Aparelho Ortodôntico em Adultos

É um fenômeno mais ou menos recente nos consultórios odontológicos: cada vez mais adultos procuram por tratamento ortodôntico. O que antes era coisa de adolescente, hoje está democratizado. Só não usa quem não quer.

Adulto poooooode!

Antigamente era mais complicado mesmo… os tratamentos eram mais caros e os aparelhos tinham menos tecnologia. Quem acabava aderindo ao sorriso metálico eram crianças e adolescentes com problemas oclusais e estéticos mais sérios… daqueles dos quais não dava pra fugir. O jeito era enfrentar.

Hoje as coisas mudaram. A maioria dos pacientes que chegam aos nossos consultórios com o desejo de começar um tratamento ortodôntico já deixaram a adolescência para trás. Pessoas de 30, 40, 50, às vezes 60 anos. “E pode, Doutora?” Pode. 🙂

O tratamento ortodôntico em adultos tem suas particularidades. A pessoas que já passaram da fase de desenvolvimento ósseo podem encontrar algumas dificuldades pela frente, principalmente se o problema não for só ortodôntico, mas também ortopédico (da parte óssea). Aparelhos ortopédicos que funcionariam muito bem em crianças e adolescentes podem ser inócuos em adultos. Isso significa que a ação ortopédica fica limitada e, pra ficar “perfeito”, tem-se que recorrer a métodos cirúrgicos. Mas isso não é regra. E mesmo quando o caso é cirúrgico, pode-se optar pela não realização da cirurgia e chegar “ao melhor possível”. Tudo depende do que o paciente deseja e espera.

Entre as motivações mais comuns do adulto que procura o ortodontista estão as dores de cabeça e da ATM (articulação temporomandibular), além, é claro, da estética. Tem muita gente grande realizando seus sonhos de infância… o que é muito legal! 🙂

Veja abaixo a reportagem do Jornal Hoje sobre o assunto:


Ou assista aqui: http://dente.me/hk5FRn

Como você pode ver, não é tarde demais pra usar aparelho! Agende uma avaliação com o seu ortodontista!

Fonte: Jornal Hoje

Compartilhe:

Comentários via Facebook


Categoria: Ortodontia

Marcadores:

49 comentários

  1. Boa tarde!
    Tenho 28 e meus caninos de cima são encavalados e meus dentes de baixo são apinhado pra frente. Queria saber se meu caso é somente cirurgia ou usando algum tipo de aparelho consigo melhorar alguma coisa. Minha maior queixa são os caninos encavalados.

    Aguardo um retorno.

    1. Wesley, seu caso seria cirúrgico se houvesse envolvimento das bases ósseas, não só dos dentes. Se não, usando apenas o aparelho (e TALVEZ fazendo alguma extração dentária) deve ser possível resolver esses apinhamentos, sim. Procure um ortodontista pra avaliar.

  2. Olá,

    Uma dúvida: tenho 24 anos, com a arcada dentária e posição mandibular um pouco assimétricas e necessitam de “conserto”, eu poderia usar aparelho ortopédico e ortodôntico para corrigir posição dos dentes ALÉM de avantajar a arcada dentária para frente? 

    1. Bruno, em princípio sim. Ainda é possível alguma intervenção ortopédica, embora, claro, a melhor fase pra isso seja a fase de crescimento, pela qual você já passou. Procure um ortodontista pra avaliar.

  3. Olá, Boa noite

    Tenho uma duvida, hoje em dia meus dois sisos superiores já nasceram. No caso de eu usar aparelho, os sisos podem ser utilizados no tratamento pra corrigir um espaço que tenho por ter perdido o primeiro pré molar esquerdo ?

    1. Lucas, em princípio, sim. Procure um ortodontista pra avaliar se é possível fechar esse espaço com os dentes posteriores, no seu caso.

  4. Doutora, gostaria de saber se aos 24 anos posso utilizar aparelho, os meus dentes são um pouco pra frente, mas o dentista falou que a minha gengiva eu não posso usar o aparelho?

  5. Olá Boa tarde! Tenho uma amigo que usa um aparelho ortopédico, mas ele tem 22 anos, é normal esse uso pra adulto ou somente em crianças ate 12 anos como ouvi dizer ?

    1. Taynan, esses aparelhos podem ser usados em adultos também, mas os melhores resultados costumam ser obtidos em pacientes em fase de crescimento, entre 12 e 17 anos, mais ou menos.

  6. Já usei aparelho antes e, quando retirei, coloquei a contenção embaixo, porém depois de um tempo ela caiu e não me preocupei em colocar novamente. Acontece que um dente meu da parte inferior foi para frente e eu acho que preciso colocar aparelho novamente. Como a parte superior está perfeita, quero pedir para a dentista colocar só em baixo, mas acho que isso pode dar problemas futuramente. O que você acha do meu caso, doutora, sendo que só preciso arrumar a posição apenas deste dente? O dente que foi pra frente e subiu um pouco é o canino esquerdo.

