Dor de Dente. Que Remédio Tomar?

Quando a dor de dente aparece, não é de se surpreender que a pessoa vá atrás de um remédio. Só que, pra saber o remédio certo (e se é caso pra remédio), é preciso saber a causa da dor. E pra saber a causa da dor, só procurando um dentista.

Estando isso entendido, acho útil esclarecer pra que servem as categorias de medicamentos mais comuns prescritas no consultório do dentista. São elas:

  1. Analgésicos: são remédios que diminuem ou interrompem certas vias de transmissão nervosa, acabando com a sensação dolorosa. Existem muitos tipos de analgésicos, que agem de várias formas, mas usa-se o termo para designar qualquer membro do diversificado grupo de drogas usadas para aliviar a dor. Em resumo: analgésico diminui a dor.
  2. Anti-inflamatórios: são medicamentos que combatem a inflamação dos tecidos. A inflamação consiste numa série de eventos que o nosso organismo desencadeia (dor, calor local, vermelhidão e inchaço) quando se sente agredido, ou seja, a inflamação é um mecanismo de defesa, não é uma coisa ruim em si. Quando se extrai um dente, por exemplo, a cicatrização da gengiva envolve um processo inflamatório, o que é normal e esperado. O problema é que muitas vezes os sintomas da inflamação (entre eles a dor) são exagerados, e por isso se recomenda anti-inflamatórios (que acabam, direta ou indiretamente, atuando sobre a dor também). Existem vários tipos de anti-inflamatórios, pra diferentes fins. Em resumo: anti-inflamatório combate a inflamação.
  3. Antibióticos: são remédios usados pra combater infecções. Essas substâncias interagem com microrganismos que atacam o organismo humano (vírus, fungos, bactérias) no sentido de matá-los (bactericidas) ou paralisá-los / inibir sua reprodução (bacteriostáticos). Em resumo: antibiótico combate a infecção.
Pode puxar!

Pode puxar!

Tendo em mente as definições acima, fica claro que se você tem uma dor de dente é preciso entender o motivo pra tomar o melhor remédio. Às vezes há dor, mas não há inflamação. Às vezes há inflamação, mas não há infecção. Às vezes há infecção mas não há dor. Mas a verdade mais importante é que nenhuma dor pode ser eliminada sem que a causa dela seja removida… e aí entra o dentista.

Dor de dente não é doença, é um sintoma. E a doença pode ser cárie, gengivite, pericoronarite, doença periodontal, pulpite, etc.. E o único profissional capaz de identificar e intervir pra remover a cárie, tratar a gengivite ou fazer um canal, é o dentista.

Enfim, pra cada uma das três categorias de medicamentos citada existe uma infinidade de tipos de remédios. O analgésico que serve pra um tipo de dor de dente, não serve pra outro. O antibiótico que trata infecções gengivais é diferente daquele usado em problemas de canal, por exemplo. E o mais importante: nem todo mundo está apto a tomar qualquer medicamento. Por isso, a avaliação clínica e a anamnese (aquele monte de perguntas que o dentista faz) é essencial pra prescrever um remédio com segurança. Qualquer coisa fora disso, é chute.

Enfim, é compreensível que na falta de atendimento adequado (no meio de um feriado, por exemplo) quem tem dor de dente tome um analgésico. Se você pretende fazê-lo, é um direito seu, mas faça-o por sua conta e risco. Apenas entenda que qualquer remédio que você tome (por conta própria ou por conselho de terceiros) vai no máximo aliviar a dor por um certo tempo. Ir ao dentista, em caso de dor de dente, é inevitável.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

No Plantão: Ana Tokus

Cirurgiã-dentista graduada pela Universidade Federal do Paraná, especialista em Radiologia Odontológica e Imaginologia pela ABO-PR, convicta de que medo de dentista se combate (também) com informação. Diva-Boss do OdontoDivas e administradora da OdontoPédia. Twitter: @AnaTokus e @medodedentista Veja todos os posts de Ana Tokus
Postado em: Farmacologia | Marcadores: , ,

2 trackbacks

Prevenção, Diagnóstico e Tratamento 28 | Renata Pinheiro
6 de junho de 2011 às 2:13 pm
Dor de Dente: Qual é O remédio?
14 de maio de 2012 às 10:58 pm

142

  1. Quero saber, comecei a tomar antibiotico hoje. Meu dente ta muito inflamado, sera que durante uns 3 dias meu dente ja ta um pouco melhor?

    • Depende, Giovana. Se o problema for uma infecção, é provável que o antibiótico ajude. Mas é essencial que se determine a causa pra tratar de acordo. Procure um dentista pra avaliar.

  2. To com muita dor de dente, o q faço, e o meu siso quebrou e ta doendo muiiiiiito!

    • Andrielle, se o dente está quebrado, provavelmente (até por ser um siso) é caso pra extração. Enquanto você não procurar um dentista, o dente deve continuar doendo, pois vai continuar quebrado.

  3. Por favor, me informe um nome de um remedio para passar a dor de dente. So nao posso dipirona, sou alergica.

    • Carla, quisera eu sugerir o nome de um remédio que funcionasse. Mas não sei a causa da dor e, além disso, sem remover a causa da dor não há garantia alguma de que a dor vai parar (e se parar, deve voltar). Você precisa procurar um dentista pra avaliar e tratar de acordo.

  4. Gente! Deixo aqui meu testemunho. Ha pouco tempo deixei um depoimento, pois estava aterrorizada, sofrendo com uma dor de dentes horrivel e imaginando as coisas mais cabeludas acontecendo dentro de minha boca, me automediquei com analgésicos e nada deu resultado, foi só tomar coragem e ir ao dentista e ele receitou a medicação correta para meu problema, antibióticos e analgésicos que nada tinham a ver como o que eu estava tomando e maltratando meu estomago. É isso, o negócio e se armar de coragem, pegar indicações e ser muito honesta sobre seus medos, foi o que fiz, se não sentir confiança, mude de dentista. Graças a Deus até agora está dando tudo certo, tenho pavor, mas, acima de tudo, o Dentista anjo que está cuidando de mim está me passando tranquilidade.

  5. Gente, REMÉDIO PRA DOR DE DENTE É DENTISTA!
    E pessoalmente!

    • claro,,,, mas estamos perguntando sobre algo para tomar, e não sobre um dentista,,,
      o povo ridiculo viu

      • Jeane, é ÓBVIO que eu (e a Celia aí em cima) sei qual é a pergunta… mas isso não significa que eu tenha a resposta… pelo menos não uma padronizada que sirva pra qualquer pessoa, como você quer. Quem me dera. Se você tivesse lido o texto antes de comentar, teria compreendido isso…

        Se você está com dor de dente e quiser tomar um remédio por conta própria em vez de ir ao dentista, faça isso. Somos todos adultos, responsáveis por nossos atos e, principalmente, pelas consequências deles. Boa sorte.

