Tratei o canal. Preciso restaurar o dente?

Precisa. E rápido.

Talvez já tenha acontecido com você de precisar tratar o canal de um dente e, após a finalização do tratamento, ao morder um alimento mais duro, o dente partiu no meio… e o jeito foi extrair. Já ouvi essa história várias vezes no consultório. Isso nos leva a questionar: dente com canal tratado fica mais fraco?

Não. O tratamento de canal, em si, não enfraquece o dente. Porém, para poder limpar e preencher os seus canais, é necessário remover tecido dentário, diminuindo a estrutura física do dente. Ou seja: dente com canal tratado fica mais frágil… apenas se não for restaurado depois.

Se começou, então termine!

E quando eu falo em restauração não me refiro àquela massinha que o dentista coloca entre as sessões do tratamento de canal, pra ficar fácil de tirar a cada consulta… estou falando de restauração mesmo, adesiva, pra não ser tirada mais. Por algum motivo obscuro ou seja dinheiro as pessoas, mesmo após enfáticas recomendações do dentista, costumam adiar essa parte vital do tratamento de canal, ficando com a restauração provisória por longos períodos. Existem 2 problemas fundamentais em não se restaurar o dente após a endodontia:

  1. O material usado em restaurações provisórias não é durável, pois foi feito para permanecer na boca por períodos curtos. Ele pode cair ou ficar poroso e, nos 2 casos, favorecer a contaminação do canal tratado. Ou seja: pode ser que você tenha até que vir a retratar o canal do dente. É, tudo de novo.
  2. O material usado em restaurações provisórias não é resistente e, dessa forma, não substitui à altura o tecido dentário perdido. Esse é o maior risco: na hora que você morde aquele amendoim inocente cria-se uma força que o dente não restaurado não está pronto para suportar. E a consequente fratura pode, inclusive, inviabilizar a permanência do dente na boca. Aí já era.

Em resumo, o recado é o seguinte: se o canal foi tratado, o dente precisa ser restaurado em seguida, sob pena de fraturar-se ao meio ou de ir quebrando aos poucos até não sobrar mais coroa nenhuma. Portanto, não adiar a restauração final é uma atitude inteligente, saudável e, embora não pareça, econômica. O seguro morreu de velho… e com todos os dentes na boca. 😉

Compartilhe:

Comentários via Facebook


Categoria: Endodontia

Marcadores:

841 comentários

  1. Olá dentista, fiz um tratamento de canal e ao terminar não foi feito o Raio X, depois a atendente ligou com muitos agrados e pedindo que eu fosse tirar o Raio X, será que eles eram por esquecer? Devo me preocupar?

  2. Oi Dra. Ana! Tenho duvida sobre a restauração de um canal que fiz no dente molar superior, a dentista fez o canal e tudo certo e me cobrou por um bloco para fazer a restauração. Só que na consulta ela tirou o curativo e fez a restauração com a massa de fazer obturação normal… minha duvida é se ela cobrou por um bloco para o meu canal como ela fechou o meu dente com resina simples?

  3. Boa tarde,

    Fiz um canal no dente e agora preciso fazer uma restauração por onlay, existe alguma outra opção de restauração sem ser onlay?

    1. Tipos de restauração existem várias, Mariana. A questão é o tipo de restauração que é indicado para o seu caso. A onlay é uma restauração indireta, feita em laboratório com base numa moldagem, diferente da direta, aquela que o dentista faz na hora. Se a perda de tecido dentário é grande deve haver indicação de onlay, não dá pra fazer restauração direta. O material da onlay pode ser resina, porcelana, metal, etc..

  4. Olá, Doutora Ana.
    Tenho uma dúvida.
    Há pouco tempo fiz um tratamento de canal, e depois na restauração foi colocado um pino e um bloco, porém meu plano só cobria o metálico. Assim que foi colocado senti muito incômodo ao mastigar (é o último dente antes do ciso) e com 2 dias ele simplesmente soltou no meio da escovação. Reparei que por dentro havia tipo aquela massinha que ficava como provisória. Liguei pra dentista e ela me mandou retornar para colar de novo. Só que sem o bloco, não sinto incômodo algum, qual o risco de deixar sem?
    Obs: Reparei que meu dente tinha as laterais todas, mas quando ela colocou o pino, ela foi tipo serrando com aquele motorzinho e tirou tudo, agora meu dente é bem baixinho.

    1. Vanessa, tem que restaurar de volta, sim. O dente sem restauração fica frágil, mais susceptível a cárie e fraturas.

  5. Olá, dentista Ana, estou fazendo um tratamento de canal e na terceira ida ao dentista, assim que ela abriu o curativo, viu que o meu dente está rachado e me avisou que não poderia mais fazer o canal pois o dente estava quebrado e que eu tenho que extraí-lo. Ela disse que onde ele está quebrado não tem mais jeito. Eu não sei o que fazer. É verdade que se o dente quebrar na raiz, não tem mais jeito de mante-lo? E eu já paguei 2 parcelas do tratamento do canal e se ele não foi feito, eu posso pedir o dinheiro de volta e só pagar pela extração do dente?

    1. Jéssica, sim, se a fratura compromete a estrutura do dente, não tem mais o que ser feito senão extrair, infelizmente. Se o tratamento de canal não vai ser feito, o valor pode ser revertido para a extração, sim (e devolvida uma parte, se for o caso). Converse com a sua dentista.

  6. Doutora, me ajude.
    Fui numa dentista que disse que precisava de canal, mas meu dente ainda estaria integro e nao precisaria de bloco. Ela falou isso, pediu para eu fazer radiografias e marcou o canal para 15 dias depois, mas no meio do caminho meu dente comecou a doer demais e fui numa emergencia 24h, onde outra dentista disse que precisaria de bloco sim. E ela tb disse que a dor que eu tava sentindo foi pq a dentista anterior deixou os cantos do alto do dente muito finos e ai comecei a sentir muita pressão e com isso dor (eu sentia dor até bebendo água). Ela desgastou o que estava em excesso e a dor passou.
    E agora? Em qual devo confiar?
    Será que devo ou não fazer o bloco, me responda por favor!

    1. Lilian, dentistas diferentes podem ter opiniões diferentes… Odontologia não é uma ciência exata. Eu não tenho como afirmar se você precisa ou não de bloco apenas com base na sua descrição do caso. Você confia mais em qual das dentistas? Faça o tratamento com aquela na qual você mais confia.

      1. É que eu nao conheço bem nenhuma das duas. Fui pelo catalogo do convenio, por isso mesmo não sei em quem confiar. Meu medo é que não faça o bloco (caso a primeira tenha errado na indicação) e depois o dente fique fragil e tenha problemas futuros.

          1. O problema é que vou viajar dia 26/11 e volto em Janeiro e não haverá tempo habil para fazer o bloco. E olha que estou correndo atras disso desde o final de setembro. Mas nao conseguia vaga com dentista, e a primeira dentista (a que nao vai fazer o bloco) teve que reagendar o canal, o que acabou atrasando ainda mais as coisas. Foi por essa morosidade que meu dente começou a doer demais e acabei indo parar na outra dentista de urgencia que me disse sim precisar do bloco.
            Agora será que entao eu faco a restauracao direta antes da viagem e quando eu voltar em janeiro eu procuro outra dentista pra abrir tudo e fazer o bloco?
            Em ultimo caso até pensei em deixar o dente com restauracao direta e se um dia vier a quebrar, eu extraio e volto ao meu ex-ortodontista para ver se fecha o buraco com aparelho. Esse dente é um molar inferior e meus dentes inferiores são muito apertadinhos.

          2. Se a primeira dentista acha que a restauração direta resolve, e fica bom pra você assim (por causa da viagem), faça isso. Mas não se anime com a possibilidade de um dia esse dente quebrar e você fechar o espaço com aparelho, no caso do arco inferior isso é BEM complicado, você vai acabar tendo que fazer implante. De qualquer forma, estamos apenas imaginando uma situação que não existe. Depois dá pra remover a restauração direta e fazer o bloco? Dá. Mas em tese nem precisa, né?!

          3. É, irei fazer isso sim, até pq nao tenho muitas opções. Seria ainda pior viajar sem tratar o canal. Espero que de dê tudo certo!
            Muito obrigada doutora!! 🙂

  7. Olá dra… eu tenho um motivo obscuro para adiar a restauração do canal… na vdd eu tenho plano dentário mas q só cobre aquela restauração de metal… o problema é q quando sorrio esse dente aparece e vai aparecer a restauração e eu não queria isso, mas eu não tenho como pagar pela porcelana agora… queria saber se se eu fizer a restauração de metal eu poderia, mais pra frente, trocá-la por porcelana ou não tem mais volta?

    1. Pode trocar sim, Joanna. Outra opção é fazer uma coroa estética de material mais barato, de resina, e não de cerâmica. Aí quando você puder, faz a de cerâmica (ou metalocerâmica).

  8. Bom dia Drª… fiz tratamento de canal no dente 24… eu teria que fazer um núcleo antes do bloco? Meu dente não esta quebrado mas o dentista cobrou o núcleo e o bloco… como funciona isso? Pois ja fiz 2 canais e nunca precisei de núcleo, so foi canal e bloco msm… desde ja agradeço.

    1. Se o seu dentista julgar que sim, por uma questão de garantir a integridade estrutural do dente, precisa, Fabiola. Cada situação é diferente.

    2. Olá, fiz um tratamento de canal e a dentista disse que agora preciso colocar um bloco. Qual especialista preciso procurar para colocar o bloco?

      1. Marcos, pode ser um clínico geral. Mas se você quer um especialista, procure um dentista especialista em Prótese ou Dentística (estética).

  9. Boa tarde Sra. Fiz um canal tem aproximadamente 1 mês, quarta feira passada retornei ao dentista para por um bloco de ceromero, pois havia quebrado este dente. Desde então este dente encontra-se dolorido, com o qual não consigo nem mastigar, esta dor é normal?

    1. Aline, dado o tratamento de canal recente, pode haver algum incômodo, sim. Outra possibilidade é que o bloco esteja “alto”, nesse caso seria necessário um ajuste. Procure seu dentista pra reavaliar.

  10. Boa noite Doutora, fiz canal em um dente que não tinha nem cárie nem lesão, na verdade fui a um pronto socorro devido a dores e como não foi realizado raio x, o dentista acabou abrindo um dente saudável, no qual realizei o canal. Gostaria de saber o seguinte:
    1- Meu dente está comprometido? Em algum momento ele vai cair, devido a realização do canal?
    2- O canal enfraqueceu meu dente?
    3- Ele irá mudar a coloração?
    4- É preciso refazer a restauração de tempos em tempos? (a minha foi direta)
    Obrigada, parabéns pelo trabalho esclarecedor.

    1. Carol, não acho que o dentista abriria um dente saudável pra canal. Não ter sido feita radiografia não muda isso em nada, então não concluo, pelo seu relato, que o dente foi aberto desnecessariamente. Respondendo suas perguntas:

      1. Não. Se o canal está bem tratado, seu dente está ok. Vida normal.
      2. Não. Se o dente está bem restaurado, tudo certo.
      3. Não necessariamente. Às vezes acontece, mas não é regra.
      4. Sim. Restaurações em resina precisam ser trocadas de tempos em tempos. Pode ser daqui a 1 ano, 2 anos, 5 anos… cada caso é um caso.

  11. Olá, gostaria de saber se “bloco” é um termo popular (se existe algum outro termo mais correto para defini-lo). Pergunto isso porque estou pretendendo adquirir um plano odontológico e sei que precisarei fazer o bloco e na proposta me diz que tenho cobertura de todos os procedimentos que estão no rol da ANS, porém acredito que o termo “bloco” não seja exatamente o que eu devo procurar. Obrigada desde já.

    1. Jéssica, existem 3 tipos de “bloco” (sim, é um termo popular para “restauração indireta”): inlay, onlay e overlay.

  12. Boa tarde Dra. Ana,
    Fiz uma restauração de um molar há uns meses e uma parte acabou por partir, ficando o interior do dente exposto. Compreendo que devo ir ao dentista o mais rapidamente possível, mas apenas conseguirei ir dentro de duas semanas. Será demasiado tempo? Quais os riscos e que cuidados devo manter entretanto?
    Muito obrigado, Dra. Ana.

    1. Não é o ideal, José… evite mastigar com esse dente até lá, pois sem restauração ele está frágil e pode quebrar.

      1. Bom Dia. Doutora…
        Ei, comecei minha sessão com o canal semana passada, e nessa semana seguinte a parte da frente do meu dente caiu… o que faço? OBRIGADA.

        1. Gal, se o canal ainda estiver vedado com o curativo, ok. Será preciso terminar o tratamento de canal e fazer pino e coroa, provavelmente. Se for um dente anterior, que apareça quando você sorri, procure seu dentista pra fazer uma prótese provisória ou alguma solução que garanta a estética até que o dente possa ser restaurado adequadamente.

  13. Acabei de trocar o meu canal há 3 semanas, só que não consegui colocar um pouco, pois a dentista teve que fazer uma operação, quanto tempo devo esperar para fazer a colocação desse bloco?

    1. Talita, se bem entendi foi preciso remover um pedacinho da gengiva (aumento de coroa clínica). Depende do caso, mas é preciso aguardar de 7 a 30 dias pra cimentar o bloco, pois a gengiva tem que cicatrizar. Converse com a sua dentista e veja quando ela quer que você vá ao consultório pra cimentar o bloco.

  14. Olá Dra. Ana.
    Fiz um canal, só que lendo os comentários creio que não cheguei a fazer a restauração, assim que terminei o canal a Dra que fez o canal disse para retornar com outro dentista em outra data, só que viajei e não cheguei a ir e tanto que esqueci, e em outra viagem, estava mascando um chiclete e a massinha do dente caiu toda, até aí tudo certo, iria ir em um dentista pra ver o que poderia ser feito, só que agora o dente todo caiu, e eu gostaria de saber o que fazer? (NÃO CHEGUEI A PROCURAR O DENTISTA AINDA DEPOIS DO PRIMEIRO OCORRIDO) Obrigado.

    1. Jhonata, se a raiz do seu dente estiver boa e o canal ok, seria caso pra pino e coroa. Mas procure um dentista o mais rápido possível, se não será preciso retratar o canal, pois ele exposto pode se recontaminar.

  15. Boa tarde,

    Fiz o tratamento de canal e terminou no dia 25/08/16, a dentista me pediu para procurar outro dentista para fazer a restauração. Minha duvida é sobre os preços, fiquei muito assustada com as diferenças que vai de 295,00 a 596,00. Essa variação é correta? Todos me falaram que vão fazer o preenchimento e a restauração vai ser da cor do dente. Tem algo que eu preciso perguntar (sondar) para saber se a diferença de um para o outro? Tenho medo do barato sair caro, rsrsr. E sou totalmente leiga nesse assunto. Obrigada.

    1. Daniele, não há regras com relação a isso, porque cada dentista faz seus próprios honorários. Que tipo de restauração será feita? Pelo valor, imagino que uma onlay (bloco). Você pode perguntar o material que será usado, se é uma restauração direta ou bloco, etc..

  16. Olá,
    Fiz um canal hoje, a dentista fez um curativo, colocou algodão e uma (massinha) rsrs só que não falou que era para voltar la e essa massinha fica saindo porque sinto que o dente esta quebrado. Então gostaria de saber se a restauração do dente é cobrado separado ?

  17. Nossa q horror, quanta dúvida mesmo ter ido em 5 dentistas, eu em, que panorâmica q nada, faça RX Periapical em um por um de todos os seus dentes! Com um plano pode custar 108 reais, pra ver cárie, gengiva, cárie abaixo da gengiva, canal e osso, pode ter mancha escura por necrose após a raiz do dente, e no canal pode ter nódulo pulpares, pode ser q é essa bolinha q vc tanto fala. Se o dentista passou após o canal llllllllâmina óssea pode criar embaixo essa bolinha q vc fala, q pode ser uma inflamação crônica e lâminas óssea. Não deixe dente quebrado por muito tempo ou anos porque a bactéria se instala no dente e vai perfurando até a gengiva e entra na polpa q é dentro da raiz do dente e pode passar o problema para o osso abaixo da raiz. Faça blocos q não corre o risco de ir desgastando a restauração e ir infiltrando. Meu Rx esta no carro, se quiser falo mais depois por e mail. Sou pessoa comum, escritora. Sofri 11 anos por dentista não ter importado para a panoramica q dizia que deveria realizar estudos periapicais em dentes tais. Ano passado fiz a cirurgia depois de sofrer loucamente…

    1. Quanta confiança no próprio “taco”, Dirce. Quisera eu ter toda essa certeza sobre os casos que leio aqui. Cada exame tem sua indicação, o dentista escolhe o exame baseado no exame clínico. Nem todo mundo precisa de panorâmica, nem todo mundo precisa de periapicais, nem todos mundo precisa de tomografia. Vale a avaliação do dentista a respeito.

  18. Fiz um canal e agora preciso restaurar o dente, minha dentista me psssou 3 tipos de restauraçao com valores diferente: rac 280,00 (segundo ela resina do consultorio), artglass 450,00 e porcelana 650,00. Queria saber se essa primeira e muito fraquinha.

    1. Vania, a RAAQ é uma resina laboratorial, assim como o Art Glass, só que o Art Glass é mais reforçado e estético. Se porcelana fica muito caro pra você, sugiro o Art Glass. Se não tiver jeito mesmo, ok, faça de RAAQ, mas tenha em mente que essa será uma restauração menos durável, que vai desgastar e perder a estética mais cedo. Acho que vale investir um pouquinho mais e fazer de Art Glass.

    1. Van, pode ser feito até no mesmo dia. Não é preciso esperar (a não ser que haja dor, alguma secreção, etc.).

  19. Olá Dra, prestei um concurso em que uma das etapas era a inspeção de saúde onde passei por uma dentista e fui informado que deveria fazer uma restauração definitiva no dente 26, pois a obturação que tenho desde criança neste dente estava rachada.
    Não sinto dores alguma no dente. Procurei um consultório o mais rápido possível e a dentista disse que eu deveria tratar o canal do dente e pôr um bloco. Gostaria de saber se realmente é necessário o tratamento do canal na minha ocasião pois não sinto dores alguma.
    Grato.

    1. Urick, vale a avaliação da sua dentista. Ele explicou o motivo da necessidade de tratar canal? Porque a ausência de dor não significa que não haja necessidade. Provavelmente ela viu alguma coisa na radiografia (se foi feita radiografia).

  20. Boa noite Dra.

    Tenho indicação para canal no elemento 21. Dor de leve a moderada. Alivia com frio. O motivo não foi trauma nem cárie, apenas desgaste do dente. Pulpite.

    Contudo, na radiografia nada apareceu ainda.

    Mas a dor as vezes fica intolerável e não é gengiva.

    Minhas preocupações são 2:

    1) No tratamento do canal, com a anestesia, dizem que quando o dente está infectado, a dor é inevitável até dar uma segunda anestesia no nervo inflamado. Caso contrário é indolor. Procede?

    2) No meu caso específico, elemento 21, é possível fazer uma restauração apropriada? Ou a coroa é necessária?

    1. Bruno,

      1. É uma situação que acontece, mas não é regra… pelo contrário, é exceção.

      2. Depende da quantidade de tecido dentário perdido. Se for feito só o acesso por trás do dente, deve ser possível restaurar de forma direta, mesmo.

  21. Boa noite,

    Doutora estou vivendo um drama terrível e insuportável. Fiz um tratamento de canal no dente 47, foi realizado em 2 sessões, sendo que a 1ª sessão foi terrível, tomei 5 anestesias e mesmo assim não pegou e tive que praticamente fazer a sangue frio.

    Então no dia 05/07/2016 segunda Dentista terminou o canal, colocou umas coisas dentro do dente (os quais ela usava um esqueiro para retirar o excesso). Ai ela me disse que eu iria sentir sensibilidade e dor durante 4 dias e para eu comer apenas “papinha”, fiz isso e no 7ª dia, tentei comer normalmente, fiz um filé de frango e comi sem sentir dor alguma, até ai tudo bem, porém 10 dias depois o dente voltou a doer, não consigo comer nada direito. OBS: o dente só dói se eu encostar o dedo ou comer algo.

    A dentista diz que é normal, e que agora ela menciona que pode doer até 45 dias e que o trabalho dela já terminou e que não vai mexer mais.

    Te pergunto é normal essas dores mesmo? Realmente pode doer durante 45 dias?

    1. Nilton, é esperado algum incômodo mesmo depois do tratamento de canal concluído, pois ainda há um processo inflamatório se resolvendo. Eu não fixaria um prazo para a dor se resolver, isso é muito variável… o importante é que ela sempre diminua. Peça pra sua dentista verificar se esse dente não está um pouco “alto”, às vezes é um contato prematuro que, se removido (com um pequeno desgaste do dente ou da restauração), a dor cessa.

  22. Ola, eu tinha uma restauracao grande, feita há anos. Essa semana foi feito canal nesse mesmo dente. Duvidas: Após o canal, eu necessariamente preciso por um bloco ou basta a restauracação convencional? O dente fica mais fraco após o canal? Pergunto isso tendo em vista a diferenca de preço entre o bloco e a restauracao convecional com resina. Aguardo ansiosa sua resposta. :). Obrigada desde ja.

    1. Ci, necessariamente não. Depende do quantidade de tecido dentário perdido. O dente não fica mais fraco após o tratamento de canal SE restaurado adequadamente, por isso é importante avaliar bem, pois não dá pra fazer restauração direta num dente que precisa de bloco ou até coroa. Vale a avaliação do seu dentista a respeito disso.

  23. Olá Dra. Me ajude. Fui em 5 dentistas diferentes, 2 deles chegaram a mesma conclusão. Preciso refazer o tratamento de canal. Vou explicar: Fiz o tratamento de canal com 8 anos de idade, tenho 26 anos agora. Faz 3 anos que refiz a restauração por uma indireta, moldada em laboratório, por estética e maior proteção do dente. Pouco antes de refazer a restauração senti uma bolinha na mandíbula (que posso sentir por fora, sem alteração na pele ou na gengiva, também não sinto dor, apenas um desconforto ao apertar muito a bolinha, e vez ou outra umas pontadinhas próximo ao dente) próxima ao dente. E agora fiz uma panorâmica para detectar o que seria essa bolinha. Alguns dentistas suspeitavam de cisto sebáceo, e outro especialista em canal suspeita de uma drenagem de pus, devido ao canal estar lesionado. A última dentista que fui disse o mesmo (apesar de não ter certeza com relação a bolinha), mas confirmou que a radiografia indica uma lesão no canal e precisa ser retratado. Minhas dúvidas são: Existe a possibilidade de perder o dente ao retratar o canal? O procedimento é muito invasivo, retirando toda a restauração indireta que refiz, vou perder essa restauração ou só o centro (miolo) dela? Se o canal está mesmo lesionado, com drenagem de pus, existe chance do tratamento não ser bem sucedido? Estou muito preocupada e apreensiva, em abrir o dente a dentista encontrar “surpresas” e perder o dente, ou ter que refazer o canal inúmeras vezes. Qual sua opinião? Outra questão, ela me informou que após o tratamento precisa colocar medicação e fechar provisoriamente o canal por 3-4 dias para somente depois restaurar. Isso é padrão? Não corro o risco de quebrar o dente? Grata!

    1. Ana, não vejo razão pra você perder o seu dente. Não sei qual a abrangência dessa restauração, mas é muito provável que você tenha que substituí-la. Chance do tratamento não ser bem-sucedido sempre existe, mas é a exceção, não a regra. O cuidado em esperar alguns dias pra finalizar o tratamento se dá pra observar se você terá dor ou secreção nesse período. Só com o curativo, se você morder algo muito duro, seu dente pode quebrar, sim. É preciso ter cuidado.

      1. No caso, eu tenho bruxismo, tenho risco de quebrar o dente a noite com o curativo? E a bolinha, que não sabem dizer se é drenagem ou cisto sebáceo, não influencia no tratamento? Quando tratei o canal fiz um restauração direta, que durou 18 anos, só troquei por estética e garantia de não infiltrar. Na minha panorâmica diz o seguinte: “Repleção endodôntica no 46. A imagem indica menor densidade do tecido ósseo (rarefação inflamatória, cicatriz óssea?) na região periapical. Recomendamos a comparação com exames anteriores.”

        1. Sim, o hábito do bruxismo faz com que você coloque bastante força sobre os dentes, e o dente com curativo está frágil. A “bolinha” precisa ser devidamente diagnosticada, não dá pra dicar na dúvida entre cisto sebáceo (!) e ponto de drenagem. No laudo da sua panorâmica diz que você tem o primeiro molar inferior direito com canal tratado e que há uma rarefação óssea na pontinha da raiz. Como é um tratamento antigo, essa rarefação óssea já é um processo crônico, então é importante definir se está saindo pus pela “bolinha”, pra decidir que atitude tomar a partir de agora (retratar o canal, remover diretamente a pontinha da raiz, etc…).

          1. Então é aconselhável que eu primeiro verifique o que de fato é essa bolinha na mandíbula, antes de retratar o canal? Preciso de um rx específico para isso? E para o canal, você indicaria outro rx ou a panorâmica é suficiente? Muito obrigada Dra.

          2. Sim, é exatamente o que eu disse, é necessário um diagnóstico preciso da “bolinha”. Mas essa tarefa é do dentista, usando os meios que ele achar úteis. O exame mais adequado é a radiografia periapical, a panorâmica dá uma visão geral de tudo, no seu caso é preciso uma avaliação mais específica desse dente.

      2. Olá doutora.
        Eu fiz um tratamento de canal há uma semana no dente 25. Só que sinto que o dente ficou muito fino, parece que foi colocada pouca massa na restauração. Tenho medo que com o tempo possa quebrar, não sinto dor nem nada. Queria saber se é normal ficar fundo e fina a lateral do dente? Tenho essa preocupação.
        Obrigada pela atenção.

        1. Laura, o que ocorre é que provavelmente a anatomia do seu dente ficou diferente do que era antes de restaurar, e você está achando estranho. O dentista restaura de acordo com o que ela acha necessário. Mas se você tem dúvida, procure seu dentista pra reavaliar.

  24. Olá Dra. Ana, meu nome é Ingrid e fiz um canal, com todo o procedimento completo após 1 ano e meio meu dente quebrou, bati o raio x e o dentista informou que a minha raiz esta ok, posso apenas restaurar ele? Pois não sinto dores nele, ou realmente tenho que fazer a coroa ? Qual é a necessidade da coroa nesses casos? Realmente é só esse opção que tenho ?!

    1. Ingrid, se a fratura for muito grande, não dá pra restaurar de forma direta, o conjunto dente + restauração fica frágil e a chance de uma fratura maior é grande. Nesse caso, há indicação de coroa, mesmo.

  25. Olá Dra. Ana, fiz um canal no dente da frente devido a uma pancada e já fiz a restauração definitiva, minha dúvida é se o dente fica mais frágil com o canal?

  26. Fiz um tratamento de canal com um dentista, e como boa parte do dente (um dos molares) estava bastante comprometida, um deles indicou uma coroa e outro cobrir com um bloco de cerômero. Qual dos dois e mais recomendavel?

    1. Depende da quantidade de tecido dentário perdido, João. Se “boa parte” significa praticamente metade da parte visível do dente, há indicação de coroa.

  27. Boa noite ! Fiz um canal e hoje o canal foi terminado, porem falta a restauração que sera feita quarta feira, mas o curativo caiu, devo procurar o dentista ?

    1. Seria o ideal, Fernanda. Se não der, não mastigue com esse dente, assim aberto ele está frágil e pode quebrar.

  28. Boa tarde Doutora, tenho a seguinte dúvida: ha uns 10 anos fiz um canal no dente 21 (acho q é esse), na ocasião não foi feito clareamento interno, claro que o dente ficou um pouco escuro. Acabei de fazer tratamento ortodôntico e a médica disse que antes de fazer o clareamento dos dentes eu teria que trata-lo primeiro, ou seja, fazer um clareamento interno e colocar uma coroa. Fiquei na dúvida e procurei um outro especialista que já me disse que, não daria pra fazer o clareamento interno, porque não existe quase nada de dente, é mais resina, seria necessário apenas a coroa. Agora fiquei com mais duvidas ainda, o que a senhora me sugere ou orienta?

    1. Sandra, nesse caso o primeiro tratamento é o clareamento externo dos demais dentes, pois a cor da coroa vai ter que ser escolhida com base nos dentes já clareados. Se a ideia é fazer coroa mesmo, não há necessidade de clareamento interno.

  29. Olá Dra! Tudo bem?
    Primeiramente gostaria de parabeniza-lá pelo teu excelente trabalho aqui no blog, acompanho as postagens, leio os comentários e já me tirou diversas dúvidas.
    Hoje tenho uma dúvida, não sei se vai me entender, mas vamos lá kkk
    Uso aparelho ortodôntico, faço tratamento direitinho, e numa radiografia panorâmica que fiz, em um dente que já fiz tratamento de canal, minha dentista observou na radiografia que na raiz desse dente está um pouco escuro. Ela mandou eu fazer uma periapical só desse dente e marcar com a endo. Já marquei e estou aguardando. Mas queria saber a tua opinião, o que pode ser isso, devo me preocupar?

    1. Bruna, quando na radiografia aparece essa manchinha na ponta da raiz é sinal de necrose pulpar, ou seja, o “nervo” do dente “morreu”. Aí é preciso tratar canal. Se você não sente dor, ótimo, não acho que precise se preocupar. É só tratar direitinho. 🙂

  30. Ola Dra. Ana, terminei meu canal no dente 46, agora estou em dúvida o que é melhor fazer, uma onlay ou uma coroa?? Pois ele tem uma fratura na parte de trás.

    1. Walter, deixe que seu dentista avalie o que é melhor, não é uma decisão que você tem que tomar… é uma questão de indicação. Mas o raciocínio é mais ou menos assim: se mais da metade da coroa do dente se perdeu, será preciso coroa protética. Se não, a onlay deve ser suficiente. Mas isso não é assim tão rígido, dependendo do local da fratura pode ser necessário coroa por uma questão de resistência. Converse com o seu dentista.

  31. Boa tarde dra.
    Esta com dois anos que fiz um canal em meu penultimo e ultimo molar inferior esquerdo, recentemente andei sentindo uma sensação de incomodo no meu dente e fiquei com a gengiva dolorida. Parei de usar esse lado dos dentes para mastigar pois sentia como se estivessem mais frágeis e isso já faz mais de uma semana, e agora sinto um gosto estranho em minha boca, mas já olhei e ambos os dentes estão intactos!! O que devo fazer?

  32. Olá Dra. Ana, fiz um canal pelo convenio, no final do ano, até ai tudo certo, ela fechou, tudo bonitinho, como entramos em recesso no final do ano, demorei um pouco para voltar para fazer o resto do procedimento, a dentista no caso já havia me avisado que o dente foi muito danificado, que seria necessário uma coroa, pois bem, fui ao outro dentista para providenciar os pedidos para a autorização do procedimento, então o dentista no dia descobriu que havia um algodão dentro do meu dente, que ele já estava quase causando problemas, então ele após tirar o algodão e limpar o dente descobriu que meu dente estava rachado, mas rachado profundamente, tanto que não foi possivel fazer a coroa, ele apenas fechou com massa normal, agora gostaria de saber, há quem recorro? Pois antes do tratamento do canal, meu dente não era rachado, tenho as radiografias, e após o tratamento do canal, descubro que ele está rachado, tanto que não aguenta a coroa.
    Obrigada.

    1. Caroline, o algodão devia ser parte do curativo, já que o dente ainda não havia sido restaurado em definitivo… e não era pra você demorar tanto pra fazer a restauração (ou coroa, o que fosse necessário). Quanto à fratura, ela nem sempre aparece na radiografia, depende do ângulo de incidência dos Raios X. Pelo seu relato não dá pra saber se a fratura já existia quando o tratamento de canal foi feito (e a dentista não viu) ou se ela aconteceu depois. Aí vai da avaliação do seu dentista… se não for possível manter o dente, infelizmente é caso de extração.

  33. Boa noite!
    Fiz um tratamento de canal na sexta feira, e o dentista falou para marcar a restauração com outro dentista, pois ele só fazia o canal. Na sexta não consegui marcar, e até ontem estava tudo bem, mas a noite bati o dente (eu estava só mastigando do outro lado, escapou e eu bati os dentes sem querer) e desde então está doendo demais. O dentista do canal avisou que não estaria disponível durante a próxima semana. Eu posso marcar com o dentista da restauração e pedir para que ele avalie, se seguir doendo, ou devo esperar o dentista do canal, ou tentar contato com outro especialista em canal?? Não sei se está doendo pelo canal ou se a batida que lesionou outra parte.

    1. Marilia, marque o quanto antes com o dentista que estiver disponível. O importante é avaliar e, se for necessário, fazer algum procedimento ou prescrever medicação, pra que você não sinta mais dor.

      1. Obrigada! Marquei uma avaliação com o dentista que vai restaurar (porque o outro estava viajando) e ele fez diversos testes de sensibilidade e disse que a princípio o canal estava OK, só pediu para esperar uns dias para a restauração, mas que a sensibilidade pode durar mais uns dias ainda.
        Obrigada pela atenção.

    2. Olá, bom dia.
      Doutora, tenho uma pergunta, a minha filha fez o canal, mas quando a gente foi fazer a restauração deste canal fomos informados que não seria possível restaurar, era necessário fazer uma cirurgia antes para afastar a gengiva e depois iria colocar uma coroa. Minha filha ficou assustada e não quer fazer essa cirurgia e muito menos colocar uma coroa de platina na boca, então minha pergunta é a seguinte, pode deixar como está? Só com a massinha ou é necessário fazer a cirurgia e colocar a coroa? Quais os riscos prejudiciais à saúde se deixarmos como está?
      Estou no aguardo. Desde já agradeço!

      1. Não Tarciana, não pode deixar como está. Se há indicação de coroa, é preciso fazer a coroa. Não fazer pode levar, em pouco tempo, à fratura e à perda desse dente. Eu acho que vocês estão assustados com o termo “cirurgia”… mas CALMA, é um procedimento relativamente simples, se chama “aumento de coroa clínica” e a ideia é apenas remover um pedacinho de gengiva pra coroa encaixar direitinho. A anestesia é a mesma usada para o tratamento de canal, sua filha não vai sentir nada. E a coroa pode ser estética, da cor do dente, não precisa ser de “platina” (metálica). Enfim… façam como o dentista recomendou e vai dar tudo certo. 🙂

        1. Obrigada doutora pela explicação!
          Não sei bem o que fazer… pois o plano só cobre a coroa de metal e minha filha é muito nova. A verdade é que eu me arrependo de não ter extraído esse dente. Será que ainda da pra extrair o dente, ou seja, o canal?

          1. Se você resolver extrair, aí é que vai se arrepender… a extração não resolve nada, mas condena a sua filha a usar prótese pelo resto da vida. Existem opções de coroas estéticas mais baratas, de resina ou cerômero, por exemplo. Eu realmente sugiro que vocês reflitam bem sobre isso.

  34. Bom dia Doutora Ana, tudo bem?
    Estou fazendo um tratamento de canal do último dente do lado esquerdo, já fiz 3 sessões e estou indo para 4, mas ainda está doendo muiiiitooo, estou tomando amoxicilina e remédio para a dor, por quanto tempo ainda vai durar esse tratamento será???? Pois até minha mandíbula está doendo por ficar tanto tempo com a boca aberta, e para ajudar quando estava com a boca anestesiada dei uma mordida no lábio que também infeccionou, agora mal consigo abrir a boca e esta semana tenho a outra consulta…
    SOCORRO!!!!

    1. Difícil dizer, Ane… até porque eu nem sei a razão da demora. Pode ser que seu dentista ainda esteja instrumentando os canais (dentes posteriores podem ter 3, 4, 5 canais…), pode ser que esteja saindo alguma secreção… depende.

    2. Boa noite, finalizei meu canal em duas sessões, tenho que voltar pra tirar alguma coisa ?? Remover tecido dentario de algum do tipo ou já acabou?

      1. O próximo passa é restaurar o dente, Rogerio. Se isso já foi feito, acabou. Se não, converse com o seu dentista.

          1. Ola, terminei meu canal faz 2 dois, so que meu plano so cobre 2 seções por mes, e o canal vale pelo mes inteiro, entao tenho que esperar ate o proximo mes para fazer a restauração, tem problema se eu esperar ate o inicio do mes que vem para fazer a restauração? O dente ficou bem curtinho do lado do ceu da boca, tem problema na hora de restaurar?

