Bolinha na Gengiva: O Que É?

Se tem uma pergunta que eu ouço sempre é essa: “Doutora, tem uma bolinha na minha gengiva! Ela aparece, fica um tempo e depois some. O que é isso?” Pra saber com certeza, só indo no dentista. Mas eu imagino o que possa ser…

Essa bolinha ou bolha nada mais é do que um jeito que o seu organismo arrumou para expulsar o pus proveniente de uma infecção, seja do seu dente, seja da sua gengiva. Não tendo por onde sair, o pus cria um “caminho” por dentro do osso chamado fístula, e a saída da fístula na gengiva é a tal bolha recorrente.

Fístula em dente com necessidade de tratamento de canal

Como essa infecção começou, depende. Talvez através de uma cárie que tenha atingido o canal do dente, talvez pelo acúmulo de tártaro que levou a um problema gengival. O fato é: se a causa da infecção não for removida, essa bolinha pode aparecer e sumir várias vezes, por muito tempo, sem nenhum outro sintoma. Ou você pode morrer de dor, ter febre e o seu rosto inchar, obrigando até o dentista a fazer uma drenagem do abscesso (fazer um corte para ajudar a liberar o pus). Veja como isso é feito no vídeo abaixo:

Se o problema tiver origem no canal do dente, o tratamento consiste em tratar o canal. Assim, as bactérias que causaram a infecção são removidas e a tal bolinha vai desaparecer de uma vez. Já se a infecção for proveniente da gengiva, será preciso eliminar as bactérias através de uma raspagem, limpando a região em volta dos dentes do tártaro que houver. Em ambos os casos, sendo necessário uso de antibióticos, eles serão prescritos pelo seu dentista. Nunca se auto-medique, pois há uma grande chance de você tomar o remédio errado e agravar o problema.

“Ah… mas eu não sinto dor e essa bolinha não incomoda! Não dá pra deixar assim mesmo?” Não. Toda infecção no seu organismo deve ser tratada, sob pena de perder o seu dente ou de acontecer coisa pior. Nunca subestime uma infecção, mesmo que você ache que “é só um dente”. Porque tem gente que já morreu disso

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

No Plantão: Ana Tokus

Cirurgiã-dentista graduada pela Universidade Federal do Paraná, especialista em Radiologia Odontológica e Imaginologia pela ABO-PR, convicta de que medo de dentista se combate (também) com informação. Diva-Boss do OdontoDivas e administradora da OdontoPédia. Twitter: @AnaTokus e @medodedentista Veja todos os posts de Ana Tokus
Postado em: Endodontia, Periodontia | Marcadores: , , ,

581

  1. Achei de muito bom gosto o assunto abordado. Muitas pessoas não têm a mínima idéia das diferentes formas que uma inflamação pode se manifestar. Acredito que seja muito coerente continuar esse assunto, mas agora focado na endodontia. Uma entrevista com uma profissional especializada seria ótimo.

    • Boa ideia, Lulo! Sugere o nome de alguma profissional para a entrevista? ;)

      • Conhece a Dra. Cristiane???

      • Bom dia! Como faço para curar essa bolinha?

        • Se for uma fístula, é preciso identificar qual o dente que a está causando ou se a infecção é proveniente da gengiva. Só então é possível tratar, o que pode ser feito com um tratamento de canal, raspagem, etc. (depende do problema). Ou seja: pra curar, só procurando um dentista e tratando de acordo.

          • Bem, eu tenho essa bolinha bem no meu dente que está “MOLE”. Então, e ele sai pus, ou outra coisa que eu não sei… Eu tenho medo disso, ter que operar ou até mais, tenho 11 anos… e minha amiga disse que o irmão dela já teve isso, ele foi ao dentista, então o Dentista disse a ele que era outro dente por baixo que estava nascendo… Doutura, estou morrendo de medo… ME AJUDE POR FAVOOR !!

          • Anonima, essa bolinha pode ser uma fístula, como explicado no texto. Eu acho que você não tem que se preocupar com o tratamento antes de saber qual é o problema. Peça pra um responsável levar você ao dentista pra avaliar… talvez o problema seja mais simples do que você imagina.

          • Dra. Ana, lendo os comentários me identifiquei com os assuntos abordados, gostaria que você me tirasse também essa dúvida.
            Tenho uma bolinha esbranquiçada na minha gengiva, no pé do dente, que tem uma obturação profunda, o que faço, tentei estourar e saiu um liquido meio avermelhado e ao mesmo tempo esbranquiçado. Tenho medo, não doi muito, estava dando compressa de água quente com vinagre e sal e notei que baixou um pouco, o que fazer? Muito obrigado!
            Atenciosamente, Sergio Lira.

          • Sérgio, sua descrição é de uma fístula, e o líquido que sai da sua gengiva é pus + sangue, o que quer dizer que há uma infecção em curso. Essa infecção pode ser na própria gengiva, mas pela localização me parece que a origem deve ser o canal do dente sobre o qual a fístula está. Nesse caso, será preciso tratamento de canal. Procure um dentista / endodontista pra avaliar e confirmar (ou não) isso.

      • Na minha gengiva tem uma bolinha de um lado pro outro, o q é, n quero ir em dentista X(

        • Diogo, mas você vai ter que ir :). “Bolinha de um lado pro outro” é uma descrição muito vaga, pode ser um monte de coisas. Procure um dentista pra avaliar, examinar não dói nada e você vai ficar sabendo o que tem.

      • Caso aparecendo essa infecção com a bolinha de pus ela pode se espalhar, e um canal mal feito pode ser a resposta para a não solução do problema? Quando se extrai um dente é normal a parte de baixo da gengiva escurecer ?
        Obrigado, aguardo a resposta…

        • Diego, sim, tanto a infecção pode se espalhar (migrar pra outra parte do organismo) ou gerar um abscesso quanto a persistência da infecção (fístula) pode ser por conta de um tratamento de canal insatisfatório. Quanto à coloração da gengiva, durante a cicatrização o tecido gengival pode assumir coloração diferente, mas isso tende a ser passageiro.

      • Muito obrigado por sua atenção, amanhã irei ao dentista e depois lhe conto o ocorrido. Boa tarde!

        • Por nada Sérgio, aguardo notícias!

    • Comecei fazer canal em um dente (só fiz a primeira sessão) e algumas horas depois esse dente começou a doer muito, tomei anti-inflamatorio e aliviou um pouco da dor, mas o dente do canal esta cercado de bolhas que estouram e depois se formam novamente, ainda não fui no dentista novamente porque o dente esta inflamado e não pega anestesia e o dentista cisma em mexer assim mesmo.

      • Shyrlei, a dor pode ser por causa do abscesso, já que você descreve “bolhas” que estouram e liberam pus. Você está tomando antibiótico?

    • Doutora, estou com uma bolinha próxima do meu dente siso. Na escovação doi muito. O que pode ser?

      • Thauana, pode ser uma afta, pode ser uma pedacinho de gengiva “sobrando”, pode ser uma fístula (um “buraquinho” por onde sai pus). Pra ter certeza, só procurando um dentista pra avaliar.

  2. Muitas mães vêm ao consultório alegando que o filho tem uma “bolinha no pé do dente”. E, quando a criança não sente dor, elas não se importam e fica por isso mesmo. Muitas se surpreendem quando ficam sabendo o que realmente é!
    Ótimo texto, Ana! Daqueles pra distribuir pra essas mães desatentas!

  3. Oieee… meu dente ta com uma mancha escura pequena….meu dentista disse que é uam descalcificação….e fez uma aplicação de fluor….. gostaria de saber se existe algo mais q possa ser feito pra reverter essa situação :(

    • Andreia, o melhor nesses casos é o flúor mesmo, porque ele promove a remineralização do esmalte dentário. O “algo mais” poderia ser através de bochechos com flúor, mas isso depende da indicação do seu dentista.

  4. Oi! Minha gengiva está com uma bolinha preta mais eu não sei se eu machuquei com palito de dente ou se é o que você abordou acima. E uma bolinha preta e eu cutuquei e saiu tipo uma casca.

    • Thais, apenas pela sua descrição não saberia dizer o que é essa bolinha. O ideal é fazer uma avaliação com um dentista.

  5. Pois tenho um dente que foi feito canal ha muito tempo atras, agora voltei ao dentista para limpeza periodica então detectei que tinha uma bolha em do dente na parte superior, questionei a minha dentista, então ela tirou o raio X e disse que no canal não havia nada, mas abriu na gengiva para ver e disse que eu tenho uma bacteria, e essa bacteria já roeu o meu osso, e posso perder esses dentes, estou muito preocupada o que devo fazer? Aguardo uma resposta. Obrigada.

    • Noemi, essa bolha na gengiva deve ser a saída de uma fistula, por onde sai o pus de uma infecção. No seu caso, a infecção parece ser de origem periodontal, ou seja, dos tecidos que seguram os dentes. Converse com a sua dentista mas, sendo isso mesmo, você terá que passar por um tratamento periodontal, que consiste em uma série de raspagens para eliminar o tártaro subgengival, que incentiva essa perda óssea e o amolecimento dos dentes. Quanto antes você começar o tratamento, melhor.

  6. Olá! Tenho um buraquinho na minha gengiva, parece que é a raiz do dente. O que seria??

    • Angela, onde fica esse buraquinho? Na parte de cima da gengiva ou na lateral (na parte da frente dos dentes)? Se for em cima da gengiva pode ser a raiz de um dente mesmo… se for na lateral, pode ser a saída de uma fistula, por onde o seu organismo expulsa o pus proveniente de uma infecção. De qualquer forma, sugiro que você procure um dentista para avaliar e, em ambos os casos, tratar.

  7. Surgiu uma fistula num dente de trás que já fiz e refiz o canal 3 vezes, e agora o dentista disse que vou ter arrancar o dente. E mesmo necessário arranca-lo ou tem outro jeito de preserva-lo? E se arrancar tenho que colocar uma prótese no lugar ou posso colocar aparelho para puxar os outros dentes? Nunca arranquei um dente permanente!

    • Sandra, é possível que você tenha uma infecção refratária, ou seja, não importa o que o dentista faça, a tal da bactéria não quer sair do canal. OU o problema pode ser, inclusive, em outro dente (ou na gengiva)… portanto, tratar o canal desse dente acaba não eliminando a fístula. É uma questão de reavaliar pra tomar uma decisão. Caso seja necessário extrair esse dente, sempre há a possibilidade de usar aparelho para fechar o espaço… mas tudo depende, também, da avaliação do dentista.

  8. Olá, Dr. Ana, parabéns pelo post.

    Tenho essa bolha na gengiva superior logo acima do pré-molar que já foi obturado. Dói somente se for pressionada, assim como o dente. O que sinto normalmente é latejamento, mas nem incomoda muito. Tenho a péssima mania de pressionar os dentes com força, desconto tudo nos meus dentes rsrssrsr. Isso também pode ser a causa do problema?

    Obrigado.

    • Damon, se essa bolha for do mesmo tipo a que se refere o texto, a causa dela é uma infecção. Um bruxismo muito severo poderia sim ser um motivo para um dente entrar em necrose e instalar-se uma infecção, mas isso não é o mais comum. De qualquer forma, é preciso verificar de onde vem essa fístula, se de algum local na gengiva ou de algum dente. Procure um dentista pra avaliar.

      • Olá, Dr. Ana.

        Fui ao dentista para avaliação. Trata-se de uma infecção no dente mesmo que precisará ser limpo para iniciar um tratamento de canal.

        Obrigado pela ajuda!

  9. Fizeram canal em um dos meus dentes. Ate ai tudo bem, nao tenho tido problemas com esse dente. Acontece porem que andei lendo em varios sites da importancia de se usar o dique de borracha para varios procedimentos, e o caso eh que o endodontista nao usou isso. E minha dentista de sempre tambem nao o usa. Sera que isso eh normal? Bem, he verdade que estive pesquisando muito acerca do dique de borracha, e me pareceu algo tenebroso, mas muitos dentistas insistem em que sua utilizaçao eh de importancia capital .

    • Erika, o dique de borracha proporciona um isolamento absoluto do dente que está sendo tratado, ou seja, ele impede que, enquanto o dente está aberto para tratar o canal, entre saliva ou qualquer outro resíduo não desejado nele. Por isso a importância de usá-lo em tratamentos de canal. Alguns dentistas conseguem isolar o dente de forma relativa durante o tratamento de canal, com algodão, e manter o campo seco (isso é mais fácil em dentes superiores). Mas quem defende o uso do isolamento absoluto critica muito essa atitude. Enfim… tratar o canal sem usar o isolamento absoluto não quer dizer que o tratamento vai dar errado… mas assume-se o risco.

      • Entendi, doutora. Muito obrigada pela explicaçao. Vai ver que eu tive sorte de ter dado tudo certo, entao. Que alivio.

  10. Tenho essa bolha bem próxima do dente depois que eu fiz um canal nesse dente, não sinto incomodo e nenhuma dor, passei a me preocupar porque tem muitos anos, pra ser exata tem 10 anos que essa bolha apareceu, as vezes ela some e depois volta a aparecer, tenho muito medo de ir ao dentista e de diagonosticar alguma doença grave.
    Corro o risco de está com alguma doença grave por conta dessa bolha, já que faz muito tempo e não tratei? Por favor responda, pois as vezes nem durmo direito com medo de está com alguma doença grave.

    • Thaty, fique tranquila. Não parece ser nada grave, mas você terá que procurar um dentista pra tratar. Isso porque essa bolha denuncia uma infecção, e o dentista tem que verificar de onde vem essa infecção para tratar de acordo. Pode ser do dente que você fez o canal, de outro dente ou, até, da gengiva. O importante é que seja tratado para eliminar esse foco infeccioso do seu organismo… esse sim pode, um dia, levar a um problema mais grave na própria boca ou em outras partes do seu organismo. Veja esse post: http://medodedentista.com.br/2012/02/nunca-subestime-um-dente-inflamado.html

  11. Olá…
    Um dia atrás notei uma dor na parte esquerda da minha boca, parece ser na gengiva, justo onde tenho dentes com tratamento de canal e uma coroa de porcelana, percebi tbm muito sangramento nas gengivas quando passo fio dental ou como um pedaço de pão, tenho os dentes muito separados que infelizmente ficam com restos, principalmente de carne, então tenho que passar fio dental frequentemente, acontece que é tbm o lado que mais uso pra mastigar, sem contar que ando muito tensa esses últimos dias, o que deve estar causando noites inteiras de bruxismo, pode ser isso a causa da dor e de duas bolinhas que eu notei hj em minha gengiva? Hoje mesmo comecei a usar Periogard, e já na primeira aplicação notei certo alívio da dor no local!
    Abraço e Parabéns pelo Blog!

    • As “bolinhas” podem ser sinal de uma infecção que, pelo seu relato, parece ter origem gengival / periodontal (considerando que há muito sangramento gengival e que o Periogard ajudou a aliviar os sintomas). Procure um dentista especialista em periodontia para avaliar.

  12. Oi.
    Minha pergunta é, se em caso de ter a fístula, que aparece externamente na gengiva, se se deve tomar o antibiótico antes ou só quando está fazendo o tratamento de canal.

    Obrigada

    • Tatiana, depende da recomendação do seu dentista. Mas, geralmente, são coisas paralelas. O dentista já prescreve o antibiótico “de cara” pra tratar a infecção, e também já pode começar o tratamento de canal.

  13. Oi, tenho uma bolha no dente, ela nao doi nem quando e pressionada, ou sera pq comi alguma coisa muito quente?

    • Gabriel, não saberia dizer apenas pela sua descrição. Se for uma bolha na gengiva, pode haver uma infecção… é bom ir ao dentista pra avaliar. O fato de você ter comido algo quente não deve ter a ver com a bolha, a não ser que ela seja uma bolha de queimadura. Mas se fosse de queimadura, provavelmente doeria ao ser pressionada.

  14. Olá Drª Ana.
    Parabéns pelo site, bastante informativo.
    No caso da fistula que aparece na parte anterosuperior do dente, o tratamento correto seria o de canal ou tem algum outro procedimento que deve ser realizado concomitamente como o medicamentoso e cirurgico?
    Abraço.
    Hugo

    • Hugo, se a fístula tiver origem endodôntica, ou seja, no canal de algum dente, o tratamento de canal precisa ser feito, pois há uma infecção. É preciso entrar com medicação antibiótica também.

      • Obrigado!

      • Ana, vc indica algum dentista em SP, mais especificamente na baixada santista para o tratamento de fistula?

        • Hugo, não me vem à memória nenhum colega especificamente dessa região. E também é preciso ter certeza do motivo da fístula para encaminhar para um especialista, se necessário. Um clínico geral pode diagnosticar isso e até tratar.

  15. Oi, tenho uma bolha na gengiva mas ela nao doi e é vermelha do lado do dente.

    • Lucas, pode ser um monte de coisas… você precisa procurar um dentista pra avaliar, só pela sua descrição não dá pra saber o que é.

  16. Ana, estou com um problema no dentista que estou tratando meu dente, a principio acordei com o rosto inchado e fui tratar com o medico, ele me havia dito que poderia ser sinusite, ou problema no dente! Fiz o tratamento com Cefalexina e descongestionante, o inchaço passou mais a dor persistiu, na região do nariz. Então fui ao meu dentista, e ele me disse que o problema era na raiz e teriamos que fazer canal, como o dente era o incisivo lateral e o mesmo era encavalado com o incisivo central, ele foi tratando o canal e ao mesmo tempo separando o encavalamento dos dois dentes. Detalhe, antes de começarmos tratar o canal ele me pediu para tomar novamente o Cefalexina juntamente com um antinflamatorio, o Spidufen. Faz mais ou menos 40 dias que estamos tratando o canal, semana passada tratando o canino, ao separar um pouco os dentes, pois haviamos tratado com resina, ele quebrou o dente do canal, e me colocou um pino no dente. Nesse mesmo fim de semana o dente caiu no sabado, e ele só pode coloca-lo na segunda, tratou com medicamento para o canal. Só que na terça estava bem dolorido, e nasceu uma bolha em cima do dente proximo aos tres dentes (incisivos laterais e centrais, e canino ), e novamente ele me receitou Cefalexina, e antinflamotorio. Estou tomando desde ontem e ele me disse que na sexta eu ir la, que iremos furar a bolha, também tiramos um outro raio-x da minha boca, e segundo ele a infecção pode ter passado para o incesivo central, e daqui 40 dias tiraremos outro raio-x pois talvez ira ser necessario fazer canal nele mesmo? Estou com medo, posso confiar? Outro canal, corre o risco mesmo? Me ajuda por favor, estou tomando cefalexina 3 vezes em menos de 3 meses.
    Obrigado Ana, hehe ficou meio grandinha a pergunta.

    • Danilo, é preciso que o seu dentista “rastreie” qual a origem dessa bolha, pois se há uma fístula (que é um caminho intra-ósseo percorrido pelo pus), há uma infecção. Se essa infecção tiver origem num dente que ainda não tem canal tratado, será preciso tratar. Minha resposta não ficou tão grande quanto a sua pergunta, mas espero que tenha sanado a sua dúvida ;). Se não, fico à disposição.

  17. Meu marido extraiu um dente ha muitos anos, ha um mes nasceu uma bolha ao lado, nao doi, é vermelha, ele foi ao dentista, ele passou cefalexina fez um raio x nao viu osso, nodulo, ele disse que pode ser um dente vizinho que precisa de canal, sera que é isso mesmo ou pode ser algo grave, por favor me responda o mais rapido possivel.

    • Pode ser isso mesmo… ou essa bolinha está liberando o pus da infecção do canal de algum dente ou de alguma região da gengiva. Não é algo grave em si, mas toda infecção deve ser tratada, afinal de contas pode levar a problemas inclusive em outras partes do organismo.

  18. Levei meu filho de 7 anos ao dentista, ele está com carie e tem uma fistula acima do dente. O Dr. disse que tera que fazer canal, mas não pediu RX. Minha duvida: é necessário fazer o RX, ou talvez pela experiência dele, ele não pediu?

    • Lisa, é dente de leite ou permanente já? De qualquer forma, ele deverá fazer radiografias durante o tratamento, no consultório mesmo, não há necessidade de pedir que vocês façam o exame em outro local.

  19. Dra. Ana, o dente do meu filho é o de leite, mas mesmo assim, foi de grande ajuda. Muito obrigada e parabéns pelo site.

  20. Doutora, na minhas boca apareceu umas pintinhas brancas na minha gengiva, pode ser isso ?

    • Neyvson, se forem várias bolinhas, eu acredito que deva ser outra coisa. Procure um dentista para avaliar, não tenho como sugerir alguma coisa sem examinar você.

  21. Ola Dra. Ana, faz duas semanas apareceu apenas uma bolinha d’água bem pequena no meu lábio do tamanho de um espinha, do lado de dentro, não arde não coça, as vezes ela estoura no dia seguinte aparece de novo a noite e as vezes aparece só no outro dia, não é vermelha, não é inflamada nem nada ! O q pode ser ? Estou com medo ! Li algumas coisa na internet sobre Mucocele, sera q pode ser isso ?? To com medo q seja herpes, mas falam q a herpes coça, dói e são bolinhas em grupo! Me ajuda por favor! ;( vou ficar muito grata se me explicar um pouco ! E eu não fico com ninguém ! ;/ Aah e é possível pegar herpes de um dia pro outro ? Desde já agradeço ! Paaarabéns pelo site ! ;D

  22. Boa noite, Doutora!! Fiz a cirurgia para retirada da ponta da raiz, porque eu tinha uma infeccao por causa de um canal mal feito. Fiz e foi tudo bem, tirei raio x e esta tudo em ordem. So que tive uma alergia a um medicamento que inchou meu rosto e pescoco e com isto fiquei sem salivacao. Fiz o procedimento necessario e melhorei, so que depois percebi uma bolha no local do dente que fiz a cirurgia. Fui ao dentista e ele disse para eu esperar que pelo aspecto nao e nada serio. So que ja tem um tempo que estou com a bolha. Nao doi nada e as vezes nem percebo ela. O que pode ser? Adorei o site, muito bom …

    • Cassia, apenas pela sua descrição não consigo “visualizar” o que seria essa bolha. Pode ser uma fístula (um local por onde sai o pus proveniente de uma infecção), por exemplo. Mas se seu dentista viu e não considerou algo sério (pois uma infecção seria algo sério), possivelmente não se trata disso.

      E obrigada. :)

  23. Ana, estou com dente furado, fiz uma restauração, depois de 5 meses a obturação caiu, começou doer e depois minha gengiva ficou inchada,
    fui ao dentista e o dentista disse que tinha abcesso de pus, fiz um tratamento e melhorei, depois de 2 meses começou aparecer manchas pretas na gengiva, uns dois pontinho preto e com uma bolhinha como se estivesse com saliva dentro da bolha. O que poderia ser essa mancha ?

    • Anderson, esses pontinhos parecem fístulas, que são locais por onde o organismo expulsa o pus de uma infecção. Ou seja, deve haver infecção ainda… procure seu dentista e relate esses sintomas.

  24. Doutora, ha 4 dias tive uma inflamação no dente que inchou um pouco meu rosto e doia muito (doeu por 3 dias) fui em 2 dentistas e os mesmos me disseram para fazer o tratamento com amoxicilina e nimesulida de 8 em 8 hs, hoje acordei sem dor aguda e com um pequeno incomodo na gengiva e com uma bolha que creio eu que seja pus… o que devo fazer? Tenho risco de perder o dente?
    Obs: os 2 dentistas tiraram RX e viram uma pequena inflamação entre as raizes do dente.

    • Gleybson, esse pus é proveniente de uma infecção e, pelo seu relato, a origem dela é a região de furca (entre as raízes). Em princípio não há porque pensar em perder o dente, é possível que com o tratamento de canal o problema se resolva e a infecção seja controlada. Mas tem que tratar, até porque esse dente certamente vai doer de novo.

  25. Boa noite Doutora!
    Há 2 meses fiz tratamento de canal e há um mês coloquei a coroa de porcelana. Minha dentista disse que por ser muito alérgica, embora raro, a coroa poderia dar problema na gengiva.
    E já faz uns 4 dias que sinto minha gengiva estranha e com uma bolinha muito dolorida ao tocar, e o dente da coroa tá dolorido ao mastigar.
    Isso pode ser alergia a coroa ou o canal que não foi bem tratado.
    Desde já agradeço a atenção.
    Elisangela.

    • Elisangela, até pode ser uma reação alérgica… mas seria bem incomum. Eu acho que, pelo seu relato, pode ser uma pequena gengivite mesmo… não acredito ser algo relacionado ao canal. Escove bem a região e, estando a coroa bem adaptada, isso deve melhorar. Não melhorando, procure sua dentista para reavaliar a adaptação da coroa.

  26. Doutora, eu estou com um dente q fiz canal furado, acredito q esteja com caries, esses dias começou inchar bem em cima perto da raiz e minha cara ficou inchada, tomei cataflan, de 6 em 6 horas durante 6 dias, hoje tinha uma bolha no local do inchaço e ela estourou e começou a sair um liquido meio grosso, branco com sangue, o que devo fazer do que se trata isso?

    • Bruno, isso parece ser pus, ou seja, deve haver uma infecção. Essa infecção pode ser desse dente, de outro dente ou da gengiva mesmo, é preciso examinar você pra saber. Procure um dentista pra avaliar!

  27. Dra. eu estou com uma bolha dura um pouco acima do meu dente, ela nao doi nem nada, mas o aspecto nao eh bonito. Eu fui ao dentista e ele me disse que era uma fistula. Pode ser uma fistula mesmo sem dor? Eu tenho muito tartaro e nesse dente, proximo a gengiva, esta um tartaro levemente esverdeado. Meu medo é de ter contraido alguma dst. o que a senhora acha?

    • Paulo, pode ser uma fístula sim, mesmo sem dor… e pela sua descrição, a origem da infecção é periodontal (dos tecidos de suporte dos dentes, osso e gengiva). Não creio que isso tenha a ver com DST, é um problema odontológico mesmo. É preciso raspar e remover o tártaro.

  28. Dra. fui ao dentista na sexta-feira para tratar do dente do lado do canino superior esquerdo. Estava com uma cárie grande mas não precisaria de fazer o canal, segundo o dentista. O problema é que como a cárie estava muito perto da polpa, a anestesia não cooperou muito e eu senti muita dor durante o procedimento. Durante a madrugada senti um estalo no dente e durante a manhã percebi uma bolha na gengiva. Não se percebe nada pelo lado de fora da bochecha, mais acho que a bolha é grande, pois sinto o interior da bochecha a tocando. Não dói nada, mas só tenho dentista daqui a duas semanas e meu tratamento está sendo feito por um formando da PUC. Me diz o que eu devo fazer. Obrigada.

