e se ele sugeriu o tracionamento, é porque não acredita que o canino vai descer sozinho).
      4. Sim, mas reitero: é preciso considerar as particularidades do caso.

      1. O que eu quis dizer com o “pela gengiva” é por “vestibular” e não pelo céu da boca. Porque o dente estando num meio termo, qual seria o mais fácil pra se fazer a cirurgia? Abrindo pela gengiva ou pelo céu da boca? E eu aproveito pra fazer mais uma pergunta, sobre como é a recuperação? Beijos e muito obrigada pela resposta!

        1. Cada caso é um caso, Babi. Mesmo o dente estando em “meio termo”, é preciso considerar outros fatores, como o posicionamento espacial dele, a “altura” em que ele está… então é díficil sugerir um acesso sem essas informações. A recuperação é parecida com a extração de um siso incluso… sempre que se “mexe” em osso, a recuperação pode ser um pouco mais “chata”.

    2. Oiii,
      Doutora fiz uma operação por causa do dente incluso, depois de semanas eu escovando os dentes vi que o fio q fica preso no aparelho se rompeu, tipo o fio quebrou pela metade, mas ele ainda está por dentro da gengiva, só não está preso no aparelho.
      Entendeu?
      Será que vou ter que fazer a cirurgia tudo de novo ou a minha dentista vai emendar o fio com esse e prender no aparelho? ? Espero pra ir no dentista no dia da minha manutenção ou eu vou antes??

      1. Entendi. Se tem uma parte dele pra fora e lá dentro da gengiva ele estiver bem fixo, dá pra consertar, sim. Sugiro que você procure sua dentista antes da data da próxima consulta agendada.

  127. Olá doutora, tenho 17 anos e olhando no espelho percebe-se que não tenho o canino superior direito, vou colocar o aparelho e to com medo de não estar na gengiva, pois não sinto nenhum tipo de elevação na gengiva, e o espaçamento do canino ta ocupado com o incisivo. Gostaria de saber se teria outras alternativas além da protese?

    1. Tay, a primeira coisa a se fazer são os exames pra colocar aparelho, se não qualquer coisa é “chute”. Se você ainda não procurou um ortodontista pra avaliar seu caso, faça isso. Uma radiografia panorâmica vai mostrar se o seu canino existe e, se existe, como ele está posicionado dentro da gengiva. Mas vamos supor que o dente não exista ou que não seja possível tracioná-lo (“puxá-lo” com o aparelho): nesse caso, as opções seriam prótese fica ou removível OU implante.

  128. Olá Dra. Ana

    Meu filho tem 14 anos, e ele tem os dentes superiores separados, e ele está muito preocupado, pois esta faltando um dente que não nasceu que é o canino, será que ainda vai nascer este dente?

    1. Sueli, pode ser que sim. Há um pequeno atraso, mas talvez não passe disso. Sugiro a avaliação de um dentista, uma radiografia panorâmica vai mostrar o posicionamento desse canino dentro da gengiva e se está tudo ok pra ele nascer. Se sim, é só esperar.

  129. Olá doutora, eu tenho 16 anos de idade e um dente incluso (é o canino superior direito). Posso sentir a ponta dele quando o toco e vejo que o mesmo está bem alto, na frente da gengiva (não atrás, como é mostrado no vídeo acima) ele está bem acima do meu canino de leite (que nunca amoleceu). Uso aparelho ortodôntico há 04 meses, após quanto tempo mais ou menos posso realizar a cirurgia? E o tratamento pode ser diferente pelo fato de o meu dente incluso estar à frente da gengiva e não atrás, no céu da boca?
    Abraços!

    1. Mariana, seu ortodontista falou em cirurgia de tracionamento? Porque, dependendo do posicionamento do seu dente, talvez ele até nasça sozinho, ainda. O tracionamento é feito da mesma forma, tanto pela frente (vestibular) quanto por trás dos dentes (palatina).

  130. Olá doutora Ana, bem, eu tenho dois dentes inclusos, um canino e um dente frontal… Já realizei a cirurgia e estou puxando o dente frontal primeiro, só que para puxar o dente frontal eu estou usando um “tipo de elástico” não sei o nome, só sei que comecei usando primeiro o leve e agora estou usando o médio… Enfim, a questão é que para puxar o dente frontal é necessário apoiar os elásticos nos dentes de baixo, só que este método esta entortando os meus dentes de baixo e parece que eles estão subindo, ou seja, estão sendo puxados e eu estou com medo dos meus dentes de baixo subirem e ficarem maiores que o normal, entende?
    Tenho 17 anos e uso aparelho há 10 meses…

    1. Diogo, isso é esperado. Sempre que você “puxa” um dente usando outro dente, os 2 dentes acabam se movimentando. A única forma disso não acontecer é usando ancoragem absoluta, sou seja, os famosos mini-implantes. Mas fique tranquilo: essa é uma consequência comum do tracionamento e que será corrigida posteriormente.

  131. Olá! Tenho 14 anos de idade, fiz o tracionamento ha 4 meses e meu dente canino ainda não apareceu, e minha arcada dentaria está completamente torta para o lado do dente q está sendo puxado. E tem 8 meses q uso aparelho. É normal demorar todo esse tempo pra o canino nascer? É normal os outros dentes ao lado estarem entortando?

    1. Stéphane, pode ser normal, sim. Depende do posicionamento intraósseo do seu canino, o que pode dificultar o tracionamento. Quando se “puxa” um dente apoiando-se em outros dentes, é esperado que esses dentes “entortem” um pouco. Mas tudo isso será corrigido até a conclusão do tratamento.

  132. Olá Dra. Ana, tenho 30 anos e removi meu canino esquerdo aos 19 anos.
    Devido a dúvidas e problemas financeiros na época, além de medo, também acabei não fazendo nenhum tipo de procedimento com relação a esse problema.
    Ao longo desses anos cheguei a fazer algumas consultas com especialistas e a grande maioria sugere a tração visto que o dente não seria perdido.

    Porém dado o tempo que venho passando por isso gostaria de saber se existe algum procedimento mais rápido. Alguns sugerem a extração seguida de implante. Gostaria de saber qual sua opiniao a respeito desse procedimento. Qual seria a media de tempo para remover o dente, cicatrizar, fazer implante? Qual a media de tempo nesses casos para uso de aparelho. Seria possivel fazer todos esse procedimentos nos proximos 3 anos?

    Sei que e dificil falar sobre tempo sem uma analise pessoal mas se pudesse dar alguma média. Tenho medo de iniciar um tratamento que leve muito tempo.

    Faz muito tempo que estou sem o canino e apesar do espaço ter diminuído bastante, esteticamente falando e um incomodo eterno. Não vejo a hora de resolver esse problema e voltar a sorrir, seria um sonho realizado!

    Grata pela atenção.

    1. Ana, pelo que entendi você extraiu o canino de leite, e o canino permanente está incluso. Tanto a extração e o implante quanto o tracionamento são opções válidas, mas em ambos os casos seria preciso usar aparelho pra adequar o espaço, antes. Pelo que você disse, não há espaço no arco pra que o dente ou o implante fiquem bem posicionados. Com relação ao tempo de tratamento, depois de aberto o espaço com aparelho, o tracionamento pode levar uns 6 meses (dependendo da posição do seu dente dentro do osso) e o implante, com prótese definitiva, mais ou menos isso, também. Mas no caso do implante, pode ser colocado uma prótese provisória logo em seguida. Enfim… se fosse em mim 🙂 e o meu canino estivesse bem posicionado para tracionar, eu tracionaria.

  133. Doutora, boa tarde!

    Meu filho tem 11 anos e meio, e já faz mais de um ano que ele teve a queda de seus caninos superiores porem ate agora não nasceram, ele já usa aparelho fixo também há algum tempo, tem espaço e através dos raios-X foi constatado que ele tem os dentes, porem nem sinal dos mesmos para nascer. Qual a idade ideal para ele fazer essa cirurgia? A Sra. acha que já pode ser feito ou devemos esperar mais um tempo?

    1. Patricia, não me parece que haja indicação de cirurgia no caso do seu filho. Os caninos nascem, geralmente, aos 12 ou 13 anos, sem necessidade de qualquer intervenção. Então, os do seu filho ainda nasceram, provavelmente, simplesmente por que não é hora. Se eles existem e estão bem posicionados pra nascer, basta aguardar.

  134. Olá, boa noite doutora! Então, eu tenho 16 anos e tenho tanto os caninos de cima quantos os de baixo de leite, na vdd tinha, porque coloquei aparelho ha 5 meses e arranque 3 caninos de leite e ainda falta 1 para arrancar. Bom, o de cima do lado direito já apontou e mês passado quando fui fazer manutenção mh dentista raspou a gengiva nesse dente que apontou aí esse dente está mais a mostra, pois ela quer já colar o braquete nele pra puxá-lo. Daí o lado esquerdo de cima nem deu sinal, ela só rasgou um pouco. E o de baixo faz mais de 6 meses que arranquei e nada se nascer. E pela minha radiografia meus dentes estão nos lugares, não estão longe, mas não descem. Então, me ajuda? Você acha que essa raspagem que ela fez na gengiva pra que mostre mais o dente e cole o dente correto ? Não consigo mais sorrir pois tenho essas falhas e o pior que ela nem toca no assunto de cirurgia. 🙁

    1. Maria Eduarda, sua ansiedade é compreensível, afinal aos 16 anos ninguém quer ter dentes faltando. Mas me parece que está correndo tudo bem no seu tratamento, é preciso aguardar que seus dentes nasçam. Se há espaço e eles estão bem posicionados, isso deve acontecer em breve.

  135. Olá,
    Assim como todos aqui estão frustados com essa problemática chamada canino incluso, comigo não é diferente. Tenho 19 anos, mas estou de aparelho e lutando contra esse problema desde os 13 anos. Já fiz a cirurgia, já usei o botão e meu canino já apareceu. Porém, infelizmente meu canino está mole, agora depois de anos que demorou pra chegar no seu lugar. Além disso, ele desceu demais e está gigante perto dos demais dentes. Contudo doutora, eu gostaria de saber se todos esses anos de tratamento foram a toa. Meu canino que está mole tem solução? Terei que colocar um implante?
    PS: acho que ele ficou mole devido ao fato de ter sido puxado várias vezes.

    Detalhe: eu não tirei o aparelho ainda. Já vai fechar 6 anos de aparelho. Simplesmente quando o canino resolveu descer ele desceu mole.

    1. Fernanda, é que ainda está acontecendo a formação de osso em volta da raiz do seu canino, então ele pode ter certa mobilidade. Você notou essa mobilidade quando?

  136. Dra. Tenho 16 anos e 2 dentes de leite, ambos do lado direito (o incisivo lateral e o canino). O incisivo caiu hoje e já está com uma pontinha branca aparecendo, mas com a minha idade não é interessante ficar “banguela”. Então, se eu fizer a tração dele para descer mais rápido corre o risco dele não estar totalmente formado?

    1. Rebeca, o tracionamento só é realizado quando o dente precisa de “ajuda” pra nascer. Se não, é só aguardar a sua irrupção natural. Compreendo sua pressa, mas é preciso ter paciência.

    1. Pablo, sim. Se ele tiver nascido, a extração pode ser feita até na Unidade de Saúde. Em caso de dente incluso, costuma-se encaminhar o paciente para um CEO (Centro de Especialidades Odontológicas). Procure uma Unidade de Saúde.

  137. Bom dia Dra. Ana,

    Tenho 32 anos. Descobri há uns 5 anos que ainda tenho o meu canino de leite… Na semana passada, fui ao dentista resolver uma questão com um dente que tive que desvitalizar. E comentei que achava que o meu dente estava a começar a abanar. A dentista confirmou, mas disse que se fosse mais nova, aconselhava colocar aparelho, mas com a minha idade não valia a pena. Teria que extrair o que está incluso e esperar que o de leite caisse ou o extraisse também.
    Desde então ando a ficar deprimida. Não estou preparada para ficar desdentada… Não tenho possibilidades de colocar implantes, teria que recorrer a placa dentária esquelética. Mas 6 meses para cicatrizar a extração do incluso… 3 meses para cicatrizar a extração do dente de leite!! É muito tempo! Já para nem falar do medo de mais tarde a placa cair…
    Sou realmente assim tão velha para colocar um aparelho?
    Tenho lido aqui nos comentários a possibilidade de ocupar o espaço que ficaria do dente de leite com o dente do lado? Nem isso será possível com a minha idade?
    Desde já obrigada pela atenção.

    1. Claro que você não é “velha” pra usar aparelho, Elisabete! Tem gente de 50, 60, 70 anos que usa aparelho… sério mesmo. Tratamento ortodôntico em adultos é a coisa mais comum do mundo atualmente. Na minha opinião, já que você não quer / pode colocar implante, seria o caso de extrair o de leite e o incluso e fechar o espaço com aparelho. Nesse caso, o pré-molar vai substituir o canino. Não fica perfeito, porque pré-molares e caninos são apenas parecidos, não são iguais. Mas é possível restaurar o pré-molar pra ele ficar mais parecido ainda com o canino, pode ficar muito bom. Procure outro ortodontista. 😉

  138. Tenho 15 anos e meus dois caninos superiores são impactados, uso aparelho fixo há uns 5 meses e minha dentista colocou duas molinhas nos espaços (que já estão gigantes) para os dentes descerem e nada! Um deles deu sinal, minha gengiva está inchada pra mais de dois meses mas nenhum sinalzinho dele descer, o outro nem inchado está! Quanto tempo dura o tracionamento? A ideia da cirurgia me assusta um pouquinho, porque sei que essas coisas exigem tempo, mas é algo que me incomoda esteticamente, seria mais apropriado um implante? E quanto deve ficar em média a cirurgia? Meu dentista não realiza esse tipo de cirurgia.

    1. Priscila, o tempo de tracionamento depende do posicionamento dos dentes… pode levar 6 meses, 1 ano. Mas talvez não seja necessáruo no seu caso. Vale a avaliação da sua dentista quanto a isso. Com relação a valores, só avaliando com o cirurgião.

  139. Boa noite,
    Dra., minha filha de 11 anos esta com o lado direito do rosto inchado, fez um raio x panorâmico e a imagem esta igual a esta, so que n tem espaço pro dente nascer, tds os espaços estão preenchidos, o que fazer?