          2. Se o curativo estiver íntegro durante esse tempo, sem problema, Gabriel. Pode ser feita a restauração mesmo com essa parede menor, mas talvez seja necessário bloco em vez de restauração direta. Vale a avaliação do seu dentista sobre isso.

  35. Bom dia Dra, vc pode me tirar uma dúvida? Fiz uma avaliação numa clínica, com a dentista A, ela solicitou algumas restaurações e um canal. Na médica B que fui fazer o canal, na mesma clínica, ela disse que a cárie ainda não estava na polpa, que poderíamos tentar restaurar antes, ai fui pra dentista C fazer a restauração, ela abriu o dente e colocou uma restauração provisória, era 15 dias, mas fiquei quase um mês, mas essa médica saiu da clínica e fui para a dentista D tirar essa provisória e colocar a definitiva ou me devolver pro canal, ela que não sabia até onde tinha que tirar a provisória, mas abriu o dente e disse que tinha q ser canal mesmo, fez um curativo e mandou marcar canal. Mas senti dor e não tinha vaga pra logo, ai fui na dentista E ontem, e essa pediu novo rx e disse que além do canal tinha que por bloco, pq meu dente estava muito fino, desgastado, mas nenhuma médica falou isso antes. É normal vc sair da possibilidade de uma restauração pra um canal com bloco assim, em menos de dois meses? A dentista disse que não dá pra usar resina, que tem q ser bloco mesmo, de porcelana. Tudo isso foi na mesma clínica. O canal está agendado pra segunda, mas estou preocupada, pq na avaliação inicial a dra viu o rx e fez avaliação clínica e nem cogitou a possibilidade de bloco.
    Desde já agradeço atenção.

    1. Simone, sim, um dente pode não ter necessidade de tratamento de canal hoje e, daqui a um mês, ter. Aliás, até de um dia para o outro. Mas é preciso considerar aí, também, que dentistas diferentes podem ter opiniões diferentes sobre o mesmo caso, o que fica claro no caso do bloco: um dentista crê que a restauração direta é suficiente, enquanto outro não, e indica o bloco (restauração indireta). O material desse bloco depende do caso, pode ser resina, metal ou porcelana.

      1. Comecei o canal ontem, a próxima consulta é daqui a um mês. A dra disse que meu dente foi muito desgastado, provavelmente na tentativa de restaurar, e realmente agora tem que ser canal. Pra ela realmente não precisava fazer canal no começo, ela me disse ontem. Ela e eu fizemos uma reclamação com a gerente da clínica, desgastaram muito meu dente, dente 15 eu acho, e agora ele está muito frágil. Infelizmente eu não tive sorte com a restauração, ainda falta um dente, mas já troquei de médico, mas a dra que fez o canal é muito boa, foi super rápido, não doeu e nem está doendo. Obrigada pelo esclarecimento Dra. Ana.

  36. Ola Dra. Ana! Parabens pelas suas explicaçoes. Otimo trabalho!
    Realizei um canal de um dente molar inferior, a dentista que realizou o mesmo me disse que eu teria que colocar um bloco no dente tratado. Como me mudei de cidade logo apos o fim do procedimento do canal, procurei outro dentista na minha cidade que me falou que eu preciso fazer colocaçao de pinos de fibra de vidro e restauraçao “onlay” que resolvera, nao sendo necessario o uso do bloco (digamos que a perda de material do meu dente foi de 40%, apenas de um lado). Estou na duvida se faço o procedimento com este dentista ou faço avaliaçao com outro profissional, me der uma luz, por favor!
    Desde ja. Muito obrigada!

    1. Onlay + pino me parece adequado, Rosineide. Na verdade, o que o pessoal geralmente chama de “bloco” é uma onlay / overlay, então dá pra dizer que é a mesma coisa, variando apenas o tamanho e o material dessa restauração.

  37. Boa tarde,
    Fiz um canal há alguns anos, e quando fui no dentista está semana ele disse que a restauração estava gasta e que possui uma validade de cinco anos, portanto era necessário trocar a restauração, pois futuramente poderia dar uma infiltração. Isso realmente pode acontecer, a restauração tem validade?

  38. Olá Dra. Ana, bom dia. Eu fiz um canal ha pouco mais de uma semana e o dentista colocou algo no meu dente (parece cimento, sei la), ele disse que precisaria de peça e também disse para eu evitar mastigar com esse dente (do lado esquerdo). Enfim, eu olhei os preços com minha dentista e ela disse que seria 1350 reais (peça de porcelana). Porém minha mãe achou outro dentista que disse que faria por 1100 reais, então pedi minha dentista pra enviar meu raio x por email pra ele, e ele disse que teria que ser uma peça in ceram parte porcelana (não entendi nada), então perguntei porque ela não era toda de porcelana, e ele disse q ela era 80% porcelana, não poderia ser toda pois se fosse correria o risco de quebrar o dente de cima, visto que ela é muito dura (o dente do canal é o último dente do lado esquerdo e em baixo) e que ela é mais usada nos dentes da frente. Queria saber se o que ele disse procede mesmo, porque eu não sei se ele está falando isso pra eu fazer com ele né… Obrigado.

  39. Bom dia! Fiz um canal no dia 07-04, porem desde ontem estou com uma dor latejante no dente, tomo naproxeno e não resolve. A dentista deixou um pequeno curativo e creio que está um pouco aberto. O canal já foi finalizado, a dor é muito forte, marquei para restaurar já no dia 15, antes de fazer o canal não sentia dor, foi orientado canal pois a carie estava profunda, mas eu não tinha dor. Será que tem problema fechar o dente com restauração definitiva com essa dor terrivel? O que pode ser?

    1. Vanessa, se a dor é tanta, nem é prudente restaurar o dente… primeiramente é preciso identificar se a dor é apenas do processo inflamatório ou de uma infecção resistente, por exemplo. Converse com a sua dentista.

  40. Drª, eu terminei um canal anteontem (04/04/2016) e quando fui marcar a restauração, só tinha disponível para 22/04. Queria saber se tem algum problema esperar esse tempo para fazer a restauração ou se posso esperar tranquilo. Estou um pouco apreensivo, pois achei um pouco demais de tempo. Agradeço desde já!

    1. Pode esperar tranquilo, Daniel. Apenas evite mastigar alimentos mais duros com esse dentes, pois só com o curativo ele se encontra frágil.

  41. Bom dia Dra. Hoje fiz um canal, tinha cárie no dente 25, porém ainda dói bastante, latejando… é normal? Até quando pode ficar assim?

    1. Você fez canal mesmo ou só restauração, Jacqueline? Pergunto porque cárie nãos e trata com canal, necessariamente. De qualquer forma: pode haver algum incômodo, sim, por alguns dias. O importante é que esse incômodo sempre diminua (sendo tratamento de canal ou só restauração). E, se não diminuir, procure seu dentista pra reavaliar.

  42. Olá, acabei de sair do dentista, comecei meu tratamento de canal (preciso fazer canal em tres dentes), estou com a massinha no dente de baixo. A doutora me disse que 2 dos 3 dentes se desgastaram por causa da mordida, o dente de cima e o de baixo. Semana que vem eu acabo o tratamento do dente de baixo. Eu adorei, mas a minha maior preocupacao é com o tempo, em duas sessoes eu termino o tratamento de canal? Essa é a minha duvida.

  43. Boa tarde, Drª Ana.
    Fiz um tratamento de canal tem uns 10 anos no penúltimo dente inferior, mas tomando açai com granola, parte da coroa quebrou e acabou revelando uma parte preta embaixo da resina que estava. Estou preocupada, é cárie?
    É uma situação delicada? Haverá extração do dente?

    1. Não necessariamente é cárie, Viviane. Provavelmente é apenas um tecido reacional (de proteção, mais resistente) do seu dente porque, um dia, houve cárie. Mas se for um pouco de cárie, em princípio, é só remover. Não vejo qualquer razão pra extração, mas procure um dentista assim que possível pra restaurar seu dente novamente.

      1. Só consegui agendar para 20/04 no meu dentista. Há algum problema em esperar até lá? O dente fica exposto?

        1. Não é o ideal, tanto pela exposição quanto pela fragilidade do dente, que sem a restauração adequada fica mais propenso a uma fratura, por exemplo. Se der pra adiantar a consulta, melhor.

  44. Dra. Ana, bom dia!
    Fiz um canal já faz mais de 15 anos, no entanto, durante este tempo tentei fazer vários procedimentos para melhorar a estética do mesmo, tendo em vista que ele estava ficando muito escuro (ele quebrou um pouco e o dentista consertou, depois tentei um clareamento), enfim, agora recentemente descobri que o referido dente está com uma “inflamação” (não me incomoda), mas segundo o médico a qualquer momento pode começar a doer, etc.
    Meu receio é que este dente se quebre durante o novo canal, já perguntei ao médico e ele disse que é muito difícil de acontecer, mas pode sim, outra forma seria fazer uma cirurgia na raiz/gengiva (algo do tipo para tirar a infecção).
    O que você orienta?

    Grata.

    1. Maria, a chance de fratura durante o tratamento de canal é mínima. O que pode acontecer é, por exemplo, você estar entre sessões do tratamento, com curativo, e morder alguma coisa mais dura que quebre o dente. Mas isso é só especulação, não é um alto risco… bastaria cuidar. Mas a apicectomia é uma opção também, o que significaria tratar a infecção removendo a pontinha da raiz do dente, através da gengiva. Vale a avaliação do seu dentista a respeito da melhor alternativa.

  45. Olá, então ha 3 dias fiz tratamento de canal e o dente está com o curativo, está marcado para retorno daqui a dez dias. Porém no mesmo dia, mais a noite antes de dormir, senti o dente um pouco mole, não lembro de ter comigo algo duro ou até mesmo em cima desse dente (até porque estava com medo de doer), acabei dormindo já que não podia fazer muita coisa (a dentista não é da cidade e como a próxima semana é semana santa ela não vai atender, só retorna no dia que vou fizer o retorno) enfim, quando acordei senti ele muito mais firme, mas ainda há um pequeno balanço. O que eu gostaria de saber é se é normal já que não está com a restauração definitiva ou caso não seja será que tem jeito? Estou tão triste e com medo, depois de fazer o tão temido canal acabar sendo em vão e eu ter que extrair 🙁 Mas desde já obrigada e entendo caso não possa responder.
    PS.: não estou sentindo dor, no máximo um pulsar (?) Como um “eco”, mas não dor.

    1. Crix, pode ser considerado normal, sim, dada a situação. Provavelmente essa mobilidade é resultado de uma pericementite, que é uma inflamação ao redor da raiz do dente, comum em meio ao tratamento de canal. Pelo seu relato não vejo qualquer razão pra extração.

  46. Boa tarde, Dra!
    Estou em tratamento de canal num dente que tem uma pequena lesão de raiz. O dentista informou da possibilidade da extração, mas que ainda acreditava no sucesso do canal.
    Sendo assim, iniciamos…
    Hoje faz uma semana desde a última ida, onde ele conseguiu colocar até uns “cones vermelhos” e queimar. Como ainda senti algumas dores durante o procedimento (na última ida), ele receitou antibiótico e anti-inflamatório.
    Contudo, tive que interromper os remédios porque acabou afetando minha gastrite.
    Minha dúvida: já ficou agendada a restauração definitiva para amanhã, seria possível fazê-la mesmo sem a administração da medicação? É normal medicação tão próximo de finalizar o canal?
    Agradeço desde já.

    1. Maya, deve ser possível, sim. Apenas informe seu dentista de que não tomou a medicação… se for necessário aguardar, ele vai orientar você.

  47. Dra. Ana, fiz um canal num dente molar inferior, estou com curativo e minha dentista sugeriu peça de porcelana, o que seria isso?? Andei pesquisando e achei um tal de solidex, seria indicado?? Estou procurando algo mais em conta, mas se não for seguro tenho medo…

    1. Maria Cecília, o Solidex é uma resina, que é muito boa. Não sei ao certo o que sua dentista quis dizer com “peça”, pois pode ser um bloco (como se fosse uma “coroa parcial”) ou uma coroa completa. A porcelana é mais bonita e costuma ser mais durável que a resina, mas a resina é uma boa solução, porque também é estética e é mais em conta. Pode ser uma opção no seu caso. Converse com a sua dentista.

  48. Boa noite, Dra. Ana!
    Há mais de dois meses, sofri um trauma no dente da frente (21) e ele saiu do lugar, não caiu, mas ficou com mobilidade. Há uma semana fiz canal, o dente continua com mobilidade e está com curativo. Vou fazer restauração na próxima segunda. Gostaria de saber se o meu dente vai voltar ao normal ou se vou perdê-lo. Está muito difícil para me alimentar e também para escovar, pois a dentista disse que não pode encostar nada no dente, e o dente inferior bate no dente que sofreu o trauma, quando mastigo. O que devo fazer? Por favor aguardo resposta. Obrigada.

    1. Maria, o tratamento de canal visa, justamente, manter o seu dente. Não posso dizer ao certo se você vai perder esse dente, porque é preciso dar tempo ao tempo e acompanhar. Às vezes, em casos de trauma, a raiz do dente começa a reabsorver (“sumir”), e a pessoa pode perder o dente, sim. Mas com o canal tratado, essa chance diminui. No momento não há muito o que fazer além de esperar.

  49. Fiz um canal e estou com consulta marcada para fazer o bloco, o meu dentista me mostrou um material dourado. Esse tipo de material não é obsoleto ? Funciona ?

    1. Não imagino que material seja esse, Luciene. Antigamente se usava ouro odontológico, uma liga, na verdade. Mas atualmente é bem inusitado o uso desse tipo de material. Não que seja um material ruim, mas há tantas opções mais modernas… se é que estamos falando de ouro, mesmo.

  50. Olá, doutora.
    Fiz a primeira sessão de canal. Gostaria de saber se é preciso algum cuidado especial ou algo do tipo.

    1. Gabrieli, em princípio não. Como você está com curativo, apenas evite mastigar coisas mais duras com esse dente, pois ele está frágil só com o curativo.

  51. Boa tarde Dra. Ana,

    Fiz um tratamento de canal calcificado no dia 23/2, mas hoje 1/3 ainda está doendo. É normal ainda doer? O dentista pediu para eu fazer uma restauração, mas eu quero fazer o clareamento interno, pois o dente ficou um pouco amarelado. Devo fazer primeiro o clareamento ou a restauração? Se for o clareamento interno, tem problema ficar um mês sem a restauração (pois só conseguirei agendar o clareamento dia 14/3) ?

    Obrigada.
    Amanda Ribeiro

    1. É comum algum incômodo sim, Amanda. O clareamento interno tem que ser feito antes da restauração. Se o seu dente está com curativo, ok, você pode aguardar até 14/3. Apenas evite mastigar alimentos duros com ele, pois apenas com o curativo ele está frágil e pode quebrar.

  52. Eu fiz um tratamento de canal ha mais de 20 anos. Meu dente tem uma placa dourada nele. Naquela epoca na minha cidade so usava isso ao invés de resina que é hoje, que fica na cor do dente. Agora eu quero tirar porque esta feio e escurecendo meu dente. Tenho que fazer canal de novo?
    Obrigada!

  53. Olá Dra. Ana.
    Fiz um canal ha mais ou menos um mês e nesta semana coloquei o pino e o bloco. O problema é que após alguns dias, comendo normalmente, comecei a sentir um incomodo no dente, uma dor fraca e a gengiva inchada.

    Isso é normal?
    Será que o tratamento do canal deu errado?
    Se eu tiver que fazer uma reavaliação do dente, o pino e o bloco que eu coloquei serão perdidos ou dá para reaproveitá-los?

    Obrigada!

    1. Raquel, procure seu dentista pra reavaliar. Uma possibilidade frequente é que o bloco esteja um pouquinho “alto”, o que se resolve com um pequeno ajuste (desgaste). Se for só isso, é simples de resolver.

      1. Oi Dr. Ana. O bloco está perfeito, não está alto não. Nem sinto ele direito.
        O que está me incomodando mesmo é essa dorzinha que sinto ao mastigar.
        Se estivesse tudo OK não era para eu estar com essa dor, certo?

        Se o dentista resolver abrir o dente para ver o que aconteceu, o pino e o bloco (que foram bem caros) serão perdidos? Ou é possível reaproveitá-los?

        Muito obrigada pelo retorno!
        Abraço,
        Raquel

        1. Caso seja necessário abrir o dente, perdem-se bloco e pino. Dificilmente dá pra aproveitar e, em benefício de uma boa adaptação, é melhor nem tentar aproveitar. Mas eu acho cedo pra pensar em abrir o dente… o seu tratamento é muito recente, ainda. O dente ainda está em processo de cura.

        2. Boa tarde, fiz um canal no dente da frente, porém já tem uns 7 anos, e uso aparelho um bom tempo o meu dente esta ficando meio escuro, e parece que esta quebrando, o q eu posso fazer? Qual o procedimento q devo tomar? Estou desesperada, com medo de perder o dente.

          1. Vanessa, você tem que conversar com o seu dentista. Não há nada que você possa fazer sozinha, o seu dentista / ortodontista é que tem que ver se seu dente está quebrando mesmo e propor um tratamento, se for o caso. Talvez seja só o caso de restaurá-lo novamente.

      2. Doutora vou fazer o canal amanhã dia 5/03, mas só poderei colocar o bloco la pelo dia 25/3, há problemas quanto ao período?

        1. Não Simone, desde que o dente esteja com curativo. E evite morder coisas mais duras com ele, só com o curativo o dente está frágil e pode quebrar.

  54. Olá Dra, eu estou fazendo um canal, mas como é pelo CEO, demora muito uma seção da outra, fiz apenas uma no dia 27/01 e a dentista marcou a volta só no dia 02/03 e durante esse tempo se quebrou um pedaço da parte superior do meu dente (ficou doendo), e eu não comi nada duro, eu mal estou mastigando do lado esquerdo com medo de quebrar, a minha dúvida é, será que vai dar pra aproveitar o dente? Ou será preciso a extração? Tenho medo de que ele se quebre mais antes de eu ir na dentista.

    1. Roza, em princípio creio que dá pra manter seu dente sim, depende do tamanho da fratura. Mas se pelo menos a raiz estiver ok, ainda assim dá pra fazer canal + pino + coroa. Procure não mastigar com esse dente, ele está frágil e pode fraturar mais.

  55. Bom dia,
    Meu filho de 6 anos fez um canal, porem dente quebrou depois de alguns meses, mas a dra disse q nao consegue restaurar, então colocou um curativo, mas ela disse que tera que extrair essa dente, mas vai aguardar um pouquinho pq pela panoramica tem q aguardar devido a raiz do outro, e vai ficar observando por uns tres meses e fazer outro raio x.
    Seria isso mesmo na sua opiniao?
    Obrigada.

    1. Janaina, opinião sobre o quê? Pelo que entendi, a dentista vai observar pra, só então, tomar uma atitude, dependendo do que ela observar. Acho prudente. Se o dente está com curativo, ok.

  56. Olá Dra. Ana, eu fiz um canal no penúltimo dente ha 5 anos, so que ha 4 meses o bloco caiu e junto com ele uma grande parte do dente, de um lado ele ainda tem uma parte da coroa, na outra ta rente a gengiva, ja tou efetuando o tratamento, só que minha Dra. ainda nao chegou nele, será que vai ser preciso extrair ou tem possibilidade de colocar uma coroa? Se tem como, e o procedimento do pino, eles tiram a raiz e colocam o pino no lugar?

    1. Se a raiz estiver boa, não é caso pra extração, Junior. O pino vai encaixado na própria raiz, e sobre o pino, a coroa. Na hipótese de ser feita a extração da raiz, aí o “parafuso” que vai no osso pra sustentar a coroa é o que conhecemos como implante.

      1. Olá doutora, fiz o canal e já terminei, agora falta a restauração, só que a restauração só será possível na semana que vem e eu mordi um amendoim e a restauração provisória saiu, posso esperar a semana pra ir ao dentista restaurar ou tenho que ir urgente pra outro dentista colocar outra restauração provisória?

        1. Matheus, o ideal é fazer logo outra restauração, ou provisória ou já a definitiva. Além do tratamento de canal estar exposto, seu dente, sem restauração alguma, fica frágil e sujeito a fraturas.

  57. Boa noite Dra. Ana.
    Ha algum tempo eu fiz um canal no dente e graças ha Deus a dois dias eu consegui fazer o bloco. A médica tirou raio X após a conclusão para verificar como estava e estava tudo ok. Porém estou sentindo dor ao morder e quando a língua passa por cima. Não encontrei nada sobre dor após colocar o bloco. Não preciso fazer nada na gengiva tipo aumentar para encaixar a peça. O que eu faço? Me ajuda.

    1. Grasiele, é quase certo que essa dor é periodontal, ou seja, não no canal em si, mas nos tecidos em volta do dente. Isso é até certo ponto esperado após o tratamento de canal, pois há um processo inflamatório se resolvendo. Uma outra possibildade é que esse bloco esteja um pouquinho alto, causando dor periodontal, também. Mas isso, em princípio, é fácil de resolver, basta fazer um pequeno ajuste (desgaste) no bloco, eliminando o contato prematuro. Converse com a sua dentista.

  58. Olá dra.!!
    Primeiro gostaria de parabenizá-la pelo blog, com certeza o melhor que eu encontrei!!!
    Eu gostaria de uma orientação. Fiz um canal ha uns três anos, porém não prossegui com o tratamento, fiquei com o curativo por um bom tempo e depois ele caiu com toda aquela “massinha”, como não doía nem incomodava não procurei o dentista e permaneceu assim, só que ha uns dois dias senti que uma parte do dente tava meio “mole”, igual dente de criança quando está pra cair, sabe? E isso foi aumentando a medida que me alimentava, então parei pra observar melhor e parece que um lado do dente (tipo a ponta que fica pra parte interna) se quebrou e soltou do restante do dente, só que ela não caiu, ainda está presa ao que parece “pela raiz” mas está molinho e fico com a sensação que vai cair a qualquer momento.
    Já marquei o dentista, mas minhas dúvidas enquanto isso são: eu perdi esse dente por conta de que já tenho um canal? Acha que vou precisar extrair? =/
    Caso haja uma alternativa à extração, tem algum problema ser dentista diferente do que começou o tratamento? (pq foi em outra cidade e não poderei retornar lá). Quais seriam as possibilidades sem precisar extrair?
    Ficaria muito grata se pudesse me responder!

    1. Jackeline, seu dente está fraturado. Se a fratura não envolve as raízes do dente, é preciso remover o fragmento que está solto, fazer pino e coroa (supondo que o tratamento de canal está ok). Em princípio, parece não ser caso de extração. Você pode procurar outro dentista sim, não precisa ser o mesmo.

  59. Boa Tarde Dra,

    Eu de novo, hehehe, fiz meu tratamento de canal no dente 15, porem falta eu fazer a restauração, só que meu dentista tem horário agora por causa do carnaval só dia 12/02, estou com um pouco de dor, pode me dizer o que eu faço?

    1. Maria Isabela, a dor não se dá pela falta da restauração. Se o o curativo estiver ok, sem problema. O incômodo é comum logo após o tratamento de canal, pois ainda há um processo inflamatório se resolvendo. Se precisar, tome um analgésico. Converse com o seu dentista pra ele prescrever um.

  60. Boa tarde!

    Dra.,

    Ano passado fiz um canal e restaurei o dente com um bloco de cerômero. 3 meses depois o bloco quebrou, retornei ao dentista e ele colocou um novo bloco do mesmo material. Hoje, menos de 2 meses da substituição, o bloco quebrou novamente. O que a senhora me aconselha?

    1. Antonio, você por acaso range os dentes durante o sono (ou mesmo de dia)? Se sim, talvez seja o caso de pensar em uma restauração mais resistente, talvez até numa coroa.

  61. Boa tarde Dra,

    Fiz o tratamento de canal hoje no dente 15, e ela pediu para eu restaurar, mas por que ela não fez a restauração em seguida? Por que tenho que marcar um outro dia?

    1. Maria Isabela, algumas possibilidades:

      1. Por uma questão de agenda. Talvez não houvesse mais tempo porque já era horário do próximo paciente.
      2. Porque a sessão ficaria muito longa e cansativa pra você e pra dentista.
      3. Porque quem vai restaurar o dente é outro dentista. Isso é comum em casos de encaminhamento, em que o dentista encaminha o paciente só pra tratar o canal em um colega, que “devolve” o paciente, após o tratamento, pra fazer a restauração.

      Deve ser um desses motivos. 🙂

  62. Olá Dra!
    Preciso fazer uma coroa no dente 16 e uma dentista indicou coroa metalomecânica e núcleo de metal enquanto outra indicou núcleo de vidro e coroa de ceromero (segundo esta não se utiliza mais metaloceramica, pois e um procedimento que dá infiltração como tempo), enfim na sua opinião, qual o melhor?

    1. Marcellus, se usa metalocerâmica sim… e muito! De qualquer forma: ambas as soluções vão resolver o seu problema. O pino de fibra de vidro talvez tenha desempenho um pouco melhor que o de metal, mas a coroa metalocerâmica é mais resistente em longo prazo do que a de cerômero (que é uma resina). Eu faria pino de metal com coroa metalocerâmica sem medo. 😉

  63. Depois de quanto tempo apos o canal eu posso fazer a restauração? Fiz a ultima sesão de canal ontem, ai minha dentista pediu que eu voltasse sabado para fazer a restauração, so que sabado tenho um compromisso e nao poderei ir. Tem problema se eu fizer um dia antes da data que ela indicou?

    1. Nenhum problema, Tatiane. Se o dente estiver bem vedado pelo curativo, é possível aguardar (ou, por que não, fazer um dia antes).

      1. Ola Ana Tokus, eu fiz um canal ta com 5 dias e ta doendo muito, o lado do meu rosto ta todo inchado e ñ consigo mastigar, o q faço?

        1. Edilma, o tratamento de canal foi finalizado mesmo ou foi feito apenas um curativo? De qualquer forma: procure seu dentista pra ele reavaliar, deve ser preciso abrir o dente novamente.

    1. Tem, Thais. É preciso restaurar esse dente adequadamente, pois só com o curativo ele está frágil. Se você morder alguma coisa mais dura, o dente pode até quebrar. Além disso, o curativo veda bem o dente por algum tempo, mas não pra sempre. Procure seu dentista pra resolver isso.

      1. Ana, meu dente quebrou e ele precisava de um canal. Porém a dentista me passou antibióticos e ele caiu totalmente. Vou precisar fazer o canal mesmo assim?

        1. Sim, Meire. Não muda a necessidade de tratar o canal, apenas a restauração. Deve ser preciso fazer pino e coroa.

  64. Boa tarde, doutora! Comecei a fazer o tratamento de canal em dezembro, fazendo por sessões, indo uma vez na semana. Hoje enfim o dentista concluiu, mas disse que eu retornasse para fazer a restauração ainda essa semana, porém só tem vaga pra daqui a uma semana, então marquei com a atendente. Tem algum problema em esperar mais uma semana para restaurar, ele estando com o curativo?

    1. Não Hendria, pode ficar tranquila. Apenas evite mastigar alimentos muito duros com esse dente, pois apenas com o curativo ele está frágil.

  65. Oi doutora, tudo bem?
    Fiz um tratamento de canal e o odonto disse que eu precisava fazer uma restauração do dente, o que seria um outro serviço e um outro orçamento. A minha dúvida é: o tratamento de canal não inclui a restauração? Sei que são procedimentos diferentes mas para o paciente está subentendido os dois procedimentos em um só.
    Obrigado.

    1. Não Rodrigo, são dois procedimentos com honorários diferentes. Se ficou subentendido, faltou seu dentista deixar isso mais claro.

  66. Boa noite, doutora, tenho que fazer um canal, mas meu dentista disse que meu dente tem uma rachadura, ele me deu duas opções: extrair meu dente ou fazer o canal, nesse caso terei que assinar um termo de que eu se eu fizer o canal estou ciente que ele está com uma rachadura, caso futuramente venha a ter algum problema no meu dente, mas eu não sinto nada nele, estou na dúvida se extraio ou faço o canal, gostaria de uma orientação.
    Obrigada!

    1. Márcia, depende de onde é essa “rachadura”. Se o dentista pediu até pra você assinar um termo, é porque o sucesso do tratamento é duvidoso (a fratura, de alguma forma, coloca em risco a estrutura do dente). Nesse caso, depende da sua disposição em “arriscar”. Já se você tiver condições de fazer um implante + prótese sobre implante, por exemplo, o sucesso do tratamento é praticamente certo. Nada impede que você faça as 2 coisas, dando errado o tratamento de canal, faz-se a extração e o implante… só que vai ficar mais caro.

  67. Dra. Ana

    Muito bom seu blog – parabens !!!

    Dra., estou com a seguinte duvida – Tenho um bom PLANO odontologico e ja fiz diversos tratamentos, retirada de sisos, etc… Entretando, agora estou precisando de uma coroa pra um canal que fiz e o plano cobre a coroa em cerômero. Fui a uma dentista especializada e ela me disse que a coroa em cerômero nao é boa, que nao dura etc… Ou seja, infelizmente senti que ela queria que eu fizesse de porcelana (que nao e barata e meu plano nao cobre essa). Sai de la meio decepcionada, porque desde o inicio da consulta fui clara que so poderia colocar a do plano. As coroas em cerômero sao tao ruins assim? Ah, o dente em questao nao e nenhum da frente, é superior e no fundo, nem no meu sorriso aparece direito, já que minha boca é pequena. Desde ja agradeco.

    1. Rafaela, a coroa de cerômero – que é uma resina – não é ruim, ela é boa. Mas a de porcelana é bem superior, tanto esteticamente quanto com relação à durabilidade e estabilidade da cor. Mas se você quiser fazer em cerômero, sem problema.

  68. Boa tarde, Doutora Ana

    Gostaria de saber em relação ao canal, comecei um canal ontem 8/12/15 e quando fui marcar a segunda sessão só tinha vaga pra o dia 11/01/16, a pergunta é, se eu demorar esse tempo todo pra segunda sessão pode prejudicar meu dente ?

  69. Doutora, terminei meu tratamento de canal de um molar dia 05/12, o canal foi feito em 2 sessões, porém estou com uma restauração provisória no dente pois daqui 10 dias começo a parte de protese (pino de fibra de vidro + coroa de porcelana), só que estou sentindo uma certa dor e sensibilidade ao morder algo, queria saber se essa dor é comum pelo fato de estar com restauração provisoria e sem o pino, outra coisa é que essa carie q causou o canal invadiu o dente pela lateral bem proximo à gengiva, e aí esta uma parte preta, o dentista disse q a protesista vai desgastar toda a volta e talvez um pouco da gengiva então essa parte vai sair?

    1. Lucas, como o tratamento de canal é recente, é esperado o incômodo, afinal os tecidos ainda estão em cicatrização. Sim, pra fazer o pino e a coroa essa parte escura será desgastada.

      1. Então doutora, com a instalação do pino + a coroa meu dente vai ficar bem fortalecido novamente e não vou ter mais esse desconforto? Obrigado pela resposta.

  70. Boa noite.
    Meu namorado ha um tempo atrás teve inchaço, duas vezes, mas não quis ir ao dentista, ha duas semanas atrás o dente 16 dele quebrou um pedaço (mais ou menos a metade) da parte interna. Fomos ao primeiro dentista que estava em funcionamento depois das 18h e próximo de casa, explicaram que teria que fazer o canal, pino, peça e aumento de coroa. Ele fez uma limpeza e vai fazer o canal, mas eu comecei a pesquisar na internet, e não estou sabendo diferenciar o que é a peça e o que é a coroa, porque está sendo cobrado separadamente, e ainda tem um outro nome que parece de um produto, não consegui identificar mas está em gramas, que também está sendo cobrado. Além disso falaram que ele vai ter que fazer um tratamento na gengiva por conta de uma doença hereditária, tem que fazer o tratamento das caries, e pediu uma radiografia também. Fomos tratados super bem na clinica, porém não tive tanta confiança na questão financeira, porque parecia que o doutor ia lembrando coisas e acrescentando, e inclusive ao chegar em casa e somar o valor total estava errado. Queria saber se é normal essa cobrança destes 4 itens: canal, pino, peça e aumento de coroa (porque tudo está saindo mais de R$ 2000,00) ou se seria melhor fazer o canal que está pago e agendado, mas fazer alguns outros orçamentos.

    1. Nayane, a urgência, no momento, é fazer o canal e, no mínimo, uma restauração provisória / curativo. Com “peça” imagino que seu dentista esteja falando de um bloco, que é uma “coroa parcial”, digamos assim. Ou faz-se o bloco, ou faz-se a coroa, não as duas coisas. Qual a melhor? Depende da quantidade de tecido dentário perdido. Se foi metade da coroa, é quase certa a necessidade de coroa completa. Então seria preciso: canal, pino e aumento de coroa (a cirugia gengival). Mas lembre-se que estou me baseando apenas no seu relato.

  71. Boa tarde!

    Fiz uma visita ao dentista ontem e ele me disse que precisarei fazer o canal no dente 25/esquerdo (está quebrado), disse também que precisarei colocar um pino + coroa. Minha dúvida é, quando for fazer o canal perco parte do dente? Por isso a necessidade da coroa? Qual a finalidade do pino?

    Desde já obrigada!
    Parabéns pelo blog!

    1. Larrubia, o tratamento de canal, em si, não faz você perder parte do dente. A questão é que o dente deve estar quebrado de tal forma que uma restauração direta não é capaz de oferecer a resistência que ele precisa, então é caso pra coroa + pino, mesmo que ainda haja uma parte do dente. Essa parte da coroa vai ser desgastada. O pino serve pra reter a coroa e vai encaixado dentro do canal.

  72. Oi Dra., parabéns por estar nos ajudando por aqui! Estou tão triste com o meu caso… senti uma dor leve no meu dente 25 ao tomar água gelada, fui a 3 dentistas q falaram q aparentemente não era nada, apenas sensibilidade, na quarta dentista ela fez um RX e detectou uma cárie na proximal do 25 e 26, ao abrir no 25 já estava oco por dentro, a parte oclusal foi retirada, ela falou q seria um canal e provavelmente iria ser colocado um pino, e no 26 só atingiu uma parte e tb seria feito um canal, mas ela faria uma restauração normal de resina. Dra, que susto tomei e estou até agora, primeiro pq não sentia nada demais nesses dentes, então ela retirou a cárie e colocou um curativo, mas só vai ter vaga no endo dia 30, senti q meu rosto inchou um pouco, me oriente por favor, o que devo fazer, espero até dia 30? Esse pino q será colocado, pode ser feita a restauração lá mesmo em seguida ou terei q usar prótese? Obrigada.

    1. Simone, se não há dor, dá pra esperar. Quanto à restauração, depende da quantidade de tecido dentário perdido, existem restaurações diretas que são retidas a pino também mas, geralmente, quando há pino, é feita uma coroa completa sobre o pino.

  73. Olá! Doutora, fiz um tratamento de canal no penúltimo dente do lado esquerdo superior, ele estava quebrado e só tinha 40% do dente, na parte interna não tinha mais como restaurar se apoiando pq não tinha mais dente pra encostar, ai o dentista fez a restauração e sobrou um espacinho entre o dente e a gengiva e ele me disse que a gengiva vai crescer e encostar no dente… Será que vai crescer mesmo? Fiz a restauração hoje e já vi que esta entrando comida, o que devo fazer?

    1. Maíra, não sei se consegui “visualizar” bem a situação. Mas, via de regra, não deve haver espaço entre a gengiva e o dente.

  74. Olá doutora, fiz ha três anos um canal no penúltimo dente do lado esquerdo, só que quebrou um pouco a resina, bem pouco mesmo, queria saber se da pra arrumar ou trocar a resina, ele não dói. Desde já agradeço e parabéns pelo blog.