    • Kátia, parece que o nervo do seu dente não “aguentou” a restauração e acabou dando canal. Claro, é só uma teoria minha, considerando a sua descrição… mas se há essa bolha na gengiva, possivelmente há uma infecção associada, que provavelmente tem origem nesse dente. Se for o caso, será preciso tratar o canal. Se não dói, você pode esperar essas duas semanas… torcendo pra não doer até lá. Senão, procure um outro dentista pra fazer um curativo endodôntico.

  29. Doutora, boa noite!
    Fui ao dentista e ele tirou um raio X do dente há um mês atrás… Disse que não era nada. Na ocasião ainda não tinha nada acima do canino… Mas agora eu tenho uma bolinha dura que se eu aperto dói. O que poderia ser? Obrigada!

    • Caroline, pode ser UM MONTE de coisas. Pode ser uma fístula (como eu cito no texto), pode ser algum tipo de lesão de origem óssea ou gengival, etc.. Pra ter certeza, só procurando um dentista e fazendo uma avaliação.

  30. Boa tarde doutora.
    Vou ter de fazer um retratamento de canal e estou com medo. É muito doloroso? É necessario anestesia diretamente no nervo?
    Obrigado.

    • Mikael, os retratamentos de canal costumam ser mais tranquilos para o paciente do que os tratamentos iniciais. Isso porque o nervo já foi removido na primeira vez, portanto não há chance alguma de você ter que levar uma anestesia “diretamente no nervo”. Vá tranquilo.

  31. Doutora… Fiz um canal ha muitos anos atras !! Tava td legal .. Até q o dente de porcelana levantou um pouco ! Fui ao dentista e ele disse q nd podia ser feito a nao esperar o dente sair sozinho ! Achei estranho pois fiquei com medo de entrar comida ! Resultado hoje estou com uma bola na gengiva embaixo desse dente do canal ! Doi so se aperta ela e incomoda pq consigo sentir ela ! Seria algo grave ? Obrigada aguardo a resposta !!

    • Cyntia, não sei se consegui “visualizar” o que seria “levantar um pouco”. O dente entrou na gengiva? De qualquer forma, é preciso verificar a causa da “bola” na gengiva que você relata, pois pode ser uma infecção.

  32. Boa tarde, estou preocupada com a minha situação. Há um tempo atras meu dente estava quebrando aos poucos e eu no inicio não percebia que estava quebrando, quando percebi meu dente já havia quebrado quase todo e não sentia dor. Por estar trabalhando sempre embarcada eu não conseguia achar um dentista disponível de confiança, fui deixando o tempo passar, que por sinal o que restava do meu dente caiu todo. Essa sexta feira, comecei a sentir dores fortes na parte do dente, por conta do feriado deixei passar o fds, quando chegou ontem. Na segunda acordei com meu rosto todo inchado, meu rosto do lado do dente com problemas estava completamente inchado, quando fui ver estava uma bolha na gengiva ao lado desse dente, fui ao dentista ele tirou um raio x e viu que a minha raiz do dente esta comprometida, ele entao fez uma drenagem nessa bolha saiu bastante pus e disse que so criou esse abcesso por conta dessa raiz que esta comprometida. Ele me passou amoxilina + diclofenaco potássio disse p tomar durante 7 dias. Ainda citou que meu rosto q esta inchado iria voltar ao normal no máximo em dias, acordei hj ainda esta inchado o que eu faço ?! Ele disse que eu deveria deixar passar essa fase do tratamento de remédio p poder extrair essa raiz p começar ao tratamento.

    • Renata, não tenho motivo para discordar da conduta do seu dentista, eu faria o mesmo. O inchaço vai diminuir aos poucos, você já está medicada de acordo. Agora é ter paciência. É importante controlar a infecção antes da extração.

  33. Eu estou com uma bolha no meu dente que causa incomodo por conta de inchaço ao redor do dente, e outros dentes que estão doendo constantemente, o que pode ter causado essa bolha e essa dor nos outros dentes, o que posso fazer pra aliviar a dor?

    • Maria, provavelmente essa bolha é causada por uma infecção, que pode ter origem num dente ou na própria gengiva. Pra saber e tratar de acordo (o que vai acabar com a dor), só procurando um dentista.

  34. Oi doutora, eu to fazendo tratamento no dente, so que no meio do tratamento o meu dente do fundo quebrou no meio e a minha dentista falou que eu vou ter que fazer canal, so que ela nao faz canal pelo convenio, entao procurei outro dentista e so consegui consulta para dezembro. So que a ponta do meu dente ta machucando muito minha lingua, nao to conseguido nem falar direito tem algum procedimento que eu possa fazer para o dente parar de pegar na lingua para eu poder esperar o minha consulta para começar a fazer o tratamento de canal sem dor? Ah me falaram para mandar a dentista colocar um curativo posso pedir isso para a dentista, me respoda por favor, ja nao sei mais o que fazer.

    • Ana, é possível desgastar essa ponta pra parar de machucar você e fazer um curativo. Converse com a sua dentista a respeito.

  35. OBRIGADA PELA RESPOSTA, QUERIA SABER SE FAZER CANAL NO DENTE DO FUNDO DOI MUITO. TENHO UMA FALHA NO DENTE DA FRENTE, É UMA FALHA PEQUENA, MAS SO QUE QUANDO EU COMO ENTRA SEMPRE COMIDA E TENHO QUE USAR FIO DENTAL DIRETO QUANDO VOU SAIR, POIS FICA RESTO DE COMIDA NESSA FALHA. QUERIA SABER SE É O CASO DE USAR APARELHO.

    • Ana, se você pretende corrigir esse espaço entre os dentes, certamente será preciso usar aparelho. Procure um dentista/ortodontista para avaliar. E canal, em qualquer dente, não dói. É o que faz a dor parar.

  36. Muito obrigada, me ajudou muito.

  37. Comecei um tratamento em um dente, um depois do primeiro molar, mas teve uns dois dias que doeu muito esse dente e com uns dias criou uma bolha dura e que doi ao apertar, e tem dia que o dente fica latejando, o que pode ser?

    • Joice, que tipo de tratamento você começou? A bolha que você relata pode ser a saída de uma fístula, o que significaria uma infecção. Se você estiver fazendo um tratamento de canal, é preciso terminar o tratamento. Seu dentista vai prescrever a medicação adequada, se necessário.

  38. Escovei o dente da minha bebê de 1 ano e 6 meses de manhã e saiu um pouco de sangue na escova, não me importei muito, mas a tarde eu vi que um lugar de trás que ainda está sem o dentinho, está com uma carne pra fora. Estranho. O que pode ser ?

    • Rafaela, leve sua bebê a um odontopediatra para avaliar. Possivelmente é apenas um trauma local, que pode ter sido causado por algum brinquedo, alimento ou até pela própria escova.

  39. Boa noite. Estou com um problema no meu dente INCISIVO. Acima dele está saindo pus e meu dente está um pouco mole. O que será que pode estar acontecendo? Meu dente irá cair? Muito obrigado e aguardo sua resposta.

    • Gleyston, se há pus deve haver uma infecção. Essa infecção pode ter origem no canal do seu dente ou na sua gengiva. É importante que você procure um dentista para diagnosticar a origem do problema e tratar de acordo. Pelo seu relato, não vejo motivo para o seu dente cair.

  40. Olá Ana!
    Bem, fiz canal no 1º molar inferior esquerdo há muito tempo, nunca senti nada nesse dente. As vezes paro na frente do espelho e vejo meus dentes direitinho e não encontro nada. A ultima vez que fui ao dentista foi em março de 2012 e estava tudo ok. Hj, como de costume, estava olhando meus dentes e notei uma bolinha, muito pequena, parecendo um “olho” de espinhazinha na gengiva, na parte interna (ao lado da língua) do dente acima citado. Apertei, mas não saiu nada, ficou vermelho, não dói, não está inchado, mas fiquei preocupada… Não é na raiz do dente, nem no “pé” do dente, fica mais ou menos na altura da lingua, não era grande, era muito pequeno mesmo. Agora não tem mais, pq apertei com o dedo. O que poderia ser?? Muito obrigada por sua atenção…

    • Thais, pode ser a saída de uma fístula. Aguarde para ver se aparece novamente. Se isso acontecer (ou se começar a doer, por exemplo), procure um dentista para avaliar.

      • Obrigada Ana. Vou observar.

  41. MEU FILHO FEZ 4 ANOS NO SABADO, NA SEXTA FEIRA MINHA MAE PERCEBEU UMA BOLHA QUE PARECE SER DE PUS, ELE NAO RECLAMA, NAO TEM DOR, É BEM DIFICIL DE MEXER COM OS DENTINHOS DELE, ELE CAIU COM UM ANO, DENTE RACHOU, FICOU ACINZENTADO, TRATEI CARIES DE AMAMENTAÇÃO, ESSES DENTINHOS QUE FORAM OS DOIS PRINCIPAIS DA FRENTE, COLOQUEI O ANO PASSADO JAQUETAS, MAS AGORA ESSA BOLHA, E REALMENTE ELE É DIFICIL PARA ESCOVAR DENTES, TODO DIA EU ESCOVO, JA DEI ESCOVAS E PASTAS DA BITUFO DE TODOS PERSONAGENS IMAGINAVEIS, ESCOVA ELETRICA, ENFIM E ELE JA ABRE GELADEIRA, JA ATÉ FINGE DORMIR E QUANDO DEITO ELE VAI COMER BOLACHA, TOMAR UM DANONE, NADA DE BOLACHA RECHEADA, NEM COMPRO, MAS É UMAS DUAS OU TRES DE MAIZENA OU BOLACHA MARIA, MAS NÃO ESCOVA O DENTE DE NOVO, DE MANHA É UMA LUTA, DOUTORA ME AJUDE, ELE TEM TRAUMA DE ODONTOPEDIATRA.

    • Viviane, não tem nenhuma receita “mágica”… tem que escovar os dentes mesmo! Eu tenho um filho de 3 anos e sei bem como é isso… mas, pra minha sorte, o meu filho não gosta muito de doce, o que facilita muito a minha vida :). Mas se o seu gosta, é essencial fazer uma boa higienização. Não há uma forma de “trancar” a geladeira e deixar os alimentos mais doces fora do alcance dele? E, pelo menos uma vez por dia, é importante que você assuma a escovação dos dentes dele, pra fazer bem feito.

  42. Olá doutora, tenho uma fistula há algum tempo, eu posso estourar ela em casa? O que acontecerá?
    Obrigada!

    • Mariza, mesmo que você retire algum pus, a infecção vai continuar. É preciso procurar um dentista para determinar a origem da fístula (canal, gengiva) e tratar de acordo.

  43. Boa noite, estou preocupada, tenho a gengiva de um dente mais alta, com uma bola no sitio da raiz do dente. Este dente já tinha sido tratado e colocado um parafuso, no entanto tirei um raio x e o meu dentista diz que não aparece nada no raio x. Entretanto tenho aparelho nos dentes e tive de tirar um dente porque tenho a boca muito pequena para os dentes todos e retirei o dente que estava restaurado. Entretanto continuo com tipo uma bola na gengiva, só doi quando faço bastante força. Será que me pode ajudar? Será que vai acabar por desaparecer?

    Obrigado.

    • Joana, é preciso dignosticar o que é essa “bola” na gengiva… e principalmente se ela é causada por uma infecção. Se for esse o caso, ela não desaparecerá sozinha, será preciso controlar e tratar a infecção.

  44. Oi, tenho um dente que já fiz várias vezes restaurações nele ha uns 6 dias e não tive como ir no dentista ainda, apareceu uma bolhinha acima dele, não me incomoda… mas vez em quando lateja… o que será? Só completando… ha 6 dias caiu a restauração e tem uma bolhinha acima dele…

    • Rafa, essa bolinha pode ser uma fístula e, se for, quer dizer que há uma infecção. Se essa infecção tiver origem no canal desse dente, será preciso tratar o canal. Procure um dentista e faça uma avaliação.

  45. Bom dia! Há uns 3 meses atras eu sofri um acidente de carro e bati a boca no volante, a batida não foi muito forte, e não cheguei a quebrar nenhum dente, somente a pontinha de um dente que caiu (pois já estava com restauração de resina – mas este dente que caiu a resina não doí), alguns dias depois minha gengiva inchou e ficou bem roxa, tomei analgésicos e melhorou, este dente não sofreu quebra, mas ficou trincado no meio (horizontal), doí um pouquinho quando mordo, percebi que ele “mudou” de lugar (foi para tras), e a gengiva começou a ficar escurecida, o dente tbém mudou um pouco de cor, não tenho muita sensibilidade com o quente, somente as vezes com o frio (muito frio), gostaria de saber o que pode ser, e o que devo fazer? Obrigado!

    • Mariana, pelo que você descreve parece que o canal do dente pode estar comprometido (um sinal disso é o escurecimento). Mas o que me preocupa mesmo é essa “trinca na horizontal” que você diz ter… em que região do dente isso aconteceu? Pergunto porque, se for em raiz, sendo apenas uma trinca o dente não teria mobilidade (você falou que ele “foi pra trás”). Enfim: procure um dentista para uma avaliação mais criteriosa.

  46. Olá Dra., então, o dente mexeu (entortou) com a pancada, eu percebi que este dente “mudou” de lugar, na ocasião fui socorrida no local da batida, no resgate chamaram um dentista da propria rodovia que me atendeu, e me receitou os medicamentos, mas me disse que a dor iria passar, realmente passou, mas como te falei, quando mordo doi um pouco (tipo um choque), é provável que eu perca este dente? Que tipo de tratamento ou especialidade odontológica devo procurar? Obrigado!

    Desculpa, esqueci de responder: foi um pouco abaixo do meio do dente – trincou mas não quebrou.

    • Mariana, então não foi feita nenhuma radiografia desse dente? Sugiro que você procure um dentista para checar a integridade da raiz, pois essa movimentação que você relata não é comum. Não diria que é provável que você perca o dente… mas é preciso avaliar.

  47. Olá Dra., bom dia.
    Foi feita a radiografia sim, mas o dentista que me atendeu (do posto de saúde) disse para eu não me preocupar pois o dente deslocou “um pouco” mas que com o tempo iria tornar a forma… não entendi? Tomei analgésico e anti-inflamatório por uns 10 dias na época, pois estava bem dolorido…
    Realmente ele ficou um pouco mole nos primeiros dias, mas agora não está mais mole, mas doí (dá uns choques quando mastigo ou mordo) penso que isso não seja normal… gostaria de procurar um especialista na área, mas não sei qual é especialidade que eu devo procurar, seu consultório fica em SP – Capital? Abs. e obrigado!

    • Mariana, se o dentista avaliou dessa forma, ok. Ele tem mais dados que eu pra opinar. Mas talvez seja hora de reavaliar, ver como o canal do dente vem reagindo à “pancada”. Um clínico geral pode avaliar isso mas, se você preferir, procure um dentista especialista em endodontia. Eu não atendo em São Paulo (nem sou endodontista). :)

  48. Bom dia,
    Tenho um dente quebrado na parte superior, no começo ele furou e depois quebrou, mas a raiz ainda ficou na gengiva, e eu nao fui ao dentista para tratar pq tenho um certo medo, mas acho que agora nao tem outro jeito! Acima desse dente costumava nascer uma bolha, eu pressionava o rosto em cima de onde estava a bolha e saia um liquido com um gosto ruim… e nunca mais apareceu isso! Mas essa semana tornou a acontecer, mas dessa vez a bolha ta bem grande, meu rosto ta um pouco inchado no lado em q ela nasceu! E dói muito, nao tem como estourar… pesquisei alguma coisa sobre isso, e acho que estou com esse problema descrito na postagem. Como será feito o tratamento? Vou ficar impossibilitado de comer algumas comidas? Vai ser preciso comprar muitos remedios? Quanto custa em média o tratamento desse caso? Grato.

    • David, o tratamento depende das condições dessa raiz que ficou. Se o canal dela for tratável, é possível fazer isso , colocar pino e coroa (e você salva o dente). Se não for tratável, será preciso extrair (e você perde o dente). Em princípio, nada muda na sua alimentação e a necessidade de remédios depende do caso e da avaliação do dentista.

  49. Boa tarde estou com um dente só na casca, o que devo fazer, arrancar e implantar outro ou o que faço … ???

    • Eliane, é preciso procurar um dentista para avaliar. Provavelmente não é caso para extração, pois se pelo menos a raiz do dente estiver viável, é possível tratar o canal, colocar um pino e uma coroa, o que salvaria seu dente.

  50. Olá Dra., boa tarde !
    Apareceu uma fistula acima do dente da frente de minha filha, 3 anos de idade, consequente de um trauma (queda) há alguns meses atrás. Só percebi este final de semana, pois ela começou a queixar de dor ao se alimentar, levei ela a uma odontopediatra que fez o rx e segundo ela não dá pra salvar o dente, devendo extraí-lo, passou antibiótico por 7 dias e marcou a extração no sexto dia. Queria saber se há a possibilidade de tratar apenas com antibiótico, ou realmente o dente deve ser extraído? Estou morrendo de dó, uma vez que o dente permanente só começa a nascer a partir dos 7 anos, e ela tem apenas 3 aninhos. Desde já muito obrigada pela atenção.

    • Sabrina, geralmente nesses casos é possível tratar o canal e manter o dente. Se a odontopediatra indicou a extração é porque a coisa deve ser mais séria, deve ter havido alguma fratura “interna” que inviabilize a permanência do dente na boca. O tratamento apenas com antibiótico seria ineficaz pois, mesmo tratando a infecção num primeiro momento, o motivo da infecção não seria removido e certamente ela voltaria.

  51. Olá Doutora, estou com algumas bolinhas brancas pequeninas na gengiva… e sempre q vou escovar os dentes ela começa a sangrar… e está me incomodando… o que pode ser? É melhor ir ao médico??

    • Maiara, pode ser uma gengivite. Procure escovar bem os dente e vá a um dentista para avaliar e tratar de acordo (se necessário).

  52. Oi doutora, boa tarde.

    Fiz um tratamento de canal no meu dente, acho que e o pre-molar, e apareceu uma fistula, na qual estou com ela ja ha alguns meses. Gostaria de saber se tenho que passar por alguma cirurgia, ou e possivel cura-la somente com antibioticos?

    • Ernany, se a fístula tiver origem nesse dente cujo canal foi tratado é porque há infecção… aí o canal teria que ser retratado (limpo e fechado novamente).

  53. Doutora me ajude, tenho 13 anos e to com uma bolinha na gengiva, não está saindo muito pus e doi bastante e tem uma pontinha branca, será que é essa tal fissura? To tomando antibiotico e remedio para a dor, to com medo de morrer, por favor me ajude !

    • Marcelo, calma… você não vai morrer não… não por causa de uma fístula, pelo menos :). Pela sua descrição parece que é uma fístula mesmo. Procure um dentista para avaliar e determinar o motivo dela. Se for proveniente do canal de algum dente, por exemplo, será preciso tratar o canal.

  54. Ola doutora, meu nome é Renata eu tenho uma bolinha branca na parte de baixo do meu dente e dói muito só de mexer com a boca, eu queria saber o q é, me responda por favor, obrigada.

    • Renata, apenas pela sua descrição não saberia dizer ao certo. Pode ser uma fístula, como sugerido no texto. Procure um dentista e faça uma avaliação.

  55. Oi Doutora, eu uso aparelho vai fazer uns 3 anos, porém antes de usa-lo nunca tive caries ou outro problema dentário a não ser dentes tortos, quando coloquei aparelho minha gengivas ficaram inflamadas, meus dentes são pequenos, é ruim de escovar com aparelho, a minha dentista já comentou sobre raspagem mas até hoje nada ! Minhas gengivas não doem mas sangram um pouco na escovação, e quando estou no dentista e passa por exemplo a cola para colar o aparelho arde um pouco, mas ha menos de uma semana atrás apareceu uma bolinha pequena, parece uma afta das pequenas, mas lisa, não dá pra sentir ela, mas ela arde se mexer e é branca, se for o problema acima, por ter aparecido agora e dia 11/12 já voltarei ao dentista, tem um tratamento rapido que não chegue a fazer canal ? Por exemplo, tenho medo kkk e raspagem eu até faria, mas canal tenho muito medo :( Estou preocupada com essa “bolinha”.

    • Amanda, se a tal bolinha for uma fístula, é preciso verificar de onde vem a infecção que ela está drenando. Se for de um dente, deve ser caso pra canal. Se for da gengiva, será preciso tratar de acordo também… ou seja, tem-se que avaliar você pra determinar o tratamento. E se não for uma fístula, provavelmente uma melhor higienização já resolva… lembre-se: se sua gengiva não dói, continue escovando os dentes direitinho, não importa o sangramento. Ele deve diminuir gradativamente se o excesso de placa bacteriana (aquela sujeira áspera que fica sobre os dentes) for eliminado. Veja esse texto (e os vídeos): http://medodedentista.com.br/2011/08/como-escovar-os-dentes-usando-aparelho.html

      • Já falei pra minha mãe comprar o que me falta pra higienização dos meus dentes, foi uma dica muito boa… obrigado, tenho colegas com aparelhos que dizem que a dentista no começo do tratamento deu essas escovas certas pra limpar, a minha não.
        Mostrei hoje pra minha mãe essa “bolinha” e ela disse que pode ser por falta de vitamina C :/ , mas que vai ligar amanhã pra dentista e adiantar a consulta, espero que seja, que preciso limpar meus dentes melhor, tenho medo de canal, nunca fiz nada nem carie eu tive, mas agora devo ter :( Essa gengiva infeccionada começou quando meus dentes começaram a se fechar, a partir dai minha gengiva ficou assim, até aparecer essa bolinha, limpo meus dentes com escova comum como essa http://www.cliquefarma.com.br/blog/wp-content/uploads/2012/06/escova-de-dentes.jpg com pasta http://www.walmart.com.br/arquivos/ids/3906151 e por fim uso http://www.dentalcremer.com.br/cremer/Assets/product_images/grandes/371192.jpg não tinha nem ideia, além do fio dental, que tinha outras coisas que preciso usar pra higienização dos meus dentes, meu caso pode ser gengivite ?

        • Amanda, pode ser gengivite, sim. Mas não vamos esquecer da tal “bolinha”, é preciso verificar o que é isso.

  56. Olá, estava com esse problema e hoje fui ao dentista, eles abriram meu dente e limparam tudo, e usaram parece que o bisturi na bolha e limparam tbm, sofri muuuuuito kkk, pois a anestesia nao pegou totalmente, agora estou com o dente aberto e no dia 13 voltarei ao dentista.

  57. Olá Doutora! Uma dúvida sobre fístulas: estou com o que parece ser uma bolha branca mas não fica próximo à raiz como na figura, e sim junto à parte visível do dente, mais especificamente bem na ponta do “V” que a gengiva forma entre os dois dentes frontais superiores e também na parte de trás dos mesmos dentes. Também notei que a gengiva nessa região não está lisa, mas apresenta uma textura, embora esteja com coloração normal (apenas levemente avermelhada [gengivite?]). Esses dois dentes são muito juntos e sempre foi difícil a higienização. Frequentemente havia dor e sangramento na escovação nesse local, mas nunca essa bolha/textura. A fistula também pode se formar nesse lugar?

    • Pode sim, Fernando. Mas é preciso verificar a origem dessa fístula (se for mesmo uma). Talvez seja de origem periodontal (da gengiva, e não de um canal), considerando que você relata sangramento à escovação. Procure um dentista pra avaliar.

  58. Minha filha está como se fosse um fio branco que sai da gengiva, quando se passa o dedo parece um ossinho duro, mas parece que cresce quando ela tira, é só puxar fica normal, e depois cresce novamente. O que pode ser? Será a polpa do dente que está saindo referente ao dente de leite que caiu? Já que o dente permanente está na metade do crescimento.

    • Iliana, confesso que, pela sua descrição, não consigo pensar em nada que se pareça com um “fio branco saindo da gengiva”. Leve-a a um dentista pra avaliar.

  59. Bom dia Dra., parabens pelo site. Eu tenho 32 anos, nunca fui ao dentista tenho um trauma muito grande, medo, mas agora to me tratando e esse medo é coisa do passado. Tenho 4 dentes na parte inferior quebrados, faltando, um deles ta aberto e parece q a gengiva ta saindo pra fora, e no mesmo nasceu a tal fistula, ta grande, doi, sei q sou culpada e tudo é consequencia de nao ir ao dentista nunca, na parte superior ha falta se 2 dentes.
    A Dra. acha q meu caso tem solução, quero arrumar meus dentes e voltar a sorrir, alias nunca pude sorrir, acha melhor tirar tudo e colocar dentadura ja q tenho medo ou colocar so onde ha falta de dente? Me ajude e que Deus te abençoe…

    • Daniela, seu caso tem solução sim! Pode ter certeza que arrancar todos os seus dentes e colocar dentadura não é a melhor opção. Você precisa procurar um dentista pra avaliar quais problemas (e em que dentes) você tem. Aí é preciso tratá-los, um a um, e substituir apenas aqueles que não puderem mais ser aproveitados. Os que estiverem ainda viáveis, receberão coroas ou restaurações, dependendo do caso.

  60. Ola doutora, tenho crise alérgica de garganta e notei do lado esquerdo, perto do siso, umas bolinhas esbranquiçadas, fiquei com medo, mas não sinto dor nem nada e nem sangra? Gostaria de saber o que é?

    • Onde Samara? Na gengiva ou na garganta? Pode ser consequência da alergia, pode ser alguma lesão específica… apenas examinando você pra saber.

      • Na gengiva do lado do siso, imaginei que fosse por conta da mastigação,esta sumindo, so fiquei medrosa pq apareceu depois da alergia.