    1. Pode estar indicado o tracionamento, como explico no texto, e a extração de outros dentes, Patricia. Leve-a a um ortodontista pra avaliar.

  140. Ola, boa noite!
    Farei a cirurgia para tracionamento de canino essa semana, e gostaria de saber se apos essa cirurgia poderei ter uma vida normal, tipo poderei comer alimentos solidos como sempre ou terei que ter uma alimentacao especifica? E isso vai atrapalhar para beijar meu namorado? rs Parece bobo, mas estou preocupada. Obrigada!

    1. Micheli, no pós-operatório imediato você vai precisar repousar, evitar alimentos muito duros e quentes. Mas depois, é vida normal (a não ser pelos dispositivos que você vai estar usando para o tracionamento que, em princípio, não evitam que você coma normalmente ou que beije seu namorado).

    1. Não, Pablo. Dente incluso é aquele que está dentro da gengiva, então ele não interfere em nada no beijo. Nem dentes nascidos, nem dentes inclusos.

      1. Bom dia Doutora,

        Tenho 24 anos e fiz a cirurgia de tracionamento faz 3 semanas, e ja desceu uns 3 milímetros o canino mesmo com a corrente ainda frouxa, ontem meu dentista ajustou ela, aí eu te pergunto: é normal o dente que estava incluso descer mesmo sem estar sendo tracionado??? Como ontem começou a ser tracionado creio que o processo vai ser bem rápido, né?

        1. Andressa, mesmo com a corrente frouxa, o tracionamento já começou… e no processo ela vai afrouxar algumas vezes. Então, é normal, sim. Parece que vai ser rápido.

  141. Olá Ana, meu dente canino de cima direito está sendo tracionado ha mais de dois anos, há alguns meses ele começou a aparecer e já está quase na metade. Porém meu dentista comentou que ele etá descendo errado, invertido, a parte de trás do dente está para a frente, e disse que é complicado para girá-lo. Existe o risco de ter que arrancá-lo? Ele pode girar??

    1. Cada caso é um caso, Fran. Lembrando que o tracionamento é apenas uma fase do tratamento ortodôntico. Procure um ortodontista pra avaliar.

  142. Olá, tenho o canino encavalado e gostaria de saber se é necessário extrair algum dente pra ele descer, há cinco meses que uso aparelho, não vi diferença alguma, minha dentista disse que vai puxar com a mola, esse procedimento demora muito? Tenho 21 anos, grata.

    1. Gessica, se sua dentista não falou em extração até o momento, imagino que haja espaço disponível pra alinhar todos os dentes, inclusive o canino. Não tenho como sugerir um tempo de tratamento sem examinar você.

    1. Bruna, pode ser. Mas eu acho improvável já que, na sua idade, a raiz do canino superior já está completamente formada, então ele nasceria mais espontaneamente. Aguarde que o espaço seja aberto, se o dente não nascer, é possível tracionar.

  143. Olá! Eu tenho 15 anos e eu tinha os dois caninos de leite moles montados, retirei os dois por conta do meu aparelho fixo, que coloquei há uns 5 meses. Mas eu tirei um dos caninos no começo do ano, e até hoje nem sinal do dente aparecer!!! Já faz mais de seis meses que só me restou o “buraco” do dente, e isso me incomoda muito esteticamente. Minha dentista colocou uma mola pra tentar abrir espaço e ver se o dente desce, e disse que se isso não acontecer eu terei que passar pelo processo do tracionamento. O outro canino que tirei está inchado, e ela disse que esse consegue descer sozinho. É normal demorar tanto para um canino descer? E quanto custa em média esse tracionamento? Obrigada pela atenção!

  144. Parabéns pela excelente matéria! Super bem explicada e objetiva. Tenho o problema citado no texto, minha radiografia é idêntica a essa acima e tenho 19 anos.
    Vou fazer o 3D pra saber o tamanho do dente incluso, gostaria de saber se pelo 3D dá para saber também se o dente está colado no osso ou com a raiz torta, como vc disse que nesse caso ele pode não se mover ao ser tracionado.

      1. Ana, voltei depois de 1 ano com o dilema do canino ainda presente. Fiz o 3D e infelizmente foi identificada uma reabsorção radicular externa do elemento 12. Não entendo, mas já imagino o que isso significa.
        Para situar. O elemento 13 incluso, mesio-angulado e impactado. Encontrando-se por palatina, com sua coroa em íntimo contato com as raízes dos elementos 11 e 12.
        Essa reabsorção não era o que eu gostaria de ler, mas não sei se ainda tenho chances de tracionar esse dente. Vou ao dentista na segunda, mas a ansiedade bate aqui. Ainda tenho chances de tracionar esse canino ou não? Se não, terei que usar prótese? 🙁

        1. Ana, se a reabsorção é no 12, ainda assim deve ser possível tracionar o 13. Claro que, nesse caso, é preciso cuidar com o 12, porque se já há reabsorção externa (parte da raiz dele “sumiu”), ela pode aumentar. Aí vale a avaliação do ortodontista sobre esse risco e sobre a relação custo-benefício de fazer o tracionamento.

  145. Oi Ana tudo bem? Então, tenho 16 anos e tenho os caninos de cima (não sei o nome desculpe) de leite ainda, fiz um raio x e um dos dentes permanentes aparece bem perto do de leite, eu acho que não tem necessidade de um tracionamento, mas tenho medo que o dente não nasça, e o de leite esta um pouco mole, então eu tenho esperanças que ele nasça sem ajuda do tracionamento. Já o outro, o permanente esta na direção do dente do lado, então eu tenho em mente que esse precisa do tracionamento por estar em outra direção e porque o de leite ainda está bem resistente. Ah e o permanente que esta perto do de leite esta bem “avantajado” na gengiva em cima do dente de leite, eu creio que ele vai nascer “pra cima” e não por trás. Aguardo a resposta, tu acha que o dente nasce? 🙂

    1. Acho, Cristina… pelo menos um deles. Mas o ideal é a avaliação de um ortodontista a respeito. Leve esse radiografia pra um ortodontista avaliar, aí você vai ter uma perspectiva mais real sobre o seu caso.

  146. Olá dra. Ana! Aos meus 19 anos ainda tinha um canino superior de leite e o permanente começou a nascer no céu da boca, nasceu sozinho e eu tive que extrair o de leite, não precisei usar aparelho nenhum para puxa-lo, mas ele não está no lugar certo, fica bem atrás, só agora resolvi colocar o aparelho para consertar; meu outro canino permanente nasceu no tempo certo, porém demorei pra arrancar o de leite. Não sei se consegui explicar direito, mas meus dois caninos superiores ficam por trás dos inferiores, encostando um no outro, mas cruzados, um está no lugar certo, só precisa vir para frente, o outro está atrás do incisivo lateral, mas tem espaço pra ele se mover pro lugar certo! Meu dentista colocou um levante de acrílico com um ferrinho ligando um lado a outro que incomoda bastante, não consigo mastigar e o alimento geralmente fica preso no ferrinho… ele me pediu para usar uns 10 dias até me acostumar para então colocar o aparelho, mas vou ter que continuar usando esse levante! Hoje tenho 29 anos, você acha que demora quanto tempo para os dentes se posicionarem no lugar certo? Adoro seu blog!!!

    1. Carla, se houver espaço disponível mesmo, não demora muito… alguns poucos meses. O levante é chato mesmo, incomoda, mas como você está com os dois caninos cruzados (mordendo atrás dos inferiores), ele é necessário pra fazer o descruzamento. E obrigada. 🙂

  147. Bom dia, tenho 15 anos e os meus caninos ainda sao de leite. Ainda nem sequer estao a abanar, ha alguma forma de nao ficar desdentada quando eles cairem? Nao posso fazer nada para os definitivos virem mais rapido??

    1. Margarida, sugiro que você procure um dentista pra fazer uma radiografia e verificar a situação dos caninos permanentes dentro da gengiva já que, na sua idade, os dentes de leite deveriam estar pelo menos um pouco moles. Se estiver tudo ok, quando eles caírem, os permanentes deve m nascer logo em seguida, então será pouco tempo desdentada. Colocar uma prótese temporária, por exemplo, atrapalharia a irrupção dos permanentes.

  148. Boa noite, hoje eu percebi que tava nascendo um dente no ceu da boca, perto do canino. Só estou vendo a pontinha, e não sei se o meu canino e de leite. Tenho 20 anos. Será q vou ter q arrancar esse dente q está nascendo? Se for dente de leite vou ter q arrancar e colocar aparelho? Se eu não quiser arrancar o dente de leite vai permanecer por muito tempo? Obg!

    1. Carol, se o seu canino for de leite, pode ser o permanente nascendo sim, embora com muito atraso. Nesse caso, seria interessante tentar colocar o permanente no arco, extraindo o de leite. Dentes de leite, via de regra, um dia caem… pode ser semana que vem, mês que vêm, ano que vem ou daqui a 10 anos… nao há como saber. Procure um dentista pra avaliar e fazer uma radiografia, só assim é possível saber exatamente o que ocorre e sugerir algum tratamento, com aparelho ou não.

  149. Doutora, tenho um trauma muito grande de dentista, até fui fazer uma obturação e sofri com dor, não sei se nao me dei bem com a anestesia ou por conta do meu medo e da minha pressão baixa… Mas enfim, ha uns 2 anos atrás eu fui bater um raio X panorâmico e acusou eu ter dois dentes por dentro, meu dentes são tortos e o dentista falou que eu preciso fazer duas cirurgias, primeiro pra por o aparelho, mas queria saber se não é possivel eu não fazer essas cirurgias, tem outro meio ? Ah… ainda tenho dois caninos de leite… e os outros dois (esses que estao por dentro) não tem espaço nenhum pra eles… E se eu arrancar os de leite e tirar os outros na cirurgia tem como viver sem os caninos ? Eles não tem uma grande importancia ? Obg por ler.

    1. Dávila, se há indicação cirúrgica, fica complicado prosseguir com o tratamento sem cirurgia. Se v0cê vai usar aparelho, não há como manter os dentes inclusos, ou eles terão que ser extraídos ou tracionados (“puxados” pra fora), porque a presença deles dentro da gengiva impede a movimentação das raízes dos outros dentes. Sim, tem como viver sem os caninos, embora eles realmente desemprenhem um papel importantíssimo na mordida. Ou o espaço será fechado com aparelho, ou você vai ter que usar algum tipo de prótese (implante, por exemplo).

  150. Ola doutora, quero desde ja dar os parabéns pelo esclarecedor artigo.
    Fiz ha 3 dias a cirugia de traçao do canino, tenho 23 anos. Foi-me receitado antibiótico e comprimido para as dores. Acontece que mesmo assim tenho sentido muito desconforto e dores. Comecei agora a sentir a garganta arranhada, isso é normal? Tera a ver com a cirurgia ou estarei a desenvolvedor algum genero de infeçao na garganta? E que se for infeçao terei que tomar outro antibiótico em simultaneo, será possivel? Outra pergunta, é normal uma recuperação tao dolorosa? Que posso fazer para facilitar este processo? Agradeço desde já pela atençao.

    1. Clara, os sintomas que você descreve podem ser considerados comuns. Às vezes após extrações a garganta infecciona sim, mas isso não é regra… geralmente é apenas uma inflamação / irritação. Alguns pós-operatórios são mais “chatos” mesmo, isso varia de pessoa pra pessoa. Se a garganta não melhorar nos próximos 3 dias, procure seu dentista ou um otorrinolaringologista pra avaliar.

  151. Olá Doutora, tenho um dente incluso, pelo que me lembro do raio x ele está um pouco acima dos dentes “nascidos”, há uns dois anos estou usando aparelho, quando questiono meu dentista ele diz que está abrindo espaço para que o dente desça sem a necessidade da cirurgia, isso é possível?? Ele fez um dente de resina e colocou no espaço. Sera possível o dente descer só com a abertura do espaço? Ou devo procurar outro profissional? Obrigada.

  152. Ola doutora, tenho 28 anos e minhas presas de leite ainda nao cairam, mas meus dentes caninos estao presos bem em cima deles, sera que um tracionamento resolvera meu problema, e quanto que é mais ou menos o preço de um tracionamento? Obrigada.

    1. Cristiane, pode ser. Mas cada caso é um caso, procure um ortodontista pra avaliar (inclusive pra ter uma previsão de custo para o seu caso em específico).

  153. Ola doutora, tenho muitas duvidas. Tenho 15 anos e meu dente canino está deitado na gengiva, uso aparelho ha 2 anos e ele não desceu, vou precisar fazer o tratamento, queria saber se é muito caro ? Ou quanto tempo leva?

    1. Poliana, cada caso é um caso… é preciso avaliar. O tempo de tracionamento geralmente varia entre 6 meses e 1 ano (pode ser mais).

  154. Dra. Fiz a cirurgia de canino inclusoh a 9 dias atras, e o dente já estava apontando, estava conseguindo ver o dente deitado no céu da boca em caminho para o local onde ele deve descer. Porém hoje acordei e o dente não estava mais lá. Será que a gengiva possa ter “engolido o dente”? É normal isso acontecer?
    obs: ontem a noite fiz a limpeza correta antes de dormir.

    1. Mikaelly, provavelmente a gengiva inchou um pouquinho e “escondeu” a ponta do dente. Mas não se preocupe, isso não significa que o tracionamento não está ocorrendo como deveria.

  155. Boa tarde, doutora. Fiz minha cirurgia de extração do dente de leite e tracionamento do permanente. Ficou uma abertura na minha gengiva até onde aparece o braquete no permanente. Ela deu poucos pontos, para que ocorra a manutenção do elástico no tracionamento. Gostaria de saber se a gengiva mesmo sem dar pontos, fechará sozinha sobre esse braquete e qnt tempo mais ou menos? E meu permanente estava no osso e de lado, ela fez um recorte no osso na parte de baixo do dente e nas laterais. Gostaria de saber se essa parte de trás do dente vai deslizar e soltar do osso somente com o tracionamento??? Adoro seu site… Beijos.

