Dente com canal tratado pode ter cárie?

E para fechar a semana do tratamento de canal aqui no blog (que começou afirmando que dente com tratamento de canal pode doer de novo e prosseguiu alertando que curativo não é tratamento de canal), mais uma dúvida recorrente: dente que já teve o canal tratado fica cariado?

Parece uma dúvida boba, mas muita gente a tem. E a resposta é sim, pode.

Dente com canal tratado também tem cárie!

Tratar o canal de um dente consiste, basicamente, em limpá-lo por dentro (eliminando bactérias) e em seguida vedar cada canal (certos dentes têm mais de 1 canal) com um material que impeça que as bactérias invadam o seu interior novamente. Falando assim parece simples, mas não é uma tarefa das mais fáceis. Viva os endodontistas!

Pois bem… como o nervo do dente (polpa) é removido, SE TUDO DER CERTO esse dente não deverá ter mais nenhuma sensibilidade dolorosa, pelo menos não com origem no canal. Porém, mesmo desvitalizado, ele continua em função na boca e, por fora, ele ainda é o mesmo… tem esmalte (a parte mais externa, brilhante), dentina (a parte que fica por baixo do esmalte e do cemento) e cemento (tecido que recobre a raiz) da mesma forma. E são esses 3 tecidos que podem ser acometidos por cárie… tanto em dentes vitais quanto em dentes não-vitais (tratados).

E quando um dente tem cárie, ela precisa ser removida e o dente restaurado. Como se faz isso você pode ver aqui. O bom de restaurar um dente com tratamento de canal é que não há necessidade de anestesia… pois dente sem nervo não dói. :D

Só pra deixar claro: todos os tecidos em volta do dente que teve seu canal tratado continuam vivos, ou seja, eles podem doer sim. Além disso, o dente sofre, também, os efeitos de possíveis problemas gengivais, principalmente da periodontite, o que pode resultar em perda dentária. Ainda: se um dente com tratamento de canal precisar ser posteriormente extraído, vai ser necessário anestesiar.

Considerando tudo isso, a mensagem é: mesmo que o um dente não possa mais doer, ele continua precisando de cuidados. É essencial manter uma higienização rigorosa para garantir a permanência de todos os seus dentes na boca… tanto os que tiveram seus canais tratados quanto os que não. Escove os dentes direitinho para a cárie e a doença periodontal não pegarem você!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

No Plantão: Ana Tokus

Cirurgiã-dentista graduada pela Universidade Federal do Paraná, especialista em Radiologia Odontológica e Imaginologia pela ABO-PR, convicta de que medo de dentista se combate (também) com informação. Diva-Boss do OdontoDivas e administradora da OdontoPédia. Twitter: @AnaTokus e @medodedentista Veja todos os posts de Ana Tokus
Postado em: Endodontia | Marcadores: ,

101

  1. Dra. Ana, minha saúde bucal resume-se em antes e depois de conhecer o seu blog.
    Antes, pois achava que simplesmente meu papel era escovar os dentes e ir ao dentista, o que infelizmente, me fez cair em mãos erradas certa vez… E o depois de conhecer o seu blog, pois aqui aprendi sobre os meus verdadeiros deveres e obrigações como paciente, o que me rendeu algum conhecimento para dialogar e saber se o dentista é ou não confiável.
    Um beijo!

    • Muito obrigada, Gi! Beijão! :)

  2. As palavras da Gi são as minhas. Tive que sofrer com a falta de informação para aprender a pesquisar. E hoje já não tenho tanto medo.
    O melhor é a linguagem simples que você usa, sem deixar de ser profissional. Muito obrigada pelo blog!

    • Obrigada, Ayumi. Abração! :)

  3. Gostaria de saber como e o dente que preciso fazer canal, porque eu fui enganada por um profissional.

    • Deixe-me entender, Sonia… sua pergunta é: “como saber se um dente precisa ter seu canal tratado?”, é isso? Bom… vale a avaliação do dentista. De qualquer forma, geralmente esse dente dói de forma espontânea (sem nenhum estímulo) e de forma contínua. Muitas vezes dói MUITO quando se ingere bebidas e alimentos frios, e demora pra essa dor estabilizar (o que demonstra que a sensibilidade do nervo está alterada)… outras vezes, dói MUITO quando a pessoa ingere alimentos e bebidas quentes e até alivia com os frios. Ou seja, trata-se de um conjunto de sintomas. Acontece também, o que é menos comum, do dente nunca ter doído nem ter cárie mas, radiograficamente, apresentar uma lesão na pontinha da raiz, o que demonstra uma infecção que exige tratamento de canal. Como você pode ver, diagnosticar em Odontologia não é assim tão simples. :)

  4. Ola! bt Ana, gostaria de tirar umas duvidas. Comecei o tratamento de canal ja tem 2 semanas no dente molar 36, so que a dentista so encontrou dois canais neste dente, ela disse que se na proxima consulta nao encontrar o 3 canal, disse que nao poderei colocar a coroa, pois podera quebrar e todo trabalho ir por agua abaixo, ela disse que poderia ta optando por extrair e colocar uma protese, nao gostei dessa opção, pois nao gostaria de extrair este dente, então doutora Ana? Tem dentes molares 36 so com dois canis? Posso continuar o tratamento? E pk ela nao ta conseguindo achar o 3 canal? Desde ja grata.

    • Dri, eu acho que extrair é uma decisão meio radical… seria importante que um dentista especialista em endodontia (tratamento de canal) avaliasse o seu dente antes de tomar uma decisão dessas. Pode ser que esse terceiro canal esteja calcificado (fechado), o que realmente impediria o tratamento de canal. Mas, mesmo assim, seria possível colocar uma prótese sobre ele. E sim, certos dentes molares podem ter 2 canais apenas, embora não seja muito comum.

