Dentes Manchados por Tetraciclina

Dentes manchados por tetraciclina

Os dentes podem sofrer alterações de cor tanto por causa de distúrbios na sua formação, os agentes intrínsecos, quanto pela ação dos corantes presentes na nossa alimentação e certos hábitos que cultivamos: café, refrigerantes, cigarro, etc.. Esses últimos são chamados fatores extrínsecos.

Na década de 1960 havia um medicamento largamente utilizado chamado tetraciclina. Esse antibiótico de amplo espectro era usado no tratamento de infecções como pneumonia, faringite, cólera, diarreia, e por aí vai. Só que a tetraciclina tem uma reação adversa que interessa muito na Odontologia: ela deixa os dentes escuros (os ossos também, mas quem é que tá olhando? ;)).

Quem hoje tem em torno de 50 anos de idade e tomou esse medicamento na infância tem uma grande chance de ter os dentes manchados, e foi nessa época que surgiu a lenda de que tomar muito antibiótico “estraga” os dentes (a desculpa mais usada pelos pacientes para explicar seus problemas bucais). É importante ressaltar que antibióticos, de forma geral, não deixam os dentes mais fracos ou causam cáries, ok?!

Qual a causa?

Esse antibiótico tem uma grande afinidade pelo cálcio (íons Ca2+, na verdade). Como o cálcio é um dos componentes principais de nossos ossos e dentes, a tetraciclina acaba se ligando quimicamente a eles e causando alterações importantes, inclusive estruturais, podendo levar a deformidades. Por isso, a tetraciclina é contra-indicada para gestantes, mães que ainda amamentam e para crianças abaixo de 8 anos de idade, isso porque ela só causa problemas se for usada no período de desenvolvimento dentário. Portanto, se a ingestão for durante a gravidez, os dentes de leite serão atingidos… se for durante a infância, no período em que os dentes permanentes estão em formação e calcificação intra-óssea, as manchas aparecerão nos dentes permanentes. Essas manchas podem ser cinzas, amarelas, marrons ou acastanhadas e podem até ser confundidas, por olhos menos treinados, com manchas de fluorose.

Como tratar?

Um tratamento que cure ou reverta o manchamento por tetraciclina não existe. Porém, é possível melhorar a estética dos dentes através de clareamentos dentários e facetas (restaurações que cobrem toda a parte da frente dos dentes anteriores).

Se você acha que tem os dentes manchados por tetraciclina ou quer tirar a dúvida, procure um dentista! Ele orientará você sobre como agir nesse caso.

Compartilhe:

Comentários via Facebook


Categoria: Dentística

Marcadores:

29 comentários

  1. Olá Ana. Estou muito preocupada, pois estava fazendo tratamento com tetraciclin e descobri que estou grávida. Descobri com 06 semanas de gestação. Será que meu bebê sofre algum risco? Obs. Parei de tomar logo que descobri.
    Obrigada!

    1. Erika, como os primeiros sinais de calcificação dos dentes decíduos acontecem mais ou menos aos quatro meses de vida intrauterina, seu filho não deve ser afetado.

  2. Boa noite. Estou usando tetraciclina para acne há uns 60 dias. Comecei a notar meus dentes manchando, principalmente os inferiores. Seria da tetraciclina? É que não vejo outra causa… será que a cor voltará ao normal após cessar o uso? Grata.

    1. Não, Lucelia… a Tetraciclina só interfere nos dentes se usada no período de calcificação deles, ou seja, na infância.

    1. Roger, se você já é adulto, pode ficar tranquilo. A tetraciclina só provoca manchamento se for usada no período em que os dentes estão se desenvolvendo dentro da gengiva.

  3. Oi doutora, tenho um dente calcificado, não sei a causa! Pode ter sido um trauma ou algo assim? Queria clarear ele! Mas não quero fazer o clareamento interno, tem outras formas?

    1. Mari, pode ter sido um trauma, sim. Difícil dizer ao certo a causa, o fato é que ele está calcificado. Você pode fazer o clareamento externo dele.

  4. Olá, tenho 15 anos e vou começar um tratamento de acne com a tetraciclina, e daqui a alguns meses (5/6 aproximadamente) farei um clareamento. Quando for fazer o clareamento, devido ao tratamento com a tetraciclina, meu dente pode estar manchado e mais escuro interferindo no clareamento dos dentes?

    1. Não, Aline. Seus dentes já nasceram, e a tetraciclina interfere na calcificação dos dentes, quando eles ainda estão se formando, dentro da gengiva. Pode ficar tranquila.

  5. Tenho os dentes manchados por tetraciclina. Já fiz algumas vezes o clareamento a laser e o caseiro e infelizmente não obtive bons resultados… Revestir os dentes com porcelanas ainda tem o valor bem alto, principalmente pra quem tem todos os dentes escuros… Fico triste que não existam pesquisas para reverter os efeitos que a tetraciclina causa bos dentes.