  6. DOUTORA, ME AJUDE POR FAVOR, VOU TENTAR SER BREVE!
    Aos 7 anos de idade levei uns 2 meses enrolando minha mãe para ir ao dentista na escola, ate o momento que ela desconfiou e me levou na marra. Enfim, fui la, passei uma dor horrivel para a dentista arrancar o dente, gritei feito louca, chorei, minha mãe segurando meus braços, e a dita cuja se apoiando em cima de mim para arrancar um dente que, ao ser arrancado, ela entendeu o motivo de tanta dor… o dente tinha raiz!!

    BOM HOJE TENHO 37 ANOS, FUI AO DENTISTA DUAS VEZES EM MINHA VIDA, Ñ CONSIGO PASSAR EM MAIS NENHUM, PASSO MAL, A PRESSÃO SOBE MUITO, OU ABAIXA DE VEZ, FORA O DESMAIO, ENFIM, NENHUM DENTISTA QUER ME ATENDER, E HOJE COM DOIS CANAIS PARA SEREM FEITOS, DORES AGUDAS E HORRIVEIS NOS DENTES, Ñ HA NADA QUE ME LEVE AO DENTISTA OU QUE FACA COM QUE N ME SINTA MAL E ENTRE EM PÂNICO TOTAL…
    POR FAVOR ME AJUDE, EXISTE ALGUM TIPO DE ANESTESIA GERAL, A QUAL EU POSSA SER MEDICADA, PARA TRATAR MEUS DENTES?? ESTOU SOFRENDO MUITO E DESESPERADA COM OS PROLEMAS QUE SOMENTE AUMENTAM, E A DOR QUE ESTA QUASE ME MATANDO… ME AJUDE!!

    • Perilza, o atendimento odontológico pode ser feito sob anestesia geral sim, só que aí precisa ser feito num hospital, o que inclui internamento, custos com médico anestesiologista, etc.. Ou seja, dá, mas fica BEM mais caro. Uma sugestão que eu dou é a analgesia inalatória, o “gás” do dentista. Você ficaria muito mais tranquila, mesmo consciente, e sua percepção à dor seria bem menor. Procure na sua cidade um dentista que trabalhe com essa técnica… você pode fazer uma busca aqui: http://cfo.org.br/servicos-e-consultas/habilitacoes (em CRO escolha o estado em que você mora e em habilitação use “analgesia”).

  7. Oi, comecei um tratamento de canal tem 8 dias + ta doendo muito, liguei para o dr., ele passou amoxilina, + a dor continua, posso tomar analgesico com quanto tempo depois?

    • Antonia, em princípio você pode tomar até junto com a amoxicilina. Converse com o seu dentista pra que ele sugira um analgésico.

  8. Dra. o que faço, estou com muita dor, ja fui no dentista e o jeito é canal mas o dentista que vai fazer tem que ser agendado, vai demorar alguns dias, o que faço pra suportar a dor?

    • Serlan, procure outro dentista em caráter de urgência apenas pra abrir esse dente e fazer um curativo. Geralmente isso é suficiente pra dor parar, e aí fica mais tranquilo pra você aguardar o data do início do tratamento de canal.

      • Drª, bom dia!

        Estou com o mesmo problema da Serlan! Muita dor, lado direito do meu rosto não consigo nem tocar que dói muito. Já fui ao dentista, porém a solução é canal! Só que trabalho durante o dia e faço faculdade a noite! Agendamento mais próximo que consegui para o dentista foi para o dia 19/08! Estou ha 3 noites sem dormir por conta da dor! A srª pode me indicar alguma medicação para amenizar a dor ?

        • Edinéia, remédio algum é garantia de acabar com a dor. Sugiro que você procure um dentista que atenda em caráter de urgência (um dentista 24h ou pronto-socorro odontológico) pra fazer, pelo menos, um curativo endodôntico (“abrir” o dente). Isso já vai aliviar a dor e assim você pode aguardar pela data da consulta com mais conforto.

  9. Estou com muita dor e hj é sabado, os dentistas nao estao abertos, o que devo tomar?

    • Monica, não tem nenhum serviço de urgência em Odontologia que você possa procurar? Não aconselho a automedicação (até porque nada garante que vai funcionar), mas se você for tomar algum remédio, prefira um analgésico.

  10. Dra. e possivel fazer canal em um dente em duas vezes? Ontem o dentista começou fazer e disse que na proxima vez ele quer terminar, acha possivel e pode ficar bem feito?

    • Sim Serlan, inclusive a maioria dos tratamentos de canal não são feitos em sessão única. É bem comum que o tratamento leve 2, 3, 4 sessões…

  11. Meu marido está com muita dor de dente e hj é domingo, não tem dentista hj… o medico vai resolver o problema dele??

    • Não, Thaina. Mas se não há dentista disponível, o jeito é procurar um médico, melhor do que não receber atendimento algum. Pelo menos ele pode prescrever um analgésico até que haja um dentista que possa atender o seu marido.

  12. Bom dia,
    Fui ao dentista ontem pois quebrei um dente ha umas semanas atras e então começou a doer muito, ele fez um curativo e quinta feira farei canal, me indicou um anti-inflamatorio mas ainda estou com dor, o que posso tomar? Paracetamol nao tem adiantado.

    • Gabriela, remédio não vai dar jeito. É preciso pelo menos fazer um curativo no seu dente pra parar de doer.

  13. Tem dois meses que fiz canal, e agora ele começou a doer quando eu estou comendo, o que eu faço? Que remedio eu devo tomar?

    • Keilla, é só quando você come? O dente foi restaurado após o tratamento de canal?

  14. Sim, so quando eu vou comer, o dente foi restaurado sim.

    • Keilla, uma possibilidade é que a restauração tenha ficado um pouco “alta”. Isso cria uma força indesejada em cima desse dente e causa dor. Sugiro que você procure seu dentista pra reavaliar.

  15. Boa noite. Meu caso é o seguinte:
    Ha 5 dias atras começou uma dor no dente penultimo superior, do lado esquerdo da minha boca, procurei minha dentista 3 vezes, tiramos 2 radiografias e nao consta nada nas mesmas e a dor insuportável continua. Estou tomando amoxilina, cataflan, decongex e remedio pra dor de 6 em 6 horas e nada. Ela me disse que é sinusite, mas penso que se fosse ja tinha melhorado, pois ja estou tomando remedios ha 5 dias. Não sei mais o que faço, doi muito e nao aguento mais tomar remedios. Aguardo resposta ansiosamente. Abraços.

    • Neide, além das radiografias foi feito algum outro exame (teste térmico – um algodão gelado que é encostado no dente – por exemplo)? O seu dente dói mais quando você mastiga ou bebe alguma coisa quente / gelada?

  16. Olha, quando eu estava gravida eu sentia muitas dores de dente e depois que eu ganhei minha filha ele quebrou do nada, agora estou sentindo muita dor, mas nao tem dentista hoje nao, ja coloquei paracetamol, novalgina, e nada da dor parar, o que eu faço ate o dia da minha consulta, por favor me ajuda, preciso descançar pra cuidar da minha filha.

