Dental Plan. Lisa Needs Braces.

No dia 11 de março de 1993 ia ao ar, nos Estados Unidos, o episódio 17 da 4a temporada de The Simpsons (Last Exit To Springfield). Sou fã declarada da série, e esse é um dos meus episódios preferidos (por motivos óbvios) :). O enredo é o seguinte: em uma visita ao dentista Lisa descobre que terá que usar aparelho ortodôntico. O problema é que o chefe do Homer, Mr. Burns, resolve cancelar o plano odontológico dos funcionários da Usina Nuclear de Springfield. Então Homer se dá conta de que terá que pagar pelo aparelho se o plano for cancelado, e inicia uma greve para obrigar o chefe a manter o plano odontológico.

Dental Plan. Lisa Needs Braces.

Por conta do cancelamento, Lisa é obrigada a usar um aparelho “menos estético”, digamos assim, que era o que o Homer podia pagar. No final dá tudo certo, o plano odontológico é mantido e ela pode sorrir novamente. A frase “Dental plan. Lisa needs braces.” (Plano odontológico. Lisa precisa de aparelho) se refere ao cérebro do Homer processando as informações pra chegar à conclusão de que, se não agisse rápido, teria que por a mão no bolso para pagar o tratamento da filha. O bordão é muito conhecido pelos fãs da série, e até virou hit na Internet.

O que chama atenção no episódio são as referências ao medo de dentista. São várias. Veja:

O consultório do Dr. Wolf:

Antes, ortodontia dolorida

Bart assustando as outras crianças na sala de espera: 

Dr. Wolf extrai os dentes e os vende!

Essa sequência eu acho sensacional. O ortodontista faz uma “previsão”, no computador, de como ficarão os dentes da Lisa se ela não usar aparelho. Olha a cara dela no final… 🙂 Já pensou que ferramenta de marketing incrível para os nossos consultórios? Eu quero esse software! 🙂

Você, aos 18 anos.

O aparelho mais “em conta” é esse:

Não pode molhar!

Antes de instalar o aparelho, Dr. Wolf resolve apresentar o instrumental para a paciente, como forma de tranquilizá-la (em tempo: aos colegas, não sei vocês, mas eu aprendi a escondê-los pelo mesmo motivo). Vejam que graça os “brinquedinhos”… 🙂

O raspador, o empurrador e a broca especial!

Tudo pronto! Quem ficou com medo, agora, foi o dentista! (bem feito?) 🙂

Ficou bom, hein?!

É interessante ver como retratam os cirurgiões-dentistas em desenhos, novelas e filmes. Sempre tem aquela aura de sacrifício, sofrimento, “mal necessário”. Mesmo que a ideia, principalmente nesse caso, seja de divertir, fica plantada a sementinha do medo…

Tá, eu já contei a história toda. Oops! 🙂 Mas recomendo que você assista o episódio inteiro, vale a pena. Você pode fazer o download aqui.

Compartilhe:

Comentários via Facebook


Categoria: HumorO Medo de Dentista na Mídia

Marcadores:

11 comentários

  1. >Alexandre… eu também! Imagine só o tamanho da aranha que produziu aquela teia grudada no aparelho… instrumento de tortura medieval! 🙂

    Interessante saber a impressão que o nome do Blog provoca… minha intenção sempre foi falar sério, ajudar mesmo quem precisa vencer o medo (que, convenhamos, todo mundo tem um pouco). Mas se der pra fazer uma piadinha no meio, óóótimo! 😛

    Obrigada pela visita e pelo comentário. Também já virei fã do Ortodontiaparatodos. http://www.ortodontiaparatodos.com.br/ 🙂

  2. >Caramba, como Ortodontista, fiquei até com medo desse aparelho da Lisa! hehe.
    Brincadeiras a parte quero parabenizá-la pelo Blog, muito bom de ler! Inicialmente, achei que pelo nome do blog você fosse detonar de vez, mas percebi que houve o inverso! Um apelo a valorização da odontologia!
    Virei fã! 🙂

  3. >Dicasodonto… é sim, logo depois que o Dr. Wolf dá uma bronca no Ralph ele, como castigo pela "mentira", mostra o livro, que termina com uma foto horrenda do sorriso do Príncipe Charles. Boa memória! 🙂 Valeu mesmo pela visita e pelo comentário.

  4. >Não sei se é nesse episódio, mas o dentista assusta o Ralph com o "Livro dos Sorrisos Britânicos". Os Simpsons tiram um baita sarro dos ingleses que tem fama de terem os dentes horrorosos. As fotos do tal livro são hilárias e bem exageradas. Inclusive deve sobrar tb pro Príncipe Charles nessa piada. Muito legal o Post!

  5. >Tio, é mesmo… deve ser uma característica genética dos habitantes de Springfield… 🙂

    Tio, Victor e Kellen, assistam o episódio. É muito engraçado (e assutador!) 🙂

    JV, obrigada pelos comentários. Foram os primeiros… de muitos, espero. E valeu pela força. 🙂

  6. >Realmente os dentistas são retratados como seres medonhos! Infelizmente…
    Eu ainda não assisti a esse episódio. Fiquei curiosa!
    Adorei o post!
    Parabéns!
    bjsssssssssssss

  7. >Ótimo post! Adoro essas referências da odontologia na cultura pop! E Simpsons é bom demais, vou procurar ver esse episódio! Bjos!

  8. >O software, a broca especial e o próprio aparelho são MEDONHOS!!! E as teias de aranha no aparelho? Fala sério!! :O
    Infelizmente, Ana, essa ainda é a realidade que a gente vive: profissionais que despertam o medo, ao invés do alívio. Mesmo em desenhos animados, a sementinha do medo está sendo plantada… E o pestinha do Bart, hein? Tocando o terror na molecada!
    Agora uma curiosidade, pegando carona no seu post: já reparou que não só os Simpsons, mas como toda a população de Springfield é classe II esquelética das mais severas? rsrss. Até procurei uma foto do criador do desenho, mas ele não tem nada de Classe II. Ou então, fez cirurgia!
    Parabéns pelo post! Download completo! Bora assistir o desenho?
    Abraços.

A área de comentários / perguntas está fechada. Agradeço a compreensão.

No plantão: Ana Tokus

Cirurgiã-dentista graduada pela Universidade Federal do Paraná, especialista em Radiologia Odontológica e Imaginologia pela ABO-PR, convicta de que medo de dentista se combate (também) com informação. Diva-Boss do OdontoDivas e autora do Blog Raios Xis. Twitter: @AnaTokus e @medodedentista