    1. Anderson, não que em um caso BEM específico não seja possível colocar aparelho num arco só… mas, via de regra, é complicado. Porque ao reposicionar os dentes de um arco, o “encaixe” muda completamente… e aí faz-se necessário “mexer” no outro arco também. Mas é questão de conversar com o ortodontista… talvez no seu caso, seja possível.

  7. Olá Dra, tenho 47 anos, meus dentes na parte de cima são bem pra frente, fui ao dentista, aparelho não da mais devido aos meus ossos, pq minha gengiva já é pra frente, qual seria o tratamento ideal para meu caso? Queria fazer implante, ou uma ponte fixa, pra ficar com aparência melhor. Obrigada.

    1. Sueli, imagino que o aparelho que não dá mais pra usar seja algum tipo de aparelho ortopédico. Mas o aparelho fixo convencional, não vejo impedimento, pelo seu relato. Da mesma forma, não vejo problema em fazer implante ou ponte fixa pra rebilitar o espaço de algum dente perdido.

  8. Gostaria de ouvir sua opinião com minha situação que, aos 43 anos, dentistas me disseram que tenho que usar aparelho, pois tenho a mordida cruzada e dois dentes da parte de baixo para dentro, e um vao no dente na parte de baixo que é bem disfarçado, e tenho que ir ao periodontista para fazer a correção, quando fui fazer avaliação me pediram somente para fazer a pasta e tinha uma correção de gengiva, mas não me falaram se era antes ou depois que tinha que ser feito, me de uma opinião por favor, agradeço desde ja.

    1. Marcelo, depende de que tipo de correção cirúrgica é essa. Ela pode ser feita antes, depois ou até durante o tratamento ortodôntico. Quem determina isso é o periodontista.

  9. Ola Doutora, obrigado por disponibilizar esse espaço para perguntas…
    Então, tenho os dentes todos para dentro e preciso muito usar aparelho, mas o caso é mais difícil do que eu imaginava. Ja coloquei uma vez ha 5 anos atrás, mas o aparelho me deixou em pânico, fiquei desesperada com aquela “coisa” na minha boca e aguentei apenas uma semana e arranquei com o alicate, rs.
    Meu dentista me recomendou um tratamento psicológico, que fiz mas nao adiantou nada, tentei novamente colocar o aparelho, mas outra vez fiquei apenas 8 dias.
    Nao sei mais o que fazer, ja procurei algum aparelho movel, mas a maioria nao é recomendada para o meu caso, e o unico que seria viável é muito caro e nao tenho condições.
    Haveria algo que eu possa fazer ? Ja viu algum caso semelhante ? Algum tratamento diferente, ou algum lugar que poderia me disponibilizar um aparelho movel mais barato ?
    Obrigada.

  10. Olá dra. Tenho 48 anos e resolvi colocar aparelho aos 46, pois quando sorria na arcada superior parecia que havia uma sombra nos penúltimos dentes, que eram um pouco mais pra trás na arcada, o que sobressaía os últimos e quando sorria numa foto, ficava gritante. Na arcada de baixo tb tenho uns tortinhos. Pois bem, meu ortodontista me recomendou o uso de um aparelho móvel, que uso somente a noite para aumentar a arcada e cerca de um ano depois colocou o fixo na arcada superior. Hoje eles já estão alinhados o suficiente na minha opinião e na do dentista tb. Só que na arcada inferior não houve este aumento de arcada para que eu pudesse colocar o fixo e ele é contra a extração de dentes. O que acontece então é que ficou um leve desajuste entre a arcada de cima e a de baixo, qd fecho os dentes fica um espaço. Estou pensando seriamente em desistir do tratamento, retirar o aparelho da parte de cima e esquecer a parte de baixo, deixar como está, porque acho que se em 2 anos não houve nenhuma modificação na arcada não acredito que ainda venha a ocorrer, até porque andei pesquisando e parece que este osso da arcada só cresce até os 12 anos de idade. Isso procede? O que a sra. recomenda no meu caso?

    1. Miriam, os ossos da face crescem até o começo da vida adulta, a mandíbula ainda tem um crescimento chamado de “terminal” lá entre os 22 a 24 anos. De qualquer forma, você já passou dessa fase faz tempo. Talvez o seu caso seja cirúrgico, por isso essa inadequação entre as bases ósseas. O que o seu dentista diz sobre isso? Ele deu uma estimativa de quanto tempo falta pra concluir o tratamento? Se ele não recomenda extrações, sugeriu alguma outra estratégia como desgastes entre os dentes?