    • Jessica, compreendo o seu problema, mas você mesma percebeu que (só) remédio não adianta. Não há nenhum atendimento de urgência que você possa procurar? Nem que seja um médico… ele não vai poder resolver a causa da dor, mas pelo menos poderia orientar você melhor com relação à medicação.

  17. Olá doutora, tenho 21 anos e meus dois dentes do ciso na parte de cima estão cariados, fui ao dentista e ela me disse que o aconselhavel seria extrair os dois dentes, pois ambos estão cariados e a restauração seria praticamente impossivel por causa que são os ultimos. O que seria o aconselhavel extrair ou restaurar? É verdade que o dente do ciso não é muito importante?

    • Cristiane, se eles estiverem bem cariados, eu optaria pela extração, mesmo. O fato deles estarem cariados já revela que há dificuldade para higienizá-los e, do ponto de vista funcional e estético, os sisos realmente não vão fazer falta (considerando que não faltam outros dentes).

  18. Meu dente doi demais, a dor fica insuportavel, depois passa… passa umas 3 ou 4 horas e volta a doer… o dr. tirou radiografia e nao tem nenhuma lesao… nao aguento mais isso :(

    • Você tá tomando algum remédio, Ana? Pergunto porque você relata que a dor passa e volta (pode ser por causa do efeito do remédio). Dói em alguma outra situação (com água fria, comida quente, ao mastigar, etc.)?

      • SIM, nao pode nem ver agua fria que doi demaisss… estou tomando torsilax mas comecou doer mto meu estomago, agora estou tomando paracetamol… ele fica com aquela dorzinha chata o tempo todo, mas tem hora que a dor fica insuportavel… o Dr. disse que se fosse canal nao iria parar de doer… mais sei la, me incomoda demais isso.

        • Na minha opinião essa “flutuação” da dor é por causa dos remédios. Tá com muita cara de problema de canal, mesmo que a radiografia não mostre nada (pois o problema pode estar em fase inicial, que nem dá pra ver na radiografia) e que o dente aparentemente esteja sadio (acontece!). Enfim, com base no seu relato e nos seus sintomas, creio que é hora de abrir esse dente pra canal. Converse com o seu dentista.

          • Sim, tenho que ir la, mas meu dentista esta viajando, volta so terca, vamos ver se aguento kkk… Obrigada!!

          • Mas não fique “aguentando” não, Ana. Se for o caso, procure outro dentista em caráter de urgência, pra pelo menos fazer um curativo e aliviar a sua dor.

  19. Olá Dra.

    Eu tenho pavor extremo de dentista. Toda vez que vou me ataca uma sudorese e coração palpitando, mas ainda assim, enfrento. Algum tempo atrás realizei tratamento de canal no famoso dente de coelho, mas agora voltou a doer. Meus dentes latejam, é uma dor que se confunde nos ossos, face e cabeça. Ultimamente sofro de dores que “caminham” de um pro outro. Tenho tomado muiiiiiito analgésico como Cafiaspirina e que hoje não surtem mais efeito, Tomo Polstan, ele ameniza, mas não ao ponto de acabar com a dor. A água gelada ameniza, a mordedura está impossível e com isso gerando problemas digestivos. Tratei todos os problemas e agora que voltou a dor, do nada, a do canal tratado. É comum o canal tratado voltar a doer ou infeccionar????

    • Guilherme, o que mais me chamou atenção no relato dos seus sintomas é que “a água gelada ameniza”. Isso é um sinal clássico de problema de canal. Não sei se o problema seria no canal tratado ou em outro dente, até porque você relata dor difusa. Mas certamente tem alguma coisa aí… seu dentista precisa reavaliar. Não dá pra ficar à base de analgésico, não há estômago que aguente. Mas respondendo especificamente à sua pergunta, sim, um dente com canal tratado pode voltar a doer em alguma situações. Veja esse texto: http://medodedentista.com.br/2012/06/dente-com-tratamento-de-canal-pode-doer.html

  20. Dra. minha filha tem 8 anos, um dente dela quebrou, levei-a no dentista por motivo de uma bolha de pus, ela indicou amoxilina 250 mgr por 7 dias para depois poder arrancar, mas o canino dela esta mole, fica dois dentes a frente do inflamado, se arrancar pode prejudicar a dentição dela? E o antibiotico faz sumir essa bolha de pus? Obrigada Dra., aguardo resposta.

    • Melyssa, a extração do dente e a medicação antibiótica vão fazer sumir a “bolha”. Não diria que a extração vá prejudicar a dentição da sua filha, mas em se tratando de um molar de leite (imagino que seja o segundo, pela sua descrição), ele deveria cair sozinho entre os 10 e 12 anos (depende, também, se é de cima ou de baixo). Nesse caso, talvez seja necessário colocar um pequeno mantenedor de espaço, pra que os dentes ao lado não invadam esse espaço e os pré-molares que devem aparecer ali nasçam sem problema. A necessidade disso depende da avaliação da dentista da sua filha.

  21. Ola. Eu queria saber que remedio eu posso tomar para dor. Pois o meu dente começa a doer e doi ateh meu ouvido. Meu dente tem um buraco e eu nao sei o k fazer pois doi muito. Me fala um remedio que eu possa tomar.

    • Tamires, você não precisa tomar um remédio, você precisa procurar um dentista (até porque você mesma já percebeu que o seu dente tem um buraco). É só tratar o seu dente de acordo que a dor vai embora.

  22. Boa tarde Dra. Estou com dor no meu dente, não da pra saber ao certo qual dente é… mas dói bastante, principalmente depois das refeições. Fui ao dentista, ele olhou e receitou amoxicilina e outros 2 remedios por 7 dias, ai se não melhorar é pra voltar que pode ser canal, ele falou que é um trauma de algo que comi, disse que acabei machucando o dente. Existe isso dra. ? E devo continuar fazendo o uso desses remedios ou procuro outro dentista ? Com a medicação diminuiu um pouco a dor. Obrigada.

    • Vanessa, pra quê procurar outro dentista? Faça como o seu dentista orientou você. Sim, é possível machucar um dente mordendo alguma coisa mais dura, por exemplo, o que causa um quandro clínico chamado “pulpite”. A pulpite pode ser reversível ou não. Se não for, aí é caso para tratamento de canal.

  23. Doutora, o dentista abriu meu dente e está com curativo, retratando um canal que aparenta ainda, pela radiografia, ter um cisto, antes de ele me atender me receitou o forte anti-inflamatorio biprofenid, que tomei por 6 dias de 12 em 12 horas. Acontece que agora q está o dente aberto, a gengiva, ao redor, quase como uma pirâmide ao lado do dente, inchou, e a dor voltou com tudo, é de chorar, de rolar no chão. Estou com dor no estômago também, acho q por causa do anti-inflamatório. Posso tomá-lo de 12 em 12 de novo até a data agendada para atendimento, na terça, ou é perigoso para minha saúde? Grata.

