Eu preciso usar aparelho?

Eu preciso usar aparelho?

Taí uma das perguntas que eu mais recebo aqui no blog. As pessoas vivem querendo saber se precisam usar aparelho! Geralmente, a pergunta vem junto com uma pequena descrição do problema: dentes desalinhados e “encavalados”, mordida cruzada, caninos “altos” e por aí vai.

A minha resposta, via de regra, é: se você tem qualquer problema de alinhamento ou encaixe dos dentes E PRETENDE CORRIGIR, sim: você precisa usar aparelho. Mas note: a decisão, quando não há dor ou outro sintoma importante, é mais sua do que do dentista. O dentista / ortodontista (e só ele) pode apontar quais problemas de posicionamento dentário você tem e informar de que benefícios você pode usufruir ao se submeter a um tratamento ortodôntico.

Os problemas “de mordida” mais comuns de quem acha que precisa usar aparelho você pode conferir nesse texto.

A maioria das pessoas tem os dentes pelo menos um pouco desalinhados, afinal de contas ninguém é perfeito (e nem precisa ser). Também, nem sempre a maneira como os dentes de cima encaixam com os de baixo é a ideal, mas isso não quer dizer que haverá necessariamente algum prejuízo para a saúde do dono da boca. Da mesma forma, bruxismo (ranger os dentes) e dor na ATM (articulação da mandíbula) não são sintomas que indicam de forma direta a necessidade de usar aparelho. Vale a avaliação do dentista!

Eu acho que usar aparelho é uma questão de motivo e vontade. Se não houver motivo e a pessoa nunca teve vontade, melhor. Se houver motivo mas mesmo assim a pessoa não tiver vontade de usar, ninguém obriga (por mais que a beneficie). E se não houver motivo e o adolescente a pessoa morrer de vontade usar, que use um desse aqui, no máximo! 😉

O recado é o seguinte: se você quer saber se tem algum motivo para usar aparelho, procure um dentista (o especialista em aparelhos dentários é chamado de ortodontista) e faça uma avaliação. É preciso examinar você, apenas pela sua descrição do problema, via Internet, não é possível dizer com certeza que usar aparelho vai ajudá-lo.

Se você tem dentes um pouco tortos e se incomoda com esse fato, isso em si já é um motivo para usar aparelho. Já se os seus dentes são alinhadíssimos e você não tem nenhum sintoma doloroso que possa ser melhorado ou eliminado através do uso do aparelho (e quem verifica isso é o dentista, não sua vizinha ou o colega da escola), em vez de ficar chateado, fique feliz. Você tem sorte e tem um monte de gente por aí que gostaria de ser exatamente assim. Por isso, não invente moda. 😉

Compartilhe:

Comentários via Facebook


Categoria: Ortodontia

Marcadores:

222 comentários

  1. Boa tarde!
    Meu nome é André, meus dentes inferiores são muito apertados, o que ocasiona acúmulo de alimento e muitas dores, pois não consigo mastigar novamente. Preciso usar aparelho ?

  2. Olá, meu nome é Gabriela e tenho 11 anos, minha mordida e forte e cruzada, os dentes de trás do lado de cima quando mordo cobrem os de baixo. Preciso usar aparelho?

    1. Gabriela, isso não seria mordida cruzada, pois os dentes de cima ficam “mais pra fora”, mesmo. Mas se houver um problema de mordida e/ou estético que você queira corrigir, deve ser preciso usar aparelho, sim. Peça que um responsável leve você ao ortodontista pra fazer uma avaliação.

    1. Não sei, Maria. É preciso examinar você pra responder isso. Procure um dentista e faça uma avaliação.

  3. Oi, meus dentes da frente nao topam um nos outros, se eu coloco algo na boca pra morder ou rasgar tipo um pacote de “LEITE” NAO trisca os dentes no objeto, e meu dentes de baixo sao todos separados, e eu tenho 13 anos e enfrento esse problema no meu dia-a-dia, e muito chato tudo que eu for abrir que outras pessoas abrem com dente com facilidade eu nao consigo… entao queria saber se preciso usar??

    1. Maria, primeiramente: dentes não foram feitos pra abrir embalagens. Você pode ter vários problemas fazendo isso, desde movimentações indesejadas até fraturas dentárias. Então é até bom que você não consiga. 😉 Parece que você pode ter mordida aberta, e esse é um problema que pode ser corrigido com aparelho, sim. Peça que um responsável acompanhe você a um ortodontista pra fazer uma avaliação.

  4. Olá dentista. Bem, terminei meu tratamento ontem… arrumei todos os meus dentes. Tenho a “mordida aberta”, chupei muito dedo. Já vi casos piores de mordida aberta, o meu está um pouco… Tenho dente torto na parte de cima e na parte de baixo. Acha que eu teria que usar o aparelho fixo ou o aparelho no céu da boca ?

    1. Luana, se você quiser corrigir, aparelho fixo certamente. O do céu da boca, em princípio, não… depende do caso. Procure um ortodontista pra avaliar.

  5. Olá Dra. tive um problema de periodontite, mas esta estabilizado, fiz o panorâmico, raio X, não tive perda óssea, só que ao me examinar a dra. viu que meus dentes estão um pouco moles, aí tá minha dúvida, posso colocar aparelho?

  6. Olá Doutora, quando eu era pequena, meus dentes eram todos alinhados, mas quando eu cresci e minhas presas começaram a crescer, meu dente da frente começou a ficar em cima do outro, eu não queria usar aparelho, mas é preciso? Tem outra forma do meu dente voltar ao normal sem precisar de aparelho?

    1. Heloísa, se você quiser corrigir esses desalinhamentos, será preciso usar aparelho, sim… não tem outra forma.

  7. Olá Doutora, meus dentes tem alguns que são menores que os outros, preciso usar aparelho ou tem algum modo de tratamento?

    1. Gledson, se eles forem uns menores que os outros por uma questão de posicionamento e você quiser corrigir isso, sim, você precisa usar aparelho. Procure um dentista pra avaliar.

  8. Olá doutora, usei aparelho na adolescência, mas devido a falta de manutenção da contenção, ocorreu um leve desalinhamento no lado esquerdo da arcada inferior. Segundo o meu dentista, eu posso usar os braquetes apenas embaixo, mas estou em dúvida quanto à duração do tratamento, pois ele disse que o tempo padrão de tratamento é de 1 ano e meio a 2 anos. Gostaria de saber se é possível encurtar esse tempo se eu seguir o tratamento corretamente.

    1. É possível, Gabriel. Tudo depende da resposta do seu organismo ao tratamento e do seu comprometimento com o bom andamento dele.

  9. Olá doutora, tenho so um dente torto, ele é meio caido pro lado, preciso usar aparelho na boca toda ou tem um método de consertar somente esse dente?

    1. José, até é possivel movimentar um dente só, mas é altamente improvável que todos os outros dentes estejam exatamente onde deveriam e só esse torto. Esteticamente pode estar ok, mas não acho que você tenho só esse dente mal posicionado. Enfim… procure um ortodontista pra avaliar.

  10. Olá Dra.. tenho 14 anos, se eu colocar aparelho agr mais na frente eles voltam ao mesmo lugar? Obs: mordida forte e dentes encavalados.

  11. Tenho 12 anos. Boa tarde Ana, primeiro vou começar a descrever meu sorriso…

    Bom, sao 4 dentes encavalados que eu tenho na frente, um em cima do outro, e os que estao embaixo eu nao arranquei (mas estao frouxos). E tenho mais um só que esse está embaixo, lá no fundo, no lado do outro, tá muito torto. Como pode notar, é só em cima que tenho dentes encavalados, na parte de baixo estao todos bonitos, nao estao tortos nem nada.
    Ok, a pergunta é:
    Eu devo usar aparelho? E se for preciso, qual tipo de aparelho?
    Tenho medo, meu sorriso é feio demais. Quando descobri que tinha dentes encavalados nao dou risada, nao mostro os meus dentes.
    Outra dúvida é: voce sabe (como contei) que embaixo de cada dente encavalado os outros eu nao arranquei ainda, mais estao frouxos, porque minha mae disse que era para arrancar (para descer os que estao em cima) isso realmente é preciso ou nao? Quero colocar aparelho e essas dúvidas nao saem da minha cabeça. Beijoos Dra. Ana. Obrigada. Espero que me ajude. <3

    1. Kelly, se você pretende corrigir esses dentes “encavalados”, sim, vai precisar usar aparelho, do tipo fixo (com bráquetes). Sua mãe têm razão, o ideal é extrair os dentes de leite frouxos pra dar espaço aos permanentes. Sugiro que você peça pra um responsável acompanhá-la ao dentista tanto pra avaliar os dentes que estão moles quanto pra fazer uma avaliação ortodôntica.

  12. Usei aparelho e demorou para minha contençao chegar. E alguns dentes se movimentaram e foram para frente, preciso usar aparelho novamente pra eles voltarem ?

    1. A contenção encaixa, Vitoria? Se sim, mesmo que apertada, sem problemas… a própria contenção vai reposicionar os dentes. Se não, e se a movimentação foi grande, só colocando aparelho de volta, mesmo.