  11. Bom dia!
    Fui ao dentista e como tenho os dentes muitos para frente na parte superior ele aconselhou usar aparelho ortodôntico, inclusive para fechar um espaço de um dente faltante (na parte superior também), pois não há espaço suficiente para implante.
    Mas antes fiz um canal em duas sessões. Já faz quase duas semanas, que ele fechou o canal. Inflamou muito na primeira sessão, mas tomei antibiótico e anti-inflamatório e melhorou. Porém quando passo a língua em cima do dente ou aperto sinto uma sensibilidade pequena, mas sinto. O dentista falou que aguardasse mais uns dias para ver se desaparecia. Estou preocupada de ter que abrir novamente esse dente. É normal essa “dorzinha” ao toque?
    E é possível fechar o espaço do dente com o aparelho ortodôntico no prazo de um ano?
    Obrigada.

    1. O tratamento de canal ainda é recente, Rejane. Pode ficar um pouco sensível por um tempo, mesmo. O espaço pode ser fechado em 1 ano sim, mas depende do atual alinhamento dos seus dentes e de outros fatores locais. Mas é uma possibilidade real.

  12. Doutora, estou com uma duvida muito grande, tenho 52 anos, tenho gengivite e tenho dois dentes moles na parte de baixo, e meu dentista quer que eu ponha aparelho, ele disse que os dois dentes vão cair mas irá fazer implantes quando retirar o aparelho, acha que devo por aparelho? Tenho dentes tortos na parte de cima, mas de acordo com o rx minha mordida esta certa. Obrigada.

    1. Elza, se houver o espaço adequado para instalar os 2 implantes, em princípio não vejo razão pra usar aparelho. Não é algo obrigatório, a não ser que você e/ou seu dentista vejam um benefício real em você usar aparelho agora.

  13. Olá !!! Dra.
    No meu caso é o seguinte, por muitos anos eu chupei o dedo, então na minha boca eu adquiri uma serie de defeitos como arca dentaria torta, dentes pra frente e o estreitamento da arcada, e o céu da minha boca ficou muito fundo, me obtendo dificuldades respiratorias. Então Dra., no meu caso só o aparelho resolve?

    1. Samira, qual a sua idade? Se você já é adulta, só o aparelho resolve (e às vezes o ideal é até fazer cirurgia). Procure um dentista / ortodontista e faça uma avaliação.

  14. Doutora, em primeiro lugar parabens por ajudar a esclarecer tantas duvidas nossas. Tenho 41 anos e pretendo colocar aparelho, meus dentes são bem tortos… saltados para frente. Eu não quero fazer cirurgia, então eu gostaria de saber se posso colocar o aparelho apenas pra “aliviar” o salto dos dentes pra fora… ou seja, apenas dar uma diminuida??

    1. Adriano, você diz que não quer fazer cirurgia… algum dentista sugeriu isso pra você? Pergunto porque no seu comentário você não relata nada que sugira que você precise fazer algum tipo de cirurgia. Quanto à sua pergunta: sim, é possível usar aparelho para trazer os seus dentes mais para trás. Mesmo que você precise de cirurgia ortognática e não esteja disposto a fazê-la (o que acontece bastante), é possível fazer um tratamento compensatório, ou seja, o melhor possível sem fazer cirurgia. Certamente não vai ficar perfeito, mas é possível se chegar a resultados muito bons e que deixam o paciente feliz.

  15. Olá Dra. Ana, coloquei aparelho ortodôntico essa semana, tenho 47 anos, sempre tive os dentes perfeitinhos, mas agora os dois da frente deram uma entortadinha, como trabalho com moda e beleza e sou muito vaidosa, optei pelo aparelho mesmo com minha idade, claro, tudo com acompanhamento do meu ortodontista. Este comentário é para dizer às mulheres mais velhas que vale a pena sim, mesmo os primeiros dias sendo bem críticos em relação a dor e machucadinhos, mas nada que a cerinha dental não dê jeito.
    Parabéns pelo site.
    BjoBjo;)
    Celina Alves
    Luxos e Luxos

    1. Muito obrigada pelo testemunho, Celina. E parabéns pelo seu blog, fui lá dar uma espiadinha… muito legal. Beijo! 🙂

  16. Tenho 50 anos e coloquei um aparelho ortodontico, mas estou insegura, cheia de receios, se meus dentes não irão quebrar por cusa da minha idade, por causa da questão óssea da mulher aos 50 anos. Gostaria de saber se há riscos. Grata.

    1. Socorro, pode ficar tranquila quanto a isso. A força usada na movimentação ortodôntica (embora não pareça) é muito leve, nunca levaria um dente a se partir, mesmo na sua idade.