    • Solange, tome sim, já que não demora muito a consulta.

  24. SPIDUFEN 600 MILIGRAMAS… TIRA A DOR EM 5 MINUTOS…

    • No seu caso pode ser, Fabio. Por sua conta e risco.

  25. Doutora, tudo bem? Olha, eu estou com um problema em um dente, ele foi quebrando, ficando apenas um pedacinho do dente, e agora esta doendo muito. :( Em volta dele formou-se uma bolsa e esta dura, como se fosse uma massa. Me recomendaram agua morna no local com um pano para amolecer a massa. Mas o que faco? Antes de ir a um dentista…? :’(

    • Luiz, eu recomendo que você vá o quanto antes no dentista. Essa “massa” possivelmente se trata de uma abscesso (uma “bolsa” de pus), que só será eliminado com o tratamento adequado. E se for um abscesso mesmo, fazer compressa quente no rosto não é uma boa ideia, pois pode se formar uma fístula (uma saída) de pus pela parte de fora do seu rosto, o que dá uma cicatriz BEM feia. Veja –> http://medodedentista.com.br/2013/05/compressa-fria-ou-quente-para-dor-de-dente.html

  26. Estou com carie e queria saber qual remedio tomar pra diminuir a dor antes de ir no dentista? Mas nao posso tomar dipirona porque sou alergico.

    • Victor, o próprio dentista vai sugerir um analgésico, se houver necessidade. Mais de 90% das dores de dente não se resolvem com remédio, é preciso identificar e remover a causa. E isso só um dentista pode fazer. Procure um o quanto antes.

  27. Olá doutora, entao, tenho um dente do fundo que estava quebrado há algum tempo ja, ele começou a doer, procurei a dentista, ela me indicou um especialista, por fim nao acabei resolvendo esse problema, a dor foi embora e eu nao fui mais atras e agora depois de um tempo a dor voltou e estou tomando dipirona, e resolve a dor, mas pretendo voltar no dentista pois deve ser canal, sera que meu dente ficou mais prejudicado ainda? E tenho um dente tbm q doi muito quando rela algo gelado ou listerine. Se puder me ajudar ficarei grata. Obrigada.

    • Monica, se for preciso tratar o canal mesmo, não é bom demorar muito… a infecção pode aumentar. Dor pelo contato com líquido gelado pode ser apenas sensibilidade dentinária (se o dente tiver uma recessão gengival, por exemplo, isso é bem comum). Outra possibilidade, é que seja cárie. Mas só avaliando clinicamente pra se ter certeza.

  28. Entao, fui no dentista hoje, ele fez uma radiografia no dente do fundo e o dente nao tinha raiz, dae ele falou q nao dava p fazer o canal, o dente teria que ser arrancado se não não passa a dor, e aquele outro dente que tava doendo com contato de listerine, ele fez umas avaliações la e falou q era o canal, dae ele começou a fazer, mas sera q precisava fazer o canal, e a dor eu nao sabia realmente da onde vinha, parecia q vinha do meio de dois dentes, la do fundo.

    • Monica, se o seu dentista avaliou que era preciso tratar o canal, não tenho motivo pra duvidar dele. Quanto ao outro dente, se a raiz dele já estava comprometida, a indicação é de extração, mesmo.

  29. Ola doutora, eu tenho um dente cariado, fui no dentista e ele passou nimesulida, so que isso ja foi ha dois meses atras, a dor tinha passado, mas de uns dias para ca começou a doer novamente, principalmente quando eu me deito e parece que o remedio perdeu o efeito, e infelizmente não posso voltar no dentista agora pois estou esperando a carteira do plano odontologico chegar, sera que posso tomar algum analgesico junto com a nimesulida ? Obrigada.

    • Jucilene, você não deve tomar anti-inflamatório assim por tanto tempo! 2 meses é tempo demais, não faz bem pro seu organismo. Se há uma cárie, ela precisa ser tratada, não vejo razão alguma pra tomar qualquer medicação contra os sintomas por tanto tempo assim. Compreendo a questão do plano odontológico, mas eu acho que você deveria procurar um dentista JÁ pra remover essa cárie e fazer, pelo menos, um curativo. Depois, com a situação no convênio ok, você faz a restauração. Assim você se livra dos remédios.

  30. Ok!
    Obrigada doutora pela sua atenção.

  31. Dra, estou com dor de dente ha 5 dias, mas ela vem piorando, fui ao dentista em maio e ele fez uma restauraçao, desde entao o dente doi quando bebo ou como gelado ou mesmo quente, ate com o vento doi, mas agora esta piorando, começou a me dar muita dor de cabeça e agora parou e o dente doi muito, lateja e nao posso nem toca-lo que doi muito, o que devo fazer, uma vez fiz canal em outro dente e nada adiantou, a dentista ficou 7 meses fazendo e por fim tive que arrancar, e agora alem de ter medo nao tenho dinheiro para fazer um outro canal, o que eu faço, por favor me ajude…

    • Gysele, dor ao frio é algo relativamente comum, mas ao quente não costuma ser bom sinal… provavelmente é canal, e a dor só vai parar se o canal for tratado. Não se baseie no outro tratamento de canal que você fez, cada caso é um caso e cada dente é diferente… não sei as razões que levaram à extração naquela ocasião, mas certamente o quadro é outro agora. Compreendo a questão financeira, mas é essencial procurar um dentista pra avaliar, nem que seja pra fazer apenas um curativo de forma que você possa aguardar pelo tratamento em uma Unidade de Saúde, faculdade, etc.. Pelo menos assim a sua dor se resolve por enquanto.

  32. Obrigada por sua atenção.

  33. Hj fiz clareamento a laser e não estou mais aguentando a dor, é insuportável, já tomei spidufen e paracetamol e nada de passar, não to aguentando, to ate chorando de tanta dor, me ajuda.

    • Alessandra, a sensibilidade vai passar (ou diminuir bastante, pelo menos) em 24 horas. Procure repousar, é passageiro… analgésicos não devem dar jeito, até porque você já tomou e não adiantou. Sei bem como é, já fiz clareamento desse tipo em mim e sofri da mesma forma. Nunca mais. ;)

  34. Olá doutora!
    Me ajuda, eu uso aparelho e o dentista colocou uma massinha bem alta no meu dente de trás da parte superior, ficou bem alto, ele colocou porque meus dentes de cima cobrem os dentes de baixo, aparecendo só a gengiva, entende? Isso é muito ruim para comer e já faz um mês e meio que coloquei essa massinha alta e com o tempo vejo que me incomoda, e agora meu dente esta latejando, meus olhos doem também, será que é por causa dessa massinha alta, o que devo tomar para parar de doer, latejar meu dente? Eu acho que força muito esta massinha alta no meu dente… Será que se tirar esta massinha para de doer meu dente? Me ajude a esclarecer. Obrigada!