  61. Bom dia doutora. Ha algumas semanas tive uns sintomas de sinusite apenas de um lado do rosto (dor de cabeça, congestão nasal e catarro fétido) fui em um SPA e diagnosticaram como sinusite… ate ae tudo bem. Passadas umas 2 semanas meu rosto começou a inchar na parte superior esquerda (a mesma da “sinusite”). Passei uns 4 dias com o rosto inchado (e com febre) e comecei a notar um inchaço na raiz de um dente superior fraturado do mesmo lado… Sei que fiz errado mas vamos la… me automediquei com diclofenaco potassico e o inchaço sumiu em 2 dias, quando acordei e fui escovar os dentes praticamente rasgou minha gengiva perto da raiz do dente e saiu muito pus… e no mesmo dia apareceu uma alergia nos meus braços e torax (centenas de pequenas bolhas d’agua). So vou poder ir ao dentista no dia 03/01… concluí que os sintomas de “sinusite” foram causados por este dente inflamado. Sinceramente me deu medo ainda mais de ver a reação alergica. Doutora pode haver relação entre a inflamação e a alergia? Tem algum perigo imediato ou da para eu esperar ate o dia 03 de janeiro?

    • Rodrigo, não creio haver relação direta entre o problema dentário e a alergia. A impressão que dá é que o que causou a alergia foi a medicação tomada, embora o diclofenaco seja um medicamento muito comum e que não costuma provocar esse tipo de reação. Você é alérgico a alguma substância? Se a alergia já tiver passado e você não estiver com dor, não há problema aguardar pela consulta no dia 3.

  62. Doutora, ha dois dias apareceu uma bolha na parte inferior da gengiva com saida de pus, abaixo do incisivo lateral, tambem notei inchaço nos ganglios, fiquei bastante preocupado pois nunca tinha acontecido. O dente não está cariado mas tem tártaro. E com o fim de ano so tenho consulta marcada com o dentista na proxima semana. O que poderia amenizar a infecção até que eu possa ir ao dentista ? Queria saber tambem se a bolha pode sumir ou apenas quando fizer o tratamento. Desde já muito obrigado e parabens pelo site.

    • Paulo, seu organismo está expulsando o pus de uma infecção… essa infecção pode ter origem no canal de um dente ou na gengiva (parece ser o seu caso). Se você não tem dor, é possível aguardar a consulta no dentista. A bolha pode até sumir mas, sem eliminar o que a está causando, certamente ela deve voltar. Por isso, o dentista tem que intervir, mesmo.

  63. Olá Dra.
    Ha uns 10 anos atrás eu fiz um canal em um pre-molar. Passados alguns anos a região que envolvia a gengiva começou a ficar um pouco dolorida. Até ao tocar no rosto, na área das maças do rosto, doía um pouco também.

    Foi então que começou a criar essa bolinha na gengiva e então foi necessário abrir o canal comecei a fazer o tratamento, limpeza periodica, mas tive que interromper pois não moro no pais. Agora no final do ano retornei ao Brasil e voltei a fazer a limpeza. O dente melhora e depois volta a bolha (apos 4 dias), mesmo com a limpeza.

    O profissional acha melhor arrancar o dente e fazer um implante. Esse seria o melhor caminho? Tenho medo de fazer implante e dar alguma reação. Faltam 20 dias para viajar novamente ao país de destino.

    Ja tomei antibiotico, anti-inflamatorio e mesmo com a limpeza o abscesso vai e volta.

    • Maria, o que seria essa “limpeza” que você tem feito? Apenas a drenagem do pus? Se há uma fístula (a “bolha” por onde sai pus) ela expulsa o pus proveniente de uma infecção. Se o pus é removido mas a infecção não é tratada, não adianta nada… a “bolha” vai voltar. Se é um dente com tratamento de canal, certamente é caso para retratar o canal (se a fístula tem origem nesse dente, mesmo). A questão, agora, é avaliar a relação custo-benefício pra você, pra decidir se vale a pena retratar ou se o mais interessante é fazer a extração e o implante. Mas, de forma geral, o melhor é sempre manter o dente natural. Quanto às possíveis “reações” por causa do implante, pode ficar tranquila… o material com o qual é feito o implante (titânio) é muito biocompatível, a chance de rejeição ou de algum problema associado ao implante em si é mínima.

  64. Olá Dra.
    Usei aparelho por 6 anos. Meus dentes eram muito apinhados e, por isso, precisei fazer a extração dos 4 primeiros pré-molares. Percebi que, após a extração do pré-molar inferior direito, surgiu um “relevo” na parte interna da gengiva (“atrás” do dente, próximo à cavidade onde, relaxada, fica a língua). Sinto que parece um ossinho, eu diria que poderia ser até a raiz do dente, só pra ilustrar hehe. É uma “bolinha” dura que parece mesmo ser um ossinho. Na época, mostrei pra minha dentista e ela me disse que era algo como “deposição calcária”. Não me lembro o termo exato que ela usou, mas era algo por aí… Porém, agora fazem 2 anos que tirei o aparelho e está acontecendo o mesmo processo do lado esquerdo inferior! Está surgindo um relevo que parecem ser os ossos, as raízes dos dentes inferiores se destacando. Não sei rs! O que pode ser? Obrigada!

    • Maria, não sei também ;). Mas provavelmente é algum tipo de formação óssea mesmo, estimulada pela movimentação dentária. Mas se está igual dos 2 lados, é um bom sinal… uma das regras pra se diferenciar algo fisiológico (normal) de patológico (doença), é justamente a bilateralidade. Se tem dos 2 lados, provavelmente não vai incomodar você. :)

  65. DRA. ANA, BOM DIA!
    TENHO UM PROBLEMIHA QUE ESTÁ ME PREOCUPANDO MUITO… HÁ UNS 3 MESES FIZ UMA COROA NUM DENTE INFERIOR… O ANTEPENÚLTIMO DA PARTE INFERIOR (LÁ ATRÁS)… RSRSRS… NÃO ENTENDO NADA… A COROA FOI FEITA APÓS UM CANAL… LOGO QUE FIZ A COROA O DENTE FICOU MUITO DOLORIDO, NEM CONSEGUIA MORDER DIREITO COM ELE… APÓS UNS DIAS, FOI APARECENDO UMA BOLA DURA BEM ABAIXO DO DENTE QUE FIZ A COROA… SÓ QUE É DO LADO DA BOCHECHA E NÃO DA LÍNGUA… ESSA BOLA NÃO SUMIU, FUI AO DENTISTA E ELE PASSOU O RAIO X, MAS AINDA NÃO FIZ, SÓ Q ELE FALOU Q ACHAVA Q NÃO ERA NADA DEMAIS… SÓ QUE ISSO ME INCOMODA E DÓI QUANDO EU APERTO… PARECE ATÉ UM OSSO, SEI LÁ… É DURO… O QUE SERÁ Q PODE SER… ESTOU COM MEDO DO RESULTADO DO RAIO X… :(

    • Maria Karina, uma possibilidade é que essa coroa tenha ficado um pouco “alta” ou com alguma interferência na mordida, o que causou um processo inflamatório que atingiu, também, o periodonto (a gengiva e a parte óssea). Vamos aguardar a radiografia, mas creio que você não precisa ficar preocupada com algo mais grave.

  66. Doutora, tenho um dente quebrado ha uns 4 anos, sempre inflamava e eu tomava antibiotico e antinflamatorio. Agora ha uns dias percebi uma abertura (um buraco) na gengiva acima da raiz do dente com exposição da mesma, o que pode ser?

    • Fabiana, não sei se eu entendi bem… a raiz do seu dente pode ser vista através dessa abertura?

  67. Oi doutora, isso mesmo da pra ver uma parte do dente. Acredito que seja a raiz.

    • Fabiana, isso é totalmente inusitado. Recessões gengivais com exposição de raiz são comuns, mas não que haja uma abertura na gengiva com exposição de raiz. Considerando que seu dente está infeccionado, provavelmente isso é uma fístula (um local por onde sai pus), e não uma abertura como você descreve. Procure um dentista pra avaliar… 4 anos é tempo demais pra manter uma infecção no seu organismo! –> http://medodedentista.com.br/2012/02/nunca-subestime-um-dente-inflamado.html

      • Obrigada doutora, já marquei consulta com um especialista. Beijos.

  68. Olá Dra, bom, fiz uma restauração em um dente, só que após alguns dias nasceu uma fistula e o meu pescoço está com os linfonodomegalia possivelmente causada por essa infecção, não sei dizer se é periodontal ou o dente que foi restaurado. Hoje vou ao meu dentista, provavelmente ele recomendará um tratamento de canal, mas pedirei que o extraia, pois meu dente esta morto, esta bem escuro. E mais uma coisa, quando aperto a bolinha o dente que foi restaurado dói. Minha pergunta é:
    essa linfonodomegalia possivelmente é causada por essa infecçao dentária já que não foi detectado nenhuma outra doença? Porque já fiz vários exames e deu tudo negativo.
    Obrigado, espero sua resposta.

    • Jaelson, o fato do seu dente estar “morto” e escuro não é algo que indique a sua extração (necessariamente). É possível tratar o canal e há outras possibilidades pra melhorar a estética também. Extrair um dente viável pode sair bem caro no futuro. E sim, seus linfonodos infartados podem ser resultado da infecção nesse dente ou no periodonto.

  69. Obrigado Dra. Ana ajudou muito. Mesmo assim irei optar pela extração, já que o dente esta com um odor forte e com um buraco grande devido a carie e a restauração. Quando o dentista tirou a massinha e deixou aberto para o tratamento de canal saiu um pouco de sangue endurecido, ele disse que era devido a infecção, por isso quero extrair, tenho receio que após o termino do tratamento a infecção volte e tenha que extrair o dente e os linfonodos reapareça.

    • Jaelson, não há motivo pra pensar que a infecção vai voltar, isso não é algo comum… na verdade, se ela for controlada, não vai voltar mesmo. Sim, algumas vezes a infecção é mais resistente, mas isso é uma exceção, não a regra.

  70. Olá doutora!
    Ha muito tempo fiz uma extração de um dente permanente que havia quebrado. Depois de algum tempo tive que fazer um raio X completo da boca e apareceu no raio x um pedaço da raiz desse dente, que o médico até falou que tinha que fazer uma cirugia para retirar o pedaço que ficou. Como estava de mudança acabei deixando pra lá, e agora apareceu uma bolha no local aonde arrancou o dente que dói muito. Que especialidade de dentista devo procurar? Ou é muito grave? Estou muito preocupada e também pela pouca opção de médico na cidade! Me ajude!

    • Beatriz, você pode procurar um dentista clínico geral. Se preferir um especialista, um cirurgião bucomaxilofacial. Mas fique tranquila, provavelmente a solução pra essa “bolha” consiste apenas na remoção desse pedaço de dente que ficou.

  71. Olá doutora.
    Há uns 7 meses eu fui ao dentista e ela identificou uma infecção no meu dente. Ela diz que se instalou na raiz do dente. Algum tempo depois surgiram duas bolinhas de pus na gengiva próximas a ele, uma na frente e outra atras do dente. Elas vão e voltam. E uma delas já faz mais de um mês que permaneceu. Então ela me informou que terei que extrai-lo. Não quero extrair um dente, tenho medo do procedimento e a ideia de ficar sem um dente é péssima. Ele fica no fundo mas é fundamental para mastigar e não da pra ficar sem ele. Eu gostaria de saber se há outra maneira de resolver a situação. Beijos.

    • Camila, a outra maneira de resolver a situação seria tratar o canal desse dente. Mas se a sua dentista sugeriu a extração deve ser porque o dente não é mais viável por algum motivo (comprometimento da raiz, perda óssea, fratura, etc.). Converse com ela pra entender o motivo da necessidade de extrair e se, mesmo com um prognóstico ruim, não é possível tentar um tratamento de canal pra manter o seu dente.

  72. Olá Doutora,
    Tenho uma bolha perto do meu dente do lado direito e dói muito, mas o Dentista q consulto está de férias. No momento estou tomando anti-inflamatório, mas não para de doer e tenho Gengivite. Poderia passar no dente com a bolha o Periogard?

    • Maysa, o Periogard pode ajudar com a gengivite, mas creio que não ajude muito com a “bolha”. É preciso que seu dentista avalie se essa bolha é uma fístula (um local por onde sai o pus de uma infecção) e, sendo isso, se ela tem origem em algum dente ou na própria gengiva. Só assim é possível tratar de acordo. Se não há outro dentista disponível, procure o seu logo que ele voltar de férias.

  73. Olá doutora!
    Apareceu uma bolha na minha gengiva que saia pus e pouco tempo depois meu dente quebrou, primeiro uma parte e depois outra… agora ficou um buraco, mas vejo que ainda tem um pedacinho lá no fundo… não me incomoda, mas de vez em quando sangra.. tenho um medo enorme de ir ao dentista… sera que é grave ? O que a doutora me aconselha a fazer?
    obs: estou assim mais ou menos 2 anos!
    Aguardo sua resposta… beijos!

    • Jennifer, se ficou um pedaço de raiz é importante removê-la (considerando que ela não seja viável para apoiar uma prótese), mesmo que não esteja doendo. Essa raiz é um um foco de infecção, o que fica claro, já que há a tal bolinha de pus. Eu não diria que é grave, mas merece atenção, sim.

  74. Nossa estou com uma dessas mas não gosto de ir em dentista… =(

  75. Apareceu uma bolha em outro local da minha gengiva, o que pode ser ?

    • Glaucio, pode ser a saída de uma fístula (como eu explico no texto). Procure um dentista pra avaliar.

  76. Ana, tive uma fistula na gengiva bem no local aonde fiz um tratamento de canal, fui a Dentista e ela limpou e refez a obturaçao de canal, agora tenho que ir colocar a obturaçao, mas neste meio tempo a fistula voltou no mesmo local. Será que a minha dentista causou alguma imperícia no meu dente?

    • Rodolpho, não creio que sua dentista tenha causado algum problema no seu dente, até porque a fístula já existia antes dela mexer. Mas é importante que a restauração não seja feita antes do controle dessa infecção. Procure a sua dentista pra reavaliar.

  77. Olá… minha bb tem um ano e dois meses, tem 3 dentinhos na parte inferior, 3 dias atrás notei que nasceu uma bolha escura avermelhada por baixo e transparente por cima está bem saliente na gengiva a onde deveria nascer o quinto dente do lado direito… estou preocupada, mas queria evitar um trauma de leva-la ao dentista antes de ter uma noção do que pode ser, se a senhora puder me ajudar serei eternamente grata… abraço…

    • Elizabeth, pode ser que a gengiva nessa região seja mais fibrosa, o que dificulta que o dente a perfure pra nascer. Isso explicaria a cor alterada que você relata. Sugiro que você a leve num odontopediatra pra avaliar, pode ser que seja necessário fazer um pequeno corte na gengiva para liberar o dente (ulotomia).

  78. Grata pela sua atenção senhora Ana, farei isso… Que Deus lhe retribua a atenção… abração…

  79. Bom dia Ana!

    Recentemente minha gengiva anda sensível, sangrando levemente nas escovações, em 3 pontos diferentes. Notei que na parte interior a gengiva está em um tom vermelho escuro nestes pontos. Estava também com um carocinho até ontem na gengiva “no pé do dente” e hoje apareceu mais um, no pé de outro dente (ambos os carocinhos estão na parte superior da boca, mas distantes entre si). Não há dor, mas há um incômodo como se a gengiva estivesse coçando. Faz uns 2 meses que fui ao dentista e fui elogiado quanto a escovação. Fiquei preocupado com estes sintomas e já estou providenciando nova visita ao dentista, mas até lá gostaria de uma opinião pra ter uma ideia do que pode ser. Poderia me ajudar? :)

    Abraços

    • Moisés, se a sua higienização está ok, o problema provavelmente não é gengival. Nesse caso, uma hipótese é que haja problema em 1 ou mais canais, e esses “carocinhos” seriam fístulas. Se for esse o caso mesmo, é preciso identificar que dentes são a origem das fístulas e realizar os tratamentos de canal. Mas reitero, essas são apenas suposições minhas baseadas no seu relato, é preciso procurar um dentista pra avaliar e ter certeza.

  80. Ana, muito obrigado pelo esclarecimento! Muito legal o seu blog também :)

    Abraços!

  81. Estava com um abscesso muito grande, fui ao dentista ontem e ela fez a drenagem exterior e tirou todo o pus, mas continua inchado um pouco, gostaria de saber se o antibiotico ajuda a desinflamar… isso foi ontem.

    • Reginaldo, considerando que o abscesso é fruto de uma infecção, o antibiótico (DESDE QUE prescrito pelo seu dentista) é útil pra ajudar a controlar a infecção e, consequentemente, a inflamação.

  82. Meu dente se quebrou por causa de uma carie, e ficou so a base do dente, e agora começou a crescer uma bolha na gengiva do lado desse dente, isso é algo grave?

  83. Infecçao na raiz de um dente pode passar pra outro dente?

    • Marcos, se ela já tiver atingido os tecidos de suporte dos dentes (osso, gengiva), pode.

  84. Doutora Ana Tokus, tenho minha gengiva com esses sintomas: forma-se uma bolsa de pus, aí quando faço a higiene bucal aperto e saí pus em pequena quantidade, fiz dois canais nessa região dos dentes ao qual apresentou o problema e já faz alguns anos que isso vem acontecendo, +ou- 6 anos, não dói, mas o pus causa um certo desconforto na boca, por isso escovo várias vezes ao dia, mas não adianta, o que será este problema doutora, por favor me aconselha a resolver esse problema???Muito obrigado…

    • Paulo, o pus sai de onde? De um local específico (tipo uma “bolha” ou “furo” na gengiva) ou do local onde o dente encontra a gengiva (sulco gengival)? Porque, dependendo disso, a causa pode ser diferente. Você tem algum dente mole? De qualquer forma, é essencial que você procure um dentista pra avaliar e tratar de acordo. Afinal, pus é sinal de infecção, e é uma má ideia manter uma infecção no organismo por cerca de 6 anos.

  85. Doutora bom dia, estou fazendo tratamento de canal, estou com uma fistula que vai e volta, não dói, mas estou ficando muito preocupada pois já tomei amoxicilina, azi, e não sara. Minha dentista me disse que a bacteria está resistente… gostaria de saber se não posso fazer algum exame que detecte essa bactéria PRA QUE EU TOME O MEDICAMENTO CERTO. Me ajude por favor !!! Obrigada.

    • Clavia, só um exame microbiológico seria capaz de identificar que bactérias atuam no seu caso… mas, mesmo assim, esse exame encontraria UM MONTE delas, de várias espécies, e nem assim seria possível saber qual delas é a grande responsável. Ou seja, nem esse exame traria certeza sobre a bactéria “culpada”. Geralmente o que se faz é trocar o antibiótico e acompanhar a reação do organismo do paciente à nova medicação.

  86. Dra., eu comecei um tratamento de canal e no mesmo dia só doeu um pouco, no segundo doeu muito e comecei a notar que meu rosto do lado que eu fiz estava inchado, depois se formou em cima do dente um caroço mole que cresceu e estou com medo do que possa ser, estou tomando antibiotico e um anti-inflamatorio, até que diminuiu um pouco, mas este caroco do que se trata?

    • Ana, pode ser um abscesso, uma bolsa de pus. Você está medicada de acordo e em meio ao tratamento de canal, portanto é questão, agora, do seu organismo eliminar esse pus e de terminar o tratamento.

  87. Boa tarde Dra., estou com uma bolha na gengiva, ela estourou sozinha e abriu ficou tipo uma carne aberta, isso é normal?? Fecha sozinha… me ajude estou preocupada… obrigada.

    • Lívia, normal não é. Mas é preciso determinar o que está causando essa bolha… pode ser um monte de coisas. Sugiro que você procure um dentista pra avaliar.

  88. Bom dia, Dra!!! Há tempos atras fui no dentista e foi constatado que estava com carie profunda e tinha que fazer canal, mas como tenho muito medo de anestesia não fui e agora estou com uma fistula e a dentista disse que a fistula é porque o nervo já está necrosado dai nao precisa anestesiar!!! Isso pode ser? Obrigada!

    • Joana, realmente… se a fístula tem origem no nervo desse dente, é porque há necrose. Dessa forma, o dente não apresenta mais sensibilidade. Porém, é importante lembrar que todos os tecidos em volta do dente continuam vivos e podem doer. Tratar o canal de um dente necrosado sem anestesia é uma possibilidade real, já fiz isso algumas vezes. Mas o ideal é anestesiar, considerando que às vezes a lima usada para limpar a parte de dentro do dente ultrapassa os seus limites, e aí pode doer. Enfim, se sua dentista julgar desnecessário anestesiar, ok. ;)

  89. Ola! Bom, apareceu uma bolinha atrás dos dentes incisivos da frente, bem no meio desses dois dentes superiores da frente, mas na parte de dentro da boca em cima na gengiva. Seria alguma inflamação? Agradeço.

    • Lindemberg, parece que a sua papila interincisiva ( = pedacinho de gengiva que fica entre os seus dentes da frente) está irritada, e isso geralmente é por causa de alguma coisa que você comer, mais ácida ou picante. Deve ser passageiro e você não precisa se preocupar. Se persistir, é bom procurar um dentista pra avaliar.

  90. Ola Dra, tenho um dente com a raiz um pouco exposta, ai de repente a gengiva ao redor desse dente ficou bem avermelhada, e como uso aparelho, no dia da manutençao pedi pro dentista olhar, ai ele me perguntou se doia e eu disse q nao, ai ele me disse pra eu nao me preocupar com aquilo, entao como nao tinha placa nem tartaro minha gengiva tava limpinha, nem me preocupei, mas faz quinze dias e mesmo escovando mto bem a vermelhidao nao diminui e notei uma manchinha amarela embaixo da gengiva como se tivesse inflamado, vou ver o dentista na semana q vem mas gostaria de saber a sua opiniao, to aflita pois esse dente ja tem a raiz meio exposta e tenho medo de danifica-lo, pois é o dente antes do canino… desde ja agradeço… bjs.

    • Fran, não saberia dizer o problema apenas com base na sua descrição… a tal manchinha amarela poderia ser tártaro, mas você diz que o dentista verificou e não há. De qualquer forma, pelo seu relato é algo localizado e que não traz risco imediato ao seu dente.

  91. Obrigada pela atençao dra… antecipei minha consulta pois fiquei mesmo preocupada, mas meu dentista me disse q pode ser uma afta e que ira cicatrizar, e agora com o seu conselho fiquei ainda mais tranquila, obrigada, beijos…

    • :D

  92. Uso protese dentária, de repente começou a doer a gengiva e inchou a cara! :( O que fazer??

    • Hugo, quando a gengiva avermelhada é acompanhada de inchaço, é porque deve haver uma infecção associada (ou seja, deve ser mais do que uma irritação ou uma gengivite). Sugiro que você procure um dentista pra avaliar e tratar de acordo.

  93. Ana, boa tarde!

    Uma vez tratada a inflamação, quanto tempo, em média, é possível que a fístula suma? Vale um chute, uma ideia… qualquer coisa! É para fins de concurso, alguns a consideram incapacitante!

    • Gui, ela pode sumir de um dia para o outro! Tudo depende da infecção ser controlada e o pus drenado.

  94. Boa noite! Desde outubro saiu uma fistula na minha gengiva, fiz a restauracao da carie, mas continuou a voltar a fistula, meu dentista disse que teria que descolar a gengiva para fazer raspagem no pé da raiz do dente. Fiz todo o processo com a periodontista e tomei amoxicilina e spidufen, ela disse q tinha suspeita de trinca na raiz. Ela disse que se voltasse teria que fazer canal, pois com alguns dias voltou e fiz o tratamento de canal, tomei novamente amoxicilina e spidufen, ela disse que se voltasse teria q extrair o dente, infelizmente voltou e acabei extraindo o dente, ja tem oito dias, mas a fistula ainda esta aparecendo. O que devo fazer agora? DEUS abençoe seu trabalho é muito importante para tirar a duvida das pessoas.

    • Fran, se esse dente era a causa da fístula e considerando que você está medicada de acordo, depois que o seu organismo expulsar todo o pus a fístula vai sumir sozinha.

      Amém! Fico feliz em ajudar. :)

  95. Estou tratando canal de um dente que caiu, ficando só um pedaço da raiz, e no terceiro dia de tratamento apareceu esta bolhinha. É normal isso? abs.

    • Fernando, eu não diria que é normal… mas, considerando que você está em tratamento de canal, pode acontecer. Se trata de uma fístula, e o seu organismo está expulsando o pus de uma infecção. Quando essa bolinha sumir, seu dentista poderá finalizar o tratamento.

  96. Ana, estou com essa bolha de pus, estou tomando medicamentos para poder arrancar o dente, agora essa bolha eu posso furar ela para que possa vazar esses pus, nao aguento mais.

    • David, pode e não pode ;). Furar a bolha realmente ajuda a drenar o pus, mas é preciso ter cuidado com relação à forma de se fazer isso… o ideal seria procurar um dentista pra realizar o procedimento.

  97. Ana,

    Eu estava com um cisto dentígero relativamente grande, é o dente bendito ciso que estava causando o problema, e fiz a cirurgia e os retirei. 3 semanas depois, que seria hoje, eu comecei a minha alimentação normalmente. Porém, algumas coisas me incomodam e acredito que você possa esclarecer para mim.

    Quando eu deito, coloco a cabeça para baixo ou até mesmo faço mais atividade física que o normal vem um líquido com gosto estranho na minha boca. Este líquido é o líquido que você comentou quando se arranca o dente? Que vai restaurando a gengiva?

    Outra coisa, quando eu escovo os dentes sai uma coisa preta com cheiro estranho também, o dentista disse que se caísse comida no buraco, eu poderia limpá-lo com cotonete levemente, mas a vez que eu fiz isso achando que era comida, parecia mais um coágulo e fiquei com medo de tirar os que apareceram depois. Seria o coágulo? Ele é escuro e um pouco mais compacto, porém mole e o cheiro não é bom. Não sinto dor.

    E outra coisa, que é a mais chatinha. Meus dentes estão sensíveis. Estou usando muito os dentes da frente para morder os alimentos e agora apareceu atrás da gengiva uma bolinha que dói um pouco como se tivesse com afta atrás dos dois dentes principais da frente e entre um deles e o dente ao lado apareceu na frente uma bolhinha branca bem no meio da gengiva que dói e quando eu a aperto sai sangue. Estou preocupada que seja infecção. Eu escovo os dentes, mas aí tá difícil porque dói quando passa a escova, o que poderia ser? Não sai pus dela, é uma inflamação na gengiva, mas não sei o que poderia ser… será que tem relação com a cirurgia que eu fiz? (eu fiz a cirurgia na parte debaixo da boca e o problema da gengiva é em cima nos dentes da frente.

    Obrigada pela atenção que você dá a todos!