  75. Oi, gostaria muito de sua opinião. Moro nos EUA e fui ao dentista aqui pois meu dente, molar do lado do siso em cima, com obturação normal, feita ha alguns meses atrás, quebrou. Pelo raio x o dentista aqui disse que deve ser feito tratamento de canal. O que me preocupa é que eu pesquisei como funciona aqui nos EUA, e depois do canal eles fazem uma coroa total no dente. Mesmo tendo uma quantidade razoável de dente ainda. É pra previnir quebrar. Mas eu não quero perder um milimetro do dente pra por coroa total se eu não absolutamente preciso. Então, procurei outro dentista e essa disse que depois do canal poderia fazer uma Overlay de porcelana no dente. Tu pensas ser sempre necessário fazer coroa total em molar que teve tratamento de canal, ou uma restauração indireta como Overlay ou Onlay pode ser suficiente? A dentista que disse fazer a Overlay é muito mais cara que o que quer fazer a coroa total, por isso fico pensando… Obrigada!

    1. Gabriela, o tipo de restauração depende diretamente da quantidade de tecido dentário perdido. Não é obrigatório que dentes com tratamento de canal recebam coroas, eles podem ser restaurados com overlays ou até com restauração direta, dependendo do caso.

  76. Olá, terminei um tratamento de canal, no penultimo dente de baixo, um antes do ciso, e a minha destista disse q eu teria q fazer a restauração com porcelana, pois se fizesse a tradicional iria quebrar, só que a de porcelana sai 1.500 reais e eu não tenho esse dinheiro, e meu plano cobre apenas a restauração tradicional, gostaria de saber se de fato é tão frágil fazer pelo metódo tradicional. Obrigado.

    1. Adriano, se for uma restauração muito grande, não dá pra fazer a “tradicional” (direta), mesmo… é preciso fazer um bloco. Mas o bloco (que é uma restauração indireta, uma “peça” feita em laboratório e cimentada no dente) não precisa ser necessariamente de porcelana… pode ser de resina, pode ser de metal… que são materiais mais baratos.

  77. Bom dia!
    Tenho uma duvida. Fiz tratamento do canal há 5 anos e coloquei uma coroa de cerâmica. Agora tenho nova infeção no canal. Tem que ser tratado. A coroa está boa. Será que dá para aproveitar se for removida com cuidado?

    1. Em tese sim, Maria Teresa. Mas o próprio tratamento de canal deve alterar o preparo em que está apoiada a coroa, o que faria ela perder adaptação. Nesse caso, o ideal é fazer uma coroa nova. Enfim… é tentar pra ver. 🙂

  78. Olá doutora, parabéns mais uma vez pelo blog hehe!
    Já estive tirando duvidas com você por aqui, e aqui estou novamente rsrs
    Doutora, fiz o tratamento de canal no segundo molar inferior esquerdo e foi necessario fazer o aumento de coroa e bloco, pq segundo o dentista o dente tinha sofrido grande desgaste para uma restauração simples. Bem, agora após 3 meses estou notando que ficou um espaço entre o dente e o bloco bem encostado na gengiva, sabe um desnivel, percebi quando estou fazendo a limpeza com fio dental que este entra dentro desse espaço, sabe (o bloco mais pra frente do que o dente) e nesse espaço chega a acumular alimentos, enfim, o que esta me deixando preocupada é o q isso pode me causar futuramente, porque mesmo fazendo limpeza constante nesse espaço q ficou receio q possa vir a sentir dores e ter q mexer nesse dente novamente! O que você me recomenda? Devo procurar o mesmo dentista? Ir em outro? É normal acontecer isso ou foi imprudência do dentista que colocou o bloco?
    Abração e fico no aguardo! 😉

    1. Giseli, manter esse degrau pode causar problemas pra você no futuro, sim. Sugiro que você procure o mesmo dentista, o problema pode ser simples de resolver, talvez seja apenas uma sobra de cimento, por exemplo. Talvez um pequeno ajuste / polimento seja suficiente.

  79. Olá, gostei do seu blog e tenho uma duvida rs’

    Recentemente (em abril, pra ser mais precisa – nem é tão recente), eu fiz três canais, dois nos molares inferiores e um no pré-molar na parte superior direita, porém a “massinha” do meu dente caiu e tá um buraco no meu dente, meu dente não dói só que entra comida e eu tenho sempre que ficar escovando pra tirar a comida que fica, gostaria de saber o que posso fazer? Porque agora eu sinto quando a escova passa dentro do buraco que tem no meu dente.

    Obrigada, 🙂

    1. Raquel, depois do tratamento de canal o dente tem que ser restaurado… não dá pra ficar com o curativo por meses. E se fizer mais de 30 dias que a “massinha” caiu, já há indicação de retratamento de canal, porque o interior do dente se contamina com bactérias do meio bucal. Então, procure seu dentista pra reavaliar.

      1. Olá, Dra., Bom-Dia.

        Procurei um outro dentista para verificar meu dente e ele disse que não se faz restauração depois de um canal e sim uma prótese (?), isso é verdade ou não, por que ela disse que vai fazer isso no meu dente e que sempre deve-se fazer isso depois de um tratamento de canal.

        Obrigada!

        1. Na minha opinião não, Raquel. O tipo de restauração depende da quantidade de tecido dentário perdido. No seu caso pode haver indicação de coroa sim, não posso afirmar porque não examinei você, mas não apenas pelo fato do dente ter o canal tratado.

  80. Drª Ana, desde já obrigado. A minha situação é a seguinte: acabei de fazer o tratamento de canal e foi colocado o curativo no local. O Dr° recomendou fazer o bloco, sendo que já fiz contato com as clinicas e me deram um prazo de avaliação e confecção de até 15 dias. Porém estou em um processo seletivo de concurso na qual será reprovado caso o dentes esteja fraturado, cariado ou com restaurações temporárias. A minha dúvida é a seguinte, será que eu posso estar realizando a restauração permanente da forma simples, sem blocos e coroas, apenas para realizar esta etapa e logo que concluir refazer mais de modo com bloco ou coroa? Desde já muito obrigado.

    1. Pode, Maiquel. Mas tenha em mente que a restauração direta, no seu caso, não é a adequada. Se você morder com esse dente algo mais duro, ele pode fraturar por falta de resistência mecânica.

      1. Drª entendo perfeitamente e estarei tomando cuidado redobrado nestas duas semanas. Pois não estaria pronto em tempo suficiente para a realização do exame do concurso dia 19. E não posso chegar lá com restauração provisória pois já estaria reprovado. Desde já agradeço a atenção.

  81. Dra. Parabéns pelo trabalho de ajuda a todos nós.

    Tenho uma dúvida. Fiz canal no dente 46 se não me engano, que ficava ao lado do ciso extraído. Na extração do ciso acabou trincando esse dente muito próximo a gengiva e tive que fazer canal, após um ano e alguns meses o dente trincou uma pequena parte que ficava esse trincado. A parte que estava do lado do dente 45 está tudo ok.

    Como tem canal não foi e está com uma restauração provisória que fiz enquanto tirava raio x. Retornei para o dentista avaliar e ele informou que o mais preciso seria coroa de porcelana, mas que como eu estava sem condições no momento, eu poderia arriscar a fazer a restauração direta que dependendo poderia também durar bastante tempo. O que você acha?

    Será que se eu fizer a direta e depois der problema compromete eu fazer a coroa? Precisava pelo menos um ano até estabizar as contas para poder ter condições de colocar a coroa de porcelana.

    Senão tiver problema eu acharia melhor do que ter que colocar uma coroa de metal.

    Abs,

    Carlos!

    1. Carlos, se há indicação de coroa, fazer a restauração direta é uma má ideia… pois a restauração direta não vai oferecer a resistência mecânica que seu dente precisa, e ele pode fraturar. Sugiro que você faça o pino + coroa de resina, que é bem mais em conta e estética, também. Aí quando você tiver condições, faz a coroa de porcelana sobre o mesmo pino.

  82. Olá doutora. Perdi um dente, meu primeiro molar, ou seja, ele ficava logo na frente e acho feio quando dou um sorriso e aparece esse buraco. Qual seria a melhor opção de tratamento pra mim e em torno de quantos reais custaria? Pois estou sem muitas condições e gostaria de ter uma ideia.

    1. Davi, as opções são: 1. Ponte removível 2. Ponte fixa 3. Implante 4. Fechar o espaço com aparelho. O mais caro é o implante, o mais barato a ponte removível. Procure um dentista pra avaliar, até porque os valores variam muito de caso pra caso.

    1. É, Luise, se o dentista achar necessário o reforço do pino. Mas não é muito comum o uso de pino com blocos, é mais comum com coroas completas.

  83. Olá Dra. O dentista tem que ser especializado em que área pra poder trocar minha restauração e colocar um Bloco Estético?
    E outra dúvida, bloco é melhor que a restauração em resina direta? Obrigado! 😀

    1. Emerson, não precisa ser especialista, pode ser um clínico geral. Mas se você prefere um, sugiro um dentista especialista em dentística. O bloco é mais resistente sim, pois ele é feito com uma resina laboratorial. Mas depende do tamanho da restauração, se for uma restauração não muito grande, pode ser direta, mesmo.

  84. Olá Ana, foi azar meu ou o dentista foi incompetente?

    Próximo a gengiva, meu dente estava com um desgaste no esmalte, coisa pequena, o suficiente para acumular restos de alimento, porém nunca senti incomodo. Como eu estou no fim do tratamento dentario, eu pedi para o dentista dar um jeito nessas falhas para que não piorasse no futuro, prevenção. Ele com aquele motorzinho tirou um pouco do esmalte (sem anestesia) ampliando o desgaste para que a resina fixasse sem problemas, essa foi a alegação do dentista. Após isso ele colocou a resina e pronto, meu dente ficou sensível, a ponto de encostar o dedo onde foi feito o tratamento (pouca coisa antes de chegar a gengiva) e doer. Como eu reclamei, ele refez o procedimento mais duas vezes, mas o problema continuou. Enfim, como a sensibilidade nao passou ele decidiu fazer canal… foi azar meu ou ele foi incompetente?
    Tinha outra opção antes de apelar para o canal? <——– *

    Muito grato pela atenção.

    1. Junior, não dá pra prever que uma coisa dessas vai acontecer. Então, se seu dentista agiu dentro da técnica, foi azar seu. Mas esse tipo de sensibilidade não é tão incomum, porque esse tipo de restauração é bem delicada… a espessura de tecido dentário na região que você descreve (cervical) é bem pequena, então a restauração sempre fica perto do “nervo” do dente. Mas cada organismo é diferente e se comporta de forma distinta, algumas pessoas não têm qualquer incômodo, outras grande sensibilidade, ao ponto de ter que tratar canal.

  85. Olá Dra. Ana. Minha dúvida é referente a questão da restauração e a diferença do uso do bloco ou coroa. Qual é o mais resistente e seguro? Todo dente que recebeu o tratamento de canal deve utilizar a coroa? O dente que recebeu o tratamento de canal pode ser apenas obturado sem o uso de coroa?
    Atenciosamente
    Adriano
    Rio de Janeiro-RJ.

    1. Adriano, nem todo dente com tratamento de canal precisa de coroa. Vai depender da quantidade de tecido dentário perdido. Se a quantidade de tecido dentário perdido for pequena, o dente pode ser restaurado de forma direta, com uma restauração adesiva (resina, por exemplo).

      1. Muito obrigado Dra. Ana, e parabéns por este espaço onde podemos através desta iniciativa esclarecer dúvidas e buscar informações importantes inerentes ao assunto. Um grande abraço e fique com Deus.

  86. Olá,
    Fiz canal no meu dente há uma semana, e após dois dias, o mesmo partiu um pedaço. A dentista disse que iria avaliar se ainda seria possível colocar coroa (farei aumento de coroa). Ela disse que o plano cobre a coroa provisória com pino. Nesse caso, terei que pagar pela coroa definitiva? No contrato do plano diz que cobre coroa provisória com pino e coroa total metálica. Essa coroa total metálica seria a mesma coisa que a coroa metálica definitiva?
    Parabéns pelo site!

    1. Sim Andrea, a coroa total metálica é definitiva. Ela não é estética, mas se for um dente do fundo e você não se importar, o metal é um bom material. O pino é o mesmo pra coroa provisória e pra definitiva.

  87. Fiz canal em novembro e só depois descobri que os 500 reais não cobriam a restauração. Procurei um local mais barato, junto ao Sesc, e lá o dentista disse que a estrutura não dava mais pra restaurar, teria que fazer colocação de bloco, o que eles não faziam. Com isso, estou até hoje sem fazer e nas clínicas que ligo não me passam valores, dizem que apenas após avaliação. Mas como continuo sem dinheiro pra fazer, não me comprometo a fazer uma avaliação e depois não poder pagar. Sei do risco, estou com medo, por que em volta tem ficado escuro… O que posso fazer?

    1. Beatriz, a avaliação não compromete você com o tratamento. Se você não quiser / puder, não precisa fazer o tratamento proposto. Mas realmente, é preciso restaurar esse dente, pois ele sem o bloco está frágil e pode até fraturar caso você morda alguma coisa mais dura. E só quem pode resolver isso é um dentista… então, compreendo a questão financeira, mas recomendo que você procure um dentista pra avaliar e tratar o quanto antes.

  88. Dra., Bom dia, eu fiz um tratamento de canal ha dois dias atrás no dente da frente, o Dr. colocou o curativo, posso retirar o curativo e restaurar no terceiro dia, ou quanto tempo no mínimo posso ficar com o curativo? Pois não irei colocar o bloco no momento, será que posso colocar no futuro? E a outra duvida, e com respeito ao aparelho, este meu dente da frente feito o canal vai atrapalhar, posso colocar o aparelho tendo o canal?
    Muito obrigado e parabéns pelo Blog.

    1. Danilo, a restauração pode ser feita até no mesmo dia da conclusão do tratamento de canal. Porém se há indicação de bloco, é arriscado restaurar de forma direta, a resistência mecânica da resina direta é bem menor que a do bloco… seu dente pode ficar frágil. Sim, em princípio, se o endodontista (ou o dentista que fez o tratamento de canal) não tiver objeção, seu dente pode ser movimentado com aparelho normalmente.

  89. Fiz tratamento de canal ha cinco anos atras, no final do tratamento o doutor que tratei fez restauração com resina fotopolimerizavel, então depois de seis meses percebi uma trinca pequena no dente tratado, fui no doutor que fez o canal e corrigiu, consertou, só que depois de mais seis meses o dente veio a fraturar, o perdi, teve que ser extraido, a pergunta: fratura no dente feito canal qual pode ser o motivo de isso acontecer? Obrigado, aguardo a resposta.

    1. Eder, dentes com tratamento de canal muitas vezes perdem muita estrutura, tanto pela abertura pra canal quanto pela presença de cárie. Nesses casos a indicação é de restauração adesiva, como o seu dentista fez, mas mesmo assim às vezes o dente não resiste às forças mastigatórias. Se ocorre uma fratura e essa fratura compromete a raiz do dente, infelizmente é caso de extração, mesmo.

  90. Fui ao dentista e ele fez o canal e colocou o curativo, n voltei e meu dente quebrou uma parte, o que fazer, meu dente ainda n está com a coroa e pino ? Estou apavorado.

    1. Felipe, CALMA. Procure seu dentista. Se a fratura não atingiu a raiz do seu dente, ok, basta fazer o pino e a coroa como planejado anteriormente. Se a fratura chegou na raiz, aí pode ser caso de extração. Mas pelo seu relato não me parece que isso tenha acontecido. Apenas não demore pra procurar seu dentista, pois seu dente está frágil e pode fraturar mais ainda (e aí não ter mais tratamento).

  91. Oi doutara, fiz um canal ha 11 dias, o meu dentista me disse que tem que esperar um mes para restaurar, isso e certo, me disseram que tem que restaurar rapido.

    1. Tamires, o ideal é restaurar assim que possível. Se seu dentista sugeriu aguardar, é porque ele desconfia que você possa ter dor. Evite mastigar com esse dente por enquanto, pois apenas com o curativo ele está frágil.

  92. Boa Tarde!
    Parabéns pelo site, minha dúvida é a seguinte, quanto tempo depois de feito o tratamento de canal eu posso ficar com a restauração provisória?

    1. Marcio, o quanto antes você fizer a restauração adequada, melhor, pois apenas com o curativo seu dente fica frágil, sem a resistência mecânica necessária. Mas, dependendo do material do curativo, por até 6 meses.

  93. Primeiramente, parabéns pelo site, muito interativo e informativo, bom, gostaria de uma opinião, fiz um bloco e ontem comendo o mesmo quebrou ao meio, metade ficou grudada e a outra metade caiu, isso é normal de acontecer? Estou impressionada com a fragilidade e desesperada de ter que fazer outro, hoje voltarei ao dentista, será que ele cobrará para fazer ou o protético dá alguma garantia para o trabalho?
    Ele, dentista, me disse que poderia comer tudo!
    Desde já, obrigada pela ajuda!

    1. Não é comum que isso aconteça, Patricia. Mas tendo acontecido, agora é preciso fazer outro. Converse com seu dentista, dependendo do que tenha acontecido e do tempo decorrido da cimentação desse bloco, é possível que o protético apenas refaça, sem custo. É questão de conversar.

  94. Olá, tudo bem?
    Eu fiz dois canais, um no 24 e outro no 36, nos dois a dentista deixou uma massa branca, não parecia bem uma resina da cor do dente, ela disse que outro dentista que irá dar continuidade, irá fazer os blocos, como é isso? Eu senti que ela limpou o 24 depois, mas quando passo língua nele, parece estar afiado, não entendi. E tenho também os cisos, por enquanto não me incomodam… mas tenho que arrancar mesmo assim?

    1. Natielle, sua dentista fez curativos, ou seja, fechou seus dentes provisoriamente. Agora é necessário fazer as restaurações adequadas. “Blocos” são restaurações indiretas, que são mais resistentes. O dentista preparar (desgastar, dar forma) a esses dentes, moldar e mandar fazer “pecinhas” que senão coladas nesses dentes, devolvendo a estética e a função deles. Você sente o 24 “afiado” porque deve haver alguma pontinha nele mesmo, mas isso será removido quando o dente for preparado para colocar o bloco. Se os seus sisos não incomodam, talvez nem precisem ser extraídos… não é todo dente do sisos que precisa ser extraído, cada caso é um caso e deve ser avaliado individualmente.

  95. Boa tarde Dra. Fiz um tratamento de canal ha um ano atras e não retornei para a colocação de um bloco, e ontem a noite meu dente se quebrou na parte da coroa e hoje ele caiu, fui ao dentista e ele me disse que seria preciso extrai-lo, porem voltei pra casa e quando fui almoçar o dente se soltou, isso é normal de acontecer?
    Agora terei de voltar para extrair o que sobrou do dente, certo?
    Mas minha duvida é sobre o canal ja feito, isso implicará em alguma coisa?
    Estou péssima pois nunca perdi um dente na vida que não fosse de leite, me sinto muito mal nesse momento, principalmente porque não quero usar um rote pois eles tem uns grampos que não me agradam, meu dentista me disse que o aparelho pode resolver e como preciso usa-lo para corrigir os dentes acho que seria uma boa…

    1. Laís, certamente não é normal… mas dada a situação, acontece. Com ou sem tratamento de canal, se a raiz não é mais viável pra receber pino e coroa, o dente terá que ser extraído (coroa e raiz). Fechar o espaço com aparelho é uma opção, se seu dentista julga possível. Converse com ele.

  96. Doutora, fiz um tratamento de canal há uns 5 anos atrás.
    A cada um ano e meio a restauração descolava e a minha dentista restaurava novamente.
    Atualmente a massa está descolando novamente e a minha gengiva criou uma bolinha branca inchada. Pesquisando na internet, vi que essa bolinha pode ser pus da raiz do canal, pode ser isso?
    Também senti dores no maxilar ao abrir e fechar a boca ou fazer força para mastigar algo, pode ter alguma coisa a ver com o canal? Mesmo que a dor não seja no dente?

    Parabéns pelo seu trabalho, adorei seu blog!

    1. Jéssica, sim, parece que você tem uma fístula, o que revela uma infecção. Essa infecção pode ser na gengiva ao no canal de algum dente, provavelmente esse dente. Dependendo de que dente é esse, a dor que você sente ao abrir / fechar a boca e mastigar pode ter a ver com isso, sim. Procure sua dentista pra avaliar.

      Adorei seu blog também. 🙂

  97. Boa tarde doutora. Parabens pelo blog.
    A minha duvida é o seguinte: fiz ontem um tratamento canal e gostaria de saber se tem problema de fazer exercicio fisico hoje. Correr na esteira por exemplo.
    Obrigada.

    1. Arlete, em princípio, se você estiver se sentindo bem, pode. Apenas tenha em mente que exercícios físicos aumentam o fluxo sanguíneo, e os tecidos em volta do seu dente ainda estão em processo de cura, então há um pequeno processo inflamatório ainda acontecendo. O aumento do fluxo sanguíneo pode exacerbar os sintomas inflamatórios, trazendo um pouco de dor e até inchaço. Mas eu estou sendo pessimista, em princípio, isso tudo não deve acontecer. 🙂

    1. Pode ser um dentista clínico geral, Patrick. Se você prefere um especialista, procure um dentista especialista em prótese ou dentística.

  98. Olá, dra. Ana
    É necessário que antes de qualquer tratamento de canal seja tirado o raio-x? Fui ao dentista já com a extração em mente, pois o terceiro molar inferior já estava muito danificado e eu já não tinha mais esperança que desse para salvá-lo. Porém, a dentista me disse que ainda dava pra fazer canal, então comecei o tratamento. Ela limpou a polpa e matou o nervo. Mas o que achei estranho foi ela não ter tirado o raio-x. Talvez por falta do equipamento, não sei. Tenho um pouco de medo do profissional ser negligente quanto aos procedimentos e cuidados, pois dizem que devemos pegar indicação de outras pessoas, e isso eu não fiz.
    Agradeço desde já. Parabéns pelo trabalho!

    1. Viviane, o ideal é começar com uma radiografia, mas dá pra fazer pelo menos os procedimentos iniciais do canal (abertura saneamento, etc.) sem radiografia.

  99. Ana, aos 15 anos precisei fazer um canal e meu dentista me orientou que o procedimento deveria ser feito, mas quando tivesse uns 17 anos (minha idade atual) precisaria refazer o canal, pois a raiz do meu dente ainda não tinha terminado de crescer. Achei estranho, mas não hesitei e até então não estou tendo problemas com esse canal, a não ser um pedacinho do dente que quebrou e ficou um pequeno furinho do lado, seria isso infiltração? Quando fui em uma outra dentista pra fazer uma limpeza pedi a ela pra dar uma olhada e consequentemente tirou um raio-x e não entendeu bem o que o outro dentista tinha feito, ao que me parece ele colocou pinos. Em meio a essa situação estou com medo de perder esse dente, principalmente por razões estéticas já que ele é um dos primeiros. O que você me recomenda? Existe isso mesmo da raiz crescer mesmo após o canal? Devo consultar outro dentista? Desde já agradeço e parabéns pelo seu belo trabalho.

    1. Maria Eduarda, o “furinho” pode ser cárie ou infiltração, depende. Parece que você tratou o canal de um dente que ainda não tinha a raiz completamente formada, nem sempre é necessário um novo tratamento, é preciso reavaliar pra ver como está. Quanto ao “pino”, é possível que tenha sido usado pra se obter uma restauração mais resistente. Enfim… não vejo razão alguma pra você perder seu dente, em princípio não vejo nada de errado. Converse com a sua dentista, se ela achar necessária a avalição de um dentista especialista em canal (endodontia), ela mesma pode indicar um colega pra isso.

  100. Tem mais ou menos 2 anos que fiz um canal, e agora eu vou fazer um bloco. Só que tive que bater um raio x do dente tratado, e fiquei sabendo que estava com uma lesão. Gostaria de saber como é que vai ser o procedimento, pra retirada dessa lesão?!

    1. Tay, ou o canal é retratado ou a lesão é removida diretamente pela gengiva, através de uma cirurgia chamada “apicectomia”, que consiste em remover a pontinha da raiz do dente. Depende do caso.

  101. OLÁ! BOA TARDE. TERMINEI UM CANAL HA QUATRO MESES, COLOQUEI UM CURATIVO SÓ QUE HOJE CAIU E MEU DENTISTA NÃO ESTA NA CIDADE. O DENTE ESTA SEM CURATIVO, ELE PODERÁ INFLAMAR, QUAIS OS PROBLEMAS QUE PODEM CAUSAR. OBRIGADA!

    1. Vilma, se o canal está tratado, não há perigo do dente inflamar, mas é importante que você faça logo a restauração porque sem curativo o tratamento de canal fica exposto, e se demorar muito pode ser necessário, até, retratar o canal. Ainda, seu dente se encontra frágil, pode quebrar. Evite mastigar com ele. Se o seu dentista não puder atendê-la, procure outro.

  102. Bom dia. Dra. Ana!

    Primeiramente parabéns pelo seu web site!
    Então, fiz um canal ha uns 7 anos atrás, no qual primeiramente utilizei peça de metal, mas o mesmo quebrou (isso depois de 3 anos), depois coloquei uma peça de porcelana e a dentista colocou um pino para reforçar o meu dente. E hoje essa peça quebrou um pedaço, no qual está entrando qualquer líquido que bebo. Minha dentista só poderá me atender daqui a duas semanas, pois a sua agenda está lotada. Ela me informou que não tem problema ficar aberto onde quebrou a peça, porque onde está o canal e com o pino é tampado, no qual não deixa entrar água e evita infecção.

    A minha dúvida é, isso procede? A outra dúvida é, como é um dente antes do ciso (que já arraquei) a senhora me orienta a arrancar ele? Ele só dificultaria sem por conta da mordida né?

    Obrigada pela atenção!

    Aguardo uma resposta!

    Att,

    Naiara Nascimento.

    1. Naiara, sim, procede. O pino está vedando a entrada do canal, então ele impede a contaminação do tratamento de canal com bactérias do meio bucal. Claro que não é uma situação ideal, mas se você higienizar bem o local, dá pra aguardar. Não vejo razão ou benefício, em princípio, pra extrair essa sente… até porque, sem ele, você precisaria de outro tipo de prótese.

  103. Ola doutora! Minha pergunta é bem simples!
    Fiz meu tratamento de canal hoje e ja terminei. Estou com a massinha provisoria para fazer a restauração. A dentista que vai fazer a restauração vai tirar essa massinha ou fazer por cima dela?

    1. Depende do material da restauração provisória, Luiza. Mas sendo pós-tratamento de canal, a dentista deve remover toda.

  104. Doutora, tenho um canal tratado há 24 anos de um incisivo lateral superior, só agora descobri que ele tem uma lesão periapical. Não tem como eu retratar o canal pelas vias convencionais, pois já há um retentor com prótese nele. Não sinto dor alguma e nunca apareceu fístula. É preciso ainda assim, após tantos anos, retratar o canal? Posso ir acompanhando anualmente?

    1. Carla, até dá pra retratar, mas depois de tantos anos, e considerando que você tem pino e coroa nele, acho que o melhor seria fazer uma apicectomia, que é remover a lesão periapical cirurgicamente. Converse com o seu dentista.

  105. Parabéns pelo site, difícil achar um profissional que realmente responda a todos os seus visitantes hehe, ótimo artigo!
    Abraços.

  106. Boa tarde dra.
    Fiz canal e ja terminei. Agora to com duvida entre bloco ou coroa pq o dentista disse que da pra fazer os dois. Quanto à estetica estou tendenciando para coroa, mas a real duvida é todo dente de canal amarela com o tempo?

    1. Não Luana, nem todo dente com tratamento de canal muda de cor com o tempo, isso geralmente nem acontece. Se der pra fazer bloco, se seu dentista achar seguro, o bloco é menos invasivo e mais em conta, também.

  107. Olá dentista Ana, uma perguntinha simples.. fazendo o canal é necessario obrigatoriamente colocar a coroa de zircônio ou porcelana em cima?????

    1. Paula, dependendo do caso pode ser obrigatório colocar uma coroa, mas não necessariamente de porcelana ou zircônia… existem outros materiais mais baratos.

  108. Olá Dra. tudo bem ? Minha duvida é em relação ao canal, realizei o mesmo ontem, não estou com dor, a tanto sinto um leve desconforto, pois o dente que passou por esse procedimento esta localizado na parte superior da boca, por conseguinte quando este dente encosta no dente de baixo o desconforto e bem maior, isso e normal ? Outra duvida seria em relação a restauração, segundo o dentista, ele fez o canal e a restauração provisória, queria saber quanto tempo posso deixar assim, e quais são os riscos. Desde ja agradeço e parabenizo pelo site !

    1. Isabella, não é incomum que o dente com canal tratado fique um pouco sensível ao toque por uns dias. Pode ser, também, que a restauração provisoria esteja um pouco “alta”, o que explicaria esse desconforto. Sugiro que você faça a restauração definitva assim que possível, pois apenas com o curativo seu dente fica frágil, se você morder alguma coisa mais dura, por exemplo, ele pode até quebrar… e aí tudo se complica.

  109. Olá Dra, fiz um canal em 2013 com sucesso, a restauração quebrou mas continuei sem dor, aliás ele nunca doeu até agora, estou sentindo uma dor estranha, não é aquela dor de dente de quando temos uma cárie, é uma dor como se eu tivesse levado um murro, e o dente ficado mole doendo… Não sei explicar mas é uma dor anormal, que dói quando o dente encosta no debaixo ou quando mastigo, agora o mais estranho, senti essa dor há uns dois meses, ela passou sozinha e ontem voltou. O que seria isso?

    1. G., provavelmente o problema nem é no canal, mas no periodonto, ou seja, nos tecidos em volta do dente (osso e gengiva). Você precisa procurar um dentista pra verificar se esse dente ainda é viável, porque depois de tanto tempo, talvez já seja caso de extração.

  110. Olá Dra., tenho 17 anos e ha cerca de mais ou menos 1 mês e meio terminei o canal em um dos dentes superiores (nao sei informar qual ;-)), e hoje ia colocar aparelho, porem o dentista disse que antes deveria colocar uma restauração permanente (ainda estou com a provisória), pois o dente estava “destruído” , eu queria saber se isso é realmente necessário.

    1. Gabriela, é sim. É importante que seu dente seja restaurado de forma adequada o mais rápido possível, pois a restauração provisória não oferece a resistência necessária, o que pode levar a uma fratura dentária, por exemplo.

  111. Dra., fiz um tratamento de canal esse mês, na terça dia 19 fiz a ultima sessão… Na quinta fiz uma restauração, mas a dentista me disse q eu tinha que colocar uma restauração com pino, pq só tava a capa do dente. Como é isso?? Vou poder mastigar normalmente?? Desde já obrigada!!

    1. Kleyva, ele quis dizer que, pra reforçar a restauração, é preciso encaixar um pino (geralmente de fibra de vidro ou carbono) no canal tratado e aí restaurar o dente normalmente. Isso garante que o seu dente tenha a resistência necessária pra você poder mastigar normalmente.

  112. Olá, Drª! Tudo bem?

    Gostaria que tirasse uma dúvida. Fiz recentemente um canal que não necessitou de bloco; paguei por ele $380. Agora, fiz outro canal, este necessitou de bloco. Pelo canal, paguei $380 à vista. E pelo bloco, pagarei mais $350. Esta cobrança é legal? Lembrando que quando pedi o orçamento do procedimento, o dentista falou apenas em $380.
    Os canais também foram feitos por profissionais diferentes.

    1. Pauline, sim. Cada procedimento tem um custo / honorário diferente. O dentista não pode pagar a confecção do bloco do próprio bolso, o que é realizado pelo laboratório de prótese.

  113. Oi doutora,
    Eu fiz um retratamento, e por alguns problemas, só depois de 6 meses vou começar a fazer a prótese. Tô com medo de ter tido contaminação do canal, pq ficou só com o preparo para núcleo durante esse tempo. Corre o risco de ter de retratar o canal novamente? Obrigada.

    1. Luna, mas há um curativo fechando o dente e protegendo o tratamento de canal do meio bucal? Se há, tudo bem. Se não há, depois de 30 dias já pode estar indicado o retratamento de canal.

  114. Olá Doutora!

    Primeiramente agradeço pelo espaço, se cada um doasse um pouco do conhecimento que tem em prol dos outros… com certeza muitas coisas seriam diferentes. Bom, gostaria de uma orientação: Preciso fazer canal, e posteriormente bloco… o dentista que irá fazer este ultimo procedimento me enumerou etapas que serão feitas a cada semana e que são: 1) Ceromero; 2) Ceramica e 3) Emax (não sei o que significam), mas são procedimentos bem caros, dando em torno de R$ 3000,00. Isso confere, esses são normalmente os valores cobrados?
    Obrigada. Grande Abs

    1. Sheila, pode chegar a esse valor, sim… pode passar de valor, também. Varia muito de dentista pra dentista, se ele é especialista, considerando, também, que esse tipo de procedimento exige trabalho de laboratório de prótese, e cada laboratório tem seus próprios custos. Os termos que ele usou se referem aos materiais utilizados, cerômero é uma resina, e e.max é um sistema cerâmico.

  115. Dra., eu ja fiz três tratamentos de canal ha uns meses, acho que oito ou nove sessões por ai, e por problemas financeiros não voltei pra fazer os blocos, ainda tem como voltar e fazer os blocos?

  116. Fui ao dentista fazer uma restauração entre dentes, precisamente o dente 36, e o dentista constatou que precisaria fazer um canal, voltarei no próximo sábado. Bom, nunca quis fazer esse tipo de tratamento, preferia extrair. Chegando em casa, fui pesquisar na internet e encontrei este espaço. O meu comentário é apenas para agradecer pelo blog, sanou muitas dúvidas. Só fico triste pelo tratamento que terei que fazer, pois não é nada agradável.

    1. Obrigada, Evanilde. É muito bom quando alguém vem só agradecer pelo blog ter sido útil, sinal de que vale a pena continuar trabalhando. E não fique triste, basta tratar o canal e restaurar o dente, a partir daí, vida normal. Abraço! 🙂

  117. Fiz um tratamento de canal, rapido e sem dor. Porém na minha segunda visita ao dentista, foi removida aquela massinha, acho que um curativo, foi fechado o canal e em seguida recolocada a massinha. Cerca de 3 hs depois (agora) a massinha afundou e quebrou um pouco na parte de trás. Hoje é Terça-Feira e a restauração será feita apenas na Sexta-Feira, devo me preocupar? Quais cuidados devo tomar para evitar que prejudique o tratamento e eu não sinta dores? Nem água gelada nem café estão incomodando, mas vi que a exposição do canal pode levar ao retratamento, situação que não desejo. Agradeço desde já! Seu trabalho está de parabéns.

    1. Kelvin, não, não precisa se preocupar. Apenas evite mastigar sobre esse dente até sexta-feira, já que, dessa forma, ele se encontra frágil.

  118. Olaa… fiz um tratamento de canal, para finalizar foi usado um bloco, depois de uns 2 ou 3 meses quebrou um pedaço do dente (lateral). Gostaria de saber se tem alguma garantia, se restaura ou perco o bloco?

    1. Deivison, o que quebrou foi o dente mesmo ou o bloco? Se foi o dente, não deve haver como manter o bloco, seria necessário um novo bloco ou, provavelmente, já uma coroa. Se foi o bloco, converse com o seu dentista… até uns 3 meses da confecção de uma restauração, dependendo do que causou a quebra, pode haver “garantia”, sim.

  119. Bom dia!

    Fiz um canal e estou no processo de restauração, a dentista falou que como ainda tenho uma parede fininha do dente seria bom fazer essa restauração com onlay, fiquei na dúvida se não seria melhor (ou mais resistente) fazer logo uma coroa. Você poderia me esclarecer essa dúvida?
    Grata pela atenção,
    Francisca

    1. Francisca, se sua dentista julga que há tecido dentário suficiente, a onlay deve resolver, sim. Mas pergunte isso pra ela, se for uma situação limite, talvez seja melhor fazer a coroa, mesmo.

  120. Oi doutora, coloquei a massinha da cor do dente e ele continua doendo, mas como você mesmo falou deve ser por causa da inflamação que teve, o remédio fazia a dor parar (uma coisa que era ótima na hora de dormir), mas gostaria de saber se essa dor vai ficar por mais um tempo e se caso ficar tenho que voltar ao dentista ?