  5. Esse é, sem dúvida, o melhor blog de assuntos odontológicos para leigos que eu já vi! rs
    A linguagem aqui é muito clara e objetiva, sem aqueles termos médicos que só dentistas entenderiam. Acabo de vez com muitas dúvidas que tenho e até facilito o trabalho da minha dentista, chego lá sabendo tudo, sem dúvida nenhuma! rs
    Parabéns Ana Tokus, seu blog é SENSACIONAL.

    • Obrigada, Heyder! Seu elogio é uma grande motivação para eu continuar trabalhando! Abração! :)

  6. Dra. tenho 31 anos e fiz tratamento de canal ha mais ou menos 1 ano e após este 1 ano meu dente começou a doer de novo, gostaria de saber se isso é normal? E que tipo de tratamento posso fazer nos meus dentes, gostaria de repor um que perdi só nao sei se é caro e onde procurar isso? Obrigada Dra., me ajude estou desesperada, bjos Lisi

    • Lisiane, não é normal o dente com canal tratado doer. Esse texto pode ajudá-la a entender por que isso às vezes acontece: http://medodedentista.com.br/2012/06/dente-com-tratamento-de-canal-pode-doer.html

      Para substituir 1 dente perdido apenas, a melhor solução costuma ser o implante (que é mais caro, também). Mas você pode optar por outras soluções, como uma prótese fixa apoiada nos dentes vizinhos ao espaço ou uma prótese (ponte) removível. Todas essas são soluções válidas e que vão resolver o seu problema. Você pode procurar um dentista especialista em prótese (protesista) para avaliar!

  7. Dra, fiz um canal ha 10 meses e ao passar o fio dental caiu um pedaço do dente e pode-se vê q tava dando cárie, fui ao dentista e ele disse tinha q tirar a cárie e colocar um bloco (fora o q já tem), eu já tenho 43 anos e quero saber se não vale mais a pena colocar uma prótese, pois tenho medo de dar problema novamente no dente em tão pouco tempo, pois eu fiz o canal e botei o bloco uma semana depois e mesmo assim deu cárie o q devo fazer? Mto obrigada, amei seu blog.

    • Cosma, dependendo da destruição do dente talvez seja mais duradouro colocar uma coroa completa mesmo. Teria que ser feito um preparo (desgaste) no dente, colocar um pino encaixado na raiz e, sobre esse conjunto, a nova coroa. Vale a avaliação do seu dentista.

  8. Para fazer o canal o dentista dá anestesia ? E mesmo se der, ou se não der, vai doer ?

    Outra perguntinha, para extrair o dente é necessário anestesia ? Doi ?

    • Iasmim, tanto o tratamento de canal quanto a extração são feitos com anestesia, sempre. Por isso mesmo é que não dói. :)

  9. Ola Drª, vi seu blog e gostei muito… Gostaria de parabenizá-la pelo trabalho, tem tirado muitas dúvidas de pessoas leigas… Parabéns mesmo. Então vamos à pergunta. Há dois meses eu fiz canal e restauração em dois dentes de tras… E às vezes quando eu como algo, principalmente doce, eu sinto uma dorzinha muito enjoada em um desses dentes… Não é algo duradouro, mas incomoda. Eu gostaria de saber se isso é normal? Lembrando que são duas restaurações grandes…
    Pode ser algo mais sério???
    Desde já, obrigada!

    • Lívia, se você não tivesse feito canal no dente que você diz doer, seria uma situação bem óbvia: a restauração tem alguma infiltração. Mas, considerando o canal tratado, não faz sentido que você sinta dor nesse dente… nem com doce, nem com frio, nem com quente. Eu acho que ou a dor é em outro dente próximo (o que seria uma explicação plausível, uma dor difusa, difícil de se identificar a origem) ou esse dente não teve o canal tratado, e foi apenas restaurado (o que é suficiente quando o canal do dente está íntegro). Sugiro que você procure o seu dentista para reavaliar.

  10. Faço tratamento de canal já faz mais de 1 ANO, pois a dentista alega que o meu canal foi o mais difícil de tratar que ela já viu, alguma coisa como eu ter uma das raízes muito escondida. Faz duas semanas que finalmente (ALELUIA) ela fechou o canal por livre e espontanea pressão, o canal está muito sensível a bebidas geladas e doces, e ao escovar meus dentes.
    E agora???

    • Greyce, creio que o seu canal seja do tipo “atrésico”, ou seja, muito “apertado” (além de “escondido”. Se você tem sensibilidade, pode ser que sua dentista nem tenha conseguido acessar esse canal… acontece. Procure-a e informe esse sintoma. Na melhor das hipóteses, é apenas uma sensibilidade passageira.

  11. Dra., primeiro parabens pelo site e parabens pelo trabalho!! Seguinte Dra.: eu fiz um tratamento de canal (li sua resposta no site sobre isso) e sinto um buraco novamente no vao do dente, e agora esta doendo muito (dente da parte de cima no fundo), porem do lado direito, agora o do lado esquerdo esta doendo ate quando eu tomo agua, porem eu passo a lingua e nao sinto buraco, mas dói muito… o que poderia ser?? Obrigado.

    • Rodrigo, não entendi bem se o dente que dói é o que teve o canal tratado, imagino que não. Nem todo dente que dói e que necessita de tratamento de canal tem um “buraco”… às vezes o dente perece inteiro, mas mesmo assim as bactérias invadiram e é necessário tratar. E dor espontânea não é um bom sinal… procure um dentista pra avaliar.