    • Sam, essa “massinha” se chama “levante”, e serve justamente pra que seja possível colar os bráquetes de baixo do aparelho (senão você morderia sobre eles e descolaria a toda hora). É um procedimento bem comum. Sim, a sua dor pode ser por causa do levante. Foi colocado dos dois lado, não? Os dois lados estão tocando ao mesmo tempo ou um dentes está mais “alto” que o outro? De qualquer forma, é importante que você entre em contato com o seu dentista e relate o problema, até pra quele possa prescrever um analgésico adequado pra essa situação (se necessário).

  35. Dra. Estou com a gengiva em volta dos dois sisos de baixo inchada e até descolando dos dentes. Bolhas de pus no labio, gengiva, língua, céu da boca e garganta. Morrendo de dor e MEEEDO PRA CACETE DO DENTISTA. Estou tomando amoxilina, paracetamol e ibuprofeno. Febre alta e dor de cabeça. Tô com medo de tirar o siso.

    • Tuanny, compreendo que você esteja com medo. Mas pela descrição que você faz, ir ao dentista não é opcional. E sugiro que você faça isso o quanto antes, porque há uma infecção instalada… e infecções podem deixar de ser locais ( = dente) e virarem sistêmicas ( = outras partes do organismo). É um risco que não dá pra correr. Coragem.

  36. Doutora, há alguns meses eu precisei arrancar um dente que estava com infiltração e muito inflamado.
    De umas semanas pra cá tenho uma dor nesse mesmo lado que arranquei o dente, só que já procurei um dentista, fiz uma panoramica e ele disse que não tem nada, nem carie, nem tratamento de canal. Pediu que eu procurasse um neurologista, o que a senhora acha que pode ser, nenhum remedio cura essa dor nem mesmo antibiotico azitromicina, que é um por dia de forte. Não aguento mais tanta dor, vou ficar louca.

    • Solange, pode ter a ver com a extração ou não… difícil determinar. Pelo que percebi seu dentista suspeita de uma nevralgia, já que a origem dentária direta parece ter sido afastada. Eu acho que o ideal seria procurar um dentista especialista em DTM e Dor Orofacial.

  37. Boa tarde, doutora!

    Um pequeno pedacinho do meu segundo molar inferior esquerdo quebrou há um bom tempo atrás e como não doía e nem sequer incomodava ao mastigar, erroneamente adiei ao máximo a ida ao dentista. Há uns dias começou a doer, latejar. Em alguns momentos dói mas e em outros dói menos. Procurarei um dentista o mais rápido possível na próxima semana, mas como uma pequena fração da coroa quebrou, estou preocupada com a gravidade do meu caso. É possível observar algum sintoma que indique ser algo mais sério em que a raiz do dente já está comprometida? Só pra eu ter uma ideia de quão grave está o meu caso no momento.

    Não estou procurando por um diagnóstico aqui, só a sua opinião de acordo com a descrição que dei: o que parece ser? Algo que um tratamento de canal resolveria ou um caso mais sério e urgente? Quanto em média deve custar o tratamento?

    Obrigada!

    • Juliana, dor espontânea não costuma ser bom sinal, pode ser que a fratura que tenha exposto o canal ou a menor quantidade de tecido dentário tenha sensibilizado o “nervo” do dente. Seu caso não me parece grave, se você procurar o dentista o mais breve possível, dependendo do caso, até dá pra evitar um tratamento de canal, sendo suficiente a restauração.

  38. Oi

    Boa tarde!

    Meu dente quebrou e estou sentido dor, um incomodo muito grande. Já tentei passar xilocaína mas não deu certo. Estou tomando Ibuprofeno, e até dá um alívio.
    Minha amiga está tomando TORSILAX, gostaria de saber se esse remédio também funciona.

    • Mikaele, o Torsilax é um miorrelaxante, anti-inflamatória e analgésico. Pode até ajudar, mas não costuma ser uma medicação de escolha em caso de dor de dente. O que você precisa MESMO é procurar um dentista pra determinar a causa da dor e tratar de acordo. Tomar qualquer remédio não vai curar você, apenas “mascarar” os sintomas que você sente.

  39. Doutora, to com um dente do siso dolorido, nao posso nem toca-lo, ele ta perfeito sem carie, mas como foi arrancado o molar ao lado dele e tambem o molar inferior, ele ta sozinho, mas doi tipo pesado, proximo do osso, minha dentista quer mante-lo, mas nao vejo razao, sendo q a dor ta ruim demais, ela fala q é pressao por nao ter mordida, mas sem necessidade de arrancar… vivo tomando remedios pra dor que a propria dentista passa, ai alivia mas… imagine meu estomago, ja nao guenta… tenho atm tambem, nossa as vezes acho q meu caso é arrancar tudo, ja sofro de sensibilidade em todos dentes, sendo que nao controla com nada… so gasto dinheiro… qual a sua opiniao doutora? Obg…

    • Priscilla, imagino que sua dentista não queira extrair esse dente porque você já tem outras perdas dentárias, então esse siso pode ser vir, futuramente, para ocupar o espaço de um molar perdido ou apoiar algum tipo de prótese. Sendo isso, é uma decisão sábia. Por outro lado, é preciso determinar ao certo o que está causando essa dor, creio eu que (já que seu dente está “perfeito”, segundo seu relato) o problema seja gengival… uma recessão gengival, por exemplo. Isso explicaria a sensibilidade nos demais dentes, também, já que recessões gengivais expõem parte das raízes dos dentes. Veja esse texto, acho que pode ajudar: http://medodedentista.com.br/2012/05/dentes-sensiveis-o-que-fazer.html

  40. Doutora, eu havia falado da dor do siso e da dor do dentes todos incluindo a sensibilidade… o fato é que minha dentista fez raio x e nao tem inflamação e ela não quer arrancar pela falta do molar ao lado, mas a dor ela falou que se trata de ATM… estou tomando cetoprofeno para dor, mas nao resolve, sinto dores terriveis no osso no dente, enfim… estou em busca de um especialista em ATM, sera que procede o que ela diz ou e o proprio siso que ta trazendo estas dores? Fico grata pela sua opinião…

    • Pode ser ATM sim, Priscilla. É questão de avaliar e considerar todas as possibilidades, até porque, imagina só você extrair um dente sadio e a dor não ir embora? Embora seja totalmente compreensível seu desejo de extrair o tal dente, sua dentista faz bem de querer investigar melhor o que está acontecendo antes de tomar uma decisão radical.

  41. Dra. fiz o canal do canino esquerdo, como a polpa estava morta, fiz em 3 sessões, tomei o antibiótico e o anti-inflamatorio e correu tudo bem, ja fechei o canal, e esta com uma massa provisória, ficou so um furinho atrás do dente, agora tenho que fechar com resina esse buraquinho, esse trabalho não faz parte do tratamento de canal? Obrigado.