  121. Olá, parabéns pelo site, esclarecedor.
    Porêm, gostaria de expôr algo que aconteceu comigo e achei um pouco estranho. Fui ao dentista com “bastante” dor de dente, após ser examinado tive que dar inicio ao tratamento de canal… snif. Enfim, o doutor disse que devido as condições do meu dente era melhor deixá-lo aberto para não doer, e foi isso, estou com ele aberto protegido apenas por algodão, só irá ser tampado na segunda sessão do tratamento. Isso realmente foi uma decisão coerente/correta? Confesso que não estou sentindo dor alguma, apenas um mau odor. ;-(

    Obrigado pela atenção.

    1. Junior, essa é uma conduta relativamente comum. Seu dentista deve ter notado que estava saindo secreção do seu dente e, se fechasse, poderia ser criada uma “pressão interna”, o que causaria bastante dor. Há controvérsias sobre esse tipo de conduta, tem dentista que “torce o nariz” só em cogitar a ideia de deixar um dente aberto. Mas, pra ser sincera, dependendo da situação, eu faria o mesmo. O importante é que, assim que possível, você prossiga e conclua o tratamento.

      1. Oi doutora, obrigado pela resposta rápida, valeu mesmo. Estou aliviado.
        Olha como sou esperto, esqueci de perguntar pro dentista se posso trocar eu mesmo o algodão. Acho que sim porque o odor é horrível e o algodão está se desfazendo.

        Então, devo trocar o algodão?
        Obrigadão. tchau.

          1. Oi doutora, como estou fazendo tratamento, eu resolvi ler sobre o assunto e descobri que além de amálgama, cerâmica e etc, há também restauração em ouro e, que por sua vez é muito mais durável, resistente e não solta metais pesados no organismo. Me interessei porque acredito que o dente demore mais para “estragar”. Fiquei interessado em usar nos dentes do fundo (nao lembro o nome deles, sorry) pois são os que eu mais uso e não quero perdê-los. O que você me aconselha?

            Muito obrigado pela atenção.
            Junior

          2. Sim Junior, existem onlays (restaurações indiretas) em ouro odontológico, embora não seja um material muito utilizado atualmente. Funcionalmente é uma boa opção, esteticamente nem tanto. Uma onlay em cerâmica é uma opção mais moderna, muito durável, e mais estética. Converse com o seu dentista, é questão de verificar junto ao laboratório de prótese se há disponibilidade desse material e se ele se aplica ao seu caso em específico.

  122. Olá doutora, tudo bem ? Fiz um tratamento de canal ha 1 mês e ainda estou com a massinha provisória, porém ela está furada por algum motivo que eu não sei, a questão é que o dente esta doendo desde o dia que eu tratei o canal, falei com o dentista e ele falou que o motivo da dor é porque o dente quer cicatrizar, mas como a massinha é provisória ela meio que não deixa. Vou fazer a restauração agora essa semana, mas e gostaria de saber se ha algum problema em a massinha estar furada e se há algum perigo do dente estar doendo por causa do buraco ou é pelo motivo que o doutor falou? E queria saber se quando eu fizer a restauração ele vai continuar doendo ?
    OBs: estou tomando amoxilina desde o dia do tratamento para não haver inflamação.

    1. Nataly, não acho que a dor seja por causa do “buraco”, mas – considerando que está tudo ok com o tratamento em si – pelo processo inflamatório que ainda nao se resolveu. Dessa forma, restaurar o dente não deve eliminar a dor, a não ser que o curativo esteja “alto”, o que seria um motivo para o dente doer. Você está tomando antibiótico há 1 mês? PARE. Antibióticos têm um protocolo muito rígido de uso, tomá-los de forma contínua pode trazer muitos problemas. Inflamação e infecção são coisas diferentes, toda cicatrização envolve inflamação, é normal. E não me parece que você tenha uma infecção… então pra quê antibiótico?

  123. Ola dra. fiz um canal hoje (23/04) e a dentista colocou aquela massinha no meu dente, pois preciso colocar o bloco, e irei colocar o mais rapido possivel, porem estou com medo de, por conta da agenda do dentista, isso demorar 1 mes ou mais. Tem possibilidade de essa massinha sair? Ou meu dente quebrar? O que faço pra evitar isso até o dia que colocarei bloco? Obrigada.

    1. Essas possibilidade existem, Ana. Se o curativo cair, é necessário procurar o dentista pra fazer outro. E evite mastigar com esse dente até a colocação do bloco, pois sem a restauração adequada ele está frágil e realmente mais propenso a fraturas.

  124. Ola Ana, boa tarde, obrigado por esclarecer minhas duvidas, deixa eu perguntar de novo, ja faz quase uma semana, e ainda continua doendo, e o dentista tinha me indicado quando sai os remedios (Amoxilina 500 mg), (Nimesulida 100 mg), e (Paracetamol 750 mg), e quando foi retirar esse dente ficou um pedaço pq tava doendo dms, e ai ficou aberto bem onde fica o nervo inflamado, e ai tento comer do lado q n ta inflamado e acaba indo um pedaço de comida nesse nervo inflamado, e acaba doendo demais, sera que o dentista tem algo pra tampar esse buraco, porque se toda vez que eu comer for comida la, acho que nunca vai parar de inflamar, o que devo fazer, Ana?

    1. Michael, existe um curativo intra-alveolar que pode ajudar a proteger o “buraco” em cicatrização, é uma espécie de “massinha” que se coloca no local e diminui a dor porque protege as terminações nervosas. É muito usado no caso de alveolite seca (pela não-presença do coágulo na cicatrização). Converse com a sua dentista sobre a possibilidade / necessidade de usar esse tipo de curativo.

  125. Ola, td bem? Fui ao dentista e tive q extrair o dente, ai na hora tava sentindo muito dor e o dentista aplicou varias vezes anestesia, e n adiantou nada e a dor continuou, ai ele disse que como esta inflamado o nervo, anestesia n pegava e por isso sentia dor, e ele disse q estava quase terminando de extrair o dente, mas como a dor estava impossivel e a anestesia n estava adiantando, ele disse melhor eu desinflamar o nervo pra tentar de novo… E verdade q quando o nervo ta inflamado a anestesia n pega e sente dor mesmo assim?
    E quanto tempo leva pro nervo desinflamar?

    Obrigado pela atenção desde ja!

    1. É verdade sim, Michael. Quando a gengiva e o “nervo” do dente estão inflamados, o pH (acidez) deles se altera, e isso faz com que a anestesia não “pegue” direito. Por isso é preciso procurar o dentista antes do dente ficar inflamado. O tempo pra desinflamar depende da medicação e da reação do seu organismo ao tratamento. 1 semana, 2 semanas…

  126. Boa tarde.

    Dra. Fiz a primeira etapa do tratamento de canal e não senti dor, na segunda etapa depois que passou o efeito da anestesia senti muita dor, está doendo até agora, só para de doer quando tomo analgésico, isso é normal? A dentista marcou outra consulta para finalizar o tratamento.

    1. Vanessa, enquanto o tratamento não for concuído, pode doer assim, sim. E depois de consluído ainda pode haver sensibilidade por alguns dias, até que o processo inflamatório se resolva.

  127. Ola dra. Ana, fiz um tratamento de canal a laser, o dentista falou q tinha q colocar uma peça, a massinha do dente soltou tem 3 meses, msm pelo tempo o dente aberto ainda tem como colocar essa peça?

    1. Deny, tem. Mas é preciso se o tratamento de canal ficou exposto esse tempo todo, há indicação de retratamento, porque o canal se recontamina. Entre em contato com o seu dentista.

    2. Ok dra., e o valor dessa peça varia de acordo com o dente? Queria saber em media quanto ficaria essa peça no dente segundo pre-molar, o dentista q fez meu canal falou q eu teria q procurar outro dentista q trabalhava nessa area, pois ele se trata so de canal!!! (especialista).
      Achei muito caro o tratamento de canal, estou com medo dessa peça ser muito cara e eu nao ter condiçoes de arrumar e acontecer de perder o dente…

      1. É preciso que um dentista que trabalhe com restauração / prótese avalie a situação. Sim, o valor pode variar com o tamanho e material da peça, principalmente. Não existe “em média” nesses casos, porque as variáveis são muitas…

  128. Olá Dra. Ana !
    Fiz um canal no dente 36 e vou precisar colocar um bloco. Desejo saber se mesmo tendo que colocar o bloco, preciso fazer a restauração após o canal?
    Desde já, agradeço!

    1. Elitana, o bloco É a restauração após o canal. Só que em vez de ser uma restauração direta (que o próprio dentista faz), é indireta, ou seja, o dentista manda fazer a peça e cimenta no seu dente.

  129. Doutora, iniciei um canal recentemente e durante o tratamento senti muita dor em apenas um dos canais, não conseguia nem mastigar, foi colocado remédio e o mesmo continuou a doer. Agora finalizado o procedimento estou sentindo uma dor horrível no dente. O que pode ter acontecido? O canal do dente pode estar infeccionado? Qual medicamento posso tomar para aliviar a dor?

    1. Jéssica, pode ser infecção, mas podem ser apenas sintomas inflamatórios. Pode ser um abscesso… depende do caso. Converse com o seu dentista e relate os sintomas, ele vai prescrever a medicação necessária.

  130. Olá! Tenho uma pergunta: meu dente quebrou e a dentista colocou um curativo até o dia de fazer a restauração (que seria hoje), mas precisei desmarcar porque estou passando mal. Estou com febre, isso pode ser por conta do dente?

  131. Oi doutora, fiz 3 canais faz uns 4 anos e algumas vezes quando passo fio dental ele sangra, e a vezes tem mau cheiro, e hoje um deles acabou quebrando um pedaço, o que preciso fazer?

    1. Bruno, procure um dentista pra avaliar assim que possível. Sangramento gengival é sinal de gengivite, e isso, associado ao mau cheio, revela algum local em que está havendo retenção de resíduos alimentares. Além disso, se já houve uma fratura, é preciso restaurar de alguma forma (restauração direta, bloco ou coroa).

  132. Oi doutora, gostaria de saber se e possivel restaurar um dente quebrado so com canal ou teria outro modo, pq fiz um curativo ha quase 7 meses, mas por estar gravida nao teria como, pq teria q fazer raio x e eu nao poderia, agora meu dente esta doendo muito (principalmente a noite), pq? E nao fiz canal, e estou sangrando ao escovar o dente, e normal ou e falta de tratamento? Aguardo resposta, obrigada.

    1. Thais, tratamento de canal é uma coisa, restauração é outra… são procedimentos diferentes. O tratamento de canal nesse seu dente ainda não foi concluído, e se você está grávida, realmente é um problema. A dor é pior à noite por causa da inflamação, pois à noite nos deitamos, o que aumenta o fluxo sanguíneo na cabeça e, em consequência, os sintomas inflamatórios ficam piores. De qualquer forma, é possível, pelo menos, trocar esse curativo e medicar você. Procure um dentista pra avaliar.

  133. Ola doutora.

    Fiz um canal dia 11/03 e no dia 18/03, ainda vou tirar o molde para fazer o bloco… é preciso esse tempo todo mesmo?
    Estou sentindo incomodo, nao dor, mas incomodo…
    É normal?

    1. Paula, não é preciso esperar, necessariamente. Um pequeno incômodo é comum, dada a situação. Essa espera – que nem é tanta – certamente é mais por uma questão de agenda.

  134. Olá Dra. Muito legal seu artigo e mesmo que não responda este, ja fico feliz por ter encontrado seu site.
    Fiz um canal hoje 09/03 no dente 46 e o meu dentista me disse que terei de fazer um núcleo para depois fazer o bloco. Porém, pessoas da minha familia que ja fizeram tratamentos de canal, já fizeram o bloco em seguida e gostaria de saber: qual é a real necessidade do núcleo? O bloco não seria suficiente? Já que o meu dente não está quebrado e ainda tem muita massa dentária?

    1. Eu SEMPRE respondo, Junior. 😉

      O núcleo oferece mais resistência ao conjunto dente / restauração. Em alguns casos realmente não é necessário mas, no seu caso, deve ser… se não seu dentista não teria proposto isso. Mesmo que ele esteja “exagerando” e seu caso seja limítrofe entre precisar de núcleo ou não, fazê-lo é mais prudente, por via das dúvidas.

  135. Olá Dra., fiz um aumento de coroa na segunda feira 02/03/2015 e estou sentindo uma certa dor, latejamento próximo ao dente que eu fiz, isso é normal?

    1. Patricia, é sim. Provavelmente é apenas a dor pós-operatória, esperada. Converse com o seu dentista, você pode tomar um analgésico pra passar por esse fase com mais conforto.

  136. Olá Drª Ana, tenho os dois dentes da frente curtos e gostaria que eles ficassem certinhos, o que posso fazer? Obrigada!

    1. Vanessa, a primeira coisa é procurar um dentista pra avaliar se realmente seus dentes são curtos ou se eles apenas estão mal posicionados (posicionados “mais pra cima”). Se o problema for o tamanho dos dentes mesmo, eles podem ser “aumentados” com restaurações estéticas, facetas, etc.. Se o problema for de posicionamento, há indicação de tratamento ortodôntico (aparelho).

  137. Bom Dia, doutora!
    Fiz um canal no dente 36 há uma ano, fiz o bloco de onlay, porém estou com dores depois desse um ano. Fui no dentista e constou uma lesão no raio X, dai fiz mais uns três no decorrer de 3 meses e mesmo assim a lesão não saiu, tomei medicamento e nada de passar, a conclusão que a dentista tomou foi de retrata-los, a minha duvida é sobre a onlay, será preciso tirar e por uma nova? Ou poderá usa-la novamente? Existe alguma garantia? Porque paguei 550 reais e por conta de procedimento de um canal mal feito vou sair no prejuízo? A Doutora pode me orientar como devo proceder?

    1. Ely, terá que ser feita uma nova onlay, porque ao mexer no dente novamente, essa onlay não deve mais “encaixar”. Mas não dá pra afirmar que a causa da sua dor é um canal mal feito, pode ser apenas uma infecção resistente, a qual não dá pra prever. E 1 ano é bastante tempo pra se pensar em “garantia”. De qualquer forma: converse com a sua dentista.

  138. Oi Dra. Ana
    Tenho uma dúvida.
    Eu fiz um canal em um dente na parte inferior da boca, o dentista fez o canal em apenas um dia! Ele pode fazer isso? Já fiz canal outras vezes e tinha que ir umas 5 vezes no consultório para fazer!
    Fora que a restauração que ele fez pelo jeito não preencheu o dente inteiro, porque quando me alimento, entra alimento dentro do dente e dói muito!
    Devo procurar um dentista especialista em canal ou em restauração para poder ver esse dente?
    Ta doendo muito, nem consigo comer!

    1. Pode, Priscila. Cada caso é um caso. Se o dente está doendo pra mastigar, procure seu dentista novamente e relate o problema.

  139. Dra. Ana, fiz um tratamento de canal inferior e desde o dia que realizei o procedimento sinto algo diferente no dente. O que me estranhou foi que já havia feito canal anteriormente e não me incomodou, este porém durante o procedimento senti dor, inclusive o dentista anestesiou o nervo, nunca havia sentido dor igual. E a partir desse dia venho sentindo dores. Ainda estou com uma restauração provisória, acredito até que há infiltração no dente. O que faço, por favor me oriente! Obrigada!

    1. Christiane, cada dente é um situação diferente, então não é porque um tratamento foi tranquilo que todos os que virão depois também serão (e o contrário também vale, felizmente :)). Esse “algo diferente” provavelmente é apenas um incômodo pós-tratamento de canal muito comum, pois os tecidos em volta do dente ainda estão em processo de cicatrização / cura. Então, isso tudo deve ser passageiro, mas assim que puder restaure o dente apropriadamente, pois apenas com o curativo ele se encontra frágil e sujeito a fraturas.

  140. Ola doutora, boa noite, fiz um canal hoje 20/02, não doeu durante e nem depois, foi feito em apenas uma sessão. Gostaria de saber quantos dias apos o canal posso restaura-los?

  141. Olá, doutora.
    Eu fiz o tratamento de canal dia 11/02/15. Só que o dentista disse que só poderia me atender pra fazer o bloco depois do carnaval pq estava com a agenda cheia. Ou seja, só vou voltar no consultório dia 23/02.
    Essa demora pode me prejudicar de alguma forma? Posso contaminar o canal do meu dente? O dente pode quebrar? Até quantos dias é possível esperar pra fazer a restauração?
    Obrigada.

    1. Monalisa, se o dente está com uma restauração provisória, você pode aguardar sem problemas, seu dente está protegido. Apenas lembre-se que esse dente não está ainda restaurado adequadamente, então não morda nada duro em cima dele, pois ele está mais frágil que o normal.

  142. Olá doutora. Fiz um canal e ja foi restaurado utilizando um laser para resina fotopol… Tirou-se em seguida um molde para confecção do bloco q ficara pronto em 10 dias. Até lá colocou massa provisória que ja está saindo… nessa etapa final a massa provisória tem apenas caráter estético ou é pra evitar contaminação do dente ja restaurado? Obrigada.

    1. A função da restauração provisória é mais de proteger o dente da contaminação do que de ser estética, Daniela. Mas não é incomum que ela vá soltando, o importante apenas é que não se desprenda totalmente. Evite mastigar sobre esse dente.

  143. Olá, agradeceria muito se me ajudasse. Há muitos anos atrás, quando eu tinha cerca de 7 anos de idade (estou com 16, atualmente), caí e quebrei os meus dois dentes da frente, um quebrou apenas a pontinha e o outro quebrou ao meio. Fiz uma prótese algum tempo depois para preencher os “espaços” quebrados. Logicamente, tive que fazer canal nesses dois dentes, fiz as sessões tudo direitinho e na última o dentista colocou o curativo e deu o tratamento como encerrado e concluído, sem nenhuma restauração, e esse canal faz aproximadamente 3 anos que fiz. Ou seja, estou ha mais de 3 anos com apenas o curativo nesses dentes! Alguns anos atrás, um desses dentes quebrou (apenas a pontinha), e eu tive um abscesso e não retornei ao dentista, já que ele sarou em poucos dias. Ou seja, estou há 3 anos com o canal apenas com curativo, sem restauração, corro o risco de perder meus dois dentes da frente? Nenhum deles dói, nunca tive nenhum incômodo e nem nada do tipo, apenas um abscesso há ANOS atrás. Agradeço desde já.

    1. Victória, se os dentes estiverem bem vedados pela restauração, ok. Mas é essencial que você conclua o tratamento e restaure esses dentes. Sem a restauração, eles se encontram frágeis e sujeitos à fraturas.

  144. Ola, dentista Ana, fiz um tratamento de canal hoje e gostaria de saber se eu posso colocar o bloco no mes que vem? E qual e o melhor bloco pra colocar?

    1. Em princípio pode sim, Jessica. O melhor bloco, depende. O de porcelana é mais resistente ao desgaste e bem estético. E de resina (cerômero) tem boa estética, mas não é tão resistente ao desgaste. Já o inteiro metálico tem excelente resistência, mas não é estético. Em termos de preço, o de porcelana é mais caro que os outros 2. Aí é questão de ver qual interessa mais pra você.

  145. Oi, Dra. Ana
    Tenho 16 anos e queria saber se é normal os meus dentes da frente, da parte de baixo, estarem um pouquinho tortos (mas nada exagerado), é só que eles ficam muito grudados, quase em cima uns dos outros, e isso as vezes me incomoda. E também ainda nos dentes da frente tenho um dente que é só um pouquinho maior que os outros, isso é normal ?

    1. Ninguém é perfeito, Felipe… essas pequenas imperfeições que você relata são muito comuns, tanto o apinhamento quanto o desnivelamento. Se isso incomoda você e você tem a intenção de corrigir, procure um ortodontista pra avaliar.

      1. Bom dia Dra.Ana,
        estou com uma pequena duvida, fiz um curativo no dia 29/01 para começar o tratamento de canal no dia 05/02, posso malhar no periodo do tratamento???
        Desde ja agradeço.

  146. Olá !
    Dra. Ana, tenho que fazer tratamento de canal em 3 dentes (superior esquerdo 27, 28 e inferior esquerdo 37) e gostaria de saber quanto tempo (semanas, meses) demora o tratamento em dentista particular ?

    Obrigado.

    1. Claudemir, se ocorrer tudo dentro do previsto, cada dente pode levar de 2 a 3 sessões. Pode haver 1 semana de intervalo entre cada sessão, por exemplo.

  147. Boa noite.

    Tenho um siso superior esquerdo cariado e com necessidade de canal, pois preciso fixar uma prótese nele porque já extrai dois dentes seguidos a ele.
    A dentista não conseguiu fazer o canal, porque a agulha somente entrou 2 mm no dente, porque o canal está muito estreito e ela usou uma palavra, que se não me falha a memória seria atresiado. A cárie foi removida, mas quando bebo algo gelado ainda sinto um pouco de dor. Ela disse que a solução seria arrancar o siso. Por favor, diga que existe outra alternativa…

    1. Luis, se não for possível tratar o canal, a indicação acaba sendo de extração, mesmo. Mas antes de tomar uma decisão, seria interessante a avaliação de um dentista especialista em tratamento de canal (endodontista), se o especialista disser que não dá pra tratar, aí não dá, mesmo.

  148. Olá Dra. Ana.
    Há 15 dias tive uma inflamação na gengiva e o dentista viu que preciso fazer canal. Ele fez um acesso, limpou e fez o curativo. O canal está marcado para daqui a uma semana, mas grande parte do curativo já caiu. Preciso ir refazer este curativo ou posso esperar assim por mais uma semana?
    Obrigada!

    1. Izabela, se o dente estiver fechado, mesmo que parte do curativo tenha se desprendido, você pode aguardar, sim. Já se o interior do dente estiver exposto, o ideal é fazer um novo curativo.

  149. Dra. Ana.
    Fiz um canal e marcarei a restauração do dente uma semana depois, gostaria de saber se essa restauração irá doer.

    1. Não, Marcos. Com o canal tratado seu dente não tem mais sensibilidade à dor… então não vai doer e nem vai precisar de anestesia.

  150. Nos tratamentos de canal, a restauração do dente vem inclusa no preço do canal? Ou é cobrada de forma separada?
    Fiz um orçamento com um dentista, e ele me deu um valor, e disse que talvez outro dente poderia ter que se fazer canal também e então o valor subiria, ele mexeu no dente, e disse que não teria que fazer canal nele, então na mesma noite um pedaço do dente quebrou, e ele disse que agora teria que fazer canal também. Então o preço ficou um, e agora ele esta me cobrando a restauração dos dois dentes onde foi feito o canal, alem do preço já acertado antes.

  151. Boa tarde, Dra!
    Fiz tratamento de canal há alguns anos, porém a massa que ficou no dente caiu, notei também que houve uma quebra no dente, não queria a extração. Ontem precisei extrair um dente que havia quebrado, já fiquei com medo do processo, pois levou ponto, ainda sinto um desconforto ao falar e realizar as refeições, quero tentar um implante, daqui quanto tempo é mais aconselhável? E no caso do dente com tratamento de canal, qual seria o melhor procedimento nesse caso? Desde já, obrigada pela atenção.

    1. Deisiane, fraturas dentárias, quando não comprometem as raízes dos dentes, não são razão pra extração. Então, em princípio, seria suficiente fazer uma nova restauração (ou bloco ou coroa, aí depende de quanto do dente se quebrou). Em caso de necessidade de extração, o implante pode ser feito, em casos bem específicos, até na mesma sessão da extração. Mas geralmente se aguarda de 4 a 6 meses pra isso. Enfim… procure um dentista pra avaliar.

  152. Bom dia Dra.
    Fiz um canal no dente 27 há aproximadamente 15 dias. Fui fazer a restauração e ao retirar o curativo o dentista detectou um sangramento na gengiva e optou em não obturar o dente neste momento, refazendo o curativo e pedindo para eu retornar após as festas de final de ano. O que deve ter ocorrido, aproveito para desejar boas festas com paz e saude.

    1. Mauro, provavelmente uma pequena gengivite local, o que não é incomum nesses casos. Seu dentista preferiu esperar porque, se fizesse a restauração com sangramento, a restauração poderia não se fixar bem e se soltar. Apenas cuide pra não mastigar coisas duras sobre esse dente, apenas com o curativo ele se encontra frágil. Um ótimo natal e ano novo pra você também! 🙂

  153. Oi, eu fiz canal no meu dente e fiquei com um curativo por uns oito meses, e agora resolvi colocar uma coroa, entao a dentista tirou o curativo pra moldar e colocou um curativo, mas ai eu fui comer e o curativo saiu total, então voltei lá pra colocar outro e ela disse que não precisava que podia ficar aberto o dente, to com medo, pois só vou colocar a coroa daqui uma semana e enquanto isto o dente ficará exposto.

    1. Monise, realmente não é o ideal, mas, em princípio, o dente “””pode””” ficar aberto por até 30 dias sem que o interior do dente – o tratamento de canal, em si – se recontamine com bactérias.

  154. Boa Tarde, dra.

    Eu fiz um canal do dente 34, paguei o valor de 564,00, mas não estava quebrado nem coisa do tipo.
    No final do canal, a dentista me cobrou 180,00 pela obturação do dente (eu acreditava que estava incluso no valor). Ela alegou que o canal e a obturação são cobrados a parte.
    Me senti lesada e gostaria de saber se é comum que se cobre separado.
    Eu imaginei que não se devia deixar o dente aberto depois do canal. Talvez eu seja leiga, mas gostaria de saber como funciona o tal procedimento.

    1. Raissa, via de regra são procedimentos cobrados separadamente, mesmo. Até porque, muitas vezes, o dentista encaminha o tratamento de canal para um colega especialista, por exemplo, e o especialista “devolve” o paciente pra que seja feita a restauração definitiva. Claro que nesse meio tempo o dente fica com um curativo, uma restauração provisória, mas a conduta ética costuma ser essa.

  155. Dra. estou tratando de um canal e gostaria de saber se posso mastigar normalmente do lado que tá sendo tratado, e posso ir pra academia treinar sem medo?

    1. Neide, considerando que o dente deve estar com curativo, o ideal é evitar mastigar alimentos muito consistentes sobre ele, pois neste momento ele se encontra fragilizado. Mastigar normalmente, só com o canal terminado e dente restaurado em definitivo. Quanto à academia, se você estiver se sentindo bem, sem problema, pode treinar.

  156. Boa tarde!

    Precisarei fazer um canal e a dentista informou que tem que colocar bloco ou coroa. Ainda não entendi a diferença de bloco e coroa, e os dois procedimentos precisam usar pino ou não necessariamente?
    Desde já agradeço a atenção!

    1. Sil, coroa é o dente inteiro, exceto a raiz. Ou seja: é uma peça que substitui toda a parte do dente que fica exposta acima da gengiva. Já o bloco (onlay) é uma “coroa parcial”, digamos assim… ele substitui apenas uma parte do dente. A opção por uma ou outro depende da quantidade de tecido dentário perdido e da resistência que se pretende. A coroa geralmente precisa de pino, o bloco não. Sobre o bloco, que é uma restauração indireta, eu falo aqui –> https://medodedentista.com.br/2011/11/restauracoes-indiretas-inlays-onlays-overlays.html . Sobre a coroa, eu falo aqui –> https://medodedentista.com.br/2011/03/protese-em-odontologia-um-guia.html

  157. Olá doutora!
    Fiz um canal há 1 mês e fiquei de voltar ao dentista para fazer a restauração, fiquei doente e não pude comparecer no dia em que o meu dentista marcou para restaurar o meu dente, estou preocupada com medo de que seja preciso refazer o canal, pois a massinha caiu quase toda.
    Nesse caso estou certa em ficar preocupada? Será que vai ter que ser feito um novo canal no meu dente, Doutora ?
    Desde já agradeço.

    1. Márcia, oficialmente, se um dente fica com o tratamento de canal exposto ao meio bucal por mais de 30 dias, fica indicado o retratamento de canal. Mas vale a avaliação do seu dentista quanto a isso.

  158. Oi doutora, eu fiz um tratamento de canal há uns 7 anos atrás, esse dente quebrou uma ponta ha uns 3 meses atras e desde então veio desfazendo inteiro. Enfim, esta só o buraquinho, qual é o procedimento agora ? O que eu faço ? Faço ponto na gengiva, coloco uma protese, um pino ?

    Obrigada.

    1. Pri, não se preocupe em determinar o que fazer por conta própria… procure um dentista pra avaliar. É preciso verificar o dano causado ao dente pra indicar o melhor tipo de tratamento. Se pelo menos a raiz do dente estiver boa, considerando que já há tratamento de canal, dá pra colocar um pino e uma coroa, por exemplo.

  159. Dra. Ana, tudo bom?
    Submeti-me a um tratamento de canal do molar, dente 37, faz poucos dias, em 24/11/2014, – apenas uma sessão foi preciso – o dente está curativado para logo em seguida ser fechado por um dentista protesista.
    Estou com uma reação colateral um tanto quanto estranha: uma sensação de coceira e de gengiva inflamada (parece ter sido cortada/machucada) que culmina em ardência na gengiva, sua “parte inserida” dos dentes 34 e 33. Guardando as peculiaridades e particularidades de dente e paciente, o que poderia causar esta enorme desconforto?

    1. Stefano, provavelmente é uma reação a algum produto, usado durante o tratamento de canal, que tenha entrado em contato com essa região da sua gengiva. Ou, considerando que seja apenas uma coincidência, uma gengivite local. Converse com o seu dentista.

  160. Doutora, fiz um tratamento em dois dentes vizinhos e foram colocados pinos e coroas, mas tenho percebido um mau cheiro, principalmente quando passo a fita dental. Porque ocorre isso? O que devo fazer?
    Obrigada.

    1. Lucia, é sinal de que em algum local em torno das coroas estão se acumulando resíduos alimentares. Procure usar o fio dental com mais frequência, se isso não resolver, procure seu dentista pra verificar a adaptação dessas coroas.

  161. Doutora ja fiz uma pergunta so q em meio de vários comentários ñ consegui achar 🙂 … o meu canal está afundando … a massa ñ cai … graças a Deus, mas o canal ficou com o buraco com massa td como se estivesse normal … mas ta fundo … faço td direitinho … mas achei q foi canal mal feito … mas me explica pfv !!! 😉

  162. Doutora, meu nome é Juliane, tenho 15 anos. Fiz um canal num dente posterior (dente 36) há seis meses. Agora vou fazer a restauração, mas não quero peças metálicas sobre o dente, porém estou receosa quanto a resistência de peças que sejam “brancas” (da cor do dente) e também com medo de que o material fique amarelado com o tempo. Gostaria de saber se é seguro colocar esse tipo de peça não metálica a fim de manter a aparência natural do dente. Desde já, obrigada!

    1. É sim, Juliane! Não sei que tipo de restauração você vai fazer, se direta ou indireta (uma pecinha que é cimentada no dente, o que as pessoas chama popularmente de “bloco”), mas existem resinas com desempenho clínico excelente e muito duráveis. Se for uma restauração indireta, é possível fazer até de porcelana.

  163. Olá, fiz um canal ha mais ou menos 5 anos, a massinha caiu e não tratei. O dente foi quebrando, e agora ficou so o buraco, o que poderá ser feito para que eu não fique sá com o buraco ? Obrigada !

    1. Jéssica, se a raiz do dente ainda for viável, deve ser preciso retratar o canal (já que me parece que o dente ficou aberto durante esses anos), colocar um pino encaixado na raiz e, sobre o pino, uma coroa protética. Se a raiz não estiver viável, o jeito é extrair. Procure um dentista pra avaliar.

  164. Dra. Fiz o primeiro processo do canal, minha dentista disse que colocou remédio e algodão e um curativo. Mas agora que a anestesia passou to sentido fortes dores… Isso é normal?

    1. Kelly, “fortes dores” nunca podem ser consideradas normais. Mas considerando que você está em meio ao tratamento de canal, é algo que pode acontecer, e acontece geralmente quando o dentista fecha o dente com curativo, pela “pressão interna” que os gases do metabolismo bacteriano cria dentro do dente. Se persistir ou piorar, procure sua dentista pra trocar o curativo, deve aliviar.

  165. Olá Dra, bom dia.

    Fiz um canal (acho que o dente é o 36 com 4 raizes), e terminei faz um mês e ainda não fiz a restauração (bloco), estou com medo de fazer porque sinto dor ao morder algo com ele (mais uma pressão que dor, mas doi rsrs) e uma sensação que coça (acredito que seja por causa do curativo). Gostaria de saber se essa dor é “normal” porque o dente ainda não foi restaurado e o dente está fragil, ou não é, será que tem algo de errado?

    Certo de sua atenção,
    Atenciosamente,
    Fernando!

    1. Fernando, um pouco de sensibilidade é comum logo após o término de um tratamento de canal, não me parece que haja nada errado. E é importante fazer o bloco logo, justamente pela fragilidade do dente sem a restuaração adequada.

  166. Doutora, a senhora poderia me ajudar, fiz canal dentario e tenho q fazer bloco dentario, queria saber ser eu com o bloco ainda vou poder comer normal. Obrigado.

    1. Sim Maykon, não muda nada. Com a estética e a função do seu dente recuperadas, você pode mastigar normalmente.

  167. Olá, alguns anos atrás eu fiz um canal, e de uns 6 meses para cá estou sentindo um cheiro horrível quando passo o fio dental no dente que tem o canal, e do lado do dente esta amarelado, com tons escuros, vc acha que eu devo refazer o canal ?
    Obrigada.

    1. Não Aline, se o tratamento de canal estiver ok, não há razão para refazê-lo. Mas sugiro que você procure um dentista pra checar a restauração, que pode estar infiltrada e retendo restos de comida. Isso explicaria o cheiro.

  168. Olá Ana, boa tarde!

    Fiz um canal, a minha dentista só retirou o “miolo” do dente e as paredes ficaram intactas, porque o motivo deste canal nem foi cárie, foi a troca de amalgama por resina e uma sensibilidade que não passava. Porém, conversando com outras pessoas, percebi que a maior parte das pessoas que fazem canal colocam ou uma coroa ou um pino no meio de dente, mas em momento nenhum isso me foi indicado. Fiz a restauração definitiva com resina, tem algum problema? Corro algum risco?

    1. Diego, quem determina o tipo de restauração necessária é o dentista, com base na quantidade de tecido dentário perdido. Pode ser uma restauração direta (como a sua), um bloco ou uma coroa, varia. Em princípio, não há problema algum.

  169. Ola Dra,

    Tenho canal em 2 dentes, um há 10 anos e o outro há alguns meses, coloquei aparelho e a dentista exige que faça nucleo e coroa nesses 2 dentes (como forma preventiva e nao necessidade), estão devidamente restaurados, nunca tive problemas. Fui a 3 consultorios que julgam nao haver necessidade, pois ainda há estrutura de dente e estao bem fechados (apenas com a restauração), uma dentista me informou que para fazer o nucleo e coroa ia desgastar o dente e nao há necessidade, a restauração é o suficiente. A dentista que exige o nucleo e coroa diz que o dente fica fraco apos ser feito o canal, ja pesquisei aqui na net e li que é mito, isso é verdade?? E agora devo fazer o nucleo e coroa mesmo com varios dentistas julgando nao ser necessario??

    1. Dayane, não tive oportunidade de examiná-la, mas a indicação de um procedimento restaurador – restauração direta, indireta, bloco, coroa, etc. – depende da quantidade de tecido dentário perdido. Se o seu dente ainda tem bastante coroa e a restauração direta foi bem indicada, não há necessidade de núcleo e coroa. A ideia de que um dente com canal tratado fica frágil é mito, sim. Ele só fica frágil se não for bem restaurado após o tratamento de canal.

  170. Foi feita a 1ª sessão de um canal no elemento 36. A médica disse que nem tinha limpado como deveria porque estava muito infeccionado (eu senti dor como nunca em minha vida). É pra eu voltar lá só depois de fazer um aumento de coroa, mas o dente tá doendo muito, estou no ibuprofeno direto, já pensei em correr e mandar retirá-lo logo.
    É possivel esse dente fazer doer o ouvido e a cabeça?
    O que devo fazer?

    1. É possível, sim, a dor irradiar para outras áreas próximas, Lidia. A dor só vai ceder com a conclusão do tratamento de canal. Por ora, sugiro que você procure sua dentista pra fazer um novo curativo. Deve aliviar.

  171. Olá, fiz o canal + ou- 5 meses e há + ou- 1 mes apareceu um pequenina bolinha na raiz do dente do canal, não sinto nada, sai um pouquinho de secreção dessa bolinha, o que devo fazer?