  12. Boa tarde !!! Então, gostaria de saber se e normal dente com bloco doer? Meu dente está muito dolorido, mas a dor passa e depois volta, o que devo fazer? Obrigada, beeijos

    • Eleusa, eu não diria que é normal… mas acontece. Pode ser um problema no canal, pode ser um contato prematuro que faz esse dente bater no arco oposto antes dos outros… é preciso procurar um dentista pra avaliar.

  13. Boa tarde, eu estou com um pouco de medo de ir ao dentista, justamente por ter carie no dente (na verdade em 5 deles tem carie), mas tenho um buraco no dente tambem. Não é só um buraco na parte da frente, mas o buraco se localiza entre um dente e o outro, acha que vou ter de arrancar-lo?

    • Ana Carolina, de forma alguma… cárie não é motivo pra extrair dente, a não ser que a cárie tenha destruído o dente a tal ponto que tenha sobrado muito pouco dele (ou que a raiz do dente esteja comprometida). Procure um dentista e faça uma avaliação, pra realmente saber do que você precisa e não ficar em casa pensando o pior.

  14. Boa Noite Dra. Ana,
    Ano passado, de repente o dente incisivo dir começou a doer (12) e tive que fazer canal pq estava necrosado, 5 dias depois de fechado o dente c restauração definitiva, começou a sair um liquido entre este dente e o 11. Fiz tc mas não deu nada. Hoje já faz 1 ano e meio e a sensação continua, o liquido é salgadinho, sendo que antes tinha gosto de produtos quimicos, até chegava a arder na ponta da lingua, agora não raramente arde, mas é salgado. Fiz rx e deu remodelação apical.
    Obs. Tenho espessamento de mucosa de seio maxilar esq, nessa região, e tenho problemas de sinusite cronica. Como sinto os quatro dentes da frente sensibilizados, me preocupo muito com as raizes dos outros 3 dentes com medo que necrosem. Às vezes parece que são ocos ao batê-los e a sensação é por dentro dos dentes são como fisgadinhas. Já me falaram do bruxismo, mas francamente dra. a sra não acha muita coincidência após 5 dias o fechamento do canal começar a sair esse líquido entre os dentes e agora essa região escura na radiografia de remodelamento apical ah, e o dente da frente (esquerdo) está com reabsorção radicular tb. A sra. poderia tentar me auxiliar? Obrigada.

    • Lidia, quando você fala em “líquido com gosto de produto químico” a única coisa que me vem em mente é que a medicação colocada dentro da canal estava “escapando” por algum lugar… isso explicaria esse gosto. E o gosto salgado geralmente é pus. E se há pus, deve haver uma infecção. Seu relato é cheio de possibilidades (e ao mesmo tempo é muito difícil sugerir alguma coisa sem examiná-la), mas fiquei pensando aqui em algum tipo de perfuração durante o tratamento de canal… ou até uma comunicação buco-sinusal, considerando a sinusite crônica (se é que ela tem origem em alguma situação que envolve dentes). Enfim, tem bastante coisa pra considerar aí.

  15. Fiz canal, mais não fechei porque ainda doi um pouquinho, posso fechar e depois que o dente for restaurado não doera mais, porque ela fez raio-x e ta sem o nervo.

    • Poliane, depende da avaliação da sua dentista. Se ela achar que dá pra fechar, é porque dá.

  16. Estou fazendo um tratamento de canal, eu perguntei ao meu dentista qual massa fica dentro do dente, ele disse que o curativo fica dentro do canal e por cima fica a resina. Como podemos falar, a restauração fica só por cima do dente. Esse curativo não vai prejudicar meu dente posteriormente.

  17. Sim, mas ele disse que quando for fechar o canal, ele não tira o curativo todo. Ele deixa um pouco e por cima do dente e faz a restauração. Ele disse que e melhor deixar o curativo no canal porque se caso for mexer no dente de novo não vai abrir mais espaço no dente, ele só vai tirar o curativo e se fosse a resina ele disse que ia abrir mais o dente cada vez que limpa. E agora, é meu dente da frente e estou com muito medo de sair algo errado. Brigada pela 1° resposta.

    • Não há problema nenhum, Miriam. Esse “resto de curativo” não deve prejudicá-la em nada… imagino que seja apenas um pouco de material de outra cor (pra diferenciar bem da resina que vai em cima), chamado “guta-percha”.

      • Muito obrigada Dra. Ana, gostei muito das respostas, me ajudou muito, te agradeço, gostaria mesmo de fazer meu tratamento com vc. Deve ser otimo ser seu paciente, bjo, que Deus te abençõe e continue tirando muitas duvidas das pessoas que ainda tem muito medo de dentista.

  18. Olá Doutora, queria te parabenizar pelo seu blog. Eu tenho canal no dente incisivo direito já fazem uns 5 anos, meu dente escureceu, então procurei um dentista, estou fazendo um tratamento contra algumas cáries que tenho e fiz o clareamento no dente com canal, o clareamento foi perfeito, mas comecei a sentir umas fisgadinhas no dente incisivo esquerdo, nada muito dolorido, mas que esta incomodando um pouquinho, o dente é perfeito, não tem nada, mas por que estas fisgadas acontecem, o que será que pode ser, vou ter que fazer um canal nele também ? Desde ja agradeço, obrigado…

    • Loana, não acho que seja o caso de tratar o canal… mas também não saberia dizer o motivo dessas “fisgadinhas”. Em princípio, pelo seu relato, não há nada que justifique esse tipo de sintoma.

