Desmaio na Cadeira do Dentista

Certamente você já ouvir falar de alguém que tenha passado mal durante o atendimento odontológico. Talvez tenha até acontecido com você. Eu já tive pacientes que quase perderam a consciência, mas nunca chegou-se ao desmaio de fato. Melhor assim. A questão é: por que isso acontece?

As causas podem ser várias. Segue um resumo das principais situações que podem levar ao desmaio:

Lipotimia

É um mal estar passageiro, geralmente associado a uma sensação de angústia e eminente desfalecimento. A pessoa fica pálida, começa a suar, pode relatar zumbidos nos ouvidos e visão turva, mas ainda não ocorre a perda total da consciência.

Causas:

  • Diminuição de O2 no cérebro (hipóxia) por medo ou ansiedade
  • Origem cardiovascular
  • Hipoglicemia (falta de açúcar no sangue)
  • Uso de medicamentos ansiolíticos / antidepressivos

O que o dentista tem que fazer:

Acalmar o paciente, conversar pra mantê-lo consciente, afrouxar roupas, colocar em posição supina (barriga para cima) com as pernas ligeiramente elevadas. Em caso de não haver recuperação em até 4 minutos, administração de O2 (5L/min) em respiração espontânea.

Síncope

É a perda repentina de consciência, ou seja, o desmaio em si.

Causas:

  • Diminuição do fluxo sanguíneo e diminuição de O2 no cérebro
  • Causas neurológicas / metabólicas
  • Má perfusão cerebral
  • Fatores emocionais (medo e ansiedade)
  • Fatores não-emocionais (fome, exaustão, debilidade física)
  • Queda do débito cardíaco que leva à hipotensão (pressão baixa), à hipóxia (falta de O2) e à hipotonia muscular (redução da força, a tal “moleza” ;))
O que provoca um desmaio?
O que provoca um desmaio?

O que o dentista tem que fazer:

Valem as mesmas recomendações dos casos de lipotimia, além de verificar nível de consciência, confirmar respiração e administrar O2 (5L/min). Confirmar hipotensão, colocar o paciente em posição de recuperação, observar evolução e liberar o paciente com acompanhante. Se o paciente não estiver respirando, fazer o protocolo SBV (suporte básico à vida).

Hipoglicemia aguda

É a redução da taxa de glicose circulante, ou seja, de repente faltou açúcar no sangue! A pessoa pode ficar irritada, pálida, com confusão mental. Não há náusea e não há vômito.

Causas:

  • Excesso de insulina
  • Supressão da alimentação (jejum)
  • Exercício físico prolongado

O que o dentista deve fazer:

Oferecer um “docinho” ao paciente. Uma dica é aplicar a Regra dos 15 (15g de carboidrato = meia lata de refrigerante. Se persistir, mais 15g). Dispensar o paciente com acompanhante depois de 30 minutos (para casos leves).

Hiperglicemia

Os sintomas são os mesmos da hipoglicemia.

Causa:

Ao contrário da hipoglicemia, sobrou açúcar no sangue!

O que o dentista deve fazer:

Se o paciente é diabético, isso já ficou claro na anamnese. O protocolo é a aplicação de insulina 50UI. ATENÇÃO: na dúvida entre hipoglicemia e hiperglicemia (e não é fácil distinguir entre uma e outra), é melhor considerar como hipoglicemia (porque glicose demais faz menos mal do que de menos).

Hipotensão ortostática

É a queda brusca da pressão arterial quando a pessoa assume a posição vertical. Sabe aquela tontura que dá quando se levanta muito rápido? Isso. Essa é uma situação relativamente comum, pois muitos pacientes querem levantar logo da cadeira depois que o procedimento é concluído (principalmente após extrações dentárias). Basta sentar novamente e aguardar a recuperação.

Muita gente associa o fato de passar mal no dentista com a anestesia, concluindo que o líquido anestésico, em si, é capaz de causar os efeitos descritos anteriormente. Não que não possa ocorrer uma reação alérgica… é raro, mas acontece. Mas na grande maioria das vezes o problema não é o aspecto farmacológico da anestesia, mas a reação psicológica do paciente ao fato de estar sendo anestesiado, ou seja: medo da agulha e  ansiedade. Portanto, a dica é procurar manter-se calmo e confiar no seu dentista.