  13. Bom dia Dra.,
    Tenho 30 anos e tenho um dente da frente torto, já usei 2 vezes aparelho, mas voltou sempre a entortar porque tenho periodontite e esse dente perdeu osso… Já tenho acompanhamento com uma médica especialista em periodontite para fazer as limpezas regulares, mas disse que não posso usar aparelho nem tem forma de endireitar o dente devido à perda ossea… o que faço? O dente está muito torto e sinto-me demasiado mal com a minha aparência, não consigo nem sorrir direito por vergonha, já para não falar que não consigo morder uma simples sandes à dentada porque fico com medo de perder o dente…

    1. Thelma, realmente, em caso de doença periodontal ativa não dá pra usar aparelho. Mas se ela estiver controlada, até é possível. Outra possibilidade para “endireitar” esse dente, só que sem usar aparelho, é através de restauração ou coroa, criando a “ilusão” de um dente bem posicionado.

  14. Bom dia, dra Ana! Tudo bem? 🙂 sei que voce recebe muitas perguntas e emails todos os dias, mas gostaria de saber se conseguiu ver o email que mandei. É o caso do canino… Obrigada!! Ps: gostei da foto nova

    1. Leticia, não tinha visto ainda não, mas agora vi. 🙂

      Se bem me lembro, sua pergunta é se daria pra extrair o permanente e manter o de leite, e eu já tinha desencorajado você quanto a isso. Outra dúvida que você tinha é se o canino permanente se alinharia aos demais… e me parece, pela foto, que há espaço pra isso, sim. Seus incisivos centrais estão bem lingualizados (“pra trás”), e posicioná-los adequadamente já vai criar um bom espaço, que vai servir pra “girar” o lateral e encaixar o canino. Seus pré-molares também estão girados, e alinhá-los vai ajudar a ganhar espaço. Enfim: converse com o seu dentista, extraia o de leite e alinhe os demais. Me parece perfeitamente possível e a melhor solução.

      1. Obrigada, Dra! Voce atenciosa e excelente nas respostas como sempre!! Apesar de ficar banguela algum tempo kkkkkkk, farei isso, visto que seria a melhor opçao. Mais uma vez, parabens pelo site e por sanar nossas duvidas 🙂

  15. Oi queria saber que tipo de aparelho eu devo usar, meus dentes de cima sao separados igual ao do bob esponja, que tipo de aparelho eh adequado p os meus dentes?

  16. Oi, Dra. Sou eu de novo, rs. Ano que vem vou botar aparelho, mas ainda tenho um canino de leite do lado esquerdo e o definitivo nasceu atras dele. Posso optar por extrair o de tras e ficar com o de leite ou isso traria algum problema? Obrigada!! Um beijo ?

    1. Não Letícia, seria uma péssima troca. Se o dente permanente existe e até já nasceu, o de leite precisa ser extraído pra dar lugar ao alinhamento do permanente. Dentes de leite não foram feitos pra permanecer na boca por mais de alguns anos, se você o mantiver, em algum momento certamente ele irá amolecer e cair.

      1. Mas é certo o dente vir pra frente? Ele ja nasceu todo, mas tenho medo, rs. Voce poderia ver uma foto pra me dizer o que acha? Me expressei mal, a foto seria dos dentes que sao tortos. O canino, nunca tentei tirar foto pq acho que nao daria muito certo.

        Obrigada pela atençao e esclarecimento de sempre!

  17. Olá Dra. Ana! Tenho 17 anos, minha dentição é absolutamente perfeita e alinhada, exceto pelo dente incisivo lateral superior esquerdo, que foge do padrão por ser torto para frente (o dente de leite demorou a cair, fazendo com que o permanente nascesse por cima do outro, ficando torto). Gostaria muito de colocar aparelho a fim de corrigir esta imperfeição. Minhas dúvidas são: terei que usar aparelho durante muito tempo para “consertar” somente 1 dente? Minha dentição pode adquirir outra aparência? Em outras palavras, meus dentes podem vir a ter uma disposição diferente da que têm hoje, depois da retirada do aparelho? Não sei se me fiz entender, espero que sim!
    Grato,
    Augusto

    1. Augusto, embora esteticamente só esse dente incomode, é quase certo que outros dentes precisem ser corrigidos também, tanto pelo alinhamento quanto pelo “encaixe” da mordida, mesmo que não pareça. O tratamento em média leva 2 anos, mas pode ser menos que isso. Depois de remover o aparelho fixo, será preciso usar um removível, pra que se adquira estabilidade e seus dentes não voltem a entortar.

  18. Olá, Dra. Ana

    Já considerei, algumas vezes, usar aparelho, para corrigir leve desalinhamento na arcada inferior (incisivos) e levíssimo na arcada superior. Mas a idade é obstáculo para mim, além de questões de cunho de autoimagem, de modo que não sei se passaria bem pelo período de uso do ortodôntico. Minha única preocupação é quanto à estabilidade desses dentes e quanto à funcionalidade, que seriam as únicas razões que me levariam a colocar aparelho. Pergunto se existe alguma forma de “acompanhar” a estabilidade (eventual movimentação) na dentição; em outras palavras: dá só para acompanhar se está piorando ou não (além do exame clínico)? Ou mesmo se o uso de contenção é indicado para manter a estabilidade da oclusão que não foi submetida a correção, quando não há comprometimento oclusal.
    Obrigada!

    1. Marina, sim, o acompanhamento periódico junto dentista / ortodontista é possível e desejável. Mas não havendo problema periodontal (nos tecidos de suporte dos dentes: osso e gengiva) ou falta de dentes que proporcione espaço “de sobra”, não há razão pra que os dentes se movimentem de forma indesejada, a não pequenas “acomodações”, apenas. Dessa forma, não há necessidade de uso de qualquer contenção. Você não me disse sua idade, mas entre os 22 e 25 anos ocorre o crescimento terminal da mandíbula, o que pode causar um pequeno apinhamento em dentes anteriores inferiores, uma situação bem específica mas que não ocorre em todas as pessoas.

  19. Olá doutora, tenho 17 anos.
    Sei que tenho que ir ao meu doutor, mas queria a sua opinião.
    Eu tenho os dentes separados um dos outros, você me aconselharia a usar aparelho ?

  20. Olá, eu uso aparelho desde 2009, até nesse ano o dentista não dava nenhuma previsão para a retirada do aparelho. Agora, ele disse que eu teria que extrair os sisos para terminar o tratamento. Porém, no início do ano, fiquei sem emprego e até perguntei se não poderia interromper o tratamento para poder escovar melhor os dentes, já que não consigo com o aparelho, pois estou sem dinheiro para continuar e para a extração dos 4 sisos e depois que eu tiver mais condições, extrair os sisos. E ele disse que eu não poderia interromper, não podendo retirar o aparelho. Gostaria de saber se há riscos por eu estar a tanto tempo com o aparelho (6 anos) e se extrair os quatro sisos de uma vez é perigoso. No início do ano, tive um problema de gengivite, a minha gengiva ficou vermelha e sangrando. Agradeço desde já.

    1. Allana, o tempo de uso do aparelho, em si, não traz riscos. Já a higienização dificultada, sim. É possível extrair os 4 sisos de uma única vez, em princípio o risco é o mesmo da extração deles em sessões diferentes.

  21. Olá, eu tenho 15 anos e desde pequena tive o dente da frente torto, de forma bem comum, ja vi muitas pessoas com o mesmo problema… Também tenho os dentes desalinhados do lado direito de cima, quase não notável, enfim me incomoda muito. Gostaria de saber qual aparelho vou usar?! Aparelho ortodôntico?

    1. Anna, se você pretende corrigir, isso se faz, via de regra, com aparelho ortodôntico fixo (com bráquetes). Peça que um responsável acompanhe você a um ortodontista pra avaliar.

  22. Olá doutora, fui ao dentista há duas semanas atrás e ele recomendou um raio X da arcaria dentária, fora os outros exames, isso quer dizer que eu vou usar aparelho?

  23. Oi, eu queria saber se é possivel, se eu precisaria usar aparelho, pq os meus caninos sao um pouco pra fora (n sao alinhados corretamente), e os dentes do fundo tem uns q sao um pouco pra fora e outros pra dentro, os de tras sao pouca coisa.

    1. Thalles, os problemas que você relata podem ser corrigidos com aparelho ortodôntico, sim. Procure um ortodontista e faça uma avaliação.

  24. Boa tarde,
    Todas ou praticamente todas as vezes que adormeço acordo com os dentes doloridos e bem sensíveis, será que isso pode ser bruxismo?

  25. Olá, eu eu tenho um dente da frente meio torto que fica um pouco na frente do outro, eu tenho que usar aparelho ??? E eu também tenho um siso que ele doi muito e esta me machucando, o que eu devo fazer ??

    1. Thawana, se você pretende corrigir o seu dente torto, é caso pra aparelho. Procure um ortodontista pra avaliar. Quanto ao siso, pode haver necessidade de extração, uma radiografia deve mostrar. Se houver, o próprio ortodontista pode encaminhar você pra um dentista que faça as extrações.