  17. Doutora, tenho 32 anos e meus 2 dentes da frente na parte de cima são abertos, ando percebendo que com o passar dos anos eles se abriram mais, será que eu ainda posso colocar aparelho? Mais uma pergunta, tenho um dente no fundo da minha boca que esta com um buraco enorme, a dentista disse que eu deveria fazer um canal mas eu não gostaria, tem outra alternativa? Pois morro de medo de dentista… obgada.

    1. Juliana, esses espaços entre os seus dentes podem estar aumentando por algum hábito seu como, por exemplo, empurrar os dentes com a língua. Outra possibilidade é que haja um problema periodontal em curso. Sendo a segunda hipótese, é preciso tratar e controlar esse problema antes de colocar aparelho. Sugiro que você procure um dentista especialista em periodontia para avaliar. Ainda: se sua dentista avaliou a necessidade de tratar o canal, não tem outro jeito… é preciso para controlar a infecção. Mas fique tranquila, é tudo feito com anestesia e não há motivo nenhum pra você sentir dor.

  18. Olá Dra! Primeiramente queria parabenizá-la pelas dicas A.DO.REI!!!
    Tenho sérios problemas dentários (dois dentes superiores nasceram atrás do dentes da frente), mas não tenho muito recurso para pagar um tratamento dentário. Será que as clínicas parcelam o tratamento? E tem jeito de ajeitá-los? Obrigada!!!!

    1. Malu, muito obrigada. 🙂

      A resposta para as suas 2 perguntas é SIM. Sempre há uma forma de melhorar seus dentes… uma avaliação com um dentista pode oferecer soluções que o paciente muitas vezes nem imaginava que existiam. Com relação ao pagamento, a maioria dos consultórios e clínicas são flexíveis nesse sentido… basta conversar. 🙂

  19. Dra. Ana… adorei esse site.
    Meu caso é o seguinte, em 2004 coloquei aparelho e logo em seguida fiquei com sindrome do panico. Me tranquei do mundo e fiquei com o tal aparelho, de vez em quando ia no dentista, suando frio, até que um dia resolvi tirar o aparelho, o que com o tempo meus dentes foram vindo p frente e até o de baixo q estava perfeito está fora do lugar. Fui a um dentista e o mesmo disse que meu caso só com cirurgia e eu não quero fazer de jeito nenhum, queria melhorar a aparencia, clarear… tenho 34 anos e queria saber se isso é possível. Se puder me passar por email onde você atende agradeço.

    1. Tathianne, acho que o que o seu dentista quis dizer é que para ficar perfeito do ponto de vista do tratamento, ou seja, de se chegar ao melhor resultado possível, só com cirurgia. Isso porque o seu problema deve envolver também a parte óssea, não só os dentes. Porém, é possível sim fazer um tratamento que a gente chama de “comprometido” ou “compensatório”, que é fazer o máximo possível sem fazer cirurgia ortognática. Em muitos e muitos casos isso é possível e traz resultados que deixam o paciente muito satisfeito. Também é perfeitamente possível melhorar a estética com clareamento, substutuir alguma restauração que apareça mais, etc..

      Eu atendo em Curitiba-PR. 🙂

  20. Boa tarde, a principio quero parabenizar pelo site. Sou portadora de mordida aberta e leve mordida cruzada, tenho 33 anos, é possivel a correção do problema sem o metodo cirurgico? Ja usei aparelho na adolescencia, mas talvez pelo falta da contenção, voltei a ter o problema. Grata.

    1. Josiane, se o que leva você a ter mordida cruzada / aberta for um problema ósseo, para se chegar ao melhor resultado haveria necessidade de cirurgia. Porém, nem sempre o paciente está disposto a se submeter a uma cirurgia desse porte… nesses casos, faz-se um tratamento compensatório, chegando-se ao melhor resultado possível sem a cirurgia. Se o seu problema for só dentário, sem envolvimento ósseo, aí nem haveria necessidade de cirurgia.

  21. Olá Dra! Estou AMANDO o site ( acabando de ler uma página e indo para as outras). Desde pequena tenho vontade de fazer odonto e especializar em ortodontia *_* . Continue postando sempre!! Parabéns 🙂

    1. Obrigada, Doc! Sua opinião me deixa muito feliz, já que sou apenas uma iniciante na arte da Ortodontia… 🙂

A área de comentários / perguntas está fechada. Agradeço a compreensão.

No plantão: Ana Tokus

Cirurgiã-dentista graduada pela Universidade Federal do Paraná, especialista em Radiologia Odontológica e Imaginologia pela ABO-PR, convicta de que medo de dentista se combate (também) com informação. Diva-Boss do OdontoDivas e autora do Blog Raios Xis. Twitter: @AnaTokus e @medodedentista