Compartilhe:

Comentários via Facebook


Categoria: Urgências e Emergências

Marcadores:

54 comentários

  1. Ola Dra., hoje fui ao dentista para a segunda etapa do canal semana passada, tomei varias anestesias me senti super bem, nao tenho medo de agulha, dentista etc., so que hj quando sentei na cadeira e assim que ela aplicou a anestesia passei muito mal, zumbidos muito alto, visao embaçada, um aperto no peito, quase morri… Nao sei oq houve pq sempre fiz esses procedimentos e nunca me deu nada.
    Oq pode ter acontecido?

    1. Estefany, pela sua descrição você teve uma lipotimia, um quase desmaio. O motivo geralmente está ligado à ansiedade, mas difícil dizer ao certo a razão.

  2. Dra. Hoje fui extrair dois dentes, foi tranquilo, só que eu estava ansioso, depois fui na farmácia, quando estava pedindo o medicamento comecei a sentir um mal estar, minha pressao abaixou muito, quase desmaiando dentro da farmácia, deitei dai foi voltando ao normal.

    1. Normal, Ivonaldo. Você ficou muito tempo deitado, foi só uma queda de pressão. Não acho que você precise se preocupar. Descanse.

  3. Dra, hoje passei mal na cadeira do dentista. Estava fazendo um implante, estava indo bem, de repente ele teve que tirar um pedacinho de carne do céu da boca, para cobrir a gengiva do implante (acho que foi isso, foi o que entendi;) comecei a sentir uma sensação de desmaio muito forte e comecei a tremer de frio, de forma que não podia controlar um copo de água na boca, isso também é ansiedade????

  4. Dra, agendei a extração de sisos inclusos com um grande especialista aqui da região, mas dá um medinho pq há dois anos passei por um picareta que gastou duas horas e meia pra tirar só a coroa de um siso. Tomei 5 espetadas e, apesar de tudo, me controlei bem. De lá pra cá minha síndrome do pânico piorou, há pouco fui fazer os exames de sangue pro pré-operatório e quase desmaiei, literalmente. Isso nunca tinha acontecido antes. Fico pensando como vai ser na hora H. Duas perguntas: 1) se já tomei 5 espetadas dois anos atrás e suportei bem, dessa vez também deverei suportar, certo? 2) é recomendável passar por algum tipo de sedação? Um abraço!

    1. Davi, não tenho razão nenhuma pra duvidar que você vai tirar “de letra”. Sedação pode ajudar sim, mas nem sempre é necessário, converse com o seu dentista pra ver se ele indica algum tipo de sedação no seu caso.

  5. Olá! Estou muito assustada, pois hoje fui obturar um dente com a mesma dentista que sempre me atendeu e sempre me anestesiou. Só que assim que ela aplicou a anestesia, a minha visão ficou embaçada, eu fiquei tonta e senti minha cabeça formigar do lado que deu a anestesia. E demorou uns minutos para passar. Fiquei com muito medo, estou com medo de voltar para continuar o tratamento. O que pode ter acontecido?

    1. Luanna, pode ter entrado anestésico em algum vaso sanguíneo, por exemplo. Acontece. Não precisa se preocupar, confie na sua dentista.

  6. Olá Dra. Ana. Tenho um relato sobre esse assunto. Hoje estava no consultório e logo após a dentista aplicar a anestesia senti uma pressão na região do tórax, dificuldade para respirar, não conseguia falar, nem movimentar direito minhas mãos e pés, logo depois senti um formigamento forte nas mãos e nos pés também. A dentista pediu ajuda para outra colega, que aferiu minha pressão, que estava em 10×6. Eu costumo ter medo de dentista, e por ter uma sensibilidade grande nos dentes, até uma simples limpeza é extremamente desconfortável para mim. Eu já tomei anestesia odontológica outras vezes e nunca tive reação nenhuma, com essa mesma dentista, duas semanas antes ela fez a substituição de uma restauração, usou anestesia (e eu estava bem mais tensa) e não senti nada de anormal, e hoje, onde eu estava mais relaxada e confiando mais nela, tive essa reação. Li em um comentário anterior que há a possibilidade de a anestesia cair na corrente sanguínea e provocar reações adversas, será que foi esse o meu caso?