  42. Dra. Um dente meu caiu a massinha e tá formando um buraquinho, ja fui em um dentista, ele disse que tem que fazer canal, mas no momento nao poderia fazer nada pq estou gravida, mas sinto dores muito fortes, ate fica latejando, nao me deixando dormir, tem algum remedio que posso tomar para aliviar a dor? E o canal posso fazer em seguida que o bb nascer ou tenho que esperar mais uns meses apos o nascimento? Nao consigo aguentar a dor, sei que a gravidez deixa os dentes sensiveis, mas por causa desse buraquinho ta pior.

    • Jessica, pra tratar o canal seria preciso fazer radiografias, e durante a gestação não se recomenda esse tipo de exame. Mas isso não impede que seja feito um curativo no seu dente, pra que a dor cesse e você possa esperar o nascimento do bebê para, então, tratar o canal (não é preciso aguardar mais tempo). Ou seja, dá pra fazer “alguma coisa”, sim. Afinal de contas, um dente com necessidade de tratamento de canal representa um foco de infecção no seu organismo, o que não é bom nem pra você nem para o bebê. Procure um serviço de urgência em Odontologia, um pronto-socorro Odontológico ou uma Unidade de Saúde (ou um dentista particular, mesmo, que esteja disposto a ajudá-la).

  43. Ana, por gentileza, tenho uma duvida sobre qual antisséptico bucal usar, porque minha gengiva esta inflamada.
    Muito obrigado!

    • André, um sem álcool e à base de clorexidina (Periogard, Noplak). Mas esse tipo de enxaguante não dá pra usar de forma contínua (mais de 2 semanas, por exemplo). O melhor MESMO é procurar um dentista pra avaliar e também pra outras orientações com relação à higienização (a presença constante de placa bacteriana é que causa a gengivite).

  44. O caso não é comigo, é com minha mãe, faz 1 semana que ela ta com uma dor insuportavel de dente, o dente dela esta inflamado, ela nao come e nem bebe de tanta
    dor, chega até chorar. O que eu posso fazer para ajudar ela, pelo menos para passar um pouco a dor. É urgente mesmo, Dra.

    • Ane, sua mãe precisa, urgente, procurar um dentista! Essa dor pode ser por causa do canal de um dente, por um problema gengival… e só dá pra tratar de acordo sabendo a causa. E pra saber a causa… só procurando um dentista! Veja, não é nem o caso de realizar um tratamento completo, mas de fazer um procedimento de urgência e ser medicada de acordo. Diga a ela pra procurar um pronto-socorro Odontológico, uma Unidade de Saúde ou um dentista particular que possa atendê-la o mais rápido possível.

  45. Dra. Ana, boa tarde

    Iniciei o tratamento de canal no começo do ano com um dentista aqui perto de casa, e na minha última consulta com ele, setembro agora, ele fez curativo para depois fechar o canal. Só que em outubro, devido uma fratura no meu tornozelo, passei por cirurgia e não pude mais ir ao consultório dele por causa das escadarias e acabei procurando outro dentista térreo. Expliquei o caso para ele que ao examinar disse que o canal estava incompleto , mas como? O outro dentista já ia até fechar! Ele colocou uma massinha branca e foi marcado retorno. Só que agora depois que ele mexeu está doendo, estou preocupada. Por que essa dor?

    • Sonia, e o canal está incompleto mesmo, faltava obturar, segundo o seu relato. O dentista preparou o canal (instrumentou), mas seu novo dentista não tem como saber, apenas pela radiografia, se a instrumentação já está pronta… então ele deve fazer tudo de volta (mesmo que mais rapidamente, o ideal é seguir todo o protocolo novamente). É comum o dente ficar um pouco sensível após a instrumentação, pois cria-se um processo inflamatório (normal, dada a situação).

  46. Obrigada pela atenção, doutora.

  47. Dra., meu filhinho de 4 anos esta com mt dor de dente mas a dentista de onde eu moro nao pode atender ele e passou ele pra um especialista infantil, mas tem que marcar ainda agora, o que eu faço, ele esta chorando mt, a dentista so olhou ele e passou amoxilina, mas eu acho que nao esta adiantando, pois ele continua reclamando que esta doendo me ajuda.

    • Rosyanne, se não há um atendimento de urgência na sua cidade (pronto-socorro odontológico, Unidade de Saúde) seria adequado que a dentista prescrevesse também um analgésico. O antibiótico é apropriado pra controlar uma infecção, mas não diminui a dor, necessariamente.

  48. Bom dia Dra. Ana
    Minha esposa sofreu uma cesariana ha dois meses e agora esta com muita dor de dente, o dentista diz que não e possível a extração antes dos 3 meses, o que a gente pode fazer para diminuir o sofrimento dela ? É que a dor não passa, tem sido noites muito longas. Ajuda-me, por favor.

    • Carlos, o dentista disse o porquê de não ser possível? Pra ser sincera não vejo razão, o cuidado maior seria apenas com a medicação pós-operatória, já que sua esposa deve estar amamentando. Mas impedimento, não vejo… urgência é urgência.

  49. Dra. Ana,
    Acabei de fazer um canal para que seja colocado futuramente uma coroa, uma vez que o meu dente quebrou, por isto a necessidade de fazer o canal. Neste o caso o dentista pediu para eu tomar o medicamento Ibuprofeno 200 mg (comprimido), durante 03 dias.
    Este medicamento é o melhor indicado para o meu caso???

    Obrigado.

    • É adequado José, o Ibuprofeno é anti-inflamatório e analgésico.

  50. Oi Ana, eu fui no dentista e ele me receitou… nimesulida 100 mg, mas eu nao comprei pq eu tenho uma caixa aqui em casa de nimelit, sera que é a mesma coisa que nimesulida? Eu posso tomar o nimelit??

    • Sim Kaio, pode. O Nimelit é uma marca comercial da Nimesulida 100 mg.

  51. Oi, fui ao dentista pra fazer um canal so que doia muito, remarcamos pra segunda, daqui a 5 dias. Porem tenho medo de não fazer efeito e falei com minha chefe, uma medica, e ela falou que nimesulida é fraco e que eu deveria tomar ibuprofeno de 300, e agora o que eu faço?

    • Alex, ambos são anti-inflamatórios não-esteroidais. Em tese a Nimesulida é até mais forte, o mesmo efeito do Ibuprofeno de 600 em apenas 100 mg. Mas o Ibuprofeno talvez seja mais específico em se considerando a presença de dor.

  52. Estou com muita dor de dente, mas já ta de noite e não tem dentista a noite, qual o melhor remedio que devo tomar para acabar com a dor?

    • Diogo, você pode tomar um analgésico ao qual esteja habituado… mas por sua conta e risco. Pra resolver mesmo o problema, só procurando um dentista.

  53. Estou com muita dor dente pq ele esta furado, mas estou sem grana pra ir ao dentista, o q faço ?

    • Wesley, quem dera eu pudesse aliviar a sua dor de dente de alguma forma… mas não tem jeito, é preciso ver um dentista. Se o dente está cariado, a dor só vai se resolver se a cárie for removida e o dente restaurado (pelo menos, provisoriamente).

