Fio Dental com Palito de Dente

Com certeza você já viu um desses e… ou achou genial ou achou nojento. Talvez os dois. :)

De um lado fio dental, do outro palito de dente!

Essa caixinha aí é minha. Eu ganhei de uma amiga como lembrança da passagem do pai dela pelo Japão. Ela, também dentista, me deu como curiosidade odontológica, claro. E assim eu considerei… até agora.

Meu pai quebrou o braço há uns 2 meses ao rolar de um barranco junto com o meu filho. Avô e neto passam bem, obrigada ;). Ele ficou quase 1 mês com o braço imobilizado. Certo dia ele me questionou sobre como deveria fazer para usar o fio dental, já que não dispunha dos dois braços. Aí me lembrei desse brinquedinho… e pasmem: deu conta do recado. Se não fosse por ele, meu pai ficaria 1 mês sem usar fio dental.

Como vocês podem perceber pela foto, trata-se de um pequeno pedaço de fio dental com um prolongamento plástico que termina em um palito de dente. Procurei pra comprar por aqui, mas só achei algo parecido fora do Brasil. Minha opinião com relação ao fio dental com palito de dente é: interessante, mas com ressalvas.

Os prós:

  1. É muito prático.
  2. É relativamente barato.
  3. É uma opção funcional para quem está impedido de usar ambas as mãos.

Os contras:

  1. Não está disponível para compra no mercado nacional (e se alguém souber de algum lugar no Brasil que venda isso, por favor me avise que eu faço um update).
  2. Como o pedaço de fio dental é muito curto, deve ser lavado antes de ser usado no próximo dente, senão os resíduos alimentares de uma ameia podem ser levados para a próxima.
  3. Tem um palito de dente acoplado, oras!

Sim, esse palito de dente aí não serve pra nada. Com a palavra, Sandra Annenberg

Você não deve usar palito de dente porque:

  1. O palito de dente não limpa entre os dentes. Ele apenas “cutuca” (e às vezes até remove) algum pedaço grande de alimento que esteja incomodando. Mas do ponto de vista da higiene interproxinal (entre os dentes) não serve pra nada… por um motivo simples: ele não é capaz de entrar no espaço entre 2 dentes como o fio dental faz.
  2. Faço coro com a Dona Sandra aí… ou pare de usar palito de dente ou deixe a unha do mindinho crescer solitária de vez! ;)
  3. Você pode machucar a sua gengiva usando palitos de dente. Sério.
  4. Se você usa aparelho ortodôntico ou próteses fixas, saiba que a principal função do palito de dente na sua boca é quebrá-los. O palito, quando forçado no espaço entre 2 dentes, pode descimentar provisórios e descolar bráquetes.

Enfim, voltando ao fio dental com palito de dente

Se você tem as duas mãos e pode usá-las, não há motivo algum para utilizar esse tipo de artefato. Não há vantagem alguma e, provavelmente, vai custar mais caro que um rolo de fio dental de 125m. Mas se você tem ou passa por uma incapacitação física, use sem medo. O que não dá é pra ficar sem usar o fio dental, não é mesmo? ;)

UPDATE: o Dr. Ricardo Ferreira de Paula bem lembrou que existe o mini-flosser da TePe (que aboliu o palito de dente, graças a Deus) e o Fio+ (que é reutilizável, pois usa-se nele o fio dental convencional). Ganhei de um paciente que esteve recentemente nos EUA um exemplar do FlossMate (similar ao Fio+). E, para as crianças, a odontopediatra Dra. Elisiane Franzner sugeriu o Plackers Kids, que tem temas de bichinhos. Boas opções!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

No Plantão: Ana Tokus

Cirurgiã-dentista graduada pela Universidade Federal do Paraná, especialista em Radiologia Odontológica e Imaginologia pela ABO-PR, convicta de que medo de dentista se combate (também) com informação. Diva-Boss do OdontoDivas e autora do Blog Raios Xis. Twitter: @AnaTokus e @medodedentista Veja todos os posts de Ana Tokus
Postado em: Curiosidades, Higiene Bucal | Marcadores: ,

21

  1. A dentista do meu filho deu uns 4 desses e ele usou e gostou muito! Gostaria de comprar para ele mas não acho aqui em Brasília. Alguém tem para vender?