    1. Pode ser, Luiza… se o anestésico cai na corrente sanguínea, pode provocar queda de pressão. Seria uma explicação para o que aconteceu com você.

  7. Bom dia,
    Dra. preciso muito de um tratamento odontologico, tenho 56 anos e já estou sentindo alguns problemas sérios, porém, morro de medo, pois tenho labirintite, e qdo tento levantar-me da cadeira, já não consigo mais andar. Minha pressão sobe, e tenho vômitos.
    Fico no mínimo 2 dias de cama.
    Me ajude, preciso muito ir, mas tenho pavor.
    Obrigada.

  8. Olá Dra., hj passei por um procedimento comum, troca de restauração, após ser anestesiada senti forte dor na nuca, uma pressão muito grande e uma dor de cabeça terrível! !! Até consegui terminar o procedimento, porém a dor de cabeça persistiu, ficava pulsando, só foi melhorar depois que tomei dipirona, Dra., isto é uma reação à anestesia? Ou pode ter afetado algum vaso durante a anestesia, por isso a reação?

    1. Elen, me parece, apenas, uma reação psicossomática, ou seja: ansiedade. Não acho que tenha sido nenhum efeito direto da anestésico ou de sua aplicação.

  9. Doutora, sempre tive medo de anestesia ou qualquer tipo de injeção, sou mto ansioso e esses dias fui ao dentista retirar os sisos e desmaiei na cadeira! Agora ele me sugeriu fazer sedado, será que isso vai dar certo?

    1. Dá certo sim, Eduardo. A sedação vai deixar você mais tranquilo e o dentista vai poder trabalhar sossegado. 😉

  10. Olá! Bem, preciso tirar os sisos, mas sou extremamente ansiosa e ja tive diversos desmaios durante a minha vida. Um dos meus problemas na cadeira do dentista é que sinto ânsia. Quando ele coloca a mão na minha boca eu ja levanto enguiando e cuspindo… deito novamente e tudo se repete com intervalos de 10 segundos. E isso é só em acompanhamentos. Agora, como seria em casos cirúrgicos? Creio que não poderia ficar levantando e cuspindo. Uma sedação acabaria com o problema? Lembrando que minha ansiedade é muito grande.

  11. Sempre tenho queda de pressão, formigamento por todas as extremidades, palidez, a até desmaios. Isso acontece principalmente quando levo minha filha pra tirar os dentes de leite, justamente depois da anestesia. Não entendo, pois não é nada de mais. Agora pouco desmaiei num consultório, estou em casa cheia de coceira no rosto por conta do formigamento. O que será isso?

    1. Albenia, não vejo outra explicação além de uma reação psicossomática, ou seja: medo e ansiedade causando “reações” no organismo.

  12. DRA. BOM DIA, TENHO QUE IR AO DENTISTA, MAS TENHO MUITO MEDO DA ANESTESIA, HOJE MEDI MINHA PRESSÃO PELA MANHA, ELA ESTAVA 11X80, E MEDI AGORA 12H E ELA ESTAVA 90X50, TENHO MUITO MEDO DE PASSAR MAL COM A ANESTESIA… ISSO TEM ALGUM PROBLEMA, TIRANDO A MINHA ANSIEDADE?

    1. Raquel, a anestesia odontológica é MUITO segura… não merece a má fama que tem. A grande maioria das reações associadas à anestesia são de cunho psicossomático, ou seja: ansiedade. Não é a anestesia que “dá reação”, mas a ansiedade da própria pessoa, por causa da anestesia, que a faz passar mal. Então, o melhor conselho que eu posso dar é: CALMA. Confie no seu dentista. A anestesia é segura.