    Eu tenho medo de dentista! rs

    Gláucia

    • Gláucia, o líquido de gosto ruim deve ser um exsudato inflamatório mesmo, muito comum e esperado em casos de cirurgias dentárias. Quanto a “coisa preta”, pode ser o próprio coágulo ou outras pequenas coagulações sanguíneas. Nesse caso, na dúvida, é melhor não remover Use o cotonete apenas superficialmente, pois se estivermos falando do coágulo, ao removê-lo a coisa pode ficar “preta” de verdade ;)! A irritação gengival que você relata pode ser por causa do uso mais frequente dos dentes anteriores ou uma gengivite localizada por causa da maior dificuldade de higienizar que o pós-operatório traz. De qualquer forma, creio ser algo passageiro.

  98. Olá Doutora, eu tive uma carie e ela se aprofundou, nesse “buraco” que ficou nasceu uma bolha. Gostaria de saber o que é ou se tem algum tratamento. Desde já Obrigada.

  99. Boa tarde, Doutora
    Minha filha tem 1 aninho e quase um mês, esta em fase de sair um dentinho atras na lateral inferior, so que semana passada estava bem inchada a gengiva e dava para sentir até o dentinho, mas não tinha rasgado, agora percebi que não rasgou, mas que saiu uma carninha para fora da gengiva. Hoje ela esta irratada, fica puxando a lingua, babando e cuspindo. Será que é por causa desta carninha que aparareceu na gengiva?

    • Andréia, não sei se entendi bem o que seria essa “carninha”… creio que se a ponta do dentinho por baixo da gengiva. De qualquer forma, se ela não tem nenhum outro sintoma que chame atenção, certamente a irritação dela tem a ver com o nascimento do dente, sim.

  100. Estou com um abscesso no dente, fui ao dentista, ele abriu o dente, iniciou o canal e fechou com curativo, estou tomando antibiótico e anti-inflamatório, mas continuo com o rosto inchado e com pus por toda área em volta do dente. O que devo fazer?

    • Nada, Otavia. Você está medicada de acordo e o dentista já fez a abertura do dente. O pus e o inchaço vão desaparecer nos próximos dias. Aí será possível finalizar o tratamento de canal. É preciso avaliar, também, a sua condição periodontal (dos tecidos de suporte dos dentes, osso e gengiva), considerando que há pus em volta do dente também. Mas seu dentista já deve estar atento a isso.

  101. Doutora, minha filha foi ao dentista e ela começou a fazer limpeza para tirar as caries, mas dai saiu ao lado do dente uma bolinha de carne, no começo era pus, agora foi retirado o pus ela, já tomou amoxilina e mesmo assim a bolinha nem diminuiu, está sem o pus, e agora, o que fazer, é perigoso ela continuar indo a dentista? Mas eles não fizeram nada ainda, estou muito preocupada com isso, por favor me responda, obrigada.

    • Maiara, independente do que seja essa bolinha (que parece ser uma fístula, um local por onde o organismo da sua filha elimina o pus de uma infecção), ela DEVE continuar indo no dentista. Dessa forma ele pode monitorar o problema e tratar de acordo.

  102. Doutora, ha muito tempo tomei uma queda e quebrei meu dente e ele foi feito canal e refeito, e agora com muito tempo o dente ficou escuro e toda vez q aperto a gengiva sai um pus com mal cheiro e pego o fio dental e coloco entre o dente e a gengiva e vejo q o fio vai ate o meio do dente, o q pode ser esse problema? E agora estou usando agua oxigenada para ver se para de sair pus e sai sangue tbem, é bom usar agua oxigenada? Ou tem outro remedio melhor? Me ajude por favor.

    • Wallas, parece que o restauração que você fez no dente na época do acidente está infiltrando, ou seja, retendo resíduos alimentares bem perto (e até por baixo) da gengiva. Isso explica o mau cheiro e o pus. A água oxigenada não ajuda muito, pois continua a haver resíduos de alimentos no local. Sugiro que você procure um dentista assim que possível pra verificar essa restauração e trocá-la, antes que o problema gengival se torne um problema periodontal (envolvendo também a parte óssea).

  103. Olá doutora, minha filha foi a dentista e estava com esta bolinha, eu comentei aqui com vc, e a dentista me disse que a raiz se rompeu, agora vamos ter que retirar esse dente e é um dente que iria cair por volta dos 11 anos, ela tinha feito canal nesse dente, e a doutora me disse que pode ter sido um canal mal feito e agora ela esta com a gengiva muito inchada, gostaria de saber se foi mesmo o canal mal feito, ou foi pela carie, ah e esta bolinha nao esta na raiz esta na altura da gengiva obrigada.

    • Maiara, difícil definir o motivo com base apenas na sua descrição. Mas se o dente fraturou, não creio que tenha sido por algum problema no tratamento de canal, em si. Esse dente certamente estava fragilizado, e não suportou as forças da mastigação.

  104. Ola, Dra.
    Fiz um canal em um dente meu da frente, mas ele ficou escuro com o tempo. Então depois de alguns anos resolvi fazer um novo tratamento, rotina. Mas a Dra. que me atendeu furou meu dente tentando remover a obturação do canal antigo, e nisso ela furou minha gengiva que sangrou muito. Ela ficou nervosa e colocou algodão no lugar em onde fez o furo e chegando a gengiva, ela retirou na proxima consulta, tive medo. Fiquei com a face inchada e febre. Procurei uma clinica de alto padrão com mais tecnologia, e fiz exames, mas ñ deu nada. Então o Dr. resolveu operar para limpar o local. Nisso ele encontrou pedaços de algodão podre no local. Agora tenho uma fistula ha muitos anos que nunca sara, gostaria de saber se pode virar cancer ?

    • Não Lia, essa lesão e câncer são coisas bem diferentes. Não creio que uma possa ocasionar a outra, no seu caso.

  105. Bom dia Dra.. Eu tenho essa bolinha, to tratando ja há um tempão. Fiz o tratamento com um dentista e o problema continuou, teve um tempo que eu evitava abrir a boca porque saia muito pus e o odor era horrível, então procurei outro dentista, fiz o tratamento terminei há alguns dias, tava quase sarando e hoje de manhã acordei sentido uma leve dor e a gengiva um pouco inchada e a bolinha ta voltando. Estou preocupada…

    • Janaina, se for uma fístula a sua “bolinha”, é preciso entender a origem dela pra tratar de acordo. Se seu organismo está eliminando pus, é porque ainda há infecção. Seu problema é de canal ou gengival? É que você fala em “tratamento” mas não cita qual…

      • Desculpe, é tratamento de canal, o dentista disse que é problema no canal.

        • E o tratamento de canal foi finalizado? Só assim para o pus parar de drenar.

          • Foi sim, fiz 2 vezes e as duas foi finalizado e com dentistas diferentes. Ontem à noite a minha bolinha estourou; uma vez eu ja tinha estourado, ontem foi a segunda vez, saiu bastante sangue e muita inflamação e agora ta aberta e vazando inflamação, é pouco mas ta saindo. Vou pedir a raspagem não aguento mais pagar tratamento pra nada :(

          • Pois é, mas com o tratamento finalizado não faz sentido esse pus… pode ser que haja envolvimento periodontal (dos tecidos de suporte dos dentes, osso e gengiva) ou, até, o problema ser em outro dente. Vale aí uma avaliação mais criteriosa.

  106. Ola, estou com uma dúvida, extrai meu siso superior do lado direito ha 15 dias, agora estou percebendo uma bolinha dura do lado de onde foi retirado o dente, parece ser uma pontinha, sera que pode ter sido pedaço do dente que ficou???

    • Dificilmente, Rita. Mas pode ser um pedacinho de osso solto. Se incomodar, é bom procurar o seu dentista pra verificar.

  107. Oi dra., td bem? Minha professora da faculdade fez uma restauraçao em uma crinça de 7 anos, mas logo apos nasceu uma bolha na gengiva… ela mandou eu me virar, entao o que eu faço? A menina é terrivel, nao me deixa anestesiar…

    • Que beleza de “orientação” da sua professora, hein Juliana? ;)

      Bom, se está drenando pus e for desse dente mesmo, ele deve estar necrosado. Se está necrosado, tem que tratar o canal. O duro é que sem anestesia não dá… porque tem o grampo do isolamento, e tal. Você vai ter que ser persuasiva, caprichar no anestésico tópico e pedir pra mãe da menina te ajudar. Não fácil essa vida de dentista…

  108. Olá, Ana! Eu fiz uma pequena restauração semana passada. No outro dia comecei a perceber que, ao passar o fio dental entre o dente restaurado e o outro, sentia uma dorzinha fina no dente restaurado. A dor não aparece em nenhum outro momento, apenas quando passo o fio dental nesse local. É tipo um choquezinho e não sinto em nenhum outro lugar. O que pode ser? E como tratar? Obrigada!

    • Marianna, provavelmente isso ocorre pelo fato da restauração ser muito recente. Certa sensibilidade é comum nessa fase, ainda mais de forma provocada (não espontânea). Se o problema persistir, entre em contato com o seu dentista pra ele reavaliar. Mas a tendência é a sensibilidade diminuir e sumir.

  109. Boa tarde! Na verdade gostaria apenas de parabenizá-la pela paciência e educaçao nas suas respostas. Joguei no Google o meu probleminha “bolinha na gengiva” e encontrei no seu blog muito mais do que estava procurando. Encontrei educaçao, gentileza, amor pelo que faz, ganhei meu dia… não há nada melhor que presenciar uma profissional que se dedica assim….

    • Aura, eu é que ganhei meu dia com o seu comentário. Obrigada e um grande abraço. :)

  110. Olá Ana, neste mês esta aparecendo uma bolha no pé do meu dente, que esta aparecendo e sumindo e isso esta me matando, fui ao dentista e ele disse que é um abscesso e que o abscesso deve ser cortado, o pus que esta dentro dele retirado. Mas o que fazer quando a bolinha no pé do dente começa a doer no meio da noite ou num fim de semana? Obrigado pela sua atenção.

    • Wanderson, o ideal é que você não adie o tratamento, pra que não corra o risco do dente doer no meio da noite ou no fim de semana. A drenagem do abscesso é importante, mas mais importante é determinar de onde vem o pus… se da gengiva ou do canal de algum dente. E aí, tratar de acordo, pra que a infecção seja controlada.

  111. Eu tenho uma bolinha de pus que aparece e desaparece, porém é no céu da boca, perto da garganta, bem no fundo mesmo. Pode ser uma fístula? Se não, o que pode ser isso?

    • Monalisa, a sua descrição é bem clássica… parece ser uma fístula, sim. Sugiro que você procure um dentista pra determinar qual é a origem dessa fístula. Provavelmente ela vem da própria gengiva ou do canal de algum dente próximo (o segundo ou terceiro molar do lado em questão).

  112. Boa noite Drª.! Extrai um dente, já faz 16 dias e ainda sangra um pouco quando escovo, mesmo eu tendo cuidado, e se formou no local do dente uma pele mais vermelha como se fosse um pedaço de carne, o que poderia ser isso?

    • Douglas, o sangramento provavelmente ocorre por causa de uma pequena gengivite local, considerando que a higienização fica prejudicada nesse período (o que é algo esperado). O tecido mais avermelhado deve ser o coágulo, que é um tecido de cicatrização que se forma no local onde estava o dente. É assim mesmo, pode ficar tranquilo.

      • Dra. Ana, muito obrigado! E parabéns pelo blog!

  113. Olá Doutora! Eu tenho uma protese fixa de tres dentes na parte superior frontal da boca, no sentido da minha direita para esquerda, sendo que o primeiro dente foi feito canal, o segundo é dente suspenso, o terceiro também foi feito canal (canino). O problema é com o primeiro dente. Sinto uma dor acima da raiz somente quando eu aperto, não é fistula, um abscesso duro e dolorido. A protese que foi colocada, não tem como remove-la, pois foi colocada com um pino grosso. Se remover, quebra a raiz. O que eu poderia fazer em relação a esse desconforto?

    • Rose, é importante que o seu dentista avalie pra determinar a causa da dor que você sente. Pode ser por causa de um problema no canal, pode ser por causa de um problema na gengiva. Se for canal, seria necessário retratar (imagino eu, estou me baseando no seu relato). Nesse caso, até daria pra fazer o acesso ao canal perfurando a prótese pela parte de trás, mas isso fatalmente levaria à necessidade de fazer uma nova prótese (talvez não agora, num futuro não muito distante). Se o problema for na gengiva, ele pode ter sido causado por alguma desadaptação da prótese e isso, em si, já seria motivo pra removê-la. Ou não, sendo otimista, uma raspagem resolveria o problema. Enfim, em meio a muitas suposições ;), é preciso seu dentista avaliar pra se ter certeza do melhor a ser feito.

      • Obrigada Doutora pela atenção. Um grande abraço.

  114. Bom dia doutora,

    Tenho um canal que foi tratado ha uns 10 anos, e bem acima dele na frente da gengiva apareceu uma bolinha dura que não dói (o dentista disse que esta fistulando) na parte de dentro da boca está uma linha escurecida entre a gengiva e o dente, apareceu uma cárie neste dente de um lado que encontra com o dente da frente, na parte mais próxima da gengiva, sempre que como acumula muitos resíduos e quando passo fio dental sai um cheiro bem ruim e as vezes sangra. O dentista disse que tenho que retratar o canal mas será que isto não pode ser tártaro? Fico com medo de retratar o canal e não resolver, pois não sinto nenhuma dor neste dente, é o dente 16. Muito obrigada e parabéns pelo trabalho.

    • Keila, a linha escurecida pode ser tártaro sim, mas a necessidade de retratamento de canal se dá pela presença da fístula, o que denuncia uma reinfecção do canal. Que bom que não dói, fica tudo mais fácil. :)

  115. Oi Doutora, amei o assunto abordado. Faz 12 anos desde que fui ao dentista pela ultima vez (hoje tenho 21 anos), tenho medo de ele brigar comigo (pois ouvi dizer que qlq dentista “da um bronca” quando uma pessoa fica tanto tempo sem ir) e eu tenho gengivite ou até a doença mais avançada (que esqueci o nome). Mas me incomoda muito ter essa doença, apesar de que eu cuido bem da minha higiene bucal. Gostaria de saber, o que devo fazer? Será que perderei meus dentes? Aquelas “receitinhas caseiras’ fazem mal? Desde já agradeço.

    • Thays, quando a gengivite evolui pra uma doença periodontal, não há “receita caseira” que dê jeito: o dentista precisa intervir e tratar. Se não for feito o tratamento adequado e a tempo, sim, pode-se chegar a perder os dentes. Portanto, sugiro que você procure um dentista JÁ. Compreendo o seu medo de levar bronca, mas sua saúde é mais importante que isso. Faça o seguinte: antes de abrir a boca para o exame, já avise o dentista: “vim aqui pra você me ajudar, e não pra me julgar. Se vier com bronca, vou embora”. Quero ver ele brigar com você… ;)

  116. Olá doutora,

    Tenho 23 anos e estou aflito com um probleminha que surgiu. Seguinte, no começo desse ano, Fev/2013, surgiu uma bolha acima de do meu canino esquerdo na gengiva superior. No começo senti MUITA dor, muita mesmo. E estava bem vermelha, fui ao dentista que viu o edema disse que o dente estava saudável e apenas me indicou antibióticos. Comecei a tomá-los e no mesmo dia eu já não sentia mais dor alguma. Entretanto, a bolinha continua na minha gengiva até hoje. Não sinto dor alguma nela e quando pressiono sinto que ela é bem durinha. É pequena, mas continua lá. Por que mesmo eu tomando antibióticos e tendo cortado a dor, a bolinha continua? Mesmo depois de tanto tempo?
    Obrigado !

    • Lucas, essa “bolinha” parece ter sido uma fístula (um local por onde o seu organismo expulsa o pus de uma infecção). Provavelmente hoje o que você vê é uma cicatriz, e não a fístula ativa.

  117. Oi doutora, passando só pra agradecer enormemente a sua atenção, acho incrivel a forma como responde todas as perguntas tranquilizando as pessoas, e de uma forma gratuita. Parabéns e muito sucesso na sua vida e carreira. Beijos.

    Lucas!

    • Obrigada, Lucas! :)

  118. Dra. uma curiosidade… como sabemos se um fistula está ativa ou não?

    • Lucas, na verdade podemos considerá-la ativa quando sai pus dela. Mas eu acho que você quer saber mesmo é quando ela está curada, não? Geralmente fica uma pequena cicatriza na gengiva, muitas pessoas relatam como uma “bolinha dura”. A remissão de uma fístula está diretamente ligada ao controle da infecção que a causou, isso depois de um tratamento de canal, uma raspagem periodontal, etc..

  119. Dra, estou desesperada. Faz exatos 3 dias que notei o surgimento dessa bolha no “pé do dente”, dente este que está com um curativo, porque semana que vem vou fazer o canal. Já liguei para marcar uma consulta o mais rápido possível, porém o meu dentista só tem vaga para a próxima quinta (03/05). Estou com muito medo, pois sou cardiopata, e tenho um CDI. Tenho risco de ter uma endocardite daqui pra quinta feira? Estou morrendo de medo.

    • Tatiana, procure se acalmar. A coisa não é assim tão direta, tipo “infecção dentária + cardiopatia = endocardite”. Realmente, é sempre bom não abusar da sorte, mas se a sua condição geral está ok, dá pra aguardar (até porque a consulta é logo). O pus significa que o seu organismo está se defendendo e combatendo a infecção.

  120. Boa tarde, Dra. Ana
    Estou super preocupada, pois desde agosto do ano passado venho tratando do meus dentes, pois tive que passar por uma operação no coração de prolapso da valvula mitral em janeiro, mas antes disso fui na dentista e por varias vezes ela mexeu no meu dente para fazer canal, mas eu não aguentava ir até o fim, ficava com falta de ar, mas ela terminou o canal. Só que desde que operei o coração, em janeiro desse ano, sinto umas dores no dente q fez o canal, mas passa e é suportável, porém há 1 semana estou sentindo fortes dores e tem uma bolinha com pus embaixo do dente q fiz o canal, ela passou amoxicilina durante 7 dias de 8 em 8 horas, e se eu quisesse tomar algo pra dor podia, ai estou tomando paracetamol de 750, gostaria de saber se estou correndo algum risco? Estou desesperada, até porque ela disse q meu canal não está 100%, porém ela tirou raio x e falou q o meu problema é na gengiva. Estou com medo, me ajuda…

    • Danielle, você não precisa ficar com medo… mas dada a sua condição, é essencial controlar a infecção (evidenciada pela fístula – a bolinha com pus – que você relata). Se sua dentista diz que o problema é gengival, é preciso, então, tratar a gengiva.

  121. Dra., estou com uma bolha igual a dos comentários acima, mas fiquei mais “tranquilo” quando vi seus comentários, contudo já marquei a consulta no dentista. Porem agora a noite começou a sair o pus, e a bolha foi diminuindo. Isso é normal? Significa que meu organismo não esta mais se defendendo da inflamação? Eu estou tomando um anti-inflamatório…

    • Eliton, significa que o seu organismo drenou o pus do abscesso. Mas isso não significa que a infecção está controlada, pois a CAUSA do pus ainda existe. Por isso é preciso tratar, pra garantir que a “bolinha” não volte mais.

  122. Olá doutora, boa noite!! Estou com esse mesmo caso com uma bolinha na gengiva e estou a poder de antibiotico pois quase enlouqueci de dor dois dias atrás, extraí um dente dia 26/04 pois já havia feito canal nele e o bloco tinha saído e meu dentista disse que houve uma infiltração e nao tinha muito dente nele só caquinhos e a extração foi um pouco dificil, só que fiquei com medo pois no domingo 28/04 meu dente extraído começou a latejar no local que nem com o analgésico melhorava, entrei em contato com meu dentista e fui ao consultorio e expliquei a tal dor, ele tirou os pontos e me receitou amoxicilina 500 mg, só depois de dois dias que a pulsação sarou, mas agora sinto um incomodo na gengiva desse dente extraído e hoje 01/05 apareceu essa tal bolinha branca na gengiva onde estava toda essa dor … por favor, como já extrai esse dente problematico, o que devo fazer?? Curetagem seria o necessário? Pois estou com medo de nao ter solução para esse caso, fui em outro dentista e ele disse para eu continuar com o antibiótico e esperar desinchar e só dia 16/05 que vou ao consultório para fazer curetagem, por favor me ajude se está seria a solução para esse caso… desde já muito obrigada pela atenção e abraços.

    • Renata, a curetagem só seria necessária em caso de alveolite (infecção do alvéolo, o “buraco” onde estava o dente). No seu caso, você está medicada de acordo e a “bolinha” deve ser uma fístula, um local por onde o seu organismo está expulsando pus. Como já não há mais dente (portanto, a causa da infecção foi removida), agora é aguardar a recuperação.

  123. Olá doutora Ana, boa noite!!
    Muitissimo obrigada pela atenção e gentileza e por sanar minha dúvida já estava ficando maluquinha com essa dor e dúvidas, rsrss… abraços, fica com DEUS!

  124. Boa noite Dra. Ana Tokus

    Arranquei meus dois sisos do lado direito (inferior e superior), pois inflamaram… agora quero colocar aparelho e pergunto: vou ter que arrancar os dentes do lado esquerdo tb, certo? Porque eu li que as vezes não é necessário arrancar os sisos para colocar aparelho, mas como já arranquei dois, imagino que não possa ficar com somente dois, certo?

    Desde já agradeço sua atenção…

    Um abraço

    • Não Millene, se os outros 2 sisos não tiverem indicação de extração, podem ficar onde estão, mesmo com o uso de aparelho.

  125. Olá doutora, fiz um canal há muitos anos no dente da frente, da frente mesmo, a porta de entrada da boca, e o mesmo com o tempo perdeu o branco e ficou escuro… tirei raio x uma vez e ele tem uma rachadura que nao conseguimos (dentista e eu) verificar se ia até a raiz… nesse mesmo dente surgiu há uns 3 meses uma bolinha vermelha que estourou e o vermelho era sangue, e tomei anti-inflamatórios, limpeza diaria com enxaguante etc… e começou a cicatrizar leeeeennnntamente. As vezes ainda sangra, mesmo com a bolinha quase cicatrizada novamente, o dentista disse que precisa fazer uma incisao no dente, aplicar uma substancia para que isso nao passe para os outros dentes etc… mas o que é realmente tá dificil saber. Em resumo é em um dente que já é canal :( !!

    • Márcia, tem cara de ser uma fístula. Se o dente estiver realmente fraturado, a origem da fístula deve ser a fratura (mas em princípio isso apareceria na radiografia). Enfim, é preciso acompanhar o caso.

      • Obrigada, procurarei um especialista aqui por BSB!!!

  126. Olá doutora.
    Há 2 dias apareceu-me um abscesso no segundo molar superior.
    Isto fez com que minha cara ficasse completamente inchada. Eu vou começar agora com amoxicilina de 12h em 12h e estava tomando nimesulida de 12h e 12h também.
    Será que vai demorar muito a desaparecer este inchaço e o abscesso?
    Tenho muita vergonha de sair com meu rosto neste estado.

    • Ana, o antibiótico deve controlar a infecção, então nos próximos dias seu rosto deve desinchar. Mas é essencial, além da medicação, tratar a causa do abscesso… senão ele volta.

  127. Olá doutora, como já relatei sobre aquela bolinha de pus na minha gengiva, fiz o tratamento com amoxilina de 8 em 8 horas durante 7 dias, e a bolinha de pus não sumiu, o que pode ser?

    • É que o pus pode até sumir com a medicação, mas se a causa da infecção não for removida (no seu caso, o canal retratado), ela volta. Ou seja: é preciso que o dentista intervenha.

  128. Olá Ana
    Tenho apenas 12 anos e tenho essa tal bolinha, isso causa por causa da carie ?
    Obrigado, foi agora pouco que eu percebi ! :( Estou com medo de fazer o tratamento.
    Obrigado.

    • André, a “bolinha” na gengiva pode sim ser resultado de uma cárie bem profunda, que tenha atingido o canal de um dente, por exemplo. Nesse caso (do exemplo), a solução seria tratar o canal. Não precisa ter medo, peça pra um responsável levar você num dentista pra avaliar.

  129. Doutora, boa noite!
    Tenho bruxismo e recentemente perdi um molar… Fiz uma restauração, deu infiltração e danificou a raiz do dente e infelizmente tive que tira-lo…. Faz pouco tempo que fiz a restauração do outro lado e agora estou sentindo o dente diminuir a cada dia (por conta do bruxismo) e ele está ficando escuro, não sinto dor no dente, mas sinto dor na gengiva em volta dele. Será que está acontecendo a mesma coisa??

    • Renata, sente escurecido pode ser sinal de problema de canal. A dor na gengiva é compreensível, considerando o bruxismo. Enfim, é preciso reavaliar seu caso e procurar tratar o bruxismo, pois ele acaba tornando qualquer problema bucal mais sério do que seria se ele não existisse.

  130. Ola, ha pouco tempo fiz um canal em um molar la atras, ate o momento tudo tinha dado certo. Quando fui em uma consulta para medir o pino que ia ser colocado, percebi que depois da consulta meu dente começou a inchar, em quatro dias minha boca estava super inchada com abscesso no local do canal, retornei ao dentista e ele me disse que teria que extrair o dente. No momento fiquei em choque e triste porque ja perdi dois dentes e esse molar é do lado do meu falecido molar la no final da boca :( Me disseram que poderia abrir o canal, mas acho que o meu dentista esta fazendo corpo mole e quer arrancar o dente para ser mais facil, o que faço ? Procuro outro dentista? Como ele ja começou, eu ja paguei 500 reais no canal o que fazer ? OU confio nele e perco meu dente ?

    • Maria Natalia, é um direito seu procurar uma segunda opinião. Alguns dentistas podem ser mais otimistas sobre o seu caso, mas também é possível que eles concordem que seu dente está condenado. Fica a seu critério procurar outra opinião ou não.

  131. Boa tarde.
    Bom este canal de comunicação. Parabéns.
    Gostaria de saber se há uma lista disponível de profissionais na área de patologia bucal em Curitiba e região metropolitana.

    • Obrigada, Ema. Não possuo esses dados assim de forma tão específica.

  132. To com medo, quando vai ao dentista dói pra curar essa “bolinha”?

    • Juliana, depende da causa da “bolinha”, mas não tem motivo pra doer. O tratamento consiste em remover a infecção… se o problema for o canal de um dente, por exemplo, seria preciso tratar o canal.