  26. Bom dia Doutora, eu tenho apenas um dente da frente visivelmente torto, ele fica um pouco em cima do da frente. Eu vou ter que usar aparelho por muito tempo para conserta-lo?
    Desde já agradeço.

    1. Paloma, se houver espaço no arco para alinhá-lo com os demais dentes, não. Procure um ortodontista pra avaliar.

  27. Olá doutora. Bom, tenho 13 anos e nenhum dos meus dentes são tortos, mas os incisivos são separados. Eu preciso de usar aparelho, e se sim qual? Sei que tenho que ir no dentista, mas quero a sua opinião. Obrigada.

  28. Olá doutora, meus dentes de cima sao separados e os de baixo todos juntinhos, quero colocar aparelho, mas falta um dente, o segundo de cima. O que eu faço, doutora?

    1. Procure um ortodontista pra avaliar, Ellen. Em princípio, você pode usar aparelho normalmente, a falta de dentes não contraindica o uso de aparelho ortodôntico.

  29. Tenho um dente encavalado, mas nao tenho espaço nenhum pra ele descer, e minha dentista colocou uma mola pra ver se da espaço. Essa mola dá resultado ou o caso é extrair mesmo ?

    1. Graziele, se sua dentista colocou a mola, é porque ela julga que vai dar resultado, sim. Se não, pra quê? Agora é aguardar.

  30. Dra. Olá. Nasceram-me todos os dentes do ciso, já arranquei três e tenho que arrancar o que falta. Esta situação está a fazer com que eu fique com os dentes uns por cima dos outros. Haverá razão para eu colocar aparelho?

  31. Ola, Dra. Ana! Meus dentes superiores estão tudo certinho (é o que aparenta), so tem uma pequena falha na lateral. E na parte inferior, eu percebi que o canino direito deu uma leve entortada, devido ao dente do siso ter nascido… Para resolver esse problema é necessário eu usar o aparelho?
    Abraços!

    1. Sílvia, se você pretende corrigir esses problemas, sim, só com aparelho. Procure um dentista / ortodontista pra avaliar.

  32. Olá Dra.!
    Estou com uma dúvida. Meu dentista indicou aparelho ortodôntico e eu comecei a fazer o tratamento. Porém, há um mês estou indo na consulta assim: 1 semana a liguinha separadora do superior esquerdo, 1 semana a liguinha separadora do superior direito + anel do superior esquerdo, 1 semana anel do superior direito, e disse que na proxima semana começará a colocar os braquetes mas somente nos pré-molares, para depois colocar em todos os superiores, passar 1 mês sem consultas e ai sim repetir o processo nos inferiores.
    Sempre questiono por que toda essa demora, e ele disse que é protocolo padrão. Porém estou desconfiando que ele está me enrolando para ter mais uma mensalidade paga, porque foi o que aconteceu.
    Realmente existe esse protocolo? Se não for como ele fez, pode me indicar alguma fonte de protocolo para eu contradizê-lo?

    Agradeço a atenção!

    1. Carol, cada ortodontista tem seu próprio protocolo, além de existir várias formas de se fazer a mesma coisa. Nem sempre (quase nunca pra falar a verdade) as peças do aparelho são instaladas em uma mesma sessão ou mês. Eu acho que você precisa confiar um pouco mais no seu ortodontista, porque é essencial uma relação de confiança para o bom andamento do tratamento.

  33. Boa tarde Dra. Ana
    Tenho 36 anos e me encontro em um dilema.
    Tenho biprotrusão e a minha dentista recomendou q extraísse os 4 pré-molares, mas estou com medo de ficar com a linha nasolabial mais acentuada ao término do tratamento. Q dê aspecto de envelhecida de uma hora pra outra. Ela disse que com a extração abriria um espaço de 8mm. Acredito q com esse espaço ficaria sim com perfil correto, mas esteticamente não, pq além disso tenho o famoso nariz de tucano, aquele ossinho saltado, acredito q com a retração da boca o nariz fique mais evidente.

    Outra opção, devido ao meu medo, ela sugeriu que eu desgastasse os dentes incisivos superiores, disse q com isso conseguiria talvez um espaço de 2mm e extrairia 1 incisivo inferior (meu canino inferior está bem encavalado e extrairia o q está ao lado dele).

    Tbm disse q conseguiria trazer os molares superiores um pouco pra trás pq tem um pouco de espaço e conseguiria um pouco mais de espaço p/ os dentes incisivos irem pra trás. Neste caso continuaria “bicuda”, mas com os dentes alinhados.

    Por favor me dê uma sugestão. Estou bem preocupada com a parte estética.
    Outro receio que tenho é q se eu escolher a segunda opção, ao passo q eu for envelhecendo, sinto que em pessoas bicudinhas o bigode chinês fica super acentuado, parece que mais do que aquelas q tem perfil reto, essa é a minha sensação. Ao passo q tbm tenho medo q na 1ª opção a bochecha “caia” e tbm fique com o rosto ou boca murcha.

    Por favor me dê uma sugestão.
    Obrigada,
    Gabriela

    1. Gabriela, se você tem biprotrusão, não acho que a extração de pré-molares vá prejudicar o seu perfil. Eu acho que é questão de você pensar no que incomoda mais você: os dentes projetados ou um nariz “grande” (embora eu ache que com as extrações o seu nariz não vai parecer maior). Decida a partir disso.

  34. Quando a parte inferior nao está alinhada com a parte superior é preciso colocar aparelho na parte superior ou inferior ?

    1. Nas duas, Thallya! O tratamento ortodôntico contempla os 2 arcos, pois é uma questão de “encaixe”.

  35. Olá Dra.

    Tenho 26 anos e tenho um dente em cima do outro na parte da frente, ele nasceu quando eu já tinha 22 anos e nunca liguei para isso, fui ao dentista e ela me disse que se eu quisesse retirar poderia, mas que com o uso de aparelho resolveria. Eu te pergunto: e viável usar esse aparelho para corrigir ou é melhor retirar ?
    Vale ressaltar que nunca tive problema com esse dente!!!!
    Só que agora eu sinto estranho (NÃO DOI), é mas questão de beleza… o que devo fazer, Dra. ?? Obrigado.

    1. Wilson, se esse dente é anterior e nasceu quando você já era adulto, deve ser um dente supranumerário (a mais do que o número normal de dentes). Nesse caso, geralmente se faz a extração. Converse com a sua dentista, pois extraindo ele ou não, ainda assim você pode se beneficiar funcional e esteticamente com o tratamento ortodôntico.

    1. Oi doutora, ou meus dentes sao todos certos, mas a parte de cima fica para fora e a de baixo fica par dentro. E eu fico roendo unhas… eu preciso de aparelho?

      1. Rita, é normal e esperado que a parte de cima dos dentes fique por fora e a de baixo por dentro. Em princípio, pelo seu relato, não vejo razão pra aparelho ortodôntico. Sugiro, de qualquer forma, que você procure um ortodontista e faça uma avaliação.

    2. Doutora, meus dentes de cima são mais para frente e os de baixo são para dentro, a senhora acha que eu devo usar aparelho? Eu não quero usar, todos ficam falando para eu botar, e como tenho 11 anos esperar até fazer 13. Se for o caso de ter mesmo que usar, a senhora acha que seria de que tipo?

      1. Lívia, se você quiser corrigir isso, sim, terá que usar aparelho fixo, com bráquetes. Na sua idade, já que logo terá todos os dentes permanentes, melhor esperar que eles nasçam, mesmo. De qualquer forma, sugiro que você peça que um responsável a ele a um ortodontista já, pra fazer uma avaliação e ver se é possível intervir agora de alguma forma, facilitando o tratamento ortodôntico depois.

  36. Olá, Ana
    Odeio fazer perguntas do tipo pela internet, afinal internet não é consultório médico. Mas tenho uma dúvida: Tenho 14 anos, e quando era mais novo cultivava o hábito de roer as unhas (ainda faço isso quando estou nervoso). E acho que isso fez com que meus dentes não ficassem “lisinhos” em baixo, sabe? Eles formam umas pontinhas e são arredondados, ao invés de lisos e meio quadrados. Não há espaço nenhum entre os incisivos centrais, mas nos dentes ao lado (caninos, pré-molares), sim. O que eu acho muito estranho. Vou procurar um dentista, mas roer as unhas pode ter influenciado nisso? Meus dentes também são menores, se comparados com o dos meus colegas, como se não tivessem crescido completamente. Usar aparelho resolveria isso?
    Grato, e parabéns pelo blog, ótimo trabalho.

    1. Lucas, se os seus dentes são pequenos, os espaços entre eles provavelmente são consequência disso: da sobra de espaço no arco. Roer unhas pode movimentar os dentes, e se eles forem movimentados pra frente / fora, isso também pode criar a sobra de espaço. Usar aparelho fecharia o espaço entre os dentes (diastemas), mas não mudaria o tamanho nem a forma dos seus dentes. Sugiro uma avaliação com um dentista especialista em estética (dentística) e com um ortodontista, pra você ter ideia de todas as possibilidades de tratamento.