  19. Olá, Doutora!
    O meu dente pré molar quebrou uma parte dele, neste dente eu já tinha feito canal, mas quando fui ao dentista após ele ter quebrado, a dentista falou que ele estava cariado e que parecia não ter feito canal, porém ela tirou as cáries que tinham nele, mas pediu para eu ir novamente para fazer a reconstituição do dente, caso não tenha mais jeito ela disse que eu deveria colocar uma coroa. Tipo, será que eu vou ter que extrair meu dente mesmo tendo quebrado só uma pequena parte e a outra ter ficado inteira? Caso eu tenha que extrair, eu posso colocar outro no mesmo dia ou posso colocar com quanto tempo depois?

    • Pietro, não vejo motivo algum pra você ter que extrair o seu dente, pelo seu relato. Sua dentista, inclusive, em momento algum recomendou a extração. Em princípio, é só restaurar.

  20. Dra. Ana, ha 1 ano atrás tive 4 cáries, só que uma era bem grande, o dentista disse que quase precisei do canal, mas não foi necessário…
    Tive que colocar aparelho e ainda estou usando, essa semana (8 de fevereiro) aquele dente com a cárie grande começou a doer, tipo dar umas pontadas, e toda hora que mordo ele dói, será que é caso de canal ? Ele dói muito ! Não tem problema fazer usando aparelho (é bem no dente onde fica a banda) ? E pode fazer clareamento depois ? E lembrando, tenho 12 anos !!! Por favor me responda…

    • Vinicius, pode ser canal, sim. Mas talvez seja só uma sensibilidade por causa da própria movimentação ortodôntica. Relate o problema para o seu dentista na próxima consulta pra que ele possa avaliar. Se for necessário tratar o canal, pode ser feito usando o aparelho, mesmo. Quanto ao clareamento, ele costuma ser feito até os segundos pré-molares, e os dentes em que vão as bandas geralmente são os molares. Ainda, aos 12 anos as raízes dos seus dentes ainda não estão completamente formadas, por isso, nessa fase, o clareamento dentário é contraindicado (porque pode prejudicar os “nervos” dos seus dentes). Você teria que aguardar até, pelo menos, completar 16 anos.

  21. Oi, hoje fui ao dentista e ela avaliou meu dente e disse que preciso fazer o tratamento no canal do dente, mas como sou gestante, para não ficar me anestesiando e me estressando, sugeriu em fazer uma emergencia ou seja, abrir retirar a carie, a polpa do dente, colocar remedio, fazer um curativo, fechando com massa, gostaria de saber se pode voltar a doer, pois a dor que senti foi insuportavel, e se fazendo isso posso esperar ate o final da gestação tranquilamente.

    • Danielle, enquanto o canal não for tratado de forma completa, sempre há a possibilidade do dente voltar a doer. O curativo é uma opção que visa protegê-la de ter que fazer radiografias e outros exames/procedimentos necessários durante um tratamento de canal no período da gravidez, mas não garante que você não vá ter dor (embora diminua as chances).

  22. Boa tarde! Fiz o tratamento do canal do 1º molar inferior esquerdo. Durante o tratamento me lembro que mesmo com anestesia, e segundo a dentista já não correria o risco de doer mais, de repente senti uma dor lancinante, prosseguindo como se fosse um choque e demorou para passar. Neste mesmo dia ela fechou. Este dente prosseguiu com doer ao toque. Não tinha dor espontânea, mas se mexesse lateralmente além de muito sensível, uma dor muito incômoda. Na época ela radiografou, e disse estar tudo bem e a dor seria uma hipersensibilidade que passaria. Às vezes fica mais forte e às vezes fica mais fraca, mas nunca some. Voltei nela após 6 meses, ela tirou a restauração, deixando com curativo, fez ajuste oclusal e melhorou consideravelmente. Radiografou e disse que apareceu uma trinca na raiz e que possivelmente teria que ser extraído. Preferiu fechar e acompanhar a evolução desta trinca. A dor piorou após fechar, principalmente com mastigação, mas após alguns dias voltou a estabilizar e ficar mais tolerável (não desaparece). Não seria o caso de retratar o canal antes de uma decisão tão drástica de extrair?! Muito obrigada! E principalmente por este espaço que disponibiliza!

    • Nirmohi, fratura em raiz é uma questão delicada… geralmente isso inviabiliza a manutenção do dente na boca. Mas você fala em “trinca”… nesse caso, acho que sua dentista está até sendo bem conservadora em aguardar a evolução do caso. Considerando que a dor diminuiu ao se fazer ajuste oclusal, possivelmente não é caso para retratamento de canal.

      Por nada, fico feliz em ajudar. :)

  23. Olá! Drª. Ana!

    Fiz um tratamento com canal há 20 anos, só que esse dente canalizado quebrou, mas antes disso nunca tinha dado problema nenhum. Fui ao dentista, ele fez uma coroa sem mexer no canal, pois ele pediu um rx do dente e disse que o canal ainda estava perfeito, no entanto. Agora fui ao dentista, depois de três anos, ele pediu um rx para ver esse dente e viu que ele está com uma cárie profunda já desgastando o osso. Terá de refazer o canal, ou melhor, todo dente. Gostaria de saber porque aconteceu isso? Uma vez que ele me deu garantia de 10 a 15 anos de durabilidade nesse tipo de tratamento?
    Por favor precisa de uma resposta sua!! obrigada…

    • Goiaci, a prótese, dependendo do material com o qual foi feita, pode ter uma durabilidade longa, mesmo. Mas o dente que está por baixo dela pode cariar, como qualquer outro dente. Provavelmente havia algum ponto de infiltração, onde se acumulavam resíduos alimentares, e o dente foi ficando cariado.

  24. Gostaria de saber o seguinte, fiz um canal faz um ano so que agora a gengiva ta ficando inflamada e sangrando, a dentista disse que possivelmente o dente ta com fratura na raiz, ela tirou raio x mas não constou nada, ele não e firme como os outros e talvez seria o caso de extrair, mas não queria fazer isso. E ainda e o dente da frente.