  54. Olá…
    Tenho 22 anos e ainda tenho um dente de leite, e é o antepenúltimo do fundo da boca no lado direito, um dos que mastigo. Como ele é um dente que tenho desde pequena, já tive uma obturação nele, ha mais ou menos meio ano atrás foi trocada a “massinha” que era aquelas cinzas e colocaram a branca, desde então sinto ele mais sensível ao morder, as vezes ele lateja, dai na época ressaltei à dentista, ela disse que isso era normal porque esse dente ele já é sensível devido ao fato de ser de leite e ela me aconselhou a arrancar, mas no momento não tenho condições de por uma prótese, e sei que se tirasse ele atrapalharia na minha mastigação, então não deixei que fosse arrancado. Na última semana, começou uma dor forte nesse dente, não posso morder que ele dói, em cima do dente sinto que é onde está mais sensível… não fui ao dentista porque SEI que vão querer arrancar, mas tô tomando ibuprofeno e um anti-inflamatório. Mas ainda sim tô com dor. O que posso fazer? :(

    • Gabriela, não dá pra tomar remédio pra sempre. Se o dente está doendo, ou remove-se a causa (faz-se outra restauração ou tratamento de canal, enfim, o que for necessário) ou remove-se o dente. E realmente, em caso de extração, o ideal é fazer uma prótese em seguida, pra manter o espaço desse dente e impedir que outros dentes entortem por causa dessa sobra de espaço. Poderia ser uma prótese parcial removível acrílica, que é mais barata, até que você possa arcar com alguma solução mais interessante.

  55. Ola… fiz tratamento de canal no meu dente vai fazer 1 ano, so que esse dente nunca ficou bom, sempre dolorido quando se toca nele… agora fica uma dorzinha chata direto, quando voltei no dentista ele tirou um raio x e disse que o canal estava feito… so que o dente não esta 100 por cento. Pode ser canal mal feito ?

    • Podem ser várias coisas, Solange… difícil dizer o quê apenas com base na sua descrição. Pode ser uma infecção mais resistente, um canal acessório que não foi tratado (porque não foi visualizado na radiografia), que o dente esteja um pouco mais “alto” que os outros e batendo no arco oposto antes dos demais… enfim, é preciso investigar. Veja esse texto sobre o assunto –> http://medodedentista.com.br/2012/06/dente-com-tratamento-de-canal-pode-doer.html

  56. Obrigada.

  57. Olá Dra.!
    Coloquei aparelho ortodôntico ontem de manhã e hoje no meio da madrugada acordei com uma dor quase insuportável que não me permitia voltar a dormir!
    Estou preocupada porque a dentista ainda nem apertou o ‘ferrinho’, só colocou a parte de cima do aparelho para eu acostumar (a de baixo ainda não colocou), e se já está doendo assim agora, imagina nas manutenções.
    Gostaria de saber o analgésico mais ideal para esta situação!
    Obrigada desde já!

    • Luíza, tome um analgésico ao qual você já esteja acostumada. O importante é você passar por essa fase com mais conforto. A dor que se sente nos primeiros dias após a instalação do aparelho é chata mesmo, mas nas próximas consultas não vai doer assim. É que seus dentes já começaram a se movimentar.

  58. Eu uso aparelho, so q ta com dois meses q não faço a manutençao e eu tava ótima, quando bateu uma dor insuportável no meu dente q fiz restauração. Ai passei um dia e depois parou, quando foi no outro dia começou a doer de novo, so q foi em outro dente do outro lado e eu não sei o q é. Eu não posso nem mexer nele q doi. Qual e o melhor remédio p eu tomar?

    • Andressa, não parece que essa dor tenha a ver com o aparelho… provavelmente essa restauração está infiltrada. Com relação ao outro dente, parece ser apenas uma grande coincidência que ele tenha doído ao mesmo tempo que o dente da restauração. Remédio não adianta: é preciso que um dentista avalie e determine a CAUSA da dor, pra tratar de acordo. Senão, seu dente vai continuar a doer (ou voltar a doer se você parar de tomar remédio… e não dá pra tomar remédio pro resto da vida, né?!).

  59. Olá doutora, tudo bem? Há um tempo atras, quase 1 mes, comecei a sentir muita dor no dente e a gengiva ficou muito inchada. Resolvi tomar um remédio até conseguir ir ao dentista. Tomei amoxilina. Quando fui ao dentista, ela examinou, e disse q eu estou com gengivite, mas que está no estagio inicial ainda, reclamei da dor forte no dente, ela tirou um radiograma e disse q o dente está em perfeito estado, e como eu ja havia tomado um anti-inflamatório, me receitou o periogard, para melhorar as gengivas, pediu para eu usar 2 vezes ao dia por 10 dias e retornar ao dentista, mas uma coisa que ela disse me deixou insegura, disse q se n melhorasse, n saberia o que fazer porque eu n tenho nada nos dentes! Estou no 7o dia de uso do periogard, uso fio dental 3 vezes ao dia, faço uma limpeza completa… mas passo as noites sem dormir por conta da dor. Também tenho um siso que nasceu torto, ela disse q ele está ajudando a forçar a gengiva, mas nem tocou no assunto de extraí-lo. Esse siso pode estar atrapalhando a melhora da minha gengivite e causando essa dor terrível ?

  60. Ana, a dor é somente na região do dente, doi o dente e a gengiva! O isso doeu algumas vzs, mas eh muito raramente. As dores fortes são sempre durante a madrugada… minha consulta será no dia 11 de março, estou com medo da gengivite se agravar, pois nada está melhorando, e a dor é insuportável! Estou tomando todos os cuidados com a limpeza, mas não vejo melhoras na gengiva! Corro o risco de perder o dente?

    • Não Grazi, não vejo razão pra você perder seu dente. Me parece que você tem uma pericoronarite, mesmo. Procure apenas higienizar bem o local e, se a dor aumentar, procure outro dentista (ou o seu mesmo, se ele puder atendê-la antes) em caráter de urgência.

  61. Olá doutora, estou nesse dilema, muita dor de dente… meu dente 46 esta com um probleminha de canal profundo, nem é muito grande de largura, mas de profundidade… fiz radiografia… e o curativo esta bem perto do nervo… estou quase louca… esperando conseguir marcar uma consulta pois epoca de carnaval é uma merda… kkkk… bom doutora, já tomei dipirona, ibuprofeno que a dentista receitou… diclofenaco, paracetamol e nada me ajuda, qual outro a senhora indicaria, estou muito chateada porque é uma dor que passa até para o ouvido, é normal sentir isso e sensação de pulsação no dente?… doutora, se puder me ajudar com algumas dicas eu agradeço… obrigada.