  37. Olá doutora, eu fico mordendo os dentes e parece que isso está fazendo um incomodo nos dentes, às vezes fica meio dolorido. E outra coisa, os dentes atrás dos caninos inferiores parecem estar tortos para dentro (em direção a língua), os dentes superiores ficam retos, mas quando eu mastigo ou fecho a boca e vejo os dentes, os inferiores ficam para dentro e os superiores mordem meio que do lado dos inferiores, queria saber se isso é normal, e se não for tem como resolver ?

    Esqueci de falar sobre os meus sisos, os de baixo nasceram só que estão desalinhados com o resto. Os de cima ainda estão saindo da gengiva. Eu tenho 18 anos.

    1. Filipy, todos esses mal posicionamentos dentários podem ser corrigidos, se assim você desejar, com aparelho ortodôntico. Procure um ortodontista pra avaliar.

  38. Olá doutora, tenho 13 anos e tenho um dente torto na parte inferior da boca, e outra, meu dentes da frente superiores cobrem os da parte inferior da boca, o mesmo quando como, seria o caso de usar um aparelho ????

    1. Fabricio, se você pretende corrigir esses problemas, seria caso pra aparelho, sim. Peça pra um responsável levá-lo ao ortodontista pra fazer uma avaliação.

  39. Doutora, eu tenho os meus dentes e eles não são tortos, mas a parte de cima eles são um pouco abertos, quando eu junto os dentes eles não fecham totalmente, preciso usar aparelho?

    1. Cauane, pela sua descrição você tem mordida aberta anterior. Se você pretende corrigir, será preciso usar aparelho, sim. Procure um ortodontista pra avaliar.

  40. Doutora, fiz a pergunta das mordidas erradas só esqueci de mencionar que tirei uma radiografia panorâmica para um procedimento dentário e perguntei ao meu dentista se havia a necessidade do uso do aparelho, o mesmo me respondeu que a princípio não. Minha duvida é: não tenho os dentes tortos, mas ao fechar percebo que eles não encaixam como deveriam, é como se eu tivesse um leve deslocamento fazendo com que os dentes não se fechem corretamente… seria possível ter que usar aparelho ortodôntico para corrigir? Gostaria de saber como são os casos em que precisa-se usar aparelho na questão da mordida… Muito obrigada!

    1. Em tese, qualquer variação da normalidade (estética ou funcional) já configura uma indicação de tratamento ortodôntico. Mas quando o paciente não tem sintomas ou não está incomodado com a estética, não há obrigatoriedade em se submeter a um tratamento ortodôntico. Se essa “falta de encaixe” incomoda você e você quer corrigir, é possível usar aparelho pra isso.

  41. BOA TARDE ! SOU DO SEXO MASCULINO, TENHO 34 ANOS, CERCA DE 3 A 4 ANOS PASSEI A SENTIR DORES NA CLAVÍCULA CERVICAL, EU JÁ FIZ RESSONÂNCIA MAGNÉTICA, OS MÉDICOS NÃO APONTARAM NENHUM PROBLEMA, RECENTEMENTE ESTIVE COM UM OUTRO MEDICO, UM OTORRINO, PARA VERIFICAR UM PROBLEMA NO OUVIDO, PERGUNTEI SE AS DORES QUE SINTO ESTAVAM RELACIONADAS AO MEU OUVIDO, O MESMO AO ME AVALIAR PARA SABER SE EU TENHO SINUSITE ME INFORMOU QUE MEU PROBLEMA PODE ESTAR RELACIONADO A FALTA DE ALINHAMENTO DOS MEUS DENTES, QUE CONSISTEM EM DENTES INFERIORES E SUPERIORES, NA LATERAL MONTADOS. PERGUNTO, QUAL A SUA OPINIÃO ?
    PODE TER ALGUMA RELAÇÃO AS DORES QUE SINTO COM MINHA DENTIÇÃO ?

    1. Sergio, dores em outros locais do corpo podem ter a ver com os dentes, sim. Mas dizer que essas dores tem a ver com um problema de alinhamento dentário é meio precipitado. E improvável.

  42. Eu tenho 14 anos… meus dentes sao todos certinhos… o da frente e os de baixo… só que em cima do lado esquerdo eu tenho um dente encavalado. Estou pensando em colocar aparelho… se eu colocar quanto tempo devo ficar?

    1. Depende Joyce, cada caso é um caso. Geralmente um tratamento ortodôntico leva de 1 ano e meio a 2 anos e meio. Peça pra um responsável acompanhá-la até um ortodontista pra fazer uma avaliação.

    1. Anacelly, se você pretende corrigir, sim. Dentes tortos são, em si, uma razão pra usar aparelho. Peça pra um responsável acompanhá-la a um ortodontista pra fazer uma avaliação.

  43. Boa tarde. Fiz a colocação de um aparelho no dia 06/08. Conforme mencionei em outra mensagem, o aparelho foi só nos inferiores, com o último bráquete de um lado, no 36 e outro no 46. Só que o bráquete do 46 ficou impedindo o fechamento da arcada na hora da mordida. Isso aconteceu porque tenho mordida cruzada em toda a arcada. O dentista retirou o bráquete do 46, ficando o 45 sendo último daquele lado. A questão é que os últimos (os das extremidades) bráquetes são diferentes, eles são mais fechados. Fiquei com o bráquete comum no 45. Após a última manutenção (dia 08/10), levou 1 semana, o fio soltou do bráquete 45. Passei a sentir dor no dente 45. O pior é que no consultório só tem 1 ortodontista, e ele vai lá de 15 em 15 dias. Estou há 1 semana com o fio solto, e só posso ser atendido dia 24/10 (seria 23/10, mas a secretária já me ligou avisando que ele não poderá ir amanhã). A pergunta: como pode ser feita a mudança de dentista? Quero escolher um local onde eu possa ser prontamente atendido em caso de emergência. Eu paguei 110 reais, no dia da instalação – 06/08; 110 reais, na manutenção – dia 10/09; 110 reais, na manutenção – dia 08/10. Dia 15/10 o fio soltou. A próxima manutenção está marcada para o dia 05/11. Se eu resolver mudar de dentista, o dentista que colocou o aparelho é obrigado a tirá-lo ou posso permanecer com o aparelho, e o outro dentista dar continuidade? No caso de o dentista que colocou ser obrigado a tirar o aparelho, eu tenho que pagá-lo? O dentista é obrigado a devolver a documentação assim que solicitado? Eu fiz a documentação em um local específico para exames, e paguei pela mesma. Outra pergunta: esse reparo que vai ser feito dia 24/10, pode ser cobrado como manutenção?

    1. Carlos, em tese basta você falar no consultório que quer interromper o tratamento. Seu você pagou pela documentação, ela é sua, ao meu ver, basta retirá-la. O ideal é que seu atual ortodontista remova o aparelho, já que o novo ortodontista deve trabalhar com outra marca / tipo / prescrição de bráquetes. Ou você aguarda a avaliação do novo ortodontista pra ver se ele indica a remoção (o que é provável). Se o seu atual ortodontista for remover o aparelho – não vejo isso como uma obrigação, pois muitos pacientes simplesmente “somem” -, acho justo cobrar por isso, pois é um procedimento como qualquer outro. Não acho que seu ortodontista vá cobrar pra recolocar o fio que está solto, isso é comum, acontece.

  44. Boa tarde,
    Vou colocar aparelho na quarta, tenho os dois dentes de cima (frente) tortos e o resto um pouco afastados.
    Gostaria de saber quanto tempo demorará mais ou menos até alinharem.

    1. Beatriz, cada caso é um caso, mas se houver espaço disponível, o alinhamento inicial é rápido (entre 6 meses e 1 ano). Mas claro, o alinhamento é só uma das fases do tratamento.

  45. Eu sei, neh Ana. Claro que não vai desgastar meu dente. Eu apenas não quero sentir dor, e também não quero que aconteça nada de ruim. Tipo, imagina só meu dente sair na hora que ele for tirar com o alicate. Corre risco? Nossaaa, é normal o dente ser sensível? To morrendo…

  46. Mas com broca vai doer assim mesmo sabe, porque o dente está sensível e não pode forçar muito nele, nem prensar nem empurrar, nem bater a broca para desgastar ele, nem nada… a dor é insuportável, vou deixar aplicar anestesia. Só vou chorar um pouquinho…

    1. A broca não vai nem encostar no seu dente, Thalia. Ela vai desgastar o bráquete, não o dente. De qualquer forma, se você vai se sentir mais segura com a anestesia, peça ao seu dentista.