    1. Juliana, sim, a gengiva vai fechar normalmente depois que o dente for tracionado. Não tenho como afirmar que o tracionamento vai acontecer como planejado, mas creio as possibilidades sejam boas, senão sua dentista nem teria proposto o tracionamento. Deve dar tudo certo.

  156. Olá doutora!
    Tenho 16 anos, ano passado descobri que meus dois caninos superiores eram de leite… Fiz o raio-x e vimos que os dois dentes permanentes estavam a caminho (o lado esquerdo estava bem perto da raiz do de leite, já o direito estava mais pra cima e está virado (transversal), minha dentista sugeriu extrair os dois de uma vez só… mas procurei outra opinião…
    Por fim fomos a um outro dentista e comecei a usar aparelho (pq meus dentes eram bem tortinhos) e sobre os caninos ele sugeriu que esperássemos a própria natureza… Bom… O do lado esquerdo caiu… E demorou cerca de oito meses para nascer (terminou de nascer em maio desse ano).
    A preocupação então ficou agora com o lado direito, o dentista sugeriu que não perdêssemos mais tempo e extraíssemos o dente de leite, faz um mês e meio que tirei ele, e já consigo sentir o permanente, porém, ainda não está visível, só ao inclinar a cabeça que é possível visualizar um “toquinho” branco hahaha!
    Fui ao dentista hj e ele sugeriu de fazer a cirurgia se daqui um mês não houver mais progresso…
    A minha preocupação é: considerando que ele está virado, mesmo se eu fizer o tratamento… Há probabilidades desse dente não descer? (Gostaria de saber a sua opinião)
    Abraços.

    1. Ana, possibilidade há. Mas se você já percebe ele próximo da “saída”, creio que as chances do tracionamento ser bem sucedido são ótimas.

    2. Bom dia,

      Vou fazer minha cirurgia para tracionamento do canino esquerdo, porém o meu Dr informou que além do custo da cirurgia (R$ 400,00) terei que pagar mais uma taxa 8x de 70,00 por conta do aparelho que puxa o dente, fora a manutenção do meu aparelho que paga 70,00, está certo cobrar esta taxa?? E mais uma duvida, meu dente retido esta bem em cima do de leite, bem proximo mesmo, qnt tempo vai demorar será?

      1. Andressa, o dentista tem liberdade pra cobrar como achar que deve. A cirurgia tem um custo, o tracionamento outro, o tratamento ortodôntico outro. O tempo de tracionamento varia, algo entre 6 meses e 1 ano.

    3. Boa tarde!!
      Doutora, nunca tive dentes tortos, porém o meu canino do lado esquerdo é retraído. Há 5 meses extraí meu canino de leite e fiz a cirurgia para tracionar o meu dente, só que ele estava deitado no céu da minha boca, estou com medo de não conseguir tracioná- lo… estou com 20 anos, será que há o risco dele não vir pro lugar ou a idade interferir?
      Att, Larissa

      1. Larissa, e o que aconteceu nesses 5 meses? O canino mudou de posição? Se sim, as chances do tracionamento são boas. Sua idade não interfere tanto, nesse caso.

  157. Dra. no meu caso do dente incluso no ceu da boca não vou tracionar, vou extrair logo.. .porém estou com medo por ser uma cirurgia, esse tipo de cirurgia tem algum perigo? A anestesia é só local ? Meu céu da boca com o tempo vai ficar íntegro novamente ou fica deformado ? Obg.

  158. Olá doutora, estou fazendo o tratamento pra fazer essa cirurgia. Estou usando aparelho ortodôntico, e além disso, daqui um mês vou ter que usar outro aparelho no céu da boca, usarei ele durante 10 meses. Depois disso eu vou ter que fazer essa cirurgia? É necessário mesmo usar esse aparelho antes da cirurgia? Pq pelo que eu vi em alguns comentários, parece que vão ou só fizeram a cirurgia sem usarem esse tal de aparelho no céu da boca.

    1. Biannca, uma coisa não exclui a outra. Pode ser necessário usar o aparelho e fazer o tracionamento. Não tenho como afirmar se esse é o seu caso apenas com base na sua descrição. Converse com o seu ortodontista.

      1. DRA. ANA, ESTOU EM DÚVIDA SOBRE UM PROCEDIMENTO QUE PRECISO PARA MEU FILHO DE 15 ANOS. ELE POSSUI CANINO IMPACTADO E DENTE DE LEITE. FORAM APRESENTADAS 3 OPÇÕES:
        EXTRAÇÃO DO PERMANENTE E IMPLANTE AOS 21 ANOS;
        TRACIONAMENTO (DENTE NA HORIZONTAL);
        CIRURGIA DE TRANSPOSIÇÃO DO DENTE PERMANENTE, FIXANDO NO APARELHO (COM ENXERTO PARA RECUPERAR O OSSO).
        FAVOR ME RESPONDER SE É NORMAL PUXAR O DENTE COM CIRURGIA E FIXAR NO APARELHO E DENTES LATERAIS. GRATA.

  159. Olá, tenho 18 anos e vou fazer a cirurgia pra retirar o dente incluso. A minha dúvida é que o dentista falou que eu tenho duas opções, retirar o dente incluso e ficar com o de leite ou fazer o tracionamento. Se eu não quiser tracionar será que o canino vai permanecer por muito tempo ou seria melhor eu passar por todo o processo?

    1. Vanessa, vai muito da sua disposição. O dente de leite inevitavelmente um dia vai cair, porque ele não tem estrutura pra ficar pelo resto da vida na sua boca. Isso pode levar alguns anos, não dá pra dizer quantos. Então, se o tracionamento for possível e as condições de sucesso forem boas, acho que vale a pena tentar (ou extrair e fazer implante, o que também é uma opção).

  160. Olá doutora, tenho 16 anos e uso aparelho há quase 1 ano. Meus caninos superiores não desceram; um já está pra fora e o outro ainda dentro da gengiva. O espaço não é suficiente para eles entrarem no lugar, acho que irei usar um “recuperador de espaço” gostaria de saber quanto tempo iria levar para eles desceram e se não seria necessário fazer um tracionamento no outro dente que ainda não está para fora. Obrigada.

    1. Vitória, depende da avaliação do seu ortodontista quanto à necessidade de tracionamento. Se houver espaço, seu canino estiver bem posicionado dentro da gengiva e ele ainda não tiver a raiz completamente formada, deve nascer sozinho. Quanto ao tempo pra isso acpntecer, depende do caso… não há como eu sugerir um prazo só com base na sua descrição.

  161. Boa noite

    Dra, estou fazendo esse tratamento de tracionamento canino. Tem quase dois anos que fiz a cirurgia e todos os meses que é feito a manutenção é puxado um pouco, mas até agora nada do dente apontar. Esse tempo todo é normal? Estou impaciente, pois foi aberto espaço para esse dente encaixar e até agora nada, o sorriso que antes era aparentemente normal, agora parece deformado. O que posso fazer? Somente esperar mesmo? Me dê uma sugestão.

    1. Willy, esperar ou desistir. O canino ainda não apareceu, mas ele, pelo menos, desceu alguma coisa? O que o seu dentista diz a respeito… vale a pena continuar tentando?

  162. Dra, estou impressionada com a semelhanca do raio x publicado com o meu. Qual foi a solucao do caso ? Cirúrgico? Extração?

    1. Maristela, essa é uma configuração bem comum. Não sei dizer pra você o desfecho do caso, porque obtive essas radiografias através de uma colega que, como eu, é radiologista. Então ela só fez o exame de imagem a pedido do dentista do paciente, então não foi ela que deu prosseguimento no tratamento.

  163. Olá tudo bem ? Tenho 15 anos e ha um pouco mais de um ano retirei 3 caninos, e hoje nao tenho nada alem de uma pontinha do dente no local, preciso de uma solução para que eles cresçam, me sinto horrível e isso atrapalha minha vida social, já q todos tem todos os dentes perfeitos e me sinto feio com isso.

    1. Gustavo, você já procurou um dentista pra verificar como está o posicionamento desses dentes permanentes dentro da gengiva? Pode ser que eles estejam mal posicionados, por isso não nascem. Uma radiografia panorâmica pode mostrar se há algum problema nesse sentido.

  164. Dra. Ana,

    Tenho 36 anos e tenho 02 dentes caninos no céu da boca que estão inclusos, mas gostaria que esses dentes descessem para o lugar onde não tenho 1 dente, só que os dentistas não sabem se eles podem descer devido a minha idade.
    Será que há possibilidade deles descerem ou terá mesmo que retirar, se extraí-los poderá prejudicar os outros??

    Obrigada

    1. Simone, se os seus dentes estiverem bem posicionados, o tracionamento é possível. Se vai dar resultado, só tentando pra saber. Não, extraí-los não vai prejudicar os outros dentes, mas sugiro a extração apenas se a sua ideia for usar aparelho pra fechar os espaços desses caninos.

      1. Dra. Ana,

        Mesmo tendo 36 anos, se eu colocar aparelho esse dente pode movimentar-se?
        Esses caninos no céu da boca tenho desde mês 15 anos.
        Como posso encaminhar para a senhora a tomografia e radiografia que fiz?

        Obrigada novamente.

        Simone

          1. Dra. Ana, boa noite!

            Passei em um outro Ortodontista e ela me falou que não consegue trazer os caninos para o lugar, a melhor maneira é extrai- los mesmo.
            Me encaminhou para um cirugião e disse que o cirurgião irá avaliar, pois, há possibilidade desses dentes quando forem extraí-los eles mexerem com a raiz dos dentes da frente, inclusive a tomografia que fiz e várias radiografias parecem com essa radiografia ilustrada acima onde mostra a radiografia e ao lado está escrito COMO É FEITO O DIAGNÓSTICO.
            Há possibilidade desses dentes prejudicarem as raízes dos outros da frente se extraí-los??
            Só confio no que a Senhora me falar.

            Obrigada novamente.

            Simone

          2. Simone, a maior chance desses dentes prejudicarem as raízes dos dentes da frente é se você NÃO extraí-los. Um cirurgião experiente vai saber acessar os caninos de forma a não prejudicar outros dentes.

  165. Olá, Drª. Tenho dois dentes de leite caninos superiores aos 18 anos. Eles não doem, porém me incomodam, porque são pequenos e diferencia meu sorriso dos demais superiores. Tenho dois dentes pouco afastados um do outro, que são os incisivos centrais. Não tenho nenhum dente a não ser o segundo pré molar do perfil esquerdo que é direcionado para dentro da boca! Não sei se a raiz do permanente já está formada, pois não fiz um raio-x panorâmico. Mas… Mesmo sem fazer, a ortodontista disse-me que ao observar minhas superfícies bucais que provavelmente eu teria que fazer uma cirurgia para fazer o tracionamento dos meus dois caninos superiores. Analisando os meu dentes e minha gengiva, ela fez-me perceber que havia dentes permanentes prontos para sair, que porém, dependendo de cada caso uma solução diferente, nascessem naturalmente após a extração dos dois dentes caninos superiores. Observando este fato, diria o mesmo? Quanto tempo em média dura para que o aparelho ortodôntico faça com que o dente segundo pré molar se ajuste? Quanto tempo dura para que o aparelho ortodôntico junte os meus dentes incisivos centrais? E se precisar do aparelho para puxar este dente, tens uma média de tempo para eu saber mais ou menos o tempo que durará? Não estou apressada, só com pavor de ficar sem meus dentes, e logo mais agora que penso em fazer Odonto o ano que vem, se Deus assim permitir por sua graça! Desde já obrigada pela a atenção! Deus a abençoe, Drª. Ana Tokus.

    1. Alane, mesmo com a extração dos caninos de leite, não acho provável que os caninos permanentes nasçam espontaneamente. Não há como fazer uma previsão de tempo de tratamento ou de movimentações específicas só com as informações que você me passou, pois cada caso é um caso… a maioria dos tratamentos ortodônticos leva pelo menos 2 anos, e um tracionamento pode levar de 6 meses a 1 ano.

      Amém. 🙂

  166. Dra, bom dia. Arranquei hoje o dente de leite e ja coloquei um botão ortodontico com um elastico ligado a molinha que abre espaço para que o canino permanente venha e se alinhe. Eu perguntei ao meu dentista o tempo q vai demorar para que o dente venha ate o local, ele disse “pouco”, mas nao explicitou quanto. Queria saber: sao em media 3 a 6 meses mesmo? E quais os cuidados pra que o elastico nao rompa?

    1. Isabella, é que qualquer prazo que o dentista dê, o paciente vai cobrar dele… e a gente nunca sabe como o organismo do paciente vai responder ao tratamento. Mas sim, havendo o espaço disponível e o dente estando bem posicionado para o tracionamento, pode ser que de 3 a 6 meses ele se alinhe com os demais (ou, pelo menos, apareça já fora da gengiva). Com relação ao elástico, como ele está preso ao dente dentro da gengiva, não há muito como previnir que ele se rompa… apenas cuidado na hora de higienizar.

  167. Olá Doutora, é o seguinte, eu tenho 15 anos e meus 2 dentes caninos de leite ainda não caíram. Nem ha sinal de outros nascendo… o que será que houve, se eu eu extrair esses 2 dentes posso por aparelho dentário?

    1. Natan, na sua idade os caninos permanentes já deveriam ter nascido, mas pode ser que não haja nenhum problema, apenas um pequeno atraso. Outra possibilidade é que eles simplesmente não existam, o que se chama “agenesia”, e por isso os dentes de leite ainda estão aí. Então o que você precisa fazer é procurar um dentista pra avaliar, uma radiografia panorâmica vai mostrar se esses dentes existem e, se existem, como estão posicionados dentro da gengiva. Mas respondendo sua pergunta… vamos supor que eles não existam… sim, seria possível extraí-los e usar aparelho pra fechar o espaço OU pra adequar o espaço pra receber implantes no futuro (quando você tiver uns 19 anos, pelo menos), por exemplo. Consulte um ortodontista.

  168. Ola doutora, queria saber se quando eu começar a fazer o tratamento para por o aparelho, o quanto tempo demorar? 😉
    Agora eu fiz uma pergunta diferenciada rs 😀

    1. Ahuahuahua ok. 🙂

      Não sei se entendi bem sua pergunta… você quer saber quanto tempo leva pra terminar o seu tratamento clínico e você estar liberada pra colocar o aparelho? Aí depende de que tratamentos você está fazendo. Se você se refere a um possível tracionamento dos caninos, como eu já expliquei, em princípio não acho que você precise disso.