    • Cléo, se for uma fratura em raiz que comprometa a viabilidade do dente, não tem jeito: tem que extrair. Se o dente está mole e não há nenhum problema periodontal (nos tecidos de suporte do dente, osso e gengiva), há uma grande chance do problema ser a fratura mesmo. A melhor forma de confirmar (ou não) a fratura é fazendo um tomografia desse dente. Converse com a sua dentista sobre isso.

  25. E você sabe me dizer em media quanto que fica pra fazer um implante ?? Obrigada pela resposta.

    • Isso varia muito, Cléo. Depende do tipo de implante, do material da prótese que será usada, do profissional em si… só procurando um dentista / especialista em implantodontia e fazendo uma avaliação.

  26. Doutora, parabéns pelo seu trabalho… muito esclarecedor…
    Tenho uma duvida… tenho um dente na parte de cima que sempre me incomodou… visualmente nao há caries… vários dentistas já olharam e disseram que nao tem nada. Nao sinto dor ao beber quente ou frio, apenas sinto dor quando mordo algo. Ultimamente esta dor aumentou e tenho a sensação, mesmo sem morder nada, de incomodo na raiz. Será que preciso fazer canal?

    • Andreia, o tratamento de canal é uma possibilidade. Mas se a dor costuma ser só quando o dente é estimulado, é um bom sinal. Uma possibilidade é que esse dente esteja “mais alto” que os outros e, por causa disso, tenha recebido mais esforço do que suporta. Nesse caso, um ajuste oclusal (um pequeno “desgaste” do dente) poderia resolver o problema. Enfim, é preciso avaliar com critério pra determinar o melhor tratamento.

  27. Doutora, tenho um canal e bloco no mesmo dente, é possível ter carie nele? Obg

    • Caroline, considerando que o bloco substitui parte da coroa do dente, a parte que não é bloco (ou seja, o dente em si) pode cariar, sim.

  28. Dra. Me ajude… Tenho 30 anos e já faz mais de 3 anos que não vou ao dentista, morro de medo, vou ao dentista, marco a consulta, mas volto da porta. Quando criança uma dentista fez um tratamento, então desde essa época tenho fobia a dentista. Meu dente quebrou, já está criando cáries e me falta coragem. O q faço doutora??? Me ajude.

  29. Oi, Doutora! Parabéns! Adoro o seu blog. Super esclarecedor. Venho direto aqui. As respostas para as dúvidas e os temas abordados aqui são super acessíveis e didáticos. Qualquer leigo entende.

    Tenho dois questionamentos…

    Primeiro: Meu primeiro pré molar superior direito foi tratado de canal há 16 anos atrás. Há um ano e meio estou usando aparelho ortodôntico para alinhar os dentes. Ultimamente tenho sentido uma dorzinha, suportável, que se confunde com sensibilidade mas não é. Descobri que é a raiz do meu dente tratado de canal. Parece que qdo o fio do aparelho trabalha o dente, q creio eu é frágil para suportar pressões pq foi tratado de canal, começa a doer. Uma dor suave mas que me preocupa muito! Gostaria de saber se é normal doer a raiz do dente tratado de canal qdo o dente é estimulado por aparelho ortodôntico. Sei que é um dente desvitalizado, mas a raiz, o osso e a gengiva ainda são vivos! OBS: Fiz radiografia recentemente e aparentemente parece tudo ok com ele.

    Segundo questionamento:

    Esse mesmo dente tratado de canal está com uma linha preta na parte que não é a face vestibular do dente. Parece uma trinca no esmalte mas como não sou especialista não posso afirmar. Gostaria de saber se devo me preocupar. Tenho mto receio de perder esse dente e ter de usar prótese. O profissional que o tratou me disse que futuramente eu teria de colocar um bloco ou coroa e que deveria evitar mastigar alimentos mto duros para evitar que o dente se quebrasse. Tenho convivido com ele numa boa mas com o tempo ele escureceu, acho horrível e me incomoda esteticamente, ficou com uma mancha escura rente a raiz, e há alguns anos tenho observado essa outra mancha que se parece uma linha preta, trinca, na face que não é a vestibular, aquela voltada para os lábios e bochechas.

    O que pode ser isso? Cárie, infiltração, trinca?! Acho q o meu dente é quase 70 por cento artificial… o interior é quase todo preenchido de massa, por isso, frágil! Devo me preocupar?? Tenho uma trinca de esmalte no meu dente da frente mas não é escura como a do dente do canal. Por favor, esclareça as minhas dúvidas, Doutora!!!

    Obrigada!!!

    • Bianca, obrigada :).

      Você tem toda razão: embora um dente não seja vital, todos os tecidos em volta dele continuam vivos. Então, a dor à movimentação ortodôntica é algo que pode acontecer, sim. Por outro lado, você relata uma trinca de esmalte, e esse é um motivo que, também, pode trazer sensibilidade ao dente. Então pode ser que nós estejamos falando de uma combinação de fatores. Trincas de esmalte não são fraturas, a maior consequência delas costuma ser a sensibilidade dentinária, mesmo. Se 70% do seu dente é restauração, após a remoção do aparelho seria uma boa ideia pensar em pino e coroa. Isso traria mais resistência ao conjunto e resolveria, também, a questão estética, que tanto incomoda você.