  47. Ana linda, amo seus sites. Meu bracket ele está tão colado que eu fui comer um pêssego e ele não saiu, o que quebrou foi a pontinha dele que segura a borrachinha, foi no dente 11… ai eu fui no dentista, ele tentou tirar o bracket, só que ele não conseguiu porque o meu dente 11 esta muito sensível, ele dói a toa sabe, ele tentou mas não suportei a dor então não deixei. Ele deixou para o dia 24 que é o dia da manutenção. Ele vai tentar de novo só que se eu sentir dor ele vai aplicar anestesia e eu não gosto. Estou com muito medo, odeio anestesia com toda minha força. O que eu faço, suporto a dor de tirar o bracket ou deixo aplicar anestesia? 100% medo…

    1. Thalia, se você suportar, é rapidinho pra tirar o bráquete. Mas eu acho que, pelo jeito, é melhor anestesiar. Outra possibilidade é, em vez de retirar o bráquete inteiro, desgastar ele com uma broca. Aí não dói nada. 🙂

  48. Mas doutora, a parte de cima é muito à frente da de baixo, não e “coisinha” pouca, muito a frente, pois da para colocar um dedo “mindinho” entre essas partes, e outra, ela tbm falou q meus dentes sisos vão nascer mesmo sem ter espaço, isso pode causar algum dano a minha arcária dentaria ou desalinha-la?

  49. Dra., eu gostaria de saber o seguinte, eu tenho uma dentição perfeita, mas ha 5 dias venho sofrendo com uma dor insuportável na minha gengiva, minha mãe falou que era afta e então mandou eu passar nistatina, mas nada resolveu, então ela mandou eu passar cepacaina e nada também, mas desde ontem venho sentindo uma pontinha raspando a minha bochecha, eu acho que é um dente que está nascendo em cima de outro dente, ou seja, encavalado, pois a minha dentista falou que antes do siso ainda ia nascer outro dente, e eu estou com medo de que seja esse dente nascendo em cima de outro dente, quais são os sintomas de que meu dente esteja nascendo encavalado, por favor doutora me ajude, pois doi demais.

    Eu tenho 14 anos e tenho outra dúvida, a minha parte inferior é atrás da parte superior, elas não são iguais, alinhadas, mas para os olhos da minha dentista não tenho necessidade, mas eu acho que sim, eu preciso usar aparelho por causa disso?

    1. Sabrina, é bem provável que a dor seja por causa do dente que está nascendo sim. Na sua idade, e pela sua descrição, parece que é o segundo molar meio “atrasadinho” que está nascendo. Esse não é um dente que costuma nascer apinhado (“encavalado”)… o de leite deve cair logo, portanto. Quanto à necessidade de aparelho, se sua dentista avaliou e achou tudo ok, não há necessidade. A parte de cima é mais pra frente que a de baixo, mesmo… é como se a parte de cima fosse a “tampa” e a de baixo a “panela”.

  50. Bom dia.
    Meus dois dentes da frente da parte de cima não tem o mesmo alinhamento dos outros, isso me faz ter vergonha de sorrir. Também sinto muita dor nos dentes do fundo na parte de baixo. O motivo de ter os dois dentes da frente maiores do q os outros pode ser uma causa para q eu use aparelho???

    1. Sim, Edilaine. Provavelmente os seus dentes não são realmente maores que os demais, mas estão desalinhados. Procure um dentista / ortodontista pra avaliar.

  51. Nos quatro primeiros dias, parecia que o aparelho apertava mais. Agora, a sensação que tenho é a de que o aparelho está mais folgado. Isso é normal?

    O acréscimo de outros dispositivos: elástico, molas, separadores, etc…encarece o valor da manutenção? Tem que pagar pelo dispositivo?

    1. É esperado, já que os dente começam a se movimentar. Não, esses dispositivos não aumentam o valor da manutenção.

  52. Dra. Ana, bom dia.
    Faz 5 dias que coloquei aparelho, porém surgiu uma duvida que achei muito estranho, os braquetes não ficaram centralizados no meio do meus dentes, achei que ficaram na pontinha, já usei outra vez e eram bem centralizados. Será que tem algum problema ?

    1. Ray, os bráquetes têm um lugar certo pra serem colados. Se seu dentista colou-os mais pra baixo / cima, ou estão colados errado (o que é improvável, já que não é um bráquete só, mas vários) ou a intenção é essa mesmo, pra ajudar a abrir / fechar a sua mordida. Converse com o seu dentista.

  53. Boa noite. Coloquei aparelho fixo inferior há 4 dias (06/08). Meu dentista disse que era necessário “empurrar” pra dentro, primeiramente, os inferores para depois colocar aparelho nos superiores. A situação é a seguinte: tive apenas dois contatos com o meu ortodontista – que é do mesmo consultório onde fiz tratamentos (2 canais, no 11 e no 35; restauração; profilaxia) – desde abril desse ano: o primeiro foi há 1 mês e meio, quando fui fazer a avaliação da possibilidade de colocar aparelho. Na segunda vez (dia 06/08), fui ao consultório levando toda a documentação ortodôntica solicitada: raio-x, fotos, moldes, etc. O dentista deu uma olhada rápida, e disse que se eu quisesse, já poderia colocar o aparelho. A primeira pergunta que eu faço, Ana Tokus: é necessário o ortondontista estudar a documentação antes de fazer a colocação do aparelho? Ele só olhou o molde porque eu que abri a caixa e mostrei-o. Deu uma olhada nas fotos e tal. Fiquei surpreso, pois achei que depois da entrega da documentação seria marcado um dia para fazer a colocação após um estudo. Bem, aceitei colocar logo o aparelho. Levou mais ou menos 30 minutos pra colocar. É um aparelho nacional e simples. No fim, quando tudo parecia ir bem, eis que, o último bráquete do lado direito (o do 46) ficou entre o 46 e o superior (acho que o 16 – me corrija se estiver errado), impedindo o fechamento. É aquela impressão que se tem quando se faz uma restauração em um pré-molar ou molar, e ele fica “alto”. O dentista poliu o de cima, poliu o bráquete e nada de resultado. O jeito foi tirar o bráquete do 46. Segunda pergunta: isso pode prejudicar o tratamento? Ora, pra que que serviram os raio-x e fotos, senão para ele verificar minha mordida e situação da arcada de uma forma geral? Só pra ter uma ideia, meu lado superior direito passa pra fora do inferior direito na mordida, e o superior esquerdo fica desalinhado pra dentro em relação ao inferior esquerdo. Ele me mostrou que na mordida o ângulo deveria ser de 131 graus, com no máximo 120 graus de desvio, mas o meu ângulo é 97 graus! Meus dentes também são muito separados. Por pouco não dá pra colocar uma caneta bic entre o 31 eo 41. Terceira pergunta: vale a pena trocar de ortodontista agora? Como faço pra trocar? A minha documentação está com ele. Posso solicitar que ele me entregue, para depois levar para outro ortodontista? Outra coisa que não gostei no meu ortodontista é que ele não me orientou em nada. Após a colocação perguntei sobre como proceder a limpeza. Tudo bem que meus dentes são muito separados, mas ele podia ter me apresentado a escova interdental e o passa-fio – não falou nada. E também não falou sobre a cera ortodôntica de parafina pra aliviar a dor com o contato do aparelho com a boca. Fique sabendo dessas coisas com uma colega de trabalho, no dia seguinte, pois ela usa aparelho há 5 anos.

    1. Carlos, pra planejar o tratamento é preciso estudar a documentação, sim. Mas pra verificar se não há nenhum impedimento à instalação e proceder com a colagem inicial dos bráquetes, não há necessidade de grandes considerações. Não a remoção do bráquete do 46 não deve atrasar o tratamento. O paciente não pode ficar mordendo sobre o bráquete, e se pelo posicionamento inicial dos dentes não houver espaço pra colar algum bráquete, ele será colado posteriormente, quando, com a movimentação dos demais dentes, for criado espaço. Pelo que entendi você tem mordida cruzada unilateral (lado esquerdo), se o problema for apenas dentário – ou seja, sem envolvimento das bases ósseas – embora a inclinação seja grande, dá pra corrigir apenas com o aparelho fixo. Se você quiser trocar de ortodontista, é um direito seu. A documentação, se você pagou por ela, é sua, o ortodontista tem apenas a guarda. Se você não pagou por ela, em princípio, bastaria pagar o valor correspondente e retirá-la.

        1. A colagem do aparelho, em si. Se mais adiante for necessário algum outro dispositivo (elásticos, molas, etc.), será “acrescentado”, digamos assim.

  54. Boa tarde! Tenho um grande dúvida em relação ao uso de aparelho.

    Quando tinha 10 anos de idade (hoje com 21) quebrei um pedaço dos dois dentes da frente, que já eram definitivos. A resina ficou ótima, nem dá pra perceber! Mas a dúvida é: o uso do aparelho pode danificar essa resina?

    Beijos

    1. Paula, em princípio, não. A colagem dos bráquetes não danifica as restaurações, mas a remoção deles, ao fim do tratamento ortodôntico, pode danificar. Aí seu dentista terá que ter muito cuidado. De qualquer forma, se essas restaurações tem 11 anos, TALVEZ seja hora de trocá-las, mesmo.