      1. Não doutora, acho que você não entendeu minha pergunta, queria saber se tem como eu por o aparelho com os meus dentes caninos nascendo ainda!
        Quero saber se tem como eu usar com eles dois nascendo, se causa algum impulso!
        Espero ter explicado bem… Beijos 😉 🙂
        Deus a abençoe 🙂

        1. Ter tem, Rebeka… mas se os seus dentes tiverem possibilidade de nascer sozinhos, melhor esperar eles nascerem, até pra não atrapalhar a irrupção deles. Segura a ansiedade aí! 😉

  169. Ola Dra! Coloquei aparelho ortodontico ontem pela manha, fixo. Tirarei os caninos de leite superiores na quarta que vem. Meus dentes permanentes ja romperam, um tem em media 5mm e o outro um pouco menos. O dentista disse que ja podemos colocar os brackets. Quanto tempo em media estarao no local? Eles estao retos, porem atras dos de leite. Alem disso tambem estou sentindo muita sensibilidade no molar depois do canino direito… e parece-me que tem um pouquinho da raiz dele aparecendo… isso é normal?

    1. Se já é possível colar os bráquetes e houver espaço disponível para o alinhamento, não deve demorar, Isabella. Algo entre 3 e 6 meses. Quanto ao molar, se há recessão gengival, é comum que haja sensibilidade. Procure usar uma pasta pra dentes sensíveis, como Colgate Sensitive ou Sensodyne, deve ajudar.

  170. Oi dra!!! Eu estou com 19 anos e faz 4 meses que botei aparelho com o intuito de fazer espaço pra que fosse extraido o canino de leite esquerdo e esperar alguns meses pra ver se o canino desce, se não descer faria uma cirurgia pra tracionar. Só que quando escovo sai um pouco de sangue, ele tá mole e um pouco diferente, acho que mais pra fora. Será que ainda pode demorar pra acontecer essa extração e será que o dente desce sozinho? Como acontece a cirurgia de tracionamento, se o canino definitivo está praticamente em cima do de leite, na gengiva? Queria muito em uns 2 anos já estar sem aparelho, será que em cerca de 2 anos já tenha tudo acabado? Obrigada desde já.

    1. Babi, e por que o canino de leite não foi extraído ainda? Ou a ideia é esperar ele cair sozinho e nao extraí-lo? Aos 19 anos acho improvável que seu canino permanente nasça sozinho. Pra fazer a cirurgia, o de leite teria que ser extraído e a gengiva aberta pra se colar um botão no permanente para “puxá-lo”. Pode ser que tudo isso se resolva em 2 anos, sim.

  171. Olá. Fui fazer a cirúgia de tração no canino, que está no céu da boca, mas vi que ele rompeu. Não sei se o dentista viu já que rompeu, saiu cerca de 1/3 ou 1/5, talvez mais. Mas ele agora vai por só o bracket pra puxar ou vai fazer os cortes e tudo da cirurgia. (Pelo o que eu vi eles abrem o céu pra por o bracket e para fazer o dente romper. Mas o meu rompeu já).

    1. Felipe, se o dente já aparece na boca e houver área suficiente pra colar um bráquete ou botão nele, excelente… não será necessário fazer cirurgia. Converse com o seu dentista.

  172. Oi doutora Ana, preciso saber se eu posso colocar aparelho com todos os ultimos dentes de tras de leite? Tem como eu usar? E tenho uma duvida, meu dente caiu e ainda esta nascendo o canino, posso por aparelho com ele crescendo ainda? Quero saber se para fazer o tracionamento tem que pagar, e se para fazer o tracionamento dói? Me ajude Ana, por favor?
    Obrigada pela atenção 😀

    1. Millena (que antes era Rebeca, que antes era Maria Larissa), eu já respondi a sua pergunta várias vezes. Compreendo que você não tenha ficado satisfeita com as respostas, mas não é mudando de nome que a situação se altera. Você tem 13 anos e nem todos os seus dentes permanentes nasceram ainda… pra colocar aparelho, é preciso aguardar que eles nasçam. Não adianta ter pressa, existem certas regras que precisam ser obedecidas. Pra fazer o tracionamento tem que pagar a cirurgia e o aparelho que “puxa” o dente pra fora. Mas nem sei se o seu caso é de tracionamento, me parece que você apenas está querendo antecipar as coisas, nada nos seus relatos me fez achar que os seus dentes não podem nascer sozinhos, e o tracionamento só feito quando não há possibilidade do dente nascer sozinho. Peça que um responsável leve você ao dentista pra avaliar.

      1. Obrigado doutora, e me desculpe por mudar de nome, era porque tinha medo que meus amigos descubrissem que estava pedindo ajuda pela internet, desculpa mesmo, obrigado pelas suas respostas, e sei que agora o melhor a fazer é que eles crescam em paz! :*
        Meu nome verdadeiro é Rebeka, me desculpa doutora, desculpa de coração :* <3 😀 Beijos :*

        1. Fica tranquila Rebeka, não tô te dando bronca não! Pergunte quantas vezes quiser, o problema é que quando você muda de nome, se eu por acaso não lembrar que eu já respondi, acabo respondendo a mesma pergunta várias vezes… e isso me toma um tempão. Eu tenho recebido umas 40 perguntas por dia aqui no blog, então me ajuda bastante se não vierem perguntas repetidas. Você – ou qualquer outro leitor – podem usar nomes falsos, sem problema nenhum, compreendo que nem sempre a pessoa quer ser identificada… o problema é usar vários nomes diferentes para a mesma pergunta. Se tiver mais perguntas – diferentes das que você já fez 😉 – pode perguntar. 🙂

  173. Olá Ana! Tenho 30 anos e desde criança meu incisivo central caiu (leite), mas o permanente nunca nasceu. Achei que ele nunca nasceria, recentemente coloquei aparelho para corrigir o posicionamento dos meus dentes e futuramente colocar um implante no lugar do que não nasceu, o meu dentista tirou vários RX e não percebeu nada na época, porém hoje estava olhando os RX’s e vi que o incisivo central estar lá no osso, na posição em que deveria nascer mas não nasceu devido ao incisivo lateral ter nascido torto, ocupando um pouco do espaço que o inciso central ficaria. Minha dúvida é se seria possível fazer o tracionamento com sucesso, pois tenho 30 anos, e as raízes dos meus dentes costumam ser bem profundas. Ele está na posição em que deveria nascer e hoje o inciso lateral já voltou para o seu lugar correto. Obrigado pela atenção!

  174. Olá, minha filha tem 3 anos e o canino dela não nasceu ainda. Vejo o dente, porém não sai. Fui orientada a bater uma panoramica, mas a dentista já me informou que terá que fazer um corte na gengiva dela. Disse que é tranquilo, mas estou com medo. Este é o procedimento correto? Obrigada.

    1. Às vezes a gengiva fica mais fibrosa e dificulta o nascimento de um dente, Danielle. Nesse caso, se o dentista achar necessário, pode ser feito um pequeno corte pra livrar o dente e ele nascer sozinho. Isso se chama “ulotomia”.

  175. Bom, tenho 15 anos, e tenho todos os caninos de leite. Arranquei um canino de leite ha uns 3 meses e nada de nascer, o que percebi de diferente foi que o dente permanente lá dentro está tipo que inchado na gengiva, ele está o formato certinho mas não saiu nem a ponta. O que arranquei foi o de baixo, eu tenho todos de leite, e um canino de cima ele está mole e está bem inchado, será que se eu arrancar todos eles irão nascer? Pois estou fazendo tratamento e colocarei aparelho. E o dente que arranquei será que irá demora mais para arrancar? O aparelho disfarça que estarei banguela? 🙁

    1. Maria Eduarda, simplesmente extrair os seus denets de leite não garante que os permanentes nasçam sozinhos. É preciso considerar alguns fatores, como o espaço disponível, o posicionamento dos dentes dentro do osso e se as raízes dos seus dentes permanentes já estão formadas dentro do osso (se estiveresm, o os dentes não nascem mais sozinhos). Eu acho que se seus dentes estão moles, você deveria aguardar que eles caiam e os permanentes nasçam noralmente, a não ser que o seu dentista veja alguma razão pra intervir. Converse com ele.

  176. Olá, meu nome é Emilly, tenho 13 anos e dois dentes meus NAO NASCERAM ao lado dos dois maiores da frente (n sei o nome), fui ao dentista tirei raio x… E o resultado foi q n tenho esses dois dentes e nem vao nascer, usei aparelhos ja tbm para juntar meus dois dentes q eram mt abertos… Mas agora estou preocupada, pois ja esta ficando feio, n consigo mais sorrir nem nd, os dois dentes ao lado desses q nao nasceram quando estiveram moles eu n arranquei, entao nasceu no lugar do q eu n tinha o dente do lado, e o do lado ficou sem nd, mas ainda n arranquei um deles, mas esta mole, n vou arrancar enquanto n encontrar algo para fazer e tampar esse buraco, acho mt feio.. O q posso fazer ou colocar no “buraco” enquanto n faço 18 anos ?

    1. Emilly, pelo que entendi você não tem os incisivos laterais permanentes e no lugar deles estão os caninos de leite, já ao lado dos caninos permanentes. Realmente você ainda é muito nova pra fazer implantes, então até que você possa fazê-los o ideal é OU manter esses dentes de leite mesmo (o que parece que não agrada você) OU extraí-los e usar uma prótese removível. Eu acho que, considerando a sua idade, o ideal seria consultar um ortodontista, porque se houver necessidade de usar aparelho fixo, a hora é agora… aí você posiciona os dentes direitinho e adequa os espaços pra fazer os implantes no futuro. E, até, lá, usa prótese. Peça que um responsável acompanhe você a um ortodontista pra avaliar.

  177. Olá,
    Tenho o dente canino direito superior incluso, iniciei o tratamento com aparelho ortodôntico fixo (autoligáveis). O meu dentista sugeriu esperar abrir espaço, depois extrair o canino incluso (pois a sua posição não é favorável a um tracionamento, há risco de absorção da raiz de outro dente) e então colocar um implante.
    Gostaria de saber, em média, quanto tempo demora para abrir este espaço do canino com o aparelho (já fiz uso de aparelho fixo – comum – desde os 10 anos até os 17, só o retirei, pois, por conta da má conduta do tratamento, troquei de dentista) ? E se é possível, após obtido este espaço, que o meu canino desça sozinho (atualmente tenho 19 anos)?
    Obrigada desde já.

    1. Laura, isso varia muito de pessoa pra pessoa. Havendo espaço pra movimentar os outros dentes, pode levar de 6 meses a 1 ano pra abrir o espaço pra o implante. Aos 19 anos você já tem a raiz do canino totalmente formada, então o dente certamente não nasceria sozinho, só com tracionamento, mesmo (e se ele não está bem posicionado dentro da gengiva, nem com tracionamento).

  178. Olá, tenho 17 anos, e meu caso foi o seguinte: meu canino superior do lado esquerdo nao amoleceu, entao o meu normal ele nao desceu e nem deu sinal, fiz radiografia ele estava atras das raizes, entao fiz uma cirurgia e amarrei tipo uma linha para puxá-lo, agora vou ter que extrair o canino, mas nao quero ficar sem meu dente, acho muito feio, mas ele esta proximo, ele esta na gengiva da mesma direção, meu dentista falou que é mais de 2 meses, o que voce acha doutora? Acha que rapidao ele nasce, com o espaço gigante que vai ficar?

  179. Olá, doutora. Tinha 15 anos quando descobri que meus caninos eram de leite. Meu dentista iniciou o tratamento e em alguns meses extraí o canino do lado esquerdo. O permanente nasceu rapidamente, sem ao menos precisar puxá-lo. Já o meu canino direito, arranquei há 2 meses e o permanente não desce de maneira alguma! Não sorrio há muito tempo pois isso, me incomoda muito. O que me aconselha a fazer?

    1. Gabriela, pode ser que não haja problema algum e o seu dente nasça normalmente… às vezes demora, mesmo. Mas pra ter certeza, só procurando um dentista pra fazer uma radiografia e avaliar.

  180. Ola! Eu tenho 12 anos, e desde quando eu arranquei meus dentes caninos nao nascem, ja faz 5 anos que eu arranquei eles e nao querem nascer mais.

    1. Nathalia, os dentes caninos superiores (?) nascem mais ou menos aos 12 anos de idade, então os seus devem estar a caminho. Não importa muito se você perdeu os de leite há 5 anos, os dentes permanentes têm uma época certa pra nascer. De qualquer forma, seria bom procurar um dentista pra avaliar, até pra você ficar mais tranquila a respeito.

  181. Bom dia, desde que tinha 15 anos descobri que tinha um dente impactado, quando fiz a radiografia ele estava praticamente na horizontal, como eu era criança a dentista não me explicou como seria o procedimento, como eu tinha muito medo de ficar sem dente, não continuei o tratamento. Hoje estou com 18 anos e ainda tenho o dente de leite no lugar do canino, ele sempre foi meio molinho, tenho muito medo de ficar sem dente, ainda mais por um longo período. O que você me aconselharia a fazer?

    1. Amanda, procure um ortodontista pra avaliar. As opções costumam ser: “puxar” o dente com aparelho (como explico no texto) OU extrair o dente e fazer implante OU extrair o dente e fechar o espaço com aparelho. As opções que se aplicam ao seu caso dependem da avaliação do ortodontista.

  182. Olá doutora, bom, comigo aconteceu bem diferente, os meus caninos nasceram, so que o dente que se localiza ao lado dele era de leite e o permanente se impactou na gengiva, arranquei o de leite e agora o dente não quer descer, o que eu poderia fazer?

    1. É preciso a avaliação de um ortodontista, Thalia. Dependendo da sua idade e do posicionamento desse dente dentro da gengiva, ele ainda nasçca sozinho. Se não, é preciso considerar a possibilidade de “puxá-lo” pra fora com aparelho.