  133. Olá Dra. Ana, meu filho tem 4 anos, esta com duas caries nos dentes de trás, uma de cada lado, por negligencia minha e por morar num pais onde tudo é mais difícil por causa da linguagem, a situação esta critica, esta com o lado do rostinho bem inchado e com pus dos dois lados… ja levei ao dentista mas ele nao passou remédio antibiótico, estou muito preocupada, sera q nessa fase pode dar problemas futuros ou ate perder o dente?? Por favor, aguardo sua resposta.

    • Jaqueline, parece que as cáries atingiram o canal do dente, por isso o pus. Se há pus, geralmente se prescreve antibiótico, pois é sinal de infecção. Sim, dependendo da infecção, pode-se até perder esses dentes. O ideal nesse caso, sendo problema de canal mesmo, seria tratar os canaizinhos e restaurar os dentes, pra mantê-los saudáveis até que ocorra a troca pelos permanentes.

  134. Bom dia,

    Ha mais ou menos um ano eu fiz um tratamento de canal em apenas um dia, logo após surgiu uma fístula, voltei ao dentista, ele receitou antibiótico, mas ela continua, agora ele me disse que pode ser do dente ao lado e que talvez tenha que fazer canal nesse outro que aparentemente e também na radiografia não aparece problema, fico preocupada em abrir este dente que aparentemente não tem nada.

    • Neide, o ideal seria seu dentista rastrear a fístula, que pode ter origem no dente com canal tratado OU no dente do lado OU até na gengiva.

  135. Oi, meu filho tem 5 anos, quando ele tinha e ele quebrou os 2 dentes superiores e fez restauracao. Agora aos 5 apareceu uma bolha sem secrecao e sem dor na gengiva superior, o dentista fez um raio x e disse que ta tudo normal e que ja tem 1/3 de raiz do dente que vai nascer. Gostaria de saber se tem algum problema essa bolha na gengiva, se ela vai interferir no dente permanente. Quando vai cair esse dentinho?

    • Moema, os dentes permanentes que substituirão esses de leite vão nascer lá pelos 7 anos. Se o dentista examinou e viu que está tudo bem, ok. Você fala em “bolha sem secreção”, então talvez nem seja uma fístula.

  136. Ola, extrai um dente há dois anos e agora aparece uma bolha sempre, ela incha muito e doi, o que sera? Me ajude, por favor.

    • Lindalva, pode ser uma fístula, que é um local por onde seu organismo expulsa o pus de uma infecção. Procure um dentista pra determinar o origem dessa fístula e para tratar de acordo.

  137. Estou com uma bolha na gengiva, em cima do dente, é mole e não doi, e uso protese. O que sera ? Obrigada.

    • Rejiane, não há como eu sugerir alguma coisa apenas com base na sua descrição. Procure um dentista pra avaliar.

  138. Olá, estou com uma bolha bem pequena na parte de tras do dente da frente superior, essa bolha fica bem entre o dente e a gengiva, quando acordo e escovo os dentes ela estoura e sai uma pequena quantidade de sangue, ela não dói, só incomoda porque é um ser estranho ali, essa bolha já apareceu ha uns 3 meses atrás e sumiu, agora já está ha 4 dias aqui, lembrando que ha 4 anos atrás fiz aquela operação de freio labial, e uso aparelho ha 2 anos. O que pode ser ? Obrigado pela atenção!

    • Carlos, parece ser uma fístula, o que indica que pode haver alguma infecção em cirso (ou no canal de algum dente, ou na própria gengiva). Procure seu dentista pra avaliar.

  139. Boa noite, doutora! Estou com uma fistula em um dente que já foi perfurada, ela voltou a encher outras vezes e se furar sozinha, mas desta ultima vez ela se encheu e ficou muito pontuda e depois de estourar sozinha ficou como se fosse uma ponta de carne achatada, saindo para fora esta especie de carnegão para fora, me deu preocupação, na ponta dele sai pus quando eu espremo, mas bem pouquinho, pode ter ocorrido algum agravante ? Só posso pagar um dentista daqui a três dias ou quatro dias, será que é urgente ou da para esperar?

    • Andreia, fístula é sinal de infecção. Enquanto a causa da infecção não for tratada, a fístula não deve se resolver. Sim, dá pra esperar alguns dias, mas assim que der procure um dentista pra verificar a causa e tratar de acordo.

  140. Bom doutora, eu sou o Victor, tenho 24 anos e nunca tive carie, nunca fiz canal e sempre escovei bem os dentes, acontece que essa bolinha apareceu ha uns anos atras, dai eu coloquei aparelho e ela nunca mais apareceu, 2 anos depois eu tirei o aparelho e ela voltou a aparecer, ela não doi, não incomoda, meu dente não ficou mole, tem uma certa mobilidade a mais que os outros mas nada de mais pra dizer que ta mole… será isso algo grave?

    • Victor, se for uma fístula, é sinal de que há algum tipo de infecção em curso. Essa infecção pode ter origem na gengiva ou no canal de algum dente seu (mesmo que você nunca tenha tido cárie. Acontece). Sugiro que você procure um dentista pra avaliar e tratar de acordo.

      • Sim, porem agora eu to sem dinheiro pra ir num dentista, queria saber se da pra dizer se ta tão grave o estado, não sinto febre, não tem inchaço (fora a bolha) nem nada…

        • Nunca é bom manter uma infecção no organismo, Victor. Se não é grave, pode ficar. Pela sua descrição parece que, no momento, não é (mas não entenda isso como uma “permissão” pra não fazer nada a respeito… infecção é infecção).

          • Dra., fui no dentista hoje, e disse que preciso fazer um canal para cessar isso. Uma coisa que esqueci de citar foi que, quando eu era pequeno, eu cai, bati com o dente no chão, que quebrou um pedacinho de nada, mas não sangrou e nem nada, e é justamente acima desse dente a bolha. Gostaria de saber de uma segunda opinião, pq a mesma só olhou com uma luz vermelha e disse que o dente é até um pouco mais escuro que os outros.

          • Victor, considerando sua descrição anterior e o que você contou agora, parece que é problema de canal mesmo… até a coloração do dente mudou (um sinal disso). Ou seja: o quanto antes você tratar, melhor.

  141. Ola, estou com um caroço meio branco, um pouco duro, parece nao ser facil de estourar, claro se apertado meio forte doi, quase do tamanho de um milho de pipoca, que se encontra abaixo do dente da frente na dentada inferior, no final do dente talvez na raiz, nao sei, meio embaixo da ponta da lingua se ela for encostada na parte de tras do dente, se encostar consigo sentir, e pelo espelho ver, mas ali na parte interior da gengiva, preciso esclarecer essa duvida para tomar coragem de ir a um dentista, pensando ser algo serio.

    • Marlon, pode ser um pequeno abscesso com origem no canal de algum dente ou na própria gengiva, mas podem ser, também, glândulas salivares menores ou a própria carúncula lingual, que fica embaixo da língua e pode ser sentida do jeito que você descreve. Nesse caso, não haveria problema algum, é normal. Sugiro que você procure um dentista pra avaliar (e pare de apertar!).

  142. Olá doutora, meu filho esta com uma bolha no pé do dente e esta com uma carie, mas se trata de um dente de leite, o que faço, a bolha some, posso estourar em casa ou preciso levar no dentista, porque ele morre de medo de dentista, to sem saber o que fazer, me ajude por favor.

    • Fran, precisa levar no dentista, sim. Estourar a bolha não resolve, pois a tendência é ela aparecer de volta, já que tem origem, provavelmente, no canal de algum dente.

      • Olá doutora, apareceu uma bolha em minha gengiva do lado direito, porém já faço tratamento e até o dentista estranhou, pois aparentemente minha boca é bem higienizada, fui procurar saber o que é essa tal de “fistula na gengiva”.
        Porém a minha não doeu nada, e nem teve pus, acabou estourando e saiu pouca quantidade de sangue, agora estourada gostaria de saber o que faço, pois a gengiva ficou cortada após estourar, e corro risco de ter alguma consequência séria ? Obs, não sinto dor nenhuma e não teve pus como em muitos casos.
        Aguardo resposta!
        Obrigado.

        • Rodolfo, você, sozinho, não tem muito o que fazer. É preciso identificar a origem dessa fístula (o canal de um dente ou a própria gengiva) e tratar de acordo. Se você já está tratando o canal do dente (você diz que já faz tratamento mas não especifica qual), ok. Pode ficar uma pequena cicatriz no local, mas a ferida vai cicatrizar normalmente.

  143. Olá Dra. Meu filho tem 3 anos e há 8 meses caiu e quebrou o dentinho da frente e o outro ficou escuro. Levei ao dentista e ela disse que era normal, ainda estava um pouco dolorido da pancada, mas hj não dói mais. Fez tratamento de cárie de mamadeira, mas em outros dentinhos.
    Depois de uns meses ele bateu com o rostinho na minha cabeça e ficou inchado (no lábio superior perto do nariz). Levei ao pediatra que me disse q não tinha sido nada grave, nem foi preciso medicá-lo. Há uma semana percebi duas bolinhas com pus em cima do dentinho quebrado no mesmo lado que a última pancada, ele não sente dor. Estou preocupada as bolinhas seriam uma resposta da pancada ou do tombo?
    Obs: a pancada foi há mais ou menos 4 meses.
    As bolinhas não apareceram no dente escurecido e sim no quebrado.
    Me ajude por favor, a última visita ao dentista foi desesperadora.

    • Midylaine, o pus pode ser tanto por causa da primeira quanto da última pancada… até por causa das duas. Como não havia nada antes da segunda, nunca saberemos ;). A questão é que fica evidenciado uma infecção, que provavelmente tem origem no canal de um dos dois dentes. Nesse caso, em princípio, estaria indicado o tratamento de canal. Enfim: é preciso que o odontopediatra examine e indique o tratamento adequado, é preciso avaliar, também, como está a rizólise (o reabsorção das raízes dos dentinhos de leite) pra tomar a melhor decisão.

  144. Boa noite doutora Ana, minha filha tem 3 anos e percebi uma bolha bem avermelhada no “pezinho” do dente no canto inferior, fiquei preocupada, o que pode ser, a bolha esta bem grande, como hoje é sabado vou ter que esperar ate segunda pra leva-la ao dentista, mas gostaria de saber o que pode ser? Desde ja agradeço por sua atenção.

    • Andressa, possivelmente é uma fístula, como descrito no texto. Sendo isso, o dentista precisa determinar a causa dela pra propor o melhor tratamento.

  145. Eu tou com uma bolha na gengiva so que eu nao sei o que tem dentro dela, e ta um pouco inchado e doendo, o que eu faço, e isso ta me perturbando muito. Me ajuda.

    • Thiago, só procurando um dentista pra saber o que tem dentro dessa bolha. Possivelmente é um abscesso e dentro dele há pus. Nesse caso, o dentista precisa verificar a origem do pus (pode ser do canal de um dente ou da própria gengiva) e tratar de acordo.

  146. Tenho um dente que esta cariado e deveria fazer um canal, sendo que não me importei e quando foi há 1 mês atras comecei a sentir dores fortes no dente, e ha mais ou menos uma semana a raiz do dente criou uma bolinha dura que so dói quando aperto, o que será isso?

    • Nácer, como eu explico no texto, deve ser uma fístula, por onde seu organismo está expulsando o pus da infecção no dente. É preciso tratar o canal logo.

  147. Olá Dra Ana! Em primeiro lugar parabéns pelo site, muito informativo e completo. Gostava de colocar uma questão: eu tenho um dente que está quebrado, apenas resta metade dele, na zona interior parece ter uma zona escura, muito provavelmente cárie, acontece que esse dente não doi nada, nem pressionando, recentemente apareceu uma pequena bolha na gengiva, bem na base desse dente, essa bolha também não doi, mas é meio esbranquicada na ponta, o dente era chumbado há já muitos anos mas perdeu o chumbo e parece quebrado. Ja tenho consulta marcada no meu dentista para esta semana. Como referi não há dor, mas a minha questão é se essa bolinha poderá ser uma fistula causada pelo mau estado do dente? Obrigado.

    • Nuno, parece que é uma fístula, sim. Ela pode ter origem no canal do seu dente ou na própria gengiva, considerando que o dente está quebrado e retendo resíduos alimentares.

  148. Eu fiz um tratamento de canal por duas vezes. Na segunda eu ja estava no tratamento com aparelho ortodontico e continuei. Recentemente sobre o dente em que foi feito o canal apareceu uma fístula e eu ainda não fui ao dentista. Acabei fazendo pressão sobre ela e resultou no desaparecimento da mesma.

    Agora há uma dor no local da fístula como se fosse uma afta.

    O que causa isso?

    • Se há uma fístula é porque há uma infecção. Essa infecção pode ter origem no canal de algum dente ou na própria gengiva. Quando você apertou a região da fístula, liberou o pus que havia nela, por isso ela desapareceu (o que não significa que a infecção sumiu). Enfim, é preciso procurar seu dentista pra identificar a origem da fístula e tratar de acordo.

  149. Olá de novo Drª Ana!

    Bem, fui ontem ao dentista ver o meu dente, e infelizmente não teve salvação, depois da radiografia o dentista detectou que o dente já estava muito quebrado, inclusive na raiz havia fractura, era um dente “morto” e por isso não doia, embora o risco de infectar fosse grande… solução, extrair o dente, a extracção foi muito rápida (ele tirou em cerca de 1 minuto) pois o dente não ofereceu resistência, e até partiu mais ao ser arrancado, falei na fístula (fístula essa que apenas durou 2 dias e depois desapareceu) e o dentista disse que isso ocorreu porque drenou, e que eu tive muita sorte em não ter feito um abcesso, pois esse meu dente já andava assim há algum tempo, nem pontos levei, e agora está cicatrizando muito bem, não tenho dores, apenas vou tomando o benuron 1000 como prevenção. Tenho uma dúvida no que diz respeito à escovação, eu sei que não posso escovar directo na gengiva afectada pelo menos por enquanto, mas posso lavar a boca normalmente com a pasta de dentes, mesmo com a pasta ficando em cima do buraco isso vai ajudar a desinfectar a zona? Uso a pasta Sensodyne, de resto sigo as recomendações do dentista, nada de comidas muito quentes e duras nos próximos tempos, usar o outro lado da boca para mastigar. Obrigado.

    • Nuno, pode lavar/escovar os dentes normalmente com a pasta de dentes, não há problema algum em relação ao contato do creme dental com o local da extração, pelo contrário.

  150. Ola, eu sempre tive um problema no mesmo dente em cima, penso ser o molar ou o pre molar, entretanto desvitalizei, mas mesmo assim ele apodreceu e tive que acabar por arrancar, ao longo deste tempo, varios anos, tinha sempre uma bolinha branca, mas que nao sai nada por cima desse dente e a gengiva inchada, entretanto quando arranquei o dente pensei que iria passar, mas nao, a bolinha continua la por cima do buraco do dente, nao sai nada da bolinha, e da-me um enorme desconforto fico, com a gengiva toda inchada, o que podera ser? Obrigada.

    • Isabel, possivelmente essa “bolinha” tem origem na infecção de outro dente ou na própria gengiva. O dente em questão foi extraído por completo? Não ficou algum pedaço de raiz? Se sim, o problema pode ser esse. Outra possibilidade é que a “bolinha” seja apenas uma cicatriz de uma fístula antiga (já que você diz que não sai nada dela).

  151. Tá, eu tinha / tenho essa bolinha, ela inchou, meu rosto inchou, morria de medo do dentista (vim nesse site várias vezes, parabéns pelo trabalho por sinal), resultado, me obriguei a ir. Chegando lá, a dentista falou que teria que fazer tratamento de canal, tudo bem, tem que fazer tem que fazer, por sorte encontrei uma clínica com sedação com óxido nitroso, tudo muuuito calmo e tranquilo.

    Maaaas, depois de a dentista limpar meus canais (eram 3 canais no dente), a bolha diminui, o inchaço do rosto sumiu, porém uma pequena bolha permanece, insistente, fizemos umas 3 sessões de limpeza, e estou com o curativo no momento, minha pergunta, é normal isso? Acontece casos da bolha não sumir depois de tratar? A bolha está no céu da boca, junto ao dente em tratamento, ou palato como diz a dentista.

    É uma dentista que eu não conheço, a clínica é bem conceituada, e a dentista está terminando seu doutorado em endodontia (essa dá gosto de chamar de doutora), qual sua opinião?

    • Marcelo, se o dente ainda não foi obturado (o tratamento de canal, em si, finalizado), pode acontecer do dente drenar pus. Certamente por isso mesmo é que você ainda está com um curativo. Assim que o pus terminar e sua dentista considerar a infecção controlada, será possível terminar o canal.

      • Obrigado! Me tranquiliza!

        E realmente, não foi obturado ainda, só fica ali o curativo, perguntei porque nós deixamos umas duas semanas entre cada sessão, então ela trocou o curativo na última vez que estive lá, demos mais duas semanas, na minha ignorância no assunto, encontrei o blog para perguntar!

        Grato, e parabéns (novamente ) pelo trabalho!

  152. Boa tarde, nossa adorei ter achado este espaço pra tirar um grande dúvida que estou no momento… aff!!!
    Eu faço um tratamento de canal faz algum tempo, nem eu imaginei que levaria tanto tempo assim, tipo 2anos e pouco é tempo né!! Ai eu te pergunto: é normal levar tanto tempo assim para tratar um canal?? Sendo que eu também tenho esta fistula bem do lado do canal que esta sendo tratado e não ha jeito dela sumir, tem vezes que ela esta bemmm saliente, causo um certo desconforto, eu acho estranho que o meu dentista não me da nenhum anti-inflamátorio, nada tomei. O q mais me impressiona é o tempo que eu estou fazendo o canal e o tempo que eu tenho esta fistula!!! É normal isso??

    Desde já lhe agradeço. Micaela

    • Micaela, não é normal, não. Por outro lado, se o seu dente está drenando pus, não dá pra finalizar o tratamento de canal. Os intervalos entre as consultas costumam ser muito grandes?

      • Obrigada por ter me respondido. Em media de uma consulta por semana, tem semanas que na fistula não há bus, mas ela ta ali, não tão saliente, e em outras vezes a fistula fica bemmmm saliente, chegando a incomodar ate que esse pus sair… afff. Hoje mesmo eu tenho consulta onde o procedimento é o mesmo, ele tira o curativo, usa anestesia, depois usa as agulhinhas e depois o remédio que tem um gosto horrível e coloca curativo de novo, assim tem sido só que não vejo evolução nenhuma!!!!

        • Pois é, enquanto estiver drenando pus não dá pra finalizar o tratamento de canal. Eu acho que já é hora de entrar com antibiótico. Converse com a sua dentista sobre essa possibilidade.

          • Oie, acho que meu dentista desconfiou de nós rsrsrsrs!! Fui na consulta e desta vez ele mexeu bem mais, tirou o curativo, deu anestesia e drenou bem a fistula de fora pra dentro, não sei se me entende, e hoje ela (a fistula) ta bem menos… Vamos ver ate quando ou quanto tempo mais terei de tratamento de canal… mas que é chato é…

            Muitíssimo obrigada, parabéns por este excelente trabalho de nos auxiliar, pois alem desses tratamentos serem um absurdo de caro muitas vezes não somos bem orientados, informados, enfim, tem profissionais que fazem da profissão uma obrigação e não um dever… vc é um exemplo.

          • Fico feliz em ajudar, Micaela. :)

    • Como incomoda isso né Micaela? A minha também vai e volta, e também não tomei remédios, mas a dentista (imagino que a tua também) coloca os antibióticos direto no dente (me corrijam caso não seja assim) por isso não tomamos nada via horal. Fazem uns dois meses que estou tratando a minha, tenho consulta marcada pra hoje, veremos o que acontece!

      • É mais ou menos isso, Marcelo. Não são medicamentos antibióticos propriamente ditos, mas sim, são usadas substâncias pra sanear o canal que visam diminuir o número de microrganismos ruins dentro do dente.

      • Poxa Marcelo!!! Nem me fala… Então é isso, eles colocam o remédio (antibiótico) direto haaa… mas mesmo assim eu acho muito tempo pra um tratamento (02anos) ai que tá, se o antibiótico é colocado direto pq sera que esta bendita continua a nos torturar… Ai Marcelo a minha consulta de muitas é hoje… afff como foi sua consulta??

  153. Boa tarde, doutora. Estou com uma dessas bolhas ao lado de um dente que está “sem solução”. Meu dentista disse que ele estava inflamado, aí tomei amoxicilina para melhorar e, de um tempo pra cá, nasceu essa bolha. Ela é bem vermelha, e com pus. Meu dentista disse que tenho que arrancar o dente, pois canal já não resolve mais. Há um mês, extraí o dente do siso bem próximo a esse dente, mas está ótima a cicatrização. As vezes ainda percebo inchaço neste lado do rosto. Deve ser por causa desses dois ocorridos, né?! Acredito que terei de extrair este dente. Aproveito para elogiar o site, pois sempre esclarece minhas dúvidas. Parabéns! :)

    • Fico feliz em ajudar, Rodrigo ;). O inchaço pode ser tanto uma consequência da extração quanto por causa de um pequeno abscesso, já que os dentes em questão (o que foi extraído e o que precisa ser extraídos) são próximos. Mas como não há problema com a cicatrização, a fístula deve ter origem no dente condenado, mesmo.

      • Obrigado, Drª. Vou ao dentista hoje ver o que pode ser feito! ;)

  154. Então, voltei agora, bolha menor, semana que vem iremos (ela né, eu estou quase apagado enquanto isso): palavras dela “trocar o contraste pra confirmar que não tem mais nada, e se tiver, limpar o canal mais um pouco”. Pelo que entendi, ela faz o raio-x depois e confirma, aí “só” fechar! :D

  155. Boa noite Ana, doutora. De antemão a parabenizo pelo excelente blog.
    Eu realizei um tratamento de canal, porém só puder fazer a primeira sessão pois precisei me ausentar do país. Acontece que o dente começou a doer por um tempo. Como ainda estava fora, tomei um anti-inflamatório e a dor passou. Só que apareceu um caroço muito grande no pé do dente tratado, contudo esse caroço não dói, tampouco sai pus como explicado no texto. Gostaria de saber se se trata do problema da infecção ou pode ser algo mais grave.
    Desde já agradeço a atenção. Obrigado.

    • João, deve ser esse o caso, sim. Nessa situação, com o tratamento de canal ainda não finalizado, há chance de que o dente incomode de novo. Portanto, assim que der, é bom terminar o tratamento.

      • Entendo doutora. Só que a minha bolha não está com pus dentro, nem dói. Será que ainda é o caso do abscesso?
        Como faço pra remover? Eu mesmo posso fazer isso?

        • Mesmo que não esteja liberando pus, não quer dizer que não haja pus dentro, João. De qualquer forma, não há nada que você possa fazer sem o auxílio de um dentista.

          • Muito obrigado doutora! E novamente parabéns pelo trabalho! Vc é um exemplo!

  156. Ola, qdo crianca apareceu uma fistula na minha gengiva, como minha mae nao deu bola eu estourei com uma agulha e ela sumiu, so na adolescencia eu pude tratar deste dente, que dai ja tinha se tornado um canal, ficou so com uma pequena parte do dente pq teve que limpar bastante, hj estou sentindo uma dor que pega a parte de cima do dente, gengiva, ate a cavidade nasal fica dolorida e com um pouco de pulsacao no local, o que pode ser?? Tenho medo de mexer de novo e quebrar mais ainda o meu dente, doi tbm aquela pelinha que segura o labio superior. Tenho tbm dores de ouvido e mto chiado, nao sei se isso tem a ver tbm, por favor me ajude. Obrigada, Deus te abençoe!!

    • Lene, me parece que você tem um abscesso na gengiva, ou seja, uma “bolsinha de pus”, e esse pus vem de uma uma infecção. A origem da infecção me parece ser esse dente que incomoda você desde criança. A única forma de resolver o problema é tratando o dente, assim o abscesso de resolve, assim como a dor. A solução, em princípio, seria tratar o canal. Procure um dentista pra avaliar.

  157. Dra. Ana,

    Extraí um dente (bom) ontem, dia 08 de julho, por falta de espaço; pois tenho desvio de linha média. Hoje à tarde pude notar a presença de algumas bolhas pequenas brancas em torno da gengiva onde extraí o dente. Estou comendo só alimento frio e pastoso.
    Só estou fazendo uso de Ibuprofeno. Não estou sentindo dor e nem está inchada a gengiva. Será que seria o caso de tomar algum antibiótico? É normal isso acontecer? E por quanto tempo? (se a resposta for sim)

    • Allan, não me parece que você tenha uma infecção (ou chance de ter uma, pela ausência de sintomas importantes), portanto não é necessário antibiótico. A gengiva em cicatrização às vezes assume aspectos “estranhos”, colorações diferentes, etc.. Mas isso não quer dizer que haja algum problema. Essas “bolhas” podem ser pequenas aftas que surgiram por causa do atrito do instrumental durante a cirurgia. Em 1 semana você já deve estar bem.