    1. Lucas, a “bolinha” parece ser uma fístula, o que revela uma infecção, que pode ser no dente do canal, em outro dente ou em algum lugar na gengiva. Procure seu dentista pra avaliar.

  172. Ana, minha esposa fez um tratamento de canal e em menos de três meses caiu toda a parte de cima do dente, ela foi no consultório reclamar e o dentista refez o processo e agora cinco meses depois já caiu de novo, será que isso é normal? Ou foi um trabalho mal feito do dentista? Desde já agradeço!

    1. Franck, difícil dizer sem um exame e uma anamnese (perguntas específicas feitas ao paciente) mais detalhada. É preciso considerar os hábitos do paciente, também. Uma possibilidade é que o dente da sua esposa tenha indicação de bloco ou coroa, nesse caso a restauração direta não aguenta muito tempo, mesmo.

  173. Fiz o tratamento do canal, a minha dúvida é a seguinte: o dentista disse que se o buraco não ficasse muito grande eu poderia colocar uma restauração dessas normais, a mesma que colocamos quando restauramos o dente, porém se ficasse mto grande aí eu teria que fazer o bloco. Minha dúvida é em questão de colocar a resina (da restauração), será q não vai ficar fraco, e o dente pode vir a quebrar?!

    1. Sandro, se a indicação for de bloco, fazer a restauração direta pode, sim, deixar o dente frágil. Mas se a indicação for de restauração direta, ok. Quem julga isso é o seu dentista, com base na quantidade de tecido dentário perdido.

  174. Bom dia. Meu dente quebrou. Procurei um dentista e ele me informou que teria que colocar um bloco. Abriu meu dente, limpou, colocou um curativo e pediu que aguardasse uma semana e observasse se dói. O dente às vezes dá uma leve pressão, algo mais parecido com uma sensibilidade do que dor propriamente dita e passa rapidamente. Como ele disse que minha sensibilidade está na parte mais rasa do dente (pois abriu o dente e o limpou sem anestesia pra ver onde doía mais) disse que provavelmente não seria necessário o canal. Porém fico com receio de colocar o bloco sem canal e posteriormente ter que retirá-lo para fazer canal. O que me aconselha? Pois nunca fiz canal, vi como funciona aqui no seu blog.

    1. Carla, eu faria o mesmo, deixaria um curativo por algum tempo pra ver como o seu dente responde. Parece que realmente não será necessário o tratamento de canal. Feita a devida proteção antes da cimentação do bloco, você não deve ter problemas.

  175. Ola doutora, quebrei minha coroa de porcelana e ficou o núcleo de metal… Como estou sem dinheiro para por outra coroa de porcelana, solicitei a de resina, por ser mais barata. O dentista fez o molde, enviou para o laboratorio e disse que chegaria em 7 dias. Estou somente com o pino no dente, tem algum problema?

  176. Bom dia, Ana.
    Me tira uma duvida, p.f.
    Fiz o canal, mas não prossegui com o tratamento. Fui comer um aipim que rachou o meu dente do canal, estou com medo de perde-lo, pois encontra-se balançando. Tem como eu voltar ao tratamento e mante-lo ou terei que arranca-lo?
    Desde já agradeço.

    1. Debora, depende. Se a fratura comprometeu as raízes do dente, infelizmente, é caso pra extração. Procure um dentista pra avaliar se ainda é possível retomar o tratamento.

  177. Dra. Ana, sou um desses pacientes 🙁
    Fiz tratamento de canal do segundo molar superior e continuei sentindo dores, mas como foi pelo plano odontologico, ela deu o serviço como feito eu não eu não consegui mexer nesse dente com outro doutor.
    Confesso que, até mesmo pela dor, adiei ao máximo a restauração e a massinha provisória caiu. Acabei adiando também a recolocação da massinha provisória. Fiquei um mês com o dente aberto, e essa semana estava comendo quando ouvi um estalo e comecei a sentir uma dor chata no dente (tipo de carie).
    Fui a dois dentistas que olharam e indicaram recanal sem pedir raio x. Fui em um terceiro doutor que pediu um raio x e disse que não apareceu nada, mas que era uma fratura e teria que extrair.
    Mas a dentista não fez todos os canais deste dente, fez apenas um. Como salvar esse dente? Tem como o dente estar fraturado e não aparecer na radiografia?
    A senhora tem consultorio em Curitiba?

    1. Caroline, se a fratura comprometeu a raiz do dente, é caso pra extração mesmo. Sim, há chance de uma fratura não aparecer na radiografia, depende do ângulo de incidência dos raios X.

      Eu já tive consultório, e em Curitiba… hoje não tenho mais, tenho atendido em consultórios de colegas, e mais na parte de ortodontia (aparelho). Mas a minha especialidade, mesmo, é Radiologia (exames de imagem).

      1. Dra. Ana obrigada pelo carinho em responder.
        Esse dentista que recomendou a extração só tinha agenda para o mês que vem. Então procurei uma outra cirurgiã para fazer a extração, ela pediu mais uma radiografia, examinou e disse que não tem nenhum indício nem de fratura, nem de trinca. Fez uma restauração provisória e disse pra eu voltar em um mês bater uma nova radiografia.
        O dente parou de dor forte, agora é uma dor chata mas suportável que puxa pra cabeça.
        Mas estou com o rosto inchado deste lado.
        Gostaria de procurar um especialista, devo procurar um dentista com especialização em qual área?
        Não existe nenhuma outra forma de diagnosticar uma fratura/trinca?

        1. Por nada, imagine. Considerando toda a história do seu relato, ME PARECE que não há fratura, mesmo. O diagnóstico é baseado no conjunto das informações, exame clínico, sintomas, testes específicos, exames de imagem, etc.. Não há uma especialidade que se ocupe apenas de casos de fratura dentária, esse é um diagnóstico que qualquer dentista está apto – em tese 😉 – a fazer.

  178. Doutora, eu fiz um canal mas o meu canal não quebrou. Mais afunda. Meu dente não doi, mas o canal foi bem feito no começo, e do nada tá afundando !! Se responder ficarei muito grato 🙂 . Parabéns pelo blog !!

    1. Hadson, como assim “o canal está afundando”? Será que não é uma restauração que está “mais baixa”, digamos assim? Se for esse o caso, há quanto tempo você fez essa restauração? Talvez seja hora de trocá-la. Depende do material usado na sua confecção, também.

    1. É comum que o dente fique meios sensível por uns dias depois da restauração, Hilma. Se persistir, procure seu dentista pra avaliar se há algum problema.

  179. Olá, terei que fazer canal nos dentes 37 e 47. Já perdi muita massa e por isso terei que colocar pino e outra coisa que eu não lembro, mas já vi que esse tratamento é caro. Teria outra opção? O que você me indica?
    Obrigada!

    1. Brenda, deve ser pino + coroa. O que dá pra fazer é colocar uma coroa de material mais barato, pois a coroa terá que ser feita.

  180. Fiz algumas restaurações, após essas restaurações é preciso aguardar alguns dias para poder fazer o clareamento? É verdade que se não esperar, pode ocorrer um canal nessas restaurações?

    Obrigada!

    1. Nathany, não, não há necessidade de aguardar pra fazer o clareamento. Porém, se essas restaurações são em dentes anteriores, elas não deveriam ter sido feitas antes do clareamento, mas depois… pois a cor dos dentes vai mudar. Se foi em dentes posteriores, sem problema.

  181. Dra, tratei canal e meu dente quebrou, e deve colocar pino e coroa, so que por enquanto nao tenho condiçoes, entao coloquei uma provisoria, so que estou achando meio estranho, parece que o formato é um pouco grande, da um certo incomodo em minha boca, isso é normal? Essa provisoria deveria ser assim mesmo ? (dente do fundo lado inferior da boca)

    1. Robson, como é essa provisória? Fixa ou removível? Não há pino, então? A prótese provisória, embora possa ter formato um pouco diferente, não deve ficar incomodando a gengiva ou tocar nos dentes do arco oposto antes dos demais dentes. Ela é como uma prótese final, só que de material mais barato, portanto, menos durável.

      1. Removivel sim, e nao há pino, dá um certo incomodo quando eu mordo, impressao que esta alto e da pra sentir um formato um pouco grande, ai incomoda outros dentes, irei no dentista para ele resolver isso. Obg pela resposta.

  182. Ola Dra. Ana!

    Tratei canal e fui concluir o serviço. Dessa vez o meu Dentista resolveu tirar molde e me disse que seria para colocar um bloco. Tenho outros canais que não fiz molde algum ou bloco algum e esses seguem otimamente bem, apenas preenchido com resina.
    É terminantemente imperioso que eu tenha necessidade de colocar esse tal bloco nesse dente, mesmo que com outros tratamentos semelhantes nada de bloco tenha ocorrido? Temo que esse bloco venha a cair como tantas histórias e fatos que tenho conhecimento.
    Posso preencher o dente apenas com obturação ou esse maldito bloco será um karma na minha vida? Obrigada pelo retorno e atenção a minha pergunta. Abração!

    1. Paula, a indicação da necessidade de colocar bloco ou da possibilidade de só fazer restauração direta depende da avaliação do dentista. Depende da quantidade de tecido dentário perdido e da consequente fragilidade do dente. Se o dente precisa de um bloco e mesmo assim se faz uma restauração direta, o conjunto dente + restauração não terá a resistência necessária, podendo fraturar. E se isso acontece, o dente pode estar até condenado à extração. O que ocorre é que, provavelmente, nenhum outro dente que você tenha tratado canal EXIGIU um bloco, por isso foram deitas restaurações diretas.

      1. Cara Dra. Ana, meu muito obrigada por sua atenção e deferimento às minhas questões. Infelizmente o que nós temos como enredo-mór sobre blocos nos dentes são aqueles episódios tristes que esses danadinhos saíram de nossos dentes em momentos ingratos e desafortunados, nos causando dor, perda de paciência e custos adicionais.
        Vou reconsiderar a colocação do tal bloco frente suas ponderações e ficar na torcida que, pelo menos, se for cair que caia fora de eu estar em plenas férias no meio da floresta amazônica ou me arrumando para um casamento.
        Dedos cruzados e muita reza hehehehehe.
        Obrigada mais uma vez e boa semana =D Abração!

        1. Ahuahuahua! Ok, Paula. Mas fique tranquila, blocos não se soltam assim tão facilmente. E se fosse uma restauração direta, também poderia, eventualmente, se soltar.

  183. Ola, tenho uma pergunta que ja faz tempo que estou em duvida, o motimo foi um dente do fundo que foi necesssario fazer um canal, mas eu parei de fazer o canal quase na etapa final e nisso o dente nao foi fechado, e as vezes ele me incomoda. A pergunta é: corro algum risco ?? O que devo fazer?

    1. Sim Andre, já que o canal não foi concluído e existe um foco de infecção no seu organismo. Procure um dentista pra terminar o tratamento de canal.

    1. Em princípio, pode escovar normalmente. Se o dente já está aberto e você não sente dor no momento, não deve doer pra higienizar.

  184. Entendi… com tantos fatos de dentes fraturados fiquei ate com medo rs. Na hora da escovação é normal? Muito obrigada.

  185. Ola. Hoje o dentista iniciou o tratamento de canal, porém ele deixou aberto. A minha dúvida é a seguinte: o que posso comer? Como devo escovar os dentes? Ele me aconselhou que na hora das refeições devo colocar um algodão onde esta o buraco e depois tirar. Isso procede? Obrigada.

    1. Procede, Yasmin. Coloque o algodão na hora de comer e evite morder com esse dente, ele está frágil e pode fraturar. Tire o algodão pra escovar os dentes. Você pode comer comer de tudo, apenas evite alimentos muito duros, por causa da fragilidade do dente.

  186. Olá!

    Terminei de fazer um canal no segundo molar de baixo, paguei 420 reais por isso, agora o dentista está me cobrando mais 185 reais a parte somente para restaurar o meu dente com essa tal de resina. Esse tipo de restauração costuma ser cara mesmo? Estou achando isso um absurdo…

    1. Juli, cada dentista tem liberdade pra fazer seus próprios honorários. As variáveis pra se determinar o valor de um procedimento são muitas, como formação profissional, dificuldade de execução, tipo / tamanho / material da restauração, etc.. Tem também a questão da percepção / valoração pessoal: o que você acha caro, talvez sua vizinha não ache. Enfim… já fiz restaurações de R$ 50,00 e de R$ 200,00. Cada caso é um caso.

      1. Obrigada Dra.!

        Vou fazer essa restauração mesmo achando muito caro rs…
        Faço tudo para evitar sofrimentos com dor de dente no futuro!
        É a pior dor do mundo (minha opinião).

  187. Doutora Ana, quarta-feira que vem irei fazer um tratamento de canal, estou com medo, mas sei que tenho que fazer porque é pro meu bem. Queria saber se doi ? E também quero saber como é fazer uma restauração. Poderia me explicar ? Bjos

    1. Luisa, se o seu dente não está doendo, não há razão alguma para ele doer durante o tratamento de canal. Tenha em mente que não é o tratamento de canal que dói, pelo contrario, é ele que garante que o dente não vai doer mais. A restauração, por sua vez, consiste em preencher uma cavidade no dente com um material odontológico, geralmente uma resina da cor do dente. A cavidade pode ter sido causada por uma cárie, por exemplo. Aí o dentista remove a cárie e coloca a resina no lugar. É isso. 🙂

  188. Boa noite, dra.
    Comecei um tratamento de canal e o dentista fez um curativo, porem aquela massinha esta com um mau cheiro, é normal ? Como fazer para tirar esse cheiro ?
    Desde já agradeço!

    1. Gustavo, ou o cheiro é do próprio material utilizado, ou a restauração provisória está com infiltração, retendo resíduos alimentares. O mais provável é o segundo caso. É preciso trocar o curativo. Procure seu dentista.

  189. Ola dra.
    Fui a um consultório e a dentista disse que eu estava com quatro dentes com cáries bem profundas. Isso pq já estava ha anos sem ir no dentista (são os 4 últimos dentes no final da boca, 1 de cada lado, de cima e embaixo) e tenho que fazer canal em dois dentes, e os os outros ñ dá mais pra aproveitar e vou ter que extrair. A minha pergunta é: eu tenho 16 anos, se eu extrair esses dois dentes eu vou “sofrer” ou ter algum problema com alimentos e outras coisas?

    1. Maria, imagino que os dentes a que você se refere sejam os segundos molares. Sim, extraí-los pode fazer falta, até porque seus sisos ainda não nasceram e fazendo as extrações, quando nascerem os sisos, deve ficar um espaço entre eles e os primeiros molares. Aí você vai ter que pensar em como fechar esses espaços, com implante (o que é mais caro) ou com aparelho (o que nem sempre é possível, depende do caso). Então, se der pra manter seus dentes, melhor.

  190. Bom dia, o meu incisivo lateral superior tem a raiz torta e é bem menor que o normal (além da raiz ser menor ele tambem nasceu muito pequeno e tive que colocar resina para aumentar o tamanho dele). Quando coloquei aparelho fixo, a raiz desse dente inflamou e tive que fazer canal (na época o dentista falou que ele não aguentou a movimentação do aparelho). Esse dentista falou que como o dente tem a raiz pequena e canal com certeza em algum momento vou perder esse dente.

    Como ele é na frente o meu dentista atual colocou um pino e sugeriu colocar uma faceta ao invés da resina (para ficar mais bonito), mas tenho medo do meu dente não aguentar a faceta e quebrar. Esse pino ajuda a fortalecer o dente mesmo esse sendo menor? Tem risco do dente não aguentar a faceta e quebrar?
    Obrigada.

    1. Marcia, a intenção do pino é justamente oferecer maior resistência ao dente. Se houver bom remanescente dentário pra faceta se apoiar, ela e segura sim. Não é por isso que o dente vai quebrar.

  191. Dra. boa noite!

    Faz uns 2 dias que o meu dentista encerrou o tratamento de canal fechando o dente. Só que minha gengiva está dolorida e a bochecha esta inchada (meu rosto), creio que devido a aplicação da anestesia. Isso é normal? Sinto dores entre a gengiva e a bochecha do lado de dentro. Muito obrigada.

    1. É comum. A dor pode ser tanto pela anestesia quanto pelo grampo geralmente usado no isolamento do dente. Ainda, por causa do processo inflamatório. Deve diminuir aos poucos.

  192. Ola Dra… tudo bem?
    Ha uns dois meses atras tive um problema serio com meu dente 46 e ate cheguei a te mandar uma MSG contando tdo, meu rosto inchou, fiquei q nem um monstro e tive q fazer uma cirurgia por fora no rosto pra drenar o pus, tentamos o canal mas nao estava conseguindo chegar no canal distal e o mesmo dr. q fez minha cirurgia disse q vou ter q extrair pq ainda ta inchado um pouco, e já tomei vários antibióticos e não mata a bactéria e ainda doi o dente, to com tanto medo, vou tirar dia 8/8.
    Deus te abençoe
    Juliana

  193. Ana, estou no meio do tratamento de um canal e uma pequena parte do meu dente caiu, mas não dói absolutamente nada, vou ter que começar a fazer o tratamento novamente ou não influencia em nada?

  194. Oi, Ana! O meu dente ao lado do canino (não sei o número) começou a doer mto, fui ao dentista, ele abriu e constatou canal, já começamos a tratar, mas alguns dias depois (ele com curativo) começou a quebrar aos poucos… primeiro a parte de trás, depois metade da parte da frente… enfim, um terço do dente já se foi. Ele provisoriamente colocou uma resina (pra não ficar um buraco aparecendo), mas já me avisou que a parte que restou do dente está trincada e terei que colocar pino e coroa depois de concluir o tratamento de canal. Como o meu dente está quebrando inteiro, a minha dúvida é se em algum momento durante o tratamento eu ficarei sem o dente, o meu dentista disse que providenciaria um provisório, mas onde ele irá ser fixado, se ainda estou tratando o canal e o núcleo ainda não foi nem moldado? Obrigada.

    1. Alessandra, é possível usar um pino provisório também, pré-fabricado. Ou apoiar a coroa provisória no próprio “resto” do dente enquanto o canal não é finalizado.

  195. Obrigado Dra Ana. Depois eu posto a opinião do terceiro ortodontista. Espero que o curativo suporte até quarta.

  196. Olá, boa tarde!
    Fui ao dentista faz mais ou menos 1 ano, o dentista colocou uma massinha no meu dente, então passando esses dias, essa massinha caiu e está um buraco, o dentista já fez isso uma duas vezes e sempre cai e fica um buraco, não doi de maneira alguma.
    Gostaria que este dente ficasse como o dente normal, gostaria q o dentista fizesse o procedimento para essa massinha não cair e ficar permanente parecendo com um dente normal. Qual é o melhor procedimento, uma restauração ou canal?
    Por favor, responda rápido, pois estou indo ao dentista amanhã.
    Grata desde de já.

    1. Jaqueline, canal é uma coisa e restauração é outra. Seu dente precisa ser restaurado novamente. Se a restauração está caindo, talvez haja indicação de um tipo de restauração mais resistente, uma restauração indireta (uma pecinha feita em laboratório de prótese – geralmente chamada de onlay – que vai cimentada no dente, um pouco diferente da restauração direta, que o próprio dentista faz na hora). Seu dentista vai avaliar e dizer pra você se é o caso de fazer uma restauração direta ou indireta.

  197. Boa noite, Dra. Ana,

    Fiz tratamento de canal. Logo após fui em um especialista em ortodontia que me disse que não preciso nem de coroa e nem de bloco, pois, ele disse que ainda tenho muito do dente, e que um pino e uma restauração já resolvem. Fui em outra que me disse que precisa sim de coroa, que não concordava com o outro ortodontista. O que eu faço?

    Tenho um orçamento marcado com um terceiro na quarta que vem.

    1. Valnei, são duas formas de encarar o problema, duas opiniões. Não dá pra afirmar quem está “mais certo”, alguns profissionais são mais realistas e outros mais otimistas, digamos assim. É uma questão de você avaliar quem passou mais credibilidade, quem lhe pareceu mais confiável. Provavelmente o seu caso é limítrofe, ou seja, a quantidade de tecido dentário perdido não é tanta, mas também não é tão pouca. Vamos ver o que o terceiro dentista diz…

  198. Oi Dra. No último final de semana senti muitas dores no dente, e segunda fui na emergência, a dentista disse que teria que fazer canal, como ali era uma clínica de emergência ela abriu o dente, limpou e colocou um curativo, ja marquei meu canal em outra clínica. Mas desde que o efeito da anestesia passou minha bochecha inchou e o dente que esta com curativo esta com muito mau cheiro, o que devo fazer pra acabar com o mau cheiro ?

    1. Lesllie, o mau cheiro provavelmente se deve à infecção, em si, ou pela retenção de resíduos alimentares no local do curativo. Procure higienizar bem a área e, assim que possível, fazer o tratamento de canal. Aí o mau cheiro se resolve.

  199. Doutora,

    Estou na segunda sessão do tratamento de canal e hoje a massinha caiu, bem como um pedaço do dente, ficando um buraco que já esta começando a doer. Hoje é sábado e dentista só lá pela segunda ou quarta. O que faço para que não venha infeccionar o canal? Posso usar uma bolinha de algodão com alcool?
    Grata abs.

    1. Sonia, o ideal é procurar outro dentista em caráter de urgência se o seu não puder atendê-la. Evite morder sobre esse dente, pois ele está fragilizado. Coloque uma bolinha de algodão pra proteger o “buraco” quando você for comer, pra não entrar resíduos, e remova após as refeições. E NÂO USE ÁLCOOL, não ajuda em nada e ainda pode causar lesões na gengiva e na mucosa.

  200. Comecei ontem a primeira parte do tratamento de canal pois estava com muuita dor no dente, a Dra falou que será feito em duas partes, ontem de manhã ela começou com a primeira parte, abriu o dente e limpou e não sei se fez mais algo. Em 2 semanas terei que voltar para terminar, porém ontem mesmo na parte da noite senti muuuita dor de dente e meu rosto inchou muito, hoje ele permanece muito inchado, até mais do que ontem. Esse inchaço é normal ? Ela pediu para eu tomar anti-inflamatório e antibiótico, que eu estou tomando exatamente como ela pediu. Obrigado.

    1. Pedro, considerando a situação, podemos dizer que é “normal”, sim. Você está passando pela fase aguda de um abscesso, e isso causa muita dor e pode causar inchaço, assim como você descreve. Mas você já começou o tratamento e está medicado… então é questão de terminar. Sua dentista prescreveu algum analgésico? Se não, entre em contato com ela pra que ela sugira algum, essa é uma fase bem dolorida e um analgésico mais específico será capaz de lhe oferecer maior conforto.

  201. Olá Dra, fez um buraco profundo no meu dente, a dentista tentou restaurar, mas quebrou de novo, o jeito é pino e coroa, mas no momento nao estou com condiçoes de pagar devido ao preço do orçamento da dentista enfim… será que há algo a fazer sem ser por enquanto pino e coroa, ou nao há jeito ?

    1. Robson, você pode fazer pino + coroa provisória, num material mais barato, como resina. Não precisa fazer em porcelana, por exemplo, neste momento. Assim você vai guardando o dinheiro e pode esperar com a estética e função do seu dente garantidas.

  202. Dra. primeiramente parabéns pelo site.
    Fiz canal e coloquei bloco ha uns 6 anos, e de um tempo para cá este bloco começou a se afastar do dente de trás. Tudo que eu comia, entrava nesse espaço e pressionava a gengiva. Até que semana passada, esse bloco caiu. Fui em uma outra dentista recolocar terça-feira agora. Ela colou o bloco, mas falou para não comer nada muito duro deste lado. Falou também que a raiz estava muito fraquinha. E hoje 4 dias depois o bloco soltou novamente. Será que é por causa da raiz ou por que será que soltou tão rapidamente? E existe mesmo raiz do dente ficar fraca mesmo tendo usado o bloco desde quando fiz o canal?

    1. Sheila, foi recimentado o mesmo bloco? Se há um espaço entre o bloco e o dente ao lado, o ideal é fazer um bloco novo. Recimentação de bloco antigo geralmente não dura muito e, fazendo um novo, resolve-se o problema do espaço entre os dentes. Não sei exatamente o que sua dentista quis dizer com “raiz fraca”, mas imagino que possa haver perda de osso entre os dentes. E a causa da perda de osso, se houver, certamente é o espaço entre os dentes.

  203. Olá, doutora. Acompanho o seu site e quero parabenizá-la.
    Doutora, fiz um tratamento de canal há cerca de 1 ano e não fiz a restauração, por motivos de saúde. Acontece que agora uma parte da coroa do dente quebrou, justamente quando iria colocar aparelho, o dente em questão é o 47.

    Sugestões de como proceder?

    1. Mariano, agora é preciso verificar o quanto da coroa do seu dente se perdeu, pra decidir entre restauração direta, indireta (uma pecinha protética cimentada ao dente) ou pino + coroa. Nos três casos, você poderá usar aparelho normalmente. Procure seu dentista pra avaliar.

  204. Fiz canal faz 1 ano e pouco, e recentemente o dente quebrou e ficou um buraco onde foi feito o canal, o que a dentista fará no meu caso para consertar isso, e ela deve cobrar? Sendo que foi o dente que a própria dentista tratou.

    1. Robson, se a raiz do dente ainda estiver viável, é possível encaixar um pino nela e, sobre o pino, uma coroa. E, claro, isso tem um custo… sua dentista tratou seu dente corretamente, me parece, e há bastante tempo… não foi ela que o quebrou.

  205. Olá Dra. Terminei de fazer um tratamento de canal e o que restou do dente foi um pedaço bem pequeno, esta com curativo, e a dentista disse que agora é para colocar o pino e a coroa, gostaria de saber se ao colocar a coroa vai ter que desgastar o pouco que sobrou do dente ? Ou vai tirar este pedaço? Ou a coroa vai envolver o que sobrou do dente?
    Por favor me explique o que deve acontecer. Obrigado!

    1. Marisa, o que restou do seu dente deve ser desgastado, sim. Isso porque a coroa precisa de um “formato” específico pra se apoiar, seja sobre um pino, seja sobre parte do seu próprio dente. Como o seu dente já tem o canal tratado, o mais comum é receber um pino, mesmo.

  206. Oi Doutora! Estou fazendo um tratamento de canal de um dente que ficou quebrado (e aberto) por muito tempo e teve abscesso na gengiva com pus até começar a ser tratado. Acontece que o tratamento começou há mais de um ano, tenho consultas semanais e nunca falto. Sei que minha dentista fez o procedimento padrão correto na emergência – quando o dente quebrado começou a doer – tanto quanto faz nas visitas semanais para a troca do curativo e verificação do caso. No começo estava bem infeccionado, com o tempo e os remédios a infecção foi regredindo, mas toda semana, quando ela retira o curativo e coloca a lima, percebe que ainda há uma umidade no fundo do canal e é por isso que ela me diz que não fechou ainda. Eu já a questionei se essa umidade não é ‘vazamento’ do curativo, se eu não teria que tomar antibiótico para ajudar na recuperação e ela diz que não em ambos os casos. E agora, para piorar a situação, creio eu, o dente vizinho quebrou um pedaço da restauração e está “aberto”. Na verdade, quando ela coloca a massinha no dente do canal, ela cobre esse com massinha também. Por pior que possa parecer pelo meu relato, eu confio na minha dentista – somos amigas há 20 anos e sei que ela é uma ótima profissional – mas estou encucada com a demora, já que nesse meio tempo fiz tratamento de canal de um outro dente que tb demorou um pouco pois tb estava bem contaminado, mas já foi terminado com sucesso e o dente já está restaurado. Do dente que ainda está em tratamento, só fiz uma radiografia antes de começar o tratamento, e fiquei pensando se ela não deveria ter pedido outra já, pois como disse já faz mais de um ano e ainda não tem resultado. Dentes vizinhos podem ter canais interligados? O dente vizinho aberto pode ter sido porta de entrada para mais contaminação? Você poderia dar alguma ‘luz’ a esse meu problema? Obrigada.

    1. Regiane, embora não seja o mais comum, alguns tratamentos de canal são mais demorados mesmo. Claro que 1 ano é bastante tempo pra seu dente ainda estar drenando (a tal “umidade”), então seria interessante avaliar com mais critério. Pergunte à sua dentista se ela não recomenda um colega especialista (endodontista) pra dar um parecer sobre o caso. Talvez seja o caso de “mudar de estratégia”, entrar com medicação, fazer algum procedimento cirúrgico, etc.. Não, dentes vizinhos não têm canais interligados, cada um tem o seu, mas um pode contaminar o outro através do periodonto (gengiva).

  207. Olá, fui no dentista hoje, estou em um processo de canal, ele só deu uns pontos em minha gengiva perto do dente do canal que está quebrado, vai ter que colocar uma coroa. Vai tirar os pontos na semana que vem, gostaria de saber se posso fazer caminhada ja que nao posso ir malhar e fazer muito esforço????

  208. Ta bom, muito obrigado ta, muito legal sua iniciativa, me ajudou muito muito, se um dia caso escureça, tem algum jeito de ficar na cor igualzinha, ou eu vou depender do olho do dentista pra ver qual a cor se aproxima mais de todos os dentes? obg.

    1. Aí é caso pra clareamento, Guilherme. E o “olho do dentista” (e o seu) é que vai ter que avaliar os resultados. 😉

  209. Oi Doutora, estou com um curativo faz 9 meses, eu mordi uma pedrinha que veio com o orégano, ai senti mta mta dor, e acabei indo na dentista e ela tirou a inflamação, botou um curativo, e to com ele faz 8 meses por ai, eu nao senti dor desde então, mas sinto um POUCO ainda, com gelado, com quente, e não mordo NADA em cima dele, só mastigo com o lado direito da boca, senti tanta dor e tava tao inflamado que eu depois do curativo morri de medo de ir fazer canal, gostaria de saber se só ESPECIALISTA em canal que faz bem feito, ou se dentista que estão acostumados a fazer podem ser bons tambem, mesmo sem ser especialista, e outra coisa, a anestesia vai pegar desta vez??? Pois eu senti muita dor fazendo a limpeza e o curativo, agora falta matar o nervo, nao sei se é isso, ou se é tirar raiz, nao entendo, é no pre molar de cima, acho q eh pre molar, do lado do canino pra dentro da boca, então gostaria de saber se esse dente é simples, e se ele escurece, porque 1 dentista me falou que não escurece se for bem feito, outro dentista falou que este é um dos dentes que podem escurecer com o tempo, 1 dentista me falou que não da pra sentir dor, e o outro falou que o IDEAL é nao sentir, então gostaria que pudesse me explicar isso, e tambem se tem MUITO problema, ou se vai piorar meu tratamento eu indo agora nesse mês começar definitivamente o canal, e tomando mta anestesia, rsrs… obrigadooo…

    1. Guilherme, qualquer dentista, por formação, está apto a fazer tratamento de canal. Claro que os especialistas têm mais vivência nesse tipo de procedimento, mas tem clínicos gerais excelentes, também. Como você já fez o curativo e o dente não está doendo agora, a anestesia deve funcionar direitinho, não há razão pra dor. O pré-molar é um dente não muito complicado, geralmente tem 2 canais. O dente pode escurecer sim, mas se não escureceu até agora, acho improvável que aconteça.

  210. Ola bom dia, acabei de chegar do meu dentista super desanimada com as péssimas noticias! Bom vamos la, vou explicar melhor. No ano passado fui procurar uma clinica para corrigir algumas falhas nos dentes e usar aparelho ortodontico, foi constado que no dente 36 seria necessario uma RECONSTRUÇÃO, esta foi feita com sucesso, porem agora, quase um ano depois, estou sentindo fortes dores neste dente, fui a clinica, a dentista nao constatou nenhuma carie no dente, nem um buraquinho, fez raio x e disse nao ter nenhuma anormalidade tambem, mas indicou CANAL. Não entendo, é possivel de uma reconstrução bem sucedida virar canal? O dentista pode ter deixado carie no dente e ter fechado assim? Obrigada pela atenção!

    1. Sim Ana, mesmo após um tratamento aparentemente bem sucedido esse tipo de coisa pode acontecer. Pra você ter ideia, às vezes dentes totalmente hígidos, sem qualquer restauração ou cárie, acabam tendo indicação de tratamento de canal por necrose pulpar (a “morte” do nervo do dente). Motivo? Provavelmente nunca saberemos. Mistérios do corpo humano… 😉

  211. Fiz um tratamento de canal na semana passada, mas não fiz a restauração definitiva ainda, somente na próxima semana. E hoje comecei a sentir, não exatamente dor, mas um leve incomodo nesse dente em que foi feito o tratamento de canal, o que poderia ser? Seria devido a demora para colocar a restauração definitiva?

    1. Raquel, deve ser porque os tecidos em volta da raiz do seu dente ainda estão em cicatrização, passando por um processo inflamatório, portanto. Deve ser algo passageiro.

  212. Olá Dra. Ana, primeiramente gostaria de parabenizá-la pelo blog.

    Comecei sentir dores de dente bem fortes, dor latejante, horrivel, tomava doses absurdas e exageradas de dipirona para controlar a dor, mas amenizava e não passava a dor, fui ao dentista e me recomendou amoxilina com diclofenaco de 8/8 por 7, mas não adiantou, voltei e me mandou tomar de novo mais 5 dias, não adiantou, voltei de novo e mandou eu tomar mais 7 dias do mesmo remedio e advinha? Não adiantou de novo, ja não sentia mais aquelas dores horriveis mas sentia que o dente estava sensivel ao toque, ao morder, mas o dentista resolveu tentar arrancar assim mesmo, aplicou as anestesias e foi tentar arrancar, eu não consegui suportar a dor, então não arranquei, apos o dentista fazer esta tentativa de arrancar sem sucesso o dente inchou de novo e a bolha que havia sumido apareceu de novo e voltou a doer, então no dia seguinte fui ao pronto socorro e tomei benzetacil e depois de sete dias tomei outra benzetacil, e agora ainda sinto que meu dente esta sensivel ao toque e ao morder, o que a sra tem a dizer sobre e como me aconselharia?

    1. Joice, você passou por um quadro de pulpite aguda, com abscesso. Considerando isso e o fato da tentativa de extração, não é de surpreender um pouco de sensibilidade ao morder. Agora, com a infecção, aparece, controla, é preciso fazer a extração e pensar numa solução protética, em seguida.

  213. Oi, minha restauração caiu e acabei quebrando um pedaço do dente. O dentista recomendou colocar um bloco pelo fato da restauração ser muito extensa, tirando muita parte do dente. É possível colocar um bloco com um pedaço de dente quebrado?

    1. Sim Amanda, o bloco serve pra isso mesmo: substituir um pedaço perdido do dente, seja por cárie ou fratura.

  214. Eu coloquei um pivo e quebrou o pino dentro do dente, sera ke nao vai doer para colocar outro e quando for tirar o pedaço ke esta dentro do dente?

    1. Sebastião, considerando que o seu dente deve ter o canal tratado, não, não dói pra remover o pino nem pra colocar outro.

  215. Olá!
    Ana, vou contar meu caso.
    Dia 14 deste mês a dentista terminou de tratar o canal do meu canino e colocou a restauração provisória. Ficou agendado pra ser colocado a restauração definitiva dia 11 de abril.
    A minha preocupação é a seguinte: eu uso aparelho e depois que eu tratei o canal e colocou-se a provisória, eu fui à dentista do aparelho e ela colocou um elástico neste canino tratado puxando os dentes de trás pra vir pra frente, pois há um espaço ali que ela quer fechar. Hj eu olhei esse canino e notei que tem umas “linhas” nele que vão de encontro ao braquete, eu acho que ele está trincando 🙁
    Será que essa pressão do aparelho vai quebrar meu dente?
    To em choque :'(

    1. Não Gustavo… a força ortodôntica, embora pareça grande do ponto de vista do paciente, é muito suave e controlada. Ela não seria capaz de trincar seu dente sozinha. Por outro lado, dependendo da quantidade de tecido dentário perdido, seu dente pode estar mais fraco e trincando, sim. Mas trincas não são fraturas, trincas se restringem apenas ao esmalte (que é o tecido mais externo do dente) e quando causam algum problema geralmente esse problema é a sensibilidade dentinária. Como o canal do seu dente foi tratado, não há mais sensibilidade nele, então, tudo ok. Na próxima consulta, chame a atenção da sua dentista para o fato pra que ela possa avaliar melhor.

