Os Dentistas Contra a Placa!


Bacteriana? Tamb√©m… ūüôā Mas hoje eu queria falar da placa a√≠ da foto. Tirei essa foto h√° uns 2 anos. A primeira coisa que pensei foi… putz. Mesmo. Foi minha primeira rea√ß√£o. Um misto de surpresa¬†e de¬†vergonha.

Putz.

 

Ent√£o passei por 4 dos¬†“5 est√°gios da dor” ūüôā :

  1. Nega√ß√£o. (“Fobia? Que exagero…”)
  2. Raiva.¬†(“Isso √© frescura. At√© parece… n√£o escova os dentes e¬†depois fica com ‘medinho'”)
  3. Negocia√ß√£o. (“T√°. Medo at√© que vai.¬†√Č meio assustador mesmo.”)
  4. Depress√£o. (“Que tipo de dentista eu sou? As pessoas t√™m FOBIA de mim! Bu√°√°√°√°!”)
  5. Aceitação. Não. De jeito nenhum.

N√£o d√° pra simplesmente aceitar o medo de dentista. Eu n√£o aceito. Por que tem tanta gente com medo de dentista? Vamos tentar entender:

  • S√≠ndrome do Jaleco Branco (White Coat Syndrome): esta condi√ß√£o n√£o se refere¬†exclusivamente a n√≥s cirurgi√Ķes-dentistas. Pode ser definida como o “aumento da press√£o arterial motivada pelo contato com o profissional de sa√ļde”. Ansiedade. Voc√™ n√£o sabe o que te espera e fica ansioso.
  • A Odontologia de antigamente: em outros tempos, doeu = arrancou. Era assim que se fazia. N√£o adianta ficar bravo com aquele dentista, hoje velhinho, que extraiu v√°rios dentes seus na sua adolesc√™ncia. Ele s√≥ estava fazendo o trabalho dele. N√£o existia o conceito de preven√ß√£o, de cuidar pra n√£o ter que tratar. E toda uma gera√ß√£o ficou marcada pelo medo de dentista.
  • Experi√™ncias ruins de outras pessoas: “Ah doutor, uma amiga da prima da minha m√£e fez um tratamento de canal e ela quase morreu de tanta dor!” Tr√™s coisas me ocorrem ao ouvir essa declara√ß√£o:¬†a) O que doeu? O dente ou o tratamento de canal? S√£o coisas diferentes.¬†b) A dor n√£o √© sua! Se o dente dela doeu,¬†doeu nela.¬†Por que o seu tem que doer tamb√©m? c) Passa pra mim o n√ļmero dela que a gente precisa conversar! ūüôā
  • Suas experi√™ncias ruins: um dentista te fez sofrer. Sim, isso acontece. √Äs vezes voc√™ passou por maus bocados sob os refletores do seu ex dentista e ficou traumatizado. Existem dois fatores a serem analisados aqui.¬†Pode ser que o¬†seu dentista¬†seja um mau profissional e¬†pode ser que voc√™ seja um mau paciente. Como assim “mau paciente”? Explico: sabe a amiga da prima da sua m√£e? Ent√£o…¬†a amiga da prima da sua m√£e n√£o foi ao dentista ANTES do dente doer (ou no comecinho da dor); ela foi quando a dor de dente j√° era insuport√°vel. Tratar o canal do dente n√£o √© o que causa a dor…¬†√© o que resolve o problema! Pode ter do√≠do durante o tratamento porque, quando a regi√£o est√° muito infeccionada / inflamada o pH (“acidez”) tecidual fica alterado… a√≠ a anestesia n√£o se instala a contento. Viu?! Tivesse ido antes…
  • Como os seus pais¬†se relacionam / relacionavam¬†com¬†o dentista: que exemplo voc√™ tem / teve dos seus pais com rela√ß√£o √†s visitas ao dentista? “Se voc√™ n√£o ficar quieto aquele tio ali vai te dar uma inje√ß√£o DESTE tamanho!” [ironia] Parab√©ns [/ironia]. Voc√™ traumatizou seu filho para o resto da vida. Sim VOC√ä, n√£o o dentista. A partir de agora o que deveria ser rotina, e poderia ser¬†at√©¬†divertido, passa a ser puni√ß√£o. Talvez voc√™ tenha escutado isso dos seus pais. Por favor, n√£o fa√ßa isso com os seus filhos. Em vez disso, introduza na vida deles o¬†conceito da preven√ß√£o, da visita de rotina, da higiene como um h√°bito.