    • Pois é, Luana… seu relato é a prova do que eu disse aí em cima do texto: remédio não resolve dor de dente, no máximo “mascara” por um tempo. Você tomou todos os tipos de analgésicos mais comuns e… nada. A solução é abrir o seu dente de uma vez, limpá-lo e fazer o tratamento de canal… a dor irradiada e pulsante que você descreve é bem característica de um quadro agudo de pulpite (inflamação / infecção do “nervo” do dente). Gostaria muito (mesmo) de dizer o nome de um remédio que acabasse com a sua dor, mas nada é mais garantido do que eliminar a causa dela.

  62. Doutora, eu consegui marcar só dia 14/03… dentista me ajuda… tem algum remedio ou metodo caseiro que acabe com essa palpitação… isso é um apelo… rsssss…

    • Quem me dera poder resolver a sua dor, Luana! Mas enquanto o dente não for aberto, a palpitação deve permanecer. E não dá pra abrir o dente em casa, né?! Será que você não consegue antecipar essa consulta ou procurar um serviço de urgência (Unidade de Saúde 24h, pronto-socorro odontológico)?

  63. Oi… doutora, eu novamente aqui… obrigada pela atenção… fui ao pronto socorro esta manha morrendo de dor… ai a dentista era uma senhora muito atenciosa… tirou rx e disse que estava inflamado porque o curativo que estava, estava bem perto do nervo… ela mexeu, ai senti tanta dor que ela anestesiou, doutora foram muitas anestesias, mas depois de umas 3 anestesias no dente 46 passou a dor, porem ela limpou, me receitou antibiotico e disse para eu procurar um profissional para fazer o canal, pois se tratava de um canal profundo.
    Doutora, gostaria que a senhora me desse dicas de como cuidar enquanto não faço canal, que marquei só para o dia 21, até lá deve ficar com o dente aberto, é perigoso, quais cuidados devo tomar… estou tomando antibiotico e Sidilac… adorei seu blog… muito obrigado pela atenção…

    • Luana, com “dente aberto” você quer dizer que ele ficou sem curativo (massinha)? Se for esse o caso, procure mastigar só do outro lado e troque o algodão que deve estar nele pelo menos após cada refeição. Com o dente aberto você não deve ter problemas até o dia 21.

  64. Posso tomar analgésico para sensibilidade? Se posso qual o mais indicado? Estou fazendo clareamento e sinto muito desconforto e dor nos dentes!
    Obrigada!

    • Pode, Cristina. Consulte o seu dentista.

  65. Olá, fiz uma restauração profunda no meu ultimo dente do lado inferior direito ha uns três meses. Esta noite acordei com uma dor aguda e violenta, que passou com o uso de um analgésico. O que pode ser? Desde já muito obrigada!!! O dente doeu mais ainda quando fui tomar o remédio com água fria.

    • Parece uma pulpite, Isabella, que é a inflamação do nervo do dente. Doer com água fria não chega a ser um mal sinal, mas é visível que há uma alteração. Sugiro que você procure um dentista pra avaliar, talvez seja preciso remover essa restauração até a pulpite regredir, e há a possibilidade, também, de ser necessário tratar canal.

  66. Oi, meu filho tem 7 anos, fez uma restauração e a massinha caiu, a dentista fez de novo e depois de 2 dias começou doer, o rosto dele inchou, ela refez de novo, mas continuou inchado, porem sem dor, ele esta tomando ibuprofeno, agora ela receitou amoxicilina e amanha vai extrair este dente de leite dolorido, minha duvida: sera que pode extrair o dente inflamado e em 24h a amoxicilina já estará fazendo efeito?

    • Sim Tatiane, a Amoxicilina já estará fazendo efeito. O ideal mesmo seria aguardar o fim do tratamento com o antibiótico (seriam 7 dias), mas se o seu filho está com dor, caracteriza urgência. Vale o julgamento da dentista quanto à necessidade / urgência do procedimento.

  67. Olá Dra.,
    Ha 2 anos, tive uma fístula do lado do 1° molar inf., ia começar tratar canal, mas engravidei e tive de parar. Durante a gestação o dente quebrou; e a fístula ali. Nao doía, só q a fístula inchava as vezes.
    Ha 4 meses comecei a sentir uma dorzinha, q impediu q eu fizesse canal no 2° molar, pois a anestesia nao pegou. E daí pra frente começou a doer tanto q eu perdia a força no braço e mão do lado do dente, sem contar q o olho piscava sozinho. Comecei a tomar ibuprofeno 600mg e pingar aquele liquido instantâneo, ate a data da extração desse 1° molar, semana retrasada, nada mais fazia efeito e meu estômago daquele jeito… liguei chorando pra dentista e ela me receitou amoxilina e adiantou minha extração. Metade do meu problema foi resolvido; parei com ibuprofeno ha 1 semana e comecei a tomar Deocil, so q não se deve tomá-lo por mais de 5 dias e amanha faz 7 q estou tomando. Sei q se eu parar de tomar a dor vai ser insuportável. Será q a fístula não esta curada e esta fazendo doer assim?? Também termino amanha a amoxilina.
    Desde ja agradeço a atenção.

    • Regina, a fístula só vai estar curada MESMO com a finalização do tratamento de canal. Até lá pode haver secreção e dor. A medicação ajuda a controlar a infecção mas não faz isso sozinha, o dentista tem que intervir.

  68. Doutora, tenho um filhinho d 5 aninhos, pois ele esta c mta dor e percebo q a gengiva esta hiper inchada, esbranquiçada, e é no fundo, mas ele grita mto, esperneia, chega ate bater na cabeça de tanta dor, gostaria de saber o q posso dar pra ele p amenizar a dor… desde ja agradeço e aguardo uma resposta ansiosa… e desesperada…

    • Erika, leve ele JÁ ao dentista! É preciso avaliar o motivo desse inchaço e o que é esse esbranquecimento. Dependendo do que for, nenhum remédio vai resolver o problema e, enquanto isso, seu filho fica com dor. Um dentista precisa intervir.

  69. Doutora estou com uma dor terrível em um dente, procurei a minha dentista e disse pra tomar remédio pra dor, e depois fazer restauração. Pode restaurar dente estando com dor, aplicando anestesia?

    • Pode, Lauriane. Geralmente a anestesia é capaz de controlar a dor no momento da restauração, a não ser em casos em que a gengiva e/ou o dente estão muito inflamados / infeccionados.

  70. Doutora, hoje fui ao dentista e foi aberto o dente, que terá que fazer canal, ela fez curativo e após a anestesia passar começou a doer novamente, não tão forte como estava, mas frequente. Ela disse para tomar remédio até quarta e continuar o tratamento, é normal isso acontecer (doer após o curativo)? E estou com gosto de remedio na boca, é da massinha??

    • Acontece sim, Lauriane. O dente pode ficar sensível uns dias, e a dor só vai se resolver depois da finalização do tratamento de canal. O gosto de remédio pode ser tanto da “massinha” quanto da medicação que foi colocada dentro do seu dente.

Comente ou pergunte!

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*


Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>