Fugindo do Dentista

Outro dia, lá no blog do tio, eu falei sobre um assunto bastante recorrente por aqui: MEDO. No post, eu mostrei que nós, dentistas, somos tão caricaturizados pela mídia que fica a impressão de que realmente somos vilões. Desenhos animados, que deveriam ser (no mínimo) educativos, retratam uma Odontologia terrivelmente assustadora!

Dr. Jeremy, "professor de podridão de canal e disfunção molar".

Vivo falando para os pais de meus pequenos pacientes a incentivarem não só a higienização da boca como, também, visitas regulares ao dentista desde cedo. Conhecer o consultório odontológico ainda bebê faz com que, ao longo do tempo, a criança se familiarize com esse novo ambiente e, na medida em que as visitas vão acontecendo, elas se tornam um hábito corriqueiro e absolutamente normal na vida da criança. Sem traumas, sem medos.

O problema é que não é difícil encontrarmos materiais voltados para o público infantil que não ajudam em NADA! Histórias em quadrinhos e desenhos animados, em sua grande maioria, vivem retratando o dentista como um ser do mal, a quem todos devem temer.

O episódio abaixo é um exemplo disso! Johnny Bravo, personagem criado por Van Partible e exibido pelo Cartoon Networks, “é um jovem (aparenta ter cerca de uns 20 anos), mas com um cérebro de um garoto de 6 anos, (…) pouco inteligente (…)” (Fonte: Wikipédia). Aparentemente forte e valentão, ele morre de medo do dentista e quer fugir a todo custo para não ter que tratar uma dor de dente! Onde já se viu?

Sem contar o seu medo absolutamente injustificável, o desfecho da história é decepcionante, chegando ao ponto do ridículo. Nem um pouquinho educativo. É por essas e outras que muitas crianças acabam sendo influenciadas e ficam com medo do dentista! Assista e tire suas conclusões.


Ou assista aqui: http://youtu.be/HWRwwj9jyoo

Você também pode assistir ao desenho no canal do tio dentista no YouTube!

Um grande abraço do tio!

Compartilhe:

Comentários via Facebook


Categoria: Odontopediatria

Marcadores:

2 comentários

A área de comentários / perguntas está fechada. Agradeço a compreensão.

No plantão: Gustavo

Cirurgião-Dentista. Graduado pela Escola de Farmácia e Odontologia de Alfenas (EFOA), atual Universidade Federal de Alfenas (Unifal). Especialista em Odontopediatria pela APCD (Associação Paulista de Cirurgiões Dentistas) em São Carlos-SP. O Tio Dentista agora é o OrtodonTio! Twitter: @tiodentista e @ortodonTio