  13. Bom dia! Ontem extraí um dente, no momento não tive nada, correu tudo bem, mas quando foi à tarde tive duas quedas de pressão, PA 100×45 e PA 100×50, isso pode acontecer 3 horas depois do procedimento? Obrigada.

  14. Ola Dra. Ana, meu nome é Anawila Waldersaiinter, tenho 30 anos e sou de Campo Grande, Mato Grosso do Sul, queria que vc me informasse algo que pressenti em todos os consultorios dentarios que fui, hoje estou no SUS e vejo que nao é diferente, os dentistas tem uma politica de atendimento tipo “estou aqui para atenter e nada mais, nao converse comigo, nao fale nada além que o necessario, só fale se eu te perguntar”. Pois doutora, os dentistas aqui, pelo menos os que eu ja passei, sao assim turrões, grosssos e ate mal educados, desculpe eu falar assim mas eles sao estúpidos mesmo, lógico nao estou generalizandom mas eu nao tive sorte kkkk,faço tratamento pelo SUS, estou fazendo limpeza e o senhor dentista é meio “porta”, desculpe a forma de dizer mas é isso mesmo, eu perguntei pra uma colega e ela me disse que periodontistas sao assim mesmo, “grossos”, sei la, aprendi uma coisa: entro quieta e saio calada pra nao dar lado pra grosseria de ninguem. Mas deixo meu relato aqui, se for um codigo de ética nao falar com os pacientes é estranho, mas nao tenho tanta sorte com dentistas, eu nao quero mesmo bater papo, quero ser atendida, e isso nao posso deixar de falar, que os dentistas aqui de Campo Grande sao otimos, bjs linda!! E parabéns por esse blog lindo!!!

    1. Anawila, não tem nada no código de ética que diga que a gente não pode conversar com o paciente… pode sim! É que muitos dentistas são mais focados na parte técnica, não têm toda aquela habilidade interpessoal. E tem um fator importante aí: tempo. Nem sempre há tempo pra conversar. No atendimento particular, “tempo é dinheiro”, já no SUS existe um número de pacientes que o dentista precisa atender no dia, então nem sempre dá tempo de conversar. Enfim… nada justifica falta de educação, mas eu acho que isso explica um pouco a situação. Ah, os periodontistas que eu conheço são gente boa! 😉 Abraço e obrigada!

  15. Fui a dentista outro dia, fiquei tão nervosa que quando vi ela vir com a anestesia pro meu lado passei mal, fiquei sem saliva e com falta de ar, e ela viu que eu estava branca como uma cera e não pode fazer nada, tenho q fz um canal e tô com medo, e pra piorar tenho doença de chron e não posso tomar qualquer remédio, o q fazer me ajude por favor amanhã tenho dentista to apavorada.

    1. Altina, procure se acalmar. Foi justamente a ansiedade que causou o seu quase desmaio na consulta anterior. Você fica com medo de ficar nervosa e fica mais nervosa, entende? Quanto à doença de Crohn, apenas informe à dentista que você a tem. Ela vai considerar que medicamentos utilizar ou não.

  16. Acredito que nós dentistas podíamos fazer uso de alguma adaptação de máscara nasal-bucal ligado ao nosso compressor de ar como fonte de O2 para os casos de emergências médicas como nas hipóxias onde há a necessidade de ventilação. Acho que temos a faca e o queijo nas mãos e não sabemos fazer uso desse possível mecanismo de suporte básico de vida.

  17. Acho que a questão que a Tamires colocou se refere a intercorrencia de técnica anestésica e não ao tipo de anestésico. Caso o anestésico entre na circulação sanguínea por ter sido injetado em um vaso sanguíneo calibroso, pode causar está hipotensão.

  18. Oi Dra! Sou acadêmica de odontologia, e tenho uma dúvida para uma discussão em grupo… Há um certo tipo de anestesia que leva ao desmaio caso o paciente não permaneça deitado por um tempo. Queria saber o porquê isso ocorre, não acho em nenhum site!