  30. Olá Doutora, tenho 1 dente que está acabando comigo. Ele não dói continuamente, geralmente quando como chocolate ou algo um pouco gelado, logo em seguida ele da umas pontadas terriveis, com intervalos de uns 3 segundos e depois para. As vezes continua com uma dor chata e incomoda, mas quase sempre só da fortíssimas pontadas, como a sensação de um dente sensível, e depois para. Ele não fica dolorido, ja fui ao dentista, ele bateu devagar no dente e nao doia. Nao me deu certeza mas disse que poderia ser canal. Tenho 1 semana pra cuidar disso, pois estarei ingressando para o curso da policia militar e nao poderei mas mexer, devido ao esforço físico. Uma rápida extração seria o ideal para resolver ? Pois se doer durante o curso, vai complicar, visto que as pontadas são tão fortes que me deixam até com falta de ar.

    • Diogo, se o dente é viável e dói apenas quando “provocado”, certamente não é caso pra extração. O esforço físico que porventura o curso exija não impede que você realiza um tratamento de canal, caso seja necessário.

  31. Olá Doutora Ana Tokus,
    Fiz um canal há 13 anos atras e coloquei um pino e coroa no pré molar inferior, o trabalho ficou bom, a minha dentista fez um trabalho satisfatório, porem com o uso quebrou a coroa, fiquei procurando a dentista para refazer por que gostei do trabalho dela, infelizmente aconteceu duas coisas, nem encontrei a dentista e o dente começou a doer, recentemente fui em outro dentista, ele passou o diagnostico de quebradura na raiz e a solução é a extração, estou todo preocupado em fazer esta decisão radical, principalmente por que eu ja tenho outras falhas dentarias e neste momento não tenho condição financeira em recorrer a técnica de implante.
    Obrigado.

    • Adonias, se a raiz está fraturada a indicação, via de regra, é a extração, mesmo. Se você não pode optar por um implante agora, outra alternativa é a prótese fixa ou a prótese removível, que são mais baratas (principalmente a removível) e oferecem uma boa qualidade estética e funcional.

  32. Olá Dra. Ana, preciso da sua ajuda, pois fui fazer orçamentos em consultórios e fiquei preocupada com as diferentes análises. Enfim, há mais ou menos 2 meses fiz duas restaurações com resina nos dentes 16 e 26. Porém de lá para cá, sinto incômodo ao mastigar certos tipos de alimentos, como pão francês, carne, barrinha de chocolate, etc. Não sei o que fazer, pois já fui orientada a esperar por cerca de 3 meses e daí fazer um raio x, tb fui orientada a refazer tudo outra vez e tb já fui orientada a tomar um anti-inflamatório. Realmente, não sei o que fazer depois de tantas recomendações. Por favor, me oriente. Estou perdida.
    Grata,
    Vanuza

    • Só incomoda ao mastigar, Vanuza? Se sim, seria bom radiografar. Pode haver alguma problema na adaptação dessas restaurações (bolha de ar, etc.). Você sente, por acaso, essas restaurações mais “altas” que os outros dentes?

  33. Drª. parabéns e obrigado pela nobre iniciativa em dedicar parte do seu tempo para estes tão importantes esclarecimentos!
    Minha dúvida é o seguinte: Fiz um canal hoje (sexta-feira – 02/08/13) a dentista disse que foi concluído, apesar de uma única sessão; Ocorre que não foi colocado a resina (restauração) e sim uma massa branca e durante o almoço essa massa branca afundou/trincou, quando passo a língua sinto a cratera! Liguei logo em seguida e fui orientado, pela recepcionista, a retornar na segunda-feira, pois a Drª não estaria trabalhando hoje à tarde!
    Quais as implicações, riscos e cuidados devo ter até segunda-feira? É comum acontecer isso? O canal será prejudicado?
    Desde já, mui grato!!

    • Obrigada, Marcondes! ;)

      Apenas evite mastigar com esse dente até segunda (mastigue do outro lado). Sem a restauração definitiva ele fica frágil e, incidindo uma força maior sobre ele, ele poderia quebrar. Não há problema nenhum que ele fique 1 ou 2 dias assim, pra que o tratamento de canal fosse contaminado seriam necessários pelo menos 30 dias de exposição ao meio bucal. Aí sim, seria preciso retratar o canal.

  34. Meu dente deu canal, ai eu tratei, agora ele ta ficando escuro e rachou?

    • Guilherme, é relativamente comum que dentes com tratamento de canal escureçam. Mas se ele quebrou / rachou, sugiro que você procure logo um dentista pra avaliar os danos e tratar de acordo. Ficar com o dente assim é perigoso, por ele pode quebrar por completo e você pode até perdê-lo.

  35. Dr.ª, meu dente infeccionou e precisou fazer 3 desinfecções e usar antibiótico, o dentista disse que precisava de tratamento de canal, estou fazendo o tratamento, meu dentista disse que tem um cisto no canal e que isso tornaria meu tratamento um pouco mais complicado, mas que daria certo. Isso pode ser um problema no meu tratamento? Ou ate mesmo depois? Obrigada e parabéns.

    • Vanderlene, a presença desse cisto apenas requer alguns cuidados a mais por parte do seu dentista, pra estimular que o cisto, apos o tratamento concluído, diminua e suma.

  36. Olá!! Eu fiz um canal há 2 (dois) anos, ai a obturação caiu e o dentista disse que eu tenho que fazer um bloco e ele disse que é de metal, mas o que eu quero saber é se esse metal vai aparecer ou vai colocar uma obturação em cima do metal (bloco) para esconder? Ou então tem bloco da cor do dente?

    • Tem bloco da cor do dente sim, Djanilson… de resina ou porcelana. Se o bloco for inteiro de metal, o metal fica aparecendo, não tem jeito.