    1. Geovanna, como eu ressalto no texto, é preciso procurar um dentista / ortodontista e fazer uma avaliação. Se houver indicação de uso de aparelho, ele vai dizer pra você. E se você quiser, então, começar o tratamento, é só fazer os exames (ele mesmo irá encaminhá-la) e agendar o dia da instalação do aparelho.

  55. Tenho os dentes tortos embaixo e o meu dente em cima é um pouco pra trás do que os outros, mas meus pais dizem que meus dentes são perfeitos, mas eu não acho não, apesar de não ser alinhados, sera que vou ter que usar aparelho?

    1. Rafaela, dentes desalinhados, em si, já razão pra usar aparelho. O conceito de “perfeito” pode ser muito subjetivo, você certamente tem dentes bonitos (seus pais e as outras pessoas veem dessa forma), mas o desalinhamento, mesmo sendo discreto, incomoda você. Converse com seus pais, procurem um ortodontista pra avaliar.

  56. Olá Doutora!

    A minha dentista que me tratava há muitos anos se mudou, acabei ficando na mesma clínica com a irmã dela. Na primeira consulta eu achava que tinha uma restauração quebrada e ela disse “que não havia nada ali, só um desgaste”. Acreditei. Quando chegou o momento de uma nova consulta, acabei mudando de novo de dentista (questão de convênio) e veio a péssima notícia: o “desgaste” era uma fissura, teve infiltração e quase perdi o dente todo. Por pouco não fiz canal, mas tive que colocar uma coroa, o que me chateou imensamente.
    Bom, o caso é que esse novo dentista quis que eu radiografasse todos os dentes, e detectou uma perda óssea. Eu tinha chegado lá falando sobre a vontade de colocar um aparelho, porque meus dentes de baixo estão desalinhados e me incomodam. Usei aparelho móvel na adolescência (essa orto só punha móvel no pessoal, fixo em último caso), mas acho que demorei demais para tirar os sisos, que mexeram com tudo na minha boca. Ele disse que com perda óssea, aparelho não era uma boa ideia, e que eu teria que priorizar a limpeza no consultório. Falando francamente, eu fiquei tão infeliz por causa da coroa que não prestei muita atenção nesse caso da perda óssea. Adiei aparelho, clareamento, fiz a limpeza, pus a maldita coroa e fui para casa resmungar.
    Isso já tem 6 meses, e meio que já me acostumei com esse dente remendado. A próxima consulta já está marcada, mas depois desse depoimento aqui, #risos, eu já estou querendo saber o que, afinal, é essa perda óssea? O que pode tê-la causado? Qual o problema de colocar aparelho? A limpeza, nesse caso, por que é tão importante? Que problemas posso ter no futuro (tenho 38 anos)? Isso tudo vou perguntar para meu dentista essa semana. Mas quis perguntar aqui também, se você puder me responder. Um abraço!

    1. Lucia, o osso, recoberto pela gengiva, é o que mantém os nossos dentes no lugar. Quando há perda óssea significa que a quantidade de osso “segurando” os dentes diminuiu, portanto aumentam as chances de amolecimento dos dentes e perdas dentárias. Esse processo se chama “doença periodontal” ou “periodontite”, e a causa é a presença de tártaro por baixo da gengiva, o que induz o surgimento de bolsas e a reabsorção óssea. Por isso a importância da “limpeza”, a raspagem subgengival que remove o tártaro (e que a pessoa não consegue fazer em casa por conta própria) é essencial pra interromper o processo de perda óssea antes que se perca ou inviabilize algum dente. Em caso de doença periodontal ativa é PROIBIDO usar aparelho, pois a movimentação ortodôntica pode até acelerar o processo de amolecimento dos dentes.

  57. Dra, uso aparelho fixo e nesta última manutenção, o meu orto NÃO trocou o “fio” do aparelho, coisa que ele tinha feito em todas as manutenções até então. Reclamei com ele que não via movimentação alguma desde a última manutenção, mesmo eu tendo usado o elástico pelo tempo indicado por ele (8 horas por dia). Assim que eu reclamei, ele disse que poderia usar o tempo todo, para ir mais rápido (eu sempre tinha usado em tempo integral, só diminui porque ele orientou nesse sentido). Após, a única coisa que ele fez foi trocar a cor da borrachinha, sem trocar o fio. Por fim, não sinto aquela dor clássica que sempre sentia após a manutenção. Minhas perguntas são: 1- Adianta alguma coisa eu usar os elásticos intra-orais se o aparelho não foi “apertado”? 2- Posso estar sendo enrolado? Se sim, como proceder?

    1. Raul, nem sempre é preciso trocar o arco do aparelho, depende do tipo do arco e, principalmente, do material que ele é feito. Arcos de nitinol, por exemplo, podem ser usados por mais tempo que o intervalo entre consultas. Depende muito também do tipo de movimentação dentária que seu dentista pretendem nesse momento.

  58. Dra., comecei meu tratamento ortodontico ontem, gostaria de saber se há alguma escova ou algo que me ajude a passar o fio dental pq está dificil. Tenho receio de escovar pra valer e arrancar um braquete.

  59. Dra., há 30 dias extrai um siso inferior, e sinto muita sensibilidade no ultimo dente ao consumir qualquer coisa gelada… é normal?

    1. Provavelmente isso ocorre porque parte da raiz do seu último dente está exposta, pois a gengiva ainda está cicatrizando. É um sintoma bastante comum.

  60. Dra., eu li que o tempo médio para um tratamento com aparelho fixo convencional é de 12 a 36 meses. Gostaria de saber se em alguns casos é normal esse tempo aumentar pra 48 ou 60 meses? Meu dentista me recomendou o aparelho auto-ligado. Gostaria de saber qual o tempo médio de tratamento com esse tipo de aparelho, tendo em vista que ele custa mais caro, quero esclarecer algumas duvidas antes de me decidir por qual tipo usar.
    Obrigada. 🙂

    1. Embora se especule muito sobre isso, não há qualquer comprovação de que os aparelhos auto-ligados proporcionem um tratamento ortodôntico mais rápido que os convencionais, Adriana. Sim, a média costuma ser de 2 anos, no máximo 3. Mais que isso, são situações de exceção. 5 anos, então, é MUITO tempo… não que não possa acontecer, mas apenas em situações muito específicas.

      1. Dra, mas na maioria dos casos, mesmo que não seja cientificamente comprovado, reduz o tempo de tratamento? Pois ouço muito isso, até meu dentista me encaminhou pra uma orto que utiliza esse tipo, pois no meu caso diz ele que seria mais eficaz e rápido.

        1. Não dá pra afirmar isso Adriana, mesmo que muitos dentistas digam que sim, que o os aparelhos autoligados ofereçam um tratamento mais rápido. Pode até ser, já que sem as “borrachinhas” o atrito entre o arco e os bráquetes é menor… mas quantificar e provar isso, até agora ninguém fez. Li um artigo sobre o tema dia desses, e a conclusão dos autores, grandes nomes da ortodontia mundial, é que não dá pra dizer que os aparelhos autoligados reduzem o tempo de tratamento.

  61. Dra, estou no final de um tratamento ortodôntico para correção de mordida aberta, e nessa última manutenção o orto mandou usar os elásticos intra-orais apenas 8 horas por dia. A pergunta é: faz algum efeito usar tão pouco tempo? Li um artigo uma vez que dizia ser necessário usar no mínimo 12 horas para obter alguma movimentação significativa.

    1. Raul, segundo me consta os dentes só começam a se movimentar depois de 10 horas de estímulo / força aplicada. Então, na minha opinião, não vejo muito benefício em você usar os elásticos por apenas 8 horas. De qualquer forma, não tome nenhuma decisão sem o consentimento do seu ortodontista, questione ele sobre isso.

      1. Curioso que ele falou que eu posso usar justamente até 10h por dia, não mais que isso. Sei que um lado da mordida eu tive recidiva após 1 mês sem usar os elásticos, é possível que ele queira apenas fixar bem este lado ou posso estar sendo enrolado?

        1. Raul, acho que agora entendi o que o seu dentista está fazendo… ele deve estar usando uma técnica chamada T10, em que um dos dentes (o que se quer “puxar”) fica preso ao elástico o tempo todo, enquanto os dentes que são usados como apoio pra movimentar esse dente mudam de 8 em 8 horas. Isso é feito justamente pra que apenas o dente que se quer “puxar” se movimente. Como o apoio é trocado de 8 em 8 horas, os outros dentes não se movimentam e a ancoragem não é perdida. Se não fosse assim, todos os dentes se movimentariam, inclusive os que seu dentista que que fiquem onde estão. Então, tá tudo ok! 🙂

  62. Dra, meu dentista disse que assim que terminar o meu tratamento com ele, irá me indicar um ortodontista, mas me disse que seria melhor que eu usasse o aparelho autoligado. Gostaria de saber quais são as vantagens de usar essa tipo de aparelho ao invés do convencional.