  216. Dra., ha 5 anos atras quebrei meus 2 dentes da frente, logo em seguida fiz canal e restaurei com resina, durante esses anos fiz varias vezes restauração com resina porque sempre quebrava um pedaço da restauração, nos ultimos 6 meses fiz 4 restaurações no mesmo dente.
    Um deles esta bem escuro (cinza), isso me incomoda bastante, já fui em varios dentistas e me recomendam fazer faceta de porcelana, porem hoje um dentista que consultei disse que a faceta nao era indicado para meu caso, pois meus dentes nao estão tão fortes, que o melhor seria o “pino” aproveitando a raiz do dente ja que tenho canal já tratado.
    Estou na duvida, e gostaria de saber quando o pino é indicado, obs: a raiz do meu dente é grande, e quebrei meu dente no meio de forma horizontal em um e atravessado no outro.

    Desde já obrigada e parabens pelo blog.

  217. Tenho notado que os 2 dentes que tratei e teve que colocar peça ficam logo atras dos caninos, qdo passo fio dental esta dando uma separação nos dentes (como se eles tivessem descendo ou então uma folga entre a gengiva e o dente), tanto que o fio desfia e dá tipo um choque (espero que tenho explicado direito) kkk obrigada pela atenção…

    1. Jacqueline, procure seu dentista e relate o problema. Pode ser apenas uma questão de fazer um pequeno ajuste nas peças.

  218. Olá doutora, fiz ha 2 dias um processo de canal, já está tudo feito, inclusive a restauração, mas não sei, tenho medo de mastigar com o dente restaurado, tenho medo de quebrar e sentir dor, a dentista disse que não tem problema de mastigar, mas estou com medo de quebrar, sentir dor e ter de extrair depois, paguei muito caro, é o dente, se não me engano, 15. Ela inclusive já disse na primeira sessão, a questão de no futuro o dente quebrar e tal e ser preciso colocar uma coroa (não sei bem o que é isso). Além disso quando mastigo me dá uma sensação de medo de quebrá-lo, só lembrando que perdi uma boa parte do dente, e a perda não foi central, mas lateral, ou seja meu dente foi corroído do lado esquerdo para o direito. Será se realmente não tem problema? Agradeço desde já sua resposta.

    1. Phillipy, se o dente está bem restaurado (isso inclui ter feito o tipo de restauração adequado para a quantidade de tecido dentário perdido), não há com o que se preocupar… pode mastigar normalmente. Eu só aconselho que se você for morder algo MUITO MUITO duro, que prefira usar o outro lado. Se dentes sadios já têm chance de quebrar, quanto mais um dente restaurado. Mas isso não quer dizer que ele esteja frágil, é só uma precaução mesmo.

      1. Doutora, percebo também que meu dente está com excesso de massa, o que prejudica a passagem de fio dental, devo procurar a dentista e remover esse excesso entre os dois dentes? É comum também sentirmos essa região estranha, tipo como se esta fosse mais frágil apos o tratamento?

        1. Sim Phillipy, você deve procurar sua dentista pra ajustar a restauração. Sim, é comum um certo desconforto nos primeiros dias após um procedimento.

          1. Obrigado doutora, e queria dizer que esse espaço que você disponibiliza é muito bom para tirarmos dúvidas simples e muitas vezes nos acalmar em relação a uma determinada situação, tudo de bom para você e parabéns pela sua simplicidade e capacidade de compartilhar um pouco de seu tempo conosco, meros desconhecidos, mais uma vez, obrigado.

  219. Boa noite, é verdade que quando colocamos o creme dental para escovar os dentes, não podemos molhar antes de escovar?

    1. Não Renata, pode molhar, sim. Eu acho até melhor molhar, a espuma não fica tão densa. Mas se não molhar, também dá certo. 😉

    1. Tudo depende da extensão da fratura, Yuri. Se a rais do seu dente não tiver sido atingida (ou seja, se for uma fratura apenas de coroa), ainda é possível colocar pino + coroa.

  220. Tenho ha muitos anos um canal no dente do lado dos centrais, ou melhor, fica entre os centrais e o canino, então sempre tive muito cuidado com ele, afinal é na frente, minhas perguntas são: o dente canal é mesmo fraco? Agora ele esta tendo um pontinho vermelho e tb entre a gengiva tb esta parecendo, vi quando passei o fio dental, o que é isso: tártaro talvez ? Será que qdo for ao dentista e ele queira tirar no motor pode quebrar ou não? Sempre tive medo de dentista para evitar de mexer nele, pois sempre cuidei dele, só fato do profissional tocar eu já tenho medo de quebrar, ou pode ser obturação velha. Obrigada.

    1. Jacqueline, dente com tratamento de canal NÃO RESTAURADO ADEQUADAMENTE fica mais fraco, sim. Mas se a restauração / coroa foi bem indicada e confeccionada, o dente é tão “forte” quanto os outros. Quanto ao “pontinho vermelho”, ele fica onde? Na gengiva? O que está aparecendo entre a gengiva e o dente?

      1. O pontinho vermelho é no esmalte do dente (quando passo o fio dental na volta, tb no dente) será que é tartaro? A gengiva esta saudável, nada de mais, ele esta bem restaurado, estou com ele desde 17 anos, estou com 48 kkk, vou consultar a dentista mês que vem, obrigada pela atenção, aguardo retorno.

  221. Oi, fiz um tratamento de canal, terminei faz duas semanas, vou fazer a restauração na quarta feira agora, só que quando eu estava comendo a metade do lado do meu dente quebrou, tô preocupada porque não posso tirar essa parte quebrada, pois ela está implantada na carne, como se fosse arranca o dente, tô com medo, que tipo de tratamento fazem pra arruma esse tipo de caso?
    Obrigada 🙁 .

    1. É Jaqueline, as coisas complicaram um pouquinho. Possivelmente não vai ser mais possível fazer uma restauração direta no seu dente, dada a fratura. Seu dentista vai ter que avaliar o “quanto de dente” sobrou e indicar a melhor estratégia pra que seu dente seja recuperado, que pode ser um bloco ou uma coroa completa (aí seria preciso pino, também).

  222. Bom dia Dra. Ana!
    Hoje faz uma semana que tratei o canal, sem dor graças a Deus, o dentista foi muito cuidadoso e respeitou meu medo de dentista, tomei antibiótico e anti-inflamatório corretamente e não tive problemas.
    Mas a massinha que ele colocou está soltando um gosto muito ruim e amargo, e ele falou que sairia apenas gosto de cravo e nos primeiros dias. Isso é normal?
    E já posso fazer a restauração no dente?

    Obrigada!

    1. Bárbara, às vezes sai um gosto ruim, mesmo. Sim, estando o tratamento de canal finalizado, você já pode E DEVE fazer a restauração “oficial”. Quanto antes, melhor.

  223. Boa tarde, tinha um dente com um curativo e depois foi colocado a resina, meu dentista falou que talvez fosse preciso fazer canal, mas como o dente não doeu no tempo que estava com o curativo ele disse q ñ ia ser preciso, mas que daqui a algum tempo poderia precisar. Faz menos de um mês que ele terminou a restauração e nunca doeu, mas três dias atrás fui passar o fio dental e machucou, depois de um dia o dente ficou como se tivesse machucado, doendo, mas não doendo como um dente com carie, apos dois dias o incomodo passou, mas o dente ficou muito dolorido, quando mordo, quando aperto com uma certa força doi. Gostaria de saber o que pode ser, e se tem algo com precisar fazer o canal. 🙁
    Obrigada.

    1. Marisa, se a dor não é espontânea (só quando você pressiona o dente) é um bom sinal. Uma possibilidade é que seja preciso fazer um pequeno ajuste oclusal (um desgaste) pra que sejam aliviadas as forças sobre o dente, provavelmente é isso que está causando a dor. Procure o seu dentista pra reavaliar.

  224. Boa noite, Dra. Ana,
    Fiz um canal hj e estou com uma dúvida. O meu dentista colocou uma “massinha” pra ficar até semana que vem enquanto não fica pronta a tal da prótese de porcelana. A questão é, fiz agora 6hs da tarde o canal e a massinha (agora são 10hs da noite) começou a sair. É normal isso?

    1. Pequenos pedacinhos dela podem sair mesmo, Ronaldo. São “sobras”. O que não pode é ela sair inteira ou uma parte considerável que exponha o interior do dente. Fique de olho, se isso acontecer, procure seu dentista.

  225. Oi Ana,
    Estou fazendo um tratamento de canal no último molar de cima e o meu dentista me disse que vai precisar pôr um bloco, pois teve que abrir muito por dentro. Ele me perguntou se eu queria pôr porcelana ou metal. Ele me disse que metal é mais resistente e que porcelana é um pouco frágil. Eu não quero pôr metal pois eu acho que é feio. Gostaria de saber se eu puser bloco de porcelana eu posso ter problemas de quebra durante a mastigação.

    1. Pode, Ana. Mas essa é uma possibilidade pra qualquer dente e qualquer bloco. O bloco metálico, por se tratar tratar de um dente posterior que não interfere na estética do sorriso, é uma boa opção, mais resistente, certamente.

      1. Obrigada Ana!
        Gostaria de saber também se o bloco de porcelana em um dente apenas obturado fica mais resistente do que o bloco em um dente que foi feito canal. Ou será que isso não influência na resistência do dente?

        1. Aí depende da quantidade de tecido removido / perdido do dente… tem dentes com tratamento de canal que perderam menos tecido dentário que dentes apenas restaurados. Então, a resistência não depende muito da presença ou não do tratamento de canal, mas de “quanto dente original” 😉 ainda existe.

          1. Muito obrigada pelos esclarecimentos! Este site é ótimo e você é muito atenciosa com as pessoas… É muito difícil encontrar um site / blog em que os elaboradores tenham tanta paciência e boa vontade para responder cada comentário e com tanta rapidez… Parabéns! 🙂

  226. Doutora, passei por um tratamento de canal e ainda não fiz a restauração definitiva pois o bloco de resina ainda não está pronto. O problema é, falta ainda uma semana inteira até a data da definitiva, mas a restauração provisória já caiu parcialmente, e não consigo ver nem sentir se o buraco do canal em si ficou exposto devido a isso. Existe algum risco em esperar até semana que vêm, ou devo ir o quanto antes pra colocar uma terceira provisória só por alguns dias?

    1. André, o ideal é fazer uma nova restauração provisória. Por outro lado, às vezes pedacinhos da restauração se desprendem mesmo, sem prejuízo algum. Se der pra ir no dentista antes, vá. Se não der, apenas tome cuidado pra não morder nada muito duro com esse dente, pois ele está frágil sem o bloco e pode quebrar. Quanto à exposição do tratamento de canal (se for o caso), claro, não é desejável. Mas se não passar de 30 dias, ok.

  227. Boa tarde!

    Doutora, fui ao dentista porque minha obturação caiu uma parte, ai no consultorio ela deu uma batida nele e disse que seria tratamento de canal, ela fez um raio x e já disse que era canal, fique assustada, chorei a noite toda, ai fui na emergencia para trocar a obturação e esperar o dia do canal, mas a outra dentista colocou um curativo para ver se vai doer para avaliar melhor a necessidade mesmo do canal, lembrando que se tirada a carie ele vinha a doer e precisaria de um canal mesmo, mas meu dente não esta doendo nada mesmo, e ele depois da limpeza ficou completo sem falha, me tire essa duvida, quais as chances de eu perder o dente se não fizer o canal? O DENTE COM CANAL COM O TEMPO PODE CAIR E EU VIR A FICAR SEM MEU DENTE??? OU ISSO E INVENÇÃO DAS PESSOAS?? Me ajude nessas duvidas.

    1. Paula, se há indicação de tratamento de canal o dente precisa ser tratado e pronto. Não acho que o paciente deva “escolher” se quer ou não, porque não tratar o canal significa manter um foco de infecção no organismo, independente do dente estar doendo ou não. Compreendo sua ansiedade, mas tratamento de canal não tem nada demais… é questão de limpar o seu dente por dentro, vedá-lo e restaurá-lo, tudo isso com anestesia local. Acredite: se o dente não dói agora, não vai doer por causa do tratamento. E sim, se você não tratar o canal agora a infecção pode aumentar e você vir a perder o dente em médio / longo prazo. Eu acho que não vale o risco adiar.

  228. Olá, Ana. O dentista me falou que eu estava com gengivite e tártaro, e me propôs uma limpeza. Fiz toda a limpeza no consultório.
    Agora queria usar algo pra tratar, o que uso pra tratar a gengivite, além de uma boa escovação?
    Cremes dentais exclusivos para gengivites e tártaros, é aconselhável?

    Muito obrigado.

    1. Valmir, você optar por uma dessas pastas de dente específicas para gengivite mas, sinceramente, não faz muita diferença. O que controla a gengivite MESMO é a remoção mecânica da placa bacteriana, ou seja, a técnica de escovação conta muito mais do que o creme dental. Tem muito marketing nesse tipo de produto…

  229. Boa noite!
    Gostaria de esclarecer uma dúvida.
    Um canal, ele tem prazo de validade? Tem algum problema de que com o tempo ele não preste mais, ou se a pessoa tratá-lo e fizer restauração sempre que for preciso, ele pode durar a vida toda…?

    Obrigado, Ana.

    1. Vitor, não, o tratamento de canal, em tese, é pra vida toda. Claro, a gente nunca sabe como o organismo da pessoa vai se comportar, pode haver uma reinfecção, dor, mas essas situações são exceção. Geralmente, não incomoda mais. 🙂

  230. Olá, fiz um canal no dente da frente, já faz alguns anos. Certo dia percebi que meu canal estava “tipo descolando”, a massa folgou…
    A massa desse canal passa por trás de outro dente, junto dele, com isso, esse outro dente foi ficando bem branco e se partiu.
    O que devo fazer? Restaurar o canal ou o dente primeiro?

    1. Renata, não sei se entendi bem o seu relato quando você diz que “a massa desse canal passa por trás de outro dente”. Eles estão unidos de alguma forma? Enfim, seja como for, me parece que você vai ter que restaurar os 2 dentes, e a prioridade fica para o “destruído” deles. Geralmente, dá-se preferência ao dente com tratamento de canal, porque se o tratamento fica exposto ao meio bucal por mais de 30 dias ele se recontamina e precisa ser retratado. Quanto ao dente que se partiu, é preciso avaliar quanto de tecido dentário se perdeu, talvez uma restauração seja insuficiente e seja necessário colocar um bloco ou uma coroa. Se der pra fazer os 2 numa mesma sessão, melhor.

  231. Olá, fiz uma canal ontem e estou com o curativo. Porem na hora que vou comer, mesmo os alimentos molinhos, o dente doi. Será que o canal foi bem feito ?

    1. Ana, o canal foi finalizado mesmo ou você está num período entre sessões? Porque geralmente tratamentos de canal levam pelo menos 2 sessões, depende do caso. Dói espontaneamente ou só quando você morde alguma coisa? Se o canal estiver concluído mesmo e a dor for só quando você morde, isso é bem comum, pois ainda há um processo inflamatório se resolvendo. A tendência é a sensibilidade diminuir e sumir.

      1. O canal foi concluído. Farei somente a cimentação deste dente na próxima consulta. E sim, o dente só dói quanto eu mordo alguma coisa.

        1. Então deve ser o processo inflamatório se resolvendo, mesmo. Fique atenta depois que a peça for cimentada pra que não fique “alta”. O dentista vai conferir, claro, mas ele também vai se basear na sua percepção pra realizar o ajuste.

  232. Doutora, meu dente dói quando mastigo algo mais duro sobre ele, ele só doi quando pressionado, não sinto nenhuma dor ou incomodo, a não ser quando o mesmo é pressionado.

    O que você acha que pode ser?

    Atenciosamente.

    1. Tassio, pode ser uma cárie, pode ser uma pulpite (uma inflamação no “nervo” do dente), pode ser uma restauração infiltrada ou um problema periodontal / gengival… pode ser um monte de coisas. O fato da dor não ser espontânea é uma ótima notícia, isso diminui a chance da necessidade de um tratamento de canal, por exemplo. Pra saber mesmo do que se trata, é preciso fazer um exame clínico e, provavelmente, radiográfico. Procure um dentista pra avaliar.

  233. Olá Ana, eu vi que preciso fazer um tratamento de canal e restauração do terceiro dente de trás da boca, embaixo, do lado esquerdo. Sabe quanto vai custar e quanto tempo demora? Queria saber também se me indica algum clinica ou dentista na região de Curitiba, porque não confio em qualquer um. Obrigado.

    1. Tiago, não saberia dizer quanto vai custar, cada caso é um caso. Você fez avaliação com algum dentista? É o jeito mais fácil (o único, provavelmente ;)) de ter uma noção de valores e de confirmar se é desses tratamentos mesmo que você precisa. Indico a Dra. Renata Tassi, o consultório fica no Jardim das Américas, próximo ao Centro Politécnico. Contato: 3085 7338.

  234. Ola Doutora, um bom comeco de ano pra voce e parabéns pelo seu trabalho, fiz uma restauracao com resina em primeiro molar inferior ha mais ou menos 6 meses pois sentia dor ao morder, já havia uma restauracao com amalgama antigo, a dentista fez um rx nesse dente e constatou uma fratura na restauracao de amalgama que infiltrou e havia aí uma pequena cárie, procedeu com a restauracao, que nao ficou alta e sinto perfeita a mordida, o problema é que quando como algo que entra no sulco do dente sinto como uma fisgada, um choque só nesse ponto, que creio que é justo onde foi feita a nova restauracao. O que pode ser? O dente nao dói com calor nem com frio. Desde já agradeco a resposta.

    1. Ana, esse é um problema relativamente comum. Difícil dizer ao certo o que o causa… pode ser uma “bolha” (espaço vazio) dentro da restauração, algum local onde a restauração está mais fina e deixa o dente mais sensível às forças mastigatórias, necessidade de uma proteção pulpar… enfim: seria bom que sua dentista reavaliasse pra descobrir a causa e propor uma solução.

      Um ótimo começo de ano pra você também. 🙂

  235. A dentista disse que teria que fazer uma coroa total e um pino fundido para maior segurança em um dente 85 % danificado, iria extrair o que sobrou do dente, mas ela colou a coroa no pedaço de dente, isso não deixa o dente resistente ?

  236. Oi, boa noite e parabéns pelo trabalho!
    Bom, meu caso é o seguinte: na última sexta eu finalizei meu tratamento de canal, a dentista que o fez (não é a minha dentista de sempre) permitiu que eu fizesse a obturação no mesmo dia, só que minha dentista habitual preferiu não fazer, e aí pra resumir vou ter que passar as festas de fim ano com massinha na boca. Eu estava sentindo uma sensibilidade no dente, mas não sinto mais.

    Só que hoje (26/12/13) eu estava comendo um salgadinho mole e a lateral do dente quebrou, isso aconteceu por causa da demora da obturação (por mim, eu já teria feito, mas enfim…)? Eu guardei o pedaço que caiu, será que dá pra restaurar? Ou posso ter que extrair o dente?

    Agradeço a atenção, e desculpa o texto enorme! =)

    1. Carla, não é caso pra extração não, pode ficar tranquila. O pedaço fraturado provavelmente não vai ser útil, é melhor restaurar o dente inteiro em resina direta ou indireta (uma pecinha cimentada ao dente, o que as pessoas chamam genericamente de “bloco”). A necessidade do bloco depende muito da quantidade de tecido dentário perdido, vale aí a avaliação da sua dentista. Sua dentista não quis restaurar o dente em seguida porque, provavelmente, desconfiou que o dente poderia doer ainda… aí achou mais prudente aguardar.

  237. Boa noite doutora, fiz um tratamento de canal no dente 27 há dois anos e ainda estou com a reconstrução do dente provisoria, ou seja, não coloquei o bloco. Hoje fui ao dentista e ele disse que terei que fazer uma restauração neste dente do canal. Gostaria de saber se pode ser feito essa restauração em dente com canal e se é seguro, já que não sinto nenhuma dor? Abraços, ficarei aguardando sua orientação.

    1. Angelina, tudo depende da quantidade de tecido dentário perdido. Se for pouco, dá pra restaurar de forma direta. Se for muito (mais da metade da coroa, por exemplo), aí a indicação é de bloco ou coroa completa, depende do caso e da avaliação do seu dentista. Mas importante não “arriscar” e fazer a restauração / prótese certa, pra não haver riscos do dente quebrar depois.

  238. Oi Ana, Boa Tarde…

    Excelente o trabalho que vem fazendo com o site 🙂

    Por gentileza, será que consegue me dar um encaminhamento?
    Eu fiz o meu Canal ontem pelo convenio e o dentista que realizou o procedimento me orientou sobre a restauração, porem não comentou qual o nome do especialista procurar…

    Para eu fuçar aqui no meu livrinho do convenio, qual é o nome do especialista rsrsrs

    Obrigado desde já!

  239. Ola, bom dia, fiz um canal e apos 40 ou 60 dias ele quebrou, quebrou toda parte externa, o que ficou esta rente com a gengiva, penso em extrair, haja visto outros recursos serem mui caros, sou proletariado. Mas a pergunta é a seguinte: se meu dente quebrou em menos de 02 meses, apos o canal, o dentista que fez o canal, é obrigado a extrai-lo gratuitamente?

    1. Não, Josemilton. O canal foi tratado de acordo, uma coisa não tem a ver com a outra… infelizmente acontece, e não é tão incomum. O dente com canal tratado, desde que restaurado após o tratamento, não fica mais frágil (como se pensa).

  240. Boa noite, doutora fiz um canal e depois de um ano começou a doer meu dente, aí a dentista refez o canal, caiu a restauração e eu fiquei com o dente mais ou menos um mês sem restauração, procurei um outro dentista e ele me disse que eu tinha que retratar novamente o canal, quando estava retratando o canal mordi um alimento que nem era duro, aí senti meu dente trincar, ele partiu no meio, já fui em dois dentistas e eles me disseram que tenho que extrair, é o último dente do lado esquerdo, o que faço me ajude.

    1. Patrícia, se a fratura comprometeu a raiz, não tem jeito: é preciso extrair. Agora é pensar numa solução pra substituir seu dente… prótese removível OU fixa OU implante + prótese sobre implante.

  241. Doutora, fiz um canal semana passada e nessa segunda fiz a reconstruçao do dente usando fibra de vidro! Estou sentindo algumas latejadas no dente tratado! Gostaria de saber se essas dores sao normais e quanto tempo demora em media para um canal cicatrizar ? Posso ingerir bebida alcoolicas ? Posso fazer exercicio fisico ? Hoje esta fazendo uma semana que fiz o canal!

    1. Sim Bruno, o dente pode ficar meio sensível por alguns dias, enquanto o processo inflamatório se resolve. Se você não estiver tomando nenhum medicamento, pode beber. Ok para o exercício físico, também.

  242. Dra., parabéns pelo trabalho e estar disposta a ajudar o próximo…
    Bom, nao sei como explicar meu caso, gostaria q me desse uma luz…
    Há um ano fiz um canal, a restauração ficou funda me disse a dentista, ela disse que estava normal e q era assim mesmo!! Bom, logo depois um pedaço da restauração quebrou a metade, tipo dentro daquela “panela”, fui em outro dentista pq a primeira n tinha horário, ele restaurou e continuou fundo e eu sentindo a lateral do dente pelo lado de dentro. Há 2 meses quebrou 1/3 do dente, tipo a metade da metade do lado de dentro, eu sentia q a restauração estava funda, bom, sabe me fala mais ou menos o que terei de fazer? Bom, ele esta quebrado a metade da metade do lado de dentro e eu sinto que a restauração esta intacta, eu sinto que a restauração esta lá, nao sinto dor, mas temo contaminar o dente, e fazer um novo canal::::::: !!!!!!!!! :::::::::::: Nesse caso de canal, qd se tira a restauração pra fazer uma nova, a restauração vai ate o fundo ne? Tem como limpar esse dente sem mexer no canal??????????? Desculpa pelo comentário enoorme!!! Medo 🙁

    1. Samya, me parece que no seu caso a indicação é de restauração indireta, o que as pessoas chamam de “bloco”. Esse tipo de restauração é mais resistente, indicada para situações onde houve bastante perda de tecido dentário. Tem um texto sobre o assunto aqui: https://medodedentista.com.br/2011/11/restauracoes-indiretas-inlays-onlays-overlays.html .

      Quanto ao canal, ele estando bem tratado e não ficando exposto ao meio bucal por mais de 30 dias, não é preciso mexer nele.

  243. Olá Dra. Ana,

    Meu terceiro molar quebrou ao comer uma castanha (parte interna frontal pela metade e ficou quase na gengiva). Acontece que este dente tem uma restauração com amalgama que é extensa e acho pouco profunda. Ela é muito antiga pois tinha feito quando criança, hj tenho 30 anos. Agora a dentista me disse que será preciso colocar um bloco no dente, será preciso fazer canal? Sei que difícil dar uma resposta sem fazer uma prévia avaliação, mas na sua experiência será preciso? Vi (leigo) também embaixo da parte restaurada está um pouco é assim mesmo, é cárie?
    Abraços fraternos… obrigado pela atenção.

    1. Marcelo, não necessariamente. Pela sua descrição, a remoção dessa restauração e o preparo do dente para receber o bloco devem ser suficientes. Faltou uma palavra na sua pergunta, creio que você quer saber se o tecido escurecido por baixo da restauração é cárie… não posso afirmar que não é, mas possivelmente se trata apenas de uma dentina “mais grossa” ou uma certa pigmentação que o amálgama causa no dente, o que é comum.

  244. Dra. Ana

    É o seguinte, fiz o canal com o dentista e foi colocado o “curativo”, mas a dentista não mexeu no dente mais e isso faz muitos meses. Sei que tenho que continuar tratando do dente, mas como fiz um novo plano estou no período de carência ainda e terei que esperar ainda mais dias para continuar o tratamento. Será que não tem “muito” problema eu esperar mais esse tempo ainda ? Obrigado.

    1. Felipe, se o dente estiver bem vedado com o curativo, você pode aguardar. Sempre há a possibilidade de doer enquanto isso, mas é só uma chance, não uma certeza.

    1. Ana, sim, e isso pode acontecer de 2 formas: através de uma cárie que “passa” de um dente para o outro ou através de uma lesão que tem origem no canal e acaba contaminado os tecidos de suporte (gengiva e osso) desse dente e do outro.

  245. Dra. Ana,
    E em relação à dor psicológica que o meu dentista me passou?? Qual a sua opinião sobre o mesmo???

    Obrigado.

    1. É uma possibilidade, José. Mas dores na região da face podem ter origem dentária ou não. Se está tudo ok com os seus dentes, é preciso investigar se há outras causas de origem não-dentária (seios da face, nervos periféricos), etc..

  246. Dra. Ana, procurei meu dentista e ele fez avaliação clinica e me pediu (raio x)m e o mesmo não apresentou problema algum, e este dente esta restaurado com amalgama (mais ou menos 05 anos), também afastou a possibilidade de retração, ele me disse que pode ser psicológico, uma vez que comentei com ele que tem dia que eu não sinto nada e depois a dor volta novamente. A troca de amalgama por resina, segundo ele, seria apenas por estetica, ja li vários comentários que o amalgama com o tempo atrai este tipo de incomodação, agora estou na dúvida se faço esta troca. Segundo ele quando temos dor de dente esta dor é constante, até que o problema seja resolvido.
    Obrigado.

    1. José, se você está satisfeito com suas restaurações de amálgama (esteticamente falando), sugiro que não faça a troca. Em time que está ganhando… 😉

  247. Dr. Ana, boa tarde, meu problema foi diagnosticado como retracao e meu dentista aconselhou usar um creme dental (Colgate pro alivio). Este dente tem uma amalgama antiga, e ao mostrar o raio x o dentista alegou que não tenho carie. A minha duvida é a seguinte: o raio x realmente mostra que este dente tem retração??? Pode acontecer o raio x esconder uma carie existente por ser amalgama?? Já pensei em trocar o amalgama por resina, de repente ao retirar o amalgama possa ter alguma carie. E este dente não doi com alimento quente ou frio. Desde já agradeço.

    Esqueci de relatar que o vizinho desse dente tem canal tratado, e apos o canal foi feito uma coroa, e também o raio x não apresentou nenhum problema. Este pino que foi introduzido na raiz do dente pode estar causando esta dor??? O raio x mostraria este pino com a raiz do dente com algum problema? Este canal e esta coroa foram feitos ha mais de 02 anos. Obrigado mais uma vez.

    1. Não Reginaldo, a radiografia é capaz de mostrar tecidos duros (dentes, ossos). A retração gengival é de diagnóstico clínico, o dentista a vê de forma direta. Quando há cárie aparece na radiografia, independentemente do material restaurador usado A NÃO SER que o ângulo em que a radiografia foi feita não favoreça. Mas é muito incomum que isso aconteça. Se há retração gengival e você tem sensibilidade, provavelmente essa sensibilidade tem origem na retração, mesmo.

      Se a radiografia não revelou problemas de adaptação no dente ao lado, não creio que a origem da dor seja ele (ainda mais com o canal já tratado). Sim, a radiografia revelaria se houvesse algum problema em nível ósseo ou de adaptação da peça.

  248. Olá, Ana.

    Estou em um tratamento de canal, ja fui algumas vezes ao consultório e a dentista afirmou que o canal tem mais de uma etapa a ser cumprida, que nem sempre são cumpridas no mesmo dia. Até aí, tudo bem, mas nunca fiz um canal, meu primeiro agora, tenho algumas dúvidas… a restauração após o canal, como funciona? Escolhemos o tipo?

    Obrigado.

    1. Pedro, sobre o número de sessões de um tratamento de canal –> https://medodedentista.com.br/2013/10/quantas-sessoes-demora-um-tratamento-de-canal.html

      O tipo de restauração após o tratamento de canal depende, basicamente, de quanto tecido dentário foi perdido. Se foi pouco, uma restauração direta, adesiva, basta. Se foi muito, pode ser necessário bloco ou até coroa. Depende da avaliação da sua dentista. Em caso de bloco ou coroa, é possível escolher o material (resina, metal, porcelana), a não ser que, por algum motivo, sua dentista julgue algum deles inadequado no seu caso.

  249. Olá Ana, hoje senti dor ao morder o primeiro molar inferior, a dor nao persiste e é localizada em um ponto especifico do dente, tenho uma restauraçao muito antiga feita em amalgama. Sera indicativo de cárie nesse dente.

    1. Não dá pra afirmar que seja cárie, Ana. Observe por mais alguns dias, pra ver se acontece de novo. Às vezes foi só uma mordida de “mau jeito”, mesmo, sem maiores consequências. Se começar a doer de forma espontânea ou toda vez que você morde, procure um dentista pra avaliar.

  250. Bom dia!
    Há alguns anos atrás, um dentista abriu meu dente e disse que era canal. Fez um curativo para que eu voltasse para o tratamento do mesmo. Eu nunca mais voltei. O dente se quebrou por completo e hoje tenho até vergonha de ir ao dentista por causa deste buraco que ficou em minha boca.
    Se for ao dentista, o que será feito?
    Obrigada.

    Att.

    Ana

    1. Ana Paula, se a raiz do dente estiver viável é possível tratar o canal, colocar um pino e, sobre o pino, uma coroa. Se a raiz do dente não puder mais ser aproveitada (e aí vale a avaliação do seu dentista), é caso pra extração. Não precisa ter vergonha, nós dentistas estamos aí pra isso. 🙂

  251. Doutora,

    Comecei um tratamento de canal hoje, e o meu dentista falou que, depois do tratamento, me aconselharia a fazer um bloco ou coroa para fechar o dente. Porém, esse bloco custa 400 reais, e eu não tenho como pagar. Perguntei a ele se não teria como fechar o dente com restauração, e ele disse que não me aconselha, pois em 90% dos casos a restauração se solta. Isso é verdade? Essa restauração é igual àquela que fazemos quando o dente está com cárie? Eu estou desesperada, pois sei que o dente não pode ficar aberto, mas não tenho dinheiro pra pagar 400 reais nesse tal bloco (além dos 300 que já paguei pelo canal, né). O que devo fazer? Obrigada desde já, e parabéns pelo blog!

    1. É verdade sim, Gracielle. Quando a perda de tecido dentário é grande, não dá pra fazer restauração direta… há chance da restauração cair e até do dente quebrar, por falta de resistência mecânica. Compreendo a questão financeira, mas a indicação, pelo que me parece, é de bloco mesmo. Converse com o seu dentista, não sei o material que ele propôs, mas talvez haja uma opção de bloco mais barata.

  252. Oi, Dra. Ana,

    Estou fazendo a restauração do dente 36 e o dentista colocou uma prótese PROVISÓRIA enquando a definitiva vem do laboratório. Mas hoje, sábado 05/10, durante uma refeição, senti algo quebrar e quando fui ver no espelho um pedacinho da provisória saiu.

    Só vou poder falar com o dentista na segunda, dia 5/10 pois não tenho celular dele.

    Devo fazer alguma coisa até segunda? Ou é só esperar mesmo?

    Grata
    Cris

    1. Só esperar mesmo, Cris. Apenas evite mastigar sobre esse dente (já que ele está fragilizado sem o provisório) e procure higienizar bem o local.

  253. Bom dia, Ana! Estou colocando uma prótese que vai usar o dente anterior e posterior para que fique fixada. Foi feito a extração do dente e o desgaste dos outros para colocação da prótese provisória. Feito isso, comecei a sentir bastante dor… a princípio imaginei que fosse por causa da extração… tomei alguns anti-inflamatórios, mas a dor voltava sempre que acabava o efeito do remédio. Liguei p/ o meu dentista que me orientou a tomar nimesulida 2 vezes ao dia… tomei, mas… quando parei a dor voltou… eu perguntei a ele se não poderia ser canal no dente de trás, o qual havia sido desgastado (a dor parece que vem dele e quando o dentista injetou ar, doeu muito!), ele disse para tentar novamente tomar mais 5 dias a nimesulida, 2x ao dia, depois uma vez ao dia… não adiantou… a dor não desapareceu… voltei a tomar o ibuprofeno 600mg 2x ao dia… fui ao endodontista, que fez o canal em um único dia. No dia do tratamento, depois que passou a anestesia, senti muita dor… continuo tomando o ibuprofeno… ele disse que os canais (dente com 3 canais) eram muito estreitos, então foi mais difícil do que ele pensava… fiquei quase 2 horas na cadeira com aquela borracha na boca. Minha pergunta finalmente é: será que a dor pós tratamento de canal vai continuar por muitos dias? Não aguento mais tomar remédio… minha resistência até baixou… dias atrás estourou herpes labial…

    1. Estando tudo ok com o canal, certamente essa dor é passageira, Luciane. Não dá pra dizer ao certo quanto vai durar, mas vai passar em alguns dias. É importante avaliar, também, se a prótese provisória que você está usando não está um pouco “alta”, isso poderia causar / aumentar a dor.

  254. Bom dia Ana, fiz canal no dia 03/09 e colocou curativo. No dia 18/09 fiz aumento de coroa e colocou outro curativo, agora no dia 23/09 vou fechar o canal. A doutora me encaminhou para o Protesista. O Protesista diz que eu teria que fazer coroa provisória, depois núcleo metalico fundido e por ultimo uma coroa de ceromero. Eu gostaria de saber quanto tempo posso ficar com a coroa provisória ? Por motivos financeiros só vou poder fazer a coroa definitiva daqui a 2 meses.

    1. Thaiana, embora tenha gente que extrapole BEM esse período, o indicado é usar uma coroa provisória por no máximo 6 meses.

  255. Boa tarde Ana, estou com um problema numa prótese. Tenho um dente, na verdade uma prótese, que está doendo muito quando mastigo. Quando não pressiono o dente contra a gengiva, a dor diminui mas ela permanece mais intensa naquele período pós-pressão, até aliviar. Só poderei ir ao dentista semana que vem, mas gostaria de saber se existe alguma alternativa para aliviar a dor que deve ser na gengiva.

    1. Newman, sem saber ao certo a causa da dor, é difícil determinar uma forma efetiva de controlá-la. Resolvê-la, só o dentista… porque quase sempre é preciso intervir com algum tipo de procedimento. Mas, até lá, você pode tomar uma analgésico com o qual esteja acostumado.