    1. Tamires, não sei se existe “um certo tipo de anestesia” que cause esse efeito… qualquer procedimento em que o paciente fique por muito tempo deitado pode levar a uma lipotímia, principalmente se ele resolver se levantar muito rápido após o atendimento. Pode haver queda de pressão, etc.. Pergunta de professor geralmente tem “pegadinha”, é aquele tipo de questionamento feito pros alunos errarem mesmo, pois muitas vezes a resposta que ele quer só existe dentro da cabeça dele. Não sei se posso ajudar você mais que isso… mas, quando você souber a resposta que ele queria, por favor volte pra me contar (sério mesmo). 😉

  19. Oláá Dra., eu tenho que ir ao dentista para arrancar um dente, mas tenho muito medo de desmaiar, minha pressao é baixa e a desmaiei 2 vezes indo ao doutor, uma foi tomando dipirona em injeção e outra tomando soro, em seguida minha vista escureceu e eu desmaiei. Tenho medo de que isso ocorra no dentista, ate pela anestesia que vão dar, e acabo sentindo vergonha de ocorrer isso. O que vc acha doutora?

    1. Raquel, me parece que o problema não é pressão baixa… mas ansiedade. E quanto mais ansiosa você ficar, maior a chance de você desmaiar. A anestesia não faz ninguém desmaiar, mas o medo dela pode fazer. Então eu sugiro que você converse com o seu dentista, deixe claro esse problema e procure confiar nele. É possível que ele até indique algum tipo de medicamento pra deixar você mais calma durante o atendimento.

  20. Oi, boa noite, hoje fui fazer um canal, enquanto começava estava tudo bem, quando ela colocou o material para isolar o dente para fazer o canal comecei a passar mal, não conseguia engolir a saliva nem respirar direito, parece que minha garganta fechou… não sei se foi uma crise de ansiedade, sei que agora to com medo de terminar o tratamento…devo continuar ou procurar outro profissional?

    1. Patricia, seu relato é bem característico de crise de ansiedade. Muitas pessoas não “se dão” muito bem com o isolamento, se sentem meio claustrofóbicas. Não acho que procurar outro dentista resolva o problema. Converse com o seu dentista.

      1. Olá Ana,

        Pois bem, ja que vc tocou no assunto do isolamento, dei o maior vexame na minha ultima consulta do tratamento de canal, estava ocorrendo tudo normal, ja estava acostumanda ate com os procedimentos kkkkk, o dentista ja tinha usado o isolamento e nada tinha acontecido, só que ele isolou meu dente e sei la porque me deu um trem (kkkkkkk), é nao conseguia respirar, nao conseguia engolir, suava frio pra caramba, ate que pedi um tempo pra ele, a auxiliar me disse pra eu respirar pelo nariz e eu nao conseguia, resultado: ele pediu pra eu voltar em outra sessao, realmente nao sei o q me deu, mas senti tipo uma queda de pressao, me senti meio tonta pois tenho labirintite e a cadeira estava muito deitada (ele ate foi rispido comigo dizendo que nao enxergaria se nao ficasse assim), é sério doutora, ate diarreia me deu, foi horrivel. Agora estou em panico, nao sei se volto mais, tenho que ser forte e ir pra acabar logo essa sofrencia kkkkk. Na realidade eu me senti um pouco envergonhada com a situaçao kkk, mas fazer o que se ja aconteceu…

        1. Gerusa, você teve, me parece, uma crise de ansiedade. Não vejo outra razão para o que você relata. Volte lá sim, termine o tratamento, é importante que você enfrente a situação pra que isso não se torne um problema pra você. Muitos casos de medo / fobia de dentista começam assim… não deixe nem começar!

          1. Olá Ana, pois foi mesmo sabe, mas fui corajosa kkk, nao deixei o medo tomar conta de mim, e fui com a cara e coragem, como o dentista que me atende e um ser iluminado perguntou se eu estava bem e tudo ocorreu bem, e bora terminar esse canal se Deus quiser, bjssss.

  21. Morro de medo de ir ao dentista, mas é por causa da hipoglicemia que tenho, não sei o que pode acontecer, se eu tomar anestesia posso desmaiar, minha pressão também é baixa, tenho que ir no dentista esta semana, socorro me ajude. Um abraço.