    1. Claudia, não há pesquisas porque o manchamento que a tetraciclina causa não é superficial, mas estrutural. Está na composição química do dente. Então, é impossível revertê-lo. Portanto, o tratamento é restaurador mesmo: restaurações, facetas ou coroas.

  6. Olá, tenho 26 anos e vou iniciar um tratamento de pele com tetraciclina, porém pretendo daqui uns dias efetuar um clareamento dental.
    Os dois tratamentos vão conflitar, será que posso ter meus dentes manchados por ingerir tetraciclina durante o clareamento?
    Se puder me responder essa dúvida, pois estou preocupada. Obrigada.

    1. Não Rosi, não há perigo disso acontecer, porque a tetraciclina só mancha os dentes quando é usada no período de calcificação deles, ou seja, na infância. Como você já é adulta, não há risco.

  7. Eu tenho 27 anos e desde pequena tenho manchas amarelas nos dentes, e é em todos… o dentista disse que nenhum clareamento vai adiantar, que só vai ficar sensivel.. nao sei o que fazer… porque nao tenho condicoes de tratamento caro…

    1. Flavia, e o que seu dentista sugeriu fora o clareamento? Porque se o clareamento não ajuda, a solução costuma ser restauradora (restaurações, facetas, etc.).

  8. Dois dentes meus ficaram manchados tenho 29 anos e tomei remédio para espinhas que tinham esse medicamento, o Dermatologista não avisou desses efeitos colaterais… E só vi a mancha nos dentes depois que tirei o aparelho, o q faço?

    1. Weslley, que remédio você tomou? De qualquer forma, remédios costumam causar manchamento nos dentes quando são utilizados na época em que os dentes ainda estão se calcificando, dentro da gengiva. Então suspeito que a causa das manchas não seja o remédio, até porque apenas 2 dentes foram acometidos. As manchas devem ter outra origem. Converse com o seu dentista pra identificar a causa das manchas e tratar de acordo.

    1. Não é nem o caso, Francisco… quando a tetraciclina foi descoberta nem se sabia dos efeitos colaterais dela ainda, isso foi verificado depois. Descobertas científicas têm dessas coisas, né?! Mas hoje não se usa mais a tetraciclina em crianças com os dentes em desenvolvimento justamente pra evitar o manchamento dos dentes, o que era comum na década de 1960.

  9. Estou com parestesia desde dezembro quando fiz cirurgia de um siso. A doutora disse pra mim que se tivesse apenas ocorrido um trauma no meu nervo isso demoraria até 2 anos para recompor, mas se tivesse rompido meu nervo melhoraria logo. Pelo que fiquei sabendo nervos rompidos não regeneram. O que faço?

    1. Nel, não é bem isso. O problema maior é o rompimento do nervo, esse costuma levar a uma perda de sensibilidade em definitivo. Não há muito o que você possa fazer agora a não ser aguardar a recuperação do nervo afetado.

  10. Gostaria de saber se existe algum método para fecharmos as amígdalas sem cirurgia, só com pontos para que não fiquem armazenando alimento. Parece que as minhas estão maiores ainda, isso pode ser possível depois de uma certa idade?

    1. Não Nel, se as amígdalas retém muitos resíduos, a solução é remover sempre esses resíduos ou extrair as amígdalas. Sugiro que você consulte um médico otorrinolaringologista.

  11. Nossa, fica bem feio mesmo, heim? Será q se o paciente estiver em um consultório médico e for necessário usar esse medicamento, o médico irá alertá-lo sobre esse risco ou consequência? Afinal, dentista é dentista, médico é médico, e incompetentes a maioria.

    1. Nico, atualmente já é amplamente conhecido e divulgado esse efeito adverso, então nem médicos nem dentistas prescrevem mais a tetraciclina para os grupos citados no texto.

    1. Caroline, existem “convênios” e “convênios”. Mas, de forma geral, eu não acho que valha a pena não… isso porque a maioria dos convênios, infelizmente, remunera muito mal os profissionais, e eles se veem naquela situação de ter que atender MUITO para ganhar o “razoável”. Isso, é claro, gera um círculo vicioso onde quem perde é sempre o paciente. Eu não atendo convênios e não pretendo começar, pelo menos por enquanto. Tem um texto aqui no blog que demostra bem a minha opinião: https://medodedentista.com.br/2011/04/e-bom-ter-convenio-odontologico.html Abraço!

A área de comentários / perguntas está fechada. Agradeço a compreensão.

No plantão: Ana Tokus

Cirurgiã-dentista graduada pela Universidade Federal do Paraná, especialista em Radiologia Odontológica e Imaginologia pela ABO-PR, convicta de que medo de dentista se combate (também) com informação. Diva-Boss do OdontoDivas e autora do Blog Raios Xis. Twitter: @AnaTokus e @medodedentista