  256. Olá Doutora! Espero que tenha tido ótimas férias…
    Gostaria de tirar uma dúvida… vou explicar o caso.
    Meu filho de 4 anos foi ao dentista fazer uma limpeza, a dentista disse que estava tudo bem, fez a limpeza e pediu para retornar depois de 6 meses, porém uma 1 semana depois disso ele voltou da escola com o penultimo dente inferior esquerdo quebrado, então levei após três dias na dentista, ela tirou os cacos do dente (pedaços minusculos, o dente está quase inteiro) e disse que tinha uma carie pequena e apenas raspou e colocou uma massa que não era resina nem amalgama era uma que libera uma substancia no dente. Uma semana depois disso a massa rachou e a gengiva dele ficou inchada até a bochecha tambem, retornei e ela disse para procurar outro profissional pois ela não faz canal e disse que provavelmente era, então levei em outra que me disse que não era canal, mas apenas o dente permanente que estava nascendo, mas ela não tirou um raio-x para ver, apenas olhou. Ele não sente dor neste dente.

    Agora eu pergunto, quem pode estar com a razão? Levo em outro profissional para uma 3ª opinião?

    Ultima pergunta, é possível esta carie atingir o canal em tão pouco tempo? Desculpe o texto enorme rs…

    Parabéns pelo blog!! É ótimo!

    1. Oi Angela, minhas férias foram ótimas, obrigada por perguntar! Agora tô correndo contra o tempo aqui pra responder as mais de 100 perguntas que entraram nesse período (e não param de chegar)… 😉

      Então… aos 4 anos eu não acho que um dente do fundo esteja nascendo… é muito cedo. O problema deve ser local, mesmo. Possivelmente a fratura tenha atingido o canal (ou chegado perto dele)… ou não, quem sabe seja apenas uma gengivite local. Difícil dizer apenas com base na sua descrição. Mas dente nascendo, eu descartaria.

  257. Olá Ana!
    Todo tratamento de canal deve ser restaurado com um bloco ou restauração com resina tbm pode? Vou fazer tratamento de canal no dente 25.
    Obrigada!

    1. Restauração também pode, Beta. Tudo depende de quanto tecido dentário se perdeu. Se foi relativamente pouco, dá pra fazer restauração direta.

  258. Boa noite Dra, fiz um tratamento de canal, fui informada que precisa de 2 curativos, isso e normal tanto tempo assim ? Vou colocar jaqueta, me ajude, qual melhor jaqueta ou protese fixa ja que tenho que repor 2 dentes? Obrigada mesmo, fico no aguardo, pois tudo tem que ser bem pensado, abraco.

    1. Beatriz, o tratamento de canal pode demorar 2, 3, 4… até mais sessões. Portanto, esses curativos são bem comuns, sim. Se você vai precisar de coroas pra esses 2 dentes, elas podem ser feitas de vários materiais. O material mais durável e estético é a porcelana, e a coroa pode ser inteira de porcelana ou com metal por dentro e porcelana por fora (metalocerâmica).

  259. Parabéns pelo blog, Dra.
    Eu tenho um canal há mais de 3 anos, só que ele caiu, e meu dente ficou mole, será que vou ter que extrair o dente ?

    1. Silvana, não sei se entendi bem… você tinha uma coroa nesse dente e a coroa caiu? Porque canal não “cai”. Enfim, sendo isso, é essencial que você procure um dentista pra avaliar as condições da raiz do seu dente… se ela estiver ok, seria possível colocar um pino e uma nova coroa. Se não, o jeito é extrair.

    1. A onlay é uma restauração indireta, ou seja, em vez do dentista fazer a restauração na hora, ele prepara (desgasta) o dente do paciente, molda e manda confeccionar uma pecinha protética que será cimentada no dente (e que corresponde “à parte que falta” do dente). Sim, esse tipo de restauração é muito segura e mais resistente do que a restauração direta. Pode ser feita em resina mesmo (cerômero) ou em cerâmica, o que dá uma estética excelente. Tem um texto só sobre isso aqui –> https://medodedentista.com.br/2011/11/restauracoes-indiretas-inlays-onlays-overlays.html

  260. Olá,

    Doutora, como é feita a restauração de um dente após feito o tratamento de canal? É necessário em todos os casos colocar a tal coroa ou fibra de vidro?

    Grata
    Cris

    1. Não Cris, depende de quanto tecido dentário se perdeu. Quando a maior parte da coroa do dentes está preservada, basta restaurar normalmente. Mas quando se perde 1, 2 ou mais paredes do dente, o ideal é fazer uma restauração com pino ou até núcleo (pino metálico) e coroa.

  261. Eu tenho vários dentes com caries, mas aqui no nordestes o sistema de saude publico não é tão bom, eu fiz varios tratamentos desde amalgama a restauração, mas eu não tenho condições de pagar por um tratamento para fazer tudo de uma só vez e também minha lingua esta com umas bolhinhas estranhas perto da garganta, já o que faço doutora?

  262. Olá drª, boa tarde!
    Hoje comecei um tratamento de canal. Estava passando em um dentista aqui do sindicato dos frentistas de Bauru, e ele estragou meus dentes. Digo “estragou” porque desde meados do ano passado estava tratando duas cáries nele, e ele não fechava o dente, colocava curativo e pedia para voltar após 30, 40 dias, mas a massinha durava apenas dois dias, e lá estava eu novamente pagando para ele recolocar uma nova massinha. Mas daí ele aumentava o prazo, daqui uns 60 dias colocarei a massa definitiva, e eu voltava para casa. No dia seguinte, lá estava eu novamente, porque a massa havia caído. Fiquei nessa por 1 ano. Como eu era filiada ao sindicato, insistia em “tentar” confiar no trabalho dele. Mas me dei mal: Cansada disso, hoje fui numa dentista, e ela me disse que é canal. A massa estava trincada, (havia caído um pedaço há dias atrás) e o dente está com infiltração, inflamação e cárie. Isso mesmo! Ele fechou meus dentes com cárie. Eu queria extrair eles, pois desanimei, mas a doutora não deixou, já começou a fazer o canal (em um) hoje mesmo, disse que em três sessões termina e daí poderei fazer a restauração. Minha dúvida é: como ela pode tratar o canal, sem pedir uma radiografia? E pelo que eu li aqui, não seria necessário uma coroa, ao invés de restauração? Muito obrigado pela atenção!

    1. Dayane, certamente ela fará radiografias (no consultório mesmo) durante o tratamento de canal, realmente não dá pra fechar o tratamento sem nenhuma tomada radiográfica. A decisão por uma restauração direta, indireta ou uma coroa depende de “quanto dente” sobrou… quando maior a destruição, maior a possibilidade de coroa. Depende da avaliação da sua dentista.

  263. Bom dia Doutora, fiz canal há uns 10 anos em um dente que tinha quebrado e agora ele começou a doer. Fui à dentista e ela me falou que pode ser uma trinca e que se for realmente uma trinca o dente estará perdido. Um dente trincado acima da gengiva é realmente perdido, ou seja, deve-se extraí-lo? Gostaria de saber se há tratamentos para isto? Estou ciente de que cada caso tem suas peculiaridades mas gostaria de saber e procurar possíveis tratamento sem precisar extrair o dente.

    1. Se a trinca for apenas acima da gengiva, certamente o dente não está condenado (não por isso). Provavelmente essa trinca atinja, também, a raiz do dente… senão sua dentista nem teria sugerido a possibilidade de extração. É uma questão de avaliar o dano à estrutura do dente, em si.

  264. Estou com a cirurgia marcada na Unip, mas estou preocupada, porque lá são estudantes. Já estive em 2 bucomaxilo e cada um falou uma coisa, um disse que a cirurgia durava 20 min., o outro disse que durava 1 a 2 hs e também disse que teria que colocar enxerto. Será que procede?

    1. Os dois podem ter razão, Katia… só dá pra saber ao certo a duração da cirurgia na hora mesmo. Eu acho 20 minutos muito pouco tempo, deve levar pelo menos 1 hora. Esse tipo de cirurgia geralmente é feita por dentistas mesmo, já graduados, só que alunos de especialização.

  265. Faz mais ou menos uns dez anos que fiz o canal, só que tenho uma protese nesse dente. Não tenho condições de colocar outra. Voce acha que a Endodontista consegue tirar essa prótese para retratar o canal? Estou com medo e o meu convênio só cobre provisório. Quando retratar o canal, a lesão pode desaparecer, porque o que me falaram é que mesmo assim terei que fazer a cirurgia. Essa cirurgia é de risco?

    1. Katia, é provável que sim, os endodontistas costumar ter maior experiência nesse tipo de procedimento. E sim, o retratamento de canal visa justamente que a lesão desapareça, assim a apicectomia não será necessária.

  266. DRA. ANA TENHO UMA DUVIDA, FIZ UM CANAL E ESTOU TERMINANDO, A DRA. PERGUNTOU SE EU QUERO COLOCAR COROA OU BLOCO, PELA DIFERENÇA DE PREÇO QUE E GRANDE PREFERI O BLOCO, ELA ME FALOU QUE O BLOCO E BEM MAIS FRAGIL, AGORA ESTOU EM DUVIDAS SOBRE QUAL COLOCAR, TENHO MEDO QUE SE QUEBRE LOGO. POR FAVOR ME AJUDE A DECIDIR. ELA VAI COLOCAR NO DIA 18 DE JULHO. OBRIGADO. E O DENTE 26 ELE QUEBROU TOTALMENTE.

  267. EU ESTOU COM UMA LESÃO PERIAPICAL EM UM DENTE QUE TENHO UMA PRÓTESE. A DENTISTA QUE VOU DISSE QUE EU TENHO QUE RETRATAR O CANAL DESSE DENTE PARA DEPOIS FAZER A CIRURGIA. SERIA ESSE MESMO O PROCEDIMENTO? POIS EU FUI EM UMA FACULDADE E ESTOU NA DÚVIDA SE FAÇO COM A FACULDADE OU COM O MEU CONVENIO? PROCUREI TAMBÉM UM BUCO-MAXILO E ELE JÁ QUERIA FAZER A CIRURGIA, MAS NÃO FALOU EM RETRATAR O CANAL. O QUE DEVO FAZER? ESSA CIRURGIA É COMPLICADA?

    1. Katia, faz muito tempo que você tratou o canal desse dente? Geralmente o protocolo é retratar o canal mesmo. Só depois, se a lesão não desaparecer ou diminuir, seria feita a tal cirurgia, que consiste em remover a lesão e a pontinha da raiz (o nome é “apicectomia”). Não é muito complicado, mas tem que abrir a gengiva na altura da ponta da raiz e remover um pouco de osso e a lesão.

  268. OLÁ DOUTORA ANA! QUERIA TIRAR UMA DUVIDA, SE UM CANAL DE UM DENTE QUEBRA APÓS MORDER UMA COISA MUITO DURA, UMA PARTE DO DENTE DO LADO DIREITO QUEBROU, ENTÃO O DOUTOR RECOMENDOU FAZER COROA DE METAL, QUERIA UMA SEGUNDA OPINIÃO, ESSE IMPLANTE PARA RESTAURAR A PARTE QUEBRADA DO DENTE É PERMANENTE E NÃO QUEBRA MAIS FACILMENTE?
    OBRIGADO PELA ATENÇÃO
    JOÃO LUIS

    1. João, nada é “permanente” na Odontologia ;). Mas uma coroa metálica bem feita pode durar muitos e muitos anos. Ela é muito resistente e não quebra facilmente, não.

  269. Olá Ana. Gostaria de saber se vale a pena tirar um dente com canal para fazer um implante para que não tenha problemas futuros como (desgastes, carie, quebra e etc), o canal já tem mas dez anos.

    1. Marcio, o dente está incomodando você atualmente? Se não, não acho que beneficie você. Caso o dente já esteja quebrado, cariado, etc., aí seria preciso avaliar a relação custo-benefício (o quanto custaria reabilitá-lo X o quanto custaria extraí-lo e fazer implante). Mas minha tendência é sempre de manter o dente. Coisa de dentista ;).

  270. Oi, fiz um tratamento de canal, mas ficou nervo ainda, fiz novamente e continuou doendo, no terceiro dentista que resolveu tudo, mas duas semanas depois quebrou no meio meu dente, retirei ele e fiz uma coroa, mas relava no dente, era meio dolorido, voltei na dentista e ela tirou a coroa e viu que minha raiz estava rachada e tenho que fazer a cirurgia pra retirar a raiz, e ela é muito curta, não tá dando pra colocar a coroa novamente, só o implante, é isso mesmo?
    E outra, fiz dois tratamentos recentemente, e um dente ficou sensivel e o outro depois da anestesia a gengiva e o dente ficaram doloridos, o que pode ser? A dentista ja fez tudo e não sabe o que é.

    Aguardo resposta em breve. Obrigada.

    1. Leka, se a raiz do dente está fraturada, a indicação é de extração, mesmo. Aí a solução seria um implante ou uma prótese fixa que se apoie nos dentes ao lado do espaço do dente removido. A dor após a anestesia / tratamento provavelmente é pelo trauma local, ou por causa de uma pequena parestesia (um conjunto de “sensações estranhas”, entre elas dor, que podem aparecer depois de algum procedimento em que o um nervo tenha sido afetado, geralmente de forma passageira e reversível).

  271. Dra. Ana, muito obrigada pelo esclarecimento, fico mais tranquila pois já estava com receio de perder este dente. Parabéns pelo blog.

  272. Olá Ana, realizei ha cinco dias um desgaste no dente 27 para receber uma coroa, foi colocado um provisório mas ele caiu 3 dias depois e em seguida começou a doer, agora estou sentindo uma dor insuportável e observei que a gengiva está inchada. Este dente tem canal feito ha quase 10 anos e estou colocando coroa agora por ele ter quebrado, acredito que por conta do meu bruxismo, e eu durmo de placa todos os dias. O que pode ter acontecido para causar tanta dor? Achei que dente feito canal não doía mais.

    1. Laura, certamente a dor que você sente não tem origem no canal do dente, mas no periodonto, ou seja, nos tecidos em volta dele (osso e gengiva). O nervo do seu dente foi removido quando o canal foi tratado, então, em tese, o dente não deve doer. Só que todos os tecidos em volta do dente continuam vivos e sensíveis, portanto uma infecção / inflamação deles pode levar ao quadro que você descreve. É bom que seu dentista reavalie (até porque não dá pra ficar sem o provisório, pois é ele que impede que a gengiva cubra o preparo que foi realizado no dente).

  273. Gostaria de saber se é normal o dente que passa por tratamento de canal mudar de cor?
    É possível fazer canal sem dor? Já fiz uma vez e senti muita dor e depois de um ano, o dente quebrou.

    1. Sonia, sim, é bem comum. E sim, o tratamento de canal não precisa doer. Na verdade, não dói, o problema é que geralmente as pessoas deixam pra procurar o dentista quando o dente já está doendo, aí por causa da inflamação / infecção, a dor já se instalou e a anestesia pode demorar mais pra “pegar”.

  274. Ola, eu quebrei o dente e apareceu o canal de dentro dele, posso fazer a restauração ? Mas primeiro quero que mate a raiz e depois faça a restauração.
    E ai, o quê eu faço ?

    1. É isso aí mesmo, Daniel. Se o canal do dente está exposto, é necessário tratar o canal. Após o tratamento de canal, é possível restaurar o dente normalmente (isso se a fratura não foi MUITO grande, aí a indicação seria de uma restauração indireta ou de uma coroa + pino). Procure um dentista pra avaliar.

  275. Ana, me tira uma dúvida? Realizei um canal faz uma semana, contudo, não sei se devo fazer uma restauração ou uma coroa (que foi indicada pela dentista que tratou o canal). São a mesma coisa? Possuem a mesma eficácia? Muito obrigada!

    1. Larissa, se a sua dentista indicou uma coroa, minha tendência é concordar com ela :). A restauração é indicada quando a quantidade de tecido dentário perdido é menor, uma restauração muito grande pode deixar o dente mais frágil. Nesse caso, o melhor é fazer uma coroa.

  276. Olá Ana, essa segunda feira fiz canal no dente onde minha dentista retirou o nervo q faltava, porem ela ainda nao obturou o canal e agora tudo q eu mastigo meu dente doi, será q ela fez direito?
    Ou é só uma sensibilidade pq tem pouco tempo de tratamento e ainda nao ta completo?

    Obrigado.

    1. Danilo, é comum certa sensibilidade durante o tratamento de canal e logo após o término, também, já que há um processo inflamatório em curso. Mas a tendência é o problema se resolver.

  277. Bom dia!
    Fiz tratamento de canal, só falta fazer a restauração, que já esta marcada. O meu dente ta dolorido, isso é normal? Posso fazer exercício físico ?

    1. Laisa, o dente ficar um pouquinho dolorido, logo após o tratamento de canal, é comum. E sim, pode fazer exercício físico normalmente.

  278. Arranquei meu dente e tô com ponto, ai tem um troço meio que pus, sei la o que é aquilo ? Quando eu passo a língua sinto um gosto estranho, o que pode ser ? O meu dentista disse pra eu n mexer.

    1. Na verdade o ideal é procurar o seu dentista em 1 semana pra remover, e não esperá-lo cair (até porque ele pode demorar bastante pra cair sozinho).

  279. Olá, eu tratei do canal e deu uns problemas, eu fiz uma cirurgia ai quando eu fui voltar ao dentista a dentista preferiu arrancar, tenho 14 anos, é que tava dando muito problema e minha mãe achou melhor também, e eu levei um ponto,, agora ta doendo isso é normal ? Posso beijar na boca ? É que tenho namorado ai quero saber rs

    1. Keyla, se você está me perguntado se pode beijar na boca é porque não deve estar doendo TANTO, né?! A resposta é sim, pode, mas vá com calma (pelo menos até a remoção do ponto).

  280. Olá, doutora. Adorei seu blog. Parabéns pela iniciativa.
    Fiz um tratamento de canal hoje e foi finalizado. A médica me orientou a fazer a restauração. Gostaria de saber que especialista eu procuro para essa restauração. Outra coisa: perdi parte desse dente que recebeu o canal e, vendo outras respostas, vi que há restaurações indiretas para esses casos. Gostaria de saber se planos de saúde costumam realizar esse procedimento. E outro agravante: o dente vizinho a esse do canal foi totalmente perdido. Não sinto dores e, se não me engano, outros médicos disseram que a raiz não está comprometida. Haverá algum choque de uma possível prótese com essa restauração indireta?

    Obrigada!

    1. Verônica, um clínico geral pode fazer essa restauração (mesmo se for indireta). Se você preferir um especialista, procure um dentista especialista em estética / dentística. Geralmente os convênios não cobrem procedimentos que envolvem prótese (aí entram, também, as restaurações indiretas, já que são feitas em laboratório de prótese). Mas varia muito, você teria que se informar no seu convênio. Quanto a ter uma restauração indireta ao lado de um dente com coroa protética, problema algum.

  281. Olá, tratei do canal, ai fiquei um tempo com a massinha no dente, a massinha caiu e fiquei sem ir ao dentista umas semanas, ai começou a crescer uma “carninha”, ai eu fiz uma cirurgia, tô com uma massinha no dente mas ela já ta quebrando, o que faço ? Meu dentista já ta marcado pra segunda-feira, quantos dias leva pra essa “carninha” voltar? Pf me ajuda, e a Dentista não quis mexer no meu dente pq ta um buraco aonde foi feito o canal, ai ela botou a massinha pra esperar cicatrizar ou sei lá o que, me ajuda.

    1. Keyla, não dá pra deixar muito tempo sem a “massinha”. Às vezes é questão de 4 ou 5 dias pra gengiva crescer de volta, por isso é bom não descuidar.

  282. BOA NOITE! FIZ UM CANAL HA MAIS OU MENOS UM ANO, E NO MÍNIMO UMA VEZ POR MÊS FICA SENSÍVEL NA REGIÃO, SANGRA, ÀS VEZES LATEJA E TEM MAU CHEIRO. O QUE DEVO FAZER? AGRADEÇO A ATENÇÃO.

    1. Edilene, pode ser que se trate de uma infecção resistente, e esse sangramento na verdade seja uma fístula (um local por onde seu organismo expulsa o pus de uma infecção). Seria bom que seu dentista reavaliasse esse dente.

  283. Ola Ana, hoje eu descobri que estava com dois dentes trincados, eu estou com muito medo, vai ter que arrancar a parte fraturada? Meu dente ainda ta perfeito, é so a rachadura que eu enxergo. Eu gostaria de saber que tipo de tratamento se faz com esse tipo de problema!

    Obrigada

    1. Ana, depende do tipo de trinca. Se você não sente dor e for uma trinca restrita ao esmalte do dente (que é a camada que fica mais por fora, a parte “brilhosa”), provavelmente não haverá necessidade de nenhum tipo de tratamento. Haveria necessidade de extração se nós estivéssemos falando de fratura mesmo, que tenha afetado a raiz do dente e inviabilize sua permanência na boca. Mas, pelo seu relato, não parece ser o caso. Procure um dentista pra avaliar.

      1. Ok dra… eu fui no dentista e ele examinou o meu dente e ele disse que nao precisava fazer nenhum tratamento, mas eu percebi que esses dentes tem mais sensibilidade ao tocar em alguma coisa gelada, entao eu vou ter que ficar com essa sensibilidade no dente?

        OBS: a trinca fica nos dois dentes grandoes da frente

        1. Converse com o seu dentista, existem dessensibilizantes que podem ser aplicados. Bochecho com flúor também pode ajudar.

  284. Ola doutora,

    Hoje eu terminei o meu tratamento de canal e amanha o meu dentista pediu pra eu voltar la pra começar a fazer a restauraçao com pino, eu gostaria de saber como que vai ficar o meu dente depois dessa restauraçao, tipo se vai ficar mais fraco, mais escuro ou vai ter alguma diferença do original.

    1. Victor, o dente com tratamento de canal, quando restaurado logo após o canal concluído e com uma restauração adesiva, não fica mais frágil que qualquer outro dente que também tenha sido restaurado (embora se pense assim). Se a restauração que você vai fazer é com pino, melhor ainda. O pino intra-radicular serve exatamente pra deixar o conjunto dente + restauração mais resistente. E sim, a ideia é que seu dente fique com o mesmo aspecto que tinha antes. Alguns dentes con tratamento de canal tendem a escurecer, mas isso não é regra.

  285. Dra. Ana,

    Boa noite!

    Tenho uma curiosidade e se puder responder, agradeceria: um dente com o canal tratado doeria menos na hora de arrancá-lo?

    É apenas uma curiosidade que tenho e não que eu vá fazer isso.

    José Carlos

    1. Não José, não faria diferença. Isso porque, embora o dente não tenha mais sensibilidade (já que o “nervo” não existe mais), todos os tecidos em volta dele estão vivos (gengiva, osso, ligamento periodontal). E são esses tecidos que “doeriam”. Mas tenha em mente que nenhum dente precisa doer pra ser extraído, pra isso é que existe a anestesia. 🙂

  286. Dra., bom dia. O problema é o seguinte: tenho dentes fracos, minhas obturações caem e eu tenho higiene bucal correta. Meus dois ultimos dentes antes do ciso estao sem obturação, ambos do lado esquerdo, sendo que o da parte superior está totalmente quebrado, com um buraco imenso e esta ficando preto. Sei que é relaxo, mas tenho medo de extração. Se for o caso atrapalhará mto se ficar sem eles?

  287. Boa tarde, Dra. Ana
    Fiz canal no dente da frente (no dente de coelho) ha 4 meses, gostaria de saber se eu colocar o pino diminui a possibilidade do dente quebrar, ou vai quebrar do mesmo jeito? E se quebrar, vou ter que colocar um dente no lugar?

    1. Rozeane, depende. A coroa do seu dente está inteira ou parcialmente (ou totalmente) destruída? Se ela estiver inteira, basta fechar o dente com uma restauração e pronto. Se houver muita perda de tecido dentário, aí seria melhor usar um pino (ou pra reforçar a restauração, ou pra apoiar uma coroa protética). Mas não há essa associação direta entre tratamento de canal e possibilidade do dente quebrar. Pode, mas não é regra. Se quebrar, sim, será preciso colocar uma coroa no lugar.

  288. Olá,
    Fiz um canal no dente de nº 37 e fui orientada pela dentista a colocar um restaurado de porcelana, pois segundo ela, tenho bruxismo e a porcelana é uma material mais resistente. Porém, tenho indicação de outro profissional de que o restaurado em porcelana não é indicado para dentes tratados com canal. Estou com muita dúvida, pois a diferença de valor entre os dois é enorme, e não quero correr riscos de restaurar o dente e ter prejuizos posteriormente. Poderia por gentileza me esclarecer essa dúvida?

    1. Katianne, os dois não deixam de ter razão. Mas eu acho que, considerando o bruxismo, a porcelana seja um material mais indicado (pela resistência ao desgaste), mesmo. Se a restauração for cimentada com um cimento adesivo (resinoso), creio que não há prejuízo algum com relação ao tratamento de canal.

  289. Olá Dra. Ana,

    Fiz a primeira parte do canal ontem e depois quando cheguei em casa, vi que o dente do lado tava quebrado na pontinha. A dentista pode ter quebrado na hora do procedimento? E o que poderá ser feito nessa parte quebrada?

    Desde já agradeço a atenção!

  290. Bom dia, Ana.
    Fiz um tratamento de canal ano passado, e sobrou um pouco do dente original (muito pouco) e para restauração foi usado resina. ok. Há algumas semanas parte da restauração caiu, pois um pedaço do meu dente original se quebrou, pois é bastante fraco. A medica me recomendou uma coroa dentaria, mas como no momento estou sem condições de gastar os R$600,00 do procedimento resolvi retirar a antiga restauração e colocar uma nova do mesmo material, resina. Gostaria de saber se ainda corro o risco do dente quebrar de novo e quais cuidados eu devo ter com essa restauração?
    Desde de já agradeço e parabéns pelo site.

    1. Natalia, se a indicação é de coroa e foi feita uma restauração, certamente há risco do seu dente se quebrar. Você vai ter sempre que tomar cuidado ao mastigar em cima dele, procurando evitar alimentos duros.

  291. Dra. Ana, parabéns pelo blog e pelas explicações! É um serviço de utilidade pública! Gostaria de saber se é possível uma lesão do 27 estar na verdade no 26. Fiz uma tomografia por outro motivo que revelou lesão apical com quebra de cortical e velamento do seio maxilar no elemento 27, mas meu dentista fez o canal do 26.
    Apesar de não ter visto nenhuma lesão na radiografia que fez antes do canal, afirmou que só poderia ser o 26 com problema, pq era o único dente com restauração. Faz sentido isso?
    Desde já agradeço.

    1. Graziela, a tomografia é um exame bem específico… se ele diz que a lesão é no 27, eu acredito ;). Numa radiografia, por uma questão do ângulo de incidência dos Raios X, uma rarefação óssea desse tipo até poderia parecer ter origem num dente mas, na verdade, ser por causa de outro. Mas se temos a tomo, acho que não dá pra ter dúvidas. Ainda, às vezes um dente absolutamente hígido, sem restauração alguma, apresenta problema no canal e até lesão periapical. O motivo disso geralmente é desconhecido… mas acontece. Então, até faria mais sentido que o problema fosse o 26, mesmo, mas o resultado da tomografia é bem claro (embora eu não o tenha visto… alguma chance de que quem digitou o laudo tenha escrito 27 em vez de 26, por engano?) ;).

  292. Bom Dra. Ana, eu gostaria de saber, eu fiz o meu primeiro canal hoje em um dente de baixo que ja estava com carie e quebrado, ai o Dentista me disse que esse dente precisa de 5 sessões, então nesse caso queria saber se a restauração ja é incluida no proprio canal?

    1. Tem sim, Joziane. A necessidade de tratar o canal depende do fato do canal realmente ter sido comprometido e a restauração a ser feita depende do tamanho da destruição: uma restauração direta, indireta ou até uma coroa completa (pino + prótese).

  293. Ola Dra, gostaria de expor minha história:
    Possuia um pequeno dente extra numerário perto de meu primeiro molar, segundo meu dentista provavelmente este dente causou a “morte” (ñ sentia frio em meu molar) e reabsorçao de parte de sua raiz, e me foi recomendado a extraçao do extra-numerário e tratamento de canal no molar, ainda que o profissional tenha alertado que nada garantiria que salvaria meu molar. Feito o canal, por minha iniciativa, questionei o dentista se deveria ter algum cuidado com o canal, e o mesmo se limitou a dizer para evitar alimentos muito duros, mas sequer mencionou por quanto tempo deveria tomar tal cuidado, e na minha leiga concepcao, tal cuidado deveria ser tomado para a correta secagem da massa usada… Enfim, o dente quebrou no dia seguinte, na janta ao comer uma fatia de pizza, uma semana antes da marcada restauração, que até o momento, desconhecia sua importância. Logicamente estou insatisfeito, especialmente pois não fazia ideia que meu dente poderia estar sob risco de quebra durante minha janta. É justo eu pedir ressarcimento do valor pago pelo canal, pois o profissional apenas me ofereceu o ressarcimento da restauraçao, logicamente, pois ela sequer fora feita.

    1. Diego, eu, particularmente, não acho justo. Afinal de contas, o canal foi tratado. Se aconteceu do dente quebrar antes da confecção da restauração, é uma fatalidade. Seu dentista alertou você de que nesse período ele estaria mais frágil (como eu também friso no texto). Entendo que você não compreendeu muito bem em que período o seu dente estaria fragilizado, aí pode ter havido um mal entendido mesmo… mas isso não anula o procedimento que foi realizado anteriormente e os custos / honorários que ele gerou. Compreendo sua frustração mas, do meu ponto de vista, essa é uma situação atípica em que não dá pra “culpar” o dentista… nem você, ao meu ver. Acontece.

  294. Ola, seu blog e muito interessante. Bom, nao fiz o canal e so fui perdendo o dente. Agora nao tem mais dente, so ficou a gengiva com a carie o q eu faco?

    1. Luiza, é preciso que procure um dentista pra avaliar a viabilidade da raiz que ficou. Se ela for viável, seria o caso de tratar o canal, colocar um pino e, sobre ele, uma coroa. Se não for viável, o jeito é extrair e usar outro tipo de prótese.

  295. Minha tia fez um canal e ficou pronto, mas ela não restaurou, e o dente não doi, so que o dente ficou quase um ano sem curativo e sem restaurar, agora ela vai terminar o tratamento, o canal pode ter infectado, so que o dente dela não doi.

    1. Diego, certamente o canal do dente da sua tia foi recontaminado. Dentes com canal tratado podem ficar no máximo 1 mês sem curativo… mais que isso, as bactérias invadem e é preciso tratar o canal novamente.

  296. Dra. Ana,
    Apos uma restauracao em uma carie bem profunda, continuei com dor, ao mastigar, com gelado, e apos algum tempo dor espontanea com picos agudos. Por tais razoes, foi aberto novamente o dente e colocada massinha, mas as dores voltaram. Novamente no dentista, constatou-se que a massinha estava alta, o que foi corrigido e realizados os testes de sensiblidade. O estranho é que no momento do teste, nao senti dor, mas momentos depois a dor veio, lancinante, mas melhorou aos poucos. Agora com anti-inflamatorio, estou quase sem dor. Quero o parecer da sra sobre o caso?

    1. Fernanda, dor espontânea não é um bom sinal, costuma indicar problema de canal. Mas a pulpite (a inflamação do “nervo” do dente) às vezes é reversível, por isso seu dentista colocou a tal “massinha”, pra ver como o seu dente iria reagir. Eu acho que seria bom aguardar um pouco mais ainda com esse curativo e ver como o seu dente vai se comportar nos próximos dias. Se a dor parar mesmo depois de você deixar de tomar o anti-inflamatório e, principalmente, não houver dor espontânea, será possível restaurar o dente de novo sem precisar tratar o canal.

  297. Oieeee, me ajuda, ha 1 ano e meio eu coloquei uma coroa e mais ou menos uma semana atras o dente que eu fiz canal e coloquei a coroa está doendo muito, não tô conseguindo mastigar nada, e o dentista que fez meu tratamento não está mais entre nós, o que devo fazer? O que pode ser? Que tipo de dentista eu procuro agora pra me ajudar???

    1. Aline, procure um outro dentista pra avaliar. Pode ser um clínico geral, se houver necessidade de atenção de um especialista, ele mesmo encaminhará você. Pode ser que o seu dente tenha uma infecção ou que haja, apenas, a necessidade de algum ajuste na prótese. Ou seja, é preciso avaliar pra tratar de acordo.

  298. Dra Ana, é possível o dentista detectar que o tratamento será canal só de olhar o dente? Ou só o raio x para comprovar com certeza? Minha dentista olhou meu dente, colocou aquele gelinho pra fazer o teste e doeu, então me disse que provavelmente seria canal só que ainda nao fiz o raio x… e meu dente sem estímulo não dói, sinto uma pequena sensibilidade! Será canal mesmo? Obrigado.

    1. Nilton, depende. Quando há uma cárie muito grande, às vezes dá até pra ver a entrada do canal… e aí é meio óbvio que será preciso tratar. Quando não é o caso, o dentista precisa fazer esse teste que você relatou. Quando o paciente sente dor, por incrível que pareça, é um bom sinal… o problema é quando essa dor demora pra passar, mesmo depois do “gelinho” ter sido retirado. Aí sim, mesmo sem radiografia, dá pra dizer que as chances de ter que tratar o canal são grandes. Muitas vezes a radiografia nem traz nenhuma informação relevante… portanto, pode-se decidir pelo tratamento de canal apenas com base no exame clínico, mesmo.

  299. Olá, tenho um dente que preciso extrair ja ha muito tempo e por essa demora de minha parte agora cresceu uma carne de dentro dele, sera que meu dentista vai arrancar mesmo assim, normalmente qual e o procedimento?

  300. Ola, estou fazendo tratamento de canal pois meu dente quebrou, o molar ficou destruido do lado da bochecha, gostaria de saber se posso restaurar com o proprio pedaço do dente. Ah, é um dente de leite.

    1. Brenda, não dá não. Isso costuma ser possível em dentes da frente, mas os dentes do fundo recebem maior força axial durante a mastigação, e ao se colar um pedaço do próprio dente dificilmente essa “colagem” suportaria essas forças. Mas sem problema, a parte perdida do dente pode ser refeita em resina, fica bonitinho como era. 🙂

  301. Dra. Ana, minha dúvida é a seguinte, se um canal já muito antigo no dente da frente se ele gera algum mau hálito com o tempo, sinto que as pessoas me passam algumas dicas de que o mau cheiro vem do dente que é feito o canal. Agora, pode acontecer esse dente criar tamanho desconforto, escovo bem os dentes, vou ao dentista fazer limpeza e tudo, enfim, faço toda a higiene bucal normal, já bati panoramica, mas o dentista fala que não é do dente, maior desgosto, as pessoas me ignoram, como se eu não tivesse cuidados com minha higiene, me ajude por favor!!!!

  302. Boa tarde,

    Fiz um canal, ja faz um mês que terminei, mas sinto o meu dente sensivel como se estivesse mole (tipo quando criança), durante o tratamento perguntei isso a minha medica ela me disse que era normal devido ao tratamento, mas quando fosse colocado o bloco iria melhorar, mas tem dois dias que venho sentindo essa sensibilidade, o que pode ser?

    1. Diná, às vezes certa sensibilidade persiste por mais tempo do que o normal. Mas a tendência é a dor diminuir e passar com a resolução do processo inflamatório.

  303. Dr. Ana, é isso mesmo, (a coroa perfeita que eu disse) é o dente intacto, eu mesma o vi aberto e ele está inteirinho, só possui mesmo um buraco. Não tem nenhum pedacinho faltando. Por isso estranhei esse negócio de colocar coroa. Pois até onde sei a coroa é para abraçar o dente e ele disse que essa que vai colocar é para preencher o dente e logo acima irá fechar com porcelana.
    Mas irei falar com ele, pq se for somente para preencher o acesso do canal como vc disse vou pedir que faça só o fechamento.

    Muito obrigada querida, todo dia é uma dúvida…

    PS: há alguns meses postei sobre a extração do meu siso inferior esquerdo, fiquei com parestesia, já faz 6 meses e até hoje a língua está com sensação de anestesia. O dente que comentei que amoleceu após a extração é justamente esse que precisou de canal.