  158. Bom dia… no atual momento meu maior problema é a falta de segurança na minha dentista. Fiz um tratamento de canal em um dos molares faz alguns anos com a mesma, daí este mesmo dente quebrou e optei junto a dentista em fazer uma prótese de porcelana, mas percebi que nenhum rx tinha sido feito para verificar o estado da raiz durante o processo. Penso que seria necessário uma retratação de canal para garantir a sanidade do dente por alguma infiltração que por ventura ocorrera, uma vez que o dente havia quebrado e a provisória pode contaminar mais facilmente. Ao questioná-la sobre o procedimento, ela alegou que o dente durante a etapa de provisória comportou-se bem. Hoje estou com um abcesso logo acima deste dente que o encontrei ainda bem menor ao fazer a limpeza bucal. O problema maior é que além de ser quase assintomático, tanto o dente como o cisto, isso trouxe uma séria de dúvidas que se fortaleceram pela presença de uma gengivite por tártaro que estou tratando no momento. Sinto na verdade uma pressão discreta neste dente e se pressionarmos o cisto o reflexo é no dente. A doutora me garantiu que isso não era uma fístula, mas sim uma fibrose de raiz que já estava lá e só agora eu havia notado, além do fato dela responsabilizar a gengivite pelos discretos sintomas. Falei pra ela que acreditava na possibilidade de ser um cisto periapical por infecção na raiz, ou quem sabe uma outra razão qualquer, menos a de ser uma cicatriz. Ela me disse para que esquecesse que o tempo iria dizer.
    Doutora Ana não estou te pedindo para avaliar a posição da dentista, não só pela barreira física que impossibilita o seu diagnóstico, mas também por questões éticas. O que desejo é o esclarecimento de algumas dúvidas. É possível que uma fibrose por cicatrização exerça uma ondulação na gengiva a ponto de ser apalpada? E considerando a minha hipótese de uma fístula, é possível que a sua origem seja pela infecção por tártaro da própria gengiva, ou tem que ser impreterivelmente da raiz do dente? Qual exame posso fazer no momento que me traga essa resposta com exatidão? E mais, se for um abscesso, independente da causa, é necessário drena-lo ou o organismo se encarrega de expulsa-lo quando a causa estiver sanada?
    Doutora… não estou afirmando que ela esteja errada, mas me recuso a esperar pelo tempo para obter esta resposta, pois esperar significa muitas vezes dimensionar o problema. Não quero arriscar a minha saúde só pra poupar o trabalho ou a vaidade do profissional em questão.
    Atenciosamente
    Bruna Alves Pereira,
    Doutora em microbiologia de água e alimentos

    • Bruna, você tem pino / núcleo nesse dente ou a coroa foi colocada sobre um preparo (desgaste) diretamente no dente? Em nenhum momento o dente foi radiografado e a qualidade do tratamento de canal avaliada? Porque, se não foi, realmente se perderam informações importante e que, talvez, até contraindicassem a confecção da coroa naquele momento. E depois, foi feita alguma radiografia? Quanto às suas perguntas:

      1. Sim, é possível que uma fibrose cause um abaulamento na gengiva. E sim, a origem de uma fístula pode ser tanto de um canal quando da gengiva (ou até de uma infecção conjunta).

      2. Uma radiografia panorâmica poderia mostrar se há uma alteração intraóssea, embora com poucos detalhes. Um exame mais preciso, seria uma tomografia da região. Não, nem sempre é necessário drenar um abscesso.

      Eu acho o seguinte: é essencial que haja uma relação de confiança entre o dentista e o paciente. No caso de vocês, parece que isso se perdeu. Claro, não estou duvidando (e nem poderia com base no relato de apenas uma das partes) da competência da minha colega… mas você está. E aí a coisa não funciona, não adianta. Aliás, eu agradeço imensamente por você compreender com tanta lucidez a questão ética, pois há quem me acuse de ser “corporativista” por me abster de opinar em certas situações. Enfim, se vocês puderem resolver entre vocês, melhor. Converse com ela sobre a possibilidade de fazer um exame de imagem que forneça mais dados sobre o problema. Ainda assim, é um direito seu procurar uma segunda opinião se ela não vir necessidade nesse exame. Quem sabe outro dentista veja (sugiro um endodontista, nesse caso).

      Abraço, e tomara que tudo se resolva. :)

  159. Ana… agradeço imensamente o tempo e a atenção prestada. Sua resposta foi esclarecedora e direta. Eu já havia pensado em ambos exames por ti mencionados, mas queria ouvir uma opinião de respaldo. E você não me parece “corporativista”, mas sim cautelosa e profissional.
    Um trabalho interessante e exemplar Dra. Ana… Parabéns pela iniciativa.
    Um abraço,
    Bruna

    • :)

  160. Doutora, tenho 10 anos, meu dente de presa, sabe aqueles que ficam do lado dos do 4 principais, bom, ele caiu, então ficou uma bolinha pequena vermelha, quando toca doi, mas não de dooorrr, sabe de sensibilidade, e sai muito sangue o que e isso?

    • Yasmin, a “bolinha” é onde? Onde estava o dente ou em outro lugar da gengiva? Se é onde estava o dente, é normal. Isso vai passar com a cicatrização completa da sua gengiva.

  161. Meu filho de 2 anos acabou de cair de boca no chão, sangrou muito e chegou a deformar o lábio superior, os dentes estão no lugar mas não consegui palpar para saber se estão moles, se formar fistula ele com certeza terá que tratar o canal? E em quanto tempo após o trauma a fistula pode aparecer? Pode me indicar um odontopediatra?
    Obrigada

    • Karina, sim, se aparecer uma fístula será caso para tratamento de canal. Mas talvez nem apareça e, mesmo assim, o tratamento de canal esteja indicado. Pode ser, também, que não haja nenhuma consequência mais séria e , portanto, nenhuma necessidade de tratamento. Observe nos próximos dias se os dentes escurecem, se estão moles, se seu filho reclama de dor. E é importantíssimo levar a um odontopediatra pra avaliar. Você mora em que cidade?

  162. Olá Dra, moro em São Paulo, capital.

    • Já estou à procura, Karina. Te aviso por e-mail. :)

  163. Oiii, notei a presença dessa fistula ha uns 6 meses, mas como ela aparecia e voltava sem nenhum sintoma (DOR ehehe) acabei adiando a ida ao dentista! Estava com uma viagem marcada para um lugar com o clima frio e no 2 dia a noite comecei a sentir as pontadas de dor. Comprei apenas um analgesico, mas a dor tava tao grande que ele ja nao resolvia… E para piorar a situaçao surgiu um quadro de febre e a cada dia meu rosto ficava mais inchado de modo que a gengiva ate estava dormente. Nem preciso falar que esse quadro estragou parte da minha viagem! Fora que nas fotos estou horrorosa e nem pude comer as comidas tipicas da regiao (carregadas). Sorte que consegui ligar para minha dentista e ela me receitou amoxilina e toragesic! Mas mesmo assim meu rosto ainda inchava!! So veio melhorar no 8 dia, qnd vim embora :(. E tive o azar e desencontro de minha dentista ter viajado! Bem, ja passou 10 dias que ocorreu isso e a fistula apareceu de novo! Tenho outra viagem marcada para daqui a 2 dias para um casamento, e estou com medo que a dor apareça e o meu rosto inche!!! Qual a sua opiniao? E qual sera o meu caso? Agradeço desde ja :)

    • Daniela, você teve / tem um abscesso. Isso significa que há uma infecção em curso. Essa infecção pode ter origem em algum lugar na sua gengiva ou no canal de algum dente (o mais provável). Os remédios ajudam e são necessários (principalmente o antibiótico), mas o problema só vai se resolver tratando a causa. Enfim, parece que você vai ter que tratar um canal.

  164. Boa tarde doutora,

    Tenho uma bolinha na gengiva na altura das raizes na gengiva inserida logo acima do dente 14. Ele nao doi, nao esta cariado. Nao sei o porquê da fistula, pode ter sido causada por alguma batida q eu tenha dado no dente? Pode ter algo a ver com tratamento ortodontico? A ortodontista falou que ele esta em boas condiçoes.

    • Luciana, sim, pode ser por causa de uma batida e até por causa do tratamento ortodôntico (embora improvável). É importante rastrear essa fístula pra determinar a origem dela, pode ser o canal do 14 mas pode ser, também, que a origem seja a própria gengiva ou outro dente próximo.

  165. Oi Ana, parabens pelo post!
    Meu marido fez uma extraçao de um dente q ja estava incomodando ha tempos, estava com caries e precisou ser arrancado, mas logo começou a sair algo estranho, tipo uma carne preta, ficamos muito apavorados, ele ficou com medo de retornar ao dentista e ficou em casa tomando analgesicos pra aliviar a dor, gostaria de saber se isso é normal, sair essa tal “carne preta”?
    Obrigado, aguardo resposta…

    • Camila, de onde sai essa “carne preta”? O tecido de cicatrização que se forma no “buraco” onde estava o dente às vezes é mais escuro mesmo, o que não significa um problema. Se houver dor e/ou inchaço também, seria bom procurar o dentista pra reavaliar.

      • DRa. Ana muita obrigada pela resposta, estou bem aliviada, cheguei ate a pensar q poderia ficar viuva (DEUS me livre) rsrsrsrs… é exatamente isso… tipo uma pelezinha, hoje ela esta bem mais clara, tipo amarelinha, nao esta mais inchado, ele nem sente dor, mas ele falou q incomoda as vezes, tipo é como se ela ficasse entrando e saindo da gengiva, isso é normal? Pode arrancar em casa ou tem que esperar ela cair por ela mesmo? E se tiver que esperar, demora pra cair? Tem algo pra se fazer pra ela cair mais rapido? Desculpa por tantas perguntas Dra, é pq nunca passamos por essa situaçao antes (extraçao de dente) por isso minhas duvidas. Se puder me responder novamente ficarei muito grata! E mais uma vez parabens pelo profissionalismo e pela paciencia!
        Sim esqueci de lhe responder: essa pelezinha é exatamente onde estava o dente (no buraco)… obg ;-)

        • Se está amarelada, uma possibilidade é que seja uma formação chamada “bola de bichat”, que nada mais é do que uma massa de gordura que temos por dentro da bochecha. Não requer tratamento, necessariamente. Mas se está incomodando, seria bom procurar o dentista pra avaliar.

  166. Oi Doutora, ñ sei se esse é o topico certo, mas tenho uma duvida: quanto custa aproximadamente um tratamento para problemas na gengiva? Só uma estimativa mesmo.

    • Eu respondo qualquer pergunta em qualquer post, Thays. Não precisa procurar o certo, não. :)

      Mas a sua pergunta é BEM ampla… realmente não há como respondê-la a contento sem uma avaliação. “Problemas de gengiva” são vários, com várias extensões e gravidades. O ideal é fazer uma avaliação com um periodontista.

  167. Olá, doutora, tudo bom? Eu machuquei minha língua com a espinha de um peixe, desde então ficou uma espécie de bolinha, uma inflamação, na minha língua. Não dói muito, mas me incomoda demais. O que fazer, doutora? Grato!

    • Maurício, qualquer ferimento em língua incomoda BASTANTE. Mas a tendência é o problema se resolver sozinho, mesmo sem qualquer tratamento. Procure apenas não ingerir alimentos ácidos ou apimentados, pra não agravar os sintomas.

  168. Olá, eu andei pesquisando muito sobre esse assunto, eu uso aparelho ha 3 anos, vou ao dentista mensalmente, mas teve um período em que eu não pude ir, fiquei 3 meses atrasada, depois que pude voltar no mês de junho minha dentista fez como de costume, trocou os ferrinhos do aparelho e as borrachas também, ela apertou um espaço que eu tinha de um dente arrancado pra poder fechar o espaço deixado, só que nesse espaço fica um tipo de ferrinho com uma bolinha na ponta que serve para o uso de elástico que no momento não estou utilizando. Bom desde essa ida a minha dentista eu notei que nesse espaço que estava mais comprimido apareceu um tipo de bolinha, ou pedaço, tipo um montinho de pele da gengiva na parte de cima do dente que está quase preenchendo este espaço, isto é normal ou pode ser uma infecção ? Pode estar sendo causada por causa que o aparelho ficou muito apertado nessa região ? Estou preocupada, toda vez que escovo ou uso fio dental sai muito sangue nessa região, me ajude por favor! Obrigada!

    • Isa, considerando que há sangramento, pode ser uma gengivite, mesmo que localizada. E gengivite às vezes causa hiperplasia gengival, ou seja, “crescimento” gengival. Não deve ser infecção, apenas inflamação, mas é importante que você relate o problema à sua dentista na próxima consulta pra que ela possa avaliar com mais critério.

  169. Eu tenho uma bolinha preta pequena na minha gengiva, eu não sei o q é, não dói, nao incomoda nem nada, eu só quero saber o q é, eu sinto ela na minha boca e fiquei preocupada para saber o q é, já limpei minha boca de todo jeito, eu só tenho 12 anos e essa bolinha apareceu de um dia para outro, eu nao sei se é um machucado pois meu dente acabou de cair e já está crescendo junto com outro que também caiu, então fica com carne as vezes entre eles, e como eu to sem fio dental (nao levo para) fica a carne entre eles me encordoando, então eu puxo e sai, só que as vezes machuca e sai sangue, eu só queria saber o q era e se eu preciso ir no dentista urgente ou nao devo me incomodar muito?

    • Derrick, apenas com base na sua descrição não há como saber do que se trata. Pode ser algum tipo de lesão e pode ser absolutamente nada, também. Procure um dentista pra avaliar.

      • É tipo como se fosse um fio que saiu da gengiva, hoje quando acordei parece que ele saiu mais para fora!!

        • Você fez recentemente algum tipo de cirurgia (extração, por exemplo) na região, Derrick?

          • Ana eu e minha vó fomos cutucando para ver o que era e descobrimos que aquilo na verdade era uma casca de feijão nao fizeram o feijão direito e sua casca continuou dura e furou minha gengiva e depois ficou lá e nao queria sair eu como um louco nao sabia se era uma doença e vim perguntar aqui, me desculpe por ter tomado seu tempo!!

          • Melhor assim, Derrick. Abraço! :)

  170. Dra. Ana, fiz um canal, não terminei e ficou só com o curativo ha dois anos, porque não tive condições de voltar ao dentista, bem, foi feito uma raspagem do lado esquerdo na parte de cima e isso na época, mas faz dois meses que surgiu essa bolinha ou bolha do lado direito da parte de cima, no começo parecia ter pus, mas não saiu nada, ela ainda continua mas parece uma bolinha de carne, tipo verruga, o que pode ser isso? Ja tomei nimesulida, ela diminui mas não sai… sei q tenho que ir ao dentista, vou levar uma bronca, mas não pude por outros problemas. Obrigado pela matéria, um abraço.

    • Vanessa, parece ser uma fístula “inativa”, digamos assim. A fístula é por onde sai o pus de uma infecção, só que como não há pus neste momento, ficou só a “bolinha”, uma pequena cicatriz na gengiva. Isso não quer dizer que a infecção esteja controlada… por isso é essencial procurar um dentista pra determinar a causa e tratar de acordo. A origem da infecção pode ser o canal de um dente ou a própria gengiva.

  171. Olá Ana! Estou com uma fístula e vou fazer a drenagem, há algum perigo no procedimento? E logo após fazer ocorre algum inchaço na boca? Obrigada!

    • Pelo contrário Ana, a ideia é o inchaço diminuir. Não é um procedimento perigoso não (não mais que qualquer outro), é como se o dentista fosse espremer uma espinha BEM grande ;)… com a liberação do pus, a dor / latejamento / inchaço tendem a diminuir. Aí é tratar a causa do abscesso de acordo.

  172. Doutora, tem uns dois meses que estou com uma bolinha na gengiva que sempre enche de pus, estoura e cresce novamente. Fui ao dentista e ela me disse que teria que abrir o dente e fazer a drenagem. É isto mesmo? Esta correto? Obrigada.

    • É isso mesmo, A. L.. Se o seu dentista identificou a origem do problema como sendo esse dente, será preciso abri-lo, e ele provavelmente drenará o pus. Feito isso, será necessário fazer o tratamento de canal.

  173. Dra. fiz um canal em 1999, apareceu uma fistula logo em seguida, fiz duas cirurgias (retirada da ponta da raiz), a fistula sumiu, mas em 2011 tornou a aparecer, refiz o canal e outra cirurgia no dente que estava com a fistula, e também canal do dente de trás, a fístula sumiu. Em junho de 2013 a fístula tornou a parecer!! Depois de 3 cirurgias, e tratamento de canal 3 vezes, não quero extrair o dente de jeito nenhum pois é o segundo dente depois do canino de baixo. O que eu faço Dra.?????????

    • André, é preciso verificar a origem dessa fístula e tratar de acordo. Algumas infecções são mais resistentes, mesmo. A fístula não precisa ter origem necessariamente no canal de algum dente, pode vir da própria gengiva, por exemplo. Portanto, é preciso procurar seu dentista pra avaliar e propor uma solução.

  174. Olá, eu estou com uma bolha do lado do dente que precisa fazer canal. Já fui ao dentista, ele fez o procedimento, só que a bolinha diminui, mas não some por completo! Sinto dor no dente, quando vou mastigar. Já tomei antibiótico e nada dela sumir.

    • Je, a “bolinha” só vai sumir de vez com o tratamento de canal finalizado. Enquanto seu dente estiver apenas com um curativo, essa fístula (que é um local por onde seu organismo elimina o pus da infecção) pode persistir.

  175. Boa tarde, doutora!
    Ha mais ou menos venho sentindo um dor no dente com estímulos a agua fria. Fui na dentista e ela abriu o dente, fez rx e esta aguardando se esta dor sai antes de proceder com o tratamento de canal. Entretanto ha 5 dias apareceu uma fistula na gengiva do dente do lado que já tem tratamento de canal. O dentista fez uma cirurgia na gengiva e disse que tinha um buraco debaixo da gengiva. Colocou uma massa pra tampar o buraco e que aguardasse. Minha duvida é: esta fistula pode ser do dente sensível, ou é do dente com buraco? Porque apareceu esta bola depois do dente sensível e nunca antes. No rx de ambos não tem problemas na raiz. O que deve fazer, além claro de ir no dentista? Obrigada.

    • Claudia, a fístula pode ter origem em qualquer um dos 2 dentes, pois motivo há pra isso. A forma de tirar a dúvida seria rastrear a fístulae , identificado o dente envolvido, proceder com o tratamento de canal.

  176. A dentista fez isto e resolveu pela cirurgia, onde encontrou este buraco, que aliás o que seria isto? Quanto ao dente sensível, não tem fistula e tem dor e o com fistula não tinha dor até pq era tratado com canal. Doutora o que é isso que apareceu em meu dente? E esta fistula tem mais chance de ser do dente sensível? Estou preocupada!

    • Claudia, “buraco embaixo da gengiva” é uma descrição muito genérica. Pode ser uma cárie subgengival, pode ser uma bolsa periodontal… pode ser outra coisa. Quanto à fístula, é como eu disse, é preciso rastreá-la pois, mesmo estando em cima de um dente, a sua origem pode ser outro dente ou a própria gengiva.

      • Obrigada pelos esclarecimentos!
        O nome do buraco é reabsorção perfurada. Não afetou a raiz, mas fez um buraco que a doutora tampou com um produto chamado de, acho que, MTA. Será que isto aconteceu por conta do dente que esta doendo, o que a senhora acha? Tenho receio de fazer canal por já ter perdido 5 dentes por conta de canal. Aguardo sua posição!

        • Ah, então houve uma perfuração durante o tratamento de canal. O MTA é usado pra induzir o organismo a produzir tecido mineralizado, o que fecha a perfuração. Sim, essa pode ser a causa da dor e da fístula.

  177. Doutora, estou com uma fístula e meu dente está doendo muito e um pouco bambo. Ainda não fui ao dentista pq está marcado pra daqui duas semanas, tem alguma chance dele cair ou esse bambeamento é normal?

    Outra pergunta é se há a possibilidade de apenas fazer a drenagem na fístula e não ser necessário fazer canal?

    Obrigada!

    • Carla, se o dente estiver MUITO mole, ele até pode cair. Mas pra isso teria que haver uma grande destruição do osso em volta dele, o que não me parece o caso. Se a fístula tiver origem apenas periodontal (nos tecidos de suporte do dente, osso e gengiva), geralmente não há necessidade de tratar o canal. Mas se for de origem endodôntica (do canal) ou uma combinação das duas coisas, aí o tratamento de canal está indicado. Vale a avaliação do seu dentista.

  178. Doutora, tenho uma bolhinha na gengiva, ela doi e incomoda quando vou comer, mas não sai pus. O que pode ser?

    • Pode ser uma afta, pode ser uma fístula que já drenou pus e agora parou… depende. É preciso avaliar clinicamente / radiograficamente pra se ter certeza.

  179. Olá, doutora tenho uma bolha na gengiva na parte de cima na frente, que sai pus mas não dói, o que pode ser?

    • Diego, deve ser exatamente do que fala o texto: uma fístula. Nesse caso, é preciso identificar a origem da fístula (que pode ser o canal de um dente ou a própria gengiva) e tratar de acordo. Procure um dentista pra avaliar.

  180. Dra., eu fui ao dentista, e ela abriu pra fazer um canal, fuçou fuçou com a agulha, pelo q entendi ela matou a raiz, o dente doia muito com o curativo, ai tirei e melhorou, tive uns problemas q nao tive como pagar o canal, e deixei assim, em cima do dente la no fim da boca na raiz do dente nasceu ma bola, dura, eu passei o dedo e senti, fui no dentista do SUS o qual disse que nao resolveria o meu problema, meu dente nao doi mais, creio q esse dente eu ja tenha perdido, mas hoje eu senti uma bolinha bem na gengiva no mesmo dente, olhei tava com a ponta, so de passar o dedo ela estourou e saiu pus, apertei um pouco pra sair mais, e nao ta doendo, agora eu vou poder tratar o canal, no começo do mes, só q e quando eu vou poder pagar, mas no momento o que eu posso fazer pra cuidar até la? Obrigada.

    • Camila, não há muito o que fazer senão torcer pra não doer até que você possa tratar o canal. Pela sua descrição você tem / teve um abscesso (a “bola dura”) que drenou por uma fístula (a “bolinha” por onde saiu o pus). Isso, em si, deve aliviar a dor por um tempo… mas quanto tempo não dá pra saber. O problema só vai se resolver MESMO com o tratamento de canal completo.

  181. Doutora, fui ao dentista e ele abriu o dente da frente para drenar na semana passada, até aí tudo bem, mas uns 3 dias depois mais dois dentes ao lado deste estão bastante sensíveis e estou com dores perto do nariz, e os dentes estão muito sensíveis, além da gengiva estar doendo. O que pode estar acontecendo?

    • Ana, ou os outros dentes também estão com problema (o que não acho) ou é a dor no dente da frente que está irradiando para outros locais (inclusive pra gengiva. Pode até haver um problema periodontal associado). Em caso de infecção (e há infecção, pois o dente está drenando) isso não é tão incomum de acontecer.

      • Doutora, fui ao dentista hoje e pelo visto o pus não saiu ainda por completo, e estava bastante grosso. Os medicamentos foram trocados e estou fazendo mais bochecho com água e sal. Obrigada!

        • Ok, Ana. Melhoras! ;)

  182. Olá Ana,
    Meus 04 dentes do siso apontaram tudo de uma vez, tinham parado de crescer. Porém há 03 dias atrás começou a doer o lado direito na parte de baixo, minha gengiva esta inchada internamente e tem um bolinha que não da p saber se esta na bochecha ou na raiz, que aparentemente não é pus… e estou com muita dor! O que pode ser? E como posso higienizar de melhor?, pois estou sentindo gosto ruim e está muito dolorosa a escovação. Obrigadaaa.

    • Sugiro que você procure JÁ um dentista pra avaliar. Me parece que você está com pericoronarite, que é a inflamação / infecção da gengiva em torno de um ou mais dentes que estão nascendo, situação muito comum no caso dos sisos. Como geralmente fica um pedaço solto de gengiva sobre o dente, resíduos alimentares se depositam ali, e nem sempre a pessoa consegue limpar (porque não dá, mesmo). Por isso, o problema.

      • Ok, Ana obrigada. Vou procurar o dentista… as vezes quando bocejo minha boca quase trava, hoje na escovação acabou sangrando, e esta muito dolorido. Muitíssimo obrigada.

  183. Ola doutora, estou com uma duvida, pois surgiu uma bolinha vermelha proximo ai meu dente do siso, só que eu consigo balançar ela com a lingua, é bem vermelhinha e não dói, gostaria de saber o que poderia ser e se é algo sério, pois não tenho condições de fazer uma consulta, de qualquer forma agradeço.

    • Ygor, difícil dizer ao certo apenas pela sua descrição… parece uma projeção da própria gengiva (o que pode aparecer, mesmo, quando o siso rompe a gengiva) ou algum outro tipo de lesão. Mas ir ao dentista não é opcional… compreendo a dificuldade, mas você pode procurar um Unidade de Saúde ou faculdade de Odontologia, onde a consulta não tem custo algum. Sugiro que você faça isso.

  184. Olá Ana, eu estou com uma bolha na gengiva ha mais de 3 meses e minha mãe tratou um pouco (colocou uma água oxigenada, passou fio dental, cotonete para abrir UM POUCO) e preciso saber se é grave, porque eu tinha carie e obturei o dente 2 vezes e na 2 a bolhinha chegou, o que eu posso fazer, estou com muito medo de ir ao dentista (apesar de ter obturado o dente 2 vezes) bem, mas o que eu posso fazer ???????

    • Cássio, se for uma fístula (um local por onde seu organismo expulsa o pus de uma infecção), não adianta tratá-la “por fora”… será preciso eliminar a causa da infecção que, no seu caso, parece ser o dente restaurado 2 vezes. Ou seja: o que vai eliminar a “bolinha” é tratar o canal desse dente, provavelmente. Você precisa procurar um dentista pra avaliar.

  185. Oi doutora, tenho 43 anos e há alguns dias notei ao escovar os dentes, onde eu tenho um dente que quebrou, só esta um minimo de um pedacinho, quase nem se nota, apareceu embaixo da gengiva do lado direito um carocinho que sinto quando passo a mão, é bem do lado do dente quebrado, só que embaixo, não fica bem perto da gengiva, mais para baixo na parte mole da boca, que quando toco dói, gostaria de saber o que é, e obrigada. Valéria.

    • Valéria, pode ser um abscesso, uma “bolsinha de pus” proveniente de uma infecção. E a infecção está instalada, certamente, por causa desse fragmento (e da raiz inteira do dente, também) que não foi removido. Ou seja: você precisa procurar um dentista pra extrair esse dente e eliminar a infecção… aí o “caroço” some.

  186. Muito obrigada, doutora, irei procurar sim, mas esqueci de mencionar na pergunta acima, tem horas que sinto uma dorzinha que corre, parece que é na boca toda, mas sei que é na parte de baixo, nos dentes, mas não exatamente no dente e sim como se fosse embaixo deles, da sensação que corre uma pontada, isto é por causa deste carocinho ? E obrigada novamente.

    • Deve ser sim, Valéria. É uma dor irradiada (que se estende a áreas vizinhas).

  187. Fiz um canal em um dente chato, depois de um tempo ele criou uma bolha, doeu muito, ate que não aguentei e apertei e vazou um pus meio verde com sangue, aliviou, mas o local que vazou sempre sai pus, já faz uns 7 anos isso. Agora toda hora que pressiono o pus sai. Estou apavorada e tenho pânico de dentista, é muito grave? Me ajuda, tenho 24 anos. Choro todos os dias só de pensar que estou com algo grave.