    1. Viviane, nunca vá ao dentista em jejum (nem coma muito, uma refeição leve é adequada), isso já resolve o problema da hipoglicemia. A pressão baixa não interfere tanto, a não ser que seja muito baixa e/ou que você fique muito ansiosa. Portanto, procure manter-se calma, a anestesia é segura e não vai fazer você desmaiar, o que faz isso é o nervosismo.

  22. Eu tenho 30 anos, mas toda vez que vejo a agulha da anestesia, eu choro feito uma criança, e não é pela dor da picada não, na verdade não tenho medo de sentir dor, passei pelo parto do meu filho muito bem, o medo é da anestesia do dentista e daquela maquininha do dentista! Sempre choro, sinto muita vergonha disso… da ultima vez após tomar anestesia, falta de ar, dor de cabeça, confusão mental, desmaiei no consultório! Ainda não sei se foi o efeito ou se foi o medo…

    1. Dani, certamente foi ansiedade. Existe um temor muito grande em torno dos possíveis efeitos colaterais da anestesia odontológica, mas ela é muito segura. A possibilidade de reações alérgicas também é remota, não mais provável do que a alergia a qualquer medicamento (um comprimido pra dor de cabeça, por exemplo). Portanto, procure se acalmar e confie no julgamento do seu dentista quanto ao tipo / quantidade de anestesia necessária. Se sua saúde geral está ok, não há razão pra pensar em reações adversas.

  23. Passei mal logo após a anestesia, estava tão tensa, tão nervosa, que quase deu caimbra no meu pé. Logo após a anestesia senti algo horrivel na nuca, comecei a chorar e entrei em desespero, foi horrivel, tudo rodava, minha dentista abaixou minha cabeça, ergueu minhas pernas, logo melhorei. Que micooo rsrsrs… agora eu fecho os olhos e respiro bem devagar…

    1. Que bom que no fim deu tudo certo, Cris. É isso aí, a GRANDE maioria dos casos de desmaio (ou quase) na cadeira do dentista é fruto da ansiedade. E seu testemunho mostra bem isso.

  24. Ola, gostaria de fazer um desabafo, eu tenho pavor daquela cadeira do dentista, o barulho do motorzinho me faz ter panico dentro do consultorio, ja tentei um tratamento odontologico por 04 vezes e sempre sai do consultorio sem abrir a boca, com pavor do local. Preciso muito de um tratamento e nao tenho coragem, o que faço para resolver esse problema, pois sofro muito com essa situação.

    1. Os florais são de grande ajuda para quem tem medo de dentista.
      Penso que ajudaria muito o Renato Veloso.
      Se quiser saber mais, estarei a disposição.
      Com carinho.
      Clarice

  25. Isso já aconteceu comigo uma vez, desmaiei na cadeira. Foi quando o dentista me deu a notinha com o preço a pagar. Tou brincando, mas desmaiei mesmo porque mesmo com a anestesia doeu muito e eu já sou meio velho e tal. Mas logo acordei e a dentista estava tão apavorada que começou a chorar de tão nervosa que ficou e quase desmaiou nos meus braços! Já pensou se alguém morre na cadeira de um dentista? A notícia se espalha e o dentista nunca mais tem pacientes, ou melhor, clientes. Tou brincando mas é verdade. O ideal mesmo é o paciente ser bem humorado com o dentista, isto facilita o trabalho dele, não sei porquê, pelo menos eu sinto isso. Tchau!

    1. E aconteceu isso (uma morte num consultório odontológico) nesta semana, Rogério. Infelizmente :(. Foi em São Roque-SP. Ainda estão investigando o caso.

A área de comentários / perguntas está fechada. Agradeço a compreensão.

No plantão: Ana Tokus

Cirurgiã-dentista graduada pela Universidade Federal do Paraná, especialista em Radiologia Odontológica e Imaginologia pela ABO-PR, convicta de que medo de dentista se combate (também) com informação. Diva-Boss do OdontoDivas e autora do Blog Raios Xis. Twitter: @AnaTokus e @medodedentista