  37. Bom dia, Drª Ana,
    Volto a consultar a senhora, pois senti muita confiança nas suas respostas, fiz tratamento de canal ha três semanas, o dentista tratou e cimentou o canal, mas depois só colocou curativo (estou com o curativo) ainda vou precisar colocar pino e coroa, gostaria de saber se assim como esta (tratado e cimentado sem restauração) pode contaminar o canal. Obrigada…

    • Vanderlene, o material usado no curativo é provisório e poroso. Ou seja, não dá pra garantir o bom vedamento do dente por muito tempo… talvez alguns meses. Outro problema de manter o curativo por muito tempo é que o dente está frágil sem uma restauração adesiva ou outra solução mais resistente, então, numa “mordida” mais forte, há o perigo de fratura. Enfim… assim que der, sugiro que você faça o pino e a coroa (nem que seja uma coroa provisória, de material mais barato).

  38. Olá Dra. Ana, td bem?!
    Eu recentemente fiz um tratamento de canal do dente 36 (se não me engano), todavia, tive q tomar anti-inflamatório por própria orientação do meu endo (tenho uma certa sensibilidade com os procedimentos de canal, gengiva, etc), porém além disso a restauração foi um pouco complicada devido aos vários ajustes q tive q fazer… Enfim, quando voltei ao meu endo, já com a restauração feita (estava alta), segundo o raio X estava tudo normal com o canal, por eu estar com MUITO incômodo ele poliu o dente restaurado, de tal forma, para evitar o máximo de contado com o dente de baixo, ele conseguiu e então fui adaptando a mordida… Desde sexta senti um certo incomodo na gengiva desse dente, e principalmente qnd fecho a boca o dente dói, como se fosse pressionando essa inflamação, por isso comecei ontem a noite a tomar um anti-inflamatório, pode ser q isso seja pela gengiva inflamada, ou isso é o canal?! É realmente preciso voltar no dentista?!
    Desde já, muito grata com seu trabalho, pois depois de alguma complicações q tive com meus 2 canais, confesso q fiquei com trauma de dentista (coisa q eu nunca tive), mas com suas informações diretas e de maneira simples, tenho diminuído consideravelmente!! Muito obrigada!!

    • Fico feliz em ajudar de alguma forma, Emelly. :)

      A dor, considerando que o tratamento de canal está ok, provavelmente se deve a uma pericementite, ou seja, pela inflamação dos tecidos em volta da raiz do dente. Isso é relativamente comum durante e depois de um tratamento de canal, mas via de regra é uma sensibilidade que diminui até desaparecer. A pericementite causa um “inchaço” na região, o que deixa o dente “alto”… dessa forma, ele encosta no correspondente do arco oposto antes dos demais, o que coloca muita força sobre ele, e aí está a razão da dor. Enfim… você está medicada de acordo. Essa sensibilidade tende a diminuir e sumir.

  39. Oi tudo bem, dra.? Me ajuda aqui por favor…
    Vou fazer um tratamento de canal do dente de cima, ontem eu fui ao dentista e ele fez um curativo pois estava doendo… vou iniciar o canal na segunda, mas eu to sentindo bastante dor, mas a dor não vem da região do dente q tem o curativo, ou seja, do dente q tem q tratar o canal, a dor está na parte de baixo, na mesma direção… só q no dente de baixo… porque isso? Será q o dente q tá doendo não é o que vou tratar o canal e sim algum dente de baixo? Pois eu não consigo saber qual q dói… só sei q dói os dentes de baixo… pode me ajudar?! Desde já agradeço!!!

    • Viviani, não é tão comum, mas dor reflexa no dente antagonista (o correspondente no arco oposto) acontece. E aí há 2 possibilidades: ou a dor é mesmo no dente que você vai tratar, ou a dor é no de baixo, o que reflete no de cima. Claro que seu dentista deve ter examinado você pra determinar qual o dente “culpado”, então deve ser o de cima, mesmo… e o tratamento do canal dele vai resolver “as 2 dores”.

  40. Olá Dra., td bem?

    Tenho uma dúvida. O meu dente saiu uma bolhinha na gengiva, fui correndo ao dentista. A dentista pediu um raio x e aí foi constado que eu tinha uma grande lesão. Ela encaminhou o meu caso para um especialista em canal. O mesmo disse que vai demorar muito tempo para curar essa lesão e ele não pode dar garantia que vai conseguir. E se houver calcificação na raiz, não terá jeito. A única alternativa é extrair o dente e realizar uma curetagem no local, para fazer o implante dentário. Esse dente é o primeiro molar inferior do lado direto da face. Gostaria de saber se a conduta do dentista está correta? Estou muito insegura em extrair o dente.

    • Aline, mesmo que a as possibilidades da lesão regredir sejam pequenas, você ainda pode tentar. Acho que a questão aí (e deve ser esse o pensamento do especialista que atendeu você) é avaliar a relação custo-benefício: dá pra tentar mas, considerando o trabalho que vai dar, o custo envolvido e o tempo que vai levar, vale a pena? Se você acha que vale, converse com ele e externe a sua intenção de tentar tratar. Se não, a conduta é essa mesmo: extração e implante (ou outro tipo de prótese).

  41. Olá Dra.
    Tenho uma questão: estou usando aparelho ortodôntico e mês passado minha ortodontista colocou o bráquete no último dente do maxilar. Ocorre que havia uma cárie nesse dente e foi feita a extração dela e posterior colagem do bráquete. Porém após isso o dente dói ao mastigar (doi no lado em que foi colocado o bráquete – inclusive ao apertar com o dedo o braquete… a dor é exatamente aí). Já faz um mês que isso ocorre (o dente estava ótimo antes da extração). Minha dentista diz que se não melhorar tem que fazer canal. Mas afinal… será que ela está correta? Ela teria invadido demais o dente ao retirar a cárie, por isso está doendo?