    • Paulieny, eu não diria que é grave… mas ha uma infecção. Se ha uma infecção, é preciso verificar a origem dela e tratar de acordo. A causa pode ser o canal desse dente, o canal de outro dente ou ate a própria gengiva. Sugiro que você procure um dentista pra fazer o tratamento adequado, nunca é uma boa ideia manter um foco de infecção no nosso organismo. Veja: http://medodedentista.com.br/2012/02/nunca-subestime-um-dente-inflamado.html

  188. Ola Ana,

    Tudo comecou com essa tal bolinha do lado do dente, ficava bem inchado, eu comecei a apertar, saia pus e as vezes sangrava e abriu uma feridinha como se fosse um buraquinho, fiquei apavorada e fui ao dentista, ela tirou raio x e era canal. Ela passou antibiotico, tomei durante 7 dias e comecei a fazer o tratamento do canal… ate agora ela so abriu o dente a ferida esta bem melhor, parou de sair pus e sangrar e desinchou tbm, mas ainda nao fechou, sera que vai ser preciso fazer alguma coisa para se fechar ou quando a dentista terminar o canal voltara ao normal por si so?????

    • Pamela, vai fechar sim, pode ficar tranquila. Com a conclusão do tratamento de canal a infecção é controlada e não há mais saída de pus, aí a gengiva cicatriza. Mas pode ficar uma cicatriz pequenininha.

      • Obrigada Dra. Ana… gostaria de saber se tem alguma pomada ou coisa parecida que eu possa estar passando e se eu posso continuar usando antiseptico bucal???

        Obrigada.

        • Não há necessidade de pomada, Pamela. Você pode usar o antisséptico normalmente, se desejar.

  189. Olá Doutora! Tenho uma filha de 5 anos e na gengiva dela apareceu uma bolhinha da mesma cor da gengiva, ela diz que nao doi, o que poderia ser?

    • Podem ser várias coisas, Hanna… inclusive nada ;). Talvez seja uma fístula que cicatrizou, por exemplo. Pra ter certeza, só procurando um odontopediatra pra avaliar.

  190. Ola doutora, moro no Japao e tenho uma filha de 7 anos.

    Ano passado, mais ou menos no comeco do ano, apareceu uma bolinha na gengiva dela, eu a levei a dentista que tirou em raio x e depois drenou o pus e deu uma pomadinha pra passar no local, depois de alguns meses essa bolinha saiu de novo no mesmo local e eu a levei em outro dentista que novamente fez um raio x mas dessa vez nao fez nada, disse que se nao sarasse sozinho dentro de 2 semanas mais ou menos que era pra voltarmos e dessa vez sarou, porém agora cresceu de novo… Estou apreensiva, pode ser algo grave? Esse dente é de leite ainda, se faz canal em dente de leite?

    Agradeço antecipadamente.

    • Patricia, essa “bolinha”, considerando a sua descrição, é uma fístula. Isso quer dizer que existe uma infecção e que o organismo da sua filha está expulsando o pus dessa infecção através dela. É preciso identificar a origem da infecção, que pode ser a gengiva ou o canal de um dentinho (sim, dentes de leite têm canal e se faz canal neles, se necessário). Enfim: enquanto a causa da infecção não for tratada, a tendência é essa “bolinha” sumir e aparecer de volta de forma recorrente.

  191. De repente apareceu a tal de bolinha na gengiva do dente de frente. Procurei a dentista e ela me assustou porque, segundo ela, essa bolinha é sinal de alguma infecção. Pediu radiografia urgente. Mantive contato com meu dentista para marcar um encontro com ele. O estranho é que faz apenas uma semana que fiz todo o processo de periodontia e a periodontista não se deu conta da presença da tal de fistula.
    Obrigado por qualquer informação adicional.

    • Osebio, a fístula é um sinal de infecção, sim. É por ela que o seu organismo expulsa o pus que vem da infecção. Pode ser que essa fístula nem existisse quando você fez o tratamento periodontal, talvez ela só tenha aparecido depois. A origem dela, considerando que você fez uma raspagem, provavelmente é da própria gengiva.

  192. Uso aparelho ha 1 ano e pouco, e minha dentista mandou eu arrancar dente do siso, isso indica que pode ser o fim do tratamento? Ou não tem nada a ver?

    • Pode ter a ver sim, Gabriele. Mas não é uma confirmação. O mais fácil é conversar com ela e pedir uma previsão do término do tratamento.

  193. Fiz um implante ha dez anos e nunca tive problemas, nesta semana o dentista diz ter visto algo, como uma fistula, mas deve ser bem pequena pq eu não enxergo, mas ele pediu que eu tirasse raio x.
    O que pode ser isso? Problema no implante? Eu tenho muito medo de dentista, ai fico pensando nas piores coisas…

    • Pode ser, Carla. Fístula é sinal de infecção… a questão é: qual a origem dela? Talvez não tenha nada a ver com o seu implante, pode ter origem na gengiva ou em algum dente. É preciso investigar.

  194. Boa noite. Semanas atrás quando eu almoçava, dei uma mordida que doeu o canto da minha boca, não sei se tinha uma pedra junto na comida ou mordi de mau jeito. Quando vi no espelho tava machucadinho, mas no dia seguinte a dor ja tava sumindo… semanas depois [hoje] quando olhei no espelho, notei uma bolhinha de sangue no local, não dói nem nada. Não sei se tava antes, mas acho que não, porque eu ja deveria ter visto;
    Faz ideia do que seja ?

    • Juan, o que seria “canto da boca”? O canto do lábio mesmo ou algum dente em específico na lateral da boca? A bolhinha de sangue está no lábio ou na gengiva?

      • Nem um nem outro. É uma carne que fica após a gengiva, fica muito perto dela. E a localização da bolha era entre o ciso de cima e o debaixo.
        Vou dar um exemplo de figura. >>> o|o
        Imagine minha boca aberta: um círculo é o último dente de cima e o outro o último de baixo, e o traço aonde se situava a bolha (de vista, ficava entre os dois, na carne após a gengiva).
        Felizmente a bolha se foi no outro dia, mas se puder me dizer o que foi isso, agradeço.

        • Se não é em gengiva, só pode ser em mucosa, Juan. Pela sua descrição, na bochecha pelo lado de dentro, bem na linha da mordida. Me parece que você mordeu a bochecha sem querer e criou uma lesão, o que explica a bolha de sangue. Como não teve maior gravidade, o ferimento melhorou e sumiu.

  195. Saudações, Querida Doutora Ana!

    Parabéns pelo seu tópico, tão excelente por ser conclusivo e resumido, direto ao assunto!

    Todas as bênçãos e sucesso a você!

    Sinceramente,
    Robson

    • Obrigada, Robson! Abração! :)

  196. Eu tenho duas bolinhas dessas na minha gengiva, ja ta mais de 3 anos aqui, dói mt mt mesmo, o que pode ser ?

    • Joelma, como esclareço no texto, provavelmente são fístulas (até porque você relata sentir dor). Se você tem fístulas (locais por onde seu organismo está expulsando pus), certamente tem infecção(ões). Procure um dentista pra avaliar o mais rápido possível, pra tratar de acordo e eliminar esses focos de infecção.

  197. Ola doutora, tenho uma bolha de pus que vai e volta e me incomoda a quase 1 ano, como fc pra removê-la, pois vi o procedimento no video acima com a drenagem e foi satisfatoria e de boa fé. Gostaria de fazer esse procedimento com a sua equipe ou com a senhora, e gostaria de poder ja marcar com vcs, pode ser?

    • Rafael, eu atendo apenas em Curitiba, e pelo que vi você está no estado do RJ. O que você viu no vídeo é uma drenagem de abscesso, quando há muito pus pra ser drenado, o que não me parece o seu caso (você relata uma fístula, não um abscesso em fase aguda). No seu caso é preciso identificar qual a causa da fístula, que pode ser o canal de um dente ou a própria gengiva. Então, a partir da determinação da causa, tratar de acordo. Aí a fístula vai sumir, sem necessidade de drenagem. Procure um dentista pra avaliar.

  198. Oi! Assim, comecei a tomar o Roacutan (para acnes) me apareceram diversas aftas. Cerca de 3 dias depois de começar o tto apareceu uma “bolha” bem em cima de onde é para nascer meu siso. Quando passo a língua sinto um gosto ruim. Sinto muita dor. Marquei dentista para o final do mês (dia 29), mas estou com medo de piorar. Essa bolha pode ser por culpa do Roacutan? Meu siso estaria nascendo? O que posso fazer para parar de doer/não piorar até o dia do dentista? Muito obrigada!

  199. Dra., fiz canal para colocação de um bloco, meses após apareceu na gengiva uma bolha, furei a mesma e houve sangramento, até hoje sai pus e não cicatriza, o que deve ser e o que devo fazer, Dra???

    • Leandro, parece uma fístula (como explico no texto). Isso significa que há uma infecção, que pode ser nesse dente com canal tratado (uma infecção resistente que não foi controlada com o tratamento de canal), noutro dente ou em algum local da sua gengiva. O que você precisa fazer é procurar seu dentista pra verificar a origem da infecção e tratar de acordo.

  200. Oi doutora, e que ja tem 115 dias que estou morrendo de dor na gengiva e lateja muito, minha gengiva doi, esta inchada, e pra completar os dentes todos da mesma direção doem, eu nao aguento mais. E no começo apareceu uma bolinha em cima da gengiva mas sumiu, e a gengiva doi e o dente doi, eu estou que nem uma louca.

    • Renata, é 115 dias mesmo ou 15? Enfim, de uma forma ou de outra me parece que você tem um abscesso, ou seja, um acúmulo de pus dentro da gengiva… e pra que o pus seja eliminado, ele procura um caminho dentro do osso e da gengiva, por isso dói tanto. Meu conselho é que você procure um dentista pra drenar esse pus (se necessário) e pra medicar você de acordo.

  201. Olá Doutora!
    Estou com um abscesso há cerca de dias, sinto muita dor, meu rosto está inchado… Como em minha cidade foi feriado ontem, só consegui consulta na segunda-feira… Gostaria de saber se há algo que eu possa fazer para amenizar esse inchaço / dor e se essa situação pode piorar daqui até segunda.
    Desde já lhe agradeço.

    • Selma, não há um dentista que possa atendê-la em caráter de urgência? Porque até segunda-feira a situação pode piorar, sim. Você precisa ser medicada e certamente o dentista vai ter que intervir (drenar o abscesso, fazer um curativo no dente, ou outro procedimento necessário).

      • Eu tentei mas não consegui nenhum que me atendesse…
        Mas fiz um bochecho com água morna e a bolha estourou… Como devo proceder até lá? Obrigada.

        • Se a “bolha” estourou, é bem possível que a dor diminua com a saída do pus. Não há muito o que fazer do que tentar controlar a dor… procure tomar um analgésico com o qual esteja acostumada (que você já tenha tomado antes). Não é o ideal, mas na impossibilidade de um atendimento…

  202. Olá, eu tenho carie ha algum tempo. Ja nao tem mais o dente… apenas a gengiva fica com resifio da raiz… e essa semana começou a doar muito e criou uma bola e essa bola dói :/ o que pode ser? Vou ao dentista HOJE, sera que ja passa a dor se ele fizer algo?

    • Danilo, certamente você tem um abscesso, ou seja, uma “bolsa” de pus dentro da sua gengiva. Esse pus é proveniente de uma infecção na raiz desse dente, já que o canal dele está exposto. O dentista vai avaliar se essa raiz pode ser útil ainda (para suportar um pino e uma coroa), drenar o pus (se necessário) e medicar você. Se a raiz não servir mais, precisará ser extraída. Se ela ainda for viável, é caso para tratamento de canal.

  203. Boa noite, gostaria de perguntar, pois já tenho uma bolinha branca na gengiva inferior há algum tempo. Começou por me doer, pelo qual pensei ser uma simples afta e agora não doi nem nada, mas está bem ali faz algum tempo. O que poderá ser?

    • Pode ser uma fístula, Marisa. Se for, é porque há uma infecção, que pode ter origem no canal de um dente ou na própria gengiva. Procure um dentista pra avaliar e tratar de acordo.

  204. Oi! Meu nome é Fábio… finalizei o tratamento de canal ontem… marcada para dia 18 a restauração do dente. Mas o abscesso abaixo do dente é uma bolinha… incomoda quando pressiono… acabei a semana do anti-inflamatório e estou na metade do antibiotico, amoxilina mais clanavulato de potassio 7 dias… estou usando agua quente com sal tambem, e comecei a usar bolsa gelada, embora só esteja afetada a area embaixo do dente… sem dor… apenas incômodo quando aperto… vermelha, mas sem aparentemente pus… é normal ou estou preocupado demais???

    Agradeceria se me respondesse???

    • Fábio, certa sensibilidade (dor à pressão) é comum logo após o término do tratamento de canal, pois o processo inflamatório ainda está se resolvendo. A ausência de pus é um ótimo sinal. Creio que não há razão pra preocupação.

  205. Oi, Doutora Ana!
    Doutora, fazia uns 16/17 anos que tinha um dente da frente que foi quebrado e estava com um pivô. Os dentistas já diziam que a única solução era um implante. E estou fazendo ele agora. Mas durante todo esse tempo tive uma fístula. Retirei esse dente faz 8 dias (para começar a preparação para o implante) e ela ainda não deu sinal de fechar! É normal? Estou um pouco preocupado. Sou hipocondríaco…
    Mas o dentista tirou uma radiografia e não falou nada, então acho que não nenhum problema maior, né?
    Obrigado, Doutora!

    • Vitor, a fístula vai drenar pus até que o pus termine. É assim mesmo. Imagino que você deva estar medicado, também, então é questão de tempo. E pode ficar uma pequena cicatriz. Se o seu dentista “não falou nada”, creio que realmente não há nada importante pra você saber. Acho que está tudo sob controle.

  206. Olá, doutora…
    Eu estou com um caroço crescendo na gengiva que doi muito, nem consigo abrir a boca direito, e meu rosto ta um pouco inchado… não sei o que faço… me ajude por favor!!! Desde já grata.

    • Karina, parece ser um abscesso, que é uma “bolsa” de pus, dentro da gengiva, proveniente de uma infecção (que pode ter origem no canal de algum dente ou na própria gengiva). Procure um dentista pra avaliar e tratar de acordo, não há muito o que fazer sem determinar a causa.

  207. Oi… queria que entrasse em contato comigo… por e-mail ou telefone…
    Apareceu umas bolinhas em um dente, e agora espalhou para os demais… e estou usando Listerine pra ver se melhora… fiquei assustada e com medo que possa ser esta fístula… me ajude a esclarecer melhor minha duvida..

    • Raquel, as “bolinhas” são no dente ou na gengiva? Em que dente? Uma só ou várias? Me explica melhor pra eu poder te ajudar!

      • Bom dia, Ana
        Estava comendo muita carne por esses dias e a minha gengiva já começou a ficar dolorida, depois disso percebi que machucou a gengiva do ladinho do dente, em cima praticamente, e eu passava a lingua no dente na parte de cima,o antepenultimo, e senti umas bolinhas na gengiva ao lado desse dente dolorido… fiquei passando a lingua, isso foi no domingo, ja na segunda passou pro outro e pro outro… agora esta na parte de baixo… são bolinhas pequenas e branquinhas, mas agora usando o Listerine desde terça-feira melhorou, mas elas ainda esta aqui… na parte de baixo tem uma parte inchada com vermelhidão, estou tentando passar com um Dentista hoje… e pelo fato de ter vistos algumas coisas desse assunto fístula, vi um caso que os dentes afetados pode correr o risco de perde-los, em quanto tempo isso acontece? Hoje acordei e minha gengiva não esta feia… mas sinceramente estou com medo…

        • Raquel, não tenho como dizer ao certo sem um exame clínico mas, pela sua descrição, não se trata de uma fístula… a fístula geralmente é uma “bolinha” só e, por ela, seu organismo expulsaria o pus de uma infecção (com origem na gengiva ou no canal de algum dente). Me parece que você tem uma gengivite localizada mesmo, provavelmente relacionada com a sua alimentação. Essa irritação deve diminuir gradualmente e sumir de forma espontânea. Caso isso não ocorra nos próximos dias (porém, pelo seu relato, já está acontecendo), procure um dentista pra avaliar.

          • Ok, Ana

            Muito obrigada mesmo pela atenção… é, aparentemente esta melhor. Mas de qualquer forma só consegui consulta pra segunda-Feira… pois aqui teve feriado… e eles emendaram.
            Grata.

            Raquel

          • É bom um dentista ver, sim… mas fique tranquila, não me parece nada urgente, pela sua descrição.

  208. Olá Doutora, fiz um tratamento de canal de um dente molar que estava com fistula, o dente ficou com uma pequena mancha preta do lado dele, isso vai me causar problemas no futuro, tipo a mancha vai aumentando de tamanho, ou vai ficar estável?

    • Depende do que seja essa mancha, Carlos. Seria um “escurecimento” do dente? Se sim, não deve causar problemas e provavelmente não vai aumentar. Já se a mancha for cárie, é preciso remover e restaurar.

      • Bem, eu tenho essa mancha antes mesmo do tratamento de canal, foi causada pela fístula, o dentista fez o tratamento de canal mas a mancha não saiu, é uma mancha que começa na lateral superior do dente e vai até a gengiva em linha reta, deve ser uma sequela da fistula, é o que acho.

        • Pode ser que essa mancha fique aí pra sempre e nunca incomode você, Carlos. É como eu disse, depende do que ela é. A fístula, em si, não causa manchas, mas o desvitalização / necrose do “nervo” do dente, pode causar.

  209. Doutora,

    Houve um dia em que mordi uma carne muuuito dura, e entrou um pedacinho da carne entre dois dentes. Limpei direitinho, e tudo bem, só que ficou machucado o lugar. Só que a partir daí, sempre entra comida entre esses dentes, e é bem difícil de limpar. Parece que cicatrizou, mas a cicatriz é uma bolinha dura e branca? Não sangra, não sai pus, é como se fosse a “casquinha” de um machucado, mas é branca e bem dura… Só que já faz uns 3 meses, e a casquinha não sai (eu tb não tentei tirar). É normal?

    Obrigada.

    • Rach, seria bom você procurar um dentista pra avaliar clinicamente. Pode ter se formado uma pequena cicatriz no local o que modificou a forma da papila interdental, favorecendo a retenção de alimentos. Não é nada sério, mas seria bom dar uma olhada.

  210. Doutora,
    Hoje fui no dentista porque tenho periodontite. Eu achava que minha situação não era grave porque apesar de estar saindo um pouquinho de pus há alguns dias, o dente se encontra bem firme e sem movimentação. O dentista deu uma olhada e falou para eu tirar uma panorâmica. Ele fala que só após a analise da panorâmica ira me dizer se o custo beneficio compensa manter esse dente ou seria melhor extrair e fazer um implante. Estou preocupado porque não queria extrair, eu queria tratar fazendo todo procedimento de raspagem, etc… Ele é um clinico geral e faz implantes. Você acharia melhor eu procurar um periodontista? É isso mesmo, as vezes não compensa tratar??? Devido custos?????

    • Reginaldo, alguns dentistas são mais realistas e outros mais otimistas. Algum acham que sempre vale a pena a tentativa, outros já são céticos quanto a isso… por isso vemos muita discordância em situações limítrofes. Considerando a possibilidade de extração, eu acho, sim, que você poderia consultar um periodontista (que certamente terá uma visão mais otimista). Mas se ele disser que não tem jeito, acredite, não tem mesmo. E sim, é importante pesar a relação custo ($$$) benefício… um tratamento longo e desgastante com um prognóstico ruim pode ser pior do que “aceitar” um problema que não tem mais volta e que pode ser resolvido mais rapidamente.

  211. Oi doutora, tudo bem?!!
    Bom, eu tenho um dente furado na boca, e debaixo desse dente tem uma bolinha que enche e fica cheia de pus!! Ela sumiu um tempo depois voltou, e agora esta aqui direto, uns dias ela fica maior outros dias bem menos, como se quisesse sumir!!
    To com medo, o que pode ser?

    • É uma fístula, Vitor, como explico no texto. Isso significa que há algum dente ou região na sua gengiva com infecção (eu “apostaria” que a origem é o seu dente “furado”). A solução, nesse caso, é o tratamento de canal. Procure um dentista pra avaliar e tratar de acordo, nunca é uma boa ideia manter um foco de infecção no seu organismo.

  212. Meu filho de 5 anos esta com uma bolha na gengiva, o dentista disse que tem que fazer canal ou extrair esse dente, mas tenho medo, ele e muito novo, será que pode trazer algum problema futuro esse tipo de procedimento?

    • Karlla, essa “bolha” revela uma infecção, então ou uma coisa ou outra terá que ser feita. Não sei exatamente de que dente estamos falando, mas se o dentista abriu a possibilidade de extração é porque deve ser um dente que não vai demorar pra cair. Quando se trata de um dente de leite que vai cair mais tarde, o ideal é fazer o tratamento de canal de forma a mantê-lo até que chegue a hora certa dele cair sozinho, prevenindo, assim, problemas no posicionamento dos dentes permanentes.

  213. Oii, eu uso aparelho e essa semana eu notei uma mini-bolhinha na minha gengiva, mas eu quase não uso o fio dental por conta da dor, pode ter algo a ver?

    • Débora, dói onde quando você passa o fio dental? “Bolinha” é uma descrição bem ampla, pode ser uma fístula (como explico no texto) ou algum outro tipo de lesão.

  214. Oii, eu uso aparelho ha uns 2 / 3 meses, mas ai em umas 2 semanas eu vi essa bolhinha, fui fazer minha manutenção hj e ele nem viu isso ‘-’ , ai eu falei pra ele. Ele tirou o raio x lá e disse que eu precisava fazer outro canal, eu fiz um canal no dente do lado que é o 11 e o que ele DIZ que precisa é o 21, mas eu vi tbm o raio x e não vi nada que fosse parecido com carie ou diferente, será que eu vou ter que fazer canal ? Não pode pocar a bolhinha como esse video ai ? Eles dão anestesia quando fazem isso ? (a bolha n doi nem quando eu aperto!) Me ajude pfv, doutora ! <3

    • Rosana, se há uma fístula, há uma infecção. Mesmo com a drenagem, como se vê no vídeo, seria preciso tratar o canal da mesma forma (pois só o tratamento de canal acaba com a infecção). Se for necessário drenar mesmo, sim, é feito com anestesia (embora muitas vezes nem precise, pois embora não seja muito bonito de se ver, é só um furinho). Se o canal do 11 está bem tratado, o problema deve ser no 21 mesmo, mesmo que ele não tenha cárie nenhuma… acredite, acontece e não é tão incomum.

  215. Olá doutora, ha dois dias surgiu uma pequena bolinha vermelha na minha gengiva superior, bem proximo ao freio, fica bem escondidinha a bolinha, mas ai ela deu uma inchada e ficou meio esbranquiçada, porém não sinto dor alguma nela, nem apertando. Nunca tive problema algum com o dente em questão e estou com medo porque tenho fobia de ir ao dentista, e fazer um canal seria uma hipótese horripilante para mim, sera que com algum antibiotico resolveria? Estou em panico.

    • Ellen, se essa bolinha for uma fístula (como explico no texto) e a origem dela for o canal de um dente, não tem jeito: é necessário tratar o canal, pois essa é a única forma de acabar a infecção (pode ser necessário antibiótico também, mas só tomá-lo não garante a resolução do problema, pois a origem da infecção permaneceria). Mas pode ser que a “bolinha” seja outra coisa, uma afta ou outra lesão, por exemplo. Pra ter certeza, só procurando um dentista pra avaliar. Pergunto: por que o medo de tratar o canal? Alguma experiência pessoal ruim? Se for só porque você “ouviu falar” que é “horrível”, pode ficar tranquila… costuma ser muito tranquilo, com anestesia local, etc.. Vá tranquila.

  216. Doutora, ha um ano atras meu dente quebrou e comecei a sentir muita dor, como tenho fobia de dentista aguentei o máximo que pude, quando não deu mais procurei um dentista que me sugeriu que procurasse um especialista pra canal. Foi o que fiz, só que ela disse que não tinha jeito e teria que arrancar, arranquei. Como tive que viajar poucos dias depois não voltei ao consultório para retirar os pontos e ver se havia algum resto do dente, apenas depois percebi que tinha um pedaço de dente que parecia até pequeno, mas deixei quieto. Esse ano no mês de maio um outro dentre me deu o mesmo problema e fui com medo mas arranquei, graças a Deus encontrei uma doutora muito boa que conseguiu fazer tudo rápido e eficiente, retirando toda a raiz inteira. Ela então avaliando esse outro dente que eu achava que so havia um pedaço me disse que a outra dentista apenas quebrou o dente e que toda a raiz esta na minha boca. Resolvi passar por um sofrimento por vez e ainda nao retornei para extrair esse dente. Soh que hoje percebi que surgiu um bolha vermelha, parece ter pus, e doi um pouco. O que pode ser? Se eu arrancar esse dente essa bolha vai sumir? Tambem estou com um buraquinho na gengiva na parte de cima, onde tinha uma ferida que criou uma casca e depois de meses essa casca se soltou mas parecia um pedacinho de osso, pois era muito duro. Doutora, aguardo sua resposta. obg

    • Luma, a bolha deve ser uma fístula, que é um local por onde o seu organismo expulsa o pus de uma infecção (que provavelmente tem origem nessa raiz que ficou). Portanto, a extração da raiz deve resolver a bolha. Na parte de cima pode ser que houvesse um fragmento ósseo ou alguma coisa que tenha “entrado” na sua gengiva, casquinhas não são comuns em boca porque o ambiente é muito úmido. Mas se já saiu, você não deve mais ter problemas.

  217. Obrigada doutora, fiquei mais aliviada, vou tomar um pouco mais de coragem pra extrair esse dente.

    • ;)

  218. DOUTORA, EU TENHO UMA BOLINHA EM CIMA DO MEU DENTE, MAS ACONTECE QUE EU JA FIZ CANAL NESSE DENTE, E AGORA ESSA BOLINHA APARECEU DO NADA, O QUE EU FAÇO????

    • Beatriz, procure um dentista pra avaliar e tratar de acordo. Essa bolinha pode ser uma fístula, o que revelaria uma infecção. A infecção pode ser nesse dente (uma reinfecção dele), em outro dente próximo ou na própria gengiva.

