Hipnose Contra o Medo de Dentista

Hipnose no dentista
Hipnose no dentista

Já há algum tempo eu vinha querendo falar sobre o tema hipnose aqui no blog. Felizmente, na semana passada a minha vontade foi de encontro à disponibilidade do Dr. Pinard Assis Cunha, cirurgião dentista e hipnoterapeuta, em me conceder a entrevista que você lê agora:

  1. Qual a sua formação acadêmica?
    Sou cirurgião dentista e tenho formação em Terapia Ericksoniana pelo Instituto Milton Erickson de Belo Horizonte-MG, credenciado pelo Instituto Ibero-Brasileiro de Hipnose Condicionativa.
    .
  2. O que é hipnose?
    O que mais tem definido a hipnose e é um consenso mundial na literatura é que: hipnose é um estado de consciência especial em que o cérebro é capaz de modificar suas ondas de um estado de ondas alfa (acordado) até os estados mais profundos, e ainda assim o paciente se manter calmo e em semelhança ao sono natural. O embasamento da neurofisiologia da hipnose mais aceito no meio cientifico é respaldado nas pesquisas sobre os reflexos condicionados de Pavlov.
    .
  3. Como a hipnose pode ajudar quem tem medo de dentista?
    Como técnica, a hipnose se limita a não mais que isso. Porém quando usada como ferramenta de trabalho pelo cirurgião dentista, o médico ou o psicólogo, se torna um poderoso recurso terapêutico com inúmeras indicações. Ela pode ser usada para:
    .
    –> Afastar o medo;
    –> Na aceitação do uso de próteses;
    –> Como substituta da anestesia pra os casos em que o paciente não tolera certas drogas;
    –> Acalmar o paciente antes de cirurgias;
    –> Permitir que o paciente durma durante um procedimento, se quiser;
    –> Facilitar a moldagem de pacientes que têm ânsia de vômito;
    –> No tratamento do bruxismo (ranger de dentes);
    –> Para evitar a onicofagia (hábito de roer as unhas);
    –> No tratamento de problemas de ATM (articulação da mandíbula) e dores orofaciais de origem psicossomática;
    –> Em pacientes em quimioterapia e radioterapia (para aceitação do tratamento e alivio dos efeitos colaterais e ansiedades).
    .
  4. No que consiste a hipnoterapia?
    É a terapia com o uso de hipnose para atender a um determinado interesse do paciente, seja qual for a natureza do mesmo. Primeiramente é feita uma anamnese do paciente para a coleta de informações de sinais e sintomas clínicos a serem tratados, medicamentos em uso, tratamentos médicos realizados e dados cognitivos – comportamentais do paciente. Feito isso, faz-se também uma análise anamnésica subjetiva (como o paciente percebe o problema e como tem lidado com ele) para a coleta de dados úteis à formulação das sugestões.
    .
    Pelo tempo de atividade clínica no uso da hipnose, nós desenvolvemos uma ficha clínica que nos permite uma coleta de dados bem detalhada, que nos auxilia no trabalho da hipnoterapia. Só então, se nenhuma informação apontar a necessidade de complementação com exames médicos, radiográficos, de imagem ou mesmo uma avaliação médica, é que se iniciará a sequência de sessões, nas quais o paciente será tratado com o uso da hipnose e, portanto, utilizará do desenvolvimento dos transes terapêuticos. Vale ressaltar que o tratamento com hipnose pode ser concomitante ao tratamento psicológico (ou este subsequente àquele).
    .
  5. É o próprio dentista que faz a hipnose ou é um trabalho conjunto entre dentista e hipnoterapeuta?
    É o dentista com a devida formação e preparo para tal. Legalmente, no Brasil, a hipnose clinica só pode e deve ser aplicada com  finalidade terapêutica por dentistas, médicos e psicólogos. Existem, claro, em cada profissão as suas peculiaridades, mas em alguns casos elas se tornam próximas, cabendo a cada profissional reconhecer os seus limites e conduzir-se e pautar-se pela ética, pois assim ele preserva a si e ao paciente.
    .
    Vale lembrar que foram os dentistas quem introduziram a hipnose no Brasil como terapêutica, e os primeiros a terem conquistado por lei o direito de seu uso clínico, ainda na década de 60.
    .
  6. Existe algum curso de hipnose para dentistas que queiram utilizar esse método em seus consultórios?
    Sim. Existem Institutos de Hipnose Ericksoniana em quase todo Brasil. Mas é importante se certificar se esses são afiliados ao Instituto de Hipnose Ericksoniana de Fênix, Arizona, EUA. Pois assim haverá uma boa formação sem os riscos de um aprendizado distorcido. A APCD de São Paulo é um excelente centro de ensino e confiável.
    .
  7. Como encontrá-lo?
    Estou em Caratinga-MG.
    Telefone: (33) 3321 3746
    E-mail: [email protected]
    .
    Coloco-me à disposição daqueles que quiserem contactar-me e tirar suas dúvidas.

Obrigada Dr. Pinard pela gentileza em esclarecer as minhas dúvidas. Tenho certeza que essas são também as dúvidas de muitas pessoas que sofrem com a odontofobia e de dentistas interessados em trabalhar com hipnose.

Veja aqui uma entrevista no Encontro com Fátima Bernardes com um dentista que trabalha com hipnose.

Compartilhe:

Comentários via Facebook


Categoria: Apoio Psicológico

Marcadores:

12 comentários

  1. Bom dia, meu marido é paciente oncológico e após realizar dois tratamentos radioterápicos não consegue abrir a boca, alimentando-se apenas por líquidos. Segundo os médicos isso ocorreu devido a radiofibrose do músculo próximo ao trismo, se assim pode ser dito. Gostaria de saber sobre a “eficácia” do tratamento com hipnose para a abertura da boca.

    1. Sonia, se for uma fibrose que está restringindo os movimentos, é uma questão mecânica / física. Não acho que, nesse caso, a hipnose possa ajudar, seria algo de resolução provavelmente cirúrgica.

  2. Muito interessante, não sabia que era possível a hipnose no dentista, bem que eu precisava, em quaisquer consultórios clínicos, aliás.

  3. Olá

    Não sou nem dentista, nem médico, nem psicólogo. Todavia, há tempo colaboro com pessoas com uma série de problemas, através da técnica de HIPNOSE. É claro que não uso qualquer tipo de de remédio, não considero isso algum tratamento ou terapia; e, JAMAIS prometo cura.

    Será que posso colaborar com alguém, através deste site?

    MUITO OBRIGADO

    MILTON

  4. Uffa, pensei que o blog tinha sido esquecido.
    Amo quando tenho folguinhas entre um paciente e outro, pra vir dar umas olhadelas no blog. ?
    Aguardo ansiosamente a retomada, e boa sorte, e que o tempo se estenda para que possa conseguir mediar as coisas. Abraço.

    1. Tá sim, Natali… desculpe. 🙁

      É que não tô dando conta de responder todas as perguntas que chegam via e-mail + comentários e ainda escrever os posts. E não bastasse isso, ainda tô fazendo a monografia da minha especialização, e o tempo anda curto. Mas PROMETO que vou voltar à ativa logo, logo. Abraço! 🙂

A área de comentários / perguntas está fechada. Agradeço a compreensão.

No plantão: Ana Tokus

Cirurgiã-dentista graduada pela Universidade Federal do Paraná, especialista em Radiologia Odontológica e Imaginologia pela ABO-PR, convicta de que medo de dentista se combate (também) com informação. Diva-Boss do OdontoDivas e autora do Blog Raios Xis. Twitter: @AnaTokus e @medodedentista