    • Camila, no final do post tem links para compra. Nos comentários alguns vendedores se manifestaram, também… dá uma olhada.

  2. Olá
    Estou importando 1000 caixas com 50 unidades, de palito de dente com fio dental adaptado, ou seja, em uma ponta palito de dente e na outra fio dental. Produto embalado e aprovado pela anvisa. A previsão é que recebo em 20 dias, o preço será de R$ 10,00 mais frete.

    Obrigado

  3. No mercado livre tem por 19,45 reais.

  4. Registrei essa peça no Brasil(patente) e estou em processo anvisa para a produção, comunico q essa, produzida pela indústria chinesa foge das normas de nossa adequação, pois a mesma e injetada não a frio, em torno de 25 cavidades e com material poroso PU alta D, fugindo assim de seguranças de padrão de higiene, fica assim contato: marno.b@terra.com.br

  5. Olá, pessoal

    Estou trazendo um lole de 300 caixas de fora do país. O preço ainda não tenho, pois preciso esperar chegar no Brasil para nacionalizar e assim ter o preço final, mas acredito que não passará de R$ 5,00 a caixa com 50 unidades.

    Caso tenham interesse favor entrar em contato:
    cassio.alcade@cfacomercio.com.br

    Envio para qualquer lugar do Brasil via sedex (custo por conta do cliente).

    Abs

    Cassio Fellner Alcade

  6. Quem se interessar eu tenho para vender.

  7. Sofri um acidente de moto ha alguns anos e perdi os movimentos do braço e mao direitos.
    O palito de dente tambem acho nojento, mas o fio preso a uma forquilha no meu caso é muito funcional. Infelizmente é dificil achar para comprar, então se alguém souber algum site ou loja para me informar, eu ficaria muito grato.

    • Edson, no final do post tem os links dos fabricantes do mini-flosser e do Fio+.

  8. Oi Ana!

    Tem uma amiga minha que trabalha com importação. A empresa dela comprou centenas de caixas desses palitos e não consegue escoar. =P
    Aqui no Brasil, esse produto não tem chamado muita atenção. Faz ideia de algum lugar que compraria esse tipo de produto?

    att,
    Lam Chong

    • Olá! Não saberia dizer, Lam… mas é uma pena que a aceitação seja pouco aqui no Brasil, pois em casos específicos, como os citados no post, eles podem ser muito úteis. Acho que é uma questão de divulgação mesmo.

    • Poe gentileza, gostaria do contato dessa empresa que importou o material, pois tenho interesse em comprar algumas caixas.

      Pode também entrar em contato pelo telefone 41 9994****

      Obrigado.

  9. Hahaha, gostei de saber que existe essa opção… Mas ainda assim achei DESELEGANTE! :D

  10. Ah!
    Também indico o Fio+: http://www.fiomais.com.br/
    Esse tem o mesmo propósito, mas não é descartável, usa, joga o fio fora, limpa, guarda e quando for usar amarra um pedaço novo de fio.
    Compro na Dental Prado.

  11. A Tepe tem um modelo, é caro mas é bom. Eu recomendo esse fio a quem tem dificuldade de passar usando as duas mãos. Eu entendo que é melhor passar bem com esse fio do que mal da forma convencional… É nojento se guardar para usar amanhã, depois de amanhã…

    Tem um monte de gente sem uma mão ou com uma mão que não está legal por causa de ferimentos, AVC, etc, que poderia se beneficiar deste pequeno artefato.

    Eu gosto e indico :)

  12. Sabe Ana, eu já vi e indiquei pra paciente com artrose nos dedos das mãos que não conseguia segurar o fio com firmeza, mas não sei onde ele comprou.
    Parece uma forquilha. Acho que tem no Brasil sim, mas sem o upgrade do palito. hahaha

    • Se não tiver esse upgrade é melhor ainda! :)

  13. Adorei o post! Acabei de mandar o link pro meu pai, que adora um palito, mesmo sabendo que é deselegante rsrs

  14. Concordo com a Sandra Annenberg! :P
    A ideia é boa, mas com certeza não é tão eficaz quanto o fio enrolado na ponta dos dedos. Mas é melhor do que ficar com restos de alimentos e bactérias de 1 mês acumulados entre os dentes, né?

Comente ou pergunte!

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*


Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>