  219. Só nao consigo entender uma coisa… A pessoa escreve um texto com tudo explicadinho, depois as pessoas perguntam toda hora coisas como se nao tivessem nem lido pelo jeito kk. Só discordo de uma coisa sobre teu texto, q é quando tu diz que tem q ir no dentista mesmo q a pessoa nao esteja mais com a fistula etc e q ja tem gente q ate morreu. Acho que parece mais marketing para encher de pacientes no teu consultorio. Pessoal a dica: deixem a tal bolinha crescer, nao façam uso de antibiotico na primeira dor q aparece por que ai a bolinha nao cresce e o problema só resolve quando a bolinha cresce e estoura, ai sai pus e vc nao sentira mais dor no dente. Só sentira depois de meses ou ate anos quando inflamar novamente. Dica da minha mae, q passou p mim e fiz e nunca mais tive dor etc. Isto dai de morrer é papo galera, nao se assustem, nao é assim tao facil para um infecçao se espalhar e se generalizar. Minha familia toda é formada pela Universidade Federal menos minha mae q só tem ensino fundamental mas me deu a dica q fez com q eu nao gastasse um absurdo com tratamento de canal e ja estou bom ha anos.

    • Rafael, sinto informar, mas você tem um foco de infecção no seu organismo, o que pode resultar nisso –> http://medodedentista.com.br/2012/02/nunca-subestime-um-dente-inflamado.html (isso vai acontecer? Não sei. Mas se acontecer, não foi por falta de aviso de minha parte). Só porque a fístula estourou, não quer dizer que a infecção acabou. Você mesmo admite que “sentirá dor depois de meses ou até anos quando inflamar novamente”, então, é óbvio, que o problema não se resolveu. Sua mãe pode estar muito bem intencionada, mas ela não é dentista… então a opinião “técnica” dela não tem validade.

      Ainda: se o blog serve apenas como marketing pra “encher meu consultório”, por que é que em nenhum lugar dele você encontra nem o endereço nem o telefone do meu consultório? Pense nisso. E boa sorte. ;)

  220. Olá,
    Faz tempo, ha mais de um ano, que aparece uma bolinha na minha bochecha. Ela incha e depois some. Sempre acontece isso. O dentista já me passou uma pomada pra eu passar e até melhora. Ele me disse que é um canal que eu mordi e pode ter obstruído. Só que depois ela aparece de novo. Tem como fazer ela sumir de vez?

  221. Dra. meu molar inferior direito esta latejando muito, começou a “inchar” na base dele, fui ao dentista e o resultado após um R-X é que tem de fazer os 4 canais deste dente, segundo ele a fistula é por causa dos canais, estava bem caotico, tanto é que ele não usou anestesia e abriu o dente e não senti dor nenhuma, os canais ja estavam necrosados, estou no antibiotico e com este baita calombo ao lado do dente, minha pergunta é: quanto tempo leva para desaparecer a fistula? Tambem pedi a ele que gastasse o dente, pois quando fecho a boca este é o primeiro dente que encosta nos de cima e isso ele disse que tem um nome chamado de trauma de sei la o que, será que tudo isso agravou a fistula? Pois eu ficava pressionando os dentes um contra os outros. Obrigado.

    • Arthur, depende de quanto pus há. A fístula pode sumir de um dia para o outro ou levar vários dias. O desgaste que seu dentista fez é um procedimento comum, chamado “ajuste oclusal”, que visa eliminar um contato prematuro (o que você descreve) e eliminar um trauma oclusal (esse é o nome ;)). Sim, esse trauma oclusal pode ter a ver com a fístula, mas considerando que os 4 canais do seu dente já estavam necrosados, seriam necessários o tratamento de canal e a medicação que você está tomando, de qualquer forma.

      • Entendi, e realmente sumiu, muito obrigado.

        • ;)

  222. Boa noite,
    Apareceu ha 2 anos uma bolha dessas de pus na minha gengiva ao lado de um dente com canal e bloco feito ha uns 18 anos atras, eu espremi e sai o pus e um pouco de sangue, que para rapido, entao ela murcha e some, mas com uns 3 dias volta, o que pode ser ??

    • É uma fístula, como explico no texto, João. Isso quer dizer que existe uma infecção, que pode ter origem no canal de algum dente (o do bloco, por exemplo) ou na própria gengiva. É preciso procurar um dentista pra avaliar e tratar de acordo.

  223. Olá, bom dia.
    Ano passado, fiz um negócio no dente que não sei como chama, sei que a minha dentista disse que é um dente conoide. Ela o raspou e, digamos, “completou”, com uma capinha de massa dentro… Ele ficou igual ao do outro lado.
    Bem, usei, alguns dias um enxaguante bucal sem álcool, que me causou uma sensibilidade horrorosa nos dentes, e, depois de uns 8 dias sem usar, nasceu uma fístula na gengiva, em cima desse dente que ela completou… Eu apertei a bolinha e saiu sangue e pus, mas pela parte de cima do dente, a bolinha não estourou feito espinha. Estou morta de medo de ter que extrair o dente, pois é o que fica entre o canino e o do meio, grandão, que não sei o nome, bem na frente da boca.
    A “capinha”, quando ela colocou, machucou um pouco minha gengiva, pode ser ela novamente ???
    Tenho uma ótima higiene bucal… Pode ser canal ou gengiva? Pode ser por causa do Plax?
    Ela não dói se eu não mexo. Por favor, me ajude… Há a possibilidade de extração??? Tratamento de canal em dentes da frente, mudam o dente?
    Me ajude, por favor!!! :(

    • Gabriela, me parece algum problema gengival, já que você relata que o sangue saiu do sulco gengival e não de uma fístula. Não, não é caso pra extração, mas é preciso avaliar pra ver o que está causando essa inflamação na gengiva. Se o problema é localizado, não deve ser por causa do enxaguante, não. Não acho que seja problema de canal também (não com base no que você descreveu), mas se fosse necessário tratar canal, o dente permaneceria esteticamente o mesmo, ele não mudaria.

  224. Ana, eu tenho uma bolinha da cor da gengiva, quase n dá para ver, ela fica no pé de um dente meu na parte superior dentaria, ela apareceu de repente ha 2 dias e ainda n saiu, no primeiro dia ela doia, n muito, mas o bastante para ficar incomodando, mas ela parou, só que quando vou escovar os dentes ela volta a doer, quando vou comer dói mais ainda, depois de 30 minutos para de doer, ai fico com medo de voltar a doer mais e mais forte. O que devo fazer…

    • Procurar um dentista, Matheus. Pela sua descrição parece ser uma fístula, como explico no texto, o que revela uma infecção (provavelmente no dente sobre o qual ela está, na gengiva). É preciso tratar de acordo.

  225. Eu tive um abscesso, o dentista extraiu meu dente, ja faz anos, e o meu dente nao cresceu. Ele vai crescer?

    • Brenda, depende de que dente estamos falando. Qual a sua idade hoje (e na época da extração)? Onde ficava esse dente? Se era um dente de leite, o permanente deve nascer. Se já era permanente, infelizmente, não vai nascer outro dente no lugar.

  226. Tenho essa bolha, fui ao dentista, ele disse que poderia ser um abscesso e passou antibiotico e passou anti-inflamatorio, tomei e passou, e ele disse para voltar para fazer tratamento do canal, so que ficou bom e nao fui, mesmo tempo depois voltou a bolha, agora sai pus o dente, ficou meio mole, quando estoura o dente volta a fixar-se, so que tem mais um porem, nesse lado do rosto um pouco mais abaixo esta um pequeno inchaço que sinto quando apalpo a regiao. Nao doi se faço pressão, o que sera isso?

  227. Tem uma filha com 6 anos, nos ultimos dias apresentou em cima do elemento 62 característica de uma ponto branco, com pouca elevação e duro, fiz uma periapical por conta própria não apresentou nenhuma infecção, ela não levou nenhum trauma. O que deve ser???

    • Anny, às vezes a infecção não aparece na radiografia, mesmo. E, mesmo sem histórico de trauma, pode ser que ela exista. Fístulas geralmente não são duras, então pode ser outro tipo de lesão ou, até, um dente nascendo.

  228. Eu tenho uma bolha do lado do meu dente do lado no fundo, mas esse dente vai fazer canal, tenho 10 anos, isso vai doer?

    • Leandro, não há razão pra doer (principalmente se o seu dente não está doendo agora). O tratamento de canal não é o que causa a dor de dente, mas o que faz ele parar de doer e elimina a infecção. Pode ficar tranquilo.

  229. Doutora, estou com uma bolha pequena e dolorida na gengiva. Parece até uma infecção, não sei direito. Isso apareceu do nada, acordei e percebi isso. O que será?

    • Pode ser uma fístula, como explico no texto, Arthur. Se for, é sinal de infecção, sim. Procure um dentista pra avaliar.

  230. Fi… o que? FISTULA?! Meu Deus, nunca ouvi fala nisso.
    E isso é contagioso Drª? Tipo assim, meu amigo ha um tempo atras saiu uma bolha tbm, e o dentista disse que era um tipo de herpes e tals causado por… (Ah, a senhora deve imaginar, néh)… Então, Drª isso tem a ver com a Fiis.. essa coisinha ai?

    • Como nunca ouviu falar, Arthur? Fístula é exatamente o tema do texto, você leu? Transcrevo um trecho: “Essa bolinha ou bolha nada mais é do que um jeito que o seu organismo arrumou para expulsar o pus proveniente de uma infecção, seja do seu dente, seja da sua gengiva. Não tendo por onde sair, o pus cria um “caminho” por dentro do osso chamado fístula, e a saída da fístula na gengiva é a tal bolha recorrente.”

      E não, não tem nada a ver com herpes ou outra doença sexualmente transmissível. A fístula é uma “saída de pus”, só. Resolvida a infecção, geralmente com tratamento de canal, ela some (embora possa ficar uma cicatrizinha).

  231. Aaaaaaaaaaah sim :D
    Agora entendi! Desculpa ai Drª, sou cabeça dura assim mesmo.
    Mas, so por curiosidade, o dente pode cair se isso nao tratar ou se agravar, enfim, o que pode acontecer se nao tratar a fistula (oh, ja sei escrever certinho o nome *-* To começando até a pensar em mudar de curso, vou fazer Odonto! rsrs.) ?

    • Então… manter um foco de infecção no organismo nunca é uma boa ideia. Pode ficar pior sim, pode ir pra outros órgãos do corpo… então, enquanto o problema é localizado, é melhor tratar e resolver de vez.

  232. Opa… Deixa comigo, vou resolver esse probleminha de homem pra fistula. ;P
    Uhaushau ‘. Mas, falando sério agora… Drª Ana, gostei muitão do seu blog, e em especial as suas respostas quanto às minhas duvidas. *_* Estava lendo seus posts, muiiito massa! Voce está de parabéns mesmo! Eu curto ler bastante, e to viciado no #medodedentista. :D
    Felicidades, tudo de bom pra vc… Que Deus te ilumine a cada dia! Bjs… Sou seu fã! (Eiita, sentimentalizei agora eim… Uhieaheia ‘ Espero que minha namorada não fique com ciumes… ‘-’ Bia, tee amo táh minha linda, rsrs.. (L) )

    • Ahauahauaha, obrigada Arthur! :)

  233. Olá tudo bem? Gostei muito do assunto abordado… então, estou com uma bolinha branca na gengiva, na parte de baixo, pelo lado de dentro perto dos meus ultimos dentes… só que essa bolinha não dói e nem sai nada de dentro… já faz um tempo que ela está aqui e não some de jeito nenhum. O que pode ser?

    • Jackeline, difícil dizer apenas com base na sua descrição. Pode ser uma área mais queratinizada, podem ser outras lesões bucais com características de deixar a gengiva branca, pode ser uma pequena queimadura por causa de alguma coisa que você comeu / bebeu… enfim: pra saber mesmo, é preciso procurar um dentista pra avaliar clinicamente.

  234. Doutora, engravidei e minha obturação do siso inferior quebrou. Agora minha bb tem 3 anos e o siso quase não tem mais nada. Ele foi quebrando com o tempo. Tenho muito medo de dentista. Apareceu, ao que me parece, que a gengiva cresceu onde não tinha mais o dente. Onde ainda resta dente não cresceu a gengiva. Essa gengiva que cresceu tipo que tampa o buraco que o restante do dente ocupava. Estou muito tensa! A gengiva cresce? Já marquei consulta!

    • Nesses casos, cresce sim, Luanna. A tendência é a gengiva invadir o espaço do dente. Por ser um siso, não há muita vantagem em manter esse dente a não ser que ele fosse apoio de uma prótese, por exemplo). Portanto, provavelmente é caso pra extração, mesmo.

  235. Oi Dra., meu marido arrancou o dente e no local ta crescendo um caroço, e o mais estranho é que quando ele pressiona ele nao sente dor e sai sangue, o que pode ser, doutora? Eu to preocupada pq ele nao liga mto, ele fala q nao é nada, mas eu fico preocupada, me ajuda doutora.
    Obrigada!

    • Livia, pode ser um abscesso, aí esse “caroço” seria uma coleção de pus que está saindo por um buraquinho (fístula) na gengiva. Nesse caso, seria bom que o dentista do seu marido reavaliasse, pois haveria uma infecção. Seria preciso drenar (remover) o resto desse pus, o que pode acontecer até espontaneamente, e possivelmente tomar antibiótico.

  236. Olá Dra. Ana,

    Notei uma bolinha dura acima do meu canino, esse dente nunca foi restaurado, fui na dentista, ela fez um raio X na hora e disse que parece um ossinho, uma calcificação, que é comum, devo me preocupar? Pode acontecer mesmo?
    Muito obrigada!!

    • Fernanda, acontece. Às vezes é a própria raiz do canino que está um pouquinho mais proeminente, sob a gengiva. Se não há nenhum sintoma importante, não há razão pra preocupação.

      • Obrigada Dra.,
        Fui em uma periodontista e ela me falou que é na verdade acúmulo de queratina na gengiva, que é bem comum acontecer!
        Agradeço muito a sua atenção, é de profissionais assim que precisamos!! Parabéns!!

  237. Olá, Dra!
    Lendo a matéria percebi certa semelhança com um problema por que estou passando atualmente. Pela primeira vez saíram duas bolhas pequenas na minha gengiva superior, mas a dúvida que ocorreu é que essas bolhas pequenas não são exatamente em cima do dente (canino); elas ficam um pouco mais para cima do local onde os colegas que já fizeram postagens aqui indicaram… São doloridas também, aliás, só percebi quando iniciou a dor, depois vieram as bolhas… Será que se trata do mesmo problema?

    • Adriana, parecem se tratar de fístulas, sim. A “bolinha” em si às vezes é mais pra baixo, mas a dor se concentra lá na pontinha da raiz, abaixo da gengiva. Seria bom procurar um dentista pra avaliar e determinar a origem disso (o canal desses dentes ou a própria gengiva).

  238. Doutora, eu conversei com meu marido e ele disse q nao sai pus no local, so tem o caroço mesmo e quando ele mexe nele sai sangue e ele nao sente dor nenhuma quando ele mexe no caroço, sera que e abscesso mesmo?

    • Ainda tô achando que é abscesso sim, Livia. O líquido que sai nem sempre é aquele pus “verdinho”, pode ser uma mistura de pus e sangue.

  239. Ana, boa noite! Antes de tudo quero lhe parabenizar pelo texto… excelente!! rs
    Bem Dra, estou um pouco assustada, ha uma semana atrás surgiu um carocinho logo depois do meu siso… achei que fosse uma afta, mas hoje eu vi que não era, e sim um caroço. Não estou conseguindo mastigar direito por conta da dor ao redor (pq o carocinho em si não dói, só se apertar. Dói ao redor) Não tô conseguindo colocar nada quente na boca que dói, só liquido e bem gelado. E a minha bochecha está meio enrugada, não sei explicar muito bem. Ela não dói nem nada, só tem uma pequena parte mais elevada. Você tem ideia do que pode ser? Tá me incomodando bastante…

    • Karine, qual a sua idade? Uma possibilidade, é que isso seja uma pericoronarite (leia aqui sobre: http://medodedentista.com.br/2011/11/gengiva-inflamada-por-causa-do-siso.html ). Outra possibilidade é que seja uma reação local a alguma coisa mais ácida ou picante que você comeu / bebeu. Pode ser até uma queimadura. Se regredir nos próximos dias, certamente se trata da segunda situação. Eu mesma passei por algo parecido na semana passada… 2 dias depois, passou. :)

      • Doutora, fui ao dentista hoje e era mais ou menos isso mesmo aiuehaiuhea, mas era uma afta enorme que foi causada pelo siso, era muito grande mesmo, tinha ate um carocinho do lado. O dentista ficou até com dó e falou pra eu tirar o siso e eu tirei! Rapidin kkk tudo foi rápido assim, pq eu não estava conseguindo comer mais. Hoje mesmo eu só bebi um shake, não conseguia mastigar nada… aí fui ao dentista! E já estava desde a semana passada e não sarava, só ia piorando…
        Enfim, tirei o dente e achei estranho que ele nao deu nenhum ponto, isso é normal? hehe agora eu tô aqui com uma afta e um buraco na minha boca kkkk e por incrível que pareça, a afta está doendo mais que o dente que foi extraído. :s Espero que isso passe logo…
        Bom, muito obrigada pela resposta, Doutora :) fique com Deus

        Ah, eu tenho 20 anos! :D

        • Melhor assim, Karine! O que estava causando a dor já foi embora (e pela sua idade era pericoronarite, mesmo), então agora é só aguardar a recuperação do seu organismo. Geralmente se dá ponto, mas talvez pela presença da afta, seu dentista preferiu nem “judiar” de você. ;)

  240. Bom dia Dra, eu tenho essa bolinha, fui no dentista e o mesmo disse que é osso que formou, tipo uma anomalia. Procede essa informação??

    • Pode ser, Marcel. Mas aí não é a mesma bolinha, essa do texto é uma saída de pus. No seu caso, seria uma protuberância óssea, apenas, sem qualquer infecção.

  241. Ola, estou com uma pequena bolinha no meio dos dois dentões de cima, a bolinha se localiza atras deles, nao me traz dor mas me da desconforto para falar, comer e ingerir líquidos, me da sensação de dentes fracos, FUI NO DENTISTA, ele disse que isso ia passar e ja faz 3 dias e nada, queria saber se tem um medicamento apropriado para essa tal “gengivite” desde já agradeço, abraço.

    • Luana, imagino que você esteja falando da papila gengival que há entre esses 2 dentes. Se a causa for mesmo uma gengivite localizada, apenas procure higienizar bem a região, com escova e fio dental. Basicamente, o “remédio pra gengivite” é esse, a remoção mecânica da placa bacteriana.

  242. Muito obrigado, estava fisicamente apavorada, pq tenho 15 anos e é primeira vez que isso me acontece, estou limpando os dentes sempre depois de todas as refeições, essa bolinha apareceu e eu fiquei atormentada, perto do ceu da boca né, já faz 5 dias que estou assim, a sensação dos dentes se mexer é horrivel, sera que vai demorar muito para passar ? Obrigado pela atenção, parabéns por esse site incrivel (:

    • Difícil dizer, Luana. Mas se for só uma gengivite, com uma boa higienização passa. Se não passar, procure o dentista, ok?!

  243. Mas ja procurei querida, ele disse que ia passar, hj 6 dias e esta mesma coissa :/ mas vou ter calma e esperar. bjs

    • Sim, mas caso persista procure DE NOVO. É preciso investigar melhor.

  244. A bolinha esta no mesmo lugar que uma moça te disse, achei o link mas nao consigo postar aqui, mas o nome dela era Hemely, ela disse carocinho perto do ceu da boca, vc respondeu “que acontece na região de pregas palatinas…”, ela postou a foto, mas em mim faz 1 semana completa, fiz bochechos com chá de camomila, agua e sal, mas nao passou :(

    • Quando a irritação é na região de pregas palatinas, quase sempre a razão é a ingestão de alimentos ácidos ou queimaduras causadas por líquidos / comida quente. Nesses casos, não há necessidade de tratamento, necessariamente. A camomila é anti-inflamatória / calmante, mas sal não ajuda em nada, pelo contrário, pode prolongar o problema.

  245. Hmm, mas é normal ficar nesse tempo que esta? Pq eu nao aguento mais ter cuidado com tudo que como, ficar falando estranho, nossa incomoda demais, tem algum cuidado especifico para eu ter? Tipo algum alimento que nao posso comer, ou algo que possa piorar?

    • Pode ser normal sim, afinal cada organismo se comporta de forma diferente. Como não sabemos a causa real por enquanto, eu acho prudente evitar alimentos muito ácidos, apimentados, etc.. É mais questão de bom senso, mesmo.

  246. E agora para me apavorar mais, apareceu uma certa “placa” branca pouco abaixo do dente do lado de baixo da boca na gengiva, encostando é meio dolorida, quando acho que posso melhorar, pioro :’(

    • Luana, não precisa ficar apavorada… essas coisas acontecem de vez em quando, e quase sempre são de resolução rápida e sem necessidade de tratamento específico. Quando persistem, é que é preciso investigar melhor.

  247. Essa coisa pode passar atraves do beijo? Preciso da resposta urgente, por favor!

    • Não Cassio, não é contagioso.

  248. Boa noite, Doutora.
    Meu filho tem 7 anos, e ha um tempo ele extraiu o dente, o incisivo lateral, quando achei que o dente já estava para nascer, formou-se uma bolha de sangue, não dói, não sangra, mas tem uma bolha de sangue. É normal?
    Obrigada.

    • Há quanto tempo essa “bolha” está na gengiva, Letícia? Porque um pequeno coágulo logo depois que um dente cai, é normal. O que não é normal é que essa “bolha” esteja aí há semanas. Os incisivos laterais superiores nascem geralmente depois dos 8 anos, então pode demorar um pouquinho, ainda.

  249. Ola dra., meu namorado ta com um inchaço na altura da raiz do dente central direito, proximo ao nariz. Pensei ate q nao fosse nada no dente, fomos ao dentista e ele perguntou se ele teve algum trauma neste dente. Meu namorado confirmou dizendo q sim, mas no dente central esquerdo, caiu de skate na adolescência. Nao tem canal tratado, nada neste dente. Sera q pode ocorrer um inchaço com dores insuportaveis depois de tanto tempo (hj com 33), ele ta tomando antibiótico, anti-inflamatorio e o q coloca embaixo da lingua, e nao ta adiantando. O q poderia ser?

    • Livia, sim, às vezes uma infecção só se manifesta depois de muitos anos. Então, é possível que a causa seja a queda de skate. De qualquer forma, não importa tanto o que causou o problema neste momento, mas as consequências. Pelo seu relato, parece haver um problema de canal. Nesse caso, seria preciso tratar o canal do dente, apenas remédios não vão dar conta, pois a causa da dor (a infecção) precisa ser eliminada.

  250. Boa noite Dra Ana,
    Encontrei uma “bolinha” preta um pouco saliente no ceu da boca, já perto da garganta, a qual me causa algum incomodo, mas só agora a vi, não sabendo assim há quanto tempo ali se encontra. O que poderá ser? Tenho uma consulta no dentista já marcada, mas desde que vi a “bolinha” que só penso no pior.
    Aguardo uma resposta. Obrigada.

    • Catarina, difícil dizer do que se trata apenas com base na sua descrição… pode ser uma fístula ou algum outro tipo de lesão. Mas não pense no pior não, o pior é exceção. É preciso o dentista avaliar clinicamente pra elucidar o que é.

  251. Meu dente quebrou uma parte pequena e tinha uma bolinha na gengiva… fui ao dentista, ele colocou um curativo com remédio e a bolinha sumiu, mas ainda tó com uma dorzinha incomodando no local onde tava a bolinha… meu dentista disse que não posso fazer canal nesse dente porque a raiz tá pequena e ele é de leite (mas não tenho o dente permanente)… e agora? Pode ser feita uma obturação no meu dente? ki medo de perder meu sorriso! :D

    • Simone, em princípio, dá pra restaurar, sim. Se não há raiz, não dá pra tratar o canal (porque praticamente não há canal). Mas eu acho que você já devia ir pensando num implante ou outra solução protética, porque dentes de leite não têm estrutura pra ficar muito tempo em boca, um dia eles acabam amolecendo e caindo.

      • Mais pra frente vou colocar uma uma protese mas por enquanto não tenho condições financeiras pra isso… :D Com a sua resposta eu fiquei mais tranquila! Terça-feira irei ao dentista novamente pra mostrar o raio x do dente! Mto obg msm…

        • ;)

  252. BOA NOITE, ME CHAMO ALDILEIA E ESTOU MTO PREOCUPADA COM MEU DENTE, EM DEZEMBRO FIZ UM CANAL NO DENTE, AI EM JANEIRO APARECEU UMA BOLA BEM EM CIMA DA RAIZ DO DENTE, MEU ROSTO INCHOU, VOLTEI AO DENTISTA, SEGUNDO ELE ME DISSE ESSA BOLA ERA UMA FISTULA E EU PRECISAVA FAZER NOVAMENTE O CANAL, AI ELE LIMPOU O DENTE E A BOLA FOI DESAPARECENDO, MAS PASSOU UNS DIAS A BOLA VOLTOU E CONTINUA DOENDO, ESTOU DESANIMADA COM ESSA SITUAÇÃO, ELE ME DISSE QUE TALVEZ ESTEJA COM UMA TRINCA NO DENTE, NEM SEI MAIS O QUE PENSAR, SE PUDER ME AJUDAR FICAREI MTO GRATA.

    • Aldileia, se a fístula não regride é porque a infecção é resistente. É preciso confirmar se realmente o dente está trincado, pode ser a origem do problema.

  253. Amei o Blog! Parabéns.
    Nasceu uma bolinha de carne mole em cima do dente na parte superior central, e esse dente foi feito implante há 02 anos atrás, tb gostaria de saber se após o implante devo procurar meu dentista pra algum tipo de manutenção, pois ele não me disse nada, tb estou percebendo que meus caninos inferiores estão ficando com a raiz exposta, o que pode ser?
    Desculpe a quantidade de perguntas, assim que puder me responder ficarei grata!

    • Rafaela, “em cima do dente” onde? Em que local da gengiva, perto da coroa do dente ou na direção da raiz? Sim, é bom procurar seu dentista de forma periódica (a cada 6 meses ou 1 ano), não só por causa do implante. Quanto aos caninos, parece haver recessão gengival, e as causas podem ser várias, veja –> http://medodedentista.com.br/2012/05/o-que-causa-a-recessao-gengival.html

Comente ou pergunte!

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*


Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>