  183. Olá doutora. Há uns anos atrás deveria ter sido feita a extração dos dentes caninos superiores de leite, mas o tempo passou e acabei não retirando. Resultado: Hoje tenho 18 anos e meus caninos nasceram um na gengiva em direção ao canino de leite, e o outra raiz está na parte de baixo da gengiva, no ceu da boca (o dente não está exposto ainda, só há uma inchaço nessa região). Me indicaram a extração dos caninos de leite, e o uso de aparelho ortodôntico para fazer os dentes irem pro lugar certo. Esse procedimento está correto? Quanto tempo, em media, demora para os dentes irem pro lugar certo? Agradeço desde já.

    1. Quem “indicaram”, Lucas? De qualquer forma: sim, se os dentes de leite estão atrapalhando a essa altura, pra levar os caninos permanentes para o lugar com aparelho, será preciso remover os de leite antes.

  184. Olá doutora, me chamo Felipe, e quando eu era pequeno tinha duas bolinhas atras da gengiva, hoje com 20 anos a do lado direito saiu meu canino, mas a do lado esquerdo nao. Quando eu fui no dentista ele disse que era melhor esperar pra nascer e depois so moldava, mas agora me preocupei, sera que o outro se uniu ao osso?

    1. Felipe, pode ser que seu canino não tivesse espaço pra nascer ou estivesse muito fora de posição dentro da gengiva pra isso, por isso não nasceu. Agora é preciso fazer uma radiografia panorâmica, pelo menos, pra ver onde está esse dente e o que fazer com ele (“puxá-lo” pra fora com aparelho, extraí-lo, fechar o espaço dele com aparelho, etc.). Procure um dentista.

  185. Olá dra, estou 4 meses no processo de tracionamento, mas hoje percebi que um dos dentes em que fica presa a molinha está inclinando para dentro da boca e sua parte de cima está saindo da gengiva. O que pode ser?
    Obs: tem um arame saindo do dente tracionado que é amarrado na molinha.

    1. Erick, assim como o dente tracionado está se movimentando, esse dente que segura a mola está se movimentando também… a terceira Lei de Newton diz que “a toda ação há sempre uma reação oposta e de igual intensidade”. Então é isso que está acontecendo. Entre em contato com o seu ortodontista e chame a atenção dele para o fato.

  186. Boa tarde,
    Estou com meu canino esquerdo tracionado, ele já esta um pouco exposto, tirei uma radiografia e foi visto que minha raiz está muito inclinada (torta)… Dra. nesse caso qual seria o melhor procedimento?

    1. Larissa, e o quê seu ortodontista diz a respeito? Essa raiz torta impede que seu dente seja posicionado no arco? Se não, não há nenhum problema… é questão de colar o bráquete nele e alinhá-lo com os demais.

  187. Então Doutora, com o dente que irei extrair nesta semana, vai ficar muito mais espaço para que ele desça.

    1. Se houver espaço, maior a chance dele nascer mais rápido. Mas ainda assim: não dá pra afirmar quando isso vai acontecer.

  188. Ola, faltam dois dentes meus que estão impactados, já vou realizar a extração, um dente já está apontando pra descer, será que vai demorar muito pra que eles saiam ?

    1. Joyce, não tenho como saber só com base na sua descrição… depende do posicionamento desses, do espaço disponível, etc.. Pode levar dias, semanas, meses.

  189. Oi, tudo bem doutora Ana?
    Gostaria de saber por que tem pessoas que, assim como eu, ao invés de nascer apenas o dente permanente, nasce mais outro por baixo do dente, isso ja aconteceu na minha família, um primo teve que extrair os dentes extras e outro fez cirurgia, pois não parava de nascer dentes novos.

  190. Olá boa tarde, sou Cinthia, fui no dentista fiz radiografia e ele falou que meu dente canino é de leite, que tenho que arrancar para poder nascer o outro para colocar o aparelho, será que demora pra nascer? Estou com medo, meu dente é firme, não está mole nem nada, não pode colocar o aparelho nele mesmo?

    1. Cinthia, não, não dá pra colocar aparelho em dente de leite, tem que ser no canino permanente, mesmo. Qual a sua idade?

  191. Olá doutora, meu caso é a presa, ela cresceu só a ponta, talvez por falta de espaço sobre os dentes vizinhos, e meu sorriso ficou estranho, se fosse puxar quanto tempo levaria ate ficar normal?

    1. Carlos, se a ponta do canino já está fora da gengiva, não é caso pra tracionamento. Aí é questão de alinhar o dente aos demais com aparelho ortodôntico. O tempo que isso leva depende do espaço disponível, pode ser 6 meses, pode ser 2 anos. Procure um ortodontista pra avaliar.

  192. Ola, meu nome é Thais, uso aparelho ha 5 anos por conta dos meus caninos não terem nascido. Ambos foram tracionados o do lado direito desceu, porem o do lado esquerdo esta emperrado e não desce (esta com a palatina ao contrario). Não queria arranca-lo… acredito que a dentista não esteja utilizando o método certo. O que deveria fazer?

    1. Thais, não há muito o que fazer além de aguardar. Se você quiser interromper o tracionamento ou sua dentista achar que o dente não vai descer, é possível fazer a extração e o implante, eu fechar o espaço com aparelho.

      1. Não acho viável extrair o dente nessa altura porque o dente já esta um pouco exposto, a dentista deu a ideia de que caso o dente nao desça completar com resina.

          1. Talvez ele seja um dente conóide, que é um dente com formato alterado. Não é normal, representa um problema estético. Caso você se incomode, isso pode ser coorrigido com restauração ou prótese (coroa).

  193. Olá doutora !
    Tenho 11 anos, logo mais faço 12, e quero muito colocar aparelho. Mas as presas estão demorando um pouco pra nascer, eu arranquei as duas de uma vez só no começo do ano 2014 e até agora não nasceram. Será que mesmo assim posso colocar aparelho dentário ? Desde já obrigada !

    1. Lorraine, considerado sua idade, o melhor seria aguardar que todos os seus dentes permanentes nasçam, o que deve acontecer logo. De qualquer forma, você já pode procurar um ortodontista pra avaliar e fazer alguns exames preliminares, pra ver se está tudo ok.

  194. Olá Dra. Ana,

    Tenho os dois caninos inclusos, extrai os dentes de leite em setembro/2014, na esperança de que os dentes permanentes nascessem sozinhos, mas isso não aconteceu. E agora vou fazer a cirurgia para tracionar os dentes, vou casar em abril de 2016 e preciso desses dentes no lugar, minha dentista diz que temos tempo suficiente para isso! Gostaria da sua opnião? Pelas radiografias a ponta dos dentes está bem próxima de romper a gengiva. O que você acha?

    1. Juliana, eu acho que dá tempo, sim! Se os dentes estão bem posicionados e próximos de aparecer na gengiva, isso deve ocorrer bem antes de abril/16.

  195. Olá doutora, estou fazendo o tracionamento do canino faz uns 3 anos e nada do dente apontar, ele está inchado porém não vem. Fui a outro dentista para ouvir uma outra opinião, o mesmo me pediu uma tomografia para ver com mais detalhes a posição e a situação do dente. Após ver o resultado, o dentista disse que havia um encurtamento das raízes dos dentes incisivos lateral e incisivo central, e ele disse que não pegaria o meu caso.
    Agora não sei qual profissional procuro, pq a minha dentista nunca havia falado comigo sobre isso.
    Sou de Campos dos Goytacazes-RJ. Gostaria de saber se você conhece algum especialista nesse assunto de preferência nessa região.
    Estou me sentindo desamparada.
    Obs: Fui ao dentista hoje (20/04/2015) e ouvi dele que o encurtamento pode me fazer perder esses dentes.
    Por favor, me dê uma orientação, pq sinceramente nem sei quem eu procuro profissionalmente.

    1. Larissa, converse com a SUA ortodontista! Leve o resultado da tomografia, discuta isso com ela. Por que procurar outro profissional se você está em meio a um tratamento? Qualquer questão que você tenha, quem deve orientá-la é a sua dentista. Ela provavelmente nunca citou esse encurtamento de raízes porque também não sabia, afinal o exame que você fez é recente. E não fique apreensiva, o encurtamento de raízes teria que ser bem severo pra levar à perda dos dentes, não é assim tão simples e direta essa relação.

  196. Ola, tenho 18 anos, fiz o tracionamento do canino na sexta-feira 17/04/15 as 20:00 e hoje segunda-feira dia 20 acordei com o rosto bem inchado, inclusive o olho do lado esquerdo, o qual fiz a cirurgia, é normal? Obs: nao sinto dor.

    1. Sandra, pode ser normal, sim. Às vezes ocorre esse “inchaço tardio”, como parte do processo inflamatório normal envolvido na cicatrização. Se permanecer assim ou começar a doer nos próximos dias, procure seu dentista pra reavaliar.

  197. Olá doutora, primeiramente queria parabenizá-la por seu empenho em responder generosamente nossas dúvidas e agradecê-la de verdade! Meu caso é o seguinte, tenho 26 anos e ha 1 ano e meio fiz a cirurgia para tracionar o canino superior esquerdo, no início minha dentista disse que seria melhor tirar tudo, de leite e de osso e colocar um implante, pois demoraria cerca de 5 a 6 anos, mas eu optei em tracionar, não acreditei que demoraria isso tudo e queria o meu dente, não implante! Ela colocou uma espécie de aparelho no céu da boca com um gancho que todos os meses ela puxa e prende o fio nesse gancho. Desculpe a expressão mas: pense numa dor dos infernos todo mês!!!! Já sinto minha gengiva formar um espécie de caroço bem sensível que pra mim é o dente. Mas ela insiste em dizer que ainda vai demorar muito! E ai doutora? Estou sendo enrolada, devo acreditar que ainda demora 5 anos mesmo? E qual remédio devo tomar nessas crises como hj que está insuportável ha 4 dias? Minha dentista viajou e não me receitou nada.

    1. Priscila, não acho que seja “enrolação”, até porque, pelo seu relato, sua dentista nem queria fazer o tracionamento… mas você insistiu. Por outro lado, um tracionamento não leva tanto tempo assim, se o dente não aparecer na gengiva em 1 ano, 1 ano e meio, já é duvidosa a vantagem em se continuar tentando o tracionamento… aí talvez seja melhor mudar de estratégia e fazer a extração e o implante. Com relação à medicação, você pode tomar um analgésico ao qual esteja habituada.

  198. Olá Doutora, tenho 16 anos, bem, o problema é que eu arranquei um dente de leite, que canino que não queria em hipotese alguma cair, faz uns 3 meses, e ele só cresceu pela metade, ou talvez cresceu só que quase no inicio da gengiva em que ele se localiza, quando eu sorrio pareço estar sem dente, essa demora é normal?

    1. Pode ser normal sim, Lara. É preciso aguardar, se o canino não descer mais nas próximas semanas, pode ser preciso “puxá-lo” com aparelho.

  199. Dra, tenho 15 anos e meu dentista falou que preciso fazer o tracionamento do dente da frente, gostaria de saber: é muito cara a cirurgia?

    1. Deván, depende de quem vai fazer a cirurgia (dentista especialista em cirurgia bucomaxilofacial?), do posicionamento desse dente, etc.. Cada caso é um caso, e “caro” é um conceito relativo. Se o seu dentista não faz esse tipo de cirurgia, ele vai indicar um colega que o faça… aí é só fazer uma avaliação junto a ele.

  200. Olá Doutora,

    Eu retirei 2 dentes sisos e tbm um odontoma embaixo do meu molar, e tambem um dente incluso que apareceu em minha radiografia.
    Eu perdi uns 2 a 3 cm de osso porque minha dentista nao precisou tirar o molar.
    Queria saber se essa retirada de osso volta a calcificar normalmente ou esse buraco devido ao odontoma e o dente incluso fica ?

    Obrigado desde já.

  201. Dra, eu tenho 13 anos e vou fazer a cirurgia (tracionamento), e tenho uma duvida… depois da colocação do bráquete, isso pode me incomodar?

    1. Antonio, pode. Isso varia de pessoa pra pessoa, mas pode incomodar um pouquinho, sim, assim como o próprio aparelho pode incomodar.

    1. Januario, como assim? Você mesmo arrancou seu dente? De qualquer forma, dente = coroa + raiz. Se só saiu a coroa, é preciso que um dentista remova o resto (raiz).

  202. Ola dra. Ana, eu tenho meu dente de leite canino esquerdo ainda… ele nunca me incomodou, mas ultimamente ele começou a doer e esta meio mole, eu tenho o de leite e o fixo, mas o fixo nasceu do lado de dentro, n vou precisar puxar ele… Mas sei que terei que colocar ele no seu devido lugar… Meu dente dói, mas é mais incomodo do que dor, msm… Devo extrair meu dente de leite ? Pq n consigo parar de forçar ele para que ele caia… Desde já agradeço…

    1. Deve sim, Diego… ainda mais se ele está mole e o dente permanente já nasceu. Procure um dentista / ortodontista pra avaliar.

  203. Olá Dra. Fiz uma cirurgia no canino esquerdo superior e retirei meu dente de leite, o outro está incluso, mas meu dentista disse que irá colocar um espaçamento e o incluso irá sair naturalmente, isso é possível mesmo?
    E quanto tempo durará?

    1. Daniella, dependendo da sua idade, é sim. Se a raiz do seu canino não estiver completamente formada, ele ainda tem “força” pra nascer sozinho. O tempo é difícil dizer, cada caso é um caso. Algumas semanas… alguns meses.

  204. Ola. Fiz a extração do meu canino incluso terça feira dia 17/03, já se passaram 4 dias, não sinto dores insuportaveis, sinto apenas um incomodo na gengiva na parte superior, sinto repuxando mas da para aguentar. Gostaria de saber se já posso começar a comer comida mesmo, pois durante esses 4 dias estou a base de sopas, sorvetes e sucos, não vejo a HR de poder comer comida mesmo.
    Outra duvida, nessa extração do canino q fiz ele estava na gengiva deitado e no lugar dele havia um de leite que também foi extraido, resumindo, fiquei banguela do lado. Gostaria de saber quando que minha orto já pode colocar aparelho para fazer a movimentação dos dentes, tem que esperar um prazo ?