    1. Adriana, a vantagem principal é a menor retenção de resíduos alimentares, pois o aparelho autoligado não usa as tradicionais “borrachinhas”. Ainda, pela ausência das “borrachinhas”, há menos atrito entre os bráquetes e o arco, o que, em tese, proporcionaria um tratamento mais rápido. Mas ainda não há trabalhos científicos consistentes que comprovem essa “maior rapidez” e nem quão mais rápido seria o tratamento. Enfim, o aparelho autoligado é, sim, uma boa opção.

  63. Obrigada !

    Mas ele não ta totalmente pra trás, está muito pouco, então ele está indo pra trás e dá um sensação que os dentes do lado dele tão para frente, mas é bem pouquinho dr°, será que eu preciso usar aparelho por mais de 2 anos ?

    “Um pequeno desgaste”, não entendi Dra…

    1. É como eu disse, Agatha… muito ou pouco torto, se você quer realinhar os dentes, é muito provável que seja necessário aparelho. Impossível prever o tempo de tratamento apenas com base na sua descrição, até porque provavelmente há outros problemas de mordida a serem resolvidos fora esse desalinhamento.

      Quando eu falo em “pequeno desgaste”, é isso mesmo: desgastar com uma broca a “ponta” no seu dente que está batendo na sua língua e machucando.

  64. Às vezes quando eu vou falar minha língua bate no dente e as vezes eu mordo com força, não que eu queira morder, mas morde com muita dor, e o meu dente parece que é quebrado, aparente como se ela fosse aberto, será que eu preciso botar aparelho ?

    Meu dente de baixo quer ir pra trás, estou percebendo isso ! :s
    Será que eu preciso botar aparelho ?

    1. Agatha, seu dente pode estar “lascado” ou ter uma ponta meio “afiada”, mesmo. Seria bom procurar um dentista pra avaliar, às vezes apenas um pequeno desgaste é suficiente pra resolver o problema. Se o seu dente está indo para trás e você gostaria de corrigir isso, em princípio, teria que usar aparelho fixo, sim. Mas não dá pra afirmar apenas com base no seu relato, é preciso avaliar você.

  65. BOM, EU JA FUI EM UMA MÉDICA E ELA OLHOU SUPER HIPER RAPIDINHO, PORQUE A CONSULTA ERA PRA MINHA MÃE, QUANDO EU FALO O PEDAÇO DA LÍNGUA BATE NO DENTE, EU ESTOU PERCEBENDO QUE UM DENTE MEU QUER IR PRA TRÁS, E ALGUNS DENTES MEUS PARECEM QUE É QUEBRADO, UMA COISA ASSIM, E DA A SENSAÇÃO QUE ELA É QUEBRADO !

    ESPERO QUE RESPONDA, BEIJOS.

  66. Oi, Dra. Ana

    Grata pelo retorno rápido.
    Também acho que deve ser o bruxismo como causa principal. Meu dentista está me encaminhando para um ortodontista, pois ele acha que para resolver meu problema (que é uma sensibilidade a gelado com uma vibração ao mastigar em cima – que aparaceu nos meus dentes – nos 2 dentes após os caninos, no lado direito e esquerdo superior) vou ter que usar aparelho.

    Estou chateada com isso pois já usei aparelho fixo e móvel dos 10 aos 15 anos para corrigir meus dentes (ficaram perfeitos, pelo menos eu achava que sim). E, hoje estou com 36 e não acreditando que vou ter que usar de novo…

    Minha dúvida: não tem como ser o aparelho móvel em vez do fixo? Ouvi falar numas placas removíveis. Para esse tipo de problema que tenho, tem que ser o fixo mesmo? (aquela Damon System)

    Grata
    Cris

    1. Cris, se você já usou aparelho antes, seus dentes não devem estar tão desalinhados. Nesse caso, uma opção de aparelho removível é o Invisalign, que consiste numa sequência de placas (parecidas com as de clareamento, só que rígidas) que são trocadas à medida que os dentes se movimentam. O porém é que o tratamento é mais caro, cerca de 5x o valor do aparelho convencional, e também não é todo ortodontista que trabalha com essa técnica.

  67. Oi, Dra. Ana

    Meu dentista identificou mordida cruzada em um dente meu na parte superior (é no dente que fica… dois dentes após o canino, não sei como chama;). O dente é saudável, sem cárie.

    Eu também fico rangendo os dentes à noite. E percebi que aperto sem perceber os dentes durante o dia (já estou usando placa de silicone há 3 dias).

    Esse dente da mordida cruzada dói quando encosta água fria ou gelada. Queria saber o que está causando essa sensibilidade ao gelado: é a mordida cruzada ou o bruxismo?

    Grata
    Cris

    1. Provavelmente o bruxismo, Cris. A mordida cruzada pode estar colaborando pra essa sensibilidade por manter esse dente numa posição desfavorável, até com um contato prematuro (o dente “bate” no oposto antes dos demais), o que coloca muita força em um dente só. Mas também não dá pra descartar outras causas.

  68. Os dentistas de ortodontia estão sempre na clinica ?
    É que estou a usar aparelho no ceu da boca e nao estou a conseguir ativar o aparelho e queria ter a ajuda dela.

  69. Ola doutora… tenho problema no meu maxilar, minha mandibula ja caiu duas vezes, tenho medo ao bocejar e ao comer, as vezes doi um pouco no canto esquerdo da minha mandibula, meus dentes são corretos, como isso pode ser resolvido?

    1. Adriana, procure um dentista especialista em DTM (disfunção temporomandibular) e/ou Dor Orofacial pra avaliar. Você deve ter uma lassidão articular (a articulação “frouxa”, digamos assim), o que proporciona isso.

  70. Dentista…
    Eu ranquei um dente la atras, o penúltimo dente…
    Ai o dente da frente deu um problema, começou a abrir…
    O q eu faço?

    1. Heitor, não há nada que você possa fazer sem a ajuda de um dentista. Você precisa procurar um dentista pra avaliar… pelo que entendi, abriu um espaço entre os seus dentes da frente. Se for isso, a correção pode ser feita com aparelho ou com restauração.

  71. Olá doutora, eu tenho 14 anos e tenho os dentes um pouco espaçados no maxilar superior, e em baixo sao um pouco tortos, e tenho um conoide. Os meus pais acham que o aparelho é muito dispendioso e que nao se justifica na minha idade porque mais tarde pode acontecer ter de usar outra vez. Mas na verdade é que eu quero bastante ter dentes direitos. O que acha?

    1. Eu acho que você está na melhor idade possível pra se usar aparelho (fase de crescimento). Não é verdade que mais tarde você vai ter que usar aparelho de novo, tudo depende de como será conduzido seu tratamento hoje e do uso correto das contenções ortodônticas (aparelho removível e, geralmente, contenção fixa na parte de baixo) depois que o aparelho fixo for removido. Na minha opinião, se você quer se submeter a um tratamento ortodôntico e tem indicação pra isso, deveria. Mas, claro, aí a questão é convencer seus pais disso… 😉

  72. Olá doutora Ana, bom, meu caso e que meus dentes são certos mas meus dentes superiores são muito à frente dos inferiores, tanto que ao fechar minha boca normalmente consigo até mesmo colocar minha língua no meio desses espaços, esse problema me afeta no meu modo de fala, você me aconselha a ir em um Ortodontista?
    FICAREI GRATA PELA RESPOSTA !

    1. Karina, sem dúvida que sim! É importante avaliar, e é possível que o ortodontista indique um tratamento conjunto com um fonoaudiólogo.

  73. E se eu tiver os dois dentes da frente em cima do outro será que eu vou ter que usar aparelho fixo ?

    1. Francieli, se você pretende corrigir o alinhamento dos seus dentes, sim. Procure um dentista / ortodontista e faça uma avaliação.

  74. Boa tarde Dra.! Coloquei aparelho fixo faz 1 mês e meio. A borrachinha do dente que fica antes da banda caiu, e quando eu liguei para a dentista a secretária dela disse que não precisa recolocar, só quando for o dia da manutenção (daqui 20 dias…). O dente que está sem borrachinha vai ser movimentado nesse tempo mesmo sem estar com a borrachinha?

    1. Não Nathi, esse dente não sofrerá qualquer força do bráquete, então não será movimentado. Mas isso não quer dizer que o seu tratamento vai atrasar, depende do caso e do tipo de movimentação que está sendo feita.

  75. Eu uso aparelho ha 4 anos, sempre fui TODOS os meses, mordida cruzada foi resolvida, ficou ótimo, porem meu dente superior cobre quase que completamente os de baixo, e sem contar que estão bem pra fora, só que não tem mais espaço para chegar meus dentes para trás, já tirei dois dentes superiores, e usei aquele aparelho expansor durante 1 ano, já tirei o siso mas mesmo assim meus dentes continuam para fora. :/
    Tudo bem, mas o pior de tudo é que minha dentista não atende mais no mesmo local, ela saiu e foi para outra cidade, então a outra dentista que ficou no lugar dela, simplesmente chegou em mim e disse: “Você vai tirar o aparelho mês que vem.” Eu disse que meu dente ainda não estava bom, a resposta foi: “Nossa, seu dente esta ótimo”
    Mas não esta, meu dente superior cobre 90% dos inferiores, e estão pra frente sabe? Eles são certinhos, mas todos os dentes de cima não mais para frente, é meio difícil de explicar. Minha questão é: vale a pena ir em outro dentista tentar arrumar meus dentes? Será que vale a pena sofrer mais? Poxa já são 4 anos, já usei aparelho de todos os tipos, já até passei mal na cadeira do dentista. :/ Estou tão triste. :/

    1. H. Way, eu acho que, se você não está satisfeito e essa insatisfação é algo que vai acompanhar você pelo resto da vida, vale a pena procurar uma segunda opinião. Não sei ao certo qual é o seu caso / perfil facial, e é preciso considerar, também, que há a possibilidade que você tenha uma inadequação nas bases ósseas (ou seja, não só um problema ortodôntico, mas um problema ortopédico). Enfim, se você está disposto a continuar se tratando e se realmente houver tratamento, vale a pena tentar.