    Até mais.

  304. Doutora Ana, boa noite. Estou fazendo um tratamento de canal no segundo molar inferior. Ele inflamou e criou bolsa de pus na gengiva, daí o dentista disse que seria tratamento de canal. Bem, hoje foi o ultimo tratamento e ele fechou meu dente (com a massinha provisória), só que eu pensei que depois de tratar os 4 canais ele fecharia o dente com obturação normal pois a coroa está toda perfeita. mas ele me disse que tenho que colocar coroa pq senão o dente quebra. Estou pensando em não colocar e so pedir que feche normalmente como uma restauração normal, corro risco de futuramente o dente quebrar?
    PS: tenho um canal que dura há mais de 13 anos e não precisou disso tudo…

    Aguardo… Desde já agradeço..

    1. Desiree, nem todo tratamento de canal precisa de coroa em seguida, depende diretamente de “quanto dente” sobrou. O que você quer dizer com “a coroa está toda perfeita”? Porque, se for só o acesso do canal mesmo, realmente dá pra restaurar de forma direta. Mas se o seu dentista propôs uma coroa, imagino que esteja faltando alguma parede do dente ou que seu dente não esteja tão inteiro assim.

  305. Doutora, ha alguns meses atras estive aqui para relatar uma alveolite que tive na extraçao de um ciso, graças a Deus como a senhora disse meu organismo se recuperou, mas é uma dor muito desagradavel, pois bem, agora estou com outro problema, sinto muita sensibilidade ao comer algo duro, carne assada por exemplo, incomoda bastante isso foi depois da extraçao daquele ciso, o que fazer para amenizar isso doutora?

  306. Doutora, ja conclui o canal do dente mas ele estava ao lado de um ciso k foi extraido, eu sentia dor, minha dentista optou a tratar canal mas ainda sinto dor e ele esta sensivel, tem um mes q foi feito, ela falo k leva 6 meses para cicatrização, e verdade isto??? Nossa, fico nervosa porque no raio x mostra um dente cicatrizando, e possivel ainda dar dor???

    1. Priscilla, a cicatrização completa, inclusive em nível ósseo, pode levar bastante tempo, mesmo. Quanto ao canal, pode haver uma certa sensibilidade após o término do tratamento de canal até que o processo inflamatório de resolva por completo.

      1. Doutora Ana, meu bloco caiu depois de 13 anos, fui ao dentista ele recolocou provisoriamente, pois tenho que aguardar uma nova consulta para radiografa e saber se precisar refazer o canal. Mas agora estou sentindo esse dente um pouco sensivel e esta um pouquinho inchado, tem apenas uma semana que o bloco caiu, o que devo fazer, voltar na emergência?

        1. O bloco caiu de novo, Adriana? Independente disso, considerando que há dor / inchaço, seria bom voltar ao dentista, sim.

  307. Dra, boa noite !

    Essa carninha que cresce, ela sai de dentro do dente, isso pode ser gengiva ? O que posso fazer para conter o sangramento ?
    Beijos e obrigada pela atenção.

    1. Se o canal do seu dente está tratado, deve ser gengiva, sim. Mas pra isso acontecer, existe alguma perfuração no seu dente, por onde a sua gengiva está entrando e crescendo. Mas é como eu falei, Jaqueline… compreendo sua dificuldade, mas você tem que procurar um dentista pra ver isso.

  308. Dra, adorei seu blog, parabéns.

    Tenha 24 anos, há 2 anos trabalhei em uma clinica odontológica, nessa época usava piercing na lingua, e quebrei um dente (o que fica do lado do canino). Lá mesmo fiz canal, e logo o dentista sumiu. Não sinto dor, o curativo caiu e agora fica crescendo uma carninha, e quando removo, ela cresce de novo em uma semana. E sangra demais. Hoje fui escovar os dentes, e teve sangramento, nessa hora minha cabeça começou rodar, parecia que minha pressão tinha caido. O que será ?
    Não tenho condições financeiras para pagar um tratamento. Estou desempregada. Moro na zona norte de SP. O que posso fazer para melhorar ?
    Obrigada mais uma vez.

  309. Oi Ana, fiz um canal ha um ano, fiz duas sessões, na segunda ele fechou e colocou uma massa, porém não voltei pra restaurar, e a massa ja saiu, o que vai acontecer quando eu voltar la ? Ainda tem jeito? O dente ainda estar do mesmo jeito desde que a massa saiu? Aguardo resposta.

    1. Leidy, se a “massa” caiu há menos de 30 dias, basta restaurar (agora, de forma definitiva, com resina). Já se caiu há mais de 30 dias, a indicação é de retratar o canal, pois certamente o tratamento de canal foi contaminado pela exposição por tanto tempo ao meio bucal.

  310. Conclui o tratamento de canal, só que a massa permanente caiu e ficou aquele buraco no meu dente, só que além de ser domingo, e na segunda ser ano novo, não sei quando ela estará disponivel para me atender, eu gostaria de saber o que devo fazer quando for ao meu dentista, e o que fazer enquanto eu não for ao mesmo, ou pode deixar ele assim mesmo e ir apenas escovando como sempre faço?

    1. Rayssa, se não há um outro dentista que possa atendê-la em caráter de urgência, continue escovando normalmente esse dente e NÃO MASTIGUE em cima dele, principalmente se for algo duro. Sem a restauração aumentam as chances desse dente sofrer uma fratura. E, assim que der (e que não passe de 1 mês, pois isso contaminaria o tratamento de canal), procure sua dentista pra restaurar de volta.

  311. Oi Ana!
    Primeiramente, quero parabenizá-la pelo Blog.
    Minha pergunta é a seguinte: Fiz um canal em um dente pré-molar superior e em seguida a restauração de resina. Aproximadamente 2 meses depois, a restauração descolou a ponto de sair. Encaixei a restauração e voltei imediatamente ao dentista para refazê-la. Faz três dias que quebrou novamente, só que desta vez de um só lado, o inferior. O que devo fazer? Quero muito tentar salvar o dente, mas se for o caso de extrair, gostaria de saber se, já que eu tenho todos os dentes de siso, o aparelho ortodôntico serve para corrigir a falha ? Espero ansiosamente sua resposta!!

    1. Ângela, certamente não é caso pra extração, não. Se a restauração está caindo é porque há algum fator complicador presente: ou ela está “batendo” de forma desfavorável nos dentes de baixo, ou entrou saliva no preparo durante a sua confecção, ou essa é uma restauração muito grande pra ser feita de forma direta (imediata, pelo dentista). Nesse último caso, o ideal seria optar por uma restauração indireta (veja aqui do que se trata: https://medodedentista.com.br/2011/11/restauracoes-indiretas-inlays-onlays-overlays.html ).

      Mas respondendo a sua pergunta: sim, um dente do siso, em tese, pode ser “puxado” para frente com o uso de aparelho para corrigir a falha.

  312. Olá,

    Fiz uma restauração com resina num primeiro molar inferior ha pouco tempo. Fui num dentista para verificar uma dor que estava sentindo no segundo molar adjacente ao anterior. Acontece que o dentista abriu o dente errado (o primeiro molar que tinha feito a restauração). Minha pergunta: será necessário retirar toda a restauração que acabei de fazer ou apenas colocar resina na parte que foi retirada? Ele não retirou toda a resina anterior, apenas uma parte. Estou com receio que, se tiver que retirar toda a resina, eu tenha que fazer tratamento de canal, pois foi uma restauração profunda.

    Abraços,

    José Carlos

    1. José, sendo uma restauração em resina e feita recentemente, não há necessidade de removê-la por completo. Basta preencher a parte que foi removida.

      1. Dra. Ana,

        A restauração foi feita em 15/12 e a retirada de parte dela foi ontem (28/12). Então, um curto espaço de tempo. Uma dúvida: restaurando apenas a parte retirada, não há perigo de ocorrer infiltrações devido a uma possível diferença entre as resinas e até mesmo a forma como uma vai ligar na outra apesar de toda a preparação?
        Muito obrigado pelo esclarecimento e pela pronta resposta. Parabéns pelo excelente blog!!!!

        Abraços,

        José Carlos

          1. Dra Ana,

            Uma última pergunta: é muito provável que eu não faça a restauração com o dentista que a fez primeiro porque ele saiu de férias e só volta em fevereiro. É possível um dentista identificar o tipo de resina que foi utilizada para fazer a restauração?

            Muito obrigado!!! Estou bem mais tranquilo com suas informações.

            Abraços,

            José Carlos

          2. Não José, isso seria impossível (por mais experiência que o dentista tenha). A marca, provavelmente, vai ser outra. Mas não se preocupe com isso, sendo uma resina adequada pra dentes posteriores (não da mesma marca, mas do mesmo tipo), vai dar tudo certo.

  313. Primeiro, Parabéns!!! Nunca vi alguém explicar as coisas igual a ti.
    Meu caso é o seguinte, ha dois anos atrás fiz tratamento de canal no dente (não sei o numero, mas é o penultimo do lado esquerdo e na parte de cima). Porem como não tive dinheiro para colocar a coroa que iria sair 1.500 dolares, deixei só com o curativo que ele fez.
    Tava tudo certo, não sentia nada e não sinto. Porem meses atrás eu estava comendo bala e trinquei ele. Ai semana retrasada ele tava balançando já. Eu sentia ele balançar quando tocava a lingua.
    Ai começou a ficar inchadinho, e eu peguei e comecei a balançar ele com o dedo e tirei. Tirei metade do dente (da parte de dentro), e agora ta aberto e só a outra metade ali.
    Fiz bocejo de agua e sal porque li que era bom…
    Nos primeiros dias, sangrava. Hoje já não sangra.
    Porem ha dois dias atrás comecei a sentir uma coisa estranha na gengiva. Fui olhar e tinha um bola em cima do dente. Ai agora ta crescendo.
    Toquei nela e é fofinha. Não consigo ver se tem pontinha amarela.
    Mas incomoda quando falo, ou sorrio, porque ela esta um pouco menor que uma azeitona. Não sei o que fazer. Não tenho condições de ir ao dentista. Queria saber se tem algum perigo, se tem algo que posso fazer pra sair. Se saira naturalmente. Se devo apertar pra estourar.
    Tô com medo e meio confusa porque se ja foi tratado e o nervo esta “morto”, por que isso? Oo
    E só pra adicionar. Não sou fumante.
    Espero que possa me ajudar.
    Obrigada, fique com Deus.

    1. Obrigada, Tata. 🙂

      Parece que há um abscesso aí (a “bolinha fofinha” provavelmente está cheia de pus). Nesse caso, há uma infecção. O canal do dente foi realmente tratado ou foi só feito um curativo? Se foi tratado por completo, a infecção pode ser proveniente de um dente vizinho ou da própria gengiva. O perigo em não procurar um dentista pra drenar isso é manter um quadro infeccioso no organismo, o que não é bom. A bola pode até diminuir de forma espontânea, mas isso não quer dizer que a infecção vai desaparecer. Certamente será preciso entrar com medicação antibiótica, também.

      1. Fui em um dentista porem a anestesia não pegava e eu não aguentava de dor, chorei horrores lá. Ai ele viu que realmente não dava dele fazer nada e mandou eu tomar amoxicilina por uma semana e me indicou um especialista só em canal. Fui lá, anestesia pegou tão bem que fique hrs me babando e dormecida. Não senti nada, nada mesmo. Ai ele fez o tratamento de canal completo e mandou eu voltar no outro pra ele colocar a coroa já que ele não fazia isso.
        Reparei essa noite que no meu pescoço do lado esquerdo, mesmo que o dente, tô com uma bola. Tipo quando tua garganta ta inflamada sabe? E do lado direito não tem. Nunca deu isso, foi só agora que eu tirei a parte que tava balançando e praticamente caindo.
        E esta bem em cima, não colaaaado na gengiva, esta um pouquinho mas a cima. Por isso creio que é desse bendito e não de algum vizinho.
        Tenho que evitar coisas geladas/quentes? Fazer exercicios?
        E outra coisa, tem certas hrs no dia em que parece que fica menor, ai depois fica grande… tipo agora, 1am, ta grande.
        E muito, muito obrigada por responder!

        1. Essa bola provavelmente é um linfonodo infartado (uma “íngua”, como dizem). Nesse caso, é comum. Não há necessidade de evitar quaisquer alimentos ou exercício. O fato de diminuir e aumentar de tamanho é bem característico de um abscesso, mesmo. Procure um dentista.

  314. Olá doutora, boa noite !!!
    Eu tratei o canal de um dente, depois de 15 dias retornei na clinica pra fazer o molde da restauração onlay, que leva uns 15 dias pra ficar pronta, e nesse vai e vem já tem quase 2 meses do canal tratado, e ta só com o curativo, eu corro o risco de fraturar meu dente mesmo eu tendo o maximo de cuidado o qual eu venho tendo? Me responda por favor, obrigado !!!

  315. Bom dia. Fiz um canal hoje e o dentista disse que eu deveria fazer a restauração ou um bloco no dente, e disse que sempre recomenda o bloco por ser mais resistente! Gostaria de saber se realmente faz diferença, pois meu plano cobre restauração, mas bloco só 50%, ainda teria que pagar R$120,00 se optar pelo bloco. Obrigado.

    1. Gustavo, dependendo da quantidade de tecido perdido, o bloco é a melhor opcão, sim. Ele certamente é mais resistente que uma restauração direta.

  316. Oi boa tarde, levei uma queda e meu dente no impacto da queda caiu, não quebrou no momento do acidente, pediram para eu por o dente no lugar, foi o que eu fiz, isso ja faz um ano e agora estou sentido que o dente não esta normal, pois sinto pequenas dores, o que pode ter acontecido e o que tenho que fazer?

    1. Stenio, colocar o dente no lugar seria a primeira coisa a fazer, mas quando um dente sai inteiro da gengiva é preciso tratar o canal dele também, pra tentar mantê-lo pelo máximo de tempo possível na boca (muitas vezes esses dentes começam a “perder” a raiz). Por isso, sugiro que você procure um dentista para fazer uma radiografia e verificar a parte óssea e a raiz do dente, assim como pra tratar esse canal.

  317. Bom dia Ana, terminei um tratamento de canal há mais ou menos 1 mês, e sexta feira à noite, eu estava comendo bolacha com leite e ao mastigar, o meu dente quebrou verticalmente, um pedacinho pequeno, mas não caiu, ele apartou do restante do dente, ele estava restaurado, mas eu notava que a restauração estava um pouco baixa, deixando o dente com 2 pontas, o número do dente é o 14. Será que tem como colar as duas partes, ou fazer outra restauração? Estou com medo que seja preciso extrair. Desde já agradeço pela atenção!!!

    1. Francisco, se foi apenas um pedaço que se quebrou e a raiz do dente não foi comprometida, não é caso para extração. Provavelmente é só restaurar. O tipo de restauração depende do tamanho da fratura.

      1. Bom dia Ana, o meu caso é muito parecido com o caso da Andrea, que fez a pergunta no dia 10 de novembro, só muda o número do dente e que o meu tratamento de canal já havia terminado. Então quer dizer que mesmo restaurado uma vez, ele pode ser restaurado novamente? Vou ao médico amanhã para ele avaliar. Queria saber que tipo de restauração é essa chamada de onlay? Obrigado pela atenção!!!

        1. Sim Francisco, um dente pode ser restaurado quantas vezes for necessário (se houver estrutura pra isso). Onlay é uma pecinha protética feita em laboratório. É uma restauração que é feita fora da boca do paciente e depois cimentada no local adequado, por isso ela é chamada de “restauração indireta”, pois ela não é feita diretamente pelo dentista. Você pode ler mais sobre isso aqui: https://medodedentista.com.br/2011/11/restauracoes-indiretas-inlays-onlays-overlays.html

  318. Boa tarde Doutora Ana, estou com uma cárie enorme no meu siso inferior esquerdo, ja procurei um especialista e esta marcado para eu extrair o dente afetado pela cárie e tambem o siso superior esquerdo, estou com muito mas muito medo mesmo, só de pensar. Mesmo a cárie sendo grande, vc me aconselharia a extrair o siso ou tratá lo? Aguardo resposta e desde já obrigado. Rodrigo, Curitiba.

    1. Rodrigo, sisos possuem uma anatomia muito variável, o que pode dificultar muito um tratamento de canal. Por isso, geralmente só se trata o canal desses dentes em casos muito específicos, quando eles servem de apoio para uma prótese e precisam ser mantidos, por exemplo (o que não é o seu caso). Dessa forma eu acho que, por uma questão de custo-benefício, talvez o melhor seja extrair mesmo. Vale a avaliação do seu dentista e o seu desejo a respeito.

  319. Para começo de conversa, parabéns pela página, Ana, todas estas informações ajudam muito!
    Agora o assunto que me traz aqui. Há mais de um mês consultei o meu dentista por causa de um cárie superficial de um molar. Tinha um pouco de cárie no topo do dente e um “furinho” no lado externo. O doutor fez a restauração do dente aplicando resina branca. Correu tudo bem, mas agora, na parte da frente do dente (por baixo do sítio onde ficou a resina) vejo uma mancha escura dentro do dente. É um “risco” horizontal de coloração roxa ou azul-escuro, não tem oríficio (é algo que está somente no interior do dente). Felizmente, não tenho dores. Tenho muito receio de ter que fazer canal ou até arrancar (já arranquei um molar no lado oposto, não quero tirar mais!). Poderá ser uma cárie interna?
    Sei que o melhor é voltar ao dentista, mas por enquanto gostaria de saber a sua opinião. O que pode ser isto? É possível não ser nada de preocupante? É normal isto acontecer?
    Desde já, muito obrigada Dra. Ana!

    1. Sofia, provavelmente é apenas uma mancha, causada pelo escurecimento da dentina que estava “em volta da cárie”. A dentina é o tecido dentário que fica logo abaixo do esmalte e, quando uma cárie invade o dente, ela pode formar um tecido mais forte e mais escuro chamado “dentina reacionária”, que possivelmente é a mancha escura que você vê. De qualquer forma, a hora que der, sugiro que você procure seu dentista pra reavaliar.

  320. Oi Ana,
    Estou fazendo um tratamento de canal (já fiz duas sessões e irei para a terceira e última daqui a quatro dias), porém meu dente (46) quebrou durante uma refeição; não forcei o dente, estava tomando cuidado, pois sabia que estaria fragilizado até que fizesse a restauração, mas mesmo assim quebrou um bom pedaço do lado interno do dente; não sinto dor alguma pois estou com o curativo, mas só tenho o lado externo do dente. Será que vou ter que extrair o mesmo? Agradeço desde já a sua atenção.

    1. Andrea, embora eu não saiba exatamente o dano causado pela fratura, não acredito que seja caso para extração, não. O que pode acontecer, agora, considerando a grande perda de tecido dentário, é que você tenha que fazer um bloco ou uma coroa para restaurar esse dente, e não mais uma restauração direta. Vale a avaliação do dentista.

      1. Obrigada pela atenção, Ana!
        Quarta-feira voltarei ao consultório e aí saberei o que deve ser feito. Depois eu conto o veredicto, ok!
        Um abraço!

          1. Olá Ana!!
            Terminei o tratamento de canal e o próximo passo é a restauração do tipo onlay. É o método mais adequado devido a perda de tecido dentário. Obrigada pela ajuda! É muito bom poder contar a sua boa vontade ! Um abraço e Sucesso!!!!!

  321. Oi Ana, ao fazer uma refeição, parte do meu ultimo dente se quebrou, ha uns 45 dias; estou com uma dor absolutamente enorme. Fui a um dentista, ele disse q eu deveria fazer canal e colocar um bloco. Porem, tenho uma duvida, pois quero colocar aparelho nos dentes, consertar a arcada. Tenho dentes embaixo que estão tortos e atras deste ultimo dente que quebrou, tem um ciso incluso ainda não extraido. E esse dente quebrado ja deu mais uma lascada na laterial interior dele, (elemento 37). Queria saber se seria possivel extrair este dente quebrado e deixar espaço pro dente siso nascer e ocupar seu lugar. E que tipo de remedios tomar pra amenizar ou parar esta dor.

    1. Bruno, colocar um siso no lugar de um 2 molar extraído é uma possibilidade. Mas se o siso ainda não nasceu, não é bem assim. É preciso avaliar o posicionamento intra-ósseo dele e a sua idade pra ver se ele tem possibilidade de nascer sozinho. Se você tiver mais de 20 anos e a raiz do dente estiver totalmente formada, o dente não nasce mais, e aí a sua ideia de usá-lo para substituir o outro dente já era. Mas a questão mais séria aí é que você está com dor… não dá pra ficar esperando o siso nascer (se é que vai). Procure um dentista pra resolver isso, dor de dente não é questão de remédio… é caso pra dentista.

      1. Ana, ja estou com 32 anos, ja tirei os outros 3 sisos, este está incluso, porem aparece na panoramica que eu ja fiz e ja o sinto no toque do dedo, qual medico devo procurar pra extração do dente 37 (bucomaxilo?)

        1. Bruno, na sua idade o siso não nasce mais sozinho, portanto usá-lo para substituir o 37 está fora de questão. Até poderia ser tentado algum tipo de tracionamento (puxar o dente de lá), mas o custo-benefício pra você, sinceramente, eu acho que não compensa (isso se você encontrasse algum ortodontista disposto a tentar). Para extrair o 37 não precisa ser um bucomaxilo, até um clínico geral pode fazê-lo. Mas você pode procurar um, se preferir.

  322. Ola! Amanha vou fazer um tratamento de canal no dente da frente! Porem nunca senti dor neste dente e o dentista disse que esta necrosado ja, e alem disso saiu uma bolinha na minha gengiva de pus! O dentista falou que nao vai doer nada pois o dente ja esta morto e q talvez nem precise de anestesia, estou apavorada, com mto medo! Sera q nao vai doer mesmo? Sera que vai ficar escuro! Espero ansiosa pela resposta! Obrigada.

  323. Boa tarde!

    Fiz um canal há um ano, e agora ele abriu… Será possivel restaurar esse canal ou terei que extrair?

    :S

  324. Tenho um dente da frente superior canal tratado e retratado, entretanto estou com a gengiva inchada em torno do mesmo, radiografei e aparece uma lesao logo abaixo da raiz, uma dentista indicou implante pois o canal esta estreito e nao suportaria uma coroa, outra dentista quer tratar novamente o canal, fazer uma cirurgia na gengiva para retirada da lesão e colocar uma coroa, ah estou apenas com uma emenda em volta do dente, o que faco?

    1. Vanessa, eu sempre tentaria manter o dente. A dentista que sugeriu o implante certamente acredita que “não vale o esforço”, considerando a relação custo-benefício pra você. Já a outra é um pouco mais otimista. São dois pontos de vista a se considerar, eu não saberia dizer com quem concordo sem examinar você. Você está disposta a tentar salvar seu dente? Se sim, talvez seja o caso de um dentista especialista em endodontia avaliar a possibilidade de retratar esse canal e as chances do seu dente suportar uma coroa (como a dentista mais “otimista” sugeriu).

  325. Olá, gostaria de saber se é comum o dente quebrar na hora de fazer o acesso para o tratamento de canal. Fui ao dentista essa semana para começar o tratamento e na hora que a dentista estava retirando a carie, ela tirou mais da metade da minha parede dentaria e agora terei que fazer levantamento de coroa, colocar pino e coroa. E como isso foi acontecer???

    1. Micheli, isso não é tão incomum assim! Quando há cárie, o dentista precisa removê-la, toda. Às vezes quando a gente olha um dente por fora, ele parece ter uma cárie pequena (ou nem parece ter cárie), mas por dentro dele a cárie já fez um grande estrago! Então o dentista vai removendo, removendo… e vê o que sobra. E quando não sobra estrutura suficiente da coroa, é preciso partir para uma restauração indireta ou prótese (o seu caso).

  326. Dra. Ana, tenho uma grande dúvida: eu fiz um canal a muito tempo porém nunca tive a informação de que tiha uma definifiva e nem sabia que o meu era provisório, resumindo este canal ele quebrou, fui a um dentista e ele restaurou porém após 3 dias o mesmo canal quebrou novamente… voltei a uma dentista hoje e ela disse que o molar se encontra muito fino e não tem mais sustentação e por isso ela pediu para eu fazer a extração… a mesma colocou um massa branca apenas para tampar e não entrar mais comida, porém esta massa se encontra desmanchando e voltando o buraco da restauração quebrada o que devo fazer???

    Achei a conclusão da mesma sem nexo, porque o molar não se desgasta pelo que sei, o canal foi feito em cima dele desta forma, e não desejo perder o dente porque é o nº 46 e fica um pouco na frente… estou sem comer e só bebendo liquido e a massa fica saindo como se fosse uma pasta de dente branca…

    1. Vanessa, confesso que não consegui entender bem a sua história. Você tinha uma prótese (coroa), uma restauração e/ou um tratamento de canal no 46? O que está desgastado… o dente, uma restauração…

      A regra é: se as raízes do seu dente ainda forem viáveis, é possível colocar um pino (considerando o canal já tratado) e, sobre o pino, uma coroa. “Desgaste” não é motivo, em si, para extração. Se não for bem isso, me explique melhor pra eu poder ajudá-la.

  327. Olá!
    Uso aparelho já tem um tempinho, e após um abscesso na gengiva descobri que precisava fazer um canal (no 11). Esse dente foi restaurado há muito tempo… e nunca doeu! A minha dúvida é com relação ao aparelho. Preciso retirar para fazer o tratamento de canal? Percebi que quando fui na emergencia (por causa do abscesso) a dentista abriu o dente e colocou o curativo, tudo pela parte interna do dente sem mexer no aparelho… Quando eu for fazer o canal, vai ser do mesmo jeito? A restauração será no dente todo ou só por dentro (parte interna)?
    Ah, ele vai escurecer?
    Obrigada!

    1. Josana, não há necessidade de remover o aparelho, não. A restauração será feita só atrás do dente, no local usado como acesso para o tratamento de canal. E sim, há uma possibilidade de que esse dente escureça, mas não dá pra dizer que isso vá acontecer com você.

        1. Depende… pode ser por excesso de material obturador (aquele que vai dentro do dente num tratamento de canal), pode ser porque houve um sangramento que “manchou” o dente por dentro, etc.. Nesse caso, não há muito o que fazer, exceto procurar um dentista.

  328. Ola, estava lendo as perguntas e respostas e tenho uma. Fiz canal em um molar ha 3 meses e meio e restauraçao há 3 meses. O problema eh q ha mais ou menos 15 dias a restauraçao descolou exatamente onde foi colada, mas nao caiu. O q eu devo fazer? O dentista q fez a restauraçao n fez direito? Pq da minha parte eu cuidei bem. Se puder responder o quanto antes ficarei mto grata!!

    1. Suelen, acontece… nem sempre é uma questão de fazer mal feito, há uma série de váriaveis envolvidas no processo de confecção de uma restauração. Procure o seu dentista pra que ele possa arrumar pra você.

  329. Dra. Ana, obrigada pela sua atenção.
    Mas já faz 1 ano que estou lutando para não perder este dente, tomando o cuidado de não estar usando o mesmo, tipo mascar co o lado direito ou seja não usar o dente, se não o dente fica intocável e a gengiva fica inflamada, inchada que na maioria das vezes faz 1 abscesso do lado, eu já voltei no médico 3 vezes e ele me disse que tá tudo bem, já visitei outro médico ele tirou raio x e disse que o tratamento foi ótimo, e mesmo assim eu sinto tudo isso, por isso que já estou pensando em mandar tirar, o que a Sra acha que deve ser? E qual tipo de tratamento deve fazer? Sua explicação acima é ótima, a ultima médica que eu fui, ela me disse exatamente o que vc relatou, mas com o raio x ela disse que não era…
    Muito Grata,
    Susy.

    1. Susy, se você chegou a ter episódios de abscessos é porque há uma infecção, ou seja: tem coisa errada aí. Se a radiografia não mostrou nada errado nos canais, talvez o problema seja periodontal (na gengiva e no osso que segura o dente). Tem-se que investigar mais profundamente, e seria bem legal se fosse possível rastrear o caminho que o pus faz dentro da sua gengiva, isso mostraria a oriegm da infecção. Mas, pra isso, é preciso que você tenha uma fístula ativa (uma “bolinha” que aparece na gengiva, por onde sai o pus). Aí teríamos uma pista do que está acontecendo.

  330. Boa tarde Srs,
    Meu caso é o seguinte, fiz um tratamento de canal e desde de que foi fechado o canal, o dente fica sensível quando eu masco com ele, gostaria de saber se meu organismo rejeitou ou se o canal foi mal feito? Estou pensando em extrair já que não consigo usa-lo e é o dente de nº 48.
    Grata e no aguardo de suas resposta, inclusive se possível para meu e-mail.
    att,
    Antonia.

    1. Susy, faz quanto tempo que você tratou esse canal? Se for recente pode ser apenas um sensibilidade transitória, por causa de uma inflamação na pontinha da raiz (pericementite apical), o que faz a região ficar inchada e o dente ficar “mais alto” que os demais… assim ele toca antes no arco oposto e recebe uma sobrecarga, que faz ele doer. Essa é apenas uma possibilidade, claro, lembro que não examinei você. Se o tratamento de canal já foi feito há mais tempo, é importante que o dentista reavalie para sugerir uma causa. Veja esse texto: https://medodedentista.com.br/2012/06/dente-com-tratamento-de-canal-pode-doer.html

  331. Olá, acabei de fazer um canal dentário hoje, mais só vou poder restaurar daqui 1 mês e meio, tem algum problema ?
    O dente fica com sombra, acizentado ?
    Obrigada.

    1. Bruna, não é o ideal… mas se só dá daqui a 1 mês e meio, só dá daqui a 1 mês e meio :). Mas durante esse tempo, não se esqueça que esse dente estará frágil… evite mastigar qualquer coisa dura em cima dele. A cor do dente não deve se alterar, não por causa da restauração, pelo menos.

      1. Entendi, vou procurar fazer o mais rápido possível (:
        Então no caso o meu dente ficou ainda acinzentado =\
        Nem depois que restaurar, irá ficar com essa cor ?
        Obrigada desde já.

  332. Olá ,

    Terminei o canal hoje pela manhã e farei a restauração amanha no fim da tarde, pois terei que viajar no dia seguinte.
    Tem algum problema, é recomendado esperar mais ou ja posso fazer sem medo?

    1. Tiaraju, pelo contrário: quanto antes melhor! O ideal é realmente terminar o canal e já restaurar o dente em seguida.

  333. Após fazer uma restauração, mesmo depois de desgastada outras vezes se caso fosse da altura, meu dente dói quando mordo. Minha dentista disse não saber o que pode estar acontecendo, pois segundo ela a restauração (anteriores) não está tão profunda, e que se fosse caso de canal, o dente doeria não só apenas ao morder. Já tirou a restauração anterior, aplicou um remédio dentro e colocou massinha provisória, e o dente não melhora. Quando eu aperto com a ponta de algo duro pra saber se realmente é ele, não dói ao todo e sim no meio quase do lado, num lugar específico (bom, onde ela disse que está um pouquinho mais profundo). Ela disse que meus dentes são muito saudáveis pra ser o caso de fazer canal, seria o último recurso se não encontrar de fato o problema. A resina pode estar agredindo o nervo? Tem alguma diferença na composição das resinas branca e escura, pois tinha muito tempo a antiga escura (e ainda tenho outras de quando criança, já fiz restaurações maiores), nunca deu problema, será que pode ser alguma rejeição da resina branca?
    Bom, não sei se influencia em algo, mas tenho o hábito de apertar os dentes quando durmo, pois quando acordo sinto quando relaxo os maxilares.
    Obrigada.

    1. Mirian, estou passando o mesmo que vc e morrendo de medo de virar canal!! Me conta, que fim levou o seu problema da dor localizada no dente?

  334. Fiz um canal e ainda estou com a restauracao provisoria, esperando a consulta para fazer a restauracao definitiva. Queria saber se eh normal mesmo com o canal concluído eu sentir sensibilidade no dente?

    1. Caroline, é normal sim. Como a região foi mexida, o processo inflamatório ali gerado ainda está em processo de cura e cicatrização. O que não pode é você sentir dor pra valer, o que não me parece ser o caso.

  335. Fiz um canal e estou com a restauracao provisoria, nao por opção minha e sim pela demora de poder marcar uma consulta mais rápida. Com isso fico preocupada, fiz o canal a 2 meses, quero saber qual o tempo máximo q eu posso ficar com a provisoria?

  336. Bom dia!

    Dr. Ana, há 2 meses atrás, fui à dentista devido a “queda” de uma restauração. Me queixei de dor, devido à profundidade. Então, após a verificação, ela alertou que havia muita cárie embaixo da antiga restauração. Assim, ela realizou a limpeza do dente. Feito isso, foi colocado um curativo no local e após 1 mês, conforme solicitado, eu voltei para finalizar o tratamento. Ela informou que na ausência de dor, seria feita uma restauração. Como não senti dor, assim foi feito. Entretanto, após esse procedimento, estou sentindo dores após as escovações, ao mastigar e, principalmente, ao ingerir alimentos quentes. A restauração colocada foi a de amalgama. Só não entendo o porquê de só sentir dor agora, após a colocação da restauração. Será um canal?

    Obrigada.

    1. Aline, a estratégia que sua dentista usou é muito comum e muitas vezes dá certo (veja aqui: https://medodedentista.com.br/2011/08/a-massinha-do-dentista.html). É uma forma de tentar evitar que se chegue a um tratamento de canal. Se a dor que você sente for algo rápido e que vai embora em seguida, é possível que seja apenas uma sensibilidade transitória. Mas se for uma dor contínua e que demora a passar, pode ser problema de canal sim… e o pior sintoma que você relatou foi o fato de o dente doer principalmente com alimentos quentes, geralmente isso não é bom.

  337. Olá Dentista Ana,

    Bom dia,

    Gostaria de relatar meu caso para um entendimento melhor sobre os tratamento a que devo me submeter.
    Fiz uma revisão bucal no f d ano ( fluor e limp d tartaro) onde foi sugerido a retirada de uma rest de amalgama no dente molar que tinha a aprox 15 anos. Fui enc a dentistica para a tal troca para uma rest de resina. O dentista fez a troca c dificuldade e aplicação de anestesia). Apos o trat, senti diversas dores e sensibilidades (ar e mastigação) no proprio dente e tb no pre-molar. Retornei e fiz nov consulta (inclusive de toques) onde agr estou praticamente indicado a fz trat de canal com outra dentista). PS: A cir foi realiz a aprox 40d. Com sua experiencia como poderia esclarecer o fato e se possível me indicar um melhor caminho?.
    Grato.

    1. W, a resina usada para fazer restaurações, bem como outros materiais utilizados (ácido para preparar o dente, adesivo) têm a propriedade de agredir o nervo do dente. Portanto, em alguns casos isso acontece sim, e o dente do paciente começa a doer. Geralmente essa sensibilidade acaba depois de alguns dias, mas em outras vezes a única solução, infelizmente, é o tratamento de canal. Como já faz 40 dias que foi feita a restauração, pode estar acontecendo isso. Uma tentativa válida é remover a restauração e ficar com um curativo durante um tempo, para ver se o dente “se acalma”. Converse com sua dentista a respeito.

    1. Gisele, canal é a parte interna do dente onde fica o “nervo”. Nossos dentes não são maciços, dentro deles há um espaço preenchido por tecido vivo. Esse espaço interno começa na coroa do dente e se prolonga acompanhando as raízes. Os canais são exatamente esse espaço presente dentro das raízes. Quando o nervo do dente é contaminado por bactérias (por causa de uma cárie profunda, por exemplo) é preciso tratar o canal, que nada mais é do que tirar o tecido contaminado, limpar o espaço interno e colocar um material para vedar o dente. Aí, depois de tratado o canal, vem a restauração (motivo deste post) e o dente fica “novo em folha”. 🙂

A área de comentários / perguntas está fechada. Agradeço a compreensão.

No plantão: Ana Tokus

Cirurgiã-dentista graduada pela Universidade Federal do Paraná, especialista em Radiologia Odontológica e Imaginologia pela ABO-PR, convicta de que medo de dentista se combate (também) com informação. Diva-Boss do OdontoDivas e autora do Blog Raios Xis. Twitter: @AnaTokus e @medodedentista