    1. Amanda, você pode comer normalmente desde que esteja se sentindo bem. Apenas nos 3 primeiros dias é preciso evitar alimentos muito quentes e, até remover os pontos, alimentos muito duros. Não existe um prazo fixo pra se aguardar até a instalação do aparelho, depende da indicação da sua orto.

  205. Olá Dra. Ana tudo bem?
    Estou super preocupada, pois terei que fazer uma cirurgia de tracionamento do canino. Pois ainda tenho um de leite no lugar… mas também não tenho o dente lateral e ele irá fazer a vez deste. Mas eu trabalho com o público e gostaria de saber… Se eu fizer a cirurgia para tracionar vou ter que tirar o de leite, há possibilidade de colocar um dente provisorio no local? Pois é bem na frente e é incerto em quanto tempo irá nascer.
    Desde já obrigada.

    1. Gabrielle, depende do caso. Em princípio há sim, mas assim que o dente aparecer na gengiva não será mais possível usar qualquer próteses provisória, pois será preciso que espaço esteja livre para o dente descer.

  206. Olá dra. Ontem fiz a cirurgia de tracionamento e achei muito ruim a sensação, mas não sinto dor como imaginei, alias, nem sinto dor. Só estou preocupada, pois não foi possível furar a coroa pela raiz estar muito curva, eu tenho medo do botão cair. E outra preocupação é com a gengiva que esta escurecendo. É normal MSM ? Não estou preocupada com o tempo q levara para descer… Só espero não passar por isso de novo ???????? Desde já agradeço.

    1. Thayná, a possibilidade do botão descolar existe, mas é uma exceção. A coloração da gengiva pode estar diferente por causa da cicatrização, ela não vai ficar escura depois.

  207. Oi Dra!! Tenho 18 anos e tenho um canino pra tracionar (lado esquerdo) e já tô me preparando pra colocar o aparelho pra abrir o espaço e tracionar, só que o canino decíduo está mais ou menos mole, será q o tracionamento pd ser mais rápido por isso? Desde de colocar o aparelho pra abrir espaço, tirar o canino de leite e o outro vir, demora muito? Obrigada pela atenção.

    1. Não dá pra afirmar isso, Babi. O tempo de tratamento depende de como o canino está posicionado dentro da gengiva, de quão próximo ele está da “saída” e se há espaço disponível no arco.

  208. Olá dra.,
    Meu filho acabou de retirar um canino que estava incluso na gengiva, e esse canino estava pegando a parte da raiz de outro dente, ele ainda não usa aparelho na parte superior, queria saber qual vai ser o processo pra ele poder colocar o aparelho na parte superior depois q ele retirou esse canino da gengiva na parte superior.

    1. Luza, em princípio, não havendo outro impedimento, o aparelho já pode ser instalado no arco superior. Converse com o ortodontista.

  209. Oi Ana! Muito obrigada pela explicação! Estou no 1º ano do ensino médio e ainda tenho um dente que não nasceu. Acabei de fazer a operação em um e está funcionando muito! O vídeo me ajudou a entender o que foi feito em meu dente!

  210. Olá Dra. Eu já fiz duas cirurgias para puxar o canino e nas duas cirurgias o fio soltou e o dente não desceu. Seria recomendado eu fazer mais uma tentativa ou extrair o dente ou outra coisa ???
    Me ajude por favor, porque esse dente já esta me deixando louca. O que seria recomendado fazer ???

    1. Mayara, se as chances do tracionamento dar certo são grandes, eu acho que o ideal seria fazer uma nova cirurgia. Mas não dá pra pensar em fazer uma 4a, então eu acho que é preciso que se pense em uma forma mais efetiva de fixar o botão de tracionamento no seu canino. Converse com o seu dentista.

  211. Oi, doutora. Tudo bem?
    Algumas semanas atrás contei que faria a retirada do canino do lado esquerdo, já que foi constatado que ela estava grudado no osso. Cirurgia feita, bem tranquila. Exceto a anestesia, que doeu demais huehuehue
    Então, quanto tempo deve esperar até que comece a mexer? Foi colocado aquele osso em pó para tapar o buraco. Ainda n decidi se vou “puxar” o pré molar ou colocar um implante. Estou em dúvida porque não quero passar por outra cirurgia, mas tb li que puxar o pré molar deixa o sorriso torto, por isso a dúvida.

    Outra dúvida, no lado direito o canino já saiu e eu sigo puxando para baixo, quanto tempo leva para um canino descer completamente? A dentista colocou um braquete bem menor no canino e colocou uma borracha que “liga” em dois braquetes do aparelho dos dentes de baixo.

    1. Fernando, geralmente se aguarda 6 meses para que o enxerto ósseo se integre ao osso adjacente. As duas opções – o implante e fechar o espaço com aparelho – são opções viáveis no seu caso, seu sorriso não vai ficar “torto” só pela falta do canino, tudo depende da forma como seu ortodontista vai conduzir o tratamento. Se o outro canino já está em boca, o alinhamento, HAVENDO ESPAÇO, costuma ser rápido… algo entre 3 e 6 meses.

  212. Doutora, tenho um canino impactado. A minha panoramica parece muito com a imagem da radiografia panorâmica usada de exemplo. O meu dentista apenas com a panoramica disse que o tracionamento pode tocar na raiz do incisivo lateral. Com isso, a unica solução que ele me sugeriu foi a retirada do canino e colocar um implante. Mas, o correto não era pedir uma tomografia para saber o nível de profundidade na gengiva? Talvez o meu canino esteja localizado mais atrás, como no vídeo, e possa ser tracionado.

    1. Patrick, pela própria radiografia já dá pra se ter ideia se o canino está mais pra frente ou mais pra trás. Um dentista experiente sabe isso pela alteração – ou não – do tamanho do dente na radiografia. Mas sim, fazer uma uma tomografia daria certeza desse posicionamento. Converse com ele e diga que você gostaria de fazer a tomo pra tirar a dúvida.

    1. Não sei Lucidalia, não tenho como saber sem examinar você e entender os detalhes do caso. Se você vai usar aparelho, por exemplo, seria necessário extrair pra não atrapalhar a movimentação dos dentes. Se esse dente estiver associado a um cisto ou outra lesão, também seria necessário extrair. Cada caso é um caso.

  213. Ola Dra. Ana, preciso fazer uma extraçao do canino mas me pediram uma tomografia, só é possivel fazer essa cirurgia com a tomo, a panoramica nao serve?

    1. Francieli, a panorâmica é um exame 2D, equivale a uma “foto” do dente. Já a tomografia é um exame 3D, ele é capaz de mostrar o posicionamento exato do seu canino dentro do osso, a distância dele até os outros dentes, nervos, etc.. A tomografia e um exame muito mais adequado pra esse tipo de cirurgia.

  214. Olá Dra 😀
    Então, tenho um canino impactado.
    Sabe o freio labial? Apalpando ali eu consigo sentir o canino 13, a consequência disso é que o canino 13 entortou o meu incisivo frontal 11, o 13 está na raiz do 11, meu medo é a absorção da raíz do meu incisivo frontal (absorção que era para ter acontecido com o decíduo 53, o que não aconteceu pois tenho um odontoma no 53).
    Com isso tudo não tem como continuar o tratamento ortodôntico (shoranu HAHAHA).
    Estou ciente que preciso retirar logo esse dente incluso (13), já fui em duas profissionais: uma é cirurgiã dentista e me comunicou que após a retirada dele seria feito um enxerto com osso liofilizado de origem bovina; a outra é bucomaxilo e me comunicou que não será necessário o enxerto.
    Minhas dúvidas: o que a sra acha a respeito de enxerto?
    Pois ao mesmo tempo que penso que ele irá atrapalhar o tratamento ortodôntico “fazendo o papel do incluso”, penso também que após a retirada dele não poderá ficar um “buraco” na minha gengiva (mas quem sou eu para opinar nisso, sou mera mortal estudante ainda do Ensino Médio que pretendo seguir a carreira de dentista 😀 )
    E mais, qual profissional seria melhor para esse caso? Visto que o canino está bem abaixo do meu nariz ( e por esse motivo meus pais cismaram que essa área é mais para a bucomaxilo).
    Outra dúvida é que andei pensando se seria possível retirar o 53 (e odontoma também) e trazer os molares para frente, mas não sei se isso pode ser feito apenas em um lado do arco ou eu teria que retirar os dois caninos superiores (o 53 e o 23), ou os 4 caninos (os superiores e os inferiores, para a mordida não ficar errada, e também recebi a notícia que meus sisos terão de ser retirados em um futuro próximo, pois não há espaço para os sujeitos nascerem, ainda não nasceram pois tenho 16 anos) ~tenso~ D: kkk
    Retirar o canino e trazer os molares para a frente iria me trazer a possibilidade de não precisar retirar os tão amados (nem tanto né HAHAH) sisos?
    Então, o que me diz?
    Obrigada desde já, espero as respostas para as minhas dúvidas (quase que entrevista né HAHAHA) 😀
    Tenho fotos das minhas tomografias, se precisar para poder responder alguma pergunta minha é só me avisar e disponibilizar um e-mail para que eu envie.
    Uffa! Acho que é isso haha 😀

    1. Laura, eu acho que se não precisar de enxerto, melhor! Mas às vezes só é possível saber se precisa ou não no meio da cirurgia, então o que você ouviu de ambas as dentistas são apenas opiniões. Em tese o especialista está sempre melhor preparado, então – sem desmerecer a primeira dentista, MESMO – se você se sentiu à vontade (dentro do possível 😀 ) com a buco, faça a cirurgia com ela. Sim, é possível após a extração fechar o espaço com aparelho, e isso não obriga a extração do canino do lado oposto. É apenas uma questão de planejar direitinho. A extração dos sisos geralmente não evita a extração de outros dentes por razões ortodônticas, os sisos quase sempre nem entram no tratamento. Eles são um problema à parte, só interferem no tratamento ortodôntico quando se precisa levar os dentes da frente para trás, e aí falta espaço.

      1. Olá Dra 😀
        Fiz a cirurgia dia 04/02 com a buco mesmo, ocorreu tudo bem, minha gengiva não ficou inchada, não precisei de enxerto e nem senti dores (exceto a agulhada da anestesia que MDS).
        Levei 6 pontos e fui lá no consultório retirar os mesmos dia 12/02, tive uma ótima cicatrização.
        Mas a minha dúvida agora é: estava reparando esses dias e a área da cirurgia parece que perdeu um pouco a sensibilidade, e uma área da gengiva mais próxima do incisivo frontal 11, quando eu passo as cerdas da escova, é como se eu não sentisse D:
        Isso é normal? Será que vai passar?
        Bom, é isso desde já obrigada !!

        Ah e eu realmente agradeço muuitooo por ter tirado minhas dúvidas (já perguntei tanto aqui huahshua, acompanho o blog desde antes de Danielzinho nascer, não só o blog né, twitter e fb também haha) e digamos que estava com um pouco de medo de fazer essa cirurgia (ta, estava morrendo de medo mesmo kkk), mas com as suas respostas fui tomando coragem e hoje medo: o que é isso? haha <3
        Obgdaaaa³

        1. Laura –> <3 <3 <3

          Danielzinho faz 1 ano na semana que vem!

          Parece que você tem uma pequena parestesia, o que não é normal, mas é um sintoma pós-operatório relativamente comum. Via de regra esse tipo de problema é totalmente reversível, mas pode levar um tempo (semanas?) pra isso acontecer. É questão de aguardar a recuperação do seu organismo.

    1. Kamilla, geralmente quando os dentes de cima são projetados para frente e o trespasse horizontal (a distância entre os dentes de cima e de baixo, olhando-se a pessoa de perfil) é maior do que deveria ser. Isso quando o problema é essencialmente dentário, quando há discrepância óssea, pode estar indicada a cirurgia ortognática.

  215. OLA DRA. ANA,
    EU TENHO O CANINO ABAIXO DE UM DENTE, NO MEU CASO EXISTE A POSSIBILIDADE DE FAZER UMA CIRURGIA PRA EXTRAIR?
    OU ALGUM OUTRO PROCEDIMENTO PARA AGILIZAR O TRATAMENTO ?

    1. Suyane, como assim “embaixo de um dente”? O canino está dentro da gengiva ainda, é isso? Se sim, uma possibilidade, além da extração, é “puxá-lo” pra fora, fazendo um tracionamento, como explico no texto. Mas isso depende do posicionamento do canino dentro da gengiva.

  216. Dra. passei 3 anos em um dentista usando aparelho, resolvi mudar de dentista pois era muito lotado, nessa mudança o outro dentista me disse que eu tenho um dente incluso e eu nao sabia, pois o outro nao tinha mencionado, no meu caso meus dentes nao ficaram faltando espaço, mas sao tortos, e meus dentes sao todos para um lado. Gostaria de sabe qual risco posso sofrer caso eu nao queira retirar o dente incluso e se meus dentes se alinham sem essa retirada. Ou se é melhor eu retirar ou fazer o tracionamento desse dente, estou mt aflita pq nao sabia de tudo isso, o que fazer entao?

    1. Kyvia, sim, não vejo razão para os seus dentes não se alinharem após a retirada desse dente incluso. A decisão por tracioná-lo depende de como ele está posicionado dentro do osso, às vezes nem é possível.

  217. Doutora, eu aqui de novo, como disse la embaixo que tenho 15 anos e tenho os 2 dentes caninos de baixo e de cima de leite, arranquei o de baixo ha alguns dias. Vou arrancar todos eles. Como disse fiz um raio-x e a dentista disse que eles estão todos la, só que os meus dentes caninos não estão moles, só um canino direito que ta com um montinho em cima do dente do leite, sera que vai demorar anos ? Por eu ter 15 anos pode aparecer logo ? Quando eu tinha 3 anos eu não tinha dentes de leite, minha mãe me deu cálcio e eles cresceram todos, sera que se eu tomar cálcio agora os meus caninos iriam nascer mais rápido ? Obg doutora!

    1. Maria Eduarda, se os seus dentes de leite demoraram pra nascer, pode ser normal que os últimos permanentes também estejam demorando. Se foi feita a radiografia e eles existem, ótimo… eles devem nascer logo. Tomar cálcio não ajuda em nada, isso é lenda, não ajudou na época em que você tinha dentes de leite (garanto que não) e não ajudará agora.