  76. Dra. Boa tarde! Faltam 2 dentes na parte inferior da minha boca, com essa falta de dentes vejo que meus dentes estão se afastando. Devo colocar aparelho?

    1. Jéssica, se você pretende corrigir o alinhamento (e o afastamento) dos seus dentes, certamente o aparelho seria útil. Mas é essencial, também, que você substitua os dentes perdidos com próteses, pois isso, em si, previne esse tipo de movimentação dentária indesejada. Procure um dentista / ortodontista e faça uma avaliação.

  77. Olá Doutora, vou por aparelho eu fiz as radiografias etc., e arranquei os dois dentes do lado inferior, os que ajudam a morder, os de tras! Ai onde eu ponho aparelho primeiro ? Do lado de cima ou do de baixo?
    Obrigada!

    1. Thaynara, tanto em cima quanto embaixo. Não dá pra tratar só um dos arcos, pois eles precisam encaixar direitinho. Mas seu dentista pode, sim, instalar primeiro em cima e depois embaixo (ou ao contrário), depende do plano de tratamento que ele idealizou pra você.

  78. Dra. Ana,

    Uso aparelho fixo e já estou próximo do fim do tratamento de acordo com meu dentista, mas precisarei mudar de cidade e terminar o tratamento em outro consultório. É muito complicado para um um ortodontista terminar o trabalho de outro? Note que não estou mudando de profissional por insatisfação, mas é simplesmente pelo fato que estou mudando para mais de 500km de distância.

    Obrigado pela opinião.

    1. Não Andre, é perfeitamente possível essa mudança. Só que provavelmente você terá que remover o aparelho que você está usando e instalar outro no novo ortodontista, a não ser que ele trabalhe com o mesmo tipo de bráquetes que o anterior. Aí é uma questão dos 2 conversarem, é bom que ele tenham contato.

  79. Oi!
    Meus dentes são tortos, no meu arco superior os meus incisivos centrais são normais, mas os incisivo lateral esquerdo nasceu para trás dando uma pequena impressão que não possuo dente, e meu incisivo lateral direito é meio tortinho, já o meu canino é normal, o primeiro pré molar também, mas o primeiro molar direito e o segundo molar da uma boa entrada para dentro da boca, seguindo com o terceiro molar normal. Bom já os dentes do arco inferior não me incomodam, sendo meios tortos também, mas nada que com um aparelho fixo não resolva.
    Mas a minha preocupação é que fui em alguns dentistas, e eles me deram a solução de arrancar esse meu incisivo lateral esquerdo, falando que não teriam como colocá-lo para o lugar. Já outros dentistas falam que a solução é arrancar o terceiro molar esquerdo para que todos os dentes se alinhem de forma correta. Gostaria da opinião de vocês, se puderem me ajudar agradeço desde já.

    1. Marina, existem várias possibilidades num tratamento ortodôntico e, dependendo do profissional, a solução proposta vai ser diferente. A extração de um incisivo lateral tem um impacto bem importante no seu sorriso, então eu não colocaria isso como primeira opção (não estou dizendo que está errado, depende do caso, mas é pouco usual). A extração de um terceiro molar pode criar o espaço necessário para alinhar o seu incisivo, mas aí todos os dentes do lado esquerdo terão que ser movidos para trás. É possível, mas é trabalhoso. Geralmente o que se faz quando falta espaço é extrair os primeiros pré-molares, isso criaria o espaço necessário e só os dentes da frente teriam que ser levados para trás. Mas se isso é adequado no seu caso, depende de uma série de fatores, principalmente do seu perfil facial. Enfim, várias possibilidades. 😉

  80. Eu tenho um dente encavalado que esta nascendo na gengiva, e eu vou ter que tirar o de baixo, mas eu não sei se vou precisar usar aparelho.

  81. Boa tarde Ana, eu preciso usar aparelho pois meus dentes são um poucos distantes uns dos outros… Mas quando eu era mais novo eu quebrei um dente da frente na metade e o dentista colocou uma prótese de resina, eu gostaria sabe o que eu tenho que fazer, tirar a raiz e fazer um implante sobre essa raiz que sobrou? Isso irá influenciar na “colocação” do aparelho ? Grato!

    1. Carlos, em princípio não é necessária nenhuma intervenção: o bráquete do aparelho pode ser colado no dente mesmo com a restauração.

    1. Marcia, nada impede. Se os tratamentos de canal estiverem ok, você pode usar aparelho, sim. Procure um dentista / ortodontista pra avaliar.

  82. Eu queria saber se existe a possibilidade de botar o aparelho so na parte de baixo!! Em cima eles sao parelhos, mas embaixo sao tortos!! Vou precisar botar em cima tbm pra fikar parelho com os de baixo? O meu dentista falou q sim!! Obrigado!!

    1. Maiko, é que não é só uma questão de alinhamento… a parte de cima e a de baixo precisam encaixar direito, e colocando aparelho só numa delas fica difícil de fazer isso. Portanto, em alguns casos específicos até é possível usar só embaixo… mas o ideal é colocar em cima também! E se no seu caso o dentista disse que precisa, é porque precisa.

  83. Aparelho nos dentes é coisa de adolescente, só não fica tão feio neles. Infelizmente terei q usar novamente, aos 27 anos, pq quando usava tive q viajar e retirei o fixo. Não ficaram todos alinhados e o ortodontista sem escrúpulos me disse q não havia nada a ser feito. Acreditei nisso e deixei quieto. Depois de um tempo fui em uma outra dentista q disse q poderia alinhá-los. O q um animal não é capaz de fazer na clínica, hein?

  84. Doutora, qual é o tratamento indicado pra pessoas que não tem raízes nos dentes da frente, quais são as causas, a gente ja nasce sem as raízes dos dentes, pra quem usa aparelho, quais são os cuidados que devemos ter?

    1. Jaqueline, não, os dentes sempre se formam completos, com raízes também, inclusive os de leite. O que pode acontecer é que tenha havido uma batida, por exemplo, e as raízes dos dentes envolvidos na batida começam a “sumir”. Isso pode acontecer, também, em pessoas que fizeram ou estão fazendo tratamento ortodôntico, dependendo do caso algumas raízes podem mudar de formato ou simplesmente começarem a reabsorver até um ponto perigoso, e não se sabe muito bem porque isso acontece. Se você usa aparelho e as raízes dos seus dentes estão assim, é melhor remover o aparelho… se não usa, é melhor não começar a usar. E infelizmente não há tratamento, as raízes, depois de reabsorvidas, não se formam novamente.

  85. Olá doutora, boa tarde, vou colocar aparelho e pelo fato de não precisar extrair os sisos tive que fazer a operação de cunha. Como estou com dificuldade de abrir a boca, o que li que é normal, não consigo fazer a higiene normal. Mas li também que não é bom fazer bochechos, mas estou fazendo com água + água oxigenada. Fiz dia 13 os dois lados de uma vez e vou tirar os pontos dia 27. O que me indicaria? Demora muito para eu conseguir abrir a boca novamente? Tenho medo de inflamar pelo fato de não poder higienizar corretamente. Obrigada.

    1. Janaina, você pode fazer bochecho, apenas não faça de forma muito vigorosa até que os pontos sejam removidos, senão pode “puxar” os pontos e doer. A dificuldade de abrir a boca realmente é muito comum, mas ela melhora gradualmente (questão de 2 ou 3 semanas, depende do paciente). Continue fazendo o melhor possível com relação à higienização, porque limpar perfeitamente, no pós-cirúrgico, é praticamente impossível.

      1. Muito obrigada pela resposta. Já está melhorando a questão de conseguir abrir a boca. Só algo que notei é que onde ela tirou a gengiva de cima do dente ainda está um pouco em cima. Talvez seja pelo inchaço. Espero neh. Obrigada mais uma vez.

A área de comentários / perguntas está fechada. Agradeço a compreensão.

No plantão: Ana Tokus

Cirurgiã-dentista graduada pela Universidade Federal do Paraná, especialista em Radiologia Odontológica e Imaginologia pela ABO-PR, convicta de que medo de dentista se combate (também) com informação. Diva-Boss do OdontoDivas e autora do Blog Raios Xis. Twitter: @AnaTokus e @medodedentista