Diferenças e Semelhanças Entre Dentistas e Salva-Vidas

É verão! Época de férias, sol e mar, a recompensa de um ano inteiro de trabalho.

Ontem, assistindo ao noticiário local, vi uma entrevista com um tenente do Corpo de Bombeiros aqui do litoral paranaense (acredite, aqui também tem litoral ;)). Ele falava sobre a importância de se respeitar as áreas próprias para banho e seguir as recomendações dos salva-vidas (ou guarda-vidas, em algumas regiões) com relação à segurança.

Pois bem. Um trecho da entrevista me chamou a atenção. Disse o tenente: “90% das ações dos salva-vidas nesta época do ano são de natureza preventiva, apenas 10% de nossa atividade se concentra em ocorrências de salvamento e casos de afogamento”. Não é sensacional isso? 90% do tempo cuidando e apenas 10% do tempo “remediando”!

Dentistas X Salva-Vidas
Dentistas x Salva-Vidas

Tá… e o que é que os dentistas têm a ver com isso? Pra mim, sendo dentista, foi inevitável relacionar a realidade dos salva-vidas com a nossa. Talvez a maior diferença entre dentistas e salva-vidas seja exatamente essa: dá pra inverter as porcentagens, 10% do tempo prevenindo e 90% do tempo curando. Que pena! Mas fazer o quê… as pessoas só nos procuram quando o dente já quebrou, a cárie já doeu, o dente já deu canal… não dá pra fazer milagre!

Algumas diferenças entre dentistas e salva-vidas: 

  1. Salva-vidas são tidos como heróis. Dentistas, como vilões.
  2. Dentistas estão à disposição o ano todo (e nem assim você os procura). Salva-vidas só no verão.
  3. As pessoas procuram ficar perto dos salva-vidas. E longe dos dentistas.
  4. Se a “vítima” morre na mão de um salva-vidas, a culpa é do mar.
  5. Quando as pessoas se veem em apuros (de afogamentos à dor de dente), a primeira coisa que fazem é procurar um salva-vidas… e a última, procurar um dentista.
  6. O dentista trabalha no consultório pra ter dinheiro pra ir pra praia. O salva-vidas trabalha na praia pra ter dinheiro pra ir no consultório do dentista.

E tem semelhanças também! 

  1. Dentistas e salva-vidas são lindos. Fato, não está em discussão, nem argumente ;).
  2. Dentistas e salva-vidas usam óculos de proteção e uniforme. Os óculos e o uniforme dos salva-vidas protegem do sol, os dos dentistas protegem de bactérias que causam doenças. E de cuspe.
  3. Dentistas e salva-vidas experimentam aquele vento úmido que refresca. O dos dentistas se chama aerossol.
  4. Experiências de quase-morte são relatadas tanto por pessoas que tiveram contato com salva-vidas (quase morri, mas ele me salvou!) quanto com dentistas (quase morri de dor!).
  5. Dentistas e salva-vidas livram as pessoas de afogamentos. Os salva-vidas usam bóias… os dentistas, sugadores.
  6. Dentistas e salva-vidas… salvam vidas.

Brincadeiras à parte, a minha intenção com este texto é chamar a sua atenção quanto às vantagens de prevenir. Se você ficar “por perto” do seu dentista e visitá-lo periodicamente, mesmo não tendo queixa alguma (assim como procura ficar perto do salva-vidas na praia), em 90% dos casos você não vai precisar de tratamento algum… o dentista vai só “olhar”. Como faz o salva-vidas. 🙂

Compartilhe:

Comentários via Facebook


Categoria: Profissão: Cirurgião-Dentista

Marcadores:

9 comentários

  1. Olá doutora, visitei o site ha alguns dias atrás e expliquei o meu problema e você me explicou como ele iria ser resolvido, vi o vídeo que me indicou e fiquei bem mais tranquila, também procurei o especialista e irei fazer a cirurgia no dia 23 para colocar o fio, fui fazer a avaliação bem tranquila e já sabia tudo o que ele iria me dizer graças a você que me ajudou, estou aqui agora para agradecer, muito obrigado, serei eternamente grata, obrigado!

    1. Juliana, fico muito feliz em saber que pude ajudar de alguma forma a deixar você mais tranquila. Eu é que agradeço por você ter voltado pra contar… fico aqui torcendo pra dar tudo certo no seu tratamento. Abraço! 🙂

  2. Ana, adorei seus textos! Parabéns pelo blog. Sou dentista residente no interior de São Paulo, “lutando” para que nosso trabalho seja visto com outros olhos e ainda acreditando que podemos “salvar o mundo das cáries”. Vou fazer uma palestra sobre a importância da prevenção e seu blog foi inspirador…Confesso que senti um certo alívio em saber que há pessoas com ideias tão claras, humanas e lúcidas na nossa classe.

    Abraços, Thayla.

  3. Aí eu falo pra voces, os salva-vidas sao muito mais malhadores que os dentistas! Nada que uma alavanca dê aquela forcinha e nos ajude numa exo rsrs Já no salvamento, tem que ter um bom preparo físico pra resgatar a vítima e o que nos auxilia é o ‘rescue’, pé-de-pato ou pranchao… hehe vlww abraços!

  4. Começou inspirada nesse ano. Muito bom!

    Uma diferença “desprezível” que da inveja é que o bronzeado do salva-vidas vem do Sol e o nosso cai do refletor. A musculatura é quase igual, afinal a marombagem do dentista vem das extrações; já viu os bíceps depois duma arrancada de molar?

    Feliz 2013.

  5. Ana, sou salva-vidas concursado do município em Salvador-BA há 04 anos e pouco e ano passado me graduei em Odontologia também! Entao sei exatamente o que voce está falando e achei MUITO interessante essa matéria, o post foi muito bem comentado. Parabéns! Eu sei bem o que você está falando, vivo isso na rotina (tanto na praia como no consultório!), e o que você relata é FATO. Só um detalhe: aqui em Salvador/BA os salva-vidas trabalham o ano inteiro, e não só no verão como você citou. Abraços!!!

    1. Que legal Otávio… taí um “comentarista” que eu não esperava: um dentista que é salva-vidas! Então tá comprovada a minha tese! 🙂

      Ah, eu tenho CERTEZA que aí os salva-vidas têm atividade (na praia) o ano inteiro… é que aqui no Paraná, praia só na temporada de verão mesmo, no resto do ano a gente congela… 😉 abração!

A área de comentários / perguntas está fechada. Agradeço a compreensão.

No plantão: Ana Tokus

Cirurgiã-dentista graduada pela Universidade Federal do Paraná, especialista em Radiologia Odontológica e Imaginologia pela ABO-PR, convicta de que medo de dentista se combate (também) com informação. Diva-Boss do OdontoDivas e autora do Blog Raios Xis. Twitter: @AnaTokus e @medodedentista