  218. Ana, posso fazer no mesmo dia a cirurgia para retirar o canino que nao desceu e colocar o implante provisorio? Se nao, quanto tempo tem que esperar?

    1. Juliana, provavelmente não. Mesmo que o mesmo dentista faça as 2 cirurgias, é preciso considerar a integridade óssea pra poder fazer o implante, e como será feita a extração do canino, provavelmente não dê. É questão de conversar com o cirurgião.

    1. Que idade você tem, Bianca? Se for um dente de leite, segure-o firmemente com um lenço limpo ou uma gaze e gire o dente, de uma vez só. Se ele está bem mole, ele certamente vai sair. Se não estiver certa disso, peça pra um responsável levá-la ao dentista pra avaliar.

  219. Ola, foi extraido dois dentes meus, pré-molares, ha uma semana. Me recuperei e td… tenho de ir hoje la, dps de uma semana tera que ser colocado o arame mais grosso em cima para puxar os dentes para tras? Tenho mordida errada, sobremordida. obg 😉

    1. Ana, depende, cada caso é um caso, o plano de tratamento muda de paciente para paciente. Seu ortodontista é quem decide sobre o momento de colocar arcos mais calibrosos ou de usar qualquer outro dispositivo.

      1. Sim… so que assim, eu fui la e td… e ela tava mega apressada, entao ela so tirou os pontos, sendo que eu queria colocar ja esse arame grosso pra nao ficar adiando, e ela fica adiando. E assim, qnt tempo leva pro dente ser puxado?

        1. É que não é assim, Ana… o calibre do arco usado obedece uma sequência, que começa pelos mais finos e acaba nos mais grossos. Certamente não será colocado um arco grosso logo após as extrações. Compreendo sua ansiedade, mas é preciso fazer as coisas com calma e dentro de um planejamento… não adianta ter pressa.

          1. Mas assim, depois que eu colocar esse arco grosso, ele vai puxar os dentes para juntar ? Vou ficar com os dentes separados? Porque assim, eu tenho a mordida um pouco pra frente…

          2. Sim, mas ai fui em uma outra dentista, e ela me falou q não era necessario ter tirado o dente, que o necessario era eu ter usado o aparelho palatino, pq meu ceu da boca é muito pequeno e tenho sobremordida, com o aparelho no ceu da boca iria aumentar o ceu da boca e os dentes ficariam no lugar certo, e na minha dentista, a q tirou meu dente ,ela falou q eu tinha duas opções, ou eu tirava o dente ou colocava aparelho no ceu da boca, e eu escolhi tirar os dentes, e agora não sei o que fazer…

          3. Se foram dadas 2 opções de tratamento e você escolheu as extrações, agora é prosseguir com o tratamento dentro do planejado. Não há nada a fazer, além de concluir o tratamento.

  220. Oi doutora, queria dizer que nenhum dentista devia indicar esse tratamento para os pacientes, a pessoa fica sofrendo sem dente durante muito tempo, só tenho vontade de chorar, me sinto a pessoa mais feia do mundo, meus amigos me zoam, queria poder cancelar tudo isso e fazer um implante, mas agora já estou ha 2 anos no tratamento e gastando muito, sei que isso nao tem nada a ver com você, mas queria que as pessoas que procurem soubessem que você pode sofrer muito com o tratamento, não com dor, mas com a baixa autoestima, então pensem bem se vale a pena.

    1. Gabriela, concordo com você que é preciso que a pessoa pense bem antes de se submeter a um tracionamento, mas discordo que os dentistas devam parar de indicá-lo. Há muitos e muitos casos em que o dente não demora a aparecer e o paciente fica muito satisfeito, então, cada situação é diferente. Se você quiser parar, pare, você pode fazer implante. Quanto aos seus “amigos”, sugiro que você arranje novos. Gente que me põe pra baixo eu nunca vou querer perto de mim. 😉

  221. Oi doutora, eu tenho 15 anos e tenho todos os dentes caninos, tanto os de cima quanto os de baixo. Ja arranquei todos e so faltam esses. Ontem fui ao dentista e fiz um raio-x, dai a dentista disse que meus dentes ja estao certos pra descerem mais, só que ja tenho 15 anos, e aí ela arrancou um de baixo ontem, agora falta três. A minha pergunta é: por eu ter 15 anos e eles estarem atrasados, eles vao nascer mais rapido ? Eu tenho que usar aparelho, e os de cima o aparelho vai tampar? Estou com vergonha de rirem de mim :/

    1. Maria Eduarda, não dá pra afirmar que seus caninos permanentes vão nascer mais rápido a partir de agora. Mas, se eles realmente estão a caminho, não deve demorar muito. O aparelho ajuda a disfarçar os espaços, sim.

  222. Olá, tenho 14 anos e em abril de 2013 fiz tracionamento de um canino, e fui todo mês no dentista e estavam puxando. No mês de agosto o botão caiu, e eu fiquei até novembro para fazer outro. Agora estou com o dente no lugar, só falta juntar, pois tem um espacinho ainda. Quanto tempo ainda vai demorar para eu tirar o aparelho? O único problema que faltava era o canino, todos os dentes estão certinhos. Será que tiro esse ano ainda?

    1. Maria, taí uma pergunta que só quem pode responder com alguma exatidão é o seu dentista, já que eu nunca tive oportunidade de examinar você. Mas se as coisas estão como você relata, é bem provável que você remova o aparelho ainda neste ano, sim.

  223. Olá Dra. Ana Tokus, meu nome é Renata e eu tenho 30 anos… Minha dúvida é em relação a um dos meu caninos na parte superior… Quando ele nasceu, ficou muito acima do incisivo lateral por não ter espaço… (quando sorrio aparece apenas a ponta do canino, isso apenas com 1 o outro nasceu certo)… Ha um tempo atras, a dentista disse que não iriamos arrancar ele… quando retomei o tratamento e fiz toda a documentação para colocar os aparelhos, ela avaliou e disse que teria que arrancar este canino… Fiquei muito preocupada, pois sempre ouvi dizer que canino não se extrai… Ouvi dizer que poderá mudar a face e o lábio até ficar caído… Será que haveria a possibilidade dele descer mesmo estando bem acima??? Será que procuro outra avaliação? Obrigada!!!

    1. Renata, realmente, o canino, mesmo bem fora de posição, não costuma ser o dente de escolha em caso de necessidade de extração. Se você tem o outro canino, extrair pode deixar a estética estranha. Sugiro que você converse com a sua ortodontista pra ela explicar a razão de ter escolhido o canino para a extração, talvez haja algum detalhe que você não me contou (até porque não saiba). Se você continuar achando estranha a indicação de extração do canino, é um direito seu procurar um segunda opinião.

  224. Doutora, eu estou desesperada.
    Tenho 19 anos. Usei aparelho nos dentes dos 9 anos até os 14. Não obtive nenhuma alteração/melhoria nos dentes durante esse período. Tenho 2 dentes de leite, os dois caninos da parte superior.

    Após muita relutância, coloquei aparelho nos dentes de novo, com outro dentista. E ele disse que precisaria arrancar os dois dentes e fazer o tracionamento para puxar os dentes que estão inclusos. Já fiz raio-x e etc.

    Sexta-feira passada (16/01/15), realizei a primeira extração, não consegui fazer os dois no mesmo dia. E ele já começou o tracionamento, colocou o “botão” no meu dente que vai nascer, não sei usar nomes técnicos. E eu coloquei meu dente de leite grudado no aparelho, pra não ficar “banguela”.

    Mas doutora, eu não consigo parar de chorar. Não pela dor, mas pela sensação horrível de além de estar horrorosa, com aparelho na boca aos 19 anos, ainda por cima não tenho dentes, pois dá pra sentir o “dente pendurado” na minha boca, e eu sinto também o buraco no céu da boca, a corda que está nele pra puxar o outro dente. Não consigo comer nada. Estou desesperada. Vou extrair o outro dente nesta sexta-feira.

    Eu só quero saber quanto tempo vai demorar pros meus dentes nascerem. Se tem como agilizar esse processo de tracionar os dentes. Se eu posso pedir para o meu dentista tracionar mais rápido. Não estou preocupada com dor, já estou preparada pra ter um tempo de “prisão domiciliar”, pois não tenho coragem sequer de abrir a boca. Eu só quero tirar logo o aparelho e que esse meu dente nasça logo.

    Desculpe o desabafo. Demorei muito pra conseguir aceitar a ideia de realizar esse procedimento, mas sinto que estão me enganando, eles dizem que vai demorar em torno de 6 meses, mas já vi pessoas dizendo que pode demorar anos. Vou literalmente parar com a minha vida até terminar esse tratamento.

    Há alguma possibilidade de agilizar isso? Quanto tempo vai demorar, sem agilizar?

    1. Nicole, compreendo sua ansiedade, mas infelizmente não há como agilizar um tracionamento. O sucesso do tratamento depende diretamente da resposta do organismo da pessoa a ele, e isso varia de pessoa pra pessoa. Dessa forma, qualquer prazo que o dentista tenha dado é apenas uma estimativa… não estão enganando você, um tracionamento realmente pode ser feito em 6 meses, mas sim, pode levar mais do que isso. ANOS eu diria que não… nesse caso, seria desconfortável pra você e o melhor seria mudar de estratégia (extrair os 2 caninos e fechar o espaço com aparelho OU colocar implantes).

  225. Olá,
    Tenho 18 anos e usei aparelho fixo por uns 5 anos, atualmente estou sem, porém tenho um canino direito incluso.
    Troquei de dentista e a atual falou que meu canino está entre os dentes incisivo lateral e central, na altura e próximo ao nariz, e não é possível senti-lo ao tocar na gengiva, por isso a mesma pediu que fizesse um exame 3d para saber a real situação e posicionamento do canino, porém estou com um espaço (buraco) na frente, e estou iniciando minha carreira profissional, sinto não passar muita credibilidade e me incomoda esteticamente.
    Gostaria de saber se há possibilidade de não mexer neste canino e implantar um outro ou seria necessário uma extração para fazer um possível implante?? Busco uma rápida solução!

    Grata

    1. Laís, se houver espaço pra fazer o implante e o canino incluso não estiver no caminho do implante, ele pode ser feito, sim.

  226. Boa noite Drª Ana.

    Meu filho está com 13 anos e ao fazer um rx verificou-se que ele tem ausência de canino. Ele ainda tem o dente de leite. O dentista solicitou uma panorâmica já que ele precisa colocar aparelho para correção dos dentes. Foi verificado então que o canino que não desceu está na gengiva, totalmente na horizontal, e pelo que o dentista me passou isso pode empurrar os dentes permanente da frente. Disse que não será uma cirurgia simples e que preciso procurar um medico especializado. O que me diz a respeito? Fiquei muito assustada, já que ele disse nunca ter visto um dente ficar interno na gengiva na horizontal, que o normal é ficar na vertical.

    1. Jussara, procure um dentista cirurgião bucomaxilofacial pra avaliar o caso. Ele e o ortodontista precisam ponderar juntos se o ideal é extrair esse dente ou se é possível tracioná-lo pra fora. Se o dente está posicionado como você relata, provavelmente não será possível o tracionamento. Mas fique tranquila, realmente não é uma cirurgia simples, mas é algo habitual para um cirurgião.

  227. Boa Tarde!
    Me chamo Rodney, sou de SP….
    Dr. Ana, arranquei um dente que fica no lugar do canino do lado esquerdo na parte inferior, mas o canino já nasceu, ele volta / vai para o lugar desde que foi extraído?
    Obrigado!!
    Rodney

    1. Rodney, não entendi sua pergunta. Que dente “que fica no lugar do canino” você extraiu? O canino que já nasceu está onde? Me explique melhor…

  228. Olá doutora! Estou neste tratamento desde junho do ano passado, meu dente ainda não nasceu, mas está claro que ele está bem perto de nascer! Agora está com um “arame de ferro”… Quando vou morder algum alimento meu canino de baixo morde o dente incisivo. Quanto tempo ele nasce e como faço para evitar de mordê-lo?

    1. Vitor, qual dente está sendo tracionado, o canino mesmo? De cima ou de baixo? O que você quer dizer com “está com um arame de ferro”? Tem pelo menos uma pontinha dele pra fora? Me explique melhor, por favor…

      1. É o canino de cima da esquerda! A pontinha do dente ainda não, mas já da para ver um “branco” dele e ele está na “gengiva de trás”.

        1. Então ele já deve estar perto de sair, Vitor. Quanto ao toque entre o canino inferior e o outro dente, chame a atenção do seu ortodontista para o fato, pra que ele possa fazer algum ajuste e eliminar e esse contato indesejado.

  229. Ola, meu filho de 14 anos tinha o canino e o incisivo lateral inclusos, foram feitas as cirurgias adequadas para movê-los com ajuda de aparelho. Porém quando o incisivo lateral foi aberto me disseram que era tipo gancho na raiz e que ele pode ou nao perdê-lo pois o espaço entre ele e o canino é pequeno! Ela me disse que pode se cortar a raiz quando os dois chegarem nos seus devidos lugares, ai que vem a dúvida! Ele realmente vai perder o incisivo lateral por causa da raiz gancho? Ou se cortar a raiz o dente pode ser salvo? Obrigada.

    1. Cristiane, acho que a história não é bem assim. Quando a raiz de um dente que vai ser tracionado (“puxado”) tem um formato desfavorável, o tracionamento tem grandes chances de não dar certo. Nesse caso, fica indicada a extração do dente. Portanto é verdade, seu filho pode perder o incisivo lateral. Quanto a cortar a raiz do dente, confesso que desconheço essa técnica associada a tracionamentos, talvez a ideia seja fazer uma apicectomia (cortar a pontinha da raiz do dente, e aí é que deve estar o “gancho”) e fazer o tracionamento depois.

  230. Olá doutora. Tenho 15 anos. Meu dente canino era de leite e caiu, mas ficou a raiz. Retirei a raiz do de leite e fiz um raio X. O permanente está aqui dentro, praticamente no céu da boca, o dentista disse que irei por um aparelho para puxá-lo e a minha dúvida é se só com o aparelho ele vem pro lugar certo ou precisarei “abrir” com cirurgia o lugar que ele está para ele vir ? Obrigada desde já.