    Grande abraço, e parabéns sempre pelo seu belo trabalho de orientação aqui no blog.

    • Só complementando, Dra. A cárie que foi extraída se localizava exatamente no local onde está agora colado o bráquete, ou seja, na parte lateral do dente. Antes os dentes estavam perfeitos, sem dor, agora dóem na mastigação, e faz um mês que a cárie foi extraída.
      Abraços.

      • Até uns 30 ou 40 dias pode ocorrer essa sensibilidade, Paulo. O fato do bráquete estar colado sobre a restauração também pode causar dor.

    • Paulo, toda restauração pode causar sensibilidade passageira no dente. As substâncias usadas “agridem” o nervo do dente, então ele pode ficar dolorido por um tempo. Como você relata dor não espontânea, provavelmente não é caso para tratamento de canal. Mas sim, pode acontecer. Não, certamente sua dentista não tirou tecido dentário demais ao remover a cárie, o que pode ter acontecido é da cárie ser mais profunda (mesmo não parecendo externamente)… e aí, quanto mais perto do nervo se “mexe”, maior a chance de sensibilidade. Enfim, é preciso acompanhar por um tempo pra ver como o ser organismo vai reagir.

      E obrigada. :)

  42. Marquei consulta p semana que vem, estou mto ansiosa pq um dos dentes de cima, mais do canto, já está quase todo quebrado, e ou outro furou e já está todo escuro. Os dentes da frente são tortos, será que ao fim do tratamento poderei colocar aparelho? Obg.

    • Em princípio, sim. Procure um dentista / ortodontista pra avaliar.

  43. Boas dicas. Tenho 4 cáries, posso tirar as cáries todas na mesma consulta ou não é aconselhado?

    • Pode, Lopes. Mas dependendo do tamanho delas, será bastante tempo de boca aberta. :)

  44. Ola td bm, fui fazer uma ponte fixa e o ultimo dente, o siso, o dentista descobriu uma carie e foi preciso fazer canal, mas ta com tres seções e eu ñ aguento de dor, a anestesia ñ pega, o que devo fa, er arranquei todos os outros e o unico q tem pre servir de apoio.

    • Marileide, a dor só vai dar trégua com o tratamento de canal finalizado. E se esse dente é apoio de prótese, extraí-lo é um problema. Converse com o seu dentista, talvez seja o caso de tomar alguma medicação, também, para ajudar o dente / a gengiva a desinflamar.

  45. Ola Dra. Fiz o canal, ai demorei umas 03 semanas para restaurar, agora qdo votei ao dentista, este disse que perdi o dente, vou ter que extrai-lo, pois rachou a raiz. Isso procede? Qdo a raiz quebra não tem como colocar uma coroa? Pq sempre vejo que extrair um dente é a última opção.

    • Sonia, se a fratura de raiz inviabilizou o suporte do dente e/ou de uma coroa sobre ele, infelizmente é caso pra extração, mesmo. Acontece. Realmente essa é a última opção, e se seu dentista sugeriu a extração, é porque não vê nenhuma outra saída.

  46. Dra, se eu entendi bem, mesmo o canal tratado perfeitamente, ou seja…os canais do dente vedados certinhos, ainda assim a cárie pode invadi-los? Obg.

    • Liza, os canais do dente ficam nas raízes. A cárie geralmente ataca a coroa, que é a parte do dente que fica exposta. Então, quando eu digo que um dente com canal tratado pode ter cárie, quero dizer que a coroa do dente continua vulnerável à cárie… o que não deve haver é dor, já que não há mais “nervo”. Um dente pode ter cárie na raiz também, mas pra isso o dente tem que estar aberto (cariado, sem restauração ou tratamento de canal) ou com a raiz exposta, o que significa recessão gengival. Quando há cárie nas raízes, a chance de ser caso de extração é muito grande.

      • Ah entendi Dra., desculpe, acho que acabei fazendo confusão…é que estou com cárie em um dente molar que fiz canal há uns anos atrás, e hoje a dentista tirou um raio-x para saber se eu devo retratar o canal. Isso também pode acontecer? Mesmo se o canal tenha sido tratado perfeitamente, pois, nunca senti qualquer dor ou sensibilidade e já faz uns 6 anos.

        • Ah sim, isso pode acontecer. Às vezes, por mais que o canal tenha sido bem tratado, a infecção persiste, o que geralmente se revela pelo não desaparecimento de uma lesão periapical (uma mancha mais escura associada à pontinha da raiz do dente) algo visível através de radiografia.

  47. Boa noite Ana, fiz tratamento de canal em 2006, após o tratamento coloquei aparelho ortodôntico e foi preciso fazer um desgaste no bloco que havia colocado, mas a minha dúvida é: há possibilidade de entrar resíduos de comida embaixo do bloco devido o desgaste, pois o mesmo caiu e descobri que o meu dente estava completamente cariado, o dentista tentou retirar a cárie, mas o caquinho de dente que havia quebrou uma das partes, nesse caso o que devo fazer?
    Aguardo respostas, grata.

    • Vanessa, qualquer desgaste num loco pode prejudicar a adaptação dele. Mas se o desgaste foi na parte de cima (onde se morde), é mais difícil. Agora é preciso verificar quanto de tecido dentário sobrou, pra decidir de que forma restaurar… ou um novo bloco, ou uma coroa total.

  48. Ola doutora, eu desvitalizei um dente já há dois anos e eu gostava de colocar aparelho dentario, será possivel colocar???

    Desde já agradeço e parabéns pelo seu blog!!!

    • Dentes com tratamento de canal podem ser movimentados ortodonticamente sim, José. Procure em ortodontista pra avaliar.

Comente ou pergunte!

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*


Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>