√Č claro, eu estou falando de medo e ansiedade, que s√£o coisas normais. J√° a fobia √© patol√≥gica, √© doen√ßa, e como tal, precisa de tratamento. A cl√≠nica da placa da foto pode ajudar. Se for o seu caso, procure ajuda. Em casos extremos, a fobia pode levar at√©¬†√† morte. Deixo, para reflex√£o dos colegas, a hist√≥ria de Sophie Waller, uma menina que morreu de fome aos 8 anos, porque n√£o abria a boca por fobia. De dentista.

Veja também: Chega de Ter Medo, no Blog do Tio Dentista e Você Tem Medo de Dentista? no Vida de Dentista.

Compartilhe:

Categoria: Profiss√£o: Cirurgi√£o-Dentista

Marcadores:

7 coment√°rios

  1. >Obrigada Kellen e Brenda! ūüôā
    Brenda, se fala muito da "m√£o pesada" de alguns dentistas… mas, √© fato, que alguns procedimentos exigem um pouco de "trucul√™ncia" ūüôā Acho que o segredo est√° em n√£o assustar o paciente, avis√°-lo em caso dos movimentos bruscos que venham a ser necess√°rios (no caso de uma exo, por exemplo). Quanto √† import√Ęncia dada ao profissional de Odontologia voc√™ tem raz√£o: muitos n√£o nos veem como profissionais de sa√ļde, e sim como "arrancadores de dentes" e "fazedores de dentaduras". Puxa… isso dava um post legal, n√©?! Abra√ßo! ūüôā

  2. >Adorei esse post do Blog. Realmente todos tem medo
    dos profissionais da Sa√ļde Bucal, mas, muito mais que isso
    as pessoas tem síndrome do 'jaleco branco', rsrs.
    Eu particularmente, tenho medo de Dentista, pq na inf√Ęncia
    tive que fazer uma cirurgia para tirar o 'freio' e sofri muito
    pq a Dentista tinha uma m√£o muito pesada e me lembro disso como
    se fosse ontem. J√° se foram 10 anos isso.
    Agora, eu estou me preparando pra ser uma futura Dentista e
    concordo com o que foi dito: 'Se tivesse cuidado antes, se tivesse
    escovado os dentes, n√£o precisava agora sofrer numa cadeira de Dentista'.
    Eu acho que infelizmente muitas pessoas ainda não tem a conciência da importancia dos profissionais odontológicos e por isso só os procuram quando já é tardio.
    Adorei o Blog. Parabéns!

  3. >Lois, visitei seu blog. Muito legal, parab√©ns! At√© pensei na quest√£o da propaganda gratuita… mas se de alguma forma puder ajudar algu√©m… t√° valendo. Abra√ßo e obrigada pela visita e pelos coment√°rios. ūüôā Tio… assustador o caso da Sophie, n√£o?! o.o

  4. >Parceira, excelente post!
    Muito bem escrito, descontraído e altamente esclarecedor!
    Confesso que fiquei estarrecido com a história da Sophie. Tem coisas que acontecem nesse mundo que a gente nem imagina!
    Parab√©ns! ūüôā

    Ah, e claro, obrigado pelo link!

  5. >Quem tem medo de dentista, hoje em dia, é mané. Claro que ainda tem uns açogueiros por aí, mas não é motivo para tanto alarde. Já passou a época do trauma, já foi. Ninguém mais tem medo de médico, por exemplo Рsó criança pequena. O que vc devia era cobrir o telefone da Placa, pois, sem querer, vc está fazendo propaganda deles! Abs! Depois dá um look no meu Blog Рhttp://www.dicasodonto.com.br

A área de comentários / perguntas está fechada. Agradeço a compreensão.

No plant√£o: Ana Tokus

Cirurgiã-dentista graduada pela Universidade Federal do Paraná, especialista em Radiologia Odontológica e Imaginologia pela ABO-PR, convicta de que medo de dentista se combate (também) com informação. Diva-Boss do OdontoDivas e autora do Blog Raios Xis. Twitter: @AnaTokus e @medodedentista