    1. Eduarda, se o canino está dentro da gengiva e a ideia é “puxá-lo”, terá que ser feita uma cirurgia pra colar um botão nesse canino e um fio que ligue ele ao aparelho que vai fazer o tracionamento. Converse com o seu dentista.

    1. Amanda, se eles nasceram já é ótimo. Procure um ortodontista pra verificar se há alguma forma de alinhá-los com aparelho sem extrair outros dentes. Se não houver como, geralmente se opta pela extração dos primeiros pré-molares para abrir espaço e alinhar os caninos no arco.

  231. Oi, doutora! Td bem? Eu “puxo” os dentes desde 2013, agora em fevereiro vai fazer 2 anos. Tenho os dois caninos inclusos, porém, durante os dois anos de tratamento apenas um dente desceu. O outro nem se mexeu. Minha dentista falou que vai tentar apenas mais 6 meses, se não der ela vai retirar. Porém ela falou em algo do osso que eu não entendi. Tenho medo do caso piorar, de passar de um dente problemático para vários. Não aguento mais ficar sem dente, É HORRÍVEL.
    Ela disse que caso retire ela vai substituir o espaço do canino com os dentes do lado e não com prótese.
    Upei a foto do raio X feito dia 5 de Janeiro de 2015 (hoje) no imgur, site de hospedagem de imagens: http://i.imgur.com/NlAMufx.jpg

    1. Fernando, realmente, o canino direito parece que não vem, considerando que o tracionamento já tem 2 anos. É como sua dentista disse, se não der, o espaço pode ser fechado com prótese ou com aparelho, “puxando” os dentes de trás pra fechar o espaço. É questão de vocês conversarem sobre a melhor opção no seu caso.

      1. Conversei com ela e ela decidiu retirar o canino direito. Que procedimento é melhor, prótese ou puxar os dentes de trás pra frente?

        1. Vai muito do que você deseja, Fernando. Se há o espaço adequado, você pode fazer um implante ou ponte fixa. Já se você fechar o espaço com o aparelho, evita usar prótese, mas vai levar alguns meses pra esse espaço se fechar. São 2 soluções legítimas.

          1. Fica muito visível a falta do canino caso puxe os dentes do lado?
            A dentista falou que vai ter que implantar um “pó de osso” no lugar, pois o canino é muito grande e vai ficar um buraco… Qual é mais ou menos o preço desse pó?

          2. Caninos e pré-molares são dentes com anatomia parecida, mas diferente. Embora colocar um pré-molar no lugar do canino seja uma boa solução, se do outro lado há o canino mesmo, vai ficar um pouco diferente… o que não quer dizer que o paciente não possa ficar satisfeito. O “pós de osso” é um enxerto ósseo, não há como eu dizer quanto custa “o pó”, é preciso considerar o procedimento cirúrgico todo. Se sua dentista sugeriu o enxerto, pergunte a ela quanto vai custar no seu caso em específico.

          3. Eu estou bem preocupado, Doutora. Porque ela falou que é muito complicado tirar um pedaço de osso da gengiva de baixo, pois daí vão ser duas cirurgias, mas também ela já me alertou que esse enxerto ósseo é beeeem caro. Existe na internet alguma foto de sorriso sem canino? Desde já agradeço por tirar todas minhas dúvidas.

          4. Nesse link –> http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1415-54192006000300005 tem um artigo que relata o caso de uma menina que foi tratada com a extração de um canino só, situação parecida com a sua (caso você opte pela extração). Infelizmente não tem as fotos finais, mas tem a imagem dos modelos (figura 7) e, um pouco antes (figura 5), dos próprios dentes dela ainda com aparelho. Dá pra ter, pelo menos, uma ideia da estética.

  232. Olá Ana,
    No meu caso, eu tinha o canino de leite e nem sabia, ai com os exames constou que meu dente estava por dentro, fiz exames e está marcado para fazer o tracionamento, porém estou com medo de que dê algo errado ou algum efeito colateral. Essa cirurgia é complicada ?

    Tenho também um dente que nasceu por baixo de outro e as vezes fica inchado, vou fazer a cirurgia também pra tirar o de cima, mas minha dentista disse que fica bem perto dos nervos que dão sensibilidades aos lábios, então fiquei com mais medo ainda. É comum ter erros nessas duas cirurgias ?

    Desde já agradeço e parabéns pelo trabalho e por esclarecer nossas dúvidas rs.

    1. Bianca, a cirurgia é um pouco complicada do ponto de vista técnico, mas pra você não será muito diferente de uma extração dentária. Pode inchar, vai ficar dolorido no pós-operatório, mas não é algo muito demorado e é feito com anestesia local. Quanto ao outro dente, o risco de alguma consequência – mesmo que temporária – ao nervo, considerando a proximidade dele com o dente a ser extraído, existe. Não é uma questão do dentista errar, é um risco inerente a qualquer cirurgia nessas condições, mesmo que o dentista faça tudo direitinho.

      1. Obrigada Ana,

        Eu fiz a cirurgia de extração e foi bem complicada e demorada, mas deu tudo certo! Foi extraído o dente de baixo que ficava perto do osso, está bem inchado e eu não consigo falar direito rs, mas não deu nenhuma complicação. A do canino vou fazer mais pra frente, mas estou mais segura.

  233. Olá Dra. Meu nome é Fabiane.

    O meu caso é bem parecido com o da radiografia apresentada no texto (Radiografia panorâmica: canino impactado), Meu dentista tomou todas as providencias para o tracionamento do canino com a radiografia e inclusive com a ressonância, o cirurgião até disse que era o melhor a ser feito pois o posicionamento estava otimo. Mais infelizmente não tive sucesso no tratamento, apos 1 ano e 1 mes de tratamento meu dentista disse que não entendia o motivo de o dente não descer, que ele tinha trabalhado com diversos casos e o meu tinha sido uma surpresa e o primeiro a não ter sucesso.
    Os efeitos colaterais foram inversos, entortando inclusive minha boca. Como se 4 dentes não tivessem tido força suficiente para puxar 1.
    Resumindo, irei fazer implante.

    A minha dúvida é até que ponto um médico deve se responsabilizar por um tratamento de canino incluso que não obter resultado? Pois um implante hoje é muito caro.
    Com todos esses exames não é possivel identificar que um dente tem “problema” ?

    Estou apenas dividindo com vocês o meu caso, meu dentista sempre se mostrou atencioso, sempre conversou bastante e claro que pude notar a “chateação” dele no caso. Não tenho o que reclamar dele.

    1. Fabiane, infelizmente isso acontece. E em se tratando de um organismo, de um sistema biológico, não há como oferecer garantias de resultado. Mesmo com todos os exames do mundo, não haveria certeza. Costumo colocar para o paciente, sempre, o caráter de tentativa desse tipo de procedimento… mesmo que as possibilidades sejam muito boas de dar certo. É importante que o paciente esteja ciente disso, pra evitar – ou diminuir, pelo menos – uma possível frustração. Nem sempre as coisas saem como a gente quer, como bem exemplifica a “chateação” do seu dentista.

      Enfim… de qualquer forma, seu problema ainda tem solução, embora a estratégia, agora, seja outra.

  234. Boa noite Ana, não sei se vc entende da area odontopediatria, mas gostaria de saber se demora muito pra descer o dente canino, minha filha esta com quase 5 anos e ainda não desceu um dos caninos dela. Fiz uma radiografia e a dentista disse que esta tudo normal, que ele iria descer, mas ja faz 1 ano e nada ainda. Se puder me responder, agradeço!

    1. Valeria, todos os dentes de leite nascem mais ou menos até os 3 anos de idade. Então, aos 5, sua filha já deveria ter o canino. Você tem essa radiografia aí pra eu ver?

      1. Oiee Ana, que bom receber sua resposta, tenho ela aqui sim. Posso escanear e te enviar por um e-mail. Seria muito bom, pois a mesma dentista que me atendeu nao me informa muito sobre o que ocorre, porque ate hj o dentinho dela nao desceu.

  235. Ana, você acha em termos de custo-beneficio melhor eu realizar esse tracionamento e posteriormente utilização de aparelho ou, como você disse, uma cirurgia ou algo do tipo estetico somente, pesquisei sobre facetas, achei interessante porem nem imagino o custo. Obrigado, parabéns pelo trabalho.

    1. Depende do que você espera do tratamento, Matheus. Se você não pretende usa aparelho, melhor fechar o diastema com restauração. Já se você está disposto a tentar tracionar o canino e se submeter a um tratamento mais completo, sugiro isso. O tratamento estético é mais imediato, o ortodôntico vai levar bem mais tempo. Acho que você deveria consultar um dentista especialista em estética (dentística) e um ortodontista pra comparar as possibilidades de tratamento e os custos, pra só então decidir o que fazer.

  236. Olá doutora, eu fiz um tracionamento ha 8 meses no canino, só agora depois desse tempo parece que movimentou um pouco, mas tem um porém, ele está encostando na raiz do dente incisivo, e estou sentindo dor. Doutora vc acha que esse dente pode descer? O dente próximo ao tracionamento está dolorido, é normal? Estou triste, quero que esse sente desça 🙁 , me responda.

    1. Maiara, acho que sim! Se não houvesse a possibilidade do dente descer, seu dentista nem estaria tentando o tracionamento. A dor no dente ao lado é comum nesses casos.

  237. Ola, tenho 18 e sempre tive os dentes do meio separados, agora ao completar 18 anos resolvi trata-los, p minha surpresa a dentista me informou que o meu canino superior esquerdo ainda era de leite, fiz a radiografia e ela constatou que o meu canino permanente esta alojado próximo ao nariz e realmente ao tocar consigo sentir, ela disse que uma cirurgia sairia muito cara e não tenho condições, e disse que o melhor era esperar, pode ser que este dente caia daqui uns 10 anos ou não, ela me disse, mas queria resolver esse problema dos espaços :/

    1. Matheus, fechar esse espaço com aparelho é mais complicado, se você não pretende extrair o canino permanente ou “puxá-lo” para o lugar dele. Sugiro, então, que você feche o espaço com restauração. Procure um dentista especialista em dentística / estética pra avaliar.

  238. Vou precisar fazer a cirurgia de ortodontia de canino superior, mas gostaria de saber em media quanto custa a “cirurgia” ou tratamento. Vou fazer nos 2 caninos superiores, a vai ser feito nos 2 caninos de uma vez ou em dias separados?

    1. Cinthia, essa é uma cirurgia personalizada, não há “média” de valor. É preciso fazer uma avaliação com o cirurgião, cada caso é um caso. Pode ser feito nos 2 dentes no mesmo dia ou em dias separados, depende das condições da cirurgia e do que você combinou com o seu dentista.

  239. Drª, tenho 19 anos, e meu canino esquerdo inferior permanente ainda não nasceu, fiz um raio-x e vi que ele esta lá mas não quer nascer, meu dentista concluiu que na epoca seria melhor seguir usando aparelho ortodontico, ja acabei o tratamento e nada deste dente nascer, a pergunta é: ele só vai sair com cirurgia ou preciso extrair um dente para abrir espaço para o mesmo nascer, se for o caso de uma extração há risco do canino não sair?

    1. Eduardo, aos 19 anos é improvável que esse dente nasça sozinho, pois a raiz dele certamente já está totalmente formada. Não acho que seja caso de extrair um dente pra abrir caminho, pelo menos não em princípio. Se esse espaço não existe, está explicado o motivo do dente nunca ter nascido. Se existe, uma possibilidade é tracionar esse canino. Converse com o seu ortodontista.

  240. Ola, quando tinha dez anos um dentista extraiu um dente. Ele começou a crescer uns dois anos depois e parou. Hoje faz 11 anos que espero esse dente nascer. Fui ao dentista, ela disse que colocando aparelho ele vai chegar no lugar. Doutora, será que esse dente depois de tantos anos pode realmente crescer??

    1. Rosiane, se for possível colar um bráquete nesse dente e houver espaço disponível no arco, o aparelho vai “puxá-lo” pro lugar dele, certamente.

  241. Olá, eu fiz essa “cirurgia” de canino impactado ontem, e aí coloquei um aparelho chamado Placa Palatina, minha dentista disse que só posso comer coisas moles e geladas, quando me alimento parece que a comida entra no aparelho, e depois não consigo tirar, não sei se é impressão minha mas não consigo comer nada, pois parece que a comida entala ali. O que faço? Algum tipo de comida, como sopas, que eu possa me alimentar, sem eu ter medo que a comida entre muito no aparelho? Obrigada. 🙂

    Tenho 13 anos e como sou nova acabo sofrendo muito, esqueci de comentar que minha bochecha está muito inchada, há problema nisso, ou foi porque a cirurgia foi muito recente?

    1. Juliana, é uma questão de adaptação e de aprender a higienizar o aparelho, o que geralmente não é muito fácil. Tente fazer bochechos com água ou enxaguante bucal e forçar a passagem do líquido por cima da placa, deve ajudar. Você só precisa evitar alimentos muito duros ou pegajosos, fora isso, pode se alimentar normalmente. Sua bochecha certamente está inchada por causa da cirurgia recente.

  242. Olá Dra, fiz um tracionamento de canino direito só que o meu está na parte da frente, fiz na terça-feira dia 09, estou tomando todos os cuidados e remédios indicados pelo meu dentista. Porém minha bochecha ainda está bem inchada. Gostaria de saber se é normal, e quanto tempo demora para desinchar.

    1. Nisheli, considerando que se “mexe” em osso durante a cirurgia, é esperado que demore um pouco mais pra desinchar… e a sua cirurgia é relativamente recente. Na ausência de outros sintomas relevantes, parece que vai tudo bem.

  243. Olá, doutora!
    O meu caso parece identico com o do Hugo, porém não posso colocar aparelho pois ano que vem não terei condições de tratá-lo. Tem como eu retirar o de leite e descer o permanente para que não fique o espaço sem usar aparelho?
    Grato.

    1. Diego, se o seu canino estiver aparecendo na gengiva, é possível que ele nasça normalmente, sem necessidade de usar aparelho. Qual a sua idade?

        1. Então… aos 19 anos, é provável que o dente não nasça mais sozinho, pois a raiz dele já deve estar completamente formada (isso acontece entre os 13 e 15 aos de idade).